Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Seios grandes podem se tornar um pedágio físico e mental para adolescentes

i181669%5B1%5D Mamas grandes podem se tornar um pedágio físico e mental para adolescentesDe acordo com um novo estudo, publicado no Pediatrics, jornal oficial da Academia Americana de Pediatria, mamas muito grandes são preocupantes o suficiente e se tornam motivos justificáveis para que adolescentes procurem uma cirurgia plástica precocemente.
 
Segundo Brian Labow, autor do estudo, o tema contava com pesquisas muito escassas. Como medir os impactos da cirurgia? As adolescentes podem se beneficiar mais da cirurgia se esperarem até que fiquem mais velhas?. Estes foram alguns dos questionamentos formulados pelo médico para realizar a pesquisa.
 
Dados da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos informam que cerca de 63.000 cirurgias de redução de mamas foram realizadas nos Estados Unidos, em 2011. Brian Labow defende que as adolescentes que buscam a cirurgia de redução de mama precocemente fazem isso porque apresentam problemas recorrentes, como dores no pescoço e no ombro; baixa autoestima; atenção social insuficiente e dificuldade em encontrar roupas que se encaixem perfeitamente. Para complicar a situação, cerca de dois terços das adolescentes com mamas gigantes estão com sobrepeso nos Estados Unidos. Labow disse que a redução de peso eficaz geralmente não resolve o problema do tamanho da mama.
 
Para realizar o estudo, Brian Labow analisou dados de 96 adolescentes, com idades entre 12 e 21 anos, todas diagnosticadas com mamas gigantes, no Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital Infantil de Boston, mas que ainda não haviam feito a cirurgia reparadora. O grupo de controle era composto por 103 meninas saudáveis, na mesma faixa etária, pacientes de outros departamentos do hospital, que não tinham problemas de crescimento das mamas e sem história de distúrbios alimentares ou problemas de saúde mental.
 
As participantes do estudo responderam a perguntas sobre sua saúde geral, vitalidade, relacionamento social, autoestima, saúde mental, imagem corporal e alimentação. Elas também responderam a um questionário elaborado especificamente para esta pesquisa, abrangendo tamanho do corpo, se tinham preocupações sobre seus seios e se já haviam considerado fazer a cirurgia de mama.
 
Os resultados da análise sugerem que as mamas gigantes têm um impacto negativo substancial sobre a saúde, a qualidade de vida, a autoestima e sobre os hábitos alimentares das adolescentes, independente do seu peso ou índice de massa corporal (IMC). Notadamente, entre aquelas que foram diagnosticadas com mamas gigantes, há o triplo do risco de distúrbios alimentares em comparação com as meninas do grupo de controle, mesmo quando a idade e o IMC foram ajustados.
 
Riscos cirúrgicos…
Para o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, os dados do novo estudo confirmam a importância de permitir que as meninas busquem a redução das mamas cirurgicamente na adolescência, ao invés de fazê-las esperar até ficarem mais velhas.
 
Segundo Penteado, “quando as mamas são realmente grandes, a redução traz um estímulo a mais para a perda de peso e para a realização de atividade física. É muito comum ouvirmos destas adolescentes que elas não conseguem praticar esportes ou se sentem muito envergonhadas em público devido ao tamanho das mamas”, diz o médico.
 
Fonte Corposaun

Música treina vias auditivas para não perceber zumbido

Ruídos de apito, panela de pressão e insetos, como abelha, gafanhoto e mosquito, estão entre os barulhos descritos por pessoas que sofrem com zumbido no ouvido.
 
No silêncio, o ruído, originado dentro do corpo e percebido na cabeça ou nos ouvidos, fica ainda mais ‘alto’. “Na realidade, mesmo quando não existe modulação de volume do zumbido, o que muda é a percepção do paciente. Ou seja, quanto mais ele dá atenção ao ruído, principalmente em situações de estresse e ambientes silenciosos, maior é a sua percepção”, explica a otorrinolaringologista Rita de Cássia Cassou Guimarães.
 
O sintoma é causado por mais de 200 fatores e afeta pelo menos 278 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, cerca de 30 milhões de indivíduos – 17% da população – têm zumbido. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os idosos são os mais afetados pelo problema. “A perda de audição é a principal causa de zumbido. A deficiência auditiva, nos seus mais variados níveis, é provocada especialmente pela exposição a ruídos intensos e pelo envelhecimento. Por isso, é a terceira idade é a fase em que o zumbido mais se manifesta”, destaca.
 
O ‘tinnitus’, como é chamado em inglês, persiste durante o dia e a noite e afeta de maneiras diferentes a qualidade de vida dos pacientes. Cerca de 15% das pessoas com zumbido sentem algum incômodo por causa do sintoma e 5% têm a sua vida profissional e social comprometida. “Qualquer tipo de zumbido pode ser tratado. O paciente deve procurar um otorrinolaringologista para dar início à investigação que irá determinar as causas do sintoma. Em muitos casos é necessária a intervenção de outros profissionais, o que chamamos de equipe interdisciplinar”, afirma a médica, especialista em otoneurologia.
 
O tratamento do ruído depende dos fatores que o desencadearam e pode exigir várias etapas e estratégias, já que há a possibilidade de existir mais de uma causa em um mesmo paciente. A otorrinolaringologista ressalta que a terapia sonora baseada no treinamento das vias auditivas para minimizar e até eliminar a percepção do zumbido no cérebro é um dos métodos indicados. “A terapia consiste em orientar o paciente sobre o sintoma, desfazendo qualquer mito sobre o ruído, e promover o enriquecimento sonoro, porém, sem mascarar o ruído”, aponta.
 
A terapia sonora pode ser realizada de várias formas. As mais comuns são a Terapia de Retreinamento do Zumbido, em inglês Tinnitus Retraining Therapy (TRT), proposta pelo neurocientista polonês Pawel Jastreboff na década de 90, e a Terapia Neuromonics. “A TRT utiliza geradores de som colocados nas duas orelhas que emitem ruído branco, barulho semelhante a um chiado. O som é regulado em um volume mais baixo do que o zumbido e deve permanecer nos ouvidos durante oito horas por dia. O paciente se habitua as reações e a percepção do zumbido após aproximadamente 18 meses de tratamento”, esclarece.
 
A Terapia Neuromonics é uma forma de estimulação sonora, aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que surgiu a partir da TRT e que utiliza um aparelho chamado de Oasis, da Neuromonics. “Ela foi desenvolvida pelo pesquisador Paul Davis, da Universidade Western Australia, na Austrália. A Terapia Neuromonics segue os mesmos princípios da TRT, mas faz a estimulação sonora com música por meio de fones de ouvido. Os estímulos são determinados de acordo com o perfil de audição dos dois ouvidos para que todas as áreas da cóclea sejam estimuladas o tempo todo”, observa.
 
O paciente recebe um cartão de memória personalizado conforme seu perfil auditivo e é orientado a usar o aparelho de duas a quatro horas por dia. O tratamento dura oito meses e é possível fazer um teste durante 30 dias para analisar as mudanças iniciais que a terapia promoveu no caso indicado. “Os primeiros efeitos da Terapia Neuromonics são melhora do sono, sensação de relaxamento, maior controle sobre o zumbido e redução do desconforto e incômodo do ruído. A terapia ainda reduz a hipersensibilidade auditiva, alteração muito frequente nos pacientes com zumbido”, enfatiza.
 
