Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de junho de 2012

Ansiedade faz com que cérebro das mulheres trabalhe mais

A atividade cerebral é maior nas mulheres com ansiedade do que nos homens ansiosos, aponta estudo. Segundo a pesquisa, isto pode explicar porque é mais comum o aparecimento de transtornos de ansiedade em mulheres jovens, como o transtorno obsessivo compulsivo e de ansiedade generalizada.

O estudo, liderado por pesquisadores da Universidade Estadual do Michigan, nos EUA, envolveu um grupo formado por cerca de 150 jovens universitários, entre homens e mulheres. A ansiedade foi medida posteriormente por meio de um questionário.

A atividade cerebral de todos os participantes foi monitorada enquanto eles resolviam testes simples: apontar a letra do meio de uma sequência de cinco letras – por exemplo EEFEE ou FFFFF – em um computador.

Os resultados mostraram que, embora realizassem o mesmo teste, a atividade cerebral das jovens identificadas como ansiosas foi muito maior do que entre os homens ansiosos. Como o cérebro delas tinha que trabalhar mais do que o deles, elas tiveram os piores resultados.

“O cérebro das jovens ansiosas trabalha muito mais para realizar uma tarefa porque eles se dividem entre pensamento e preocupações”, explica Jason Moser, líder do estudo. “Por causa disso, seus cérebros se esgotaram por pensar tanto, o que pode indicar que elas terão problemas nos estudos. Nós já sabemos que crianças ansiosas – especialmente meninas ansiosas – têm mais dificuldades em algumas matérias, como matemática.”

Agora a equipe agora planeja estudar se o estrogênio, hormônio feminino, pode ser o responsável pela maior resposta cerebral feminina. Segundo Moser, o estrogênio afeta a liberação da dopamina, um neurotransmissor geralmente associado com o aprendizado e o processamento de erros na parte frontal do cérebro.

Fonte O que eu tenho

Ômega-3 pode ajudar a interromper a perda de visão na velhice

O ômega-3 encontrado nos peixes pode ajudar a prevenir a perda de visão relacionada com o avanço da idade.

É o que afirma uma pesquisa feita pela Universidade de Alberta, no Canadá, e chefiada por Yvees Sauvé. De acordo com o time de pesquisadores, o DHA (um tipo de ômega-3 apenas encontrado nos peixe) ajuda o organismo a se livrar de uma molécula que causa problemas de visão com o passar dos anos. Essa molécula – uma toxina – se acumula atrás da retina e causa perda de visão em idosos.

“Nossa descoberta pode ampliar os usos terapêuticos do ômega-3”, explica Sauvé, cujo trabalho foi publicado no periódico Investigative Ophthalmology & Visual Science.

“Nos testes que fizemos a toxina que causa a perda de visão – normal na velhice – parou de se acumular quando os modelos animais que usamos [ratos geneticamente modificados] tiveram a alimentação suplementada com o DHA ou ômega-3 dos peixes. Suplementar a dieta com esse tipo de ácido graxo pode fazer a diferença na visão com o passar dos anos”, completa.

Um outro estudo feito pelo mesmo grupo de pesquisadores, que estudava a degeneração macular em grupos de idosos, chegou a conclusão de que o ômega-3 poderia proteger contra a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 50 anos.

Fonte O que eu tenho

Trabalho em equipe: se apegar demais a uma ideia compromete time

Em um novo estudo, pesquisadores investigaram por que às vezes é tão difícil para uma pessoa aceitar opiniões contrárias e descobriram que isso acontece quando nos apegamos demais à uma ideia.

Talvez uma boa ideia nunca nasça sozinha. Ela geralmente surge quando as pessoas refinam suas ideias em resposta a sugestões e comentários recebidos de colegas ou amigos. Ter uma opinião sólida e defende-la é algo positivo, mas quando nos apegamos demais podemos afetar a forma como trabalhamos em equipe, tão importante no ambiente de trabalho.

A este apego os pesquisadores da Universidade de Washington, nos EUA, chamaram de propriedade psicológica. Em um novo estudo, publicado no periódico Organizational Behavior and Human Decision Processes, eles investigaram quando ela nos ajuda a aceitar uma mudança e quando pode levar as pessoas serem “territoriais” com relação às suas ideias.

Após uma série de experimentos, os autores descobriram que a propriedade psicológica é uma faca de dois gumes. “Se as pessoas sentem uma forte apropriação de uma idéia particular, isso pode inibir sua capacidade de trabalhar em equipe e o tipo de feedback que eles estão dispostos a considerar”, diz Markus Baer, um dos autores do estudo. “Tanto o que se soma ou se subtrai da ideia pode útil, mas as pessoas com forte apropriação demoram muito para mudar de opinião.”

Em outras palavras, se as sugestões complementam a ideia, provavelmente ela será aceita. Agora, se mudam completamente o que foi proposto, geralmente o “criador” torna-se menos propenso a aceitar a mudança e aí começam os problemas. Para Baer, entender como propriedade psicológica de ideias afeta os tipos de sugestões que as pessoas adotam deve ser útil, principalmente para o ambiente organizacional.

Fonte O que eu tenho

Por que engordamos no inverno?

No outono/inverno, quando o tempo começa a esfriar, devemos nos preparar para, ao final destas estações, não tomarmos grandes sustos com os ponteiros da balança ou com os zíperes e botões de nossas roupas, que não fecham.

“Com o frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo. Desde os primórdios da raça humana, há um mecanismo que nos faz comer mais no inverno para produzir mais calorias, pois o frio acelera a queima de gordura para produzir calor. Inventamos casas, roupas, aquecedores, não sentimos frio, mas continuamos os mesmos biologicamente”, afirma Wilmar Jorge Accursio, médico endocrinologista, nutrologista e presidente da Sociedade Brasileira para Estudo do Envelhecimento (Sobrae).

Portanto, explica o especialista, ainda que mais aquecidos e não gastando mais calorias, o frio, mesmo assim, nos faz querer comer mais. É comum também nessa época deixarmos de lado as saladas e comidas light, tão saudáveis, e preferirmos os alimentos mais calóricos, como queijos e pães gordurosos, chocolates e até mesmo bebidas alcoólicas. “O resultado não pode ser outro. Em pouco tempo, nos damos conta de que estamos acima do peso”.

Bom-senso e moderação na alimentação
Como emagrecer depois pode ser difícil, o segredo é cuidar-se desde agora. Tomando alguns pequenos cuidados, é possível manter a forma e a saúde o ano todo. Basta usar o bom-senso e a moderação.

Em primeiro lugar, não importa a estação do ano. Existem algumas regras básicas de qualquer programa de saúde e reeducação alimentar que precisam ser mantidas, como ingerir muito líquido, praticar atividade física regularmente, não pular refeições, evitar gorduras trans, comer de tudo um pouco.

“É comum as pessoas reduzirem o consumo de sucos e líquidos no inverno, o que não é recomendável. Deve-se manter a hidratação do corpo também nesse período do ano, consumindo, no mínimo, 1,5 litro de água ao dia. Como há maior necessidade de produção de calor, o corpo necessita também de água”, diz o especialista.

Fonte O que eu tenho

Estresse pode afetar o desenvolvimento cerebral de crianças

O estresse pode afetar o cérebro de crianças na fase de crescimento, influenciando no desenvolvimento de determinadas habilidades mentais.

Esta é a afirmação de um estudo feito na Universidade de Wisconsin, nos EUA, e publicado no periódico Journal of Neuroscience. Os pesquisadores analisaram dados coletados em modelos animais que, durante testes de estresse durante a juventude, tiveram formações fora do comum principalmente nas estruturas que são usadas para acessar mais rapidamente as informações na hora de uma tomada de decisão.

“Algo similar foi observado em humanos, o que indica que certas crianças que foram expostas ao estresse podem ter seus processos cognitivos prejudicados”, diz Jamie Hanson, um dos autores do estudo, que afirma que estes jovens indivíduos têm piores resultados em testes de memória.

Os resultados são corroborados ainda pela análise de exames de ressonância magnética. “São pequenas diferenças estruturais no cérebro, mas que podem fazer trazer um grande para as habilidades cogntivas”, diz Hanson.

Os autores agora tentam avaliar se essas modificações na estrutura neural são para toda a vida ou se há algo que possa inveter o processo.

