Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Amamentação prolongada divide opiniões

População ainda é preconceituosa com crianças “grandes” que mamam no peito

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até 7 de agosto, 170 países estão unidos para reforçar a importância dos bebês mamarem no peito da mãe. A orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) é que o bebê receba exclusivamente o leite materno até os 6 meses de vida e, depois disso, ele seja associado a outros alimentos até que a criança complete dois anos ou mais.

No entanto, a população de muitos países, inclusive do Brasil, ainda é preconceituosa com crianças mais velhas (lê-se acima de dois anos) mamando no peito. Embora esse cenário seja pouco comum no País, a advogada Fabíola Cassab, 35 anos, fundadora do Grupo Matrice (Ação de Apoio à Amamentação), faz parte da parcela de mulheres que defende a amamentação sem limite de idade.

— Minha filha Paola tem sete anos e meio e mama até hoje. Mesmo assim, ela se alimenta normalmente e é uma criança que quase não fica doente. Diria que ela fica resfriada duas vezes por ano.

Fabíola conta que leu muitos estudos científicos antes de tomar essa decisão e garante que se sente segura com a escolha. Embora saiba que exista preconceito, ela frisa que tem um acordo com a filha para evitar qualquer tipo de constrangimento.

— Quando a Paola completou dois anos, combinamos dela sempre pedir para mamar e, dependendo do local, deixo ou não para evitar constrangimentos. Não quero que ela se lembre disso como um ato errado, mas, sim, saudável.

Ao contrário da advogada, a publicitária Letícia Pereira, 34 anos, é a favor da amamentação até um ano.

— Depois disso, acho importante estimular a independência da criança.

Letícia é mãe de Luca, de quase 2 anos, e sabe da importância do aleitamento materno. Por isso, ela lamenta ter amamentado seu filho até os cinco meses.

— Infelizmente, precisei completar o leite materno com a mamadeira e acho que por causa disso o Luca foi largando o peito.

Opinião dos especialistas
Para a pediatra neonatologista Clery Bernardi Gallacci, responsável pelos berçários setoriais do Hospital e Maternidade Santa Joana e professora de neonatologia da Santa Casa de São Paulo, a amamentação prolongada pode comprometer o desenvolvimento emocional da criança.

— As crianças precisam comer outros alimentos para suprir suas necessidades nutricionais e se desenvolverem de forma adequada. Muitas vezes, o leite materno não é suficiente para alimentá-las. Além disso, elas podem deixar o alimento sólido de lado.

Na opinião da pediatra Keiko Teruya, do departamento de Aleitamento Materno da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e membro do Comitê Nacional de Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, a decisão de interromper a amamentação deve ser tomada entre mãe e filho, como se fosse um casamento, ou seja, de comum acordo.

— O desmame deve ser feito de forma gradativa e quando a mãe ou a criança quiserem. Quanto mais tempo mamando, mais benefícios a criança terá ao longo da vida. Já está comprovado que o leite materno fornece 250 elementos de proteção à saúde.

A pediatra Keiko também explica que se a criança estiver crescendo normalmente significa que sua alimentação está adequada. Além disso, ela ressalta que o ato de amamentar ajuda o bebê a se sentir seguro e protegido.

— A criança que recebe amor não devolve violência para o mundo. Fora isso, a ação é a mais barata e efetiva para reduzir a mortalidade infantil e dá a oportunidade da criança ter qualidade de vida.

Fonte R7

Médicos fazem cirurgia estilo Jogos Mortais para remontar cabeça de menino

Archie Dodd sofria de craniossinostose, doença que faz o crânio fundir

Archie Dood, de três anos, sofreu uma cirurgia em que sua cabeça foi cortada de orelha a orelha e recolocada, como se fosse um quebra-cabeça, para descomprimir o cérebro.

Archie, de Chesterfield, Inglaterra, sofria de craniossinostose, uma condição rara que estava fazendo o seu crânio fundir, segundo o site Daily Mirror.

A doença foi diagnosticada logo no primeiro ano de vida. O menino foi encaminhado para o Hospital Infantil de Sheffield, onde os médicos fizeram uma série de exames para verificar se o cérebro já estava sobre pressão.

Os cirurgiões tiveram que cortar a cabeça à parte e depois remendá-la para evitar uma pressão no cérebro e um crescimento fora de forma.

Seus pais, Cheryl, 38 anos, e Paul Dodd, 44 anos, disseram que a operação não traria danos cerebrais no futuro, mas que se não fosse feita, o crânio começaria a esmagar o cérebro.

Durante seis meses, o menino teve que usar um capacete especial para protegê-lo de objetos e cantos afiados e, assim, evitar danos mais sérios.

Mas agora, Archie se sente bem o suficiente até para jogar futebol com seus irmãos Callum, de 12 anos e Spencer, de 8 anos.

Fonte R7

Fapesp e Biolab investem R$ 5 milhões em novos projetos de pesquisa

O objetivo é financiar projetos de pesquisa cooperativa voltados para o desenvolvimento de fármacos, medicamentos

A FAPESP e a Biolab Sanus Farmacêutica lançam nova chamada de propostas para selecionar e financiar projetos de pesquisa cooperativa voltados para o desenvolvimento de novos fármacos, medicamentos e tecnologias residentes em diversas áreas terapêuticas.

Oncologia, doenças degenerativas, endocrinologia, doenças infecto-contagiosa, distúrbios cardiovasculares, dor e inflamação, dermatologia e distúrbios gastrointestinais estão entre os temas relevantes para a chamada.

Podem ser inscritos projetos de pesquisa cooperativa entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo e pesquisadores da Biolab.

As propostas deverão buscar alguns ou todos os seguintes objetivos de pesquisa: a) Soluções novas e criativas; b) Relevância imediata; c) Propriedade intelectual dos resultados; d) Disseminação e comunicação.

O total de recursos oferecido pela FAPESP e pela Biolab para atender às propostas selecionadas nesta chamada é de R$ 5 milhões. As pesquisas serão financiadas por um período máximo de 36 meses.

As propostas serão recebidas até o dia 5 de novembro de 2012.

Fonte isaude.net

Concussões e impactos na cabeça podem acelerar envelhecimento do cérebro

De acordo com estudo, traumas podem fazer com que as vias de sinalização do órgão se danifiquem mais rapidamente

Concussões e impactos ainda menores na cabeça podem acelerar o processo natural de envelhecimento do cérebro, fazendo com que as vias de sinalização do órgão se danifiquem mais rapidamente do que em alguém que nunca sofreu lesão cerebral ou concussão.

Pesquisadores da University of Michigan School of Kinesiology e do U-M Health System, nos Estados Unidos, observaram estudantes universitários com e sem histórico de concussão e encontraram alterações na marcha, no equilíbrio e na atividade elétrica do cérebro, especificamente na atenção e controle dos impulsos.

As alterações estavam presentes no grupo com histórico de lesão mais de seis anos após a ocorrência da mesma. No entanto, as diferenças entre os grupos de estudo foram sutis e o comportamento dos participantes foi semelhante.

O pesquisador envolvido no projeto Steven Broglio ressalta que os estudos desenham uma hipótese onde contusões e impactos na cabeça aceleraram o processo natural de envelhecimento do cérebro.

"A última coisa que queremos é que as pessoas entrem em pânico. Só porque você teve uma concussão não significa que seu cérebro vai envelhecer mais rapidamente ou você vai ter de Alzheimer", diz Broglio. "Estamos apenas com a proposição de ser atingido na cabeça pode levar a estas outras condições, mas ainda não sabemos como tudo isso acontece."

