Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Sedentarismo: a maior causa de dores na coluna

Movimentos inadequados no dia a dia podem provocar desvios e dores na coluna. Especialistas afirmam que cuidar da postura é essencial para prevenir complicações musculares
A dor na coluna é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. De acordo com a Organização Mundial de saúde (OMS), 85% da população mundial sofrem de dores na coluna.
 
As causas dos problemas são simples e, na maioria das vezes, estão associadas ao sedentarismo. Para combater este mal, as academias de ginástica investem em aulas, exercícios e técnicas que ajudam a aumentar a resistência muscular e, principalmente, a melhorar a postura.
 
Pessoas de todas as faixas etárias e com as mais diversas ocupações são alvo de dores nas costas. Isso porque, além do sedentarismo, atividades simples do dia a dia como sentar, deitar e até andar são feitas de maneira incorreta.
 
Exercícios físicos regulares são grandes aliados da coluna, como explica a professora de educação física, Paula Soga. “Músculos sedentários tendem ao encurtamento, se tornando mais rígidos. Tudo isso acarreta em uma sobrecarga de peso na coluna”, enfatiza.
 
Para combater as dores, o ideal é combinar três tipos de exercícios: alongamento, musculação e aeróbica. O alongamento é ideal para aumentar a flexibilidade, já a musculação, trabalha abdome e lombar. “Todos esses exercícios criam um cinturão que fortalece a base da coluna. A atividade aeróbica também é excelente para a perda de peso, outro fator que influencia as dores na coluna”, orienta Paula.
 
Exercícios de baixo impacto também ajudam
E para quem não gosta de fazer musculação, existem atividades alternativas que garantem resultados positivos. Modalidades aquáticas, que reduzem o impacto, como hidroginástica, estão entre as opções. Outra atividade muito procurada é o Pilates, que pode ser realizado individualmente ou em grupos.
 
“Quem pratica Pilates consegue aliar alongamento, fortalecimento da musculatura e correção postural”, explica a especialista. Outra novidade é a chamada flying cords, uma modalidade onde o aluno usa o peso do próprio corpo para os exercícios, ajudando, principalmente, na postura.
 
De acordo com a professora, é cada vez mais frequente a procura por exercícios que amenizem estas dores. “As aulas estão sempre cheias, e ao contrário do que muitos pensam, muitos jovens frequentam”, conta Paula.
 
Isso é o resultado da rotina das pessoas, que passam horas sentadas, em frente ao computador sem se preocupar com a postura. A regularidade é fundamental para garantir resultados, como explica Paula Soga. Para ela, o ideal é que os exercícios sejam feitos duas vezes por semana. “Assim, o corpo recebe estímulos constantes, que vão evitar o encurtamento da musculatura”, afirma.
 
Fonte O que eu tenho

Toques carinhosos têm efeito analgésico sobre a dor

Pesquisadores descobrem receptores de prazer na pele
 
Nos dias mais cinzentos, um abraço carinhoso ou um simples toque de mais afeto fazem toda a diferença. Por mais difícil que seja a situação, o gesto simples consegue até mesmo arrancar um sorriso. E, segundo a Ciência, não se trata apenas de uma resposta educada: é uma reação de alívio.

Pesquisadores da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, acabam de identificar que a pele conta com terminações nervosas capazes de diminuir a sensação de dor. Os estudiosos têm chamado esses nervos de receptores de prazer .

Os estudiosos entendem que pode estar aí a chave para entender por que algumas pessoas gostam tanto de passar cremes, escovar os cabelos ou ganhar massagens: a presença dos nervos estimularia o bem-estar proporcionado por essas atividades. A maioria dos receptores de prazer, no entanto, concentra-se na palma das mãos e na sola dos pés.

Isso explica por que, muitas vezes, é preferível receber um abraço a ouvir palavras de conforto. O simples toque de outra pessoa já produz um efeito anestésico sobre o corpo, diminuindo o sofrimento.

Fonte Minha Vida

Ter dor de cabeça é comum, mas não é normal

Ela pode ser um alerta de algo mais sério no organismo
 
Como especialista no diagnóstico e tratamento das dores de cabeça, diariamente ouço dos pacientes uma frase que me deixa muito intrigada.

Muitas pessoas com dor de cabeça, infelizmente, costumam procurar atendimento médico quando sua dor de cabeça se apresenta como crises intensas e, principalmente, muito frequentes, após meses ou anos sofridos com dores de cabeça.

E quando pergunto - "Como era sua dor de cabeça antes de ser tão intensa ou tão frequente?" - "invariavelmente", escuto desses pacientes essa frase. "Antes, minha dor de cabeça era normal..."

Ter dor é normal?
Porque em nossa população existe essa cultura de que ter dor de cabeça é normal? Uma possível explicação é que ter dor de cabeça é comum.

A dor de cabeça, ou cefaleia, é, antes de qualquer coisa, um sintoma. Um sintoma que pode estar presente em variados quadros clínicos, desde um simples resfriado até uma meningite.

Nesses casos, como parte de uma doença, a cefaleia se apresentará com outros sintomas, como febre, tosse, mal-estar, convulsões, o que normalmente preocupa mais as pessoas e as faz procurar um médico mais rápido. Chamamos essas dores de cabeça provocadas por outras doenças de cefaleias secundárias.
 
Porém, na maioria das vezes, a dor de cabeça se apresenta como o principal sintoma, ou o único, como nos casos das cefaleias chamadas primárias. As principais cefaleias primárias são a dor de cabeça do tipo tensional e a enxaqueca.

Dor de cabeça tensional

A dor de cabeça do tipo tensional é a cefaleia mais frequente na população. Apresenta-se como uma dor leve à moderada, geralmente em pressão ou aperto, em toda a cabeça, com duração de uma hora até vários dias. Desencadeada principalmente por cansaço e estresse emocional.

Enxaqueca
A enxaqueca é uma cefaleia de moderada a forte intensidade, latejante ou pulsátil, frequentemente acompanhada de aversão à luz, barulho, cheiros, tonturas, náuseas e, às vezes, vômitos.

Algumas pessoas apresentam, antes ou no decorrer da crise, sintomas visuais como luzes brilhantes ou embaçamento e perda visual, e/ou também formigamentos no corpo, o que chamamos de aura de enxaqueca. Crises de enxaqueca podem durar de algumas horas a vários dias.
 
Dados da dor de cabeça no Brasil
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, 95% da população apresentará uma dor de cabeça ao longo de sua vida. Cerca de 70% das mulheres e 50% dos homens apresentam pelo menos um episódio de cefaleia ao mês.

A enxaqueca ocorre em até 20% das mulheres. E um total de 13 milhões de brasileiros apresenta dor de cabeça pelo menos 15 dias por mês, o que chamamos de cefaleia crônica diária.

