Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 22 de junho de 2012

Indústria de genéricos tem acesso a medicamentos originais facilitado

Objetivo da medida é facilitar o acesso da indústria aos medicamentos que não estão nas prateleiras das farmácias, como os usados apenas em hospitais ou distribuídos por programas do governo

Já está em vigor a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que prevê a obrigatoriedade das empresas de remédios de referência a vender exemplares dos medicamentos aos laboratórios interessados em fabricar genéricos ou similares dos produtos.

O objetivo da medida é facilitar o acesso da indústria de genéricos aos medicamentos originais que não estão nas prateleiras das farmácias, como os usados apenas em hospitais ou distribuídos por programas do governo, e agilizar a entrada de novos genéricos no mercado.

As empresas farmacêuticas de genéricos precisam do remédio original para fazer testes de bioequivalência – que comprovam a segurança e eficácia da cópia e, com isso, conseguir o registro da Anvisa para o genérico. No entanto, alguns laboratórios reclamavam da demora, de até seis meses, para conseguir as amostras.

“A empresa detentora de registros de medicamentos de referência que estejam sendo normalmente comercializados no país, mas que não estejam disponíveis no comércio farmacêutico varejista deverá disponibilizá-los para aquisição pelas empresas interessadas no desenvolvimento de medicamentos genéricos ou similares e pelos centros de equivalência farmacêutica e demais centros analíticos habilitados e os centros de bioequivalência/biodisponibilidade relativa certificados para a realização dos estudos, por meio de um distribuidor/estabelecimento comercial autorizado”, diz resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada na edição de ontem (19) do Diário Oficial da União.

De acordo com o texto, o laboratório interessado deverá pagar pelas amostras. Quem não conseguir o exemplar deve comunicar à Anvisa. A partir daí, a agência reguladora poderá notificar o fabricante do remédio original para que venda o produto no prazo máximo de dois meses.

No caso de a amostra não ser entregue por falta do medicamento de referência em estoque, a Anvisa pode autorizar a empresa de genérico a comprar o mesmo remédio em outro país e o fabricante será notificado para explicar a ausência do original.

São considerados medicamentos de referência o remédio original e com marca registrada que serve de parâmetro para a fabricação de genéricos e similares.

Fonte SaudeWeb

Anvisa atualiza lista de medicamentos de Referência

A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta terça-feira (19/6), a RDC nº 35/12, que define os critérios para inclusão e exclusão de medicamentos na Lista de Medicamentos de Referência.

A principal novidade da proposta é a obrigatoriedade de que os fabricantes destes medicamentos forneçam os produtos para aquisição. Isso vai garantir que os laboratórios possam fazer os testes de bioequivalência que são necessários para o registro de genéricos e similares.

Medicamento de referência é um produto inovador registrado na Anvisa cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente junto à Agência. O medicamento de referência se torna parâmetro de eficácia terapêutica, segurança e qualidade para o registro de outros medicamentos.

A Lista de Medicamentos de Referência será composta por três grupos. O Grupo A incluirá medicamentos que contenham apenas um insumo farmacêutico ativo. No grupo B estão os medicamentos que contenham dois ou mais insumos farmacêuticos ativos em uma única forma farmacêutica. Já o grupo C é formado pelos medicamentos que contenham dois ou mais insumos farmacêuticos ativos nas mesmas ou em diferentes formas farmacêuticas, para uso simultâneo ou sequencial.

A resolução estabelece, também, critérios para a exclusão de medicamentos da Lista de Medicamentos de Referência. Medicamentos que tenham seu registro cancelado ou que apresentem falhas relativas à segurança, eficácia ou à qualidade serão excluídos da lista.

Fonte SaudeWeb

MG deve aprovar carreira de médicos da SES

Governo pede inclusão de emendas solicitada pelo Sinmed-MG, beneficiando também médicos da Secretaria de Defesa Social

O Projeto de Lei 2745/2011, que cria a Carreira de médico perito, no âmbito da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e de médico da área de gestão e atenção à saúde, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está a um passo da aprovação.

Na última terça-feira, dia 19/6, o governador Antonio Anastasia encaminhou emendas ao projeto de lei que tramita em 1º turno. Ela altera os valores das tabelas de vencimento propostas para os médicos peritos. Segundo a exposição de motivos do governador, o objetivo é assegurar isonomia entre médicos efetivos e contratados. Com essa nova tabela, o menor salário dos peritos será de R$ 1.993,78, podendo chegar a R$ 5.904,75 no final da carreira.

Além disso, a Emenda nº 21 cria também a carreira de Médico da Sec. de Defesa Social. Durante a reunião, o deputado André Quintão destacou que a referida Emenda foi “solicitada pelo Sindicato dos Médicos de Minas Gerais.

Os cargos de Médico, lotados na Secretaria de Estado de Defesa Social, foram transformados, pelo Decreto nº 36.033, de 1994, em cargos de Analista da Saúde e posteriormente transformados na carreira de Analista Executivo de Defesa Social, pela Lei nº 15.301. de 2004. Hoje são cerca de 25 médicos originalmente concursados e atualmente exercendo as funções de médico. Segundo o deputado, a emenda é justa pois, à semelhança da carreira dos médicos da área de saúde, restabelece a carreira de Médico na Secretaria de Estado de Defesa Social.

Todas emendas serão analisadas pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e segue para votação no Plenário.

Fonte SaudeWeb

Erro no diagnóstico de imagem gera grande demanda judicial

70% dos processos envolvendo radiologistas nos Estados Unidos devem-se a falhas no diagnóstico radiológico. Estudo evidencia a gravidade do cenário e aponta iniciativas para evitar a adversidade

A falha no diagnóstico radiológico (“missed” radiographic diagnosis) é responsável por 70% dos processos envolvendo radiologistas nos Estados Unidos. Cabe, entretanto, diferenciar se tal falha se deu por negligência, imperícia ou imprudência, que, na maioria das vezes, torna árdua a tarefa para os peritos nomeados.

Alguns dos chamados “erros diagnósticos” estão relacionados à interpretação equivocada do profissional, seja pela falta de conhecimento, seja pela conclusão inadequada, ou ainda pela má escolha da técnica empregada(5).

Na experiência adquirida ao longo dos anos, na análise médico-legal em processos de responsabilidade médica, foram também observadas falhas oriundas da identificação ou percepção das lesões, muitas vezes diminutas ou mal definidas.

Considerando a análise desses parâmetros, não se pode deixar de considerar a má qualidade dos equipamentos, a falta de manutenção, principalmente no interior dos Estados, em que os investimentos não contemplam o avanço tecnológico.

A obsolescência é patente na maioria das clínicas e hospitais de pequeno porte nos interiores desse imenso país. Sempre que um aparelho novo é lançado, o equipamento anterior é substituído e vendido por preços “módicos” às prefeituras e nosocômios de menor porte.

Vale ressaltar que tal prática é muito comum envolvendo mamógrafos. A não visualização de lesões nas imagens produzidas ou sua má interpretação podem gerar consequências graves para a paciente.

A mamografia é hoje o principal método de rastreamento do câncer de mama, portanto, é um exame de grande importância para a mulher e pode suscitar demandas judiciais de grande monta, quando não interpretado corretamente.

Com certa frequência são observadas, em processos de responsabilidade médica, condutas envolvendo falhas no diagnóstico de imagens “suspeitas” ou ainda a ocorrência de falso-negativos, que podem retardar o início do tratamento.

Algumas ações são de grande importância para evitar tais demandas, como a participação no Programa de Controle de Qualidade da Mamografia, gerenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e ainda a padronização do critério BI-RADS, amplamente utilizado(6). A integração com o médico assistente é sempre recomendável para uma abordagem multidisciplinar ao paciente.

Outro aspecto de suma importância, quando se analisa a questão médico-legal e pericial, é o laudo.

Documento é a expressão escrita de um fato, portanto, define exatamente aquele momento na interpretação da imagem. E é exatamente a análise deste documento e sua correlação com a clínica e com a imagem que será o objeto de atenção do perito.

