Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

SES-RJ lança o portal RIO COM SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro está lançando o site Rio Com Saúde com o objetivo de informar o cidadão sobre doenças infecto-contagiosas. Entre hoje e amanhã, internautas podem enviar perguntas pelo Twitter para a Secretaria, que serão respondidas amanhã à tarde.
Abaixo, temos mais informações sobre o novo site e sobre a forma de participar tirando dúvidas pelo Twitter.

Secretaria de Saúde lança portal com foco na informação sobre doenças
Você sabe como se contrai coqueluche? Como se prevenir contra a leishmaniose visceral? Ou o que fazer após um acidente com animal peçonhento? Essas e outras perguntas podem ser enviadas até a próxima quinta-feira (17) para o perfil da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) no twitter (@SaudeGovRJ) acompanhadas de #riocomsaude. Todas as questões relacionadas a doenças infecto-contagiosas serão respondidas na sexta (18) à tarde pelo superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chiepe, através da hashtag #ChieppeResponde.

A ação faz parte do lançamento do novo portal da Secretaria: o Rio Com Saúde (http://www.riocomsaude.rj.gov.br/), que entra no ar na própria sexta-feira. O projeto é um meio de ficar mais próximo da população em geral e também de técnicos e profissionais de saúde, já que o portal reunirá notícias, informações técnicas sobre doenças, prevenção, vacinação, agendas com os principais eventos realizados pela Secretaria, além de vídeos informativos e de campanhas. O Rio Com Saúde é mais uma ferramenta desenvolvida pela SES para difundir informações importantes entre os internautas. 

O novo portal é de fácil navegação e tem sessões bem definidas de interesse da população e de técnicos e profissionais de saúde. Ele foi desenvolvido com facilidades de acesso para deficientes visuais,  com opção de aumentar e diminuir a fonte de leitura o novo site foi desenvolvido para melhor leitura por browsers específicos para deficientes visuais.

No menu Informações Técnicas, voltado para profissionais da área, o usuário navega entre esclarecimentos sobre as atribuições da Superintendência Vigilância em Saúde, dados epidemiológicos, publicações, além de  documentos manuais de procedimentos de vacinação e de conservação de imunobiológicos e notas técnicas. 

Vacinação – Aqui, os usuários poderão consultar o calendário de vacinação por faixa etária. Além disso, a comunidade técnica e de profissionais da área poderão acessar informações do Centro de Referência Imunobiológicos Especiais.

Saúde do viajante – Numa iniciativa para auxiliar aqueles que gostam de viajar e que ainda encontram pouca informação na Internet, o portal oferece a seção "Saúde do Viajante", que oferece dicas gerais para quem ainda está na fase de planejamento e cuidados para se ter durante a viagem. Você sabia que o alguns países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde? Nesta sessão é possível acessar o Certificado de Direito à Assistência Médica.

Outra informação bastante útil aos viajantes que estará disponível no portal é a lista de países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia para o ingresso em seus territórios.

Outros canais – Além do Rio Com Saúde, a SES possui outros portais informativos para manter um canal direto e interativo com a população. São eles: http://www.riocontradengue.rj.gov.br/ (Rio Contra Dengue); http://www.riosemfumo.rj.gov.br(campanha/ Rio Sem Fumo) e http://www.transplante.rj.gov.br/ (Programa Estadual de Transplantes).

Remédio para viciados em Facebook chega às farmácias, mas ninguém curte

Farmácias já tem remédio para curar o vício em usar o Facebook,
 mas ninguém curtiu e nenhuma caixinha foi vendida
Farmácias já tem remédio para curar o vício em usar o Facebook, mas ninguém curtiu e nenhuma caixinha foi vendida

O Brasil já está importando a pílula para viciados na rede social Facebook. O medicamento está à venda nas farmácias, mas ninguém está tomando. “Ninguém curtiu este remédio”, disse o farmacêutico. O governo está preocupado em fazer o povo brasileiro optar por usar o remédio para largar o vício, mas ainda não sabe como.

Uma farmácia paulista comprou 100 mil caixas do remédio, mas até o momento não vendeu uma caixinha sequer. “O Ministério da Saúde precisa criar uma campanha publicitária urgente para o brasileiro curtir este remédio para largar o vício no Facebook”, disse o diretor da associação dos farmacêuticos.

Para estimular a venda do medicamento, o governo pensa em distribuir a pílula gratuitamente. “No que depender do governo, vamos cutucar os brasileiros até eles resolverem tomar o remédio”, disse a Assessoria do Governo.

Fonte G17

Você é viciado em Facebook?

"Nossa pesquisa indica também que as mulheres têm maior risco de vício em Facebook"
O uso do Facebook tem aumentado rapidamente em todo o mundo. E um estudo norueguês é um dos primeiros a propor uma escala para um possível vício em redes sociais.

A pesquisa capitaneada por Cecilie Andreassen, da Universidade de Bergen, e publicada no periódico Psychological Reports, aponta que jovens usuários, pessoas ansiosas e com algum nível de insegurança ou com problemas de interação social são os indivíduos mais propensos a se viciar, principalmente pelo fato de terem dificuldade de se comunicar em situações comuns.

Os traços de personalidade menos associados a este tipo de possível vício são um nível maior de organização pessoal e foco na vida profissional. Estes indivíduos, dizem os pesquisadores, usam as redes sociais como parte integrante de seu trabalho e principalmente para networking.

“Nossa pesquisa indica também que as mulheres têm maior risco de vício em Facebook”, sugere Andreassen que afirma ainda que pessoas extrovertidas não estão livres de se tornarem viciadas no site de relacionamentos. Além disso. problemas no ritmo do sono noturno estão associados com as maiores pontuações propostas pela equipe da pesquisadora.

Seis sinais propostos
O estudo de Andreassen procurou demonstrar que os sintomas de o vício no Facebook se assemelham aos encontrados no vício em drogas e alcoolismo. O chamado – até o momento – Escala Bergen para Vício em Facebook se baseia em seis critérios básicos, sendo que cada item é pontuado de 1 a 5 em escala crescente (1 ponto: muito raramente; 2 pontos: raramente; 3 pontos: algumas vezes; 4 pontos: quase sempre; 5 pontos: constantemente).

• Você passa muito tempo pensando sobre o Facebook ou com vontade de se conectar;

• Você sente uma necessidade cada vez maior em acessar o Facebook.

• Você acessa o Facebook para esquecer problemas pessoais.

• Você já tentou parar de acessar o Facebook, sem sucesso.

• Você se sente incomodado ou ansioso quando é proibido de acessar o Facebook.

• Seu tempo ou constância de acessos ao Facebook já impactou negativamente seus estudos ou trabalho.

De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento da escala, responder “algumas vezes” ou “quase sempre” para pelo menos quatro dos seis itens acima pode ser indício de um possível vício em Facebook. A escala, lembram os autores, pode facilitar a identificação e estratégias para o problema observado, assim como estimar o impacto do vício em Facebook na população onde a escala for testada.

Proposta não é consenso
A escala proposta pela equipe de Andreassen, entretanto, não é um consenso entre os pesquisadores. Mark Griffiths, da Universidade de Nottingham Trent no Reino Unido, publicou uma crítica à pesquisa no mesmo periódico.

Para o pesquisador, antes de mais nada é preciso avaliar potenciais vícios em redes sociais, independente do Facebook, o que levaria a um estudo de grupo mais amplo de problemas. Griffiths diz que as pessoas tem passado mais tempo online – dentro ou fora do Facebook – com jogos, assistindo filmes e vídeos, procurando por fotos, conversando com amigos, consultando seu profile nas redes sociais, entre outras tantas coisas possíveis. “A escala não faz essa divisão, por exemplo. O quanto a pessoa está realmente usando o Facebook ou está mais preocupada com um jogo dentro da plataforma? São problemas diferentes?”, questiona o pesquisador.

Fonte O que eu tenho

Leucina pode ajudar atletas que fazem treinos longos a não perder massa magra

Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e aprovada para publicação no periódico Metabolism aponta que a ingestão da leucina pode ajudar indivíduos que fazem treinos aeróbios longos – como natação, corridas ou ciclismo, por exemplo – a não perder a “massa magra”, ou seja, consumir a massa muscular do próprio corpo, comum nesses tipos de exercícios.

