Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Spray hormonal pode auxiliar no tratamento da dependência do álcool

Voluntários que receberam spray intranasal de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência
 
Cientistas da The University of North Carolina at Chapel Hill, nos EUA, descobriram que o uso de um spray contendo o hormônio ocitocina (OT) pode auxiliar na desintoxicação contra o alcoolismo.
 
A ocitocina é um hormônio associado à formação de vínculos sociais e afetivos. No entanto, não se sabe ainda exatamente quais são os efeitos colaterais do seu uso.
 
Pesquisas anteriores mostraram que o hormônio é capaz de bloquear a formação de tolerância ao álcool e reduzir os sintomas da abstinência em ratos dependentes de álcool.
 
Numerosos estudos recentes em humanos indicam que o OT administrado por via intranasal penetra e exerce os mesmos efeitos no cérebro.
 
O estudo, liderado por Cort A. Pedersen, recrutou 11 voluntários humanos dependentes de álcool que estavam no processo de largar o vício.
 
Parte desses participantes recebeu duas doses diárias de ocitocina nasal, enquanto a outra parte recebeu placebo.
 
Todos os voluntários receberam um calmante, o benzodiazepínico, quando atingiram certo grau de sintomas de abstinência.
 
Os resultados mostraram que aqueles voluntários que receberam spray de ocitocina tiveram menos vontade de beber e menos sintomas de abstinência do que os voluntários que receberam placebo.
 
Além disso, segundo os pesquisadores, foram necessárias menos doses de benzodiazepínicos no grupo da ocitocina.
 
A equipe destaca que esta é a primeira demonstração de que o tratamento com ocitocina pode bloquear a retirada do álcool em humanos. "Nossos resultados são consistentes com descobertas anteriores em roedores de que o hormônio inibe a neuroadaptação e a retirada do álcool. OT pode ter vantagens sobre os benzodiazepínicos na gestão de abstinência alcoólica, pois pode reverter, em vez de manter a tolerância sedativo-hipnótica", afirmam os autores.
 
O próximo passo da equipe é testar se o tratamento com ocitocina é eficaz na redução de consumo de álcool em pacientes de ambulatório.

 
Fonte isaude.net

Pesquisa internacional pode melhorar eficácia de antibiótico contra cólera

Lisa Craig, pesquisadora responsável pelo estudo
Equipe descobriu mecanismo que torna Vibrio cholerae um agente patogênico letal causador da doença
 
Equipe internacional de pesquisadores conseguiu explicar como o Vibrio cholerae se tornou um agente patogênico letal causador da cólera. A descoberta é capaz de ajudar a revolucionar o tratamento com antibióticos da bactéria mortal.
 
O V. cholerae causa a cólera, que é endêmica em muitos países em desenvolvimento e pode surgir em regiões devastadas por guerras e desastres naturais. Um surto após o terremoto de 2010 no Haiti matou pelo menos 7.500 pessoas.
 
A equipe descobriu que dois genes no genoma do V. cholerae o tornam tóxico e mortal. A bactéria adquiriu esses genes quando um vírus bacteriano chamado CTX-phi o infectou.
 
Os pesquisadores e seus colegas propuseram a ideia de que um mecanismo dentro de V. cholerae permite que o vírus CTX-phi o infecte.
 
CTX-phi se agarra a um filamento ' pilus' longo que flutua na superfície de V. cholerae. O filamento em seguida se retrai, puxando o gene da toxina CTX-phi para dentro da bactéria onde ele se liga a TolA, uma proteína da parede bacteriana.
 
O processo transforma V. cholerae em um agente patogênico humano mortal.
 
Segundo os autores, os filamentos ' pilus' podem ser explorados como um mecanismo de transporte para entregar antibióticos diretamente na bactéria.
 
"Nós poderíamos explorar o mecanismo de retração do pilus para introduzir antibióticos diretamente nas células, ignorando sua barreira de membrana externa", explica a líder da pesquisa Lisa Craig, da Simon Fraser University.
 
Atualmente existem antibióticos para V. cholerae, mas esses também matam bactérias benéficas no intestino. A ideia dos pesquisadores é usar o ' pilus' como um ' cavalo de Tróia' para entregar medicamentos especificamente e eficazmente ao patógeno bacteriano.
 
De acordo com, a descoberta de sua equipe é ainda mais emocionante devido à simplicidade de seu funcionamento.
 
Craig acredita que o mecanismo de ' pilus' também pode ser usado para entregar antibióticos para tratar a Pseudomonas aeruginosa, uma infecção respiratória mortal bacteriana que atinge principalmente pessoas com fibrose cística e poderia salvar muitas vidas.
 
 
Fonte isaude.net

Nova técnica afirma reduzir o estresse e melhorar o sono em apenas 10 minutos

A nova técnica, que deve ser realizada na cama, na hora de domir, envolve respiração profunda e o uso do imaginário
 
Uma técnica simples, com duração de apenas 10 minutos pode ajudar a aliviar o estresse, melhorar a qualidade do sono e diminuir a fadiga. A afirmação é de pesquisadores do Walter Reed National Military Medical Center, em Bethesda, Maryland (EUA).
 
A nova técnica, chamada 10-minute Tension Tamers, foi testada em 334 pacientes que participam de um programa de saúde do coração. Após 30 minutos de apresentação e quatro visitas de 30 minutos de um especialista em gestão de estresse, o grupo já estava apto para utilizar a técnica.
 
Os exercícios devem ser praticados na hora de dormir, na própria cama, e incluem respiração profunda e o uso do imaginário de acordo com a necessidade cada um. De 334 integrantes da pesquisa, com média de idade de 55,7 anos, 65% melhoraram a percepção do estresse em 6,6 pontos. Outros 116 indivíduos (34% do total), com média de idade 59,7 anos, tiveram uma piora no nível de estresse de 4,6 pontos. Nos dois grupos foi registrada uma significativa melhoria na qualidade do sono e na diminuição da fadiga.
 