Em exames de ultrassonografia obstétrica, isto se torna de extrema relevância, pois além da gestação, que constitui condição dinâmica em constantes transformações, existem fatores que podem diretamente influenciar na interpretação, como posição fetal e presença de imagens que podem dificultar a visualização dos parâmetros principais. Nas demandas judiciais envolvendo exames de ultrassonografia, a maioria dos exames questionados é de origem obstétrica. No caso de análise de biometria fetal, se alguma deformação ou alteração de estruturas forem ou não visualizadas, estas devem ser detalhadamente descritas e, se possível, documentadas por fotografia. Importante ressaltar que todo método de imagem tem limitações. O exame morfológico fetal tem constituído para o aumento na demanda de ações na justiça.


Atenção especial deve ser dada na correta correlação entre o laudo e o paciente que realizou o exame. A “troca” de exames, uma vez caracterizada, pode ensejar a condenação do profissional responsável à indenização por danos morais e materiais, dependendo do dano a ser apurado.

O laudo, expressando todas as ações realizadas durante o exame, deve descrever a técnica empregada, os dados do paciente, a região examinada e a descrição dos achados, tudo de forma objetiva e abrangente(7).

Nos casos em que o imaginologista está convicto de sua interpretação, o laudo pode ser concluído de forma mais direta e objetiva.

Atenção especial deve ser dada na revisão do laudo, momento no qual equívocos podem ser corrigidos. Laudos padronizados com o intuito de agilizar o trabalho podem constituir causa de erro ao informar, por exemplo, “vesícula biliar de aspectos normais” em paciente colecistectomizado.

É importante asseverar que, sendo o exame de imagem, na maioria de suas indicações, de caráter complementar, fica implícito que complementar a investigação diagnóstica e sua correlação com os dados clínicos do paciente é imprescindível(8).

Uma relação que jamais pode ser quebrada é entre o imaginologista e o médico assistente, seja na consulta de dados do paciente ou na discussão do caso, sobretudo naqueles que requeiram condutas mais urgentes. A indicação de cisto ovariano identificado em paciente assintomática, na menacme, “com características funcionais”, deixa entrever conduta conservadora.

Não deve ser desprezada a opinião de outro colega da área da radiologia, nos casos mais complexos e de difícil interpretação.

Conforme citado, os avanços tecnológicos permitem uma maior precisão diagnóstica, entretanto, na radiologia intervencionista algumas situações podem gerar ações judiciais. Por ser um procedimento invasivo, a utilização de contrastes, agulhas, cateteres e outros dispositivos aumenta o risco para o paciente, e este deverá ser devidamente informado sobre a possibilidade de ocorrência de determinadas situações ou complicações decorrentes.

O dever de informação é de relevância na análise processual. Os magistrados costumam subsidiar sua interpretação na aplicação do Código de Defesa do Consumidor, visto que hoje o dever de informação ensejará que o paciente participe diretamente das decisões médicas, podendo, inclusive, recusar submeter-se a procedimento, desde que não haja situação emergencial(9,10).

O consentimento informado poderá ajudar no cumprimento do dever de informação, permitindo a decisão conjunta do paciente, desde que confeccionado especificamente para cada procedimento, detalhadamente descrito, e perfeitamente entendido e autorizado pelo paciente(11,12).

Como se sabe, jamais irá evitar uma demanda judicial, mas irá comprovar a informação levada ao paciente, quando solicitada a realização da prova técnica.

Todos os serviços, clínicas ou hospitais que realizam procedimentos invasivos ou intervencionistas devem ter, para pronto emprego, instrumental completo e medicamentos para ressuscitação cardiorrespiratória. Se for o caso, um convênio ou linha direta com empresa de remoção em UTI móvel pode proporcionar segurança ao paciente, numa eventualidade. Tais ações vão assegurar, na visão jurídica, os cuidados e a responsabilidade que envolve a instituição em relação ao paciente.

Atenção especial deve ser atribuída ao ensino médico e a sua prática em hospitais ou maternidades universitários. Muito embora o médico residente tenha autonomia pelos seus atos profissionais, estes devem ser sempre supervisionados por um preceptor ou médico mais experiente. Os laudos, a análise de imagens, os procedimentos invasivos, as manobras e as decisões técnicas são de responsabilidade do preceptor, orientador, chefe do serviço ou, ainda, do diretor técnico da unidade.

Nos dias de hoje, dizer que existe uma receita para evitar um processo judicial é ledo engano.

O que se observa, tomando por base os inúmeros processos judiciais envolvendo os médicos e principalmente os imaginologistas, são atitudes de caráter preventivo, que podem trazer ao processo provas irrefutáveis da boa conduta, da perfeita integração nas interpretações de imagem e conclusões apresentadas, assegurando a boa prática médica.

Medida altamente salutar seria a abordagem de temas de Direito Médico nos cursos de graduação em medicina que, de forma mais abrangente e completa, orientaria os futuros profissionais médicos, quanto às situações de ordem prática, ressaltando os aspectos jurídicos e éticos que envolvem o exercício profissional.

Fonte: Radiology.com

Por SaudeWeb

Médicos legistas anunciaram greve nesta quinta-feira em Alagoas

Entre os principais pontos da pauta dos médicos legistas estão o pedido de transferência do IML da capital, a estruturação do IML de Arapiraca e o reajuste salarial dos profissionais

Em assembleia realizada na noite da última segunda-feira (18), na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas, os médicos legistas vinculados ao Instituto Médico Legal (IML) decidiram decretar greve a partir desta quinta-feira (21). De acordo com a categoria, a paralisação vai atingir os serviços do IML em Maceió e Arapiraca.

A greve foi deliberada pelos 30 profissionais que atuam nos institutos da capital e interior e não tem data para terminar. Eles vão paralisar as atividades para pressionar o governo por reposição salarial e melhores condições de trabalho.

Entre os principais pontos da pauta dos médicos legistas estão o pedido de transferência do IML da capital, a estruturação do IML de Arapiraca e o reajuste salarial dos profissionais – que defendem que o governo estadual adote a tabela de vencimentos definida pela Federação Nacional dos Médicos.

Durante a paralisação, os profissionais manterão apenas 30% das atividades consideradas essenciais. Desta forma, de acordo com a categoria, os médicos legistas não realizarão os serviços de necropsia.

Fonte SaudeWeb

Médicos legistas anunciaram greve nesta quinta-feira em Alagoas

Entre os principais pontos da pauta dos médicos legistas estão o pedido de transferência do IML da capital, a estruturação do IML de Arapiraca e o reajuste salarial dos profissionais

Em assembleia realizada na noite da última segunda-feira (18), na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas, os médicos legistas vinculados ao Instituto Médico Legal (IML) decidiram decretar greve a partir desta quinta-feira (21). De acordo com a categoria, a paralisação vai atingir os serviços do IML em Maceió e Arapiraca.

A greve foi deliberada pelos 30 profissionais que atuam nos institutos da capital e interior e não tem data para terminar. Eles vão paralisar as atividades para pressionar o governo por reposição salarial e melhores condições de trabalho.

Entre os principais pontos da pauta dos médicos legistas estão o pedido de transferência do IML da capital, a estruturação do IML de Arapiraca e o reajuste salarial dos profissionais – que defendem que o governo estadual adote a tabela de vencimentos definida pela Federação Nacional dos Médicos.

Durante a paralisação, os profissionais manterão apenas 30% das atividades consideradas essenciais. Desta forma, de acordo com a categoria, os médicos legistas não realizarão os serviços de necropsia.

Fonte SaudeWeb

Ministério da Saúde fortalece produção de fitoterápicos

12 municípios receberão o repasse de R$ 6,7 milhões, que serão investidos em aquisição de equipamentos e materiais, contratação de pessoal e qualificação técnica para promover a interação e a cooperação entre os agentes produtivos de plantas medicinais

Para fortalecer o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, o Ministério da Saúde repassará R$ 6,7 milhões para 12 municípios. A medida está prevista em portaria publicada, nesta quarta-feira (20), no Diário Oficial da União. Os recursos serão aplicados em projetos locais de produção e distribuição no Sistema Único de Saúde (SUS) de plantas medicinais e fitoterápicos.

O montante deverá ser investido em aquisição de equipamentos e materiais, contratação de pessoal e qualificação técnica para promover a interação e a cooperação entre os agentes produtivos de plantas medicinais e fitoterápicos.