“Usamos modelos animais para testar o uso prolongado da suplementação com leucina combinado com treinos aeróbios intensos. Eles foram acompanhados durante 12 semanas e os resultados comprovam que a leucina pode proteger o corpo contra a perda de proteína intramuscular – a massa magra – e na recuperação dos músculos durante as 24 horas após o treino”, explica Morgana Rabelo Rosa, autora da pesquisa.

Normalmente, diz a pesquisadora, a recuperação muscular só ocorre até três horas após o final do treino. A leucina – um dos aminoácidos considerados essenciais – prolonga essa recuperação em até um dia. Isso garante um aumento no volume muscular, na força e na atividade física em si, já que a recuperação do corpo para um próximo treino se dá mais rapidamente.

“Além disso, a ingestão da suplementação de leucina pode auxiliar o organismo, fornecendo substrato energético para a atividade que está sendo executada”, complementa Rabelo, que lembra ainda que o aminoácido é recomendado também – desde que com o aval de um médico nutricionista – para pessoas idosas que estão em processo de sarcopenia. “A sarcopenia é o processo natural do corpo que, com a idade, começa a perder massa muscular ao longo do tempo. A leucina pode auxiliar esses indivíduos a atenuar a situação.”

Mas a pesquisadora da Unicamp lembra que a ingestão da leucina não deve ser feita de forma indiscriminada. “O órgão que filtra os aminoácidos são os rins. A ingestão indiscriminada e sem acompanhamento profissional pode comprometer o funcionamento do órgão, estimular a produção pancreática – que vai produzir mais insulina do que deveria – e levar ao desenvolvimento de problemas de saúde diversos. Por isso, o nutricionista, de preferência especializado em esportes, é importantíssimo para a segurança do esportista profissional ou eventual nesses casos”, finaliza Rabelo Rosa.

Fonte O que eu tenho

Estudo mostra eficácia da acupuntura na recuperação de atrofia muscular

Acupunturista e aluna da Universidade de Waseda, no Japão, durante quatro anos Akiko Onda vem estudando os efeitos da acupuntura na prevenção de perda de músculo esquelético. Os resultados de sua pesquisa mostram não apenas que a terapia pode ser usada como alternativa na prevenção de atrofia muscular, mas também como a técnica atua no organismo.

Os músculos esqueléticos, ou músculos estriados, são responsáveis por todos os movimentos voluntários. Eles se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens, e juntamente com a pele e o esqueleto, formam todo o invólucro exterior do nosso corpo.

A perda de massa muscular esquelética tem um profundo efeito sobre a capacidade dos idosos e dos doentes em realizar atividades físicas. Porque o músculo esquelético tem uma alta plasticidade, as intervenções como treino físico, nutrição e estimulação mecânica são frequentemente recomendados para prevenir a atrofia.

No entanto, praticar exercícios ou fisioterapia, por exemplo, é um desafio para aqueles que já estão frágeis ou em condições médicas grave. Onda insiste que uma intervenção alternativa não farmacológica é extremamente necessária e, em um estudo realizado com modelos animais, ela e sua equipe decidiram explorar como a acupuntura afeta o músculo esquelético em nível molecular.

“O foco principal do nosso estudo era a mudança nos níveis da expressão do mRNA de genes especificamente ligados à atrofia músculo-esquelética, como o atrogina-1,” explica. “A massa muscular e a estrutura são determinados pelo equilíbrio entre a degradação e a síntese de proteínas.”

A equipe comprovou que a perda de massa muscular e a diminuição do nível de expressão de mRNA do atrogina-1 (proteína ligase E3 ubiquitina) podem ser significativamente revertidas pela acupuntura.

Apesar de ser recomendada pela Organização Mundial da Saúde, ainda há poucos estudos, como este, sobre os fundamentos fisiológicos das ações benéficas da acupuntura.

“Nossos resultados revelaram um mecanismo molecular responsável pela eficácia do tratamento com acupuntura e esclareceu a sua utilidade na prevenção da atrofia muscular em ratos”, diz Onda. “Esperamos introduzir a acupuntura como uma nova estratégia para prevenir a atrofia do músculo esquelético no futuro. Pesquisas adicionais sobre os mecanismos moleculares irão ajudar a diminuir a suspeita da comunidade médica da acupuntura e nos fornecer uma melhor compreensão de como o tratamento de acupuntura impede a atrofia muscular esquelética”, conclui.

O estudo foi divulgado no periódico Biochemical and Biophysical Research Communications.

Fonte O que eu tenho

Proteína da soja ajuda a eliminar gordura no fígado

Em um estudo realizado com modelos animais, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, mostram que a proteína da soja – encontrada no leite, iogurte ou no tofu – ajuda a diminuir o acúmulo gordura e triglicerides no fígado de pessoas obesas.

“Quase um terço dos adultos americanos têm doença do fígado gorduroso (esteatose hepática), muitos sem apresentar sintomas”, explicou Hong Chen, principal autora do estudo. “A obesidade é um fator de risco para esta condição, que pode levar à insuficiência hepática.”

Ela explica que a gordura é metabolizada no fígado e com a obesidade o transporte de gordura para o tecido adiposo diminui até o ponto em que o fígado a acumula. “Quando isto acontece em um órgão que deveria armazenar gordura, a função vital deste órgão fica perigosamente comprometida”, observa.

Para seu estudo, Chen e sua equipe fizeram um comparativo entre os fígados de ratos magros e obesos, alimentados com uma dieta contendo leite ou proteína de soja.

Eles não encontraram diferença entre os animais magros, mas os obesos alimentados com soja mostraram uma redução de 20% nos níveis globais de acúmulo de gordura no fígado. Os triglicérios, ou triglicerides, um tipo de gordura prejudicial ao coração, foram reduzidos pelo mesmo nível. Em outras palavras, a soja pode proteger contra a esteatose hepática associada à obesidade.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a proteína de soja ajuda a corrigir o caminho da gordura no fígado. “Em muitas pessoas obesas, há uma espécie de problema de tráfego, e quando a gordura consegue seguir o seu caminho para fora do fígado, há menos pressão sobre este órgão. Comer proteína de soja, a partir de fontes tais como tofu e iogurte, parece aliviar um pouco a tensão sobre o fígado gorduroso”, finaliza.

Os resultados foram apresentados durante encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada em conjunto com o encontro de Biologia Experimental 2012, em San Diego.

Fonte O que eu tenho

Mapfre vai entrar na disputa pelo mercado de plano de saúde

Como operadora de saúde, a companhia prevê capital inicial de R$ 20 milhões. No primeiro momento, a Mapfre trabalhará com plano de saúde, mas poderá ampliar o portfólio para odontológico

A seguradora espanhola Mapfre anunciou oficialmente nesta quarta-feira (16) que vai entrar na disputa pelo mercado de planos de saúde no Brasil.

“Trabalharemos com nosso talento e com nossos executivos, aproveitaremos nossa experiência na modalidade lá fora”, disse o presidente mundial da seguradora, Antonio Huertas, que está em viagem de quatro dias por São Paulo e Rio de Janeiro, as primeiras cidades escolhidas para visitar depois da sua posse, em março deste ano.

Nos próximos dias a seguradora deve entrar com pedido na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para se tornar operadora de saúde e pretende iniciar suas operações no primeiro trimestre de 2013.

“Como operadora de saúde, teremos capital inicial de R$ 20 milhões”, afirmou Wilson Toneto, presidente da Mapfre Brasil. O requerimento mínimo de capital para trabalhar neste mercado como operadora é de R$ 15 milhões.

Inicialmente, a Mapfre trabalhará com plano de saúde, mas poderá ampliar o portfólio para odontológico. Em três anos, a seguradora pretende vender 300 mil planos de saúde. O foco será em apólices coletivas.

Além disso, a Mapfre anunciou outra novidade: a entrada no segmento de consórcios. A seguradora espera autorização, por meio de portaria, do Banco Central para operar no mercado, o que era aguardado hoje, mas ainda não saiu.

“Neste ano vamos começar a operar”, ponderou Toneto. Para isso, será finalizado acordo com a Caixa Econômica Federal para distribuição do consórcio do banco.

As modalidades em que a Mapfre vai trabalhar serão inicialmente consórcio de carro e de casa, mas a ideia é ampliar para serviços e eletrodomésticos.

O capital mínimo exigido para a atividade é de R$ 7 milhões, mas a Mapfre vai começar com R$ 25 milhões.

