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segunda-feira, 24 de setembro de 2012

À medida que aumenta o contágio por HPV cresce também a incidência de câncer de ânus

Primeiro veio a comprovação da estreita relação entre HPV e o tumor de colo de útero. Depois cânceres de boca, garganta e esôfago foram vinculados à infecção por alguns subtipos do Papilomavírus humano.
 
Agora, o alerta vai para mais uma manifestação: o tumor de ânus. “A doença tem aumentado nas últimas três décadas e já são registrados 6 mil novos casos por ano”, explica o médico Paulo Gonçalves, professor da Faculdade de Medicina da UnB e presidente-eleito da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.

O HPV atinge 40% da população sexualmente ativa. “Ele é considerado hoje o principal fator associado ao câncer do canal anal. Por essa razão um exame chamado anuscopia de alta resolução passou a ser indicado a homens e mulheres que tiveram ou têm HPV, para os que possuem alguma imunodepressão e também para os que praticam sexo anal – principal forma de contágio”, enfatiza o especialista.
 
O tumor no ânus pode estar associado a sangramento espontâneo ou àquele observado durante a evacuação. Contudo, assim como o HPV, pode não apresentar sintomas. “Como todo tipo de câncer, para que seja passível de tratamento deve ser diagnosticado em fase inicial”, ressalta Dra. Bianca Corte, do Instituto de Coloproctologia de Brasília (ICB).
 
O Exame – Padrão-ouro para a inspeção do canal anal, a anuscopia de alta resolução detecta HPV, tumorações e colabora no diagnóstico de uma série de outras doenças, como hemorroidas. “O equipamento é capaz de ampliar a imagem da área até 40 vezes. Com isso, identifica com precisão as lesões perianais, anais e retais que não são estudadas pela colonoscopia”, descreve Dr. Paulo.
 
O exame utiliza uma espécie de endoscópio para a visualização do canal anal e, por vezes, para a aplicação de substância que mostram lesões não visíveis a olho nu. Rápido, tem duração de até 5 minutos e é considerado pelos pacientes como tolerável. “O pequeno desconforto passa assim que o anuscópio é retirado”, esclarece Dra. Bianca. Quando necessário, são coletadas amostras de tecido para biópsia.
 
Prevenção – O contágio pelos subtipos mais nocivos do HPV pode ser prevenido de duas formas. A primeira delas é a vacina, que deve ser administrada antes do início da atividade sexual. Independente dessa medida, o uso de preservativo é imprescindível, visto que há outras doenças importantes transmitidas por contágio sexual. “Diante de sintomas, o indivíduo não deve postergar a avaliação médica. Quanto mais cedo diagnosticado o tumor de ânus, maiores as chances de cura”, conclui Dr. Paulo.
 
Fonte Corposaun

Comportamentos compulsivos

Alguns seres humanos desenvolvem hábitos e são repetitivos, gostam de rotina, de um cotidiano regrado, do que conhecem. Outros, ao contrário, não suportam a mesmice e estão sempre em busca de novidades.
 
Viver de acordo com o temperamento não é problema, cada um sabe o que é melhor para si. As pequenas manias, quem não as têm?, que não interferem na qualidade de vida, não são motivo de preocupação. Problemáticos são os comportamentos repetitivos e compulsivos que levam os indivíduos a situações de risco, prejuízo pessoal, social e profissional, adoecimento físico e mental. Nestes casos estão os comportamentos compulsivos.
 
Quando se fala em compulsão, vêm à cabeça os comportamentos exagerados de comer (compulsão alimentar, binge eating), fazer atividade física (vigorexia), beber (dipsomania, alcoolismo), consumir drogas (drogadicção), jogar (jogo compulsivo ou patológico), comprar (shopaholic), trabalhar (workaholic), mentir (mitomania), roubar (cleptomania). Há também os vícios modernos, em internet, celular, de estar sempre ligado, conectado. Resumidamente, a pessoa não consegue evitar comportamentos e situações que a prejudicam, tornando-se refém da comida, do álcool, das drogas, do jogo, da mentira, das tecnologias.
 
A compulsão é uma atitude mal adaptativa de enfrentamento de emoções como angústia e raiva, e sensações de ansiedade e tédio, além de pensamentos de desvalorização pessoal que resultam em consequências psicológicas, físicas e sociais graves. As causas são um possível transtorno psicológico, fatores hereditários, trauma, um sofrimento não superado, fracassos e tristezas não resolvidos, falta de orientação e afeto familiar, o ambiente em que o indivíduo vive.
 
A superação é um processo lento e difícil, dependendo do grau de cronicidade do transtorno. A recuperação depende de vários fatores, sendo os mais importantes a conscientização da pessoa para os prejuízos causados pelo comportamento compulsivo e a vontade de vencê-lo, além de apoio familiar e social. O indivíduo precisa se tornar agente do próprio resgate, recuperando o controle de sua vida, buscando ajuda profissional e, acima de tudo, nunca desistindo e se acreditando capaz de reescrever a história.
 
Fonte Corposaun

Diabéticos podem melhorar a circulação com simples cuidados

No dia-a–dia, alguns simples cuidados com os pés podem auxiliar os diabéticos a prevenirem lesões, já que as extremidades do corpo ficam mais sensíveis por conta da má circulação causada pelo alto índice de açúcar no sangue.
 
Assim como em outras partes do corpo, os pés precisam receber uma grande quantidade de sangue e de oxigênio apropriada para evitar infecções e doenças vasculares, decorrentes da falta de circulação.
 
“Os diabéticos podem sofrer lesões graves, como queimaduras e feridas, sem perceber”, alerta Tânia Fleig, fisioterapeuta pertencente ao Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. “Por isso é importante que saibam que o uso de água quente, o famoso ‘escalda-pés’, manta térmica ou práticas similares são desaconselháveis em qualquer época do ano”, explica.
 
Segundo a fisioterapeuta, o ideal para manter pés aquecidos é exercitar os dedos e os tornozelos, na intenção de aumentar a circulação sanguínea. Além do uso de cobertores, meias e mantas, é importante prestar atenção se há mudanças na temperatura e coloração da pele, pois isso pode indicar problemas circulatórios. E, quando os dias estiverem muito quentes, é recomendado o uso de protetor solar no dorso e na sola dos pés para evitar queimaduras.
 
Outras dicas importantes para os diabéticos, de acordo com a fisioterapeuta são:
  • Procure caminhar com um calçado adequado e confortável e em superfície plana, na tentativa de manter a boa circulação.
  • Evite cruzar as pernas quando estiver sentado, pois isso dificulta a circulação do sangue nos pés;
  • Se for viajar, evite ficar sentado por muito tempo para que o sangue circule com mais facilidade.
  • Se possível, mantenha um bom controle glicêmico, que se dá com uma boa dieta alimentar e a medicação adequada.


Sobre Diabetes:
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde como por exemplo o excesso de sono no estágio inicial, problemas de cansaço e problemas físicos-táticos em efetuar as tarefas desejadas.
 
Quando não tratada adequadamente, podem ocorrem complicações como Ataque cardíaco, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas na visão, amputação do pé e lesões de difícil cicatrização, dentre outras complicações.

Fonte Corposaun

Como fazer o corpo-clínico combater os custos?

Durante a 10° edição do Saúde Business Forum, Luiz Koiti, da Beneficência Portuguesa conta como envolveu os médicos no combate de gastos desnecessários e nos processos de qualidade
 
Remuneração, modelo de contratação de corpo clínico, retenção de talentos. Muitas são as variáveis quando o assunto é o engajamento médico. Mas afinal, como trazer o profissional mais importante da entidade para uma realidade de custos, gastos e controle do orçamento? Essa foi a missão do Beneficência Portuguesa, de São Paulo, um dos maiores hospitais do País, que vem, ao longo dos anos, fazendo diversas ações para envolver o profissional.
 
