Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Exercício pode melhorar a saúde do coração de diabéticos

Um estudo das funções musculares do coração evidenciou como os exercícios melhoram a saúde cardiovascular dos diabéticos.

O estudo, feito com modelos animais, foi conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina Johns Hopkins, nos EUA, e indica que certas substâncias liberadas no sangue durante eventos de estresse físico (como exercícios mais intensos contrapõe os efeitos negativos causados pelo excesso de glicose no sangue dos diabéticos. Entre os perigos desse tipo de problema nos diabéticos está o aumento do risco de morte por cardiomiopatia.

A pesquisa, publicada no periódico Diabetes, observou como o coração reagia a dois tipos diferentes de “combustível” celular, a glicose e os ácidos graxos, ambos presentes no organismo mas ativados de forma diferente quando em repouso ou durante exercícios leves (no caso da glicose) e os exercícios mais intensos (quando os ácidos graxos entram na equação).

“Nosso estudo mostra que a ativação dos ácidos graxos durante os exercícios beneficiaram a saúde cardíaca dos pacientes com diabetes tipo 2, o que pode levar a novas terapias para diminuir os riscos de tais problemas. Anteriormente alguns estudos haviam indicado que esse tipo de ácido graxo era mais danoso para os músculos, mas nossa pesquisa mostrou que o inverso ocorre no organismo de diabéticos”, explica Miguel Aon, um dos autores do estudo.

A pesquisa se baseou em dados coletados em modelos animais – ratos de laboratório – divididos em grupos de indivíduos saudáveis e outro com problemas de diabetes tipo 2. Os ratos têm tecidos musculares similares ao de humanos, o que reforça a tese defendida pelos pesquisadores.

Durante os testes os ratos diabéticos foram alimentados até suas taxas de glicose ficarem muito algas e depois, em um primeiro momento, eles eram “tratados” com hormônios do estresse para determinar se a situação se equilibrava. Com o resultado positivo desse primeiro teste, os pesquisadores procuraram formas de liberar esse tipo de hormônio de forma natural.

Exercícios aeróbios mais intensos – como a corrida ou o ciclismo – seriam, portanto, a opção mais adequada. Com isso, o coração desses modelos animais voltavam a funcionar de maneira mais adequada, muito próxima ao do coração de indivíduos saudáveis.

“Agora que conseguimos comprovar que exercícios podem melhorar a saúde do coração de indivíduos com diabetes tipo 2, o próximo passo é desenhar uma metodologia específica para ajudar a proteger o coração de diabéticos do impacto do excesso de açúcar no sangue através de atividades físicas mais intensas”, finaliza Aon.

Fonte O que eu tenho

Acerte na escolha do sapato sem prejudicar o seu corpo

Nem a sapatilha escapa da lista de calçados que causam dores e deformidades

Eles são considerados a paixão de muitas mulheres e viraram até fetiche de consumo. Sapatos dão um charme a mais no visual, mas alguns tipos exigem cuidados, pois podem causar estragos na estrutura do nosso corpo - de dor nas costas a joanete, bolhas e calos. "O melhor calçado é o tênis, enquanto sapatos com salto plataforma, salto muito alto associado ao bico fino e salto alto simples são os piores", afirma o ortopedista Marcelo Cavalheiro, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e médico do Hospital Israelita Albert Einstein. Conheça os sapatos que mais prejudicam o seu corpo e saiba como amenizar os malefícios.

Salto alto demais - Getty Images1. Salto alto demais
Resistir à sua elegância é difícil, mas o salto alto demais traz muitos prejuízos ao corpo. Segundo o ortopedista Marcelo Cavalheiro, esse tipo de calçado pode causar hiperlordose (acentuação da lordose, que é uma curva natural da coluna) e dor nas costas. Nos joelhos, pode ocorrer a chamada síndrome femoropatelar (dor na região da patela, também conhecida como rótula) e condromalácia patelar (machucado da cartilagem da patela), além do risco maior de entorse (distorção violenta que rompe os ligamentos de uma articulação), que gera ainda mais lesões.

No tornozelo, também pode haver entorse, machucando a cartilagem ou os ligamentos dessa região. Os prejuízos são sentidos ainda nos pés: "O peso da pessoa fica no antepé, o que pode ocasionar metatarsalgia (dor na parte frontal do pé), joanete, calosidades, bolhas e retração do tendão de Aquiles?, conta o ortopedista. Por esse conjunto de problemas, a pessoa pode desenvolver algum tipo de problema postural com o uso constante de salto.

"Também pode acontecer de os músculos isquiotibiais - aqueles que vão da perna até acima dos quadris - ficarem encurtados, gerando ainda mais sobrecarga na coluna", diz o ortopedista Fabiano Faria, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A solução para as amantes de salto é simples: diminuir o tamanho. "Deve-se evitar usar esse salto muito alto em muitos dias da semana, já que, quanto mais se usa, maior será a incidência dos problemas", aconselha Fabiano. 

Salto fino demais - Getty Images2. Salto fino demais
Toda mulher vira uma equilibrista quando calça um sapato com salto fino demais - o que é um grande problema, já que a caminhada fica instável e o corpo, desequilibrado. "Esse salto pode provocar os mesmos transtornos do salto alto, além de agravar ainda mais o entorse de joelho e tornozelo", explica Marcelo Cavalheiro. Para o ortopedista Fabiano Faria, a única solução é aumentar a largura desse salto, para que o caminhar fique mais estável: "Quanto mais fino, mais instabilidade para caminhar a pessoa terá". 

Sapatilha - Getty Images3. Sapatilha
Mesmo eleita como um dos sapatos mais confortáveis, a sapatilha também tem as suas restrições. Ela não tem sistema de amortecimento, o que aumenta o impacto ao caminhar. "O excesso de impacto pode gerar consumo de cartilagem de quadril, joelho, coluna e tornozelo, porque ocorre uma sobrecarga nessa cartilagem", diz o ortopedista Marcelo Cavalheiro, que lembra que o uso excessivo da sapatilha também pode gerar inflamação no tecido gorduroso que reveste o calcanhar, chamado de coxim gorduroso do calcâneo.

Além disso, por ser baixinha demais, a sapatilha pode causar dores no tendão de Aquiles e fascite plantar (o famoso esporão), para quem não tem muita flexibilidade. "Até a pessoa melhorar o alongamento, ela pode usar um salto pequeno, de 2 a 3 cm, para o pé ficar ligeiramente inclinado, compensando a falta de alongamento", diz Fabiano Faria. Mas, se você não abre mão da sapatilha, tente usar uma palmilha de silicone ou espuma. 

Rasteirinha - Getty Images4. Rasteirinha
Apesar de também ser confortável, esse calçado é baixo demais e enfrenta problemas similares à sapatilha: pode levar ao desgaste de cartilagens de quadril, joelho, coluna e tornozelo se usadas em excesso. "A rasteirinha também aumenta a incidência de entorse de joelho e tornozelo e quedas, já que se prende facilmente em qualquer irregularidade do chão", alerta Marcelo Cavalheiro. Para aliviar os problemas, a solução é a mesma da sapatilha: procurar um sapato com salto pequeno ou com mais amortecimento. 

Salto plataforma - Getty Images5. Salto plataforma
O salto plataforma é um dos piores: acumula os prejuízos de ser alto demais - lesões na coluna, joelho e tornozelo -, e é muito instável, já que eleva tanto a parte da frente quanto a parte de trás do pé e aumenta o risco de torções. "Essas torções costumam ser bem graves, já que, com esse tipo de sapato, o pé costuma ficar muito acima do chão", alerta o ortopedista Fabiano Faria.