Fonte Corposaun

Como as proteínas na dieta ortomolecular ajudam a eliminar os ‘pneuzinhos’

proteinas Como as proteínas na dieta ortomolecular ajudam a eliminar os ‘pneuzinhos’Nem sempre eficazes e carregadas de dúvidas, as dietas fazem parte da rotina de mulheres atrás de uns quilinhos a menos na balança. Muitas pessoas se arriscam em dietas extremas, com isso, em vez de alcançarem o resultado pretendido acabam prejudicando a saúde. Essa dúvida pode acabar com uma simples ação: a ingestão de proteínas.
 
A Dieta Ortomolecular proporciona o emagrecimento saudável através da alimentação. Associada à Medicina Ortomolecular, supre a falta dos nutrientes e minerais e elimina os metais pesados do organismo. As proteínas são fortes aliadas dessa dieta natural e desempenham uma função muito importante na perda de peso.
 
Essa categoria representa os alimentos construtores e possuem a mesma quantidade de calorias dos carboidratos. A diferença está no metabolismo, pois os carboidratos se transformam em açúcares e ficam acumulados na gordura periférica, formando os famosos “pneuzinhos”, enquanto as proteínas não se armazenam nesta área.
 
Além disso, o carboidrato eleva a glicemia e o colesterol total, principalmente o LDL (colesterol ruim), e favorece o envelhecimento celular por conta do excesso de açúcar transformado que carameliza as proteínas do sangue. Entretanto, também são fontes de energia rápida e essenciais para o organismo.
 
É por esse motivo que, durante o tratamento da Dieta Ortomolecular, deve-se consumir carboidratos pela manhã e na hora do almoço, enquanto as proteínas são indicadas para o período da tarde e à noite.
 
Para muitas pessoas, a grande vilã do emagrecimento é a vontade compulsiva de consumir alimentos a todo instante, e é nesse aspecto que as proteínas desempenham seu maior benefício. A saciedade é essencial para um resultado perfeito em uma dieta, pois evita a ingestão exagerada. Ao ingerir proteínas de alto peso molecular, que possuem menor poder de digestão, o organismo mantém a saciedade por mais tempo.
 
As proteínas possuem algumas vantagens sobre os carboidratos:
• Reduz o apetite.

• Aumenta a resistência do organismo a variadas doenças.

• Melhora a retenção hídrica.

• Evita a perda muscular na dieta.

• Melhora a pele auxiliando a formação de colágeno e elastina.

• Ajuda o intestino a matar bactérias e fungos.

• Previne o envelhecimento celular.

• Auxilia a formação dos ossos.

• Deixa cabelo e unhas mais fortes.

• Melhora a memória, rapidez de raciocínio, concentração e atenção.
 
Alguns alimentos são ricos em proteínas e não podem ficar de fora do cardápio da Dieta Ortomolecular, como frutos do mar, frango, carnes, atum fresco e enlatado, ovo, soja e derivados do leite.
 
Fonte Corposaun

Simpatectomia: A cirurgia para hiperidrose

A simpatectomia é uma cirurgia e uma das possibilidades de se lutar contra os problemas causados pelo excesso de suor da hiperidrose, uma doença que atinge a 1% da população mundial, mas que pode causar diversos problemas e constrangimentos que acabam levando a fugas de relações sociais.
 
Sendo um procedimento cirúrgico de pequeno porte feito por um cirurgião torácico, ela visa interromper as fibras nervosas simpáticas que estimulam as glândulas de suor.
 
Feito por meio de operação toracoscópica, ela é iniciada sob anestesia geral, por meio de dois ou quatro pequenos orifícios de em média 1cm feitos próximos as axilas e o peito (1 em cada um), por onde são introduzidas uma câmera e o material de trabalho.
 
Dessa forma são cortados os nervos responsáveis por emitir a informação de produção de suor, a cadeia simpática, neutralizando seletivamente a porção que interessa.
 
Logo após a cirurgia já é possível observar os resultados, que podem ser bem notórios. As extremidades superiores, tanto as duas mãos como as axilas, em 95% dos casos, encontram-se secas assim que o paciente recupera-se da anestesia.
 
Em relação à hiperidrose plantar e facial a porcentagem de melhoria total decai um pouco, porém ainda se estabelece acima da metade dos casos, alcançando 70%.
 
Como efeito colateral o excesso de suor pode ser transferido para outros locais, geralmente pés ou costas (parte superior ou inferior). Porém, sendo locais menos participantes de encontros sociais, a melhora na qualidade de vida da pessoa pode ser muito grande, acabando com embaraços e preocupações, que acabam atingindo o psicológico do paciente.
 
Após a cirurgia, a melhora do paciente tende a ser bem rápida. Em geral, nos primeiros dois dias pode se ter um pouco de dor, sendo que o período de recuperação total leva de uma a duas semanas. Os resultados geralmente são permanentes.
 
É importante ressalta que é imprescindível a identificação da doença por um médico e o acompanhamento pré, durante e pós-cirúrgico.
 
Fonte Corposaun

Pacientes reumáticos tem dificuldade de aceitar tratamento

As doenças reumáticas são um grande problema de saúde pública no Brasil. São a segunda maior causa de afastamento temporário do trabalho e a terceira causa de aposentadorias precoces por invalidez. Isto porque um pequeno número, dos mais de 100 tipos de doenças reumáticas, pode ser curado.

Porém, apesar da minoria das doenças reumáticas apresentarem possibilidade de cura, a maioria pode ser controlada, proporcionando uma vida normal ao seu portador. Isso depende, na maioria dos casos, da reabilitação física do paciente.

De acordo com o reumatologista, membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Dr. Carmo de Freitas, há pessoas que têm, por exemplo, problemas nas articulações que dão sustentação ao corpo, estão acima do peso e se negam, mesmo com a prescrição do médico, a fazer uma dieta associada a uma atividade física”, conta Dr. Carmo.

De acordo com o reumatologista, apesar da constante descoberta de novos medicamentos, é preciso ajudar este paciente a compreender que o melhor resultado para o seu tratamento dependerá das mudanças que terá que efetuar em seus hábitos de vida.
 
É possível evitar o surgimento das doenças reumáticas?
Para evitar o surgimento de doenças reumáticas é preciso adquirir a consciência de que, por mais fantástico que seja o desempenho de nosso sistema músculo-esquelético, ele se desenvolveu dentro de condições ambientais bem diferentes das quais nos encontramos atualmente.

“O homem primitivo caminhava e se exercitava naturalmente na sua busca de alimento e proteção contra predadores, e toda nossa conformação corporal está adaptada a este exercitar constante da musculatura”, explica o especialista.

Por isso, é tão importante realizar exercícios e evitar posturas inadequadas e esforços excessivos ou repetitivos.
 
