Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Empresa norte-americana compra Amil

UnitedHealth, maior companhia de benefícios e serviços de saúde dos Estados Unidos, pagou R$ 10 bilhões para adquirir 90% da empresa brasileira
 
SÃO PAULO (Reuters) - A norte-americana UnitedHealth selou sua entrada no mercado brasileiro de saúde ao fechar a compra da Amil Participações, atribuindo um valor de cerca de 11 bilhões de reais à empresa.
 
A maior companhia de planos de saúde dos Estados Unidos desembolsará 6,5 bilhões de reais por quase 60 por cento da Amil nas mãos dos controladores e cerca de até 3,4 bilhões de reais por outros 30 por cento da companhia que estão com acionistas minoritários na Bovespa.
 
O fundador da Amil, Edson de Godoy Bueno, e sua sócia Dulce Pugliese continuarão a ter participação remanescente de 10 por cento na Amil por ao menos cinco anos.
 
"Se associar com a Amil... é a oportunidade de crescimento mais atraente que vimos em muito tempo", disse o presidente da UnitedHealth, Stephen J. Hemsley, em comunicado. O executivo citou o Brasil como um "mercado com alto potencial de crescimento", apoiado em ascensão da classe média e políticas de estímulo ao setor de saúde suplementar.
 
O negócio acontece no momento em que investidores estrangeiros, de maneira geral, mostram cautela com o Brasil, diante do aperto em setores regulados por agências federais, incluindo energia elétrica, telecomunicações e saúde.
 
Na semana passada, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu por três meses a venda de 301 planos de saúde, administrados por 38 operadoras. Segundo a agência, as operadoras continuaram a descumprir prazos máximos de atendimento para consultas, exames e cirurgias. A Amil não aparece na lista de planos suspensos.
 
Nos EUA, enquanto isso, as provedoras de planos de saúde estão sob pressão, com o governo de Barack Obama controlando os reembolsos por seus programas Medicaid e Medicare para pobres e idosos, e à medida em que cresce a competição por planos de saúde corporativos.
 
Com a Amil, a UnitedHealth amplia sua aposta em mercados internacionais. A empresa já iniciou operações ou fechou alianças na Austrália, no Oriente Médio e no Reino Unido nos últimos dois anos.
 
Eatapas do negócio
A UnitedHealth comprará o equivalente a cerca de 58,9 por cento do capital votante e total da Amil, que pertencem à holding de participações JPL, por 6,5 bilhões de reais.
 
Isso representa um valor de 30,75 reais por ação da Amil, um prêmio de 21,5 por cento sobre o preço de fechamento do papel na Bovespa na última sexta-feira, de 25,30 reais.
 
O grupo norte-americano fará ainda uma oferta de aquisição pelas ações da Amil em circulação no mercado. De acordo com informações no site da Amil, os minoritários possuem 110,98 milhões de papéis de emissão da companhia. Considerando adesão total à oferta, a UnitedHealth desembolsaria outros 3,4 bilhões de reais.
 
Assim, ao final das transações, a companhia norte-americana ficaria com cerca de 90 por cento de participação na Amil.
 
Bueno, que seguirá como presidente e chairman da Amil, usará ao redor de 470 milhões de dólares, decorrentes da venda de ações da JPL, para adquirir ações da UnitedHealth nos EUA, passando a ser o maior acionista pessoa física da empresa norte-americana.
 
A receita da Amil em 2012 deve chegar a cerca de 5 bilhões de dólares, crescimento de 15 por cento sobre o ano passado. O grupo oferece planos de saúde e odontológicos para mais de 5 milhões de pessoas.
 
A Amil tem rede própria de 22 hospitais e cerca de 50 clínicas, e afirma ter a maior rede credenciada do Brasil com 44 mil médicos, 3,3 mil hospitais, aproximadamente 11 mil clínicas e 12 mil laboratórios e centros de diagnóstico por imagem.
 
A UnitedHealth e a Amil esperam aprovação do negócio pelos órgãos brasileiros no quarto trimestre de 2012.
 
A empresa norte-americana desembolsará cerca de 4,9 bilhões de dólares por 90 por cento da Amil, mas espera colher benefícios estimados em 600 milhões de dólares, reduzindo o valor efetivo da compra para 4,3 bilhões de dólares.
 
A UnitedHealth prevê pequena adição ao lucro por ação da companhia já em 2012 com a aquisição da Amil.
 
Fonte iG

Homens podem fingir prazer e só 30% das mulheres já tiveram orgasmos múltiplos

Cinco perguntas respondidas pelos especialistas Amaury Mendes Jr. e Carolina Ambrogini
 
1. É mesmo possível ter orgasmos múltiplos?
Sim, é possível sentir essas ondas de prazer de forma sucessiva. Mas vamos com calma, pois o “fenômeno” é raro. “Apenas 30% das mulheres têm orgasmos múltiplos eventuais”, conta Amaury Mendes Jr., ginecologista e professor do Ambulatório de Sexualidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite da Universidade Federal de São Paulo, lembra que quantidade não é qualidade. “A questão mais importante é se sentir satisfeita”, diz.
 
2. Qual a diferença entre o orgasmo vaginal e o clitoriano?
“Isso é um grande mito. O orgasmo é um só”, esclarece Carolina. O que muda é o local de estímulo. O orgasmo dito clitoriano é mais fácil de ser atingido porque o clitóris é um ponto específico, externo, de fácil acesso. O chamado orgasmo vaginal, no entanto, ocorre com o estímulo do interior da vagina. Mas a sensação é a mesma, acredite.
 
3. Alguma doença pode dificultar o orgasmo?
“Sim. Muitas enfermidades podem prejudicar o orgasmo, sejam elas de origem fisiológica ou psicológica”, responde Amaury. Diabetes e depressão são problemas citados pelo médico como exemplos, mas é grande a lista de enfermidades vilãs do prazer. “Algumas de fundo neurológico, que afetam a medula, podem até prejudicar em definitivo a questão sexual”, acrescenta Carolina.
 
“Mas os problemas psíquicos são de longe os maiores causadores da falta de libido”, aponta o ginecologista. Neste último caso, a terapia sexual, associada a medicamentos, se necessário, é o caminho mais indicado para resolver o problema. Além disso, muitos medicamentos alteram a libido. Nesse caso, é preciso informar o inconveniente ao médico.
 
4. O que é uma mulher frígida?
É preciso ressaltar que esse termo não é mais usado para definir alguém sem apetite sexual. “O termo médico para isso é síndrome do desejo sexual hipoativo”, clarifica Amaury. Feito o esclarecimento, o ginecologista ressalta que todo ser humano nasce com a capacidade de ter prazer. Segundo ele, eliminadas as causas fisiológicas, a ausência da libido geralmente é causada por questões morais e crenças. “Com a sexualmente reprimida, a mulher não consegue se entregar ao prazer”, completa Carolina.
 
5. O homem também pode fingir o orgasmo?
“Claro que sim. Muitas vezes, eles não estão com tanta vontade fazer sexo, mas só fazem para não decepcionar a parceira, fingindo o orgasmo da mesma forma que a mulher”, conta Amaury. Obviamente é muito mais complicado para eles, pois a falta de ejaculação pode denunciar o fingimento. Mas nem isso é regra, sabia? Carolina conta que, em alguns casos, a expulsão do esperma do pênis não vem necessariamente acompanhada de prazer.
 
Fonte iG

Jovem tem estômago removido após beber coquetel com nitrogênio líquido

Garota de 18 anos passa por cirurgia de emergência após tomar drinque com a substância em bar de Lancashire, no norte da Inglaterra
 
Uma jovem de 18 anos precisou passar por uma cirurgia de emergência para retirada do seu estômago após beber um coquetel contendo nitrogênio líquido. O episódio aconteceu na noite de quinta-feira da semana passada, mas só foi divulgado no fim de semana pela polícia de Lancashire, no norte da Inglaterra.
 
