Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nova regra proíbe produção de protetores solares mais fracos

Fator de proteção solar mínimo passa de 2 para 6.Fabricantes têm dois anos de adaptação à norma.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta segunda-feira (4) novas regras para a produção de protetores solares. O fator mínimo de proteção solar (FPS), que mede a proteção contra os raios UVB passa de 2 para 6. Já a proteção contra os raios UVA tem que ser, no mínimo, um terço do FPS do produto.

Outras novidades dizem respeito ao rótulo dos produtos. Para alegar que um protetor solar é resistente à água ou ao suor, por exemplo, o fabricante terá que comprovar essa capacidade com testes específicos.

Além disso, a embalagem passa a ter informações obrigatórias. Ela terá de orientar os usuários a aplicar o produto várias vezes ao longo do dia. Também fica proibido alegar 100% de proteção contra a radiação solar.

A norma publicada pelo Diário Oficial da União será adotada em todo o Mercosul. No Brasil, os produtores terão um período de dois anos de adaptação.

Fonte G1

Horário da refeição influencia no ganho de peso

Em um estudo feito com modelos animais, pesquisadores americanos mostram que restringir o horário das alimentações e ficar um longo período em jejum não apenas ajuda a emagrecer como anula efeitos de uma dieta rica em gordura.

Os autores acreditam que a descoberta, divulgada no periódico Cell Metabolism, pode levar a uma nova intervenção não medicamentosa para prevenir a obesidade e o diabetes.

Para o estudo, os pesquisadores do Salk Institute for Biological Studies, nos EUA, alimentaram dois grupos de animais (ratos de laboratório) que compartilhavam os mesmos genes, sexo e idade, com uma dieta rica em gorduras (60%).

Um grupo de ratos pode comer quando quisesse, consumindo metade da comida na noite e ingerindo o restante durante todo o dia. O outro grupo era restrito a comer por apenas oito horas todas as noites, mantendo um jejum de cerca de 16 horas por dia (os ratos são animais noturnos).

Dois grupos controle foram alimentados uma dieta padrão, composta por 13% das calorias provenientes de gordura, em condições semelhantes.

Ritmos de alimentação natural
Após cem dias, os ratos que consumiram alimentos gordurosos frequentemente ao longo do dia ganharam peso e desenvolveram níveis elevados de colesterol, glicose sanguínea elevada, danos no fígado e de controle motor reduzido. Já aqueles que tinham os horários da alimentação controlados eram 28% mais magros e não mostraram efeitos adversos na saúde, apesar de consumir a mesma quantidade de calorias.

Além disso, os animais com restrição de tempo superaram os ratos que comiam livremente e aqueles alimentados com dieta normal quando realizaram exercícios físicos.

“Este foi um resultado surpreendente. Nos últimos 50 anos, foi dito que reduzir as calorias vindas de gordura e comer refeições menores e lanches ao longo do dia era o melhor para a saúde. Agora, encontramos, no entanto, que o tempo de jejum é importante. Ao comer de forma restrita, você pode ainda resistir aos efeitos danosos de uma dieta rica em gordura, e não encontramos quaisquer efeitos adversos na restrição alimentar quando os animais ingeriram alimentos saudáveis”, afirma o autor da pesquisa Megumi Hatori.

Estudos anteriores mostraram que a causa de obesidade induzida por dieta em ratos é nutricional, no entanto, os resultados sugerem que a propagação da ingestão calórica ao longo do dia pode contribuir, bem como, perturbar vias metabólicas reguladas pelo relógio circadiano.

Porém os pesquisadores descobriram que o corpo armazena a gordura enquanto se come e começa a queimar gordura e colesterol em ácidos biliares somente após algumas horas de jejum. Ao comer com frequência, o corpo continua a produzir e armazenar gordura, acumulando células de gordura no fígado, o que pode resultar em danos ao fígado. Sob tais condições, o fígado também continua a produzir glicose, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue.

Por outro lado, a restrição de alimentação durante um determinado tempo reduz a produção de gordura, glicose e colesterol e permite uma melhor utilização dos mesmos. Ela reduz o armazenamento de gordura e liga os mecanismos de queima de gordura quando os animais ficam em jejum, mantendo assim as células do fígado saudáveis e reduzindo a gordura total do corpo.

Para ele, o estudo sugere uma nova opção para a prevenção da obesidade, preservando ritmos de alimentação natural, sem alterar o consumo alimentar.

Fonte O que eu tenho

Decisões morais variam conforme situação

O senso de certo ou errado de uma pessoa varia dependendo da atividade que ela está realizando no momento em que considera uma questão. E isto é feito de forma inconsciente, sem que as pessoas estejam cientes da mudança de sua própria integridade moral.

Esta é a conclusão de um estudo da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA, que teve por foco entender por que as pessoas tomam decisões consideradas éticas ou antiéticas.

O estudo envolveu profissionais com dois empregos, engenheiros que trabalham também como gerentes e médicos que também são militares.

Os resultados, que serão publicados no periódico The Academy of Management Journal, mostraram que os engenheiros têm uma perspectiva sobre as questões éticas, mas sua “bússola moral” muda assim que eles assumem a função de gestão.

Da mesma forma, médicos/soldados têm visões diferentes sobre vítimas civis, dependendo se acabaram de sair do seu consultório médico ou se estão vindo de uma atividade puramente militar.

Keith Leavitt, principal autor do estudo, afirma que os trabalhadores que têm um papel duplo em seus empregos mudam seus julgamentos morais com base no que eles acreditam que é esperado deles em cada momento.

“O que nós consideramos como sendo moral algumas vezes depende da plateia para a qual estamos falando naquele momento”, diz Leavitt. “Para um médico, uma vida humana não tem preço. Mas se este mesmo médico é um administrador de um hospital, é necessário um certo grau de flexibilidade moral para cumprir suas obrigações com os acionistas.”

Segundo o autor, as pessoas gostam de pensar que são criaturas morais – você tem caráter ou você não tem caráter. “Mas nossos estudos mostram que a mesma pessoa pode tomar uma decisão completamente diferente baseada no papel que está desenvolvendo no momento, muitas vezes sem sequer se dar conta disso.”

E como evitar que a função leve os profissionais a tomarem atitudes antiéticas?

Segundo o pesquisador, podem ser usados desde o treinamento explícito, fazendo com que os profissionais tornem-se conscientes dessas “trocas de bússola”, até sinalizações bem mais sutis, como quadros e mensagens nas paredes.

“As organizações e as empresas precisam reconhecer que imagens sutis podem dar aos colaboradores pistas inconscientes sobre os valores da empresa”, explica. Para os profissionais, o recado é mais direto: faça tudo de forma consciente. ”Nós descobrimos que as pessoas tendem a tomar decisões que podem conflitar com sua moral quando estão sobrecarregadas ou quando estão apenas fazendo as tarefas de forma rotineira, sem pensar nas consequências”, diz Leavitt. “Assim, a regra é: acalme-se e pense nas consequências quando tomar uma decisão ética”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Estresse pós-traumático: o medo que não vai embora

Relembrar uma situação traumática durante muito tempo, ter pesadelos, sentir-se em perigo constante, evitar lugares ou pessoas relacionadas ao evento. Uma pessoa que passou por um evento traumatizante onde o risco à própria vida foi intenso, pode muitas vezes desenvolver o chamado “estresse pós-traumático”.

“O trauma causado pelo fato de estar muito perto da morte é um desencadeador do desenvolvimento desse transtorno psíquico. Dependendo de como a pessoa vivenciou aquela determinada situação, isso pode levar um indivíduo a esse estado de medo e ansiedade constante”, aponta Felipe Corchs, psiquiatra da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e consultor científico da  Aporta (Associação dos Portadores de Transtorno de Ansiedade).