Fonte SaudeWeb

Abismo entre a biodiversidade brasileira e medicamentos na prateleira

Especialista fala sobre a falta de inovação das farmacêuticas. "A indústria precisa entender a necessidade de aplicar em P&D, correr riscos, ter um pipeline forte e ativo no lugar cômodo de investir só no que já está pronto"
 
Luiz Francisco Pianowski*
 
Temos milhares de medicamentos de diversas marcas, diferentes sais, concentrações e apresentações. A pergunta é: Quantos são oriundos da nossa biodiversidade? Ora, se temos milhares de sais medicamentosos, e destes, em torno de 60% são de origem natural, moléculas naturais modificadas (semissintéticos) e compostos inspirados em moléculas naturais, chegaremos a uma conta fácil de fazer: Se temos esse número (60 %) e a nossa biodiversidade abrange 22% do total mundial, deveríamos ter 12% dos medicamentos mundiais com origem e (ou) inspirados em moléculas encontradas na nossa flora e fauna, além dos micro-organismos.

Encontramos alguns exemplos como a pilocarpina, extraída do jaborandi, usada mundialmente no tratamento do glaucoma e comercializada no mundo por décadas pela Merck alemã. Outro exemplo é o captopril; oriundo do veneno da jararaca que teve o início das pesquisas com o Dr. Mauricio Rocha e Silva, e, posteriormente, seu aluno Sérgio Ferreira descobriu a substância presente no veneno que deu origem ao medicamento; ativo esse que potencializava os efeitos da Bradicinina. Essa descoberta resultou num prêmio Nobel ao britânico Sir John Vane e um produto mundialmente comercializado pela Squibb. Hoje, os dois produtos (pilocarpina e captopril), com patentes vencidas, são vendidos também como genéricos.

O que vemos nesses dois exemplos? Primeiro: Que temos o que pesquisar, e muito ainda. Segundo: Precisamos deixar de aproveitar as migalhas que sobram dos pratos das multinacionais e produzirmos nossos próprios “pratos” para degustação e uso mundial. Devemos perceber que capacidade inovadora é o que não falta. Se buscarmos inovações nas pesquisas das nossas universidades, encontraremos muitas. Agora, estão prontas para o mercado? Não, mas é um começo que deve ser explorado pelas indústrias e apoiadas pelo governo.

Em minha opinião, diversos fatores contribuíram para esse abismo que temos entre a nossa biodiversidade e o medicamento na prateleira das drogarias mundiais. Uma delas, anterior à década de 50, é o descuido com o investimento na pesquisa nacional, tanto por parte das empresas como do governo. E depois dessa data, tivemos insegurança democrática aliada a desleixo da direita e medo da esquerda de perdermos nossas riquezas naturais para os “gringos” de um modo geral. Isso fez com que a academia se distanciasse da indústria e gerasse um grupo de “favoráveis” a patentes e outro “contra” patentes. Esse distanciamento da academia-indústria gerou uma “alergia” recíproca, impedindo o bom uso das ideias geradas nos bancos escolares.

Com o reconhecimento da lei de Patentes no Brasil em 1996, e a aprovação da Lei dos genéricos em 1999, a indústria nacional ficou sitiada. De um lado tinham de respeitar as patentes e do outro precisavam lidar com medicamentos genéricos que concorreriam com os de marcas que elas vendiam há anos. Nessa situação deveriam e tinham de investir em P&D. Saíram da confortável situação de copiadores para buscar alternativas na academia. E tivemos alguns avanços, alguns já estão no mercado e outros estão ainda por sair. Porém, essa situação, que parecia tirar a letargia das indústrias em P&D, gerou outra condição.

Houve uma mudança no cenário nacional sobre as posições de vendas e faturamentos das indústrias, colocando em primeiro lugar aquelas que produzem muitos genéricos. E isso, em minha opinião, levou as indústrias a um novo comodismo: “Para que arriscar se ganho com o genérico”. E, mais uma vez corremos o risco de gerar ideias aqui dentro, que ganham prêmios lá fora e fortalecem as multinacionais. A indústria, com raras exceções, precisa entender a necessidade de aplicar em P&D, correr riscos, ter um pipeline forte e ativo no lugar cômodo de investir só no que já está pronto.

* Luiz Francisco Pianowski é pesquisador, presidente do laboratório Kyolab e membro do Conselho Científico da Amazônia. Farmacêutico com Doutorado em Tecnologia Farmacêutica (Porto-Portugal), Pianowski é um dos profissionais diretamente envolvido nas pesquisas de fitomedicamentos que visam o combate a alguns tipos de câncer (AM10) e ao vírus do HIV (AM12).

Fonte SaudeWEb

Médicos prometem greve se não houver reajuste de honorários

Médicos querem aumento, operadoras alegam que o setor como um todo apresenta apenas 0,3% de resultado, pacientes acabam sendo prejudicados, e a discussão permance

O movimento dos médicos pelo reajuste dos honorários repassados pelas operadoras dos planos de saúde está longe de acabar. Segundo o secretário de Saúde Suplementar da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Márcio Costa Bichara, novas paralisações não estão descartadas porque não houve avanços nas negociações.

Bichara participou, nesta terça-feira, de audiência da Comissão de Trabalho, que debateu a relação entre os profissionais e as operadoras. De acordo com ele, essas empresas registraram mais de 100% de lucro nos últimos 10 anos, mas os honorários médicos não acompanharam este aumento. Márcio Bichara afirma que o valor médio da consulta atualmente é de R$ 45,00, enquanto o correto seria cerca de R$ 80,00.

O secretário da Fenam avalia que a relação com operadoras é conflituosa porque elas atuam como atravessadores. “Eles têm que abrir mão um pouco do lucro exorbitante que eles estão tendo, não é pequeno o lucro e à custa do honorário médico. A população está sendo penalizada com esta postura das operadoras de planos de saúde, já que o usuário paga a mensalidade todo mês.”

Segundo Bichara, “a assistência está muito a desejar”. Ele diz que o atendimento médico nos hospitais das capitais é precário. “Hoje, a média de atendimento na pediatria de urgência é de seis horas. isso está quase equilibrando com o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).”

Planos rebatem médicos
Já o diretor executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), José Cechin, sustentou que uma ou outra empresa bem gerida pode ter apresentado um bom lucro, mas o setor como um todo apresenta apenas 0,3% de resultado.

De acordo com Cechin, as operadoras filiadas à Fenasaúde reajustaram os repasses de honorários médicos em mais de 70%, entre 2005 e 2011. Ele ressaltou ainda que reajustar os repasses representa aumento de custos, o que implica em prejuízo aos usuários.

“Só há um pagador nessa história toda. Os R$ 80 bilhões que o setor recolheu no ano que passou saíram do bolso de cada um dos 63 milhões de brasileiros que pagam seus planos de saúde. Não tem outra fonte”, ressalta Cechin. “Reequacionar significa redistribuir de um para outro. Você tira de quem para dar para quem? Se não houver essa redistribuição, onde cai o ônus? Nós teremos coragem de pedir a esses consumidores que aumentem bastante suas mensalidades?”

ANS sugere saída
De outro lado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta um caminho. Segundo o diretor André Longo Araújo de Melo, a ANS detectou o descumprimento de cláusulas contratuais de reajuste. “Além das multas que são aplicadas às operadoras que não estão cumprindo os contratos, a ANS também está publicando, nos próximos dias, uma instrução normativa para tentar deixar mais claros as formas de reajuste”, informa André Longo. “Ou seja, além da livre negociação entre as partes, que se possa colocar nessa negociação algum índice, caso não haja acordo entre as duas partes, e também deixará mais clara a periodicidade desse reajuste.”

No entanto, para os médicos, a solução da questão depende mesmo é da aprovação do projeto (PL 6964/10) do Senado, atualmente em análise na Comissão de Seguridade da Câmara. A proposta prevê regras claras para o contrato de relação de trabalho com as operadoras, além de um índice de reajuste anual e critérios de credenciamento.

O presidente da Comissão de Seguridade, deputado Mandetta (DEM-MS), que também participou da audiência, prometeu incluir o projeto na pauta de votações.

Usuário prejudicado
O deputado Augusto Coutinho (DEM-PE), autor do requerimento para a audiência, disse que a falta de um consenso prejudica quem paga o plano de saúde. “Eu sei porque pesa para mim e para todos os brasileiros. É lamentável porque o governo não dá atendimento público condizente, não regula os planos para que sejam justos com quem paga e não obriga as operadoras a cumprir seu papel.”

