Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Hypermarcas faz recall de camisinha Olla

Fabricante diz que foram encontrados problemas em lotes promocionais "leve 8 pague 6"

A Hypermarcas vai retirar do mercado cinco lotes da camisinha Olla vendidos em pacote promocional. No total, 624 mil camisinhas embaladas em 78 mil pacotes podem apresentar defeito

Os problemas atingem os lotes J12A0534, J12A0535, J12A0599, J12B0083, J12B0087 do preservativo lubrificado promocional leve 8 pague 6. A identificação dos lotes pode ser encontrada no verso da embalagem.

Segundo a marca, o recolhimento é preventivo, pois se identificou um possível desvio de qualidade que pode tornar o produto impróprio para o uso.

"Caso algum produto destes lotes seja localizado, a Olla orienta os consumidores a não utilizá-lo, guardar sua embalagem e entrar em contato com o SAC, pelo telefone 0800 0126888 ou pelo e-mail atendimento@olla.com.br, para realizar a troca ou reembolso do produto, sem qualquer custo", diz comuicado.

As 624 mil camisinhas equivalem a 0,8% da produção anual da Hypermarcas, informa a empresa. Em dezembro, a concorrente Blowtex fez recall de 80 mil preservativos.

Fonte iG

Universitária morre em classe após esperar 40 minutos por socorro em SP

Angelina Pinto, de 28 anos, sofria de arritmia cardíaca e há um mês não tomava medicamentos por orientação médica; faculdade não tinha equipe médica de plantão

A estudante universitária Angelita Pinto, de 28 anos, aluna do 1º semestre do curso de Ciências Contábeis, teira agonizado por 42 minutos antes de morrer, sem receber socorro, à espera de uma equipe dos bombeiros, na noite de quinta-feira (23).

Ela morreu em uma das salas de aula da Faculdades Unidas Metropolitana (FMU), campus Itaim Bibi, na rua Iguatemi, zona sul da São Paulo. Eram 21h30 quando a jovem começou a passar mal. No momento em que os bombeiros chegaram, já era tarde.

A estudante, segundo parentes, sofria de arritmia cardíaca e há um mês não tomava medicamentos por orientação médica. O marido da universitária, José Carlos dos Santos, ao chegar à faculdade, foi informado que não havia médico e enfermeira naquele momento.

O caso foi registrado no 14º DP, de Pinheiros, pelo delegado Pedro Ivo, como morte suspeita e omissão de socorro, pois, segundo o delegado, a faculdade deveria ter realizado por meios próprios os primeiros socorros, o que não ocorreu.

Fonte iG

Dicas para uma boa noite de sono

Sono fragmentado aumenta risco de déficit cognitivo e demência

Estudo realizado com mulheres idosas mostra que aquelas com distúrbios do sono – como apneia obstrutiva do sono (AOS) – têm mais chances de desenvolver um comprometimento cognitivo do que aquelas que não têm. Os resultados foram publicados no periódico Journal of the American Geriatrics Society.

Para o estudo, os pesquisadores acompanharam um total de 298 mulheres, com idade média de 83 anos, por um período de cinco anos. Inicialmente todas foram submetidas à polissonografia (exame do sono) e aquelas que apresentaram AOS neste primeiro teste desenvolveram ao longo do período do estudo uma taxa maior de comprometimento cognitivo leve ou demência, quando comparadas com aquelas que não apresentaram (44,8% em comparação a 31,1%).

“Os distúrbios do sono são comuns nas pessoas mais velhas. Devido a alta prevalência de ambas condições, AOS e disfunção cognitiva, entre adultos mais velhos, a possibilidade de uma associação entre as duas condições, mesmo que modesta, acarreta um grande impacto na saúde pública”, diz Kristine Yaffe, uma das autoras do estudo.

“É importante lembrar que este é um estudo observacional, então nossos resultados não podem demonstrar uma ligação conclusiva causal entre distúrbios do sono e o déficit cognitivo. Precisamos de mais pesquisas para explicar como distúrbios do sono levam a este resultado e se as intervenções para melhorar o sono podem impedi-lo”, conclui Adam Spira, que também participou da pesquisa.

Fonte O que eu tenho

Estilo de vida sedentário deve ser encarado como problema de saúde, defende especialista

Em artigo publicado no periódico The Journal of Physiology, especialista defende que a inatividade física deva ser tratada como uma questão de saúde pública. Para ele, ao invés de medicamentos, a prática de exercícios poderia ser indicada no tratamento de diversas condições médicas.

Sabe-se que o estilo de vida sedentário é um dos fatores que pode levar à obesidade que, por sua vez, é fator de risco para uma série de doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta. E se a falta de exercícios fosse tratado como um problema de saúde? Para o fisiologista Michael Joyner, ela deveria ser.

“A inatividade física não afeta apenas a saúde de pacientes obesos, mas também pessoas de peso considerado normal, como pacientes imobilizados por longos períodos após ferimentos ou de cirurgias, e as mulheres em repouso prolongado durante a gravidez, entre outros”, diz Joyner. “A ausência prolongada de exercício pode fazer com que o corpo perca condicionado físico, além de gerar profundas mudanças estruturais e metabólicas: a frequência cardíaca pode aumentar excessivamente durante a atividade física, ossos e atrofia os músculos, diminuir a resistência física e declínio do volume sanguíneo”, completa.

Quando pessoas sem condicionamento tentam se exercitar, elas podem cansar rapidamente, sentir tonturas ou outros desconfortos e, então, desistir – o que apenas piora o problema. Para Joyner, aa autoridades deveriam alertar para os riscos da inatividade física, como fizeram com outras condições, como o tabagismo, por exemplo. Segundo o autor, diversas condições médicas crônicas estão associadas à baixa capacidade física, incluindo fibromialgia, síndrome da fadiga crônica e síndrome de taquicardia postural ortostática, ou POTS. A POTS é caracterizada por uma frequência que excede 120 batimentos por minuto quando, por exemplo, os pacientes sentados se levantam. A frequência cardíaca é alta, com palpitações, mas o volume de sangue bombeado a partir do coração a cada batida e o volume de sangue são baixos.

“Em um estudo realizado com pacientes com POTS, pesquisadores do Texas descobriram que três meses de exercícios podem reverter ou melhorar muitos dos sintomas. Este estudo é uma amostra de que os médicos deveriam considerar a prescrição de exercícios monitorados, mas geralmente estas condições são tratadas apenas com medicação.”

E para quem quer começar a se tornar mais ativo, Joyner recomenda que faça devagar e progressivamente. “Você não vai começar correndo uma maratona. Comece com metas alcançáveis. Não é necessário entrar em uma academia: incorpore gradativamente quanto mais atividade física for possível no seu dia a dia. Andar por 10 minutos três vezes por dia pode ser um caminho até que se atinja os 150 minutos semanais de atividade física moderada recomendados para os adultos”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Rastreabilidade: agora é a hora

Os profissionais da indústria farmacêutica que estarão envolvidos nos processos de rastreabilidade de medicamentos terão ótima oportunidade de discutir o tema e esclarecer possíveis dúvidas. A ISPE – Afiliada Brasil realizará nesta semana, dia 24 (sexta-feira), a primeira reunião do Comitê de Rastreabilidade. A ideia é a que além da discussão, o comitê possa ser uma fonte valiosa até mesmo para a Anvisa (Agência de Vigilância sanitária) a criar boas diretrizes para este tópico.

Para os leitores vale a informação que a lei 11.903 foi sancionada em 2009 e criou o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, o que obrigará que todo o medicamento tenha uma identificação única, algo como um RG de cada medicamento. O tema ganha ainda mais importância ao perceber a abrangência, pois envolve toda a cadeia de distribuição, passando pela produção até a venda ao consumidor.

Os resultados dos trabalhos gerados pelo comitê da ISPE – Afiliada Brasil serão publicados em artigos de revistas especializadas, treinamentos da ISPE e palestras e seminários. Por fim, creio que a ISPE seja a entidade mais indicada a ajudar o mercado e todos envolvidos têm esta grande oportunidade de se aprofundar no tema. Para participar, as informações estão também no site da ISPE: www.ispe.org.br

1ª. Reunião do Comitê de Rastreabilidade
Local: Sala de Reuniões – Rua Helena – 260 – 14º. Andar – Vila Olímpia – São Paulo – SP
Data: 24 de agosto
Horário: 15h às 17h

Fonte SaudeWeb

Drauzio Varella lança aplicativo para Primeiros Socorros

Qualicorp é a patrocinadora da ferramenta que permite encontrar rapidamente instruções para diversas situações de emergências

O médico Drauzio Varella lança aplicativo Primeiros Socorros para orientar os usuários sobre como proceder em casos de engasgamento, cortes, afogamentos, entre outras situações, até que o atendimento especializado seja realizado. A ferramenta, que contou com o patrocínio da administradora de benefícios Qualicorp, já está disponível para downloads em smartphones e tablets dos sistemas operacionais iOS e Android.

“Só no Brasil ocorrem um milhão de queimaduras por ano, dos quais 70% acontecem em casa. Já as quedas são responsáveis por quase um terço dos acidentes domésticos. Apenas no Estado de São Paulo uma pessoa morre a cada três dias em função disso”, afirma Varella. O médico destaca que a ideia de criar o aplicativo surgiu após produzir para a TV uma série de reportagens, entre abril e maio deste ano, sobre o assunto.

O aplicativo conta ainda com dois práticos botões – ao clicar “Emergência”, é realizada chamada direta para o 192 (SAMU). Já o botão “Quiz” testa os conhecimentos dos usuários em situações de emergência extrema.

Fonte SaudeWeb

Médicos Sem Froneiras mantêm hospital clandestino na Síria

Até o momento, foram realizadas mais de 300 intervenções cirúrgicas e os feridos continuam chegando

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) instalou um hospital fixo no norte da Síria, em uma zona controlada pelos rebeldes, anunciou nesta terça-feira (21) a ONG, que pediu que as partes envolvidas no conflito facilitem o acesso aos feridos.

De acordo com o diretor-geral da MSF, Filipe Ribeiro, a organização estabeleceu uma cooperação com uma associação de médicos sírios e há dois meses que o projeto se estabilizou.

Até o momento, foram realizadas mais de 300 intervenções cirúrgicas e os feridos continuam chegando. Nos últimos 12 meses, equipes da MSF entraram na Síria, mas apenas permaneceram no país rapidamente.

Fonte SaudeWeb

10 maneiras de identificar o presenteísmo na empresa

Por Gilberto Pavoni Junior | para revista FH

O presenteísmo não é um problema invisível. Suas causas e prejuízos estão na frente de gerentes e gestores de saúde corporativa. Identificá-los é primordial para a produtividade

01. Relógio – funcionários preocupam-se mais com as horas que faltam para acabar o expediente do que em suas atividades.

02. Reuniões improdutivas – dispersão demasiada e discussões internas exageradas nesses encontros.

03. Desânimo e falta de atenção geral – indicam que funcionários estão presentes, mas não 100% produtivos.

04. Desmotivação pontual – quando a equipe está coesa, mas há uma exceção, há presenteísmo a resolver.

05. Descuido na aparência – é variável e subjetivo, mas quando ocorre repentinamente pode ser sinal de depressão.

06. Males constantes – aumento do número de dores de cabeça, nas costas etc podem ser sinais de falta de qualidade de vida na empresa.

07. Trabalho acumulado – mesas e caixas de correio lotadas de pedidos e há pouca liberação.

08. Queda na produtividade – mesmo sem faltas, a equipe não rende o planejado.

09. Clima Organizacional ruim – pesquisas internas começam a apontar quedas incongruentes nos índices.

10. Estress alto – elevação anormal do índice de estresse vem seguida de muito presenteísmo.

Fonte SaudeWeb

10 maneiras de identificar o presenteísmo na empresa

Por Gilberto Pavoni Junior | para revista FH

O presenteísmo não é um problema invisível. Suas causas e prejuízos estão na frente de gerentes e gestores de saúde corporativa. Identificá-los é primordial para a produtividade

01. Relógio – funcionários preocupam-se mais com as horas que faltam para acabar o expediente do que em suas atividades.

02. Reuniões improdutivas – dispersão demasiada e discussões internas exageradas nesses encontros.

03. Desânimo e falta de atenção geral – indicam que funcionários estão presentes, mas não 100% produtivos.

04. Desmotivação pontual – quando a equipe está coesa, mas há uma exceção, há presenteísmo a resolver.

05. Descuido na aparência – é variável e subjetivo, mas quando ocorre repentinamente pode ser sinal de depressão.

06. Males constantes – aumento do número de dores de cabeça, nas costas etc podem ser sinais de falta de qualidade de vida na empresa.

07. Trabalho acumulado – mesas e caixas de correio lotadas de pedidos e há pouca liberação.

08. Queda na produtividade – mesmo sem faltas, a equipe não rende o planejado.

09. Clima Organizacional ruim – pesquisas internas começam a apontar quedas incongruentes nos índices.

10. Estress alto – elevação anormal do índice de estresse vem seguida de muito presenteísmo.

Fonte SaudeWeb

“Governo falha com Farmácia Popular”

Por Gil Meizler

"Com o programa, o governo não se preocupa com a logística, não tem nenhuma surpresa com ineficiência no sistema, como dificuldades de licitação ou atrasos na entrega", diz especialista em artigo

No sentido diametralmente oposto ao esperado pela maciça parcela da sociedade, o Governo Federal pagou até 163 vezes mais do que municípios desembolsam pelos medicamentos que são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde de todo o país. Um mapeamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, com base em dados de um banco público de compras, mostra que o Ministério da Saúde pagou mais por 17 dos 21 itens analisados. A diferença entre o que saiu do caixa do governo e o menor preço encontrado no mercado, em compras feitas este ano no programa, é R$ 504, 5 milhões.

Não é demais lembrar, que o Programa Aqui tem Farmácia Popular foi criado pelo Ministério da Saúde, em 2006, com o propósito de ampliar o acesso aos medicamentos para algumas doenças, dentre as quais hipertensão e diabetes.

Ocorre que não bastasse a diferença apontada no levantamento citado, diversos medicamentos encontrados no Farmácia Popular são de igual modo encontrados para distribuição gratuita nos serviços públicos de saúde. O que significa dizer que em virtude de falhas de comunicação entre os setores e esferas governamentais dois programas desembolsam quantias diferentes para comprar o mesmo produto.

Frente a tais fatos surge uma necessária indagação: em ordem a melhorar a qualidade da saúde e facilitar o acesso seria ao menos interessante fazer ajustes pontuais nos mecanismos de controle de pagamentos e de reembolsos feitos pelo governo?

De certa forma se antecipando a essa discussão, o vice-presidente da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Álvaro Silveira Júnior, disse que “Com o programa, o governo não se preocupa com a logística, não tem nenhuma surpresa com ineficiência no sistema, como dificuldades de licitação ou atrasos na entrega”. Talvez fosse o caso de trazer à tona as inúmeras e gritantes falhas na gestão do PAC da saúde que por terem sido acobertadas pelo governo de igual forma geraram prejuízos ao erário.

* Gil Meizler é especialista em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo (USP), membro da comissão de Direito Sanitário da OAB/SP e professor convidado de Direito Sanitário da FAAP

Fonte SaudeWeb

Moinhos de Vento investe novos equipamentos de radioterapia

Radioterapia Guiada por Imagem garante mais precisão e segurança no tratamento do câncer

A Unidade de Radioterapia e Radiocirurgia do Hospital Moinhos de Vento anuncia aquisição de novos equipamentos que permitem realizar o IGRT (Radioterapia Guiada por Imagem, na sigla em inglês) para pacientes do Centro de Oncologia, o que possibilita um tratamento mais personalizado.

A Radioterapia Guiada por Imagem garante que a dose de irradiação ocorra apenas no local desejado, pois permite reconhecer mudanças dinâmicas na posição e anatomia do paciente que ocorrem ao longo do tratamento. São imagens em duas ou em três dimensões e é possível detectar mudanças anatômicas causadas por perda ou ganhos de peso, entre outras alterações, aumentando a precisão da dose de irradiação e assegurando que o que foi planejado está sendo executado diariamente.

Com isto, em muitas situações é possível reduzir a margem usualmente empregada, reduzindo a dose no tecido normal exposto à irradiação e, consequentemente, podendo diminuir os efeitos colaterais de maneira significativa.

O IGRT também possibilita levar as vantagens do IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada) para a prática clínica, obtendo resultados mais significativos e seguros. Pela maior precisão, é possível, em situações específicas, realizar um aumento da dose terapêutica, buscando um maior controle da doença e também uma diminuição de dose em órgãos vizinhos ao tumor, permitindo uma melhor tolerância ao tratamento e diminuição de efeitos colaterais.

Fonte SsudeWeb

Médicos paulistas vão parar no dia 06 setembro

Além do reajuste dos valores das consultas e procedimentos, os médicos pedem a regularização dos contratos firmados com operadoras

Os médicos do Estado de São Paulo suspenderão, por 24 horas, em 6 de setembro, o atendimento eletivo aos usuários de planos de saúde, em protesto contra as operadoras que, segundo eles, não apresentaram propostas adequadas de reajuste de honorários e dos valores pagos pelos procedimentos.

Os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos aos pacientes. Na véspera, em 5 de setembro, os profissionais farão uma passeata na Capital, que sairá da sede da Associação Paulista de Medicina (APM) seguindo até a Câmara Municipal de São Paulo.

Além do reajuste dos valores das consultas e procedimentos, os médicos pedem a regularização dos contratos firmados com operadoras – com a inclusão de cláusula de reajuste periódico, entre outros. Em nota, eles reivindicam também “fim da intervenção na relação entre médico e paciente, da pressão para reduzir exames, internações e para antecipar altas”.

Fonte: Cremesp

Por SaudeWeb

Teste detecta 18 tipos de vírus respiratórios, inclusive H1N1

Sistema desenvolvido pela francesa bioMérieux dá o resultado em 8 horas, superando os testes convencionais que levam até 24 horas. Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar

A empresa francesa de diagnóstico in vitro bioMérieux traz ao Brasil um sistema, batizado de CLART® PneumoVir, que detecta, em até oito horas, 18 tipos de vírus respiratórios distintos, inclusive o Influenza A H1N1, agente causador da pandemia de gripe suína no País em 2009. O produto já foi aprovado pela Anvisa.

De acordo com a companhia, o teste detecta ainda infecções múltiplas, ocasionadas pela combinação de dois ou mais vírus detectados.

O método utiliza para análise a secreção nasofaríngea e o resultado é obtido por meio do equipamento CAR Reader, que utiliza a metodologia molecular de Microarray, contando com controles internos que evitam resultados falso positivos. A companhia atribui ao equipamento a precisão dos resultados em 100%.

“Esse tipo de teste abrange também os vírus ‘emergentes’, chamados assim porque há novos vírus que surgem a cada temporada e exigem que os laboratórios atualizem suas tecnologias frequentemente”, afirma a especialista de produtos da bioMérieux, Mariana Vitule.

Tradicional no mercado
Os testes convencionais, disponíveis no País, utilizam o método de diagnóstico por meio de imunofluorescência, em que para visualização dos antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizam-se corantes fluorescentes. “Nesta técnica são necessárias pelo menos duas horas para detectar se há ou não o vírus, e até 24 horas para investigar qual vírus, sendo que este teste detecta até 6 tipos de vírus diferentes, sem os diferenciar, sendo dependente de análises visuais”, afirma, em nota, a bioMérieux.

Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar, sobretudo entre crianças, idosos e pessoas que apresentam baixa imunidade (imunossuprimidos) ou doenças de base.

Além de sua capacidade de causar doenças, os vírus respiratórios apresentam tempo de incubação relativamente curto (de um a quatro dias no caso do Influenza) e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo contato direto ou por gotas de saliva.

Pacientes infectados por vírus diferentes podem desenvolver uma série de sintomas comuns, sendo o diagnóstico laboratorial determinante para a aplicação da terapia correta, o que evita o uso indiscriminado de antibióticos, que leva à criação de organismos multirresistentes a medicamentos, e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação.

Fonte SaudeWeb

Unimed apoia dez atletas da delegação brasileira nas Paraolimpíadas 2012

Patrocínio envolve também a construção do Centro de Treinamento Superar, no Rio de Janeiro, o primeiro da América Latina 100% adaptado aos atletas

As Olimpíadas terminaram, mas Londres continuará sendo o centro mundial dos esportes olímpicos. A capital inglesa segue no papel de anfitriã ao receber os Jogos Paralímpicos, que acontecerão de 29 de agosto a 09 de setembro. A participação de 10 atletas patrocinados pela Unimed reforça o compromisso da cooperativa com a Responsabilidade Social.

Dos 318 componentes da delegação brasileira, 182 são atletas e 34 deles fazem parte do Instituto Superar, entidade sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento da pessoa com deficiência física por meio do esporte. Destes 34, 10 são atletas que contam com o apoio do Sistema Unimed devido à parceria da Unimed do Brasil, Central Nacional Unimed e Seguros Unimed com o Instituto Superar. Os nadadores Phelipe Rodrigues, Caio Amorim e Susana Schnarndof, os velocistas Tito Sena, Lucas Prado, Justino Barbosa (guia), Laércio Martins (guia), Marivana Oliveira e Jonathan Santos, e o jogador de futebol de 7, Vanderson Alves da Silva, já estão em solo britânico para ambientação e pretendem apresentar desempenho superior aos Jogos de Pequim, quando o Brasil trouxe 43 medalhas, sendo 16 de ouro, colocando o país na 9ª posição do ranking geral.

Para o vice-presidente da Unimed do Brasil, Luiz Carlos Misurelli Palmquist, o apoio ao esporte faz parte das iniciativas de Interesse Pela Comunidade, um dos princípios do cooperativismo, modelo de gestão adotado pelo Sistema Unimed. “Nosso apoio aos atletas vão desde a oferta de planos de saúde, patrocínio de avaliações e exames, até a disponibilização de bolsa-auxílio”, conta. Segundo ele, os Jogos Paralímpicos têm alta relevância social. “Estes atletas são exemplos de superação para todos que veem a deficiência como um limitador e eventos voltados a eles são uma forma saudável de incentivar a inclusão social”, acredita o vice-presidente.

“O patrocínio a eventos esportivos já é tradição na Seguros Unimed e apoiamos iniciativas em diversas modalidades. Essa presença reforça nosso trabalho em cuidar de pessoas e promover a qualidade de vida. Os atletas Unimed/Superar que estão indo para Londres são a parte mais visível desta causa,”afirma Rafael Moliterno Neto, presidente da Seguros Unimed.

"Os atletas paralímpicos orgulham os brasileiros, por sua dedicação, competência e capacidade de superação. Os esforços deles serão recompensados com medalhas, a torcida e o aplauso de todos nós. Para a marca, este patrocínio reforça um dos princípios do cooperativismo, o interesse pela comunidade, e está totalmente alinhado à saúde e à qualidade de vida", afirma Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.

A parceria do Sistema Unimed com o Instituto Superar completará 10 anos em 2013 e envolve, não apenas benefícios aos competidores, mas também o investimento na construção do Centro de Treinamento Superar, no Rio de Janeiro (RJ). Com 23.000 m2, o CT atenderá 15 modalidades e será o primeiro da América Latina 100% adaptado aos atletas.

Vôlei sentado, esgrima em cadeira de rodas, atletismo, natação, ciclismo, halterofilismo, judô, remo e futebol de 5 (para deficientes visuais) são algumas das 15 modalidades que compõem as disputas dos Jogos Paralímpicos Londres 2012.

Sobre a Unimed do Brasil
Líder em planos de saúde no Brasil, o Sistema Unimed atende mais de 18 milhões de clientes, o que representa 37% do mercado nacional. As 368 cooperativas atuam em 83% do território nacional e reúnem mais de 110 mil médicos, o que equivale a um terço do total de profissionais ativos. Com uma rede própria de 101 hospitais, 159 prontos socorros e 103 laboratórios, a Unimed do Brasil gera mais de 62 mil empregos diretos. Preocupada com o desenvolvimento sustentável de seu sistema, a organização investiu R$ 1,150 bilhão em responsabilidade social em 2010.

Sobre a Seguros Unimed:
A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado por 371 cooperativas, 111 mil médicos cooperados e 18 milhões de clientes em todo o Brasil. Com matriz em São Paulo e 25 escritórios regionais estrategicamente distribuídos pelo país, a empresa visa a expandir os seus negócios e atender as necessidades do mercado em geral por meio da melhoria contínua de seus processos, da valorização de seus colaboradores e do compromisso com os clientes. Com 8,6 milhões de clientes e 33 produtos nos segmentos de Vida, Previdência e Saúde, a seguradora está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, a 13ª em Vida e a 14ª em Previdência Privada.

Sobre a Central Nacional Unimed
A Central Nacional Unimed, a operadora Nacional dos Planos de Saúde Empresariais Unimed, fechou 2011 com um faturamento de R$ 1,5 bilhão. Hoje tem mais de um 1,2 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões brasileiras. Garantir a competitividade do Sistema Unimed diante das exigências do mercado e da legislação foi o principal motivo da criação da Central Nacional Unimed em 1998.

Fonte Assessoria de Imprensa

Nanopartícula restaura fluxo de sangue no cérebro em poucos minutos

Pesquisa pode melhorar atendimento de emergência a vítimas de danos cerebrais traumáticos causados por derrame

Cientistas da Rice University, nos EUA, desenvolveram uma nanopartícula capaz de restaurar o fluxo sanguíneo no cérebro comprometido após lesões.

A pesquisa pode melhorar o atendimento de emergência a vítimas de danos cerebrais traumáticos.

Em estudos com animais, os pesquisadores descobriram que injeções de grupos de carbono hidrofílico combinado com polietileno glicol (PEG-HCC) durante o tratamento inicial após uma lesão ajudou a restaurar o equilíbrio do sistema vascular do cérebro.

Quando ocorre uma lesão traumática do cérebro, as células liberam uma quantidade excessiva de uma espécie reativa de oxigênio (ROS) conhecida como superóxido (SO) para o sangue. Superóxidos são radicais livres tóxicos que o sistema imunitário normalmente usa para matar os microorganismos invasores. Organismos saudáveis equilibram SO com superóxido dismutase (SOD), uma enzima neutralizante. Mas mesmo trauma cerebral leve pode liberar superóxidos em níveis que sobrecarregam as defesas naturais do cérebro.

"Superóxido é o mais deletério das espécies reativas de oxigênio, já que é o progenitor de muitos dos outros. Se você não lidar com isso, ele forma peroxinitrito e peróxido de hidrogênio. SO é o precursor de muitos problemas de saúde", observa o coautor James Tour.

SO afeta o mecanismo auto regulador que controla o sistema de circulação sensível no cérebro. Normalmente, os vasos se dilatam quando a pressão arterial é baixa e se contraem quando a alta para manter um equilíbrio, mas a falta de regulamentação pode levar a danos cerebrais além do que pode ter sido causado pelo trauma inicial.

Nos testes, os pesquisadores descobriram que as nanopartículas com PEG-HCC imediatamente eliminou a atividade do superóxido e permitiu que o sistema auto regulador recuperasse rapidamente seu equilíbrio.

Segundo Tour, moléculas ROS se combinam facilmente com PEG-HCCs, gerando uma extinção radical da molécula prejudicial. "Enquanto uma enzima SOD pode alterar apenas uma molécula de superóxido de cada vez, um único PEG HCC pode extinguir centenas ou milhares de superóxidos", explica o pesquisador.

"Esta é uma das descobertas mais notáveis e eficazes que já vimos. Literalmente em poucos minutos após injetar a nanopartícula, o fluxo sanguíneo cerebral está de volta ao normal, e nós podemos mantê-lo assim com apenas uma injeção simples. No fim, temos normalizados os radicais livres, preservando o óxido nítrico, essencial para a auto regulação", explicam os autores.

A equipe destaca que as nanopartículas como estão sendo testadas não apresentaram sinais de toxicidade, mas ressaltam que novos testes são necessários para comprovar a eficácia da técnica.

Segundo os pesquisadores, a descoberta tem implicações para vítimas de derrame, bem como pacientes de transplante de órgãos.

Fonte isaude.net

Universidade mineira tem projetos da área da saúde aprovados no Idea to Product

Competição inspira estudantes da América Latina a desenvolverem plano de comercialização para novas tecnologias

Dos quatro produtos criados por estudantes e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na Zona da Mata Mineira, aprovados para a final da competição internacional Idea to Product - América Latina, dois são da área da saúde: o NanoCore e o NanoBee.

A quinta edição da competição entre empreendedores acontece nos dias 30 e 31 de Agosto e 1º de setembro, na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Evento busca inspirar o espírito inovador nos estudantes de países latino-americanos, onde os participantes desenvolvem um plano de comercialização da tecnologia desenvolvida para confirmar o potencial de mercado de um novo produto inovador e competitivo.

Dentre os produtos, o NanoCore se destaca pelo fato de ser um sensor que pode ser acoplado a dispositivos portáteis e não invasivos, criado para monitorar quadros de insuficiência cardíaca por meio da determinação quantitativa de um biomarcador recentemente identificado para estes quadros.

Já o NanoBeeVital é um insumo farmacêutico ativo e nanoestruturado, podendo ter seu tamanho e características superficiais controlados, de acordo com o objetivo desejado. O processo de nanoestruturação, isento de resíduos de solventes químicos, é único no cenário atual e não só potencializa as aplicações biológicas tradicionais do ativo.

Dadas as aplicações, o NanoBeeVital representa um insumo de alto valor agregado para o setor apícola e uma possibilidade de ampliação de seu portifólio de clientes (indústrias alimentícia, cosmética e farmacêuticas veterinária e humana), os quais poderão colocar novos produtos no mercado. Além de estudantes das universidades federais de Juiz de Fora, colaboraram alunos das universidades de Ouro Preto e Lavras no desenvolvimento do produto.

Fonte isaude.net

Teste que rastreia movimento dos olhos permite diagnóstico precoce do Alzheimer

Pesquisa revela que pessoas com a doença neurológica têm dificuldade em acompanhar certos movimentos de um ponto de luz

Cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, desenvolveram um teste simples de rastreamento dos olhos que possibilita o diagnóstico precoce do Alzheimer.

A pesquisa revela que as pessoas com a doença neurológica têm dificuldade em um determinado tipo de teste de rastreamento do olhar.

A equipe, liderada por Trevor Crawford, avaliou 18 pacientes com doença de Alzheimer, 25 pacientes com doença de Parkinson, 17 jovens saudáveis e 18 idosos saudáveis foram convidados a acompanhar os movimentos de um ponto de luz em um monitor de computador. Em alguns casos, eles foram instruídos a olhar para o sentido oposto, afastando-se da luz.

Segundo os pesquisadores, medidas detalhadas do rastreamento ocular dos grupos mostraram contrastes nos resultados entre s participantes doentes e aqueles saudáveis.

Pacientes com Alzheimer cometeram mais erros quando tinham que olhar para longe da luz e não puderam corrigir esses erros, apesar de responderem de forma normal quando tinham que acompanhar o movimento da luz.

Os resultados mostraram que esses erros não corrigidos foram 10 vezes mais frequentes em pacientes com Alzheimer em comparação com os grupos controle.

"O diagnóstico da doença de Alzheimer é atualmente muito dependente dos resultados de uma série de testes neuropsicológicos extensos. No entanto, pacientes com demência muitas vezes têm dificuldade em completar esses testes, devido a uma falta de compreensão clara", afirma Crawford.

Ao longo dos últimos dez anos, pesquisadores têm tentado desenvolver uma abordagem alternativa baseada no controle dos olhos pelo cérebro para investigar habilidades cognitivas, tais como a inibição de atenção, cognição e memória.

"Agora encontramos fortes evidências de que a dificuldade em perceber e corrigir os erros provavelmente foi causada por um problema nas redes de memória do cérebro que nos permite armazenar a posição espacial dos objetos no ambiente. O teste de rastreamento de luz pode desempenhar um papel vital no diagnóstico precoce da doença", conclui o pesquisador.

Fonte isaude.net

Bebida à base de amora pode ser medicamento natural contra diabetes

Pesquisa pode levar a um composto de frutas capaz de auxiliar pessoas com a doença a reduzir os índices de açúcar no sangue

Cientistas da University of Illinois, nos EUA, descobriram que vinhos feitos à base de amora e mirtilo contêm compostos que inibem a função de enzimas responsáveis pela absorção de carboidratos.

A pesquisa pode dar origem a uma alternativa saborosa para auxiliar pessoas com diabetes a reduzir os índices de açúcar no sangue.

A pesquisadora Michelle Johnson e seus colegas compararam os efeitos "anti-carboidratos" das duas enzimas, alfa-amilase e alfa-glucosidase, com o medicamento acarbose, no tratamento do diabetes.

Os resultados mostraram que a enzima alfa-amilase foi inibida em 91,8%, enquanto a alfa-glucosidase chegou a 103,2%, mais do que o dobro do medicamento.

O efeito da degradação das enzimas foi documentado tanto para o vinho a temperatura ambiente, quanto gelado (4ºC).

"Estamos pensando no desenvolvimento de uma bebida de frutas fermentada que otimize a inibição das enzimas alfa-amilase e alfa-glucosidase, e também aproveite outros componentes bioativos saudáveis do vinho", afirma a pesquisadora Elvira de Mejia.

O próximo passo da pesquisa é tentar eliminar o álcool gerado durante a fermentação das frutas, sem degradar as outras substâncias, de forma a produzir uma bebida de sabor agradável e realmente saudável.

Fonte isaude.net

Programa reduz incontinência urinária de grávidas durante a gestação

Problema acomete cerca de 50% das mulheres durante a gravidez; método de acompanhamento melhora autocontrole de gestantes

Pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , em Campinas (SP), aponta que grávidas que participaram do Programa de Preparo para o Parto (PPP) tiveram menor risco de desenvolver incontinência urinária na gestação, problema que acomete cerca de 50% das mulheres durante a gravidez, quando comparadas às gestantes que não aderiram à iniciativa. Dados do programa mostram que são várias as ações que podem diminuir a ansiedade e prevenir a dor durante o trabalho de parto.

Durante o levantamento, as participantes relataram maior autocontrole e, consequentemente, maior satisfação com a experiência do parto. Para a fisioterapeuta Maria Amélia Miquelutti Spilla, que avaliou em sua tese de doutorado a efetividade do programa, os resultados superaram as expectativas. As intervenções fizeram com que as gestantes realizassem mais exercícios físicos durante a gravidez, com atividades amplamente recomendadas para prevenir algumas morbidades. Ela destaca que a literatura mostra uma tendência à diminuição de exercícios nesta fase ainda que este tipo de atividade seja indicado por especialistas do mundo inteiro para que se tenha uma gravidez saudável e com maior autonomia no trabalho de parto, sempre com o objetivo de prevenir desconfortos físicos e combater os altos níveis de ansiedade.

O programa foi desenhado para que pudesse ser incorporado na rede pública de saúde, como uma ação de melhoria na atenção à saúde da gestante, já que, em geral, as queixas das mulheres são recorrentes e, muitas vezes, subestimadas pelos médicos.


Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Humor: Lei anti-tabagismo

Concurso Prefeitura de Granito - PE

Com a finalidade de preencher 83 vagas, a Prefeitura de Granito, cidade localizada a 522 km de Recife, no Pernambuco, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 8.000,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 3% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de Vigilância Sanitária, Agrônomo, Assistente Social, Analista Ambiental, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Administrativos, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Enfermeiro, Gari, Médico, Veterinário, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Pedreiro, Professor, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico Ambientalista, Técnico em Enfermagem, entre outros.

Inscrição

As inscrições estão sendo realizadas de 20 de agosto a 19 de setembro de 2012, através do site: www.asconprev.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 95,00 para os cargos de nível superior, R$ 76,00 para os cargos de nível médio e técnico e R$ 45,00 nível fundamental.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 04 de novembro de 2012, com a confirmação de datas e horários através da emissão do Cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar será disponibilizado ao longo do primeiro dia útil após a realização do concurso, no site www.asconprev.com.br.
 
Todos os candidatos concorrentes às vagas de magistério deverão entregar cópia dos documentos, a serem considerados para a avaliação de títulos, após a divulgação do resultado oficial da prova escrita, no sindicato dos servidores do município de Granito, nos dias 13, 14 e 16 de novembro de 2012.
 
A prova prática está prevista para 18 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 16 de novembro de 2012, por meio do site www.asconprev.com.br, bem como no átrio da Prefeitura de Granito.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contados a partir da data de homologação do concurso.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pérola D'Oeste - PR

Em Pérola d'Oeste, Estado do Paraná, a prefeitura liberou o edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público visando o preenchimento de 127 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 622,00 e R$ 5.275,27, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
Serão destinadas aos portadores de deficiência 5% do total de vagas.
 
Cargos
Advogado, Engenheiro Civil, Técnico Administrativo, Técnico em Contabilidade, Auxiliar de Tributação, Operador de Maquinas, Motorista, Agente de Serviços Operacionais, Professor, Nutricionista, Motorista, Técnico em Desporto, Agente de Serviços Gerais e Alimentação, Médico, Cirurgião Dentista, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Farmacêutico Bioquímico, Enfermeiro, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Psicólogo, Agente de Serviços de Saúde, Veterinário e Assistente Social.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.saber.srv.br, solicitada no período de 00h00 horas de 21 de agosto até às 23h59min do dia 20 de setembro de 2012.
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio e professor: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 14 de outubro de 2012, em local a ser divulgado no edital de homologação das inscrições.
 
A prova prática será aplicada aos cargos de Operador de Máquinas, provavelmente no dia 27 de outubro de 2012, em local e horário a ser publicado no edital de divulgação das notas da prova escrita.
A prova de títulos está prevista para ser realizada no dia 27 de outubro de 2012, em horário e local a ser publicado no edital de divulgação das notas.
 
Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Piedade de Ponte Nova - MG

A Prefeitura de Piedade de Ponte Nova, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 01/2012 de concurso público para provimento de 53 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será organizado pela empresa Tendência Assessoria e Consultoria LTDA.

Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 3.423,65 em carga horária variada de 22, 40 e 44h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de auxiliar de cantina e limpeza pública, vigia, tratorista I, atendente, educador social - peti, dentista I, médico ginecologista e médico ginecologista.

Inscrições e Taxas
As inscrições presencias serão realizadas na Sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, Situada à Praça Dr. José Pinto Vieira, 36 - Centro - Piedade de Ponte Nova, no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012.

Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.tendenciaconcursos.com.br, solicitada no período de 15 de outubro a 14 de novembro de 2012, (horário oficial de Brasília/DF). As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 150,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Piedade de Ponte Nova, nos demais órgão públicos do município e disponíveis no site: www.tendenciaconcursos.com.br, a partir dos dias 05 de dezembro de 2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

As provas objetivas de múltipla escolha e práticas serão realizadas no município de Piedade de Ponte Nova, provavelmente, no dia 09 de dezembro de 2012. O gabarito será divulgado na data prevista de 10 de dezembro de 2012, às 15:00hrs. O certame terá validade de 02 anos prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

FUNCRAF - SP abre processo seletivo

A Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Craniofaciais - FUNCRAF, no Estado de São Paulo, publicou editais n°s 017 e 018/2012 de processo seletivo com o objetivo de contratar um Auxiliar de Laboratório - Prótese Auditiva/Aparelho Ortodôntico e um Auxiliar Odontológico para integrar seu quadro de servidores.
 
As oportunidades são para profissionais com nível técnico/médio da Unidade de São Bernardo do Campo, com jornadas de trabalho previstas em 40 horas semanais e remuneração de R$ 1.199,14 e R$ 1.357,09, conforme o cargo.
 
As inscrições podem ser efetuadas até 29 de agosto de 2012, na unidade para a qual são destinadas as vagas (avenida Senador Flaquer, nº. 130, Vila Euclides, São Bernardo do Campo) das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. A taxa é de R$ 30,00 para os dois cargos.
 
Todos os participantes serão avaliados por meio de análise curricular e entrevista, mas apenas os concorrentes ao cargo de Auxiliar de Laboratório passarão por prova escrita no dia 31 de agosto de 2012, às 9h no próprio local.
 
O resultado final do processo seletivo será divulgado no site www.funcraf.org.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano a contar da data de divulgação do resultado final, podendo, a critério da FUNCRAF, ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo da Prefeitura de Presidente Prudente - SP

Prefeitura de Presidente Prudente, Estado de São Paulo, através da empresa Om Consultoria, publicou edital n° 06/2012 de processo seletivo para contratação de médico plantonista socorrista. São ofertadas 18 vagas, sendo reservada 01 vaga para pessoa com deficiência, com salário de R$ 1.762,56 por plantão de 24 horas.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pela internet, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59seg do dia 02 de setembro de 2012, horário de Brasília. A taxa será de R$ 30,00.
 
A prova será realizada provavelmente no dia 09 de setembro de 2012, em horário e local a serem divulgados pela imprensa oficial do município e no site www.omconsultoria.com.br. O gabarito e o resultado final, serão divulgados pela imprensa oficial do município e nos sites www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria.
 
O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Processo seletivo da Prefeitura de Passos - MG

A Prefeitura de Passos, Estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou edital de Processo Seletivo Simplificado com vistas à contratação de Médico Clínico Geral (Plantonista), pelo Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). O salário será de R$ 56,53 por hora.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de agosto de 2012, no horário de 12:00 as 17:00 horas, no serviço de Protocolo, no Paço Municipal, localizado na Praça Geraldo da Silva Maia nº 175, Centro, em Passos - Minas Gerais. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo constará Análise/Avaliação de Títulos.
 
O prazo de validade do certame será de 02 anos a contar da publicação do Edital de homologação do resultado final.

UFV (MG) abre processo seletivo

A Universidade Federal de Viçosa (UFV), Minas Gerais, publicou edital para o processo seletivo N° 114/2012, destinado ao provimento de 01 vaga docente para a área de Pediatria.
 
A oportunidade é para o cargo de Professor Temporário e o local de trabalho será o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB), com jornada de trabalho prevista em 20 horas semanais e remuneração de R$ 1.652,20.
 
Para participar do certame basta que o interessado possua, no mínimo, graduação em Medicina e especialização na área e que se inscreva até o dia 05 de setembro de 2012, na secretaria da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) ou em um dos escritórios da reitoria, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A taxa de participação é de R$ 24,64.
 
Locais para inscrição:
CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134;

Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233;

Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 e (61) 3328-4128.
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano, prorrogável por igual período.

Concurso CAISM Água Funda – SP

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital nº 008/2012 de concurso público para o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda. O concurso objetiva a contratação de 02 médicos com formação na área de clínica médica.
 
A remuneração inicial é correspondente ao salário de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade de até R$ 704,88. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais.
 
O candidato com deficiência concorrerá aos cargos existentes ou aos que vierem a surgir durante o prazo de validade do concurso, que é de dois anos, sendo reservado o percentual de 5% das vagas.
 
Inscrição
O candidato poderá retirar a ficha de inscrição disponível pelo site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-deinscricoes/candidato/ficha-de-inscricao ou na unidade detentora do certame.
 
As inscrições, que custam R$ 60,85, serão recebidas no período de 23 de agosto a 06 de setembro de 2012, das 10:00 às 16:00 horas, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos, na unidade detentora do certame, situada à Av. Miguel Stéfano, nº 3030 - Água Funda - São Paulo/SP.
 
Provas
A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 16 de setembro de 2012, em local e horário que serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
As informações sobre local, data, horário e demais especificações para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados, serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após o resultado da prova.

Concurso CRF - GO

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás divulgou resumo do edital Nº. 01/2012 para realização de concurso publico. O objetivo do certame é preencher várias vagas de nível médio e superior, com remuneração de até R$ 4.987,00.
 
As inscrições serão realizadas das 10:00 do dia 24 de agosto até às 23:59 do dia 15 de outubro de 2012, através do site www.quadrix.org.br.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do comprovante definitivo de inscrição, a partir do dia 30 de outubro de 2012.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012, no site www.quadrix.org.br.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Divisa Alegre - MG

A Prefeitura de Divisa Alegre, Estado de Minas Gerais, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas e títulos, destinado ao provimento efetivo de 48 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 4.366,75 em carga horária variada entre 20, 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente de Tributos, Assistente Administrativo, Assistente Social, Assistente Técnico, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Enfermeiro, Médico Plantonista, Motorista, Nutricionista, Operário, Pedreiro, Pintor, Professor Educação Básica II, Recepcionista, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, no Salão da Prefeitura Municipal de Divisa Alegre Endereço: Rua Alfredo Luiz Bahia, nº 4, Centro, Divisa Alegre - MG, ou pela internet no site : www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas, Gabaritos e Validade
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados no dia 26 de novembro de 2012, através do site www.agoraconsultoria.srv.br. O gabarito será divulgado no dia 02 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Prefeitura de Juiz de Fora - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais, lançou edital N°. 174/2012 para realização de processo seletivo. A seleção destina-se ao preenchimento de várias vagas para Médico I Saúde da Família e Comunidade. O salário é de R$ 7.866,46, com carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas somente pela internet, no site oficial da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br, até o dia 28 de agosto de 2012.

Os candidatos após realizarem suas inscrições pela internet terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição nos dias 30 e 31 de agosto de 2012, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar, no horário de 8:00 as 11:00 e de 14:00 as 16:00 horas.

O resultado referente a este processo seletivo será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br e afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura de Juiz de Fora, à Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora - MG.

O prazo de validade do certame é de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vale Verde - RS

A Prefeitura de Vale Verde, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Sul, extrato do edital Nº. 002/2012 para realização de processo seletivo visando preencher várias vagas para os cargos de:
 
 Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Almoxarife e Patrimônio, Arquiteto, Contador, Fiscal Ambiental de Obras e de Posturas, Auxiliar de Manutenção e Limpeza, Operador de Máquina, Motorista, Pedreiro, Agente Comunitário de Saúde Micro Área VIII, Enfermeiro, Enfermeiro I, Inseminador, Médico, Médico da Família, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem I, Monitor de Cheche, Professor de Educação Física, Professor de Matemática, Professor de Informática, Professor de Música, Professor de Educação Especial (Atendimento Educacional Especializado), Professor de Educação Infantil e Professor de Artes.
 
Os interessados deverão se inscrever entre 24 de agosto e 05 de setembro de 2012, através do site www.premierconcursos.com.br.

Concurso UFCSPA - Porto Alegre RS

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicou edital de concurso público com 07 vagas para Professores nos Departamentos de Ciências Básicas da Saúde, Fisioterapia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Enfermagem.
 
A remuneração inicial bruta para o cargo de Professor Assistente em regime de 40 horas é de R$ 3.137,18 e para Adjunto em jornada semanal de 20 horas é de R$ 2.619,03 e em carga de 40 horas semanais é de R$ 4.472,00.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 6 de setembro de 2012, no Protocolo da UFCSPA, localizado na rua Sarmento Leite, nº. 245, centro, Porto Alegre, das 9h às 17h.
 
A taxa de inscrição para o cargo de professor Assistente em regime de 40 horas é R$ 85,00, para o cargo de professor Adjunto em regime de 20 horas é R$ 70,00 e em regime de 40 horas é R$ 120,00.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de provas escrita, didática, defesa da produção intelectual, prova prática e, a critério do departamento, exame de títulos. As avaliações serão realizadas a partir do dia 22 de setembro de 2012.
 
A prova didática será uma aula ministrada pelo candidato perante banca examinadora e a defesa da produção intelectual consistirá em exposição oral sobre os pontos relevantes da trajetória profissional do candidato e apresentação de um projeto de ensino, pesquisa ou de extensão. O resultado da solicitação será divulgado no dia 31 de agosto de 2012.
 
O concurso terá a validade de 01 ano, renovável por mais um ano, a critério da UFCSPA.

SES - DF lança edital para contratação de médicos

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal divulgou através do Diário Oficial do Distrito Federal edital nº. 34, de 23 de agosto de 2012, para realização de concurso público. São ofertadas 816 vagas para a carreira Médica do quadro de pessoal de nível superior do Distrito Federal, além de formação de cadastro-reserva. O salário é de até R$ 3.949,22, para o cumprimento de jornada semanal de 20 horas.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, serão realizadas do dia 30 de agosto a 17 de setembro de 2012, na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF, das 10:00 às 17:00 horas ou no endereço eletrônico www.universa.org.br.
 
A prova objetiva está agendada para 21 de outubro de 2012, em locais e os horários que serão divulgados no endereço eletrônico www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, a partir do dia 2 de outubro de 2012.
 
O gabarito oficial preliminar será disponibilizado no primeiro dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.
 
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, por conveniência administrativa.

Concurso Hospital Infantil Cândido Fontoura - SP

O Hospital Infantil Cândido Fontoura, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou edital de concurso público para ocupar 09 novas vagas na classe de Técnico de Enfermagem.

O vencimento inicial da classe é de R$ 1.028,74, além de outros benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente e de Prêmio Incentivo no valor de até R$ 306,00, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

As inscrições serão recebidas no período de 3 a 5 de setembro de 2012, das 11h às 16h, no Hospital Infantil Cândido Fontoura, na unidade detentora do certame, sito à Rua Siqueira Bueno, nº. 1757, Água Rasa, São Paulo-SP.

O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 40,57.

A prova será realizada na cidade de São Paulo, com data prevista para o dia 30 de setembro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.

O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Prefeitura de Cachoeirinha (RS) abre vagas

A Prefeitura de Cachoeirinha, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa FUNDATEC, pulicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 20 cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde - ESF, que exige o nível fundamental e oferece salário de R$ 771,90 para uma carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas até o dia 24 de setembro de 2012, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br, lembrando também que será formado Cadastro de Reservas.
 
A FUNDATEC disponibilizará computadores para acesso à internet, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 - Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 18h.
 
A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no Município de Cachoeirinha/RS, provavelmente, no dia 21 de outubro de 2012. A divulgação dos locais e horários específicos de aplicação, conforme Cronograma de Execução, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de, no mínimo, 8 dias de antecedência da data de aplicação da mesma. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
O certame validade de 02 anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Hospital Maternidade Interlagos - SP abre vagas

O Hospital Maternidade Interlagos "Waldemar Seyssel - Arrelia", divulgou edital de concurso público destinado à contratação de 04 profissionais para ocuparem vagas de Médico Anestesista. O salário será de R$ 1.862,64 em jornada de 20 horas semanais e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.000,00.
 
As inscrições serão recebidas no período de 03 a 21 de setembro de 2012, das 10:00 às 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Av. Interlagos, Nº 7.001 – Cidade dutra – São Paulo - SP. A taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova de conhecimentos específicos e prova de títulos.
 
O concurso terá validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em diário oficial do estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da secretaria da saúde.

Concurso UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou os editais N°s 244 e 245/2012 de concurso público destinado ao provimento de 02 vagas para Professor Doutor junto aos Setores de Ciências Biológicas e de Ciências Agrárias.
 
As oportunidades são para os Departamentos de Farmacologia e de Ciências Florestais, nas áreas de Farmacologia Geral e Conservação, com salários de R$ 2.619,03 e R$ 7.627,02 por jornadas de 20h e 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, respectivamente. Além disso, haverá auxílio alimentação de R$ 152,00 e R$ 304,00,conforme a jornada de trabalho.
 
A inscrição será realizada até o dia 22 de setembro de 2012, nas secretarias dos respectivos Setores:
- Setor Ciências Biológicas - Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, nº. 100, Centro Politécnico, Jardim das Américas, das 9h às 12h.

 - Setor Ciências Agrárias - Rua dos Funcionários, nº. 1.540, Bairro Juvevê, Curitiba - PR, das 8h às 12h e das 14h às 18h. As taxas serão de R$ 65,00 e R$ 191,00.
 
Haverá prova escrita, análise curricular, didática e defesa da produção intelectual.

Concurso UNIUV - PR

A Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), Estado do Paraná, lançou edital de concurso público N° 130/2012, com o objetivo de contratar 21 professores para integrar seu Quadro de Docentes. A informação é de que a remuneração poderá variar de R$ 365,39 a R$ 664,44.
 
Os contratos serão todos em regime estatutário e a jornada de trabalho será de 08 horas semanais, sendo 04 delas em sala de aula, com atuação nas áreas de Informática, Ciências Contábeis, Libras, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Design, Odontologia - Radiologia, Odontologia - Dentística, Odontologia - Cirurgia Buco Maxilofacial, Odontologia - Periodontia, Ciências Biológicas e Comunicação Social.
 
Os interessados em efetivar sua inscrição deverão fazê-la pessoalmente ou por terceiros, mediante procuração, até o dia 8 de outubro de 2012, na Secretaria da Uniuv, situada na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno, União da Vitória, PR, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 12 horas, das 14 horas às 17 horas e das 19 horas às 21 horas. A taxa é de R$ 80,00.
 
As provas ocorrerão no período de 17 a 26 de outubro de 2012, nas instalações próprias do prédio sede da Uniuv, situado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 3856, Bairro São Basílio Magno.
O resultado da prova escrita será divulgado, em quadro próprio, na sede da Uniuv, no dia 18 de outubro de 2012, a partir das 20h e no endereço eletrônico www.uniuv.edu.br.
 
O concurso terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação, com possibilidade de prorrogação por igual período.

IFF – RJ abre processo seletivo

Foi publicado edital n° 93/2012 de processo seletivo para Professores com disponibilidade para atuar nos cursos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF, no Estado do Rio de Janeiro. Os profissionais selecionados lecionarão no PRONATEC e perceberão o valor remuneratório de R$ 50,00 (por hora).
 
São oferecidas 63 vagas em diversas áreas, além de cadastro de reserva, para atuação nos municípios de Campos, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Maricá, Miracema, São Fidélis, São João da Barra e Varre-Sai.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 29 de agosto de 2012, nos municípios de Campos, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Maricá, Miracema, São Fidélis, São João da Barra e Varre-Sai.
 
O processo seletivo constará de duas etapas: Análise do Currículo e Participação em capacitação de 16h, em que se avaliarão a frequência e o desempenho nas atividades previstas.
 
Os professores serão selecionados para atuar nos locais de oferta dos cursos com uma carga horária semanal de, no máximo, 16h. O resultado final será divulgado no dia 18 de setembro de 2012.

Falta de prevenção facilita expansão do HPV

Principal causadora do câncer de colo do útero, doença se espalha silenciosamente

Uma das DST (doenças sexualmente transmissíveis) mais comuns é o papilomavírus humano (HPV), que está por trás da quase totalidade dos casos de câncer de colo do útero e de verrugas genitais.

Um estudo americano estimou que 75% a 80% dos adultos sexualmente ativos irá adquirir uma infecção do trato genital por HPV ao longo da vida - a maioria das mulheres tem o primeiro contato com o HPV entre os 15 e os 25 anos. Estima-se que cerca de 10% da população mundial apresenta o vírus.

O uso do preservativo é um importante aliado na prevenção à doença. Mas os dados não são animadores. Segundo pesquisa divulgada em 2009 pelo Ministério da Saúde, 95% da população sabe da importância do uso da camisinha. Mas apenas 46,5% das pessoas de 15 a 64 anos ouvidas pelos pesquisadores disseram adotar o preservativo em relações eventuais. Outro aliado no combate à doença é a vacinação.

Antes de iniciar a atividade sexual, além de toda a orientação que pode receber da ginecologista, a adolescente - ou mesmo a pré-adolescente - pode se vacinar contra o HPV. Desde agosto de 2006, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou para uso no Brasil duas vacinas que inibem o contágio pelo papilomavírus.

Por enquanto, essas formas de imunização estão disponíveis somente na rede particular de saúde. A realização regular do exame de Papanicolau, de caráter preventivo para as mulheres que já têm atividade sexual, identifica se há alguma alteração no colo do útero, o que é provocado pelo papilomavírus.

Esse exame pode ser complementado com a colposcopia, através da qual também se verificam possíveis lesões causadas pelo HPV.

O que é o HPV
O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a região infectada nas partes íntimas. Portanto, pode ser contraído em qualquer tipo de relação sexual, incluindo sexo oral, anal ou qualquer outro envolvendo a área genital (até mesmo através dos dedos).

Ele provoca pequenas verrugas na pele dos lábios, na abertura da vagina ou ao redor/dentro do ânus. Embora as verrugas afetem ambos os sexos, as mulheres têm mais verrugas que os homens. Há mais de 100 tipos de HPV.

Eles são classificados como de alto ou baixo risco de causar câncer do colo do útero. Os principais de alto risco são o 16 e o 18 - cerca de 70% dos cânceres de colo do útero são originados deles. Os principais de baixo risco são o 6 e o 11, causadores de 90% das verrugas genitais.

A infecção persistente com certos tipos de HPV pode levar ao câncer do colo do útero, que, só nos Estados Unidos, afeta mais de 10 mil mulheres a cada ano. O vírus pode causar também câncer de ânus, vagina, vulva, pênis ou boca.

Quais são os sintomas
As verrugas são da cor da pele ou róseas, podendo ser lisas e planas ou elevadas, com uma textura áspera. Geralmente, estão localizadas nos lábios ou na abertura da vagina, mas também podem aparecer ao redor ou dentro do ânus. Raramente, pode haver coceira, queimação ou dor na área genital.

As verrugas genitais podem ser descobertas no exame ginecológico, mas o diagnóstico correto é feito por meio de biópsia. Porém, o mais preocupante é que a maioria das pessoas que infectadas com o HPV não apresenta sinais ou sintomas e tem a cura da infecção no prazo de dois anos - muitas vezes sem tratamento. Em 10% a 20% das pacientes, entretanto, a infecção persiste.

Nessa situação, há uma maior probabilidade de se desenvolver um câncer no colo do útero. E não dá para saber quando o paciente foi infectado, já que as verrugas podem aparecer de semanas a um ano depois da exposição ao vírus.

Como é o tratamento
Há muitas maneiras de tratar as verrugas genitais: algumas envolvem o uso de medicamentos; outras, a realização de procedimentos.

A cauterização pode ser feita através de medicações, eletrocautério (cauterizador) ou laser. Mas, em estágios avançados do problema, é necessário realizar cirurgia para a retirada do colo do útero. E vale frisar que, mesmo com tratamento, as verrugas podem voltar. Isso ocorre porque, ao tratarmos as verrugas (sintomas), não eliminamos a causa do problema (o HPV).

Por outro lado, verrugas que ressurgem continuam a ser focos de transmissão da doença, e deve haver um acompanhamento pessoal e médico rotineiro para identificá-las e eliminá-las.

A importância da vacinação
Existem dois tipos de vacinas. Uma delas é quadrivalente, porque previne contra os tipos 16, 18, 6 e 11. A outra é bivalente, prevenindo contra os tipos 16 e 18, que, como se viu, são os mais perigosos.

As vacinas foram desenvolvidas de acordo com os tipos de HPV mais presentes no câncer de colo do útero. Basicamente, elas estimulam a produção de anticorpos específicos para cada tipo de papilomavírus.

Ambas são administradas por injeção e requerem três doses cada uma - a segunda deve ser dada dois meses após a primeira, e a terceira, quatro meses depois da segunda. O ideal é que uma das vacinas seja aplicada na mulher antes de ela iniciar a vida sexual.

O Ministério da Saúde recomenda que, para tomar a vacina, a pessoa não tenha tido contato com o HPV e esteja na faixa dos 9 aos 26 anos. Espera-se que o uso de qualquer uma dessas vacinas reduza significativamente o número de mulheres que desenvolvem câncer cervical.

Dicas de prevenção
-Usar um preservativo a cada relação sexual. Vale lembrar que o sexo anal também requer o uso de preservativo. Mas sabe-se que, embora fundamental, a camisinha não fornece proteção completa contra a infecção pelo HPV, pois não cobre todas as partes expostas da pele genital;

-Restringir o número de parceiros sexuais;

-Evitar relação sexual em caso de um dos parceiros ter corrimento anormal, ardor ao urinar, erupção cutânea ou úlcera genital;

-Pessoas infectadas em tratamento devem evitar relações sexuais até que a doença esteja curada, a fim de que não aconteçam novas transmissões. Da mesma forma, deve-se evitar o sexo oral, no caso de haver úlceras ou bolhas ao redor da boca;

-As vacinas contra o HPV estão disponíveis na rede particular e podem ser tomadas dos 9 aos 26 anos de idade;

-Visitar regularmente a ginecologista para verificar se tem DST também é recomendado, especialmente se um ou ambos os parceiros têm outros parceiros sexuais.

Fonte Minha Vida