“Sabemos que há uma parte da massa cerebral que para de crescer na adolescência enquanto outra continua a ampliar durante a fase adulta. Entender como o estresse afeta essas crianças pode nos levar a uma melhor forma de como contornar o problema e encontrar intervenções que possam interromper ou mesmo reverter esse problema.”, finaliza o autor.

Fonte O que eu tenho

7 hábitos que se complementam para uma boa saúde

Para ter um estilo de vida saudável – o que inclui manter um peso estável e fora da área de risco para obesidade e ser ativo fisicamente para se proteger contra diversas condições de saúde – não basta apenas focar em ir à academia ou fazer dietas constantes para depois voltar a comer de forma desequilibrada.

O ideal é fazer pequenas mudanças que, juntas, possam se complementar e levar a uma mudança global no estilo de vida. A seguir, selecionamos um ciclo que pode ajudar você a ter um estilo de vida mais saudável.

1. Diminua o ritmo com ioga ou meditação >>

2. Coma mais devagar e tenha mais consciência do que está no prato >>

3. Saiba o que está faltando na sua alimentação >>

4. Faça mais exercícios, respire mais e controle o peso >>

5. Faça esforço muscular: isso garante menos massa gorda e mais massa magra >>

6. Mantenha-se sempre hidratado>>

7. Final do dia: hora de voltar à normalidade >>

Fonte O que eu tenho

Comer mais frutas ajuda a parar de fumar

Para quem está tentando parar de fumar, talvez seja hora de ir um pouco além. Uma alimentação com mais frutas e legumes pode diminuir a fissura de quem é ex-fumante recente e ajudar a manter a escolha de largar o cigarro no longo prazo.

É isto o que diz uma pesquisa feita pela Universidade de Buffalo, nos EUA, publicada no periódico Nicotine and Tobacco Research, fruto de uma pesquisa longitudinal (realizada durante grande período de tempo, revisitando os entrevistados várias vezes) e que reuniu mais de mil fumantes com idade média de 25 anos.

Esses ex-fumantes foram acompanhados durante os meses após decidirem parar de fumar. Entre outras coisas observadas, estava o padrão alimentar desses indivíduos.

“Outros estudos já haviam acompanhado a dieta de ex-fumantes, então já haviam indicativos de que isso poderia ser um fator que influenciaria na manutenção do hábito mais saudável, diminuindo a fissura e a volta ao tabagismo”, explica Gary Giovino, um dos pesquisadores envolvidos no estudo.

“Apesar de uma questão ainda pouco conhecida, pesquisas anteriores já apontavam que pessoas que largavam o vício consumiam mais frutas e legumes. Mas o que observamos parace ser o inverso. É o consumo de frutas e legumes que ajuda a não voltar a fumar e a ter maior tendência em largar o fumo com sucesso”, diz o autor.

Bons resultados servem para todos
Os resultados da pesquisa parecem ser gerais: indivíduos de vários níveis socioeconômicos, culturas, tipos, idades, gênero e históricos de saúde diversos se beneficiaram da alimentação mais saudável para ajudar no controle do tabagismo e diminuição da fissura.

Mesmo entre os fumantes, quanto mais frutas e verduras consumidas, menor o número de cigarros consumidos diariamente. Eles tinham maiores chances de fumar o primeiro cigarro mais tarde durante o dia (um indicativo do nível de vício em tabaco) e fumavam menos do que aqueles com uma alimentação com poucas frutas e vegetais (um indício do nível do vício em nicotina).

“É possível dizer com grande nível de acuidade que a dieta pode interferir na hora de parar de fumar”, aponta Jeffrey Haibach, outro pesquisador envolvido no estudo. “Melhorar os hábitos alimentares ajuda a se tornar um ex-fumante, sem contar os outros benefícios para o organismo e a saúde”, completa.

Saciedade e alimentos que aumentam ou diminuem a fissura
As explicações possíveis para esses resultados são diversas. Uma delas diz respeito à quantidade de fibras solúveis consumidas quando se come mais frutas e legumes. Elas aumentam a saciedade e isso pode levar a uma sensação menor de urgência no organismo, o que facilita o controle da fissura (que pode se intensificar quando a pessoa sente fome, por exemplo).

Outra questão apontada pelos pesquisadores é que, da mesma forma como alguns alimentos reconhecidamente aumentam a vontade de fumar (como café e carne vermelha), um consumo maior de frutas e legumes pode diminuir o consumo destes outros alimentos.

“Frutas, legumes e verduras podem deixar um gosto na boca que reage com a fumaça do cigarro, resultando em um gosto ruim. Este é outro fator que pode fazer com que os fumantes demorem para acender um cigarro. Consumir mais destes alimentos, mais vezes ao dia, pode fazer com que a pessoa adie o momento de acender um cigarro. No dia, isto pode levar a uma grande queda no número de cigarros”, diz Haibach.

Os pesquisadores agora trabalham em identificar outros alimentos que possam ajudar na hora de diminuir ou interromper por completo o hábito tabagista. Mas os amantes de fast-foods não precisam se animar: carnes, gorduras e açúcares têm grande possibilidades, de acordo com pesquisas já feitas por outros pesquisadores, de estar fora dessa lista.

Fonte O que eu tenho

Dislexia: espaço maior entre as letras facilita leitura

Deixar um espaço maior entre as letras de um texto pode favorecer a leitura de crianças com dislexia. Segundo pesquisa da Universidade de Pádua, na Itália, a leitura fica 20% mais rápida com as letras mais separadas, por facilitar o entendimento.

A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem que prejudica a capacidade de uma pessoa em ler, apesar de escolaridade adequada e ausência de deficiências intelectuais ou sensoriais. Segundo os autores, a dislexia afeta em média 5% da população mundial.

Publicado no pediódico Proceedings of the National Academy of Sciences, o estudo analisou 54 crianças italianas e 40 francesas, todas com dislexia, de faixa etária que variou entre oito e 14 anos de idade.

As crianças tinham que ler um texto composto de 24 frases, com partes onde o espaçamento era normal ou mais amplo do que o usual. Os resultados mostraram que espaçamento mais largo permitiu que as crianças melhorassem sua leitura, tanto em termos de velocidade e precisão. Em média, elas leram 20% mais rápido e diminuíram os erros pela metade.

Para os pesquisadores, este achado abre perspectivas interessantes no campo das estratégias de tratamento da dislexia. Eles assinam que, na verdade, ler melhor significa ler mais – ainda leva um ano para uma criança disléxica a ler o que um “leitor normal” leria em dois dias. Eles descobriram uma forma simples e eficiente, um “truque” que ajuda estas crianças a ler corretamente mais palavras em menos tempo.

Um aplicativo iPad / iPhone conhecido como “DYS” (faça o download do aplicativo gratuitamente) foi desenvolvido em paralelo com estes resultados de pesquisa por Stéphane Dufau, engenheira de pesquisa do Laboratório de Psicologia Cognitiva, na França.

Disponível inicialmente em francês e inglês, o aplicativo permite o ajuste do espaçamento entre as letras para que se teste os benefícios de tais modificações na leitura. Dufau espera utilizar este dados colhidos em larga escala para quantificar e analisar se existe um espaçamento ideal que ajude as crianças com dislexia de uma certa idade ou nível de leitura.

Fonte Oque eu tgenho

Filmes: cenas de tensão fazem cérebro trabalhar intensamente

Estímulos visuais e auditivos que fazem com que as pessoas prestem grande atenção – como aquelas em filmes dramáticos, de ação, terror ou tensão – ativam o cérebro de maneira única, fazendo-o trabalhar mais intensamente.

É o que observaram pesquisadores da Universidade de Columbia, nos EUA, que trabalharam para determinar como filmes e séries de TV agiam sobre os padrões de atividade cerebral de espectadores.

“O pico de atividade neural desses espectadores coincidiu com os momentos de maior tensão do programa ou filme que eles assistiam”, apontam os autores do estudo publicado no periódico Frontiers in Human Neuroscience.

Da mesma forma, escrevem, essas atividades neurais caem muito um segundo após a cena terminar e o mesmo acontece com filmes muito disruptivos (quando a narrativa é menos linear), como aqueles onde os tempos da ação na história variam muito, como em Pulp Fiction ou Amnésia, dois sucessos do cinema onde esse tipo de narrativa é utilizada.

“Esse tipo de filme com muitas cenas tensas faz as pessoas ficarem pouco relaxadas”, explica Lucas Parra, um dos autores do estudo. Se você quer apenas relaxar, sugere o estudo, então o melhor é fugir desse tipo de filme (isso inclui os blockbusters com muitas cenas de suspense a ação, que podem fazer você mais ativo e mesmo dificultar que o sono apareça depois).