De acordo com o deputado, a Câmara precisa responder, dando agilidade à tramitação de alguns projetos que estão pendentes. “Precisamos apresentar uma legislação e cobrar, efetivamente, dos planos de saúde o retorno que devem dar.”

Fonte SaudeWeb

Estudantes acham pertinente misturar medicina com administração

Os programas conjuntos, que combinam treinamento médico com o estudo de negócios e gerenciamento no setor de saúde, têm se multiplicado nos Estados Unidos nos últimos anos

Em uma época em que questões como a alta dos custos do seguro-saúde e o envelhecimento da população dominam a agenda política, muitos estudantes estão percebendo que essa abordagem tradicional não é mas suficiente. Um número crescente deles vem somando aos seus cursos de medicina um MBA (MD/MBA). As informações são do jornal Valor Econômico.

De acordo com a aluna representante de MD/MBA da Faculdade de Medicina da Universidade Duke e da Fuqua School of Business da Carolina do Norte, Fallon Upke, para provocar o impacto, é preciso entender como os negócios funcionam.

Fallon que é presidente do centro acadêmico dos alunos da escola almeja trabalhar em um hospital em uma função estratégica e de liderança após a graduação. E, de acordo com ela, com apenas um diploma médico, será possível cuidar de pacientes. Mas diz que pretende mudar a maneira como a medicina é praticada.

Os programas conjuntos de MD/MBA, que combinam treinamento médico com o estudo de negócios e gerenciamento no setor de saúde, têm se multiplicado nos Estados Unidos nos últimos anos. Em 1993 havia cinco programas; hoje eles são 65, segundo números da Association of MD/MBA Programs (AMMP).

Entre as principais escolas que oferecem a graduação dupla estão Columbia, a Universidade da Pensilvânia, Harvard, Datmouth e Cornell. Recentemente, o Karolinska Institutet da Suécia se tornou a primeira faculdade da Europa a oferecer a graduação conjunta de medicina e negócios.

O diretor da MBA e programas de mestrado da Desautels Faculty of Management da Universidade McGill, Desautels Faculty of Management da Universidade McGill, afirma que o sistema de saúde não funciona num vácuo. Para ele, um médico que conhece a especialidade, mas também o çado administrativo, é capaz de melhorar a eficiência e o valor do sistema.

A presidente da AMMP, Maria Chandler, diz que a tendência em direção a esse programas está sendo conduzida pelos estudantes. A executiva diz que os alunos estão reconhecendo a complexidade do sistema de saúde. E ressalta que as escolas enxergam esses programas como um bom mecanismo de recrutamento.

A maioria dos programas de MD/MBA tem duração de cinco anos e são estruturados de maneira parecida. Os alunos passam três anos completando o currículo médico exigido, seguidos de um ano na escola de negócios fazendo cursos de administração, como finanças, estratégia e marketing.

Geralmente, o último ano é passado em cursos facultativos nas duas escolas. A maioria encoraja os alunos a completar a residência médica ou outro treinamento clínico após a formatura. O objetivo é criar médicos que entendam os principais conceitos do mundo dos negócios e que sejam adeptos do trabalho em equipe, segundo diz o professor de gerenciamento de saúde da Stanford Graduate School of Business, Stefanos Zenios.

Zenios diz que não está sendo ensinado apenas os negócios inerentes à medicina e sim negócios em geral. De acordo com ele, trata-se das competências profissionais da administração, como orçamento e contabilidade, mas também habilidades interpessoais, que definem como se trabalha em uma organização complexa com culturas e formações diferentes, como se promove mudanças e influencia os outros.

Muitos estudantes afirmam que a escola de negócios proporciona um alívio positivo à faculdade de medicina, que exige muita leitura, memorização e trabalho acadêmico solitário. Isso porque elas tendem a envolver mais atividades em grupo.

Os programas são relativamente novos, de modo que ainda não existe uma carreira bem estabelecida. Diretores de escolas afirmam que a maioria dos graduados em MD/MBA busca atuar em áreas nas quais pratiquem a medicina. Outros trabalham como administradores de grandes grupos hospitalares, no mundo acadêmico ou em organizações sem fins lucrativos; alguns se tornam empresários que desenvolvem novos diagnósticos, equipamentos e tratamentos médicos. Raramente alguém ingressa nas áreas de banco de investimentos, private equity ou consultoria.

Fonte SaudeWeb

Cientistas defendem tratado internacional de pesquisa médica

Documento tem como base um sistema político e financeiro sustentável para pesquisas médicas, criado com base em contribuições e repartição de benefícios justos para todos

Um cientista brasileiro em conjunto com americanos e holandeses têm um projeto ambicioso na área científica, voltada à saúde: criar um tratado internacional de pesquisa médica. O estudo foi divulgado nesta terça-feira (15), na revista científica “PLoS Medicine”.

De acordo com o representante da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Rio de Janeiro, Jorge Bermudez, e o porta-voz do Instituto de Saúde Global da Universidade Harvard e Ellen ‘t Hoen, Suerie Moon, propõem que o tratado tenha como base um sistema político e financeiro sustentável para pesquisas médicas, criado com base em contribuições e repartição de benefícios justos para todos.

Segundo os autores, a inovação médica e o acesso às descobertas científicas são preocupações geralmente restritas aos interesses nacionais ou somente de países ricos, mas deve chegar aos países mais pobres.

Segundo os pesquisadores, o sistema atual de pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos não supre as necessidades da maioria da população mundial, levando em conta que 80% deles vivem em países em desenvolvimento.

Eles dão como exemplo a falta de um sistema de regras globais para garantir que novos medicamentos sejam acessíveis para a maioria das pessoas que deles necessitam.

De acordo com o estudo, um tratado de pesquisa médica pode complementar iniciativas existentes, abordando quatro áreas que permanecem particularmente fracas: acessibilidade, financiamento sustentável, eficiência e governança justa.

Fonte SaudeWeb

Portugal: Doentes de cancro pagam transporte

O transporte de doentes não urgentes é assegurado na totalidade pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), a partir de 1 de Junho, nos casos em que o doente se encontre numa situação de insuficiência económica e que sofra de uma incapacidade igual ou superior a 60% ou esteja acamado ou em cadeira de rodas.

Para os utentes que não se inserem nestas duas condições mas que ainda assim necessitam de cuidados de saúde que impliquem, pelo menos, oito deslocações durante trinta dias, o pagamento do transporte é assegurado apenas parcialmente pelo SNS, de acordo com a portaria nº 142-B/2012 de 15 de Maio do Ministério da Saúde. É o caso dos doentes oncológicos, que terão de pagar parte dos seus encargos com o transporte sempre que necessitem de fazer exames ou tratamentos.

"Corrigimos uma injustiça que vinha da legislação do Governo anterior", garante o ministro da Saúde, Paulo Macedo. "O Governo legislou agora no sentido de disponibilizar àqueles que não têm problemas de insuficiência económica, mas que têm uma necessidade clínica acentuada, um transporte com um custo de três euros, até um raio de 50 km no caso da ambulância,e de dois euros em viatura ligeira, até um raio de 50 km", esclareceu o governante, acrescentando que há um tecto máximo de 30 euros mensais.

Com a portaria conjunta dos Ministério da Administração Interna e da Saúde (142-A/2012 de 15 de Maio), o Governo aprovou ainda o veículo de transporte simples de doentes (VTSD).

"O que nós fizemos foi regulamentar o transporte ligeiro que era uma prática que acontecia há vários anos. Os doentes que têm uma vida perto do normal podem ser transportados em viatura ligeira com acréscimo de comodidade para o próprio e com menos custos", concluiu.

Rede de cuidados continuados chega à amadora 
Trinta utentes, com uma idade média de 65 anos, beneficiam desde terça-feira, dia da chegada do último doente, da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, na Buraca. Ontem, o ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, e o ministro da Saúde, Paulo Macedo, inauguraram o espaço, que teve um investimento de 537 mil euros, e revelaram a intenção de alargar a rede de cuidados.
"Temos um projecto para desenvolver a rede de cuidados continuados, especialmente na área de Lisboa e Vale do Tejo. Estas unidades estão para ficar, à medida das nossas possibilidades", disse o ministro Paulo Macedo.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Quatro sindicatos pedem audiência urgente a Cavaco Silva

Quatro sindicatos anunciaram esta quinta-feira o pedido de uma audiência, com carácter de urgência, ao Presidente da República, por considerarem que o Ministério da Saúde é "cúmplice" no desmantelamento do Centro de Genética Médica do Porto.