O sentimento intenso durante mais de um mês, re-experimentando o trauma, em constante estado hiperalerta (sempre estar preparado para o perigo) e evitando os cenários relacionados com a situação (ruas, locais ou mesmo pessoas e objetos) são alguns dos fatores que precisam ser observados nos indivíduos que possam estar desenvolvendo esse transtorno.

É interessante observar também que o estresse pós-traumático se diferencia dos demais transtornos de ansiedade, e da maioria dos transtornos mentais, por ser causado a partir de um fator externo.

“Não somente casos de sequestro e assaltos – onde o risco de vida fica evidente – mas também em casos onde o indivíduo sofreu um infarto, pode haver o risco do desenvolvimento do estresse pós-traumático. Ficar próximo à morte é algo aterrador” diz Corchs, lembrando que as mulheres são o público mais sensível para desenvolver o transtorno. “Não se sabe os fatores exatos que levam a isso – podem ser vários – mas o número de casos em mulheres são próximos do dobro dos casos entre homens”, observa Felipe.

Entre diversos fatores que levam o público feminino a ter maior propensão a desenvolver esse tipo de estado psíquico está o fato delas serem, normalmente, mais sensíveis a transtornos como a depressão e ansiedade.

Violência impacta mais as mulheres
Além disso, as situações de violência impactam mais fortemente nas mulheres. No caso de assalto ou sequestro a possibilidade do estupro pode estar presente, o que faz com que a violência desses eventos sejam amplificados.

Caso esse tipo de transtorno não seja tratado, pode haver uma evolução do caso. As pessoas podem desenvolver fobias, deixar de sair de casa ou de trabalhar por medo ou entrar em um processo de depressão profunda.

O tratamento desses casos inclui o acompanhamento psicoterápico, mas também pode haver necessidade de intervenção medicamentosa.

Fonte O que eu tenho

Mulheres sofrem com estigma da obesidade mesmo quando emagrecem

Pessoas que foram obesas e perderam peso a ponto de terem hoje um peso saudável podem, ainda assim, sofrer preconceito devido ao estigma da obesidade. Esta é a conclusão de um estudo que envolveu pesquisadores de universidades dos EUA, Reino Unido e Austrália.

Os pesquisadores pediram a um grupo de jovens – homens e mulheres – que avaliassem a descrição fictícia da vida de algumas pessoas. Estas pequenas histórias contavam sobre mulheres que haviam perdido muito peso (70kg) ou que haviam mantido o peso e que atualmente eram obesas ou magras. Os participantes deveriam então dar sua opinião sobre estas mulheres em uma série de atributos, entre eles o quão atraentes elas deveriam ser e sua aversão global para pessoas acima do peso.

Publicado no periódico Obesity, os resultados mostraram que os participantes do estudo tinham muito preconceito contra as mulheres obesas, mais para aquelas que perderam bastante peso do que entre aquelas que mantiveram o peso, independentemente de esta mulher de peso estável ser magra ou obesa.

“Ficamos surpresos ao descobrir que as mulheres atualmente magras eram vistas de forma diferente dependendo do seu histórico com relação ao peso”, diz Janet Latner, da Universidade do Havaí em Manoa, EUA. “Aquelas que foram obesas no passado eram vistas como menos atraentes do que aquelas que sempre foram magras, apesar de ter altura e peso idênticos.”

Uma das conclusões mais preocupantes do estudo era de que as atitudes negativas em relação às pessoas obesas aumentam quando aos participantes foi feita a afirmação de que o peso corporal é facilmente controlável.

“Pesquisas no campo da obesidade sugerem que a própria fisiologia e genética, bem como ambiente e alimentação, são os fatores que realmente interferem na manutenção, ganho ou perda de peso”, diz Kerry O’Brien, da Universidade de Manchester, no Reino Unido e da Universidade de Monash, em Melbourne, na Austrália, sugerindo que por saberem disso, as pessoas reagiram de forma ainda mais hostil com relação a afirmação feita.

Para Latner, descrições de perda de peso, como aquelas frequentemente mostradas em programas de TV, podem piorar significativamente o estigma obesidade. Isso porque, ao mostrarem grandes perdas de peso entre pessoas obesas, a TV faz com emagrecer pareça algo simples e fácil, fazendo com que as pessoas tenham mais preconceitos contra aquelas que estão acima do peso, como se ela fosse gorda “porque quer”.

Os resultados, dizem os autores, demonstram que o estigma da obesidade persiste contra as pessoas que já foram obesas, mesmo quando eles emagrecem. “O estigma da obesidade é tão poderoso e duradouro que parece mesmo sobreviver à obesidade em si”, concluem.

Fonte O que eu tenho

Caminhada pode aliviar vontade de comer chocolate

Estudo revela que exercício diminui desejo pelo doce

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas podem conter a fissura pelos chocolates.Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 g por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce. Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa na vontade do doce. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno pode ser resultado da sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, muito próxima a que o chocolate libera no organismo.

Cuidado com o chocolate

Quando a tentação aparece, o melhor caminho é saber o que escolher para não prejudicar o regime. A dica da nutricionista  Roberta Stella, é tomar cuidado com o chocolate diet. "O chocolate diet é tão calórico quanto os tradicionais. Não caia na armadilha de escolher o diet pensando que com ele o estrago será menor", explica a nutricionista. 

Fonte Minha Vida

Coração saudável e atividade física

A prática de exercícios revigora a saúde e aumenta a disposição

Inicialmente faz-se necessário uma avaliação médica adequada, pois o conceito de um coração saudável é abrangente e passa pela exclusão de doenças cardiovasculares. O conhecimento da presença ou não dos fatores de riscos mais freqüentes como fumo, hipertensão arterial, diabetes, colesterol, sobrepeso e estresse, pois podem estar presentes, mesmo com um coração saudável.

Estas pessoas, portanto, devem realizar atividades físicas visando mantê-lo saudável, combatendo os fatores de risco, além dos benefícios por ela gerados como melhora na sua auto-estima e qualidade de vida. Posto isto, você deve iniciá-la com o tipo de atividade pela qual tem maior afinidade e se sinta bem. Isto é fundamental, pois se tentar atividade física não usual e com maiores esforços, poderá se desanimar e em certos casos abandoná-la, perdendo uma ótima oportunidade em aumentar a sua adesão. Por exemplo, inicie com caminhadas, com hidroginástica, caso goste piscina, ou inicie com dança. O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo. Uma vez conseguida esta adesão, o seu coração saudável vai melhorar o seu metabolismo e seu rendimento de trabalho, você notará que para um mesmo trajeto de caminhadas realizado que fazia em um determinado tempo, o fará em um tempo menor e sem se cansar.

Comece o seu condicionamento, através do crescimento maior do mesmo, estará agindo e alterando os fatores de risco acima expostos, que ao longo dos anos seriam fatais para o seu coração. A atividade física auxilia na prevenção e recuperação da saúde. Quando realiza a atividade física regularmente você estará realizando um treinamento físico. Este deverá ser efetuado com uma freqüência inicial de 3 vezes por semana, aumentando gradualmente até ser diário. Faça-o inicialmente durante 30 a 40 minutos e progressivamente aumente este tempo de acordo com sua capacidade ( dose do exercício ). A intensidade do mesmo deverá acompanhar sua forma atual de condicionamento, caso queira realizar exercícios mais intensos é fundamental uma orientação médica.

Dica: Durante a atividade física procure se manter o mínimo ofegante, mantendo a estabilidade da respiração. Você deverá terminar o exercício de forma prazerosa. Com este simples ato, diminui o sedentarismo e colaborará com a melhoria dos fatores de risco das doenças cardíacas. Com toda certeza, a sua saúde agradecerá.

