Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Única escala do mundo que mede dor do bebê na UTI é adaptada para o Brasil

Com o sistema, é possível determinar o tratamento adequado para amenizar o desconforto do recém-nascido internado
 
Foi traduzida para o português e validada para a população brasileira a única escala específica no mundo para se medir corretamente a dor prolongada nos bebês. " Desta forma, é possível determinar o tratamento adequado para amenizar o desconforto do recém-nascido, que já sofre por estar internado em uma UTI" , declara a enfermeira da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Flávia de Souza Barbosa Dias, responsável pelo projeto.
 
Segundo ela, este tipo de dor prolongada ocorre depois de procedimentos cirúrgicos, quando há infecções ou doenças crônicas e em procedimentos repetitivos como, por exemplo, picadas de agulhas. Fazer uma avaliação acurada era uma das principais dificuldades encontradas pelos profissionais de saúde que atuam na área de neonatologia.
 
Ela afirma que, por muito tempo, o assunto foi deixado de lado por diversos fatores. " Até a década de 1970, por exemplo, algumas cirurgias eram realizadas nos recém-nascidos sem analgesia" , lembra. A própria escala traduzida pela enfermeira é um caso da pouca atenção em termos de estudos. Denominada Échelle Douleur Incofort Nouveau-Né (EDIN), ela foi publicada somente em 2001 na França, ainda que os primeiros estudos tivessem iniciado em 1994.

Testes
Depois da tradução, Flávia aplicou a escala em 107 bebês internados na UTI do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti Caism Unicamp e no Hospital Estadual de Sumaré Dr. Leandro Franceschinni. Basicamente, o teste consiste em atribuir pontuação de zero a três em cinco indicadores de comportamento. Os parâmetros avaliam os aspectos da face, os movimentos do corpo, o padrão de sono do bebê, o relacionamento ou como o recém-nascido reage a estímulos e o grau em que ele consegue ser consolado neste último caso é preciso aferir se o bebê se acalma facilmente ou não. Ao final, são somados os pontos totais dos cinco itens, que chegariam até 15. " Se o valor total somar mais do que seis, indica que o bebê está sentindo uma dor prolongada" , explica.
 
Para garantir a confiabilidade da escala traduzida, a enfermeira realizou as análises baseada na observação feita por dois profissionais que aplicaram a escala simultaneamente durante quatro horas, sendo que um não sabia o resultado do outro. Assim, ela pôde constar as semelhanças nos resultados finais e concluir se tratar de um instrumento válido e confiável. " Localizar a dor ou aferir a sua intensidade é algo subjetivo até mesmo para os adultos, por isso, a validação desta forma é importante para ter o olhar de dois profissionais" , esclarece. Além deste, foram feitos outros dois testes estatísticos para analisar o peso dos cinco itens da escala e para comparar os resultados com os obtidos por outra escala existente para avaliar a dor aguda nos recém-nascidos.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Xampu à base de compostos de plantas combate queda excessiva de cabelo

Produto que não contém ingredientes químicos fortalece folículo capilar e mostra resultados após três dias de uso
 
Cientistas da Georgia Health Sciences University, nos Estados Unidos, desenvolveram um xampu capaz de combater a queda excessiva de cabelo.
 
O produto contém antioxidantes e compostos de plantas, incluindo o chá verde, que melhoram a viabilidade das células do folículo capilar.
 
Folículos capilares podem ser danificados por meio de vários fatores, como o estresse oxidativo, quimioterapia, medicação, dieta e mudanças nos níveis hormonais. A calvície masculina, por exemplo, resulta de mudanças nos níveis de testosterona.
 
"Nossos produtos são projetados para tornar mais saudáveis as células que produzem o cabelo. Nós não podemos fazer com que as pessoas desenvolvam mais cabelo e nem podemos fazer o cabelo crescer novamente, mas tentamos deixar as células em melhor condição com potentes antioxidantes e extratos de plantas", explica o líder da pesquisa Stephen Hsu.
 
Hsu e seus colegas testaram a fórmula patenteada em mais de 50 pessoas. Segundos os pesquisadores, os resultados dos ensaios clínicos forma satisfatórios.
 
"Quando as pessoas testam o produto, elas costumam ver resultados em três a cinco dias depois de começar a usá-lo diariamente. Elas sentem o cabelo ficar mais forte e perceber menos fios caindo quando penteiam ou lavam no chuveiro. Alcançamos o objetivo de oferecer uma fórmula muito boa que contém compostos naturais de plantas sem que nenhum produto químico tóxico", afirma Hsu.
 
De acordo com os pesquisadores, as pessoas podem usar o xampu diariamente e devem mantê-lo no couro cabeludo por pelo menos dois minutos.
 
Fonte isaude.net

Um em cada 10 cartões bancários está contaminado com coliformes fecais

Pesquisa realizada no Reino Unido para o Global Handwashing Day mostra que 14% das notas de dinheiro também contém bactérias
 
Cientistas da London School of Hygiene & Tropical Medicine e da Queen Mary, University of London, no Reino Unido descobriram que um em cada 10 cartões bancários estão contaminados com coliformes fecais.
 
O relatório, organizado para o Global Handwashing Day, mostra ainda que uma em cada sete notas de dinheiro (14%) também contém bactérias fecais.
 
A pesquisa destaca a importância da lavagem das mãos com sabão antes de comer e depois de usar o banheiro.
 
O estudo teve objetivo de investigar os níveis de contaminação bacteriana das mãos, cartões de crédito e dinheiro de amostras em Londres, Birmingham e Liverpool a fim de aumentar a conscientização da população.
 
A equipe recrutou 272 participantes do Reino Unido que participaram de um estudo científico e também foram convidados a preencher um questionário com. Os resultados revelaram que apenas 39% dos entrevistados lavaram as mãos antes de comer. Cerca de 91% dos entrevistados também afirmaram que lavavam as mãos após usar o banheiro, apesar dos níveis surpreendentes de organismos fecais nos cartões e moeda sugerirem o contrário.
 
Segundo os pesquisadores, lavar as mãos com sabão pode reduzir as infecções que causam diarreias em até 42%, mas apenas 69% das pessoas relataram fazer isso sempre que possível.
 
A pesquisa também revelou que mais de um quarto das mãos da amostra (26%) apresentaram vestígios de contaminação fecal, incluindo bactérias como a E. coli. Mais significativamente, das amostras colhidas, 11% das mãos, 8% dos cartões e 6% de notas mostraram contaminação semelhante à encontrada em vasos sanitários sujos.
 
"Nossa pesquisa mostra o quão importante é a lavagem das mãos. Os níveis surpreendentes de contaminação que encontramos em objetos cotidianos é um sinal de que as pessoas estão esquecendo-se de lavar as mãos após ir ao banheiro, um dos momentos-chave para a prevenção de infecção. Esperamos que no Global Handwashing Day, as pessoas tirem um tempo para pensar sobre lavar as mãos com sabão e tornar isso parte da rotina de suas vidas diárias", conclui o pesquisador Val Curtis.

Global Handwashing Day
O Global Handwashing Day é a peça central de uma semana de atividades que visa mobilizar milhões de pessoas a lavar as mãos com sabão.
 
A iniciativa visa conscientizar a população de que esta atividade simples pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, impedindo a propagação de infecções e manter as crianças na escola.
 
As crianças, que muitas vezes são energéticas, entusiastas e abertas a novas idéias, podem atuar como agentes de mudança, tomando as lições aprendidas sobre a lavagem das mãos e aplicando em suas casas, escolas e comunidades.
 