O nome da jovem não foi divulgado. Ela está internada em estado grave no hospital Lancaster Royal Infirmary. De acordo com nota divulgada pela polícia, os médicos disseram que ela só sobreviveu porque recebeu atendimento quase imediato. Ela foi diagnosticada com uma perfuração no estômago.
 
Segundo testemunhas, a jovem passou mal logo após beber um drinque com nitrogênio líquido. O primeiro sintoma foi dificuldade em respirar, seguido de dor intensa no estômago.
 
"A investigação está em estágio inicial e ainda estamos entrevistando testemunhas para estabelecer os fatos completos", disse em nota um porta-voz da polícia de Lancashire. "O estabelecimento envolvido cooperou plenamente com todas as agências e suspendeu os drinques envolvendo nitrogênio líquido", afirmou o porta-voz, sem divulgar o nome do bar.
 
A polícia disse à BBC que recomendou a todos os bares da região que suspendam drinques elaborados com nitrogênio líquido.
 
O nitrogênio líquido tem sido cada vez mais usado na culinária, onde o vapor branco produz um efeito estético. Seu uso foi popularizado por cozinheiros como Heston Blumenthal, em programas de culinária da televisão britânica.
 
A substância é apenas usada para congelar instantaneamente recipientes com bebidas ou comida, e nunca deve ser acrescentado diretamente ao alimento, pois pode causar queimaduras frias graves.
 
Fonte iG

Surtos de leishmanioses chegam às grandes cidades, alertam especialistas

Pesquisadores alertam sobre a dispersão mundial da doença, que já atinge países da Europa e é endêmica em 98 países
 
Endêmicas em 98 países, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as leishmanioses são responsáveis pela morte de cerca de 50 mil pessoas todos os anos. Segundo pesquisadores, surtos já alcançam grandes cidades e dispersão mundial da doença já atinge países da Europa.
 
São as formas mais comuns da doença a leishmaniose visceral (LV), que leva à morte se não forem tratadas nas primeiras semanas, e a leishmaniose cutânea (LC), que provoca lesões crônicas ou de cura espontânea na pele e nas cartilagens.
 
A epidemiologia e o controle da doença foram apresentadas por pesquisadores do Brasil, da Argentina e da Espanha, e integraram a programação do XVIII Congresso Internacional de Medicina Tropical e Malária, nesta semana.
 
Pesquisador da Universidade de Brasília (UNB), Gustavo Romero, criticou as atuais formas de prevenção da Leishmaniose, como a eliminação de cães, a vacinação e o uso de coleiras especiais e inseticidas. " Os resultados são baixos para frear a transmissão das leishmanioses" , destacou. De acordo com o especialista, em 2011, o Brasil registrou mais de três mil casos da doença, sendo 47% concentrados na região Nordeste. " No ultimo ano, a taxa de mortalidade foi de 6,6%. É preciso focar no diagnóstico e tratamento, melhorando o acesso da população à saúde pública" , afirmou.
 
O presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT), Carlos Henrique Nery Costa, também acredita que a eliminação de cães não vai solucionar o problema das leishmanioses no Brasil. Segundo ele, o país precisa de estudos que compreendam a maneira como esses animais são infectados. O pesquisador lembrou que há 30 anos a doença era uma enfermidade rural, mas rapidamente se espalhou para os centros urbanos. " O processo de disseminação da doença é uma ameaça para os países vizinhos. Será que as leishmanioses vão se tornar uma doença intercontinental? É bem provável que isso se torne uma pandemia, atingindo a todos" , destacou.
 
O histórico da doença na Argentina foi apresentado pelo diretor do Instituto Nacional de Medicina Tropical (INMeT), Oscar Salomon. O país registrou os seus primeiros casos em 2004, na província de Clorinda. De acordo com Salomon, em 2012 foram contabilizados 100 casos, com 10% de óbitos. " A cada ano, os números aumentam, mas temos feito esforços para controlar o problema por meio de parcerias entre o governo e os pesquisadores" , ressaltou. O pesquisador citou a criação do Programa Nacional de Leishmanioses, em 2009, como um passo fundamental para o avanço nas pesquisas, e defendeu: " a gestão dos cães domésticos é importante para entender a forma como a transmissão da doença acontece" .
 
Pesquisador do Centro de Colaboração para Leishmanioses da OMS, Israel Cruz, debateu sobre o surto da doença que ocorreu em Madri, na Espanha, entre os anos de 2009 e 2012. Segundo o especialista, a Europa registra cerca de 700 casos da doença por ano. Se comparado ao Brasil, este número é baixo, mas causa preocupação as autoridades europeias. A capital espanhola registrou no ano passado 30 casos de leishmanioses e, segundo Cruz, a origem da epidemia tem sido atribuída a alterações ambientais. " Medidas de controle estão sendo aplicadas, mas é preciso novas estratégias, como a identificação de áreas de risco e sem saneamento, o estabelecimento de um sistema de vigilância entomológica, campanhas de sensibilização pública e o fortalecimento da comunicação entre os profissionais da saúde humana e veterinária" , enfatizou.
 
Fonte isaude.net

Recém-nascidos de mães com HIV vão receber novo remédio contra vírus

Segundo o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, meta é eliminar a transmissão vertical do HIV até 2015 no país
 
Os recém-nascidos filhos de mães vivendo com HIV e aids que não receberam antirretrovirais durante a gestação terão mais um recurso para reduzir o risco da transmissão do HIV de mãe para filho (transmissão vertical), com a introdução de um novo medicamento (nevirapina) no esquema de profilaxia. A novidade foi publicada recentemente em Nota Técnica do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.
 
"O novo medicamento faz parte de uma série de intervenções implantadas pelo ministério para reduzir a transmissão vertical no país. Nos últimos 12 anos, conseguimos uma queda de 49,1% no número absoluto de casos de aids em crianças menores de 5 anos de idade. A meta é eliminar a transmissão vertical do HIV até 2015" , explica o diretor do Departamento, Dirceu Greco.
 
O ministério irá disponibilizar para cada estado uma quantidade de nevirapina xarope proporcional a média de partos realizados em mães soropositivas que não receberam antirretrovirais na gestação. Os recém-nascidos deverão receber sua primeira dose do medicamento ainda na maternidade - até 48 horas após o nascimento - e 3 doses ao longo da primeira semana de vida, de acordo com orientações descritas na nota técnica do ministério. Após a medicação, os recém-nascidos deverão ser encaminhados da maternidade para a primeira avaliação laboratorial e clínica, em serviço de assistência especializada em HIV/aids (SAE) até o 15º dia de vida.
 
Segundo o Departamento de Aids, a definição de incorporação do medicamento foi feita em consonância com a Comissão Assessora de Terapia Antirretroviral em Crianças e Adolescentes Infectados pelo HIV e a Comissão Assessora de Prevenção da Transmissão Vertical do HIV, Sífilis, Hepatites Virais e HTLV do Ministério da Sáude. Estudo recente demonstrou a superioridade na redução da transmissão vertical com a associação da nevirapina ao uso do AZT solução oral, único medicamento utilizado atualmente. A medida entrou em vigor assim que foi publicada a nota técnica.
 
Fonte isaude.net

Nanopartículas liberam medicamentos de forma seletiva em células danificadas

 
Abordagem pode ser utilizada no tratamento de doenças ligadas ao envelhecimento como Alzheimer e Parkinson
 
Pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência, na Espanha, desenvolveram nanopartículas inteligentes capazes de liberar substâncias terapêuticas de forma seletiva nas células humanas envelhecidas.
 
Ensaios clínicos mostram que a abordagem tem potencial para ser utilizada no tratamento de doenças ligadas como câncer, Alzheimer ou Parkinson.
 
Segundo a equipe, este tipo de aplicação também pode ser útil para o desenvolvimento de terapias cosméticas de uso tópico que tenham efeito antirrugas e antienvelhecimento, ou aumentem a proteção contra a radiação UV, além de servir para combater a calvície.
 
"Pela primeira vez ficou demonstrado que podem ser liberadas substâncias selecionadas apenas nas células que estão em fase degenerativa ou senescentes e não em outras", observa o líder da pesquisa Ramón Martínez Máñez.
 
A senescência é um processo fisiológico do organismo para eliminar células envelhecidas ou com alterações que podem comprometer sua viabilidade. "Quando somos jovens, os mecanismos de senescência previnem, por exemplo, a aparição de tumores. Mas com o envelhecimento, as células senescentes vão se acumulando em órgãos e tecidos, alterando o funcionamento correto dos mesmos", explicam os autores.
 
A eliminação dessas células retarda o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento.
 
A equipe testou as novas nanopartículas em células de pacientes com uma síndrome de envelhecimento acelerado conhecida como Disceratose Congênita. As culturas de células apresentavam uma alta porcentagem de senescência, caracterizada por elevados níveis de atividade de beta-galactosidase, enzima característica do estado senescente.
 
"As células envelhecidas expressam esta enzima em excesso e as nanopartículas que desenhamos se abrem na presença dela, liberando seu conteúdo para eliminar as células senescentes, prevenir sua deterioração ou, inclusivamente, reativá-las para seu rejuvenescimento", explica Máñez.
 
A equipe conclui que as nanopartículas são uma oportunidade única para administrar compostos terapêuticos de forma seletiva nos tecidos afetados e resgatar a viabilidade e a funcionalidade dos mesmos
 
O próximo passo será testar os dispositivos com agentes terapêuticos e validá-los em modelos animais.

 
Fonte isaude.net

Medicamento anti-HIV inibe crescimento de tipo mais agressivo de câncer de mama

Testes com ratos mostraram que Nelfinavir controla progressão de tumores na mesma dosagem e regime usados contra a Aids
 
O medicamento inibidor da protease do HIV conhecido como Nelfinavir pode ser usado para tratar cânceres de mama HER2-positivos na mesma capacidade e regime de dosagem utilizados para o controle da AIDS, de acordo com estudo de pesquisadores da Johns Hopkins University School of Medicine.
 
O câncer de mama é uma das causas mais comuns de morte por câncer nos EUA com cerca de 39.520 mortes em 2011. Câncer de mama HER2-postivo é conhecido por ser mais agressivo e menos sensível aos tratamentos em comparação a outros tipos de câncer de mama.
 
Estudos anteriores mostraram que Nelfinavir é capaz de agir como um agente quimioterapêutico ou radiossensibilizador e inibir certos tipos de câncer. No entanto, seu efeito sobre o câncer de mama HER2-positivo era desconhecido.
 
A fim de determinar os efeitos do Nelfinavir no controle do câncer de mama HER2-positivo, Joong Sup Shim e seus colegas identificaram uma série de inibidores de células de câncer de mama, um subconjunto dos quais foi então usado para criar o perfil farmacológico de sete linhagens celulares do câncer de mama.
 
Depois de identificar o Nelfinavir como um inibidor seletivo de células HER2-positivas, os investigadores determinaram a atividade antitumoral do inibidor em modelos de ratos de câncer de mama humano.
 
Os resultados mostraram que o medicamento inibiu o crescimento de tumores positivos para HER2 nos animais.
 
Os pesquisadores descobriram que as concentrações de Nelfinavir necessárias para inibir as células cancerosas HER2-positivas in vitro são consistentes com os regimes de dosagem utilizados para pacientes com HIV. "Com um perfil de toxicidade relativamente baixo e as muitas informações disponíveis sobre interações medicamentosas e farmacocinética, Nelfinavir está pronto para testes clínicos em pacientes com câncer de mama HER2-positivo", concluem os autores.
 
De acordo com a equipe, a descoberta tem implicações importantes no desenvolvimento de Nelfinavir e seus análogos como novos agentes anticâncer.
 
Fonte isaude.net

Surto de meningite nos Estados Unidos chega a 91 casos e 7 mortes

Epidemia provocada pela injeção de analgésicos contaminados com fungos já atinge nove estados do país. Mais casos são esperados
 
O número de casos de meningite que podem estar ligados a injeções contaminadas de analgésicos esteroides subiu para 91 em nove estados americanos, de acordo com dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
 
De acordo com o relatório, o número de mortes permanece em sete.
 
As autoridades de saúde dos EUA acreditam que todos os pacientes injetaram acetato de metilprednisolona, um medicamento esteroide comumente usado para dor nas costas.
 
Os investigadores suspeitam que o esteroide tenha sido contaminado com um fungo normalmente encontrado no mofo de folhas que pode provocar um tipo raro de meningite, mas mortal.
 
Autoridades de saúde em 23 estados continuam a tentar rastrear pacientes que receberam as injeções.
O remédio foi fabricado por uma farmácia no estado de Massachusetts, que no mês passado realizou o recall voluntário de três lotes de esteroides. Desde então, ela encerrou as operações e parou de distribuir os produtos.
 
 
Segundo a agência, os casos contabilizados de meningite são: Florida: 4 casos; Indiana: 8 casos; Maryland: 3 casos, incluindo uma morte, Michigan: 20 casos, incluindo duas mortes; Minnesota: 3 casos; Carolina do Norte: 2 casos; Ohio: 1 caso; Tennessee: 32 casos, incluindo três mortes; Virginia: 18 casos, incluindo uma morte.
 
As autoridades norte-americanas de saúde afirmam que esperam contabilizar mais casos do tipo raro de meningite não contagiosa, porque os sintomas podem demorar um mês ou mais para aparecer.
 
Os pacientes infectados desenvolveram uma variedade de sintomas, aproximadamente, entre uma a quatro semanas após a injeção. Os sintomas incluem febre, ou agravamento de cefaleia, náuseas, e déficit neurológico (consistentes com derrame cerebral profundo).
 
Alguns dos sintomas desses pacientes eram de natureza leve. No entanto, análise do líquido cefalorraquidiano desses pacientes tem mostrado resultados consistentes com meningite.
 
As autoridades recomendam que os médicos devem contatar de imediato os pacientes que receberam uma injeção de qualquer um dos três lotes contaminados, para ver se eles estão tendo algum sintoma.

 
Fonte isaude.net

Cientistas alemães criam neurônios a partir de células adultas no cérebro

Estudo representa passo importante no tratamento de doenças que alteram o funcionamento neural, como Alzheimer e Parkinson
 
Cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, descobriram como criar novos neurônios a partir de outro tipo de célula adulta encontrada no cérebro.
 
A pesquisa representa um passo importante no tratamento de doenças que alteram o funcionamento do cérebro, como Alzheimer e Parkinson.
 
Grande parte da investigação que visa criar novas células cerebrais foca na utilização de células estaminais e adultas a partir de outras partes do corpo e na reprogramação delas para formar novas células cerebrais e, em seguida, implantá-las no cérebro.
 
Agora, a equipe, liderada por Benedikt Berninger, descobriu uma maneira de criar novos neurônios a partir de células que já estão no cérebro.
 
"O principal objetivo que temos em mente é que esta abordagem pode, no futuro, nos permitir induzir a conversão dentro do próprio cérebro e, assim, proporcionar uma nova estratégia para reparar o cérebro lesado ou doente", afirma Berninger.
 