Então, o que está esperando?

Dr. Cláudio A. Baptista é cardiologista e médico do esporte da SBME

Fonte Minha Vida

Mais de 40 anos? Largue as desculpas e comece já uma atividade física

Idade é ideal para praticar esportes em busca de saúde

Você já deve ter escutado a frase "antes tarde do que nunca". O famoso dito popular se aplica a diversas situações, inclusive à vida saudável. Se você tem mais de 40 anos e pensa que é tarde para começar a se exercitar, ou, talvez, que seu corpo já está fraco para suportar a carga de exercícios, é hora de repensar o assunto.

O fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp, esclarece que a saúde só tem a agradecer quando se começa a praticar um exercício físico, mesmo se você nunca praticou nada. Ele explica que, nessa fase da vida, é comum que exista perda de massa muscular e óssea, tanto para homens quanto para mulheres.

Para homens, elas acontecem por causa da redução dos níveis hormonais, em especial da testosterona e, para mulheres, isso é bem comum no climatério e na menopausa - fase onde os níveis de hormônios femininos são reduzidos no organismo da mulher, o que ocasiona uma série de mudanças, como perdas ósseas. Além dessas reduções, depois dos 40, a condição cardiorrespiratória costuma piorar.

Raul Santo acrescenta que, nessa fase, são comuns doenças oportunistas e crônico-degenerativas, como hipertensão, diabetes, mau colesterol (LDL) elevado e até mesmo osteoporose - que, ressalta ele, também é consequência de hábitos trazidos pela vida toda, desde a infância. O exercício físico contribuirá com a melhora desses e outros quadros.

Desempenho nos exercícios
Claro que essas perdas prejudicam o desempenho atlético, mas essa não deve ser uma preocupação. "Não há problema se houver perda de desempenho, porque o objetivo é o completo bem-estar físico, mental e social", diz o fisiologista.

Optar por uma vida ativa - com a orientação correta de um profissional - traz melhoria e fortalecimento de toda a aparelhagem cardiorrespiratória (o que inclui coração e pulmões), fortalecimento muscular, melhoria da coordenação motora, melhor flexibilidade e melhor controle de composição corporal, colesterol, glicemia e pressão arterial.

Robson de Bem, médico fisiatra da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), também lembra que a prática de exercícios físicos tem o poder de prevenir câncer e processos artrósicos. Além disso, há progressos em todos os fatores adjacentes, o que significa que estresse, depressão e ansiedade passarão bem longe, já que haverá melhora do humor e da interação social.

Exames necessários
Para começar a praticar uma atividade, é sempre importante procurar um profissional. "O indivíduo tem que ter uma condição de aptidão para realizar o exercício, então deve procurar um médico a princípio, independente do exercício", aconselha Raul Santo.

Esse médico realizará uma avaliação clínica, que declarará se você é apto ou não para o exercício escolhido. O clínico geral realizará testes, como glicemia, hemograma, níveis de colesterol etc. Caso seja detectada alguma doença, o clínico poderá encaminhá-lo a um médico especializado.

Depois dessa avaliação, é preciso fazer o chamado teste ergoespirométrico. Ele consiste em um exame realizado em laboratório - em esteira ou bicicleta ergométrica -, onde a carga do exercício será gradativamente aumentada. Aqui, serão observadas as reações fisiológicas de acordo com a intensidade da atividade, como frequência cardíaca, pressão arterial e consumo de oxigênio, até chegar no consumo máximo de oxigênio que esse indivíduo suportou. Santo explica que esse é o principal parâmetro na hora de definir qual o limite do treino da pessoa.

Aeróbico ou anaeróbico?
Depois de testar a sua aptidão, está na hora de se mexer. O aconselhado é uma combinação de exercícios aeróbicos e anaeróbicos, que deverão proporcionar prazer. Embora você tenha preferência por uma atividade específica, diz o fisiologista, não é aconselhável que se restrinja apenas a ela. Por exemplo: se a caminhada lhe agrada, você deve tê-la como modalidade principal, mas também agregar outras, alternando entre esportes aquáticos, coletivos, exercícios com peso etc.

A base dos exercícios, nessa fase da vida, deve ser aeróbica, já que pode ser que o corpo não aguente uma carga mais pesada. Mas como diferenciar uma atividade aeróbica de uma anaeróbica? Ao contrário do pregado pelo senso comum, uma caminhada, por exemplo, não é necessariamente aeróbica, assim como um exercício com pesos não tem obrigação de ser anaeróbico.

"O que determina não é a modalidade, mas a intensidade aplicada em relação à frequência cardíaca", esclarece o fisiologista Raul. Assim, uma caminhada leve é um exercício aeróbico - e utiliza o metabolismo aeróbio, ou seja, demanda oxigênio para obter energia -, já uma corrida intensa pode ser considerada anaeróbica - utilizando o metabolismo anaeróbio, processo que não pede oxigênio para a obtenção de energia para a realização do exercício. O ideal, então, é que não se busque apenas uma modalidade, e sim várias, para que sejam trabalhadas várias valências físicas. 

A caminhada é uma das mais democráticas, mas ainda assim exige um teste de aptidão física. No caso da corrida, as articulações e a coluna devem estar em dia. Já a natação é um treino mais introspectivo, que não exige grandes interações sociais. Para coletivos, vale prestar atenção em futebol ou vôlei, mas sempre tomando cuidado com as articulações e os possíveis impactos do esporte. O fisiatra Robson de Bem também acrescenta nessa lista Pilates, hidroginástica e ioga como boas atividades.

Cuidado com as lesões
Para evitar lesões, é de suma importância respeitar limites do corpo, usar roupas e acessórios corretos, alimentar-se corretamente, não exagerar na carga do exercício e nunca se esquecer de aquecimento e alongamento. Quando esses cuidados não são tomados, é comum que ocorram lesões de articulações e coluna vertebral - e isso se refletirá na qualidade de vida. Por isso, as recomendações do médico e do profissional de educação física devem ser respeitadas.

Pensando nos inúmeros benefícios da atividade física, ainda mais depois dos 40 anos, fica difícil arranjar desculpas. Que tal começar a sua hoje?

Fonte Minha Vida

Conheça cinco atitudes que ajudam na digestão

Acabe com a sensação de mal-estar e estômago pesado após as refeições

Alguns hábitos simples durante as refeições, e logo depois delas, são indispensáveis para que o corpo faça uma boa digestão. Confira como cinco atitudes que, incorporadas a sua rotina, podem facilitar a absorção dos nutrientes dos alimentos pelo organismo e prevenir incômodos, mal-estar e aquela sensação de estômago muito cheio.

1 - Mastigue bem
Coma devagar, mastigue bastante os alimentos e tire o máximo de prazer da sua refeição. Por causa da correria da vida moderna, muitas vezes engolimos a comida sem mastigar, dificultando a digestão e absorção dos nutrientes dos alimentos. A nutricionista Roberta Stella destaca que o resultado dessa agitação são gases em excesso e abdômen inchado. Fora que seu corpo acabará gastando mais energia para fazer a digestão e você fatalmente ficará com mais sono e cansaço após as refeições.

2 - Coma em paz
A hora da refeição deve ser a mais tranquila possível. Evite discussões, brigas e levar o trabalho para a mesa. "Preocupações podem tornar qualquer prato indigesto, até o mais saudável, pois o estado emocional afeta as secreções gástricas indispensáveis à boa digestão", afirmam a médica Leninha Valério do Nascimento e a jornalista Áurea Pessoa no livro Beleza - Desafios da Ciência e da Tecnologia. Elas destacam, ainda, que não são apenas os aborrecimentos que atrapalham a digestão. Uma forte emoção boa tem o mesmo efeito.

