Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 9 de junho de 2012

Descubra porque surge e como se manifesta a sensação dolorosa no sexo

Os problemas sexuais são cada vez mais frequentes entre as mulheres. Segundo um estudo norte-americano, que envolveu mais de 30 mil participantes e foi publicado no Journal of Obstetrics & Gynaecology, cerca de 40% das mulheres têm disfunções sexuais. Elas assumem diferentes formas, como a falta de desejo sexual, a excitação diminuída, a incapacidade de atingir o orgasmo e a dor durante o sexo.

Uma revisão sistemática da Organização Mundial de Saúde incluiu 54 estudos sobre dor ou dificuldade durante o ato sexual, incluindo, ao todo, 35.973 mulheres. A frequência de relações sexuais dolorosas nestes relatórios variou de 8 a 22%.

Localização da dor
A dor sexual pode ser localizada na vulva - região externa dos órgãos genitais - ou na vagina - o canal entre vulva e útero. Pode até mesmo se manifestar como uma sensação dolorosa no baixo ventre. O desencadeamento do incômodo pode acontecer nas preliminares.

Sensação dolorosa
A dor é chamada de primária - se presente desde a primeira relação sexual - ou secundária - que se desenvolve após relação sexual anterior sem dor. Pode ainda acontecer em toda relação ou ser situacional (com algumas experiências ou parceiros, mas outros não). As causas variam de simples problemas anatômicos até complexas questões psicossociais e biológicas. A interação desses fatores faz com que a relação sexual seja dolorosa.

Diagnóstico
O diagnóstico de um transtorno é baseado na história de dor relacionada à atividade sexual. Há critérios da American Psychiatric Association para diagnosticar os principais distúrbios sexuais femininos. Os médicos devem fazer uso deles para guiar a avaliação.

Para as mulheres com transtornos de dor sexual, uma história completa do que sente e as condições associadas são importantes. O objetivo da história é avaliar os possíveis fatores físicos e origens psicossociais da dor, tendo em mente que muitos casos de dor sexual têm mais de uma causa.

Quanto mais informações a mulher levar para a consulta com a ginecologista e quanto antes procurar ajuda, maiores as chances de que a médica consiga encontrar um caminho correto para melhorar a qualidade de vida dela.

Fonte Minha Vida

Mexicano recebe transplante duplo de braços

transplanteCirurgia foi primeira do tipo a ser realizada na América Latina

Gabriel Granados Vergara, de 52 anos, recebeu um transplante duplo de braços do INCMN (Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição), na Cidade do México.

Gabriel perdeu os braços abaixo dos cotovelos, devido a um acidente elétrico.

Autoridades da saúde mexicanas anunciaram que este foi o primeiro transplante duplo de braços feito na América Latina.

Fonte R7

Onze erros no preparo de alimentos que podem te deixar doente

O mais seguro é deixar a carne de bem passada a ao ponto.
Nem sempre conseguimos resistir às tentações das comidas vendidas na rua: hot-dog, yakissoba, doces, sucos, churrasquinho, pastel e até tapioca. Tudo isso parece apetitoso na hora da fome e na correria do dia a dia. Porém, essas comidas podem ser um verdadeiro veneno e levar às desagradáveis intoxicações alimentares.

Quando preparamos a comida em nossa própria cozinha, achamos que estamos livres deste risco, certo? Mas infelizmente, há uma série de erros cometidos frequentemente durante o preparo de alimentos que pode deixar você e sua família em perigo. Para evitar que isso aconteça, veja os 11 erros que contribuem para disseminação dos germes que podem te deixar doente.

1) Reutilizar recipientes: nunca sirva carne vermelha, frango ou frutos do mar no mesmo prato ou recipiente em que ele estava ainda cru. Os germes presentes na carne crua são facilmente transmitidos para o alimento, mesmo quando ele está cozido. Use sempre pratos ou recipientes limpos.

2) Descongelar comida na pia: não faça isso! Descongelar alimentos em temperatura ambiente facilita a proliferação dos germes. Faça isso no microondas, em bacia de água fria ou deixa descongelando dentro da geladeira.

3) Lavar a carne: apesar de parecer certo, lavar a carne na pia da cozinha não é higiênico. Isso contamina a própria pia e tudo o que receber respingos, pois espalha os germes próprios da carne.

4) Esfriar a comida para guardar na geladeira: as bactérias se multiplicam dentro de duas horas em alimentos perecíveis, tempo normalmente necessário para que a comida esfrie totalmente. Porém, guardar comida fumegante também está errado, pois eleva a temperatura da geladeira, pondo em perigo outros alimentos que estiveram lá dentro. Prefira o meio termo: guarde enquando ainda estiver morna.

5) Pratos que tenham ovo cru: salmonela e outras bactérias nocivas estão presentes quando o ovo está cru.

6) Marinar a carne fora da geladeira: assim como você não deve descongelar carnes na pia, marinar também não pode. Deixe a carne sendo curtida pelo tempeiro dentro da geladeira.

7) Refogar a carne com o molho marinado: pode parecer uma ideia genial, mas a verdade é que os germes da carne crua podem contaminar a sua refeição. Você pode usar a marinada como molho, desde que o deixe ferver antes de usar.

8) Carne crua ou mal-passada: claro, ninguém quer servir a carne ressecada, mas ela ainda muito mal-passada contém bactérias. O mais seguro é deixar a carne de bem passada a ao ponto.

9) Não lavar as mãos antes de cozinhar: não é uma dica nova, mas ainda é muito importante e constantemente ignorada. E quando dizemos lavar as mãos, isso não é enxaguá-las debaixo da água. Lave-as durante 20 segundos, com sabão e água corrente.

10) Confiar em comida que pode estar estragada: você prova o leite para ver se ainda está bom? É melhor testá-lo antes te usar para fazer uma receita e acabar estragando.

11) Picar frutas e legumes não lavados: descascar ou picar as frutas e legumes pode transferir os germes para a tábua que está usando. Isso também vale para picar folhas

Fonte R7

Indianos engolem peixe vivo para tratar de doenças respiratórias

PeixeTerapia existe há 161 anos e atrai milhares de pessoas do país

Na Índia, um membro da família Goud Bathini administra a "terapia do peixe" em um paciente no estádio de Katedan.

Esta terapia vem sendo oferecida pela família Goud Bathini, da cidade de Hyderabad, há 161 anos como cura para a asma e outros problemas respiratórios.

O procedimento é colocar um peixe da espécie murrel ainda vivo dentro da boca do paciente que em seguida, desliza boca a dentro.

O medicamento é administrado no dia de "Mrigasira Karti", que este ano caiu em 8 de junho. O tratamento, que também é baseado em uma fórmula secreta de ervas, atrai milhares de pessoas de todo o país.

Fonte R7

Cientistas japoneses criam fígado a partir de células-tronco

Órgão de cinco milímetros é capaz de gerar proteínas e decompor medicamentos

Cientistas japoneses criaram um fígado humano a partir de células-tronco, segundo um estudo divulgado nesta sexta-feira, aumentando as esperanças de possibilidade de produção de órgãos artificiais para os que precisam de transplantes.