O estudo foi apresentado durante CHEST 2012, reunião anual do American College of Chest Physicians, que está sendo realizado entre 20 e 25 de outubro, em Atlanta, na Geórgia.
 
 
Fonte isaude.net

Mulheres que não amamentam são mais propensas ao câncer de mama

Risco de câncer de mama ER/PR-negativo foi maior em mulheres que tiveram três ou mais filhos e não amamentaram
 
Amamentação reduz o risco de câncer de mama receptor de estrogênio e progesterona negativo (ER/PR-negativo), de acordo com estudo realizado na Columbia University's Mailman School of Public Health, nos EUA.
 
Os resultados indicam ainda que mulheres que tiveram três ou mais filhos e não amamentaram apresentaram um risco ainda maior da doença.
 
Câncer de mama ER/PR-negativo muitas vezes afeta mulheres mais jovens e tem um prognóstico pior que outros tipos da doença.
 
Os pesquisadores analisaram dados um estudo que incluiu 4.011 mulheres com câncer de mama e 2.997 mulheres sem o câncer.
 
Eles examinaram a associação entre fatores de risco reprodutivos, como o número de filhos que uma mulher tem, a amamentação e uso de contraceptivos orais, e encontraram um risco aumentado para o câncer ER/PR-negativo em mulheres que não amamentaram.
 
"As mulheres que tiveram filhos, mas não amamentaram, tinham cerca de 1,5 vezes mais risco de desenvolver câncer de mama ER/PR-negativo. Se as mulheres amamentaram seus filhos, não houve aumento do risco do câncer. Isto é particularmente importante, pois a amamentação é um fator modificável que pode ser promovido e apoiado através de políticas de saúde", afirma autora da pesquisa Meghan Work.
 
Os investigadores também descobriram que o uso de contraceptivo oral não foi associado com risco de câncer ER/PR-negativo, com a exceção das formulações disponíveis antes de 1975. Essas formulações anteriores continham doses mais elevadas de estrogênio e progesterona do que as versões mais recentes.
 
Estes resultados apoiam pesquisas anteriores que têm demonstrado um benefício da amamentação sobre o câncer de mama triplo-negativo, o que inclui cânceres de receptores de estrogênio e progesterona negativos.
 
Fonte isaude.net

Especialistas derrubam as 14 maiores mentiras sobre saúde e alimentação

Conheça os mitos que impedem uma vida mais saudável
 
Comer muito doce causa diabetes? Ingerir carboidratos à noite engorda? A osteoporose só atinge mulheres? São muitas as dúvidas que envolvem saúde e alimentação e diversas também as respostas para essas questões. O Minha Vida conversou com um time de especialistas e enumerou as 14 maiores falácias que chegam aos consultórios e esclarece todos eles para ajudar você a levar uma vida saudável.
 
Mulher bebendo água - Foto Getty Images1. Tomar água em jejum emagrece
Mentira. Beber água em jejum é um hábito saudável que deveria ser adotado por todas as pessoas, mas não ajuda a emagrecer.
 
"Ela apenas hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia", aponta a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.
 
Criança vendo televisão - Foto Getty Images2. Assistir televisão de perto prejudica a visão
Mentira. Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Neto, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, ficar próximo à televisão não prejudica a saúde ocular. "Isso provavelmente surgiu porque a maior parte dos adultos teve perda da visão ao longo da vida, mas isso é um processo natural de envelhecimento", explica.
 
O hábito é comum entre crianças principalmente porque assim elas veem as imagens ampliadas.
 
Mulher recusando pedaços de bolo - Foto Getty Images 3. O estômago encolhe quando comemos menos
Mentira. "Por se tratar de um órgão muscular, não há como o estômago reduzir seu tamanho apenas porque estamos ingerindo uma quantidade menor de alimentos", explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. O contrário, entretanto, pode ocorrer.
 
Quando exageramos na dose, nosso estômago consegue se distender para poder armazenar toda a comida.
 
Homem comendo chocolate - Foto Getty Images4. Comer muito doce causa diabetes
Mentira. A ingestão de doces não causa diabetes. A doença tem como principais fatores de risco histórico familiar, obesidade e sedentarismo.
 
"Assim, quem tem uma capacidade normal de processar carboidratos no organismo não corre o risco de desenvolver o problema", explica a clínica geral Andrea Sette, do Hospital e Maternidade São Luiz. Entretanto, se a ingestão de doces levar à obesidade, então você aumenta a probabilidade de ter a doença.
 
Mulher cortando fatias de pão - Foto Getty Images 5. Comer carboidratos após às 18 horas engorda
Mentira. O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada, portanto o segredo é a moderação.
 
"O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura", afirma Roseli Rossi. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais.
 
Homem de boné - Foto Getty Images6. Usar boné faz o cabelo cair
Mentira. De acordo com o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, as pessoas confundem quebra do fio com queda do cabelo.
 
"O uso do boné diariamente favorece a quebra dos fios justamente na região que costuma ficar marcada pela borda do acessório", explica. Assim, quem tem o cabelo mais comprido pode apresentar diminuição do volume, mas isso não significa que os fios estejam rareando em função da calvície, que é quando os fios deixam de nascer naquela região.
 
Fatias de pão integral - Foto Getty Images7. Alimentos integrais não engordam
Mentira. Todos os alimentos, inclusive os integrais, possuem calorias e, portanto, podem levar ao ganho de peso.
 
Segundo a nutricionista Roseli, o fato de um alimento ser mais saudável não quer dizer que ele pode ser consumido sem moderação. "Exagerar na ingestão de alimentos integrais também pode aumentar a gordura corporal", complementa.
 
Cerveja preta - Foto Getty Images8. Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Mentira. A cerveja preta não estimula a produção de leite materno e ainda pode ser prejudicial para o bebê, alerta a ginecologista obstetra Bárbara Murayama, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).
 
"O álcool passa para a criança através do leite e nenhum estudo ainda conseguiu estipular uma dose segura de ingestão da bebida para gestantes", aponta.
 