"Foi decidido pedir uma audiência, com carácter de urgência, ao senhor Presidente da República, no sentido de sensibilizar o Governo para a gravidade da situação que está constituída", lê-se num comunicado de imprensa conjunto, enviado esta quinta-feira à comunicação social.

O Sindicato dos Médicos do Norte, Sindicato Nacional dos Farmacêuticos, Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica e Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado e Entidades com Fins Públicos acusam o Ministério da Saúde de ser "cúmplice no desmantelamento do Centro de Genética Médica" e recordam que a Unidade de Rastreio Neonatal e "diversos equipamentos" já foram transferidos para o Centro de Saúde Gonçalves Ferreira, um facto que "inviabiliza o normal funcionamento" daquele serviço.

Os serviços do Centro de Genética Médica, Dr. Jacinto de Magalhães, estão a ser transferidos para o Centro de Saúde Pública Gonçalves Ferreira desde Abril, com críticas dos deputados do PS, BE e CDU, eleitos pelo círculo eleitoral do Porto.

Os sindicatos informam, na mesma nota de imprensa, que esta quinta-feira mesmo vai ser retirado daquele instituto de genética o Laboratório de Biologia Clínica da Unidade de Bioquímica Genética, bem como "diverso equipamento de outras unidades, tornando insustentável o já difícil funcionamento daquele espaço.

Em Abril, o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica tinha afirmado que o Centro de Genética Médica Jacinto Magalhães estava a ser alvo de "saque" e pediu um "rigoroso inquérito" parlamentar sobre aquela matéria.

O Instituto de Genética Médica do Porto tem a seu cargo o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce (PNDP), que tem hoje cobertura superior a 99 por cento dos recém-nascidos em Portugal.

O programa tem por objectivo diagnosticar, nas primeiras semanas de vida, doenças que, uma vez identificadas, permitem um tratamento precoce que evite a ocorrência de atraso mental, doença grave irreversível ou a morte da criança.

O Centro de Genética Médica, Dr. Jacinto de Magalhães (CGMJM), como passou a ser designado, passou a ser gerido a partir de Lisboa e o facto de "não ter autonomia desestabilizou a sua gestão operacional e financeira".

"De então para cá foram-se sucedendo as dificuldades operacionais do CGMJM, tendo como primeiro grande ponto de ruptura, e referência internacional, a perda da unidade de rastreio neonatal", acrescenta a nota de imprensa.

Fonte Correio da Manha

Portugal: Insuficência cardíaca mata mais que maioria dos cancros

É, confirmam os dados, uma das mais frequentes causas de internamento hospitalar. Mas continua a dominar o desconhecimento sobre a doença, que mais não é do que a incapacidade do coração bombear sangue suficiente.

Maio é, por tradição, o mês do coração. E não é por acaso, já que as doenças cardíacas, juntamente com as vasculares, são responsáveis por cerca de 40% das mortes nacionais. A insuficiência cardíaca é uma delas, afectando já 260 mil pessoas, número que tem vindo a aumentar.

É, refere ao Destak Brenda Moura, coordenadora do Grupo de Estudo de Insuficiência Cardíaca, a «incapacidade do coração bombear sangue em quantidade suficiente para as necessidades do organismo». E embora não faça parte da definição da doença, a esta informação pode ainda juntar-se o facto de ser uma das mais frequentes causas de internamento hospitalar, apresentando uma mortalidade mais elevada que a maior parte dos cancros.

Números que têm tendência a aumentar. Benda Moura explica porquê. «Por um lado, o tratamento do enfarte agudo do miocárdio e da doença das coronárias em geral melhorou, o que levou à sobrevivência destes doentes por muito mais anos, permitindo o desenvolvimento de insuficiência cardíaca».

A este motivo junta-se o facto «da população em geral viver mais anos – e a insuficiência cardíaca é uma doença que afecta sobretudo os escalões etários mais avançados».

Desconhecimento nacional
«Falta de ar, cansaço fácil e edemas dos membros inferiores (pés inchados)» são os sintomas que devem servir de alerta para a doença, que tem como principais causas o enfarte do miocárdio e a hipertensão arterial.

Obesidade, sedentarismo e diabetes juntam-se à lista, esclarece a médica, que refere ainda que, por ser «uma doença progressiva», nem mesmo as melhores terapêuticas impedem que 25% dos doentes regressem ao hospital um ano ou menos após a primeira hospitalização.

Apesar da sua prevalência estar a aumentar, a médica não tem dúvidas que «a maioria das pessoas, e não só em Portugal, não está convenientemente esclarecida sobre a insuficiência cardíaca». Para além de desconhecerem a sua gravidade, «nem sempre conhecem os benefícios da medicação».

Fonte Destak

Portugal: Protocolo de utilização do tafamidis no SNS assinado na quinta-feira no Porto

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, assina na quinta-feira, no Hospital de Santo António, no Porto, o protocolo de utilização do medicamento para a paramiloidose tafamidis no Serviço Nacional de Saúde (SNS), disse à Agência Lusa fonte hospitalar.

Na sexta-feira, o Infarmed e a Pfizer chegaram a acordo para disponibilizar o tafamidis no SNS, tendo o presidente da Associação Portuguesa de Paramiloidose (APP), Carlos Figueiras, explicado que o contrato iria para apreciação e decisão do ministro da Saúde, o que deveria acontecer esta semana.

Fonte do Hospital de Santo António disse hoje à Agência Lusa que a assinatura do protocolo de utilização do tafamidis decorre naquela instituição, na quinta-feira, pelas 17:30, contando com a presença de Paulo Macedo.

Fonte Destak

Propagandas antigas: Magnésia Bisurada

Século Ilustrado, No. 498, July 19 1947 - 20b
Revista Portuguesa Século Ilustrado nº 498
1947

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG - ICB e ICEx

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza concurso para provimento de 3 vagas para Professor Adjunto para o Instituto de Ciências Exatas (ICEx), Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

Inscrições:
Até 27 de maio

Valor:
R$ 183,34.

Áreas:
Departamentos de Física, Anatomia Patológica e Medicina Legal e Morfologia

Remuneração:
R$ 7.333,67.

Provas:
Haverá prova de títulos, didática e apresentação de seminário

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar / SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 1 vaga para o Departamento de Enfermagem.

Inscrições:
De 10 a 30 de maio, pelo www.2.ufscar.b. A documentação deve ser enviada para a Rodovia Washington Luís, km 235, Bairro Monjolinho, São Carlos - SP. CEP 13.565-905. caixa Postal 676.

Valor:
R$ 185,00

Remuneração:
R$ 7.333,66.

Provas:
Haverá prova escrita, didática, arguição do plano de trabalho e análise curricular
r

Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ/MG (III)

A Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de vaga para Professor no Campus Centro-Oeste Dona Lindu.

Inscrições:
Até 30 de maio, na Rua Sebastião Gonçalves Coelho, nº. 400, Chanadour, Divinópolis

Área:
Bioquímica

Remuneração:
De R$ 2.186,81 a R$ 7.333,67

Provas:
Haverá prova escrita, prova didática e prova de títulos a partir de 11 de junho

Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG (VI)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, realiza concurso para provimento de três vagas para Professores na Faculdade de Medicina.

Inscrições:
De 22 de maio a 5 de junho, na Secretaria da Faculdade de Medicina, no Bloco 2U, Sala 23, Campus Umuarama, Avenida Pará, nº. 1720

Valor:
R$ 60,00

Áreas:
Radiologia, Psiquiatria e Neurocirurgia

Provas:
Haverá prova escrita, didática e de títulos

Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, realiza seleção para o provimento de 1 vaga para Professor Substituto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB).

Inscrições:
Até 21 de maio, no CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134; Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233; ou Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.

Valor:
R$ 24,64.

Área:
Nutrição e Alimentos

Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG (II)

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 1 vaga para professor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB).

Inscrições:
Até 11 de junho, no CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134; Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233; Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.

Valor:
R$ 24,64.

Área:
Medicina - Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Departamento de Medicina e Enfermagem

Remuneração:
R$ 2.130,33.