Uma equipe de cientistas, dirigida pelo professor Hideki Taniguchi, da Universidade de Yokohama, transplantou células-tronco pluripotentes induzidas (iPS) no corpo de um rato, onde cresceu até converter-se em um pequeno, mas funcional, fígado humano, indicou o jornal japonês Yomiuri Shimbun.

O fígado de cinco milímetros é capaz de gerar proteínas e decompor medicamentos, segundo o jornal, que destaca que o avanço científico abre o caminho para a produção de órgãos artificiais.

Fonte R7

Japoneses inventam óculos que ajuda a emagrecer

A eterna batalha contra a balança pode estar perto do fim

Pesquisadores japoneses inventaram um par de óculos que faz com que a comida pareça muito maior e muito mais saborosa do que realmente ela é.

Para quem vive de dieta essa pode ser uma ótima opção.

Confira a reportagem:

Fonte R7

Bactéria E. coli contamina 14 pessoas nos EUA

Micro-organismo pode ser evitado ao lavar bem as mãos e fazer alimentos bem cozidos

Uma pessoa morreu e outras adoeceram em seis Estados dos EUA nos últimos dois meses em decorrência de um misterioso surto da bactéria E. coli, disseram autoridades federais de saúde na sexta-feira (8).

O Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) ainda não identificou a fonte da contaminação, que vem ocorrendo desde 15 de abril no Alabama, Flórida, Geórgia, Tennessee, Louisiana e Califórnia.

Uma criança da Louisiana morreu em decorrência da doença, segundo as autoridades.

"A investigação está examinando tanto fontes alimentares quanto não alimentares", disse o CDC em nota na sexta-feira.

O último relato de contaminação pela cepa Escherichia coli 0145, que produz a toxina Shiga, ocorreu na segunda-feira passada, segundo a agência.

Na Louisiana, onde novos casos não são relatados desde maio, as autoridades sanitárias inicialmente acharam que a infecção estava relacionada a um zoológico de animais de estimação. Mas essa teoria foi abandonada porque só a criança que morreu havia estado no zoo, e não os adultos que adoeceram, segundo o epidemiologista Raoult Ratard, funcionário do governo estadual da Louisiana.

Cinco casos foram relatados na Geórgia, o Estado com mais casos. Os investigadores "não detectaram nenhum item alimentar ou exposição ambiental que seja estatisticamente associada à doença nesse período", segundo nota divulgada na sexta-feira pelo Departamento de Saúde Pública do Estado.

A difusão da E. coli pode ser evitada se as pessoas lavarem as mãos cuidadosamente após trocarem fraldas ou irem ao banheiro, e após terem contato com animais, segundo o CDC.

A carne deve ser bem cozida, e é aconselhável evitar sucos e laticínios não-pasteurizados. O CDC também alerta contra engolir água ao nadar.

Fonte R7

Humor: Viagra falsificado

Projeto sobre distribuição de remédios para pessoas com câncer é aprovado na Câmara

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei do Senado que garante o acesso e a gratuidade de remédios contra a dor para pacientes vítimas de câncer. Os medicamentos serão distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto aprovado também estabelece um prazo de 60 dias, contados do laudo que diagnosticou a doença, para que o paciente tenha iniciado o seu tratamento, seja com cirurgia, radioterapia ou quimioterapia.

De acordo com o relator do projeto, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), atualmente um paciente com câncer pode levar até seis meses para começar o tratamento. "Nesse período, o que era um nódulo já avançou para uma fase mais grave, e a chance de cura cai de 80% para 10%", disse.

Como o projeto foi alterado na votação dos deputados, ele retorna ao Senado para nova votação. O texto dos senadores definia que os doentes acometidos por intensas e constantes dores, induzidas por neoplastias comprovadas mediante laudo médico, terão tratamento privilegiado e gratuito para acesso a analgésicos, entorpecentes ou correlatos, no SUS.

Fonte Agência Brasil

Estados vão receber mais de 2 milhões de preservativos femininos

Brasília – Até este fial de semana, o Ministério da Saúde vai distribuir 2,2 milhões de preservativos femininos para os estados e o Distrito Federal. É o primeiro lote, do total de 20 milhões de unidades que serão distribuídas este ano.

Terão prioridade as profissionais do sexo, mulheres que convivem com doenças sexualmente transmissíveis, usuárias de drogas e pessoas atendidas pelo sistema prisional. Essa camisinha também pode ser uma opção para mulheres que tenham dificuldade de negociar o uso do preservativo masculino com o parceiro.

De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, com a camisinha feminina, a mulher passa a decidir sobre o uso do preservativo, não deixando a escolha apenas com o homem. “É uma estratégia que faz parte da política brasileira de ampliar as opções de proteção às doenças sexualmente transmissíveis”.

Desde 1997, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a comercialização da camisinha feminina no Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 16 milhões de unidades em todo o país. A meta para este ano é 25% maior do que o total já adquirido pela pasta.

A distribuição de preservativos masculinos atingiu a marca de 493 milhões de unidades no ano passado, 45% a mais do que em 2010.

Fonte Agência Brasil

Secretaria de Saúde começa a entregar leitos de UTI no Distrito Federal


Brasília – Dez leitos para atendimento de vítimas de acidentes e de armas de fogo foram abertos nesta quarta-feira (6) no Hospital de Base, em Brasília. A unidade, de acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, é a única capacitada para atender pacientes com trauma que vivem na região e no Entorno.

Mais 21 leitos de unidade intensiva geral também passam a estar disponíveis a partir de hoje no Hospital Regional de Santa Maria, além de dez leitos do mesmo tipo no Hospital Regional de Samambaia.

Na última segunda-feira (4), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou a entrega de 90 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) na rede pública. A previsão do governo é que, em 15 dias, mais 20 leitos de trauma sejam entregues no Hopital de Base. Já para os próximos 20 dias, o Hospital Materno Infantil (Hmib) deve passar a contar com dez leitos de UTI neonatal.

De acordo com o órgão, a abertura dos leitos está sendo feita graças à contratação temporária de médicos e enfermeiros e, conforme isso for ocorrendo, mais vagas serão entregues. A estimativa é que o Distrito Federal passe a contar com um total de 500 leitos disponíveis, entre próprios e conveniados.

Fonte Agência Brasil

Ministério anuncia R$ 880 milhões para construção e ampliação de UPAs e unidades básicas de saúde

Brasília – O Ministério da Saúde divulgou  a seleção de projetos para construção e ampliação de unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e de unidades básicas de saúde em todo o país. De acordo com a pasta, um total de R$ 880 milhões em investimentos deve beneficiar 29,6 milhões de pessoas que vivem em 2.265 municípios de 21 estados.

Serão repassados recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) para a construção de 136 UPAs. O dinheiro também será destinado à ampliação de 56 UPAs e de 5.459 unidades básicas de saúde.

Segundo o ministério, o objetivo é aumentar o acesso aos serviços de saúde com qualidade, desafogar os atendimentos nas urgências e emergências e ampliar a assistência especializada.

As unidades básicas são locais onde o cidadão pode receber, gratuitamente, atendimentos essenciais na área de saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso e em odontologia, além de dispor de medicamentos e outros atendimentos considerados essenciais.