A iniciativa tem o propósito de desenvolver a produção de insumos de origem vegetal, preferencialmente com cultivo orgânico, considerando a agricultura familiar, o conhecimento tradicional e o científico. De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, o objetivo do ministério é aliar a saúde à sustentabilidade e ao desenvolvimento socioeconomico do país. E diz que o intuito é mostra que é possível desenvolver a cadeia produtiva com sustentabilidade.

Os municípios que apresentaram projetos de produção e distribuição de plantas e fitoterápicos: Betim (MG), Botucatu (SP), Brejo da Madre de Deus (PE), Diorama (GO), Foz do Iguaçu (PR), Itapeva (SP), João Monlevade (MG), Pato Bragado (PR), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Satanrém (PA) e Toledo (PR).

RIO+20
Como forma de valorizar a biodiversidade do Brasil e seu uso sustentável, o Ministério da Saúde participa da conferência Rio+20 com uma mostra sobre plantas medicinais e fitoterápicos, localizado no Pier de Mauá. Os visitantes têm acesso a informações sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, além de conhecerem desde o processo de cultivo dessas plantas, passando pela extração, ao uso da fitoterapia no SUS. A mostra segue aberta ao público até sexta-feira (22), quando encerra a conferência.

Para o secretário Carlos Gadelha, o desenvolvimento dos fitoterápicos no Brasil incorporam as três dimensões do desenvolvimento sustentável. Gadelha conta que os fitoterápicos aparece como uma oportunidade para o Brasil mostrar que persegue um modelo de desenvolvimento que articula a dimensão econômica, social e ambiental, numa mesma iniciativa.

Lançado em 2008, o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos foi criado para garantir à população o acesso a plantas medicinais e fitoterápicos, seguros e eficazes, ampliando as opções terapêuticas e fortalecendo o complexo produtivo e o uso sustentável da biodiversidade.

Os 12 fitoterápicos ofertados no SUS, com financiamento de Municípios, Estados e da União, são industrializados, e têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); portanto, com eficácia e segurança comprovadas. O Ministério da Saúde orienta o uso desses produtos apenas na atenção básica.

Fitoterapia
Os benefícios da fitoterapia são reconhecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Periodicamente, o órgão divulga recomendações para incentivar os países a formularem políticas e regulamentações nacionais referentes à utilização de medicamentos tradicionais de eficácia comprovada. A OMS também recomenda a exploração das possibilidades de se incorporar os detentores de conhecimento tradicional às atividades de atenção primária em saúde, fornecendo-lhes treinamento correspondente.

Fonte SaudeWeb

Clínica do ABC investe R$ 2 milhões em novas instalações

A unidade prestará atendimento ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Nefrologia e Nutrição e Pronto-atendimento aos pacientes do Hospital e Maternidade Bartira, localizado em Santo André, no Grande ABC

Está prevista para o mês de julho a inauguração da nova sede do Jandaia Serviços Médicos. A unidade prestará atendimento ambulatorial nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Nefrologia e Nutrição e Pronto-atendimento aos pacientes do Hospital e Maternidade Bartira, localizado em Santo André, no Grande ABC, e também realizará exames cardiológicos.

Com investimento na ordem de R$ 2 milhões, o novo espaço passa de 250 para 720 metros quadrados, com sistema de gestão integrado, workstations para visualização de exames em todos os consultórios, além de ambientes climatizados.

De acordo com a gestora administrativa Valéria Gracio das Neves, espera-se que em oito meses o número de atendimentos ambulatoriais cresça em torno de 40% e as consultas no pronto-atendimento passem de 4 mil para 6 mil ao mês. “Esta expansão está sendo muito gratificante, pois poder prestar serviços médicos de qualidade a um grande número de usuários e, ao mesmo tempo, gerar empregos na região, nos dá a certeza de estarmos cumprindo nosso papel social”, declara Valéria, em comunicado.

A equipe de funcionários deverá aumentar cerca de 30% e com a ampliação, o ambulatório Jandaia passará a oferecer mais opções de exames cardiológicos e iniciará o serviço de Nutrologia e Nefrologia.

Fonte SaudeWeb

Fundação Hospital Adriano Jorge integra rede telemedicina do Ministério

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Raymison Monteiro de Souza, a instituição do Amazonas vai integrar uma seleta rede de hospitais que farão discussões e diagnósticos em tempo real via videoconferência

A Fundação Hospital Adriano Jorge vai passar a integrar a Rede Universitária de Telemedicina, iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e do Ministério da Educação. O objetivo é implantar melhorias de estrutura física, serviços e aplicações de redes de alta velocidade para o desenvolvimento da telemedicina.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação, Raymison Monteiro de Souza, a instituição do Amazonas vai integrar uma seleta rede de hospitais que farão discussões e diagnósticos em tempo real via videoconferências.

A Fundação Hospital Adriano Jorge é referência para internação de pacientes oriundos dos prontos-socorros da capital, interior do Amazonas e rede básica de saúde. Tem como finalidade a assistência à saúde, ao ensino e à pesquisa.

Já a Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é um fator crítico, sendo feito a partir de videoconferências com a presença de profissionais da área.

Fonte SaudeWeb

Universidade Federal de Goiás - UFG/GO

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realiza concurso para provimento de 7 vagas para Professores dos campi de Jataí, Catalão, Samambaia e Professor Colemar Natal e Silva.

Inscrições:
Até 1º de agosto:
Arquitetura e Organização de Computadores
Até 4 de junho: Didática, Estágio e Ensino de Geografia, Metodologia de Ensino e Pesquisa em Basquetebol, Enfermagem e Engenharia da Água e Solo com ênfase em Automação Agrícola
Até 28 de maio: Psicologia
Até 2 de julho: Alimento e Nutrição Básica
Inscrições podem ser feitas pelo www.ufg.br


Remuneração:
De R$ 1.993,04 a R$ 7.333,67

Áreas:
Arquitetura e Organização de Computadores, Enfermagem, Alimento e Nutrição Básica, Engenharia da Água e Solo com ênfase em Automação Agrícola, Didática, Estágio e Ensino de Geografia, Metodologia de Ensino e Pesquisa em Basquetebol e Psicologia.

Provas:
Haverá provas didáticas e provas de títulos

Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) realiza concurso para provimento de 2 vagas para Professores Adjuntos para a Faculdade de Medicina e o Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

Inscrições:
De 12 de março a 8 de julho

Valor:
R$ 183,34

Remuneração:
R$ 7.333,67.

Provas:
haverá prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário

Universidade Federal de Ouro Preto - Ufop/MG (II)

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Minas Gerais, realiza concurso para provimento temporário de 2 vagas para Professores

Inscrições:
De 11 a 22 de junho, na Secretaria do Departamento de Ciências Econômicas e Gerenciais (rua do Catete, nº. 166, Mariana)

Áreas:
Economia - Teoria Econômica e de Educação Física - Fisiologia do Exercício e Nutrição e Educação Física

Universidade Federal de Sergipe - UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza concurso para preenchimento de 30 vagas para Professor temporário nos Campi de São Cristóvão, da Saúde, Laranjeiras, Itabaiana e Lagarto.

Inscrições:
Até 22 de junho

Cargos:
Auxiliar - Artes e Design, Computação, Educação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Física, Enfermagem, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Letras;
Assistente - Ciências Sociais, Engenharia Agrícola, Medicina Veterinária e Tecnologia de Alimentos.

Remuneração:
De R$ 1.597,92 a R$ 2.356,41

Provas:
Haverá prova didática

Universidade Federal de Viçosa - UFV/MG

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, realiza seleção para preenchimento temporário de vaga para Professor dos Campi de Florestal e de Rio Paranaíba.

Inscrições:
Até 28 de junho, na CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134; Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233; Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.

Valor:
R$ 24,64.

Áreas:
Física Geral e Física Experimental; Química Analítica Aplicada e Métodos Instrumentais de Análise Ambiental.

Seleção:
Haverá análise curricular, prova didática e entrevista

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (II)

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza seleção para preenchimento temporário de 5 vagas para professor no Campus de Toledo.

Inscrições:
Até 24 de junho, pelo www.utfpr.edu.br


Valor:
R$ 57,00.

Áreas:
Biologia, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Química e Tecnologia de Alimentos, Análise de Alimentos e Bioquímica.