Algumas dicas para se prevenir:
  • Caminhar utilizando o calçado adequado é o melhor exercício para prevenir os diversos tipos de doenças reumáticas;
  •  
  • Para quem trabalha sentado, é necessário manter uma postura correta e, de tempos em tempos, fazer relaxamento muscular e exercícios de alongamento;
  •  
  • Nas atividades que implicam esforços repetitivos, relaxar e alongar os músculos a intervalos regulares é importantíssimo;
  •  
  • Evitar esforços excessivos e, ao levantar pesos, manter a coluna ereta, pode evitar muitos problemas futuros.
  •  
  • Durante o sono, é recomendável não usar colchões muito moles e travesseiros muito baixos ou altos demais, o que pode provocar vários problemas na coluna;
  •  
Fonte Corposaun

Parto hospitalar não é mais seguro que parto domiciliar

Quando se fala em realizar um parto dentro de casa, sem a estrutura disponível em um hospital, muitas pessoas olham com desconfiança. Contudo, ao revisar um estudo sobre o tema (publicado em 1996), uma dupla de pesquisadoras concluiu que o parto domiciliar pode ser até mais seguro do que o hospitalar.
 
De acordo com a especialista em estatística Ole Olsen e a professora de obstetrícia Jette Aaroe Clausen, mais países deveriam oferecer serviços de parto domiciliar adequados e dar a futuras mães mais informações sobre a prática – o que permitiria uma escolha mais consciente. “Se o parto domiciliar se tornar uma opção atrativa e segura para a maior parte das mulheres grávidas, ele deve ser integrado aos sistemas de saúde”, acrescenta Olsen.
 
Ao realizar uma revisão sistemática de um estudo (selecionado entre seis) sobre o tema, conduzido com 11 mulheres, elas concluíram que não há evidências suficientes de estudos experimentais para favorecer o parto hospitalar (ou o domiciliar) no caso de gestações de baixo risco – supondo que o parto feito em casa conte com o apoio de uma parteira experiente e colaboração médica, caso haja necessidade de transferência.
 
Menos intervenções
Outra conclusão tirada da revisão sistemática (que usou uma série de outros estudos como referência) foi a de que procedimentos rotineiros e fácil acesso a intervenções médicas podem, ao invés de ajudar, levar a intervenções desnecessárias: em partos domésticos, ocorrem de 20 a 60% menos intervenções (como cesariana ou injeção epidural) e de 10 a 30% menos complicações (como sangramento pós-parto).
 
“Paciência é importante se as mulheres quiserem evitar interferência e dar à luz espontaneamente”, aponta Clausen. “Em casa, a tentação de realizar intervenções desnecessárias é reduzida”. Essas intervenções podem, ainda, ter consequências não planejadas (iatrogenia): monitoramento eletrônico pode, em certos casos, levar a um rompimento artificial de membranas, demandando mais intervenções (e possíveis complicações), por exemplo.
 
Apesar das evidências positivas do parto domiciliar, as autoras lembram que “o respeito à vida privada inclui o direito de escolher as circunstâncias do parto” (citando um julgamento realizado pela Corte Europeia de Direitos Humanos em Estradisburgo, França). Assim, divulgar os benefícios (e malefícios) de cada opção seria o mais justo para as futuras mães.
 
Fonte Hypescience

1 em cada 4 paciente é prejudicado por um erro médico, mas não fica sabendo disso

Considerado uma espécie de tabu entre profissionais de saúde, os erros médicos (que, estima-se, prejudicam um a cada 4 pacientes hospitalizados) são tema do livro “Unaccountable: What Hospitals Won’t Tell You and How Transparency Can Revolutionize Health Care” (“Irresponsável: O que Hospitais não irão lhe contar e Como a Transparência pode Revolucionar a Assistência Médica”, sem tradução no Brasil).
 
Seu autor, o cirurgião Marty Makary, descreve certos tipos de médicos, tais como:
  • Os perigosos, que continuam exercendo a medicina graças ao silêncio de seus colegas;
  •  
  • Os “da Idade da Pedra”, que não se atualizam, mantém práticas defasadas e não lhe contam isso;
  •  
  • Os obcecados por lucro, que recebem “comissões” de laboratórios e empresas e aparelhos médicos para prescrever determinados remédios ou implantes de aparelhos.
Expostos, muitos médicos se sentiram de certa forma “atacados” pelo livro. Contudo, para cada um desses, há cinco outros que agradecem a Makary por “contar a história por trás das estatísticas”, diz o autor.
 
Ele conta que escreveu o livro porque deseja mudar o sistema de saúde dos Estados Unidos (embora outros países possam seguir o exemplo) de dentro para fora. Não acredita, porém, que o Estado ou o mercado possam fazê-lo: “São os pacientes que podem mudar o sistema”, aponta. Como? Sendo “consumidores” mais criteriosos da assistência médica, da mesma maneira que fazem ao adquirir outros serviços ou produtos.
 
Para ajudar, Makary dá alguns conselhos:
  • Se não souber se o médico é bom ou não, pergunte aos funcionários do hospital;
  •  
  • Procure informações sobre sua condição em sites confiáveis e descubra opções de tratamento (nota: ele não diz que dados da internet substituem o diagnóstico de um especialista);
  •  
  • Quando o médico sugerir que você passe por uma cirurgia, faça algumas perguntas: O que acontece se você não passar pela cirurgia? Quais as alternativas? Quais os riscos e benefícios?
  •  
  • Peça uma segunda opinião.
Fonte Hypescience

Poluição do ar reduz expectativa de vida da população na Europa

Relatório mostra que quase um terço da população urbana europeia está exposto a alta concentrações de material poluente
 
A poluição do ar está reduzindo a expectativa de vida das pessoas em quase dois anos nas regiões da União Europeia (UE), de acordo com relatório da Agência Europeia do Ambiente (AEA).
 
O trabalho reforça o argumento de que são necessárias mais restrições sobre as emissões de poluentes pelos países pertencentes ao bloco.
 
Os resultados mostram que quase um terço da população urbana europeia está exposto a concentrações excessivas de material particulado atmosférico (PM), um dos poluentes mais importantes em termos de danos à saúde humana, uma vez que penetra nas partes sensíveis do sistema respiratório.
 
A UE tem feito progressos nas últimas décadas para reduzir os poluentes do ar que causam acidificação, no entanto o novo relatório mostra que muitas partes da Europa ainda têm problemas persistentes com concentrações ao ar livre de PM e ozono troposférico.
 
Segundo os pesquisadores, o relatório recordar a importância da qualidade do ar para a saúde dos cidadãos. "É esse motivo que nos leva a pretender que 2013 seja designado o "Ano do Ar" e que possa haver reforço da legislação relativa à qualidade do ar que respiramos, como forma de solucionar os problemas hoje identificados", afirmam.
 
"As políticas da União Europeia permitiram reduzir as emissões de muitos poluentes ao longo da última década; contudo, podemos ir ainda mais longe. Em muitos países, as concentrações de poluentes atmosféricos continuam acima dos limites legais recomendados, estabelecidos com o objetivo de proteger a saúde dos cidadãos europeus. De fato, nas cidades e regiões mais poluídas, a poluição atmosférica reduz a esperança de vida humana em cerca de dois anos", afirma a diretora executiva da AEA, Jacqueline McGlade.
 
O 'Air quality in Europe - 2012 report' da AEA analisou a exposição dos cidadãos aos poluentes atmosféricos e proporcionou um panorama da qualidade do ar. O relatório pretende apoiar o desenvolvimento de medidas mais eficazes para a melhoria da qualidade de vida da população europeia.
 
A Comissão Europeia está agora, preparando uma revisão da legislação da UE sobre a qualidade do ar em consulta com as partes interessadas e pretender dar uma ênfase especial às políticas de poluição do ar em 2013.
 