“Cenas intensificadas com música também funcionam desta maneira, mesmo quando não levam à grandes picos de ação. O cérebro fica preparado para que algo aconteça, aumentando a atenção de forma muito intensa”, diz outro autor, Jasek Dmochowsky.

As descobertas, dizem os pesquisadores, não servema apenas para os produtores de cinema ou publicitários. Determinados tipos de condições, como a dislexia ou o déficit de atenção e hiperatividade, podem ser amenizados com algum tipo de estratégia decorrente destes resultados do estudo.

Medir o engajamento de atenção (ou seja, o tanto que o cérebro atinge picos de atenção durante uma atividade, mesmo que lúdica) também pode servir para determinar como o uso da internet por determinados indivíduos pode ou não modificar seus padrões de interação social, por exemplo.

Fonte O que eu tenho

Descubra as causas e saiba como combater o chulé

Talcos próprios para os pés e cuidados com os calçados fazem o mau cheiro acabar

Quem tem, morre de vergonha. E quem é obrigado a senti-lo, chega a passar mal com o cheiro ruim.
O nome do problema é até engraçado, mas conviver com ele não tem nada de divertido: o chulé tira o ânimo e abala a autoestima de qualquer pessoa. Viajar e dividir o quarto com os amigos é complicado, usar o vestiário da academia causa vexame e mesmo experimentar um calçado novo antes de comprar é desagradável. Mas não é só suor excessivo que causa o mau cheiro nos pés, o veredito é consenso entre os dermatologistas.

Conversamos com dois deles: Carla Albuquerque, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e Celso Garrete, da Clínica New Man. E ambos destacam que o material e a conservação dos calçados também influencia o aparecimento do odor ruim, assim como o tipo de meia que você usa. Acompanhe abaixo a entrevista com os especialistas, que explicam porque os talcos próprios para os pés são melhores do que os tradicionais, desvendam porque os homens são as maiores vítimas do problema e, em sete passos, ensinam como manter seus pés limpos e saudáveis.


Pés e mãos femininos - foto: Getty ImagesQual é a causa? O chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar, é causado pelo suor excessivo na planta dos pés. O problema é agravado pela falta de higiene, que leva à proliferação de bactérias e fungos. O suor excessivo também pode estar relacionado a doenças como hipertireoidismo, diabetes e obesidade.        


Pés - foto: Getty ImagesExiste algum tipo de suor que é mais propício ao problema? Não exatamente. Na realidade, o odor resulta da ação de bactérias e fungos na queratina macerada pelo suor. Homens jovens e de meia-idade são mais freqüentemente acometidos, mas pode ocorrer também em crianças.             

Meia colorida - foto: Getty ImagesUsar a mesma meia mais de uma vez é prejudicial? As meias devem ser trocadas diariamente e ser, de preferência, de algodão. As meias feitas com material sintético, como poliéster e náilon, fazem o pé transpirar mais.


Calçado ao sol - foto: Getty ImagesO calçado pode ser usado novamente sem lavar?O ideal é que as pessoas, no mínimo, exponham os sapatos ao sol depois de usar. O calor seca o suor, diminuindo as bactérias e os fungos. E tente não repetir o mesmo calçado em dias seguidos.


Talco - foto: Getty ImagesOs talcos realmente previnem o problema?Existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho, que podem auxiliar na profilaxia. Eles agem diminuindo o suor e eliminando as bactérias que causam mau cheiro nos pés.

Os talcos próprios para os pés podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé, porque absorvem a umidade e podem conter substâncias antissépticas.
Tênis - foto: Getty ImagesAlgum material usado nos calçados é mais propício a dar mau cheiro? O uso contínuo de sapatos fechados de borracha ou de plástico, além de meias sintéticas, facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Por isso, é melhor evitá-los se você tem tendência a ter chulé. 


Pés - foto: Getty ImagesPor que, em geral, os homens sofrem mais com o problema? Na verdade, qualquer pessoa, independente da idade ou do sexo, pode ter esse mau odor nos pés. No entanto, os homens jovens e de meia-idade são mais frequentemente acometidos porque o hormônio testosterona pode determinar uma maior transpiração nos pés. Além disso, os homens usam mais sapatos fechados, o que aumenta as chances das bactérias e fungos se proliferarem. As mulheres também podem ser atingidas pelo chulé, no entanto em menor número porque elas costumam utilizar sandálias abertas e trocam os sapatos com maior frequência do que os homens. 
Lavar os pés - foto: Getty ImagesExiste uma maneira de acabar de uma vez por todas com o chulé? Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, a umidade dos pés é eliminada, dificultando a ação dos fungos e das bactérias. Para evitar o problema, são recomendadas as seguintes orientações:

- Após o banho, secar bem os pés e entre os dedos (o que evitará também as frieiras)

- Evitar calçados fechados no verão porque eles aumentam a temperatura e a transpiração.

- Usar sapato com meias limpas e, de preferência, as de algodão que absorvem melhor o suor.

- Não ande descalço em pisos úmidos (banheiro coletivo, sauna e lava-pés).

- Use seu próprio material para cortar as unhas.

- Não use os mesmos sapatos todos os dias.

- Exponha os calçados ao sol 

Lavar os pés - foto: Getty ImagesPor que alguns chinelos dão chulé, apesar de o pé permanecer descoberto? Porque os calçados produzidos com materiais sintéticos, como borracha e plástico, tendem a concentrar mais o calor e a umidade e, conseqüentemente, aumentar o mau cheiro.


Fonte Minha Vida

Fios búlgaros levantam rosto e bumbum sem cirurgia plástica

Conhecido como fio tensor elástico, nova técnica arrebita o nariz e levanta os seios

Uma pele mais firme, mais luminosa, mais jovem. Qual mulher não quer? Os consultórios dermatológicos oferecem uma série de tratamentos rejuvenescedores (botox, peeling, ácido hialurônico, lifting) sem precisar ir para a sala de cirurgia. Some a esses tratamentos menos invasivos uma novidade: o fio búlgaro.

A nova técnica preserva as expressões faciais, arrebita o nariz, pode ser aplicada em várias regiões do rosto, como sobrancelha, queixo, lábios, no pescoço, e ainda levanta os seios e o bumbum. "É uma alternativa à cirurgia plástica e, se houver rejeição do fio ou infecção, é possível retirá-lo ao contrário das outras técnicas que envolvem fios - e que não pode ser removidos depois", explica a cirurgiã plástica Gláucia Zeferino.

Desenvolvida pelo médico búlgaro Nicolay Serdev, o método usa um fio elástico, de poliamida trançada, que tem certa elasticidade e não se rompe - além de ser absorvido pelo organismo depois de cinco anos. E os efeitos duram esse mesmo tempo, tendo em vista que um tecido grosso é formado ao redor do fio, impedindo que a flacidez volte ao que era antes. O fio búlgaro se assemelha a um fio de sutura plástico. Por ser elástico, ele acompanha os movimentos da face. "Ele preserva a expressão natural do paciente que fica com o rosto rejuvenescido, mas sem perder as feições", diz a cirurgiã plástica.

Apesar de ser considerada como uma técnica inovadora, a médica alerta que os fios búlgaros não resolvem os problemas estéticos de todos: quem tem muita pele ou gordura, e não apenas flacidez, pode precisar fazer um procedimento complementar como o lifting (que envolve o preenchimento com botox) no caso do rosto, ou o silicone nas outras áreas do corpo.

Segundo a médica, a indicação do método para o rosto é para pessoas com até 50 anos, que em geral apresentam uma flacidez média da pele. No caso do bumbum flácido, o método é recomendado quando os glúteos não são muito grandes, pois do contrário a técnica não surtirá efeito.

E o preço?
O procedimento pode variar de R$ 1.500 a R$ 6 mil, dependendo da região onde vai ser aplicada. Mas o tempo de aplicação é rápido: o método costuma demorar de 15 a 20 minutos. "A anestesia é apenas local e o pós-operatório, é sem grandes traumas. A agulha é muito fina, não pega artérias e praticamente não incha, porque o procedimento é feito com uma pequena incisão cutânea, sem pontos", explica Gláucia. A fixação dos fios é realizada em um osso, no qual o tecido é amarrado.