Remuneração:
R$ 2.265,78

Provas:
Haverá prova escrita e prova de desempenho didático

Universidade Federal do Pará - UFPA

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza concurso para preenchimento de 22 vagas para os Institutos de Ciências Sociais e Aplicadas;Letras e Comunicação; Ciências da Saúde; Ciências Jurídicas; Ciências da Arte; Filosofia e Ciências Humanas, Educação e Geociências, dos campi Belém, Abaetetuba, Altamira, Breves, Castanhal e Marabá

Inscrições:
De 21 de maio e 14 de junho, e de 20 junho a 16 de julho, para Auxiliares, pelo www.ceps.uf
pa.br

Valor:
De R$ 65 a R$ 100,00.

Remuneração:
R$ 7.333,67.

Provas:
Haverá prova escrita, prova didática, prática, memorial e julgamento de títulos entre 28 de maio e 8 de junho

Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) realiza concurso para preenchimento de vagas para os Centros Universitário Norte do Espírito Santo, de Ciências da Saúde, de Artes e de Ciências Agrárias.

Inscrições:
Até 22 de junho para o Departamento de Prótese Dentárias e até 29 de junho para os demais www.drh.ufes.br


Valor:
R$ 250,00

Áreas:
Enfermagem - Saúde da mulher e Enfermagem - Saúde do adulto, ambos em Saúde Pública e Estágios nos serviços de Saúde; Odontologia, Clínica Odontológica - Periodontia; Comunicação, Jornalismo e Editoração; Educação - Educação Especial dos Departamentos de Ciências da Saúde, Prótese Dentária, Comunicação Social e Medicina Veterinária.

Remuneração:
De R$ 4.837,66 a R$ 7.627,02

Provas:
Haverá prova escrita, de aptidão didático-prática, plano de trabalho e prova de títulos entre 6 e 17 de agosto

Hospital Geral de Goiânia

O Hospital Alberto Rassi - HGG - Hospital Geral de Goiânia realiza concurso para preenchimento de 15 vagas

Inscrições:
Até 22 de junho, na Rua 01, nº. 60, Setor Oeste.

Área:
Auxiliar de Enfermagem

Seleção:
Haverá avaliação curricular, dinâmica de grupo e entrevistas técnicas

Hospital Estadual Doutor Oswaldo Brandi Faria de Mirandópolis - SP

O Hospital Estadual "Doutor Oswaldo Brandi Faria" de Mirandópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
De 20 a 22 de junho, na Avenida Doutor Raul da Cunha Bueno, nº. 585, centro, Mirandópolis ou pelo www.crh.saude.sp.gov.
br

Cargo:
Oficial Operacional (Técnico de Segurança do Trabalho).

Remuneração:
R$ 759,70

Provas:
Provas objetivas: 15 de julho
Haverá prova de títulos

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

O prefeito do município de Garopaba, Estado de Santa Catarina, lançou o edital n° 0020/2012 do processo seletivo para contratação de Médico Cardiologista, com salário de R$ 4.341,30 por carga horária de 20 horas semanais. O provimento no cargo será por prazo determinado, em regime administrativo vinculado ao Regime Geral da Previdência Social, lembrando que o certame também servirá para formação de cadastro de reserva.
As inscrições serão recebidas até o dia 02 de julho de 2012, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antônio José Botelho - Prédio do ESF, Centro, em Garopaba/SC.
O processo seletivo dar-se-á mediante somatório de pontos da contagem de títulos e da experiência comprovada, os quais deverão constar do curriculum vitae de forma detalhada com a identificação dos títulos e especialmente do conteúdo e da carga horária dos cursos de aperfeiçoamento.
A homologação das inscrições e do resultado será publicada no DOM/SC (www.diariomunicipal.sc.gov.br).

Prefeitura de São Miguel do Guaporé (RO) abre processo seletivo

Aberto o Processo Seletivo nº 002/2012/SEMADF para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de São Miguel do Guaporé, Estado de Rondônia. A finalidade da iniciativa pública é preencher 35 vagas de nível superior, sendo o maior salário oferecido de R$ 6.500,00, com jornada de trabalho entre 20 e 40 horas semanais.
Serão destinadas para os candidatos portadores de deficiência o percentual de 5% do total das vagas oferecidas.

Cargos

São oferecidas vagas para Professor, Farmacêutico, Médico e Assistente Social.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas até o dia 25 de Junho de 2012, das 07h00min as 13h00min de segunda a sexta-feira, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida São Paulo, nº 1490, Bairro Cristo Rei, anexo ao Prédio da Prefeitura de São Miguel do Guaporé /RO.

Provas

A seleção consistirá na realização de análise de títulos.

Validade

O processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final publicado no meio oficial de publicação de atos do poder executivo no endereço eletrônico www.diariomunicipal.com.br/arom, podendo ser prorrogado por igual período.

Processo Seletivo Prefeitura de Vila Valério (ES)

No município de Vila Valério, Estado do Espírito Santo, a prefeitura publicou o edital n° 005/2012 de processo seletivo destinado à contratação de pessoal nos cargos de Médico PSF e Motorista (Fundamental). A efetivação desses profissionais se dará em caráter precário e provisório, especificamente para atender às demandas da Secretaria Municipal de Saúde.
O certame oferece 01 vaga mais cadastro de reserva nos cargos, com salários que variam de R$ 1.136,72 e 2.471,23 para carga horária de 40 horas semanais. Ao salário do Médico PSF será acrescida uma gratificação no valor de R$ 6.000,00.
Fica reservado o percentual de 5% das vagas a candidato com deficiência habilitados, desde que compatíveis às atribuições da função, de acordo com a Constituição Federal.
As inscrições serão realizadas até o dia 27 de junho de 2012, no Setor de Recursos Humanos, da Secretaria Municipal de Administração, localizada na Rua Lourenço de Martins, Nº 190 - Centro - Vila Valério/ES. Informações poderão ser obtidas por meio do telefone (27) 3728-1007, nos horários de 11:00 às 17:00 horas (segunda à quinta-feira) e 07:00 às 13:00 horas (sexta-feira).
O processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, que consistirá em Prova de Títulos, de caráter classificatório.
O certame terá validade de 03 meses, a partir da data de divulgação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Guajará-Mirim (RO) lança edital de processso seletivo

A Prefeitura de Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, lançou o edital 001/SEMED/2012 para realização do processo seletivo, visando o preenchimento de 47 vagas mais cadastro reserva de nível médio e superior. O salário poderá chegar a R$ 1.200,00 e a carga horária de 25 e 40 horas semanais.

Cargos

Professor, Auxiliar de Limpeza e Conservação, Zelador, Merendeira e Nutricionista.

Inscrição

O formulário de inscrição estará disponível no site da Prefeitura (www.guajaramirim.ro.gov.br) e deverá ser entregue devidamente preenchido pelo candidato à sede da Prefeitura de Guajará-Mirim, na sala onde funciona o Conselho Municipal de Educação, situado à avenida 15 de Novembro, 930, Centro, das 08h30min às 13h30min, até o dia 29 de junho de 2012. Não será cobrada taxa de inscrição.

Prova

Os títulos devem ser entregues no ato da inscrição, devidamente autenticados ou conferidos com os originais.
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Guajará-Mirim, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Liberty de Freitas, situada à rua 41, s/nº, Bairro Jardim das Esmeraldas, na data provável 08 de julho de 2012, às 08 horas, com duração de 04 horas.
O resultado da prova objetiva e de títulos serão publicados, provavelmente, no dia 16 de julho de 2012 no site e mural da Prefeitura.

Validade

O prazo de validade do teste seletivo será de até 05 meses, prorrogáveis a critério da administração pública, caso permaneça a situação de emergência na Educação Pública Municipal, por igual período.

