Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comerciais antigos: Sal de Fruta Eno (anos 50)

Farmacêutico

Problemas no joelho: articulação é complexa e uma das que mais sofrem no dia a dia

O joelho é uma das articulações mais sobrecarregadas no dia a dia de qualquer pessoa. Exercícios físicos, entretanto, contribuem para que essa estrutura seja ainda mais impactada. Os trabalhos para fortalecer os músculos da perna, pé e até mesmo as estruturas abdominais e lombares, são a melhor forma de proteger os joelhos. Mas nem sempre isto é feito de maneira adequada e, no longo prazo, os problemas começam a aparecer.

“Isto quando estamos falando de condições normais do dia a dia – o que inclui ou não rotinas de exercícios. Se formos considerar os acidentes, como aqueles que ocorrem com os motociclistas, os problemas aumentam ainda mais” , aponta Geraldo Granata Júnior, ortopedista especialista em joelho e traumatologia, e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Acidentes deste tipo impactam diretamente o joelho, uma região do corpo que muitas vezes absorve o impacto com os carros, pois ficam na altura dos parachoques, por exemplo”, completa.

Para Granata Jr., os problemas nos joelhos podem variar entre aqueles envolvendo os tendões, cartilagens, ligamentos até aqueles mais complexos – e de maior dificuldade de reabilitação -, envolvendo a estrutura óssea. Além disso, o joelho é composto por um encaixe e o desalinhamento desse encaixe pode acarretar em mais problemas.

“A estrutura do joelho é o que chamamos de capsular, ou seja, é um invólucro ósseo com outros subconjuntos de estruturas”, explica. “Problemas diversos podem ocorrer e, portanto, os tratamentos variam entre a reabilitação, o tratamento farmacológico e as cirurgias, quando não todas essas estratégias conjuntamente.”

Principais problemas no joelho
Um dos problemas mais comuns que podem afetar o joelho é a tendinite, a inflamação dos tendões do conjunto de estruturas dessa articulação. E a tendinite não afeta apenas aqueles indivíduos que sobrecarregam suas estruturas com exercícios físicos. A obesidade também aumenta o risco desse e de outros problemas. Uma pisada ruim, um sapato errado são outros fatores agravantes.

“O tratamento, neste caso é conservador, ou seja, tenta conservar a estrutura com reabilitação e medicação. Problemas no menisco, outra estrutura do joelho, também passam por uma avaliação e dependendo do grau do problema também vai ter esse tratamento de conservação. Mas, no caso do menisco, quando o problema é grave, a cirurgia é uma opção a se considerar”, diz o especialista.

Como a estrutura é complexa, onde várias partes se complementam para o movimento perfeito, problemas menores no joelho também precisam ser avaliados com atenção. O desgaste da cartilagem, comum com o avanço da idade, por exemplo, pode levar a outras complicações para o conjunto.

“Acidentes futebolísticos”
Os ligamentos colaterais também, se não tratados corretamente, podem complicar a “vida útil” do joelho. Estes ligamentos são a principal estrutura que sofre com os entorses (torções) durante movimentos ou acidentes. Estes acidentes, inclusive, podem ocorrer durante esportes.

“O esporte mais popular no Brasil é o futebol. Então é normal que os principais acidentes na prática esportiva ocorram durante as partidas de futebol (seja profissional, amador, ou mesmo quando na forma de brincadeiras)”, aponta Granata.

Estes “acidentes esportivos” também são os responsáveis pelo alto índice de problemas envolvendo o chamado ligamento cruzado posterior. É essa a estrutura que também mais sofre nos acidentes automobilísticos.

Cirurgias delicadas
Com tantas possibilidades de comprometer o conjunto de estruturas que compõem o joelho, os casos em que são necessárias cirurgias aumentam a cada ano. As tecnologias usadas na medicina (em especial na área cirúrgica), porém, estão cada vez mais eficazes e precisas.

O grande problema em uma cirurgia no joelho, entretanto, está em vencer o trajeto até seu interior. “Essa forma de invólucro capsular, ou seja, extremamente fechada, é um agravante mesmo para cirurgias envolvendo a artroscopia, a tecnologia mais avançada e eficaz nesses casos”, diz.

A artroscopia precisa de incisões menores para efetuar as cirurgias. A chances de sucesso aumentam e o pós-operatório diminui, assim como o tempo de reabilitação. Alguns problemas entretanto eram acompanhados de grande risco para o sucesso da operação.

Por isso, muitas vezes, a melhor opção era a cirurgia “aberta”, onde a cápsula do joelho ficava totalmente exposta. Índice de sucesso, pós-operatório e reabilitação, portanto, voltavam aos patamares de risco de cirurgias convencionais.

Índice de sucesso é fruto de pesquisa brasileira
Granata Jr. procurou formas de diminuir os riscos da artroscopia em cirurgias complexas no joelho. Um grupo de pesquisa da Unifesp, liderado pelo especialista, desenvolveu uma metodologia que pode aposentar as cirurgias convencionais nos problemas de joelho e com isso elevar os índices de sucesso na grande maioria das cirurgias.

“Nós desenvolvemos um Índice – um indicativo pré-operatório – que mitiga em muito os riscos de insucesso das cirurgias artroscópicas no joelho. Com isso é possível desenhar a melhor estratégia para esse tipo de cirurgia e realizá-la com muita acuidade, o que faz com que a cirurgia aberta seja desnecessária”, aponta o pesquisador e principal autor do estudo.

O Índice (ainda sem nome, mas que provavelmente vai ser nomeado em homenagem à Granata) foi desenvolvido com base na pesquisa envolvendo mais de 20 estudos de caso e reproduzido com sucesso em mais 20 cirurgias foi apresentado no Congresso Mundial do Joelho e ganhou um prêmio em outro evento importante da área, o Congresso Brasileiro de Cirurgia do Joelho.

Reconhecimento com os prêmios pode levar a uma popularização do método
O trabalho ainda recebeu, no início deste ano, o score máximo pela Sociedade Européia de Cirurgia do Joelho, um reconhecimento internacional que vai contribuir para a popularização do método.

“A reprodutibilidade do Índice tem sido muito boa e a recepção dos cirurgiões também. Com isso ele vai se popularizar e aumentar as cirurgias bem sucedidas, o que é muito importante para o paciente, para seus familiares e para os Sistemas de Saúde em todo o mundo, já que o tempo de internação e recuperação caem, levando a maior economia para a sociedade como um todo”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Semente de girassol ajuda o corpo a queimar gordura

Altos teores de ácidos graxos são responsáveis pelo controle sanguíneo

A alimentação representa 20% do nível de colesterol, cuja alteração se relaciona a problemas cardiovasculares. Alguns alimentos, como a semente de girassol, podem ajudar a controlá-los.

— A semente contém elevado teor do ácido graxo polinsaturado linoleico (ômega 6) e de ômega 9, que não são produzidos pelo corpo — afirma a nutricionista Bruna Murta.

O alimento é, também, excelente fonte de vitamina E — com ação antioxidante, é outra substância importante na prevenção de doenças do coração, além de proteger a pele da radiação ultravioleta, evitando o envelhecimento precoce.

A semente é rica em fitoesterois, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol, que, se ingeridos em quantidades suficientes, podem reduzir os níveis sanguíneos de LDL e diminuem o risco de câncer. Fonte de selênio, mineral de ação antioxidante que inibe a proliferação de células cancerosas e induz à morte de células cancerígenas.