São números alarmantes. E, geralmente, a cefaleia se torna crônica, ou seja, se inicia com dores menos frequentes, consideradas "normais", e com o aumento das crises e o uso excessivo de analgésicos se transforma em uma cefaleia quase diária.

Genética

Outra explicação é que a enxaqueca é uma doença hereditária. É esperado que vários membros de uma mesma família sofram com crises de cefaleia, nas mais variadas idades.

Uma em cada dez crianças tem enxaqueca, principalmente aquelas que têm mãe ou pai com esse tipo de cefaleia. E essa mãe ou pai provavelmente tem também algum dos pais com o mesmo quadro e, possivelmente, irmãos e sobrinhos.

Nessas famílias, a queixa de cefaleia é tão comum, corriqueira, que parece "normal". Os pacientes dizem na consulta "Eu tenho dores de cabeça há muitos anos, mas é normal, afinal toda minha família tem."

Entretanto, doenças como hipertensão arterial e diabetes também são comuns, apresentam causas hereditárias e não são consideradas normais.
 
Diagnóstico tardio prejudica o tratamento
A ideia de normalidade atribuída à cefaleia é perigosa, atrasa o diagnóstico e um tratamento adequado. E ainda leva a automedicação, grave problema que abordarei nos próximos artigos.

Escute seu corpo. A dor é o meio que ele tem de chamar sua atenção de que algo não vai bem. Sinais de gravidade de uma dor de cabeça, que podem sinalizar para uma possível cefaleia secundária, são:

-A primeira ou pior dor de cabeça da vida;

-Mudanças de características da cefaleia já existente;

-Início após os 50 anos de idade;

-Cefaleia que progride em intensidade e frequência rapidamente, em dias ou semanas;

-Cefaleia que ocorre exclusivamente durante tosse, atividade sexual ou esforço físico;

-Cefaleia acompanhada de febre, confusão mental, rigidez na nuca, convulsões, paralisias, desequilíbrio, ou qualquer sinal neurológico.

No caso das cefaleias primárias, crises frequentes e/ou intensas que interfiram na sua rotina e qualidade de vida, devem sinalizar que é hora de buscar acompanhamento médico.

Fonte Minha Vida

21 exercícios de neuróbica que deixam o cérebro afiado

Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração
 
Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?

O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro.

A teoria de Katz é baseada no argumento de que, tal como o corpo, para se desenvolver de forma equilibrada e plena, a mente também precisa ser treinada, estimulada e desenvolvida. É comum não prestamos atenção naquilo que fazemos de forma mecânica, por isso costumamos esquecer das ações que executamos pouco tempo depois.

"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".
 
Para o neurologista da Unifesp Ivan Okamoto, tais exercícios ajudam a desenvolver habilidades motoras e mentais que não costumamos ter em nosso dia a dia, porém, tais habilidades em nada se relacionam com a memória.

"Se você é destro e começa a escrever com a mão esquerda, desenvolverá sua coordenação motora de modo a conseguir escrever com as duas mãos e caso um dia, tenha algum problema que limite a escrita com a mão direita, terá a esquerda bem capacitada para isso. Mas o fato de praticar este tipo de exercício não significa que você se verá livre de problemas como esquecer de pagar as contas, tomar o remédio, ou algo do gênero", explica o especialista.
 
Como funciona a neuróbica?
A neuróbica consiste na inversão da ordem de alguns movimentos comuns em nosso dia a dia, alterando nossa forma de percepção, sem, contudo, ter que modificar nossa rotina. O objetivo é executar de forma consciente as ações que levam à reações emocionais e cerebrais. São exercícios que vão desde ler ao contrário até conversar com o vizinho que nunca dá bom dia, mas que mexem com aspectos físicos, emocionais e mentais do nosso corpo. "São esses hábitos que ajudam a estimular a produção de nutrientes no cérebro desenvolvendo suas células e deixando-o mais saudável", explica Mariuza Pregnolato.

Quanto mais o cérebro é treinado, mais afiado ele ficará, mas para isso não precisa se matar nos testes de QI ou nas palavras cruzadas para ter resultados satisfatórios. "Estas atividades funcionam, mas a neuróbica é ainda mais simples. Em vez de se inscrever em um super desafio de matemática e ficar decorando fórmulas, que tal vestir-se de olhos fechados ou andar de trás para frente?", sugere a especialista. A proposta da neuróbica é mudar o comportamento rotineiro para "forçar" a memória. Por isso, é recomendável virar fotos de cabeça para baixo para concentrar a atenção ou usar um novo caminho para ir ao trabalho.
 
O papel dos sentidos
O programa de exercícios da neuróbica oferece ao cérebro experiências fora da rotina, usando várias combinações de seus sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição, além dos "sentidos" de cunho emocional e social.

"Os exercícios usam os cinco sentidos para estimular a tendência natural do cérebro de formar associações entre diferentes tipos de informações, assim, quando você veste uma roupa no escuro, coloca seus sentidos em sinal de alerta para a nova situação. Se a visão foi dificultada, e é isso que faz com que você sinta o efeito dos exercícios, outros sentidos serão aguçados como compensação", explica Mariuza.

Para estimular o paladar, uma dica bacana é fazer combinações gastronômicas inusitadas. Já pensou em misturar doce com salgado? Maionese com leite condensado? 
 
Corpinho de 40 e mente de 20!
A neuróbica não vai lhe devolver o cérebro dos vinte anos, mas pode ajudá-lo a acessar o seu arquivo de memórias. "Não dá para aumentar nossa capacidade cerebral, o que acontece é que com os exercícios você consegue ativar áreas do seu cérebro que deixou de usar por falta de treino", explica Mariuza.

"Você só estimula o cérebro se o exercita, por isso quem sempre esteve atento a esta questão terá menos problemas de saúde cerebral, como demência e doenças cognitivas, como Alzheimer".
 
21 dicas para você montar seu treino
O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso:

1-Use o relógio de pulso no braço direito;

2-Ande pela casa de trás para frente;

3-Vista-se de olhos fechados;

4-Estimule o paladar, coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;
6-Veja as horas num espelho;

7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto;

9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;

10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;

11-Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado;

12-Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef;
 
13-Ao entrar numa sala onde esteja muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do lado direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os;

14-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;

15-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.

16-Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu;

17-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;

18-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;

19-Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar. Durante o dia escreva os pontos principais de que se lembrar;

20-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

21-A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?
 
Hábitos saudáveis
Outra atitude indispensável para manter a memória sempre afiada, é prestar atenção na qualidade de vida. O neurologista Ivan Okamoto sugere um estilo de vida mais tranquilo, com alimentação balanceada, sem vícios e com a prática regular de exercícios físicos para manter o corpo e a mente saudáveis.