Fonte Minha Vida

“Achei que era barriga de cerveja”, diz senhor com tumor de 22 quilos no estômago

 barriga
Jeff Bennett, de 53 anos, ficou surpreso quando os médicos descobriram que sua “barriga de cerveja”, na verdade, era um tumor canceroso de 22 quilos.

O nódulo cresceu durante dez anos e foi esmagando outros órgãos do corpo de Jeff, segundo o site The Sun.

O senhor, que mora em Bowers Gifford, em Essex, na Inglaterra, achava que o tamanho de sua barriga era por causa do seu peso, devido à sua idade, e também porque bebia muita cerveja.

O tumor só foi descoberto quando a esposa de Jeff, Ann, de 42 anos, o levou a um especialista. O senhor disse:

— Quase todo o meu estômago estava com tumor. Além disso, meu rim esquerdo e o meu pâncreas estavam esmagados.

Os cirurgiões do Hospital Royal Marsden, de Londres, removeram o tumor de 22 quilos sem danificar os órgãos, alterando o peso de Jeff para 76 quilos. Ann disse:

— É chocante ver o marido encolher diante de seus olhos.

Fonte R7

Solidão reduz capacidade mental e aumenta taxa de morte entre idosos

Adultos mais velhos que se identificaram como sozinhos tinham 59% maior risco de declínio cognitivo e 45% maior risco de morte

A solidão está associada a problemas de saúde graves e a um maior risco de morte entre idosos. É o que revelam pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista Archives of Internal Medicine, sugere que a solidão não se correlaciona necessariamente com viver sozinho. O estudo concluiu que 43% dos adultos mais velhos pesquisados se sentiram sozinhos, mas apenas 18% moravam sozinhos.

Para o trabalho, os pesquisadores estudaram 1.604 adultos mais velhos entre os anos de 2002 e 2008.

"Em nosso modelo médico padrão não pensamos em como os sentimentos subjetivos afetam a saúde. É intrigante descobrir que a solidão está independentemente associada com um aumento da taxa de morte e do declínio funcional", afirma a líder da pesquisa Carla Perissinotto.

Segundo os pesquisadores, o trabalho ajuda a identificar os diferentes fatores que fazem com que os adultos se tornem funcionalmente comprometidos e, finalmente, em risco para internação em asilos.

"O envelhecimento da nossa população torna importante para nós pensar em todos os fatores que estão colocando os idosos em perigo, incluindo os riscos sociais e ambientais", observa Perissinotto.

Os investigadores focaram na morte e na diminuição da capacidade de realizar atividades diárias como subir escadas e caminhar.

As pessoas que se identificaram como sozinhas tinham 59% maior risco de declínio cognitivo e 45% maior risco de morte.

"Este é um daqueles resultados nos quais você não quer acreditar porque é terrível descobrir que isso é realmente verdade. Começamos a análise pensando que havia um risco de não encontrarmos nada, mas realmente descobrimos uma forte correlação", destaca Perissinotto.

A equipe espera que a pesquisa possa incentivar a integração entre os serviços sociais e médicos para os pacientes idosos de forma mais abrangente.

"Perguntar sobre doenças crônicas não é suficiente. Há muito mais acontecendo nas casas das pessoas que está afetando sua saúde. Se não perguntarmos sobre isso, estaremos perdendo um fator de risco muito importante e independente. Não acreditamos que podemos mudar a genética, mas podemos intervir quando alguém está sozinho e ajudar a evitar o declínio funcional", afirma a pesquisadora.

Fonte isaude.net

Pesquisadores de Botucatu avaliam doenças cardiovasculares em adolescentes

No município, 25% dos primeiros avaliados no estudo apresentaram alterações que expõem o coração a riscos

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de Botucatu, no interior de São Paulo, promovem um estudo nacional que avaliará riscos de doenças cardiovasculares em adolescentes. Até agora, aproximadamente 200 jovens já passaram pelos testes e entrevistas, e já foram obtidos os primeiros resultados. Dos 90 primeiros avaliados cujos exames já foram enviados para análise, 25% apresentaram alterações que expõem o coração a riscos.

De acordo com a pesquisa, são 16 adolescentes que apresentam uma ou mais das seguintes características: obesidade; pressão alterada; índice de açúcar no sangue fora do normal; e alto índice de colesterol. Todos serão encaminhados para receberem acompanhamento médico.

Para o levantamento nacional, foram sorteados 270 moradores da cidade, com idades entre 12 e 17 anos, que farão parte de um grupo com 75 mil jovens, em todo o Brasil.

Além de Botucatu, estão na parte preliminar do Estudo sobre Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) as cidades de Rio de Janeiro, Feira de Santana, Cuiabá e Campinas. No Estado de São Paulo, somente a Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade de Campinas (Unicamp) integram o projeto.

Os resultados das análises serão utilizados para a elaboração de políticas públicas para a prevenção de doenças cardiovasculares em adolescentes.

Fonte isaude.net

Prefeitura Municipal de Campinas – SP

A Prefeitura Municipal de Campinas – SP realiza concurso para o preenchimento de 34 vagas

Inscrições:
De 4 de junho a 1º de julho, pelo www.ibamsp-concursos.org.br


Valor:
R$ 55,00

Remuneração:
R$ 1.570,41

Provas:
Prova objetiva: 22 de julho
Avaliação psicológica: 19 de agosto.

Cargos:
Técnico Agrícola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos, Técnico em Bioquímica, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Geomática, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Nutrição, Técnico em Patologia Clínica, Técnico em Radiologia - Radioterapia, Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Turismo

Prefeitura Municipal de Campinápolis - MT

A Prefeitura Municipal de Campinápolis - Mato Grosso realiza concurso para provimento de 7 vagas

Inscrições:
Até 22 de junho

Cargos:
Médico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Assistente Social e Terapeuta Ocupacional

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 8.000

Provas:
Provas objetivas: 4 de junho
Haverá prova de títulos para nível superior

Prefeitura Municipal de Calçado – PE

A Prefeitura Municipal de Calçado – PE realiza concurso para provimento de 124 vagas

Inscrições:
De 16 de abril a 16 de junho, pelo www.concursopublicocalcado2012.com.br


Valor:
De R$ 25,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 e R$ 8.000,00.

Provas:
Prova escrita: 16 de setembro
Haverá prova de títulos apenas para nível superior e Professor.

Cargos
Fundamental - Eletricista, Auxiliar de Sala de Parto, Copeira Hospitalar, Guarda Municipal, Motorista I, Motorista II, Lavadeira Hospitalar, Cozinheiro Hospitalar, Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Serviço Educacional;
Médio - Assistente Administrativo Educacional, Recepcionista Hospitalar, Técnico de Enfermagem PSF, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Saúde Bucal, Agente Administrativo, Agente de Controle Interno, Professor de Educação Básica - 1ª à 4ª série.
Superior - Secretário Escolar, Professor do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª Série nas disciplinas de educação física, matemática, história, geografia, ciências, língua portuguesa e língua inglesa, Farmacêutico, Psicólogo, Assistente Social, Enfermeiro Hospitalar, Enfermeiro ESF, Fonoaudiólogo Escolar, Fisioterapeuta, Odontólogo ESF, Nutricionista Escolar, Nutricionista, Médico Veterinário, Médico Generalista ESF, Médico Plantonista e Médico Ambulatorista.