O pesquisador salienta que outros fatores, como estilo de vida, tabagismo, consumo de álcool, exercícios físicos, histórico familiar e se você " exercita" ou não seu cérebro também afetam o processo de envelhecimento do cérebro. Concussões podem ser apenas um pequeno fator.

Para começar a entender como as concussões podem afetar a atividade do cérebro e de suas vias de sinalização, os pesquisadores pediram aos participantes para executar determinadas tarefas na frente de um computador, e registraram imagens de seus cérebros. Os cérebros do grupo sem histórico de concussão apresentaram maior área de ativação elétrica do que os participantes com histórico de lesão cerebral.

As vias de sinalização do cérebro são análogas a uma auto-estrada de cinco pistas. Em uma rodovia nova, o tráfego corre rapidamente e sem problemas já que as pistas estão em forma. No entanto, durante o envelhecimento normal, o asfalto se deteriora e as pistas podem se tornar instáveis ou mesmo inutilizáveis. O tráfego diminui.

Da mesma forma, no início da vida o cérebro começa com todas as vias prontas para transferir os sinais elétricos rapidamente. À medida que envelhecemos, os caminhos do cérebro se deterioram e não podem mais transferir a informação tão rapidamente. Concussões e outros impactos na cabeça podem resultar em um "buraco" na rodovia do cérebro, causando diferentes graus de danos e acelerando a deterioração natural.

"O que não sabemos é, se você tiver uma única concussão na escola, significará que você vai ter demência aos 50 anos?", diz Broglio. "Clinicamente, não vemos isso. O que pensamos é que se trata de uma dose resposta.

"Então, se você jogou futebol e sofreu alguns impactos na cabeça e talvez uma concussão, então você pode ter um pequeno risco. Se você passou a jogar na faculdade e tomou mais boladas na cabeça e sofreu mais duas concussões, provavelmente está em um risco pouco maior. Então, se você passou a jogar profissionalmente há alguns anos e recebeu mais impactos na cabeça, então está em maior risco ainda. Acreditamos que é um efeito cumulativo."

Na próxima fase do estudo, os pesquisadores vão olhar para as pessoas com 20, 40 e 60 anos que tiveram ou não abalos durante a prática desportiva do ensino médio. Eles esperam saber se existe um efeito crescente de concussão com o avanço da idade.

Fonte isaude.net

Estresse em baixos níveis também pode aumentar risco de ataque cardíaco e AVC

Pesquisa afirma que sintomas iniciais de ansiedade podem elevar chances em 20%

Mesmo pessoas que apresentam sintomas iniciais de estresse, ansiedade e depressão correm mais risco de sofrer derrames e ataques cardíacos. É o que afirmam estudiosos do da Universidade de Edimburgo, na Escócia. Os resultados foram publicados no British Medical Journal.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 68 mil pessoas com 35 anos em média, todas participantes de uma Pesquisa em Saúde para a Inglaterra. Foram calculados os níveis de estresse e ansiedade de todos os participantes e, durante dez anos, os autores relacionaram essas taxas com todas as causas de mortes que acometeram integrantes do grupo, como doenças cardíacas, câncer e fatores externos.

Após analisar os resultados, os estudiosos concluíram que as pessoas que apresentavam sintomas de estresse, ansiedade e depressão em níveis mais baixos eram cerca de 20% mais propensas a morrer em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral, também chamado de AVE) ou ataque cardíaco. Aquelas que já tinham sintomas graves de estresse e ansiedade corriam até o dobro do risco.

Segundo os pesquisadores, esses resultados mostram que até mesmo as pessoas com sintomas iniciais, que provavelmente ainda não descobriram a doença e não estão fazendo tratamento médico, correm riscos. No entanto, eles afirmam que ainda não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre problemas psicológicos e ataques cardíacos.

Invista nessa rotina e afaste o estresse
De acordo com o psicólogo Lucio Novais, clínico do Centro Psicológico de Controle do Estresse e diretor da Associação Brasileira de Estresse, o estresse é uma reação do organismo com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais, que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação a um evento ou situação de grande relevância. Mesmo que isso pareça um bicho de sete cabeças, é muito fácil fugir do estresse comum do dia a dia - basta adotar alguns simples hábitos.

Na hora do estresse, pense positivo!
O pior que se pode fazer em um momento de estresse é tentar ignorá-lo. O psicólogo Lucio Novais recomenda pensar em algo que o acalme. "Esses pensamentos já devem ser planejados anteriormente, para que a pessoa possa utilizá-los sem ter que ficar procurando o que pensar", afirma. Diga para si mesmo coisas como "se conseguir mudar meus pensamentos e relaxar, começarei a me sentir melhor" ou "eu posso controlar meu estresse".

Trânsito mais tranquilo
Para quem sofre com o estresse no trânsito, o melhor é fazer exercícios de respiração profunda e alongamentos leves sempre que o carro estiver parado ou aproveitar o tempo para ouvir áudio-livros, suas músicas favoritas ou exercitar um idioma.

Durante o trabalho
De acordo com o psicólogo, se algo o incomoda, procure falar sobre o assunto de uma maneira calma e assertiva. Não assuma mais responsabilidades do que pode dar conta, aprenda a dizer "não" e entenda que todo problema tem fim, pois nada ruim dura para sempre. No trabalho, você também pode investir em ginástica laboral para relaxar.

Hora do almoço
Fazer uma caminhada até o restaurante para almoçar, além de ser benéfico para a saúde, contribui para a diminuição do estresse. Além disso, quando você toma sol, ocorre a liberação de alguns hormônios, como cortisol, que contribui para o alívio do estresse e da ansiedade.

Final do dia
Para não sofrer os efeitos das situações estressantes do dia inteiro, acumuladas no fim do dia, o ideal é se ocupar: vá ao cinema, teatro ou shopping e visite ou receba os amigos em casa. "Essas situações contribuem para combater o estresse, que, inclusive, pode refletir na família", conta o psicólogo Lucio Novais. Além disso, procure ver a família como um refúgio, em vez de um lugar para descontar os problemas.

Hora de dormir
Ao deitar na cama para dormir, é vital: evitar luzes acesas e barulhos que alternem entre altos e baixos, como o da televisão; manter a temperatura do quarto estável; escolher um travesseiro que tenha entre cinco e 10 centímetros de altura, de forma que a coluna fique reta ao deitar; ter um colchão confortável; evitar dormir com animais de estimação e não usar produtos ou materiais sintéticos em mobília e roupa de cama.

Fonte Minha Vida

Alimentos que fazem bem para a visão

A falta de alguns nutrientes pode causar problemas nos olhos. Conheça os alimentos capazes de trazer benefícios para a visão.

Não há quem nunca tenha ouvido falar que certos alimentos fazem bem para a visão. Apesar disso, ainda colocamos em dúvida a relação de funcionalidade existente entre o alimento e a melhora da vista. Segundo especialistas, uma dieta balanceada é importante não só para uma determinada parte do corpo, mas para todo o organismo. Conheça abaixo quais são os alimentos que fazem bem para a visão.

Importância da dieta balanceada
Cada dia mais descobrimos o quanto a alimentação pode influenciar em diversos aspectos do nosso corpo. Dessa forma, é de extrema importância que a gente mantenha um cardápio rico em nutrientes, de modo a suprir as necessidades do nosso organismo.

As vitaminas melhoram a visão
As vitaminas, sobretudo o subtipo A, possuem papel essencial no processo de melhora da visão. Na sua ausência, ela pode manifestar um prejuízo da visão noturna, favorecer a formação da catarata, além de levar à degeneração macular relacionada à idade.