Sapatos de bico fino - Getty Images6. Sapatos de bico fino
O scarpin de bico fino é chique, mas seus pés podem sofrer com essa elegância. Segundo o ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, esse sapato não deixa espaço para os dedos e pressiona-os demais, causando deformidades, tais como calosidades, bolhas e o famoso joanete. Fabiano aconselha que os sapatos de bico fino sejam substituídos por aqueles de bico mais alargado, principalmente se a pessoa tiver tendência a desenvolver joanete.

Sapato com numeração errada - Getty Images7. Sapato com numeração errada
A cena é clássica: basta achar um sapato maravilhoso e com um ótimo desconto que fica difícil resistir à tentação de levá-lo, mesmo que a numeração não seja exatamente a sua. No entanto, seja maior ou menor que seu pé, um sapato mal encaixado provoca calosidades e bolhas. "O sapato deve ser confortável para evitar quedas e bolhas, ou seja, precisa estar na o numeração correta", indica Marcelo Cavalheiro.

Fonte Minha Vida

Medidas simples são essenciais para a prevenção da dor nas costas

É preciso atenção com a postura no trabalho e ao dirigir

A medicina tem avançado bastante, mas a forma com que as pessoas exercem suas atividades do dia a dia, em soma ao equilíbrio físico e emocional, ainda é a melhor receita para evitar a dor nas costas - segunda causa mais frequente de procura por consulta médica.

A região da coluna é o centro de equilíbrio do nosso corpo, afetando e sendo afetada em todos os movimentos que realizamos. Desta maneira, todas as atividades realizadas envolvem esta estrutura e devem receber atenção para evitar lesões, entorces e desencadeamento de crises dolorosas. Então, porque esperar para tratar complicações se podemos, antes, evitá-las? Compartilho algumas dicas que são de grande valia.

Carregar mochilas: Evite carregar mochilas mais pesadas em um só ombro. Carregue nos dois e se possível use aquelas que têm um cinto para fixação no corpo, na cintura. Desta forma você vai equilibrar o peso e manter o eixo da coluna ereto.

Malas: utilize as que possuem rodinhas e puxador rente à mão. Além de mais confortáveis, evitam o sobrepeso e a má postura.

Pacotes e sacolas: divida-os entre as duas mãos, evitando sobrecarga para apenas um lado do corpo.

Ao sentar-se: dê preferência para cadeiras de encosto reto (não reclinável), de forma que a coluna vertebral seja completa e confortavelmente apoiada. Os joelhos devem estar em 90º e os pés apoiados no chão.

Pegar um objeto do chão: abaixe dobrando os joelhos com as costas eretas e aproxime o objeto do corpo. Ao dobrar apenas a coluna corre-se o risco de lesão e dor.

No computador: mantendo as dicas para sentar, observe também o teclado, que deve estar na mesma altura dos cotovelos. Os braços devem permanecer apoiados na mesa. Para o monitor, indica-se a altura de 20º da linha de visão e distância de cerca de 40 cm dos olhos.

Telefone e celular: segure com a mão! Nunca apóie no ombro, para não forçar - e de forma errada - as estruturas do pescoço e coluna cervical.

Levantar da cama: lembre-se de que suas costas estavam em repouso enquanto você dormia. Desta forma, vire-se de lado e impulsione o corpo com as mãos, colocando as pernas para fora da cama. Aproveite este momento para espreguiçar e alongar todas as articulações.

Dirigir: procure manter a posição do banco o mais próxima do vertical, apoiando completamente toda a extensão da coluna. Os pedais devem ficar próximos e as mãos alcançar com segurança o volante, para que não seja preciso se inclinar para frente. Os cotovelos devem estar em um pouco dobrados (em flexão) e nunca totalmente esticados

Para finalizar, não esqueça que os exercícios físicos são ótimos aliados da saúde, ajudando a fortalecer a coluna e evitando lesões. Alongue-se sempre que ficar por muito tempo em uma mesma posição e procure um médico em caso de dor.

Fonte Minha Vida

Sonhos lúcidos podem ajudar a entender melhor a consciência humana

Enquanto estamos acordados, permanecemos em um estado de consciência sobre nos mesmos. Durante o sono, ao contrário, não temos essa autopercepção. Contudo, alguns indivíduos bastante especiais têm a capacidade de perceber que estão sonhando e de interferir nesses sonhos.

O cérebro sempre foi um elemento que despertou o interesse dos cientistas, que agora utilizaram imagens de ressonância magnética para descobrir o que acontece no cérebro desses sonhadores lúcidos e as compararam com as pessoas que não têm esse controle sobre a mente.

Realizado no Instituto Max Planck, na Alemanha, os testes mostraram que a percepção do sonho ativa áreas específicas da rede cortical, incluindo o córtex prefrontal dorsolateral, as regiões frontopolares e o lóbulo quadrado (precuneus), regiões associadas com funções chamadas autorreflexivas, quando o indivíduo dá-se conta de si mesmo.

Os sonhados lúcidos têm a capacidade de acessar suas memórias enquanto sonham, exercendo sua vontade de mudar o andamento do sonho. Além disso, continuam tendo a percepção total de si mesmos.

Os exames de ressonância magnética mostraram que a atividade cerebral é semelhante entre os sonhadores lúcidos e os normais. O que ocorre são pequenas variações de alguns segundos, o que mostra o quanto os sonhos são rápidos.

Fonte: Diário da Saúde, 31 de julho de 2012

Por Boa Saúde

Pfizer e Johnson & Johnson suspendem estudos clínicos sobre Alzheimer

Esta é a segunda vez em menos de um mês que estes laboratórios anunciam um fracasso nas pesquisas

Os laboratórios farmacêuticos americanos Pfizer e Johnson & Johnson anunciaram nesta segunda-feira (6) a suspensão de seus estudos clínicos em fase 3 (final) de um novo tratamento para combater o Mal de Alzheimer.

A Pfizer e a Janssen Alzheimer Immunotherapy, filial da Johnson & Johnson, indicaram que seus estudos da molécula "bapineuzimab" em pacientes que sofrem de uma forma leve ou moderada do Mal de Alzheimer não causaram as evoluções esperadas nas capacidades cognitivas ou funcionais dos indivíduos.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que estes laboratórios anunciam um fracasso nas pesquisas dessa molécula.

No dia 23 de julho, os cientistas indicaram que os objetivos não tinham sido alcançados durante um estudo clínico de fase 3 em pacientes portadores do gene ApoE4 (que aumenta as chances de sofrer de Alzheimer), mas que continuariam com suas pesquisas.

Desta vez, os laboratórios anunciam a total "suspensão do estudo clínico em fase 3 do bapineuzimab intravenoso para (a forma) leve a moderada do Mal de Alzheimer".

A Johnson & Johnson indicou que este fracasso terá um impacto de entre R$ 600 a 800 milhões (U$S 300 e 400 milhões) em seus resultados finaceiros do terceiro trimestre.


Fonte R7

Um em cada três idosos usa mais de dois medicamentos por dia, aponta estudo

Pesquisa avaliou 3 mil acima dos 60 anos. Em 83% dos casos, o medicamento tinha relação com o sistema cardiovascular

Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) identificaram fatores associados ao uso de múltiplos remédios entre 3 mil idosos de mais de 60 anos beneficiários do INSS. Os resultados, publicados na revista Cadernos de Saúde Pública da Fiocruz, mostram que a prevalência de uso de medicamentos foi de 83% e os mais utilizados tinham relação com o sistema cardiovascular. A polifarmácia ocorreu em mais de um terço dos participantes e a média de utilização por pessoa ficou entre dois e cinco remédios.

A pesquisa apontou que 35,4% dos entrevistados utilizam diversos medicamentos (polifarmácia), sendo a incidência dessa prática ainda maior com a idade: no grupo de 60 a 69 anos, 28,3% dos idosos relataram o uso de mais de um remédio, enquanto entre os maiores de 70 anos, o percentual subiu para 42,7%.

Outro resultado indicado pelo estudo foi que as mulheres utilizaram mais medicamentos que os homens. Segundo os pesquisadores, isso poderia se explicar pelo predomínio do sexo feminino em idades mais avançadas no país. Eles também destacaram que a baixa escolaridade influi na compreensão e cumprimento da prescrição, uma vez que mais da metade dos participantes da pesquisa não tinha o primário completo. De acordo com os pesquisadores, o estudo evidencia a necessidade de aprimoramento da assistência farmacêutica para esse subgrupo da população.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos anos, a população idosa brasileira cresceu duas vezes mais que a população geral. A estimativa é que, em 2030, cerca de 19% do total de brasileiros estejam na terceira idade.

Fonte isaude.net

Remédios antigos: Sonin

Nos EUA, educação abaixo do ensino médio é igual expectativa de vida dos anos 50

"Os homens brancos instruídos vivem cerca de 14 anos mais do que os negros com nível de escolaridade baixo"

Apesar dos avanços nos cuidados de saúde e aumento da expectativa de vida geral, os americanos com nível educacional abaixo do ensino médio têm a expectativa de vida semelhante à de adultos nos anos 1950 e 1960.

"Os homens brancos mais instruídas vivem cerca de 14 anos mais do que os negros com nível de escolaridade baixo. Esta diferençam entre as mulheres nas mesmas classes é de 10 anos, " afirma S. Jay Olshansky, professor de epidemiologia da Escola de Saúde Pública da University of Illinois at Chicago e principal autor do estudo.

A pesquisa, publicada na edição de agosto da revista journal Health Affairs e financiada pela The MacArthur Foundation Research Network on an Aging Society, analisou a expectativa de vida por sexo, raça, educação nos períodos de 1990 e 2008.

"O estudo ao longo deste par de décadas mostra que quase todos os índices de longevidade subiram, mas tem havido alguns subgrupos que tiveram uma queda na expectativa de vida. É como se os americanos com menos educação estivessem vivendo em um túnel do tempo. Os homens negros menos escolarizados estão vivendo em 1954, as mulheres negras em 1962, as mulheres brancas, em 1964, e os homens brancos em 1972," disse o pesquisador.

Uma descoberta surpreendente, de acordo com Olshansky, é que as mulheres brancas com menos de 12 anos de educação podem esperar viver cinco anos menos que suas colegas fizeram em 1990 (um declínio de 78 para 73 anos).

As mulheres negras com menos de 12 anos de educação têm expectativa de vida de 74 anos, um ano acima dos 73 anos registrados há duas décadas.

Os pesquisadores acreditam que mulheres negras menos escolarizadas estão experimentando altos níveis de obesidade com consequências negativas para a saúde, enquanto as mulheres brancas nas mesmas condições estariam adotando comportamentos de risco mais letais, tais como tabagismo, alcoolismo e uso de drogas.

"Há essencialmente dois grupos na América. De um lado, a população altamente educada que está experimentando um dramático aumento da expectativa de vida. Do outro, a população menos escolarizada, que convive com quedas ou aumentos modestos na expectativa de vida," afirma o pesquisador.

" Os pesquisadores sugerem que uma das melhores maneiras para resolver estas disparidades é através da educação. Temos de encontrar uma forma de trazer estes subgrupos da população de volta para o presente", completa Olshansky.


Fonte isaude.net

Sempre use preservativos durante as relações sexuais

Concurso Prefeitura de Itamogi - MG

A Prefeitura Municipal de Itamogi, Estado de Minas Gerais, publicou o edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 90 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 7.195,22 por carga horária de 20 a 40h semanais. A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Limpeza, Guarda Noturno, Mecânico Auxiliar I, Pedreiro I-A, Servente (Auxiliar de Serviços Gerais), Agente Comunitário de Saúde, Agente para o Campo de Endemias, Inspetor de Alunos, Motorista I, Operador de Máquinas Pesadas, Agente Administrativo I-A, Auxiliar de Enfermagem do PSF, Auxiliar de Enfermagem I-A, Professor de Informática, Secretário Escolar, entre outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 08 de setembro a 07 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 13h às 16h, na Associação Comercial Industrial Agropecuária e de Serviços de Itamogi, sita a Rua Afonso Pena, nº 117 - Centro - Itamogi/MG, respeitando-se para fins de recolhimento da taxa, o horário bancário.

As inscrições serão feitas também via internet, no site www.consesp.com.br no período de 08 de setembro a 07 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do Edital que publicará o resultado das provas objetivas (escritas).

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itabira - MG

A Prefeitura da mineira de Itabira, cidade também conhecida por ser a terra natal do poeta Carlos Drummond de Andrade, lançou edital n° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 129 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.622,06 por carga horária de 30h semanais. O concurso público será executado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - FUNDEP.

Cargos
As vagas são para os cargos de auxiliar de enfermagem do trabalho, agente municipal de transito, técnico de segurança do trabalho, assistente social, pedagogo, psicologo organizacional, psicologo e professor.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 20 de setembro a 19 de outubro de 2012, através do site www.gestaodeconcursos.com.br. Os valores a serem pagos como taxa de inscrição são os seguintes:

- Para os cargos de Nível Fundamental Completo: R$ 35,00;
- Para os cargos de Nível Médio Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Médio Técnico Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Nível Superior Completo: R$ 70,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão aplicadas na própria cidade de Itabira provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, ficando esta data subordinada à disponibilidade de locais adequados à realização das provas. Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura, no 2º dia subsequente ao da aplicação da prova.

O prazo de validade do certame será de 02 anos contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iapu (MG)

A Prefeitura de Iapu, Estado de Minas Gerais, estará realizando concurso público N° 001/2012 para provimento de 29 cargos, que compõem o quadro de pessoal do efetivo do município. São distribuídas 106 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 1.928,00 em carga horária de 25 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de assistente social, contador, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, supervisor pedagógico, professor de educação básica, agente administrativo, agente de controle ambiental, agente de controle interno, auxiliar de secretaria escolar, fiscal de posturas, fiscal tributário, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem, entre outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições vão de 17 de julho a 17 de agosto de 2012, pela internet, através do site www.rvcon.com.br, mediante o pagamento de taxa, que pode variar de R$ 30,00 a R$ 145,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso terá provas Teórico Objetiva e Prática, que estarão sob a coordenação técnico-administrativa da empresa RV Consultoria e Serviços Ltda.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no município de Iapu provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, nos locais e horários a serem divulgados. O gabarito será publicado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Angelim - PE

Aberto o Concurso 001/2012 para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal da Prefeitura de Angelim, Estado do Pernambuco. O certame é destinado ao preenchimento de 125 vagas distribuídas entre os níveis fundamental, médio/técnico e superior, sendo o maior salário oferecido de R$ 2.000,00.

Cargos: Médico, Odontólogo, Biomédico, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro, Assistente Social, Psicólogo, Professor, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Administrativos, Motorista e Auxiliar de Serviços Gerais.

As inscrições serão realizadas até o dia 31 de agosto de 2012, através do site www.concursopublicoangelim2012.com.br ou de forma presencial no prédio da prefeitura, situado na rua Cônego Carlos Fraga S/N Angelim – PE CEP: 55430-000.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 25,00 e 35,00;
Nível médio: R$ 45,00 e 75,00;
Nível superior: R$ 100,00.

As provas escritas serão aplicadas na data provável de 28 de outubro de 2012, em locais e horários previamente divulgados no site www.concursopublicoangelim2012.com.br no Prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores, a partir do dia 28 de setembro de 2012 no cartão definitivo.

O gabarito estará disponível a partir do terceiro dia útil após a aplicação das provas.

Os documentos referentes à prova de títulos deverão ser entregues pelo candidato à comissão geral do concurso até o dia 31 de agosto de 2012, no mesmo local onde se realizarão as inscrições presenciais.
O resultado provisório da prova escrita será divulgado no prédio da Prefeitura Municipal e na Câmara de Vereadores de Angelim, provavelmente no dia 20 de novembro de 2012.

O concurso público será válido por dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Turmalina (SP)

A Prefeitura de Turmalina, Estado de São Paulo, divulgou edital n° 001/2012 para realização de concurso público, destinado ao provimento de 08 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os aprovados serão submetidos ao regime estatutário e receberão salários que variam entre R$ 622,44 e R$ 4.494,71 em jornadas de 20 e 40 horas semanais.

Das vagas oferecidas e das que vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso, 5% por cargo serão destinadas as pessoas com deficiência.

Cargos
- Ensino Superior: Assessor clínico de Nutrição da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Encarregado de Imprensa e Jornalismo, Médico Clínico Geral, Professor de Educação Física;
- Ensino Fundamental: Assistente de Gabinete, Braçal, Secretário da Escola Municipal e Vigilante Noturno.

Inscrições
Os interessados poderão se inscrever do dia 07 ao dia 20 de agosto de 2012, das 08 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, no quadro de cargos na Tesouraria da Prefeitura Municipal de Turmalina, na Avenida Santa Helena, nº 200 - Centro, CEP: 15755-000, Turmalina/SP. A taxa de inscrição é de R$ 40,00 (nível fundamental) e R$ 80,00 (nível superior).

Provas
A prova objetiva está prevista para 28 de outubro de 2012, em horário e local a ser definido após a homologação das inscrições.

O gabarito estará disponível no site www.personacapacitacao.com.br, no quadro de avisos da Prefeitura de Turmalina e no endereço eletrônico da Prefeitura - www.turmalina.sp.gov.br, no prazo mínimo de 48 horas após o dia da prova.

As provas práticas serão realizadas na data provável de 28 de outubro de 2012, em horário e local a serem divulgados nos mesmos locais.

Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Turmalina.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Umbuzeiro - PB

Com a finalidade de preencher 49 vagas, a Prefeitura de Umbuzeiro, cidade localizada a 109 km de João Pessoa, na Paraíba, abre inscrições para concurso público. Serão selecionados profissionais de níveis fundamental, médio e superior, cujos salários poderão ser de R$ 622,00 a R$ 5.800,00.

Cargos: Agente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços, Condutor Socorrista, Educador de Informática, Educador Social do PETI, Enfermeiro do Trabalho, Facilitador de Oficinas de Convivência, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Gari, Instrutor de Banda Marcial, Médico, Motorista Auto Pesado, Operador de Máquinas Pesadas, Orientador Pedagógico do PETI, Orientador Projovem, Professor de Língua Inglesa, Psicólogo, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Laboratório de Análises e Vigia.

Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do endereço eletrônico www.msconcursos.com.br, até o dia 05 de setembro de 2012.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova
A prova objetiva está prevista para 14 de outubro de 2012, em local e horário de realização das provas serão divulgados oportunamente no endereço eletrônico www.msconcursos.com.br.

A prova prática, de caráter eliminatório, será aplicada somente aos candidatos aprovados na prova objetiva para o cargo de Motorista Auto Pesado - TNM GRUPO C.

Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez e por igual período, a critério exclusivo da Prefeitura de Umbuzeiro - PB.

Edital / Publicações

Prefeitura de Vitória (ES) lança edital de processo seletivo

Terá início a partir do dia 20 de agosto as inscrições para processo seletivo n° 085 e 088/2012 da prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo. A seleção visa formação de quadro reserva para contratação temporária de profissionais de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 1.353,56 e carga horária de 25, 30 e 40 horas semanais.

Ficam reservadas 5% do total das vagas disponibilizadas para contratação temporária na função a ser ocupada, para os candidatos com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.

Cargos

Técnico de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental e Professor.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas do dia 20 a 22 de agosto de 2012, das 09:00 às 13:00 horas, no Auditório Zemar Moreira Lima, situado no Palácio Municipal - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira e das 09:00 às 17:00 horas, no Saguão da Secretaria de Educação - SEME, situado à Rua Arlindo Sodré, 485 - Itararé, Vitória/ES.

Prova

O processo seletivo será constituído de análise de documentação.

Validade

A validade do processo seletivo será de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério do município.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, está realizando o processo seletivo Nº. 055/2012 – SEMUSA visando o preenchimento de 02 vagas para o cargo de Médico Clínico Geral. Os admitidos cumprirão carga horária de 20 horas semanais, e serão remunerados com até R$ 2.043,71, mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.

Os interessados deverão enviar os currículos à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG - CEP: 35500-007, até o dia 17 de agosto de 2012.

A avaliação final será feita através de análise do Curriculum Vitae, pelo setor de recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão com base nos seguintes critérios:

Especialidade em neurologia e ortopedia para o cargo de fisioterapeuta;
Residência no Município de Divinópolis;
Maior tempo de experiência profissional na área;
Mais jovem.

Concurso Secretaria de Estado da Saúde - SP II

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou edital nº. 33/2012 de concurso público visando preencher vagas no Centro de Atenção Integral à Saúde, Cais-Santa Rita, Centro de Reabilitação de Casa Branca e Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto. São ofertadas 20 vagas de nível médio para o cargo de Técnico de Enfermagem.

O vencimento é de até R$ 961,44 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de prêmio de incentivo no valor de até R$ 306,00, com carga horária de 30 horas semanais. Será reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, no valor de R$ 40,57, serão recebidas no período de 20 a 22 de agosto de 2012, das 09:00 às 15:00 horas, no Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita no Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situado na Av. Padre Pio Corso n° 1523, bairro Jardim, Santa Rita do Passa Quatro - SP ou para o Centro de Reabilitação de Casa Branca , na Rodovia 340 Km 238 – Zona Rural – Casa Branca e no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, na Av: Adelmo Perdizza, 495 – Jardim Califórnia – Ribeirão Preto.

O candidato poderá preencher a ficha de inscrição, via internet, por acesso ao site www.crh.saude.sp.gov.br/acesso-rapido/concurso/candidato/ficha-de-inscricao ou retirá-la na unidade detentora do certame.

A prova de conhecimentos específicos será realizada nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Casa Branca e Ribeirão Preto com data prevista para o dia 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital.

O concurso será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso SES -SP I

Terá início a partir do dia 13 de agosto as inscrições para concurso público n°014/2012 da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Serão selecionados 3 novos servidores de nível superior para o cargo de Enfermeiro, com salário de até R$ 1.464,83 e carga horária de 30 horas semanais.

A ficha de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br, deverá ser preenchida e entregue até o dia 15 de agosto, das 9h às 15h, nos seguintes endereços: no Centro de Reabilitação de Casa Branca (Rodovia SP 340, km 238, Zona Rural, Casa Branca); no Centro de Atenção Integral a Saúde de Santa Rita (Avenida Padre Pio Corso, nº. 1523, Santa Rita do Passa Quatro); ou no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto (Avenida Adelmo Perdizza, nº. 495, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto), juntamente com o RG, CPF e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,85.

A prova escrita está prevista para o dia 16 de setembro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados posteriormente.

A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação, mas poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

Hospital Maternidade Interlagos-SP abre vagas

Considerado referência em maternidade no Estado de São Paulo, o Hospital Maternidade Interlagos Waldemar Seyssel Arrelia divulgou edital de processo seletivo para contratar 01 médico anestesiologista.
As inscrições poderão ser realizadas diretamente no Serviço de Recursos Humanos instalado na Avenida Interlagos, nº 7.001, prédio administrativo no núcleo de seleção até dia 10 de agosto de 2012. O interessado deverá preencher o formulário e apresentar Curriculum devidamente documentado. Será primordial apresentar cópias e originais dos documentos de identificação pessoal e comprobatórios dos títulos, a exemplo da carteira do Conselho Regional de Medicina.

Segundo consta no edital publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo os candidatos serão avaliados através de análise curricular, pelos quais serão atribuídos pontos de acordo a graduação. As participações em congressos, conferências e simpósios também serão contados na pontuação.

Concurso Maternidade Leonor Mendes de Barros – SP

No Estado de São Paulo, a maternidade Leonor Mendes de Barros lançou o edital nº 007/2012 abrindo concurso público para a contratação de 01 Médico Ginecologista- Obstetra. A remuneração inicial será de R$ 1.862,64, além de produtividade de até R$ 875,00 e demais benefícios referentes à classe.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de agosto de 2012, diretamente no Serviço de Recursos Humanos do Respectivo Hospital, sito à Avenida Celso Garcia, nº 2477, sala 102, Belenzinho, São Paulo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 60,85, lembrando que a ficha de inscrição a ser apresentada, devidamente preenchida, pode ser impressa através do endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br.

Este concurso terá como forma de classificação e avaliação a aplicação de uma prova de conhecimentos específicos, na provável data de 16 de setembro de 2012. Haverá ainda prova didática no dia 30 de setembro de 2012. Por último haverá a análise de títulos.

A validade deste concurso será de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Hospital Geral de Guaianases (SP) lança edital de processo seletivo II

O Hospital Geral de Guaianases, em Estado de São Paulo, lançou edital de nº. 085/2012 de processo seletivo destinado a preencher 10 vagas para o cargo de técnico de enfermagem (nível médio/técnico). A remuneração inicial referente à classe corresponde a R$ 961,44, mais prêmio de incentivo de até R$ 306,00.

Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência.

As inscrições serão realizadas do dia 8 a 10 de agosto de 2012 das 9h às 15h, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, situada na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº. 1092, Guaianases, São Paulo-SP.

O processo seletivo será constituído de prova de conhecimentos específicos.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso público.

Hospital Geral de Guaianases (SP) abre processo seletivo I

O Hospital Geral de Guaianases, localizado no Estado de São Paulo, publicou os editais de nº. 093 e 094/2012 para realização de processo seletivo visando preenchimento de 17 vagas para o cargo de Médico nas áreas de Pediatra e Clínica Médica.

Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico, correspondem a R$ 1.862,64 acrescido de produtividade no valor de até R$ 2.640,00. Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência.

As inscrições serão efetuadas no período entre 06 a 24 de agosto de 2012, das 09:00 às 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Av. Miguel Achiole da Fonseca 1092, Guaianases, São Paulo.

O processo seletivo será constituído de análise curricular.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso público.

Concurso HC de Ribeirão Preto - SP

Conhecido como um dos maiores centros de saúde do Estado de São Paulo, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, está com 02 vagas abertas para médico, a serem preenchidas através de concurso público. As chances específicas para Agente Técnico de Assistência à Saúde, na função de Fonoaudiólogo, são para as áreas de audiologia e Motricidade Orofacial.

A remuneração inicial para ambas as vagas será de R$ 1.269,02 e prêmio incentivo de R$ 800,00, além de auxílio alimentação de R$ 240,00 e vale-transporte correspondente ao deslocamento residência-trabalho e vice-versa.

Inscrições:
As inscrições poderão ser realizadas no período de 30 de julho a 10 de agosto de 2012 através do endereço eletrônico www.hcrp.usp.br. A taxa de inscrição será de R$ 60,00.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas com questões sobre conhecimentos específicos e análise curricular.

Validade:
A validade deste concurso público será de dois anos, a contar da data de sua homologação. Podendo, a exclusivo critério da Administração do Hospital, ser prorrogado por igual período.

Concurso DGAC – SP

O Departamento de Gerenciamento Ambulatorial da Capital (DGAC), divulgou vários editais de concurso público para preenchimento de 15 vagas nas funções de Médico Pneumologista Pediátrico, Médico Cardiologista, Médico Geriatra, Médico Oftalmologista, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra e Médico Reumatologista.

A remuneração inicial é de R$ 1.862,64 acrescido de produtividade no valor de R$ 880,00 além de demais benefícios garantidos pela legislação vigente, conforme regras da Unidade. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição através do site www.saude.sp.gov.br, até o dia 18 de agosto de 2012. Depois de preenchida, a ficha deverá ser entregue junto com documentos de identificação pessoal, tais como RG e CPF e o comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,85. Os documentos e a ficha preenchida deverão ser apresentados no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situada à Rua Leopoldo Miguez, nº 327, 2º Andar, Setor Azul, Cambuci, São Paulo.

Este concurso será constituído de prova de conhecimentos específicos com questões de múltipla escolha, a se realizar em data, local e horário a serem divulgados. Haverá ainda avaliação de títulos. O local e horário desses eventos serão confirmados posteriormente.

A validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Concurso CRMV - SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CRMV‐SP, divulgou edital nº. 01/2012 de concurso público visando preencher 24 vagas e formar cadastro de reserva. São ofertadas vagas em todos os níveis de escolaridade, com remuneração entre R$ 1.125,00 a R$ 5.287,00, lembrando que 5% dos postos estão reservados aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Contínuo, Analista Contábil, Analista de Serviço de Apoio, Técnico em Informática e Veterinário.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever no site www.quadrix.org.br, entre 10 horas do dia 27 de julho às 23 horas e 59 minutos do dia 24 de agosto de 2012.

O candidato que necessitar de atendimento especial para a realização das provas deverá indicar, na solicitação de inscrição, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 27 de agosto de 2012, impreterivelmente, via SEDEX, para a Central de Atendimento do instituto quadrix (Concurso Público – CRMV‐SP), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234‐970, São Paulo/SP.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 45,00;
Nível superior: R$ 65,00.

Prova

A prova objetiva e a prova de redação serão realizadas, na data provável de 02 de setembro de 2012, nas cidades de Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Paulo e Taubaté, em local e horário a serem divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado em 29 de agosto de 2012.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 03 de setembro de 2012, através do site www.quadrix.org.br.

Os documentos deverão ser enviados, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento para a Central de Atendimento do INSTITUTO QUADRIX (Concurso Público – CRMV‐SP), Caixa Postal 28203, CEP: 01.234‐970, São Paulo/SP, entre o dia 16 a 18 de outubro de 2012.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas - Últimos dias!

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo (n° 33/2012) para contratação por tempo determinado de 6 Médicos, na Especialidade de Oftalmologia.

Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico em jornada de 20 horas semanais, correspondem à Referência I, da Estrutura de Vencimentos I, da Escala de Vencimentos Nível Universitário, da Lei Complementar nº. 840 de 31/12/97.

As inscrições serão realizadas no período de 16 de julho a 10 de agosto de 2012 das 8h das 14h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

O processo seletivo constará de Análise Curricular de caráter eliminatório.

O prazo de validade improrrogável do certame será de 1 ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de Concurso Público.

Concurso SPTrans 2012 - Edital e Inscrição

Através da Fundação Vunesp, foi divulgado o edital (nº 001/2012) de processo seletivo da São Paulo Transporte S. A - SPTrans, que dispõe de 323 vagas para candidatos em todos os níveis de escolaridade. O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de dois anos, contados da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SPTrans.

Cargos
Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Ajudante Geral - Manutenção Predial, Ajudante Geral - Serviços Gerais, Copeiro, Agente de Informações, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Guincheiro, Mensageiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção - Elétrica, Técnico de Medições - Rede Elétrica, Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral, Técnico de Sistema de Transporte Júnior, Telefonista, Advogado Pleno - Administrativo, Advogado Pleno - Cível, Advogado Pleno - Trabalhista, Advogado Pleno - Tributário, Analista de Comunicação Pleno, Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Compras, Analista de Gestão Pleno - Contábil, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos, Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural, Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais), Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia), Analista de Gestão Pleno - Transporte, Analista de Informática I, Analista de Marketing Pleno, Analista de Marketing Pleno - Web Designer, Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo, Assistente Social, Auditor Pleno, Engenheiro Pleno - Engenharia Civil, Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica, Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular e Médico Auditor - Plano de Saúde e Médico do Trabalho.

As remunerações inicias oscilam entre os valores de R$ 846,20 a R$ 4.721,79 para jornadas de trabalho de 120 a 200 horas por mês.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever das 10 horas de 13 de agosto de 2012 às 16 horas de 10 de setembro de 2012 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição oscila entre os valores de R$ 30,00 a R$ 70,00.

Seleção
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática, de redação e a prático-profissional de caráter eliminatório e classificatório. Toda convocação oficial para realização das provas será feita por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, divulgado pela internet, no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).

As provas objetivas, de redação e prático-profissional, conforme o caso têm data prevista para serem aplicadas em 11 de novembro de 2012. As provas objetiva e de redação serão aplicadas, concomitantemente, às 14 horas, e a prático-profissional às 9 horas.

Edital / Publicações

Cirurgia de redução do estômago aumenta risco de partos prematuros

Mulheres que se submeteram a cirurgia bariátrica possuem maiores chances a dar a luz a bebês prematuros.

A cirurgia bariátrica é uma solução eficaz para as pessoas que sofrem de obesidade mórbida, ou seja, Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40. O procedimento tem como objetivo reduzir o volume do estômago e, em alguns casos, o comprimento do intestino. Medidas como estas reduzem o peso, mas dificultam a absorção de nutrientes.

Em mulheres que desejam ser mães, a cirurgia bariátrica pode se tornar um grande problema, pois a operação aumenta as chances do bebê nascer com algum tipo de deficiência e também eleva o risco de partos prematuros.

Risco de bebês prematuros é elevado após cirurgia bariátrica
A Secretaria da Saúde de São Paulo, em parceria com a Universidade Católica de Santos, constatou através de um levantamento que mulheres que realizaram a cirurgia bariátrica possuem mais chances de partos prematuros através de cesáreas.

Para chegar à conclusão de que a redução de estômago eleva o risco de dar a luz prematuramente, os autores do estudo avaliaram 35 mulheres, com idade entre 24 e 39 anos, que se submeteram a cirurgia bariátrica e geraram bebês prematuros. Das participantes, 88,6% foram submetidas à cesariana, sendo que 50% dos seus filhos nasceram abaixo do peso ideal. A pesquisa constatou ainda que 14% dos recém-nascidos apresentaram problemas respiratórios e infecções.

Embora os especialistas tenham recomendado a gravidez acontecesse somente 18 meses depois do procedimento de redução de estômago, o estudo revelou que as mulheres não seguem as recomendações médicas como deveriam. Mais de 74% das entrevistadas engravidaram depois de um ano da cirurgia bariátrica, enquanto 28% deram início ao período de gestação antes de completar 12 meses de operação.

Os pesquisadores responsáveis pelos resultados acreditam que esta pesquisa servirá de alerta sobre o perigo da gravidez pouco tempo depois da redução de estômago. Eles advertem que a mulher apresenta deficiências nutricionais logo após a cirurgia bariátrica, ou seja, quantidades insuficientes de nutrientes importantes como proteínas, eletrólitos, cálcio e vitaminas A, D, K e B12. Este déficit pode resultar em complicações para mãe e filho.

Complicações da cirurgia bariátrica para o bebê
O estudo realizado pela Secretaria do Estado de São Paulo foi capaz de reforçar as conclusões obtidas por pesquisas anteriores, como a que foi realizada por clínicos australianos e publicada no Journal of AAPOS em 2010. De acordo com os resultados, grande parte dos filhos das mulheres que se submeteram a redução de estômago nasceu com problemas de saúde, como a má formação no sistema visual devido à falta de vitamina A no organismo da mãe.

Fonte Mundo das Tribos

Perda de peso reduz sintomas de asma em obesos

 
Estudo mostra que emagrecer também melhora o nível da função pulmonar desses pacientes

Uma pesquisa publicada em junho no Journal of Asthma and Allergy revisou o conhecimento atual sobre o efeito no controle da asma na redução de peso em adultos com sobrepeso e obesos com a doença.

Os resultados da pesquisa mostraram que a perda de peso em indivíduos obesos com asma diagnosticada está associada com uma redução entre 48% e 100% dos sintomas e no uso de medicação para a doença.

Os autores também afirmaram que a redução de peso por meio de cirurgia resulta em melhorias significativas na gravidade da asma, no uso de medicação, dispneia, tolerância ao exercício e exacerbações agudas, incluindo hospitalizações por asma.

Além disso, a perda de gordura em pacientes asmáticos obesos está associada com melhorias no nível da função pulmonar.

Fonte R7

Crianças conhecem importância do valor nutricional dos alimentos

Segundo pesquisa da Unesp, como elas não escolhem preparações, entendimento não se reverte em alimentação balanceada

Estudo conduzido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) aponta que, de forma geral, as crianças percebem a importância da alimentação saudável, com frutas, hortaliças, cereais, fontes de carboidratos e de proteínas e sem excessos de açúcares e gorduras. Porém, segundo a responsável pela pesquisa, a nutricionista Roberta Alessandra Gaino, como não escolhem as preparações que lhes são servidas nas principais refeições, esse entendimento, muitas vezes, não se reverte em alimentação balanceada.

O estudo permitiu identificar a compreensão dos estudantes sobre as diferentes funções dos alimentos, ou seja, para eles, vitaminas e minerais são reguladores das funções orgânicas e possuem propriedades antioxidantes, devendo ser preferidos em relação aos alimentos ricos em açúcares e gorduras. " Assim, comidas que fornecem energia somente foram vistas como prejudiciais à saúde" , completa a nutricionista, para quem tal concepção é consequência da forma como o tema é apresentado à criança nos diferentes cenários de vivencia.

Pesquisa
Em entrevista com a professora dos escolares, esta disse ter abordado com eles os conceitos fundamentais com alimentos e nutrição, mas reconheceu a falta de tempo em sala de aula para os assuntos transversais dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

A educadora também relatou que, algumas vezes, o material didático é insuficiente e que não se sente plenamente capacitada para tratar todos os assuntos relacionados aos temas. " Percebe-se, na fala da professora, a ausência de uma educação nutricional que adote estratégias nas quais os estudantes possam participar ativamente da construção dos conhecimentos" , comenta a professora Eliana Goldfarb Cyrino, orientadora na pesquisa.