Prefeitura Municipal de Cabrobó - PE

A Prefeitura Municipal de Cabrobó, Pernambuco, realiza concurso para provimento de 484 vagas

Inscrições:
De 11 de junho a 11 de agosto pelo www.asconprev.com.br


Valor:
De R$ 48,00 a R$ 88,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Provas:
Prova objetiva: 21 de outubro
Haverá prova de títulos para Magistério e prova prática para Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Mecânico, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro e Soldador.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais (Cozinha e Limpeza), Carpinteiro, Eletricista, Encanador, Mecânico, Motorista, Operador de Patrol, Operador de Máquinas Pesadas Retroescavadeira, Pedreiro, Porteiro, Recepcionista, Soldador e Vigia;
Ensino Médio - Agente de Saúde Bucal, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Veterinária, Educador Social, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Radiologia;
Ensino Superior - Assistente Social, Auditor Fiscal, Biomédico, Educador Físico, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Engenheiro-Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico PSF, Médico-Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Professor Educação Infantil, Professor Ensino Fundamental I, Professor Ensino Fundamental II de Ciências, Geografia, História, Libras, Matemática e Português, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional

Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás – GO

A Prefeitura Municipal de Águas Lindas de Goiás – GO realiza concurso para preenchimento de 1.392 vagas

Inscrições:
Até 15 de julho, pelo www.institutocidades.or
g.br ou na Avenida Juscelino Kubitschek, quadra 24, lotes 04/05, Jardim Brasília

Valor:
De R$ 38,00 a R$ 120,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.000,00

Provas:
Provas objetivas: 19 e 26 de agosto

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Cozinha, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Bombeiro Hidráulico, Cozinheiro, Mecânico, Motociclista, Motorista, Operador de Máquinas, Pedreiro, Serralheiro, Servente e Vigia;
Ensino Médio - Administrativo, Agente de Trânsito, Desenhista (Técnico em Edificações), Eletricista, Eletricista de Alta Tensão, Fiscal Ambiental, Fiscal de Feira, Fiscal de Obras e Postura, Fiscal de Transporte, Fiscal de Tributos, Fiscal Sanitário, Marceneiro, Mestre de Obras, Técnico em Contabilidade, Técnico em Nutrição e Topógrafo;
Ensino Superior - Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biólogo, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Engenheiro Elétrico, Engenheiro Florestal, Geólogo, Informática, Nutricionista, Psicólogo, Turismólogo e Veterinário

Polícia Militar do Distrito Federal - PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) realiza concurso para provimento de 41 vagas para o Curso de Habilitação de Oficiais de Saúde (CHOS).

Inscrições:
De 20 de maio a 22 de junho, pelo www.iades.com.b
r, ou na Central de Atendimento ao Candidato do Instituto Americano de Desenvolvimento (CAC-Iades), SCS Quadra 8, Bloco B-60, 4º. andar, Shopping Venâncio 2000, Asa Sul, Brasília

Valor:
R$ 78,50.

Áreas:
Anestesia, Angiologia/Cirurgia Vascular, Atividade Médica em Nível Pré-Hospitalar, Cancerologia Cirúrgica, Cancerologia Clínica, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Coloproctologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva Adulto, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Reumatologia e Urologia. Dentistas - Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilofacial, Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese e Radiologia Oral e Imaginologia e Veterinário.

Remuneração:
R$ 7.947,50.

Provas:
Provas objetivas: 6 de agosto
Haverá avaliação de títulos e de experiência profissional, teste de aptidão física, exames médicos, avaliação psicológica e sindicância da vida pregressa e investigação social.

Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde - IABAS/RJ

O Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (IABAS), Rio de Janeiro, realiza concurso para preenchimento de 78 vagas

Inscrições:
Até 19 de junho, pelo http://concursos.biorio.org.br
ou na Avenida Carlos Chagas Filho, nº. 791, Ilha do Fundão, Cidade Universitária

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 70,00

Cargos:
Médico Clínico Geral, Técnico em Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal, Oficial de Farmácia e Auxiliar de Saúde Bucal.

Remuneração:
De R$ 810,00 a R$ 9.752,37

Provas:
Haverá prova objetiva e entrevista técnica

Instituto Clemente Ferreira – SP

O Instituto Clemente Ferreira – SP realiza seleção para preenchimento temporário de 2 vagas.

Inscrições:
De 11 de junho a 10 de julho, no Núcleo de Recursos Humanos do respectivo Instituto, sito à Rua da Consolação, nº. 717, Consolação, São Paulo-SP.

Cargos:
Médico - Pneumologia - Pneumologia Pediátrica.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Nestor Goulart Reis – SP

O Hospital Nestor Goulart Reis – SP realiza concurso para provimento de vaga para Médico.

Inscrições:
De 1º a 30 de junho, na Rua Pedro Frigeri, nº. 10, Santa Terezinha

Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Médico - Clínica Médica

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 22 de julho

Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel - Arrelia - SP

O Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel - Arrelia - SP realiza concurso para provimento de vaga

Inscrições:
De 25 de junho a 6 de julho, no Serviço de Recursos Humanos, Avenida Interlagos, nº. 7.010, Cidade Dutra, São Paulo-SP.

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.186,00

Provas:
Prova objetiva: 29 de julho

Cargo:
Agente Técnico de Assistência à Saúde (Assistente Social)

Hospital Ipiranga

O Hospital Ipiranga realiza concurso para provimento de 2 vagas para médicos.

Inscrições:
De 14 a 22 de junho, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, Avenida Nazaré, nº. 28, 11º andar ou pelo www.crh.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85.

Cargo:
Cirurgia Vascular (2)

Remuneração:
De R$ 880,00 a R$ 1.862,64

Prova:
Prova objetiva: 8 de julho

Hospital Guilherme Álvaro - SP

O Hospital Guilherme Álvaro realiza concurso para preenchimento temporário de 2 vagas

Inscrições:
De 25 a 29 de junho, na rua Oswaldo Cruz nº. 197, 1º andar, Ambulatório, Boqueirão, Santos.

Cargo:
Farmacêutico

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Geral de Goiânia

O Hospital Alberto Rassi - HGG - Hospital Geral de Goiânia realiza concurso para preenchimento de 15 vagas

Inscrições:
Até 22 de junho, na Rua 01, nº. 60, Setor Oeste.

Área:
Auxiliar de Enfermagem

Seleção:
Haverá avaliação curricular, dinâmica de grupo e entrevistas técnicas

Hospital Estadual Doutor Oswaldo Brandi Faria de Mirandópolis - SP

O Hospital Estadual "Doutor Oswaldo Brandi Faria" de Mirandópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
De 20 a 22 de junho, na Avenida Doutor Raul da Cunha Bueno, nº. 585, centro, Mirandópolis ou pelo www.crh.saude.sp.gov.b
r

Cargo:
Oficial Operacional (Técnico de Segurança do Trabalho).

Remuneração:
R$ 759,70

Provas:
Provas objetivas: 15 de julho
Haverá prova de títulos

Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar - Famesp

A Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) realiza concurso para preenchimento de uma vaga para a Maternidade Santa Isabel

Inscrições:
De 12 a 21 de junho, pelo www.famesp.fmb.unesp.br


Valor
R$ 35,00.

Cargo:
Encanador

Remuneração:
R$ 912,00

Provas:
Prova objetiva: 30 de junho

Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas de Goiatuba - Fafich

A Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas de Goiatuba (Fafich) realiza concursos para provimento de 32 vagas para professores

Inscrições:
Até 29 de junho, na FESG/Fafich, Rodovia GO 320, km 01, Jardim Santa Paula, Goiatuba

Valor:
R$ 35,00

Áreas:
Ciências Contábeis, Administração, Agronomia, Biologia, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física.

Remuneração:
De R$ 1.300,50 a R$ 2.601,00

Provas:
Haverá prova dissertativa, prova didática e avaliação de títulos, entre 21 de setembro e 27 de outubro

Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8 Região - Crefito 8/PR

O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (Crefito 8), Paraná, realiza concurso para provimento de 2 vagas

Inscrições:
Até 21 de junho pelo www.idecan.org.br


Valor:
R$ 50,00.

Cargo:
Assistente Administrativo

Remuneração:
R$ 979,86

Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho - CAISM Água Funda - SP

O Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda, realiza concurso para provimento de 4 vagas

Inscrições:
Até 28 de junho, na avenida Miguel Estéfano, nº. 3030, Água Funda, São Paulo ou pelo www.saude.sp.gov.b
r

Cargos:
Médico Psiquiatra.

Remuneração:
R$ 1.862,64

Provas:
Provas objetivas: 22 de julho
Haverá análise de títulos.

Prefeitura de Perdões (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Perdões, em Minas Gerais, abriu nesta segunda-feira, dia 18 de junho, as inscrições para processo seletivo Nº. 05/2012 que selecionará 09 candidatos para quatro cargos de atuação de nível fundamental, médio e superior. A faixa salarial vai de R$ 665,99 a 8.064,45, com carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Médico, Enfermeiro, Auxiliar de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, gratuitamente, de forma pessoal ou por procurador, na Sede da Secretaria Municipal de Saúde na rua Dulce Oliveira, nº 70, 2º pavimento, das 13:00 às 18:00 horas do dia 18 até 21 de junho de 2012, e no dia 22 de junho de 2012 das 13:00 às 15:00 horas, pavimento superior.

Prova

O processo seletivo constará análise de prova de títulos e experiência comprovada em carteira de trabalho ou em documentos idôneos emitidos pelos empregadores na área de saúde, para os cargos ofertados neste processo seletivo.
O local e horário para realização da prova de redação será informado ao candidato ao cargo de agente de saúde será informado no ato de sua inscrição.
Os títulos deverão ser entregues mediante envelope lacrado e identificado com o nome do candidato e cargo pretendido impreterivelmente até o horário do último dia previsto para a participação do presente processo seletivo, ou seja, até as 15:00 horas do dia 22 de junho de 2012.

Validade

O processo seletivo será válido até 31 de dezembro de 2012.
O resultado será divulgado mediante divulgação publicada no Diário Oficial do Município de Perdões que poderá ser acessado pelo site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/ e será fixado na sede da Prefeitura Municipal e na Secretaria Municipal de Saúde.

Edital / Publicações

Prefeitura de São Pedro do Turvo - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de São Pedro do Turvo, Estado de São Paulo, publicou edital N° 01/2012 de processo seletivo para contratação temporária de Nutricionista de nível superior, com salário de R$ 1.365,89 em carga horária de 20h semanais. O certame será realizado pela empresa Exitus Concursos.
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 22 de junho de 2012, na Prefeitura Municipal, sita à Rua Garcia Braga, nº 93, centro, em São Pedro do Turvo – SP, no horário das 8:00 às 11:30 horas e das 13:00 às 16:00 horas. A taxa será de R$ 25,00.
As Provas Escritas serão realizadas provavelmente no dia 25 de junho de 2012, na E.M.E.F. "José Teodoro de Souza”, sita à Rua Garcia Braga, nº 196 – São Pedro do Turvo – SP, com duração de 03 horas e inicio às 19:00 horas e término às 22:00 horas, devendo os candidatos comparecerem às 18:45 horas, não sendo permitida a entrada de candidatos após as 18:50 horas, horário de fechamento dos portões, munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto previsto em Lei, Protocolo de Inscrição, caneta esferográfica transparente de tinta preta, lápis e borracha.
No dia 26 de junho de 2012, período da tarde, serão publicados, os gabaritos e resultados das provas escritas, sendo o prazo para recurso até 27 de junho de 2012.
O processo seletivo terá validade por 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Propagandas antigas: Estojo de pronto Socorro Johnson

 

Novo tratamento amplia sobrevida em casos de câncer de próstata

Novo estudo baseou-se no uso de terapia com cloreto de rádio-223, que atinge as metástases no sistema esquelético com partículas alfa que são mortais para os tumores

Pacientes com câncer de próstata em estágio avançado, com tumores que se espalharam para os ossos, têm poucas chances de sobreviver. Mas uma nova terapia anunciada nos Estados Unidos pode ampliar a expectativa de vida nesses casos.

O tratamento, com uma nova linha de radioisótopos, foi anunciada durante a reunião anual da Society of Nuclear Medicine, realizada em Miami.

O sistema esquelético é particularmente afetado em casos de metástase em câncer de próstata. A propagação de tumores ocorre quando o câncer primário é transmitido pelo sangue e se desenvolve nos ossos.

O novo estudo, feito por um grupo internacional de pesquisadores, baseou-se no uso de terapia com cloreto de rádio-223, que atinge as metástases no sistema esquelético com potentes partículas alfa que são mortais para os tumores.

As partículas poupam os tecidos adjacentes aos tumores e a medula óssea. O tratamento está sendo experimentado em casos de câncer de próstata resistentes à castração, estágio avançado da doença caracterizado tipicamente por metástase esquelética resistente e tratamentos convencionais.

“O rádio-223 oferece uma abordagem nova para o tratamento de metástase óssea. Ele trata sistemática e simultaneamente múltiplas áreas atingidas pela doença e tem se mostrado muito bem tolerado pelos pacientes. O risco de supressão da medula óssea é baixo mesmo em pacientes submetidos a intensa quimioterapia”, disse Valerie Lewington, professora no King’s College London e um dos autores do estudo.

A nova terapia está em fase 3, ou seja, estão sendo feitos estudos internacionais de larga escala, em múltiplos centros, com diferentes populações de pacientes de modo a verificar eficácia e segurança.

Em 2011, a Bayer HealthCare apresentou estudo no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica, na Suécia, com o uso do radiofármaco Alpharadin (cloreto de rádio-223). A sobrevida global mediana dos pacientes tratados com o medicamento foi 44% maior, chegando a 14 meses, apontou o estudo, que contou com a participação de pesquisadores do Brasil.

Fonte Estadão

Após polêmica, relatório britânico diz que silicone PIP não é tóxico

Após uma polêmica que se espalhou por diversos países no ano passado, quando se divulgou que as próteses de silicone da empresa francesa PIP eram tóxicas, um relatório britânico apresentado nesta segunda-feira indica que o material usado nos implantes da marca não oferecem riscos à saúde.

As revelações chegam mais de dois anos depois que o escândalo tomou grandes proporções e muitos países chegaram a suspender a venda dos produtos e orientaram milhares de mulheres que tinham próteses da marca a retirá-las.

Em 2011 o dono da PIP (Poly Implant Prothèse) chegou a ter prisão decretada pela Justiça da França, após a descoberta de que seus produtos continham silicone industrial que poderia causar câncer e que tinham alto risco de ruptura.

O estudo do Serviço Britânico de Saúde (NHS, na sigla em inglês), liderado pelo diretor médico Bruce Keogh, diz agora que o material usado nas próteses da PIP não são tóxicos nem cancerígenos, embora tenha reiterado que a taxa de ruptura do produto é, de fato, duas vezes maior do que a normal.

Cerca de 47 mil mulheres têm os implantes da PIP no Reino Unido e por volta de 95% delas fizeram a cirurgia em clínicas privadas. A minoria teve as próteses colocadas pelo NHS em operações de reconstrução das mamas em casos de câncer.

Ainda em janeiro a equipe de Keogh havia indicado que não acreditava ter provas suficientes para recomendar a retirada das próteses.

O médico diz que muitos testes em diferentes países "mostraram que os implantes não são tóxicos e portanto não acreditamos que eles representem uma ameaça de longo prazo à saúde das mulheres que possuem os implantes PIP".

"No entanto, concluímos que estes implantes têm um padrão de qualidade inferior e quando comparados a outros produtos têm uma chance maior de ruptura. Portanto, recomendamos que as mulheres que possuam sintomas de uma ruptura --por exemplo maciez excessiva, dores ou caroços-- consultem seus cirurgiões ou clínicos", acrescentou.

Cautela
Fazel Fatah, presidente da Associação Britânica de Cirurgiões Plásticos, avalia os resultados com cautela e diz que as pacientes devem ter resguardado seu direito de remover os implantes.

"Apesar dos testes rigorosos mostrando que não há riscos de danos à saúde humana de longo prazo devido aos elementos químicos presentes no gel, permanece o fato de que as [próteses] PIPs têm chance significativamente maior de romperem e vazarem e, portanto, causarem reações físicas em uma proporção inaceitável para as pacientes", indica.

"Concordamos com os resultados do relatório de que a ansiedade por si mesma é uma forma de risco à saúde e por isso é inteiramente razoável que as mulheres tenham o direito de removê-las --independentemente de ter havido uma ruptura", acrescenta.

De forma geral, em todo o Reino Unido todas as mulheres que tiveram implantes PIP colocadas pelo NHS podem removê-las e substituídas de graça.

No País de Gales, o NHS também substitui as próteses de mulheres que as colocaram em clínicas particulares. Na Inglaterra e na Escócia o NHS não fornece novos implantes de forma gratuita.

Escândalo
No Brasil, a importação de próteses de silicone está suspensa pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde o dia 22 de março até que o Inmetro crie um sistema de avaliação de qualidade e os fabricantes passem pelos testes para obter um selo de aprovação.

Em março de 2010, a PIP foi fechada na França após descobrir-se que suas próteses continham silicone industrial não liberado para uso médico.

Seu dono, Jean-Claude Mass, 72 anos, foi preso durante as investigações e depois libertado, mas voltou a ser detido em março de 2012 após não conseguir pagar a fiança de 100 mil euros (R$ 230 mil). Ele admitiu ter usado o silicone impróprio por ser "mais barato e melhor" mas insistiu que eles não são perigosos.

O caso ganhou dimensão internacional em dezembro de 2011, quando o governo francês aconselhou que todas as 30 mil mulheres com as próteses da marca no país deveriam retirá-las em procedimento cirúrgico, como medida preventiva.

Até então a terceira maior fabricante mundial de implantes, a PIP, fundada em 1991, produziu ao longo de quase 20 anos próteses usadas por 400 mil mulheres em 65 países.

Muitos países também aconselharam que os implantes mamários da marca fossem removidos.

Fonte Folhaonline

Gripe suína já matou cinco pessoas no Paraná este ano

Curitiba - A Secretaria de Saúde do Paraná informou nesta segunda-feira (18) a ocorrência de mais três mortes provocadas por influenza A (H1N1) - gripe suína no estado. Desde janeiro, cinco pessoas morreram no Paraná em decorrência do vírus Influenza H1N1. Os casos mais recentes ocorreram nas cidades de Curitiba, Cornélio Procópio e São Mateus do Sul.

Mais da metade dos 64 casos da doença confirmados este ano no Paraná foram diagnosticados em junho. Na semana passada, Santa Catarina já havia confirmado 22 mortes, desde o início do ano. No Rio Grande do Sul, a terceira morte do ano foi confirmada hoje pelo governo gaúcho. A chegada do inverno facilita a circulação do vírus. Em 2009, foram registrados 159 mortes por influenza A (H1N1) - gripe suína em todo o país.

“Mesmo com o fim da pandemia, o subtipo H1N1 continua circulando no mundo inteiro, agora produzindo apenas surtos localizados, porque a maioria das pessoas já está protegida contra ele, seja porque tiveram a infecção natural ou porque se vacinaram”, informa o Ministério da saúde em alerta emitido na última sexta-feira (15). O ministério recomenda que sejam mantidas as ações de prevenção, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar o rosto com as mãos e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável quando tossir ou espirrar. As pessoas que apresentem sintomas como febre de início súbito, tosse ou dores na garganta, de cabeça, nos músculos ou articulações, devem procurar os serviços de saúde.

Mesmo antes da confirmação do diagnóstico por exames de laboratório ou agravamento dos sintomas, os médicos das regiões nas quais circula o subtipo H1N1 devem prescrever o antiviral oseltamivir (Tamiflu), em especial a gestantes, crianças, idosos, obesos e pessoas com doenças crônicas. No Paraná, os hospitais da rede privada que atendem casos de urgência já estão recebendo o medicamento.

Fonte Agência Brasil

Vacinação contra paralisia infantil é prorrogada até a próxima sexta-feira em São Paulo

A vacinação contra a poliomielite - paralisia infantil - foi prorrogada no estado de São Paulo até a próxima sexta-feira (22). A Secretaria de Estado de Saúde espera, assim, atingir a meta de imunizar 2,85 milhões de crianças menores de 5 anos, o que equivale a 95% dessa população. Segundo balanço do órgão, até as 17h do último sábado apenas 2,13 milhões de crianças (76%) do objetivo da campanha havia sido alcançado.

O estado tem mais de 4 mil postos de vacinação. Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Na capital paulista, as salas de vacinação dos terminais do Tietê e da Barra Funda funcionam de segunda-feira a domingo das 8h às 21h.

Desde 1998 não são registrados casos de paralisia infantil no estado. A secretaria de Saúde ressalta, entretanto, que a vacinação é fundamental, pois o vírus ainda circula na África e Ásia. “É importante que os pais ou responsáveis aproveitem mais esta semana e levem seus filhos aos postos de saúde para tomarem a vacina. Esta ainda é a única forma eficaz de prevenção contra a paralisia infantil. São apenas duas gotinhas que podem salvar vidas”, enfatiza a diretora de Imunização da secretaria, Helena Sato.

Fonte Agência Brasil

Guia para a saúde bucal da família

Seguindo a informação deste guia, você e sua família podem ter dentes e gengivas saudáveis por toda a vida.

4 Passos para um Sorriso Brilhante
1. Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.
2. Use fio dental diariamente.
3. Limite o número de lanches ingeridos por dia.
4. Visite seu dentista regularmente.
É fácil orientar sua família para ter uma boa saúde bucal. É simples, basta ter as informações corretas e um pouco de prática para mantê-la na direção certa!
Como mãe ou pai, você pode interagir com seus filhos, ajudando-os a entender por que uma boa higiene bucal é importante - e mostrar-lhes como fazer isto corretamente! Este Guia da Família para a Saúde Bucal lhe dará exatamente o que você precisa para manter toda a sua família sorrindo.

Nesta seção, você aprenderá:
- Como Escovar
- Como usar Fio Dental
- Flúor
- Lanches e Cáries
- O Exame Dental
- Prevenção de Cáries na infância

Foto: Colgate
Cuidados simples na escovação fazem grande diferença na higiene bucal

Foto: Colgate
Lembre-se de passar o fio dental sempre após as refeições
Flúor - A Melhor Defesa de Sua Família
Flúor é o melhor auxiliar no combate às cáries que existe uma vez que você oriente sua família a ter uma vida toda de sorrisos saudáveis/brilhantes! Mantém os dentes de toda a família fortes - independentemente de suas idades.
Como o Flúor Age
Diariamente, o esmalte dos dentes é atacado por ácidos produzidos na placa bacteriana. Estes ácidos podem enfraquecer os dentes, e isso pode resultar em cáries.
E é aqui que o flúor entra. Ao alcançar os dentes o flúor é absorvido pelo esmalte. Ele ajuda a restaurar o esmalte e prevenir as cáries. Pode, inclusive, ajudar a deter o processo de formação da cárie.
Como se obtém Flúor
Você pode usufruir dos benefícios do flúor de diferentes formas. Ele pode agir de fora para dentro nos dentes, e de dentro para fora no corpo. Par que possa agir da melhor forma, você precisa fazer uso do flúor de ambos os modos! Em casa, você e sua família devem escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos três vezes ao dia, principalmente depois do café da manhã e antes de dormir.
Voltar ao Topo
Lanches e Cáries
Se o flúor é a nossa maior proteção contra as cáries, então lanches freqüentes podem ser o maior inimigo dos nossos dentes. Diariamente, você e seus familiares enfrentam o desafio de evitar lanches. É aqui está o que você precisa saber:
O importante é a freqüência com que você lancha
A verdade é que, aquilo que a seus familiares comem não é tão importante quanto: quando e com que freqüência eles lancham! Tudo tem a ver com a "reação da placa" , e é assim que a coisa funciona:
A Reação da Placa
Todos nós temos placa bacteriana em nossas bocas. Mas quando esta placa se encontra com os açúcares e amidos que existem em lanches tais como biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes, ou até mesmo em batatas fritas, ela reage para criar ácidos, e um "ataque da placa" acontece.
O fato é que a maioria dos lanches que você consome contêm açúcar ou amido dando à placa esta oportunidade para produzir ácidos. E cada "ataque da placa" pode durar até 20 minutos após o consumo do lanche. Durante este período, o ácido da placa está atacando o esmalte dos dentes, enfraquecendo-os. É nesta hora que cáries podem começar!
Combatendo a Placa
A boa notícia é, você pode tomar uma postura contra a placa! Escovando três vezes ao dia com um creme dental com flúor e reduzindo o número de vezes que você lancha por dia, você e sua família podem ajudar a prevenir as cáries.
Quanto à escolha do lanche, é melhor escolher algo nutritivo e lanchar com moderação. Também é melhor comer o lanche de uma só vez! Veja o porquê: comer cinco porções de lanche expõe seus dentes a uma possível formação de cáries - durante aproximadamente 20 minutos. Petiscar estas mesmas cinco porções em cinco momentos diferentes expõe seus dentes a uma possível formação de cáries por aproximadamente 100 minutos. Que diferença!
Você precisa também ficar de olho nos doces que seu Bebê/Filho pequeno come!
Crianças têm a mesma suscetibilidade à formação de cáries que crianças mais velhas e adultos . Na realidade, Cáries na Infância podem ser um problema muito sério. Veja a seção abaixo sobre a Prevenção de Cáries na Infância para maiores informações.
O Exame Dental / Check Up Bucal
O dentista é o parceiro de sua família no caminho para se obter Sorrisos Saudáveis. Não se esqueça de marcar visitas regulares ao dentista para toda a família. A primeira visita de uma criança ao dentista deverá ocorrer antes de seu terceiro aniversário.
O exame dos dentes quando ocorre cedo na vida das crianças permite que elas tenham uma experiência positiva com relação à saúde bucal.
DICA: leve seu bebê de um ano de idade com você ao dentista quando tiver sua própria consulta. Deste modo, o consultório do(a) dentista torna-se um lugar familiar.
O Check Up Dentário de sua Criança: O que esperar