Prefeitura de Taió (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Taió, Estado de Santa Catarina, torna público a realização de processo seletivo destinado ao provimento de cargos da administração Pública para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse publico.
O certame oferece 01 vaga mais cadastro de reserva para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Operador de Equipamento de nível fundamental, com salários variados de R$ 738,10 e R$ 1.237,59 em carga horária de 40h semanais.
As inscrições serão realizadas no período de 25 de junho a 09 de julho de 2012, no horário das 08:00 às 11:00, nas dependências da Secretaria de Saúde Pública, do Município de Taió. As taxas variam de R$ 10,00 para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e R$ 20,00 para o cargo de Operador de Equipamento.
As provas serão realizadas na cidade de Taió, provavelmente, no dia 14 de julho de 2012 (sábado), iniciando-se às 8:00 horas e encerrando-se às 11:00 horas, na Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich, sito à Rua José Lenzi, n.º 38 - Vila Mariana - Taió - Santa Catarina.
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso IDPC - SP 2012

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo os editais 006/2012 e 007/2012 de concurso público para o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que tem por objetivo a provisão de 05 profissionais em seu quadro de funcionários. As oportunidades são para Médico na área de Ecografia Vascular com Doppler (01 vaga) e Médico Especialista em Cardiologia na área de Ecocardiografia (04 vagas).
O vencimento inicial para ambos os cargos será de R$ 1.862,64 acrescido de benefícios e prêmio incentivo de até R$ 1.200,00 para jornada de trabalho de 20 horas semanais.
Para participar deste concurso os interessados deverão se inscrever no período de 27 a 29 de junho de 2012, nos horários de 8 às 12 horas, diretamente no Grupo Técnico de Recursos Humanos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, situado à Avenida Doutor Dante Pazzanese, nº 500, Ibirapuera, São Paulo. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
Os candidatos serão submetidos à prova dissertativa de conhecimentos específicos e prova prática oral.
As provas ocorrerão na respectiva cidade de São Paulo na provável data de 15 de julho de 2012. A segunda fase das provas ocorrerá na provável data de 08 de agosto de 2012. As demais informações serão divulgadas em data oportuna por intermédio do Diário Oficial da União.
A validade dos concursos será de dois anos, que serão contados a partir da data de publicação de sua homologação no DOE. Poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez!

HCC abre processo seletivo

Objetivando preencher cadastro de reserva em seu quadro de servidores é que o Hospital Carlos Chagas de Itabira, Estado das Minas Gerais, lançou edital sob nº 006/2012 para candidatos em níveis fundamental, médio/técnico e superior.
A remuneração dos contratados será de R$ 622,00 a R$ 2.918,19, lembrando que, como haverá vagas de estagiários de nível médio, a bolsa para os mesmos será de R$ 300,00 a R$ 417,75.
Para realizar inscrição neste processo seletivo será necessário acessar o site www.funcesi.br ou comparecer no campus da Fundação, que se situa à Rua Venâncio Augusto Gomes, nº 50, prédio Aerão, 1º andar, Bairro Major Lage de Cima, Itabira. Não será cobrada taxa de inscrição. O prazo para se inscrever será encerrado no dia 29 de junho de 2012.
Os candidatos serão submetidos a avaliação por meio de prova de conhecimentos específicos e gerais. Segundo e edital, a data prevista para realização das avaliações será dia 06 de junho de 2012 às 9:00 horas no campus da Funcesi.
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados da data de Homologação do seu Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Formosa - GO

A Prefeitura de Formosa, Estado do Goiás, divulgou edital nº. 002/2012 de recrutamento de estagiários para o preenchimento de vagas e formação de cadastro reserva. O estagiário de nível superior receberá bolsa-auxílio no valor de R$ 500,00, além de auxílio transporte de R$ 50,00, lembrando que serão reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
O candidato deverá fazer seu cadastro no site www.sitedoestagio.com.br, até o dia 21 de junho de 2012 às 17 horas. As inscrições serão realizadas no dia 27 e 28 de junho de 2012, na Secretaria de Educação, localizada na rua Olimpio Jacinto, nº 538,, centro, Formosa/GO, das 8h às 11h e das 13h às 17h (fundo do antigo Colégio do Planalto).
O processo de recrutamento será constituído de análise e avaliação de dados informados pelo candidato no formulário de inscrição. O estágio terá vigência de 15 meses, podendo ser prorrogado, por mais 9 meses, a critério do contratante.

Edital / Publicações

EUA querem reforçar conteúdo de Nutrição e Edução Física nos cursos de medicina

Este é mais um capítulo da luta dos norte-americanos contra a crescente onda de obesidade que assola o país

Para auxiliar no combate à crescente epidemia de obesidade uma entidade norte-americana sem fins lucrativos sugere melhorias na formação de profissionais de saúde nas áreas de Nutrição e Educação Física. Segundo a Bipartisan Policy Center, baseada em Washington, a expansão do conhecimento médico nestas áreas não só tem potencial para auxiliar pacientes na manutenção de um peso saudável e na diminuição do risco de doenças crônicas, como também pode conduzir a uma redução nos custos dos cuidados de saúde.

Relatório da entidade aponta a obesidade como "o problema de saúde pública mais urgente na América" atualmente. O documento caracteriza a epidemia não apenas como uma crise de saúde, mas como uma das principais causas da crise fiscal dos Estados Unidos.

O país gasta cerca de US$ 2,6 trilhões por ano com cuidados de saúde. De acordo com o estudo, em 2020, este valor pode chegar a US$ 4,6 trilhões, cerca de 20% do produto interno bruto dos EUA. Aumento que, em parte, será ocasionado por custos médicos associados à obesidade e doenças crônicas relacionadas à obesidade, como o diabetes. O custo anual estimado de doenças relacionadas à obesidade é US$ 190,2 bilhões, aponta o Institute of Medicine.

Dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) mostram que um em cada três adultos residentes nos Estados Unidos é obeso, assim como 17% das crianças e adolescentes. A prevalência de obesidade nessa faixa etária jovem quase triplicou desde 1980, quando cerca de 6% dos jovens eram obesos.

"Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde estão excepcionalmente bem posicionadas para informar e motivar os americanos sobre a importância da boa nutrição e da prática de atividades físicas", diz Donna E. Shalala, presidente da Universidade de Miami e ex-secretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos. "Recomendamos que todas as formas de educação médica incorporem como parte do currículo treinamentos sobre nutrição e atividades físicas", conclui a pesquisadora que ajudou a escrever o relatório.

Fonte isaude.net

UFMG desenvolve diagnóstico simplificado de tipo mais severo da asma

Técnica que auxília no tratamento da doença é considerada pouco invasiva e com resultados mais seguros

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da UFMG desenvolveram uma técnica que simplifica o diagnóstico da asma. Estudo atesta aplicabilidade de técnica para o auxílio no diagnóstico do tipo mais severo da doença, a Asma de Difícil Controle (ADC). Método é considerado pouco invasivo e com resultados seguros.

Inédita no Brasil, a pesquisa realizada pela fisioterapeuta Cristiane de Abreu Tonelli Ricci, comprovou a tolerabilidade, segurança e a alta taxa de sucesso por meio do " escarro induzido" , modalidade que auxilia o diagnóstico que permite detectar a chamada " Asma de Difícil Controle" . Esta forma de asma está relacionada a uma alta taxa de crises, múltiplas internações e até mortes, sem contar a baixa qualidade de vida do paciente e de sua família.

Quem apresenta sintomas característicos de asma deve se submeter a técnicas bastante invasivas para alcançar um diagnóstico confiável. Até alguns anos atrás, fazia-se uma biópsia com anestesia geral; atualmente, o paciente deve ingerir e aspirar soro fisiológico, numa ação que resulta em grande incômodo.

A técnica
Realizada em ambulatório, a técnica consiste na indução e produção de secreção pulmonar por meio de um nebulizador. O paciente inala um remédio que dilata os brônquios, ou seja, abre a via pulmonar, com uma solução de sal e água. Uma vez produzido o escarro, a amostra de células dos pulmões é levada para laboratório e analisada por um técnico e pelo médico patologista, permitindo, assim, iniciar o tratamento adequado ao tipo de inflamação.

" Este método, apesar de já ter sido estudado em pesquisa inglesa, analisando pacientes jovens com esse tipo de asma e já ser conhecido há vários anos, ainda não era utilizado no Brasil, em crianças e adolescentes com ADC" , afirma a autora. Por isso, mais do que comprovar a eficácia do escarro induzido, sua ideia era propor que ele fosse adotado na assistência aos pacientes com ADC e não apenas em pesquisas.

Resultados
Segundo Cristiane, nenhuma das 18 crianças submetidas ao método, no Centro Multidisciplinar para Pacientes com Asma de Difícil Controle (CEMAD) do Hospital das Clínicas da UFMG, desenvolveu sintomas graves durante o tratamento. Houve benefício também para o tratamento da asma: com o diagnóstico do tipo da célula inflamatória, foi possível adequar a medicação e trazer melhor qualidade de vida para os pacientes e seus familiares. " Eles aumentaram a frequência nas aulas, passaram a tirar boas notas e se integraram mais nos círculos sociais. Antes, poucos praticavam esportes, como jogar futebol. Hoje, uma das nossas pacientes do CEMAD está sendo tratada e corre regularmente" , conta.

Outros ganhos da pesquisa foram a implantação da técnica no ambulatório do Hospital das Clínicas da UFMG e a demonstração de que, nos pacientes com Asma de Difícil Controle, existem vários tipos de células inflamatórias, assim, o tratamento deve ser individualizado para cada criança ou adolescente.

Fonte isaude.net

Chás podem ser bons para aliviar os sintomas de várias doenças

Existem vários sabores que podem proporcionar benefícios para o corpo

Você sabia que os chás podem ser bons para aliviar os sintomas de várias doenças?

O chá é, também, uma ótima opção para os dias mais frios.

Existem vários sabores que além de aquecer podem proporcionar benefícios para o corpo e aliviar os sintomas de algumas doenças.

Confira a reportagem:

Fonte R7

Aprenda a detectar os sintomas e a evitar a gripe A (H1N1)

Popularmente conhecida como gripe suína, ela voltou a causar mortes no Brasil

Popularmente conhecida como gripe suína, a Influenza A (H1N1), ou gripe A, é uma doença respiratória aguda causada por um novo vírus da gripe. Sua transmissão ocorre da mesma maneira à da gripe comum, ou seja, de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Como evitar a gripe suína
Embora o nome remeta aos suínos, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, ninguém precisa deixar de comer carne de porco ou outros produtos de origem suína. As pessoas saudáveis devem evitar o contato com secreções respiratórias e tocar olhos, nariz e boca.

Além disso, os médicos recomendam que a população não coloque as mãos em lugares que muita gente encosta, como corrimões e maçanetas em lugares de grande aglomeração.


O Ministério da Saúde recomenda, ainda:

• Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.

• Evitar locais com aglomeração de pessoas.

• Evitar o contato direto com pessoas doentes.

• Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.

• Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.

• Não usar medicamentos sem orientação médica.

Principais sintomas da gripe A
Os sintomas da gripe suína são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados.

Fique atento se tiver febre acima de 38ºC, tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, prostação, dificuldade respiratória e vômitos.

Evite tomar remédios por conta própria e procure um médico, de preferência, nas primeiras 48 horas do surgimento dos sintomas.

Fonte R7

Pesquisadores italianos criam novo coquetel contra Aids

23366 Comprimidos com fita aids AIDS preocupa Ministério da SaúdeEstudo abre a possibilidade para que os portadores do vírus HIV interrompam o tratamento

Uma equipe de pesquisadores italianos do ISS (Instituto Superior de Saúde) concluiu um tratamento novo baseado em um coquetel de drogas que "educa" o sistema imunológico a controlar o vírus da Aids na ausência de uma terapia farmacológica.

Testes em macacos deram resultados excelentes e o início das experimentações em seres humanos só depende de financiamentos.

O alcance do estudo italiano, publicado hoje, é notável: na prática, abre a possibilidade para que os portadores do vírus HIV interrompam definitivamente o tratamento farmacológico.

Liderados por Andrea Savarino, os cientistas desenvolveram um coquetel específico de medicamentos que, administrados por um período limitado de tempo, foi capaz de induzir o organismo animal ao autocontrole da infecção.

— Nós administramos o coquetel nos macacos durante seis meses antes de suspender o tratamento. Há nove meses, os primatas, que já não recebem remédios, estão sob observação e respondendo bem. É um dado positivo, posto que meses de vida em macacos correspondem a muitos anos em humanos.

Fonte R7

Doutores da Alegria levam projeto Plateias Hospitalares aos hospitais do Rio

Artistas selecionados fazem adaptações de linguagens, cenário, música para apresentações nos hospitais publicos

O projeto Plateias Hospitalares, da ONG Doutores da Alegria, leva alegria e leveza a pacientes, acompanhantes e equipe das unidades estaduais de saúde do Rio de Janeiro. A ideia é levar arte, por meio de apresentações cênicas, musicais e circenses até as unidades hospitalares da rede estadual.

Mesmo acostumados a alegrar setores de pediatria em unidades de São Paulo e Recife, os Doutores da Alegria encaram um desafio: agora o público inclui adultos e idosos. A iniciativa atua em parceria com a equipe de humanização da Secretaria Estadual de Saúde.

" Com o Plateias Hospitalares chegamos a adultos e idosos, não apenas às crianças. Precisamos levar em consideração as particularidades de cada hospital, escolher que música tocar, que cenário usar, é tudo diferente. É a ampliação da nossa missão" , avalia o coordenador artístico do Doutores da Alegria, Fernando Escrich.

A programação é formada por sete espetáculos selecionados pela ONG por meio de edital. As apresentações acontecem uma vez por mês em cada unidade.

Os artistas selecionados fazem adaptações de linguagens, cenário, música, sempre levando em conta o espaço em que o trabalho será apresentado e o público. Para as unidades que não contam com teatro, por exemplo, é escalado o grupo Bando de Palhaços, com seis artistas que visitam os pacientes leito a leito. Seja em cima de um palco ou percorrendo as enfermarias, os artistas nunca passam despercebidos, despertando emoções e, em alguns casos, influenciando na melhora de quem está internado.

Fonte isaude.net

Campanha contra paralisia infantil em SP acaba hoje

A vacina é segura e os efeitos colaterais extremamente raros, diz especialista

Termina nesta sexta-feira (22) a Campanha de Vacinação Contra Paralisia Infantil no Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, mais de 2 milhões de crianças já foram vacinadas desde o último sábado, 16, até ontem, quinta.

A campanha foi prorrogada no último sábado, 16, uma vez que a meta de proteger 95%, dos 2,99 milhões de crianças paulistas entre 0 e 5 anos de idade não foi cumprida na data do evento. Mas, de acordo com balanço da Secretaria, divulgado nesta quinta-feira, 21, 2,2 milhões de doses foram aplicadas, ou seja, 80% da meta foi cumprida até a quarta-feira, 20.

"A vacina é segura e os efeitos colaterais extremamente raros. Pais ou responsáveis não podem se furtar a este compromisso de levar os pequenos para tomarem a vacina, pois ainda não há outra forma de prevenção contra a paralisia infantil", afirma a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato.

A vacinação conta com mais de 4 mil postos fixos de vacinação no Estado. Os postos de saúde abrem das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na capital, as salas de vacinação nos terminais Tietê e Barra Funda funcionam, de segunda a domingo, das 8h às 20h.

Desde 1988 o Estado não registra casos de paralisia infantil, porém a vacinação é fundamental já que o vírus da doença, que ainda circula na África e Ásia.

Fonte R7

Dinheiro não traz felicidade, mas respeito e admiração sim

Estudo reúne evidências de que sensação de bem-estar está mais fortemente ligada ao quanto uma pessoa é respeitada

A felicidade está mais fortemente relacionada ao quanto uma pessoa é respeitada e admirada do que pela quantidade de dinheiro que tem. É o que sugere pesquisa conduzida na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e publicada na revista Psychological Science, da Association for Psychological Science.

"Estávamos interessados nessa relação porque há indícios abundantes de que um elevado status socioeconômico não influi muito no bem-estar subjetivo. Por outro lado, muitas teorias sugerem que um status elevado aumenta a felicidade", diz a líder do estudo Cameron Anderson, que analisou a relação entre diferentes tipos de status e o bem-estar geral das pessoas.

Em uma série de estudos, a pesquisadora buscou confirmar a hipótese de que a felicidade está mais ligada ao status sociométrico - respeito e admiração entre colegas de trabalho, amigos, no bairro.

No primeiro estudo, foram analisados 80 estudantes universitários que integravam 12 diferentes grupos no Campus, incluindo irmandades. O status sociométrico de cada aluno foi calculado por meio de avaliação de seus pares, auto-relato e pelo número de posições de liderança que o aluno tinha experimentado em seu grupo. Os alunos também relataram sua renda familiar total e responderam perguntas relacionadas com seu bem-estar social. Depois de eliminar diferenças de gênero e raça, os pesquisadores descobriram que o status sociométrico, mas não o sócio-econômico, era capaz de prever as pontuações de bem-estar dos estudantes.