Fonte isaude.net

Fibra sintética melhora saúde digestiva e reduz risco de doenças

Fibra, que é digerida mais lentamente do que outras disponíveis, também tem potencial para reduzir a intolerância digestiva

Equipe de pesquisadores da Purdue University, nos EUA, desenvolveu uma fibra capaz de melhorar a saúde digestiva e diminuir o risco de câncer de cólon, síndrome do intestino irritável, doença de Crohn e diverticulite.

A fibra, que é digerida mais lentamente do que outras fibras, também tem potencial para reduzir a intolerância digestiva.
 
"O objetivo inicial da pesquisa era abordar o problema da intolerância dietética à fibra. A intolerância é causada principalmente pela rápida fermentação, o que ocorre quando as bactérias extraem energia da fibra. Quase todos são afetados pela intolerância, dependendo da quantidade de fibras que digerem e a rapidez com que ela é fermentada", afirma o líder da pesquisa Bruce Hamaker.
 
A nova fibra viaja através do intestino grosso, incluindo o cólon descendente, onde câncer, diverticulite e colite ulcerosa normalmente ocorrem.
 
A fibra pode ser projetada para atingir diferentes locais. Isto permite que as bactérias no intestino grosso recebam nutrientes importantes a partir da fibra, que promove a saúde geral.
 
A fibra foi projetada com base em dois ensaios clínicos. O primeiro ensaio determinou que a fibra é bem tolerada pelos pacientes e não produz efeitos colaterais. O segundo estudo comparou a fibra ao psyllium, fibra dietética utilizada como ingrediente em alimentos ricos em fibras. Este mostrou que a fibra foi significativamente melhor tolerada do que psyllium e promoveu o crescimento de bactérias benéficas.
 
A equipe agora planeja vender a fibra Nutrabiotix no mercado de suplementos alimentares, alimentos funcionais e de alimentos médicos. "Nós temos a capacidade de fabricar a fibra em quantidades comerciais, e agora estamos à procura de um distribuidor", conclui Hamaker.
 
Fonte isaude.net
Moradores de Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras também poderão fazer exames
 
Mais de 700 exames de ressonância magnética serão feitos em Macaé, no interior do estado do Rio, e municípios próximos. Entre os dias 24 de setembro e 25 de outubro a população terá à disposição o serviço de ressonância magnética móvel. Os moradores de Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Casemiro de Abreu e Rio das Ostras também poderão fazer exames através de agendamento prévio, que é feito pelas secretarias municipais de Saúde.
 
Desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, o serviço já realizou 18.242 exames e tem capacidade para fazer até 43 procedimentos por dia. O único aparelho de ressonância magnética instalado em uma unidade pública de emergência no estado do Rio de Janeiro encontra-se no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna. O Rio Imagem, centro de diagnóstico por imagem da Secretaria de Estado de Saúde (SES), também oferece o exame. Até o momento, as duas unidades realizaram 48.753 exames em pacientes de todo o estado.
 
Além da ressonância magnética móvel, o Rio de Janeiro conta com dois tomógrafos computadorizados móveis da SES que também rodam todo o estado atendendo regiões em que não há esse tipo de exame na rede pública de saúde ou que o serviço já existente não seja capaz de suprir a demanda.

Agendamentos
Os agendamentos do serviço de ressonância móvel são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da SES e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Quem tem celular recebe essas informações via torpedo telefônico até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de 10 a 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.

Recomendações
O exame de ressonância magnética móvel não é indicado para pacientes com clip de aneurisma, marcapasso, grávidas de até 12 semanas, stent ou filtro vascular com menos de 6 semanas, piercing, que precisa ser retirado, respirador e bomba infusora. Além disso, a pessoa não deve passar gel no cabelo ou ir com ele molhado, não passar pomada no local a ser examinado, fazer jejum de 2 horas para todos os exames, exceto abdome superior, que exige 6 horas de jejum. O paciente não deve suspender qualquer medicação em função do jejum, mas apenas tomar com pequena quantidade de água.
 
Fonte isaude.net

Descoberta molécula do sistema imunológico que regula fome e peso corporal

Descoberta do papel da interleucina-6 sobre a perda de peso pode levar a novos tratamentos contra obesidade
 
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, identificaram uma molécula no sistema imunológico que afeta a fome e a saciedade. A descoberta pode levar a novos tratamentos para a obesidade.
 
A interleucina-6 é um mensageiro químico do sistema imune que desempenha um papel importante no combate à infecção. No entanto, pesquisas recentes têm mostrado que ela também pode provocar a perda de peso.
 
Agora, a equipe de pesquisa, liderada por Erik Schele investigou e conseguiu identificar os tipos específicos de células cerebrais que são direcionados pela molécula interleucina-6.
 
Os resultados mostram que as células que são afetadas pela interleucina-6 produzem substâncias que não só afetam a sensação de fome e saciedade, mas também controlam a capacidade do corpo de queimar gordura. "Interleucina-6 aumenta os níveis de substâncias no cérebro que desencadeiam a perda de peso, o que poderia explicar por que altos níveis dessa molécula levando ao emagrecimento", afirma Schele.
 
Sabe-se que os níveis de interleucina-6 no cérebro, normalmente baixos, aumentam dramaticamente durante uma infecção, normalmente acompanhada de fome reduzida e fadiga. "Nossa pesquisa indica que a interleucina-6 pode desempenhar um papel-chave na regulação do metabolismo de indivíduos saudáveis também", observa o pesquisador.
 
A equipe mostrou que ratos que carecem de IL-6 engordam, e que o metabolismo de ratos injetados com IL-6 diretamente no cérebro aumenta significativamente.
 
Embora não seja ainda totalmente compreendido como a interleucina-6 no cérebro afeta o peso corporal, os investigadores concluíram que qualquer pessoa cujo cérebro produza interleucina-6 em abundância está protegida contra o excesso de peso.
 
Fonte isaude.net

Água mineral e flúor

Repare no rótulo para saber se o mineral está presente
 
Se eu beber água mineral, estarei obtendo flúor suficiente?

Se a água mineral for sua fonte principal de água de consumo, você poderá não estar obtendo flúor em quantidade suficiente. Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de flúor. Diversos fatores são importantes para saber se você está recebendo ou não flúor suficiente, entre eles:

* O nível de flúor na sua água mineral, que pode variar muito entre as diferentes marcas. Se a quantidade de flúor não aparecer no rótulo, peça informações à empresa responsável.

* A quantidade de água mineral que você bebe durante o dia. * Se você usa a água mineral para beber, cozinhar ou preparar sopas, sucos e outras bebidas.

* Se você também bebe água fluoretada na escola, trabalho ou outros lugares. Se você bebe principalmente água mineral, você deve conversar com seu dentista sobre a necessidade de tratamentos complementares com flúor -especialmente se tiver filhos. Seu dentista pode recomendar complementação de flúor se achar que seu filho não está recebendo níveis adequados de flúor.

Fonte Minha Vida

Próteses móveis: saiba mais sobre as dentaduras

Quanto tempo duram as próteses?
 
O que são dentaduras?O que são Próteses?
Próteses são substitutos para os dentes ausentes que podem ser retiradas e recolocadas na boca. Embora leve algum tempo para que a pessoa consiga se habituar a utilizá-las e embora nunca sejam exatamente iguais aos dentes naturais, atualmente elas oferecem uma aparência mais natural e maior conforto quando comparadas a aquelas de alguns anos atrás.