Foto: Colgate
Fontes de flúor são essenciais para a saúde de seus dentes

Tratamentos com Flúor:
O dentista pode fazer um tratamento nos dentes da sua criança usando flúor, na forma de gel, para tornar os dentes ainda mais fortes. Coloca-se gel numa moldeira que fica na boca da criança durante alguns minutos para deixar que o flúor penetre nos dentes. Existem no mercado gel de diferentes sabores para crianças!
Selantes dentários:
São finas camadas protetoras de resinas, aplicadas pelo dentista nos dentes permanentes posteriores (molares). Eles preenchem os sulcos nas superfícies de mastigação dos dentes onde alimentos e bactérias podem ficar aderidas e causar cáries. Uma vez aplicados, os selantes podem durar por vários anos.
Radiografias:
Estas "fotos" mostram ao dentista o que se passa dentro dos dentes e debaixo da linha da gengiva. Durante uma radiografia, sua criança usará um avental de chumbo para evitar exposição desnecessária aos raios.
Prevenção de cáries na infância:
(também conhecido como cáries de mamadeira)

Foto: Colgate
Cuidar da saúde dos dentes é algo que deve ser feito desde os primeiros dias

Cáries na Primeira Infância é uma doença que pode ser evitada. Os passos a seguir podem lhe ajudar a proteger seu bebê desta dolorosa doença - e peça a seu dentista ou médico maiores informações.
É melhor não oferecer a mamadeira enquanto seu bebê está na cama. Mas se você tiver que oferecer a mamadeira enquanto ele estiver na cama encha-a com água . Qualquer outro líquido que não seja água, até mesmo leite ou suco, pode causar cáries.
Você pode usar a mamadeira para alimentar seu bebê nas horas regulares de alimentação, mas permitir que a mamadeira seja usada como chupeta pode ser uma das principais causas de cáries.
- Segure seu bebê enquanto o alimenta. Se o seu bebê adormecer, remova a mamadeira e ponha-o na cama.
- Evite pôr o bebê para dormir com a mamadeira.
- Evite deixar sua criança pequena passear com a mamadeira.

Fonte Colgate-Palmolive

Embolia pulmonar

Uma embolia pulmonar é um bloqueio de uma artéria
nos pulmões por gordura, ar, coágulo
de sangue ou tecidos com tumores
Definição
Uma embolia pulmonar é um bloqueio de uma artéria nos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.

Nomes alternativos

Tromboembolismo venoso, coágulo de sangue no pulmão, coágulo de sangue - pulmão, embolia, embolia cancerígena, embolia - pulmonar

Causas, incidência e fatores de risco

Uma embolia pulmonar é mais frequentemente causada por um coágulo de sangue em uma veia, especialmente veia da perna ou pélvis (área dos quadris). A causa mais comum é um coágulo de sangue em uma das veias profundas da coxa. Esse tipo de coágulo é chamado trombose venosa profunda (TVP).
Causas menos comuns incluem bolhas de ar, gotículas de gordura, líquido amniótico (gravidez) ou grupos de parasitas ou células cancerosas, todos os quais podem levar a uma embolia pulmonar.

 


Foto: ADAM
Pulmões

 

Os fatores de risco para uma embolia pulmonar incluem:
  • Queimaduras
  • Parto
  • Histórico familiar de coágulos de sangue
  • Fraturas dos quadris ou do fêmur
  • Cirurgia do coração
  • Repouso absoluto por longo tempo ou permanência em uma posição por muito tempo, como em uma longa viagem de avião ou automóvel
  • Lesão grave
  • Cirurgia (especialmente cirurgia ortopédica ou neurológica)
  • Uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de estrogênio
As pessoas com determinados distúrbios de coagulação também podem ter um risco mais alto.

Sintomas

  • Dor no peito
    • Sob o esterno ou em um lado
    • Especialmente aguda ou penetrante
    • Também pode ser descrita como uma queimadura, dor ou sensação de entorpecimento e peso
    • Pode piorar quando o indivíduo respira fundo, tosse, come, se curva ou se inclina
  • Tosse
    • Começa de repente
    • Pode expectorar sangue ou escarro sangrento
  • Respiração rápida
  • Frequência cardíaca alta
  • Deficiência respiratória
    • Pode ocorrer em descanso ou durante atividades
    • Inicia repentinamente

 


Foto: ADAM
O ar é inspirado por meio das passagens nasais, percorre a traqueia, os brônquios e chega até os pulmões

 

Outros sintomas que podem ocorrer:
  • Descoloração azulada da pele (cianose)
  • Pele fria e úmida
  • Vertigem
  • Dor em uma ou ambas as pernas
  • Tontura ou desmaio
  • Pressão arterial baixa
  • Nódulo associado a uma veia próxima à superfície do corpo, pode ser doloroso
  • Alargamento nasal
  • Dor na pélvis
  • Sudorese
  • Inchaço nas pernas
  • Pulsação fraca ou ausente
  • Respiração ofegante

Exames e testes

Os seguintes testes de laboratório podem ser feitos para verificar se seus pulmões estão funcionando bem:
  • Gases no sangue arterial
  • Oximetria de pulso
Os seguintes testes de diagnóstico por imagem podem ajudar a determinar onde está localizado o coágulo de sangue:
Outros testes que podem ser realizados incluem:

Tratamento

O tratamento de emergência e uma estada em hospital frequentemente são necessários. O objetivo é estabilizar seu sistema cardiovascular e prevenir a formação de novos coágulos.
A oxigenoterapia pode ser necessária para manter níveis normais de oxigênio.
Em casos de embolia pulmonar grave que coloca a vida em risco, o tratamento pode envolver a dissolução do coágulo e a prevenção da formação de novos coágulos.
O tratamento para dissolver coágulos é chamado terapia trombolítica. Os medicamentos que dissolvem coágulos incluem:
  • Estreptoquinase
  • AP-t
O tratamento para prevenir coágulos é denominado terapia de anticoagulação. Algumas drogas são comumente chamadas de anticoagulantes.
Os medicamentos de prevenção de coágulos mais comumente usados são a heparina e a warfarina.
Heparina ou drogas do tipo heparina podem ser ministradas por via intravenosa ou como injeções subcutâneas. Geralmente, esses são os primeiros medicamentos ministrados, com uma transição para a warfarina em forma de comprimido.
Quando você começar a tomar warfarina pela primeira vez, precisará fazer testes de laboratório frequentes para verificar a densidade do seu sangue. Isso ajudará seu médico a ajustar adequadamente sua dose.
Os pacientes que têm reações à heparina ou a medicamentos relacionados podem precisar de outros medicamentos.
Os pacientes que não toleram anticoagulantes, ou para quem o uso pode ser muito arriscado, podem precisar de um dispositivo chamado filtro de veia cava inferior (filtro de VCI). Esse dispositivo é colocado na veia central principal na área do abdome.
Ele evita que coágulos grandes se desloquem nos vasos sanguíneos dos pulmões. Algumas vezes, um filtro temporário pode ser colocado e removido posteriormente.

Evolução (prognóstico)

É difícil prever se um paciente responderá bem ao tratamento. Frequentemente, a perspectiva é relacionada àquilo que coloca a pessoa em risco de embolia pulmonar (por exemplo, câncer, cirurgia maior ou trauma).
Em casos de embolia pulmonar grave, em que ocorrem choque e insuficiência cardíaca, a taxa de mortalidade pode ser superior a 50%.

Complicações

Ligando para seu médico

Vá para o pronto-socorro ou ligue para o número de emergência local (como 192) se você tiver sintomas de embolia pulmonar.

Prevenção

Prevenir a trombose venosa profunda (TVP) é muito importante, especialmente em pessoas com alto risco. Para ajudar a prevenir a TVP, mova suas pernas frequentemente ou dê uma volta durante longas viagens de avião ou automóvel, ou em outras situações nas quais você fica sentado ou deitado por longos períodos de tempo. Caminhar e permanecer ativo tão logo quanto possível após a cirurgia ou durante uma doença médica de longa duração também pode reduzir seu risco.
A terapia de heparina (doses baixas de heparina injetadas sob a pele) pode ser prescrita para aqueles que ficam em repouso absoluto por muito tempo.
Algumas vezes, os pacientes no hospital usam botas macias especiais que automaticamente (e de maneira suave) comprimem as panturrilhas com frequência. É chamado de compressão pneumática intermitente. Isso ajuda a manter o sangue em movimento e impede a coagulação do sangue.

Fonte iG