3 - Não beba durante as refeições
Os líquidos deixam o estômago em dez minutos, levando com eles os sucos digestivos. A situação piora se a bebida for quente, pois o calor irá enfraquecer os tecidos do estômago. Outra desvantagem é que a saliva possui enzimas que atuam na quebra molecular dos alimentos, e os líquidos atrapalham esse processo. Ao se misturarem à saliva eles a deixam "frágil". Isso significa que o estômago terá mais trabalho e o organismo gastará mais energia para digerir os alimentos. 

4 - Tome chá depois da refeição
Acabou de comer? Um chá é uma ótima pedida para finalizar. Roberta diz que ele ajuda a livrar da sensação de inchaço logo depois da refeição. "Quente, a bebida ajuda a dissolver as gorduras e diminui a formação de gases intestinais", afirma.

5 - Evite esforço físico e relaxamento
Ao sair da mesa, descanse um pouquinho, mas não durma. Logo após as refeições é bom evitar atividades físicas intensas e, no outro extremo, dormir. "O sono depois de comer faz com que o metabolismo do corpo diminua. Os exercícios físicos também são ruins porque reduzem a quantidade de sangue disponível para digerir os alimentos. Das duas formas, a comida fica mais tempo retida no organismo, que produz toxinas geradoras do mal-estar", ensina a nutricionista.

Fonte Minha Vida

Aproveite oito benefícios do iogurte para a saúde

O alimento melhora a prisão de ventre, aumenta a imunidade e ajuda até a emagrecer

Se o leite já é um alimento excelente e rico em nutrientes para a saúde, imagine então o seu derivado que agrega praticamente todos os benefícios e ainda traz outras vantagens. "No iogurte, a lactose - um tipo de açúcar - foi transformada em ácido láctico por meio da fermentação bacteriana", explica a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. "Isso faz com que o iogurte seja fonte de fermentos lácteos que melhoram a digestão e trazem benefícios para todo o organismo." Confira sete motivos para incluir iogurte na dieta e ainda aprenda uma prática receita caseira indicada por nutricionistas.
Mulher feliz e saudável - Foto: Getty Images1. Aumenta a imunidade
O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal - chamadas probióticos. "Elas são verdadeiros soldados lutando para expulsar do organismo as bactérias 'ruins'", explica a nutricionista Gisela. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. "O intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", complementa.
Criança comendo iogurte - Foto: Getty Images2. Fortalece os ossos
Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Uma porção de 100 gramas do alimento contêm, aproximadamente, 121mg de cálcio, segundo a Tabela de Composição Química dos Alimentos da Unifesp. "Recomendo a ingestão de iogurte, principalmente, para ajudar no crescimento de ossos e dentes de crianças e prevenir a osteoporose, principalmente em mulheres", afirma a nutricionista Gisela.

Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor. "O esqueleto é considerado um grande reservatório de cálcio", afirma a nutricionista Simone Freire, de São Paulo. Ela explica que o pico de massa óssea é geralmente alcançado por volta dos 30 anos. "Acredita-se que, por volta dos 40 anos e com a chegada da menopausa, começa a diminuição da massa óssea, sendo a mulher mais vulnerável à osteoporose por causa da mudança na produção de hormônios", diz.
Mulher comendo iogurte - Foto: Getty Images3. Fonte de vitaminas do complexo B
A nutricionista Thatyana Freitas, da clínica Stesis, em São Paulo, conta que essas vitaminas ajudam a manter a tonicidade muscular do aparelho gastrointestinal. "Elas também atuam no metabolismo de proteínas, lipídeos e carboidratos e têm importante papel na produção de energia para o organismo, na oxigenação das células e na produção de neurotransmissores", afirma a nutricionista. Alguns estudos também apontam que as vitaminas do complexo B podem ajudar a combater a depressão e a ansiedade.
Homem trabalhando no computador - Foto: Getty Images4. Protege o sistema nervoso
"O cálcio é um mineral que ajuda nas contrações musculares e na comunicação das células do sistema nervoso", conta a nutricionista Thatyana. Com isso, há uma melhora da função dos neurônios, que são células do sistema nervoso que dão estímulos (impulsos nervosos) para realizar as mais diversas atividades do corpo. Além desse nutriente, a nutricionista Gisela conta que as vitaminas do complexo B presentes no iogurte ajudam a melhorar a eficiência desses impulsos nervosos.
Casal de idosos felizes - Foto: Getty Images5. Promove o bom humor
"O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor", afirma a nutricionista Thatyana. Como as bactérias benéficas - os probióticos - do iogurte melhoram a saúde desse órgão, maiores podem ser as chances de estimular a sensação de bem-estar e o bom humor, ajudando você a executar as suas tarefas diárias com mais ânimo e disposição.
Mulher com a mão na barriga - Foto: Getty Images6. Melhora o trânsito intestinal
Como os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser "preguiçoso" e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.
Homem fazendo musculação - Foto: Getty Images7. Fonte de proteínas
Segundo a nutricionista Gisela, as proteínas são fundamentais por formarem os músculos e as vísceras. "As proteínas também constituem os hormônios que regulam o funcionamento dos mais diversos órgãos do corpo e alguns tipos de proteínas ainda servem de anticorpos, ou seja, defendem o organismo de agentes agressores", conta a profissional.
Pés na balança - Foto: Getty Images8. Pode ajudar a emagrecer
Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica International Journal of Obesity. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada.
Iogurte cremoso caseiro - Foto: Getty Images9. Faça você casa
As opções de iogurte no mercado já são ótimas, mas você também pode investir na receita caseira indicada pela nutricionista Thatyana - só cuidado para não exagerar no consumo, pois o resultado é um iogurte integral, ou seja, com mais quantidade de gorduras. Confira a receita aqui.

Fonte Minha Vida

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis está promovendo o processo seletivo regido pelos editais n° 025, 026 e 027/2012 – SEMUSA, visando preencher 33 oportunidades para Médicos, nas áreas de Clínica Geral, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia, Proctologista e Ortopedia. O vencimento mensal inicial, para efeito de contratação, será de até R$ 6.785,84 e a jornada de trabalho será de 12 a 40 horas semanais.
Inscrições
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 04 de junho de 2012, às 17h.

Avaliação e classificação dos candidatos

A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública. A classificação e o desempate ocorrerão, impreterivelmente, com base nos seguintes critérios:

-Residência no Município de Divinópolis;
-Maior tempo de experiência profissional na área;
-Mais jovem.

Concurso Prefeitura de Cachoeira do Piriá - PA

A Prefeitura de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará, tornou acessível mais um edital de concurso público para preenchimento de 37 postos distribuídos entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate à Endemias, ambos de nível fundamental. O certame será executado através do instituto Bezerra Nelson Ltda, cujo site estará apto para receber inscrições a partir de 01 de junho de 2012.
O salário será de R$ 735,00 por carga horária de 40h semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, até o dia 21 de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição é de R$ 35,00 e deverá ser paga até o dia 22 de junho de 2012.
As provas serão aplicadas na data prevista de 08 de julho de 2012, devendo os candidatos acessarem o site de inscrições para checarem os locais de aplicação, ou se dirigir à sede da Organizadora, na sede do Município de Cachoeira do Piriá, com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. O gabarito será publicado na data prevista de 08 de julho de 2012.
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, a critério do Município de Cachoeira do Piriá, Estado do Pará.