Conhecendo mais sobre as vitaminas
A vitamina A, além da função protetora da área ocular, em associação com as vitaminas B, D e E, o cálcio, o fósforo e o zinco favorecem o funcionamento do sistema imunológico (de defesa). Assim, resulta em um organismo menos sujeito a infecções ou outras patologias.

Conheça os alimentos que melhoram a visão
Separamos abaixo algumas informações sobre quais alimentos devem fazer parte do seu cardápio para manter uma dieta balanceada, além de melhorar um dos nossos sentidos mais importantes, a visão.

•Fontes de vitamina A – todos os alimentos com pigmentação laranja, vermelho e amarelo;

•Fígado de peixe;

•Óleo de fígado de bacalhau;

•Fígado bovino;

•Carnes vermelhas;

•Ovos;

•Leite integral e seus derivados como: creme de leite e manteiga.

Não é somente nos alimentos de origem animal que as vitaminas estão presentes. Podemos encontrar as substâncias que melhoram a visão no:

•Espinafre;

•Cenoura;

•Frutas cítricas;

•Morango;

•Noz;

•Azeite de oliva extravirgem.

Problemas causados pela falta de nutrientes
O nosso organismo necessita de uma ingestão diária de vitaminas. No caso da ausência de uma dessas substâncias, podem ocorrer graves problemas no corpo do indivíduo. Conheça abaixo quais são os problemas relacionadas a visão.

•Problemas na acomodação visual;

•Distúrbios na percepção das cores;

•Secura dos olhos;

•Sensibilidade à luz;
•Cegueira noturna;

•Queda na resistência do sistema imunológico.

A visão é um dos sentidos mais importantes do nosso organismo. Porém, para manter uma visão adequada é de extrema importância manter uma alimentação balanceada. Após conhecer quais os alimentos que melhoram a vista, basta adicioná-los a seu cardápio e usufruir das vantagens.

Fonte Mundo das Tribos

Cirurgia de catarata reduz risco de queda dos idosos

Risco de fraturas no quadril pode diminuir em até 28%, diz estudo

Pessoas que realizaram cirurgia de catarata estão menos propensas a sofrer quedas e fraturar os quadris do que pessoas que não foram submetidas ao procedimento, diz um novo estudo. A descoberta foi feita a partir da avaliação de mais de um milhão de idosos com, pelo menos, 65 anos diagnosticados com a doença entre 2002 e 2009. A pesquisa foi conduzida por uma especialista da Jules Stein Eye Institute da University of California, nos Estados Unidos.

A pesquisadora fez a comparação entre 410.809 pacientes que fizeram a cirurgia de remoção da catarata com aqueles que não fizeram a intervenção. Foram levados em conta a idade, a raça, o sexo, o local da residência, o grau da catarata e outras condições físicas limitantes de cada participante. Os dados revelaram que os mais beneficiados com a cirurgia foram os idosos de 80 a 84 anos, que reduziram em 28% o risco de fraturas. Aqueles com doenças crônicas, como diabetes, apresentaram uma probabilidade de 26 a 28% menor de quebrar os quadris. Entre aqueles com catarata em estágio avançado, o risco de fraturas foi 23% menor.

Especialistas já imaginavam que a intervenção cirúrgica pudesse reduzir o risco de quedas dos idosos. Entretanto, nenhum estudo relevante sobre o tema havia sido feito para determinar quão benéfica essa cirurgia poderia ser. A descoberta foi publicada no The Journal of the American Medical Association.

Catarata é um ponto nublado que pode se desenvolver na lente do olho. Conforme evolui, a visão vai ficando cada vez mais embaçada, podendo afetar o equilíbrio e aumentar o risco de queda e fraturas. A doença é o problema de visão mais ligado a ossos quebrados.

Quedas são comuns, mas perigosas na terceira idade
De acordo com o ortopedista Moises Cohen, da Unifesp, estatísticas dizem que cerca de quase um terço dos idosos caem em um período de um ano. Com isso alguns sofrem consequências graves como fraturas, hemorragias, traumas cranianos e até óbito, causado direta ou indiretamente após a queda. Alguns ainda desenvolvem a chamada "Síndrome Pós-queda", quadro clínico caracterizado por um pavor descontrolado de andar novamente.

Após uma queda, muitos idosos ficam com dificuldade para andar. Um fator que pode ter contribuído é a osteoporose, doença que leva a perda de massa óssea. No entanto, a questão deveria ser o motivo desta queda. Por isso, um tratamento multidisciplinar geralmente é necessário para tentar reabilitar esses pacientes.

As causas das quedas dependem de muitos fatores. Elas podem ser decorrentes do uso inadequado de muitos medicamentos, problemas visuais, doença de Parkinson, osteoartrite de joelhos, lombalgia, incontinência urinária, entre outras. Esses são fatores de risco intrínsecos da terceira idade.

Fatores de risco extrínsecos, ou seja, que podem ser modificáveis no ambiente ou nos hábitos são: andar com calçado de salto alto, usar sola escorregadia, caminhar sobre tapetes lisos, iluminação inadequada nos ambientes de transição, chão encerado, escadas sem corrimão, vasos sanitários, camas e cadeiras muito altas ou baixas demais, sedentarismo ou prática de atividades físicas, como a corrida.

Por isso, o idoso e sua família devem ficar atentos às consultas de rotina para preservar sua saúde e proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Fonte Minha Vida

Dieta líquida

496650 A dieta liquida ajuda a eliminar toxinas presentes no organismo e auxilia no emagrecimento Dieta líquida, cardápio A dieta líquida auxilia na eliminação de toxinas presentes no organismo e também na perda de peso. Saiba mais sobre essa poderosa dieta e veja como aderi-la no cardápio diário.

A dieta líquida é muito conhecida e utilizada principalmente por mulheres que desejam eliminar alguns quilinhos. Trata-se de uma dieta saudável que além de auxiliar na perda de peso, também ajuda a eliminar as toxinas presentes no organismo.

Benefícios da dieta líquida
A dieta líquida é a mais indicada para quem deseja emagrecer rápido. Com esse maravilhosa dieta, é possível eliminar cerca de 3 Kg em aproximadamente 5 dias. Ela ainda atua eliminando as toxinas presentes no nosso organismo e deixando-o com adepto mais saudável.

Segundo a nutricionista Carolina Malheiro (da rede Fitness Together- SP), o cardápio da dieta líquida é constituído basicamente de alimentos líquidos, como as sopas, sucos, shakes e vitaminas. Sendo assim, o cardápio diário dessa dieta oferece cerca 1.000 calorias diárias.

A nutricionista afirma ainda, que apesar de ser líquida, a dieta não oferece riscos a saúde e a disposição de quem utiliza dessa poderosa ferramenta. Tudo isso porque as refeições são nutritivas, sendo preparadas com frutas, verduras, legumes e cereais.

Como deve ser feita a dieta líquida
Muitas pessoas acham que essa dieta é a solução para alcançar o corpo perfeito e acabam aderindo de forma incorreta, prejudicando a saúde. Para que a dieta líquida não se torne prejudicial à saúde, ela não deve ser feita por mais que cinco dias. Até porque, depois desse período, os resultados podem ser contrários ao que se espera.

O efeito contrário pode acontecer, pois o organismo reage desacelerando o metabolismo e passando a estocar gordura ao invés de queimá-la. Tudo isso ocorre para se proteger da restrição dos alimentos e calorias que estava acostumado a receber.