O corpo-clínico fechado permitiu à entidade formar grupos de multiplicadores de conhecimento para envolver todos os profissionais do hospital desde questões como acreditação- o hospital tem ONA 2- , até a melhoria da gestão do centro-cirúrgico. “Sabemos que o médico não tem formação em gestão e por isso o orientamos e incentivamos a multiplicação desse conhecimento”, afirmou o superintendente da instituição, Luiz Koiti, nesta quinta-feira (20), durante a 10° edição do Saúde Business Forum, que ocorre na Praia do Forte (BA).
 
Durante as reuniões são mostrados os indicadores da instituição de forma transparente para que o médico participe do controle de custos. Há também reuniões para analisar a aplicação das práticas e o desempenho dos profissionais “O encontro de feed-backs com os médicos é uma forma de ouvir cada um deles”. Com o projeto, 5300 colaboradores e médicos são impactados e essa é a importância dos multiplicadores do conhecimento e dos canais de comunicação utilizados pela entidade como palestras, jornais, internet e sms.
 
Uma medida que deu certo foi durante o processo de adoção da metodologia Kaisen, quando se apresentou o valor do desperdício com os atrasos nos centros- cirúrgicos. “Os atrasos de 30 minutos resultavam em R$ 300 milhões de prejuízo ao ano. Na discussão sobre a ferramenta, o médico começou a entender que quem atrasava a cirurgia era ele”, diz.
 
Foram organizados protocolos na área de cirurgia cardíaca, tradicional especialidade da instituição, em parceria com os próprios médicos, o que antes seria impossível. “Organizamos um único protocolo, as nossas equipes são das escola do Zerbini (Euryclides de Jesus) e do Adib Jatene. Antes era impossível um cirurgião sentar para conversar com outro ”.
 
Recursos Humanos
A questão do engajamento médico passa, sem dúvida, pela discussão do modelo de remuneração do médico e de política de recursos humanos. Qual é o atrativo para os profissionais que não tem vínculo e até aqueles que são ceeletistas?
 
Durante o Intercâmbio de Ideias, os participantes enfatizaram a questão do modelo de remuneração e da carreira do profissional. “O desafio para engajar médico é o modelo de remuneração. Como engajar alguém de qualidade de custo, se ele não enxerga a entidade de trabalho?”, questionou Paulo Barreto, do Hospital São Lucas (SE).
 
No caso do programa da Beneficência Portuguesa, a análise de desempenho não está ligada à remuneração. Mesmo assim, as pessoas aderiram um dos resultados foi o surgimento de novas lideranças, que antes ficavam escondidas.
 
Paulo Cezar Paiva, do Hospital do Exército (RJ), argumentou sobre a disponibilidade do profissional em aderir ao programa. “Muitas vezes o médico quer só matar a fome, não dá para fazer o algo mais”, disse, completando que no caso da entidade, há dinheiro disponível, mas não profissionais.
 
Christian Campos, do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, complementou a discussão sobre carreira e a atual formação médica. “O novo profissional é muito imediatista com a questão financeira”, disse. Barreto, endossou, dizendo que a demanda não é remunerada, ou seja, o pediatra, por exemplo, atende grande número de pacientes por um valor menor se comparado ao de um especialista em alta complexidade.
 
Agora, Koiti enfrenta uma nova etapa do processo de engajamento, que é a abertura gradual do corpo-clínico com a manutenção dos programas. “Estamos olhando para as especialidades que temos carência na renovação do corpo-clínico. Acho que o médico tem como moeda de troca, a possibilidade de participar de pesquisa”, disse, enfatizando que um dos atrativos para os médicos é o centro de estudos e pesquisas da instituição.
 
Fonte SaudeWeb

RH é visto como possível saída para fechar a conta do sistema

A importância das empresas está na conscientização dos funcionários em relação à prevenção e promoção de saúde e consequente redução nos custos 
 
A sustentabilidade do sistema de saúde está ameaçada. Essa foi a sensação compartilhada pelos participantes do Intercâmbio de Ideias “Visão de quem compra x visão de quem vende”. “Se você pegar cada elo do setor e perguntar: você está satisfeito. A resposta vai ser unânime – não. Ninguém está ganhando. O sistema caminha para quebrar”, diz Adalton de Sena Almeida, do plano de saúde Uniplam.
 
E, de fato, os hospitais operam com margens apertadas, assim como os planos de saúde. A maioria dos médicos é mal remunerado e o País destina poucos recursos – cerca de 8% do PIB – para o setor, que movimenta cerca de R$ 180 bilhões por ano.
 
A área de Recursos Humanos das empresas parece ser um importante player para a conscientização do beneficiário em relação à prevenção e promoção à saúde, fator que contribuiria para diminuir os desperdícios do segmento.
 
“A participação da empresa junto à seguradora de saúde é fundamental para o melhor serviço”, afirma o diretor de inovações em prestadores e clientes da SulAmérica, Roberto Cardoso, um dos coordenadores da mesa de discussão. Cuidar da saúde e não da doença é o novo conceito defendido pelos líderes da áreas, mas que exige uma drástica transformação cultural e, consequentemente, no modelo assistencial. Cardoso cita exemplos de empresas que implementaram, por exemplo, programas de combate ao de sedentarismo aos funcionários.
 
Iniciativas desse tipo contribuem para a redução de custos em toda a cadeia de valor da saúde.
 
A diretora de Recursos Humanos da construtora Andrade Gutierrez, Cibele Fonseca, apresentou aos participantes como é feita a gestão dos cerca de 120 mil funcionários e beneficiários do Bradesco Saúde.
 
“Nos preocupamos com a gestão da saúde dos funcionários desde a prevenção até a utilização do plano de saúde”, comenta.
 
Quatro aspectos chaves foram apontados por Cardoso para a sustentabilidade do sistema:
1. Compartilhamento da gestão de saúde entre todos. Cliente/segurado x operadoras x prestadores

2. cuidado da saúde x doença

3. proximidade no relacionamento entre operadoras x prestadores

4. Novas formas de contratação. Fee for service x outros
 
Atualmente a SulAmérica possui cerca de 2,5 milhões de clientes em todo o Brasil.
 
Fonte SaudeWeb

Superdiagnóstico: causa está no sistema de saúde

Para participantes do Saúde Business Forum, o alto custo decorrente do excesso de exames ocorre em razão do fee for service e da falta de recursos para o setor
 
A discussão sobre o excesso de exames está atrelada ao sistema de saúde brasileiro. Essa foi a conclusão dos participantes do “Intercâmbio de Ideias” sobre Superdiagnóstico, realizado nesta sexta-feira (21), durante a 10° edição do Saúde Business Forum, na Praia do Forte (BA). De acordo com os gestores, a questão é um ciclo vicioso que envolve todos da cadeia de saúde.
 
Em um cenário composto por subfinancimento da saúde, baixa remuneração médica, reajuste do rol de procedimentos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e altos custos com a incorporação de tecnologias, o excesso de exames é mais um desperdício de recursos e uma contradição em um País que ainda discute o próprio acesso à medicina diagnóstica e à saúde como um todo.
 
Mas uma das saídas pode estar na prevenção e na relação entre os elos da cadeia. Essa é foi a alternativa do Grupo Infinita, rede de diagnóstico por imagem, que adotou a parceria com operadoras e médicos para combater os gastos nos procedimentos. Quando há dúvidas sobre o diagnóstico ou o médico solicitante pede um número excessivo de exames, o profissional da rede entra em contato com médico solicitante via skype ou chat.
 
“O protocolo tem de existir para não se pedir tomografia computadorizada para cálculo de vesícula, por exemplo. Sabemos que pode ser uma ultrassonografia. Quando há dúvida fazemos esse contato para adequar os exames”, conta Paulo Bonadio Filho, presidente do Grupo Infinita. Outra ação em parceria com o prestador é o acompanhamento de grupos com maior probabilidade de desenvolvimento de doenças (genética ou hábitos prejudiciais).
 
O excesso de exames tem sido uma preocupação para a Central Nacional de Unimeds (CNU). Para o presidente da cooperativa, Mohamad Akl, as atualizações do rol de procedimentos e o próprio conhecimento de novas tecnologias pelo paciente são a causa para o aumento dos exames e, consequentemente, a elevação dos custos.
 
“De 2010 a 2012, desde a vigência da RN 211 (que autoriza o exame de pet scan), foram 204 exames, totalizando R$ 282, 5 milhões” conta Akl, e completa: “Não se iludam, quando o paciente ler sobre a tomossíntese nos jornais, ele vai pedir para o médico. Mas qual é o benefício disso?”
 
A relação número de exame por beneficiário também cresceu. Dados da CNU mostram que em 2000 eram realizados, em média, 1, 67 exames por usuário. Em 2011, o número saltou para 10,41. “Há, sim, o exagero no pedido de exames dos beneficiários”, enfatizou.
 
Os pacientes conhecem e, por vezes, solicitam ao médico exames com novas tecnologia. Mas do outro lado, já é conhecido pelo setor o abandono de exames e as repetidas solicitações também pela falta de um prontuário único. A CNU tem dados assustadores: 25% dos 2,1 milhões de beneficiários não retornam para retirar o resultado dos exames.
 
Para combater o aumento de gastos, a CNU investe em prevenção nas seguintes linhas de atuação: doença cérebro e cardiovascular, obesidade, diabetes, doença renal, doença respiratória e neoplasia. São 34, 3 mil beneficiários com esse perfil e eles são responsáveis por 10, 5% dos custos da cooperativa.
 
SistemaSe por um lado, há o excesso de solicitações por parte dos médicos, a justificativa para alguns gestores do setor é clara: o profissional tem de atender mais em menos tempo, por conta do modelo de remuneração. Com muitos pacientes, em pouco tempo, o diagnóstico via exame é a alternativa comum, deixando para trás a anamnese e o exame físico. A prática é muito corriqueira nos pronto-socorros, que estão cada vez mais lotados.
 
“Nas grandes emergências, o médico está muito exposto e, às vezes, tem de pedir . o exame para dar alta ao paciente. É uma situação complexa. O foco te que ser o médico, ele precisa receber melhor e estudar mais”, disse Fernando Group, do Hospital Samaritano (RJ).
 
Para Armando Vieira, do Hospital São José (SC), a carreira médica também é parte do problema. “Enquanto o médico não for formado eticamente, ele continuará preescrevendo o poder da caneta, pois ele se preocupa com o que tem de receber no fim do mês e não com o excesso de exames”.
 
Luiz Salomão, do SalomãoeZoppi, complementa: “Se se paga mal ao médico, ele não tem tempo de fazer a consulta e atende em minutos, pede o exame e temos um ciclo vicioso. O paciente faz e, depois, não vai retirar o resultado”.
 
Na opinião de Jorge Curi, da AMB, o problema também é recurso. “Falta financiamento, com R$100 é difícil fazer uma medicina moderna”, diz ,se referindo as mensalidades de planos de saúde.”
 
Fonte SaudeWeb

Parceria entre Sírio-Libanês e Santa Paula aumenta consultas em 22%

Acordo no centro oncológico prevê padronização dos protocolos, transferência de know how e compartilhamento de equipes
 
Seguindo os modelos de co-opetição (colaboração entre empresas concorrentes) já presentes em outros setores da economia, os hospitais Santa Paula e Sírio-Libanês assinaram um acordo de parceria para o novo Centro Oncológico do Santa Paula.
 
“Entendemos que oncologia fazia parte da nossa estratégia, por isso, começamos um planejamento estrutural e iniciamos a construção de áreas específica para isso, o que culminou na construção deste novo centro, de 4 mil metros quadrados, que será inaugurado no final deste ano. Nos preparamos estruturalmente, mas faltavam as pessoas, por isso buscamos o Sírio-Libanês, que é uma usina de formação de oncologistas”, relembra o diretor clínico do Santa Paula, Otávio Gebara.
 
As duas instituições firmaram um contrato de gestão técnica, em que o Sírio-Libanês forma, fornece e treina os profissionais de oncologia, determina os protocolos e faz a supervisão de qualidade das áreas relacionadas ao atendimento do paciente oncológico.
 
No Sírio-Libanês, a decisão pela parceria foi tomada com base nos seguintes fatores: oncologia é uma área de grande desenvolvimento e know how da instituição, havia capacidade de alocar e recombinar diferentes recursos, a equipe é considerada altamente capacitada e especializada e esta era uma forma de reter mais talentos, e, do ponto de vista do negócio, foi percebida uma possibilidade de reduzir barreiras comerciais e aumentar a vantagem competitiva.
 
“Estudamos muito a respeito e avaliamos o impacto na nossa marca, porque, embora atuando em regiões e com públicos diferentes, somos instituições concorrentes. Trabalhávamos muito intramuros e outras iniciativas não tiveram sucesso, porque não identificamos sinergia entre as instituições. Neste caso, com o Santa Paula, a confiança e intimidade entre as instituições foi o divisor de águas. A situação não é tranquila e nunca será, pelo risco da concorrência, por isso, o relacionamento é muito importante, para resolver qualquer conflito”, pondera o superintendente comercial e de marketing do Hospital Sírio-Libanês, André Osmo.
 
Como funcionará a parceria no dia a dia
No dia a dia, as duas instituições, que usam o mesmo sistema de informação, com o módulo de oncologia formatado pelo próprio Sírio-Libanês, terão acesso a dados como prontuário, faturamento e fluxo de pacientes. Os médicos trabalharão em regime de dedicação exclusiva e uma enfermeira-chefe de oncologia do Sírio-Libanês já está atuando dentro do Santa Paula para implantar a cultura e padronizar os fluxos de trabalho.
 
As instituições trabalharão juntas com os indicadores de desempenho de farmácia (qualidade de prescrição oncológica), efeitos colaterais, tempo de internação do paciente oncológico e extravasamento.
 
O contrato tem validade de 10 anos e prevê um compromisso de não contratação dos profissionais por parte do Santa Paula, mas em contrapartida o Sírio-Libanês se compromete a manter equipes de alto padrão no centro oncológico.
 
“Este modelo não é novidade no mundo. O Massachussets General Hospital, nos Estados Unidos, tem parceria com 12 hospitais e todos se mantêm no mercado porque compartilham seus pacientes: há instituições focadas em longa permanência, outras na área vascular, algumas em baixa complexidade, etc. Estes hospitais funcionam como redes captadoras e baseiam suas parcerias em transferência de tecnologia e conhecimento.”, explica Gebara.
 
As instituições manterão seus focos de atendimento: o Sírio-Libanês continuará atendendo o público AAA e o Santa Paula continuará com o público B. “Temos um limite de atendimento e um limite físico de crescimento, além do que não é bom ultrapassar, porque fica difícil administra a qualidade numa estrutura grande demais. Por isso, não vemos risco de concorrência imediata”, avalia Osmo.
 
No Santa Paula, os resultados começaram a ser percebidos: as sessões de quimioterapia já aumentaram 50% e as consultas, 22%.
 
Fonte SaudeWeb

Britânica sofre de raro nanismo

Charlotte mede apenas 68 cm e pesa 4 kg
 
Charlotte Garside, de cinco anos, da Inglaterra, que mede apenas 68 cm e pesa 4 kg sofre de uma forma rara de nanismo.
 
Segundo os médicos, não há um nome específico para essa doença. Além disso, ela também tem o sistema imunológico fraco e seu desenvolvimento mental e físico afetados, segundo o tabloide The Sun.
 
No entanto, a menina está empolgada para ir à escola. Seus pais, Emma Newman e Scott Garside, prepararam tudo para que a filha pudesse apreciar o primeiro dia de aula.
 
— Charlotte pode ser pequena, mas ela tem uma personalidade grande e quer fazer tudo o que uma menina de 5 anos faz.
 