Existem dois tipos principais de próteses: totais (dentaduras) ou parciais. Seu dentista irá ajudá-lo a escolher o tipo de prótese mais apropriado, dependendo do número de dentes a serem substituídos e o custo do tratamento.

Como funcionam as próteses?
No caso de próteses totais, uma base acrílica da cor da mucosa bucal se apóia sobre sua gengiva. A base da prótese superior cobre todo o palato (céu da boca), enquanto que a prótese inferior é confeccionada na forma de uma ferradura, a fim de permitir espaço livre para acomodar sua língua.
As próteses são feitas sob medida em um protético, a partir de moldes tirados de sua boca. Seu dentista irá determinar qual dos três tipos de próteses descritas abaixo é o melhor para você.
 
-Total Convencional (dentadura) A prótese total convencional é colocada em sua boca depois que os dentes remanescentes foram extraídos e os tecidos cicatrizarem.

A cicatrização pode demorar vários meses durante os quais você poderá ficar sem dentes.

- Prótese Total Imediata
A prótese total imediata é instalada imediatamente após a extração dos dentes remanescentes. (Seu dentista tira as medidas e faz as moldagens de seus ossos maxilares durante uma consulta).

Embora as próteses imediatas ofereçam a vantagem de você não ficar sem os seus dentes, elas precisam ser reajustadas nos meses subseqüentes após a sua instalação.

A razão para isto é que o osso no qual os dentes estavam inseridos sofre uma mudança após a cicatrização, fazendo com que a prótese fique sem estabilidade.

-Prótese Parcial Removível
A prótese parcial removível consiste em uma estrutura metálica que se apóia nos dentes naturais. Algumas vezes, são colocadas coroas sobre alguns dos dentes naturais e que servem como apoios para a prótese.

Próteses parciais removíveis oferecem uma alternativa móvel para as pontes.
 
Quanto tempo poderá levar para eu me acostumar com minha prótese?
Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses. Alimentar-se e falar com a prótese pode exigir um pouco de prática.

É comum ter-se a sensação dos dentes salientes ou soltos, enquanto os músculos de suas bochechas e língua se habituam a segurar a prótese no lugar.

O fluxo excessivo de saliva, a sensação de que a língua não tem lugar certo para ficar e uma pequena irritação ou ulceração não são incomuns. No caso de irritação, consulte seu dentista.
 
Qual a durabilidade das próteses?
Durante um certo período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Recolocar significa fazer uma nova base, mantendo os dentes existentes na prótese.

Também, com o passar do tempo, sua boca muda naturalmente. Estas mudanças fazem com que sua prótese fique solta, dificultando a mastigação e irritando a gengiva. Você deve consultar seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.
 
Estas são algumas dicas para cuidar de sua prótese:
-Quando manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou um recipiente com água. As próteses são delicadas, e podem se quebrar se sofrerem uma queda.

-Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução de limpeza própria para próteses ou em água pura quando não a estiver usando. Nunca use água quente, pois esta pode deformá-la.

-Escove sua prótese diariamente para remover os resíduos de alimentos e a placa bacteriana, e evitar que fique manchada. Um limpador ultra-sônico pode ser utilizado para cuidar de sua prótese, mas ele não substitui uma escovação cuidadosa diária.

- Escove suas gengivas, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar a prótese. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda a remover a placa.

- Visite seu dentista se sua prótese quebrar, lascar, rachar ou ficar solta. Não fique tentado a ajustá-la sozinho -isto poderá danificá-la ainda mais.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2010 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.
 
Fonte Minha Vida

Apneia do sono durante a gravidez pode prejudicar a saúde da mãe e do bebê

Melhor forma de evitar esses problemas relacionados com
a apneia seria tratar a obesidade antes da mulher engravidar
Se não for tratado, ela pode evoluir para eclampsia
 
Mulheres que sofrem de apneia do sono durante a gravidez são mais propensas a ter bebês com problemas de saúde iniciais, dizem pesquisadores.
 
Eles descobriram que bebês de mães com distúrbio respiratório têm maiores chances de passar por um tratamento intensivo durante o pré-natal, segundo o site Daily Mail.
 
Cientistas da Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, estudaram as gestantes obesas, com e sem apneia.
 
Eles descobriram que esse distúrbio também foi associado com maiores taxas de pré-eclâmpsia nas mulheres com sobrepeso.
 
A complicação da gravidez faz com que a pressão arterial fique elevada e a proteína sai pela urina. Se a apneia não for tratada, ela pode evoluir para eclampsia, um tipo de convulsão.
 
Esse distúrbio ocorre quando os músculos e tecidos moles da garganta sofrem um colapso durante o sono e bloqueiam as vias aéreas por 10 segundos ou mais.
 
Alguns especialistas acreditam que a gravidez pode aumentar as chances de desenvolver a apneia do sono, especialmente no terceiro trimestre devido ao ganho de peso. Membranas nasais também podem inchar e os vasos sanguíneos podem expandir ao longo dos nove meses.
 
Pesquisa
Uma pesquisa, da Universidade Case Western Reserve, fez um teste com 175 mulheres obesas grávidas usando um dispositivo portátil.
 
Cerca de 42% das mulheres com apneia tiveram pré-eclâmpsia em comparação aos 17% das mulheres que não apresentaram o problema.
 
Enquanto isso, quase metade dos bebês nascidos de mulheres com apneia tiveram a necessidade de passar por um tratamento intensivo em comparação aos 17% das mães com excesso de peso. Muitas dessas admissões ocorreram por insuficiência respiratória.
 
De acordo com uma pesquisa do Centro Federal de Controle e Prevenção de Doenças, uma em cada cinco mulheres nos EUA são obesas quando engravidam.
 
Embora muitos estudos tenham avaliado complicações associadas com a obesidade na gravidez – incluindo pressão alta e diabetes gestacional - apneia do sono tem sido pouco diagnosticada e estudada.
 
Os autores do estudo sugerem que a melhor forma de evitar esses problemas relacionados com a apneia seria tratar a obesidade antes da mulher engravidar, mas reconhece que a “perda de peso, muitas vezes, é difícil”.
 
Fonte R7

Osteoporose pode ser detectada por exames dentários

Software analisa se paciente pode ter a doença antes mesmo dela se desenvolver
 
Dentistas da Universidade de Manchester são pioneiros de uma tecnologia chamada Osteodente (em inglês Osteodent), capaz de detectar se o paciente corre risco de ter osteoporose, antes mesmo que ela desenvolva, analisando os exames dentários.
 
A osteoporose, que afeta quase 3 milhões de britânicos, é uma doença em que a densidade dos ossos é reduzida, o que os torna fracos e mais propensos a quebrar.
 
Um estudo britânico mostrou que a deterioração óssea no maxilar pode revelar se este problema ocorre em outras partes do corpo, segundo o site Daily Mail.
 
A pesquisa analisou 5.000 raio-X dentais de pacientes com idade entra 15 e 94 anos. Não houve mudança na densidade óssea em mulheres até os 42 anos.
 
No entanto, comparando o raio-X dentário com outras partes do corpo, o resultado revelou que houve uma mesma perda de densidade óssea.
 
A partir dessa pesquisa, os dentistas desenvolveram um software que pode avaliar o risco que um indivíduo pode ter de desenvolver a doença. O professor de odontologia, Hugh Devlin disse:
 
— Este software, com o diagnóstico precoce, incluindo a terapia preventiva, pode salvar milhões de vidas.
 