Rica em fibras, ela também auxilia na prevenção da constipação intestinal e causa saciedade. Por isso, pode auxiliar no emagrecimento, já que auxilia na redução do apetite.

— A semente de girassol ajuda o corpo a queimar gordura — afirma a nutricionista Lidiane Leopoldino.

Como consumir
In natura, como farinha, óleo puro ou, ainda, em cápsulas. As sementes podem ser apreciadas em torradas (como aperitivo), ou adicionadas a receitas de pães, bolos, cookies e farofas. Também ficam deliciosas se adicionadas às saladas ou aos ovos mexidos.

Óleo de Girassol
De sabor suave, pode ser utilizado no preparo dos alimentos e adicionado em saladas, cozidos e conservas.

Fonte Zero Hora

Dormir bem é essencial para melhorar o desempenho no esporte

Postura inadequada durante o sono pode agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação

O sono é essencial para o funcionamento das funções fisiológicas e psicológicas do organismo. Enquanto dormimos, o corpo produz hormônios e substâncias que desempenham papéis vitais. Portanto, eliminar esse descanso da nossa rotina compromete o equilíbrio do organismo.

Conforme a fisioterapeuta Carolina de Oliveira, um atleta precisa ter, além de uma boa alimentação, noites de sono de qualidade. A privação do sono pode significar queda no desempenho, com a apresentação de sinais de cansaço, agitação, alteração no humor, entre outros sintomas prejudiciais para treinos e competições de atletas amadores e profissionais.

— Todos nós precisamos ter um sono de qualidade para que possamos ter saúde e bem-estar. No caso dos atletas, que utilizam seu corpo como ferramenta de trabalho, eles precisam ter uma rotina de noites bem dormidas para repor as energias gastas na prática do esporte — explica a fisioterapeuta.

Dormir mal aumenta a atividade da adrenalina no corpo, fazendo com que ele permaneça em estado de alerta e estresse. Além de interferir no rendimento das atividades diárias, noites mal dormidas podem agravar processos como contraturas, osteoporose e má circulação. A longo prazo, pode encurtar a expectativa de vida, desencadeando problemas metabólicos (como obesidade e diabetes), aumentando doenças cardiovasculares e diminuindo o rendimento físico e mental.


Confira algumas dicas da fisioterapeuta para dormir bem e treinar melhor:

:: O sono de qualidade começa com uma postura correta e bem alinhada. O ideal é alinhar a coluna cervical com a lombar, melhorando a circulação sanguínea e facilitando os estímulos elétricos enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.

:: O travesseiro correto e de suporte apropriado faz com que a postura de descanso favoreça a anatomia fisiológica da coluna, além de evitar torções e inflamações dos tecidos, que podem ser lesões extremamente prejudiciais para um atleta.

:: A posição mais indicada para se dormir é sempre de lado, em posição de decúbito lateral. Essa posição não pode ser confundida com a posição fetal, onde se faz uma flexão exacerbada em toda a coluna vertebral, prejudicando-a com o passar dos dias.

:: Ao deitar de lado, deve-se usar um travesseiro para apoio da cabeça, em uma altura que se encaixe perfeitamente entre ela e o colchão, formando assim, um ângulo de 90 graus no pescoço e outro entre os joelhos, que deverão estar preferencialmente semiflexionados.

Fonte Zero Hora

Reumatologista recomenda estratégias para evitar que dores no corpo se intensifiquem no inverno

Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sentem os efeitos do frio

Com a chegada do inverno, as queixas de incômodos ósseos, articulares e musculares aumentam. Ocorre que o ambiente mais frio aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa, mas a ciência ainda não conseguiu explicar precisamente por que dores desse tipo se tornam mais agudas com a queda da temperatura, conforme explica o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo). Pacientes com artrite, artrose, lúpus, esclerose sistêmica e fibromialgia são os que mais sofrem.

De acordo com o médico, há poucos estudos sobre o impacto do frio no organismo e suas consequências fisiológicas. Sabe-se, porém, que as temperaturas mais baixas provocam constrição vascular, prejudicando a circulação do sangue no corpo. Essa seria a provável causa da maior sensibilidade à dor nesta épocas do ano. Some-se a isso o fato de que a musculatura, em busca de aquecimento, tende a se contrair, fazendo com que algumas regiões se tornem mais doloridas. Já nas articulações, o líquido sinuvial também se torna mais espesso com o esfriamento do corpo, o que pode prejudicar movimentos e gerar incômodos.

— Precisamos lembrar que durante o inverno, muitas pessoas se sentem desestimuladas a fazerem exercícios físicos, o que é fundamental para o paciente reumático — destaca Lanzotti.

Os exercícios aeróbicos ajudam a melhorar a qualidade do sono e diminuem a sensibilidade à dor. A seguir, o médico enumera algumas dicas para encarar os dias frios sem dor:

:: Agasalhe-se corretamente. Manter o corpo aquecido é fundamental. Para sentir-se aquecido, o ideal é cobrir as extremidades do corpo: pés, punhos, mãos, pescoço e cabeça.

:: Coloque um aquecedor no quarto para atenuar as dores noturnas.

:: Bolsas de água quente podem trazer alívio imediato para dores musculares, sequelas de fraturas ou desconfortos provocados por artrose, artrite e fibromialgia. A aplicação local de calor estimula a circulação e relaxa os músculos.

:: Exercite-se. Manter a atividade física apesar do termômetro registrando temperaturas mais baixas é fundamental para evitar dores no corpo.

:: Alongue-se. Embora a vontade seja a de "ficar na cama", a prática de alongamentos é essencial para evitar a contração dos músculos e para ajudar as articulações a se manterem lubrificadas.

:: Quem tem fraturas antigas que voltam a doer com o frio ou doenças ósseas degenerativas pode recorrer a sessões de fisioterapia como estratégia para aliviar os incômodos.

:: Invista na hidroterapia. Essa prática leva técnicas da fisioterapia para a piscina aquecida e é excelente para idosos e portadores de dores ósseas, articulares e musculares agudas.

:: Faça uma massagem, ela ajuda a estimular a circulação e a destravar a musculatura enrijecida, aliviando as dores.

:: Tome sol. Pacientes que sofrem com osteoporose podem apresentar, no inverno, mais dificuldade de metabolizar o cálcio devido à ausência de sol. Além de prestar mais atenção à sua dieta, o paciente deve tomar sol todos os dias, mesmo nos curtos períodos de luz solar do inverno.

Fonte Zero Hora

Óleo de abacate é aliado na dieta e auxilia na prevenção de doenças

Substância atua na redução dos níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar

O beta-sitosterol encontrado no óleo de abacate é, além de um aliado da saúde cardiovascular, responsável por diversos outros benefícios ao organismo. Atua na prevenção contra doenças cardiovasculares e da próstata e no controle da glicemia, auxiliando no tratamento da diabetes. Ajuda a proteger a saúde de olhos, pele e cabelos, além de reforçar a imunidade e auxiliar no emagrecimento.

De acordo com a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos, o óleo de abacate protege a saúde do coração porque é fonte de beta-sitosterol, de ácidos graxos insaturados. Possui alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que colabora para a redução do mal e aumento do bom colesterol. Estudos também mostram que o beta-sitosterol participa do controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.

Outras funções deste fitosterol são melhorar a imunidade, aumentando a atividade de células que agem matando micro-organismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV. Além disso, ajuda na dieta reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal.