Global Handwashing Day tem como objetivo motivar as crianças a abraçar e partilhar práticas de higienização adequadas das mãos para assumir o papel de embaixadores da lavagem das mãos.
 
Fonte isaude.net

Invista em exercícios que valem por remédio

Problemas respiratórios, depressão e até diabetes podem ser aliviados
 
De hipertensão a osteoporose, diversos males podem ser amenizados e controlados com a escolha do exercício físico certo. De acordo com o fisiologista Raul Santo de Oliveira, da Unifesp, a prática de atividade física - aliada ao tratamento médico - tem tanto poder que pode diminuir a quantidade de medicação. "Dependendo da pessoa, é possível até chegar a situações em que os remédios não são mais necessários", conta.
 
Confira as opções de exercício mais indicadas para combater oito doenças a seguir:
 
Diabetes - Getty ImagesDiabetes

Exercício: caminhada, hidroginástica e atividades aeróbicas em geral

O diabetes vem da insuficiência ou falta total de insulina, substância responsável por metabolizar o açúcar e fornecer energia ao corpo. Com isso, em vez de a glicose entrar nas células, fica acumulada no sangue. Segundo o fisiologista Raul Santo de Oliveira, o exercício físico aeróbico precisa de energia e, por isso, facilita essa entrada da glicose nas células, diminuindo os níveis no sangue.

Mas cuidado para não exagerar na intensidade! O clínico geral João Marcello Branco, especialista em medicina do esporte, explica que o nosso corpo tem três tipos de fontes de energia: glicose, aminoácidos (moléculas presentes nos músculos) e gordura. "Quando temos pouco condicionamento físico, o organismo busca primeiro a fonte mais fácil, ou seja, queima mais aminoácidos do que glicose e gordura", afirma. Isso é grave para quem tem diabetes, pois seu corpo já tem dificuldades em queimar açúcar, e terá ainda mais, já que a fonte primária de energia serão os aminoácidos, não a glicose.
 
Doenças respiratórias - Getty ImagesDoenças respiratórias

O exercício: natação

A natação pode ser uma grande amiga de quem sofre com doenças respiratórias, como asma e bronquite. "A umidade relativa do ar é bastante elevada nesses ambientes, o que provoca vasodilatação e facilita o processo respiratório", diz o fisiologista Raul Santo. Além disso, lembra o clínico geral João Branco, a natação trabalha a parte cardiovascular e a musculatura pulmonar, aumentando a capacidade respiratória.

Cuidado, porém, com a temperatura da piscina, pois isso pode piorar as crises respiratórias. A piscina precisa estar com temperatura agradável - não muito quente ou muito fria, para que não haja choque térmico - e sem cloro e outros produtos químicos.
 
Hipertensão - Getty ImagesHipertensão

O exercício: aeróbicos, como caminhada e atletismo

Qualquer exercício - até uma simples caminhada- que tenha intensidade leve a moderada pode ajudar a combater hipertensão. A atividade física criará novos vasos sanguíneos, em um processo chamado de neo-formação de vasos. "Com a neo-formação, diminui-se a resistência periférica, ou seja, o sangue consegue percorrer todo o corpo com mais facilidade", conta Raul Santo. "Isso diminui a sobrecarga cardíaca e o coração trabalha com mais eficiência", completa. É como se abrissem novas avenidas e ruas em uma grande cidade, diminuindo o congestionamento.
 
Distúrbios de ansiedade - Getty ImagesDistúrbios de ansiedade (depressão)

O exercício: Ioga

Um dos principais fatores dos distúrbios de ansiedade é o estresse. Ele libera uma série de hormônios, como adrenalina, cortisol, noradrenalina e prolactina. Raul Santo conta que esses hormônios, chamados de catabólicos, causam um desajuste no corpo, capaz de afetar até o ritmo cardíaco.

A atividade física em carga leve a moderada melhora o condicionamento do cérebro, equilibrando a secreção hormonal e a produção de neurotransmissores, que são sinalizadores do cérebro. Para o clínico geral João Branco, atividades como ioga e Tai Chi Chuan são boas opções porque controlam a ansiedade por meio da respiração. Isso reduz o estresse e auxilia no equilíbrio do organismo.

No caso da depressão, o fisiologista Raul conta que as doses da medicação podem diminuir com o tempo até serem extinguidas, tamanho o benefício da atividade física.
 
Insônia - Getty ImagesInsônia

O exercício: Tai Chi Chuan

O sono é regulado por uma série de hormônios e neurotransmissores, como a serotonina. Se, durante o dia, os hormônios responsáveis por deixar você em estado de alerta dominam (como a adrenalina), à noite precisa ocorrer o inverso. Antes de dormir, conta Raul Santo, você deve alcançar o estado chamado "sub-ativo", onde o metabolismo está estabilizado - ou seja, as frequências cardíaca e respiratória estão estáveis, assim como a secreção hormonal. "Como a atividade física equilibra a secreção de hormônios e a produção de neurotransmissores, o seu corpo saberá a hora de ficar em alerta e a hora de descansar", conta Santo. O Tai Chi é uma atividade relaxante e ideal para ser praticada depois que o sol se põe, já que trará a calma necessária para o sono.
 
Fibromialgia - Getty ImagesFibromialgia

O exercício: alongamento e hidroterapia

Os remédios para combater a dor e a ansiedade intensas da fibromialgia podem ficar ainda mais potentes com a prática de exercícios físicos. Mas, como o corpo já está muito dolorido, nada de exagerar no exercício para não piorar o sintoma. "Uma atividade que relaxe, como alongamento e hidroterapia, trará melhoras ao paciente. Isso regulará a serotonina, ajudando a pessoa a ter menos ansiedade", diz João Marcello Branco.
 
Osteoporose - Getty ImagesOsteoporose

O exercício: caminhada e outros exercícios que causem impacto

Já diria o ditado: "é melhor prevenir do que remediar". No caso da osteoporose, essa frase ganha intensidade. Segundo Raul Santo, mesmo para quem já sofre com a doença é possível fazer exercícios para evitar uma perda ainda maior de massa óssea.

Quase todas as atividades físicas causam impacto - desde natação até pegar ônibus em pé -, mas o especialista em medicina do esporte João Branco destaca a caminhada, que não tem grandes riscos de sobrecarga nos ossos. "O impacto do pé no chão estimula o osteoblasto, célula responsável pela criação de tecido ósseo. Conforme a pessoa tem perda hormonal e sedentarismo, essa célula fica adormecida. O pequeno impacto deve ser contínuo e regular, para fazer com que a célula volte à sua função normal", explica.
 
Tabagismo - Getty ImagesTabagismo

O exercício: treino de resistência

A nicotina do cigarro causa dependência química ao cumprir a função de neurotransmissor. Com o tempo de fumo, o cérebro acaba deixando de produzir alguns neurotransmissores, que são supridos pela nicotina. Ao tirar o cigarro, o cérebro sentirá falta. "A atividade física ajuda a colocar o cérebro e corpo em equilíbrio omeostático, ou seja, faz com que a pessoa volte a produzir neurotransmissores que não produzia antes", conta João Branco. Para o fisiologista Raul Santo, a atividade física também pode ser um incentivo para deixar de fumar, já que melhora a respiração, traz sensação de bem estar e fornece mais energia para as atividades cotidianas.

Além disso, existe a pressão social. O indivíduo que passa a praticar qualquer atividade física passa a conviver com pessoas que, em geral, não fumam e nem gostam de cigarro. "Com o tempo, isso pode resultar no abandono do tabagismo por insistência dos novos colegas", sugere Raul Santo.

Embora todas as atividades físicas colaborem com a melhoria, estudo realizado pelo Miriam Hospital's Centers for Behavioral and Preventive Medicine, nos Estados Unidos, indica o treino de resistência com o melhor. De acordo com os resultados, homens e mulheres fumantes que completaram 12 semanas de treinamento de resistência - como parte de um programa de tratamento contra o tabagismo - têm duas vezes mais chances de parar de fumar, em comparação a aqueles que não levantam pesos regularmente.
 
Fonte Minha Vida

Sete erros mais cometidos no tratamento de dor crônica

Dor de cabeça e dor nas costas poderiam ser evitadas com cuidados simples
 
Dor nas costas, enxaqueca, incômodo nas articulações não representam nada demais, desde que apareçam de vez em quando e não atrapalhem a sua rotina. O caso é diferente daquele de quem sofre com problemas assim diariamente e não buscam ajuda, um perfil que já alcança 30% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Descaso com a origem do problema está entre um dos principais fatores para que esse tipo de incômodo afete tanta gente, mas não é isso. "Muitos pacientes não buscam tratamento quando a dor ainda é um problema discreto, contribuindo para que ela se agrave a ponto de, em alguns casos, se tornar insuportável", afirma o neurologista José Geraldo Speciali, da Sociedade Brasileira para Estudos da Dor (SBED). O erro grave, no entanto, vem acompanhado de outros.
 
Confira abaixo:
 
Homem com dor - foto: Getty ImagesEsperar a dor passar
"Toda dor é um alerta que o corpo manda para manter sua integridade - uma dor aguda no peito, por exemplo, pode indicar um infarto", afirma o neurologista José Geraldo. Ao entender os sinais que o organismo dá e procurar ajuda, você pode evitar o agravamento da dor e o surgimento de lesões mais sérias. No entanto, existem dores - as crônicas, que não têm essa função de alerta - com as quais é preciso, além de tratar, conviver. É o caso das artroses e da artrite reumatoide.
 
Alongamento - foto: Getty ImagesNão se exercitar
Aquela dorzinha chata te faz evitar exercícios físicos? Você não é o único. A cinesioterapeuta Mariana Schamas, do grupo "Pare a dor", de São Paulo, explica que atualmente as pessoas têm muito medo de praticar exercícios físicos quando sofrem alguma dor. "Evitar o movimento quando existe uma dor faz com que a musculatura mais próxima à região dolorosa - e em alguns casos os músculos mais distantes - acabe tensionada", explica a especialista. "Uma dor no quadril pode gerar tensão na lombar e até uma dor de cabeça, por exemplo". O movimento ajuda a tratar, cuidar e prevenir esse desconforto - ele restabelece o equilíbrio articular, lubrifica as articulações e fortalece a musculatura. O exercício deve ser leve, específico para a área atingida, progressivo e individualizado.
 
Fisioterapia - foto: Getty ImagesPular a fisioterapia
Ir pelo menos três vezes por semana para a clínica, passar uma hora lá e ter que esperar algumas semanas até sentir os resultados. Fazer fisioterapia nem sempre é fácil, mas pode ser a solução que você precisa. O neurologista José Geraldo Speciali explica que muita gente acaba optando por uma pílula - ou até mesmo por uma cirurgia - como uma solução rápida para a dor. "Essa escolha pode causar prejuízos desnecessários ao organismo, já que o tratamento não medicamentoso ameniza a dor sem sobrecarregar órgãos como os rins e o fígado", conta o especialista. "Tomar alguns tipos de medicação anti-inflamatória por muito tempo, por exemplo, pode levar à lesão dos rins e fígado e anemia grave". Se essa for a recomendação dos profissionais que acompanham seu caso, vale a pena trocar o remédio pelo exercício.
 
Meditação - foto: Getty ImagesEvitar tratamentos complementares
Você acha que meditação é balela? Pois saiba que atualmente há evidências que esse método pode ajudar a amenizar a dor. Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) analisaram 500 estudantes que nunca haviam meditado. Os participantes fizeram um treinamento de 20 minutos da prática, durante três dias consecutivos, e depois, foram submetidos a testes com choques elétricos. Os resultados, publicados no The Journal of Pain, apontaram que a meditação ajudou a aliviar a dor, mesmo que os estudantes fossem iniciantes. Outra boa aliada é a acupuntura - nessa terapia, quando certos pontos do corpo são estimulados, ocorre a liberação de neurotransmissores naturais no organismo. O estímulo faz com que substâncias responsáveis pela sensação de bem-estar, como a endorfina e a serotonina sejam liberadas, equilibrando o funcionamento do corpo e aliviando dores.
 
Automedicação - foto: Getty ImagesAutomedicar-se
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, treze milhões de brasileiros apresentam dores de cabeça diariamente. Acreditando que essas crises são normais, muitos tomam analgésicos por conta própria: aumentam as doses, depois trocam de marca, pedem dicas para amigos, parentes e balconistas de farmácia sobre analgésicos mais potentes. Quando chegam ao especialista, a dor já é diária e a lista de analgésicos que já não resolvem mais é grande. "O organismo vai se acostumando ao medicamento de uso contínuo e perde, cada vez mais, seus próprios mecanismos de regular a dor", explica a neurologista Thaís Villa, da Sociedade Brasileira de Cefaleia. "Sem o analgésico a dor vem mais forte, e mais analgésico precisa ser utilizado, é um círculo vicioso e perigoso". Para tratar adequadamente a enxaqueca, o paciente deve consultar um médico que vai fazer a "desintoxicação", ou seja, todos os medicamentos usados serão suspensos, dando lugar ao tratamento feito com medicações chamadas preventivas, que evitam dores tão frequentes e intensas.
 
Equipe médica - foto: Getty ImagesIr a muitos especialistas
Além de ser extremamente desgastante, ir a diversos especialistas e fazer todo tipo de exame demanda tempo e dinheiro. O neurologista José Geraldo explica que algumas formas de dor crônica sequer manifestam-se em exames, por isso dificilmente são detectadas. "Um profissional familiarizado a elas - como um especialista em dor - tem formação específica para entender o problema", conta. Por isso, procure primeiro um profissional que entenda a doença e faça o encaminhamento correto.
 
Médico e paciente - foto: Getty ImagesMudar o tratamento por conta própria
Caso você tenha dúvidas ou sugestões para o seu tratamento, converse com o seu médico, não tome atitudes sozinho. O profissional sabe quais medicamentos podem ser usados por longo tempo sem prejudicar seu organismo. "Ao decidir abandonar um tratamento por conta própria, mesmo que ele esteja no final, o paciente está jogando fora tudo o que foi feito", explica José Geraldo Speciali.
 
Fonte Minha Vida

A boca pode dar sinais de HIV

Problemas dentários podem ser os primeiros sinais clínicos da doença
 
Problemas bucais associados ao HIV/AIDSO HIV (vírus de imunodeficiência humana) é o vírus que causa a AIDS. Este vírus é transmitido de uma pessoa para outra através do contato com o sangue (transfusões de sangue, agulhas infectadas com HIV) e relação sexual. Além disso, uma mulher grávida que esteja infectada pode transmitir o HIV para o seu bebê durante a gestação ou parto, como também através da amamentação. AIDS (síndrome de imunodeficiência adquirida) ocorre quando a infecção pelo HIV enfraquece o sistema imunológico da pessoa até o ponto em que ela não consegue combater certas doenças e infecções. Infecções "oportunistas" também podem ocorrer, aproveitando-se da fraqueza do sistema imunológico.
 