Edital / Publicações

Prefeitura de Salto Veloso - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Salto Veloso, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 001/2012 de processo seletivo destinado a estabelecer cadastro de reserva no quadro de pessoal do Executivo Municipal. O certame será executado através do Instituto de Cadastro e Pesquisas S/S Ltda – INCAPEL.
São ofertadas 05 vagas para cargos de Médico, Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Limpeza e Agente Comunitário de Saúde de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 715,13 a R$ 11.143,86 em carga horária de 40h semanais e do total das vagas oferecidas 5% serão reservados aos candidatos portadores de deficiência.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas na Prefeitura Municipal, localizada na Travessa das Flores, n° 58, no centro do Município de Salto Veloso, por pessoa responsável que receberá e fará a conferência da documentação, até o dia 15 de junho de 2012, das 8h as 11h e das 13h as 16h.
Taxas
Para os cargos de Ensino Superior: R$ 100,00;
Para os cargos de Ensino Fundamental: R$ 50,00;
Para os cargos de Alfabetização: R$ 50,00.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas, no dia 23 de junho de 2012, das 9h as 12h, na Escola Municipal Vereador Avelino Biscaro, na Rua João XXIII, nº. 27, município de Salto Veloso/SC. O gabarito preliminar será publicado no dia 25 de junho de 2012, às 8h.
Os resultados serão publicados e divulgados no Mural Público da Prefeitura Municipal de Salto Veloso, no sítio da Prefeitura Municipal de Salto Veloso (www.saltoveloso.sc.gov.br) e no sítio da empresa organizadora do certame (www.incapel.com.br).
O processo seletivo terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Processo seletivo Prefeitura de Orindiúva - SP

Estarão abertas as inscrições do processo seletivo N° 01/2012 da Prefeitura de Orindiúva, Estado de São Paulo, para provimento de cargos do quadro permanente de servidores. O concurso será realizado através da Instituição Soler de Ensino Ltda. Confira o edital.
São providas 14 vagas para cargo de Agente Comunitário de Saúde de nível fundamental completo, com salário de R$ 714,13 por carga horária de 40h semanais.
As inscrições, no valor de R$ 25,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09hs do dia 02 de junho até ás 24hs do dia 11 de junho de 2012.
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições.
A validade do certame será de 01 ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 1 ano, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Orindiuva.

Edital / Publicações

Prefeitura de Apiacás (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Apiacás, Estado do Mato Grosso, lançou o edital de nº. 003/2012 de processo seletivo visando o preenchimento de cadastro de reservas nível fundamental, para os cargos de Agente de Combate a Endemias e Agente Comunitário de Saúde, com salários que variam entre R$ 714,00 e R$ 835,00 e carga horária de 40 horas semanais.
Das vagas destinadas aos cargos e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas por candidatos portadores de necessidades especiais.
As inscrições serão recebidas, gratuitamente, entre os dias 01 a 13 de junho de 2012, na Secretaria Municipal de Saúde, sito a Rua dos Bandeirantes, nº 84, Bairro Bom Jesus, Apiacás - Mato Grosso.
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 24 de Junho de 2012 no período matutino, das 08:00h às 11:00h, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional cito à Avenida Brasil nº 1331, Bairro Bom Jesus, Apiacás-Mato Grosso. O gabarito e demais informações poderão ser consultadas no endereço eletrônico: www.amm.org.br
O processo seletivo terá o prazo de validade de 02 anos, mas poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.

Prefeitura de Pedro Osório - RS lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedro Osório, Estado do Rio Grande do Sul, através da Objetiva Concursos Ltda, publicou edital N° 04/2012 de processo seletivo para os empregos públicos de agente comunitário de saúde e médico geral comunitário. São ofertadas 20 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 750,00 e R$ 7.500,00 por carga horária de 40h semanais.
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 05 de junho de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 e R$ 50,00.
A prova será realizada na data prevista de 23 de junho de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições.
O prazo de validade do certame será de 2 anos, podendo ser prorrogável, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

FM de Ribeirão Preto abre Processo Seletivo

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, extensão da Universidade de São Paulo (USP) promove processo seletivo para a ocupação de um posto de Especialista em Laboratório, da carreira do Grupo Superior S 1. O contratado deverá ser lotado no Biobanco USP - Rede Acadêmica de Pesquisa sobre o Câncer, fazendo jus a uma remuneração inicial de R$ 5.691,08.
O contrato será firmado em regime celetista e a carga horária de trabalho é de 40 horas semanal.
Para participar da seleção basta se inscrever dentro do período que compreenderá os dias 4 a 22 de junho de 2012, através do endereço eletrônico: uspdigital.usp.br. A taxa de inscrição será de R$ 86,00.
Os candidatos deverão ser avaliados a partir de prova objetiva com questões de múltipla escolha e prova dissertativa. A data de tais eventos não foi divulgado ainda, mas estará disponível em data oportuna.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz da Conceição - SP

Foi publicado edital nº 001/2012 de concurso público da Prefeitura de Santa Cruz da Conceição, Estado de São Paulo, para provimento de um cargo de Técnico de Enfermagem (nível médio), com salário de R$ 1.121,10 por carga horária de 30h semanais. O certame será realizado através da execução técnico-administrativa da empresa Sigma RH Agenciamento e Recursos Humanos Ltda.
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 04 a 12 de junho de 2012, no Paço Municipal, situado na Rua Vereador Juvenal Leme Mourão, 770 - Centro, Santa Cruz da Conceição/SP, das 8:00h às 11:00h e das 13:00h às 15:00h. A taxa será de R$ 35,00.
A prova escrita/objetiva será realizada em 17 de junho de 2012 (domingo), das 9:00 horas, na E.M.E.F. Maria Herminia Ruegg Ravanini, Rua Paschoal Ganéo, 1267, Centro - Santa Cruz da Conceição/SP.
O gabarito da prova escrita/objetiva será publicado na internet, pelo site www.sigmarh.com.br, até às 16:00 horas do dia 17 junho de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP

A Prefeitura de Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo, através do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, lançou edital nº 01/2012 de processo seletivo. O objetivo da administração é recrutar profissionais para formação de cadastro de reserva, visando suprir demandas emergenciais, na forma de contrato temporário de trabalho, que poderá ser rescindido a qualquer momento.

Os salários para os aprovados variam de R$ 711,96 a R$ 5.891,13, com carga horária de 18 a 40 horas semanais.

São oferecidas vagas para as funções de assistente social, agente de limpeza pública, agente de serviços gerais, agente de serviços públicos, agente de serviços de alimentação (anterior cargo de merendeira), educador esportivo, monitor assistencial, motorista, telefonista, vigia patrimonial, agente comunitário de saúde, enfermeiro, fonoaudiólogo, farmacêutico, fisioterapeuta, médico e demais cargos.

As inscrições serão realizadas no período de 1° a 11 de junho de 2012, por meio da Internet, no endereço eletrônico www.institutomais.org.br. Para as funções com escolaridade de ensino fundamental, médio e professor adjunto, a taxa de inscrição será de R$ 14,90. Já para as funções com escolaridade de nível superior, a taxa custará R$ 19,90.

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Santana de Parnaíba, na data prevista de 24 de junho de 2012. As informações do local e horário para a realização das provas serão divulgadas a partir do dia 15 de junho de 2012, em Edital de Convocação, sendo de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das publicações.