Fonte R7

Semelhante à anfetamina, ritalina é prescrita sem critério, diz especialista

Banalização do diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade é apontada como principal causa
 
Usada para aumentar a concentração em crianças e jovens diagnosticados com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), a ritalina vem sendo cada vez mais prescrita e seu uso, banalizado. A avaliação é do pediatra Dr. Saul Cypel, membro do departamento Científico de Pediatria do Comportamento e Desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que apontou a banalização do diagnóstico do TDAH como a causa principal.
 
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), cerca de 4% dos adultos e de 5% a 8 % de crianças e adolescentes de todo o mundo sofrem de TDAH. Os números, no entanto, são questionados pelo especialista:
 
— Os critérios para os diagnósticos se baseiam em um questionário recomendado pela Associação Americana de Psiquiatria cujas questões nem sempre têm a ver com dificuldade de atenção.
 
Conhecida como a “droga da obediência”, a ritalina é um metilfenidato que aumenta a concentração do neurotransmissor dopamina no cérebro e isso interfere no mecanismo de atenção do indivíduo. Muitos profissionais que prescrevem o remédio entendem que crianças com esse tipo de comportamento carregam um defeito genético que faz com que as concentrações de dopamina estejam mais baixas. Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor da droga, ficando atrás somente dos Estados Unidos.
 
 
Para Cypel, no entanto, a “falta de atenção” dessas crianças é tão questionável quanto a prescrição do medicamento:
 
— Essas crianças têm dificuldade e atenção baixa para situações que envolvem algum tipo de complexidade ou nas quais tenham de mostrar mais autonomia. Mas em outras situações, como quando estão no Messenger e diversas janelas abertas no computador, isso não acontece. Isso faz questionarmos os níveis de dopamina baixos, já que essa criança deveria ter pouca concentração para tudo. Só ter atenção para o que lhe dá prazer é um pouco paradoxal.
 
Segundo ele, muitas crianças que apresentam esse tipo de comportamento não o fazem por uma alteração no desenvolvimento ou por problemas genéticos, mas sim por problemas em lidar com regras, limites e, principalmente, frustrações. "Seus pais não promoveram esse tipo de aprendizado. São crianças que acham que podem tudo na hora em que querem”, observou ao ressaltar a que essas crianças crescem com grande inteligência, mas estrutura emocional imatura.
 
Como possuem um efeito semelhante ao das anfetaminas, a ritalina é um estimulante que causa sensação de bem-estar e tranquilidade, mas pode também levar à diminuição do apetite, além de insônia e problemas de crescimento nas crianças, de acordo com o especialista. A bula do medicamento alerta ainda para a dependência física ou psíquica, além de nervosismo, dor de cabeça, palpitações, boca seca e alterações cutâneas.
 
Vendida no mercado negro sem receita, o medicamento que ajuda a espantar o sono é usado ainda por jovens que precisam virar a noite estudando ou mesmo em baladas.
 
— É preciso um esclarecimento à população sobre o que é, assim como qualquer outro remédio que gera esse tipo de reação. Igualmente a outras drogas, como cocaína e ecstasy, a ritalina também influi no funcionamento do sistema nervoso.
 
Fonte R7

Médicos pedem rigor na fiscalização da lei seca

É preciso aumentar a fiscalização de motoristas que bebem antes de dirigir e apertar a punição dos infratores que cometem crimes ao volante.
 
A opinião é do médico Edilson Forlin, coordenador de Ações Institucionais da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), que lança em São Paulo, na terça-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, a campanha Álcool e Direção, uma mistura que não combina. “
 
O álcool é um dos principais causadores de acidentes no País”, diz o especialista. Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados pela SBOT, metade das mortes em acidentes está relacionada ao uso do álcool. “É preciso fiscalizar e punir os infratores com rigor”, afirma Forlin.
 
Segundo o médico, os acidentes de trânsito consomem quase 2% do PIB. Ele recorre a dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mostram despesa com acidentes urbanos e nas estradas no País em R$ 33 bilhões por ano (2003 e 2006). Considerando o atual PIB brasileiro, o custo com acidentes equivale a R$ 80 bilhões.
 
O ortopedista lembra que uma internação para tratamento de ferido grave em acidente custava, em média, R$ 92 mil, segundo estudo do Hospital das Clínicas, em 2003.
 
Forlin diz que o estudo acompanhou 548 pacientes por seis meses na capital. “Esse estudo do HC-USP mostra ainda que um paciente com danos moderados pode ter custo médio de R$ 14,9 mil”, conta. Ele lembra que a redução dos acidentes ajudaria a liberar leitos hospitalares para tratamentos de outras enfermidades.
 
Em 2007, para cada morto em acidente havia dez feridos graves. Segundo o especialista, as pessoas não dão importância a acidentes que não tenham registrado mortes. “Mas esses feridos que vão impactar fortemente o sistema de saúde”, argumenta.
 
A campanha explica que o álcool é depressor do sistema nervoso central e que o consumo de uma lata de cerveja ou de uma taça de vinho é suficiente para um motorista ser multado. “Dirigir depois de ingerir duas ou três doses já é crime”, afirma a SBOT.
 
As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
 
Por R7

Chega a 19 o número de crianças intoxicadas por leite em SC

Chega a 19 o número de crianças intoxicadas pelo leite da marca Holandês, produzido pela empresa Papenborg Comércio de Laticínios Ltda., em Biguaçu, na região metropolitana de Florianópolis (SC).
 
A caso mais recente foi diagnosticado no último domingo, 23. São quatro crianças que continuam internadas em hospitais de Santa Catarina e devem receber alta até o final desta segunda-feira, 24, garante a Secretaria de Saúde do Estado.
 
Agentes da Secretaria da Saúde e da Secretaria de Agricultura lacraram, no último sábado, 22, a sede da fábrica que produziu o leite. Uma mangueira que transportava amônia se rompeu e misturou a substância com nitrito. A química entrou em contato com o leite e causou as intoxicações, confirma laudo da Secretaria da Saúde. A falha foi corrigida.
 
O local continua produzindo leite, que deve ser pasteurizado e reaproveitado para a fabricação de queijo. Os produtos, porém só devem voltar a ser comercializados depois de passarem por uma segunda análise para comprovar a ausência do nitrito.
 
A maioria das crianças que consumiram o produto, embalado em pacotes plásticos, é menor de 2 anos de idade. Algumas delas precisaram passar por ventilação mecânica. Laudos preliminares produzidos em laboratório pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apontaram presença de nitrito até dez vezes superior ao máximo tolerado em amostras de leite pasteurizado produzido pela empresa.
 
Entre os sintomas da intoxicação por nitrito estão arroxeamento da região em volta dos lábios e falta de ar. A substância induz a oxidação do ferro da hemoglobina, o que impede o sangue de transportar oxigênio. A intoxicação por nitrito é grave e pode levar à morte.
 
"Os casos notificados até agora têm sido relativamente leves, mas as pessoas precisam estar atentas e procurar rapidamente os serviços médicos no caso de algum sintoma", diz o médico infectologista Fábio Gaudenzi, diretor de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, em entrevista à Agência Brasil. "O que chama a atenção é o fato de que, entre os casos de internamento, há cinco crianças com menos de 6 meses e que deveriam estar sendo alimentadas exclusivamente por leite materno", conta Gaudenzi.
 