Como saber se estou com HIV/Aids?
Problemas dentários como gengivas machucadas e sangrando, feridas de herpes na boca e infecções por fungos (sapinho), podem ser os primeiros sinais clínicos de AIDS. No entanto, se você tiver alguns destes sintomas não deve concluir que está infectado pelo vírus, uma vez que eles ocorrem também na população em geral. A única forma de se saber ao certo se está infectado é fazendo o teste de HIV. Consulte seu médico ou qualquer outro profissional da área de saúde. Um teste de HIV positivo não significa que você tenha AIDS. A AIDS é um diagnóstico feito pelo médico, com base em critérios específicos. Também não se pode confiar nos sintomas para saber se está ou não infectado pelo HIV. Muitas pessoas que estão infectadas pelo vírus não apresentam nenhum sintoma durante muitos anos.
 
Os sinais abaixo podem servir como alerta para a infecção pelo HIV:

- Perda de peso acelerada

- Tosse seca

- Febre constante ou sudorese noturna intensa

- Glândulas linfáticas inchadas nas axilas, virilha e pescoço

- Diarreia que dura mais de uma semana

- Manchas brancas ou manchas estranhas na língua, na boca ou na garganta

- Pneumonia

- Manchas vermelhas, marrons, rosas ou púrpuras na pele, ou dentro da boca, nariz ou pálpebras

- Perda de memória, depressão e outras alterações neurológicas
 
Como evitar o HIV/Aids?
A transmissão pelo HIV pode ocorrer quando o sangue, sêmen, fluido vaginal ou leite materno de uma pessoa infectada penetra no seu corpo. A melhor maneira de evitar a contaminação pelo HIV é não praticando atividades de risco que permitam que o vírus entre em seu corpo. Para maiores informações sobre a prevenção contra o HIV/AIDS, consulte um médico ou outro profissional da área de saúde. Informações podem ser também obtidas na Secretaria da Saúde do Estado ou da Prefeitura de sua cidade. Muitas pessoas se preocupam com o risco de infecção através da transfusão de sangue. Doar sangue não oferece nenhum risco de contrair o vírus HIV.
 
Posso contrair HIV no consultório dentário?
Devido à natureza do tratamento dentário, muitas pessoas temem que o HIV possa ser transmitido durante o tratamento. Precauções universais são utilizadas para a limpeza do consultório, dos equipamentos e instrumentos utilizados pelo dentista, entre cada um dos pacientes a fim de prevenir a transmissão do HIV e outras doenças infecciosas. Isto é a lei! Estas precauções exigem que os dentistas e assistentes utilizem luvas, máscaras e proteção para os olhos, e que esterilizem todos os instrumentos manuais (motores) e outros instrumentos dentários para cada paciente, utilizando os procedimentos de esterilização específicos determinados pela Vigilância Sanitária.

Os instrumentos que não puderem ser esterilizados devem ser descartados em lixos especiais. Após cada consulta, as luvas são descartadas, as mãos são lavadas e um novo par de luvas é utilizado para o próximo paciente. Se você estiver ansioso, alguns minutos de conversa com seu dentista para tirar quaisquer dúvidas que possa ter sobre saúde e medidas de precaução podem deixá-lo mais tranqüilo.
 
Como tratar HIV/Aids?
Atualmente existem tratamentos médicos que podem retardar a velocidade com que o HIV enfraquece o sistema imunológico. Existem outros tratamentos que podem prevenir ou tratar algumas das doenças associadas à AIDS. Assim como outras doenças, o diagnóstico precoce oferece mais opções de tratamento.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2010 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados.
 
Fonte Minha Vida

Tire todas as suas dúvidas sobre a vacina contra AIDS

Pesquisadores brasileiros participam do que pode ser a maior descoberta da Ciência
 
O ano de 2012 foi marcado por um grande avanço científico e, desta vez, com colaboração brasileira. Depois de passar 15 anos estudando a aids na Universidade de Miami, o pesquisador norte-americano David Watkins juntamente com uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), descobriu uma técnica que pode levar à produção da vacina contra a aids. A novidade foi destaque na edição de 30 de setembro da revista Nature.
 
Embora as pesquisas ainda estejam engatinhando, a expectativa é grande. Afinal, estimativas mostram que há quase 34 milhões de soropositivos no mundo e a vacina é a maior aposta para erradicação da doença. Para entender melhor o projeto, o Minha Vida aproveitou o Dia Nacional da Vacinação, que acontece em 17 de outubro, e conversou com a chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Flavivírus Myrna Bonaldo, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocriz).
 
Confira!
 
1. Já existe vacina contra a aids?
Não. O que existe é uma técnica que pode levar a criação dessa vacina. A técnica consiste em compostos indutores de produção de células T CD8, organismo encarregado de eliminar vírus e outros intrusos do corpo. "Nos primatas testados, houve aumento da produção dessas células e, consequentemente, melhor controle da carga viral", explica Myrna. Segundo ela, isso ocorreu em todos os primatas em fase aguda da doença e, na fase crônica, apenas dois foram vítimas de uma mutação do vírus com o qual eles estavam infectados e, assim, conseguiram escapar da ação da célula.
 
O infectologista Thiago Leandro Mamede, professor da Escola de Medicina Souza Marques, explica que a fase aguda é aquela logo após a contaminação com o vírus. "Geralmente assintomática, ela marca o período de até três meses após a infecção", afirma. Encontram-se na fase crônica da doença, por usa vez, indivíduos que na maior parte das vezes não sabia que estava infectado e descobriu por meio de exames ou manifestação de sintomas.
 
2. Qual descoberta possibilitou o avanço da pesquisa?
Segundo a pesquisadora Myrna, o projeto deixou de focar a produção de anticorpos e passou a buscar maneiras de controlar a replicação do vírus. "O objetivo foi bem sucedido mediante a indução da produção de células T CD8", explica. O fenômeno pode ser visto naturalmente nos soropositivos chamados 'controladores de elite', que totalizam um em cada 300 infectados. "Esses indivíduos que sem uso de medicamentos conseguem controlar a carga viral", aponta a pesquisadora.
 
3. Quais os principais obstáculos do projeto?
"Pesquisadores do mundo todo estão há mais de trinta anos estudando o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus da aids, mas sua grande variabilidade genética fazia com que tentássemos atingir um alvo em movimento", afirma a especialista Myrna. Assim, uma vacina eficaz contra a doença deveria funcionar de duas maneiras: tanto por meio de anticorpos neutralizantes dos vírus quanto estimulando a produção de células T CD8.
 
De acordo com o infectologista Thiago, o vírus HIV já teve seu genoma mapeado. "Sabemos, portanto, quando estamos diante de uma mutação", explica. Tais alterações podem tanto aumentar quanto diminuir a virulência do vírus, tornando-o mais ou menos agressivo.
 
4. Há previsão de testes em humanos?
Ainda não houve testes em humanos e não há previsão de quando isso irá acontecer. "Até o momento, foram estudados dois grupos de macacos rhesus", aponta a pesquisadora Myrna. Um deles recebeu diferentes compostos indutores de células T CD8 e o outro foi utilizado como controle, para permitir a comparação de dados. Todos foram inoculados com o vírus SIV, específico para a espécie e capaz de promover um quadro similar ao da aids. "O objetivo não era medir a capacidade de proteção das substâncias, mas comprovar a ação sobre a produção de células T CD8", explica.
 
5. Como o conhecimento brasileiro sobre febre amarela está sendo aproveitado?
A produção ocorre de forma bastante complexa, aponta a pesquisadora Myrna. "Fazemos com que o vírus vacinal da febre amarela funcione como uma plataforma que leva trechos de alguns genes do SIV", explica. Assim, quando alguém recebe essa vacina, espera-se a produção de células T CD8 específicas aos pedaços clonados do SIV. Ou seja, a vacina de febre amarela, usada desde 1937 e comprovadamente segura e eficaz, funciona como um serviço de entrega.
 
6. A vacina apenas impediria a replicação do vírus?
O mecanismo de ação da vacina seria estimular a produção de organismos capazes de eliminar células infectadas com o vírus. Isso impediria a replicação do vírus e eliminaria células doentes.
 
7. Como ainda não há previsão sobre o surgimento de uma vacina contra aids, qual a recomendação para a população soropositiva ou não?
"A primeira recomendação é o uso do preservativo desde o começo das preliminares", recomenda o infectologista Thiago. Segundo ele, mesmo quem é soropositivo e tem relações com outro indivíduo soropositivo deve usar camisinha. Isso porque há risco de nova infecção, já que o vírus sofre mutações. "É como se ele fosse infectado novamente, mas por um agente diferente", explica.
 
Outro conselho do especialista para quem é soropositivo é aderir ao tratamento, realizar os exames solicitados na data correta e agendar consultas com o médico que acompanha o caso regularmente. "Desta maneira, é possível levar uma vida completamente normal", diz.
 
Fonte Minha Vida

Testes de nova vacina contra tuberculose são autorizados em humanos

Atual vacina BCG protege contra diferentes formas da doença em crianças, mas sua proteção em adultos é muito variável
 
A Agência Suíça para Produtos Terapêuticos, Swissmedic, aprovou nesta terça-feira (16) os testes clínicos em seres humanos da vacina contra a tuberculose desenvolvida pela Universidade de Zaragoza, em experimentos que serão conduzidos com voluntários adultos na cidade de Lausanne. A instituição acadêmica anunciou a autorização e determinou que a vacina espanhola MTBVAC será a primeira de sua categoria a ser testada em humanos desde o desenvolvimento da atual vacina contra a tuberculose, a BCG, criada há 100 anos.
 
Os testes para comprovação da segurança e da capacidade imunológica serão realizados com 36 voluntários adultos saudáveis, entre 18 e 45 anos, no Complexo Hospitalar da Universidade de Vaudois, explicou à Agência Efe Dessi Marinova, da equipe de pesquisa da Universidade de Zaragoza dirigida por Carlos Martín. Este grupo, por sua vez, pertence ao Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Doenças Respiratórias (Ciberes), liderado por Martín, em colaboração com a doutora Brigitte Gicquel, do Instituto Pasteur de Paris.
 
Os testes clínicos com os voluntários, que ainda estão sendo recrutados, devem durar um ano, e caso os resultados sejam positivos, serão realizados com menores de idade até chegar aos recém-nascidos, afirmou Dessi. Para Martín, o começo dos testes clínicos representa "um grande passo" para o projeto e para toda a comunidade científica, já que a MTBVAC é "um conceito totalmente inovador no campo das vacinas contra a tuberculose".
 
Os experimentos com humanos serão dirigidos pelo doutor François Spertini e acontecerão graças ao suporte econômico dos laboratórios Biofabri, companhia biotecnológica que pertence ao Grupo C&B, estabelecido na Galícia, dedicada à saúde humana e que será responsável pela fabricação exclusiva da vacina para todo o mundo.
 
Formulada a partir de uma estirpe procedente de um isolamento humano, a MTBVAC é uma vacina que procura ativar o sistema imunológico para que seja capaz de reconhecer o agente infeccioso e proteger o organismo, em longo prazo, da forma mais comum da doença: a respiratória. A atual vacina BCG protege contra diferentes formas de tuberculose em crianças, mas sua proteção na tuberculose pulmonar de adultos é muito variável.
 
A Iniciativa Europeia contra a Tuberculose (TVI), entidade independente da União Europeia (UE) integrada por cientistas de 40 centros de pesquisa, classificou a autorização como "um passo decisivo" para se conseguir uma vacina nova, mais segura e mais eficaz contra a tuberculose. Jelle Thole, diretor da TBVI, disse que a passagem para a primeira fase dos testes clínicos é "uma grande vitória para os cientistas da Europa", informou a Universidade de Zaragoza.
 
Fonte R7

Proposta cria selo para empresa que dá boa alimentação a operário

A Câmara examina o projeto de lei 4.144/12, do deputado Luiz Pitiman (PMDB-DF), que estabelece o Selo Qualidade da Alimentação, para reconhecer as companhias da área de construção civil que garantem higiene e segurança alimentar, bem como a adequação da diversidade e da quantidade do cardápio proporcionado aos trabalhadores.
 
De acordo com o projeto, o padrão de alimentos distribuídos aos operários deve ser um almoço com, no mínimo, 800 calorias, e café da manhã com 300 calorias, ao menos, informou a Agência Câmara de Notícias.
 
Pitiman afirmou que o trabalho na construção civil demanda mais esforço do trabalhador, motivo pelo qual deve haver maior nível calórico nas refeições.
 
O cardápio terá também de estar em consonância com as regras da Agência Nacional de Vigência Sanitária (Anvisa), do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e da convenção coletiva da categoria.
 
De acordo com o deputado do PMDB do Distrito Federal, uma pesquisa conjunta das Organizações das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Internacional do Trabalho (OIT) e Mundial da Saúde (OMS) mostrou que uma alta de 1% das calorias disponíveis per capita representa crescimento de 2,27% na produtividade.
 
Fonte R7

Menina “manequim” não se move devido a doença que enrijece os músculos

Com Síndrome de Sanfilippo, Tillie não fala e pode vir a ter autismo
 
Tillie Mae Mawdsley, de 4 anos, que mora em Hatfield, Inglaterra, está se transformando em um ‘manequim humano’ depois de ter sido diagnosticada com doença rara que enrijece as articulações.
 
A menina sofre de uma doença degenerativa chamada Síndrome de Sanfilippo. Ela é causada pela deficiência de enzimas responsáveis pela quebra do açúcar que, por sua vez, se acumulam em volta dos músculos provocando a rigidez das articulações, segundo o tabloide Daily Mail.
 
Essa doença causa a perda da fala, da mobilidade, do equilíbrio e acumula líquidos químicos que atacam o cérebro fazendo com que os músculos endureçam. Além disso, essa condição também faz com que a criança chore sem motivos e corra o risco de desenvolver autismo.
 
Seus pais, Michaela, de 32 anos e Paulo, de 36 anos, disseram que o medicamento que pode ajudar a melhorar a condição de sua filha é a genisteína. A substância, encontrada em alimentos de soja, não é tóxica e pode ser tomada via oral, retardando a progressão da doença. No entanto, não há disponibilidade de medicamentos com a substância na Grã-Bretanha.
 
Para isso, a sociedade de doenças mucopolissacarídeos já financiou os primeiros estudos para testar a droga em ratos. A proposta feita pela Universidade de Manchester vai determinar a dose correta para ser prescrito às crianças com a doença.
 
Fonte R7

Dias mais quentes exigem protetor solar para uma pele saudável

Com a chegada dos dias mais quentes é importante não descuidar da pele e da exposição solar. A atenção vale tanto para quem vai curtir praia ou piscina, quanto para o dia a dia.
 
A exposição crônica e irregular à radiação ultravioleta traz danos à pele, ocasionando envelhecimento e câncer de pele, explica o dermatologista Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia regional de Pernambuco. “Isso justifica o uso regular do protetor solar, com proteção UVA e UVB, devendo ser iniciado nos primeiros anos de vida”, recomenda o especialista.
 
Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento e bronzeamento da pele, e são constantes durante todas as estações do ano, incluindo o inverno, afirma Palma. Já os raios UVB, causadores das queimaduras solares, são mais fortes no verão.
 
Para se cuidar, a recomendação é usar produtos que apresentem fator de proteção adequado para os raios UVA e UVB, em média em torno de 30, que podem ser usados diariamente.
 
Para pessoas de pele clara, o FPS deve ser partir de 50. Em exposições solares mais intensas, como na praia e piscina, utilizar produtos preferencialmente com FPS acima de 30.
 
Lembrando que o sol é benéfico antes das 10h e após às 16h, sempre com proteção. Mas deve ser evitado entre os dois horários.
 
O filtro, em qualquer época do ano, deve ser aplicado pela manhã e reaplicado a cada 2 a 3 horas, principalmente após suor excessivo, exercícios físicos ou fricção local. “
 
As áreas expostas, como a face, orelhas e mãos, devem ter prioridade para aplicação do produto”, orienta Palma.
 
Quando na praia ou piscina, além do protetor, os cuidados com a pele devem incluir roupas claras, viseiras, chapéus, bonés e guarda-sol, principalmente no caso de crianças e idosos. “
 
O uso do produto não deve servir de passaporte para expor-se de forma exacerbada ao sol”, alerta o dermatologista.
 
Fonte R7

Pessoas que roncam têm mais chances de ter câncer

Cientistas da Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, descobriram outros problema ocasionado pelo ronco.
 
Segundo o estudo, as pessoas que roncam têm mais chances de desenvolver câncer.
 
A explicação para isso é a seguinte: a interrupção da respiração ocasionada pelo ronco acelera o crescimento dos tumores.
 
Isso ocorre porque a falta de oxigênio estimula o crescimento de vasos sanguíneos que nutrem os tumores.
 
Quanto mais grave for o distúrbio do ronco, maior é a probabilidade do surgimento do câncer.
 
Os participantes do estudo passaram por testes de análises de sono e respiração ao longo de 22 anos.
 
Fonte R7

Ovo não deve faltar no cardápio do corredor

Comer ovos regularmente é excelente para o praticante de corrida.
 
Estudos comprovam que o alimento tem uma proteína facilmente absorvida pelo organismo pois ajuda a repar os músculos após uma longa corrida. Além disso, o ovo contém uma quantidade significativa de vitamina D, responsável na composição dos ossos.
 
Um ovo fornece 10% das necessidades que o corpo precisa.
 
O ovo tem em sua fórmula um pigmento chamado luteína, que ajuda a prevenir a degeneração macular decorrente do envelhecimento.
 
Ele também é composto de colina, um nutriente essencial para o cérebro e que mantém em ordem o sistema circulatório.
 
A colina diminui o inchaço após o treino e previne o mal de Alzheimer.
 
Fonte R7

Câncer no osso é detectado após menina sentir dores na perna

Médicos diagnosticaram tumor de 22 cm no fêmur de Hannah, de 9 anos
 
Hannah Baker, de 9 anos, que mora em Clee St. Margaret, Inglaterra, descobriu um tumor no osso depois de sentir dores fortes na perna.
 
Quando foi levada ao hospital, os médicos suspeitaram de uma distensão muscular. No entanto, quando a dor piorou, Hannah foi levada para fazer um raio-X no qual foi detectado um tumor de 22 cm na perna esquerda.
 
Sua mãe, Shim, de 36 anos, ficou surpresa com o diagnóstico dado pela equipe médica, pois ela achava que essas dores eram causadas pelo excesso de esportes que a filha vinha fazendo.
 
Após o impacto do diagnóstico positivo, Hannah fez quimioterapia durante quatro semanas e, por pouco, quase teve a perna amputada. Além disso, ela também passou por uma cirurgia, segundo o site Daily Mail.
 
Durante a operação, os cirurgiões inseriram uma endoprótese de titânio e uma haste de metal no fêmur com a finalidade de ajudá-la durante o seu crescimento.
 
Após seis meses de intensa recuperação, Hannah disse estar ansiosa para voltar a fazer seus esportes favoritos.
 
Cerca de 450 casos de câncer de osso são diagnosticados entre crianças e jovens entre 10 e 24 anos.
 
Por ser a Semana de Conscientização do Câncer de Osso, Hannah revelou que doou seu fêmur cancerígeno para pesquisas, na esperança de que outras crianças possam se beneficiar com pesquisas sobre a doença.
 
Fonte R7

Vizinhas sofrem com a mesma doença da 'perna de elefante'

Esther e Busisiwe vivem presas dentro de casa e sentem dores constantes
 
Esther Ntshanlintshali, de 69 anos, e Busisiwe Zulu, de 53 anos, que vivem em Alexandra townshhip, África do Sul, desenvolveram elefantíase, uma doença que deixa as pernas inchadas causadas pela picada do mosquito Culex.
 
Esther vive deitada na cama desde os 12 anos, pois essa condição faz suas pernas incharem quatro vezes a mais que o tamanho normal, segundo o tabloide The Sun.
 
— Tenho lutado contra essa doença durante muito tempo, o que me impede de andar dentro de casa ou sair para a rua. É muito difícil e doloroso.
 
Já Busisiwe, vêm lutando contra a elefantíase há 18 anos. A filha, Mbali, de 32 anos disse que sua mãe fica presa a um sofá e sente dores constantes.
 
A elefantíase ficou conhecida em 1980 pelo filme O Homem Elefante, que retrata a vida de John Merrick que sofreu com essa doença.

Fonte R7

Depressão em adolescentes pode levar à automutilação

Especialistas alertam para a necessidade de mais diálogo entre pais e filhos
 
É chocante ler em chats histórias de adolescentes que cortam braços e pernas sem motivo aparente e estampam cicatrizes e marcas de queimaduras na pele. Tamanha agressividade contra si mesmo é chamada de automutilação, conforme explica a psiquiatra Dra. Regina Alvares Biscaro, professora de psicoterapia da disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC.
 
— A automutilação é um distúrbio de comportamento que pode ter várias causas, entre elas, transtornos obsessivos, quadros depressivos ou o que chamamos de Transtorno de Personalidade Borderline, caracterizado pela impulsividade.
 
A especialista acrescenta que este comportamento agressivo também pode ser resultado do uso de drogas e álcool ou ainda uma tentativa de chamar a atenção dos pais. Para a psiquiatra Dra. Jackeline Giusti, do Ambulatório Geral da Infância e Juventude do Hospital das Clínicas de São Paulo, a automutilação atua como uma medicação para aliviar o estado emocional do adolescente.
 
— A automutilação é usada para aliviar sensações de angústia, tristeza e culpa, que também são sintomas da depressão.
 