Sugestões de cardápio de dieta líquida

1. Café da manhã
  • Vitamina feita com 1 fatia de mamão, 1 colher de sopa de linhaça e 200 ml de leite de soja;
  • Suco de 1 laranja com 1 fatia de mamão papaia e 1 colher de aveia.
2. Lanche da manhã
  • 1 copo de iogurte desnatado sabor frutas (200ml);
  • 1 copo de 200ml de suco de salada de frutas;
  • 1 xícara de café com leite desnatado.
3. Almoço
  • 1 prato de sopa de legumes (batata, brócolis, cenoura);
  • 1 prato de sopa de mandioca com carne (bovina ou frango);
4. Lanche da tarde
  • 1 pote de iogurte desnatado batido com 3 ameixas secas;
  • 1 copo de vitamina de maçã, banana e leite;
  • 1 copo de suco de fruta natural (escolha a de sua preferência);
5. Jantar
  • 1 prato de sopa de legumes com 2 colheres de aveia;
  • 1 prato de sopa de abóbora com carne de frango;
  • 1 prato de sopa de chuchu, batata, beterraba e carne bovina.
6. Ceia
  • 1 copo de leite desnatado (200 ml);
  • 1 copo de suco de 3 morango batidos com leite (200 ml);
  • 1 copo de suco de abacaxi com morango (200 ml).
A dieta líquida ajuda na eliminação das toxinas presentes no organismo e também auxilia na perda de peso. Porém, ela não deve ser feita por mais de cinco dias, pois acima desse tempo pode ser prejudicial à saúde. O ideal é aproveitar esses dias e dar continuidade a perda de peso através de uma alimentação balanceada. Para mais orientações, procure um nutricionista.

Fonte Mundo das Tribos

Morte cerebral: o que é, como acontece

A morte cerebral é um assunto polêmico. Conheça mais sobre esse fato tão comum, mas pouco compreendido pela população.

Muito se fala sobre a morte cerebral, porém, poucas pessoas possuem o real conhecimento sobre o assunto. No intuito de informar, separamos algumas informações sobre o que é e como acontece a morte cerebral.

Definição de morte cerebral
A morte cerebral, ou morte encefálica, é definida como a perda irreversível das funções neurológicas do cérebro e do tronco cerebral. Em geral, a morte cerebral acontece após o cérebro ser submetido à:

•Dor;

•Falta de oxigênio;

•Falta de glicose.

O cérebro é o “ maestro” do corpo humano, no entanto, ele não sobrevive a qualquer dor diretamente a ele relacionada. Assim como também não responde de forma adequada à falta, ou diminuição, do fluxo sanguíneo e, posterior, restrição de oxigênio e glicose. Caso isso ocorra, ele entra em sofrimento ou falência total.

Diferença entre morte cerebral e coma
Muitas pessoas confundem o significado de morte cerebral e coma. Este último está relacionado a perda da consciência, porém as funções cerebrais continuam ativas e funcionantes. No caso de morte cerebral, o cérebro perde as funções neurológicas de maneira definitiva.

Saiba quanto tempo o cérebro leva para morrer
O cérebro é muito sensível, no entanto, possui papel essencial na manutenção da vida de um indivíduo. Apesar de muito delicado, ele ainda consegue sobreviver por até seis minutos após a parada do coração. Isso porque, acima desse período, passa a ocorrer diminuição de suprimento de oxigênio e glicose, fazendo com que ele morra aos poucos.

Motivos que podem levar a uma morte cerebral
A morte cerebral pode ocorrer pro diversos motivos, entre eles podemos citar:
•Traumas na cabeça;

•Falta de oxigenação adequada;

•Derrames;

•Tumores;

•Overdose;

•Falta de glicose.

A maioria das situações anteriormente citadas manifestam-se como sangramento no interior do cérebro, ocasionando inchaço cerebral, o que resulta em uma diminuição súbita das atividades nervosas. Além disso, colabora com o aumento da pressão intracraniana, o que piora ainda mais a situação de sofrimento do órgão.

Como se confirma a morte cerebral?
Para que a morte cerebral seja confirmada, é preciso que ocorra uma avaliação das respostas do indivíduo em relação a:

•Diversos comandos;

•Reflexo;

•Movimentação dos olhos em direção contrária à da cabeça;

•Movimentação do organismo;

•Resposta da pupila sob a luz;

•Respostas a estímulos feitos na sobrancelha;

•Resposta a estímulos feitos através do ouvido;

•Estímulos que induzem o indivíduo a engasgar;

•Teste de respiração espontânea.

Após a avaliação de todos as respostas em relação a reação neurológica, é possível confirmar a presença ou ausência das funções cerebrais. No caso de não resposta, o médico detectará morte cerebral.

A morte cerebral é um assunto polêmico, porém poucas pessoas reconhecem seu real significado. Conhecendo um pouco melhor sobre o assunto, é mais fácil entender o que ocorre no organismo diante da falência cerebral.

Fonte Mundo das Tribos

Obesidade pode afetar a função urinária em homens

Em homens, a obesidade não afeta apenas a saúde cardíaca e o metabolismo. Ela pode também trazer problemas para o funcionamento sexual e urinário.

Pesquisadores americanos estudaram 409 homens que haviam sido diagnosticados com sintomas do trato urinário inferior. Dentre os participantes do estudo, que tinham entre 40 e 91 anos de idade, 37,5% tinham circunferências de abdômen menores que 91 cm, 33,5% tinham circunferências entre 91 e 101 cm e 29% tinham medidas maiores do que 101 cm.

Os resultados da análise dos pesquisadores mostraram que homens que tinham maiores circunferências de abdômen urinavam com mais frequência . 39% dos homens com cinturas maiores urinavam mais do que oito vezes em 24 horas, comparados a 27% dos homens com medidas medianas e 16% dos homens com cinturas menores.

”Os resultados mostram que a obesidade em homens – parte de uma epidemia global em crescimento – afeta seu bem-estar de diversas formas. Nós temos que pensar no corpo de uma forma mais holística. O que nós comemos pode ter consequências devastadoras em mais do que apenas os nossos corações. A qualidade de questões de vida, como a saúde sexual, pode ser afetada também de formas drásticas”, explica o pesquisador Dr. Steven A. Kaplan.

A pesquisa foi publicada no periódico British Journal of Urology International.

Fonte Boa Saúde

Exames: Angiotomografia de aorta - abdominal e torácica (código da AMB 4.10.01.18-4 e 4.10.01.17-6)

O que é o exame: método de imagem que utiliza radiação emitida por um equipamento de tomografia computadorizada e um material de contraste com injeção intravenosa. Múltiplas imagens são detectadas por receptores, permitindo a visão da aorta abdominal e/ou torácica em vários níveis, após reconstrução em computador.

Para que serve: investigação de doenças da aorta abdominal e torácica, como estenoses, aneurismas e dissecções. O exame é muito sensível à presença de cálcio na parede arterial.

Instruções para a realização do exame: objetos metálicos devem ser removidos. O médico deve ser informado pelo paciente em caso de história de doença cardíaca, asma, diabetes, doença renal ou problemas tireoideanos, pois são condições que podem aumentar o riso de efeitos adversos do contraste. Mulheres devem informar a possibilidade de gravidez por se tratar de um exame que utiliza radiação.

Fonte Boa Saúde

Abuso psicológico pode ter efeitos semelhantes aos de agressão física

Especialistas da Academia Americana de Pediatria (AAP) alertam para o fato de que o abuso psicológico pode ser tão prejudicial à saúde física, mental e emocional das crianças quanto agressões físicas.