— Por se associar às gorduras saturadas de outros alimentos, o beta-sitosterol bloqueia sua absorção pelo corpo. Esse efeito pode ajudar na perda de peso e prevenção de doenças do coração — esclarece a nutricionista.

Devido ao carotenoide chamado luteína, o óleo previne doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular. Seu altíssimo teor de vitamina E, de ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.

Como usar
:: O óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes.

:: Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.

:: Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção contra rugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos, confere maciez aos fios.

Fonte Zero Hora

Remédios antigos: Elocon

Bradesco Saúde recebe acreditação pelo CBA

No Brasil o processo de certificação para empresas de planos de saúde é uma novidade no setor, pois até este momento só era aplicado aos prestadores de serviços de saúde como hospitais, serviços de diagnóstico e ambulatórios

A Bradesco Saúde – empresa integrante do Grupo Bradesco Seguros – foi certificada pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) e tornou-se a primeira operadora de saúde a adquirir o selo em parâmetros internacionais.

Para conseguir a acreditação, a empresa buscou melhorias na qualidade de processos e na transmissão de informações, o que inclui dados sobre direitos do segurado; orientações quanto à utilização do seguro e como cuidar da saúde.

No Brasil, o processo de Acreditação para empresas de planos de saúde é uma novidade no setor, pois até este momento só era aplicado aos prestadores de serviços de saúde como hospitais, serviços de diagnóstico e ambulatórios.

Fonte SaudeWeb

EMS investe R$600 mi em três novas fábricas

Em contraposição ao atual momento de fusões e aquisições, a farmacêutica nacional adotou uma postura ortodoxa. A empresa deverá encerrar o ano com faturamento entre R$ 2,3 bilhões a R$ 2,5 bilhões – um crescimento entre 20% e 25% sobre o ano anterior, se confirmado

Na contramão do movimento de fusões e aquisições que tem regido o mercado por meio de negócios milionários em todo o país, a farmacêutica nacional EMS adotou uma postura conservadora. Como estratégia de expansão, o grupo investiu R$ 600 milhões na construção de três novas fábricas. As informações são do jornal Valor Econômico.

A modalidade é conhecida como investimento greenfield: em vez de investir em uma joint venture (associação de empresas) ou na aquisição de uma empresa já atuante no setor, o investidor direciona os recursos na construção de nova estrutura necessária para a operação.

A decisão tem razões econômicas já que as recentes aquisições de ativos farmacêuticos no país estão sendo fechadas a preços estratosféricos e o investimento de R$ 600 milhões na construção das três fábricas é proporcional apenas a um ativo de médio porte nesse setor.

Com a estratégia de avançar na Região Norte do país, a EMS já iniciou a construção de uma unidade para a produção de sólidos (comprimidos), na Zona Franca de Manaus, prevista para entrar em operação até o fim do ano que vem.

Outros dois projetos, em Brasília e em Jaguariúna (SP), também estão em andamento. O primeiro é uma fábrica voltada para oncologia, prevista para entrar em operação também em 2013. O segundo, voltada para a produção de suplementos alimentares.

Perto da sede da EMS, em Hortolândia (SP), uma unidade também está sendo construída para a produção de embalagem de medicamentos sólidos, com inauguração prevista para agosto.

A EMS deverá encerrar o ano com faturamento entre R$ 2,3 bilhões a R$ 2,5 bilhões – um crescimento entre 20% e 25% sobre o ano anterior, se confirmado.

Fonte SaudeWeb

Ministério amplia assistência para transplante de rim

A partir de agora, todos os hospitais habilitados para a cirurgia poderão usar a imunoglobulina em pacientes que apresentarem rejeição do órgão. Outra novidade é a incorporação do exame C4d, que possibilita a identificação da rejeição aguda

O Ministério da Saúde está dando mais um passo para a expansão do transplante de rim no país. A partir de agora, todos os hospitais habilitados para realização da cirurgia poderão usar o medicamento imunoglobulina em pacientes que apresentarem rejeição do órgão após a cirurgia. Esta iniciativa possibilita uma rápida recuperação, além da melhoria na qualidade de vida do paciente. A medida consta da Portaria n° 666, que cria o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas – Imunossupressão no Transplante Renal, publicada nesta sexta-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU).

Outra novidade é a incorporação do exame C4d na tabela de procedimentos, que possibilita a identificação da rejeição aguda provocada por anticorpo no organismo do transplantado. Quando identificada, logo após a cirurgia, o paciente passa a ser medicado com imunoglobulina o que aumenta as chances do órgão transplantado se adaptar ao organismo do paciente. Para isso, o Ministério da Saúde destinará, anualmente, R$ 10 milhões a mais para aquisição do medicamento e para a realização do exame.

Segundo o secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, esta medida significa uma ampliação na assistência ao paciente que necessita desses serviços por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). “Cerca de 30% dos transplantes de rim realizados podem apresentar rejeição. Quanto mais cedo identificarmos esse problema, melhor será a recuperação do paciente”, pondera.

O medicamento estará disponível a partir de agosto em toda rede, afirma o secretário. “Com a publicação do protocolo, serão tomadas as providências para inclusão do exame C4d na tabela do SUS e o fornecimento da imunoglobulina para os pacientes que apresentem falência ou rejeição de transplante de rim”, acrescenta.

TRANSPLANTE – Estima-se que para 2012, sejam realizados 5.236 transplantes de rim, no SUS, 15% a mais que em 2011 (4.553 procedimentos). Levando em consideração esse dado, calcula-se que 1.571 dos pacientes podem apresentar rejeição aguda ao órgão recebido.

A incorporação destas novas medidas possibilita aos pacientes o acesso ambulatorial ao medicamento e ao exame, garantindo maior eficácia do transplante.

INVESTIMENTOS – Em abril, o Ministério da Saúde aumentou em até 60% o repasse de recursos para ampliação do número de transplantes no SUS. O impacto para 2012 é de R$ 217 milhões.

Os hospitais que fazem transplante de rim ainda terão um reajuste específico de 30% para estimular a realização dos procedimentos e a redução do número de pessoas que aguardam pela cirurgia.

O valor pago para transplantes de rim de doador falecido sobe de R$ 21,2 mil para R$ 27,6 mil. Nos casos de transplante de rim de doador vivo, o valor passa de R$ 16,3 para R$ 21,2 mil.

RECORDE – Em 2011, o Brasil atingiu recorde mundial de transplantes no sistema público de saúde. No ano passado, foram realizadas mais de 23 mil transplantes no Brasil. Com relação ao número de pessoas à espera de cirurgia, houve redução de 23% em 2011 em relação a 2010. Para o transplante de rim houve uma redução de 14%.

O Brasil, pela primeira vez, ultrapassou o número de 10 doadores por milhão de habitantes. Atualmente, a média é de 11,4 doadores por milhão. Em 2003 esse número era de cinco por milhão.

Entretanto, o secretário Helvécio Magalhães considera ser necessário ampliar o número de doadores e adotar medidas e ações para incentivar que os hospitais façam transplantes, criem políticas que beneficiem o paciente.