O gabarito oficial da Prova Objetiva será afixado na sede da Prefeitura e estará disponível nos sites www.institutomais.org.br e www.santanadeparnaiba.sp.gov.br, no primeiro dia útil após a data de realização da prova.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 1 (um) ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação da publicação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sapopema - PR

A Prefeitura de Sapopema, Estado da Paraná, publicou edital 01/2012 de concurso público de provas e títulos, para provimento de 17 cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 737,61 a R$ 3.351,90 em carga horária de 20 a 40h semanais. A organização do certame está sob a responsabilidade da empresa OM Consultoria Concursos Ltda.
Cargos
As chances são para os cargos de analista de sistema, assistente social, mecânico, motorista, professor e técnico em radiologia.
Os interessados poderão fazer suas inscrições no site www.omconsultoria.com.br, até o dia 18 de junho de 2012, até às 23h59min59seg, horário de Brasília. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 5 dias de antecedência.
O Edital de Concurso Público Nº 01/2012 completo, com número de vagas, escolaridade e/ou requisitos exigidos, tipos de provas escritas e práticas, horário das provas, jornada de trabalho, salário, taxa de inscrição, documentos necessários à inscrição e aos títulos, programas, bibliografias e demais instruções, estará afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponível nos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.

Edital / Publicações

Prefeitura de Itororó - BA lança concurso com mais de 300 vagas

A Prefeitura de Itororó, na Bahia, abriu concurso público através do edital de número 01/2012 para preenchimento de 318 vagas, que serão distribuídas entre cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 1.945,46, por jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
Cargos
Nível Fundamental - auxiliar de almoxarife, agente de caminhão, ajudante de eletricista, ajudante encanador, ajudante de pedreiro, auxiliar de serviços gerais, carpinteiro, coveiro, fiscal de matança, gari, guarda municipal, merendeira, motorista, pedreiro, pintor, mecânico, vigilante, zelador e servente.

Nível Médio/Técnico - bibliotecário, agente administrativo, almoxarife, técnico de enfermagem, técnico de saúde bucal, eletricista, fiscal do centro de abastecimento, ficsal público, fiscal de obras, operador de computador, técnico de informática, técnico em manutenção de computador, recepcionista, office boy e agente de portaria.

Nível Superior - enfermeira, odontólogo, professor, fisioterapeuta, médico, psicólogo, farmacêutico, farmacêutico bioquímico e assistente social.
Inscrições

As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis no período de 1° a 29 de junho de 2012, na cidade de Itororó - Ba, no endereço: Prefeitura Municipal, Rua Duque de Caxias, 165 - Centro, no horário das 07 às 13 horas, de segunda à sexta-feira ou no site site www.seletaconcursos.com.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas

As provas serão realizadas no Município de Itororó - Ba, na data prevista de 02 de setembro de 2012 e a entrega de títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva. O gabarito será publicado no dia 04 de setembro e o resultado final será divulgado no dia 26 de outubro de 2012, podendo ser consultado na página de inscrições.

Validade

O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Concurso IFNMG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IF Norte de Minas) abrirá inscrições para concursos públicos 115 e 116/2012, destinado ao provimento de 73 vagas para Técnicos-Administrativos e Professores. O certame será executado pela empresa Legitimus Assessoria e Serviços Ltda.
Do total de vagas, 08 serão de nível médio e 65 de superior e os contratados atuarão junto as Unidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora e Salinas, com salários de até R$ 6.350,77, mais auxílio alimentação de R$ 304,00; auxílio pré-escolar de R$ 89,00 para cada dependente de até cinco anos e Incentivo à Qualificação, quando o servidor possuir nível de escolaridade superior ao exigido para o exercício do cargo.
Cargos
Nível Médio/Técnico: Técnico de Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico de Laboratório - Audiovisual, Técnico de Laboratório - Física, Técnico de Laboratório - Eletroeletrônica, Técnico de Laboratório - Anatomia e Fisiologia Vegetal, Técnico de Laboratório - Biologia, Técnico de Laboratório - Entomologia e Zoologia,Técnico de Laboratório - Fitopatologia e Microbiologia,Técnico de Laboratório - Química, Técnico de Laboratório/Edificações e Técnico de Laboratório - Biologia Vegetal;
Nível Superior: Professor, Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 5 de junho a 3 de julho de 2012, pelo endereço eletrônico www.legitimusassessoria.com.br. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 100,00.
Provas e Validade
A prova objetiva de múltipla escolha, para todos os cargos/áreas e localidades será realizada provavelmente no dia 29 de julho de 2012, das 08h00min às 12h00min, (horário oficial de Brasília-DF), na cidade de Montes Claros-MG.
A divulgação do gabarito da prova objetiva de Múltipla Escola será disponibilizado no dia 30 de julho de 2012, no endereço eletrônico www.legitimusassessoria.com.br.
O concurso terá validade de 01 ano, contado da data da homologação publicada no Diário Oficial da União, prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Mirassol d’Oeste (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Mirassol d'Oeste, Estado de Mato Grosso, publicou edital n° 001/2012 de processo seletivo para contratação de Assistente Social e Bioquímico/farmacêutico, através de análise de currículo. Os selecionados irão ocupar o cargo durante o período de afastamento de Licença Maternidade e férias de servidores efetivos, recebendo salário de R$ 2.340,87 por carga horária de 40h semanais.
As inscrições serão realizadas nos dias 05 e 06 de junho de 2012 na Coordenadoria de Gestão de Pessoas no Paço Municipal Miguel Botelho de Carvalho, sito a Rua Antônio Tavares 3310, Centro Mirassol d'Oeste - MT, no horário das 7h às 13h.
A relação do classificados será divulgada em Edital, publicado no mural da Sala do Cidadão e site www.mirassoldoeste.mt.gov.br e jornal Oficial Amm.
O certame terá vigência durante o período em que o servidor efetivo titular do cargo estiver ausente de suas atividades e até 31 de dezembro de 2012.

Prefeitura de São Bento do Sul (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina, abre inscrição para o processo seletivo N° 005/2012 de formação de cadastro de reserva para eventual contratação temporária de Médico Psiquiatra com salário de R$ 9.240,00 em carga horária de 10, 20, 30 e 40h semanais.
As inscrições estarão abertas até o dia 15 de junho de 2012, na Prefeitura Municipal junto ao Departamento de Recursos Humanos, sito na Rua Jorge Lacerda, nº 75, Centro, São Bento do Sul/SC, no horário das 8:00 às 12:00/13:30 às 16:00 horas.
As publicações estarão no quadro de editais da Prefeitura Municipal e na página de internet do Município: www.saobentodosul.sc.gov.br.
O certame terá a validade de 1 ano a contar da data da homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Inaciolândia – GO

A Prefeitura do município de Inaciolândia, Estado de Goiás, lançou edital de Concurso Público para provimento de 134 vagas em seu quadro de servidores, para candidatos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de acordo o cargo e fica entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 5.291,37.
Cargos:
Nível Fundamental:
Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras Serviços, Eletricista de Manutenção, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Manutenção, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Tratorista, Pintor, Auxiliar Administrativo.
Nível Médio:
Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Monitor de Escola, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Ambiental, Auxiliar de Finanças, Assistente Administrativo, Assessor Administrativo, Agente Administrativo.
Nível Superior:
Psicólogo, Professor III (Matemática), Professor III (História), Professor III (Geografia), Professor III (Letras), Professor III (Educação Física), Professor III (Pedagogia), Odontólogo, Nutricionista, Médico Pediatra, Médico Ortopedista, Médico Ginecologista, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Maestro Regente, Gestor de Resíduos Sólidos, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro e Assistente Social.
Inscrições:
Para realizar a sua inscrição o candidato deverá acessar o site da organizadora no seguinte endereço eletrônico: www.institutocidades.org.br no período que compreenderá os dias 04 de junho a 08 de julho de 2012. O candidato que não tiver acesso à internet poderá procurar o Ponto Facilitador, situado a Praça Ulysses Guimarães, nº 37, Bairro José Aparecido - Inaciolândia, Goiás. A taxa de inscrição varia entre os valores de R$ 35,00 a R$ 150,00.
Provas:
Este concurso dar-se-á através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, de avaliação dos títulos para cargos de nível superior e provas práticas para as áreas que exigem. A prova objetiva será para todos os cargos e está prevista para a provável data de 12 de agosto de 2012 em local e horário a ser divulgado através do endereço eletrônico: www.institutomais.gov.br.
Gabarito:
O gabarito parcial estará disponível no site da organizadora após a prestação das provas em data a ser divulgada.
Validade:
A validade do concurso de Inaciolândia, Estado de Goiás, será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ouro Verde (SP)