O mais alarmante, segundo os especialistas, é que esse é um problema difícil de ser identificado e se apresenta como um desafio aos profissionais que lidam com crianças.

O abuso psicológico inclui atos como depreciar, denegrir e aterrorizar a criança, além da falta de resposta emocional, o que prejudica seu bem estar.

O artigo mostra que gritar continuamente com uma criança pode fazer com que ela acredite que seus pais não a amam. Com o passar dos anos, a criança pode sentir-se inútil, desprezada ou indesejada, o que pode levar ao desenvolvimento de depressão, problemas de socialização, escolares e no trabalho, além de comportamentos autodestrutivos.

De acordo com o estudo, quando os maus-tratos psicológicos ocorrem durante os três primeiros anos de vida, seus efeitos negativos podem ser especialmente profundos.

O abuso psicológico pode ocorrer em vários tipos de família, apesar de ser mais frequente naquelas com estresses múltiplos, como conflitos familiares, problemas de saúde mental, violência física, depressão ou abuso de álcool e drogas.

O artigo foi publicado na edição de agosto da revista Pediatrics.

Fonte: EurekAlert!, 30 de julho de 2012

Por Boa Saúde

Produtos tóxicos encontrados na fumaça de carros podem tratar doença cardíaca

Em pequenas quantidades, monóxido de carbono, óxido nítrico e sulfeto de hidrogênio são capazes de desbloquear artérias entupidas

Pesquisadores de universidades da Escócia se uniram para explorar o potencial de novos materiais que liberam gases para aplicações médicas. A equipe está trabalhando em um experimento que busca tratar doenças cardíacas utilizando produtos químicos tóxicos liberados pelos escapamentos dos carros.

Químicos da Universidade de St Andrews, liderados por Russell Morris, trabalham no desenvolvimento de novos materiais chamados ' metal-organic frameworks' (quadros de metal orgânico - em tradução livre), que possuem minúsculas cavidades que atuam como tanques em miniatura para armazenar gases de importância médica.

Surpreendentemente, os gases em questão - monóxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e óxido nítrico - são geralmente considerados altamente venenosos, mas eles também são produzido em pequenas quantidades pelo organismo. Quando liberados na quantidade certa e na hora certa, eles podem oferecer proteção contra doenças que conduzem a ataques cardíacos e derrames.

Uma vez desenvolvidos, os materiais serão testados pela equipe do Department of Diabetes and Cardiovascular Science da University of the Highlands and Islands, liderada pelo professor Ian Megson, para determinar quais os efeitos que os gases liberados têm sobre a função dos vasos sanguíneos e sobre os processos de coagulação do sangue.

"A química destes materiais nos dá a oportunidade de desenvolver uma vasta gama de produtos com diferentes aplicações na doença cardiovascular, diz Morris.

"Este projeto de investigação abre novas possibilidades para pessoas submetidas a um procedimento chamado angioplastia para abrir artérias coronárias bloqueadas. A angioplastia é um procedimento comum e seguro, mas os pacientes submetidos ao procedimento precisam tomar medicações para evitar a formação de coágulos sanguíneos nas artérias mais tarde. A solução engenhosa desenvolvida pelos cientistas tem por objetivo ministrar gases calmantes para as artérias afetadas após o tratamento. Em grandes quantidades esses gases são prejudiciais, mas em pequenas doses, eles realmente têm um efeito benéfico. Esperamos aproveitar o efeito calmante desses gases para o benefício dos pacientes no futuro" , diz Jeremy Pearson, diretor médico adjunto da British Heart Foundation. A entidade irá financiar o projeto durante três anos e liberou para as duas universidades um montante de £ 288 mil (cerca de R$ 865 mil).

Fonte isaude.net

Metrô Rio faz campanha pela sensibilização da doação de sangue

Ação faz parte da campanha "Salvando Vidas Gota a Gota", cuja meta é aumentar o estoque de sangue nos hemocentros do Rio

" Ninguém é tão pobre que não possa doar e nem tão rico que não possa receber" . O dito popular é o mote do vídeo que será exibido em todas as estações do Metrô Rio a partir desta semana. A ação faz parte da campanha " Salvando Vidas Gota a Gota" , cuja meta é aumentar o estoque de sangue e hemoderivados (plasma, plaquetas, hemácias etc.) nos hemocentros do Rio de Janeiro.

O vídeo tem duração de 15 segundos e será exibido durante o mês de agosto nos televisores das plataformas de todas as estações do Metrô Rio. Também serão distribuídas cadernetas através das quais o doador de sangue acompanhará as datas de suas próximas doações.

" Nós queremos transformar a doação de sangue num hábito permanente entre os cariocas" , explicou a coordenadora do Programa de Voluntariado do Viva Rio, Cibele Dias.

A área coberta pelo Metrô Rio alcança, direta e indiretamente, todas as áreas programáticas onde estão localizadas as unidades de Saúde da Família sob a gestão compartilhada entre o Viva Rio Saúde e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).

A ação de sensibilização para a importância da doação de sangue é parte da parceria entre a ONG Viva Rio e o Metrô Rio.

Fonte isaude.net

Publicação do Inca mostra tumores relacionados à ocupação e ambiente de trabalho

Documento também revela que, no Brasil, vários produtos cancerígenos já abolidos em outros países ainda são largamente utilizados

De acordo com a publicação "Diretrizes para a Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho", divulgado recentemente pelo Instituto Nacional do Câncer, pelo menos 19 tipos de tumores, entre eles os de pulmão, pele, fígado, laringe, bexiga, mama e leucemias, estão relacionados à ocupação e ao ambiente de trabalho.

Segundo o Instituto, ainda existe o temor decorrente da informalidade de determinadas ocupações, que faz com que estes registros não sejam amplamente catalogados e as fontes geradoras não identificadas. O documento também revela que, no Brasil, vários produtos cancerígenos já abolidos em outros países ainda são largamente utilizados.

Um exemplo é a fibra mineral asbesto, que provoca câncer de pulmão e câncer do aparelho digestivo, sendo muito usada como isolante térmico em sistemas de freios, telhas, caixas de água, sem um controle adequado.


Fonte R7

Cinemas de Goiás divulgam campanha de conscientização da doação de órgãos

Vídeo da campanha de doação de órgãos "Um herói de verdade nunca morre" será exibido nas telas a partir desta sexta-feira

O vídeo da campanha de doação de órgãos "Um herói de verdade nunca morre", uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES), será exibido novamente nas salas dos cinemas em Goiânia (GO). A mídia será veiculada a partir desta sexta-feira (3). A divulgação acontece durante 1 semana.

O vídeo já esteve em exibição nas telonas entre 29 de junho e 5 de julho, no filme " Sombras da Noite" , e de 6 a 12 de julho, no filme " O Espetacular Homem Aranha" .

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, divulgados nesta segunda-feira (30), o Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de população (PMP) já no primeiro quadrimestre do ano de 2012; meta era prevista para 2013. No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%.

Ainda nesta semana, o Ministério da Saúde e o Facebook anunciaram uma parceria para incentivar a doação de órgãos no país. A nova funcionalidade visa estimular os usuários a expressarem seu desejo de ser um doador de órgãos no Brasil.
 
Fonte isaude.net

Idade das mães e ausências no pré-natal ocasionam baixo peso em recém-nascidos

Pesquisa feita no município de Coari, a 363 km de Manaus, identificou a prevalência de baixo peso ao nascer de até 6,64%

Pesquisa desenvolvida no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no município de Coari, a 363 km de Manaus, identificou os principais fatores associados ao baixo peso de recém-nascidos. Alguns aspectos estão relacionados com a idade das mães, a pouca participação das mesmas nas consultas de pré-natal, solteiras, com parto normal/vaginal e de recém-nascidos do sexo masculino.

Para o trabalho foram coletados dados de 1.733 mães e seus respectivos filhos no ano de 2007, em Coari. Destes, observou-se que a prevalência de baixo peso ao nascer foi de 6,64%.

" Os fatores associados ao baixo peso ao nascer foram: idade materna entre 14-18 anos (45,22%) e 19-30 anos (39,13%), realização de uma a três consultas de pré-natal (42,6%), mães solteiras (51,3%) e que tiveram parto normal/vaginal (57,4%). Em relação ao sexo das crianças, observou-se que o sexo masculino (52,17%) apresentou maior risco de baixo peso quando comparado ao sexo feminino (47,83%)" , destacou a pesquisadora e graduanda em biotecnologia Diana Nepomuceno.

Sob orientação da professora da UFAM, Maria Izabel Ovellar Heckmann, o trabalho ainda não é conclusivo. " Estudos futuros são necessários, a fim de se conhecer melhor os fatores de risco para o baixo peso ao nascer e por meio destes resultados iniciar planejamentos e ações de controle e prevenção junto à população de mães com crianças nascidas com baixo peso" , frisou Diana.

Em nível mundial, 14% das crianças nasceram com peso abaixo do nível considerado normal, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância, no período entre 1995-2000.

A pesquisadora de iniciação científica explicou ainda que crianças nascidas com o peso inferior a 2,5 kg são consideradas de baixo peso ao nascer, estando este relacionado a uma série de fatores ambientais, socioeconômicos e adquiridos que devem ser considerados para cada região.

" Além disso, o baixo peso ao nascer é isoladamente avaliado como um dos mais importantes problemas de saúde pública em todo o mundo, pelo fato de ser o principal fator associado ao risco de morte no período neonatal" , afirmou.

Com informações da Fapeam

Fonte isaude.net

Amamentação pode evitar óbito de 1 milhão de crianças anualmente

422113 media 10730 27532 Amamentação de gêmeos: como fazer, dicasPor Rádio ONU

As Nações Unidas marcam, até o dia 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação. Segundo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 1 milhão de crianças podem ser salvas, por ano, caso recebam o leito materno nos primeiros meses de vida. Os óbitos se referem a países em desenvolvimento, como o Brasil.

Em 2012, a Semana Mundial de Amamentação também comemora 20 anos de existência. A amamentação ajuda ainda a prevenir doenças como diarreia e pneumonia, que matam milhões de crianças todos os anos.

Apesar destas vantagens, os níveis globais de amamentação continuam estagnados nos países em desenvolvimento. Em 2010, apenas 39% das mães amamentavam, 7% a mais se comparado ao resultado de 1995.

Em entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o representante do Unicef em Angola, Koen Vanormelingen, falou sobre os benefícios do leite materno. "Tem benefícios tanto físicos como econômicos para as mães. Uma mãe que amamenta fica protegida contra o câncer de mama. A incidência deste cancro entre as mulheres que tenham amamentado é menor, e o argumento final é que é muito mais barato. A amamentação é gratuita", explicou.

O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, ressaltou que se a amamentação fosse melhor promovida, mais crianças seriam salvas. Ele observou ainda que muitas mulheres ficam expostas ao que chamou de "marketing agressivo das fórmulas substitutas do leito materno."

Fonte ecodesenvolvimento.org

O que comer para emagrecer ?

Infelizmente, muitas pessoas ainda pensam que ficar sem comer irá fazê-las eliminar peso... Já está mais do que provado que comer de 3-3 horas acelera o metabolismo, aumentando a queima de gordura e ajudando no processo de emagrecimento. Saiba que ao se consultar com um nutricionista, de forma alguma você terá que passar fome, é errado passar fome!

Muito pelo contrário, na maioria das vezes as pessoas assustam, pois terão que comer mais do que comiam, o que muda é a qualidade desses alimentos. Mas quais opções escolher ? O que comer ? Que alimentos ajudam a emagrecer ?

Confiram os alimentos TOP em auxiliar o emagrecimento:

Iogurte e leite desnatado: Itens indispensáveis para quem deseja emagrecer. Os laticínios sem gordura são fontes de proteínas, vitaminas, minerais, como, por exemplo, o cálcio, que atua como coadjuvante no processo de emagrecimento. Quem tem dieta rica em cálcio, tem menos acúmulo de gordura no corpo! Sem contar que as proteínas do leite são de ótima qualidade, reparam fibras musculares e aceleram o metabolismo (assim como as outras proteínas animais também);

Cereais integrais: Hora de eliminar farinha branca e açúcar do seu cardápio! Os cereais integrais são ricos em fibras, nutrientes e possuem baixo índice glicêmico, fazendo com que sua glicemia fique estável e não haja picos de insulina a todo o momento, grande responsável por estocar gorduras corporais;

Proteínas magras: Como dito anteriormente, uma dieta rica em proteínas ajuda a acelerar o metabolismo, pois sua digestão é a mais complexa entre todos os macronutrientes, então, capriche no consumo de proteínas magras

Vegetais: Aumente o consumo de frutas/legumes e verduras ao longo do dia, afinal, eles são pobres em calorias e gorduras, rico em fibras, água, vitaminas e minerais, auxiliando no processo de emagrecimento. Os únicos vegetais que devem ser consumidos com moderação são: batata, mandioca, inhame, cará, mandioquinha, abacate, manga, uva e batata-doce, pois possuem um pouco mais de calorias do que os outros;

Feijão: Ouço muito por aí: “Quero emagrecer então vou cortar arroz e feijão!”, grande besteira... Essa dupla é super saudável e não podem ser eliminada da dieta, principalmente o feijão que é rico em ferro, fibras, proteínas vegetais e ajuda na saciedade;

Oleaginosas: Devido ao seu alto teor de gorduras, as castanhas, amendoim, amêndoas e afins, geralmente não fazem parte do cardápio de quem quer emagrecer... é uma pena, afinal, se consumidos com moderação (1 punhado – 1x/dia) , irão ajudar no emagrecimento;

Água: A população no geral ingere menos água do que o recomendado, então, se você quer emagrecer, deve aumentar o consumo de água que: reduz o apetite, melhora o intestino, diminui o inchaço, elimina toxinas e acelera o metabolismo!

Fonte midiasport.com.br

Mulher com câncer recusa abortar seu bebê mesmo correndo risco de vida

Ela recebeu o diagnóstico da doença semanas depois de descobrir que estava grávida

Lyndsey Crowder ficou muito feliz quando descobriu que estava grávida, depois de ter perdido três bebês. Porém, dias depois da descoberta, os médicos a informaram que ela tinha o linfoma de Hodgkin, e que possivelmente teria apenas algumas semanas de vida.

Os médicos lhe deram duas opções: abortar o bebê para preservar sua própria saúde ou encarar o câncer e a gravidez correndo um enorme risco devido ao tratamento.

Mesmo com o tumor em nível avançado — já ocupando quase todo o seio — Lyndsey decidiu enfrentar o risco e deu início às sessões de quimioterapia.

— Eu tinha que fazer uma check-up após a quimio para verificar como estava o bebê. Apesar de tudo, ela parecia bem, até que ela nasceu e eu pude comprovar que ela realmente estava bem.

Lyndsey e o marido tentaram ter um filho várias vezes, mas nunca conseguiram. Graças ao tratamento de fertilização, conceberam Sidney em 2007 e por isso não queriam abrir mão do bebê por causa do câncer.

— Eu pensei ‘Posso lidar com o câncer, mas eu não posso perder outro bebê’. Eu só sabia que eu faria qualquer coisa para conseguir que a criança viesse ao mundo. O resto estava nas mãos de Deus.

Em entrevista ao Daily News, ela lembra que quando deu a luz à Sidney Rosa, a bebê tinha mais cabelo do que ela. Hoje com quatro anos de idade, a filha está tão saudável quanto no dia em que nasceu.

Fonte R7

Lei de Acesso à Informação é discutida em Brasília com ouvidores do SUS

Seminário foi dividido em duas mesas temáticas que abordaram a nova lei e a implantação de Serviço de Informação ao Cidadão

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (MS) reuniu cerca de 180 ouvidores do SUS de diversos estados e municípios, nesta quarta-feira (1º), em Brasília, para tirar dúvidas sobre a Lei de Acesso à Informação.

O seminário foi dividido em duas mesas temáticas, e abordou como a lei vem sendo aplicada por alguns órgãos na esfera federal. A primeira mesa teve como tema 'O acesso à informação é a regra e o sigilo é a exceção'. A segunda, tratou da 'Implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) pelas ouvidoras do Ministério da Saúde, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Ministério do Esporte'.

Segundo o diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Giliate Coelho, antes mesmo de a lei entrar em vigência, em 16 de maio, a pasta já estava com o SIC montado.

De todas as solicitações de informações feitas ao Ministério da Saúde 99% foram respondidas. Dessas, 93% dos solicitantes ficaram satisfeitos já com a primeira resposta. "O Ministério já tem sua central de tele-atendimento. No entanto, estamos reforçando o serviço com mais equipamentos e pessoal", disse o diretor do Departamento de Ouvidoria Geral do SUS (Doges), Luis Carlos Bolzan.

O diretor do Doges ainda destacou que a Ouvidoria Geral do SUS também tem sido um instrumento de acesso à informação para o usuários. "Recebemos cerca de 4 milhões de contatos por ano. Além disso, passamos a realizar pesquisas de satisfação. Somente com as mulheres beneficiadas pela Rede Cegonha, foram aplicados 30 mil questionários", contou.

De acordo com levantamento, desde que a lei entrou em vigor, o órgão mais solicitado a prestar informações foi a Superintendência de Assuntos Privados (SUSEP), seguido do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco Central, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Fonte isaude.net

"Todas as substâncias do tabaco passam por meio do leite materno para o bebê"

 
Nutricionista alerta para efeitos do cigarro durante aleitamento. Fumo diminui produção e qualidade do leite da mãe

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, especialistas alertam para os riscos que o tabagismo provoca aos bebês mesmo após a gestação. O consumo de tabaco, como explica a nutricionista e responsável técnica pelo Banco de leite Humano do Hospital Fêmina, em Porto Alegre (RS), Beatriz Strepel, diminui a capacidade nutricional e produtiva do leite materno. "O tabaco reduz o volume de leite produzido e afeta a produção dos nutrientes. Todas as substâncias do tabaco passam por meio do leite materno para o bebê".

Na unidade, doações de mães que fumam mais de dez cigarros por dia não são aceitas. A unidade segue recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Para as mães que ainda não largaram o vício, o correto é diminuir a quantidade de cigarros. "Em função do cigarro, muitos bebês nascem prematuros e mesmo que essas mães não sejam doadoras para o banco, elas vão coletar o leite para os seus bebês. Por isso o ideal é reduzir o número de cigarros", conta Beatriz.

Mulheres fumantes tendem a amamentar menos do que as que não fumam. Em razão do vício, por muitas vezes, elas ficam desmotivadas a amamentar e interrompem precocemente o período de amamentação. Para minimizar os efeitos do cigarro na criança, as mulheres que não conseguirem parar de fumar devem ser orientadas a reduzirem o máximo possível o número de cigarros. Se não for possível parar de fumar, o ideal é que a mulher fume depois das mamadas. "Apesar dos riscos que as mulheres fumantes apresentam, o leite materno ainda é a melhor fonte de nutrição para o recém-nascido. Recomendamos é que as mães não fumem em ambientes fechados e nunca na presença do bebê para evitar problemas respiratórios", finaliza a nutricionista.

Fonte isaude.net

Estados Unidos aprovam primeira pílula eletrônica digestível do mundo

Incorporado ao medicamento, o micro chip monitora a resposta do paciente ao tratamento

A era da medicina digital deu mais um passo à frente: a FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos, aprovou pela primeira vez uma pílula digital de fácil digestão.

O microchip, do tamanho de um grão de areia, pode ser incorporado na composição do medicamento e serve para monitorar a resposta dos pacientes ao tratamento, segundo um novo relatório na revista Nature.

Essa tecnologia só foi aprovada para ser introduzida em comprimidos de placebo, mas a Proteus Digital Health, que está desenvolvendo a pílula, espera que outros remédios possam contar com a novidade no futuro.

O co-fundador da empresa disse à revista Nature que as pílulas poderão ser usadas para tratar doenças como tuberculose e diabetes.

Como a tecnologia funciona?
O sensor é feito de um tipo resistente de silicone, contendo quantidades mínimas de magnésio e cobre. Quando um paciente engolir, a pílula libera um sinal em resposta aos sucos digestivos, e então o sinal transmite a informação para o smartphone do usuário.

Fonte R7

Rio de Janeiro bate recorde na captação de órgãos e supera meta do MS

Até o momento, 134 doadores foram conquistados pela equipe do Programa Estadual de Transplantes em 2012

O estado do Rio de Janeiro acaba de bater um recorde histórico na captação de órgãos para transplantes. Até o momento, já foram 134 doadores conquistados pela equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) em 2012. Para se ter uma ideia da importância desse resultado, em todo ano de 2011 foram 121 novos doadores o recorde até então. E não para por aí. O Rio de Janeiro também bateu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde para 2013, a de superar 13,6 doadores por milhão de pessoas em todo país.

Hoje, o Rio de Janeiro já tem 14,4 doadores de órgãos por milhão de pessoas. Há dois anos, essa marca era de 4,4 doadores por milhão no estado. Esse resultado medido em números é fruto de um trabalho incansável da equipe do PET, que tem tornado cada vez mais eficiente a captação de órgãos e profissionalizado o trabalho junto às famílias de doadores.

Segundo o coordenador do PET, Eduardo Rocha, o objetivo é reforçar e ampliar ainda mais o trabalho. O foco será descentralizar o processo da Central de Transplantes com a criação dos polos de captação de órgãos em todo o estado.

" Até 2013, o nosso intuito é ultrapassar a faixa dos 22 doadores por milhão de população. O Rio de Janeiro foi o estado que mais cresceu nos últimos dois anos" , diz Rocha.

O Brasil fechou o ano de 2011 com 2.048 doadores. Nos primeiros quatro meses deste ano, o país registrou aumento de 29% no número de doadores (726), comparado ao mesmo período do ano passado (564).

No primeiro quadrimestre de 2012 foram realizados 7.993 transplantes. Um crescimento de 37% comparado ao mesmo período de 2011, quando foram notificados 5.842. A região Norte registrou aumento de 109% e a região Centro-Oeste teve 103%. O transplante de coração teve crescimento de 61%.

Fonte isaude.net

Mais de R$ 8 milhões são destinados a pesquisas na área de saúde em Minas

Oitava edição do Programa de Pesquisa para o SUS acaba de ser lançada; verba será destinada a propostas aprovadas

O Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS) 2012 vai destinar R$ 8 milhões para o desenvolvimento das propostas aprovadas. Na sua oitava edição, que acaba de ser lançada, o PPSUS busca aprimorar a atenção à saúde, inovação e qualidade da gestão do Sistema Único de Saúde.

O edital é voltado a Entidades Científicas, Tecnológicas e de Inovação - ECTIs, localizadas no Estado de Minas Gerais e cadastradas na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O presidente da Fapemig, Mario Neto Borges, destaca o diálogo direto com pesquisadores e instituições da área de saúde. " Considerando que os recursos do programa são para financiar pesquisa em áreas prioritárias de atendimento à saúde no estado, a iniciativa se reveste de importância crucial com vistas à alocação de recursos na busca de soluções de problemas de saúde pública específicos de Minas Gerais. Faz parte da política de governo que as entidades se articulem" , diz Borges.

As propostas devem ser encaminhadas pelo aplicativo AgilFAP aqui, e ao DECIT/SCTIE/MS, por meio do formulário de propostas online, disponível na página do Ministério da Saúde aqui. O prazo para recebimento dos projetos vai até o dia 8 de outubro de 2012.

Fonte isaude.net

ES vai rastrear casos de tracoma nos municípios do Sul do estado

Também será oferecido tratamento para os casos diagnosticados. Doença é segunda maior causa de cegueira evitável no mundo

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo vai rastrear tracoma em nove municípios do Sul do estado. Doença é considerada a segunda maior causa de cegueira evitável no mundo. A iniciativa será realizada com base em um estudo feito pelo Ministério da Saúde (MS) que indicou os lugares com maior incidência de casos na população.

Os trabalhos vão incluir as atividades de eliminação do tracoma no programa de atenção básica de Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Atílio Vivácqua, Guaçuí, Itapemirim, Irupi, Rio Novo do Sul, Vargem Alta e Iúna.

No próximo dia 27 de agosto será promovido uma palestra para capacitar representantes dos nove municípios citados acima no município de Cachoeiro de Itapemirim. A programação inclui ainda uma ação de campo que terá início no dia 28 de agosto em Jerônimo Monteiro, mas que depois percorrerá as demais oito localidades.

" Nas capacitações vamos explicar mais sobre a doença e diferenciar seus tipos de manifestação. Depois vamos para a parte prática, realizando uma busca ativa em alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nesses municípios" , explica a referência técnica regional do Programa Estadual de Tracoma da Sesa, Gabriela de Jesus Paula.

Durante as ações, técnicos da Sesa vão capacitar médicos, enfermeiros e técnicos da vigilância epidemiológica dos municípios no exame de inversão da pálpebra superior, método por meio do qual é possível descobrir indício do tracoma. Caso alguém seja identificado, o tratamento já poderá ser iniciado.

Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Caldas - MG

No Município de Caldas, localizado a 434 km de Belo Horizonte - Minas Gerais, a Prefeitura lançou o edital de concurso público n° 001/2012, que objetiva a contratação de 82 profissionais para recompor o seu quadro de servidores públicos em todos os níveis de escolaridade. O concurso público será organizado pela empresa Centro de Consultoria e Treinamentos Libertas.

Os salários vão até R$ 1.088,25 em carga horária variada de 20, 24, 30 e 40 horas semanais. Caso surjam novas vagas no decorrer do prazo de validade do certame, 5% delas serão igualmente reservadas para candidatos portadores de deficiência, devidamente comprovados.

Cargos
As chances são para os cargos de Operário, Auxiliar de Manutenção, Motorista, Operador de Máquina, Serviçal da Educação, Agente da Administração, Agente de Zoonose, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, através do endereço eletrônico www.libertas-mg.com.br, solicitadas entre 12:00 hrs do dia 28 de agosto até 23:59 hrs do dia 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.


O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer durante o período de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Caldas, localizada à Praça Paulino Figueiredo, s/n° - Centro - CEP 37780.000 - Caldas - MG, Minas Gerais, munido de documento de identidade e CPF.

Provas e Gabaritos

A prova objetiva de múltipla escolha será realizada no Município de Caldas no dia previsto de 11 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas serão divulgados até 06 de novembro de 2012. O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 12 de novembro de 2012, às 13h.

Validade

O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cabrobó - PE

A Prefeitura de Cabrobó, Estado de Pernambuco, lançou edital N° 001/2012 de Concurso Público de Provas e de Provas e Títulos para provimento de 484 vagas na estrutura administrativa do Município. São 45 cargos públicos disponíveis, lembrando que o concurso será executado pela empresa ASCONPREV - Assessoria, Consultoria Contábil, Previdenciária e Gestão de Pessoas Ltda.

Há oportunidades em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 622,00 a R$ 6.00,00.

Cargos
As chances são para os cargos de Carpinteiro, Auxiliar Administrativo, Eletricista, Encanador, Mecânico, Operador de Patrol, Operador de Retroescavadeira, Pedreiro, Soldador e demais cargos.

Inscrições
As inscrições, que ocorrerão de 11 de junho a 11 de agosto de 2012, serão efetuadas pela internet através do site: www.asconprev.com.br.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 88,00 para os cargos de Nível Superior, R$ 68,00 para os cargos de Nível Médio e Nível Técnico e R$ 48,00 Nível Fundamental.

Provas
A Prova Objetiva terá duração total de 04 horas e tem previsão de realização no dia 21 de outubro de 2012, com a confirmação de datas e horários realizada através da emissão do Cartão de inscrição. As provas e o gabarito preliminar serão disponibilizados, ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso, no site www.asconprev.com.br.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da data de homologação do Concurso Público.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bela Vista de Minas - MG

A Prefeitura de Bela Vista de Minas, Estado de Minas Gerais, através da empresa MSM Consultoria, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 65 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários vão até R$ 2.178,29.

Cargos
As vagas são para os cargos de assistente social, auxiliar administrativo, auxiliar de creche, enfermeiro, farmacêutico / bioquímico, motorista, monitor de transporte escolar, nutricionista, professor nível i, psicólogo, supervisor pedagógico, entre outros.
Inscrições e Taxas

As inscrições presenciais estarão abertas no período compreendido entre 27 de agosto a 25 de setembro de 2012, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Bela Vista de Minas, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG. Pela internet, podem ser feitas no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, lembrando que as taxas variam de R$ 44,00 a R$ 100,00.

Provas e Gabaritos

As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Bela Vista de Minas de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Arthur da Costa e Silva, 70 – Centro – Bela Vista de Minas-MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.

O gabarito será publicada na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Balneário Camboriú - SC

A Prefeitura de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina, lançou dois editais N°s 001 e 002/2012 de concurso público, destinado ao preenchimento de 133 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 945,28 a R$ 7.620,76. O certame será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE.

Cargos
As chances são para os cargos de médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros.

Inscrições e Taxas
A inscrição somente será efetuada via internet, no endereço eletrônico do concurso balneariosaude.fepese.org.br, até às 18h do dia 13 de agosto de 2012.

São os seguintes os valores da taxa de inscrição:

Para o cargo de Médico: R$ 120,00;
Para os cargos de nível superior: R$ 90,00;
Para os cargos de nível médio: R$ 60,00;
Para os cargos de nível fundamental: 40,00.

Provas
O concurso público compreenderá o exame de habilidades e de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de prova escrita com questões objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que será realizado no dia 2 de setembro de 2012, em locais que serão divulgados na data provável de 27 de agosto de 2012, na página de inscrições.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério do Poder Executivo.

Editais