Provas:
Provas objetivas: 18 de junho

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM/MG

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza seleção para preenchimento de duas vagas para Professores Substitutos

Inscrições:
Até 20 de maio, pelo http://www.uftm.edu.br/


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 75,00

Remuneração:
De R$ 2.265,78 a R$ 3.016,52

Áreas:
Fisiopatologia, Dietoterapia, Semiologia e avaliação nutricional, Estágio Supervisionado em Nutrição Clínica e Saúde Pública e Nutrição Materno-Infantil

Provas:
Haverá prova didática

Prefeitura Municipal de Lucena – PB

A Prefeitura Municipal de Lucena – PB realiza concurso para provimento de 55 vagas

Inscrições:
De 14 de maio a 2 de junho, pelo http://www.funvapi.com.br/


Valor:
R$ 23,00, R$ 28,00 e R$ 44,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.084,47

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Fiscal de Tributos e Farmacêutico.

Provas:
Prova objetiva: 1º de julho
Haverá prova de títulos.

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal, Agente de Limpeza Urbana, Motorista e Coveiro;
Médio - Técnico em Enfermagem, Assistente Administrativo, Inspetor Escolar, Fiscal de Obras e Limpeza Pública, Auxiliar de Fiscal de Tributos e Fiscal de Tributos;
Superior - Farmacêutico, Enfermeiro, Professor B nas disciplinas de língua portuguesa, história, artes, educação física, inglês, ciências, Professor A II - Educação Infantil, Professor A II - Anos Iniciais, Psicólogo e Assistente Social.
Processo seletivo
Fundamental - Condutor de Veículo de Urgência - Samu;
Médio - Auxiliar de Consultório Dentário - PSF, Técnico em Enfermagem - PSF, Orientador Social, Facilitador em Oficina de Música, Facilitador em Oficina de Teatro e Dança, Facilitador de Oficina de Artes e Técnico em Enfermagem - Samu;
Superior - Médico - PSF, Enfermeiro, Odontólogo - PSF, Médico Psiquiatra, Educador Social, Assistente Social, Psicólogo e Enfermeiro - Samu

Prefeitura Municipal de Granja - CE

A Prefeitura Municipal de Granja, Ceará, realiza concurso para provimento de 816 vagas

Inscrições:
De 15 de maio a 15 de junho, na Secretaria Municipal de Educação, (para Professores) - Rua Monsenhor Martins, s/n, centro, e no Polo de Convivência Social Antônio Moreira Batista (Demais cargos) - Rua Doutor João Pessoa, s/n, bairro da Exposição

Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.800,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para nível Superior e Professores e prova prática para Motorista.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Enfermagem, Atendente, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais (Operário), Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Merendeira, Motorista, Pintor, Pedreiro, Servente da Construção Civil e Vigia;
Ensino Médio - Agente Administrativo, Digitador, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Secretário, Secretário Escolar, Fiscal de Tributário, Instrutor de Informática e Professor de Educação Básica I;
Ensino Superior - Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro com especialização em Obstetrícia, Nutricionista, Veterinário, Psicólogo, Professores de Educação Básica II nas disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Educação Física, Professor Psicopedagogo, Professor Pedagogo e Educador Físico.

Concurso Prefeitura de Palmeira das Missões - RS

A Prefeitura de Palmeira das Missões, no Estado do Rio Grande do Sul, abre concurso público para 41 vagas e cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior. O certame é sob a coordenação técnico-administrativa da Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências – FUNDATEC.

O salário oferecido varia de R$ 657,28 a R$ 7.329,61, em jornadas de 22 a 40 horas semanais, de acordo com o cargo escolhido.
São oferecidas vagas para chapeador, eletricista de veículos e gari, para essas funções é exigido o ensino fundamental.

Quem tem o nível médio e curso técnico, há vagas nos cargos de técnico em topografia, técnico segurança do trabalho e visitador do PIM.

No nível superior, os cargos são de arquiteto, biólogo, coordenador do CREAS, engenheiro civil, fonoaudiólogo, médico, médico cardiologista, médico neurologista, médico obstetra, médico pediatra, monitor do PIM, procurador do município, professor de ciências, professor de geografia, professor de libras, professor de música, professor de técnicas agrícolas, técnico de controle interno - administração e/ou direito, téncico de controle interno - contabilidade e terapeuta ocupacional.

As inscrições serão realizadas no período de 15 de maio a 28 de maio de 2012, pela internet, no endereço http://www.fundatec.org.br/.

A Fundatec e o Município de Palmeira das Missões disponibilizarão computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 – Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 18h, e na Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões junto a Secretaria de Indústria e Comércio, das 8:30h às 11:30h e das 13:30h às 17h.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com o nível de escolaridade, sendo, R$ 40,00 para nível fundamental, R$ 60,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no dia 17 de junho de 2012, no Município de Palmeira das Missões. Os locais e horários específicos de aplicação, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de PALMEIRA DAS MISSÕES, e no endereço http://www.fundatec.org.br/, no prazo de 8 (oito) dias de antecedência da data de aplicação da mesma.

O gabarito preliminar será diulgado no dia 18 de junho de 2012, pela internet, no endereço http://www.fundatec.org.br/.

O concurso público terá o prazo de validade de 02 (dois) anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal de Palmeira das Missões.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Delfinópolis - MG

A Prefeitura de Delfinópolis, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público de provas, para o preenchimento de 41 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Salários variam de R$ 680,95 a R$ 8.153,60 para carga horária de 24 a 40h semanais.

Cargos
Nível Fundamental: Ajudante de Balsa, Operário da Central de reciclagem e compostagem de lixo, Ajudante de serviços gerais - vão da Babilônia, Magarefe e Mecânico;
Nível Médio: Auxiliar de Saúde Bucal - PSF, Atendente de serviços de saúde - PSF, Atendente de serviços de saúde - PSF, Técnico Enfermagem Hospital, Técnico Enfermagem PSF  e Técnico Enfermagem de saúde pública;
Nível Superior: Fisioterapeuta, Médico PSF, Professor séries iniciais do ensino fundamental - PEB I, Professor de educação infantil (04 e 05 anos), Professor de educação infantil (04 e 05 anos), Professor séries iniciais do ensino fundamental - PEB I e Professor PEB II - Ciências.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 05 a 27 de julho de 2012, no horário das 8h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, na Prefeitura Municipal de Delfinópolis, sito à Praça Manoel Leite Lemos nº 599 - Centro - Delfinópolis - MG.

Taxas
R$ 14,00 para cargos de nível fundamental;
R$ 20,00 para nível médio;
R$ 23,00 para nível superior.

Provas
As provas serão realizadas provavelmente no dia dia 19 de agosto de 2012 e Serão publicados os locais, e horários das provas, juntamente com a homologação das inscrições.

Os resultados da prova objetiva e classificação final estarão a disposição dos interessados na entrada principal da Prefeitura Municipal da Delfinópolis - MG e no site http://www.delfinopolis.com.br/.

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo inclusive haver prorrogação por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Gravataí RS abre vagas para Agente de Saúde

Estão abertas as inscrições do processo seletivo da prefeitura de Gravataí, Estado do Rio Grande do Sul, que provê vagas de Agente Comunitário de Saúde. Ao todo serão contratados 13 candidatos efetivos mais formação de cadastro reserva. O salário inicial é de R$ 954,19.
Para participar o interessado à vaga deverá se inscrever até o dia 28 de maio de 2012 através do endereço eletrônico: http://www.indexus.com.br/. Aos candidatos sem acesso à internet haverá posto de atendimento situado na avenida Ely Corrêa, 675, Térreo, Parque doa Anjos, Gravataí. A taxa de inscrição é de R$ 40,00.  
Os candidatos que vão concorrer às vagas deverão ter concluído o ensino fundamental, ou seja, ter estudado até a 8ª série. A seleção dar-se-á a partir de provas objetivas que serão aplicadas no referido município, porém, em data, horário e local a serem divulgados posteriormente através de editais publicados no site http://www.indexus.com.br/ e também nos meios de comunicação do município.
Os resultados dos gabaritos estarão disponíveis nos sites oficiais do município e também nos demais meios de comunicação e no site da organizadora. A validade do processo seletivo será de 24 meses, todavia, poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Mandaguaçu - PR

A Prefeitura de Mandaguaçu, no Estado do Paraná, lançou 03 editais para realização de concurso público e processo seletivo. O concurso visa preencher 13 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 8.469,16.

Inscrição: os interessados deverão se inscrever exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/, no período compreendido entre às 08h do dia 18 de maio até às 17 horas de 05 de junho de 2012.
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, será disponibilizado um posto de inscrição na Prefeitura de Mandaguaçu, no mesmo período das inscrições via internet, das 08h às 11h30min e das 13h30min às 17h, durante os dias úteis, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições.
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
Prova: as provas objetivas serão realizadas na data provável de 24 de junho de 2012, no período da manhã, devendo o candidato comparecer às 08h30min, pois os portões permanecerão abertos somente até às 09 horas, em locais a serem publicados no edital de homologação das inscrições.
O gabarito preliminar estará disponível no site http://www.fauel.org.br/ até às 09 horas do dia 25 de junho de 2012.
As listagens dos cargos estão disponíveis nos editais.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Aporá - BA

No município baiano de Aporá, a Prefeitura publicou o edital n° 01/2012 que promove concurso público de provas e títulos para o provimento de diversos cargos. São oferecidas 88 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.860,00 para carga horária de 20 a 40h semanais.
As etapas seletivas deste concurso estão sob a responsabilidade da Seleta Seleção e Consultoria Ltda, lembrando que 5% das vagas ocupadas serão direcionadas para portadores de necessidades especiais, em função compatível com a sua aptidão.

Cargos
Enfermeiro, Professor Nível I, Técnico em Informática, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Digitador, Agente de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Fiscal de Tributos e Serviços, Recepcionista de Unidade de Saúde, Telefonista, Mecânico, Motorista CNH: D, Gari e Guarda Municipal.

Inscrições
As inscrições presenciais serão efetivadas até o dia 15 de junho de 2012, na Prefeitura Municipal de Aporá, situada na praça Coronel Francelino, n° 09, Centro - Aporá - Bahia. CEP: 48.350-000, das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, ou no site http://www.seletaconcursos.com.br/. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 60,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo.

Provas
As provas serão realizadas no Município de Aporá e a entrega de títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva. A partir da data em que for homologado o resultado final, o certame passará a ter validade de 02 anos.

Edital / Publicações

Prefeitura de Tarumã – SP abre processo seletivo

Com o objetivo de constituir cadastro de reserva nos cargos de advogado municipal e atendente de consultório dentário, a Prefeitura de Tarumã, em São Paulo, abriu processo seletivo. Os vencimentos básicos para estes cargos são de R$ 2.510,68 (advogado) e de R$ 1.024,00  (atendente), lembrando que a validade do processo seletivo será de um ano, passível de prorrogação por igual período.
Para participar desta seleção será necessário inscrever-se pessoalmente na sede do SEAP, na sede do CEAP, Centro de Atendimento ao Público, situada à Rua Girassol, nº 119, na UGB de Recursos Humanos. O período de inscrições está aberto desde o dia 15 a 17 de maio de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 20,00 para o cargo de atendente de consultório dentário e de R$ 50,00 para advogado municipal.
A seleção dar-se-á através de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que se realizará no dia 03 de junho de 2012. O local das inscrições será nas dependências da Escola Municipal Gilberto Lex.

Concurso Prefeitura de Simplício Mendes – PI

Sob a responsabilidade técnico-organizacional do Instituto Machado de Assis, está aberto o concurso público 01/2012 do município de Simplício Mendes, Estado do Piauí. De acordo com o edital, serão ocupadas 252 vagas efetivas por candidatos que possuam níveis fundamental, médio/técnico e superior.
Oportunidades
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista "C", Agente Comunitário de Saúde, Motorista "D" do SAMU, Segurança do CAPS, Gari, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia de Unidades Escolares, Artesão do CAPS.
Nível Médio e Técnico: Digitador, Fiscal de Obras, Técnico em Agroindústria, Técnico em Agropecuária, Digitador, Professor de Ensino Fundamental Menor, Professor de Ensino Infantil, Fiscal de Tributos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Tributação, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Consultório, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Técnico em Higiene Dentário - THD, Técnico em Enfermagem do SAMU.
Nível Superior: Psicólogo do CAPS, Odontólogo (Dentista) PSB (Salário + Produtividade), Odontólogo, Médico do SAMU, Médico do PSF, Médico do CAPS, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Enfermeiro do SAMU, Enfermeiro do CAPS, Educador Físico do CAPS, Biomédico, Assistente Social do CAPS, Psicopedagogo, Psicólogo, Professor de Matemática, Professor de Inglês, Pedagogo, Nutricionista, Psicólogo, Assistente Social, Engenheiro Agrônomo, Procurador do Município, Engenheiro Civil.
Salários: Os vencimentos variam de acordo o cargo e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 4.000,00.
Inscrições
Serão realizadas através do endereço eletrônico da organizadora (http://www.institutomachadodeassis.com.br/). O período para realização das inscrições está aberto desde o dia 15 de maio e estende-se até o dia 04 de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 40,00 e R$ 100,00.
Provas
Serão aplicadas prova objetiva, prova prática e avaliação de títulos. A aprovação na prova objetiva dará acesso às demais fases, quando o cargo pretendido assim o exigir, lembrando que essa prova será realizada no dia 08 de junho de 2012, em local e horário a ser divulgado em data oportuna.
Para ter acesso ao gabarito preliminar os candidatos deverão acessar o site da organizadora dois dias após a realização das provas, conforme estipula o cronograma do concurso.
O prazo de validade deste concurso será de dois anos, todavia pode sofrer prorrogação, uma única vez e por igual período.

Concurso Prefeitura de Faxinalzinho - RS

A Prefeitura de Faxinalzinho, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital (nº. 001/2012) para realização de  concurso público. O objetivo deste certame é o preenchimento de 2 vagas de nível fundamental e médio, com vencimento de até R$ 929,75.
Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade do presente concurso, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.

Inscrição

A inscrição será feita exclusivamente na Prefeitura Municipal - Secretaria de Administração, das 08:00h às 11:45h e das 13:30h às 17:30h, até às 17:30 horas do dia 31 de maio de 2012.
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (fundamental) e R$ 50,00 (médio).

Prova

A prova objetva está prevista para 16 de junho de 2012, em local e horário a serem divulgados através de edital a ser publicado no site http://www.precisaoconcursos.com.br/ e e quadro mural da Prefeitura de Faxinalzinho-RS, com antecedência mínima de 08 dias da realização das mesmas.
O gabarito será divulgado na data provável de 18 de junho de 2012, a partir das 16 horas , no mural da Prefeitura Municipal e através do site http://www.precisaoconcursos.com.br/.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC

Estão abertas as inscrições para o concurso público Nº 002/2012 da Prefeitura de São Miguel do Oeste, Estado de Santa Catarina, que visa preencher 05 vagas nas funções de médico clínicos gerais e/ou pediatras e médico clínica médica. O concurso será realizado através da empresa AMEOSC - Assosciação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina.
Os vencimentos variam de R$ 2.832,02 e R$ 10.490,00 por carga horária de 10 e 40h semanais.
As inscrições acontecem até o dia 06 de junho de 2012, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, junto ao Posto de Atendimento Médico Central, sito a Rua XV de Novembro, 1640, Centro de São Miguel do Oeste/SC. A taxa será de R$ 80,00.
As provas escrita/objetiva serão aplicadas a todos os candidatos, independente do cargo/função, na data prevista de 17 de junho de 2012, das 08h30min às 11h30 min, nas dependências do Salão Nobre, junto a Prefeitura Municipal, sito a Rua Marcílio Dias, n. 1199, Centro, em São Miguel do Oeste/SC. O gabarito será publicado na data prevista de 18 de junho de 2012.
O concurso público terá validade por 2 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, prorrogável nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Curitibanos - SC: Edital

A Prefeitura de Curitibanos, Estado de Santa Catarina, através do Instituto O Barriga Verde - IOBV, lançou edital n°002/2012 para realização de concurso público. A finalidade da seleção de Curitibanos é dar provimento a 284 postos de trabalho, distribuídos entre cargos de todos os níveis de escolaridade.

Os salários variam de R$ 447,21 a R$ 10.563,74, em jornadas de 10, 20, 30 e 40 horas semanais de acordo com o cargo.

As inscrições serão realizadas até o dia 13 de junho de 2012, das 13 às 18 horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, situada na Rua Marcos Gonçalves de Farias, nº. 427, Bairro São José, cidade de Curitibanos – SC.

A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para cargos com exigência de até o Ensino Fundamental (1 Grau), exceto motorista, R$ 70,00 para cargos com exigência de Ensino Médio (2 Grau), cargos de motorista, e cargos do Magistério e R$ 100,00 para cargos com exigência de Nível Superior, exceto para os cargos de professor.

As provas serão realizadas no Município de Curitibanos/SC, nos dias 23 e 24 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados juntamente com a homologação dos candidatos inscritos.

O Gabarito Preliminar será divulgado em até 24 horas após a realização das provas, pela Prefeitura Municipal de Curitibanos, no Quadro de Atos Oficiais da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo no site http://www.iobv.com.br/.

O Concurso Público terá validade por dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.
Cargos da Prefeitura de Curitibanos (Regime Estatutário):

Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Contador II, Cozinheira, Desenhista, Eletricista, Encanador, Encarregado de Manutenção e Conservação, Fiscal de Tributos, Gari, Jardineiro, Mecânico, Médico Veterinário, Motorista até 4 ton,  Operador Máquinas Pesadas, Operador Motoniveladora, Pedreiro, Pintor, Psicólogo, Servente Limpeza, Servente de Obras, Servente/Merendeira, Técnico Desportivo, Técnico em Contabilidade, Tesoureiro, Topógrafo e Vigia.

Cargos da Saúde de Curitibanos (Regime Estatutário):

Assistente Social, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Enfermagem, Engenheiro Sanitarista, Fiscal de Vigilância Sanitária, Médico, Motorista V, Odontólogo, Secretária, Servente I, Técnico em Enfermagem e Médico (Regime Celetista).

Cargos da Educação de Curitibanos (Regime Estatutário):

2° Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Pedagogo, Professor de Libras, Professor I e II: (Ed. Infantil e Séries Iniciais), Professor Informática, Professor Informática Laboratório, Professor Nível II nas disciplinas de Português, Inglês, História, Geografia, Artes, Religião, Ciências, Espanhol e Matemática.

Edital / Publicações

Secretaria de Segurança Pública – Bahia abre processo seletivo

A Secretaria  Estadual de Segurança Pública do Estado da Bahia anunciou a realização de Processo Seletivo para contratação temporária de doze profissionais. Serão providos cargos técnicos de nível superior nas áreas administrativa e advocatícia, além de postos técnicos de nível médio nas áreas de enfermagem, telemarketing, recursos humanos, administrativa e protocolar. Os salários podem chegar a R$ 1.289,34.

Os interessados poderão se inscrever pessoalmente até o dia 22 de maio de 2012, na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia, localizada na 4ª Avenida, nº 430, Centro Administrativo da Bahia/CAB, Salvador, Bahia.
Os candidatos deverão apresentar na inscrição os seguintes documentos: curriculum vitae documentado, fotocópia do RG e CPF, fotocópia dos documentos comprobatórios de escolaridade e titulação de graduação e pós-graduação, fotocópia nítida da carteira do Conselho Profissional e fotocópia nítida dos documentos comprobatórios dos critérios de pontuação e de desempate.
A análise curricular  acontecerá em data, local e horários a serem divulgados nos principais meios de comunicação do estado e no endereço eletrônico http://www.egba.ba.gov.br/. A segunda etapa da seleção será a entrevis 
O prazo de validade deste processo seletivo será correspondente a dois anos, prorrogável por igual período e podendo ser rescindido a qualquer tempo. 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São José do Cedro - SC

Já está disponível o edital  002/2012, que dispõe sobre a realização de concurso público para preenchimento de 12 vagas no quadro de servidores da Prefeitura de São José do Cedro, em Santa Catarina. As oportunidades são para candidatos dos níveis fundamental e médio e o salário oferecido poderá ser de até R$ 784,12.
Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Monitor de creche.
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas até o dia 05 de junho de 2012, de segunda à sexta- feira, das 7h30min às 11h30min, e das 13h30min às 17h30min, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Santa Maria, nº 22, Centro, São José do Cedro - SC.
O valor da taxa de inscrição será de:
R$ 30,00, para nível fundamental;
R$ 40,00, para nível médio.
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável 16 de junho de 2012, das 8h30min às 11h30min, nas dependências da Escola de Educação Básica Cedrense, sito à Rua Jorge Lacerda, 1460 – Centro, São José do Cedro - SC.
O gabarito está previsto para ser divulgado, a partir das 15 horas, do dia 18 de junho de 2012, no mural publico da Prefeitura de São José do Cedro – SC e no endereço eletrônico http://www.ameosc.org.br/ e http://www.prefcedro.sc.gov.br/.
Validade
O concurso público será válido por até 02 anos, a serem contados da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Muniz Ferreira - BA

Com objetivo de preencher 160 vagas, a prefeitura de Muniz Ferreira, Estado da Bahia, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de vários cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 725,50 para carga horária de 20 e 40 horas semanais. O concurso será realizado pela empresa Brasconpe Consultoria e Serviços Ltda, tendo prazo de validade de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação.
Cargos
As oportunidades são para cargos de Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Arrecadação de Tributos, Agente de Combate as Endemias, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Atividades Esportivas, Auxiliar de Creche, Auxiliar de Merenda Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Carpinteiro, Eletricista, Fiscal de Edificação, Gari, Mestre de Obras, Motorista Classe B e D, Pedreiro, Pintor, Professor, Recepcionista, Servente de Obras, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Telefonista e Vigilante.
Inscrições e Taxas
As inscrições ficarão abertas até dia 27 de maio de 2012 no site http://www.brasconpe.com.br/. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Validade
As provas serão aplicadas provavelmente em 10 de junho de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado na internet até o segundo dia útil após a realização das respectivas provas.

Edital / Publicações

O que é Colesterol?

Getty Images
Aterosclerose é o endurecimento das paredes dos
vasos causado pela deposição de gordura
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Tipos
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, ele precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.


A associação dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.

Fatores de risco
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.


A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.

A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet à manteiga.

Sintomas de Colesterol
O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.


Diagnóstico de Colesterol
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
Colesterol Total: abaixo de 200mg/dL de sangue
Bom Colesterol (HDL): acima de 35mg/dL de sangue
Mau Colesterol (LDL): abaixo de 130mg/dL de sangue.

Tratamento de Colesterol
Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais. As pessoas que tem diabetes devem ficar mais atentas.


Complicações possíveis
Níveis elevados de colesterol estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose. As recomendações habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.

O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.

Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.

Aterosclerose
É o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura. Existe uma predisposição genética que, combinada com o fumo, o estresse, a vida sedentária e a pressão alta, pode levar à doença.
Getty Images
Na aterosclerose, placas de gordura diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos e podem levar à obstrução total

Prevenção
Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:

  • Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajudálo a emagrecer e a diminuir as tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto
  • Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos
  • Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação
  • Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol: seja rigoroso no controle da alimentação.
  • Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos. Quem tem predisposição deve seguir as mesmas recomendações descritas no tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial.

Sugestões de hábitos:
Coma mais frutas e vegetais Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas

  • Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol
  • Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite
  • Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado
  • Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light
  • Evite frituras.
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados por pessoas com diabetes, pois estas apresentam riscos de manifestações da aterosclerose de três a quatro vezes maior que as pessoas não-diabéticas. Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo:

Alimentos ricos em colesterol:
  • Bacon
  • Chantilly
  • Ovas de peixes
  • Biscoitos amanteigados
  • Doces cremosos
  • Pele de aves
  • Camarão
  • Queijos amarelos
  • Carnes vermelhas "gordas"
  • Gema de ovos
  • Sorvetes cremosos
  • Creme de leite
  • Lagosta
  • Vísceras.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:
  • Aipo
  • Couve-de-bruxelas
  • Bagaço da laranja
  • Ameixa preta
  • Ameixa preta
  • Couve-flor
  • Mamão
  • Amora
  • Damasco
  • Mandioca
  • Azeite de oliva
  • Ervilha
  • Pão integral
  • Aveia
  • Farelo de aveia
  • Pêra
  • Cenoura
  • Farelo de trigo
  • Pêssego
  • Cereais integrais
  • Feijão
  • Quiabo
  • Cevada
  • Figo
  • Vegetais folhosos.
Pronto, você já sabe o que é o colesterol e como evitá-lo. Na próxima vez que for fazer suas compras, opte por alimentos que ajudem a diminuir o colesterol e pense duas vezes antes de faltar à academia. Seu corpo agradece duplamente!

Fonte Minha Vida