Para orientações relacionadas à assistência, diagnóstico e tratamento, as pessoas devem ligar para o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, por meio do número 0800-643-5252.

Fonte R7

Variação de gripe mortal mobiliza autoridades britânicas

Uma nova doença respiratória similar à Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave, na sigla em inglês) foi identificada em um homem de 49 anos que está em tratamento em Londres.
 
Diagnosticado no Qatar e depois transferido para um hospital britânico, ele é o segundo paciente que foi confirmado com o chamado coronavírus. Ambos contraíram o vírus no Oriente Médio, já que o primeiro é um saudita, que morreu durante o tratamento.
 
Os coronavírus formam uma ampla família de vírus - do que causa um simples resfriado até a Sars, que ente 2002 e 2003 matou mais de 800 pessoas em mais de 30 países, especialmente na China.
 
Esse novo tipo de vírus, no entanto, é diferente de outros coronavírus já identificados em humanos. Autoridades médicas ainda estão determinando que tipo de ameaça a nova doença causa.
 
Oriente Médio
Nos últimos três meses, foram diagnosticados alguns casos de doenças respiratórias agudas em países do Oriente Médio. Mas ainda não se sabe se algum deles está ligado ao caso do homem de 49 anos.
 
'Diante da gravidade da doença identificada em dois pacientes, já foram tomadas medidas para garantir que as pessoas que entraram em contato com o paciente que está sendo tratado em Londres não fossem contaminadas', afirmou o professor John Watson, chefe do departamento de doenças respiratórias da Agência de Proteção à Saúde da Grã-Bretanha.
 
'E até agora evidências mostram que isso não aconteceu. Mas estamos divulgando mais informações sobre os casos para trabalhadores da saúde no país, assim como recomendações para que todos fiquem atentos em relação a esse vírus.'
 
Watson disse ainda que não há indícios de que o vírus esteja se espalhando de pessoa para pessoa e que não há recomendações para o público ou para turistas.

Fonte R7

Concurso Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso - PR

A Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso, Estado do Paraná, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 42 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.662,29. O concurso público será executado pela FUNTEF e terá validade inicial de dois anos.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de serviços gerais, Agente de limpeza pública, Operador de máquinas, Motorista, Auxiliar de mecânico, Mecânico, Técnico em informática, Eletricista, Agente administrativo, Técnico administrativo de secretarias, Técnico de epidemiologia, Agente de endemias, Auxiliar de enfermagem, Agente de vigilância em saúde, Monitor esportivo, Educador infantil, Professor, Engenheiro civil, Agrônomo, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Médico, Psicólogo e Assistente social.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2012. Caso o/a candidato/a não possua acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará computador para o acesso, no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h, nos dias úteis, de 24 de setembro a 16 de outubro 2012, na Av. Deputado Nilson Ribas, 886, centro, na cidade de Santo Antônio do Paraíso - PR (atendimento no CRAS).
 
Taxas
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para as funções de nível médio/técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom - fone 130), no município de Santo Antônio do Paraíso - PR, nos locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
A prova prática terá caráter classificatório e eliminatório e será realizada provavelmente no dia 15 de novembro de 2012, nos locais e horários especificados em edital próprio.O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de outubro de 2012 e o resultado final será divulgado na data prevista de 04 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santa Amélia - PR 2012

A Prefeitura da cidade paranaense de Santa Amélia lançou edital n° 01/2012 de concurso público para preenchimento de 20 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 622,02 e R$ 4.325,92, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades oferecidas são para os cargos de Advogado, Médico PSF, Enfermeira Padrão, Cirurgião Dentista, Médico Veterinário, Farmacêutico, Professor, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo de Pessoal, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Administrativo (I, II e II), Mecânico, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições estão abertas e serão realizadas até as 18h00 do dia 07 de outubro de 2012, somente via Internet, no endereço eletrônico www.uenp.edu.br.


A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

O interessado na obtenção de isenção na taxa de inscrição, deverá formalizar seu pedido, através de requerimento disponibilizado no site www.uenp.edu.br. O período para solicitação de isenção será de 11 a 14 de setembro de 2012, com divulgação preliminar dos isentos pela internet.

As provas serão realizadas no dia 04 de novembro de 2012, no horário das 9 às 13 horas, num total de 4 (quatro) horas, na cidade de Santa Amélia - PR. Os locais das provas, bem como o ensalamento, serão divulgados no site de inscrição.
 
A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas será realizada no dia 18 de novembro de 2012, em local e horário a ser designado junto com a publicação do gabarito definitivo, somente pelos candidatos aprovados na prova objetiva.

O Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse e conveniência por parte da Prefeitura Municipal de Santa Amélia - PR.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Campo Mourão - PR

A Prefeitura de Campo Mourão, Estado do Paraná, através da empresa FAUEL, publicou os editais de concurso público e processo seletivo, com o objetivo de preencher 120 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 690,00 a 8.000,00 por carga horária de 40h semanais.
 
As chances são para os cargos de agente de endemias, protético, agente comunitário de saúde, técnico em radiologia, médico, coveiro e atendente de farmácia e caixa.
 
As inscrições serão realizadas a partir das 10 horas do dia 03 de setembro até às 23hs59min do dia 01 de outubro de 2012, somente via internet, no endereço eletrônico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina - FAUEL: www.fauel.org.br e www.campomourao.pr.gov.br.
 
As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 95,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A Prova Objetiva tem data prevista para ocorrer no dia 04 de novembro 2012, na cidade de Campo Mourão, Estado do Paraná, em locais e horários a serem divulgados em Edital Específico. O gabarito será divulgado na data prevista de 04 de novembro de 2012.
 
O concurso tem validade de 02 anos a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso - PR

A Prefeitura de Santo Antônio do Paraíso, Estado do Paraná, lançou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 42 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.662,29. O concurso público será executado pela FUNTEF e terá validade inicial de dois anos.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de serviços gerais, Agente de limpeza pública, Operador de máquinas, Motorista, Auxiliar de mecânico, Mecânico, Técnico em informática, Eletricista, Agente administrativo, Técnico administrativo de secretarias, Técnico de epidemiologia, Agente de endemias, Auxiliar de enfermagem, Agente de vigilância em saúde, Monitor esportivo, Educador infantil, Professor, Engenheiro civil, Agrônomo, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Nutricionista, Médico, Psicólogo e Assistente social.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada pela Internet, no endereço eletrônico www.funtefcp.com.br, até as 23h59min do dia 16 de outubro de 2012. Caso o/a candidato/a não possua acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará computador para o acesso, no horário das 08h às 11h e das 13h às 16h, nos dias úteis, de 24 de setembro a 16 de outubro 2012, na Av. Deputado Nilson Ribas, 886, centro, na cidade de Santo Antônio do Paraíso - PR (atendimento no CRAS).
 
Taxas
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para as funções de nível médio/técnico e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 28 de outubro de 2012, com início às 9 horas e término às 12 horas (em conformidade com o Serviço Hora Certa Brasil Telecom - fone 130), no município de Santo Antônio do Paraíso - PR, nos locais divulgados através de edital específico e na ficha de confirmação de inscrição.
 