Berninger e seus colegas se cocentraram na em células chamadas de pericitos. Estas células se encontram perto de vasos sanguíneos no cérebro e ajudam a manter a barreira hemato-encefálica, que impede as bactérias e o material indesejado de passar da corrente sanguínea para o cérebro.
 
Em outras partes do corpo, pericitos ajudam na cicatrização de feridas, o que chamou a atenção da equipe.
 
Os pesquisadores queriam saber se atacassem essas células e as transformassem em células nervosas, eles poderiam aproveitar essa resposta no tratamento de lesões.
 
Eles conseguiram transformar pericitos adultos presentes no cérebro humano em células com característica de neurônio com a ajuda de dois genes, Sox2 e Mash1.
 
"Mostramos que as células do córtex cerebral humano adulto que expressam características de pericitos podem ser reprogramadas em células neuronais", afirma Berninger.
 
A equipe utilizou um método chamado "mapeamento de destino genético" em camundongos para confirmar que as novas células cerebrais tinham se originado de pericitos.
 
Quando eles testaram as novas células para ver de perto como elas se assemelhavam a neurônios, eles descobriram que elas podiam produzir pulsos elétricos e se comunicar com outros neurônios, duas características importantes para ser capaz de integrar redes neurais.
 
"Ainda existe um longo caminho a percorrer antes que essa abordagem funcione em um tecido vivo, mas mesmo assim, este é um passo importante na busca de uma nova forma de fazer as células do cérebro", concluem os pesquisadores.
 
 
Fonte isaude.net

Novo teste genético detecta pacientes em risco de câncer de boca

Exame pode permitir que pessoas com lesões suspeitas recebam tratamento precoce e tenham melhor chance de sobrevivência
 
Pesquisadores da Queen Mary, University London, no Reino Unido, desenvolveram um novo teste genético capaz de detectar células pré-cancerosas em pacientes com lesões de aspecto benigno na boca.
 
O teste pode permitir que pacientes em risco recebam tratamento precoce, melhorando significativamente a chance de sobrevivência. Ensaios clínicos mostraram que o exame teve uma taxa de detecção de câncer de 91 a 94%.
 
O câncer de boca afeta mais de 6.200 pessoas no Reino Unido a cada ano e mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo. A maioria dos casos é causada por fumo ou consumo de álcool.
 
Lesões de boca são muito comuns e apenas cinco a 30% podem se transformar em câncer. Se for detectada nos primeiros estágios, o tratamento pode ser curativo, mas até agora nenhum teste foi capaz de detectar com precisão as lesões que irão se tornar cancerosas.
 
O padrão atual de diagnóstico é a histopatologia, onde a biópsia do tecido retirado durante uma operação é examinada ao microscópio por um patologista. Este é um procedimento relativamente invasivo e permite o diagnóstico em estágios avançados quando as chances de sobrevivência são significativamente reduzidas.
 
"Um teste sensível, capaz de quantificar o risco de câncer de um paciente é necessário para tratamento precoce. A detecção do câncer em estágio inicial, juntamente com o tratamento adequado, pode melhorar os resultados dos pacientes, reduzir a mortalidade e aliviar a longo prazo os custos de saúde pública", afirma o líder do estudo Muy-Teck Teh.
 
O teste mede os níveis de 16 genes que são convertidos, por meio de um algoritmo de diagnóstico, em um "índice de malignidade", que quantifica a chance de a lesão se tornar cancerosa.
 
Ele é menos invasiva do que os métodos convencionais de histopatologia uma vez que requer apenas um pedaço de tecido de 1-2 mm, e leva menos de três horas, para obter os resultados, em comparação com mais de uma semana para o padrão histopatológico.
 
Segundo os pesquisadores, estudos preliminares têm mostrado resultados promissores, indicando que o teste pode, potencialmente, ser usado para identificação de pacientes com lesões suspeitas na pele ou na vulva, oferecendo a oportunidade de tratamentos precoces e menos invasivos.
 
A equipe ressalta que, apesar dos resultados, mais ensaios clínicos são necessários para avaliar os benefícios clínicos de longo prazo do teste para o câncer de boca.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa da Unicamp mede impacto da distrofia muscular em neurônio

Emprego de medicamento neuroprotetor pode ajudar sistema nervoso a se adaptar às alterações musculares durante a doença
 
Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indica que a evolução da distrofia muscular em neurônio provoca alterações importantes no sistema nervoso central, o que pode piorar o quadro clínico e agravar os sintomas da doença.
 
Até agora, os resultados do trabalho conduzido pelo educador físico e fisioterapeuta Gustavo Ferreira Simões, indicam que o emprego de fármacos com potencial neuroprotetor pode contribuir para uma melhor adaptação do sistema nervoso central às alterações musculares durante o curso da doença, amenizando os seus sintomas.
 
O trabalho deu origem a artigo publicado na revista PlosOne, de reconhecido impacto, que atinge público amplo e que se dedica à publicação de trabalhos de áreas como neurociência, biologia, medicina.
 
Os autores da pesquisa na Unicamp acreditam o interesse da revista ao fato de a pesquisa ater-se às consequências da distrofia muscular de Duchenne (DMD) no sistema nervoso, faceta pouco estudada. O estudo do neurônio motor medular também pode trazer subsídios para a aplicação e compreensão de outras estruturas do sistema nervoso.
 
A DMD é a forma mais comum e mais severa de distrofia muscular, ligada ao cromossomo X e que afeta exclusivamente crianças do sexo masculino. É uma doença genética que leva à degeneração progressiva e irreversível dos músculos esqueléticos, culminando em fraqueza muscular generalizada, tendo como causa a mutação do gene responsável pela produção de distrofina, uma proteína que auxilia na manutenção da integridade das fibras musculares. Resultados de pesquisas indicam que a evolução da doença leva a alterações importantes no sistema nervoso central. Embora atualmente se saiba muito sobre o acometimento muscular da DMD, poucos estudos se voltam para os efeitos da degeneração muscular sobre os neurônios presentes no SNC.
 
Fonte isaude.net

Paraná lança programa para avaliar segurança de laudos de mamografias

Objetivo é identificar qual o grau de segurança e qualidade que existem nos laudos emitidos, visando o diagnóstico precoce
 
A Secretaria estadual da Saúde do Paraná lançou,  o , para identificar qual o grau de segurança e qualidade existem nos laudos emitidos, visando o diagnóstico precoce do câncer de mama.
 
O Estado tem hoje 159 mamógrafos em funcionamento, sendo que 88 realizam exames pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria 1.101, de 12/06/2002, do Ministério da Saúde, estabelece o parâmetro de um mamógrafo para cada 240 mil habitantes.
 
Em 2011 foram realizadas no estado cerca de 230 mil mamografias, sendo que a maioria delas em mulheres com menos de 50 anos. O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres, principalmente acima dos 50 anos. " Queremos que a prevenção do câncer de mama seja feita através da rede, tendo elo entre o SUS e os usuários as unidades de saúde (atenção primária)" , enfatizou o secretário da Saúde, René José Moreira dos Santos. É na unidade que as mulheres terão informações, principalmente sobre o autocuidado (exames preventivos e qualidade de vida), e acesso à consulta especializada e ao exame de mamografia se for indicado.
 
Santos enfatizou que para o ano de 2013 o governo estuda a implantação das unidades de mama e de Centrais de Laudos nas quatro cidades-sedes das macrorregionais (Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba) para dar mais agilidade e padronizar a qualidade do diagnóstico e assistência aos pacientes.
 
Fonte isaude.net

Rio cria estratégias de doação de sangue para atender eventos internacionais

Estado busca fidelizar doadores para garantir doações suficientes para a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude
 
Os grandes eventos internacionais que o Rio receberá estão motivando a Secretaria de Saúde a pensar em campanhas e estratégias de fidelização para doadores de sangue, a fim de garantir que os estoques sejam suficientes, durante eventos como a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, além da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos, em 2015.
 
A ideia é tornar a doação um hábito cultural, ampliando os estoques não só em datas especiais, mas para suprir as necessidades diárias do estado. Prova da demanda crescente por sangue é que, para atender às 180 unidades hospitalares do estado, o Hemorio precisaria encher de 300 a 400 bolsas de sangue por dia, o que iria requerer 500 doadores diários. No momento, porém, a instituição conta com, no máximo, 300 doadores em cada dia de semana, número que cai para 200 aos sábados e 100 aos domingos.
 
"Não estamos conseguindo atender à demanda da rede de hospitais. É importante que as pessoas entendam que a necessidade de sangue é diária. Não é uma questão de solidariedade, mas de responsabilidade social", disse Naura Faria, chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, alertando que o fato de os doadores cadastrados não fazerem as doações com regularidade é o que dificulta a manutenção dos estoques.
 
Segundo a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, a Secretaria está promovendo reuniões para definir as melhores táticas de atração de doadores. Uma das ideias é adquirir pelo menos mais duas unidades móveis de coleta atualmente, o Hemorio tem uma, que sai cinco vezes por semana. A outra medida é obter uma consultoria do médico britânico Keith Grimmett, chefe de equipe da London Ambulance Service, que ficou responsável pelos serviços de fornecimento de sangue durante as Olimpíadas de Londres. O médico virá ao Rio em novembro, especialmente para passar sua experiência à equipe da Secretaria de Saúde.
 
"Além disso, vamos investir em tecnologia para modernizar o processamento do sangue e atender aos requisitos do Comitê Olímpico Internacional (COI) em relação à qualidade do sangue. O órgão estabelece critérios para processos como fracionamento de plasma, de hemácias e dupla filtragem, a fim de minimizar os riscos de reações adversas decorrentes do uso de sangue na população de outros países"disse Miyamoto.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para que os estoques sejam mantidos, cada país ou estado precisa que pelo menos 3% da população doe sangue. No Estado do Rio, este percentual ainda é de 1,8%.
 
Fonte isaude.net

Suplemento de ômega-3 retarda efeito biológico do envelhecimento

Pílulas reduziram estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres e restaura telômeros, que encurtam com a idade
 
Tomar suplementos de ácido graxo ômega-3 pode retardar um processo biológico chave ligado ao envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos EUA.
 
O estudo mostrou que a maioria dos adultos de meia-idade com sobrepeso, mas saudáveis, que tomaram suplementos por quatro meses preservaram pequenos segmentos de DNA nos glóbulos brancos do sangue.
 
Esses segmentos, chamados telômeros, diminuem ao longo do tempo em muitos tipos de células, como uma consequência do envelhecimento.
 
Os participantes no estudo tomaram ou 2,5 g ou 1,25 g de ômega-3. Os participantes do grupo placebo tomaram pílulas contendo uma mistura de óleos vegetais comuns na dieta ocidental.
 
O alongamento dos telômeros nas células do sistema imunológico foi mais prevalente em pessoas que melhoraram substancialmente a proporção de ômega-3 em relação a outros ácidos graxos em sua dieta.
 
A suplementação com ômega-3 também reduziu o estresse oxidativo, provocado pelo excesso de radicais livres no sangue, cerca de 15% em comparação com os efeitos observados no grupo que tomou apenas placebo.
 
"A descoberta sobre os telômeros é provocativa na medida em que sugere a possibilidade de que um suplemento nutricional possa realmente fazer a diferença no envelhecimento," afirma a líder do estudo Jan Kiecolt-Glaser.
 
Estudos anteriores mostraram que suplementos de ácidos graxos ômega-3 reduziram a inflamação no mesmo grupo de adultos.
 
"A inflamação em particular é a base de muitos problemas de saúde. Qualquer coisa que reduza a inflamação tem vários efeitos potencialmente saudáveis entre os adultos mais velhos", disse ela.
 
O estudo foi publicado na revista Brain, Behavior, and Immunity
 
Fonte isaude.net

Consumo de café com cafeína aumenta risco de perda de visão ou cegueira

Pesquisa mostra que pessoas que ingerem muita cafeína têm maior risco de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma
 
Consumo de café com cafeína pode aumentar o risco de desenvolver perda de visão ou cegueira. É o que sugere estudo de pesquisadores do Hospital Brigham and Women, nos EUA.
 
Os resultados, publicados na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science, mostram que pessoas que ingerem muita cafeína têm maior risco de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma.
 
A equipe, liderada por Jae Hee Kang avaliou dois grupos de participantes, um com 78.977 mulheres e outro com 41.202 homens. Ambos com média de 40 anos de idade sem glaucoma e que realizaram exames oculares de 1980 e 1986 até 2008.
 
Os pesquisadores usaram questionários para obter e validar o consumo de bebidas contendo cafeína e revisaram registros médicos para determinar casos incidentes de esfoliação e glaucoma, que danificaram o nervo óptico, ou síndrome de esfoliação e glaucoma mais leves que não causaram danos.
 
A análise comparou os dois grupos com os abstêmios. Os resultados mostraram que os participantes que bebiam três ou mais xícaras de café com cafeína por dia tinham um risco maior de desenvolver Síndrome de esfoliação e glaucoma ou suspeita de glaucoma.
 
Os pesquisadores não encontraram associações com consumo de outros produtos com cafeína, como refrigerantes, chá e chocolate. Os resultados também mostraram que as mulheres com histórico familiar de glaucoma estavam em um risco ainda maior.
 
Segundo Kang, o estudo representa um esforço necessário para entender melhor as causas da Síndrome de esfoliação e glaucoma, que são em grande parte desconhecidas.
 
"Como este é o primeiro estudo a avaliar a associação entre o café com cafeína e as doenças oculares em uma população dos EUA, a confirmação destes resultados em outras populações seria necessário para dar mais credibilidade à possibilidade de que café com cafeína pode ser um fator de risco controlável para o glaucoma", conclui Kang.
 
Fonte isaude.net

Equipe cria molécula sintética de platina mais eficaz contra câncer resistente

Técnica funciona como um 'Cavalo de Tróia', levando medicamento 'escondido' na molécula até as células doentes da mama
 
Cientistas da Wake Forest University, nos EUA, desenvolveram uma nova terapia capaz de atacar as células do câncer de mama de forma mais eficaz.
 
A abordagem funciona de forma semelhante a um 'Cavalo de Tróia', levando um medicamento anticâncer 'escondido' em uma molécula até as células doentes.
 
As terapias atuais com base em platina não funcionam contra tipos mais comuns de câncer, como o de pulmão e mama.
 
Após anos de pesquisa, os cientistas projetaram moléculas sintéticas híbridas de platina que trabalham de forma mais eficaz contra cânceres quimio-resistentes, incluindo o câncer de mama.
 
Essa descoberta levou à criação de uma fórmula que une a platina ao endoxifen, um parente próximo do medicamento tamoxifeno, e silenciosamente leva o remédio até as células doentes, como se 'escondido' em um Cavalo de Tróia.
 
"A maioria das drogas com base em platina causa graves danos ao DNA de células cancerosas. Infelizmente, a maioria dos cânceres consegue parar o dano e reparar o DNA, e isso é o ponto de partida para o nosso projeto estrutural. Nós desenvolvemos um composto que faz um bom trabalho terapêutico oprimindo as organelas responsáveis pela reparação dos danos celulares", explica o líder da pesquisa Ulrich Bierbach.
 
Segundo Bierbach, em vez de matar as células de câncer, a cisplatina causa dobras na cadeia de DNA, que ativa enzimas imediatamente para corrigir os danos. A nova molécula sintética à base de platina tem uma afinidade muito maior com o DNA do que a cisplatina e causa danos que não são facilmente identificados pela célula cancerosa.
 
Estudos pré-clínicos iniciais mostraram que a nova molécula é até 500 vezes mais potente do que a cisplatina no tratamento do câncer de pulmão e até 10 vezes mais eficaz contra o câncer de mama.
 
"Nos próximos dois anos, esperamos transformar nossas drogas baseadas em platina em um tratamento seguro e específico, ligando-as a veículos de entrega que irão levá-las a um tipo específico de câncer e atuar como um míssil teleguiado", concluem os pesquisadores.
 
A pesquisa foi publicada no Journal of Medicinal Chemistry.
 
Fonte isaude.net

Previna-se contra a dengue

Prefeitura Municipal Itaobim – MG

A Prefeitura Municipal Itaobim – MG realiza concurso para o provimento de 269 vagas

Inscrições:
De 24 de outubro a 22 de novembro na rua Belo Horizonte, nº. 360, Centro ou pelo www.msmconsultoria.com.br


Valor:
De R$ 31,00 a R$ 100,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Topógrafo e Médico-Veterinário

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.695,00

Provas:
Haverá prova objetiva; prova prática para Motorista, Motorista de Ambulância e Operador de Máquinas Agrícolas, Leves e Pesadas

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educação, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Mestre de Obras, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Servente de Pedreiro e Servente Escolar;

Médio/Técnico - Agente Administrativo, Assistente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Veterinária, Fiscal Sanitário, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Técnico em Higiene Dental e Topógrafo;

Superior - Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico-Veterinário, Odontólogo, Pedagogo, Professor PEB I, Professor PEB II nas disciplinas de ciências, geografia, inglês, língua portuguesa e matemática e Terapeuta Ocupacional.

Sociedade de Apoio, Humanização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde – SAHUDES/SP

O Conselho de Administração da Sociedade de Apoio, Humanização e Desenvolvimento de Serviços de Saúde – SAHUDES – SP realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 11 de outubro no Setor de Imagem do Hospital Escola Municipal de São Carlos-SP, sala do CCIH, Rua Luiz Vaz de Camões, nº. 111, Vila Celina, São Carlos, CEP 13.566-448, telefone (16) 3362-5555, sahudes@sahudes.org.br


Remuneração:
R$ 1.349,88

Seleção:
Haverá Avaliação de Títulos e Avaliação Técnico Profissional

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco - MG

A Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 96 vagas

Inscrições:
De 26 de novembro a 13 de dezembro pelo www.consulplan.ne
t ou na Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Praça 28 de Setembro, s/n, centro

Valor:
De R$ 32,30 a R$ 49,30

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.557,61

Provas:
Provas objetivas: 6 de janeiro
Haverá prova de títulos para nível superior na área de educação, provas práticas para Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Servente de Obras e comprovação de requisitos e apresentação de exames e atestados médicos.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bioquímico, Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Especialista Supervisora, Professor de Educação Básica II, Professor de Educação Física, Professor de Educação Básica III nas disciplinas de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Redação, Psicopedagogo, Advogado e Engenheiro Civil;

Ensino Médio - Desenhista, Técnico em Enfermagem, Agente de Computação, Arquivista, Auxiliar de Consultório Dentário PSF, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Tributos, Monitor de Informática, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar de Educação;

Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Zoonoses, Agente de Vigilância de Saúde, Atendente, Auxiliar de Serviço Educacional, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços, Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Servente de Obras, Vigia Patrimonial e Zelador Comunitário;

Prefeitura Municipal de Valença - BA

A Prefeitura Municipal de Valença, Bahia, realiza concurso para provimento de 1.147 vagas

Inscrições:
Até 24 de outubro pelo www.magnusconcursos.com.br.


Valor:
De R$ 13,50 a R$ 14,00

Remuneração:
R$ 622,00 a R$ 6.000,00

Provas:
Haverá provas objetivas e prova de títulos.

Cargos:
Ensino Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Auxiliar Escolar, Motorista e Mecânico;
Ensino Médio - Guarda Municipal, Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Obras, Fiscal de Limpeza, Técnico de Enfermagem, Fiscal Ambiental e Fiscal da Vigilância Sanitária;

Ensino Superior - Secretário Escolar com formação em Pedagogia, Professor I (Educação Infantil ao 5º ano), Professor II (Língua Portuguesa, Matemática, Artes, Inglês, Educação Física, História, Geografia e Ciências Naturais, Coordenador Pedagógico, Pedagogo, Assistente Social, Biólogo, Educador Físico, Educador Social, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Veterinário (Secretaria de Saúde).

Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru

O Instituto Lauro de Souza Lima realiza seleção para preenchimento de vaga para Médico

Inscrições:
De 8 a 11 de outubro, na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226, Aimorés, Bauru-SP.

Valor:
R$ 60,85.

Área:
Anestesiologia

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Prova objetiva: 21 de outubro

Hospital Estadual - Dr. Odilo Antunes de Siqueira - Presidente Prudente – SP

O Hospital Estadual "Dr. Odilo Antunes de Siqueira" de Presidente Prudente – SP realiza seleção para preenchimento de 8 vagas

Inscrições:
De 9 a 11 de outubro, no Salão de Festas da Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), Avenida Cel. José Soares Marcondes, nº. 2601, Vila Roberto, em Presidente Prudente ou pelo www.saude.sp.go
v.br

Valor:
R$ 40,57.

Cargo:
Técnico de Enfermagem

Remuneração:
R$ 1.028,74

Provas:
Prova objetiva: 4 de novembro

Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA/RS

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Rio Grande do Sul, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 15 de outubro pelo www.faurgsconcurs
os.ufrgs.br ou na avenida Bento Gonçalves, nº. 9500, Prédio 43.609, 3º. andar, Campus Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bairro Agronomia, Porto Alegre

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 1.280,77 a R$ 5.424,36

Provas:
Haverá provas objetivas, dissertativas ou de redação e prova de títulos.

Cargos:
Ensino Superior - Analista I (Coordenadoria Administrativa, Coordenadoria de Suprimentos e Estatística), Assistente I (Centro de Terapia Celular - Produção de Células, Facilitador de Estudos Clínicos e Monitor de Estudos Clínicos), Enfermeiro I (Hemodiálise, Unidade de Centro Cirúrgico, Sala de Recuperação Pós-Anestésica, Centro Cirúrgico Ambulatorial e Centro de Material e Esterilização), Farmacêutico Bioquímico I (Serviço de Farmácia), Médico I (Emergência Adulto, Medicina de Família e Comunidade, Patologia Experimental e Serviço de Hemoterapia) e Pesquisador I (Serviço de Pesquisa Clínica e Serviço de Pesquisa Experimental);

Ensino Médio - Técnico de Enfermagem (Centro de Tratamento Intensivo Adulto, Emergência e Hemodiálise) e Técnico em Secretariado;

Ensino Fundamental - Profissional de Apoio II (Pedreiro e Instalador Hidráulico)

Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná - Coren/PR

O Conselho Regional de Enfermagem do Estado do Paraná (Coren-PR) realiza concurso para preenchimento de 22 vagas

Inscrições:
De 27 de setembro a 29 de outubro pelo www.eplconcursos.com.br.
 

Valor:
De R$ 60,00 a R$ 80,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Contador, Analista de Informática, Advogado, Administrador, Secretário Executivo e Enfermeiro Fiscal.

Remuneração:
De R$ 1.300,00 a R$ 2.600,00
Há vagas para Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Umuarama e Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Provas:
Prova objetiva: 9 de dezembro
Haverá prova de redação para Auxiliar Administrativo, Enfermeiro Fiscal, Contador, Analista de Informática, Administrador e Secretário Executivo e estudo de caso para Advogado.

Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos - SP

O Complexo Hospitalar "Padre Bento" de Guarulhos, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 15 a 19 de outubro na avenida Emílio Ribas, nº. 1.819, Gopouva

Áreas:
Clínica Médica e Medicina de Urgência

Seleção:
Haverá análise curricular.

Concurso Prefeitura de Estreito - MA

A Prefeitura de Estreito, Estado do Maranhão, abriu edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 168 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 4.000,00. O Concurso público será realizado sob a responsabilidade da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA – FSADU.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Consultório Odontológico, Assistente Administrativo, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Creche Técnico de Enfermagem, Técnico em Meio Ambiente, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheiro, Motorista, Vigia, Assistente Social, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro Ambiental, Fisioterapeuta, Médico – PSF, Nutricionista, Odontólogo – Clínico Geral, Psicólogo, Orientador Escolar, Pedagogo, Supervisor Escolar, Professor MAG III Nível III – Ensino Fundamental Anos Finais – Educação Física e Professor MAG III Nível III – Educ. Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições, das 10h do dia 15 às 23h59 do dia 31 de outubro de 2012 nos endereços: www.fsadu.org.br/concursos e www.sousandrade.org.br/concursos.

Taxas
Nível Superior - R$ 70,00;
Nível Médio - R$ 40,00;
Nível Fundamental - R$ 35,00.

Provas
As provas de conhecimentos serão aplicadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O Gabarito Oficial da Prova de Conhecimentos será publicado até 24 (vinte e quatro) horas a contar do dia subseqüente ao de sua realização, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Estreito-MA, no quadro de avisos da FSADU e no site oficial do Concurso.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final Após Fase Recursal, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Estreito-MA.

Edital / Publicações

Concurso UFCG (PB)

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, divulgou edital de concurso público para o preenchimento de duas vagas para Professor Adjunto no Centro de Educação e Saúde. Os Docentes admitidos lecionarão aulas nas áreas de Ensino de Biologia e Química Geral e receberão o salário de R$ 7.627,02 em carga horária de 40 horas semanais, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 26 de outubro, na Secretaria da Unidade Acadêmica de Educação, bloco D, do Centro de Educação e Saúde, Campus de Cuité, que fica no Sítio Olho d'Água da Bica, s/n, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 100,00.
 
A seleção será constituída de prova escrita e prova didática, ambas de caráter eliminatório, além de exame de títulos. A previsão é de que as avaliações sejam realizadas no período de 11 a 14 de dezembro de 2012, no Centro de Educação e Saúde do Campus de Cuité.
 
O concurso terá a validade de 01 ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período.

Processo seletivo da Universidade Federal do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou edital de processo seletivo com 03 vagas para Professor Substituto das Faculdades de Educação, Medicina, Economia, Administração, Atuária e Contabilidade. O salário varia de R$ 2.619,03 (20 horas) a R$ 4.472,00 (40 horas).

De acordo com o edital, uma das vagas será para lotação no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, para ministrar aulas na disciplina de Didática e Ensino da Língua Portuguesa. A outra vaga será para o Departamento de Administração, para lecionar sobre Legislação Comercial e Tributária, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Direito Administrativo. Por fim, a última vaga será direcionada ao Departamento de Medicina Clínica, nas áreas de Clínica Médica, Nefrologia e Semiologia.

As inscrições poderão ser efetuadas no período de 09 a 11 de novembro de 2012, das 8h às 11h e de 14h às 17h, nas secretarias dos departamentos onde há vagas, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 65,00 ou R$ 111,00, de acordo com a jornada de trabalho.

A seleção terá a validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado, prorrogável apenas uma vez e por igual período, perdendo, entretanto, a sua eficácia com o preenchimento das vagas ofertadas.

HSPM (SP) abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM/SP, publicou edital de processo seletivo destinado ao provimento de 3 vagas para a Categoria Profissional de Agente de Suporte em Manutenção (Caldeireiro).
 
A remuneração será de R$ 612,77, correspondente ao padrão inicial da carreira de Agente de Suporte em Manutenção (Caldeireiro), NB2A, e à Jornada de Trabalho de 40 horas semanais. Além da remuneração acima especificada o candidato fará jus ao Adicional de Insalubridade.
 
As inscrições ficarão abertas até o dia 11 de outubro de 2012, das 8h30min às 16h, na Seção de Apoio Técnico de Ingresso, do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, Rua Castro Alves, nº. 151, fundos, Aclimação, São Paulo, Capital.
 
A inscrição será efetuada pelo interessado ou procurador devidamente habilitado, gratuitamente, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição, sendo este formulário padronizado pela Autarquia.
A avaliação da experiência profissional na função de Agente de Suporte em Manutenção (Caldeireiro) será pontuada na seguinte conformidade: 0,5 pontos por semestre, que deverá ser comprovada por meio de registro em Carteira de Trabalho e da Previdência Social - CTPS ou declaração em papel timbrado com firma reconhecida ou Certidão de Tempo de Serviço expedida por órgão competente (original e cópia).

A convocação para a formalização de sua contratação será feita por meio do Diário Oficial da Cidade de São Paulo.

A contratação do candidato decorrerá da assinatura de Contrato Individual de Trabalho por Tempo Determinado pelo prazo de 12 meses, com o HSPM, o qual se regerá pelas prerrogativas constantes da Lei nº 10.793, de 21 de dezembro de 1989, não gerando, portanto, estabilidade ou direitos correlatos.

UFAM lança edital de processo seletivo

Está publicado o edital de concurso público da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) destinado ao preenchimento de 20 vagas para professor de carreira na capital e no interior do Estado, com salários que chegam até R$ 3.137,18. Além do salário, os novos servidores terão os seguintes benefícios: Auxílio Alimentação e Auxílio Transporte.
 
Os profissionais aprovados serão lotados nos Institutos de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Ciências Biológicas (ICB), Ciências Exatas (ICE), Computação (IComp) e Ciências Sociais, Educação e Zootecnia de Parintins (ICSEZ) e Faculdades de Tecnologia (FT), Educação (Faced) e Psicologia (Fapsi), junto aos cursos de Língua e Literatura Portuguesa, Línguas e Literatura Estrangeiras, Arquivologia e Biblioteconomia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Ciências Fisiológicas, Biologia, Métodos e Técnicas, Psicologia, Química, Matemática, Informática e Artes Plásticas.

As inscrições devem ser feitas no período de 08 a 15 de outubro de 2012, nas secretarias das Unidades Acadêmicas, relacionadas de acordo com área do concurso.
 
Os valores de taxa de inscrição são os que seguem:

- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 20 horas: R$ 39,95;
- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 40 horas: R$ 55,38;
- Professor Auxiliar de Ensino I em Regime de 40 horas e com Especialização: R$ 58,91;
- Professor Assistente I em Regime de 40 horas: R$ 79,72.
 
O processo seletivo constará de três etapas distintas, sendo a primeira de análise documental, a segunda de prova didática prevista para ocorrer a partir do dia 22 de outubro e por fim, de títulos.

Concurso UFF 2012

A Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou edital N° 168/2012 de concurso público com o objetivo de contratar 71 Professores Adjuntos para as Unidades de Ensino de Niterói e Polos Universitários de Volta Redonda, de Campos dos Goytacazes e de Santo Antônio de Pádua.
 
Entre as vantagens apresentadas estão a jornada de trabalho de 40h com regime de Dedicação Exclusiva e a remuneração de R$ 7.627,06.
 
As oportunidades serão distribuídas entre as Escolas de Engenharia, Serviço Social e de Engenharia Industrial Metalúrgica, Faculdades de Administração, Ciências Contábeis e Turismo, Direito e de Educação e entre os Institutos de Arte e Comunicação Social, de Biologia, Ciências Humanas e Filosofia, Computação, Estudos Estratégicos, Letras, Química, Ciências Exatas, Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional e do Noroeste Fluminense de Educação Superior.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 9 a 28 de outubro de 2012, mediante o preenchimento de um cadastro no Sistema de Gerenciamento de Concursos disponível no endereço eletrônico sistemas.uff.br. A taxa é de R$ 210,00.
 
De acordo com o edital, haverá prova de conteúdo (eliminatória), avaliação do Curriculum Vitae e prova didática.

Universidade Federal de Minas Gerais abre processo seletivo

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou edital de processo seletivo destinado ao preenchimento de 03 vagas para Professor Substituto na Faculdade de Medicina. O contratado atuará no Departamento de Pediatria e para concorrer o candidato deverá ter graduação em Medicina e Residência Médica em Pediatria.
 
As inscrições deverão ser efetuadas na Secretaria do Departamento a que se destina a vaga, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, até o dia 24 de outubro de 2012.
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise de curriculum vitae e entrevista.
 
O prazo de validade do certame será de 06 meses prorrogáveis uma única vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Muçum - RS

A Prefeitura de Muçum, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 13 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 8.422,88 em carga horária 20 a 44h semanais. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, ondontólogo do psf, farmacêutico, médico, nutricionista, psicólogo, operador de máquinas, servente do centro administrativo e professor de ensino fundamental de 5ª a 8ª séries.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições de 08 a 26 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Muçum, na Av. Borges de Medeiros, nº 50, Muçum/RS, das 9h às 11h, das 14h às 16h de segunda a sexta-feira. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 180,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas escritas serão aplicadas na data prevista de 17 de novembro de 2012, em local ser divulgado no Edital de Homologação das inscrições, no dia 05 de novembro de 2012. O gabarito será divulgado na data provável de dia 19 de novembro de 2012, após as 15h, no painel de publicações da Câmara Municipal e no site www.unars.com.br.

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Campo Grande – MS abre processo seletivo

A Prefeitura de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, publicou edital de processo seletivo para contratação, por tempo determinado, de profissionais de nível superior para desempenhar funções no Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS Trabalho, junto à Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania.
 
Há 02 vagas para os cargos de Administrador e Assistente Social de nível superior, com salário de R$ 2.500,00 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão recebidas no dia 8 de outubro de 2012, no horário das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, na Escola de Governo do Município de Campo Grande, Rua Ernesto Geisel, 4009 - Centro.
 
A seleção objeto deste processo envolverá as seguintes etapas:

-Avaliação Curricular;
-Avaliação de Títulos;
-Entrevista Técnica.
 
O contrato será firmado pelo prazo de 06 (seis meses), podendo ser prorrogado, observando-se o período de vigência do Programa ao qual o trabalho objeto deste Edital está vinculado.

Concurso ETEC – SP

A Escola Técnica Estadual Parque Santo Antônio, da cidade de São Paulo, divulgou edital de Concurso Público para preencher o emprego público permanente para admissão na carreira de docente das ETEC's do CEETEPS. O valor da hora/aula prestada é de R$ 13,70, correspondente a referência P-1.
 
Cursos
Base Nacional Comum - Ensino Médio: Biologia (1 vaga), Matemática (1 vaga);
Eletrônica: Eletrônica Analógica II (1 vaga), Sistemas Microprocessados I; Sistemas Microprocessados II (1 vaga), Telecomunicações II (1 vaga);
Farmácia: Bioquímica (1 vaga), Farmacotécnica I; Gestão Farmacêutica (2 vagas).
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas no período de 16 a 19 de outubro de 2012 e 22 de outubro de 2012, no horário das 14h às 19h, na ETEC Parque Santo Antônio, Rua Abilene, nº. 16, Telefone (11) 2301-1058, e-mail: etec.stoantonio@ig.com.br.
 
O candidato deverá recolher à Associação de Pais e Mestres - APM da Unidade de Ensino, a taxa no valor de R$ 40,00, por inscrição, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços.
 
Provas
O Concurso Público constará de três fases, na ocorrência de mais de trinta inscrições deferidas no mesmo componente curricular e/ou grupos de componentes curriculares.
 
-1ª fase - Prova Escrita, que será realizada na forma de questões de múltipla escolha (teste);
-2ª fase - Prova Didática;
-3ª fase - Prova de Títulos;
 
O candidato deverá comparecer ao local designado para a Prova Escrita e/ou Prova Didática, com antecedência mínima de 30 minutos, munido de protocolo de inscrição; original de um dos documentos de identidade.

Validade
A validade do concurso é de 2 anos, contado a partir da data da publicação da homologação em DOE, podendo ser prorrogada por igual período, a critério do Diretor de Escola Técnica da ETEC.

Concurso Prefeitura de Medeiros Neto - BA

A Prefeitura de Medeiros Neto, Estado da Bahia, lançou edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento efetivo de 297 vagas, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa contratada, Ágora Consultoria Ltda.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços Gerais, Contador, Coordenador Pedagógico, Eletricista, Farmacêutico/Bioquímico, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação, Fiscal de Obras e Edificação, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Professor, Gari e demais cargos. A jornada de trabalho será de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas até o dia 09 de outubro de 2012, no Auditório da Escola Técnica, Rua Inácio Bonjardim, s/n, Centro, Medeiros Neto - BA, ou através da internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 140,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 18 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados na Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e no site www.agoraconsultoria.srv.br.

As provas objetivas de alguns cargos poderão ser antecipadas para o dia 17 de novembro de 2012, a critério da Prefeitura Municipal de Medeiros Neto e/ou da empresa realizadora deste certame, Ágora Consultoria Ltda.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Araxá - MG

Com a finalidade de preencher 73 cargos efetivos da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá- FCAA, a Prefeitura Municipal de Araxá, em Minas, liberou edital para concurso público. Válido por dois anos, o certame será executado pela Fundação Renato Azeredo (FRAMINAS) e poderão concorrer candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
 
As oportunidades são para os cargos de Coordenador técnico operacional, Diretor, Auxiliar administrativo, Assistente social, Psicólogo, Pedagogo, Enfermeiro, Educador social, Cozinheiro, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de serviço, Coordenador de segurança, Agente socioeducativo (masculino e feminino), Advogado. As jornadas laborais variam entre 30 e 40 horas e o maior salário oferececido é de R$ 2.130,68.
 
Inscrição e Provas
A inscrição será efetuada mediante o preenchimento do "Requerimento Eletrônico de Inscrição", no endereço eletrônico www.gestaoconcurso.com.br, das 09 horas do dia 10 de dezembro de 2012 às 22 horas do dia 03 de janeiro de 2013.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Renato Azeredo disponibilizará postos de inscrição com computador e impressora. O endereço dos postos serão: Rua Bedran Saad Bedran 457, Bairro Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG, e sede da FCAA, na Av. Getúlio Vargas 170 - Centro - Araxá.
 
A taxa de inscrição será cobrada de acordo com o nível de escolaridade do cargo:
 
Nível fundamental completo - R$ 55,00;
Nível médio completo - R$ 65,00;
Nível superior completo - R$ 95,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de Provas de Títulos (para os cargos de nível superior), Provas Objetivas para todos os cargos e Avaliação Psicológica (somente para os cargos de educador social e agente socioeducativo).
 
Data das provas
Conforme o edital, as Provas Objetivas serão aplicadas no dia 20 de janeiro de 2013, no turno da manhã (cargos de nível fundamental completo e nível médio completo) e da tarde (cargos de nível superior completo).
 
Os gabaritos serão publicados a partir do dia 21 de janeiro de 2013 e as questões das Provas Objetivas serão divulgadas a partir do dia 21 de janeiro de 2013. Estas estas informações poderão ser conferidas no site de inscrição.

Edital / Publicações