Fonte SaudeWeb

Rede D´Or diminui 50% das reclamações com uso de tablets

Com ouvidores munidos de equipamentos, os hospitais fizeram pesquisas diárias de satisfação e, com base nos resultados, instituiram melhorias nas unidades

A Rede D`Or São Luiz conseguiu diminuir 50% das reclamações registradas pelo serviço de atendimento aos clientes, por meio de ouvidores munidos de tablets nos hospitais para fazer pesquisas diárias de satisfação e, com base nos resultados, instituir melhorias nas unidades.

Antes disso, as pesquisas de opinião sobre satisfação eram feitas uma vez por ano, pelo Instituto Ipsos. Desta forma, questões pontuais não podiam ser identificadas no curto prazo, fazendo com que as melhorias fossem mais lentas. Além disso, o gasto com estudo feito em todos os hospitais chegava a R$800 mil por ano.

De acordo com o diretor de marketing da Rede D´Or São Luiz, Claudio Tonello, para implementar a pesquisa feita por ouvidores por meio de tablets a instituição investiu apenas R$60 mil.

O programa tem capacidade de gerar uma base de dados a partir das coletas via web. Para aplicar a pesquisa, um ouvidor vai ao quarto do paciente no dia de sua alta e faz uma pesquisa que passa por 57 questões que incluem pontos como satisfação geral, intenção de retorno, recepção, nutrição, acomodações e limpeza.

Com o sistema é possível consultar aproximadamente 2,4 mil clientes ao mês. Para a criação dessas tecnologias, a instituição recorreu a uma empresa americana chamada Do Forms capaz de compilar os resultados em tempo real em uma base de dados. Dessa forma, a qualquer momento é possível elaborar relatórios que auxiliem nas estratégias para planos de ação e ajustes operacionais.

Resultados
O projeto foi implantado em todas as unidades do grupo há cerca de sete meses e já gerou algumas modificações no atendimento. A pesquisa identificou reclamações sobre a temperatura das refeições dos pacientes, o que fez com que a rede implementasse carrinhos térmicos fechados para levar os pratos até os quartos.

Além disso, um microondas também foi implantado ao carro, para atender aos que quiserem comida ainda mais quente. No pronto socorro, outras modificações foram feitas a partir das pesquisas. A rede identificou que o tempo de espera pelos medicamentos, após o atendimento inicial, estava gerando reclamações. Com base nisso, realocou profissionais para agilizar o atendimento.

Fonte SaudeWeb

São Paulo abre 67 vagas em hospitais estaduais

Os concursos são nas áreas de clínica médica, ginecologia, ortopedia, farmacêutica, administrativa e de enfermagem. Já o processo seletivo é para técnicos de enfermagem no Hospital Regional de Osasco

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está com 67 vagas abertas para concurso público e processo seletivo, distribuídas entre o Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, Maternidade Estadual Interlagos e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Os concursos são nas áreas de clínica médica, ginecologia, ortopedia, farmacêutica, administrativa e de enfermagem. Já o processo seletivo é para técnicos de enfermagem no Hospital Regional de Osasco.

Para realização do concurso, os candidatos devem comparecer em qualquer agência bancária, efetuar o pagamento da taxa de R$ 60,85 (para médicos) ou R$ 40,87 (para técnicos de enfermagem) e comparecer pessoalmente ao setor de RH dos hospitais, de segunda à sexta-feira, das 10h às 16h, portando ficha de inscrição preenchida, comprovante do pagamento da taxa, originas e cópias do RG, CPF e CRM.

Os salários variam de R$ 961,44 a R$ 2.471,64 – dependendo do cargo – mais benefícios que variam conforme a produtividade.

As datas para as inscrições encerram-se a partir do dia 20 de julho. O período pode ser conferido no site da Secretaria da Saúde do Governo do Estado e do Hospital das Clínicas. A data da prova será publicada no Diário Oficial do Estado.

O Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha fica na avenida Deputado Emílio Carlos, 3000, zona norte da capital. O serviço de Recursos Humanos da Maternidade Estadual Interlagos fica na avenida Interlagos, 7.001, Interlagos. Os editais completos dos concursos podem ser lidos no site da maternidade

Os interessados em participar do processo seletivo para técnicos de enfermagem do Hospital Regional de Osasco devem comparecer ao setor de RH do hospital portando originais e cópias de RG, CPF, carteira do Conselho Regional de Enfermagem, comprovante de experiência e original e cópia do certificado de conclusão do curso técnico na área.

O processo seletivo compreende prova escrita e entrevista para comprovação dos conhecimentos específicos de cada especialidade médica.

O setor de Recrutamento e seleção do Hospital Regional de Osasco fica na Rua Ari Barroso, nº 355, no bairro de Presidente Altino, em Osasco. Os candidatos devem comparecer ao local de segunda à sexta, das 10h às 15h. Mais informações sobre os concursos abertos nas unidades de saúde podem ser obtidas pelo telefone (11) 3066-8071.

Fonte SaudeWeb

Propagandas antigas: A moléstia do diabo - Pastilhas Rinsy

tinhoso
“Rins atacados: moléstia terrível! Os rins não filtram mais! Pastilhas Rinsy!”
25 de agosto de 1929.

Fonte Estadão

Processo seletivo Hospital Infantil Cândido Fontoura - SP

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, referência em pediatria, abriu 07 novas vagas para médicos. Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada de 20 horas semanais correspondem à Referência 1, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 674/92, alterada pela Lei Complementar nº. 840, de 31/12/97.

As inscrições serão realizadas até o dia 25 de julho de 2012 das 10h as 15h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Rua Siqueira Bueno, nº. 1757, Água Rasa, São Paulo-SP.

O Processo Seletivo Simplificado constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.

O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases do Processo Seletivo.

O prazo de validade improrrogável do processo seletivo será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso DGAC – SP

Foi divulgado o edital de concurso público nº 11/2012 que provê vaga para médico especialista em Gastroenterologia para atuar no Departamento de Gerenciamento Ambulatorial da Capital (DGAC).
A remuneração inicial é de R$ 1.862,64 acrescido de produtividade no valor de R$ 880,00 além de demais benefícios garantidos pela legislação vigente, conforme regras da Unidade. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição através do site www.saude.sp.gov.br, entre os dias 16 e 30 de julho de 2012. Depois de preenchida, a ficha deverá ser entregue junto com documentos de identificação pessoal, tais como RG e CPF e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,85. Os documentos e a ficha preenchida deverão ser apresentados no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situada à Rua Leopoldo Miguez, nº 327, 2º Andar, Setor Azul, Cambuci, São Paulo.

Este concurso será constituído de prova de conhecimentos específicos com questões de múltipla escolha, a se realizar no dia 19 de agosto de 2012. Haverá ainda avaliação de títulos. O local e horário desses eventos serão confirmados posteriormente.

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

A prefeitura de Guarulhos, Estado de São Paulo, está promovendo concurso público para provimento de diversas vagas existentes e que vierem a existir no quadro de servidores públicos do município. Foram divulgados três editais sob números 03/2012 04/2012 e 05/2012 para diversos cargos, os quais, juntos, oferecem 165 vagas distribuídas para candidatos de níveis fundamental, médio e superior.

Cargos edital 003/2012:
Biomédico, Condutor de Veículos de Urgência, médicos nas seguintes especializações: Alergista, Cardiologista, Cirurgião Geral, Clínico Geral, Clínico Geral Intensivista, Endocrinologista, Fisiatra, Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Hemoterapeuta, Homeopata, Neurologista, Neuropediatra, Oncologista, Ortopedista, Pediatra, Pediatra Intensivista, Psiquiatra, Pediatra, Pneumologista, Pediatra, Proctologista, Reumatologista, Pediatra, Socorrista Clínico Geral, Socorrista Pediatra, Socorrista Psiquiatra, Ultrassonografista, Urologista, Médico de Família.

Cargos edital 004/2012:
Educador ou Educadora Social III, Enfermeiro ou Enfermeira do Trabalho, Engenheiro ou Engenheira Ambiental III, Geólogo ou Geóloga III, Médico ou Médica do Trabalho.

Cargos edital 005/2012:
Agente Funerário III, Agente Operacional Funerário, Agente Cultural III, Ajudante de Eletricista III, Ajudante de Topógrafo(a) III, Assistente de Gestão Pública, Auxiliar de Biblioteca III, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Carpinteiro ou Carpinteira III, Eletricista III, Operador ou Operadora de Som III, Pedreiro ou Pedreira III, Soldador ou Soldadora III, Técnico ou Técnica de Segurança do Trabalho, Técnico ou Técnica em Semaforização III, Topógrafo ou Topógrafa III, Tratador ou Tratadora III.

O salário inicial oscila entre as cifras de R$ 1.205,50 a R$ 11.044,87 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições:
As inscrições estarão abertas no período de 07 a 26 de julho de 2012 diretamente no Posto de Atendimento do IBAM que está instalado na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, situado à Rua João Gonçalves, nº 439, Centro, Guarulhos, Estado de São Paulo. Quem preferir poderá realizar a inscrição pela internet através do endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br, lembrando que o valor da taxa de inscrição varia entre R$ 38,00 a R$ 75,00.

Provas:
Todos os candidatos serão submetidos a provas objetivas elaboradas de acordo o grau de instrução e o cargo. As provas objetivas estão previstas para o dia 26 de agosto de 2012, em locais e horários que ainda serão confirmados.

Validade:
O prazo de validade para todos os editais será de 12 meses, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período.

Editais

Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP abre vagas

O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo simplificado para celebração por tempo determinado de 2 contratos na classe de Médico (especialidade: Cirurgia Geral).

Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada básica de trabalho médico-odontológica de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 1157 de 02/12/2011, publicada em 03/12/2011.

As inscrições serão realizadas no período de 17 a 24 de julho de 2012, das 10h as 17h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Rua Prudente de Moraes, nº. 257, Vila Correa, Ferraz de Vasconcelos-SP.

O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.

O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases do Processo Seletivo.

O prazo de validade improrrogável do processo seletivo será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo (n° 33/2012) para contratação por tempo determinado de 6 Médicos, na Especialidade de Oftalmologia.

Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 840 de 31/12/97.

As inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 10 de agosto de 2012 das 8h das 14h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.

O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso Hospital Geral de Taipas-SP

Conhecido como um dos mais importantes centros de saúde do Estado de São Paulo, o Hospital Geral de Taipas está promovendo concurso público para provimento de 10 vagas voltadas a profissionais de saúde na área de clínica médica. A remuneração inicial será de R$ 1.862,64 com benefício de produtividade no valor de até R$ 1.936,00.

Para se inscrever os interessados deverão preencher o formulário de inscrição através do endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br. Após o preenchimento o mesmo deverá ser apresentado junto com cópia e original do RG e CPF. O formulário deverá ser preenchido no período que compreende os dias 02 a 31 de julho de 2012.

A forma de avaliação será por meio de prova objetiva a ser realizada na cidade de São Paulo no dia 19 de agosto de 2012. Os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.

Este concurso terá validade de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período e uma única vez!

Concurso DGAC – SP 2012

Foi divulgado o edital de concurso público nº 02/2012 que provê vagas para médico especialistas em Cardiologia, pneumologia, otorrinolaringologia, psiquiatria, reumatologia e endocrinologista pediátrico para atuarem junto ao Departamento de Gerenciamento Ambulatorial da Capital (DGAC).

A remuneração inicial é de R$ 1.862,64 acrescido de produtividade no valor de R$ 880,00 além de demais benefícios garantidos pela legislação vigente, conforme regras da Unidade. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição através do site www.saude.sp.gov.br. As inscrições devem ser realizadas 03 de agosto de 2012. Depois de preenchida a ficha deverá ser entregue junto com documentos de identificação pessoal, tais como comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,85. Os documentos e a ficha preenchida deverão ser apresentados no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situada à Rua Leopoldo Miguez, nº 327, 2º Andar, Setor Azul, Cambuci, São Paulo.

Este concurso dar-se-á através de prova de conhecimentos específicos a se realizar no dia 19 de agosto de 2012. Haverá ainda avaliação de títulos. O local e horário serão confirmados posteriormente.

Prefeitura de Iomerê (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Iomerê, Estado de Santa Catarina, lançou edital Nº. ACT Nº 0008/2012 de processo seletivo visando preencher 1 vaga de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com salário de até R$ 622,44, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas na Secretaria de Administração e Finanças, localizada na rua João Rech nº 500, centro, Município de Iomerê, ou mediante encaminhamento através de agência do Correio, até o dia 03 de agosto de 2012, excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, das 8:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas.

Provas e Gabaritos
A prova está prevista para 06 de agosto de 2012, com início às 09:00 horas e término às 11:00 horas, no Auditório da Prefeitura de Iomerê.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano podendo ser prorrogado.

UFRN abre processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital de processo seletivo para contratação de 01 médico anestesiologista com carga horária de 20 horas semanais. A seleção dar-se-á através de avaliação curricular e terá validade de 12 meses.

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de agosto de 2012 diretamente na Secretaria da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O interessado deverá apresentar cópia do RG, comprovante de titulação, comprovante de quitação com as obrigações militares (homens), comprovante de quitação com as obrigações eleitorais além do Currículum Vitae documentado.

UPE lança edital de processo seletivo

A Universidade de Pernambuco divulgou portaria conjunta SAD/UPE Nº 77, de 19 de julho de 2012, para realização de concurso público visando preencher 11 vagas de nível superior para o cargo de Professor, com salário de até R$ 4.127,82, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 150,00, serão realizadas no período entre 20 de julho e 31 de agosto de 2012, das 08h às 12h e 14h às 17h, nos seguintes endereços:

UPE Campus Camagibe Faculdade de Odontologia de Pernambuco – FOP - Av. Gal. Newton Cavalcante, nº 1650 - Tabatinga Camaragibe - PE CEP: 54753-220 Fone: 81-31847652 FAX: 81-31847686;

UPE Campus Santo Amaro Escola Superior de Educação Física - ESEF - Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro. Recife-PE CEP: 50.100-130. Fone: (81) 3183-3350;

UPE Campus Santo Amaro Instituto de Ciências Biológicas - ICB - Rua Arnóbio marques, 310, Santo Amaro, Recife – PE. CEP: 50.100-130. Fone/FAX: 3183 3301;

UPE Campus Benfica Escola Politécnica de Pernambuco - POLI - Rua Benfica, 455 – Madalena, Recife – PE CEP: 50.720-001. Fone: (81) 3184-7555.

Prova
O concurso será constituído de prova escrita, títulos, projeto de pesquisa e prova didática.

O cronograma contendo a data, local e horário das provas, será divulgado nas UPEs acima descritas, a partir do dia 20 de setembro de 2012.

Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Estância Velha – RS

Através da Objetiva Concursos foram lançados dois editais (002/2012 e 003/2012) que abrem inscrições para o concurso público da Prefeitura do Município de Estância Velha, Estado do Rio Grande do Sul. Serão 17 vagas (11 no primeiro edital e 6 no segundo), todas no regime estatutário.

Cargos
As chances são para os níveis fundamental e superior, nos cargos de Professor Educação Infantil, Professor Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Anos Finais do Ensino Fundamental, Agente de Controle Interno níveis ( I, II e III), Agente de Serviços, Médico Veterinário e Secretário de Escola.

A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 725,94 a R$ 2.556,00 e a jornada de trabalho será de 20 a 40 horas.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever, exclusivamente pela internet, através do endereço eletrônico www.objetivas.com.br no período que compreende 20 de julho a 20 de agosto de 2012. Aos candidatos que não possuam acesso à internet será disponibilizado computador no horário de 8:00 às 10:30 de segunda a sexta-feira na Biblioteca Pública Municipal Luiz Santos, que situa-se à Rua Presidente Lucena, 3.585, Centro, Estância Velha, Rio Grande do Sul.

As taxas de inscrição variam de R$ 34,61 a R$ 127,80.

Provas
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório a se realizarem no dia 16 de setembro de 2012. O local e horário serão divulgados por intermédio de edital a ser publicado no site da organizadora.

O certame terá validade de dois anos, podendo sofrer prorrogação por igual período, uma única vez.

Concurso Prefeitura de Novo Progresso - PA

Com a finalidade de preencher 381 vagas, a Prefeitura de Novo Progresso, Estado do Pará, abre inscrições para concurso público nº. 1/2012/PMNP destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 14.750,00, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Guarda do Patrimônio Público, Motorista, Carpinteiro, Agente de Trânsito, Assistente Social, Enfermeiro, Médico, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas através do site www.fadesp.org.br no período entre 10 horas do dia 08 de agosto de 2012 e 23h59 do dia 10 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00 e 45,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 60,00.

Prova

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de setembro de 2012, das 8 às 12h (horário local), para todos os cargos de nível superior e fundamental completo, e das 14h30 às 18h30 (horário local), para os de nível fundamental incompleto e médio. O local de realização das provas objetivas constará no cartão de inscrição do candidato.

Os candidatos considerados aptos à avaliação de títulos serão convocados em edital específico para esse fim, publicado o aviso em Diário Oficial do Estado do Pará e relacionados no site da FADESP - www.fadesp.org.br. Deverão, então, imprimir, preencher e assinar o formulário disponível no site www.fadesp.org.br, e, enviá-lo por carta registrada juntamente com os documentos comprobatórios, à Comissão Executora do Concurso de Novo Progresso. – FADESP (Documentos Prova Títulos), Rua Augusto Corrêa, s/n, Campus Universitário da UFPA, Guamá, Belém-Pará, CEP 66075-110, no prazo, data de postagem no correio, estabelecidos no edital de convocação para a prova de títulos.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

HSPM abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) lançou edital com a finalidade de preencher vagas para médico especialista em Nefrologia, com remuneração correspondente ao padrão inicial da carreira de médico no valor de R$ 2.736,17.

Os interessados devem realizar as inscrições no período que compreende os dias 23 a 25 de julho de 2012 diretamente na sessão de Apoio Técnico do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, situado à Rua Castro Alves, nº 151, Fundos, Aclimação, São Paulo.

Este processo seletivo será terá como de avaliação a análise curricular e entrevista realizada pelo Diretor do Departamento de Atenção à Saúde ou alguém designado.

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE

A organizadora SEAP Concursos informa em seu portal que "em virtude de Mandado de Segurança, as inscrições para este concurso encontram-se suspensas". Em contato com a organizadora, o Concursos no Brasil foi informado que após a decisão judicial definitiva serão divulgados os demais procedimentos a serem realizados pelos candidatos.

(Notícia anterior)
A Prefeitura de Apuiarés, Estado do Ceará, publicou o edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 305 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 4.200,00, com carga horária variada de 20 e 40h semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.

Cargos
Agente de Administração, Agente de Combate a Endemias, Analista de Controle Interno, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auditor Atenção Básica, Auditor Hospitalar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, das 09:00 h do dia 20 de julho até o dia 20 de agosto de 2012, às 21:00 h. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Apuiarés, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 11h e de 14 às 16:30 h, situado a Avenida Gomes da Silva,99 – Centro - Apuiarés/CE.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de novembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Apuiarés e no site www.seapconcursos.com.br conforme cronograma. O gabarito será publicado na data prevista de 05 de novembro de 2012 e o resultado final está previsto para 21 de dezembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública Municipal.

Concurso Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia

Foi publicado edital de concurso público de ingresso para preenchimento, pelo regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), de empregos públicos de Professor de Ensino Técnico, Bibliotecário e Assistente de Gestão de Políticas Públicas para Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia - "Escola Técnica de Saúde Pública Professor Makiguti".

As inscrições para o Concurso serão realizadas, exclusivamente pela Internet, no período das 10 horas do dia 23/07/2012 às 16 horas do dia 03/08/2012 (horário de Brasília).

A aplicação das Provas Objetivas e Dissertativa está prevista para o dia 30 de setembro de 2012, na Cidade de São Paulo, no período da manhã.

O candidato, no primeiro dia útil subsequente a aplicação das provas, deverá consultar o site www.concursosfcc.com.br para tomar conhecimento da(s) data(s) previstas para divulgação dos gabaritos e das questões das Provas.

O prazo de validade deste Concurso será de 2 anos contados da data da homologação de seus resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Administração.

Conheça os benefícios de dez variedades de frutas

Aproveite seu próximo passeio na feira para encher o seu carrinho de frutas. Além de saborosas, elas contêm fibras e fitoquímicos que são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, diz nutricionista Daniela Jobst.

Porém, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o hábito de comer frutas ainda é pequeno no Brasil. Os dados indicam que apenas 18,9 % da população consomem cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Se você pretende adotar uma alimentação rica em frutas, conheça as propriedades de dez variedades e saiba quais são os benefícios dessa dieta.


Banana - Foto: Getty Images1. Banana: A fruta mais brasileira de todas não pode faltar no cardápio. Ótima fonte de potássio, ajuda a regular a pressão arterial. Também são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, a fruta é ideal para ingerir entre as refeições, quando bate aquela vontade de atacar um doce, já que conta com triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina, o hormônio do bem-estar.
Melancia - Foto: Getty Images2. Melancia: Rica em betacaroteno, a melancia é uma das frutas que mais contém água e também vitaminas do complexo A e B.

Promove uma verdadeira limpeza no sistema digestivo, tanto no intestino, como no estômago.


Pera - Getty Images3. Pera: Segundo um estudo realizado pelo Instituto de Medicina Social do Rio de Janeiro e publicado no Journal of Nutrition, comer três peras por dia ajuda a eliminar os quilos extras.

A fruta é rica em vitamina A, C, vitaminas do complexo B, fibras e água.


Laranja - Foto: Getty Images4. Laranja: Já conhecida por seu alto teor de vitamina C, também são ricas em muitos outros compostos anticancerígenos. Pesquisadores descobriram que as laranjas contêm mais de 170 tipos de fitoquímicos. O consumo regular de laranjas (1 fruta ao dia ou 1 copo de suco) está significativamente associado à menor incidência de câncer de pulmão e estômago.


Limão - Foto: Getty Images5. Limão: Uma pesquisa divulgada no Journal Pharm Biomed Analysis apontou que o limão facilita o metabolismo das gorduras e diminui a síntese de colesterol e de triglicérides. Além disso, é rico em vitamina C, que ajuda na absorção de ferro, é altamente antioxidante e contém limonóides, substâncias potentes no combate ao aparecimento de tumores.


Goiaba - Foto: Getty Images6. Goiaba: Assim como o tomate, a fruta é rica em licopeno, substância que neutraliza a ação de radicais livres e estimula o sistema imunológico.

Estudos apontam o licopeno como redutor de risco de câncer, principalmente de próstata.


Morango - Foto: Getty Images7. Morango: Como todas as frutas vermelhas, contém catequinas, um fitonutriente rico em antioxidantes. Frutas vermelhas também são ótimas fontes de polifenóis, substâncias também encontradas nos vinhos e que, segundo estudos científicos, exerce proteção contra doenças vasculares, especialmente às relacionadas ao coração.


Uva - Foto: Getty Images8. Uva: Pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP constatou que o bagaço de uva (casca e semente) reduz o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol. A nutricionista Solange Saavedra explica que as uvas contêm quercetina, substância que combate coágulos e inflamações. Também contém flavanóides, que são antioxidantes e combatem o mau colesterol.


Mamão - Foto: Getty Images9. Mamão: A papaína encontrada no mamão é altamente digestiva. Além disso, esta fruta tem excelente poder laxante.




Abacaxi - Foto: Getty Images10. Abacaxi: A bromelina encontrada no abacaxi é capaz de quebrar proteínas em pequenos pedaços, auxiliando na digestão de carnes e outras proteínas.



Fonte Minha Vida

Coma cinco variedades de frutas todos os dias

Elas são capazes de reduzir os riscos de câncer

Um estudo publicado no Journal of Clinical Nutrition mostra que consumir cinco variedades de frutas todos os dias diminui as taxas de colesterol, os riscos de problemas vasculares, prolonga a vida e ainda melhora o pique para fazer as tarefas do dia a dia. Quer mais motivos para ir à feira?

A nutricionista Daniela Jobst afirma que as frutas em geral, por conter fibras e fitoquímicos, são capazes de reduzir os riscos de diversos tipos de câncer, além de constituírem importantes aliadas na luta contra o envelhecimento, já que têm ação antioxidante, agentes que combatem os radicais livres.

Por que os radicais livres são tão temidos?
A nutricionista Márcia Curzio explica que as células precisam de oxigênio para converter os nutrientes absorvidos dos alimentos em energia.

"A queima desse oxigênio libera radicais livres. Esse processo danifica as células sadias, podendo atingir e prejudicar o DNA e até desencadear doenças", afirma a especialista.

Os alimentos com propriedade antioxidante anulam a ação dos radicais livres. Uma alimentação rica em frutas, legumes, vegetais, hortaliças e cereais garantem esta proteção extra ao organismo.

Dentre tantas excelentes opções, Antônio Carlos do Nascimento, endocrinologista da clinica Montenegro, ressalta a importância do consumo de frutas ricas em vitamina C.

"As frutas cítricas protegem o corpo contra gripes e outras infecções. A concentração desta vitamina é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico".

No entanto, o hábito de comer frutas ainda é pequeno no Brasil. Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, apenas 18,9 % da população consome cinco porções diárias - o equivalente aos 400 gramas recomendados pela Organização Mundial da Saúde.

Fonte Minha Vida

Número de mortes por AIDS caiu 24% entre 2005 e 2011, segundo ONU

Por outro lado, número de mortes vivendo com HIV bateu recorde no ano passado

De acordo com o relatório Together We Will End Aids divulgado nesta quarta-feira pela Organização das Nações Unidas (ONU), o número de mortes por AIDS no mundo sofreu queda de 24% de 2005 a 2011. Em 2005, cerca de 2,2 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença. Já em 2011, o número de óbitos pelo mesmo problema foi de 1,7 milhões de pessoas. No Brasil, onde a incidência da doença é de 18 pessoas infectadas para cada 100.000 habitantes, a queda de mortes foi de 11,1%.

Outro ponto analisado que sofreu redução foi o número de pessoas infectadas pelo vírus HIV. No ano passado, 2,5 milhões de pessoas foram infectadas, representando uma queda de 20% desde 2001. Já entre as crianças, 330.000 contraíram o vírus em 2011, 24% menos se comparado ao ano de 2009.

Mas os dados não param por aí. A ONU aponta ainda que mais de oito milhões de pessoas conseguiram ter acesso a terapias com antirretrovirais, número recorde que representa aumento de 20% em relação a 2010. Embora alto, o dado representa apenas 54% das 14,8 milhões de pessoas que podem receber o tratamento. Segundo o relatório, 40% do total de pessoas acima de 15 anos infectadas com HIV são os jovens até 24 anos.

Apesar das boas notícias, 2011 também foi o ano em que o número de pessoas convivendo com HIV bateu recorde. Mais de 34,2 milhões de pessoas estavam infectadas com o vírus. Isso mostra a necessidade não só de aumentar a disponibilidade de tratamentos para pessoas portadoras do vírus, como ainda reforçar medidas de prevenção da doença.

Você sabe se prevenir do HIV?
Que o vírus HIV pode ser transmitido durante a relação sexual sem camisinha você provavelmente já sabe. Veja a seguir outras formas de transmissão do vírus.

Relação sem ejaculação
Mesmo com ausência de ejaculação durante o ato sexual, é possível ser infetado pelo HIV pela secreção expelida antes da ejaculação ou pela secreção da vagina. O que aumenta ainda mais o risco de transmissão são fatores como: imunodeficiência avançada, relação anal receptiva, relação sexual durante a menstruação e presença de outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis.

Beijo
O risco de contágio de HIV pelo beijo é possível, desde que a pessoa infectada tenha uma lesão grave na gengiva e sangramento na boca. Entretanto, não há evidências do acontecimento em estudos.

Sexo oral
O sexo oral sem proteção implica risco de infecção pelo HIV, que pode ser maior ou menor dependendo da quantidade de vírus no sangue da pessoa infectada e do fato de existirem feridas na boca de quem pratica. O risco, entretanto, é menor se comparado ao sexo vaginal ou oral.

Fonte Minha Vida

Câncer ocupacional vai afetar mais de 20 mil brasileiros este ano

Os mais comuns são de pulmão, bexiga, fígado, mama e cérebro

Motoristas, agricultores, trabalhadores das áreas de mecânica e beleza e pessoas do ramo de petróleo devem ficar atentos com a saúde, pois estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que eles poderão estar entre os 20 mil brasileiros que terão câncer ocupacional em 2012. Os dados foram divulgados no relatório de diretrizes para a vigilância do câncer relacionado ao trabalho, documento que lista mais de 19 tipos de cânceres ligados à ocupação profissional.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente 10,8% dos casos de câncer em homens (excluindo o de pele não melanoma) e 2,2% dos casos em mulheres são causados em decorrência do trabalho exercido. O relatório também apresenta estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que indicam que mais de 440 mil pessoas morreram no mundo até o ano de 2015 em consequência da exposição a substâncias perigosas. Deste número, 70% morreram de câncer relacionado ao trabalho.

Ainda de acordo com o documento, as principais causas de óbitos mundiais relacionados ao trabalho foram: câncer (32%), doenças do aparelho circulatório (26%) e acidentes (17%). Entre os cânceres mais comuns estão listados os de pele, pulmão, bexiga, hematológico, estômago e esôfago, fígado, mama e cérebro.

Segundo médicos do Inca, o câncer ocupacional é considerado uma doença causada pela longa exposição a agentes cancerígenos durante o tempo de trabalho, repercutindo em longo prazo. Além disso, os impactos podem ser amenizados com o uso de equipamentos de segurança para cada ramo de trabalho, como luvas, máscaras e protetor solar.

Adote hábitos que aumentam a prevenção do câncer
Segundo o IBGE, o câncer é a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para doenças cardiovasculares, como infarto e hipertensão. Para estimular a população na luta pelo controle e prevenção da doença, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) lançou uma cartilha listando os dez passos que afastam a doença:

Passe longe do tabaco
O tabagismo é a principal causa de câncer evitável no mundo. Ele é o grande culpado por 90% dos casos de câncer de pulmão e 30% da ocorrência de outros tipos de câncer, como boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero e leucemia.

Modere nas bebidas alcoólicas
"O álcool aumenta a chance de desenvolvimento de alguns tumores, como intestino, esôfago e fígado", justifica o oncologista Gilberto de Castro Jr., do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). Além disso, o álcool potencializa os efeitos do cigarro, aumentando o risco de um tumor localizado nos órgãos afetados pelo fumo.

Use camisinha
O HPV é uma doença sexualmente transmissível responsável por alguns tipos de câncer, como o câncer do colo do útero, vulva, pênis e orofaringe (garganta). Por isso é importante praticar sexo seguro e sempre com o uso da camisinha - até mesmo para o sexo oral. O sexo seguro também evita os vírus da hepatite B (para a qual há vacina) e da hepatite C, ambos com potencial para levar ao câncer de fígado. "Esses tipos de hepatite podem levar à cirrose e evoluir para um câncer do fígado", conta Gilberto de Castro.

Invista em uma dieta saudável
Evite o consumo excessivo de açúcares, gorduras e carne vermelha (sobretudo a de porco e as processadas). Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, o açúcar em excesso eleva a produção de uma substância chamada citocina pró-inflamatória, que está relacionada com o câncer. Já as carnes não devem ser consumidas com abusos, pois a gordura delas possui uma substância chamada ácido aracdônico, que poderia estimular a produção das citocinas pró-inflamatórias.

Use protetor solar diariamente
Os raios UVA e UVB, emanados pelo sol, são os responsáveis pelas alterações celulares que levam ao câncer de pele. Além do protetor solar - que, alerta Gilberto de Castro Jr., deve ter o mínimo de fator 20 -, é preferível tomar sol apenas antes das 10h e depois das 16h e não abrir mão de chapéus, guarda-sol, bonés e óculos escuros.

Pratique atividades físicas todos os dias
A prática de exercícios promove um bem geral ao organismo e também protege contra o câncer. Roberto Navarro conta que isso se deve graças à capacidade, em especial de exercícios aeróbicos, de diminuir a circulação das citocinas pró-inflamatórias em nosso organismo.

Faça um check-up anual
Existe uma série de exames que são fundamentais na hora de detectar os diversos tipos de cânceres. "É importante realizar todos os exames de diagnóstico precoce indicados pelo seu médico", diz Gilberto de Castro Jr.

Fonte MInha Vida

Fumária

Resumo
Planta medicinal com uma ação sobre o sistema digestivo, em particular na vesícula biliar, frequentemente se apresenta como um chá ou em cápsulas.

Nome
Nome: Fumária, erva-molarinha, erva-pombinha, fumo-da-terra, moleirinha, fel da terra
Nome latim: Fumaria officinalis
Nome inglês: common Fumitory, earth smoke
Nome francês: fumeterre, fiel de terre, herbe à la jaunisse,...
Nome alemão: Gewöhnliche Erdrauch
Nome italiano: fumaria officinalis
Nome espanhol: palomilla o sangre de Cristo

Família
Papaveráceae

Componentes
Alcalóides (protopina), ácido orgânico (ácido fumárico), taninos e flavonóides.

Partes utilizadas
Floração

Efeitos
Depurativo, ação sobre o sistema digestivo, tônico, normaliza a secreção da bílis (aumenta a secreção da bili).

Indicações
- indigestão (dificuldade na digestão), estômago pesado, náuseas (incluindo náuseas em mulheres grávidas)
- distúrbios do trato biliar (como os cálculos biliares)
- constipação (em alguns casos)

Efeitos secundários
-

Contra-indicação
-

Interação
-

Preparações
- Chá
- Xarope
- Cápsulas

Onde cresce?
A fumária cresce na Europa, Ásia e até no norte da África (zonas temperadas). A fumária cresce em campos, terrenos baldios, hortas, etc.

Quando colher?
A floração ocorre de maio a setembro. À medida que se colhe a planta inteira sem raízes, em nossa opinião a melhor época para colheita da fumaria é de maio a setembro.

Observações
A fumária é uma das poucas ervas que funcionam de forma eficaz, de acordo com vários livros sobre este assunto, na vesícula biliar (ação na formação e secreção da bílis), por exemplo, para aliviar a dor em caso de cálculos biliares. Além disso, é possível através da fumária normalizar a secreção de bile. Uma planta para tentar em caso de distúrbios biliares!

Para aumentar o seu efeito, a fumária pode ser associada a outras plantas medicinais, como a viola tricolor.

Fonte Criasaúde

Simulação em 3D de vírus auxilia desenvolvimento de drogas contra gripe comum

Cientistas utilizam computador mais rápido da Austrália para acelerar descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos antivirais

Uma simulação em 3D do rinovírus humano completo pode pavimentar o caminho para o desenvolvimento de novas drogas contra o resfriado comum.

Infecção por rinovírus está ligada a cerca de 70% de todas as exacerbações da asma, com mais de 50% destes pacientes necessitando de hospitalização. Além disso, mais de 35% dos pacientes com doença pulmonária obstrutiva aguda crônica (DPOC) são hospitalizadas por ano devido a vírus respiratórios, incluindo rinovírus.

Um novo medicamento antiviral para tratar infecções de rinovírus está sendo desenvolvido na Austrália. A droga é indicada para pacientes com essas condições, que tornam o resfriado comum uma séria ameaça a saúde, podendo ser fatal.

Uma equipe de pesquisadores liderada pelo professor Michael Parker, da Universidade de Melborne, agora está usando informações sobre como a nova droga atua para criar uma simulação em 3D completa do rinovírus. Para isso os cientistas contam com o computador mais rápido da Austrália, o IBM Blue Gene / Q.

Resultados mostram que a droga se liga ao invólucro que envolve o vírus, chamado de o capsídeo. No entanto, o presente trabalho ainda não explica em detalhes como a droga e outros compostos ativos semelhantes trabalham.

"O IBM Blue Gene / Q nos proporciona extraordinárias simulações de computador em 3D de todo o vírus em um prazo nunca antes sonhado. A tecnologia do supercomputador nos permite aprofundar nos mecanismos em jogo dentro de uma célula humana, particularmente em como as drogas funcionam em um nível molecular."

"Este trabalho oferece oportunidades estimulantes para acelerar a descoberta e desenvolvimento de novos tratamentos antivirais e, esperamos salvar muitas vidas em todo o mundo", conclui Parker.

Fonte isaude.net