Já as UPAs oferecem atendimento de média complexidade (vítimas de acidentes e problemas cardíacos, por exemplo). Dados do ministério indicam que, nas unidades em pleno atendimento, é possível atender, sem necessidade de encaminhamento ao pronto-socorro hospitalar, 97% dos pacientes que procuram assistência médica.

Fonte Agência Brasil

Ministério Público quer incluir diagnóstico de cinco doenças no teste do pezinho em São Paulo

São Paulo – O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) entrou com uma ação civil pública pedindo que o sistema público de saúde paulista faça o diagnóstico de mais cinco doenças com o teste do pezinho. O exame feito com a retirada de uma gota de sangue do calcanhar de recém-nascidos identifica atualmente quatro grupos de doenças. O Dia Nacional de Triagem Neonatal – teste do pezinho – foi comemorado nesta quarta-feira (6).

O MPF quer que sejam incluídos os diagnósticos da hiperplasia adrenal congênita, da deficiência de biotinidase, toxoplasmose congênita, deficiência de G6PD, e da galactosemia. Segundo o órgão, essas enfermidades podem causar danos neurológicos e até, em casos extremos, a morte das crianças. Com o diagnóstico nos primeiros dias de vida, no entanto, elas podem ser controladas ou eliminadas.

“Como a maioria das pessoas não tem condições financeiras para arcar com os custos, estão privadas da possibilidade de uma melhor qualidade de vida, considerando que o diagnóstico precoce possibilita o início de terapias em tempo de evitar maiores complicações e propiciar melhor relação custo-benefício para os usuários dos serviços públicos de saúde”, ressalta o texto da ação.

De acordo como o Ministério Público, em Goiás e Santa Catarina o número de doenças detectadas com o exame foi ampliado. O MPF argumenta ainda que “os custos com a realização de exames de diagnóstico, em casos específicos, certamente serão compensados com a redução das complicações que as doenças acarretam no longo prazo, reduzindo gastos com medicação, tratamento e hospitalização. Sem contar na redução de abstenções à escola e ao trabalho”.

Fonte Agência Brasil

Seguradoras querem derrubar na Justiça norma da ANS que trata do plano de saúde do aposentado

Brasília – A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) entrou na Justiça pedindo a suspensão da Resolução Normativa 279, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que entrou em vigor na última sexta-feira (1º). A resolução estabelece novas regras para aposentados e demitidos sem justa causa permanecerem no plano de saúde empresarial.

O primeiro embate, entretanto, não foi favorável à FenaSaúde, porque a 29ª Vara Federal no Rio de Janeiro negou o pedido de medida cautelar do processo, iniciado na semana passada. O advogado Sergio Bermudes, que representa a entidade, disse que o processo está apenas no início e que a FenaSaúde espera que a decisão seja revista, em benefício do próprio trabalhador.

A FenaSaúde alega na Justiça que a resolução contraria artigos da Lei 9.656, de 1998, que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde. Além disso, segundo alega a entidade, a mudança é prejudicial ao próprio beneficiário porque, conforme sustenta o advogado Sergio Bermudes, o empregado inativo vai pagar mais caro pela assistência médica.

A entidade representa os interesses de empresas seguradoras especializadas em saúde e de operadoras de medicina de grupo, entre outras.

“Antes dessa resolução, o cálculo do valor da contribuição era feito pela média ponderada, somando a contribuição dos empregados ativos e dos empregados inativos, para extrair a média”, afirmou o advogado.

A resolução que entrou em vigor determina a separação dos grupos, estabelecendo um plano para os empregados ativos e outro para os inativos da empresa, com consequência para o custo pago pelos inativos, segundo garante Bermudes.

“O resultado é que os empregados inativos pagarão sozinhos muito mais do que se pagassem pela média ponderada do grupo todo, já que o empregado inativo, idoso, demanda mais serviços médicos do que o empregado ativo, que na esmagadora maioria tem menos idade”.

De acordo com a ANS, as novas regras trazem avanços para o beneficiários, com a possibilidade de se manter os inativos no mesmo plano dos ativos, a critério do empregador. A agência também cita a mudança no cálculo do valor pelo conjunto de aposentados atendidos pela prestadora de serviço, e não mais pelas características individuais do beneficiário, o que garantiria reajustes mais baixos.

A resolução da ANS estabelece que o aposentado que contribuir por mais de dez anos pode manter o plano pelo tempo que desejar. Quando o período for menor, cada ano de contribuição dá direito a um ano no plano coletivo, depois da aposentadoria.

Já os trabalhadores demitidos sem justa causa podem permanecer no plano pelo período equivalente a um terço do tempo em que foram beneficiários, com o mínimo de seis meses e máximo de dois anos. Nos dois casos, é mantida a mesma cobertura vigente durante o contrato de trabalho e o beneficiário deve assumir o custo total do plano.

Fonte Agência Brasil

Ministério da Saúde alerta sobre cuidados a serem tomados durante festas juninas

Brasília – O Ministério da Saúde divulgou  uma série de cuidados a serem tomados durante a realização das tradicionais festas juninas. De acordo com a pasta, o número de acidentes que resultam em queimaduras aumenta significativamente nesta época do ano em razão do uso de fogos de artifício e de fogueiras.

O alerta vale, sobretudo, para casos que envolvem crianças e que podem variar de queimaduras leves a gravíssimas, capazes de provocar a perda dos dedos das mãos ou mesmo de músculos.

A orientação é evitar fogos de artifício e, no caso de uso, não permitir que crianças manuseiem o produto. Outra medida de prevenção é não estourar foguetes próximo a residências, além de sempre utilizar equipamentos de proteção, já que o contato direto com a mão aumenta o risco de o rojão provocar uma amputação.

Em casos de acidente e quando a queimadura já tiver ocorrido, o ministério orienta que a vítima seja levada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Não se deve estourar as bolhas que se formam nem passar cremes, pomadas ou qualquer tipo de solução caseira no ferimento.

Fonte Agência Brasil

Concurso Prefeitura de Araçoiaba da Serra (SP)

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra, Estado de São Paulo, através da empresa Ideal Soluções, publicou os editas de n°s 001, 002 e 003/2012 de concursos destinados ao provimento de 209 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 1.287,58 por carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
As vagas são para os cargos de agente saúde, agente de trânsito, assistente administrativo I, assistente administrativo II, eletricista predial, fiscal de obras, fiscal de postura, fiscal de tributos, fiscal sanitário, técnico contabilidade, técnico em gesso, técnico em informática, técnico em logistica, técnico em raio – x, técnico em segurança do trabalho, topógrafo, arquiteto, contador, engenheiro, fisioterapeuta, técnico em esportes, entre outros.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, no site www.idealsol.com.br, até o dia 26 de junho de 2012. Os interessados que não possuem acesso à internet, poderão fazer sua inscrição no Telecentro de Araçoiaba da Serra, na Avenida Luane Milanda de Oliveira, Nº 500 – Jd. Toledópolis, Araçoiaba da Serra/SP. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 75,00 de acordo com o nível de escolaridade.
Provas
A prova escrita/objetiva terá sua data, local e horário de sua realização previamente publicados por Edital, quando do deferimento das inscrições.

Validade
Os concursos terão validade por 01 ano a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 1 (um) ano, a critério da Administração da Prefeitura do município de Araçoiaba da Serra.

Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Minas - MG

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público para o provimento de cargos de nível superior nas áreas de saúde, contabilidade e educação. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas distribuídas entre as funções de Contador, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Prof. Educação Basica Séries Finais e Professor de Informática.
Além do curso superior, o edital estabelece que os candidatos devam possuir registro da especialidade nos respectivos conselhos de cada classe que assim o exige. A remuneração oferecida oscila entre as cifras de R$ 1.079,27 a R$ 2.798,34, com exceção do cargo de Professor educação básica, que tem o vencimento baseado em hora/aula no valor de R$ 14.64.
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas de 08 de agosto até o dia 6 de setembro de 2012 através do site www.jcmconcursos.com.br. Quem preferir se inscrever de forma presencial poderá deslocar-se ao Posto de Inscrição instalado na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, localizada na Praça da Liberdade, s/nº, centro, das 13h às 16h.

A taxa de inscrição oscila entre R$ 40,00 e R$ 85,00.

Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório formulada com questões de múltipla escolha. As provas deverão ser realizadas, provavelmente, no dia 14 de outubro de 2012. O horário e local da realização das provas será divulgado em data oportuna.
Os gabaritos serão divulgados no dia 15 de outubro de 2012 no mural na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas e no site da organizadora: www.jcmconcursos.com.br.
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis - RO

A Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, Estado de Rondônia, através do Instituto Exatus Ltda - ME, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 11 vagas para os cargos de médico, fisioterapeuta e professor de nível superior. Os salários variam de R$ 1.518,00 a R$ 6.100,00 em carga horária de 20, 30 e 40h semanais.
As inscrições serão feitas até o dia 14 de junho de 2012, através do endereço eletrônico www.institutoexatus.com. A taxa é de R$ 70,00.
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 24 de junho de 2012, iniciarão às 8hs e terminarão às 11hs (horário local) em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público. Se necessário poderão ser criados dias, horários e locais alternativos para a aplicação das provas. Os gabaritos com as respostas corretas estão previstos para serem divulgados no dia 24 de junho de 2012, às 14 horas.
A validade do concurso será de 02 anos a partir da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Sebastião Barros - PI

A Prefeitura de Sebastião Barros, Estado do Piauí, através da empresa Fundelta, lançou edital nº 06/2012 de concurso público com vista ao preenchimento de vagas em seu quadro de pessoal. Serão oferecidas 35 vagas em cargos de nível superior e médio com salários de até R$ 8.000,00, para carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos:
Médico, Enfermeiro, Dentista, Psicólogo, Nutricionista, Farmacêutico, Assistente Social, Agente de Controle Interno, Professor Classe B - Letras Português, Professor Classe B - Matemática, Professor Classe B - Inglês, Professor Classe B - História, Professor Classe B - Geografia, Professor Classe B - Ciências, Professor Classe A - Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Técnico de Higiene Bucal e Agente de Vigilância Sanitária.

Inscrições:
As inscrições poderão ser feitas via internet no site www.fundelta.com.br até o dia 24 de junho de 2012. A taxa de inscrição varia de R$ 60,00 a R$ 90,00.
Os candidatos que não dispuserem de acesso à internet poderão efetuar sua inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Sebastião Barros, localizada na Rua 1º de Janeiro, s/nº, Centro, em Sebastião Barros-PI.
Provas:
A realização das provas do certame está prevista para ocorrer no dia 29 de julho de 2012, no município de Sebastião Barros, Estado do Piauí. Até 07 dias antes da data de realização das provas, será disponibilizado no site da organizadora o "Cartão de Inscrição", no qual constarão o local e o horário de realização da prova pelo candidato.
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, podendo ser renovado por igual período, se for conveniente para a Administração Municipal.

Prefeitura de Cônego Marinho (MG) abre processo seletivo

Aberto o processo seletivo para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Cônego Marinho, Estado de Minas Gerais. O certame é destinado ao preenchimento de vagas de nível superior para os cargos de Psicólogo e Assistente Social.
As inscrições serão realizadas na avenida hermenegildo nogueira da silva s/n - centro - Cônego Marinho/MG, até o dia 11 de junho de 2012. Maiores informações serão obtidas através do telefone (038) 9915-5592.

Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

Estão abertas as inscrições do processo seletivo regido pelo edital nº 001/2012, que abre 56 vagas para Técnico em Enfermagem do Hospital do Mandaqui, localizado em Santana, distrito que fica na zona oeste de São Paulo.
Inscrições:
Os interessados a participar desta seleção poderão efetuar suas inscrições entre os dias 13 e 14 de junho de 2012 diretamente no Núcleo de Recrutamento e Seleção do conjunto Hospitalar do Mandaqui, situado à Rua Voluntários da Pátria, nº 4301, Santana, São Paulo.
Provas:
Haverá prova de conhecimento específico com questões de múltipla escolha que ocorrerão na cidade de São Paulo em data a ser divulgada no período de até 05 dias de antecedência.
Validade:
O período de validade do processo seletivo será de 12 meses, que serão contados a partir da homologação do resultado final. Segundo especifica o edital divulgado no Diário Oficial da União.

Concurso CEDAE 2012 - Edital e Inscrição

A Companhia Estadual de Água e Esgoto - CEDAE, no Rio de Janeiro, abriu inscrições para seleção pública destinado ao provimento de empregos públicos de Níveis Universitário, Médio e Formação de Cadastro de Reserva, sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Estado do Rio de Janeiro - CEDAE. São oferecidas 62 vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 5.287,00.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Advogado, Contador Enfermeiro do Trabalho Engenheiro e Operador de Tratamento de Água.

Inscrições
Embora seja ponto facultativo, a Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) receberá, em seu posto de atendimento, as inscrições para a seleção pública da Cedae, nesta sexta-feira (08). Os candidatos que não tiverem possibilidade de acesso à internet poderão comparecer à sede da organizadora, na Avenida Carlos Peixoto, 54, térreo, Botafogo, Zona Sul do Rio, das 10h às 16h, levando documento oficial de identidade original e comprovante de residência.
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 10 de junho de 2012, no site www.ceperj.rj.gov.br.
Taxas:
Cargos de Nível Universitário - R$ 90,00;
Cargos de Nível Médio - R$ 70,00.

Provas
As Provas Objetivas para todos os empregos e a Prova Objetiva e Discursiva para o emprego de Advogado desta Seleção Pública, serão realizadas na data prevista de 15 de julho de 2012, no município do Rio de Janeiro, em local e horário a serem divulgados no Cartão de Confirmação da Inscrição - CCI. O gabarito será publicado na data prevista de 17 de julho de 2012.
O resultado final, com classificação, por emprego público, será publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e disponibilizado no site www.ceperj.rj.gov.br, sendo relacionados apenas os Candidatos aprovados.
A seleção pública será válida pelo prazo máximo de 02 anos, contado da data da homologação dos seus resultados, podendo este prazo ser prorrogado por igual período, por decisão da Companhia Estadual de Água e Esgotos - CEDAE.

Edital / Publicações

Prefeitura de Nova Ubiratã - MT lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Ubiratã, Estado de Mato Grosso, publicou o edital N° 001/2012 de processo seletivo de Provas para o preenchimento de 81 vagas por prazo determinado. Os profissionais serão contratados para compor a equipe padrão, professores e manutenção na zona rural e na sede. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de um salário mínimo a R$ 8.671,86.
Cargos
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Magistério, Auxiliar de Serviços Gerais, Fiscal de Obras, Fisioterapeuta, Médico, Merendeira, Motorista, Odontólogo, Operador de Máquinas Pesadas e demais cargos.
Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 14 de junho de 2012, das 7:30hs às 11:00hs e das 13:30hs às 17:00hs, diretamente na Biblioteca Pública Municipal, situada a Avenida Tancredo Neves, 1190 - Centro / Nova Ubiratã - Mato Grosso - Telefone - (66) 3579 -1736.
Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012, às 08:00h, sendo que os portões serão abertos às 07:30h e fechados às 08:00h, impreterivelmente. O local para aplicação das provas objetivas será na Escola Municipal Tancredo Neves, localizada na Avenida Tancredo Neves, Centro, nesta Cidade.
Já a prova prática acontece no mesmo dia, às 13 horas, no pátio da Secretaria de Municipal de Obras, na Rua Maranhão, no entro de Nova Ubiratã. Serão selecionados auxiliar administrativo, agente de controle administrativo, auxiliares de magistério, auxiliares de serviços gerais, fiscal de obras, fisioterapeuta, médicos, merendeira, motoristas, odontólogos, operadores de máquinas leves e pesadas, operador de moto niveladora, técnicos em enfermagem, vigia, zelador e professores de educação básica.
O prazo de validade do certame será de 12 meses, prazo este improrrogável.

Prefeitura de Paranaguá (PR) abre processo seletivo

Foram lançados através da organizadora Fauel os quatro editais de processo seletivo da prefeitura municipal de Paranaguá, Estado do Paraná, que dispõe de 10 vagas efetivas e mais cadastro de reserva. Os editais 01/2012, 02/2012, 03/202 e 04/2012 destinam-se a candidatos de níveis fundamental, médio e superior.
As oportunidades disponíveis são para Médico clínico emergência (10 vagas), Auxiliar de Gestão - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Assistente de Gestão - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Técnico de Apoio em Informática - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Farmacêutico Auxiliar - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Auxiliar de Serviços Gerais - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Coordenador Geral do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Assistente Pedagógico do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Assistente Administrativo do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Educador de Língua Portuguesa (cadastro de reserva), Educador de Língua Inglesa (cadastro de reserva), Educador de Ciências Humanas(cadastro de reserva), Educador de Matemática (cadastro de reserva), Educador de Ciências da Natureza (cadastro de reserva), Educador de Participação Cidadã (cadastro de reserva), Educador de Qualificação Profissional - Arco Educacional Turismo e Hospitalidade (cadastro de reserva), Educador de Monitoramento e Acolhimento dos Jovens (cadastro de reserva), Interprete de Libras do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Merendeira do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Agente Comunitário de Saúde (cadastro de reserva), Técnico de Enfermagem ESF (cadastro de reserva), Enfermeiro ESF (cadastro de reserva), Médico ESF (cadastro de reserva) e Supervisor ESF (cadastro de reserva).
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de junho de 2012 através do endereço eletrônico da organizadora (www.fauel.org.br). Nesta página, o candidato encontrará um link que direcionará ao formulário que permite efetuar a inscrição, cuja taxa varia de R$ 30,00 a R$ 100,00.
A seleção para tais cargos dar-se-á por intermédio de prova objetiva eliminatória e classificatória. As informações quanto à data, o horário e o local serão divulgadas através do site da organizadora ou da Prefeitura (www.paranagua.pr.gov.br).
A validade deste processo seletivo será de 12 meses, podendo sofrer prorrogação por igual período e uma única vez.
SOBRE PARANAGUÁ:
Considerada a cidade mais antiga do Estado do Paraná, Paranaguá está situada na mesorregião metropolitana de Curitiba. Conhecida como "Berço da civilização Paranaense" e também como "Mãe do Paraná" Paranaguá possui atualmente, segundo dados do IBGE, cerca de 140 469 habitantes. Dista 91 km até a capital Curitiba. A economia baseia-se nos transportes e comunicações, que acabam se tornando as atividades econômicas principais. Isso ocorre devido à localização geográfica no referido município do Porto de Paranaguá que exporta culturas como café do interior do estado. Todavia, destaca-se ainda a Agricultura, a produção do pescado e até mesmo a indústria.

Concurso VALEC 2012

Aberto concurso para o preenchimento de 800 oportunidades na VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública federal vinculada ao Ministério dos Transportes. Do total de vagas, 255 serão para provimento efetivo imediato, enquanto que a maior parte delas (545) será direcionada para a formação de cadastro de reservas, lembrando que estão asseguradas as cotas para portadores de necessidades especiais.
Cargos e Lotação
As funções com disponibilidade de vagas efetivas ou futuras são: assistente técnico administrativo, técnico de laboratório, técnico de estradas e edificações, técnico de laboratório, técnico em agronomia, técnico de segurança do trabalho (Médio), administrador, médico do trabalho, advogado, analista de sistemas, biólogo, economista, contador, engenheiro, geógrafo, geólogo e jornalista.
Os aprovados e convocados pela empresa poderão trabalhar em Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro ou no Distrito Federal.
Inscrições
As inscrições podem ser feitas entre 12 de junho e 13 de julho de 2012 através do endereço eletrônico da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - FEMPERJ (www.femperj.org.br), mediante o pagamento de taxa entre R$ 48,00 (Médio) e R$ 55,00 (Superior). Quem preferir, poderá se inscrever a partir do próprio site da VALEC (www.valec. gov. br).
Seis dias úteis após a efetivação do pagamento do boleto bancário, os candidatos já poderão conferir se a inscrição foi confirmada, acessando um dos sites informados.
Seleção
O Concurso Público VALEC 2012 será composto de uma única etapa, que é a Prova Objetiva de conhecimentos gerais e específicos, eliminatória e classificatória, com previsão de aplicação no dia 26 de agosto de 2012. Os exames serão realizados em Brasília, Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro, lembrando que o gabarito preliminar será liberado um dia após a prova.
Detalhes concernentes à data, o horário, o local de realização da prova objetiva e ao tipo de vaga escolhida pelo candidato serão inseridas no Cartão de Confirmação de Inscrição, que deverá ser retirado pela internet a partir de 07 de agosto de 2012, conforme o Cronograma editalício.
O resultado final deverá ser publicado a partir das 12 horas do dia 14 de setembro de 2012, quando o concurso (após homologação) passará a ter prazo de validade de até dois anos, podendo ser prorrogado.
Sobre a VALEC
Empresa com função social voltada para a construção e exploração de infraestrutura ferroviária, a Valec atua sempre em conformidade com as diretrizes do Ministério dos Transportes. Entre suas áreas de atuação, podemos destacar a administração dos programas de operação da infraestrutura ferroviária, a fiscalização de obras de infraestrutura ferroviária, a exploração de estradas de ferro e a promoção e desenvolvimento dos sistemas de transportes de cargas sobre trilhos.

Concurso IFSP 2012

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP publicou edital (nº. 146, de 31 de maio de 2012) para realização de concurso público destinado ao provimento de 292 vagas na carreira técnica-administrativa. As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.989,33.
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Edificações, Alimentos, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Revisor de Textos e Técnico em Assuntos Educacionais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 12 a 20 de julho de 2012 até as 19h, por meio da Internet, no endereço eletrônico: www.ifsp.edu.br. Após esse período o sistema, automaticamente, não permitirá inscrições. Não serão realizadas inscrições nas dependências do IFSP.
Taxas
classe C-I, nível 1 - R$ 50,00;
classe D-I, nível 1 - R$ 60,00;
classe E-I, nível 1 - R$ 95,00.
Provas e Validade
O concurso constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser aplicada no dia 16 de setembro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.
O certame terá validade de 24 meses, prorrogável por igual período, de acordo com a conveniência e a necessidade do IFSP, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Porto de Moz - PA

A Prefeitura de Porto de Moz, Estado do Pará, através do Instituto de Desenvolvimento Social Ágata, publicou edital N° 001/2012 de concurso publico destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo em cargos dos níveis Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior. Serão preenchidas 716 vagas imediatas, com vencimentos que variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00.
Cargos
As chances são para os cargos de Ajudante de Serviços Hidráulicos, Auxiliar de Carpintaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância, Gari, Motorista de Lancha, Motorista Fluvial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Motorista I (categoria B), Motorista II (categoria B), Operador de Máquinas Leves (categoria B), Agente Administrativo, Agente Técnico de Enfermagem, Agente Técnico de Vigilância Sanitária, Agente Técnico em Agropecuária, Agente Técnico em Piscicultura, Cadista, Fiscal de Tributos, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet no período de 12 de junho a 20 de julho de 2012, no endereço eletrônico: http://www.institutoagata.com.br, mediante o pagamento de taxas que variam de R$ 35,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.
A inscrição via presencial ocorrerá no período de 12 de junho a 31 de julho de 2012, na Casa de Cultura, Rua da República s/n - Bairro: Centro - Porto de Moz/PA, no horário de 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, no Município de Porto de Moz/PA, com duração total de 03 horas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde. O gabarito será publicado na data prevista de 21 de outubro de 2012.

Edital / Publicações

Prefeitura de Castelo do Piauí (PI) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Castelo do Piauí, Estado do Piauí, publicou edital N° 003/2012 de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos temporários na Administração Municipal. O certame será realizado pela empresa Gabriel & Gabriel, Consultoria e Projetos Ltda.
Há 18 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.050,00 em carga horária de 30 e 40h semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico - ESF, Psicólogo, Bioquímico, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Recepcionista de programas temporários, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de junho de 2012, somente de forma presencial, das 8h às 17h na sede do CRAS II , Rua Joaquim Távora, 671 – Centro - Castelo do Piauí. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de níveis fundamental e médio e de R$ 50,00 para nível superior.

Provas e Validade
A prova será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012 na cidade de Castelo do Piauí. A prova terá duração de 2h e 30 min, a contar do horário de seu início previsto para as 9h, encerrando-se às 11h 30 min. O certame terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades da administração pública por igual período.

Prefeitura de Camaragibe - PE abre processo seletivo

A Prefeitura de Camaragibe, Estado do Pernambuco, lançou os editais n° 012, 013, 014 e 015/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 14 vagas aos cargos de Médico do Trabalho, Motociclista, Nutricionista Para NASF, Cirurgião Dentista, Auxiliar em Saúde Bucal e Téncico em Prótese Dentária, para atender às necessidades da Secretaria de Saúde do Município. Do total de vagas, 10% são reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Há oportunidades de trabalho para os candidatos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 4.224,20 por carga horária de 20 e 40h semanais.
Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 13 e 14 de junho de 2012, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, na sede da Prefeitura Municipal, sala 22, das 08 h – 11h30min e das 13 h – 16h30min, não sendo cobrada taxa de inscrição.
A publicação da seleção de Currículos e divulgação dos locais da Avaliação Oral será no dia 15 de junho de 2012, no Mural da Prefeitura e site www.camaragibe.pe.gov.br, a partir das 14 h.
O resultado final será publicado na data prevista de 29 de junho de 2012, a partir das 14h. A seleção terá validade por um período de 12 meses.

Prefeitura de Sorriso - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Sorriso, Estado de Mato Grosso, abriu inscrições para o processo seletivo N° 001/2012, destinado ao provimento de 67 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, ambos de nível fundamental, com salários variados de R$ 966,20 e R$ 1.182,18 por carga horária de 40h semanais.
As inscrições serão recebidas até o dia 14 de junho de 2012, das 08:00h às 16:00h, no Saguão da Prefeitura Municipal, na Avenida Porto Alegre, 2525 - Centro - Sorriso - MT.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 24 de junho de 2012, das 08:00h às 12:00h, na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, na Av. Brasil, 855 - Centro - Sorriso - MT.

O Edital completo encontra-se disponível no Mural da Unidade Gestora e nos sites: www.sorriso.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.

Concurso Hospital Regional de Assis

Através do Diário Oficial do Estado de São Paulo, foram lançados os editais de nº 063/2012 064/2012 e 065/2012, que dispõem sobre a abertura de concurso público para provimento de vagas no quadro de profissionais do Hospital Regional de Assis, em São Paulo. As vagas são para os cargos de Técnico de Laboratório, Agente de Saúde e Técnico de Radiologia, totalizando 06 vagas, sendo Médio/Técnico o nível de escolaridade exigido.
Segundo consta em edital, a remuneração para os referidos cargos é a seguinte:
Técnico de Laboratório: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo no valor de R$ 287,00.
Agente de saúde: R$ 731,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 247,00.
Técnico de Radiologia: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 288,00.
Inscrições
Os interessados em alguma destas vagas precisam efetuar a inscrição até o dia 22 de junho de 2012 presencialmente no Hospital Regional de Assis, situado à Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/nº. Assis-SP. A taxa de inscrição será de R$ 40,57.
Provas
Este concurso terá como forma de classificação e eliminação a aplicação de Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos com questões de múltipla escolha. O edital estabelece que a prova ocorrerá na cidade de Assis, Estado de São Paulo, na provável data de 29 de julho de 2012. Os inscritos serão convocados através de edital de convocação a ser publicado também no Diário Oficial do Estado de São Paulo (www.imprensaoficial.com.br).
Este concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.
Conheça um Pouco do Hospital Regional de Assis
O Hospital Regional de Assis surgiu de uma necessidade específica para combater ou suprir o déficit de leitos hospitalares na respectiva cidade de Assis. No ano de 1972 o Rotary Club, Mitra Diocesana e outros segmentos filantrópicos dão início à construção do hospital para a cidade de Assis denominado Hospital Distrital de Assis.
O hospital com 75% das obras prontas foi repassado ao governo do Estado de São Paulo em 1988. Aberto desde 1991 este Hospital foi considerado em 2012 como o nonagésimo melhor Hospital do Estado de São Paulo, segundo avaliação feita pelo Sistema Único de Saúde que efetuou uma pesquisa, segundo consta no site oficial do Hospital, onde ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos conveniados.

Frutas, legumes e verduras de junho

 
Veja quais produtos comprar e garanta produtos mais baratos e mais frescos

Tangerina ponkan: fonte de magnésio, que participa da formação óssea, ela também é rica em vitaminas A e C.

Pinhão: contém zinco, que ajuda a regular o apetite, e manganês, nutriente importante no metabolismo do colesterol e da resposta imunológica do corpo.

Milho verde: contém folato e ácido tartárico, que ajudam a prevenir doenças cardíacas e câncer.

Marmelo: por ser rico em pectina e outras fibras solúveis ajuda a controlar as taxas de açúcar e colesterol no sangue.

Palmito: fonte de fibras, ele oferece cálcio, ferro e fósforo, além de vitaminas A, B e C.

Mexerica: fonte de vitamina C e de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro, ela ajuda a fortalecer os ossos e a resistência do corpo.

Mandioca: rica em cálcio, ferro e fósforo, ela tem alto valor energético.

Laranja-lima: é rica em fibras e vitamina C. Por ser menos ácida do que a laranja e o limão, é ideal para agradar ao paladar infantil.

Kiwi: por conter altas doses de vitamina C, ajuda a combater o envelhecimento das células.

Inhame: além de ser um potente anti-inflamatório, ele ajuda a eliminar toxinas do organismo e é rico em betacaroteno.

Cenoura: rica em betacaroteno, também contém minerais como cálcio, ferro e potássio, e vitaminas B, C e D.

Gengibre: potente anti-inflamatório, ele acelera a queima de gordura no corpo e alivia o enjoo da gravidez.

Ervilha: rica em vitamina B1, ajuda a dormir bem e além disso contribui para aliviar a prisão de ventre, pois contém fibras.   

Laranja kinkan: rica em fibras, potássio e vitamina C, ela ajuda a fortalecer o organismo.

Milho de pipoca: a casca desse grão é rica em fibras e polifenois, os antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento.

Cebola: rica em flavonoides, tem propriedades anti-inflamatórias.

Erva-doce: contém cálcio, fósforo e niacina, uma das vitaminas do complexo B. A atua como digestivo, evitando gases e cólicas.

Carambola: rica em sais minerais e antioxidantes, contém altas doses de vitamina C e ainda estimula o apetite.

Brócolis: rico em fibras e vitamina C, ele ajuda na prevenção de diversos cânceres, especialmente os de pulmão e próstata.

Cará: esse tubérculo é cheio de calorias, mas também rico em vitaminas C e do complexo B, o que melhora a imunidade do corpo.

Berinjela: rica em cobre, folato, magnésio e fibras, ela ajuda a combater o colesterol alto.

Agrião: oferece boa quantidade de potássio e cálcio, que ajudam na manutenção dos ossos e do sangue.

Batata-doce: cheia de betacaroteno, ela aporta grande quantidade de vitamina A, que protege as células do envelhecimento.

Atemoia: rica em vitamina C, potássio e proteínas, um pedaço com 100g tem aproximadamente 105 calorias.

Amendoim: fonte de proteína vegetal, fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes.     

Alho poró: contém potássio, magnésio e vitaminas A e C, que ajudam a combater gripes e resfriados.

Alho: tem efeito antibiótico, ajudando o corpo a combater infecções.

Abóbora: contém altas doses de betacaroteno, um precursor da vitamina A. Ajuda a combater a oxidação das células e atua contra o envelhecimento. 

Fonte iG

Como o choque térmico faz mal à saúde

Temperaturas baixas: frio prejudica as defesas do
corpo e favorece problemas cardíacos
Mudança brusca de temperatura facilita infecções respiratórias e doenças cardíacas

A mudança brusca de temperatura, uma das características do aquecimento global, preocupa especialistas da medicina por trazer uma série de complicações à saúde.

Segundo os médicos de diversas especialidades, as infecções respiratórias são facilitadas nessas condições e todo o sistema cardiovascular é comprometido, ampliando o risco de infartos e acidente vascular cerebral (AVC).

Quem vive no sul do País estará exposto a todas estas consequências. Em São Paulo, a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a temperatura caísse 10 graus, é provável que os termômetros registrassem outros 5 graus a menos, uma amplitude térmica de 15 graus acumulada em poucas horas.

No corpo
Quando os termômetros apresentam variação tão repentina na temperatura, uma das primeiras sequelas no organismo se dá no nariz, explica o presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Roberto Sturbulov.

“Os cílios nasais – pequenos fios responsáveis por fazer o filtro das substâncias tóxicas que entram nos corpo – ficam com dificuldade de movimentação”, explica o médico.

A imobilidade na parte corpórea que realiza a “faxina” de vírus e bactérias antes da passagem dos mesmos por garganta, faringe, laringe e pulmões, acarreta o acúmulo de germes nessas regiões, transformando-se em uma esponja de doenças respiratórias de todo tipo, como gripes, pneumonias, sinusites, asma e alergia.

Em grupos da população mais vulneráveis a estas contaminações – idosos e crianças menores de 5 anos têm o sistema imunológico mais deficiente – esta maior probabilidade de adoecimento respiratório traz também mais problemas cardíacos.

Para tentar vencer a contaminação, o corpo reage produzindo substâncias de defesa, que são inflamatórias e prejudicam o movimento do coração. O resultado é uma chance maior de infarto, paradas cardíacas e AVC, principalmente para quem já convive com os conhecidos vilões da saúde: diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol alto.

Na ponta do lápis
Os técnicos do Laboratório de Poluição da Universidade de São Paulo (USP) estudaram os efeitos da amplitude térmica e constataram que ela é o gatilho para o registro de sete mortes a mais de idosos por dia.

Em análise feita no Sistema de Informação sobre a Mortalidade do município paulistano, os pesquisadores constataram que nos dias em que a temperatura cai bruscamente e fica abaixo dos 10 graus, 92 pessoas com mais de 65 anos morrem, sendo que a média geral é de 75 óbitos.

Uma das explicações dos autores do estudo, apresentado em 2009, na época da publicação, é que o corpo humano não está adaptado para a amplitude térmica, e funciona melhor em temperaturas que não fogem da zona de conforto (entre 21ºC e 25ºC).

Além disso, a ação das bactérias e vírus afeta toda a circulação sanguínea, deixando o sangue mais espesso o que acelera complicações cardiovasculares.

Também com fórmulas matemáticas, a meteorologista especializada em saúde pública, Micheline Coelho, encontrou outro impacto direto da virada do tempo: em dias em que a amplitude térmica é de 15 graus em 24 horas, as internações hospitalares por asma aumentam 95%.

Mais danos
Apesar de serem as áreas do corpo mais afetadas, o sistema respiratório e cardíaco não são os únicos comprometidos pelas mudanças na temperatura. As pesquisas já identificaram que o acúmulo de poluição – o principal responsável pelo aquecimento global – também acarreta mais apendicite, compromete a fertilidade e afeta o sistema psíquico, aumentando os casos de depressão.

Fonte iG

Míopes estão mais sujeitos a descolamento de retina

A cirurgia para correção de miopia requer cuidados especiais
Em casos de alta miopia a retina é mais frágil. Dependendo da técnica cirúrgica para redução do grau, os riscos aumentam

Qualquer pessoa pode sofrer descolamento de retina – a camada interna do olho sobre a qual são projetados os estímulos luminosos, a partir dos quais o cérebro elabora as imagens.

Embora seja normalmente provocado por um trauma na cabeça ou na face, o descolamento também pode surgir sem qualquer motivo, devido a alterações do humor vítreo – substância gelatinosa e viscosa que preenche a porção entre o cristalino e a retina.

É possível, porém, míopes de alto grau (a partir de 5 graus) relatarem descolamento de retina após uma cirurgia de correção da miopia, também chamada de refrativa. Quanto maior o grau a ser corrigido, maior é a probabilidade do descolamento acontecer.

“O problema não está relacionado à cirurgia em si, mas sim à própria miopia – especialmente a partir dos cinco graus”, diz o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo.

“Os míopes têm globos oculares com dimensões maiores e retinas mais finas e frágeis, o que aumenta o risco de descolamento”, completa o oftalmologista Paulo Schor, professor adjunto livre docente e vice chefe do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Para diminuir esse risco, antes de realizar a cirurgia os pacientes com alta miopia em especial devem passar por uma avaliação médica criteriosa para só depois decidir pela técnica.

“O procedimento a laser, indicado para quem tem menos de oito graus, é o mais seguro. Mas vale lembrar que não existe risco zero. Uma das técnicas de cirurgia intra-ocular, na qual o médico tira a lente natural do olho e coloca outra, aumenta as chances de descolamento de retina. Isso porque esse olho é mais instável e nessa manipulação se retira a sustentação da retina. Essa técnica é feita apenas em casos muito especiais de alta miopia e se trata de uma cirurgia experimental, restrita a protocolos de pesquisa”, explica Schor.


Para quem tem alto grau de miopia ou já apresentou problemas na retina, os especialistas indicam primeiro tratar a retina.

“É um procedimento seguro, com laser. E o médico fica muito mais tranquilo ao indicar a operação. O paciente com retina já tratada pode passar a ser um bom candidato à cirurgia refrativa”, diz o médico da Unifesp.

Como identificar
O descolamento não provoca dor. O primeiro sinal do problema é notar pontos luminosos, como flashes, com o olho fechado. Depois, você sente perda de uma parte do campo de visão.

“Percebeu os flashes, perdeu uma parte do campo de visão e tem alta miopia, é provável que a retina tenha descolado. Trata-se de uma urgência oftalmológica. E quanto mais rápido for o atendimento especializado, menos dano a ocorrência causará ao olho”, diz Schor.

Segundo o especialista, uma vez que se descola, a retina começa a morrer. Se esse descolamento chegar à região central da visão (mácula) pode levar à cegueira.

Fonte iG

Olhos devem ser examinados periodicamente


Exame oftalmológico: ele deve fazer parte do check-up periódico
Além de problemas oculares, exames oftalmológicos podem ajudar a prevenir uma série de outras doenças, como diabetes e hipertensão

Não só de miopia e astigmatismo vivem os exames oftalmológicos. Os olhos têm muito mais a informar sobre a nossa saúde do que apenas os problemas mais comuns da visão.

Por meio de sinais externos visíveis, como olhos saltados ou pálpebras amareladas, ou da análise mais profunda da estrutura do olho é possível identificar uma série de outras condições – sendo diabetes e hipertensão arterial as principais.

Nesse sentido, um dos principais instrumentos preventivos é o exame de fundoscopia, ou exame de fundo de olho, no qual são observadas as estruturas da anatomia interna do olho, como o nervo óptico, a retina, os capilares e as veias da retina.

“Podemos dizer que o olho é a janela para todo o sistema microvascular”, afirma o oftalmologista Aldo Barcia Fonseca, diretor-médico da Clínica de Olhos São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro.

Fonseca explica que o exame permite observar a trama vascular mais diminuta, chamada de capilares, que irriga a retina. Caso sejam detectadas alterações nos capilares dos olhos, pode-se presumir que as mesmas estejam presentes em outros órgãos que têm capilares – como coração, rins e cérebro. Assim, por meio de um exame de fundoscopia, é possível diagnosticar problemas de saúde como diabetes, hipertensão, anemias etc.

“Mas é importante dizer que o diabetes, por exemplo, só surge na fundoscopia após cinco anos, em média, de doença clínica presente no indivíduo com mau controle da doença, ou seja, a melhor maneira de diagnosticar estas enfermidades é fazer exames clínicos de rotina para evitar a doença na retina”, ressalta o especialista.

Desde que treinado adequadamente, todo profissional da área de saúde pode realizar o exame, incluindo, além de oftalmologistas, pediatras, clínicos gerais e neurologistas. A indicação médica é de que a fundoscopia seja realizada rotineiramente, desde o nascimento, em todas as consultas oftalmológicas.

Além disso, é importante estar atento também a alguns sinais visíveis, que podem ser facilmente observados no espelho, por exemplo, e que podem indicar que algo não vai bem com a saúde. O ideal é, ao se deparar com alguma dessas evidências, procurar um especialista para investigá-la mais a fundo.

“Os olhos saltados são um bom exemplo, isso pode ser um sinal de hipertireoidismo. O movimento irregular dos olhos pode indicar problemas neurológicos, e placas amareladas nas pálpebras, um sinal de colesterol elevado” exemplifica a oftalmologista Paula Cottini Ribeiro, do Vita Check-Up Center, do Rio de Janeiro.

A especialista faz o alerta: é fundamental que o exame de fundo de olho seja incluído como parte de qualquer check-up preventivo, principalmente a partir dos 40 anos.

“Porém, por ser um exame que auxilia sempre no controle e na evidência de doenças sistêmicas e/ou primárias, desde o nascimento é importante fazê-lo.”

Cuide bem dos seus olhos:

  • Quando exposto ao sol, use sempre óculos escuros com proteção comprovada aos raios UVA e UVB
  • No verão, além de óculos escuros que protejam do sol (mais intenso nesta época do ano), pode ser necessário mais lubrificação ocular. Isso pode ser feito com o uso de lubrificantes oculares
  • Já no inverno, os casos de alergias e resfriados necessitam de higiene adequada e uso de colírios antialérgicos, que evitam a piora dos sintomas de vermelhidão ou edema dos olhos
  • Mantenha uma alimentação balanceada, com boa ingestão de vitaminas essenciais para os olhos, como vitamina A e ômega 3
  • Ao usar o computador ou assistir TV, por exemplo, lembre-se de piscar mais vezes: a atenção em alguma atividade faz diminuir a frequência de piscadas, acarretando ardor e desconforto nos olhos
  • Use óculos de segurança nos trabalhos que envolvem risco de perfuração, assim como na prática de esportes de contato físico e também para a prevenção de traumas
  • Quem tem história familiar de glaucoma, degeneração macular relacionada à idade, trabalha muito exposto ao sol ou tem a pele negra tem uma propensão maior ao glaucoma e deve realizar a fundoscopia anualmente
Fonte iG