"A melhor maneira de manter a memória em dia é cuidar da saúde, por isso é importante evitar cigarro e bebidas alcoólicas, seguir uma dieta equilibrada, praticar exercícios e exercitar o cérebro. Manter a atividade mental, seja trabalhando ou participando de alguma atividade em grupo, ajuda a elevar a autoestima e deixar a memória a todo vapor", explica o especialista. 
 
Fonte Minha Vida

Conheça os alimentos amigos da concentração e da memória

Alguns nutrientes protegem o cérebro e ajudam os neurônios trabalharem melhor
 
Algumas mudanças em nosso cardápio podem ajudar nosso cérebro a se manter mais concentrado e até diminuir o envelhecimento cerebral, melhorando a nossa memória. Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes também faz parte das ações para prevenir as chamadas doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, fatalmente relacionadas à produção de radicais livres pelo nosso organismo.

Outro ponto muito importante é não pular refeições, principalmente o café da manhã. Isso pode comprometer o desempenho cerebral por falta de glicose e levar à fadiga mental. "O ideal é fazermos cinco refeições por dia, com um intervalo de três horas para cada uma, sem pular nenhuma refeição", explica o nutrólogo Roberto Navarro.

Confira a seguir quais são os alimentos que protegem o seu cérebro.
 
Frutas e legumes - Foto Getty ImagesGlicose
"A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios cerebrais", diz o nutrólogo Roberto Navarro. A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma.

Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.
                  
Ostras - Foto Getty ImagesZinco
O zinco desempenha função regulatória no organismo. De acordo com a nutricionista do Hospital Sírio Libanês, Érika Suiter, ele atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. "O zinco protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles", diz.

Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, laticínios e fígado.
 
Nozes - Foto Getty ImagesSelênio
Estudos mostram que este mineral tem um forte impacto sobre o cérebro. Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores - substâncias produzidas pelo neurônio que tem como função levar informações de uma célula a outra -, podendo até sofrer alterações de humor. "O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral", diz Érika.

Boas fontes de selênios são grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.
 
prato com carne e couve refogada - Foto Getty ImagesFerro
A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Érika conta que quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho. As fontes de ferro podem ser separadas em animais e vegetais, sendo que as primeiras são melhores absorvidas pelo organismo. Dentre as fontes animais estão as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras, como rim e coração, carnes de aves, de peixes e mariscos crus.

Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião, couve e cheiro-verde; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos.
 
Derivados do leite e carnes - Foto Getty ImagesFósforo
O mineral tem um papel fundamental no funcionamento do cérebro, uma vez que atua na constituição da membrana celular. Érika afirma que o fósforo deve estar presente principalmente na alimentação dos estudantes, já que o nutriente ajuda a evitar a sobrecarga que o corpo pode sofrer devido ao excesso de atividades mentais.

São boas fontes de fósforo leite, carne bovina, aves, peixes e ovos, cereais, leguminosas, frutas, chás e café.
 
Azeite - Foto Getty ImagesVitamina E
O nutriente é um antioxidante e sua deficiência pode provocar danos nas fibras nervosas. A falta de vitamina E pode provocar alterações neurológicas como diminuição dos reflexos e diminuição da sensibilidade vibratória, podendo ocasionar a falta de concentração para exercer as atividades.

São fontes de Vitamina E os azeites vegetais, cereais e verduras frescas.
 
Laranjas e limões - Foto Getty ImagesVitamina C
Ela também é um antioxidante e participa da atividade química dos neurônios, sendo importante para a memória e para a concentração.

Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas, a acerola e o Kiwi.
 
Cerveja e trigo - Foto Getty ImagesVitamina B1 (tiamina)
A vitamina B1 desempenha um papel essencial no metabolismo dos carboidratos, que são a maior fonte de energia para as células. Pessoas com falhas no metabolismo cerebral, como desnutridos e alcoólatras, apresentam deficiência desse nutriente.

As principais fontes: carnes, cereais, nozes, verduras e cerveja. Nota: alguns peixes, crustáceos e chás pretos podem conter fatores anti-tiamina.
 
Pão de forma integral - Foto Getty ImagesVitamina B3 (Niacina)
"Ela ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de combater o stress", diz Érika.

Você pode encontrar a niacina em carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida, legumes e levedura fermentada.
 
Concha cheia de carne com cenoura e batatas - Foto Getty ImagesVitamina B6 (Piridoxina)
Uma das vitaminas mais importantes para o sistema nervoso central, pois ajuda o cérebro a produzir os neurotransmissores, vitais ao seu funcionamento.

 Fontes: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho.
 
Leite, queijo e manteiga - Foto Getty ImagesVitamina B12 (Cianocobalamina)
De acordo com a nutricionista Érika Suiter, essa vitamina está relacionada ao tratamento de deficiências cerebrais e processos degenerativos, principalmente doenças que comprometem funções cognitivas do sistema nervoso periférico, como o movimento.

Fontes: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema)
 
Morangos - Foto Getty ImagesFisetina
Essa substância é capaz de desencadear um processo chamado de "potencialização de longo prazo", que permite que as memórias sejam armazenadas no cérebro com mais facilidade e que o cérebro estabeleça conexões mais fortes entre os neurônios.

Suas fontes: frutas vermelhas (principalmente o morango), tomates, cebolas, maçãs, pêssegos, uvas e kiwi.
 
Salmão assado com alface - Foto Getty ImagesÔmega3
É um ácido graxo que faz parte da estrutura da matéria cinzenta do cérebro. E promove a comunicação entre as células nervosas, mantendo-as leves e funcionais. "Ele ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória e a concentração" explica a nutricionista.

Alimentos fonte de ômega3 são peixes como atum, salmão, cavala e arenque.
 
Duas colheres de arroz - Foto Getty ImagesCarboidratos complexos
Por sua digestão ser lenta, os carboidratos complexos fornecem energia ao cérebro constantemente, auxiliando assim na concentração. Erika recomenda que o consumo desse nutriente se dê em todas as refeições, mas em quantidades moderadas.

Você pode encontrar carboidratos complexos em pães, de preferência integral, arroz integral, barra de cereal e frutas.
 
Caneca cheia de grãos de café - Foto Getty ImagesCafeína
Uma pesquisa realizada na London School of Hygiene and Tropical Medicine descobriu que a cafeína ajuda a melhorar a memória e a concentração dos funcionários, bem como a reduzir o número de erros cometidos durante o trabalho. A nutri Érika Suiter afirma que o consumir regularmente até quatro xícaras de 200ml de café por dia pode aumentar a capacidade de atenção, concentração e formação da memória, tanto em adultos como em crianças. "Uma dose isolada de café causa um aumento apenas da atenção, mas o consumo regular parece criar condições mais propícias para a consolidação da memória", diz. Roberto Navarro alerta para os efeitos da cafeína se consumida em doses maiores que a recomendação de quatro xícaras: "quando ingerida em excesso, a cafeína pode causar o efeito contrário".

Boas fontes de cafeína são o café, chá preto e o chocolate amargo.
 
Fonte Minha Vida

Dormir pouco na adolescência favorece problemas cardíacos

Dificuldade para pegar no sono está relacionada a sedentarismo e má alimentação
 
Seus filhos dormem tempo o suficiente? Se a resposta for não, talvez seja melhor estabelecer um horário de ir para a cama. Isso porque um novo estudo publicado no CMAJ (Canadian Medical Association Journal) descobriu que poucas horas de sono na adolescência aumentam o risco de problemas cardíacos, como infarto, na idade adulta. A pesquisa foi liderada por um cardiologista do Hospital for Sick Children, no Canadá.
 
Os especialistas colheram dados de mais de 4.100 adolescentes e descobriram que eles dormiam, em média, 7,9 horas por noite durante a semana e 9,4 horas por noite aos fins de semana. Quase 20% deles declararam ter poucas horas de sono durante a semana e 10% disse não dormir o suficiente no fim de semana. Além disso, cerca de 6% afirmaram usar medicações para ajudar a dormir.
 
Os resultados da análise mostraram que a má qualidade do sono foi associada a um índice de massa corporal (Descubra seu peso ideal) mais elevado, maior tamanho de cintura e níveis de colesterol e pressão arterial mais altos, todos fatores de risco para doenças do coração. A descoberta é importante principalmente porque mostra que hábitos cultivados na juventude nos acompanham por toda a vida.
Uma possível explicação seria o fato de que acordar durante a noite, apresentar dificuldade para pegar no sono e ter pesadelos estão relacionados a outros hábitos ruins, como cultivar uma dieta desequilibrada e ser sedentário.
 
Dicas para dormir melhor
Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. Veja como melhorar essas horas fundamentais do seu dia:
 
1. Posição
A melhor posição para dormir é de lado. Só assim é possível alinhar a coluna e deixar os músculos completamente relaxados. Escolha um travesseiro com altura igual à distância entre o pescoço e a parte externa do braço.
 
2. Colchão
Nem muito mole nem muito firme. Esse é o colchão ideal para uma boa noite de sono. Prefira os de látex, que costumam se adaptar melhor ao contorno do corpo, aliviando os pontos de pressão.
 
3. RelaxeNão leve preocupações para o quarto. Controle a ansiedade e vá dormir apenas quando se sentir tranquilo. Um banho morno pode ajudar.
 
4. Desligue tudo
Televisão, computador e qualquer outro dispositivo eletrônico deve ser desligado na hora de dormir. A luz desses aparelhos atrasa a produção de substâncias responsáveis por avisar o corpo de que chegou a hora de dormir.
 
5. Hora certa
Tentar dormir todos os dias no mesmo horário educa seu organismo a sentir sono. Tome um banho morno antes e, se não sentir sono, leve uma leitura relaxante para a cama. Evite ligar a televisão e, se for ouvir música, opte por uma trilha relaxante e em volume mais baixo.
 
Fonte Minha Vida

Molécula protege neurônios em condições de isquemia cerebral

A bradicinina, que tem ação anti-hipertensiva, é capaz de reverter o processo de morte celular durante a isquemia
 
Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP) conseguiram demonstrar que a bradicinina - peptídeo com conhecida ação anti-hipertensiva - é capaz de reverter o processo de morte celular em condições que ocorrem durante uma isquemia cerebral. A pesquisa foi feita em colaboração com cientistas de Porto Rico. Resultados do estudo foram publicados na revista PLoS One.
 
" Em experimento feito com ratos, a bradicinina conseguiu reverter o processo de apoptose. Isolamos cortes de uma região do cérebro desses animais, o hipocampo, e colocamos em uma solução fisiológica. Em seguida, fizemos uma estimulação elétrica com eletrodos e medimos a atividade neuronal" , disse Alexander Henning Ulrich, coordenador do Projeto.
 
Para simular o que ocorre no cérebro após uma isquemia, os pesquisadores trataram o tecido com NMDA, causando uma invasão de cálcio nas células. A medição da atividade neuronal feita em seguida mostrou que 80% dos neurônios piramidais do hipocampo haviam iniciado o processo de apoptose. Mas, quando o tecido cerebral recebeu bradicinina após a exposição ao NMDA, a maioria das células foi resgatada da morte.
 
" Ainda estamos investigando qual é exatamente o mecanismo que confere à bradicinina esse efeito neuroprotetor. Nossa hipótese é que ocorre a ativação de uma sinalização que interrompe o processo de apoptose" , disse Ulrich.
 
Apesar dos resultados promissores, de acordo com o pesquisador é pouco provável que a bradicinina possa ser usada para tratar isquemia cerebral. Alguns estudos indicam que subprodutos resultantes da degradação da molécula, tais como a des-arg9-bradicinina, poderiam induzir efeitos adversos, agravando os danos causados pela isquemia.
 
" Nosso objetivo é descobrir uma substância análoga à bradicinina que tenha o efeito neuroprotetor sem as reações indesejadas" , disse.

 
Fonte isaude.net

FDA anuncia paralização de 18 mil sites que vendem medicamentos ilegais

A operação, divulgada durante a 5ª IIWA, apreendeu US$ 10,5 milhões (3,7 milhões de doses) de medicamentos falsificados
 
A operação Pangea V, realizada entre 25 de setembro e 02 de outubro, resultou na paralisação de mais de 18 mil websites de farmácias ilegais e na apreensão de 10,5 milhões dólares (3,7 milhões de doses) em medicamentos falsificados em todo o mundo. O anúncio ocorreu durante a 5ª edição da International Internet Week of Action (IIWA), um esforço global de cooperação para combater vendas e distribuição de produtos médicos falsificados e ilegais.
 
O objetivo deste esforço anual, que envolveu a aplicação da lei, os costumes e autoridades reguladoras de 100 países, é de identificar e retirar da cadeia de abastecimento os produtores e distribuidores de produtos farmacêuticos e dispositivos médicos ilegais..
 
Como acompanhamento, a agência enviou avisos aos Registros, Provedores de Serviço de Internet (ISPs) e aos proprietários dos domínios (DNRs) de mais de 4 mil farmácias consideradas ilegais, informando que os sites estavam vendendo produtos em violação da lei dos EUA, podendo sofrer acusações civis e criminais, apreensão de produtos, e remoção do conteúdo. " Consumidores em todo mundo enfrentam uma ameaça real de farmácias que vendem ilegalmente medicamentos falsificados, adulterados ou com outros problemas que são um atentado à saúde pública mundial, disse a representante do FDA, Margaret A. Hamburg.
 
Na semana passada, o FDA intensificou seus esforços on-line, com o lançamento de uma campanha nacional para educar os americanos sobre os riscos de comprar medicamentos de prescrição através da Internet. A BeSafeRx Know Your Online Pharmacy busca conscientizar o público sobre os riscos à saúde do uso dos produtos comercializados desta forma e como os consumidores se proteger.
 
O IIWA é uma colaboração entre o FDA, a INTERPOL, a Organização Mundial das Alfândegas, o Fórum Permanente de Crime Farmacêutica Internacional, os Chefes das Agências de Medicamentos Grupo de Trabalho da Diretoria de Execução, os medicamentos e Agência Reguladora de Saúde produtos do Reino Unido, a Irlanda Medicines Board, o London Metropolitan Police, o Departamento de Segurança Interna dos EUA, o Centro de Farmácias segura da Internet, e as agências nacionais de saúde e policiais de 100 países participantes.
 
Entre os medicamentos ilegais identificados através da operação estão:
 Domperidona: Medicamento retirado do mercado dos EUA em 1998, pois pode causar efeitos adversos graves, incluindo batimento cardíaco irregular, parada cardíaca, ou morte súbita. Efeitos colaterais que podem ser transmitidos aos bebê durante a amamentação
 
Isotretinoína: Medicamento utilizado para tratar a acne nodular grave, mas que traz significativos riscos potenciais, incluindo defeitos congênitos graves no caso de uso durante a gravidez. Para minimizar os riscos potenciais para os consumidores, as cápsulas de isotretinoína aprovadas pelo FDA só estão disponíveis através de distribuição restrita.
 
Tamiflu (fosfato de oseltamivir): Este medicamento, que é utilizado para tratar a gripe, muitas vezes é vendido on-line como genérico Tamiflu. No entanto, não existe uma versão genérica aprovada. Testes do FDA descobriram que versões fraudulentas de Tamiflu contém o ingrediente ativo errado, o que não seria eficaz no tratamento da gripe. Em alguns casos, o ingrediente ativo errado foi semelhante à penicilina, podendo causar uma reação alérgica grave, incluindo uma reação potencialmente fatal chamada de anafilaxia.
 
Viagra (citrato de sildenafil): Devido aos seus efeitos de vasodilatação, o citrato de sildenafil não deve ser usado pelos consumidores com certas condições cardíacas. Os consumidores que tomam este medicamento sem a supervisão de um profissional de saúde correm sérios riscos pelo desconhecimento das possíveis interações medicamentosas.

Fonte isaude.net

Botox é tão eficaz quanto remédio para tratar incontinência urinária em mulheres

Tratamento alternativo elimina completamente os sintomas e causa menos efeitos colaterais que terapia medicamentosa padrão
 
Injeção única de botox na bexiga é tão eficaz quanto o uso de medicamentos diários no combate à incontinência urinária em mulheres. É o que sugere estudo de pesquisadores da Duke University, nos EUA.
 
A pesquisa revela que o tratamento alternativo foi mais eficaz em eliminar completamente os sintomas, em especial do tipo mais severo, a chamada incontinência de urgência.
 
A incontinência de urgência caracteriza-se pela vontade súbita e incontrolável de urinar em meio a atividades do dia a dia, afirmam os cientistas. É mais grave do que a incontinência de esforço, distúrbio em que a pessoa urina ao fazer exercício, tossir ou espirrar, por exemplo.
 
"A incontinência urinária é uma condição muito comum que pode reduzir seriamente a qualidade de vida de uma pessoa. A primeira linha de tratamento é muitas vezes medicamentos orais, mas estes podem ter efeitos colaterais incômodos que levam as pessoas a interromper o tratamento", afirma o autor do estudo Anthony G. Visco.
 
Os cientistas avaliaram cerca de 250 mulheres com incontinência urinária. Um grupo de voluntárias recebeu medicamentos anticolinérgicos por via oral e uma injeção de solução salina diariamente, por seis meses. O outro grupo recebeu, pelo mesmo período, injeções de botox na bexiga e um remédio placebo por via oral.
 
Os resultados mostraram que 27% das voluntárias tratadas com a injeção de botox ficaram totalmente curadas, em comparação com 13% das que receberam remédios.
 
Nos dois grupos, entre as pacientes que não se curaram totalmente, houve redução similar nos episódios de incontinência. Em média no início do estudo, elas urinavam involuntariamente cinco vezes ao dia, e no final, isso foi reduzido para de uma a duas vezes ao dia.
 
Ambos os tratamentos tiveram efeitos colaterais. As pílulas, que atuam sobre os músculos lisos que incluem as glândulas salivares, causaram secura na boca com mais frequência, e as injeções de Botox resultaram em mais infecções urinárias.
 
"Este estudo tem o potencial de mudar a forma como pacientes com incontinência urinária são tratados. Os pacientes precisam mais opções do que tiveram até agora. Ambos têm suas vantagens e seus efeitos colaterais, mas ter mais opções para as mulheres seria um grande avanço", conclui Visco.
 
Fonte isaude.net

Novo método matemático prevê probabilidade de casal engravidar

Análise utiliza ciclos menstruais durante os quais o casal tem tentado engravidar para definir chance de concepção no mês seguinte
 
Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, desenvolveram um novo método matemático capaz de prever as chances de um casal engravidar.
 
O modelo também pode aconselhar sobre quanto tempo eles devem esperar antes de procurar ajuda médica.
 
A análise utiliza o número de ciclos menstruais durante o qual o casal tem tentado engravidar para determinar a probabilidade de concepção no mês seguinte.
 
O método faz uso de um uma fórmula matemática que permite que probabilidades sejam calculadas através da combinação de informação prévia com novas evidências.
 
"Muitos casais não estão cientes de que o acaso desempenha um grande papel na concepção. As pessoas esperam engravidar quando querem, então descobrir que isso pode não acontecer é um choque. Não podemos determinar exatamente quando, ou se, uma mulher vai engravidar, mas esta análise pode prever suas chances, e fornecer uma estimativa de porcentagem de gravidez no próximo ciclo menstrual" , afirma o pesquisador Geraldine Hartshorne.
 
Uma regra comum é que os casais devem tentar ter relações sexuais regularmente por um ano antes de procurar ajuda. Mas a nova pesquisa mostra que a idade também tem uma influência sobre esta decisão.
 
Quando uma mulher têm 25 anos, leva-se 13 períodos menstruais antes que sua probabilidade de engravidar em cada novo ciclo diminua para menos de 10%, de acordo com o modelo. O número de meses necessários para atingir uma chance concepção abaixo desse índice é de 10 anos quando a mulher tem 30 anos de idade, e apenas seis anos quando ela chega aos 35 anos.
 
"Comparativamente poucos casais jovens têm baixa fertilidade, e para estes casais a razão mais provável para que não concebam nos primeiros ciclos é simplesmente falta de sorte. Há uma boa chance de concepção se continuarem tentando", observa o pesquisador Peter Sozou.
 
No entanto, a equipe sugere que os casais mais velhos são mais propensos a ter baixa fertilidade, por isso é mais provável para eles que a falha na concepção depois de alguns meses seja devido à baixa fertilidade.
 
 
Fonte isaude.net

Programas de computador detectam doenças genéticas em bebês em dois dias

Softwares usados em conjunto com sequenciador genético de alta velocidade permite diagnosticar doenças em menos de 50 horas
 
Médicos dos EUA desenvolveram um teste capaz de diagnosticar doenças genéticas em bebês em dois dias, ao invés de semanas.
 
A equipe do Children's Mercy Hospital utilizou um novo método para sequenciar o código genético inteiro de quatro recém-nascidos gravemente doentes e identificou doenças genéticas em três deles em apenas 50 horas.
 
O sequenciamento genético envolve a análise de 3,2 bilhões de "bases" ou "letras" químicas que compõem o código genético humano.
 
Muitas vezes, os recém-nascidos morrem de doenças genéticas antes que os médicos sequer descubram o que eles tinham. Agora, os cientistas, liderados por Stephen Kingsmore descobriram uma maneira de decodificar o DNA desses bebês em um período significativamente menor.
 
O estudo testou dois softwares desenvolvidos pelos pesquisadores que foram usados em conjunto com um sequenciador genético de alta velocidade, que permite sequenciar um genoma inteiro em cerca de 25 horas.
 
A nova geração de máquinas de sequenciamento de genes reduziu o custo do sequenciamento do genoma inteiro, mas fazer uso prático dos dados tem sido mais difícil, principalmente por causa do tempo que leva para analisar todos eles.
Normalmente, os testes genéticos em recém-nascidos usando métodos convencionais levam de quatro a seis semanas, tempo suficiente para que a criança tenha morrido ou receba alta.
 
Os novos softwares ajudam os médicos a identificar quais genes devem ser testados e analisar os dados rapidamente.
 
Um desses softwares, chamado SSAGA, permite aos médicos encomendar o teste genético com base nos sintomas da criança, sem ter que saber de antemão quais genes devem ser testados.
 
O programa mapeia apenas os genes associados com os sintomas da criança. SSAGA faz isso para quase 600 doenças, mas a equipe está se expandindo isso para incluir todos os 3.500 genes de doenças conhecidas.
 
A equipe desenvolveu um programa chamado Runes que ajuda a determinar quais genes suspeitos são mais prováveis de serem as causas das doenças nas crianças.
 
No estudo, a equipe testou o sistema em quatro bebês gravemente doentes cujas condições eram suspeitas de ter causa genética. Um dos meninos foi diagnosticado com um defeito cardíaco que a equipe descobriu ser compartilhada por seu irmão de seis anos de idade. A criança passou por uma cirurgia de coração e sobreviveu. Enquanto dois dos outros três bebês foram diagnosticados com doenças genéticas raras, que, infelizmente, todos faleceram.
 
Segundo a pesquisadora Carol Saunders, que ajudou a interpretar os resultados do estudo, a pesquisa pode fornecer aos pais mais informações sobre a causa da doença de seu filho e permitir-lhes tomar decisões sobre que tipos de tratamentos eles querem seguir.
 
O próximo passo é ampliar o teste para incluir 100 ou mais bebês para determinar os benefícios, custos e possíveis problemas relacionados com o exame.
 
Fonte isaude.net

Cientistas alemães identificam 14 novos biomarcadores para o diabetes tipo 2

Pesquisa vai permitir desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico precoce, tratamento e prevenção da doença metabólica
 
Cientistas do German Institute of Human Nutrition (DIfE) identificaram 14 novos biomarcadores do diabetes tipo 2.
 
A pesquisa pode servir como base para o desenvolvimento de novos métodos de tratamento e prevenção da doença metabólica.
 
Os biomarcadores podem ainda ser usados para determinar o risco de diabetes de forma muito precoce.
 
Os pesquisadores estudaram o sangue de participantes para analisar seus metabólitos ou característica metabolômica.
 
A metabolômica ainda é um campo de pesquisa novo e permite a compreensão dos sistemas biológicos. Estuda a rede dinâmica dos metabolitos de um organismo e, assim, fornece uma visão sobre os processos bioquímicos em andamento.
 
Os metabólitos têm funções bastante diversas. Por exemplo, desempenham um papel na comunicação e regulação celular, no transporte de energia, ou cria materiais para as células.
 
Alterações nas concentrações de metabólitos podem, portanto, refletir diretamente alterações no metabolismo e, assim, lançar luz sobre a presença de doenças.
 
O objetivo do estudo foi identificar metabólitos no sangue que fornecem maior compreensão dos mecanismos do diabetes tipo 2 e, além disso, podem ser usados como biomarcadores para determinar o risco de doença.
 
Os investigadores estudaram um total de 4 mil amostras de sangue derivadas de três estudos distintos.
Na época em que a amostra de sangue foi retirada, nenhum dos participantes do estudo sofria de diabetes tipo 2. No entanto, durante o tempo de acompanhamento de sete anos, um total de 891participantes desenvolveram a doença.

163 metabólitos por amostra de sangue
O pesquisador Jerzy Adamski e sua equipe analisaram as concentrações de 163 metabólitos por amostra de sangue.
 
Eles descobriram que 14 destes metabólitos exibiram uma forte associação com o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
 
"Além de açúcares simples, os 14 metabólitos identificados incluem componentes proteicos e fosfolipídios que desempenham um papel na estrutura das membranas celulares e no transporte de lipídios no sangue. Nossos resultados indicam um papel previamente desconhecido de fosfolipídios no desenvolvimento de diabetes 2 tipo 2. Este é um primeiro indício que deve ser estudado mais a fundo", afirma a principal pesquisadora do trabalho Anna Floegel.
 
Segundo os pesquisadores, os metabólitos podem também ser utilizados como biomarcadores para determinar com precisão o risco de diabetes em uma fase muito precoce, uma vez que o estudo é baseado em dados prospectivos, isto é, dados recolhidos antes do início da doença. "Os resultados da nova análise metabolômica, assim, proporcionam uma boa base para o desenvolvimento de novos tratamentos e métodos de prevenção do diabetes", conclui o pesquisador Tobias Pischon.
 
Fonte isaude.net

Descoberto interruptor genético que torna melanoma mais agressivo

Resultados mostraram que tumores sem o gene LKB1 faz com que células não agressivas do câncer de pele se tornem metastáticas
 
Uma equipe de pesquisadores da University of North Carolina, nos Estados Unidos, identificou um interruptor genético chave que determina se o melanoma, um câncer de pele letal, vai se espalhar para o restante do corpo.
 
Os resultados mostraram que inativar um gene chamado LKB1 (ou STK11) faz com que células não agressivas de melanoma tornem-se altamente metastáticas.
 
O melanoma se espalha rapidamente para locais do corpo que estão longe da origem do câncer. Ele representa a forma mais mortal de câncer de pele e mata mais de 8.600 americanos a cada ano.
 
Para o trabalho, publicado na revista Cancer Cell, os pesquisadores utilizaram uma variedade de modelos usando tumores humanos e de camundongos.
 
"Embora não saibamos totalmente como a perda de LKB1 promove a metástase em vários tipos de câncer, um efeito importante é que a perda de LKB1 começa como uma reação em cadeia, ativando uma família de proteínas chamadas quinases Src, que são conhecidas por conduzir a metástase", explica o pesquisador Norman Sharpless.
 
De acordo com Sharpless, os dados iniciais sugerem que cânceres deficientes em LKB1 são mais propensos a metástases e, portanto, mais susceptíveis de serem incuráveis.
 
A perda de LKB1 ocorre em cerca de 30% dos casos de câncer de pulmão e 10% dos melanomas. Estudos em andamento vão determinar se esses tumores deficientes em LKB1 têm um pior prognóstico
 
Fonte isaude.net

Prefeitura de Formosa do Sul (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Formosa do Sul, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 003/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 02 vagas para os cargos de Odontólogo e Professor (nível superior). Os salários vão até R$ 2.785,61 por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 05 de outubro de 2012, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Prefeitura Municipal, Rua Antônio Cella, 173, nesta cidade de Formosa do Sul, Estado de Santa Catarina.
 
A listagem dos classificados será afixada no Mural da Prefeitura Municipal de Formosa do Sul a partir do dia 11 de outubro de 2012 e site do Município de Formosa do Sul: www.formosa.sc.gov.br.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise de títulos, em que serão considerados para fins de pontuação a formação acadêmica, certificados de cursos de aperfeiçoamento e comprovantes de tempo de serviço.
 
O processo seletivo, com a respectiva classificação, será válido para o ano de 2012.

Concurso CRF - SC

O Conselho Regional de Farmácia do Estado de Santa Catarina - CRF/SC, publicou edital N° 001/2012 de concurso público para preenchimento de 05 vagas e cadastro de reserva técnica de seu Quadro de Empregados. O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul - IESES, tendo validade de dois anos.
 
As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 910,38 a R$ 3.542,47 por carga horária de 25 e 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de advogado, bibliotecário, contador, designer gráfico, farmacêutico, fiscal farmacêutico, jornalista, atendente técnico, recepcionista, operador de computador, programador, contínuo e motorista.
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 03 de setembro a 05 de outubro de 2012, através do site www.crfsc.ieses.org.
 
As taxas variam de acordo com o nível de escolaridade:
Superior - R$ 75,00;
Médio - R$ 60,00;
Fundamental - R$ 45,00.
 
Provas e Gabaritos
O local e horário de provas se fará por documento onde estarão indicados o horário, a sala e o estabelecimento em que o candidato fará a prova objetiva, expedido até quarta-feira, 17 de outubro de 2012, até as 18 horas, para o endereço eletrônico que o candidato indicou ao efetuar sua inscrição.
 
As provas objetivas e de títulos (quando houver) serão realizadas no domingo, 21 de outubro de 2012, no local que constar do Documento de Confirmação de Inscrição, e terão duração de 4 horas. O gabarito será divulgado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

Edital / Publicações

Prefeitura de Maceió abre concurso para 831 vagas

A Prefeitura de Maceió, Estado de Alagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, publicou os editais nºs 01, 02 e 03/2012 de concurso público para o preenchimento de 831 vagas, sendo 596 para cargos de níveis fundamental e médio e 235 para nível superior. Os salários podem chegar a R$ 3.548,24.
 
O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES, mas as provas estarão sob os cuidados da banca da COPEVE-UFAL, lembrando que as pessoas com deficiência terão reservadas 5% das vagas que vierem a surgir ou forem criadas no período de validade do concurso, que é de dois anos prorrogáveis por mais dois.
 
Cargos
EDITAL Nº 01/2012
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Assistente/Serviço Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Prótese, Auxiliar de Saúde Bucal, Protético, Técnico Ambiental, Técnico de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Técnico de Saneamento e Técnico em Segurança do Trabalho.

EDITAL Nº 02/2012
Cargos: Analista Clínico, Assistente Social, Biólogo, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico do Trabalho, Médico Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Médico Generalista, Médico Geriatra, Médico Infectologista, Médico Mastologista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Especialista em Estomatologia, Odontólogo Especialista em Odontopediatria, Odontólogo para Pacientes com Necessidades Especiais, Odontólogo Periodontia, Odontólogo Radiologia, Psicólogo, Técnico de Análise Epidemiológica, Técnico em Recursos Humanos, Terapeuta Ocupacional e Zootecnista.

EDITAL Nº 03/2012
Cargos: Agente de Gestão, Químico e Técnico de Análise Epidemiológica.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, até às 23h59min do dia 19 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos realizar-se-ão, simultaneamente, no dia 16 de dezembro de 2012, na cidade de Maceió, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.

Os locais e os horários de realização das provas estarão indicados no cartão de inscrição do candidato, que será disponibilizado na Internet no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 10 de dezembro de 2012.

A COPEVE-UFAL disponibilizará as provas em seu endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir das 21 horas do dia 18 de dezembro de 2012, juntamente com o gabarito preliminar.

Concurso Prefeitura de Medeiros Neto - BA

A Prefeitura de Medeiros Neto, Estado da Bahia, lançou edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento efetivo de 297 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Coordenador Pedagógico, Eletricista, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação, Fiscal de Obras e Edificação, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Professor, Gari e demais cargos. A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas no período de 17 de setembro a 05 de outubro de 2012, no Auditório da Escola Técnica, Rua Inácio Bonjardim, s/n, Centro, Medeiros Neto - BA, ou através da internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 140,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e no site www.agoraconsultoria.srv.br.


As provas objetivas de alguns cargos poderão ser antecipadas para o dia 17 de novembro de 2012, a critério da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e/ou da empresa realizadora deste certame, Ágora Consultoria Ltda.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Valença - BA 2012: Edital e Inscrição

Na Bahia, a Prefeitura de Valença, publicou edital n° 02/2012 do concurso público que se destina a preencher 1.147 vagas, sendo 758 imediatas, 361 para cadastro de reserva e 28 para portadores de necessidades especiais. O certame será realizado pela empresa Magnus Auditores e Consultores Associados.

Há chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade, desde o ensino fundamental até o superior, com salários previstos que variam de R$ 622,00 e R$ 6.000,00, em jornada de trabalho de 20 a 44 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Para quem tem o nível fundamental, as vagas são para Auxiliar de Serviços Gerais (Secretaria de Administração), Gari (Secretaria de Administração), Auxiliar Escolar (Secretaria de Educação), Motorista (Secretaria de Administração), Motorista (Secretaria da Promoção Social), Motorista (Secretaria de Educação) e Mecânico (Secretaria de Administração).

Quem tem o nível médio, os postos são para Guarda Municipal (Secretaria de Administração), Auxiliar de Secretaria Escolar (Secretaria de Educação), Auxiliar Administrativo (Secretaria de Administração), Auxiliar Administrativo (Secretaria de Administração), Fiscal de Obras (Secretaria de Administração), Fiscal de Limpeza (Secretaria de Administração), Secretário Escolar (Secretaria de Educação), Técnico de Enfermagem (Secretaria de Saúde), Fiscal Ambiental (Secretaria do Meio Ambiente) e Fiscal da Vigilância Sanitária (Secretaria de Saúde).

No nível superior, há vagas para Professor I (Educação Infantil ao 5º ano) (Secretaria de Educação), Professor II - Língua Portuguesa (Secretaria de Educação), Professor II - Matemática (Secretaria de Educação), Professor II - Artes (Secretaria de Educação), Professor II - Inglês (Secretaria de Educação), Professor II - Ed. Física (Secretaria de Educação), Professor II - História (Secretaria de Educação), Professor II - Geografia (Secretaria de Educação), Professor II - Ciências Naturais (Secretaria de Educação), Coordenador Pedagógico (Secretaria de Educação), Pedagogo (Secretaria de Educação), Assistente Social (Secretaria da Promoção Social), Assistente Social (Secretaria de Saúde), Biólogo (Secretaria do Meio Ambiente), Educador Físico (Secretaria de Saúde), Educador Social (Secretaria da Promoção Social), Enfermeiro (Secretaria de Saúde), Enfermeiro (p/ Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Farmacêutico Bioquímico (Secretaria de Saúde), Farmacêutico ou Bioquímico (p/ Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Fisioterapeuta (Secretaria de Saúde), Fonoaudiólogo (Secretaria de Saúde), Médico (Secretaria de Saúde), Médico Psiquiatra (Secretaria de Saúde), Nutricionista (Secretaria de Saúde), Nutricionista ou Engenheiro de Alimentos (p/Vigilância Sanitária) (Secretaria de Saúde), Odontólogo (Secretaria de Saúde), Psicólogo (Secretaria da Promoção Social), Psicólogo (Secretaria de Saúde), Terapeuta Ocupacional (Secretaria de Saúde) e Veterinário (Secretaria de Saúde).
 
Inscrições
As inscrições poderão ser realizadas pela internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br, solicitada no período de 24 de setembro a 24 de outubro de 2012. A taxa de inscrição será de 13,50 e R$ 14,00.
 
Provas
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha serão realizadas no Município de Valença, no dia 11 de novembro de 2012. Estarão afixadas na sede da Prefeitura Municipal de Valença e disponível no site: www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 02 de novembro de 2012, planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 (dois) anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 (dois) anos.

Edital / Publicações

Concurso UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para a Carreira do Magistério Superior, na classe Professor Titular. A oportunidade é para trabalhar no Departamento de Odontologia Restauradora, Setor de Dentística - Materiais Dentários, por 40 horas semanais e remuneração de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, prova didática, ambas com arguição, e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Prefeitura de Fortaleza (CE) abre concurso público

A Prefeitura de Fortaleza, no Estado do Ceará, publicou edital N° 46/2012 de concurso público destinado a selecionar candidatos para cargos de provimento efetivo e para formação de cadastro reserva. Os servidores selecionados e efetivados trabalharão no Instituto de Previdência do Município - IPM, recebendo remuneração de até R$ 1.523,04.
 
São distribuídas 638 vagas, sendo 88 imediatas e 550 para inclusão em cadastro de reserva de pessoal com níveis médio e superior. O concurso será realizado atravé do Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos - IMPARH, tendo validade de 02 anos.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Assistente Social, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro(a), Farmacêutico(a), Fisioterapeuta, Administrador e Advogado.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de outubro de 2012 (horário de Fortaleza - CE). As taxas variam de R$ 100,00 para os cargos de nível superior e de R$ 80,00 para os cargos de nível médio.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será aplicada na cidade de Fortaleza-CE, com duração de 04h (quatro horas), no dia 11 de novembro de 2012, das 14h às 18h. O gabarito preliminar da prova objetiva será divulgado na data prevista de 12 de novembro de 2012.
 
O candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.imparh.ce.gov.br, 03 dias antes da data de realização da prova objetiva e imprimir o Cartão de identificação que, juntamente com o documento de identidade, permitirá o acesso do candidato às dependências do local de realização das provas.

Edital / Publicações

Concurso SES - Secretaria de Saúde do DF

A Secretaria de Estado de Saúde, divulgou através do Diário Oficial do Distrito Federal 02 editais Nº. 35 e 36, de 6 de setembro de 2012, para realização de concurso público. O concurso destina-se ao provimento de 412 vagas e formação de cadastro‑reserva para o cargo de Técnico em Saúde, na especialidade de Técnico em Enfermagem (400) e Técnico em Laboratório (12) – Hematologia e Hemoterapia da Carreira de Assistência Pública a Saúde do quadro de pessoal do Distrito Federal. A remuneração é de até R$ 1.724,91, por jornada de trabalho de 24 horas semanais.
 
São reservadas 20% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 17 de setembro a 15 de outubro de 2012 (exceto sábados, domingos e feriados), de forma presencial, na Central de Atendimento ao Candidato da Fundação Universa, localizada no SGAN 609, Módulo A, Asa Norte, Brasília/DF ou através do endereço eletrônico - www.universa.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 24,00.
 
O candidato que necessitar de atendimento especial no dia de aplicação da prova objetiva deverá indicar no formulário de inscrição ou na solicitação de inscrição via internet, os recursos especiais necessários e, ainda, enviar, até o dia 15 de outubro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX ou carta registrada com aviso de recebimento (AR), para a Fundação Universa – Concurso Público de Técnico em Saúde - Técnico em Enfermagem, Caixa Postal 2.641, CEP 70.275–970, Brasília/DF, laudo médico, original ou cópia autenticada e o requerimento.
 
O concurso será constituído de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no endereço eletrônico - www.universa.org.br e no Diário Oficial do Distrito Federal, a partir do dia 31 de outubro de 2012.
 
O gabarito oficial preliminar da prova objetiva será afixado no mural de avisos da Fundação Universa e divulgado na internet, no endereço eletrônico www.universa.org.br, no primeiro dia útil seguinte ao da aplicação da prova objetiva.
 
Informações a respeito da prova prática constarão do edital de convocação para esta fase, a ser oportunamente publicado.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso no Diário Oficial do Distrito Federal, podendo ser prorrogado, 1 única vez, por igual período, por conveniência administrativa.

Edital / Publicações