Criança bebendo leite - Foto Getty Images9. Tomar leite e comer manga faz mal
Mentira. O mito de que consumir leite e manga faz mal provavelmente surgiu para impedir a ingestão desses alimentos pelos escravos na época do Brasil Império.
 
Mas a nutricionista Maria Fernanda garante que não há qualquer relação de dano para o organismo em misturar a fruta com o laticínio.
 
Criança lendo debaixo das cobertas com uma lanterna - Foto Getty Images 10. Ler à noite ou com pouca luz piora a visão
Mentira. Ler em um ambiente com pouca luz não faz mal para os olhos. "Você pode ter dificuldade de enxergar, mas isso não quer dizer que está prejudicando a visão - mesmo que você aperte os olhos para enxergar melhor", explica o oftalmologista Rubens.
 
Segundo o especialista, a tarefa pode ficar mais difícil com a idade, mas isso está relacionado ao envelhecimento natural do ser humano e não ao hábito de ler de noite ou com pouca luminosidade.
 
Ovo cozido - Foto Getty Images11. Quem tem colesterol alto não pode consumir ovo
Mentira. É fato que o ovo apresenta grande quantidade de colesterol em sua gema. "O que as pessoas não sabem é que apesar de aumentar o colesterol LDL (ruim), ele também aumenta os níveis de colesterol HDL (bom)", esclarece Maria Fernanda. Segundo ela, pessoas com colesterol alto podem consumir até quatro ovos por semana e, de preferência, cozidos.
 
 O ideal é evitar a versão frita, pois carrega uma gordura nociva ao organismo e que ajuda a elevar as taxas de colesterol.
 
Idosas - Foto Getty Images12. Osteoporose só atinge mulheres
Mentira. "A osteoporose é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens, mas isso não significa que ela seja uma doença exclusivamente feminina", alerta Andrea Sette.
 
Segundo a especialista, isso acontece devido à diminuição do hormônio estrogênio no corpo da mulher após a menopausa, que influencia diversos processos do organismo, inclusive a absorção de cálcio. No entanto, a doença também afeta a ala masculina.
 
Mulher comendo fatia de abacaxi - Foto Getty Images13. Abacaxi queima gordura
Mentira. Por ajudar no processo de digestão, muita gente associou o abacaxi à queima de gordura, mas isso não passa de mito, de acordo com a nutricionista Roseli.
 
"Ele é fonte de vitaminas e, por isso, é muito bem-vindo na dieta, mas não tem qualquer relação com a queima de gordura corporal", explica.
 
Pés descalços - Foto Getty Images14. Andar descalço causa dor de garganta
Mentira. O contato dos pés com o chão, mesmo gelado, não afeta em nada as vias aéreas superiores, afirma a clínica geral Andrea.
 
Os únicos perigos são ferimentos ou contato com alguma sujeira, o que pode favorecer um processo inflamatório.
 
Fonte Minha Vida

Tudo sobre colesterol

Getty Images
Aterosclerose é o endurecimento das paredes dos
vasos causado pela deposição de gordura
O que é Colesterol?
O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
 
- LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
 
- HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
 
Tipos
Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, ele precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.
 
A associação dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).
                               
Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.                               
 
Fatores de risco
Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.
 
A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.
                               
A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.
                              
As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet à manteiga.
 
Diagnóstico de Colesterol
                      
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis ideais de colesterol no sangue devem ser:
  • Colesterol Total: abaixo de 200mg/dL de sangue
  • Bom Colesterol (HDL): acima de 35mg/dL de sangue
  • Mau Colesterol (LDL): abaixo de 130mg/dL de sangue.
 
Complicações possíveis
Níveis elevados de colesterol estão associados a doenças coronarianas e aterosclerose. As recomendações habituais são para uma ingestão diária de colesterol inferior a 300 mg, quantidade que representa cerca de 50% da quantidade ingerida pelos norte-americanos.
                              
O colesterol, popularmente chamado de gordura do sangue, é uma substância gordurosa, esbranquiçada e sem odor. Não existe nos vegetais, apenas no organismo dos animais. Em pequenas quantidades, é necessário para algumas funções do organismo; em excesso, causa problemas.
                               
Encontrado em todas as células do organismo, é utilizado para a produção de muitas substâncias importantes, incluindo alguns hormônios e ácidos biliares.                               
 
Aterosclerose
É o endurecimento das paredes dos vasos causado pela deposição de gordura. Existe uma predisposição genética que, combinada com o fumo, o estresse, a vida sedentária e a pressão alta, pode levar à doença.
 
Prevenção
                      
Além de uma alimentação equilibrada, há outras maneiras de evitar o aumento do colesterol e, até mesmo, diminuí-lo:
  • Fazer exercícios físicos: a atividade física pode ajudálo a emagrecer e a diminuir as tensões. Controlando o peso, fazendo exercício ou praticando esporte, você se sente melhor e diminui o risco de infarto
  • Não fumar: o cigarro é um fator de risco para doença coronária. Aliado ao colesterol, multiplica os riscos
  • Evitar o estresse: uma vida menos estressada também diminui o risco de infarto. Procure transformar as suas atividades diárias em algo que lhe dê satisfação
  • Fazer uma dieta com baixos níveis de gordura e colesterol: seja rigoroso no controle da alimentação.
Lembre-se de que todos os alimentos de origem animal têm colesterol. Portanto, dê preferência a alimentos de origem vegetal: frutas, verduras, legumes e grãos. Quem tem predisposição deve seguir as mesmas recomendações descritas no tratamento: manter hábitos de vida saudáveis, evitar o fumo e controlar o colesterol e a pressão arterial.
 
Sugestões de hábitos:
  • Coma mais frutas e vegetais
  • Coma mais peixe grelhado ou assado e menos carnes fritas
  • Coma uma variedade de alimentos ricos em fibras, como aveia, pães integrais e maçãs. As fibras ajudam a reduzir as taxas de colesterol
  • Limite a ingestão de gorduras saturadas, como gordura de derivados de leite
  • Limite os alimentos ricos em colesterol, como gema de ovo e fígado
  • Utilize derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light
  • Evite frituras.
 
Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados por pessoas com diabetes, pois estas apresentam riscos de manifestações da aterosclerose de três a quatro vezes maior que as pessoas não-diabéticas. Há alimentos que ajudam a reduzir as taxas de colesterol no sangue, assim como também existem os que devem ser evitados. Para isso, preste atenção nas duas listas abaixo:                                
 
Alimentos ricos em colesterol:
  • Bacon
  • Chantilly
  • Ovas de peixes
  • Biscoitos amanteigados
  • Doces cremosos
  • Pele de aves
  • Camarão
  • Queijos amarelos
  • Carnes vermelhas "gordas"
  • Gema de ovos
  • Sorvetes cremosos
  • Creme de leite
  • Lagosta
  • Vísceras.
Alimentos que ajudam a reduzir o colesterol:
  • Aipo
  • Couve-de-bruxelas
  • Bagaço da laranja
  • Ameixa preta
  • Ameixa preta
  • Couve-flor
  • Mamão
  • Amora
  • Damasco
  • Mandioca
  • Azeite de oliva
  • Ervilha
  • Pão integral
  • Aveia
  • Farelo de aveia
  • Pêra
  • Cenoura
  • Farelo de trigo
  • Pêssego
  • Cereais integrais
  • Feijão
  • Quiabo
  • Cevada
  • Figo
  • Vegetais folhosos.
Pronto, você já sabe o que é o colesterol e como evitá-lo. Na próxima vez que for fazer suas compras, opte por alimentos que ajudem a diminuir o colesterol e pense duas vezes antes de faltar à academia. Seu corpo agradece duplamente!
 
Sintomas de Colesterol
O colesterol alto não apresenta sintomas, por isso, quem tem aterosclerose e obesidade, possui história de morte na família por infarto, é sedentário e/ou alimenta-se com ingestão exagerada de gorduras saturadas tem mais chances de ter colesterol alto. A aterosclerose não produz qualquer tipo de sintoma até que ocorra a obstrução de uma ou mais artérias.
 
Tratamento de Colesterol
Existem remédios para controlar o colesterol alto, mas a aterosclerose só melhora com uma mudança mais significativa no estilo de vida. Reduzir o estresse, praticar exercícios físicos, manter a pressão arterial estável e o peso sob controle, são fundamentais. As pessoas que tem diabetes devem ficar mais atentas.
 
Fonte Minha Vida

Incidência de tétano diminui 44% em dez anos

No caso do tétano neonatal, redução chegou a 85% de 2011 a 2011
 
O número de casos de tétano no Brasil caiu 44% na última década. Foram 327 casos em 2011 contra 578 em 2001.
 
A média, a partir de 2007, foi de 340 casos confirmados por ano. No caso do tétano neonatal (que atinge recém-nascidos de dois a 28 dias de vida) a redução chegou a 85% de 2001 a 2011. Os dados foram apresentados na 12ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, divulgado pelo Ministério da Saúde.
 
A queda no número, segundo o estudo, é atribuída à vacinação de rotina e ao reforço na imunização dos chamados grupos de risco, como agricultores e trabalhadores da construção civil e da indústria. O calendário de vacinação conta com a pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, doenças causadas pelo Haemophilus influenza tipo b, como meningite, e hepatite B), a DTP, para crianças de um e quatro anos, e a dT Adulto, disponível para reforço a cada dez anos.
 
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina contra o tétano nos postos da rede pública. Além da vacina, cuidados com a higiene, tanto do cordão umbilical no caso da forma neonatal da doença, e de feridas no caso de tétano acidental, são fundamentais na prevenção.
 
O tétano é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, causada pela bactéria Clostridium tetani, encontrada em metal enferrujado, nas fezes, na terra, em galhos e arbustos, além de água contaminada e, até mesmo, na pele.
 
Os primeiros sintomas da doença em adultos são contratura muscular, rigidez de nuca e coluna, dificuldade em abrir a boca, dores pelo corpo e febre baixa ou inexistente. Nos recém-nascidos, deixar de mamar, chorar muito e febre baixa são os primeiros sinais de que o bebê pode estar com tétano neonatal.
 
Fonte R7

Com restos de placenta no útero, mãe quase morre de hemorragia

Ao voltar cinco vezes ao hospital, Megan alega que foi dito que era apenas uma infecção no útero
 
Megan Hubbard, de 23 anos, que mora em Londres, quase morreu depois de sofrer uma hemorragia causada pela placenta que ficou em seu útero.
 
A mãe sofreu o sangramento enquanto estava em um restaurante duas semanas depois dar à luz, no mês passado.
 
Megan voltou cinco vezes ao hospital para se queixar da hemorragia, mas os médicos disseram que isso era “normal”, segundo o site Daily Mail.
 
Ela alega que foi dito que ela sofria de uma infecção no útero. No mesmo dia, enquanto ela comia em um restaurante, Megan desmaiou devido à hemorragia causada por restos de placenta ‘deixadas’ em seu ventre.
 
A mãe perdeu 3,5 litros de sangue, o que exigiu uma transfusão imediata ao chegar ao hospital.
 
Normalmente, a placenta se separa da parede uterina e é expelida pela vagina 20 minutos após o parto. Se algumas partes permanecer no útero (chamada de placenta retida), pode haver uma infecção. Caso isso aconteça, a maneira de parar a hemorragia é removendo o tecido cirurgicamente.
 
Megan reclamou ao chefe de obstetrícia do hospital sobre o ocorrido e está considerando em levar o caso à justiça.
 
Fonte R7

Centro no Rio pesquisará células-tronco

Projeto é dedicado a estudos sobre doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson, e medicina esportiva de alto desempenho
 
O Rio terá um Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde, o Sautec, dedicado a pesquisas com células-tronco, doenças cerebrais, como Alzheimer e Parkinson, e medicina esportiva de alto desempenho.
 