No Estado de São Paulo, está aberto o concurso público 001/2012 da Prefeitura de Ouro Verde, que disponibiliza 1 vaga para cargo de médico. O salário é de R$ 5.500,00 em carga horária de 20h semanais. Este certame será realizado pela empresa CONSESP- Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 10 de junho de 2012.
As provas serão realizadas no dia 19 de junho de 2012, às 19h30, na E.M.E.F. Prof Julia Roseira Jerônimo, sita a Rua Espírito Santo, 353 – Centro – Ouro Verde - SP.
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, à partir das 18h do dia subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
A validade do concurso público será de 2 anos, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Ibiapina - CE

Foi publicado edital N° 001/2012 de concurso público de provas e de provas e títulos para provimento de cargos efetivos vagos e formação de cadastro de reserva do quadro de pessoal do Poder Executivo do Município de Ibiapina, Estado do Ceará, sob a execução da sociedade empresária Pró-Município Serviços LTDA.
São ofertadas 442 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ R$ 6.500,00. Para as pessoas com deficiência fica reservado 5% do total de vagas oferecidas no concurso público de provas e títulos.
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 18 de junho e às 23h e 59min do dia 20 de julho de 2012, observado o horário local.
Taxas
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 26 de agosto de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado na data prevista de 27 de agosto de 2012.
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até 2 anos, a contar da data de homologação do certame, de acordo com a conveniência e oportunidade da Administração Pública municipal e mediante Ato motivado do Prefeito Municipal de Ibiapina.

Edital / Publicações

Distribuição gratuita de remédio para asma começa hoje

Iniciativa deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano

Hoje (4) o governo brasileiro começa a distribuir gratuitamente os medicamentos para asma em 554 unidades próprias e em mais de 20 mil farmácias populares. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa deve beneficiar até 800 mil pacientes por ano, entre famílias que vivem na pobreza e têm crianças de até seis anos.

Para retirar os medicamentos é preciso apresentar o documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de validade.

A distribuição integra o Programa Brasil Carinhoso, lançado no dia 14 de maio pela presidente Dilma Rousseff. Os remédios que vão ser distribuídos são o brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e o sulfato de salbutamol.

Atualmente, os três já estão na lista de medicamentos do Farmácia Popular, programa do governo federal que oferta produtos com até 90% de desconto. Este programa também entrega de graça remédios para pacientes com diabetes e hipertensão.

Com a inclusão destes remédios, o Ministério da Saúde espera reduzir a internação de crianças com asma. Em 2011, de 177,8 mil internações no SUS (Sistema Único de Saúde), em decorrência desta doença, 77,1 mil foram crianças com esta idade. Além disso, cerca de 2.500 pessoas morrem por ano por causa da asma.

Fonte R7

Poções com escorpião e chifre de rinoceronte são remédio na Tailândia

Autoridades temem que tratamentos tradicionais incentivem o tráfico de animais

As poções feitas com escorpião e outros animais ou chifre de rinoceronte são alguns dos muitos pretensos remédios usados por muitos tailandeses que evitam curar seus males com os fármacos empregados na medicina convencional.

"Os cavalos-marinhos são bons para os pulmões, e misturados com salamandra em uma poção com ervas ajudam a curar os problemas de rim", diz Ar-Muay, proprietária de uma farmácia de medicina tradicional, muito comuns no centro de Bancoc.

A maioria das prateleiras desta farmácia está repleta de frascos que contêm talos e folhas de plantas e produtos preparados de acordo com o estabelecido pela milenar farmacopeia chinesa, além de tradicionais misturas tailandesas, como os elaborados à base de ninhos de andorinha, gengibre e absinto.

Também há recipientes com centopeias, raras baratas do campo e escorpiões dissecados, aos quais são atribuídas qualidades para melhorar a pressão sanguínea e curar determinadas doenças, além de serem o principal ingrediente dos xaropes com ervas e álcool de arroz preparados pelo pessoal da farmácia.

"Os animais são deixados de um a três meses dentro do recipiente. Depois que morrem, podem ser conservados durante anos", diz Ar-Muay, de 45 anos, em um tailandês fluente, mas com leve sotaque chinês.

A farmacêutica, que deixou o sul da China para viver na Tailândia há 30 anos, assegura que a eficácia dos remédios que vende é indubitável após séculos de utilização e são naturais, o que os faz ter menos efeitos colaterais que os fármacos empregados na medicina moderna.

— Eu nunca tomo remédios modernos, só confio no que está escrito nos livros de medicina chinesa.

Ela abriu, há apenas um mês, seu próprio negócio, após trabalhar durante vários anos em uma das mais antigas farmácias chinesas da capital.

Preço não é problema
O preço não é a principal motivação para aquelas pessoas que preferem os remédios alternativos ou chineses, já que na Tailândia o preço dos produtos farmacêuticos convencionais é relativamente baixo e acessível para a maioria da população.

Um tratamento alternativo, que dura entre uma semana e dez dias, custa entre US$ 15 e US$ 30 (R$ 30 e R$ 60), mais que a maioria dos remédios modernos, podendo inclusive serem mais caros se os ingredientes forem raros ou escassos.

Por exemplo, um tamlung (medida tailandesa equivalente a 3,75 gramas) de vermes tibetanos custa 15 mil baths (R$ 950), enquanto a mesma medida de cavalos-marinhos sai por 1,5 mil baths (R$ 95).

Ar-Muay assegura que todos os produtos que vende são legais, inclusive os chifres de rinoceronte que tem cortados em rodelas e que vende a 2 mil baths (R$ 126) o tamlung.

Ela também garante que compra os ingredientes de forma legal em uma fazenda, não se mostrando preocupada pela ameaça de extinção sobre algumas espécies que comercializa, e insiste nas propriedades curativas do chifre de rinoceronte, por exemplo, para aumentar a fertilidade.

"Os ossos de tigre ajudam a melhorar as articulações, mas não os vendemos porque é ilegal", aponta de forma um tanto ingênua Ar-Muay, que considera que o emprego destes remédios milenares não contribui para a eliminação de espécies da flora e da fauna.

Origem chinesa
A maioria dos estabelecimentos de medicina tradicional e chinesa em Bancoc se encontra no bairro de Yaowarat, povoado pela comunidade de origem chinesa que emigrou para Tailândia no século 19.

Neste movimentado bairro, as farmácias que vendem remédios tradicionais chineses e tailandeses são abundantes, embora também incluam outros produtos mais exóticos e polêmicos como escaravelhos e cavalos-marinhos, não regulados pela normativa sanitária.

As autoridades de saúde estão se esforçando para separar estes ingredientes exóticos de outros tratamentos alternativos, como a fitoterapia através de plantas, as massagens terapêuticas e a acupuntura.

Segundo Wonchat Subhachaturas, presidente da Associação Médica da Tailândia, só os remédios à base de plantas empregadas na medicina tradicional chinesa e tailandesa são regulados no Departamento de Medicina Alternativa tailandês.

Os escorpiões, cavalos-marinhos e o chifre de rinoceronte "são crenças de origem chinesa, mas não têm nada a ver com o Departamento de Medicina Alternativa que trabalha principalmente com plantas medicinais", disse o médico Wonchat.

Além de sua duvidosa base científica, os animais exóticos utilizados como remédios medicinais alimentam o tráfico ilegal de espécies como tigres e rinocerontes, aos quais muitos asiáticos atribuem propriedades afrodisíacas, inclusive contra doenças como o câncer.

A Tailândia, em particular Bancoc, é considerada pelos grupos ambientalistas internacionais um dos principais centros de tráfico de espécies em risco de extinção, que em sua maior parte são destinados aos laboratórios e lojas clandestinas da China, Vietnã e Malásia.

Fonte R7

Tratamento restabelece capacidade do sistema imunológico de atacar câncer

Segundo cientistas, método não mata as células do câncer, mas age na defesa do corpo

Dois testes clínicos de remédios experimentais que restabelecem a capacidade do sistema imunológico para detectar e atacar o câncer mostraram resultados promissórios em pacientes com câncer de pulmão, de rim e melanoma, informou neste sábado (2) a revista The New England Journal of Medicine.

Nos testes, liderados por pesquisadores da Universidade John Hopkins, em Baltimore (Maryland), mais de 500 pacientes receberam tratamento com os dois remédios que indicam o mesmo caminho de supressão da imunidade.

Os cientistas, que apresentaram seus resultados da primeira fase de testes clínicos na Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, disseram que os resultados são suficientes para iniciar experiências com um número maior de pacientes.

"É um tipo diferente de tratamento para o câncer", declarou a oncologista Suzanne Topalian, que participou dos estudos.

— Não mata diretamente as células do câncer, mas age mediante no sistema imunológico. O que fazemos é fortalecer uma resposta que já estava ali, mas a um nível fraco ou ineficaz.

Nenhum dos dois remédios cura o câncer, advertiram os pesquisadores. Os dois novos compostos também controlaram o câncer melhor que a maioria dos remédios a esta altura inicial dos testes, quando geralmente já fracassam os estudos mal-sucedidos, disse James Gulley, pesquisador de tratamento imunológico no Instituto Nacional do Câncer dos EUA.

Em um estudo com 296 pacientes com tumores avançados, um composto anticorpos chamado anti-PD-1 encolheu o tamanho dos tumores em 30% em 18% dos pacientes com câncer de pulmão, em 28% dos pacientes com melanoma e em 27% dos pacientes com câncer de rim.

Em um segundo estudo com 207 pacientes em estágio avançado da doença, o composto anticorpos anti-PD-L1 encolheu os tumores em 10% nos casos de câncer de pulmão, em 17% nos de melanomas, em 12% nos de rim e em 6% nos de ovário.

Gulley reconhece a preferência dos médicos por curar os pacientes, mas o encolhimento dos tumores já faz com que as pessoas se sintam muito melhor porque têm mais energia — já que o câncer consome suas forças.

Os dois compostos, explicou Topalian, operam de uma forma inovadora. Normalmente, quando o organismo enfrenta uma ameaça, o sistema imunológico ativa grandes quantidades de células T que atacam e matam os intrusos. Mas o organismo também deve manter o controle sobre as células T para evitar efeitos adversos.

Por isso, cada célula T tem um receptor em sua superfície, chamado PD-1 (as letras correspondem aos termos Morte Programada, em inglês). Se não houvesse um mecanismo para desativar as células T, e ainda eliminá-las, elas poderiam utilizar seu poder destrutivo para combater o organismo.

Um dos estudos apresentados na conferência é sobre um composto que bloqueia esse receptor, o anticorpo anti-PD-1, que age travando o mecanismo de modo que as células de câncer não possam abri-lo e as células T continuem matando os intrusos.

O segundo estudo testou o composto chamado anticorpo anti-PD-L1, que impede que as células malignas usem seus próprios mecanismos de desativação, e isso permite que as células T continuem combatendo os intrusos.

Fonte R7

A respiração certa acalma a ansiedade e até alivia depressão

Inspirar e expirar coretamente é um antídoto contra o estresse

Sua cabeça está latejando. Sobram preocupações em casa, seu chefe e resolveu ter crises diárias no trabalho e aquele amor de conto-de-fadas acabou em drama mexicano. "Fiz uma massagem ótima", palpita um, tentando ajudar. "Só com terapia consigo ficar de pé", pitaca o outro. "Ginástica é a solução, deixo todos os meus problemas na esteira", intomete-se mais alguém. E, no meio de tanto zunzunzum, fica você ainda mais atordoada e sem saber como reagir. Pois não faça nada. Sim, você entendeu certo. Pare quieta e apenas respire: aí está o remédio contra a maioria dos desconfortos emocionais. "Aprendendo a controlar a respiração, damos fim em todas perturbações da mente e dos sentidos", afirma o médico David Frowley, autor de Uma visão Ayurvédica da Mente, a cura da consciência (Editora Pensamento, R$ 29).

Considerado o maior especialista ocidental em terapia ayurvédica, ele acaba de vir à América do Sul pela primeira vez e escolheu o Brasil, onde deu uma palestra, para dividir os ensinamentos sobre o sistema de cura tradicional da Índia. "Nossa energia vem, basicamente, da respiração (...) Se o cérebro não recebe a quantidade certa de oxigênio, não temos a energia vital suficiente para nos desenvolver e mudar". A seguir, Dr. David Frawley ensina como mudanças sutis na inalação e na respiração podem contribuir no alcance e na manutenção de um estado psicológico marcado pelo bem-estar. Sopre a ansiedade para longe.

A receita é imbatível contra tremores pelo que ainda nem aconteceu, além de bastante eficaz no combate à insônia. Separe uns dez minutos do seu dia, não importa o horário - pode ser, inclusive, no pico de uma situação superestressante. Comece só prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Aos poucos, vá controlando este intervalo, até que ele se torne bem espaçado: tente contar até dez enquanto puxa e, depois, quando solta a respiração. Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente. Com isso, as preocupações, por mais terríveis que sejam, acabam amenizadas, já que a energia passa a circular melhor por todo o organismo. Respirações fortes e intensas

Contornar os sintomas depressivos com a respiração é muito simples. A falta de disposição desaparece, caso você consiga manter um ritmo mais intenso enquanto realiza as inalações e as exalações. A idéia é não apenas respirar com grande velocidade, mas com bastante vigor, puxando e soltando a máxima quantidade de ar possível a cada tentativa. Mantenha o pique por dois minutos e descanse. Repita mais duas vezes. Não se assute caso venha a sentir tonturas, a sensação é normal - e devida ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo.

Fonte Minha Vida

Você sabe respirar corretamente enquanto corre?

Respiração correta melhora o seu desempenho

A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões.

Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.

Inspire, expire!
Seu corpo revela se você está respirando direito

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático.

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio.

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.

Fonte Minha Vida

Exames: Alfafetoproteína

Detecta a presencia no sangue de alfafetoproteína. O método utilizado é a determinação por imunoensaio enzimático

Material a ser obtido: sangue extraído da veia do braço.

Tempo necessário para obtenção do material: 5 a 10 minutos

Preparação previa: nenhuma.

Resultados: na mulher que não esteja grávida, a quantidade é menor que 15 nanogramos por decilitro. Os valores normais variam na mulher grávida, de acordo com o tempo de gestação. Durante a gravidez normal está mais alto no começo e diminuindo no final.

Valores altos na gestação podem significar: defeitos do tubo neural do feto, anencefalia, espinha bífida ou morte intrauterina do feto.

Valores baixos na gestante indicam feto normal próximo do momento do parto. Em Homens ou mulheres não grávidas os valores altos podem indicar:
  • Câncer de fígado
  • Câncer de pâncreas
  • Câncer de estômago
  • Câncer de vesícula
  • Câncer de vias biliares

O resultado está disponível 3 a 4 dias depois da colheita.

Fonte boasaude@uol.com.br