Os pesquisadores foram capazes de replicar as descobertas em um segundo estudo, que pesquisou uma amostra maior e mais diversificada de participantes. Eles descobriram que a relação entre status sociométrico e bem-estar pode ser explicada, pelo menos em parte, pela sensação de poder e aceitação social que os alunos disseram sentir em seus relacionamentos pessoais.

Acompanhando alunos matriculados em um programa de MBA, a equipe descobriu que mudanças no status sociométrico da pré-graduação para a pós-graduação era correspondentes a mudanças no bem-estar social dos alunos de MBA. "Estar em um degrau mais alto na sua escada local faz com que você receba mais respeito, tenha mais influência, e sinta-se mais integrado ao tecido social do seu grupo," diz Anderson, que continua: " e isso se traduz em maior felicidade, muito mais do que ter mais dinheiro no banco ou ser considerado rico."

Estudo também evidenciou a fluidez da felicidade. "Eu fiquei surpresa em como esses efeitos são fluidos. Se alguém sobe ou desce na escada social, o mesmo acontece com sua felicidade, mesmo no decorrer de um período de apenas nove meses," destaca a pesquisadora, se referindo ao tempo coberto pela pesquisa.

Anderson explica que "uma das razões pelas quais o dinheiro não compra felicidade é que as pessoas se adaptam rapidamente ao novo nível de renda ou riqueza. Os ganhadores de loteria, por exemplo, ficam inicialmente felizes, mas retornam rapidamente ao seu nível de felicidade anterior," conclui a pesquisadora.

Fonte isaude.net

Pandemia de gripe aviária pode ocorrer a qualquer momento

Cepas já estariam adquirindo mutações para provocar pandemia, diz pesquisa

O mundo ainda não viu uma forma mortal do vírus da gripe aviária que possa se espalhar facilmente entre humanos e provocar um surto global, mas isso não significa que não vai acontecer, disseram cientistas nesta quinta-feira.

Depois de estudarem quinze anos de dados sobre o vírus da gripe aviária na natureza, os pesquisadores disseram que algumas cepas já estavam a meio caminho de adquirir um punhado de mutações necessárias para se transformar em uma forma que poderia provocar uma devastadora pandemia em humanos. A jornalista Derek Smith, que liderou a pesquisa da Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha, disse:

— As mutações... remanescentes poderiam evoluir em um único hospedeiro humano, fazendo de um vírus que se desenvolve na natureza uma ameaça potencialmente séria.

Atualmente a gripe aviária, ou o H5N1, pode ser transmitido de aves para aves, e de aves para humanos, mas não de humanos para humanos. Quando passa de aves para humanos é geralmente fatal.

Dois estudos anteriores, de pesquisadores nos Estados Unidos e na Europa, descobriram que com apenas cinco mutações o vírus H5N1 pode se tornar transmissível pelo ar entre mamíferos, potencialmente incluindo a transmissão de pessoa a pessoa.

O trabalho deles causou controvérsia porque eles manipularam os vírus no laboratório para produzir novas cepas mutantes.

Até agora os cientistas não estavam certos se essas mesmas mutações poderiam se desenvolver na natureza.

Mas o pesquisador Colin Russell disse que o estudo que fez com Smith, publicado na quinta-feira no periódico Science, mostrava que era possível.

— Vírus que têm duas dessas mutações já são comuns em aves, o que significa que há vírus que teriam que obter apenas três mutações adicionais em um humano para se tornar transmissível pelo ar.

Até agora, o vírus H5N1, que foi detectado pela primeira vez em Hong Kong em 1997, já infectou dezenas de milhões de patos, gansos, galinhas e outras aves. As pessoas que foram infectadas - até agora houve 606, das quais 357 morreram - o foram, na maior parte, por ter contato próximo com as aves.

Fonte R7

Novo revestimento aumenta resistência de dispositivos médicos a infecções

Nanopartículas feitas à base de selênio impedem propagação da bactéria S. aureus em cateteres e tubos endotraqueais

Cientistas dos Estados Unidos criaram um revestimento feito com nanopartículas de selênio capaz de controlar o crescimento das bactérias Staphylococcus aureus em dispositivos implantáveis como cateteres e tubos endotraqueais.

Os resultados mostraram que a abordagem reduzir a propagação bacteriana após 24, 48 e 72 horas em pedaços de policarbonato, material usado no cultivo de dispositivos médicos.

"Nós queremos impedir as bactérias de gerar um biofilme. Os biofilmes são notoriamente difíceis de tratar porque são capazes de resistir a antibióticos. Quanto mais tempo pudermos retardar ou inibir a formação destas colônias, mais provável que o sistema imune combata a infecção. Colocar selênio nos dispositivos implantáveis poderia aumentar o tempo de uso desses equipamentos", afirma o autor sênior da pesquisa Thomas Webster, da Brown University.

Webster vem investigando nanopartículas de selênio há alguns anos, principalmente para os possíveis efeitos anticancerígenos. Quando ele começou a olhar para as propriedades antibióticas, decidiu investigar maneiras de reduzir os biofilmes bacterianos que se formam em implantes médicos.

Para o estudo atual, Webster e Qi Wang cultivaram nanopartículas de selênio de várias faixas de tamanho e, em seguida, utilizaram essas soluções para revestir pedaços de policarbonato, usando um processo simples e rápido.

Os pesquisadores usaram microscópios para medir a concentração de nanopartículas e sua exposição com as bactérias. Eles descobriram que as nanopartículas menores aderem melhor ao policarbonato do que as maiores.

Em seguida, eles realizaram testes com bactérias estafilococos cultivadas em pedaços de policarbonato, algumas das quais foram deixadas sem revestimento como grupo controle.

Os resultados mostraram que o revestimento de selênio foi eficaz em reduzir o crescimento da população bacteriana após 24, 48 e 72 horas em comparação com os controles não revestidos.

Os efeitos mais potentes, reduções maiores do que 90% ao fim de 24 horas e 85% depois de 72 horas, foram derivados de revestimentos com nanopartículas de tamanhos variados.

De acordo com Webster, o próximo passo é realizar testes em animais. "Tais experimentos in vivo vão avaliar a eficácia dos revestimentos de selênio em um contexto onde as bactérias têm mais alimento disponível, mas também enfrentam uma resposta do sistema imunológico", conclui o pesquisador.

Fonte isaude.net

Poeira de casas que têm cachorro ajuda no combate à doenças respiratórias

Equipe testou a chamada 'hipótese da higiene', que afirma que a limpeza extrema na nfância enfraquece as defesas do organismo

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram que ter cachorro em casa pode diminuir os casos de asma entre as crianças.

O estudo sugere que a poeira das casas com cachorro ajuda o sistema imune das crianças a combater infecções que podem levar à doença respiratória.

Para o trabalho, a equipe testou a chamada 'hipótese da higiene', que sugere que a limpeza extrema na infância pode promover o aparecimento de doenças mais tarde.

A equipe, liderada por Kei Fujimura, coletou a poeira de casas que tinham cachorro e serviu como alimento para camundongos. Eles, então, infectaram os camundongos com um vírus comum da infância conhecido como vírus sincicial respiratório, ou VSR, que aumenta o risco de asma.

Os resultados mostraram que os animais que ingeriram a poeira das casas com cachorro estavam protegidos contra os sintomas de infecção por VSR, como inflamação do muco que reveste as vias aéreas, sugerindo que a exposição os ajudou a combater o vírus.

Os camundongos também tiveram uma microbiota intestinal mais variada com diversas bactérias do que os camundongos do grupo controle.

Segundo os pesquisadores, os micróbios dos animais de estimação também podem colonizar o trato gastrointestinal dos humanos e ajudar o sistema imunológico a aprender a responder a infecções.

"Isso é importante porque quando as crianças desenvolvem RSV grave o risco de asma aumenta. Então é importante que os pais pensem na aproximação entre crianças e cachorros como a exposição a uma dose extra de probióticos benéficos à saúde", observa Fujimura.

Fonte isaude.net

Ação busca proibir inclusão de personagens de "Madagascar 3" em remédio infantil

Grupos de defesa da Saúde dos EUA apresentam denúncia conjunta contra uso de imagens do filme nas embalagens de Claritin

Grupos de defesa da Saúde dos Estados Unidos apresentaram denúncia conjunta, nesta quarta-feira (20), junto à Federal Trade Commission (FTC) com o objetivo de impedir que a empresa farmacêutica Merck utilize personagens do filme "Madagascar 3" nas embalagens de Claritin infantil mastigável com sabor de uva.

De acordo com informações do The Huffington Post, os denunciantes justificam a ação alegando que as crianças estão sujeitas a uma overdose dos antialérgicos pelo fato de pensarem que os medicamentos são um doce. Os personagens da Dreamworks também estão licenciados para núncios de doces, como Airheads e lanches de goma General Mills'.

O grupo ainda ressalta que a publicidade viola precedente da FTC. "Vender medicamentos diretamente para crianças, sobretudo através do entretenimento, é injusto e perigoso", afirma Mark Gottlieb, diretor executivo da Public Health Advocacy Institute, da Northeastern University School of Law. O instituto se juntou a ChangeLab Solutions, Campaign for a Commercial-Free Childhood, Center for Digital Democracy e outras sete organizações para apresentar a queixa.

A Merk respondeu a ação do grupo por meio de declaração enviada ao The Huffington Post: "Nós anunciamos em locais adequados para atingir pais de crianças que podem se beneficiar do uso do Claritin infantil. A publicidade é dirigida aos pais que viram o filme, não para as crianças."

Fonte isaude.net

Banho sem água ou sabão. Novo gel promete ser o "fast food" da higiene corporal

DryBath substitui água e sabão usados no banhoProduto já é usado por companhias aéreas e soldados em campos de batalha, e explorado em países onde a higiene básica é deficiente

Um gel capaz de substituir a água e o sabão usados no banho foi criado pelo estudante sul-africano Ludwick Marishane, de 22 anos.

"O Drybath (banho seco - em tradução livre) aborda os problemas de higiene e consumo de água de uma forma inédita. O produto oferece uma solução de higienização sem água para os pobres e uma alternativa de banho para famílias mais abastadas, capaz de economizar 120 litros de água a cada vez que é utilizado" , assim o produto é descrido no site da Headboy Industries Inc..

O gel se diferencia dos antibacterianos comuns, que lavam as mãos por meio de uma forte liberação de álcool. O produto cria um filme de limpeza biodegradável, sem cheiro, com capacidade hidratante e germicida.

Marishane, acadêmico da Universidade da Cidade do Cabo, diz que para desenvolver o gel se inspirou em um amigo que tem preguiça de fazer a higiene pessoal no inverno. Com o invento, ele recebeu o Prêmio Estudante Empreendedor Global do Ano, em 2011.

Atualmente o gel, largamente utilizado na África e em outros países do mundo onde a higiene básica é deficiente e pessoas não têm acesso regular à água, vem sendo explorado comercialmente por companhias aéreas, para vôos longos, e por soldados em campos de batalha.

Fonte isaude.net

Técnica rompe barreira protetora do cérebro para permitir entrada de medicamento

Abordagem com ultrassom pode levar a novos tratamentos para doenças como cânceres cerebrais e Alzheimer

Cientistas da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, utilizaram a frequência do ultrassom para romper temporariamente a barreira sangue-cérebro e conseguir atingir regiões distintas do cérebro.

A abordagem pode abrir o caminho para novas estratégias de tratamento de doenças como cânceres cerebrais e Alzheimer, condições normalmente não susceptíveis a terapias convencionais.

O cérebro é protegido da maioria das toxinas e infecções bacterianas pela barreira hemato-encefálica, uma separação física entre o cérebro e o sistema circulatório, que apenas permite que moléculas pequenas e essenciais, como oxigênio e glicose passem. Moléculas grandes, como agentes de quimioterapia e antibióticos não podem facilmente permear essa barreira, tornando-se um dos principais obstáculos para o tratamento de doenças no cérebro.

Para resolver este problema, Nathan McDannold e Margaret Livingstone, introduziram um agente de contraste contendo minúsculas microbolhas cheias de gás no sistema circulatório primatas.

Guiados por uma ressonância magnética, eles então atingiram áreas específicas do cérebro com um dispositivo de ultrassom direcionado. Devido à estimulação mecânica das microbolhas pelas frequências do ultrassom, a barreira sangue-cérebro fica enfraquecida em áreas específicas onde o agente de contraste normalmente impermeável no cérebro.

Esse efeito dura por cerca de quatro horas, e é perturbador o suficiente para permitir que medicamentos e moléculas grandes entrem no cérebro e alcancem seu destino, por exemplo, tumores, sem causar danos funcionais ou estruturais.

"Isso pode realmente mudar a maneira como as pessoas usam drogas para atingir o cérebro. Esse tratamento é totalmente não invasivo e pode ser repetido várias vezes", afirma McDannold.

Os pesquisadores também verificaram a segurança do método. Depois de várias sessões de interrupções repetidas da barreira hemato-encefálica no córtex visual e no campo visual central, os animais realizaram uma série de tarefas que incluiu aprendizagem e reconhecimento de símbolos diferentes, em tamanhos variados, por uma recompensa. Os animais estavam normais.

As características anatômicas das áreas específicas do cérebro não mostraram nenhuma lesão ou inflamação.

Enquanto outros testes são necessários para eliminar completamente os riscos potenciais, tratamentos repetidos com o sistema atual não demonstraram qualquer evidência de lesão.

A equipe planeja melhorar a tecnologia, principalmente na orientação e redução de custos. "Estamos prontos para testar a técnica em pacientes. Esses dados que temos obtido ao longo dos últimos anos são realmente convincentes o suficiente", conclui McDannold.

Fonte isaude.net

Humor: Efeitos das drogas

Remédios antigos: Benflogin gotas e drágeas

                                                 

Traumas provocados por acidentes ficam 20% mais graves em dez anos, diz Instituto de Ortopedia de SP

São Paulo - Nos últimos dez anos, os traumas em pacientes internados no Hospital das Clínicas, em São Paulo, ficaram mais graves. Segundo a Secretaria de Saúde do estado, a complexidade dos casos se deve, em grande parte, ao aumento gravidade dos acidentes de trânsito, principalmente quando envolvem motociclistas, e a ocorrências relacionadas a descargas elétricas.

Um levantamento feito pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo apontou que a gravidade dos traumas dos pacientes internados na unidade cresceu 20% em dez anos. O índice de pacientes com politrauma, ou seja, com fratura e o comprometimento de algum outro órgão, passou de 13% para 21%. Já o percentual de pacientes com mais de uma fratura passou de 26% para 31%. Nesse período, houve também crescimento de 7% no número de pacientes com fraturas mais complexas.

Segundo a Secretaria de Saúde, o gasto anual do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar vítimas graves chega a R$ 57 milhões em São Paulo. “Esses traumas, cada vez mais complexos, geram gastos para o estado e uma série de problemas para os pacientes até a total recuperação, isso se não ficarem com sequelas permanentes”, disse Kodi Kojima, ortopedista e coordenador do Grupo de Trauma no instituto.

Segundo o ortopedista, a maior eficiência no serviço de resgate tem permitido que os pacientes cheguem com vida ao hospital. “O paciente, que há alguns anos não teria nenhuma chance e morria no local do acidente, hoje chega ao nosso pronto-socorro. Chega com sua saúde geral muito comprometida e com várias fraturas, a maioria grave”, disse ele.

Fonte Agência Brasil

Ministério da Saúde libera R$ 48 milhões para investimentos em hospital de Alagoas

Brasília – O Ministério da Saúde liberou R$ 48 milhões para o estado de Alagoas aplicar no custeio de procedimentos de média e alta complexidade no Hospital Geral do Estado Doutor Osvaldo Brandão Vilela. A liberação do recurso está prevista na Portaria 1.263, publicada no Diário Oficial da União de ontem (21).

O Hospital Geral do Estado Doutor Osvaldo Brandão Vilela foi inaugurado em 2008, em Maceió, e construído após assinatura de convênio entre o Ministério da Saúde e o governo de Alagoas, por meio do Programa QualiSUS que tem entre os objetivos oferecer um atendimento humanizado.

A portaria informa que a transferência dos recursos será feita diretamente do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo de Saúde de Alagoas.

Fonte Agência Brasil