O projeto prevê investimento de R$ 42 milhões na construção do prédio, e outros R$ 30 milhões para a compra de equipamentos. A previsão é de que o Sautec seja licitado até o fim do ano e inaugurado em 2014. ”O secretário de Saúde do Estado do Rio, Sérgio Côrtes, justifica:
 
— “Há um abismo entre a bancada de pesquisa e o leito hospitalar. Conhecemos a doença de Alzheimer, mas não temos medicamentos novos, terapias celulares. É nisso que queremos inovar.
 
O Sautec foi desenhado com base em uma ideia do neuropsiquiatra Jorge Alberto Costa e Silva, cientista sênior da Universidade de Nova York e ex-diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele propôs ao governo do Rio a criação de um instituto de estudos do cérebro. Foram três anos de reuniões e sugestões. Segundo Costa e Silva, “o modelo de estudos do cérebro é inspirado no dos institutos de Paris e de Hannover.
 
O laboratório de células-tronco é o mesmo do NIH (agência norte-americana de saúde).” O Sautec funcionará num prédio de sete andares, junto ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), na zona portuária.
 
— Divididos em 8 mil m², ficarão os setores de estudos da mente, laboratório de terapia celular e centro de imagem - que terá o único equipamento de ressonância magnética de 7 tesla do Hemisfério Sul, que permite imagens do cérebro em funcionamento diante de estímulos.
 
Haverá também o Laboratório da Marcha, que buscará soluções para atletas de alta performance e investigar como melhorar o caminhar de pacientes com paralisia cerebral, por exemplo. O centro terá programas de mestrado e doutorado.
 
O Sautec será usado por pesquisadores de diferentes instituições, que terão à disposição secretárias e equipe de consultoria para relatórios de prestação de contas. Os interessados submeterão projetos de pesquisa a uma comissão. As despesas para utilizar as instalações serão rateadas pelos projetos que tiverem financiamento de agências de fomento. O governo alugará o espaço para pesquisas da indústria farmacêutica.
 
O processo será coordenado pelo Instituto Vital Brazil, estatal. Depois de pronto, o governo deve investir R$ 2 milhões por mês no instituto. Verbas Ligia Bahia, vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), defende que os investimentos em pesquisas venham do Ministério de Ciência e Tecnologia, com o fortalecimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio (Faperj).
 
— “É importante investir em ciência, mas sem diluir as verbas da saúde, que devem ter outro destino”, afirma. Já o médico Amâncio Paulino de Carvalho, professor de Saúde Coletiva da UFRJ, não vê contradição no fato de a Secretaria de Saúde investir em pesquisa.
Para ele, os problemas do setor no Rio não são de verba, mas de gestão.
 
Fonte R7

Arma que dispara choque pode matar, alerta cardiologista

Apesar de integrar a categoria de arma não letal, o taser pode matar
Chamado de taser, 'pistola' tem como objetivo paralisar a pessoa e não atacá-la
 
No dia 18 de março, o estudante brasileiro Roberto Laudisio Curti, de 21 anos, morreu após receber 14 disparos de uma arma taser em Sydney, na Austrália. A história ganhou grande repercussão na imprensa e levanta a questão se os disparos de choque podem matar.
 
Apesar de o taser integrar a categoria de arma não letal, o cardiologista Dr. Sérgio Timerman, diretor do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), discorda:
 
— São armas menos letais, mas se mal utilizadas podem matar.
 
De acordo com o médico, sua descarga elétrica tem potencial para paralisar o sistema neuromuscular bloqueando os sinais que o cérebro transmite para o corpo. Dessa forma, a pessoa atingida fica imobilizada por cinco segundos e cai no chão.
 
— Apesar de não ser possível dizer quantos choques o organismo aguenta, vale ressaltar que esta descarga elétrica pode causar mais problemas em uma pessoa drogada, alcoolizada ou com doença cardíaca do que em um cidadão saudável.
 
O Dr. Timerman acrescenta que até o momento não há comprovação científica dos danos causados diretamente ao coração, mas “sabe-se que o choque pode desencadear prejuízos, inclusive fatais, para um coração já doente”.
 
Ele avisa que os disparos jamais devem ser mirados no rosto, pescoço e tórax, exatamente por serem locais mais sensíveis. Se houver necessidade, a recomendação é que as ondas eletromagnéticas atinjam o dorso, as pernas ou o abdome.
 
— Além das queimaduras que o choque pode causar na pele, se ele atingir os olhos pode cegar o “infrator”. Sem falar nos ferimentos da própria queda.
 
Fonte R7

Poluição sonora prejudica a saúde emocional

De acordo com um estudo a Universidade de Harvard, a poluição sonora das grandes cidades é a responsável por prejudicar a saúde do cérebro.
 
O barulho excessivo age com uma droga, tornando as pessoas dependentes do ruído.
 
O barulho estressante libera substâncias excitantes no cérebro como o ópio e a heroína. Elas provocam prazer e tornam as pessoas viciadas no ruído.
 
Essa dependência pode causar depressão e agitação, deixando as pessoas incapazes de reflexão e meditação mais profunda.
 
Quanto mais exposta ficar a pessoa ao ar poluído, principalmente durante os engarrafamentos, onde há uma maior concentração de dióxido de carbono, maior é o nível de estresse.
 
Esse estresse prolongado pode agravar doenças como a arteriosclerose, problemas no coração e até o surgimento de doenças infecciosas.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Alpestre – RS

A Prefeitura de Alpestre, Rio Grande do Sul, cidade situada a 356 km da capital e com 8. 027 habitantes, publicou edital Nº. 35/2012 para realização de concurso público. O concurso destina-se ao preenchimento de 10 vagas de nível fundamental e superior, com remuneração que pode chegar a R$ 10.654,00.

Cargos

Médico, Motorista, Pedreiro e Vigilante.

Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 18 de outubro até às 23h59min, do dia 01 de novembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 50,00 (nível fundamental) e R$ 100,00 (nível superior).
 
Caso o Candidato não possua acesso à Internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h às 16h, no período de 18 de outubro a 01 de novembro de 2012, nos dias úteis, no Departamento de Recursos Humanos, na Prefeitura Municipal, situada na Praça Tancredo Neves, nº 300, Bairro Centro, em Alpestre/RS.