Embora raro, o problema existe e precisa ser tratado adequadamente. De acordo com a psiquiatra do HC, alguns sinais podem indicar a necessidade de ajuda médica.
 
— Geralmente, os pais notam mudanças de comportamento, desinteresse por atividades que antes o filho gostava, queda de rendimento escolar, isolamento, uso de roupas de manga longa em dias quentes e cortes frequentes nos braços e pernas.
 
A médica da Faculdade de Medicina do ABC explica que o tratamento consiste em psicoterapia e, em alguns casos, medicação. Apesar de ser um pouco longo, ela garante que é possível superá-lo sem grandes prejuízos.
 
—É muito importante os pais manter-se próximos dos filhos, conhecer seus gostos pessoais e saber quem são seus amigos. Além disso, os adultos precisam dialogar mais com os adolescentes, impor limites e participar do seu dia a dia.
 
Fonte R7

Universidade de São Paulo - FORP-USP

A Universidade de São Paulo (FORP-USP) realiza concurso para provimento de vaga para a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Inscrições:
Até 18 de fevereiro de 2013 na Seção de Apoio Acadêmico da FORP, avenida do Café, s/nº, bairro Monte Alegre em Ribeirão Preto.

Remuneração:
R$ 12.527,42

Provas:
Haverá prova de títulos, prova oral e prova de arguição

Universidade de São Paulo - FMRP-USP

A Universidade de São Paulo (FMRP-USP) realiza concurso para provimento de vaga para o Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Inscrições:
Até 17 de outubro pelo www.faepa.br


Valor:
R$ 60,00.

Cargo:
Técnico Especializado em Informática Biomédica.

Remuneração:
R$ 4.167,42.

Provas:
Prova objetiva: 21 de outubro
Haverá prova de títulos.

Prefeitura Municipal Itaobim – MG

A Prefeitura Municipal Itaobim – MG realiza concurso para o provimento de 269 vagas

Inscrições:
De 24 de outubro a 22 de novembro na rua Belo Horizonte, nº. 360, Centro ou pelo www.msmconsultoria.com.br


Valor:
De R$ 31,00 a R$ 100,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Topógrafo e Médico-Veterinário

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 4.695,00

Provas:
Haverá prova objetiva; prova prática para Motorista, Motorista de Ambulância e Operador de Máquinas Agrícolas, Leves e Pesadas

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educação, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico, Mestre de Obras, Motorista, Motorista de Ambulância, Operador de Máquinas Agrícolas, Operador de Máquinas Leves, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Servente de Pedreiro e Servente Escolar;

Médio/Técnico - Agente Administrativo, Assistente de Saúde, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Veterinária, Fiscal Sanitário, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Técnico em Higiene Dental e Topógrafo;

Superior - Arquiteto, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Médico Clínico, Médico-Veterinário, Odontólogo, Pedagogo, Professor PEB I, Professor PEB II nas disciplinas de ciências, geografia, inglês, língua portuguesa e matemática e Terapeuta Ocupacional

Prefeitura Municipal de Maceió - AL

A Prefeitura Municipal de Maceió, Alagoas, realiza concurso para provimento de 831 vagas


Inscrições:
Até 19 de outubro, pelo www.cop
eve.ufal.br ou na avenida Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 85,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.548,24

Provas:
Provas objetivas: 16 de dezembro
Haverá prova de títulos para nível superior.

Cargos:
Ensino Fundamental - (28 vagas) Auxiliar de Serviços Gerais e (7) Motorista;
Ensino Médio - (506) Assistente de Serviço Administrativo, (17) Auxiliar de Enfermagem, (3) Auxiliar de Laboratório, (1) Auxiliar de Prótese, (12) Auxiliar de Saúde Bucal, (1) Protético, (2) Técnico Ambiental, (11) Técnico de Laboratório, (2) Técnico de Enfermagem, (2) Técnico em Saneamento e (4) Técnico em Segurança do Trabalho;

Ensino Superior - (40) Agente de Gestão, (2) Químico, (2) Técnico de Análise Epidemiológica, (12) Analista Clínico, (7) Assistente Social, (1) Biólogo, (10) Educador Físico, ( 9) Enfermeiro, (2) Engenheiro Civil, (2) Farmacêutico, (2) Fisioterapeuta, (2) Médico do Trabalho, (20) Ginecologista Obstetra, (3) Clínico Geral, (2) Geriatra, (2) Infectologista, (2) Mastologista, (29) Pediatra, (1) Pneumologista, (2) Psiquiatra, (2) Urologista, (13) Médico-Veterinário, (14) Nutricionista, (13) Odontólogo, (1) Odontólogo Estomatologista, (1) Odontopediatra, (2) Odontólogo para Pacientes com Necessidades Especiais, (2) Odontólogo Periodontista, (1) Odontólogo Radiologista, (30) Psicólogo, (1) Técnico em Recursos Humanos, (2) Terapeuta Ocupacional e (1) Zootecnista

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco - MG

A Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 96 vagas

Inscrições:
De 26 de novembro a 13 de dezembro pelo www.consulplan.ne
t ou na Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Praça 28 de Setembro, s/n, centro

Valor:
De R$ 32,30 a R$ 49,30

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.557,61

Provas:
Provas objetivas: 6 de janeiro

Haverá prova de títulos para nível superior na área de educação, provas práticas para Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Servente de Obras e comprovação de requisitos e apresentação de exames e atestados médicos.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bioquímico, Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Especialista Supervisora, Professor de Educação Básica II, Professor de Educação Física, Professor de Educação Básica III nas disciplinas de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Redação, Psicopedagogo, Advogado e Engenheiro Civil;

Ensino Médio - Desenhista, Técnico em Enfermagem, Agente de Computação, Arquivista, Auxiliar de Consultório Dentário PSF, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Tributos, Monitor de Informática, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar de Educação;

Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Zoonoses, Agente de Vigilância de Saúde, Atendente, Auxiliar de Serviço Educacional, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços, Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Servente de Obras, Vigia Patrimonial e Zelador Comunitário

Prefeitura Municipal de Loanda - PR

A Prefeitura Municipal de Loanda, Paraná, realiza concurso para provimento de 29 vagas

Inscrições:
De 26 de setembro a 28 de outubro, pelo www.consesp.com.br


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 150,00

Cargos:
Ensino Fundamental - Eletricista, Operário e Servente;

Ensino Médio - Auxiliar de Enfermagem Plantonista e Bombeiro Civil;

Ensino Superior - Assistente Social, Farmacêutico, Médico, Médico Anestesista, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Plantonista, Professor, Psicólogo e Professor de Arte, Educação Física e Libras.

Provas:
Provas objetiva: 25 de novembro
Haverá teste de aptidão física para Bombeiro Civil e prova de títulos para Professores

Prefeitura Municipal de Ananindeua - PA

A Prefeitura Municipal de Ananindeua, Pará, realiza concurso para provimento de 1.199 vagas

Inscrições:
De 1º a 25 de outubro pelo www.fundacaocetap.com.br


Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e/ou R$ 50,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.071,58

Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo, Auxiliar Municipal - Apoio Operacional na área de conservação, manutenção e limpeza de cemitérios, Auxiliar Municipal - Apoio Administrativo nas funções de Motorista, Coperia/Servente, Manutenção Elétrica, Manutenção Hidráulica, Vigilância e Segurança e Serviços Gerais/Servente;

Médio - Técnico Municipal - Suporte Administrativo nas áreas de Acervo documental/ Arquivologia, Administração de Pessoas, Contabilidade Básica, Técnico Municipal - Suporte Especializado nas áreas de Técnicas de Turismo, Fiscalização e Controle de Trânsito, Técnica de Esporte e Recreação;
Superior - Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Desenvolvimento do Turismo, Arquitetura, Planejamento Urbano, Urbanismo, Engenharia Civil, Habitação, Infraestrutura e Saneamento Urbano e Vigilância Ambiental, Analista Municipal - Gestão nas áreas de Auditoria Contábil, Auditoria Econômico-Financeira e Auditoria de Sistemas, Comunicação Social, Jornalismo e Relações Públicas, Contabilidade, Economia, Secretaria Executiva e de Análise de Sistemas, Suporte em Sistemas, Administração de Banco de Dados, Ciência da Computação, Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Informática, Analista Municipal - Serviços Estratégicos nas áreas de Biologia, Engenharia Sanitária e de Auditoria Médica, Analista de Segurança do Trabalho, Médico nas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Saúde da Família e de Urologia, Médico do Trabalho - Higiene e Medicina do Trabalho.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH/DF

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Distrito Federal, realiza seleção para preenchimento de vagas temporárias

Inscrições:
Até 19 de outubro.

Seleção:
Haverá análise curricular entre 20 e 25 de outubro.

Concurso Prefeitura de Divisa Alegre – MG 2012

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Divisa Alegre do Estado de Minas Gerais ( MG) com 48 vagas (vagas efetivas e formação de cadastro de reserva) para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 4.366,75.
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Ágora em parceria com a Prefeitura de Divisa Alegre .
 
As inscrições devem ser feitas de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012 no site www.agoraconsultoria.srv.br/v2/site/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00 . A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Ágora informado.

Provas do Concurso da Prefeitura de Divisa Alegre

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 02 de dezembro de 2012.
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Divisa Alegre’.

Resumo do Edital

Concurso:Prefeitura de Divisa Alegre
Vagas:48
Salário:A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 4.366,75.
Escolaridade:os níveis fundamental, médio e superior.
Inscrições:de 22 de outubro a 09 de novembro
Valor das Inscrições:varia de R$ 50,00 a R$ 100,00
Data das Provas:02 de dezembro
Organizadora:Ágora
Link do Edital:http://www.agoraconsultoria.srv.br/v2/site/
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de Divisa Alegre” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora Ágora.
 
Cargos disponíveis:
- Nível Superior: Advogado; Assistente Social; Dentista; Enfermeiro; Médico Plantonista; Nutricionista e Professor Educação Básica II de Ensino Religioso;
 
- Nível Médio: Agente de Tributos; Assistente Técnico e Técnico em Enfermagem
 
- Nível Fundamental: Agente de Tributos; Assistente Técnico e Técnico em Enfermagem;

Concurso Prefeitura de Carnaíba – PE 2012 – 413 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Carnaíba do Estado de Pernambuco ( PE) com 413 vagas para os níveis fundamental, médio e superior.
 
A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 4.000,00 .
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora Conpass em parceria com a Prefeitura de Carnaíba .
 
As inscrições devem ser feitas de 24 de setembro a 25 de outubro de 2012 no site v2.conpass.com.br/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00. A inscrição também poderá ser feita em locais indicados no edital.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora Conpass informado.

Provas do Concurso da Prefeitura de Carnaíba

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 25 de novembro de 2012.
 
Haverá questões de Português , Matemática , Informática , Contabilidade , Direito , História , Geografia , Ciências , Enfermagem , entre outras (clique para ver material relacionado/publicidade).
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Carnaíba’.

Resumo do Edital

Concurso:Prefeitura de Carnaíba
Vagas:413
Salário:A remuneração varia de R$ 622,00 a R$ 4.000,00 .
Escolaridade:os níveis fundamental, médio e superior.
Inscrições:de 24 de setembro a 25 de outubro
Valor das Inscrições:varia de R$ 50,00 a R$ 100,00
Data das Provas:25 de novembro
Organizadora:Conpass
Link do Edital:http://v2.conpass.com.br/
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de Carnaíba” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora Conpass.

Concurso Prefeitura de Vespasiano – MG 2012 – 451 vagas

Está disponível edital do Concurso público da Prefeitura de Vespasiano do Estado de Minas Gerais ( MG) com 451 vagas para o nível .
 
A remuneração varia de R$ 645,86 a R$ 1.106,40 .
 
As etapas iniciais do concurso serão conduzidas pela organizadora SEAP em parceria com a Prefeitura de Vespasiano .
 
As inscrições devem ser feitas de 26 de novembro a 26 de dezembro de 2012 no site www.seapconcursos.com.br/v2/site/. Neste mesmo site você poderá encontrar o Edital completo com todas as regras do concurso.
 
O valor da taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00.
 
ATENÇÃO: Não faça sua inscrição antes de ler atentamente o edital ou manual do candidato. Leia o edital no site da organizadora SEAP informado.

Provas do Concurso da Prefeitura de Vespasiano

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 26 e 27 de janeiro de 2013 de 2012.
 
Haverá questões de Português , Matemática , Raciocínio Lógico , Informática , Enfermagem , entre outras (clique para ver material relacionado/publicidade).
 
As datas, locais e horários das provas objetivas serão comunicados previamente pela organizadora e é de responsabilidade do candidato estar atento a todas as novas informações sobre o Concurso ‘ Prefeitura de Vespasiano ‘.

Resumo do Edital

Concurso:Prefeitura de Vespasiano
Vagas:451
Salário:A remuneração varia de R$ 645,86 a R$ 1.106,40 .
Escolaridade:o nível .
Inscrições:de 26 de novembro a 26 de dezembro
Valor das Inscrições:varia de R$ 50,00 a R$ 100,00
Data das Provas:26 e 27 de janeiro de 2013
Organizadora:SEAP
Link do Edital:http://www.seapconcursos.com.br/v2/site/
Ao fim da primeira etapa, os gabaritos e resultados das provas do concurso estarão disponíveis através da organizadora ou do site informado acima.
 
Não se esqueça de retirar suas dúvidas sobre o “Concurso da Prefeitura de Vespasiano ” lendo atentamente o edital publicado. O candidato poderá obter demais orientações e informações através da central de atendimento da entidade organizadora SEAP.
 
Cargos disponíveis:
- Nível Superior: Assistente Social; Biblioteconomista; Bioquímico; Enfermeiro; Engenheiro Civil; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Jornalista; Médico Angiologista; Cardiologista; Cirurgião; Clínico Geral; Ginecologista; Infectologista; Neurologista; Oftalmologista; Ortopedista; Otorrino; Pediatra; Pneumologista; Psiquiatra; Urologista; Nutricionista; Odontólogo; Professor II de Belas Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; História; Inglês; Matemática e Português; Psicólogo; Terapeuta Ocupacional e Veterinário.
 
- Nível Médio: Agente de Trânsito; Atendente de Consultório Dentário; Auxiliar Administrativo III; Auxiliar de Almoxarifado; Auxiliar de Contabilidade; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Secretaria; Cadastrador; Fiscal de Meio Ambiente; Fiscal de Obras; Fiscal Municipal de Tributos; Porteiro Atendente; Professor I; Secretária Escolar; Técnico em Higiene Dentária e Técnico em Laboratório;
 
- Nível Fundamental: Auxiliar Administrativo I e II; Auxiliar de Serviços Gerais; Cantineiro; Gari; Mecânico; Motorista; Pedreiro e Vigia;