A prova prática terá caráter classificatório e eliminatório e será realizada provavelmente no dia 15 de novembro de 2012, nos locais e horários especificados em edital próprio.O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de outubro de 2012 e o resultado final será divulgado na data prevista de 04 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

UFMT Campus de Cuiabá oferece vagas para professor

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou edital de processo seletivo com o objetivo de preencher 02 vagas para professor substituto junto ao campus de Cuiabá, na área de Enfermagem Clínica. Os salários variam de R$ 2.215,54 a R$ 4.472,00, com jornada de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições nos dias 2 e 3 de outubro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria da Faculdade de Enfermagem - Campus Cuiabá, com a entrega de cópia de diploma de graduado, e se houver, diploma ou certificado de conclusão de especialização, mestrado ou doutorado; cópia do RG, CPF, bem como título de eleitor; carteira de reservista (homens) e PIS; Curriculum documentado e assinado; carteira de identidade profissional, com comprovante de pagamento da anuidade de 2012; e declaração de que não foi contratado nos últimos 24 meses.

Haverá no certame duas etapas avaliativas de caráter eliminatório, sendo a primeira composta de prova escrita, prevista para ocorrer às 8h30 do dia 4 de outubro e a segunda, constituída de prova didática, às 8h do dia 9 de outubro de 2012. Na sequência, haverá entrevista e análise curricular, previstas para o dia 10 do mesmo mês, no horário das 8h30.

UEMS – MS abre Processo Seletivo

O reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul divulgou edital Nº. 051/2012-RTR para realização de concurso público destinado ao provimento 62 oportunidades, sendo 33 vagas de Técnico de nível superior e 29 vagas para Assistente Técnico de nível médio. A remuneração é de até R$ 4.590,78.
 
Aos candidatos portadores de deficiência será reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas e aos candidatos negros ou índios será reservada a cota de 10% e de 3%, respectivamente, das vagas oferecidas.
 
As inscrições serão admitidas somente no site www.fapems.org.br, até o dia 10 de outubro de 2012, observado o horário oficial de Mato Grosso do Sul.
 
A taxa de inscrição é de R$ 83,40, (nível médio) e R$ 133,44 (nível superior).
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 21 de outubro de 2012, às 08:000 e às 14:00, com duração de 4 horas, nos municípios de Dourados, Campo Grande, Paranaíba e Naviraí, em locais que serão publicados por meio de edital e divulgados no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul, no endereço eletrônico www.imprensaoficial.ms.gov.br, e disponibilizado no site www.fapems.org.br.
 
Os candidatos serão convocados para prova prática e para a entrega dos títulos por meio de editais, a serem publicados nos mesmos sites.
 
A validade do concurso será de 1 ano, a contar da data da homologação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sirinhaém - PE

Com a finalidade de preencher 129 vagas, a Prefeitura de Sirinhaém, cidade localizada a 65 km do Recife, em Pernambuco, abre inscrições para concurso público. Serão contratados profissionais de níveis fundamental, médio e superior, que poderão receber salários de R$ 622,00 a R$ 5.000,00, dependendo da função ocupada.
 
Cargos
Agente Comunitário de Saúde, Agente de combate às Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Assessor Administrativo, Técnico Controle Interno, Auxiliar de Enfermagem, Professor, Orientador Pedagógico, Enfermeiro, Médico e Advogado.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 27 de setembro de 2012, através do site www.idhtec.org.br ou no posto de inscrição, localizado no prédio do Centro Recreativo Municipal de Sirinhaém (CLUBE), localizado à rua São Francisco, S/N – Centro – Sirinhaém/PE, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, onde o candidato deverá adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
Prova
Os títulos deverão ser entregues no posto de inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de SEDEX, para o Escritório da Organizadora, localizado à Av. Getúlio Vargas, 169, 1º andar, sala 103, São José, Carpina, PE. CEP 55.819-110, no mesmo período das inscrições.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 11 de novembro de 2012, das 09:00 às 12:00 horas, em local a ser divulgado. O gabarito será divulgado no site www.idhtec.org.br a partir do dia 29 de outubro de 2012.
 
Validade
O concurso será válido por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso EMAP - MA

Com a finalidade de preencher 36 vagas, a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, divulgou edital Nº. 001/2012 de concurso público. Serão providas vagas de níveis médio/técnico e superior, com vencimentos de até R$ 5.943,16, lembrando que 5% dos postos serão reservados às pessoas portadoras de deficiência.
 
Cargos
Guarda Portuário, Técnico Administrativo Portuário, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Portuário e Especialista Portuário.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas das 10h do dia 24 de setembro às 23h59 do dia 07 de outubro de 2012, através dos sites www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.
 
A taxa de inscrição é de R$ 55,00 (nível médio) e R$ 70,00 (nível superior).
 
Prova
O concurso público será composto de prova de conhecimentos e teste de aptidão física.
 
A prova de conhecimentos está prevista para 11 de novembro de 2012,em local e horário a serem divulgados a partir do dia 29 de outubro de 2012, através do documento de confirmação de inscrição. O gabarito será divulgado no dia seguinte a realização da prova de conhecimentos.
 
O teste de aptidão física será realizada 01 e 02 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital de convocação, a partir do dia 26 de novembro de 2012.
 
Validade
O concurso público será válido por 6 meses, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final após fase recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Empresa Maranhense de Administração Portuária - EMAP.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Apiaí - SP

A Prefeitura do Município de Apiaí, Estado de São Paulo, publicou dois editais n°s 001 e 002/2012 de concurso público destinado ao provimento de 220 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com carga horária de 20 a 40h semanais e salários de até R$ 2.566,87. O concurso será realizado através da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

As inscrições serão feitas via internet, no site www.consesp.com.br até o dia 8 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 21,00 a R$ 40,00.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha), serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, à partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Editais

Concurso Prefeitura de Comendador Levy Gasparian - RJ

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, Estado do Rio de Janeiro, através da empresa Magnus Auditores e Consultores Associados, lançou edital N° 01/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento de 52 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.415,75 por carga horária de 16 a 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Ajudante de Caminhão de Limpeza Pública, Auxiliar de Serviços Gerais, Bombeiro Hidráulico, Motorista, Operador de Máquina Pesada, Operador de Sistema de Tratamento de Água, Sepultador, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Chefe de Disciplina, Maqueiro, Auxiliar de Secretaria, Eletricista, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Arquiteto, Engenheiro Civil, Enfermeiro Plantonista, Fisioterapeuta, Médico e Professor.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais deverão ser feitas no período de 02 a 17 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian Avenida Vereador José Francisco Xavier, 01 – Centro – Comendador Levy Gasparian, (Exceto sábados, domingos e feriados).
 
Será admitida a inscrição via internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada até às 23:59 horas do dia 17 de outubro de 2012 (horário oficial de Brasília/DF), desde que efetuado seu pagamento até 18 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 20,00, R$ 25,00 e R$ 30,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
O concurso público constará de Provas Objetivas de Múltipla Escolha, Práticas,Teste de Aptidão Física, Títulos, Avaliação Psicológica e Curso de Formação.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de Comendador Levy Gasparian, provavelmente, no dia 28 de outubro de 2012. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 25 de outubro de 2012, planilhas contendo locais e horários de realização das provas objetivas.

As Provas Práticas e Teste Físico, somente para os candidatos aprovados nas provas Objetivas de Múltipla Escolha, serão realizadas no Município de Comendador Levy Gasparian, no dia 25 de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações