Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Novas esperanças no tratamento da obesidade

Medicamentos liberados nos EUA serão novas opções para quem tem a doença
 
Os medicamentos antiobesidade vêm sendo estigmatizados há muito tempo. Muitas pessoas são contra a utilização de tratamento medicamentoso ou mesmo cirúrgico para esta doença.
 
O tratamento clínico clássico da obesidade baseia-se em programas multidisciplinares de orientações dietéticas, incremento das atividades físicas e mudança comportamental. Apesar dessa estratégia terapêutica estar bem estabelecida como um método efetivo de tratamento para redução de peso, uma grande parte dos indivíduos é refratária a esta forma de abordagem e a recuperação de peso é uma regra (Serdula MK et al., 1993).
 
Além disso, esses procedimentos não têm sido capazes de impedir a crescente epidemia de obesidade que está fora de controle em muitos países, incluindo o Brasil. Infelizmente, o preconceito contra as medicações contra a doença continua grande. Essa barreira por parte de muitas pessoas deverá ser, contudo, gradualmente transposta pelo resultado de pesquisas clínicas realizadas neste campo.
 
A necessidade do auxílio de medicações para tratamento e controle da obesidade deriva da frequente falha do tratamento clássico aliado a um melhor entendimento dos aspectos biológicos dessa enfermidade, uma vez que se trata de uma doença crônica e multifatorial, de tratamento extremamente difícil. Esses dois fatores resultaram na tentativa de associação dessas duas propostas com o objetivo de proporcionar maior eficácia à terapia.
 
No entanto, em 2011, o arsenal terapêutico disponível para o tratamento da obesidade ficou bastante limitado no Brasil após a retirada de três medicamentos: a anfepramona, o fenproporex e o mazindol. Apenas a sibutramina foi mantida e, ainda assim, com controle mais rigoroso, o que restringiu muito o tratamento dessa doença, inclusive para os obesos diabéticos, bem como aos que não respondem ou não toleram esse remédio. Isso deixou os endocrinologistas muito apreensivos não apenas com o possível aumento da prevalência de pessoas obesas (incluindo os mórbidos), mas também com o ganho de peso dos indivíduos que se beneficiavam com os medicamentos retirados.
 
Novos medicamentos
No entanto, notícias muito animadoras acabam de ser divulgadas. O FDA (Food and Drugs Administration), órgão que regulamenta a comercialização de medicamentos nos Estados Unidos, que há 13 anos não aprovava uma nova substância antiobesidade, acabou de autorizar a lançamento de dois novos medicamentos.
 
Um deles acabou de ser liberado (17/07/2012) pelo FDA e tem o nome comercial de Qsymia, do laboratório Vivus Inc. O produto é composto de duas substâncias: a fentermina e o topiramato. Os estudos mostraram que o Qsymia quando utilizado na dose máxima recomendada é capaz de promover, em média, uma redução sustentada de cerca de 9% do peso corporal. Além disso, observou-se redução de 5% do peso em torno de 70% dos pacientes tratados (Garvey et al., 2012). A expectativa é de que o Qsymia esteja disponível no mercado americano no quarto trimestre de 2012.
 
A fentermina, um dos compostos da combinação aprovada, é um agente que atua nas catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e já está disponível no mercado americano há muitos anos. Seus efeitos colaterais são muito parecidos com os da anfepramona e do fenproporex, tais como: secura da boca, irritabilidade, ansiedade, insônia, tremor e intestino preso (Kang et al., 2012). Já o topiramato (o outro composto) é um fármaco anticonvulsivante que pode induzir efeitos colaterais como parestesias (sensação de formigamento), tontura, alteração do paladar, sonolência e redução de apetite (Kang et al., 2012). A combinação fentermina e topiramato é especialmente interessante, já que ela age de forma sinérgica intensificando o poder de diminuição de apetite, além de reduzir os efeitos adversos dos dois medicamentos.
 
Outra medicação antiobesidade, a locarserina (Belviq, do laboratório Arena Pharmaceuticals) foi aprovada pelo FDA para o tratamento de adultos obesos (IMC de 30 ou mais) ou com excesso de peso (Índice de Massa Corporal - IMC - de 27 ou mais), que tenham pelo menos mais uma complicação associada, como diabetes mellitus tipo II, pressão alta ou níveis altos de colesterol.
Diferentemente do Qsymia, o Belvic estimula o receptor de serotonina, ou seja, é um agente serotoninérgico, que atua no aumento da saciedade e, consequentemente, na redução da ingestão alimentar.
 
Os estudos mostraram boa segurança para o sistema cardiovascular e pulmonar (BLOOM-DM). Os efeitos colaterais mais comumente observados foram cefaleia, fadiga, tonturas, náusea e intestino preso. Esse medicamento mostrou-se capaz de promover redução de 3% no peso a mais do que no grupo placebo após um ano. Isso significa que sua eficácia é inferior à da sibutramina, do orlistate e do novo Qsymia (fentermina e topiramato).
 
Mesmo não sendo superior aos medicamentos disponíveis no mercado, certamente a locarserina poderá ser uma nova opção, principalmente para os pacientes que não toleram os demais fármacos, já que temos pouquíssimos medicamentos disponíveis para tratar a obesidade. Dessa forma, ambos os medicamentos aprovados poderão ser utilizados como auxiliares para os pacientes que não obtém sucesso por meio do tratamento clássico, já que se mostraram eficazes em promover a redução de peso e os benefícios da sua utilização foram considerados maiores que os riscos decorrentes da obesidade, a qual predispõe a inúmeros problemas de saúde e resulta em expressiva redução da qualidade de vida.
 
Certamente, a decisão de medicar um paciente obeso deverá levar em consideração cada indivíduo, em termos dos potenciais riscos e benefícios. Será fundamental que as pesquisas continuem em ritmo acelerado para o aprimoramento de novos medicamentos cada vez mais eficazes e seguros, com o objetivo de atenuar o sofrimento dos pacientes acometidos por dessa doença.
 
Por fim, a posição do FDA de aprovar esses medicamentos demonstra que esta agência reviu sua posição anterior, provavelmente, em face dos resultados de extensas pesquisas na área e da urgente necessidade de conter uma verdadeira epidemia de obesidade. Mas no Brasil, por enquanto, não há informações sobre a possibilidade da aprovação.
 
Fonte Minha Vida

Sete tratamentos para disfunção erétil que melhoram sua vida sexual

Problema atinge quase metade da população masculina com idades entre 40 e 80 anos
 
Pouco se fala sobre a disfunção erétil, mas, recentemente, o assunto ganhou destaque graças à divulgação de um procedimento cirúrgico peniano pouco conhecido ao qual o jornalista esportivo Jorge Kajuru se submeteu. Nos mais jovens, a principal causa da impotência costuma ser a ansiedade, enquanto doenças crônicas como diabetes, colesterol descontrolado, hipertensão, obesidade, sedentarismo e tabagismo estão relacionados a episódios de impotência nos homens com mais idade. "A disfunção erétil atinge quase 50% dos brasileiros com idades entre 40 e 80 anos", afirma o urologista Geraldo de Faria, diretor do Departamento de Sexualidade Humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Diante da alta incidência do problema, entretanto, a busca por ajuda médica ainda é bastante tímida. Constrangidos com a situação, homens esperam de três a cinco anos para agendar uma consulta com um especialista, de acordo com o urologista. Segundo ele, esperar é perder tempo. "A medicina avançou muito nesta área, sendo possível afirmar que, hoje em dia, só tem disfunção erétil quem quer", afirma.
 
A seguir, listamos sete tratamentos para a impotência.
 
 
Medicamento de disfunção erétil - Foto Getty ImagesMedicamentos orais
Medicamentos orais são sempre a primeira opção de tratamento da disfunção erétil, desde que o paciente não apresente lesões nas artérias do pênis ou alguma contraindicação quanto às substâncias presentes nas fórmulas. "Eles melhoram o fluxo sanguíneo para o pênis, o que favorece a ereção", afirma o urologista Conrado Alvarenga, do Grupo de Disfunção Sexual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Eles devem ser ingeridos com estômago não muito cheio, por volta de uma a duas horas antes da relação sexual e variam quanto ao tempo de ação e potência máxima.

Medicamentos de ação prolongada, por exemplo, podem agir por até 36 horas. Isso não significa que o homem terá uma ereção de 36 horas, mas que durante esse período ele conseguirá ter ereções se for estimulado sexualmente. A obrigação de tomar o remédio antes de ter a relação, entretanto, incomoda alguns homens por atrapalhar a espontaneidade do momento. Nestes casos, o profissional pode receitar uma dosagem diária do medicamento, como se fosse um tratamento contínuo. Os principais efeitos colaterais são dor de cabeça, rubor, sensação de nariz entupido e taquicardia. Ao sinal desses ou de quaisquer outros sintomas, o médico deverá ser informado.
 
Seringa - Foto Getty ImagesInjeção intra-cavernosa
Se os medicamentos via oral não surtirem efeito ou forem contraindicados, o especialista partirá para a segunda opção de tratamento: injeção intra-cavernosa. A vantagem do método é o fato de o medicamento agir cerca de quinze minutos depois da aplicação. Além disso, neste caso não é necessário qualquer estímulo para que o homem tenha a ereção. "A substância injetada estimula a circulação e promove a dilatação das artérias no local, o que aumenta o fluxo sanguíneo no pênis levando à ereção", afirma o urologista Geraldo. O tempo de duração da ereção varia de acordo com a dose injetada, o que é estabelecido na consulta com o médico.

Embora eficaz, o tratamento nem sempre é bem aceito pelos pacientes. "Algumas pessoas têm pavor de agulha", afirma o urologista Geraldo. "Imagine, então, se ela precisar ser introduzida no pênis". O especialista ressalta ainda que indivíduos com dificuldade de visualizar o pênis ou doenças que gerem tremores nas mãos devem solicitar auxílio do parceiro para a aplicação. Os efeitos colaterais da injeção intra-cavernosa se restringem a alergias a alguma das substâncias presentes no medicamento.
 
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty ImagesPrótese peniana maleável
Próteses penianas são intervenções cirúrgicas e, portanto, tratamentos mais complexos do que a ingestão de medicamentos ou injeções. Assim, eles ocupam o terceiro lugar na escala de opções para o paciente com disfunção erétil. O tipo maleável é o mais simples e mais em conta (cerca de três mil reais). "O médico introduz uma haste metálica envolvida em silicone no pênis do paciente, o que faz com que ele fique rijo o suficiente para a penetração 100% do tempo", explica o urologista Geraldo. Na hora da relação, basta elevar o pênis.

A cirurgia de prótese peniana maleável dura cerca de uma hora e ele já pode sair do hospital 24 horas após a intervenção com um curativo compressor para evitar hematomas e para manter o pênis para baixo, facilitando a ida ao banheiro, por exemplo. Nos dias que se seguem, há um incômodo natural da cirurgia, mas nenhuma dor aguda.

A vida sexual, por sua vez, pode ser retomada 30 dias depois da alta. Vale reforçar que esta é uma ereção completamente artificial. Mas, segundo o urologista, costuma proporcionar maior satisfação ao paciente do que os medicamentos ou a injeção. O único cuidado do homem é na hora de "acomodar" o pênis. Já que ele está ereto o tempo inteiro, ele pode precisar de cuecas especiais para disfarçar o volume.
 
Homem no consultório médico - Foto Getty ImagesPrótese peniana inflável
Diferente da prótese peniana maleável, a prótese inflável permite que o pênis volte ao estado de flacidez após o ato sexual. O método inclui a introdução de cilindros infláveis no pênis conectados a uma bombinha com líquido, que simularia o sangue, implantada na região escrotal, como se fosse um terceiro testículo. Para promover a ereção, basta acionar a bombinha que drenará esse líquido para o cilindro. Após a relação, o pênis deve ser levemente pressionado para baixo para que o líquido volte para a bombinha e ele fique novamente flácido.

A cirurgia dura cerca de duas horas e o paciente precisa ficar hospitalizado durante um dia, aproximadamente. Assim como na prótese maleável, atividade sexual pode ser retomada cerca de 30 dias depois do procedimento e nenhuma atividade do dia a dia é prejudicada. Dos dois tipos, este é o que consegue deixar o pênis mais ereto. As vantagens, entretanto, têm seu custo. Segundo o urologista Conrado, a prótese custa em torno de 40 mil reais.
 
Homem fazendo terapia - Foto Getty ImagesTerapia
"Em muitos casos, a disfunção erétil têm como origem fatores psicológicos", afirma o urologista Conrado. Para esses pacientes, nenhum dos tratamentos anteriores é indicado. O melhor é consultar um terapeuta com formação em sexologia que poderá ajudar a acabar com esse bloqueio. O problema pode começar num dia qualquer em que, por causa da ansiedade, o homem não conseguiu ter a ereção. Se não controlar o medo de sofrer impotência nas próximas oportunidades, a cobrança se torna cada vez maior, o que atrapalha ainda mais seu desempenho.

Segundo o urologista Geraldo, é comum que homens com disfunção erétil peçam indicação de um medicamento para um colega em vez de consultar um especialista. Isso pode não só mascarar o problema, como ainda trazer sérios problemas de saúde, caso ele não tenha o perfil adequado para aquele medicamento.
 
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty ImagesRevascularização
A revascularização é um procedimento indicado para um público com disfunção erétil bastante restrito. "Ela é feita quando o paciente tem problemas nas artérias que irrigam o pênis", explica o urologista Geraldo. O caso, entretanto, deve ser muito bem avaliado. Fazer uma ponte de safena no coração, por exemplo, é fundamental já que o órgão funciona 24 horas por dia. O pênis, por sua vez, passa a maior parte do tempo inativo. Melhorar sua vascularização, portanto, pode levar à obstrução de veias, já que o fluxo sanguíneo diminui muito quando ele está flácido.
 
Homem olhando dentro da calça - Foto Getty ImagesBomba de vácuo
De acordo com o urologista Conrado, as bombas de vácuo ficaram esquecidas como parte do arsenal de tratamentos da disfunção erétil, mas vem novamente ganhando força entre pacientes operados por câncer de próstata, funcionando como auxiliares na reabilitação peniana. Hoje, elas são vendidas apenas em sex shops, já que aumentam o volume do pênis. Ele consiste em um cilindro dentro do qual o pênis é introduzido. "Por meio de um sistema de sucção, então, o ar é retirado do cilindro, diminuindo a pressão interna", afirma. Essa pressão negativa favorece o fluxo de sangue para dentro do pênis, o que favorece a ereção.

A bomba de vácuo é usada no meio médico apenas em pacientes que precisaram remover a prótese peniana por infecções ou rejeição. Durante o período que eles precisarão esperar para fazer outra intervenção, a bomba pode ser útil impedindo que as cicatrizes deformem o órgão.
 
Fonte Minha Vida
 

Nem toda dor de cabeça é enxaqueca

Aprenda a diferenciá-la e adote o tratamento correto para cada caso
 
Dor de cabeça é um sintoma muito comum, sendo raro alguma pessoa que nunca teve. Mas nem todas as dores de cabeça (cefaleias) são enxaquecas. Por isto, é muito importante fazer uma consulta médica para obter o diagnóstico correto.
 
Crises de dor de cabeça de grande intensidade, latejantes e que acontecem de forma frequente podem ser classificadas como enxaquecas. Habitualmente são acompanhadas de náuseas, vômitos, intolerância à luz, barulho e cheiro.
 
Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca podem também apresentar alterações visuais, como embaçamento ou perda parcial de visão.
 
Fatores desencadeantes da doença podem estar ligados a alterações do sono (sono excessivo, insônia), ciclo menstrual, esforço físico, excesso de bebida alcoólica, estresse emocional, entre outros, dependendo do histórico de vida de cada portador.
 
Por ser a enxaqueca uma doença funcional, a histórica clínica do paciente é o fator mais importante para o diagnóstico correto, daí a importância do mesmo ser realizado pelo médico. Existem duas formas para o tratamento. O da crise e o preventivo.
 
No tratamento da crise são utilizados desde analgésicos comuns, até drogas mais fortes, como os antiflamatórios, que devem sempre ser receitados pelo médico.
 
O tratamento preventivo consiste em erradicar as causas da doença, abolindo o stress, os excessos alimentares e melhorando a qualidade de vida.
 
Fonte R7

Autoridades indianas declaram guerra ao popular tabaco de mascar

Igor G. Barbero. Nova Délhi, 19 set (EFE).- Por causa dos problemas de saúde que estão relacionados ao tradicional hábito de mascar tabaco, as autoridades da Índia decidiram proibir a venda e produção do "gutka" em grande parte do país, uma medida que pode acabar com este popular produto.
 
Recentemente, o governo de Nova Délhi resolveu aderir à proibição que já era oficial em mais de uma dúzia de estados do país, que representam metade de seu 1,2 bilhão de habitantes.
 
O "gutka", que é comercializado em pequenos envelopes e exposto em longas tiras nas ruas, é uma mistura de tabaco e outras substâncias estimulantes, incluindo menta, açúcares e especiarias como cardamomo e catechu. Às vezes, essa mistura também conta com noz de betel, um ingrediente que deixa os dentes de quem consome com uma tonalidade avermelhada, assim como a saliva, o que acaba colorindo os meio-fios das ruas das cidades indianas.
 
O baixo preço do "gutka", que chega a custar menos de R$ 0,05, faz do prejudicial tabaco o preferido dos indianos, principalmente entre as classes humildes e trabalhadoras. Segundo dados oficiais, a Índia registra anualmente cerca de 80 mil casos de câncer bucal, sendo que a receita que as autoridades locais recebem pelos impostos relacionados com o tabaco não atenua as despesas para o tratamento desse tipo de doença.
 
"O 'gutka' e outros produtos (de mascar) contêm paan masala, nicotina e partículas de tabaco, ou seja, são muitos prejudiciais à saúde", disse nesta segunda-feira o ministro da Saúde de Nova Délhi, A.K. Walia, um dia antes de oficializar a proibição na capital indiana.
 
Apesar da polêmica, devido ao grande número de consumidores, essa decisão ganhou respaldo em uma lei aprovada em 2011 pela Autoridade de Regulação Alimentar da Índia e foi aplaudida por diversas organizações sociais e de saúde. Neste aspecto, as repercussões negativas ficaram por conta dos comerciantes e dos produtores.
 
Algumas companhias alegam que o veto à produção do "gutka", que também é exportado para outros países, pode afetar milhões de agricultores indianos, enquanto os vendedores consultados pela Agência Efe lamentaram a redução em suas receitas.
 
"A proibição é positiva e vai contribuir para que haja menos sujeira na cidade e evitar as doenças que causa. Mas, por outro lado, acabará com nossas receitas", lamentou à Efe o vendedor Shiv Narayan. "Aproximadamente 50% dos consumidores de tabaco que se aproximam da minha venda estão à procura de 'gutka'", completou Narayan.
 
Já Pankaj Singh, um outro comerciante local, levantou outro tipo de problema que essa proibição pode acarretar: o do negócio clandestino do "gutka" no país, já que milhões de pessoas costumam mascar diariamente esse tipo de tabaco na atualidade. Segundo um estudo oficial de 2010, 34,6% dos adultos indianos, em sua maioria homens, consome alguma forma de tabaco, sendo que o mais habitual deles é aquele que não se fuma, ou seja, o "gutka" (três quartos do total de consumidores).
 
"Quero deixar de mascá-lo, mas não posso. É uma dependência. Não gosto de usar o 'gutka', mas, como nosso trabalho é muito duro, eu acabo mascando", contou à Efe o jovem sapateiro Jaipal Mandrai. "Não vou conseguir parar imediatamente. Terei que mascar outra coisa", afirmou Manoj Kumar, outro jovem consumidor.
 
Já seu chefe, um fumante compulsivo de cigarro, declarou estar muito contente com a proibição do "gutka", já que seu funcionário, um vendedor de roupa, poderá trabalhar melhor. "Quando ele mastiga 'gutka' fica com a boca cheia e não consegue gritar para atrair os clientes. Agora ele conseguirá", brincou.
 
Fonte R7

Em fase terminal, ex-miss Porto Rico vive drama após hipertensão pulmonar

San Juan, 19 set (EFE).- Miss Porto Rico em 1985, Iris Matías vive um verdadeiro drama 27 anos após a sua mais expressiva conquista, já que a mesma se encontra em fase terminal, presa a uma cama e dependendo da ajuda de aparelhos para seguir lutando contra uma hipertensão pulmonar que mudou drasticamente sua vida.
 
Em sua edição desta quarta-feira, o jornal "El Nuevo Día" recorda a história desta ex-rainha da beleza, diagnosticada com essa doença no verão de 2009, quando era uma mulher completamente sadia e normal. Iris, que teve que vender sua residência da região metropolitana de San Juan para conseguir comprar a máquina que a acompanha desde então, é mãe de uma jovem de 22 anos, a qual enfrenta ao lado da mãe todas as dificuldades desta doença.
 
A ex-Miss Porto Rico de 1985 não se separa em um momento da máquina e lembra que todos os dias pede a Deus para que a mesma não se danifique, já que este fato poderia representar a sua própria morte em questões de minutos, como ela mesmo relata.
 
Apesar da crítica da situação, Iris assegura que tenta manter uma boa imagem e que se regula para seguir animada e lutando. Devido ao seu frágil estado de saúde, os médicos também lembram que uma nova crise poderia ser fatal em um quadro avançado de hipertensão arterial pulmonar, doença que consiste na manifestação de uma pressão anormalmente alta nas artérias dos pulmões.
 
Essa pressão acaba gerando um maior esforço do lado direito do coração, deixando suas paredes grossas e aumentando seu tamanho, um fato que gera um enfraquecimento e uma potencial insuficiência cardíaca.

Fonte R7

Anoréxica batalha pela saúde depois ter quase morrido

Pesando 20 kg, Emma ficava com hematomas pelo corpo só de deitar na cama
 
Emma O’Neil, de 22 anos, que mora em Glasgow, Inglaterra, sofre com a anorexia. Agora, depois de quase ter sido atropelada, ela está recuperando sua saúde.
 
Pesando apenas 20 kg, a garota passou a adolescência dentro e fora do hospital. Muitas vezes, quando estava deitada na cama, ficava com hematomas pelo corpo, segundo o tabloide The Sun.
 
— Eu era tão magra que não conseguia dormir em uma cama normal. Até mesmo dormindo em um colchão inflável, eu precisava vestir um roupão de banho e cobertores de pele de carneiro para não ficar com hematomas no corpo.
 
Mesmo internada, a anorexia continuou a assolar o corpo de Emma. E para piorar, a garota se recusava a comer até ser alimentada à força pelos enfermeiros.
 
Mas depois de se sentir tão fraca, a ponto de cair na estrada ao tentar atravessar e quase ter sido atropelada, Emma começou sua longa jornada de tratamento para combater a doença.
 
— Eu percebi que as coisas mais importantes são ter uma carreira e um corpo saudável para seguir em frente com a vida. Eu quero ter algo positivo a partir dessa experiência horrível para ajudar outras pessoas que sofrem com esse problema.
 
Fonte R7

No SUS, quatro paulistas são internados por hora após sofrer AVC

No ano passado, em média, quatro pessoas foram internadas em hospitais públicos paulistas após terem sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com um levantamento da Secretaria de Estado de Saúde.
 
Segundo o órgão, em 2011, foram registradas 39 mil internações de pacientes paulistas vítimas da doença no Sistema Único de Saúde (SUS). O dado é similar ao registrado em 2010, quando houve 38,9 mil internações. Também em 2010 (último dado disponível), 21,2 mil pessoas morreram por derrame no Estado.
 
Especialistas reforçam que é fundamental que as pessoas conheçam os sintomas do AVC, pois quanto mais rápido o socorro, menor o risco de sequelas.
 
O ideal é que no máximo após duas horas dos primeiros sintomas, o paciente já esteja sendo medicado e que tenha tido sua pressão arterial restabelecida.
 
Os principais sintomas de derrame são tontura, confusão mental, dor de cabeça, visão limitada, perda de força ou formigamento de um lado do rosto ou do corpo, alterações na fala (pronuncia errada), desvio no canto da boca (ficar com a boca torta) e dificuldade de compreensão.
 
A secretaria alerta para alguns dos principais fatores de risco para AVC que necessitam cuidados especiais, como pressão alta, colesterol elevado, diabetes, arritmias ou histórico familiar de AVC. Além disso, o órgão também ressalta que o tabagismo é um dos hábitos que pode elevar o risco de derrames.
 
Fonte R7

Estudo aponta como a injustiça ambiental afeta a saúde coletiva

Estudo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a ONG Fase aponta que atualmente existem pelo menos 343 conflitos ambientais no Brasil com impacto na saúde coletiva, sendo que as mais atingidas são as populações indígenas (33,67%), agricultores familiares (31,99%) e quilombolas (21,55%), em regiões rurais (60,85%), urbanas (30,99%) e em áreas com características não definidas (8,17%).
 
Segundo o Mapa da Injustiça Ambiental e Saúde no Brasil, a principal resultante do impacto ambiental sofrido pelas populações é a piora em sua qualidade de vida (79,8%), segundo texto publicado no site da Fiocruz.
 
O estudo considera saúde não apenas na sua dimensão biomédica, mas também questões relacionadas a conflitos, qualidade de vida, cultura, tradições e violência.
 
Os conflitos foram denunciados pela populações e movimentos sociais. "O segundo grave problema das comunidades é a violência, nas formas de ameaça (37,71%), coação física (15,82%), lesão corporal (12,12%) e assassinato (10,10%).
 
Outros problemas de saúde também impactados significativamente em situações de injustiça ambiental são doenças não transmissíveis (40,07%) e insegurança alimentar (30,98%)", continua o texto. Para o coordenador geral do projeto e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) Marcelo Firpo, "nenhum crescimento econômico deveria justificar assassinatos, qualquer tipo de violência ou a perda da qualidade de vida das populações, atingidas em seus territórios. Mas não é isso o que acontece".
 
Fonte R7

EUA: FDA considera limitar níveis de arsênico em produtos de arroz

A Administração de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) está considerando limitar a quantia de arsênico no arroz após estudo de amostras do grão e produtos como cereal de arroz para alimentação infantil.
 
A agência testou 200 amostras e encontrou traços do elemento cancerígeno no grão, bolos, cereais e bebidas feitas com arroz, mas ressaltou que não terá uma conclusão sobre os riscos à saúde até testar outras mil amostras.
 
A FDA disse que não está desaconselhando o consumo de arroz, mas está "trabalhando com outras instituições para avaliar que medidas seriam apropriadas para o governo limitar a exposição da população ao arsênico".
 
O teste de todas as 1.200 amostras deve ser finalizado no fim do ano, segundo a agência. Então, será possível dizer se os níveis atuais do elemento nos alimentos representam uma ameaça aos consumidores.
 
As plantas podem absorver arsênico do solo e o arroz costuma fazê-lo mais do que outros grãos e vegetais. As informações são da Dow Jones.
 
Fonte R7

Estados terão verba para capacitação na área de prótese dentária

O Ministério da Saúde repassará R$ 6 milhões às secretarias estaduais de Saúde para capacitar profissionais na área de prótese dentária, segundo comunicado divulgado à imprensa nesta quarta-feira (19) .
 
A iniciativa faz parte do Programa de Formação Profissional de Nível Técnico (Profaps).
 
De acordo com o Ministério, a meta é que com os recursos seja possível qualificar em um ano cerca de 2 mil novos técnicos em prótese dentária em todo o País. “
 
A ampliação de vagas vem contribuir para o programa Brasil Sorridente e permitirá que tenhamos mais profissionais capacitados a prestar um serviço de qualidade em saúde bucal à população”, afirma o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Mozart Sales, segundo o comunicado.
 
Fonte R7

Uma boa maneira de potencializar a dieta: coma a sobremesa primeiro

A melhor maneira de controlar sua dieta é prestar muita atenção nas comidas pouco saudáveis que fazem parte dela. Mas uma estratégia que parece bastante promissora inverte levemente essa lógica e aponta que comer uma “bobagem” antes das refeições pode fazer bem na busca pelo peso ideal.
 
“O autocontrole é visto como uma batalha entre desejo e determinação. Mas essa postura também pode levar ao descontrole alimentar momentâneo vez ou outra. O que sugerimos é que essas pessoas invertam essa lógica e, eventualmente, se deixem levar pelo desejo de comidas calóricas e pouco saudáveis”, explica Joseph Redden, um dos autores do estudo que será publicado no próximo número do periódico Journal of Consumer Research e pesquisador da Universidade de Minnesota, nos EUA.
 
“Comer um doce antes das refeições, por exemplo, sabendo que deverá se alimentar corretamente na sequência pode aumentar o controle das pessoas sobre a quantidade dessa primeira porção pouco saudável”, completa.
 
Em uma série de testes os pesquisadores descobriu que algumas pessoas que estão de dieta conseguem se controlar melhor, se satisfazem mais rapidamente e estão atentas ao que comem. Mas um outro grupo, que tinha grande dificuldade de manter a dieta em dia, conseguiu melhorar seu autocontrole para comidas pouco saudáveis quando as consumiam antes das refeições.
 
Sem exageros
Os pesquisadores lembram que o ideal não é comer exageradamente um doce ou alimento gorduroso, ou fazê-lo em qualquer hora do dia, mas comer uma pequena porção antes da refeição principal.
 
“Essas pessoas acabavam prestando mais atenção ao que estavam ingerindo, pois sabiam que tinham que fazer uma refeição saudável na sequência e estavam levando a dieta a sério, mesmo com os lapsos que admitiam ocorrer”, diz Redden.
 
“Com esse compromisso de se alimentar corretamente após um pequeno ‘desejo atendido’, elas se sentiam mais no controle da situação, algo que é importante em uma dieta”, indica o autor. “Além disso quando outros pesquisadores pediam que elas contassem as vezes que mastigavam esses ‘snacks’, elas ficavam ainda mais atentas e se satisfaziam mais rapidamente com os doces ou comidas calóricas”.
 
De acordo com os pesquisadores esses exercícios fizeram com que os participantes da pesquisa prestassem muito mais atenção nos alimentos pouco saudáveis que ingeriam. Eles passaram a monitorar essas atividades e o que era um lapso acabava virando uma meta, ou seja, controlar conscientemente o consumo daquele alimento calórico.
 
“O segredo do sucesso de qualquer dieta é estar atento ao que se come”, finalizam os autores.
 
Fonte O que eu tenho

A linha tênue entre ser colecionador e obsessivo

Colecionar objetos não tem nada de errado. Até certo ponto. Uma pesquisa feita na Espanha indica que esse hábito pode ser indício de transtorno obsessivo-compulsivo.
 
Atualmente é cada vez mais comum que os e-mails de grandes lojas on-line promovam produtos de “coleção”. São boxes de DVDs, livros, memorabílias comemorativas – aquela extensa lista de pequenos produtos que vão de brinquedos e camisetas a bustos em plástico de heróis e vilões – e isso, dizem os autores do estudo feito pela Universidade de Granada (UG), pode desencadear o transtorno obsessivo-compulsivo (uma propensão que o indivíduo pode ter, mas que é acentuada por essas estimulações constantes).
 
Colecionar descontroladamente é um sintoma desse transtorno, também chamado de TOC, e que pode até mesmo evoluir para a chamada Síndrome de Diógenes – em que a pessoa não consegue jogar fora nenhum objeto, pois cria motivações lógicas para que aqueles objetos tenham algum valor, mesmo quando são desnecessários e descartáveis – ou então ao hábito de compras compulsivas (afinal, é difícil para essas pessoas perderem uma “série limitada”). O conjunto desses transtornos, de acordo com os autores, pode afetar até 12% da população mundial.
 
Vale lembrar que nem todos os colecionadores sofrem com esses transtornos, e que enquanto os impulsos estiverem sob controle, tudo está dentro da normalidade. Colecionar, aliás, ajuda a desenvolver diversas habilidades bastante positivas, como perseverança, ordenação, paciência e memória, entre outras.
 
“Mas é preciso observar, pois esse hábito de colecionar descontroladamente pode indicar o início do desenvolvimento do TOC e da compra compulsiva, mesmo antes dos transtornos se manifestarem mais intensamente”, explica Francisca Lópes Torrecilas, principal autora do estudo da UG.
 
Perfeccionismo e meticulosidade
A pesquisadora aponta que algumas atitudes em especial, como necessidade de controle, perfeccionismo, meticulosidade e ordem extrema são traços comuns àquelas pessoas que mantêm coleções. “Entretanto, o que é preciso ficar alerta é que essas mesmas características são observadas em pessoas com o TOC e sem controle sobre aquilo que compram.”
 
Os colecionadores que além dessas características também têm problemas de baixa autoestima, deficiência nos chamados tratos sociais – têm dificuldade de se relacionar e socializar – e dificuldade de enfrentar problemas, são especialmente vulneráveis ao desenvolvimento dos transtornos citados.
“Fora isso, ser bombardeado por publicidades e campanhas agressivas para que ‘não se perca a oportunidade única e exclusiva’ de se ter um determinado objeto pode contribuir para que o TOC ou a compra compulsiva se desenvolva mais intensamente”, diz Torrecilas, que lembra ainda que o tema precisa de mais atenção e pesquisas, pois é um indicador importante para ser observado nos
indivíduos com tendências obsessivas.
 
Outro estudo sobre o tema, feito pela equipe de Hermano Tavares, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq/USP) também aponta que problemas como compras compulsivas e colecionismo podem ser indícios de algum nível de Transtorno Obsessivo Compulsivo.
 
Fonte O que eu tenho

Concurso PROCERGS 2012

 
A Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul – PROCERGS, divulgou edital n° 24/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 53 vagas e cadastro reserva para cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 1.562,58 a R$ 5.645,21 em carga horária de 30 a 40h semanais.
 
O concurso será realizado sob a coordenação técnico administrativa da Fundação Universidade-Empresa de Tecnologia e Ciências - FUNDATEC.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Analista RH/Administrador, Assistente Social, Bibliotecário, Engenheiro Eletricista, Jornalista/Assessor de comunicação, Pedagogo, Psicólogo Organizacional, Analista de Telecomunicações, Analista de Suporte, Programador, Técnico Contábil, Técnico em Manutenção, entre outros.
 
Inscrições
A inscrição será via internet, no endereço eletrônico www.fundatec.org.br, solicitado até às 23 horas e 59 minutos do dia 09 de outubro de 2012 observada o horário oficial de Brasília/DF.
Taxas

-Nível Médio: R$ 56,88;
-Nível Técnico: R$ 56,88;
-Nível Superior Completo e Incompleto: R$ 129,69.
 
Provas
As provas terão a duração de 04 horas e, a critério da PROCERGS, as mesmas poderão ser realizadas em um sábado, domingo ou feriado. A convocação para realização das provas estará disponível no endereço eletrônico www.fundatec.org.br, a partir de 01 de novembro de 2012, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção deste documento.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Pedro da Serra (RS)

 
A Prefeitura de São Pedro da Serra, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal da Administração e Fazenda, lançou edital para realização de concurso público, sob o número de ordem 023/2012. O concurso terá a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.

São distribuídas 15 vagas mais cadastro reserva para os cargos de Almoxarife, Doméstica, Médico, Médico Pediatra, Motorista, Operador de Máquinas, Professor e Servente de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 511,18 a R$ 7.313,83, em jornada de 10 a 44 horas semanais.

As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 04 de outubro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 29,50 a R$ 102,10 de acordo com o nível de escolaridade.

A Prova Escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 10 de outubro de 2012.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de São Pedro da Serra/RS.

Edital / Publicações

Prefeitura de Pelotas - RS abre processo seletivo

 
A Prefeitura de Pelotas, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração - SMA, divulgou edital de seleção pública para provimento de 122 vagas mais cadastro reserva de agente comunitário de saúde (nível fundamental). O salário será de R$ 535,00 e jornada de 40 horas semanais. O certame será realizado através da empresa MSConcursos.

As inscrições serão realizadas via internet (www.msconcursos.com.br) até às 23h59min, horário de Brasília, do dia 1º de outubro de 2012. A taxa é de R$ 37,97.

A data prevista para a realização da Prova Objetiva é o dia 11 de novembro de 2012, no município de Pelotas – RS, com duração máxima de 3 horas, incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta.

A validade da seleção pública será de 2 anos a partir da data de publicação da homologação e classificação final, podendo ser prorrogada.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Nova Araçá - RS

 
A Prefeitura de Nova Araçá, Estado do Rio Grande do Sul, lançou os editais n°s 001 e 002/2012 de concurso público e processo seletivo, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. São oferecidas 07 vagas para os cargos de engenheiro, médico, agente comunitário de saúde e operário, com salários variados de R$ 871,00 a R$ 9.190,22.
 
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 23 de setembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada em 27 de outubro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 04 de outubro de 2012.
 
O certame terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério do Município de Nova Araçá.

Concurso Prefeitura de Eldorado do Sul – RS

 
A Prefeitura de Eldorado do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, publicou editais para realização de concurso público (002/2012) e processo seletivo (001/2012). O concurso destina-se ao preenchimento de 32 vagas mais formação de cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com salário que varia entre R$ 611,54 e R$ 2.724,61, por jornada de trabalho de 20, 24, 30 ou 40 horas semanais.
 
Serão destinadas às pessoas portadoras de deficiência 20% do total das vagas disponíveis ou das que vagarem ou vierem a ser criados durante o prazo de validade do Processo Seletivo.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Radiologia, Psicólogo, Professor, Operário Geral, Odontólogo, Motorista, Merendeiro, Veterinário, Médico, Farmacêutico, Enfermeiro, Arquiteto e Agente de Defesa Sanitária Ambiental.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente por meio da internet, através do site www.msconcursos.com.br, no período de 24 de setembro a 05 de outubro de 2012.
 
O candidato que não tiver acesso à internet poderá realizar sua inscrição no seguinte posto de atendimento: LANTIGER, situada na Avenida Emancipação, 235, Centro – Eldorado do Sul/RS, CEP: 92990-000, Telefone: (51) 3499-1072, de segunda à sexta-feira das 8h às 19h30min.
 
A taxa de inscrição é variável em função do nível de escolaridade exigido:
Nível fundamental: R$ 20,00 e 70,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no Diário Oficial do Estado e pela internet (www.msconcursos.com.br ou www.eldorado.rs.gov.br).
 
Validade
O concurso será válido por 2 anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período pelo poder público municipal.
 
Editais

Prefeitura de Cachoeirinha (RS) abre vagas

 
A Prefeitura de Cachoeirinha, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa FUNDATEC, pulicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 20 cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde - ESF, que exige o nível fundamental e oferece salário de R$ 771,90 para uma carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas até o dia 24 de setembro de 2012, pela internet, no endereço www.fundatec.org.br, lembrando também que será formado Cadastro de Reservas.
 
A FUNDATEC disponibilizará computadores para acesso à internet, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012 - Bairro Partenon, em Porto Alegre/RS, no horário de atendimento ao público, das 9h às 18h.
 
A prova teórico-objetiva para todos os cargos será realizada no Município de Cachoeirinha/RS, provavelmente, no dia 21 de outubro de 2012. A divulgação dos locais e horários específicos de aplicação, conforme Cronograma de Execução, será feita em jornal de circulação local, no Mural da Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, e no endereço www.fundatec.org.br, no prazo de, no mínimo, 8 dias de antecedência da data de aplicação da mesma. O gabarito preliminar será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
O certame validade de 02 anos, contado da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Prefeitura de Alegrete - RS abre processo seletivo

 
A Prefeitura de Alegrete, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo público, para o preenchimento de 89 vagas, sendo 11 de Contratação Imediata e 78 para Cadastro Reserva, sob regime celetista, para o emprego Público de Agente Comunitário de Saúde, com a execução técnico-administrativa da empresa Premier Concursos Ltda.
 
Haverá várias vagas para cargo de nível fundamental, com salário de R$ 641,57 em carga horária de R$ 40h semanais.
 
A inscrição, no valor de R$ 20,00, será efetuada exclusivamente via Internet, no site www.premierconcursos.com.br, até o dia 03 de outubro de 2012.
 
A Prova Escrita será realizada provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, em horário e local a serem divulgados em Edital específico. O Gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
 
O certame tem validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Alegrete.

Edital / Publicações

Instituto-Geral de Perícias (RS) abre processo seletivo

 
O Diretor-Geral do Instituto-Geral de Perícias, publicou através do Diário Oficial do Rio Grande do Sul edital Nº. 01/2012 de processo seletivo para contratação emergencial de 02 Peritos Médicos Legistas, para atuarem nos postos do Departamento Médico-Legal do Interior do Estado. A remuneração é de até R$ 5.996,67, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no período de 24 de setembro a 03 de outubro de 2012, das 9h às 12h e das 13h 30min às 17h, na Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, situada na sede deste Instituto, na Rua Voluntários da Pátria, n° 1358, 3º Andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre.
 
A ficha de inscrição poderá ser retirada nas dependências da Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias ou extraída do site deste mesmo órgão (www.igp.rs.gov.br - legislação - contratação - ficha de inscrição).
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
Dos valores atribuídos aos títulos cabe recurso de revisão, no prazo de 3 dias úteis, dirigido à Comissão julgadora, entregue e protocolado das 9h às 12h e das 13h 30min às 17h, na Supervisão Técnica do Instituto-Geral de Perícias, situada na sede deste Instituto, na Rua Voluntários da Pátria, n° 1358, 3º Andar, Ala Norte, Bairro Floresta, em Porto Alegre. O recurso deverá ser fundamentado, com exposição circunstanciada a respeito da inconformidade, explicitando o pedido de pontos solicitados (razões do recurso) e preenchido conforme formulário padrão, obtido pela internet no endereço: www.igp.rs.gov.br - legislação - contratação - formulário de recurso.

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

 
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo para contratação temporária de Médicos. São ofertadas 29 vagas de nível superior de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês, com salário de até R$ 10.964,42 conforme especialidade pretendida.
 
As 29 vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (3), Internista (1), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista(7), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (7), Médico Psiquiatra(2), Médico Neurologista (1), Médico Neonatologista (1) e Médico Radiologista/ecografista (1).
 
As inscrições serão efetuadas até 24 de setembro de 2012, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise de títulos e os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br).
 
O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

FASE (RS) publica edital de processo seletivo

 
 
Terá início a partir do dia 03 de agosto as inscrições para o processo seletivo n°02/2012 da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul. Serão selecionados 52 novos servidores mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 2.829,37 e carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecária, Contador, Dentista, Enfermeiro, Engenheiro, Farmacêutico, Médico, Nutricionista, Pedagogo, Psicólogo, Sociólogo, Técnico em Recreação, Assistente Administrativo, Auxiliar de Rouparia, Auxiliar de Serviços, Eletricista, Almoxarife, Motorista, Oficial de Manutenção, Técnico em Contabilidade, Programador, Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho.

Inscrição

As inscrições serão realizadas do dia 03 de agosto a 23 de setembro de 2012, através do endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 92,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada, provavelmente, das 14h às 17h do dia 21 de outubro de 2012, em local e horário que serão divulgados a partir do dia 13 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 22 de outubro de 2012, no site www.fundacaolasalle.org.br/concursos.
 
Os títulos dos candidatos aprovados nos empregos de nível superior serão recebidos nos dias 19 a 23 de novembro de 2012.

Validade

O processo seletivo será válido por 2 anos, a contar da publicação do edital de encerramento com a homologação da classificação final dos candidatos aprovados em todos os empregos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da FASE.

Edital / Publicações

Prefeitura de Schroeder (SC) abre processo seletivo

 
A Prefeitura de Schroeder, localizada 220 km da capital, em Santa Catarina, lançou edital nº 01 -03/2012 de processo seletivo para atender às necessidades de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Os funcionários selecionados serão contratados por tempo determinado, suprindo a vacância dos cargos efetivos do quadro de Pessoal do Programa Saúde da Família.
 
É ofertada 01 vaga mais cadastro reserva de nível fundamental, médio/técnico e superior, com remuneração que pode variar entre R$ 835,32 a R$ 10.184,63.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Enfermeiro, Médico, Técnico de Enfermagem, Odontólogo e Auxiliar Consultório Dentário.
 
Inscrições
As inscrições serão efetuadas, gratuitamente, das 00h de 19 às 23h59min do dia 24 de setembro de 2012, pelo site www.schroeder.sc.gov.br.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, a Prefeitura de Schroeder disponibilizará o acesso para a inscrição na Biblioteca Pública Municipal Cruz e Souza, situada na Rua Paulo Jahn, 325, Centro, no Município de Schroeder, das 7:30 às 11:30 e das 13:30 às 16:30, durante os dias úteis, considerando-se o horário de Brasília, sendo que o término para inscrição neste local será até às 15 h (horário de Brasília) do dia 24 de setembro de 2012, onde serão disponibilizados computadores para a realização das inscrições.
 
Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de setembro de 2012, na Escola Municipal Professor Emílio da Silva, situada na rua Paulo Jahn, n°215, às 08h00min.
 
O gabarito será divulgado, provavelmente, no dia 01 de outubro de 2012, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Santa Catarina – www.diariomunicipal.sc.gov.br, bem como no site do município - www.schroeder.sc.gov.br.
 
O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 09 de outubro de 2012 e o processo seletivo será válido por 06 meses, a partir da data de sua homologação.

Edital / Publicações

Prefeitura de Porto Belo - SC abre concurso

 
Foi publicado edital (001/2012) para o concurso público da Prefeitura de Porto Belo, estado de Santa Catarina. O concurso, sob a responsabilidade da Prefeitura e da UDESC, oferece 700 vagas para todos os níveis de escolaridade e salário de até 3.574,98.

A inscrição pode ser efetuada através do site www.udesc.br, até o dia 27 de setembro de 2012, mediante o pagamento de uma das seguintes taxas:
 
R$ 100,00 para os Cargos de Nível Superior;
R$ 70,00 para os Cargos de Nível Médio;
R$ 40,00 para os cargos de Nível Fundamental ou Alfabetizado.

A data, horários e locais onde serão realizadas as provas práticas serão comunicadas por aviso que será publicado no endereço eletrônico http://www.udesc.br, menu concursos, a partir do dia 19 de novembro de 2012. As datas previstas para as provas prática são os dias 26 ou 27 ou 28 de novembro de 2012.

Os gabaritos e as provas objetivas dos diversos cargos estarão disponíveis no site www.udesc.com.br, a partir do dia 29 de outubro de 2012.
O concurso da Prefeitura de Porto Belo terá validade de 2 anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CRF - SC

 
O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para preenchimento de 05 vagas e cadastro de reserva técnica de seu Quadro de Empregados. O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES, tendo validade de dois anos.
 
As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 910,38 a R$ 3.542,47 por carga horária de 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de advogado, bibliotecário, contador, designer gráfico, farmacêutico, fiscal farmacêutico, jornalista, atendente técnico, recepcionista, operador de computador, programador, contínuo e motorista.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 03 de setembro a 05 de outubro de 2012, através do site www.crfsc.ieses.org.
 
As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:
Superior - R$ 75,00;
Médio - R$ 60,00;
Fundamental - R$ 45,00.
 
Provas e Gabaritos
O local e horário de provas se fará por documento onde estarão indicados o horário, a sala e o estabelecimento em que o candidato fará a prova objetiva, expedido até quarta-feira, 17 de outubro de 2012, até as 18 horas, para o endereço eletrônico que o candidato indicou ao efetuar sua inscrição.
 
As provas objetivas e de títulos (quando houver) serão realizadas no domingo, 21 de outubro de 2012, no local que constar do Documento de Confirmação de Inscrição, e terão duração de 4 horas. O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

 
Foi divulgado edital de processo seletivo N° 028/2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O certame é destinado aos cargos de Professor Auxiliar e Professor Assistente. O contrato será de até um ano e a jornada de trabalho será de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 1.597,92 e R$ 2.072,77, conforme titulação.
 
Serão ofertadas 06 oportunidades para o campus de São Cristóvão, distribuídas entre os Departamentos de Ciências Florestais, Computação, Fonoaudiologia e Letras Vernáculas.
 
As inscrições serão realizadas no período de 17 a 28 de setembro de 2012, apenas em dias úteis, na secretaria dos respectivos Departamentos, no horário de atendimento ao público.
 
A seleção será composta por duas fases:
-Avaliação do Curriculum Vitae;
-Prova didática;
 
O resultado final do processo seletivo será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.

Prefeitura de Rondon do Pará - PA abre processo seletivo

 
A Prefeitura de Rondon do Pará, Estado do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo para preenchimento de vagas nos cargos públicos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. O certame será organizado sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.
 
Serão distribuídas 184 vagas, sendo 34 imediatas e 150 para cadastro de reserva de nível fundamental, com salário de R$ 646,88 por carga horária de 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 24 de setembro a 08 de outubro de 2012, nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos. A taxa será de R$ 30,00.
A prova de conhecimentos será realizada na data provável de 21 de outubro de 2012 e terá a duração de 4 horas. O seu horário e locais de realização serão divulgados no Período de Confirmação de Inscrição nos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos e nos quadros de avisos da Prefeitura Municipal de Rondon do Pará - PA, Secretaria Municipal de Saúde de Rondon do Pará - PA, da FSADU e no site oficial do Processo Seletivo.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contado a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

HSPM (SP) abre processo seletivo para níveis fundamental e médio

 
O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM, publicou três (03) editais de processo seletivo destinado ao provimento de 08 vagas em cargos de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 612,77 a R$ 904,29.

Cargos
As chances são para os cargos de Pintor, Técnico de Refrigeração e Técnico de Manutenção de Equipamento Hospitalar.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 28 de setembro de 2012, das 8h30 às 16h na Seção de Apoio Técnico de Ingresso, Cargos, Salários e Acesso do Departamento Técnico de Gestão de Talentos (rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo, capital), mediante a apresentação de comprovante de conclusão do ensino fundamental e comprovante de experiência. A inscrição será efetuada pelo interessado ou procurador devidamente habilitado, gratuitamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, sendo este formulário padronizado pela Autarquia.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de experiência.

Hospital Guilherme Álvaro (SP) abre concurso público

 
Através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado o edital de concurso público que proverá 2 vagas na classe de Médico Pediatra com área de atuação em Medicina Intensiva Pediátrica, para o Hospital Guilherme Álvaro, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 1.000,00, para jornada de trabalho de 20 horas.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 05 de outubro de 2012, das 9:00 às 15:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, sito à Rua Oswaldo Cruz, 197 - Santos - São Paulo, exceto sábado, domingo e feriado.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
A Prova será realizada na Cidade de Santos, com data prevista para o dia 21 de outubro de 2012, no período da manhã, na qual serão convocados por meio de Edital de Convocação, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
 
O concurso terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.

Prefeitura de Alegrete - RS abre processo seletivo

 
A Prefeitura de Alegrete, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo público, para o preenchimento de 89 vagas, sendo 11 de Contratação Imediata e 78 para Cadastro Reserva, sob regime celetista, para o emprego Público de Agente Comunitário de Saúde, com a execução técnico-administrativa da empresa Premier Concursos Ltda.
 
Haverá várias vagas para cargo de nível fundamental, com salário de R$ 641,57 em carga horária de R$ 40h semanais.
 
A inscrição, no valor de R$ 20,00, será efetuada exclusivamente via Internet, no site www.premierconcursos.com.br, até o dia 03 de outubro de 2012.
 
A Prova Escrita será realizada provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, em horário e local a serem divulgados em Edital específico. O Gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
 
O certame tem validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Alegrete.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Capão do Leão - RS

 
A Prefeitura de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de 16 vagas nos cargos efetivos e cadastro reserva (CR) do quadro geral de servidores Municipal.
 
Os vencimentos variam de R$ 648,91 a R$ 1.854,10 em carga horária de 25 a 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Educação, Bibliotecário, Eletricista, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Lavador e Lubrificador, Médico, Nutricionista, Operador de Máquinas Rodoviárias, Professor, Técnico em Radiologia, Topógrafo e Veterinário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estão prorrogadas até às 23 horas do dia 01 de outubro de 2012, pelo site www.pontuaconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e de R$ 87,00 para cargos de nível superior.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, para todos os cargos, sendo que, os locais e horários das provas serão divulgados, no Diário Oficial do Município (Jornal Diário da Manhã), nos sites www.pontuaconcursos.com.br e www.capaodoleao.rs.gov.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.