Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Antibióticos podem substituir cirurgia no tratamento da apendicite

Pesquisa sugere que o tratamento com remédios é mais eficaz e seguro do que a retirada do apêndice em muitos casos
 
Cientistas da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, mostraram que o tratamento com antibióticos pode ser substituir a cirurgia no tratamento da apendicite.
 
Embora a abordagem padrão para a apendicite aguda seja a remoção do apêndice, a pesquisa revela que o tratamento com remédios é mais eficaz em muitos casos.
 
A líder da pesquisa Jeanette Hansson e seus colegas revisaram dois grandes estudos clínicos de pacientes adultos com apendicite aguda. No primeiro, eles comparam a cirurgia com o tratamento com medicamentos e no segundo a eficácia dos antibióticos para a apendicite.
 
Os resultados mostraram que o tratamento com antibióticos foi tão eficaz quanto a cirurgia para a maioria dos pacientes. "Alguns pacientes estão em estados tão grave que a cirurgia é necessária, mas 80% das pessoas podem ser tratadas com antibióticos até se recuperarem", afirma Jeanette.
 
A tese também mostra que os pacientes que são tratados com antibióticos estão em menor risco de complicações do que aqueles que se submetem a cirurgia.
 
O risco de reincidência após 12 meses de tratamento com antibióticos é de cerca de 10 a 15%.
 
Segundo os pesquisadores, ainda que a resistência maior a antibióticos possa afetar o tratamento, conclui-se que os antibióticos são uma alternativa viável para a cirurgia em doentes adultos, desde que o paciente aceite o risco de recorrência.
 
"Os estudos mostram que pacientes que precisam de cirurgia porque voltaram a ter apendicite, ou porque os antibióticos não funcionaram, não correm o risco de complicações adicionais em relação àqueles operados na primeira vez", conclui Hansson.
 
Fonte isaude.net

Exame de sangue detecta câncer de mama e pulmão em menos de uma hora

Teste simples aponta doenças de forma precoce antes do aparecimento de sintomas como tosse e perda de peso
 
Pesquisadores da Kansas State University, nos EUA, desenvolveram um exame de sangue simples capaz de detectar com precisão certos cânceres em estágios iniciais.
 
Em menos de uma hora, o teste pode detectar câncer de mama e pulmão antes do aparecimento de sintomas como tosse e perda de peso.
 
"Vemos isso como o primeiro passo em uma nova área de investigação que pode levar a uma detecção precoce do câncer em humanos. Neste momento, as pessoas que mais poderiam se beneficiar são aqueles classificados como de risco para o câncer, como fumantes e aqueles com histórico familiar da doença", afirma o líder da pesquisa Deryl Troyer.
 
O teste desenvolvido por Troyer e Stefan Bossmann funciona através da detecção de atividades enzimáticas altas no corpo. Nanopartículas de ferro revestidas com aminoácidos e corante são introduzidas no sangue ou na urina de um paciente. Os aminoácidos e corantes interagem com enzimas na urina ou sangue do doente. Cada tipo de câncer produz um padrão de enzima específica, ou assinatura, que pode ser identificado pelos médicos.
 
Segundo os pesquisadores, estes padrões de enzima também podem ajudar a distinguir entre o câncer e uma infecção ou outras doenças que normalmente ocorrem no corpo humano.
 
Uma vez que o teste é administrado, os resultados globais, que incluem padrões de enzimas, são produzidos em cerca de 60 minutos.
 
Além de detecção precoce, os pesquisadores dizem que o teste pode ser ajustado para monitorar o câncer, por exemplo, para avaliar a eficácia de medicamentos. Da mesma forma, os médicos podem utilizar o corante no teste para determinar se um tumor foi removido totalmente com sucesso de um paciente após a cirurgia.
 
Os pesquisadores avaliaram a precisão do teste em 32 participantes em vários estágios de câncer de mama ou de pulmão. Os dados foram coletados de 20 pessoas com câncer de mama, na faixa etária de 36 a 81 anos de idade, e 12 pessoas com câncer de pulmão, na faixa etária de 27 a 63 anos.
 
Uma amostra de sangue de cada um dos participantes foi testada três vezes. A análise dos dados mostrou uma taxa de sucesso de 95% na detecção de câncer em participantes, incluindo aqueles com câncer de mama em estágios 0 e 1 e aqueles com câncer de pulmão em estágios 1 e 2.

Fonte isaude.net

Tecnologia pode criar implantes médicos que se dissolvem no organismo

Circuito eletrônico biodegradável é capaz de ser programado para se dissolver em dias, semanas ou até anos
 
Cientistas da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, criaram um circuito eletrônico biocompatível capaz de se dissolver no corpo após funcionar por um período de tempo determinado.
 
O dispositivo, criado em conjunto com o Beckman Institute e a University of Illinois, pode trazer avanços na área de saúde, como a criação de implantes médicos, por exemplo, que não precisarão ser retirados por cirurgia.
 
"Esses dispositivos são o oposto da eletrônica convencional cujos circuitos integrados são projetados para ter estabilidade física e eletrônica de longa duração. A nova tecnologia é biodegradável, compatível com organismos vivos e não deixa rastros", afirma o autor da pesquisa Fiorenzo Omenetto.
 
Omenetto e seus colegas colocaram o dispositivo eletrônico, feito de silício e magnésio, dentro de uma cápsula de proteína de seda. A estrutura da cápsula determina o tempo de dissolução, dias, semanas ou até anos.
 
"Como os materiais são extremamente finos e biodegradáveis, eles podem dissolver em minutos na água se forem projetados para isso", afirmam os cientistas.
 
Segundo eles, o controle dos materiais torna possível ajustar o tempo que o dispositivo leva para se dissolver. Omenetto e seus colegas descobriram como ajustar as propriedades da seda de modo que ela se degrade em uma grande variedade de intervalos.
 
Os investigadores demonstraram a eficácia da tecnologia por meio de testes de um dispositivo térmico desenhado para controlar e prevenir a infecção pós-cirúrgica em um modelo de rato.

 
 
Fonte isaude.net

Competição entre duas regiões do cérebro determina escolhas saudáveis

Pesquisa detalha processos neurais que competem durante momentos de decisão e que determinam o que uma pessoa come
 
Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), nos EUA, descobriram que a competição entre duas regiões do cérebro influencia a capacidade de fazer escolhas por alimentos saudáveis.
 
A pesquisa identifica os processos neurais que trabalham durante a auto-regulação e que determinam o que uma pessoa ingere.
 
"Descobrimos que temos sistemas independentes capazes de orientar nossas decisões e, em situações de escolha alimentar, estes sistemas podem competir pelo controle do que fazemos. Em muitos casos, estes sistemas guiam o comportamento na mesma direção, então não há nenhum conflito entre eles. Mas, em outros casos, como na luta para resistir à tentação de comer um bolo de chocolate, eles podem orientar o comportamento em direções diferentes. O resultado da decisão parece depender de qual dos dois sistemas assume o controle do comportamento", afirma a líder da pesquisa Cendri Hutcherson.
 
Pesquisas anteriores mostram que as pessoas tomam decisões atribuindo diferentes valores para diversas opções. Para tomar suas decisões, as pessoas a selecionam a opção com o valor mais alto. Segundo os pesquisadores, uma questão controversa, que este estudo foi projetado para resolver, é se há um valor único no cérebro, ou se existem valores múltiplos com propriedades diferentes que competem pelo controle do comportamento.
 
De acordo com a hipótese de um único valor, a capacidade de dizer não a um alimento não saudável depende apenas de um sistema que compara valores como salubridade e bom gosto. Mas a hipótese de valor múltiplo sugere que existem diferentes sistemas que processam diferentes valores. A capacidade de dizer não ao bolo depende, portanto, se o cérebro pode ativar o sistema adequado, o que leva em conta a salubridade. Se você não quiser o bolo, isso significa que você coloca um valor maior na saúde do que no bom gosto e seu cérebro age de acordo com isso.
 
O estudo
Os pesquisadores pediram a 26 voluntários que ficassem sem comer durante quatro horas antes de serem testados. Durante o experimento, um exame de ressonância magnética funcional (fMRI) foi usado para medir a atividade cerebral dos participantes enquanto eles decidiram famintos quanto estavam dispostos a pagar por lanches diferentes, que foram mostrados em uma tela de computador.
 
Os itens, incluindo alimentos como batatas fritas e legumes, variaram em sabor e ' saudabilidade' . Os indivíduos foram explicitamente solicitados para fazer as suas escolhas em uma de três condições: ao tentar suprimir seu desejo de ingerir certo alimento; enquanto tentavam aumentar seu desejo de ingerir um alimento; ou agindo normalmente.
 
Depois de um período de quatro segundos, os participantes lançaram as propostas reais para comprar os itens que refletiam o valor que eles deram à comida.
 
Os pesquisadores descobriram que a atividade em duas áreas diferentes do cérebro se correlacionaram com o quanto os participantes disseram que queriam um item, conforme o indicado por suas propostas. As duas regiões foram o córtex pré-frontal dorsolateral (CPFDL), que fica atrás das têmporas e o córtex pré-frontal ventromedial (vmPFC), que se localiza no meio da testa acima dos olhos.
 
Eles notaram que as duas áreas desempenharam papeis muito diferentes no processo de auto-regulação. Quando os voluntários disseram não querer um alimento, a CPFDL parecia tomar o controle. Quando os voluntários encorajavam-se a querer determinada comida, no entanto, o papel de cada região do cérebro se invertia. O vmPFC assumiu o controle, enquanto os sinais no CPFDL pareciam não ter efeito.
 
Os pesquisadores também descobriram que a capacidade do cérebro de mudar de controle entre estas duas áreas não foi instantânea. Demorou alguns segundos antes que o cérebro fosse plenamente capaz de ignorar a região em conflito.
 
"Esta pesquisa sugere uma razão pela qual é tão difícil de controlar o comportamento e fazer escolhas saudáveis", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Ingrediente da cerveja pode ajudar a manter músculos fortes na terceira idade

Lúpulo
Flavonoide do lúpulo usado na fabricação da bebida impediu que o tecido muscular de ratos tratados se deteriorasse
 
Ingrediente presente na cerveja pode ajudar a manter a saúde dos músculos na terceira idade, de acordo com estudo realizado na Universidade de Tokushima, no Japão.
 
A pesquisa revela que um composto do lúpulo usado na fabricação da bebida impede que o tecido muscular se deteriore. Os resultados mostraram que o flavonoide, conhecido como 8-prenylnarigenin (8-PN), impediu a atrofia muscular em ratos.
 
O estudo foi publicado na revista Daily Mail.
 
A equipe, liderada por Junji Terao, realizou testes com camundongos imobilizados. Quando os roedores receberam ração contendo o composto lúpulo seus níveis musculares quase não caíram.
 
Os ratos que não receberam o ingrediente apresentaram uma queda de 10% em quantidade de músculo, durante o período de estudo.
 
Testes revelaram os camundongos que receberam o composto tinham 10 vezes mais da quantidade da substância protetora em seus sistemas.
 
Segundo os pesquisadores, as recentes descobertas podem auxiliar no desenvolvimento de drogas para ajudar a impedir que as pessoas sofram distrofia muscular mais tarde na vida.
 
Eles também esperam aplicar suas conclusões para a criação de uma nova bebida capaz de proteger astronautas em viagens espaciais longas, que aumentam a perda muscular.
 
Fonte isaude.net

Televisão é desculpa para vida social sem graça e saúde frágil

Quem vira refém do aparelho reclama da falta de amigos e do sobrepeso
 
Filmes, novelas, telejornais, programas de auditório: a televisão traz informação, entretenimento, emoção e uma solução prática para as horas de tédio. Mas, se você abusa do aparelho, pode acabar prejudicando a sua saúde. "Precisamos guardar um tempo para trabalhar, estudar e se divertir", afirma o psicólogo Tiago Lupoli, da clínica CEAAP. "Ficar muito tempo na frente da televisão acaba roubando o tempo que você usaria para outras atividades". Nem sempre, entretanto, é simples identificar quando a televisão serve como escape para a monotonia ou, ao contrário, é o que originou os momentos sem graça. Para ajudar a responder essa dúvida, especialistas fazem um apanhado dos principais problemas que surgem em consequência do exagero em frente ao aparelho, se você for vítima de dois deles ou mais, vale a pena rever seus hábitos.
 
Isolamento - foto: Getty ImageIsolamento
Você é daqueles que troca o passeio com os amigos, o almoço de família ou um encontro amoroso pela sua série predileta? Uma vez ou outra tudo bem, mas fazer isso com frequência pode ser um sinal de que você está abusando da tela. Tiago Lupoli explica que isso pode chegar ao estágio de alienação. "Nessa situação, o paciente dedica a maior parte do seu tempo à TV e esquece compromissos e lazer", afirma. A consequência é o enfraquecimento dos laços com a família, os amigos e todas as outras pessoas do seu círculo social.

Se você sente que esse hábito já tomou conta da sua vida, procure ajuda profissional. Mas, se sente que ainda dá retomar hábitos saudáveis, diminua o tempo que passa assistindo televisão e tenha certeza de que ela não está atrapalhando as outras atividades do seu dia a dia. Outra dica: quando não der para perder aquele jogo, chame os amigos para assistir com você.
 
Estresse - foto: Getty ImagesEstresse
O dia de trabalho foi cansativo e você chega em casa querendo relaxar. A primeira atitude é ligar a TV para esquecer as preocupações? Se você respondeu que sim, pode estar cometendo um grande erro. O psicólogo Tiago Lupoli defende que as cenas de violência, os ruídos muito fortes e até mesmo os momentos em que o filme fica mais agitado podem gerar estresse mesmo sem que você perceba. As pessoas se envolvem com aquilo que estão assistindo e, se o seu objetivo for relaxar, opte por uma caminhada, uma aula de ioga ou até mesmo uma noite bem dormida.
 
Comendo em frente à televisão - foto: Getty ImagesAlimentação errada
Uma pesquisa feita pela área de medicina da Faculdade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que ficam muito tempo na frente da televisão engordam mais. Isso acontece porque, quando está vendo TV, o metabolismo descansa e, por isso, precisa de menos energia para se manter ativo. Logo, o corpo queima menos calorias. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, cores, texturas e sabores fazem parte dos alimentos. "Quando não prestamos atenção na quantidade de alimentos que colocamos no prato e nos envolvemos com uma atividade paralela, tendemos a comer mais do que realmente seria necessário", afirma.
 
Sono ruim - foto: Getty ImagesSono ruim
A chegada de luz aos olhos é o estímulo que desperta o corpo ou, pelo menos, foi durante muito tempo. Hoje os principais responsáveis pelo despertar são os irritantes barulhinhos do despertador, mas isso não inativou a sua capacidade de acordar quando os primeiros raios entram no quarto ou quando a os ruídos da rua ficam mais altos. "A televisão é um tubo que emite luz e muitos ruídos, desde diálogos até barulhos", afirma o médico Dirceu Valadares, presidente da Fundação Nacional do Sono (FUNDASONO). "O aparelho empurra o sono cada vez para mais tarde, as pessoas acabam dormindo menos e o tempo de descanso fica menor". Além disso, os estímulos nada harmônicos da TV podem até aparentemente estimular a sonolência, mas, na realidade, eles bloqueiam a fase mais profunda do sono, que permanece superficial. Siga a recomendação do especialista: "O quarto é lugar de dormir ou namorar, deixe a TV na sala ou em outro cômodo para garantir um bom descanso".
 
Indivíduo sedentário - foto: Getty ImagesSedentarismo
Se for bem dosada, a televisão te deixa bem informado, mas em excesso, você fica preguiçoso e sedentário. Existem casos em que a pressa para voltar ao sofá é tanta que você evita até sair de casa a pé, para não demorar muito. Além disso, o vício acaba tomando o tempo que você teria para fazer exercícios. O fisiologista do exercício Raul Santo, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), conta que o hábito de assistir TV é mais intenso em quem é sedentário ou sofre com a obesidade. "Essas pessoas costumam ficar mais em casa e se movimentar menos, por isso o aparelho se torna tão importante", afirma o especialista. O resultado não poderia ser outro: a situação vira uma bola de neve. Para se livrar desse péssimo hábito não tem jeito, o que vale mesmo é calçar o tênis e praticar atividade física. Mas se está difícil, comece com programas de TV que estimulam a atividade física ou até mesmo videogames com esse fim. Quem sabe assim você se inspira a correr para a academia?
 
Mulher assistindo televisão - foto: Getty ImagesVista cansada
O oftalmologista Canrobert Oliveira, presidente do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB), conta que a musculatura dos olhos se ajusta - contraindo ou esticando - para achar o foco perfeito de visão. Quanto mais tempo você passa em frente da TV, mais essa musculatura fica cansada. Os olhos são também ricos em pigmentos que tem papel fundamental na visão. Quando a luz incide, esses pigmentos são queimados. O excesso de TV consome mais pigmento, o que leva à estafa visual e pode causar sonolência, principalmente em pessoas que têm hipermetropia. Uma boa solução para evitar esse problema, além de diminuir o tempo que você passa em frente ao televisor, é comprar um aparelho de TV de acordo com o tamanho da sua sala. "Uma televisão de 29 polegadas precisa de, no mínimo, três metros (o ideal são cinco metros) de distância até o telespectador", afirma o especialista. "Outra dica é sair da frente da TV no intervalo e olhar pela janela, a maioria das pessoas já faz isso inconscientemente".
 
Menino dormindo no sofá - foto: Getty ImagesEsquecer as obrigações
Você deixa de estudar para ver televisão? Ou chega atrasado ao trabalho porque ficou minutos a mais na frente da tela? A TV é inimiga da responsabilidade, quanto mais deveres a cumprir, maior a vontade de assisti-la. Nesse caso, a solução é algo que você provavelmente ouvia dos seus pais: primeiro a obrigação, depois a diversão. O psicólogo Tiago conta que, ao dividir o seu dia em fatias, e reservar com antecedência um tempo para cada atividade, você retoma o controle da rotina.
 
Fonte Minha Vida

Entenda distúrbios como a amnésia

Geralmente nem percebemos, mas transtornos dissociativos fazem parte do nosso dia a dia. Alguns deles são mais conhecidos pelos personagens de cinema, como o transtorno dissociativo de identidade, popularmente chamado personalidade múltipla. Outros, são mais comuns, mas de maior dificuldade de identificação, como a despersonalização.
 
"A característica essencial dos transtornos dissociativos é uma perturbação nas funções habitualmente integradas de consciência, memória, identidade ou percepção do ambiente" (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais - DSM-IV-TR). Saiba quais são as características destes transtornos e como tratá-los.
 
Amnésia Dissociativa
Caracteriza-se por esquecimento de fatos importantes, em geral, situações de natureza traumática ou estressante. Marcada mais pela fragmentação da personalidade do que pela formação de múltiplas personalidades. Os casos mais graves desta amnésia podem envolver toda a vida do sujeito, que costuma apresentar-se a polícia ou hospitais procurando ajuda sem saber da própria identidade.
 
Fuga Dissociativa
Marcada por viagem súbita e inexplicada para longe de casa. Em geral apresenta também lacunas de memória e confusão mental. Tais viagens podem durar dias ou meses e alguns casos podem atravessar várias fronteiras. Pode haver formação de uma nova personalidade que funciona nos locais onde chega. O sujeito não cria estas personalidades intencionalmente e, em geral, não tem consciência delas.
 
Transtorno Dissociativo de Identidade
Há formação de duas ou mais personalidades que se revezam no controle do sujeito. Em geral, há lacunas de memória significativas. As diferentes personalidades podem apresentar até diferentes somatizações. Por exemplo, uma delas tem alergia e a outra não. Além disso, podem apresentar idade e gênero diferentes da personalidade de origem. O sujeito não cria estas personalidades intencionalmente e em geral não tem consciência delas.
 
Transtorno de Despersonalização
Há um sentimento de distanciamento e estranhamento de si mesmo. Indivíduos com este quadro geralmente dizem ter a sensação de não estarem vivendo a realidade apesar de saberem que estão vivendo a realidade. É como se fizessem parte de um filme, vivessem sonhando um sonho sem autonomia. É comum que digam que há alguma coisa entre eles e a realidade quase como uma nuvem, um vidro, alguma barreira invisível. Pode haver sensação de anestesia sensorial e sentimento de perda de controle, inclusive da fala.
 
É necessário muito esforço para prestar atenção, por isso, trabalhar e estudar pode ser muito desgastante. Frequentemente, os pacientes relatam que ouviram a vida toda que estes sintomas eram de pressão baixa e fraqueza apesar de sua saúde física em ordem.
 
Como seus sintomas são de difícil descrição os pacientes temem estarem "loucos". "A desrealização também pode estar presente, sendo vivenciada como um sentimento de que o mundo é estranho ou irreal. O indivíduo pode perceber uma alteração insólita no tamanho ou na forma dos objetos (macropsia ou micropsia), e as pessoas podem parecer estranhas ou mecânicas. Outras características associadas incluem sintomas de nsiedade, sintomas depressivos, ruminação obssessiva, preocupações somáticas e uma perturbação do sentido do tempo" (DSM-IV-TR, 2008, pag.507).
 
Os sintomas de despersonalização e desrealização também podem ocorrer em crises de pânico, ansiedade e Transtorno do Estresse Pós Traumático.
 
Tratamento
Pela minha prática clínica e estudos, os Transtornos Dissociativos são causados por traumas psicológicos. Considerando que o trauma é uma experiência forte demais, rápida demais ou que acontece muito cedo em nossas vidas, sendo de difícil processamento para cérebro. Experiências não processadas são como uma "ferida" no cérebro, que impede seu funcionamento integrado.
 
Costumo usar como metáfora a internet. Imagine que seu cérebro possui todas as informações disponíveis na internet hoje. Você pode acessar todo o material disponível no planeta, mas de repente algo acontece e você perde parte do acesso, o que pode gerar amnésia, ou passar a seguir comandos sem saber o motivo. Em casos mais graves parte do conteúdo pode tomar vida própria e competir com outros conteúdos do seu cérebro para ter espaço, o que seria o transtorno dissociativo de identidade.
 
A Experiência Somática, o Brainspotting e o EMDR (dessensibilização e reprocessamento pelos movimentos oculares) tem se mostrado técnicas eficazes para o processamento e integração das informações. Dependendo da gravidade dos sintomas e comprometimento da qualidade de vida, a ajuda psiquiátrica pode ser importante até que os traumas sejam processados e o indivíduo recupere a integridade de sua identidade, memória, consciência e percepção.
 
Fonte Minha Vida

Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira

Medidas simples como usar as escadas muitas vezes valem por uma ida à academia
 
Nosso corpo não foi feito para ficar parado, mas sim em movimento frequente. A boa notícia é que, para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde.

"Muitas pessoas acreditam que se forem à academia praticar corrida ou bicicleta durante 50 minutos poderão comer o que quiserem e não engordar. Porém, a conta real pode ser injusta: uma barra de 100 gramas de chocolate tem por volta de 500 calorias, enquanto que uma hora de esteira gasta apenas 300 a 400 calorias, ou seja, a pessoa já está devendo", alerta o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola.

Portanto, de acordo com o clínico, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa. E opções para se movimentar não faltam.
 
Veja o que o Filippo Pedrinola recomenda: 
 
escadas - foto Getty ImagesUse as escadas em vez do elevador
É uma reação automática: ao entrar em um prédio, a primeira coisa que fazemos é apertar o botão do elevador - seja para subir até o primeiro ou até o vigésimo andar. Porém, essa é uma ótima oportunidade para se exercitar usando as escadas.

Para aqueles que trabalham ou moram em andares muito altos e veem nisso uma desculpa para usar o elevador, nada tema, pois há uma solução: desça dois ou três andares antes do que deveria e faça o resto do trajeto pelas escadas - simples, não?
                   
Andar - Foto Getty ImagesSaia para almoçar ou fazer compras a pé
Tem gente que não consegue ir nem até a padaria sem pegar o carro, por costume ou preguiça. Porém, não custa nada deixar o veículo na garagem e ir a pé até o mercado comprar os itens fáceis de carregar - além de fazer bem à sua saúde, você evita o estresse do trânsito e ainda tira um carro da rua, melhorando o fluxo de veículos e a qualidade do ar.

Outro hábito comum é acionar um delivery e pedir para entregar a refeição no trabalho, quando se poderia ter ido até o restaurante caminhando. Ao fazer isso, você ainda aproveita para tomar um sol, importante para a síntese de vitamina D e para o seu corpo ter a percepção correta de dia e noite, regulando seus hormônios da maneira correta.
 
carro - foto Getty ImagesEstacione o carro longe do local de trabalho
Aqui a lógica é a mesma das escadas: você já fez todo o trajeto de carro porque era longe, então que tal estacionar um pouco mais distante do seu destino e aproveitar a caminhada? Isso também vale para outros estabelecimentos, como restaurantes, parques ou até do elevador no estacionamento do shopping.

Para aqueles que andam de ônibus, a recomendação é a mesma - experimente descer um ou dois pontos antes do habitual e faça o restante do trajeto andando.
trabalho - foto Getty ImagesVá até as pessoas para falar com elas
No ambiente de trabalho é muito comum usarmos o ramal do telefone para conversar com outros funcionários e resolver problemas simples. Nesse caso, por que não ir até a mesa do seu colega e resolver o problema pessoalmente?
alongar - Foto Getty ImagesAlongue-se de tempos em tempos
Nada pior do que ficar muito tempo sentado em uma posição pouco confortável. Por isso, sempre que você se levantar para conversar com alguém, ir ao banheiro ou tomar um café, alongue as pernas, braços e pescoço. Exercícios de respiração profunda também são amplamente recomendados.
ginástica laboral - Foto Getty ImagesInvista em ginástica laboral
Para aqueles que realmente sofrem com a postura frente ao computador ou ficam estressados muito facilmente no trabalho, existe uma solução simples: a ginástica laboral. Ela é um tipo de atividade física desenvolvida para ser praticada durante o horário de trabalho, a fim de amenizar os impactos do sedentarismo e trazer uma nova fonte de bem-estar ao trabalhador. Saiba mais sobre ginástica laboral assistindo a esse vídeo.
 
pedômetro - Foto Getty ImagesUse um pedômetro (contador de passos)
Esse aparelho, capaz de registrar cada passo que você dá, pode ficar acoplado ao seu cinto e irá te ajudar a monitorar o quanto você está se movimento durante o dia. De acordo com o endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, dar menos do que 5.000 passos por dia é considerado sedentarismo. "O ideal seria dar 10.000 passos por dia, que equivale aproximadamente a 6 km, ou de 300 a 400 calorias", completa.

O pedômetro pode ser uma ótima estratégia para aqueles que detestam fazer ginástica ou "não tem tempo". O aparelhinho é vendido separado ou como aplicativo de IPods e celular smartphones.
 
Fonte Minha Vida

Sete dicas para deixar sua feijoada mais light

Evitar fritar as carnes e substituir o bacon já reduz as calorias da refeição
 
Típico prato brasileiro, a feijoada é uma das poucas refeições que consegue ser servida tanto nos mais simples self-services quanto nos mais requintados restaurantes.

Saborosa, ela conta com a dupla imbatível arroz com feijão e, de quebra, é servida acompanhada de opções como a couve e a laranja, fontes de vitaminas do complexo B, vitamina C, ácido fólico, cálcio e ferro.
 
Segundo o nutrólogo Paulo Henkin, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a feijoada é uma fonte riquíssima de nutrientes, mas também costuma oferecer muitas calorias. Então que tal deixá-la mais light?

Aproveite nossas dicas para consumir essa delícia sem culpa.
 
 
Couve - Foto Getty ImagesCouve
A forma menos calórica de consumir a couve é in natura, mas a alternativa pode não agradar o paladar. "Neste caso, prepare o vegetal no vapor", sugere a nutricionista Daniela Cyrulin, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. Para realçar o sabor, utilize ervas frescas, como manjericão e alecrim. A tradicional preparação refogada não é recomendada, já que costuma levar óleo ou manteiga, que adicionam muitas calorias ao alimento.
 
Bacon - Foto Getty ImagesBacon
Uma fatia fina de 10 gramas de bacon oferece cerca de 55 kcal, isso sem falar na quantidade de gordura. Em outras palavras, apesar de gostoso, ele é extremamente calórico. E muitas vezes o alimento é usado nas preparações apenas para dar sabor ao feijão, por exemplo. Mas isso também engorda o prato. Uma alternativa para deixar a carne de lado é usar cubinhos de peito de peru ou ricota defumada nas preparações. "Se preferir usar outra carne para dar sabor à refeição, como a costela de porco, pelo menos tire a gordura aparente", recomenda o nutrólogo Paulo.
 
Carne de porco - Foto Getty ImagesCarnes
A carne de porco é uma das mais calóricas, em função da sua quantidade de gordura, mas feijoada sem ela não é feijoada. Então, para reduzir as calorias evite fritá-las. "Deixe de molho na água e, em seguida, refogue com um fio de óleo de canola", propõe a nutricionista Daniela Cyrulin. Prefira ainda os cortes mais magros. Costela, rabo, joelho e orelha são os pedaços mais gordos.
 
Feijão preto - Foto Getty ImagesFeijão
"Algumas partes do porco são usadas no cozimento do feijão com o objetivo de engrossar o caldo, mas isso aumenta muito seu valor calórico", alerta a nutricionista Daniela Cyrulin. Para obter o mesmo resultado sem usar a carne há duas opções. A primeira delas é bater parte do feijão no liquidificador, obtendo assim uma pasta. Outra é adicionar uma colher rasa de farinha de trigo e um copo de água à panela. Experimente e escolha o seu método.
 
Sal - Foto Getty ImagesSal
As carnes adicionadas à feijoada já são ricas em sódio. Por isso, evite a adição de sal à refeição. O consumo exagerado está diretamente associado ao aumento da pressão arterial. Ao invés dele, utilize ervas naturais para dar sabor ao prato.
 
Arroz branco - Foto Getty ImagesArroz
O arroz branco é rico em carboidratos e ainda é rapidamente absorvido pelo organismo, fazendo com que a sensação de saciedade dê lugar à fome em pouco tempo. Por isso, o nutrólogo Paulo recomenda a versão integral. Por manter a casca, ele preserva mais nutrientes e sua textura fibrosa prolonga a sensação de saciedade. Para temperar, use a criatividade usando cebola, alho e óleo.
 
Limonada - Foto Getty ImagesBebida
Não tem jeito. A tradicional caipirinha que acompanha a feijoada é extremamente calórica e não há milagre para reduzir suas calorias que, além de tudo, são vazias, como aponta a nutricionista Daniela Cyrulin. Ela sugere substituir o drinque por uma limonada fresca com adoçante ou ainda água com gás gelada e limão. "Ambos são gostosos, caem bem com a refeição e ainda livram o consumidor da culpa", afirma.
 
Fonte Minha Vida

Inatividade: maior problema de saúde do século 21

Para o professor Steven N. Blair, da Universidade do Sul da Califórnia, não resta dúvida: a falta de atividade física é o maior problema de saúde do século 21.
 
No artigo de Steven, publicado no British Journal of Sports Medicine, a falta de exercícios é a responsável pelo surgimento de várias doenças no organismo, dentre eles a diabetes e alguns tipos de câncer.
 
Dentre os benefícios proporcionados pelo esporte, diz o estudo de Steven, está não só a melhora da saúde do cérebro, pois evita o declínio cognitivo, mas também benefícios para todo o corpo.
 
Blair acredita que nos consultórios, os médicos subestimam a atividade física para seus pacientes, supervalorizando apenas a mudança de hábitos como campanhas antitabagistas e controle da obesidade.
 
O que Steven ressalta é que juntamente com as prescrições determinadas pelos médicos, é importante também convencer seus pacientes a darem adeus ao sedentarismo.
 
 Em um estudo que fez analisando doentes com diabetes e hipertensão, o cientista concluiu que muitas mortes desses pacientes foram causadas também pela baixa aptidão cardiorrespiratória. E, segundo ele, isso poderia ter sido evitado com os exercícios frequentes.
 
Fonte R7

Rica em fibras, pera ajuda manter o nível de açúcar no sangue

Alimento também oferece potássio, que ajuda a manter o coração saudável
 
Parente da maçã, a pera é uma fruta perfeita para uma dieta saudável. A fruta não tem colesterol, sódio ou gordura saturada. Devido às grandes quantidades de frutose e glicose, oferece uma fonte rápida e natural de energia.
 
Cento e 66 gramas de pera tem 2,3 gramas de fibras alimentares e ajudam a manter o nível de açúcar no sangue. Além das fibras, ela também oferece potássio, que ajuda a manter os batimentos cardíacos, a contração muscular, a transmissão nervosa e o metabolismo de carboidratos e proteínas.
 
Ela também tem vitamina C, um antioxidante natural que repara os tecidos e ajuda o sistema imunológico e promove a cicatrização de cortes e machucados.
 
Veja os tipos de pera mais comuns, encontrados a venda no Brasil:
 
Anjou Crocante
É mais sequinha e menos doce e perfumada que as demais. Perfeita para pratos salgados.
 
Portuguesa
É a mais perfumada das peras. Perfeita para se fazer geleia para comer com bolachas.
 
Williams
Tem acidez discreta e matém a textura após ser aquecida. Fica ótima como doce em compotas. Pode ser usada no preparo de bolos, tortas e outros doces.
 
Asiática
Também conhecida como pera-maçã, é produzida no Brasil. Tem a crocância da maçã.
 
Fonte R7

Estresse ou grande trauma podem esbranquiçar cabelos repentinamente

Médicos recomendam controlar o estado emocional para prevenir os fios brancos
 
Até pouco tempo atrás a medicina culpava unicamente a genética como a responsável em deixar os cabelos brancos ou cinzas. Porém, relatos da história apontam que casos de estresse ou traumas profundos podem provocar esse fenômeno até de um dia para o outro. A pessoa dorme com o cabelo na cor normal e, no dia seguinte, acorda com ele branco.
 
Segundo relatos históricos, a rainha austríaca Maria Antonieta acordou com o cabelo totalmente branco na noite anterior a sua morte, decapitada na guilhotina. Embora a ciência não tenha ainda como provar, os cientistas estão cada vez mais certos de que o estresse seria um dos responsáveis — ao lado da genética — para o surgimento dos fios brancos.
 
Os cientistas acreditam que o estresse pode desencadear uma reação em cadeia que interfere com a forma como o folículo piloso transmite a melanina, o pigmento que dá a cor ao cabelo.
 
Segundo o estudo, os radicais livres, que são hormônios que o organismo produz quando está sob estresse, podem bloquear o sinal do folículo piloso para absorver o pigmento da melanina. Outro fato curioso que a medicina descobriu é que um evento traumático ou estressante faz com que o cabelo pare de crescer temporariamente e fique numa fase de descanso.
 
Ao despertar, os folículos pilosos começam a agir novamente fazendo surgir uma grande quantidade de fios brancos e cinzas. Os médicos recomendam que aqueles pacientes que detectarem que seus cabelos brancos são causados por essas situações, devem encontrar soluções para aliviar o estresse.
 
Para isso, eles recomendam a prática de atividades de relaxamento e que melhore a autoestima, como yoga e meditação.
 
Fonte R7

Idosos podem comprar remédios de uso contínuo a partir de R$ 10

Farmacêutica lança programa Melhor Idade que oferece descontos de até 40%
 
A indústria farmacêutica Pfizer oferece descontos entre 30% e 40% em nove medicamentos de seu portfólio para quem aderir ao programa Melhor Idade, lançado esta semana. Pessoas acima de 55 anos de qualquer lugar do Brasil podem participar do programa, que contará com 9,8 mil pontos de venda no País.
 
O Dr. Eurico Correia, diretor médico da empresa, ressalta que os benefícios vão além da compra de remédios.
 
— A medida assegura que haverá acompanhamento profissional porque o paciente só poderá comprar os medicamentos com receita médica. Além disso, é uma forma de tornar o tratamento mais acessível.
 
O programa inclui medicamentos para tratar hipertensão, insuficiência cardíaca, dislipidemia, lesões e queimaduras, ansiedade, depressão, hiperplasia benigna da próstata e disfunção erétil. Segundo a Pfizer, o preço original destes medicamentos varia de R$ 16 a R$ 140. Com o desconto de 40% oferecido pelo programa, esses valores caem para R$ 10 a R$ 84.
 
Para participar, basta ligar no Fale Pfizer (0800 16 7575) e fazer o cadastro gratuitamente. Com a chegada do cartão, já é possível realizar a compra nas farmácias credenciadas.
 
Medicamentos que fazem parte do programa Melhor Idade:
- Citalor: para colesterol elevado
 
- Aldactone: para insuficiência cardíaca
 
- Norvasc: para hipertensão arterial
 
- Viagra: para disfunção erétil
 
- Carduran XL: para hiperplasia benigna
 
- Zoloft: para depressão
 
- Frontal e Lorax: para transtornos de ansiedade
 
- Fibrase: para lesões e queimaduras
 
Fonte R7

29 de setembro: Dia Mundial do Coração

Droga reverte “transtorno de Benjamim Button” em crianças

Lonafarnib retarda os danos nos vasos sanguíneos, aumenta o peso e melhora a estrutura óssea do paciente
 
Uma droga desenvolvida para tratar câncer tem se mostrado promissora no tratamento de crianças com Progeria, uma doença rara que leva ao envelhecimento precoce.
 
A condição genética, que afeta um em cada 8 milhões de pessoas, faz com que o organismo envelheça oito vezes mais rápido do que o normal, segundo o Daily Mail.
 
Cientistas descobriram a causa da Progeria seis anos atrás, apontando uma única mutação no gene chamado LMNA.
 
As crianças que produzem essa proteína em quantidades excessivas bloqueiam a função celular normal levando a um efeito tóxico sobre o corpo. Em média, as crianças morrem aos 13 anos.
 
No entanto, os primeiros resultados da droga Lonafarnib mostraram que houve uma melhoria no ganho de peso, na estrutura óssea e na saúde do coração das crianças.
 
O autor do estudo, Leslie Gordon, explica:
 
— A Lonafarnib ajuda a reverter os danos nos vasos sanguíneos durante dois anos e meio de tratamento. O avanço é enorme, porque a doença cardiovascular é a principal causa de morte de crianças com Progeria.
 
Fonte R7

Prefeitura Municipal de Carnaíba - PE

A Prefeitura Municipal de Carnaíba, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 381 vagas

Inscrições:
De 24 de setembro a 25 de outubro, pelo www.conpass.com.br


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.000,00

Provas:
Prova escrita: 25 de novembro,

Haverá exame de títulos para Professores, prova prática para Operador de Máquinas Pesadas e curso de formação para Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde.

Cargos:
Ensino Superior - Médico, Médico PSF, Psicólogo, Odontólogo, Enfermeiro, Bioquímico, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Nutricionista, Veterinário, Auditor Fiscal e Professores de 5ª a 8ª série nas disciplinas de Português, Matemática, Ciências, Geografia e História;

Ensino Médio - Professor de Educação Infantil e de 1ª a 4ª série, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Raio X, Auxiliar de Consultório Dentário, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Agente de Desenvolvimento Comunitário, Técnico em Contadoria, Auxiliar de Contadoria, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Agente Administrativo e Agente Administrativo Educacional;

Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Vigilância Sanitária, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Vigia e Auxiliar de Administração.

Prefeitura Municipal de Alegrete - RS

A Prefeitura Municipal de Alegrete, Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de 11 vagas e formação de cadastro de reserva.

Inscrições:
Até 3 de outubro, pelo www.premierconcursos.com.br


Valor:
R$ 20,00.

Provas:
Prova escrita: 11 de novembro

Cargo:
Agente Comunitário de Saúde

Remuneração:
R$ 641,57

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realiza seleção para provimento de 12 vagas para professores para os campi Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho Calama e Vilhena.

Inscrições:
Até 3 de outubro pelo www.ifro.edu.br
 

Valor:
R$ 30,00;

Áreas:
Bioquímica - Química, Educação Física, Engenharia de Pesca, História, Língua Espanhola, Pedagogia, Alimentos, Biologia, Engenharia de Pesca, Floresta, Geografia e Informática.

Remuneração:
De R$ 1.597,92 a R$ 3.825,89.

Instituto de Infectologia Emílio Ribas - SP

O Instituto de Infectologia "Emílio Ribas" de São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 4 vagas

Inscrições:
De 17 a 28 de setembro na avenida Dr. Arnaldo, nº. 165, Cerqueira César, São Paulo ou pelo www.saude.sp.gov.br.


Valor:
R$ 60,85.

Cargos:
Médicos Infectologistas.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 21 de outubro
Haverá prova de títulos.

Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo realiza seleção para preenchimento temporário de 5 vagas para o Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros.

Inscrições:
De 1º a 3 de outubro, no Serviço de Recursos Humanos - Avenida Celso Garcia, nº. 2477, sala 102, Belenzinho, São Paulo-SP.

Cargo:
Médico:Pediatria – Neonatologia

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio - Faciais - Funcraf/MS

A Fundação para o Estudo e Tratamento das Deformidades Crânio - Faciais (Funcraf) realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para Campo Grande

Inscrições:
Até 3 de outubro, na unidade da Funcraf em Campo Grande/MS - Rua 14 de Julho, nº. 4827, bairro Monte Castelo ou na sede da Funcraf em Bauru/SP - Rua José Ferreira Marques, nº. 10-54, Vila Universitária

Valor:
R$ 50,00

Cargo:
Fonoaudiólogo

Remuneração:
R$ 3.128,24

Seleção:
Haverá análise curricular

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais - ESP/MG

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realiza seleção para preenchimento de duas vagas temporárias.

Inscrições:
Até 28 de setembro, pelo http://webcurriculo.esp.mg.gov
.br ou na avenida Augusto de Lima, nº. 2061, Barro Preto, Belo Horizonte.
Cargos:
Analista em Educação e Pesquisa em Saúde

Remuneração:
R$ 1.980,00 em jornada de 40 horas semanais.

Seleção:
Haverá análise de currículo e entrevista

Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná - Coren/PR

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná (Coren-PR) realiza concurso para preenchimento de 22 vagas

Inscrições:
De 27 de setembro a 29 de outubro pelo www.eplconcursos.co
m.br.

Valor:
De R$ 60,00 a R$ 80,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Contador, Analista de Informática, Advogado, Administrador, Secretário Executivo e Enfermeiro Fiscal.

Remuneração:
De R$ 1.300,00 a R$ 2.600,00
Há vagas para Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Provas:
Prova objetiva: 9 de dezembro
Haverá prova de redação para Auxiliar Administrativo, Enfermeiro Fiscal, Contador, Analista de Informática, Administrador e Secretário Executivo e estudo de caso para Advogado.

Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas - CODAI/PE

O Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI), Pernambuco, realiza concurso para provimento de 24 vagas para Tutor a Distância dos cursos de Técnico em Alimentos, Técnico em Administração e Técnico em Açúcar e Álcool.

Inscrições:
Até 29 de setembro, na PE 05 km 25, Tiúma, São Lourenço da Mata

Valor:
R$ 21,00

Áreas:
Higiene e Segurança no Trabalho, Microbiologia dos Alimentos, Informática Aplicada, Ambientação em EAD, Contabilidade Geral, Organização Empresarial, Planejamento Empresarial, Administração da Produção, Logística, Gestão da Qualidade, Tecnologia de Extração e Tratamento do Caldo, Noções da Cultura da Cana-de-Açúcar e Manejo Integrado, Tecnologia de Fabricação do Álcool e Cachaça e Tecnologia de Fabricação do Açúcar.

Remuneração:
R$ 765,00

Provas:
Haverá análise curricular e prova objetiva em 18 de outubro

Prefeitura de Itamarandiba - MG lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Itamarandiba, Estado de Minas Gerais, através da empresa Exame Auditores & Consultores Ltda, divulgou edital N° 01/2012 de processo seletivo para contratação temporária e formação de cadastro reserva para as funções de agente comunitário de saúde, técnico de nível superior/enfermeiro, técnico de nível superior/médico e técnico de nível superior/odontólogo. Os salários variam de R$ 683,36 a R$ 11.235,00 por carga horária de 40h semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições podem ser realizadas no site da empresa organizadora (www.exameconsultores.com.br), no período de 15 a 19 de outubro de 2012 ou, presencialmente, na sede da Prefeitura Municipal de Itamarandiba, situada à Rua Tabelião Andrade, nº 205, Centro, até o dia 19 de outubro de 2012, no horário de 8h às 12h e 14h ás 17h. As taxas variam de R$ 40,00, R$ 80,00 a R$ 150,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no Município de Itamarandiba provavelmente no dia 04 de novembro de 2012, às 8h. A relação de candidatos inscritos, o local de realização das Provas e a confirmação de data e horários serão divulgados até 14h do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito da Prova Objetiva de Múltipla Escolha será divulgado no dia 06 de novembro de 2012, às 14h.
 
Validade
O prazo de validade do certame é de 01 ano, contado da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP

Foi divulgado edital de concurso público do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo. São 25 vagas destinadas a médicos e enfermeiros na unidade da Secretaria da Saúde na região do Alto Tietê. No total, são oportunidades em oito especialidades.

Para as vagas de enfermeiros e médicos especialistas em anestesiologia, ortopedia e traumatologia, oftalmologia, pediatria e pediatria com área de atuação em medicina intensiva pediátrica, as inscrições terminam dia 28 de outubro. Para as demais áreas, o prazo segue até 11 de novembro de 2012.

A ficha de inscrição está disponível no site da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. Os candidatos devem pagar uma taxa, por meio da Gare 167-3, no valor de R$ 60,85, em qualquer agência bancária.

A data da prova será publicada no Diário Oficial do Estado. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Imprensa Oficial. O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos fica na rua Princesa Isabel, 270, em Ferraz de Vasconcelos.

Concurso Prefeitura de São Francisco de Paula - RS

A Prefeitura de São Francisco de Paula, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgou extrato do edital N° 016/2012 de concurso público para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Haverá 146 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.486,26 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Finanças, Agente de Trânsito, Assistente Social, Atendente de Creche, Atendente de Farmácia, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, Eletricista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal, Guarda Municipal, Mecânico, Médico, Monitor, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Iniciais do Ensino Fundamental, Professro, Psicólogo, Servente, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Veterinário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 10 de outubro até às 23h59min, do dia 08 de novembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 de acordo com o nível de escolaridade.

Edital / Publicações

Processo seletivo da Prefeitura de Campo Alegre (SC)

O gestor do município de Campo Alegre, localizado a 253 km da capital, Estado de Santa Catarina, lançou edital n° 011/2012 de processo seletivo que visa preencher 03 vagas para profissionais com formação em curso superior de Medicina e com registro no conselho profissional.
 
São oferecidas 02 vagas para Médico Plantonista, em jornada semanal 12 horas (para fins de semana), com a remuneração de R$ 32,02 a hora, acrescida de 40% de gratificação especial médica e 25% de adicional noturno. Também há 01 vaga para Médico I, com o salário de R$ 2.562,39 em jornada de 20 horas semanais, além de adicional de insalubridade de R$ 124,40 e gratificação especial médica de R$ 1.281,20 (50%).
 
As inscrições estarão abertas até o dia 03 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Campo Ale16ªgre, sito à rua Cel. Bueno Franco no 292, centro, no horário das 8:00 horas às 12:00 horas e 13:00 horas às 17:00 horas.
 
A seleção dos candidatos será realizada a partir da análise de tempo de serviço prestado na área.
O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogada se necessário por apenas mais um ano.

COVISA (SP) abre processo seletivo

A Coordenação de Vigilância em Saúde – COVISA, da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, divulgou edital de processo seletivo para contratação de instrutores técnicos (06 professores) para atuar na capacitação técnica dos agentes de apoio- segmento saúde/zoonoses do projeto de Capacitação em Vigilância em Saúde Ambiental. A remuneração para o cargo será de R$ 3.800,00 mensais, brutos, para carga horária de 30 horas semanais.

Os interessados em participar da seleção devem enviar o curriculum vitae com as cópias dos comprovantes, pelo Correio ou entregar no endereço: R. Santa Isabel, 181 – térreo – Setor de Protocolo, Vila Buarque – CEP 01221-010, a/c Assessora Técnica Aparecida Santa Clara Berlitz, em envelope lacrado, até o dia 06 de outubro de 2012, no horário das 9:00 às 16:00 horas. Somente serão considerados os currículos entregues pessoalmente ou postados no Correio no prazo considerado.

O candidato aprovado trabalhará na Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA), Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental - GVISAM sito à Rua Santa Isabel, 181, 5º andar, Vila Buarque, São Paulo ou em Coordenadorias Regionais de Saúde, nas Supervisões de Vigilância em Saúde das 5 regiões do município de São Paulo, em locais a serem definidos para as capacitações.

A primeira fase, que tem caráter eliminatório e não classificatório, levará em consideração a formação e a experiência prática comprovada através unicamente dos títulos apresentados. Após a análise dos Títulos, aqueles considerados aprovados receberão comunicados para se apresentarem para a segunda fase.

A segunda fase constará de entrevista com os candidatos aprovados na primeira fase, realizada pelos membros da Comissão Selecionadora, que avaliará a real capacitação do candidato de acordo com as necessidades apresentadas pelo Projeto de Capacitação dos Agentes de Apoio - segmento Saúde/Zoonoses.

Tribunal de Justiça de São Paulo abre concurso público

Foram Publicados dois editais de concurso público para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJ/SP. Estão sendo ofertadas 534 vagas distribuídas entre os cargos de Psicólogo Judiciário (256) e Assistente Social Judiciário (278), nas dez Regiões Administrativas.

O aprovado efetivado no cargo de Psicólogo Judiciário que vier a ser nomeado estará sujeito a uma jornada de 40 horas semanais. Já para o aprovado no cargo de Assistente Social Judiciário, a jornada de trabalho será de 30 horas semanais.
 
Remuneração - Os contratados perceberão vencimento de R$ 4.567,44, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.
 
Inscrições e seleção
Para participar, o candidato deverá acessar o site da www.vunesp.com.br, durante o período de 08 de outubro a 09 de novembro de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 68,00.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 16 de dezembro de 2012 e terá a duração de 04 horas. Os gabaritos das provas objetivas e a decisão a respeito dos recursos da 1ª etapa serão publicados no Diário da Justiça Eletrônico – DJE – Caderno Administrativo 1 – Seção VII, bem como no site da Fundação VUNESP.

O Concurso terá validade de um ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça.

Editais

UFRN abre processo seletivo

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou edital de processo seletivo N° 032/2012 com objetivo de contratar docentes e formar cadastros de reserva para seu quadro de servidores.
 
Segundo o edital, serão 02 vagas diretas para Professor Substituto e Temporário junto à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi e Departamento de Fonoaudiologia nos campi de Santa Cruz e Natal, bem como reservas técnicas dos mesmos cargos junto aos Departamentos de Informática e Matemática Aplicada, Psicologia e de Comunicação Social.
 
Todos os postos de trabalho serão para jornadas de 40h semanais, com diferença na remuneração, sendo o valor de R$ 2.356,41 para as vagas diretas, que exigem graduação e especialização/residência e de R$ 2.215,54 e R$ 3.137,18 para as reservas, destinadas a profissionais graduados com mestrado.
 
As inscrições podem ser realizadas até o dia 01 de outubro de 2012, na Secretaria da Unidade de Lotação correspondente, mediante a entrega do original e cópia autenticada do RG, CPF, título de eleitor; requerimento preenchido; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 13,00; documentos comprobatórios de titulação; Curriculum Vitae Lattes comprovado; e comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (esta última apenas para homens).
 
O processo seletivo terá validade de 12 (meses).

Prefeitura de Limeira - SP abre concurso para 643 vagas

A Prefeitura de Limeira, Estado de São Paulo, através do Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social, publicou os editais de concurso público e processo seletivo para diversas áreas, num total de 643 vagas. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 7.343,24.
 

Administrador de cultura, cadastrador, coordenador de arrecadação, fiscal de obras especializado, fiscal de serviços, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico (todas as especialidades), motorista de veículos pesado, oficial de manutenção (carpinteiro, eletricista, encanador, pedreiro) oficial de manutenção de áreas ambientais, oficial de máquinas especiais (operador de escavadeira hidráulica, operador de pá-carregadeira, operador de retro-escavadeira, operador de rolo-compressor, operador de trator de lâmina sobre esteira, operador de motoniveladora) psicólogo, terapeuta ocupacional, vigilante patrimonial, agente de trânsito, auxiliar de farmácia, auxiliar de laboratório, auxiliar odontológico, coveiro, desenhista projetista, merendeiro escolar, motorista de veículos leve, motorista escolar de veículos leves e pesados, padeiro, professor de artes plásticas, técnico de aparelhos médicos e odontológicos, técnico de equipamentos e diagnósticos em saúde, técnico em citopatologia, técnico em eletrônica / telecomunicações, técnico em patologia, técnico orçamentário, técnico viário e tecnólogo (em saneamento).

Edital N° 05/2012
Agente comunitário de saúde e médico pediatra.

As inscrições serão realizadas:
- Pela Internet, no período de 01 a 15 de outubro de 2012, por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br;

- Também poderão se inscrever pessoalmente ou por procuração, no período de 01 a 15 de outubro de 2012, no horário das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, nos dias úteis, no posto de inscrição do Instituto Mais localizado na sede da Prefeitura Municipal de Limeira, na Rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira, 179, Centro - Limeira/SP.
 
Taxas
As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 55,00 de acordo dom o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
As Provas serão realizadas na cidade de Limeira/SP, na data prevista de 11 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados, no Jornal Oficial do Município de Limeira ou nos sites www.institutomais.org.br e www.limeira.sp.gov.br.
 
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico www.institutomais.org.br, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Limeira, ser prorrogado uma vez por igual período.

AGSEP abre vagas para Analistas e Técnicos em Saúde

A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) já publicou o edital de Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de Analistas e Técnicos em Saúde para a Agência Goiana do Sistema de Execução Penal - AGSEP. Os contratos serão por tempo determinado (um ano), em atendimento às necessidades das Unidades Prisionais do Estado de Goiás.
 
O certame estará sob a responsabilidade do Núcleo de Seleção da Universidade Estadual de Goiás - UEG, com supervisão da Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento - SEGPLAN e da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal - AGSEP, por meio da Comissão Especial do Processo Seletivo - CEPS.
 
Serão oferecidas 297 vagas, sendo 228 vagas para Analista de Saúde e 69 vagas para Técnico de Saúde de níveis médio e superior. A remuneração é de até R$ 3.250,00.
 
Do total de vagas oferecidas no PSS, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência, amparadas pela Constituição Federal, Artigo 37, Inciso VIII, na forma da Lei Estadual n. 14.715/2004, certificando-se, para tanto, que atendem às exigências deste instrumento.
 
Cargos
Nível Superior: Analista de Saúde - Assistente Social (28), Assistente Social (Assistência Geral) (15), Assistente Social (Exclusivo Exame Criminológico) (5), Clínico Geral (33), Educador Físico (3), Enfermeiro (38), Farmacêutico (3), Fisioterapeuta (4), Ginecologista (1), Nutricionista (2), Odontólogo (29), Psicólogo (28), Psicólogo (Assistência Geral) (20), Psicólogo (Exclusivo Exame Criminológico) (5), Psiquiatra (Assistência Geral) (4), Psiquiatra (Exclusivo Exame Criminológico) (5), Radiologista (1), Terapeuta Ocupacional (4);

Nível Médio: Técnico de Saúde - Auxiliar Odontológico (29), Técnico de Radiologia (2), Técnico em Enfermagem (38).

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via internet, no sítio www.nucleodeselecao.ueg.br, até às 23h59min do dia 8 de outubro de 2012.

Taxas
R$ 30,00 para Técnico de Saúde;
R$ 40,00 para Analista de Saúde.

Provas
A seleção para os postos de trabalho será realizada em 3 Etapas:
1ª etapa: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
2ª etapa: avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório (exclusiva aos candidatos de nível superior);
3ª etapa: avaliação da equipe multiprofissional, de caráter eliminatório (exclusiva aos candidatos com deficiência).

As provas objetivas de conhecimentos gerais serão realizadas na data prevista de 21 de outubro de 2012, nas cidades de Goiânia, Jataí, Luziânia e Uruaçu. A convocação para contratação dar-se-á por meio de publicação no Diário Oficial do Estado de Goiás e no sítio da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal, www.agsep.go.gov.br. O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será publicado via internet, na data prevista de 21 de outubro de 2012.

Edital / Publicações