Conflito entre a informação e as práticas alimentares
Para Eliana, as crianças estão abertas a novos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, porém percebe-se que suas rotinas alimentares em família e na escola são repetidas, promovendo hábitos nem sempre condizentes com suas necessidades. " Eles vivenciam um conflito entre o que aprendem e o que consomem, em geral por escolha dos adultos" , comenta.

Os entrevistados revelaram consumir poucas hortaliças e frutas. No entanto, frituras e bebidas industrializadas estão diariamente presentes nas refeições, principalmente nos lanches, embora eles reconheçam que estes últimos são prejudiciais a saúde.

Segundo Roberta, os hábitos alimentares relatados pelos escolares são influências principalmente das mães, presentes na compra e no preparo das refeições. " Fica claro que por motivos diferentes - praticidade ou prazer -, as famílias estão trocando alimentos saudáveis por industrializados, ou que podem ser adquiridos e preparados com maior facilidade" . Contudo, há casos em que a mãe também foi apontada como incentivadora da alimentação saudável e promotora da disponibilidade dos alimentos de qualidade nutricional, possibilitando, portanto, a mudança dos hábitos alimentares.

Conhecimento saudável
" Frente aos desafios do aumento da obesidade na infância e da mudança dos hábitos alimentares, nem sempre saudáveis, as falas das crianças ampliam o trabalho educativo nessa temática" , explica Eliana.

Para a Roberta, os entrevistados possuem um repertório sobre alimentação e nutrição construído a partir do cotidiano, na vivência entre familiares e amigos, na escola com a contribuição dos meios de comunicação. No entanto, adverte a nutricionista, muitos conceitos são assimilados de forma equivocada, comprometendo o entendimento mais amplo sobre o tema.

A pesquisadora lembra que na idade escolar são estabelecidas as preferências e restrições alimentares, origens do comportamento de toda a vida. Para ela, a integração dos setores de educação e saúde poderia contribuir para ampliar e melhorar a transmissão do conhecimento sobre alimentação saudável.

Fonte isaude.net

Castanha de cotia: benefícios, como consumir

Conheça os benefícios oferecidos pelo consumo da castanha de cotia e veja qual a melhor forma de consumi-la sem perder suas propriedades nutricionais.

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais semelhantes a castanha de caju e castanha-do-pará. Ela possui muitos benefícios para a saúde e deve ser consumida de forma correta, para que não perca suas propriedades nutricionais.

Benefícios da Castanha de Cotia
Um estudo desenvolvido na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de São José do Rio Preto, identificou as propriedades nutricionais e os benefícios da castanha de cotia para a saúde. O estudo foi feito pela pesquisadora Tainara Costa Singh, do Programa de Engenharia e Ciência de Alimentos.

A castanha de cotia é um fruto que pode ser encontrado na região Norte do Brasil. Ela possui as mesmas propriedades nutricionais que a castanha-do-pará, noz comum e castanha de caju.

Dentre os benefícios que foram encontrados nesse fruto, estão:
•Possui nutrientes que são benéficos a saúde, como ácido graxo, ômega-9 e vitamina E, com ação antioxidante;

•É considerado um alimento funcional, pois possui a capacidade de prevenir doenças como as neurodegenerativas, inflamatórias e cardiovasculares;

•Ajuda a combater o envelhecimento precoce.

Como consumir a Castanha de Cotia
Segundo Tainara, os benefícios da castanha de cotia podem ser adquiridos se o alimento, ou o óleo retirado dele, forem consumidos in natura. Essa forma de consumo se dá pelo fato de que quando torrada ou processada de outra forma, a castanha perde suas propriedades nutricionais.

Nos estados da região Norte, é muito comum o uso de óleo de castanha de cotia no preparo dos alimentos, substituindo os demais tipos de óleos.

A autora da pesquisa explica que o estudo não olhou para a possibilidade de conter substâncias tóxicas na castanha de cotia e nem para as reações adversas que o consumo excessivo poderia causar. A castanha-do-pará, usada como exemplo, é muito saudável, pois contém propriedades nutricionais que são benéficas aos neurônios. Porém, quando consumida em excesso, pode ser tóxica e causar sintomas como as dores de cabeça.

A castanha de cotia possui propriedades nutricionais que são benéficas para o nosso organismo. O consumo desse fruto pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, inflamatórias, neurodegenativas, prevenir o envelhecimento e outros. Porém, para adquirir esses benefícios a castanha deve ser consumida in natura ou na forma de óleo extraído. O ideal é consumi-la com moderação, pois não se conhece os efeitos adversos que podem ser causados pelo consumo em excesso.

Fonte Mundo das Tribos

Unidades do SUS podem ter prazo máximo de 30 dias para atendimento

A Câmara dos Deputados está analisando proposta que estabelece prazo máximo de 30 dias para exames e diagnósticos

A Câmara dos Deputados está analisando proposta que estabelece prazo máximo de 30 dias para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem procedimentos necessários à saúde dos pacientes. A medida está prevista no Projeto de Lei 3752/12, do deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF).

Pela proposta, caso as unidades do SUS não possam realizar os procedimentos no prazo de 30 dias, o governo ficará responsável por enviar o paciente a um hospital privado.

Segundo Ronaldo Fonseca, a medida deverá diminuir o tempo de espera por atendimento no SUS. "É necessário estabelecer critérios que auxiliem na melhoria da qualidade do atendimento promovido pelo SUS, já que o sistema apresenta deficiências no que se refere ao prazo para execução de vários procedimentos, resultando em vexatória superlotação de serviços de saúde do País" , argumentou.

Emergência
De acordo com o projeto, o prazo de 30 dias não valerá para os casos de emergência, em que o atendimento deverá ser imediato.

O descumprimento da nova regra deverá resultar na abertura de procedimento administrativo, que pode levar à demissão do servidor responsável pelo atraso.

Tramitação
A proposta tramita de forma conclusiva e será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte isaude.net

Detector de raios-X mais seguro melhora diagnóstico do câncer de mama

Novo dispositivo oferece radiação menos perigosa para as pacientes do que os atuais baseados em raios-X maciços

Pesquisadores da University of South Carolina, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo detector de raios-X flexíveis capaz de melhorar o tratamento e o diagnóstico do câncer de mama.

O estudo sugere que o novo dispositivo é potencialmente menos prejudicial para os pacientes do que aqueles baseados em raios-X maciços.

Os raios X são parte do espectro eletromagnético, que varia de ondas de rádio de baixa energia aos raios gama de alta energia. Os raios X de alta energia estão no final do espectro, logo abaixo dos raios gama e são mais energéticos que a luz ultravioleta, que é mais energética que a luz visível.

Como relatado na revista Applied Physics Letters, os engenheiros desenvolveram um dispositivo que detecta com sensibilidade os chamados "raios-X flexíveis", aqueles no extremo inferior da escala de energia de raios-X. Na outra extremidade do espectro de raios-X estão os raios-X maciços.

Os raios-X típicos obtidos no consultório de um médico ou dentista é uma fotografia em preto e branco mostrando onde raios X maciços foram capazes de penetrar (a área preta) ou incapazes de atravessar (área clara).

"Se você pegar como exemplo a mamografia, raios X maciços enfrentam dificuldades. Primeiro, eles têm uma energia muito alta, e por isso temos de minimizar a exposição a eles. Os raios-X flexíveis são potencialmente menos prejudiciais. E mais importante, os raios-X flexíveis interagem com as calcificações no tecido. Raios-X não, eles apenas passam através dos depósitos de cálcio", explica o líder da pesquisa Krishna Mandal.

Calcificação é a deposição de minerais de cálcio no tecido do corpo. Na mama, isso pode ser um indicador de doença. Os pesquisadores acreditam que esses depósitos de cálcio representam um alvo muito promissor para o mapeamento detalhado de raios-X flexíveis.

Segundo Mandal, os novos detectores de raios-X flexíveis vão levar a uma nova forma de visualização do tecido da mama, de modo que os médicos vão poder acompanhar a progressão da calcificação ao longo do tempo.

"É comum que as mulheres, mesmo com menos de 40 anos de idade, tenham calcificações. É fundamental saber se ela existe no tecido e, especialmente, se ela está se espalhando. Mas para ver isso precisamos de sistemas de alta resolução. Este novo detector é instantâneo e vai ser capaz de operar à temperatura ambiente com alta resolução", destaca Mandal.

Fonte isaude.net

Composto derivado de organismo marinho é nova arma contra superbactérias

Clostridium difficile
AQP-182 tem potencial para combater Staphylococcus aureus e Clostridium difficile, causas comuns de morte em pacientes internados

Pesquisadores da empresa de biotecnologia escocesa Aquapharm anunciaram a descoberta de um novo composto antibiótico capaz de combater uma série de bactérias multirresistentes.

O composto AQP-182 tem potencial para ajudar na luta contra Staphylococcus aureus resistente à multi-drogas (MDRSA), Streptococcus pneumoniae multirresistente (MDRSP), Clostridium difficile e Enteroccocus faecalis, causas comuns de morte em pacientes internados.

Os cientistas descobriram AQP-182 após a triagem de mais de 10 mil microrganismos marinhos para substâncias com propriedades anti-infecciosas e anti-inflamatórias.

Cinco novos compostos químicos, incluindo AQP-182, estão agora em desenvolvimento pré-clínico.

"A partir de uma triagem inicial nós identificamos 16 novos compostos pertencentes às classes de produtos químicos totalmente novos e diversificados. O composto mais avançado entre todos foi AQP-182, que tem um perfil farmacológico promissor e é extremamente relevante para o tratamento de tratamento de infecções bacterianas resistentes", afirma Tim Morley, diretor científico da Aquapharm.

Segundo os pesquisadores, os dados demonstram o potencial de produtos marinhos naturais como fonte rica de químicos farmacêuticos.

"Não só os produtos naturais são fonte de, ou inspiração, para mais de 75% das novas moléculas químicas introduzidas como medicamentos nos últimos 50 anos, eles também continuam a ser uma fonte fundamental de novas espécies químicas que fazem parte do arsenal farmacêutico da ciência moderna", conclui Simon Best, chefe executivo da Aquapharm.

Um estudo clínico de Fase I está previsto para ter início no segundo semestre de 2013.

Fonte isaude.net

OMS alerta para falta de remédios e dificuldades de assistência médica na Síria

Segundo porta-voz da organização, insegurança, sanções e falta de matérias-primas e combustível atrapalham produção nacional

A onda de violência na Síria faz com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) ligue o alerta para o aumento das dificuldades de prestar assistência médica à população do país. O porta-voz da entidade, Tarik Jasarevic, informou, nesta terça-feira (7), que há falta de remédios e produtos farmacêuticos para o atendimento às vítimas.

Segundo Jasarevic, 90% dos medicamentos utilizados na Síria são produzidos no próprio país. Ele disse que hoje a produção sofre devido à "insegurança, às sanções e à falta de matérias-primas e combustível". A Síria está sob uma série de sanções como forma de pressionar o governo a suspender a repressão e dialogar com a oposição.

O porta-voz disse que há urgência no repasse de medicamentos para o tratamento de tuberculose, hepatite, hipertensão, diabetes e câncer, bem como para hemodiálise e doenças renais. Segundo Jasarevic, a OMS mantém os embarques de suprimentos médicos. Os esforços esbarram, no entanto, na falta de oferta de medicamento.

Há 17 meses a vive conflito porque a oposição insiste na renúncia do presidente Bashar Al Assad. Os oposicionistas defendem a abertura do diálogo político em busca da transição de poder no país, o fim das violações de direitos humanos e mais liberdade. Organizações não governamentais estimam que mais de 20 mil pessoas já teriam morrido no país.

Fonte isaude.net

Como reverter a laqueadura

Muitas mulheres optam por métodos contraceptivos radicais, como a laqueadura, e por isso é preciso conhecer mais sobre os riscos e indicações dessa intervenção.

O planejamento familiar é muito importante, o diálogo entre o casal e o profissional da saúde, de forma a auxiliar nas decisões tomadas, é fundamental para evitar atitudes precipitadas e complicações futuras. Muitas mulheres optam por métodos contraceptivos radicais, como a laqueadura, e por isso é preciso conhecer mais sobre os riscos e indicações dessa intervenção. Confira mais a respeito do assunto e saiba como reverter a laqueadura.

Chances de sucesso na reversão
Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente que nem sempre cirurgia para reverter a laqueadura apresenta resultados positivos, pois estudos indicam que sua chance de sucesso é de 50% dos casos. Em alguns casos específicos, onde são utilizadas técnicas cirúrgicas super avançadas, com cuidados microcirúrgicos, esse índice pode subir para 70 a 80%. O grande problema é que esta tecnologia avançada, bem como a existência de profissionais devidamente qualificados para realizá-las, ainda não estão disponíveis em todos os centros de saúde.

Por isso que a dica mais importante para a mulher que decidiu realizar a laqueadura é tentar outros meios contraceptivos, como o uso de anticoncepcional oral, injetável ou DIU, até que se tenha plena convicção da decisão tomada. Pacientes jovens devem ter um cuidado ainda maior.

O que é a laqueadura
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil está entre os países com maior índice de laqueadura do mundo, chegando a ocorrer em até 40% das mulheres com idade reprodutiva.

Essa cirurgia é considerada como um método contraceptivo definitivo, onde o médico realiza a obstrução da tuba, que é a estrutura responsável por ligar o útero aos ovários. A técnica não é única, e existem mais de dez abordagens diferentes. Entre as opções, as trompas podem ser queimadas, cortadas, suturadas ou serem bloqueadas com anéis de plástico ou clipes de titânio.

Salpingoplastia
A cirurgia para reversão da laqueadura, chamada de salpingoplastia, é mais difícil e ainda são poucos os serviços do SUS que o oferecem. O procedimento consiste, basicamente, no restabelecimento da ligação entre o ovário e o útero, que pode se dar por várias técnicas diferentes.

Segundo pesquisas, quanto mais precocemente as mulheres esterilizadas procurarem atendimento para reversão da laqueadura, maiores as chances de sucesso. Outro fator importante a ser considerado é a idade da paciente, uma vez que as pessoas mais jovens tendem a apresentar mais chance de engravidar.

Dependendo da técnica de laqueadura utilizada, a salpingoplastia pode ser irreversível, como nos casos de salpingectomia (retirada das trompas), enquanto que em outros, como a colocação de anéis de plástico ou clipes de titânio, pode ser facilmente revertido.

De maneira geral, nos casos bem sucedidos, as mulheres costumam engravidar dentro de 6 meses a 1 ano após a salpingoplastia. Vale a pena lembrar que o risco de gestação ectópica aumenta em cinco vezes. Quem não obtém o resultado esperado com a intervenção cirúrgica, pode optar por outras técnicas, como a de reprodução assistida por meio de fertilização in vitro.

O planejamento familiar é algo fundamental para todo casal e deve ser discutido com o médico da família, que deve auxiliar as tomadas de decisões. Para evitar transtornos e procedimentos invasivos desnecessários, a melhor medida é optar pelos métodos contraceptivos não definitivos, como a colocação de DIU e o uso de anticoncepcional, até ter absoluta certeza da decisão de não ter filhos.

Fonte Mundo das Tribos