Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 12 de junho de 2012

Cientistas identificam células que provocam câncer de colo de útero

 
Descoberta determina o grupo específico de células que o HPV ataca. Maioria dos casos da doença acontece pela contaminação pelo HPV. 

Cientistas dos Estados Unidos e de Cingapura identificaram as células que provocam o câncer de colo de útero, uma descoberta que pode abrir novas vias para a prevenção e o tratamento desta doença, segundo estudo publicado nesta segunda-feira (11). 

Até agora sabia-se que a maioria dos casos de câncer de colo de útero era causada por cepas do papilomavírus humano (HPV), mas agora os pesquisadores determinaram o grupo específico de células que o HPV ataca, segundo estudo publicado nas Atas da Academia Americana Ciências (PNAS, na sigla inglês). 

Quando estas células do colo uterino são extraídas, não parecem se regenerar, destacou o estudo feito por cientistas do Hospital Brigham and Women, da Escola de Medicina de Harvard e da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A-STAR) em Cingapura. 

Algumas células do colo do útero podem se tornar cancerosas quando infectadas pelo HPV, e outras não, disse o autor principal do estudo, Christopher Crum, do Hospital Brigham and Women, em Massachusetts, nos Estados Unidos. 

Estas células também têm uma expressão genética particular igual à encontrada em tumores agressivos do colo do útero, o que permitiria aos médicos diferenciar lesões benignas de perigosas lesões pré-cancerosas. 

"Descobrimos uma pequena população de células que se encontra em uma área específica do colo do útero, que poderia ser responsável pela maioria, se não por todos os cânceres associados ao HPV no colo do útero", disse Crum, que trabalhou com o colega Michael Herfs e com os pesquisadores Wa Xian, da A-STAR, e Frank McKeon, da Escola de Medicina de Harvard. 

Estas células ficam perto da entrada do colo do útero, em uma zona de transição entre o útero e a vagina, conhecida como junção escamocolunar. 

As descobertas se baseiam em pesquisas prévias do grupo, que identificaram a origem de uma alteração rara e com frequência cancerosa em certas células do esôfago, em uma junção entre o tubo que transporta alimentos e o estômago. 

Uma população similar destas células é encontrada no colo do útero, explicou Crum. São os remanescentes da embriogênese, que é o processo de divisão celular e crescimento que ocorre quando o embrião se torna feto. 

"Há uma população de células no colo uterino que desaparece durante a vida fetal e é substituída por outro tipo. Descobrimos que um pequeno número destas células não desaparece e permanece ali, quase como pequenas sentinelas de uma idade anterior", disse Crum à AFP. 

 "Parece que esse grupo particular de células embrionárias remanescentes na junção escamoso-cilíndrica é a população que se infecta, pelo menos na maioria dos casos, em que ocorrem os cânceres e pré-cânceres importantes", acrescentou. 

"Durante a vida reprodutiva, são submetidas a mudanças (ou metaplasias), quando se transformam em outros tipos de células, por isso são como espécies de células-tronco", continuou. 

Conhecer a biologia destas células e sua localização pode ajudar os médicos a determinar quais lesões pré-cancerosas cervicais (displasias) requerem tratamento, assim como prevenir o câncer por completo mediante a destruição destas células de antemão. 

Estudos adicionais serviriam para identificar a existência de populações de células similares em outras áreas do corpo que são afetadas por cânceres relacionados com o HPV, como pênis, vulva, ânus e garganta. 

Acredita-se que os subtipos de HPV 16 e 18 sejam responsáveis por cerca de 70% de todos os casos de câncer de colo de útero no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Embora exames regulares tenham diminuído dramaticamente as taxas de mortalidade no Ocidente, o câncer de colo de útero continua sendo uma causa importante de morte nos países em desenvolvimento e se situa como o terceiro câncer mais comum entre mulheres em escala mundial. 

A OMS estima em cerca de 530.000 as mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero (ou cervical) a cada ano em todo o mundo. Destas, 275.000 morrem vítimas da doença. 

Fonte G1

Namorar engorda mesmo e estudos comprovam, diz médico

 
Solteiros têm maior preocupação com a forma, por questão de aparência.Para emagrecer, casal pode fazer atividades junto, inclusive sexo. 

A publicitária Paula Egas perdeu 7 kg nas últimas dez semanas. Com a ajuda do noivo Renato, que é cozinheiro profissional, ela adotou um novo cardápio, com refeições mais leves, usando cereais integrais, comendo de três em três horas. Mas nem sempre foi assim. No primeiro ano de namoro, a paulistana, que hoje mora em Curitiba, ganhou 15 kg. “Ele me conquistou pelo estômago”, brinca. No começo do namoro, há três anos, ela pesava 80 kg. Chegou a 105 kg, antes da dieta atual, e está com 98 kg no momento. 

O caso de Paula é mais um relato de um problema comum que ocorre com pessoas após o início de um relacionamento estável. O ganho de peso nessas situações não é apenas um mito: é confirmado por estudos, segundo Adriano Segal, psiquiatra ligado à Associação Brasileira para Estudos da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso). “A alimentação no namoro já muda. São mais programas para restaurantes, programas mais caseiros, digamos”, aponta o médico. 

O especialista afirma que, embora aconteça também entre as mulheres, o ganho de peso na relação é mais comum nos homens. 

Segal indica alguns fatores para explicar o que acontece. Em primeiro lugar, os solteiros costumam ter uma preocupação maior com a forma por uma questão de aparência – eles querem se manter atraentes. 

Entre os casados há um segundo fator: eles são, em média, mais velhos do que os solteiros, e essa diferença de idade já explica, em parte, a dificuldade de manter a forma. A partir do segundo filho, as mulheres e seus maridos apresentam tendência ainda maior de ganhar peso. 

 Em terceiro lugar, Segal aponta uma questão que atinge os homens solteiros e que moram sozinhos. Muitas vezes, eles não sabem cozinhar. Fora de casa, eles acabam fazendo menos refeições. Esta alimentação, embora não seja a mais saudável, tende a engordar menos.  

Dicas para o casal 
A relação a dois pode servir também como uma ajuda para recuperar a boa forma. “Especialmente se eles estiverem em uma boa relação, se cuidar estimula o outro a se cuidar também”, diz o psiquiatra. 

A perda de peso passa por mudanças na alimentação e pela atividade física, e o casal pode se ajudar no processo. Na hora de jantar, Segal aconselha que os dois alterem o cardápio. 

“Você não precisa comer a velha comida francesa toda vez que sai, pode comer algo mais saudável”, afirma. Em vez de fondue, que é muito gorduroso, o casal pode optar pela comida japonesa, por exemplo. Além disso, é preciso maneirar na bebida. O vinho é saudável quando se bebe apenas uma taça, mas o abuso leva ao ganho de peso. 

É o que acontece com Paula e Renato. “Dieta não é fácil mesmo, mas com a ajuda do noivo, tudo está ficando mais fácil de levar. O apoio dele e a ajuda com o preparo dos alimentos são o que mais me estimula”, diz a publicitária. 

Com o novo cardápio que Renato faz em casa, na versão "light", os dois estão perdendo peso. Paula diz que o noivo não tem o hábito de se pesar, mas que a aliança frouxa no dedo é um sinal da evolução. 

As atividades físicas -- que Paula e Renato não fazem por falta de dinheiro para pagar a academia, segundo ela -- podem ser feitas em conjunto ou não, mas os dois deveriam praticar esportes, sugere o médico. 

“As atividades de lazer podem ser em conjunto. Que seja uma caminhada, uma pedalada”, indica Segal. “Mas não há uma necessidade de fazer tudo junto. Sempre é bom ter um nível de individualidade”, pondera. 

A individualidade só não vale para uma atividade específica, que não pode ser ignorada. “O sexo conta, sim, enquanto exercício físico. Uma noitada boa pode queimar muitas calorias”, afirma o médico. Fonte 

G1

Médicos fazem paralisação hoje em todo o País

 
Servidores federais param em protesto contra Medida Provisória que, segundo eles, reduz em 50% remuneração 

Médicos servidores federais em todo o país paralisam as atividades hoje (12) em protesto contra a Medida Provisória (MP) nº 568, de 2012, que trata da remuneração e da jornada de trabalho dos profissionais de saúde. 

O texto prevê que os médicos que atualmente mantêm jornada de 20 horas semanais no serviço público, ao ingressar na carreira, tenham que cumprir 40 horas semanais e receber o mesmo valor. A categoria alega que a MP representa uma redução de 50% na remuneração.

Para a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), a medida provisória interfere na remuneração e desfigura a jornada de trabalho dos profissionais de saúde. A estimativa da entidade é que, em todo o país, 42 mil médicos ativos e inativos do Ministério da Saúde sejam atingidos pelas novas regras, além de 7 mil do Ministério da Educação. 

Também hoje, uma comissão mista do Congresso Nacional deve votar a admissibilidade da MP 568. O objetivo da categoria é, por meio da paralisação, pressionar o Parlamento e abrir caminho para a primeira greve geral de médicos servidores federais no país. 

Os protestos, de acordo com a Fenam, serão organizados pelos sindicatos de cada região. Em São Paulo, por exemplo, serão soltos 5 mil balões pretos em sinal de luto contra o que a categoria considera uma tentativa de prejuízos aos atuais servidores e aos aposentados. Haverá ainda uma assembleia que pode deflagrar greve geral por tempo indeterminado dos médicos do serviço público federal do estado. 

Na Paraíba, os médicos farão uma caminhada e um ato público contra a MP 568. Os profissionais vão percorrer o trajeto entre a sede Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) e a Lagoa. 

No Distrito Federal, durante a paralisação de 24 horas, haverá um ato público em frente ao Hospital Universitário de Brasília (HUB). O ponto de encontro será o estacionamento ao lado do alojamento da residência médica. 

No Rio de Janeiro, está previsto ato público em frente ao Hospital Bom Sucesso, às 10h. No final do dia, às 20h, será feita uma assembleia geral para definir os rumos do movimento. 

No Paraná, além da paralisação, os médicos devem fazer uma assembleia no Hospital de Clínicas. Eles sairão em passeata até a Praça Santos Andrade, onde será realizado um ato público em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. 

Também estão previstas manifestações no Maranhão, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, em Sergipe, no Piauí, na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará, no Pará, no Amazonas, no Acre, em Mato Grosso do Sul e em Pernambuco 

Fonte iG

Selantes dentários protegem o sorriso na infância

 
A resina impede a formação de cáries e preserva o esmalte

Você está procurando uma arma adicional para combater a cárie dentária em seu filho? Pense em selantes dentários. 

Escovar e passar o fio dental cuidadosamente ajuda a remover partículas de alimentos e placa dentária bacteriana ou biofilme dentário das superfícies lisas dos dentes, mas as escovas não conseguem penetrar nas depressões e sulcos para retirar alimentos e placa. Os selantes dentários podem ajudar a proteger essas áreas vulneráveis ao "vedar" e impedir a entrada dos alimentos e a formação da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário. 

O selante dentário é um material plástico geralmente aplicado nas superfícies de mastigação dos dentes posteriores ? pré-molares e molares. Essa resina plástica preenche as depressões e os sulcos das superfícies mastigatórias dos dentes posteriores, e funciona como uma barreira, protegendo o esmalte da placa dentária bacteriana ou biofilme dentário e dos ácidos. 

Num estudo recente publicado no The Journal of the American Dental Association, programas de aplicação de selantes dentários em escolas foram enaltecidos como uma abordagem de saúde pública eficaz na prevenção de doenças dentárias. Mesmo que a escola de seu filho não tenha um programa de aplicação de selantes dentários, você ainda pode lhe proporcionar a aplicação de selantes. Os selantes dentários são facilmente aplicados por seu dentista, que leva poucos minutos para selar cada dente. 

Os dentes que receberão o selante dentário são limpos e, em seguida, as superfícies mastigatórias recebem uma solução ácida que as deixa mais ásperas para facilitar a aderência do selante dentário ao dente. O selante dentário é, então, pincelado no esmalte dentário, onde se liga diretamente ao dente e endurece. 

Enquanto o selante permanecer intacto, a superfície dental estará protegida da cárie. Os selantes dentários suportam bem a força normal da mastigação e geralmente duram vários anos antes que uma reaplicação seja necessária. Nas consultas regulares, seu dentista verificará a condição dos selantes dentários e fará uma nova aplicação quando necessário. 

Fonte Minha Vida

Vença o clima seco e proteja a saúde das doenças respiratórias

 
Casos de pneumonia e gripe crescem 25% quando a umidade do ar está baixa 

As complicações do tempo seco são de tirar o fôlego, literalmente. Os problemas para o sistema respiratório são vários: os casos de pneumonias, gripes, sinusites, alergias e resfriados crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo quando a umidade cai e os índices de poluição, consequentemente, aumentam. Mas, para fugir desse problema e garantir que saúde fique 100%, basta seguir alguns cuidados que deixam seu corpo livre dessas reações chatas. 

Segundo a alergista Marta Guidacci, sangramento nasal, mal-estar, tontura, pele seca, olhos vermelhos, boca seca e lábios rachados são sintomas comuns nessas condições climáticas, o que pode resultar em desmaios e altos níveis de desidratação. "Hidratar o corpo, ingerindo água, sucos naturais, consumir muitas frutas e verduras e evitar fast food é o primeiro passo", afirma. 

A opinião é endossada pelo clínico geral Fernando Nobero, do Hospital Beneficência Portuguesa. A grande ingestão de líquido é ótima para driblar o ar seco, mas outros cuidados também são importantes, como o uso de colírios. 

"Outra dica que garante a saúde e a beleza da sua pele nos dias de baixa umidade do ar é apostar em cremes e umidificantes", explica Marta Guidacci. Para deixar a pele bonita, é preciso lambuzar o corpo com hidratantes e filtros solares, evitar banhos quentes, demorados, uso de sabonetes e buchas, evitar atividades físicas no horário de 10 às 16h, colocar soro fisiológico nas narinas e fazer compressas de água filtrada nos olhos, se eles estiverem irritados. Umidificando bem os ambientes, os sintomas de asma e rinite tendem a diminuir. Isso porque, quanto mais seco o clima, mais ácaros e fungos aparecem, e eles são os principais fatores desencadeantes das alergias. 

Esportes 
A prática de esportes também merece atenção especial no tempo seco. O corpo se cansa mais facilmente, a garganta passa a arranhar e os olhos ficam irritados com facilidade. Mas nada disso é motivo para você fugir das atividades físicas como explica o professor da academia Top Spin & Big Ball, Rafael Ollita. "É recomendado que os exercícios físicos sejam feitos nas primeiras horas da manhã, no final da tarde ou à noite, quando o clima seco não incomoda tanto", diz ele. Além disso, exercícios ao ar livre devem ser realizados em locais que possuam muitas árvores, como parques e praças. Nas pessoas que sofrem com problemas respiratórios, a realização de exercícios físicos no tempo seco provoca o aumento da secreção nas vias respiratórias (inflamação nas vias aéreas), causada pela irritação proveniente de partículas poluentes. 

Natação, hidroginástica , hidro cycle e os demais esportes na água são uma boa alternativa se o ar pesado estiver incomodando. Os exercícios aquáticos são os mais recomendados nesta situação, pois em um ambiente de piscina, a umidade do ar tende a ser maior do que em locais abertos, o que diminui essa constante agressão causada pela poluição ao sistema respiratório. "Tomando alguns cuidados como: aumentar a hidratação, com a ingestão de água ou isotônicos; consumir frutas ricas em água, como melancia e melão, e evitar a prática de exercícios muito intensos ao ar livre em horas quentes, fazem com que não seja necessário suspender a prática de esportes durante o período de pouca umidade e muita poluição", finaliza o professor. 

Fonte R7

China: Garota de seis anos com "síndrome do lobisomem" é abandonada pelos pais

meninalobisomem
60% do corpo dela tem pelos negros

Eles estavam com vergonha da condição da filha, que tem pelos no corpo todo

O pais da pequena Liu Jiangli, de apenas seis anos, a abandonaram porque sentiam vergonha dos pelos negros que cobrem parte de seu corpo — inclusive do pescoço, orelha e braço.

A chinesa sofre de Hipertricose, uma condição rara que faz crescer pelo em várias partes que não teriam, naturalmente, pelo (em uma a cada 1 bilhão de pessoas, em média).

No caso dela, que é de Guiyang, província de Guizhou, em 60% do corpo.

Quando Liu tinha apenas dois anos, sua mãe foi embora de casa. Pouco depois, seu pai a levou para uma enfermaria e nunca mais voltou.

O jornal feito pela enfermaria publicou anúncios, falando para que os pais viessem buscar a filha. Seis meses depois, o avô e um primo apareceram.

A garota não conseguiu fazer amigos ainda, e outras crianças têm medo ou tiram sarro dela, segundo o tabloide inglês The Sun.

Fonte R7

Sexo sem neurose: para namorados e não-namorados

 
Veja dicas de especialista para celebrar a data com prazer e segurança

O Dia dos Namorados é uma data marcada por presentes, carinhos e programinhas a dois. Mas não são só casais que gostam daquele “cobertor de orelha” no dia 12 de junho — solteiros e solteiras acabam estrategicamente se unindo para fugir da solidão. Para namorados e não-namorados, transar é sempre um jeito interessante de celebrar da data. E quando falamos de sexo, a regra é sempre a mesma: proteja-se!
Uma única noite de sexo irresponsável é capaz de trazer consequências para toda a vida. Sendo assim, prevenir é muito mais interessante do que contrair uma doença ou ter um bebê, certo? Para não ser acometido ou acometida pelas terríveis dúvidas do dia seguinte pós-sexo descuidado, leia os conselhos para homens e mulheres dados pela ginecologista e obstetra Bárbara Murayama para um Dia dos Namorados gostoso e tranquilo.

Começando pelo começo: beijo na boca – Fique atento com lesões na boca. Isso pode ser sinal de que a pessoa tem herpes. “ Quando há vesículas (bolhas), é um perigo, pois a herpes está em seu estado latente. Não beije se a pessoa estiver com lesões, pois pode entrar em contato com o vírus.”, explica a doutora. Contrair a herpes, no entanto, depende do organismo de cada um.

Depilação: não exagere! – Os pelos fazem parte da proteção natural do organismo contra infecções, inclusive de bactérias que vem do ânus. Isso vale tanto para mulheres quanto homens. “Pode sim fazer uma depilação mais caprichada, mas apenas em ocasiões especiais. Tudo bem fazer um agrado para o Dia dos Namorados, mas no dia a dia, tire apenas os pelinhos que fogem da marca de biquíni. Os pelos não atrapalham, eles protegem”.

Prelimirares: como se proteger no sexo oral – Contrair doenças é possível nesta modalidade. “Aids, sífilis, gonorreia, herpes, hepatite C, todas as DSTs podem ser contraídas”, explica a Dra. Bárbara. Proteja-se de um jeito gostoso: faça o sexo oral nele com camisinha com sabor. E nela, a especialista recomenda usar papel filme ou um tipo de plástico bem fino vendido em sex-shops. Achou estranho? Melhore usando gel ou óleo com sabor.

Camisinhas: um mundo de possibilidades – Se hoje você reclama das camisinhas, imagine quando elas eram produzidas com tripas de animais? As camisinhas não são vilãs! Elas protegem contra todas as DST’s e impedem gravidez indesejada. E agora são modernas: extra-fina, texturizada, com sabor, versão teen, que brilha no escuro e, claro, a feminina. A Dra. Bárbara explica a vantagem da camisinha para mulheres “Dá uma liberdade maior para a mulher. Ela mesma põe no banheiro e ele nem sabe que está usando”.

Métodos contraceptivos: outro mundo de possibilidades – As pesquisas ainda tentam criar uma pílula masculina para evitar a gestação. Enquanto isso, as mulheres dispõem de várias opções como pílula anticoncepcional, injeção, adesivo, anel vaginal, camisinha ou implante. Se as moças andam muito esquecidas, a doutora dá a dica “Para as adolescentes, prefiro métodos duradouros como injeção e anel vaginal. Recomendo também o implante hormonal, que dá três anos de proteção, sem menstruar e sem TPM”. O valor do implante e aplicação pelo médico gira em torno de mil reais. Calcule o custo benefício.

Depois do sexo: o que fazer? – Xixi! Vá ao banheiro e urine imediatamente após a relação, tanto homens quanto mulheres. Durante a relação sexual, há um troca de bactérias que podem entrar pela uretra. Fazer xixi é como lavar o canal internamente.

Conduta sexual irresponsável: o que é? – Confiar no coito interrompido é quase medieval. Durante a relação, os fluidos liberados pelo pênis podem conter espermatozoides. Um é suficiente para engravidar, “sem contar que ambos ficam tensos e não aproveitam o orgasmo” lembra a médica. Quando se confia na tabelinha, a mulher não aproveita tanto o sexo pois está em um período que não pode engravidar, sem libido. Além disso, tanto no coito interrompido quanto tabelinha, há risco de contrair uma DST. E atenção ao uso frequente da pílula do dia seguinte: “Não é método contraceptivo para usar todo dia, é eventual, uma vez no ano. Usar rotineiramente pode gerar até uma trombose”, completa Dra. Bárbara.

Fonte R7

Cuidados com a Esquistossomose

Brasil deve anunciar vacina contra esquistossomose nesta terça-feira

 

Primeira imunização a ser realizada no País

A primeira vacina contra a esquistossomose deve ser anunciada nesta terça-feira (12), pelo Instituto de Pesquisas Clínicas da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). É a primeira vacina contra a doença.
A esquistossomose é uma doença parasitária, conhecida também como barriga-d'água, associada ao contato com água habitada pelos caramujos hospedeiros do parasita.

Estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas no mundo estejam infectadas.

Em 2010, uma proteína foi patenteada pela Fiocruz, órgão do governo federal — e foi considerada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) a mais promissora para a criação de um imunizante contra a doença. Agora, a vacina deve finalmente sair.

Fonte R7

RS oferece pelo SUS cirurgia para pacientes com Parkinson

 

Investimento será de aproximadamente R$ 835 mil para importar materiais

O Rio Grande do Sul oferece, de forma inédita pelo SUS, uma cirurgia para implante de estimulador cerebral profundo em pacientes com a doença de Parkinson. O investimento será de aproximadamente R$ 835 mil como complementação para a importação dos materiais.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde do RS, ao longo de um ano, serão atendidos 20 pacientes pelo Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do HCPA (Hospital de Clínicas de Porto Alegre).

Reservada para casos específicos, a estimulação cerebral profunda é para diminuir complicações motoras, decorrentes tanto da evolução da doença quanto do uso crônico de medicamentos. Por meio do implante de um marca-passo e eletrodos no cérebro, que podem controlar as regiões que ocasionam os sintomas, a técnica traz um alívio dos sintomas a partir de estimulação elétrica de alta frequência.
Fonte R7

Humor: Caos na saúde

Prefeitura de Paranaguá (PR) abre processo seletivo

Foram lançados através da organizadora Fauel os quatro editais de processo seletivo da prefeitura municipal de Paranaguá, Estado do Paraná, que dispõe de 10 vagas efetivas e mais cadastro de reserva. Os editais 01/2012, 02/2012, 03/202 e 04/2012 destinam-se a candidatos de níveis fundamental, médio e superior.
As oportunidades disponíveis são para Médico clínico emergência (10 vagas), Auxiliar de Gestão - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Assistente de Gestão - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Técnico de Apoio em Informática - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Farmacêutico Auxiliar - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Auxiliar de Serviços Gerais - Farmácia Popular (cadastro de reserva), Coordenador Geral do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Assistente Pedagógico do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Assistente Administrativo do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Educador de Língua Portuguesa (cadastro de reserva), Educador de Língua Inglesa (cadastro de reserva), Educador de Ciências Humanas(cadastro de reserva), Educador de Matemática (cadastro de reserva), Educador de Ciências da Natureza (cadastro de reserva), Educador de Participação Cidadã (cadastro de reserva), Educador de Qualificação Profissional - Arco Educacional  Turismo e Hospitalidade (cadastro de reserva), Educador de Monitoramento e Acolhimento dos Jovens (cadastro de reserva), Interprete de Libras do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Merendeira do PROJOVEM URBANO (cadastro de reserva), Agente Comunitário de Saúde (cadastro de reserva), Técnico de Enfermagem ESF (cadastro de reserva), Enfermeiro ESF (cadastro de reserva), Médico ESF (cadastro de reserva) e Supervisor ESF (cadastro de reserva).
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de junho de 2012 através do endereço eletrônico da organizadora (www.fauel.org.br). Nesta página, o candidato encontrará um link que direcionará ao formulário que permite efetuar a inscrição, cuja taxa varia de R$ 30,00 a R$ 100,00.
A seleção para tais cargos dar-se-á por intermédio de prova objetiva eliminatória e classificatória. As informações quanto à data, o horário e o local serão divulgadas através do site da organizadora ou da Prefeitura (www.paranagua.pr.gov.br).
A validade deste processo seletivo será de 12 meses, podendo sofrer prorrogação por igual período e uma única vez.
SOBRE PARANAGUÁ:
Considerada a cidade mais antiga do Estado do Paraná, Paranaguá está situada na mesorregião metropolitana de Curitiba. Conhecida como "Berço da civilização Paranaense" e também como "Mãe do Paraná" Paranaguá possui atualmente, segundo dados do IBGE, cerca de 140 469 habitantes. Dista 91 km até a capital Curitiba. A economia baseia-se nos transportes e comunicações, que acabam se tornando as atividades econômicas principais. Isso ocorre devido à localização geográfica no referido município do Porto de Paranaguá que exporta culturas como café do interior do estado. Todavia, destaca-se ainda a Agricultura, a produção do pescado e até mesmo a indústria.

Concurso IFSP 2012

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP publicou edital (nº. 146, de 31 de maio de 2012) para realização de concurso público destinado ao provimento de 292 vagas na carreira técnica-administrativa. As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.989,33.
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente de Alunos, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração, Assistente em Administração, Técnico de Laboratório nas áreas de Edificações, Alimentos, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação, Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Bibliotecário-Documentalista, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo, Revisor de Textos e Técnico em Assuntos Educacionais.
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 12 a 20 de julho de 2012 até as 19h, por meio da Internet, no  endereço eletrônico: www.ifsp.edu.br. Após esse período o sistema, automaticamente, não permitirá inscrições. Não serão realizadas inscrições nas dependências do IFSP.
Taxas
classe C-I, nível 1 - R$ 50,00;
classe D-I, nível 1 - R$ 60,00;
classe E-I, nível 1 - R$ 95,00.
Provas e Validade
O concurso constará de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, prevista para ser aplicada no dia 16 de setembro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência.
O certame terá validade de 24 meses, prorrogável por igual período, de acordo com a conveniência e a necessidade do IFSP, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Porto de Moz - PA

A Prefeitura de Porto de Moz, Estado do Pará, através do Instituto de Desenvolvimento Social Ágata, publicou edital N° 001/2012 de concurso publico destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo em cargos dos níveis Alfabetizado, Fundamental, Médio e Superior. Serão preenchidas 716 vagas imediatas, com vencimentos que variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00.
Cargos
As chances são para os cargos de Ajudante de Serviços Hidráulicos, Auxiliar de Carpintaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância, Gari, Motorista de Lancha, Motorista Fluvial, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Almoxarifado, Motorista I (categoria B), Motorista II (categoria B), Operador de Máquinas Leves (categoria B), Agente Administrativo, Agente Técnico de Enfermagem, Agente Técnico de Vigilância Sanitária, Agente Técnico em Agropecuária, Agente Técnico em Piscicultura, Cadista, Fiscal de Tributos, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet no período de 12 de junho a 20 de julho de 2012, no endereço eletrônico: http://www.institutoagata.com.br, mediante o pagamento de taxas que variam de R$ 35,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.
A inscrição via presencial ocorrerá no período de 12 de junho a 31 de julho de 2012, na Casa de Cultura, Rua da República s/n - Bairro: Centro - Porto de Moz/PA, no horário de 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, no Município de Porto de Moz/PA, com duração total de 03 horas, divididas entre os turnos da manhã e da tarde.  O gabarito será publicado na data prevista de 21 de outubro de 2012.

Edital / Publicações

Prefeitura de Castelo do Piauí (PI) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Castelo do Piauí, Estado do Piauí, publicou edital N° 003/2012 de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos temporários na Administração Municipal. O certame será realizado pela empresa Gabriel & Gabriel, Consultoria e Projetos Ltda.
Há 18 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.050,00 em carga horária de 30 e 40h semanais. Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado  ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Médico - ESF, Psicólogo, Bioquímico, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Recepcionista de programas temporários, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de junho de 2012, somente de forma presencial, das 8h às 17h na sede do CRAS II , Rua Joaquim Távora, 671 – Centro - Castelo do Piauí. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de níveis fundamental e médio e de R$ 50,00 para nível superior.

Provas e Validade
A prova será realizada provavelmente no dia 17 de junho de 2012 na cidade de Castelo do Piauí. A prova terá duração de 2h e 30 min, a contar do horário de seu início previsto para as 9h, encerrando-se às 11h 30 min. O certame terá validade de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades da administração pública por igual período.

Prefeitura de Camaragibe - PE abre processo seletivo

A Prefeitura de Camaragibe, Estado do Pernambuco, lançou os editais n° 012, 013, 014 e 015/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 14 vagas aos cargos de Médico do Trabalho, Motociclista, Nutricionista Para NASF, Cirurgião Dentista, Auxiliar em Saúde Bucal e Téncico em Prótese Dentária, para atender às necessidades da Secretaria de Saúde do Município. Do total de vagas, 10% são reservadas a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Há oportunidades de trabalho para os candidatos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 4.224,20 por carga horária de 20 e 40h semanais.
Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 13 e 14 de junho de 2012, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde, na sede da Prefeitura Municipal, sala 22, das 08 h – 11h30min  e das 13 h – 16h30min, não sendo cobrada taxa de inscrição.
A publicação da seleção de Currículos e divulgação dos locais da Avaliação Oral será no dia 15 de junho de 2012, no Mural da Prefeitura e site www.camaragibe.pe.gov.br, a partir das 14 h.
O resultado final será publicado na data prevista de 29 de junho de 2012, a partir das 14h. A seleção terá validade por um período de 12 meses.

Prefeitura de Sorriso - MT abre processo seletivo

A Prefeitura de Sorriso, Estado de Mato Grosso, abriu inscrições para o processo seletivo N° 001/2012, destinado ao provimento de 67 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias, ambos de nível fundamental, com salários variados de R$ 966,20 e R$ 1.182,18 por carga horária de 40h semanais.
As inscrições serão recebidas até o dia 14 de junho de 2012, das 08:00h às 16:00h, no Saguão da Prefeitura Municipal, na Avenida Porto Alegre, 2525 - Centro - Sorriso - MT.

A prova objetiva será aplicada na data prevista de 24 de junho de 2012, das 08:00h às 12:00h, na Escola Municipal Professora Ivete Lourdes Arenhardt, na Av. Brasil, 855 - Centro - Sorriso - MT.

O Edital completo encontra-se disponível no Mural da Unidade Gestora e nos sites: www.sorriso.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt.

Concurso Hospital Regional de Assis

Através do Diário Oficial do Estado de São Paulo, foram lançados os editais de nº 063/2012 064/2012 e 065/2012, que dispõem sobre a abertura de concurso público para provimento de vagas no quadro de profissionais do Hospital Regional de Assis, em São Paulo. As vagas são para os cargos de Técnico de Laboratório, Agente de Saúde e Técnico de Radiologia, totalizando 06 vagas, sendo Médio/Técnico o nível de escolaridade exigido.
Segundo consta em edital, a remuneração para os referidos cargos é a seguinte:
Técnico de Laboratório: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo no valor de R$ 287,00.
Agente de saúde: R$ 731,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 247,00.
Técnico de Radiologia: R$ 832,00 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de R$ 288,00.
Inscrições 
Os interessados em alguma destas vagas precisam efetuar a inscrição até o dia 22 de junho de 2012 presencialmente no Hospital Regional de Assis, situado à Praça Dr. Symphronio Alves dos Santos, s/nº. Assis-SP. A taxa de inscrição será de R$ 40,57.
Provas
Este concurso terá como forma de classificação e eliminação a aplicação de Prova de Conhecimentos Gerais e Específicos com questões de múltipla escolha. O edital estabelece que a prova ocorrerá na cidade de Assis, Estado de São Paulo, na provável data de 29 de julho de 2012. Os inscritos serão convocados através de edital de convocação a ser publicado também no Diário Oficial do Estado de São Paulo (www.imprensaoficial.com.br).
Este concurso terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez.
Conheça um Pouco do Hospital Regional de Assis
O Hospital Regional de Assis surgiu de uma necessidade específica para combater ou suprir o déficit de leitos hospitalares na respectiva cidade de Assis. No ano de 1972 o Rotary Club, Mitra Diocesana e outros segmentos filantrópicos dão início à construção do hospital para a cidade de Assis denominado Hospital Distrital de Assis.
O hospital com 75% das obras prontas foi repassado ao governo do Estado de São Paulo em 1988. Aberto desde 1991 este Hospital foi considerado em 2012 como o nonagésimo melhor Hospital do Estado de São Paulo, segundo avaliação feita pelo Sistema Único de Saúde que efetuou uma pesquisa, segundo consta no site oficial do Hospital, onde ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exames em 630 estabelecimentos conveniados.

Concurso Prefeitura de Ocauçu - SP

A Prefeitura de Ocauçu, Estado de São Paulo, através do Instituto Indec, publicou os editais de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 16 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 4.500,00 em carga horária de 08 a 40h semanais.
Cargos do Concurso Público
Pedreiro, Serviços Gerais, Escriturário, Monitor, Oficial Administrativo, Operador de Computador, Bibliotecário, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Veterinário, Psicólogo e Professor de Educação Artística PEB II.
Cargos do Processo Seletivo
Agente comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Médico Ginecologista e Médico.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 17 de junho de 2012, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 60,00 para nível superior.
Provas e Validade
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Ocauçu, provavelmente, às 13h00min do dia 24 de junho de 2012 em local a ser divulgado no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br.
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contados da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por até igual período.
Editais

Prefeitura de Guaramirim (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Guaramirim, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde lançou edital Nº. 007/2012 para realização de processo seletivo. Esta seleção visa o preenchimento de 08 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração de até R$ 4.459,03.

Cargos

Auxiliar de Higiene Bucal, Médico Clínico Geral e Médico Pediatra

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 08h00min às 12h00min e das 13h00 min às 16h00min do dia 12 de junho ao dia 11 de julho de 2012, pessoalmente ou por procuração, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Henrique Friedmann nº. 415 – Centro, Guaramirim/SC, serão gratuitas e estão condicionadas à entrega da documentação comprobatória.

Prova

A prova objetiva está prevista para 15 de julho de 2012, com início às 08h30min e terá duração de 03h30min, na Secretaria Municipal de Saúde, situada a Rua: Henrique Friedemann, 415 - Centro, Guaramirim/SC.
O gabarito preliminar será divulgado no site www.guaramirim.sc.gov.br, a partir das 16 horas.

Validade

O processo seletivo será válido por 01 ano, a partir de sua homologação, prorrogável por igual período, por conveniência da Administração, devendo ser respeitada sua ordem, para todas as contratações que tenham de ser efetivadas durante sua vigência.

Edital / Publicações

Concurso HC Ribeirão Preto - SP

Conhecido como um dos maiores centros de saúde do Estado de São Paulo o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, está com vagas abertas para preenchimento de cargos vagos em seu quadro de servidores. Os editais lançados e divulgados no Diário Oficial do Estado de São Paulo destinam-se a contratação de Técnico Especializado em Informática Biomédica e Agente Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo). Para cada uma destas funções será disponibilizada uma vaga para candidatos que possuam curso superior nas respectivas áreas de atuação.
Os vencimentos para o cargo de Técnico Especializado em Informática Biomédica será de R$ 3.976,81 mais benefícios. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.
Para o cargo de Técnico Assistente à Saúde (Fonoaudiólogo) a remuneração inicial será de R$ 1.186,00, acrescido de prêmio incentivo no valor de R$ 800,00 o que totaliza R$ 1.986,00. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais.
Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15 de junho de 2012 através do endereço eletrônico: www.hcrp.usp.br. A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para ambos os cargos.
Provas e Seleção:
Os candidatos ao cargo de Técnico Especializado em Informática Biomédica deverão ser submetidos a três fases no processo de seleção. Na primeira haverá prova teórica de caráter eliminatório. Na segunda fase prestarão prova prática de caráter classificatório e na última fase haverá a avaliação de currículos. A convocação para as provas será editada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em data oportuna.
  Para o cargo de Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo) o processo de eliminação e classificação será através da aplicação de provas de Conhecimentos Específicos e Avaliação de Currículo. A convocação para as provas ocorrerá por intermédio do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Validade:
A validade do processo seletivo para o cargo de Técnico Especializado em Informática Biomédica será de 12 meses. Para o concurso público no cargo de Técnico de Assistência à Saúde (Fonoaudiólogo) será de 2 anos. Ambos editais poderão sofrer prorrogação, por igual período a que se refere à validade de cada um e uma única vez.
SOBRE O HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE RIBEIRÃO PRETO:
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, São Paulo, inicia seus trabalhos em 1956 regidos pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e tem como marco inicial de suas atividades o dia 30 de julho. A primeira cirurgia, segundo informações do site oficial, ocorreu naquele mesmo ano em 06 de agosto.
Em 2005 a entidade deu um grande avanço quando pela primeira vez a equipe do Professor Júlio Voltarelli conseguiu realizar o transplante de células tronco no Brasil especificamente para o tratamento de Esclerose Lateral Amiotrófica.

Prefeitura de Novo São Joaquim (MT) abre processo seletivo

Aberto o Concurso Nº 001/2012  para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Novo São Joaquim, Estado do Mato Grosso. O certame é destinado ao preenchimento de 23 vagas de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde. O salário oferecido é de até R$ 622,00, com carga horária de 40 horas semanais.
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
Os candidatos deverão se inscrever, gratuitamente, no Prédio da Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua 03, Quadra 08, lote 50, casa 11, Jardim Alto da Colina, Novo São Joaquim-MT, das 13hs00min as 17hs00min, de 11 a 20 de junho de 2012.
A prova objetiva será realizada na data provável de 24 de junho de 2012, às 08:00 horas, na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Soto, situada na Rua Tiradentes, Nº. 230, Jardim Boa Esperança, Novo São Joaquim – MT.
O gabarito preliminar será publicado no site www.prefeituranovosaojoaquim.com.br e afixado no mural da Prefeitura Municipal de Novo São Joaquim-MT até o dia 25 de junho de 2012.
O processo seletivo terá validade de 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Três Palmeiras - RS

O município de Três Palmeiras, no Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 02 vagas para o cargo de médico do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. O salário é de R$ 6.665,05 por carga horária de 40h semanais.
Cinco por cento do  número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 29 de junho de 2012, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, na Prefeitura Municipal, sito na Praça 12 de maio, nº 763, Três Palmeiras/RS. A taxa será de R$ 100,00.
A prova escrita será aplicada provavelmente em 28 de julho de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 12 de julho de 2012.
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Três Palmeiras.

Edital / Publicações

Prefeitura de Mutuípe - BA divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Mutuípe, Estado da Bahia, publicou edital N° 007/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 109 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 3.929,31, em carga horária de 20 e 40h semanais. O certame será realizado através da empresa Concepção Consultoria Técnica Especializada Ltda.
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista (Odontólogo), Engenheiro Ambiental, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Professor N I  e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 13 a 20 de junho de 2012 via Internet, no site www.concepcaoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 40,00 e R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas e Validade
A aplicação das provas será no Município de Mutuípe - BA, em data a ser divulgada a partir do dia 28 de junho de 2012. O Edital de Convocação para a aplicação das provas, contendo data, local e horário, será publicado nos sites: www.concepcaoconcursos.com.br e www.mutuipe.ba.io.org.br.
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da respectiva homologação, podendo este prazo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

SES - PE abre 179 vagas de estágio

A Secretaria Estadual de Saúde, Estado de Pernambuco, através do IBFC – Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo para estágio curricular não obrigatório para alunos do 7° ao 10º período do curso de medicina, que contará com 179 vagas na área de emergência e na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgão de Pernambuco (CIHDOTT). A bolsa mensal será de R$ 333,24, mais auxílio transporte.
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, até o dia 24 de junho de 2012, no site www.ibfc.org.br.
A aplicação da prova objetiva está prevista para 01 de julho de 2012, podendo ser alterada por critério do IBFC e anuência da Secretaria Estadual de Saúde - PE. Os locais e o horário de realização da prova objetiva serão publicados na internet no endereço eletrônico www.ibfc.org.br, na data provável de 27 de junho de 2012. O gabarito das provas objetivas será divulgado, em até 24 horas após a aplicação da mesma.

Prefeitura de Jaciara (MT) abre processo seletivo

Foi divulgado edital Nº. 02/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Jaciara, Estado de Mato Grosso. A seleção visa preencher 02 vagas mais cadastro reserva de nível médio para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 545,00 e carga horária de 40 horas semanais.
Inscrição
Os candidatos deverão se inscrever até o dia 15 de junho de 2012, das 08h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min, nas Unidades de Saúde da Família referente à área especifica, sendo: PSF 01 - situado à Rua Jaciporã, s/n - Bairro Santo Antônio; PSF 04 - localizado na Rua Guaranis, s/n - São Sebastião e no PSF 07 - situado na Avenida Pajé s/nº - Bairro Santa Rita.
Prova
O processo seletivo será constituído de Prova objetiva, curso introdutório, avaliação médica e e avaliação psicológica.
A prova objetiva será realizada no município de Jaciara, provavelmente, às 08h00min do dia 24 de junho de 2012 e terá duração máxima de 02h30min e mínima de 01h00min, em local a ser divulgado, através de edital complementar.
O gabarito será divulgado no dia seguinte a realização da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Saúde, no site www.jaciara.mt.gov.br e no Paço Municipal.
O candidato aprovado na prova objetiva, deverá participar do Curso Introdutório de formação inicial e continuada, que regulamenta as atividades de Agente Comunitário de Saúde.
A avaliação médica é parte integrante do processo seletivo, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.
A avaliação psicológica será aplicada ao candidato quando da sua convocação, em local, data e horário de realização a serem divulgados por meio de edital, publicado no Órgão Oficial do Município, e afixado em mural na Prefeitura de Jaciara.
Validade
O prazo de validade do presente processo seletivo é de 12 meses, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogados por igual período.

SES - PE abre inscrições para contratação de médicos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), Estado de Pernambuco, abre seleção pública simplificada para a contratação temporária de cinco médicos intensivistas de adulto para atuar nos hospitais Regional do Agreste, em Caruaru, e Dom Moura, em Garanhuns. O salário é de R$ 3.668,94 para médicos diaristas e R$ 5.995 para plantonistas.
Do total de vagas, por função ofertadas neste edital, 3% (três por cento) ou o mínimo de 01 (uma) serão reservadas para pessoas com deficiência.
A jornada de trabalho para médico plantonista será de um plantão de 24 horas semanais ou dois plantões de 12 horas semanais; para médicos diaristas, será de 4 horas diárias/20 horas semanais.
As inscrições devem ser realizadas, até 21 de junho de 2012, presencialmente ou via sedex, com aviso de recebimento (AR), encaminhado à Diretoria Geral de Gestão do Trabalho, situada na Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519 Bongi – Recife/PE CEP-50.751-530.
A seleção será feita por meio de uma única etapa, a avaliação curricular. É necessário entregar RG, CPF, diploma ou certificado de conclusão do curso de Medicina, carteira do Conselho Regional de Medicina e comprovante de residência.
O resultado final da seleção será divulgado no Diário Oficial do Estado e na Internet através do endereço eletrônico www.saude.pe.gov.br, sendo de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar comunicados, convocações e o resultado final da seleção.

O processo seletivo tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Riscos alimentares aumentam com crise financeira, alertam britânicos

 

Para economizar, consumidores guardam alimentos por mais tempo, o que amplia riscos

A Agência de Padrões Alimentares da Grã-Bretanha constatou por meio de uma pesquisa que as pessoas estão assumindo riscos alimentares maiores conforme a situação financeira piora. Segundo o estudo, o hábito guardar os alimentos por mais tempo para economizar dinheiro tornou-se comum, embora seja uma prática perigosa. 

De acordo com o levantamento, dos 2 mil britânicos entrevistados mais da metade tem tentado não jogar sobras no lixo. As datas de validade não estão sendo respeitadas e alguns alimentos têm sido mantidos por tempo demais na geladeira. No verão, essas ações são ainda mais arriscadas, porque as altas temperaturas fazem com que os germes responsáveis por contaminações se multipliquem em maior velocidade.

Bob Martin, especialista de segurança alimentar da agência, diz que aproveitar sobras não é uma prática condenável, mas requer cuidados. "Usar o que sobrou é uma boa maneira de evitar o desperdício. Mas se não tivermos cuidados, há um alto risco alimentar caso a comida não seja guardada corretamente", alerta.

Segundo a agência, um terço dos entrevistados se baseava no cheiro e no aspecto da comida para checar se estava apta ao consumo em vez de considerar o tempo pelo qual foi armazenada. "É tentador apenas cheirar para ver se o alimento ainda está com, mas bactérias como a da E.coli e da salmonela não fazem a comida cheirar mal. O odor pode estar bom, mas o alimento não necessariamente deve ser consumido", avisa Martin.

A agência recomenda que sobras devam ser armazenadas na geladeira assim que possível e então consumidas em no máximo dois dias. É recomendável que os alimentos que sobraram também sejam consumidos quentes.

Fonte Estadão

Pré-diabetes deve ser combatida de forma 'antecipada e agressiva'

 

Estudo americano sugere que exerícios e hábitos alimentares podem reduzir casos da doença

Medidas "antecipadas e agressivas" aplicadas em pessoas propensas a desenvolver diabetes tipo 2 podem reduzir a incidência da doença, afirma um estudo americano publicado na revista Lancet. A pesquisa mostra que essas iniciativas fizeram com que os níveis de açúcar fossem normalizados em mais da metade dos casos que caminhavam para o desenvolvimento da doença. 

As pessoas com "pré-diabetes" têm níveis de açúcar acima do normal, mas ainda não podem ser consideradas pacientes da doença. Nesses casos, que muitas vezes ficam sem diagnóstico, há um alto risco também de derrame cerebral ou de enfarte.

Ações como redução de peso e mais exercícios podem reverter essas condições, de acordo com o estudo do Grupo de Pesquisa para a Prevenção da Diabetes dos Estados Unidos. Os pesquisadores tentaram determinar quais são as medidas efetivas no tratamento de prevenção da diabetes 2.

O objeto do estudo foram quase 2 mil pessoas com pré-diabetes, sendo que algumas estavam passando por tratamento - que inclui mudanças de rotina e remédios - e outras não. Durante os seis anos que a pesquisa durou, os que conseguiram reduzir seus níveis de açúcar, mesmo que por um curto período de tempo, tiveram 56% menos chances de desenvolver a doença.

Leigh Perreault, da Universidade do Colorado e um dos líderes do estudo, afirma que as conclusões clínicas são importantes. "A análise atrai a atenção para a redução de riscos a longo prazo quando alguém com pré-diabetes retoma a regulação normal de glucose", analisa.

Para Natalia Yabukovich, da Universidade McMastar, do Canadá, o estudo sugere claramente que "retomar níveis normais de glucose tem uma grande relevância clínica". "A identificação do regresso da regulação de glucose pode ser uma maneira importante para alertar os pacientes se têm ou não propensão à doença", disse. Segundo ela, tal procedimento é fundamental para orientá-los quanto aos cuidados que devem ter.

Fonte Estadão

 

Médicos protestam contra MP que pode cortar salário de servidores federais

 
Médicos que trabalham no serviço público federal em São Paulo decidem hoje se entram em greve, em protesto contra artigos da Medida Provisória n.º 568. Segundo entidades médicas, o texto pode reduzir em até 50% os vencimentos de cerca de 50 mil médicos em hospitais federais e universitários. 

Além da discussão da greve, profissionais organizam na manhã de hoje protestos em várias partes do País. Em São Paulo, ele terá início às 9 horas, em frente da Universidade Federal de São Paulo. Participam o Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremesp), a Associação Paulista de Medicina (APM), o Sindicato dos Médicos (Simesp) e a Academia de Medicina de São Paulo.

A MP, que trata de plano de carreira para servidores, prevê jornada de trabalho de 40 horas semanais para médicos da rede federal. Atualmente, a jornada básica é de 20 horas, mas com possibilidade de os profissionais dobrarem o horário - e o salário. 

Fonte Estadão

SP quer vacinar 2,8 mi de crianças contra paralisia neste sábado

São Paulo quer vacinar 2,8 milhões de crianças contra a paralisia infantil no sábado

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo que vacinar 2,84 milhões de crianças contra a paralisia infantil no próximo sábado (16). O número corresponde à meta de cobertura de 95% dos 2,99 milhões de paulistas menores cinco anos de idade, público-alvo da campanha de vacinação. 

A vacinação vai ocorrer das 8h às 17h em 14 mil postos de saúde, fixos e volantes, abertos para aplicar as duas gotas da vacina Sabin, que protege contra a pólio, mais conhecida por paralisia infantil. 

"A vacina é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. Por isso é importante que pais e responsáveis levem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde no próximo sábado. São duas gotas que podem salvar vidas", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria. 

Para a campanha deste ano serão mobilizados, em parceria com as prefeituras, 51 mil profissionais de saúde, além de 4.100 mil veículos, 77 ônibus e sete barcos. Além da vacina contra a poliomielite, as doses que estejam em atraso na caderneta da criança serão atualizadas. 

Na capital as salas de vacina das rodoviárias do Tietê e da Barra Funda estarão abertas até as 20h. O Instituto Pasteur, na avenida Paulista não participa da campanha deste ano devido a reforma em sua sala de vacinação. 

São Paulo não registra casos de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas. 

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. 

Fonte Folhaonline

Conselho estabelece suspensão do médico por doença incapacitante

 
O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou, nesta segunda-feira, uma resolução que torna possível a interdição cautelar do médico que apresente doença incapacitante, entendida como transtornos psiquiátricos, vício em drogas, esclerose múltipla, entre outras situações. 

A ideia é que, durante um processo para apurar uma denúncia de que a condição de saúde do médico coloca em risco a vida dos pacientes, os conselhos regionais de medicina possam fazer o afastamento cautelar do profissional. 

Segundo o CFM, até então, esses casos eram apurados por procedimento interno que não previa a possibilidade de afastamento cautelar. 

Fonte Folhaonline

Nos EUA, escritório com homens tem mais bactérias que com mulheres

 
Um estudo publicado no periódico "PLoS One" indica que há mais bactérias em escritórios utilizados por homens. A variação é de 10% a 20% maior que os ambientes com mulheres. 

A amostragem foi feita em 90 escritórios de três cidades dos Estados Unidos (São Francisco, Nova York e Tucson, no Arizona), considerando cinco tipos de superfícies: cadeira, mesa, telefone, mouse e teclado. 

O microbiólogo enfatiza que as descobertas não são motivo para alarme, mas apenas uma breve observação do ambiente em que a maioria de nós vive diariamente. 

"Pode ser que os homens sejam apenas maiores (eles têm bocas maiores e superfície mais extensa), mas também pode ser que sejam menos higiênicos", disse Scott Kelley, um dos autores do estudo e microbiólogo da Universidade Estadual de San Diego. 

Ao sequenciar um gene que tem a mesma função em todas as bactérias, os pesquisadores também observaram que a diversidade desses microrganismos parece ser a mesma nas três cidades e nos escritórios frequentados por ambos os sexos. "Ela era bastante uniforme em todas as amostras", afirmou Kelley. 

Como a maioria das bactérias é originária do solo e da boca e pele de seres humanos, "é muito provável que as pessoas estejam constantemente abrigando essas bactérias nesses ambientes; elas são a principal origem desses organismos", diz Kelley. 

Fonte Folhaonline

Quem dorme menos ingere mais 'junk food', indica estudo

 
Uma nova pesquisa sugere que comidas não saudáveis, como doces e salgadinhos, atraem mais a atenção das pessoas que dormem menos do que o recomendado. 

Para chegar a essa conclusão, cientistas examinaram áreas do cérebro que eram ativadas quando os voluntários olhavam para comida saudável e não saudável. 

O estudo descobriu que, ao ver "junk food", o grupo que dormia menos tinha ativados seus centros cerebrais ligados à sensação de recompensa. 

A pesquisadora Marie Pierre St-Onge, do Hospital Central St. Luke's Roosevelt e professora assistente do Instituto de Nutrição Humana da Universidade Columbia, em Nova York (EUA), liderou os trabalhos. 

Um coletivo formado por 25 adultos considerados saudáveis, entre homens e mulheres, tiveram cinco noites de sono restringido (de quatro horas apenas) e uma de descanso (com nove horas de descanso), além de de se submeterem à medição das alterações cerebrais por um equipamento de ressonância magnética. 

O resultado é que apenas os que tiveram poucas horas de sono tinham a atenção voltada para as opções não saudáveis de alimentos. O processo, porém, se mostrou reversível. 

Após uma noite de sono completo, as mesmas pessoas não apresentaram a ativação cerebral típica registrada anteriormente ao ver "junk food" na frente delas. 

"Isso é especialmente importante se você está tentando perder peso", disse a pesquisadora, "porque você pode estar escolhendo as comidas erradas somente pelo fato de não ter dormido bem". 

Fonte Folhaonline

Superbactéria de gonorreia se espalha pela Europa

As cepas de uma superbactéria de gonorreia foram responsáveis por quase um em cada dez casos da doença sexualmente transmissível em 2010, mais do que o dobro da taxa do ano anterior, disseram autoridades sanitárias nesta segunda-feira (11). 
 
As cepas resistentes a drogas também estão se espalhando pelo continente, advertiram as autoridades. Elas foram encontradas em 17 países europeus em 2010, sete a mais do que no ano anterior. 

A gonorreia foi a segunda DST (doença sexualmente transmissível) mais comum na Europa em 2010, com mais de 32 mil infecções, indicaram dados do ECDC (Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, na sigla em inglês), com sede em Estocolmo. 

Embora a clamídia seja a DST mais registrada, com mais de 345 mil casos, o diretor do ECDC ressaltou que a gonorreia apresenta uma "situação crítica". 

Marc Sprenger afirmou que o aumento dos casos de cepas de superbactérias indica que há o risco de a gonorreia se tornar uma doença sem tratamento no futuro próximo. 

A proporção de casos de gonorreia com resistência ao antibiótico recomendado para tratar a doença, a cefixima, subiu de 4% em 2009 para 9% em 2010. 

O relatório do ECDC segue-se à advertência da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que as formas intratáveis da gonorreia resistente a drogas estão se disseminando pelo mundo. 

A gonorreia é uma infecção bacteriana que, se deixada sem tratamento, pode provocar doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica, morte fetal, infecções oculares graves em bebês e infertilidade em homens e mulheres. 

Ela é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns do mundo e é mais prevalente no sul e sudeste asiático e na Ásia Subsaariana. 

Apenas nos Estados Unidos estima-se que o número de casos por ano seja de cerca de 700 mil, de acordo com o CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças). 

O surgimento da gonorreia resistente a drogas é causado pelo acesso não regulamentado e pelo uso excessivo de antibióticos, que ajuda a alimentar mutações genéticas da bactéria. 

"Especialistas em saúde pública e médicos devem estar cientes da situação crítica atual e ficar vigilantes para fracassos do tratamento", disse Sprenger em um comunicado. 

Os especialistas afirmam que a melhor maneira de reduzir o risco de desenvolver uma resistência ainda maior --além da necessidade urgente de desenvolver drogas novas --é diagnosticar a doença de forma precisa e rápida e tratá-la com combinações de dois ou mais tipos de antibióticos ao mesmo tempo. 

Fonte Folhaonline

Concurso Prefeitura de Formigueiro (RS)

Foi divulgado pelo site da organizadora de Concursos Inova Consultoria, o edital sob nº 002/2012 que dá regimento ao Concurso Público da Prefeitura do município de Formigueiro, Estado do Rio Grande do Sul. O concurso objetiva o preenchimento de 25 vagas em aberto no quadro de servidores municipais de Formigueiro. As vagas alcançam candidatos de níveis de escolaridade fundamental, médio e superior.
Os contratos serão no regime estatutário e os valores salariais oscilam entre as cifras de R$ 326,90 a R$ 5.921,28. A jornada de trabalho varia de 20 a 40 horas.
Cargos:
Assistente Social, Engenheiro Civil, Odontólogo do PSF, Médico Clinico Geral, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista, Motorista, Operador de Máquinas, Técnico em Enfermagem, Tesoureiro, Zelador de Cemitério Municipal, Professor de Educação Especial, Professor de Séries Iniciais, Professor de Geografia, Professor de Ciências, Professor de Inglês, Professor de Filosofia, Professor de Educação Artística, Professor de Matemática, Professor de Português, Operário, Analista de Sistemas, Educador Físico.
Inscrições:
Para participar deste concurso será necessário inscrever-se por intermédio do endereço eletrônico: www.inovaconsultorias.com.br até o dia 25 de junho de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 30,00 para candidatos de nível fundamental, de R$ 80,00 para candidatos de nível Médio e de R$ 120,00 para nível superior.
Provas:
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório com questões de múltipla escolha a se realizarem na provável data de 15 de Julho de 2012, das 09:00 às 12:00, em locais a serem divulgados posteriormente no site da empresa realizadora do concurso e no mural da Prefeitura Municipal de Formigueiro.
Haverá ainda prova prática, para os cargos que exigirem, que será realizada no mesmo dia da prova escrita. Após o candidato finalizar a prova objetiva, terá que deslocar-se até o Parque de Máquinas da Prefeitura Municipal de Formigueiro, situado a Avenida João Isidoro, onde fará demonstração de habilidades práticas junto a veículos, máquinas e equipamentos, quando se procederá entre os candidatos presentes, por sorteio, a ordem de início do teste prático.
Gabarito:
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no dia 16 de julho de 2012 a partir das 17 horas. Os candidatos poderão consultar no site da organizadora no seguinte endereço eletrônico: www.inovaconsultorias.com.br.
Validade:
Este concurso do município de Formigueiro, Rio Grande do Sul, terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.
SAIBA MAIS SOBRE FORMIGUEIRO - RS:
Também conhecido como "Terra Fofa" segundo informações do Wikipédia, o município de Formigueiro, está localizado na microrregião da Restinga Seca, Estado do Rio Grande do Sul. Sua população é de 7. 014 habitantes, segundo dados do IBGE, e sua distância até a capital é de 293 Km. A economia deste município baseia-se na agropecuária, principalmente na cultura de arroz. O setor industrial não é muito voltado para produtos que não sejam culturas da região, prova disso é que o produto industrializado mais conhecido é a farinha de mandioca Tio Faustino. A água ardente é outro produto que é bastante produzido neste município.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itambé - PR

A Prefeitura do município de Itambé, Estado do Paraná, divulgou dois editais de concurso público para provimento de duas vagas em seu quadro de servidores. As vagas destinam-se aos cargos de Técnico em Enfermagem e Médico da Família. Os vencimentos iniciais são de R$ 716,51, para Técnico em Enfermagem e R$ 8.767,56 para Médico da Família.
Inscrições:
As inscrições estarão abertas até o dia 20 de junho de 2012 diretamente na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Itambé, situado à Praça Rui Barbosa, 34. A taxa de inscrição será de R$ 20,00 para Técnico em Enfermagem e R$ 50,00 para Médico da Família.
Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas elaboradas de acordo a natureza do emprego e que deverão ser aplicadas na provável data de 27 de junho de 2012. O local e horário serão confirmados em data posterior.
Validade:
A validade destes dois concursos será de dois anos, mas poderão sofrer prorrogação por igual período e uma única vez.
Editais
SAIBA MAIS SOBRE ITAMBÉ - PR:
O município de Itambé está situado na região metropolitana de Maringá, Estado do Paraná. A sua população, segundo dados do IBGE, é de 5 977 habitantes. Itambé possui uma forte presença de imigrantes estrangeiros que acabaram ajudando a colonizar a região, tais como: alemães, espanhóis, japoneses, sírios, italianos e poloneses. Com um clima mesotérmico úmido o município possui uma belíssima vegetação com grandes campinas e madeiras tais como o cedro, perobas canelas, entre outras.

Prefeitura de Angelândia - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Angelândia, Estado de Minas Gerais, abrirá inscrições dia 13 de junho de 2012, para o processo seletivo N° 01/2012, visando a contratação temporária por prazo determinado, com vencimentos que variam de R$ 622,00 a R$ 1.000,00 em carga horária de 30 a 50h semanais.
São ofertadas 30 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Ficam assegurados 5% das vagas oferecidas para cada função aos portadores de deficiência.
Cargos
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, agente de combate a endemias, agente social básico, assistente social, auxiliar de serviços gerais, facilitador de oficinas de convívio, orientador social e psicólogo.
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora - www.exameconsultores.com.br até 23h59 do dia 17 de junho de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Angelândia, situada à Rua Generoso Alves Guimarães, nº 78, Centro, até o dia 15 de junho de 2012, no horário de 8h às 11h e 13h às 17h. As taxas variam de R$ 37,00, R$ 49,00 e R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
A Prova objetiva de Múltipla escolha está prevista para o dia 24 de junho de 2012, às 9h. A relação de candidatos inscritos, o local de realização das provas e confirmação de data e horário, serão divulgados até 14h do dia 20 de junho de 2012. O gabarito da prova objetiva de múltipla escolha será divulgado provavelmente no dia 25 de junho de 2012, às 14h.
O prazo de validade do processo seletivo é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato da Prefeita Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Palhoça - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Palhoça, Estado de Santa Catarina, lançou edital N° 001/2012 de processo seletivo destinado a prover 15 vagas para as Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde e Medicina Preventiva. As vagas oferecidas são para cargos de níveis médio e superior, com salários variados de R$ 792,66 a R$ 5.023,15 em carga horária de 10 a 40h semanais.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Psicólogo, Monitor Casa Lar e Técnico em Enfermagem.
Inscrições
A inscrição será efetuada no Protocolo Central da Prefeitura, na Avenida Hilza Terezinha Pagani, 280, Parque Residencial Pagani, juntamente com os documentos comprobatórios das informações prestadas, até o dia 15 de junho de 2012.
O processo seletivo, para todas as vagas, constará de Prova de Títulos.
A listagem classificatória será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Palhoça, www.palhoca.sc.gov.br, na data prevista de 25 de junho de 2012.

Edital / Publicações