Além de Charlotte, Jyoti Amge, de 18 anos, que mora na Índia, é considerada a menor mulher do mundo, medindo apenas 63 cm.
 
Fonte R7

Crise faz cidade espanhola ficar sem remédios

Endividamento e queda de receitas vem gerando o problema
 
crise econômica na Espanha vem provocando cortes de investimentos em diversos setores. E agora o endividamento e a necessidade de cortar gastos que afeta tanto administrações regionais como o governo central do país já provoca até mesmo escassez de medicamentos nas farmácias.
 
De acordo com a associação farmacêutica de Valencia, remédios para tratar diabetes, medicamentos para tratamento da tireóide e alguns antibióticos são alguns dos que estão desaparecidos das farmácias valencianas.
 
As regiões administrativas da Espanha enfrentam pesadas dívidas. As populações destas regiões dependem das administrações locais para o fornecimento de serviços como saúde e educação. Mas o problema é que as autoridades regionais espanholas não dispõem mais de verbas para pagar todas as suas contas. E elas não podem esperar muita ajuda do governo central, já que este também está fortemente endividado.
 
Uma farmácia traz na parede a seguinte inscrição: "Um aviso importante: o governo de Valencia está devendo a esta farmácia por todos todos os medicamentos que foram fornecidos aos clientes nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril''.
 
A farmacêutica mostra uma gaveta onde são mantidos remédios que só podem ser adquiridos com prescrição médica. Normalmente, ela conta que a gaveta costumava estar cheia, mas agora ela está vazia e, segundo ela, o estoque de insulina da farmácia está quase acabando. ''Não temos dinheiro para comprar mais.''
 
Na eventualidade de vários clientes precisarem dos mesmos medicamentos no mesmo dia, ela afirma que eles precisam percorrer a vizinhança em busca de, por exemplo, remédios para doenças cardíacas, derrames e antiretrovirais.
 
Escassez
O sistema de saúde espanhol permitia que pacientes pudessem ter acesso gratuito a muitos medicamentos. Mas agora a situação mudou.
 
Há alguns meses o governo apreentou uma medida pela qual os aposentados teriam de pagar o equivalente a 10% do valor dos medicamentos que lhes fossem receitados. O projeto estipula ainda que os demais pacientes passem a pagar o equivalente a 50% do valor total dos remédios que adquirirem, um aumento em relação aos 40% cobrados atualmente.
 
Com a medida, o governo diz esperar obter o equivalente a 7 bilhões de euros (cerca de R$ 18,4 bilhões)
 
O problema não se limita a Valencia. Muitas farmácias nas Ilhas Canárias também têm sido afetadas pela escassez de medicamentos.
 
As regiões espanholas contam com um problema extraordinário, durante a bolha imobiliária que assolou a Espanha, as autoridades regionais coletavam impostos cobrados sobre transações imobiliárias.
 
Agora que esta fonte de receita se foi, os administradores regionais esperam que o governo central possa lhes fornecer as quantias que necessitam. Mas o governo central também enfrenta dificuldades. E ele não tem como emprestar a não ser a juros proibitivos.
 
Fonte R7

Três estudos reforçam vínculo entre bebidas açucaradas e obesidade nos EUA

Três novos estudos publicados este fim de semana reforçam o vínculo entre o consumo de refrigerantes e bebidas de frutas açucaradas e a epidemia de obesidade nos Estados Unidos.
 
O consumo destas bebidas mais que dobrou desde os anos 1970, assim como a taxa de obesidade entre os americanos no mesmo período, que afeta atualmente 30% da população adulta, destacam os autores destas pesquisas divulgadas na edição online do New England Journal of Medicine.
 
O primeiro estudo, feito com mais de 33.000 americanos, homens e mulheres, indica que consumir estas bebidas açucaradas agiria nos genes, afetando o peso e ampliando a pré-disposição genética de uma pessoa a engordar.
 
Os cientistas usaram as 32 variações de genes conhecidos por influenciar no peso com a finalidade de estabelecer um perfil genético dos participantes do estudo. Os autores determinaram também seus hábitos alimentares, de consumo de bebidas açucaradas e de práticas de exercícios baseados nas respostas a um questionário durante quatro anos.
 
Os outros dois estudos demonstraram que o fato de dar a crianças e adolescentes bebidas sem calorias, como água mineral ou refrigerantes com adoçantes, levaram a uma perda de peso.
 
O primeiro foi feito no hospital infantil de Boston com 224 adolescentes obesos ou que tinham excesso de peso, aos quais os cientistas mandaram regularmente a domicílio garrafas d'água ou refrigerantes "light".
 
Também os incentivaram a consumir estas bebidas durante um ano, período de duração do estudo.
 
Estes adolescentes não tiveram ganho de peso superior a 1,5 quilo durante este prazo, contra um aumento de 3,4 quilos observado em um grupo de controle.
 
A última pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade VU de Amsterdã (Holanda) com 641 crianças com idades entre 4 e 11 anos com peso normal, das quais a metade consumiu diariamente um quarto de litro de bebidas de frutas açucaradas e a outra metade a mesma quantidade de bebidas, mas com adoçantes no lugar do açúcar.
 
Após 18 meses, as crianças que consumiram bebidas de baixas calorias ganharam 6,39 quilos em média, comparativamente a um aumento de 7,36 quilos registrado no grupo que ingeriu bebidas de frutas açucaradas.
 
"Tomados em conjunto, estes três estudos parecem indicar que as calorias provenientes de refrigerantes e bebidas de frutas fazem diferença", destacou em um editorial publicado no New England Journal of Medicine a doutora Sonia Caprio, do serviço de Pediatria da Universidade de Yale (nordeste dos Estados Unidos).
 
Segundo ela, "chegou o momento de agir e apoiar vigorosamente a implementação das recomendações do Instituto de Medicina, do American Heart Association (Associação americana do coração) e da Obesity Society para reduzir o consumo de refrigerantes e outras bebidas açucaradas entre crianças e adultos".
 
A "American Beverage Association/ABA", grupo profissional que representa a indústria de refrigerantes e bebidas de frutas, rejeitou vigorosamente as conclusões destes estudos.
 
"A obesidade não se deve unicamente a um só tipo de comida ou bebida", escreveu a ABA em um comunicado, destacando que "as bebidas açucaradas têm um papel menor na alimentação dos americanos" e não representam, em média, mais que 7% das calorias absorvidas pelas pessoas nos Estados Unidos.
 
Fonte R7

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital de processo seletivo para contratação temporária de Médicos. São ofertadas 29 vagas de nível superior de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês, com salário de até R$ 10.964,42 conforme especialidade pretendida.
 
As 29 vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (3), Internista (1), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista(7), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (7), Médico Psiquiatra(2), Médico Neurologista (1), Médico Neonatologista (1) e Médico Radiologista/ecografista (1).
 
As inscrições serão efetuadas até 24 de setembro de 2012, exclusivamente no site: www.fsnh.net.br.
O processo seletivo será constituído de análise de títulos e os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br).
 
O processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jundiaí (SP)

A Prefeitura de Jundiaí, Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de 14 vagas para os cargos de Médico e Auxiliar Consultório Dentário. As oportunidades são para candidatos de níveis médio/técnico e superior e os salários são de até R$ 4.367,43, mais vale transporte de R$ 240,00 e vale alimentação de R$ 300,00, para carga horária de 12, 20 e 40 horas.
 
Será assegurada aos portadores de deficiência a reserva de vaga na proporção de 5% das vagas oferecidas e das que porventura vierem a ser criadas durante o prazo de validade do concurso.
 
As inscrições deverão ser efetuadas pela internet no endereço www.makiyama.com.br, no período de 15 a 28 de setembro de 2012. As taxas variam de R$ 45,00 para cargos de nível médio/técnico e de R$ 80,00 para cargo de nível superior (médicos).
 
As provas serão realizadas na cidade de Jundiaí, na data prevista de 25 de novembro de 2012. O gabarito será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.
 
A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação, na Imprensa Oficial do Município e nos sites www.makiyama.com.br e www.jundiai.sp.gov.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura do Município de Jundiaí, uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

HSPM (SP) abre processo seletivo para níveis fundamental e médio

O Hospital do Servidor Público Municipal - HSPM, publicou três (03) editais de processo seletivo destinados ao provimento de 08 vagas em cargos de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 612,77 a R$ 904,29.

Cargos
As chances são para os cargos de Pintor, Técnico de Refrigeração e Técnico de Manutenção de Equipamento Hospitalar.

Inscrições e avaliação
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 28 de setembro de 2012, das 8h30 às 16h na Seção de Apoio Técnico de Ingresso, Cargos, Salários e Acesso do Departamento Técnico de Gestão de Talentos (rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo, capital), mediante a apresentação de comprovante de conclusão do ensino fundamental e comprovante de experiência. A inscrição será efetuada pelo interessado ou procurador devidamente habilitado, gratuitamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, sendo este formulário padronizado pela Autarquia.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de experiência.

Concurso Prefeitura de Capão do Leão - RS

A Prefeitura de Capão do Leão, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de 16 vagas efetivas ou futuras (cadastro reserva) no quadro geral de servidores Municipal.
 
Os vencimentos variam de R$ 648,91 a R$ 1.854,10 em carga horária de 25 a 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Educação, Bibliotecário, Eletricista, Engenheiro Civil, Fiscal de Tributos, Lavador e Lubrificador, Médico, Nutricionista, Operador de Máquinas Rodoviárias, Professor, Técnico em Radiologia, Topógrafo e Veterinário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estão prorrogadas até às 23 horas do dia 01 de outubro de 2012, pelo site www.pontuaconcursos.com.brAs taxas variam de R$ 20,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de nível médio e de R$ 87,00 para cargos de nível superior.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, para todos os cargos, sendo que, os locais e horários das provas serão divulgados, no Diário Oficial do Município (Jornal Diário da Manhã), nos sites www.pontuaconcursos.com.br e www.capaodoleao.rs.gov.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Gurupi - TO

A Prefeitura de Gurupi, Estado do Tocantins, reabriu o prazo de inscrições para o concurso nº 001/2011, que visa o preenchimento de 307, já incluídos os cargos acrescentados e as cotas para portadores de necessidades especiais. Considerando os valores declarados no edital seguido das suas retificações, os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 562,27 a R$ 3.000,00 dependendo do cargo, e as jornadas serão de 20 a 40 horas semanais.
 
Será também formado cadastro de reserva.
 
Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Merendeiro, Motorista de veículos leves, Eletricista e Cozinheiro.
 
Para quem tem o ensino médio as chances são para Guarda Municipal, Assistente de Tributação, Assistente Administrativo (Procuradoria Geral), Fiscal de Posturas e Edificação, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador de Trânsito, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente Administrativo e Professor I.
 
Já para portadores de diploma de nível superior as oportunidades são para Inspetor Sanitário, Assistente Jurídico, Administrador, Médico, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Biomédico, Contador, Secretária Executiva, Psicólogo, Odontólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Procurador Municipal do Contencioso, Procurador Municipal Tributário, Procurador Municipal Administrativo, Procurador Municipal do Meio Ambiente, Patrimônio Público e Habitação, A, Enfermeiro e Assistente Social.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer suas inscrições, por meio da internet, através do endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br, de 20 de setembro a 1º de outubro de 2012, horário de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 28,00, para nível fundamental;
R$ 32,00, nível médio;
R$ 48,00, nível superior.
 
Provas
As datas, locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, até no décimo dia útil após o encerramento das inscrições. Os candidatos aos cargos de Agente administrativo e Motorista de veículos levers farão também provas de digitação e práticas de direção veicular. O gabarito das provas será publicado no site www.ebraconconcursos.com.br, até o quinto dia útil após a aplicação das provas.
 
Os candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas deverão encaminhar os títulos a serem avaliados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por sedex, seguindo as instruções do edital.
 
Validade
O prazo de validade do concurso de Gurupi será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Polícia Militar – SP - Saúde

Foi divulgado edital nº 003/2012 que rege o concurso público para provisão de 26 cargos no posto inicial de 2º Tenente Médico PM Estagiário e 02 cargos no posto inicial de 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Fundação VUNESP.

A remuneração inicial para os cargos de 2º Tenente Médico PM Estagiário e 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário é de R$ 5.501,30.
 
Para o cargo de 2º Tenente Médico PM Estagiário, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das seguintes especialidades médicas: Anestesia (1 vaga), Cardiologia (1 vaga), Cirurgia Geral (1 vaga), Cirurgia Plástica (1 vaga), Clínica Médica (1 vaga), Dermatologia (1 vaga), Endocrinologia (1 vaga), Endoscopia (1 vaga), Fisiatria (1 vaga), Gastroenterologia Clínica (1 vaga), Hematologia (1 vaga), Infectologia (1 vaga), Medicina do Trabalho (1 vaga), Medicina de Urgência (1 vaga), Medicina Intensiva (1 vaga), Neurocirurgia (1 vaga), Neurologia (1 vaga), Oncologia (1 vaga), Ortopedia e Traumatologia (1 vaga), Otorrinolaringologia (1 vaga), Pneumologia (1 vaga), Proctologia (1 vaga), Psiquiatria (1 vaga), Radiologia (1 vaga), Reumatologia (1 vaga), Urologia (1 vaga).

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 01 de outubro até às 16 horas de 01 novembro de 2012. O valor da inscrição será de R$ 200,00 e poderá ser pago em qualquer agência bancária, em dinheiro, cheque ou por internet.

Etapas da seleção
Este certame avaliará os candidatos por meio de sete fases distintas: na primeira, os inscritos deverão se submeter à prova escrita objetiva, formulada com questões de múltipla escolha e proposta de redação. As outras etapas serão a prova de condicionamento físico, prova oral, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e por último a análise de documentos e títulos.

A Prova Escrita tem data prevista para aplicação em 16 de dezembro de 2012, às 13horas, e será aplicada na cidade de São Paulo. A confirmação da data e do horário e as informações sobre local para a realização da prova serão divulgadas oportunamente por meio de convocação a ser publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) - Poder Executivo - Seção I - Concursos.
 
Validade
O Concurso Público terá validade de 2 (dois) anos, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período, nos termos constitucionais.

SEAP - BA lança edital de processo seletivo

Publicado edital n° 01/2012 de processo seletivo da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização - SEAP-BA, para contratação por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. O certame visa o preenchimento de 170 vagas, distribuídas em funções de nível médio e superior.
 
Cargos e vencimentos
Para nível médio são oferecidas vagas nas funções de Técnico de Enfermagem (35), Auxiliar de Consultório Dentário (08), Técnico em Radiologia (02) e Técnico em Laboratório (06).

No nível superior, os postos são para Assistente Social (16), Enfermeiro (10), Farmacêutico (05), Odontólogo (02), Médico Clínico (05), Médico Infectologista (05), Médico Psiquiatra (20), Médico Ginecologista (04), Psicólogo (25), Nutricionista (18), Fisioterapeuta (03) e Terapeuta Ocupacional (03).
 
Os profissionais selecionados irão compor as equipes médicas das Unidades Prisionais localizadas nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Jequié, Esplanada, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, Ilhéus, Vitória da Conquista e Simões Filho.
 
O salário oferecido pode chegar até R$ 3.665,68, somados o vencimento básico, mais Gratificação, adicional de insalubridade, transporte e assistência médica do Estado, somente para o titular com co-participação.

Inscrições e Seleção
As inscrições serão realizadas de 21 a 26 de setembro de 2012, unicamente por meio do endereço www.indexus.com.br, mediante o pagamento da taxa (R$ 30,00 ou R$ 40,00) até o dia 27 de setembro de 2012.

A Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos será aplicada nos municípios pólos: Salvador, Itabuna, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas, no dia 21 de outubro de 2012. Os portões serão abertos às 7h e o fechamento às 08h.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na página de inscrição provavelmente no dia 23 de outubro de 2012 (dois dias após a aplicação das provas).

Os contratos entre a SEAP e os selecionados serão firmados por prazo determinado de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, ou mesmo prazo inferior, caso seja realizado concurso para o órgão.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itarumã (GO)

Com oferta de 238 postos de trabalho e retificações no edital, foi reaberto o concurso público da Prefeitura Municipal de Itarumã, Estado de Goiás. O edital está disponível aqui e as inscrições poderão ser efetuadas no período de 21 de setembro a 08 de outubro de 2012.
 
Há chances em cargos de níveis fundamental, médio e superior nos seguintes cargos:
 
Auxiliar de Higiene e Alimentação (6), Auxiliar de Serviços Gerais (17), Carpinteiro (1), Coveiro (1), Fiscal de Ônibus (4), Mecânico (2), Motorista (7), Operador de Máquina (2), Pedreiro (2), Tratorista (3); Agente Comunitário de Saúde (3), Agente de Combate a Endemias (3), Auxiliar de Enfermagem (4), Auxiliar de Laboratório (2), Eletricista (1), Monitor (6), Recepcionista (5); Auxiliar de Secretaria (7), Auxiliar em Saúde Bucal (3), Técnico em Enfermagem (3), Técnico em Higiene Bucal (1), Técnico em Radiologia (2); Assistente Social (2), , Enfermeiro (4), Farmacêutico/Bioquímico (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Gestor Ambiental (1), Médico (2), Nutricionista (1), Odontólogo (2), Professor DH III (10), Psicólogo (2).
 
A remuneração inicial máxima é de até R$ 2.244,22.
 
Inscrições e Provas
Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.consultarconcursos.com.br e pagar taxa que varia entre R$ 31,00 e R$ 112,00. O candidato prejudicado com as retificações do edital poderá efetuar o cancelamento da inscrição e solicitar a restituição do valor da taxa.
 
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 10 de novembro de 2012 (sábado) e o gabarito será divulgado no dia 12 de novembro de 2012. A divulgação dos resultados finais dos aprovados acontecerá no dia 11 de dezembro de 2012. Para os cargos de Motorista, Operador de máquina e Tratorista serão aplicadas provas práticas.
 
A divulgação dos locais e horários das provas objetivas, redação e práticas será na data prevista de 05 de novembro de 2012.
 
Os títulos dos candidatos aos cargos de nível superior deverão ser protocolados na COCP até dia 05 de dezembro de 2012 na sede da Prefeitura Municipal.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais.

Edital / Publicações

Prefeitura de Piracicaba (SP) lança edital de concurso público

A Prefeitura de Piracicaba, Estado de São Paulo, através da empresa Makiyama, divulgou edital N° 03/2012 de concurso público de provas visando o preenchimento de 55 vagas para Médicos, com salários de até R$ 10.978,89 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
As chances são para Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Geriatra, Médico Pediatra, Médico Plantonista Clínico, Médico Psiquiatra, Médico Ultrassonografista, Médico Urologista, Médico Patologista Clínico, Médico na Área de Cabeça e Pescoço, Médico Psiquiatra e Médico do PSF (Programa de Saúde da Família).
 
As inscrições, no valor de R$ 35,00, serão realizadas no período de 10 de setembro a 14 de outubro de 2012, através do site www.makiyama.com.br.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 18 de novembro de 2012. A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas será através de Edital de Convocação para as Provas a ser disponibilizado nos sites www.piracicaba.sp.gov.br e www.makiyama.com.b e publicado no Diário Oficial do Município de Piracicaba após o encerramento do prazo para recurso contra o indeferimento das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 20 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a partir da data de sua homologação, e poderá ser prorrogado por uma vez e por igual período, a juízo da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Edital / Publicações

Concurso UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior - Classe Titular. A oportunidade é para trabalhar como Professor Titular do Departamento de Odontologia Restauradora.

A remuneração é de R$ 12.225,25, com jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva e atuação junto ao Setor de Dentística - Materiais Dentários.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, com arguição; prova didática, com arguição; e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Concurso UEPA

Foram publicados editais de concurso público de provas e títulos para o provimento de cargo de Professor da carreira do Magistério Superior para o quadro efetivo da Universidade do Estado do Pará com sede e foro na cidade de Belém, Estado do Pará. Haverá várias vagas para professores com salários de até R$ 9.876,04 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições, nos valores de R$ 100,00, R$ 150,00 e R$ 180,00, serão realizadas exclusivamente via internet, observado o horário de Belém-PA, no endereço eletrônico paginas.uepa.br/concursos, das 10 h do dia 21 de setembro às 23h59min do dia 16 de outubro de 2012, com prazo até o dia 17 de outubro de 2012 para pagamento da taxa.
 
O concurso constitui-se de quatro fases, cuja realização obedecerá a seguinte ordem:

-1ª Fase: Prova Escrita, com questões de natureza dissertativa, de caráter eliminatório e classificatório.
-2ª Fase: Prova Didática, de caráter eliminatório, classificatório e público.
-3ª Fase: Análise do Plano de Trabalho Institucional, com defesa, de caráter classificatório.
-4ª Fase: Análise de Títulos- de caráter classificatório.
 
As provas escritas serão realizadas na Cidade de Belém/PA, nas datas previstas de 28 de outubro e 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem designados pela Comissão do Concurso e divulgados na página de acompanhamento do concurso: paginas.uepa.br/concursos, com antecedência de pelo menos dois dias corridos da sua realização.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da publicação de sua homologação no D.O.E, podendo ser prorrogado a critério da Universidade do Estado do Pará por igual período.

Universidade do Estado do Amazonas - UEA abre vagas

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) informa que até o dia 24 de setembro de 2012, professores da área da Saúde podem realizar a inscrição no Processo Seletivo Simplificado (PSS) aberto para selecionar três docentes médicos, para atuar na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA).
 
O regime de trabalho é de 40 horas, com remuneração mensal de R$ 4.536,00.
 
O formulário de inscrição é gratuito e está inserido no edital disponível no www.uea.edu.br. O cargo é para contratação temporária de 6 meses, podendo ser prorrogado. É necessário que os candidatos tenham, no mínimo, especialização.
 
As inscrições são realizadas entre os horários de 8h às 12h e 14h às 18h, na ESA, situada na Avenida Carvalho Leal, nº1777, Cachoeirinha.
 
A seleção é composta por análise documental e curricular, seguida por prova didática, onde o candidato ministrará aula com duração de 30 minutos. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro de 2012.
 
O prazo de validade do certame será de 2 anos após a publicação da portaria de homologação.

Concurso Prefeitura de Altamira - PA 2012: Edital e Inscrição

A Prefeita Municipal de Altamira, Estado do Pará, através do Instituto Ágata, publicou edital N° 001/2012 de Concurso Público destinado a selecionar candidatos para o provimento efetivo nos cargos de Níveis Fundamental Incompleto, Fundamental Completo, Médio Completo, Superior e Superior Magistério para preenchimento de 1.230 vagas, sendo 1.126 vagas imediatas e 104 para cadastro de reserva do nível superior magistério. Os salários vão até R$ 4.200,00.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Coveiro, Gari, Agente de Preparo de Alimentos, Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Técnico Administrativo, Agente Técnico de Informática, Técnico de Consultório Odontológico, Técnico de Laboratório, Técnico de Prótese Dentária, Técnico de Raios-X, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Técnico Microscopista, Agente Ambiental, Agente de Fiscalização de Vigilância Sanitária, Agente de Fiscalização Fazendário, Agente Municipal de Trânsito, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Sociólogo e Professor.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço eletrônico www.institutoagata.com.br no período compreendido entre às 10 horas do dia 26 de setembro e 23 horas e 59 minutos do dia 15 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, no Município de Altamira/PA, nos locais e horários especificados no Edital de Homologação dos Candidatos Inscritos, com duração total de 03 horas, inclusive para a marcação do Cartão-Resposta, de 09h00min. às 12h00min. no período da manhã, e de 14h00min. às 17h00min. no período da tarde. O gabarito será divulgado na data prevista de 11 de novembro de 2012.
 
Validade

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data da Homologação do Resultado Final do Concurso Público, prorrogáveis por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Valença - BA 2012: Edital e Inscrição

Na Bahia, a Prefeitura de Valença, publicou edital n° 02/2012 de concurso público, que se destina a preencher 1147 vagas, sendo 758 para preenchimento imediato, 361 para cadastro de reserva e 28 para portadores de necessidades especiais. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Há chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior, com salários previstos que variam de R$ 622,00 e R$ 6.000,00, em jornada de trabalho de 20 a 44 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos do concurso de Valença
Para quem tem o nível fundamental, as vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais (Secretaria de Administração), Gari (Secretaria de Administração), Auxiliar Escolar (Secretaria de Educação), Motorista (Secretaria de Administração), Motorista (Secretaria da Promoção Social), Motorista (Secretaria de Educação) e Mecânico (Secretaria de Administração).

Quem tem o nível médio, os postos são para Guarda Municipal (Secretaria de Administração), Auxiliar de Secretaria Escolar (Secretaria de Educação), Auxiliar Administrativo (Secretaria de Administração), Auxiliar Administrativo (Secretaria de Administração), Fiscal de Obras (Secretaria de Administração), Fiscal de Limpeza (Secretaria de Administração), Secretário Escolar (Secretaria de Educação), Técnico de Enfermagem (Secretaria de Saúde), Fiscal Ambiental (Secretaria do Meio Ambiente) e Fiscal da Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde).

No nível superior, há vagas para Professor I (Educação Infantil ao 5º ano) (Secretaria de Educação), Professor II - Língua Portuguesa (Secretaria de Educação), Professor II - Matemática (Secretaria de Educação), Professor II - Artes (Secretaria de Educação), Professor II - Inglês (Secretaria de Educação), Professor II - Ed. Física (Secretaria de Educação), Professor II - História (Secretaria de Educação), Professor II - Geografia (Secretaria de Educação), Professor II - Ciências Naturais (Secretaria de Educação), Coordenador Pedagógico (Secretaria de Educação), Pedagogo (Secretaria de Educação), Assistente Social (Secretaria da Promoção Social), Assistente Social (Secretaria de Saúde), Biólogo (Secretaria do Meio Ambiente), Educador Físico (Secretaria de Saúde), Educador Social (Secretaria da Promoção Social), Enfermeiro (Secretaria de Saúde), Enfermeiro (p/ Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Farmacêutico Bioquímico (Secretaria de Saúde), Farmacêutico ou Bioquímico (p/ Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Fisioterapeuta (Secretaria de Saúde), Fonoaudiólogo (Secretaria de Saúde), Médico (Secretaria de Saúde), Médico Psiquiatra (Secretaria de Saúde), Nutricionista (Secretaria de Saúde), Nutricionista ou Engenheiro de Alimentos (p/Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Odontólogo (Secretaria de Saúde), Psicólogo (Secretaria da Promoção Social), Psicólogo (Secretaria de Saúde), Terapeuta Ocupacional (Secretaria de Saúde) e Veterinário (Secretaria de Saúde).
 
Inscrições do concurso de Valença
As inscrições poderão ser realizadas pela internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada no período de 24 de setembro a 24 de outubro de 2012.

A taxa de inscrição será de 13,50 e R$ 14,00.
 
Provas
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de Valença, no dia 11 de novembro de 2012. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Valença e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 02 de novembro de 2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

Edital / Publicações

Universidade Estadual de Roraima - UERR abre processo seletivo

A UERR - Universidade Estadual de Roraima, lança edital Nº. 063/2012 de processo de seletivo para Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Laboratório e Auxiliar de Serviços Gerais de níveis fundamental e médio. São ofertadas 06 vagas de nível superior, com salários de até R$ 1.000,00.

O interessado deve requerer sua inscrição até às 12 horas do dia 27 de setembro de 2012, exclusivamente pela internet, na página www.uerr.edu.br. A taxa é de R$ 30,00.

O processo seletivo será através de Análise Curricular.

Os resultados serão divulgados na própria UERR e no endereço eletrônico, www.uerr.edu.br, no dia 04 de outubro de 2012.

UECE (CE) lança edital de processo seletivo

A Universidade Estadual do Ceará - UECE, lançou edital nº. 18/2012 de processo seletivo para Professor Substituto da FUNECE. São oferecidas 133 vagas para cargo de nível superior, com salários variados de R$ 2.006,81 e R$ 4.013,63 em carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 80,0, serão feitas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.uece.br/cev, no período de 01 a 15 de outubro de 2012.

As Provas Escrita e Didática serão aplicadas:
- Em Fortaleza, em local e horário a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.uece.br/cev, para os candidatos concorrentes às vagas ofertadas para os Setores de Estudos que constam do Anexo I deste Edital;

- Em Fortaleza, em local e horário a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.uece.br/cev, para os candidatos concorrentes às vagas ofertadas para os Setores de Estudos LIBRAS, que constam neste Edital;

- Na cidade sede da Unidade de Ensino da UECE no interior do Estado à qual está vinculado o Setor de Estudos de opção do candidato, em local e horário a serem indicados pela direção da Unidade e que serão divulgados no endereço eletrônico www.uece.br/cev, para os candidatos concorrentes às vagas ofertadas para os demais Setores de Estudos que constam do Anexo II deste Edital, excetuando-se LIBRAS.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de circulação do Diário Oficial do Estado que publicar a Resolução que homologar o resultado da Seleção, prorrogável apenas uma vez, por igual período.

Concurso CRBM1 2012 - Edital e Inscrição

O Conselho Regional de Biomedicina – 1ª Região – CRBM1, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de vagas existentes para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Auxiliar de Escritório, Motorista, Recepcionista, Assistente de Diretoria, Escriturário Redator e Fiscal Biomédico. Os vencimentos vão até R$ 4.349,00 por carga horária de 40h semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência habilitados, será reservado o percentual de 5% das vagas existentes ou que vierem a surgir no prazo de validade do Concurso Público.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.nossorumo.org.br, até às 22h do dia 21 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/ DF. As taxas variam de R$ 29,00 para cargos de nível fundamental, R$ 38,00 para nível médio e R$ 60,00 para nível superior.
 
Provas
As provas escritas serão realizadas nas cidades de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS, na data prevista de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas a ser publicado no Diário Oficial da União e divulgados através da Internet nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crbm1.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Já a prova prática para o cargo de motorista será realizada na cidade de São Paulo, na data prevista de 5 e/ou 6 de janeiro de 2013, em local e horário a serem comunicados através do edital de convocação para a prova prática, que será publicado no Diário Oficial da União.
 
Gabaritos
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.crbm1.gov.br em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, prorrogável por igual período, a critério do CRBM1, a contar da data da homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso - PR

A Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso, Estado do Paraná, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 42 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.662,29 em carga horária de 10 a 40h semanais. O concurso público será executado pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio - FUNTEF.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de serviços gerais, Agente de limpeza pública, Operador de máquinas, Motorista, Auxiliar de mecânico, Mecânico, Técnico em informática, Eletricista, Agente administrativo, Técnico administrativo de secretarias, Técnico de epidemiologia, Agente de endemias, Auxiliar de enfermagem, Agente de vigilância em saúde, Monitor esportivo, Educador infantil, Professor, Engenheiro civil, Agrônomo, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Médico, Psicólogo e Assistente social.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2012. Caso o/a candidato/a não possua acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará computador para o acesso, no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h, nos dias úteis, de 24 de setembro a 16 de outubro 2012, na Av. Deputado Nilson Ribas, 886, centro, na cidade de Santo Antônio do Paraíso - PR (atendimento no CRAS).
 
Taxas
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para as funções de nível médio/técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom - fone 130), no município de Santo Antônio do Paraíso - PR, nos locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
A prova prática terá caráter classificatório e eliminatório e será realizada provavelmente no dia 15 de novembro de 2012, nos locais e horários especificados em edital próprio.
 
Gabaritos
O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de outubro de 2012. O resultado final será divulgado na data prevista de 04 de dezembro de 2012.
 
Validade
O concurso público terá validade de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma única vez, por igual período, conforme interesse e conveniência da Prefeitura, ou antes desse prazo, se todos os/as candidatos/as classificados tiverem sido aproveitados.

Edital / Publicações

UFMT Campus de Cuiabá oferece vagas para professor

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou edital de processo seletivo com o objetivo de preencher 02 vagas para professor substituto junto ao campus de Cuiabá, na área de Enfermagem Clínica. Os salários variam de R$ 2.215,54 a R$ 4.472,00, com jornada de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 2 e 3 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria da Faculdade de Enfermagem - Campus Cuiabá, com a entrega de cópia de diploma de graduado, e se houver, diploma ou certificado de conclusão de especialização, mestrado ou doutorado; cópia do RG, CPF, bem como título de eleitor; carteira de reservista (homens) e PIS; Curriculum documentado e assinado; carteira de identidade profissional, com comprovante de pagamento da anuidade de 2012; e declaração de que não foi contratado nos últimos 24 meses.

Haverá no certame duas etapas avaliativas de caráter eliminatório, sendo a primeira composta de prova escrita, prevista para ocorrer às 8h30 do dia 4 de outubro e a segunda, constituída de prova didática, às 8h do dia 9 de outubro de 2012. Na sequência, haverá entrevista e análise curricular, previstas para o dia 10 do mesmo mês, no horário das 8h30.

Concurso Prefeitura de Sirinhaém - PE

Com a finalidade de preencher 129 vagas, a Prefeitura de Sirinhaém, cidade localizada a 65 km do Recife, em Pernambuco, abre inscrições para concurso público. Serão contratados profissionais de níveis fundamental, médio e superior, que poderão receber salários de R$ 622,00 a R$ 5.000,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de combate às Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Assessor Administrativo, Técnico Controle Interno, Auxiliar de Enfermagem, Professor, Orientador Pedagógico, Enfermeiro, Médico e Advogado.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever até o dia 27 de setembro de 2012, através do site www.idhtec.org.br ou no posto de inscrição, localizado no prédio do Centro Recreativo Municipal de Sirinhaém (CLUBE), localizado à rua São Francisco, S/N – Centro – Sirinhaém/PE, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, onde o candidato deverá adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

Os títulos deverão ser entregues no posto de inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de SEDEX, para o Escritório da Organizadora, localizado à Av. Getúlio Vargas, 169, 1º andar, sala 103, São José, Carpina, PE. CEP 55.819-110, no mesmo período das inscrições.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 11 de novembro de 2012, das 09:00 às 12:00 horas, em local a ser divulgado. O gabarito será divulgado no site www.idhtec.org.br a partir do dia 29 de outubro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso EMAP - MA

Com a finalidade de preencher 36 vagas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, divulgou edital Nº. 001/2012 de concurso público. Serão providas vagas de níveis médio/técnico e superior, com vencimentos de até R$ 5.943,16, lembrando que 5% dos postos serão reservados às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Guarda Portuário, Técnico Administrativo Portuário, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Portuário e Especialista Portuário.

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 24 de setembro às 23h59 do dia 07 de outubro de 2012, através dos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.
A taxa de inscrição é de R$ 55,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).

Prova

O concurso público será composto de prova de conhecimentos e teste de aptidão física.
 
A prova de conhecimentos está prevista para 11 de novembro de 2012,em local e horário a serem divulgados a partir do dia 29 de outubro de 2012, através do documento de confirmação de inscrição. O gabarito será divulgado no dia seguinte a realização da prova de conhecimentos.
 
O teste de aptidão física será realizada 01 e 02 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital de convocação, a partir do dia 26 de novembro de 2012.

Validade

O concurso público será válido por 6 meses, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final após fase recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP.

Edital / Publicações

Administre seu tempo para uma alimentação mais saudável

Quantas pessoas da sua empresa almoçam em fast-food por ser mais rápido ou até mesmo comem em movimento para “não perder tempo”? Você já parou algum momento do seu dia para refletir sobre a sua alimentação?
 
Envolvemo-nos tanto com o trabalho e com a rotina que acabamos por cumprir atividades sequenciais, sem pausa, e não dedicamos tempo suficiente para realizar afazeres extremamente importantes como comer e beber corretamente. A má alimentação é apenas uma consequência da correria ocasionada pela perda de controle do tempo e pode causar queda na produtividade, além de uma série de problemas de saúde.
 
Um estudo realizado no Scripp Research Institute, da Flórida, sugere que os alimentos com grande quantidade de gordura acarretem em um tipo de dependência similar à que afeta os viciados em cocaína ou heroína. A pesquisa explica que quanto mais consumimos esses alimentos, mais precisamos ingeri-los para que o cérebro registre a sensação de satisfação, ou seja, vicia! Mas precisamos entender que a dependência não é culpa somente da comida gordurosa, o que estamos realmente viciados é em acusar a falta de tempo como fator para essa atitude e, por isso, não mudamos o planejamento e a execução de nossas tarefas em prol do nosso bem-estar.
 
Talvez essa seja a prova concreta da importância de se cumprir o horário do almoço e do jantar, estabelecidos pelas empresas. Temos entre uma e duas horas para realizarmos as refeições, porém, costumamos nos preocupar em agendar reuniões, visitar os clientes, telefonar… Por vezes, pulamos o espaço destinado para nossa alimentação, sendo preciso recorrer ao rápido consumo de comes e bebes. Se você tem feito isso consigo e com a sua agenda, lembre-se de que o almoço é um compromisso que deve ser cumprido tanto quanto as outras tarefas do seu dia a dia.
 
Ninguém tem tempo para cuidar de pequenas atividades, como um almoço saudável e com tempo, mas sempre arrumamos tempo para resolver as urgências do dia. Temos a mesma atitude com a saúde, a deixamos de lado até que a situação fique urgente. Você precisa parar e começar a ter uma vida que priorize o que é mais importante e com menos urgências, que tal começar por um almoço mais tranquilo?
 
• Agende também sua refeição: é comum planejarmos muitas atividades para serem realizadas durante a semana, mas e o horário do almoço? Separamos um tempo para ele? Este não é um compromisso com um cliente ou com seu chefe, mas é um compromisso com você;
 
• Convide seu amigo e/ou cliente para um almoço: Tomar um café com o cliente ou com seu amigo é ótimo para alinhar tarefas e descontrair um pouco. E por que não um almoço? Convide-o para uma refeição tranquila e aproveite para conhecer mais essa pessoa. Mas, lembre-se, não vale ir a um restaurante fast-food;
 
• Sempre que puder, evite reuniões pós-almoço: além de não ser o momento mais produtivo do seu dia (devido à própria digestão), almoçar com foco na reunião faz que você se alimente com pressa, principalmente se pegar o restaurante lotado e ainda tiver de preparar algumas tarefas.
 
É importante lembrar que o objetivo central de iniciar esse novo hábito é melhorar a sua saúde. Administrar bem a realização de suas tarefas é, provavelmente, a melhor saída para driblar a ingestão desses alimentos que prejudicam o seu bem-estar e, assim, ser possível cumprir o horário de suas refeições sem precisar carregar consigo aquele sentimento de culpa.
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Por Christian Barbosa
Especialista em administração de tempo e produtividade.
 
Fonte O que eu tenho