Prova

A prova escrita, para todos os cargos será aplicada na data provável de 02 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 14 de novembro de 2012.
 
A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova escrita ou em data a ser informada por edital.
 
O concurso terá validade por 2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Ubatuba - SP

Visando o preenchimento de 419 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Ubatuba, em São Paulo, lançou dois editais (n° 003 e 004/2012) para realização de processo seletivo e concurso público. O salário oferecido é de até R$ 6.586,18, em jornadas de 20 e 40 horas semanais, lembrando que do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Quem tem apenas o nível fundamental poderá concorrer às chances de Ajudante Geral, Auxiliar de Consultório Dentário do Programa da Saúde da Família, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Encanador, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Pintor e Telefonista.

Quem tem o nível médio pode concorrer nos cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo do Programa da Saúde da Família, Agente de Controle de Endemias, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Fotógrafo, Técnico de Contabilidade e Técnico de Informática.

Nas especialidades que exigem nível superior, há vagas para Analista de Sistema, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Urologista, Médico Veterinário, Procurador Municipal, Professor de Educação Básica II (Ciências), Professor de Educação Básica II (História), Programador de Computador, Publicitário e Técnico Desportivo.
 
Além dessas funções, o processo seletivo também oferece vagas para Licenciatura Plena em Pedagogia, Normal Superior ou curso secundário de Magistério, na função de Professor Adjunto de Ensino Básico I (PAEB I).

O certame será realizado através da Fundação VUNESP, que disponibilizou sua página eletrônica para processamento das inscrições entre 29 de outubro a 03 de dezembro de 2012. O endereço é www.vunesp.com.br e a taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 75,00, de acordo com o cargo desejado.

O edital prevê que os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, visando avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao desempenho do cargo.

A prova objetiva, para todos os cargos, ocorrerá na data prevista do dia 17 de fevereiro de 2013, às 9 horas e o gabarito oficial será publicado no "Jornal Agito" a partir do 2º dia útil subsequente ao da aplicação.

O prazo de validade do Processo Seletivo e do concurso público será de 02 (dois) anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até igual período.

Editais

Concurso Prefeitura de Paranaguá (PR)

Foi divulgado pela Fauel o edital nº 02/2012 de concurso público para a Prefeitura de Paranaguá, no Paraná, cujo objetivo é preencher 95 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 2.223,29, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de Artífice, Funileiro e Mecânico.

No nível médio, os postos são para Desenhista, Eletricista de Manutenção de Veículos, Fiscal de Urbanismo, Operador de Máquina Tetroescavadeira, Técnico em Raio X, Técnico de Processamento, Técnico em Edificação Civil, Técnico em Saneamento, Técnico em Topografia e Topógrafo.

Já para o nível superior, há vagas nas funções de Assistente Social, Engenheiro de Trânsito, Estatístico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Emergência, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geriatra, Médico Dermatologista, Médico Hematologista, Médico do Trabalho, Médico Endocrinologista, Médico Gastroenterologista, Médico Ginecologista, Médico Infectologista, Médico Mastologista, Médico Nefrologista, Médico Neurologista, Médico Oftalmologista, Médico Oncologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Perito, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Radiologista e Médico Urologista.
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 horas do dia 24 de outubro até às 23hs59min do dia 07 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.fauel.org.br. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo desejado.
 
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, devendo os mesmos conferir a data, o local e o horário de sua realização no site da Fauel.
 
Por fim, este concurso público terá validade de 02 anos, contados a partir da data de publicação e homologação do resultado final.

Processo seletivo da Prefeitura de Campo Alegre (SC)

A Prefeitura de Campo Alegre, Estado de Santa Catarina, lançou edital n° 012/2012 de processo seletivo que visa preencher 02 vagas para profissionais com formação em curso superior de Medicina e com registro no conselho profissional.
 
A remuneração será de R$ 32,02 por hora, acrescida de mais 40% de gratificação especial médica e 25% de adicional noturno.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 25 de outubro de 2012, na Prefeitura Municipal de Campo Alegre, sito à rua Cel. Bueno Franco nº 292, centro, no horário das 8:00 horas às 12:00 horas e 13:00 horas às 17:00 horas.
 
A seleção dos candidatos será realizada a partir da análise de tempo de serviço prestado na área.
O certame tem validade de um ano, podendo ser prorrogada se necessário por apenas mais um ano.

Concurso Prefeitura de Pirapó - RS

A Prefeitura de Pirapó, Estado do Rio Grande do Sul, através da empresa Sellector Concursos, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 16 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia de R$ 583,57 a R$ 7.294,60, em carga horária de 35 a 44h semanais.
 
Cargos
Nível Superior: Farmacêutico (1), Médico (2);
Nível Médio: Técnico em Enfermagem (2);
Nível Fundamental: Agente Administrativo Auxiliar (3);
Nível Fundamental Incompleto: Motorista (2), Servente (1);
Nível Alfabetizado: Operário (5).

Inscrições
A inscrição poderá ser efetuada até 5 de novembro de 2012, das 7h às 12h, de segunda à sexta-feira na tesouraria da Prefeitura Municipal, Rua Afonso Medeiros, nº. 562. O valor da taxa de inscrição será de R$ 39,44 para todos os cargos.

Provas
As Provas Objetivas e Práticas ocorrerão provavelmente em 25 de novembro de 2012, em local e horário a ser divulgado, através dos sites www.sellector.com.br e www.pirapo.rs.gov.br. O tempo de duração das provas objetivas será de 3 horas. O gabaritos será divulgado na data prevista de 26 de novembro de 2012.

O candidato deverá comparecer ao local determinado para a realização das provas, com antecedência mínima de 30 minutos do horário fixado para o início dos trabalhos, munido de comprovante de inscrição, carteira de identidade (civil ou militar), caneta esferográfica azul ou preta.

Validade
O concurso terá validade por 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Administração Municipal e através de Decreto do Prefeito Municipal.

CRP 18ª região (MT) abre concurso público

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região - CRP-18, Estado do Mato Grosso, através do Instituto Quadrix, lançou edital N° 01/2012 de concurso público oferecendo 04 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários variam de R$ 747,00 a R$ 1.787,60. Além da remuneração, os benefícios concedidos atualmente são: auxílio‐alimentação/refeição e plano de saúde.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo de Secretaria, Auxiliar Administrativo Financeiro e Agente de Orientação e Fiscalização.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 16 de novembro de 2012.
 
Taxas
R$ 30,00 para o cargo de nível fundamental;
R$ 40,00 para os cargos de nível médio;
R$ 60,00 para o cargo de nível superior.
 
Provas e Validade
A prova objetiva será realizada na cidade de Cuiabá (MT), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 02 de dezembro de 2012, no turno da tarde. Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado, na data provável de 26 de novembro de 2012.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 03 de dezembro de 2012.
 
O certame terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação do certame.

SUCAB - BA lança edital de processo seletivo através do REDA

A Superintendência de Construções Administrativas da Bahia - SUCAB, lançou edital n° 001/2012 de processo seletivo para contratação de 12 profissionais na função de Técnico de Nível Superior, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA.
 
Nas especialidades de Técnico de Nível Superior, há vagas nas áreas de Administração, Contabilidade, Arquitetura, Biologia, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental.
 
A remuneração da Função Temporária de Técnico de Nível Superior é constituída pelo vencimento básico de R$ 991,80, acrescido de uma Gratificação de Função equivalente a R$ 1.296,59, totalizando um valor de R$ 2.288,39. Para todas as Funções Temporárias haverá na remuneração o acréscimo, por dia útil trabalhado, de auxílio refeição no valor de R$ 9,00 e de auxílio transporte. Além disso, será oferecida a todas as Funções Temporárias, de forma facultativa, a assistência médica do Estado somente para o titular, com co-participação mediante contribuição mensal, conforme a faixa de renda salarial.
 
A jornada de trabalho será de 08 horas diárias e 40 horas semanais, estando os ocupantes das respectivas Funções Temporárias submetidos a regime jurídico específico.
 
Para participar, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico (www.sucab.ba.gov.br) e efetuar sua inscrição, até o dia 26 de outubro de 2012.
 
Os candidatos serão avaliados através de Análise Curricular, eliminatória e classificatória e também através de Entrevista, classificatória.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 (um) ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Diretor Geral da Superintendência de Construções da Bahia - SUCAB.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jaru - RO

A Prefeitura do Município de Jaru, Estado do Rondônia, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 237 vagas para cargos de todos os níveis de ensino. Os salários podem chegar até R$ 5.005,89, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
O concurso será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Administrador de Empresa, Analista de Sistemas, Advogado, Analista de Meio Ambiente, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Florestal, Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor Ambiental, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo Educacional, Professor e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.valedobandeirantes.com.br, até o dia 20 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas objetivas deverão ser aplicadas, provavelmente, nos dias 22 e 23 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados.
 
A validade do concurso público será de 2 anos, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 518 vagas, a Prefeitura de Pacajus, cidade localizada a 51,1 km de Fortaleza, no Ceará, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 6.000,00, dependendo da função ocupada.
São destinados 5% das vagas destinadas a cada cargo/área/especialidade, às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Professor, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bibliotecário, Cozinheira, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação e Tributos, Fiscal de Comércio Ambulante, Fiscal Ambientalista, Fonoaudiólogo, Gari, Gestor Ambiental, Guarda Municipal, Guarda-vidas, Médico, Maqueiro, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até às 18 horas do dia 06 de novembro de 2012, no site do INGA - www.ingagestao.org.br e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova

O concurso público será composto de prova de conhecimentos e/ou títulos.
 
As provas de conhecimentos está prevista para ser realizada no dia 25 de novembro de 2012, em locais e horários especificados no edital complementar e no cartão informativo, a partir do dia 21 de novembro de 2012, no site do INGA - www.ingagestao.org.br e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE.
 
A avaliação de títulos, a ser realizada apenas para os cargos do Magistério, terá caráter apenas classificatório, e ocorrerá após a realização da prova de conhecimentos, com até 3 dias de antecedência.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Pacajús.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pindorama - SP

A Prefeitura de Pindorama, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 03 vagas para cargos de Médico Plantonista, Procurador Jurídico e Tesoureiro de nível superior, com salários de até R$ 1.800,00 por carga horária de 20 e 40h semanais. O concurso será executado através do Instituto Soler de Ensino Ltda.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, das 09hs do dia 23 de outubro até ás 24hs do dia 20 de novembro de 2012.

As Provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 09 de dezembro de 2012 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições, em Jornal de circulação Regional e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 10 de outubro de 2012.

A validade do concurso público será 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 (dois) anos, a critério exclusivo da Prefeitura Municipal de Pindorama.

Sociedade Beneficente São Camilo (MT) abre processo seletivo

O Diretor Administrativo da Sociedade Beneficente São Camilo, Estado do Mato Grosso, divulgou edital Nº. 004/2012 de processo seletivo. O certame é destinado ao preenchimento de 20 vagas distribuídas entre os níveis de fundamental e médio. O maior salário oferecido é de R$ 1.417,50.
As pessoas com deficiência que declararem tal condição, no momento da inscrição, terão reservados de 5% das vagas.

Cargos

Técnico de Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Manutenção e Auxiliar de Limpeza.

Inscrição

As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 30 de outubro de 2012, no setor Administrativo do Hospital, na Av. das Araras, 170 N, centro de Nova Mutum –MT, pessoalmente.

Prova

O processo seletivo constará de prova de títulos e de desempenho didático. A prova de títulos está prevista para o dia 31 de outubro de 2012. O gabarito será divulgado provavelmente no dia 01 de novembro de 2012.
 
A prova desempenho didático será realizada na data provável de 05 de novembro de 2012 e o resultado dessa prova será divulgado a partir do dia 07 de novembro de 2012.
 
O candidato aprovado deverá comparecer impreterivelmente no dia 09 de novembro de 2012, no Hospital Municipal para firmar contrato de trabalho.
 
O candidato que não comparecer na data e local acima será desclassificado e sua vaga será preenchida pelo candidato que apresentar melhor colocação na prova didática, respeitando a ordem de classificação, de 09 de novembro de 2012 até o dia 07 de fevereiro de 2013, a contratação será em caráter de experiência de 90 dias, podendo ocorrer sua rescisão.

Concurso Prefeitura de Rio de Janeiro

Destinado ao preenchimento de 126 vagas, a Prefeitura de Rio de Janeiro, publicou edital SMA Nº 163/2012 de concurso público para provimento nos cargos de níveis médio e superior do Quadro Permanente de Pessoal da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Os profissionais serão contratados para carga horária 40 horas semanais. Os salários variam entre R$ 694,37 e R$ 1.580,09. Além do salário, será oferecido Auxílio Transporte no valor de R$ 121,00, para os Cargos que tenham vencimentos até 04 salários mínimos e Tíquete Alimentação / Refeição no valor de 360,00.

Quem tem o nível médio pode concorrer nos cargos de Técnico em Contabilidade e Agente Administrativo.

No nível superior, os cargos são para Administrador, Assessor Jurídico, Bibliotecário, Pedagogo, Assistente Social, Contador e Psicólogo.

As inscrições serão recebidas das 10h do dia 13 até às 23h59min do dia 28 de novembro de 2012, horário de Brasília - incluindo sábados, domingos e feriados - somente via Internet, através de requerimento específico disponível no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

A taxa de inscrição será de R$ 40,00 para cargo de nível médio e de R$ 60,00 para cargo de nível superior.

De acordo com o edital, os candidatos serão avaliados através de Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, sendo aplicada na Cidade do Rio de Janeiro, na data prevista, que será informada no site http://concursos.rio.rj.gov.br, podendo ser alterada, em função da disponibilidade de locais para realização.

A data e o horário de realização das provas serão publicados no Diário Oficial do Município e divulgados no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

O resultado final do Concurso Público será divulgado por Edital, publicado no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro e disponibilizado no site http://concursos.rio.rj.gov.br.

Por fim, o prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Lençóis Paulista - SP abre concurso público

A Prefeitura de Lençóis Paulista, Estado de São Paulo, abriu edital de concurso público N° 04/2012, com objetivo de preencher 10 vagas para Médico Cardiologista, Clínico Geral, Endocrinologista, Ginecologista, Neuropediatra, Oftalmologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Psiquiatra e Radiologista. A remuneração será de R$ 2.300,44 em regime de 10 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas somente pela internet, no site da Prefeitura Municipal, www.lencoispaulista.sp.gov.br, até o dia 28 de outubro de 2012. A taxa é de R$ 60,00.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova escrita com 40 questões de múltipla escolha, sendo 25 sobre conhecimentos específicos, 10 sobre conhecimentos gerais de saúde pública e cinco sobre Língua Portuguesa.
 
O comunicado sobre o dia, horário e local das provas será publicado oportunamente em jornal oficial e no site da prefeitura. Os gabaritos das provas serão publicados exclusivamente no site www.lencoispaulista.sp.gov.br e afixados no átrio da Prefeitura.
 
O concurso terá a validade de 01 ano, contado a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais um ano, a critério da administração pública.

Concurso Prefeitura de Brejo da Madre de Deus - PE

A Prefeitura de Brejo da Madre de Deus, Estado de Pernambuco, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento de 574 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.000,00 por carga horária de 20 a 40h semanais. O concurso público será executado pela Advise Consultoria & Planejamento Ltda.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Artífice (Pedreiro), Artífice (Pintor), Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista "B", Motorista "D", Motorista SAMU, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente Sanitário, Agente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Professor Fundamental I, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem Socorrista SAMU, Técnico Agrícola, Técnico de Radiologia e Técnico em Edificações, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Buco-Maxilofacial, Cirurgião Dentista, Cirurgião Dentista Endodontista, Cirurgião Dentista em Atendimento a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, Cirugião Dentista Periodontista, Cirurgião Dentista Protesista, Enfermeiros(as), Fisioterapêuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista, Médico Auditor, Médico Cardiologista, Médico Cirurgião, Médico Clínico Geral, Médico Geriatra, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Plantonista Generalista com Especialidade em Obstetrícia, Médico Plantonista Generalista com Especialidade em Pediatria, Médico Psiquiatra, Médico Tocoginecologista, Nutricionista, Psicólogo, Veterinário e Professor Fundamental II de: Ciências, Educação Física, Geografia, História, Matemática e Português.

Inscrições
As pessoas interessadas em imprimir o novo cartão de inscrição do concurso público de forma presencial deverão procurar a sede da Prefeitura Municipal do Brejo da Madre de Deus, localizada na Praça Vereador Abel de Freitas, s/n, Centro, Brejo da Madre de Deus/PE, CEP: 55.170-000 , onde a ADVISE disponibilizará um Posto de Atendimento que ficará funcionando no período de 01 a 10 de novembro de 2012, excetuados sábados, domingo e feriados, no horário de 09h00 às 13h00.

A solicitação de impressão do novo cartão de inscrição será realizada via internet, no endereço eletrônico www.advise.net.br, até as 23 horas e 59 minutos do dia 10 de novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Provas
As Provas Objetivas serão aplicadas na cidade do Brejo da Madre de Deus - PE, na data prevista de 18 de novembro de 2012 para os cargos do Nível Médio e o dia 25 de novembro de 2012 para os cargos do Nível Fundamental e para os cargos do Nível Superior.

O candidato deverá retirar seu Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) no endereço eletrônico www.advise.net.br, a partir do dia 22 de outubro de 2012 onde estará indicando a data, o local e o horário de realização das provas objetivas.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, podendo, a critério da Prefeitura do Município do Brejo da Madre de Deus, ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações