Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Uma única refeição de fast food já causa danos à saúde das artérias

Pesquisa revela ainda que dieta mediterrânea rica em gorduras boas pode ter efeito positivo sobre a função arterial
 
Uma única refeição com fast food, composta principalmente de gordura saturada, já causa prejuízos para a saúde das artérias, de acordo com pesquisadores da Universidade de Montreal, no Canadá.
A pesquisa revela ainda que a refeição mediterrânea rica em gorduras boas não danifica as artérias e pode até ter efeito positivo sobre elas.

Gorduras boas versus gordura ruim
O líder da pesquisa Anil Nigam e seus colegas realizaram o estudo para comparar os efeitos da chamada "junk food" e da refeição típica do Mediterrâneo sobre o endotélio vascular: o revestimento interno dos vasos sanguíneos.
 
Ao medir a função endotelial é possível determinar a facilidade com que as artérias se dilatam depois de uma suspensão temporária de cinco minutos, após o consumo dos dois tipos de refeições.
 
Segundo os pesquisadores, a análise é importante já que a função endotelial está intimamente ligada ao risco de doença arterial coronariana em longo prazo.
 
O estudo também revelou que os participantes com níveis mais elevados de triglicérides no sangue pareciam aproveitar melhor as refeições saudáveis. Suas artérias responderam melhor à refeição mediterrânea em comparação com as pessoas com baixos níveis de triglicérides. "Acreditamos que uma dieta do tipo mediterrâneo pode ser particularmente benéfica para os indivíduos com altos níveis de triglicérides, tais como pacientes com síndrome metabólica, precisamente porque poderia ajudar a manter as artérias saudáveis", afirma Nigam.
 
A equipe analisou 28 homens não fumantes que comeram a refeição do tipo mediterrâneo primeiro e a refeição de fast food uma semana depois. Antes de começar, os homens foram submetidos a uma ultrassonografia da artéria antecubital após jejum de 12 horas para avaliar a sua função endotelial basal. Os pesquisadores então testaram os efeitos de cada refeição.
 
O primeiro prato foi composto por salmão, amêndoas e legumes cozidos em azeite, dos quais 51% do total de calorias vieram da gordura (principalmente ácidos graxos monoinsaturados e gorduras poliinsaturadas.) A segunda refeição consistiu de um sanduíche feito de uma salsicha, um ovo, uma fatia de queijo e batatas fritas, com um total de 58% das calorias provenientes de gordura: ácidos graxos saturados que não contém ômega-3.
 
Em duas horas e quatro horas depois de cada refeição, os participantes foram submetidos a ultrassons adicionais para avaliar a forma como a comida tinha afetado sua função endotelial.
 
Nigam e sua equipe descobriram que depois de comer uma única refeição fast food, as artérias dos participantes do estudo dilataram 24% menos do que quando em jejum. Em contraste, as artérias dilataram normalmente e mantiveram um bom fluxo sanguíneo após a refeição do tipo mediterrâneo.
 
"Esses resultados vão alterar positivamente como nós comemos diariamente. A função endotelial ruim é precursora da aterosclerose", conclui Nigam.
 
Fonte isaude.net

Goiás estuda criação de laboratório de simulação clínica e cirúrgica

Serviço vai beneficiar cursos de capacitação que possam atender as graduações nas áreas de medicina, enfermagem e odontologia
 
O estado de Goiás estuda a implantação de um Laboratório de Simulação Clínica e Cirúrgica. O local será utilizado pelos profissionais que atuam nas unidades hospitalares da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nas diversas especialidades médicas e nos Programas de Residência Médica e Multiprofissional.
 
Para dar andamento ao projeto, a superintendente de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (SEST/SUS), Meire Incarnação, recebeu, na última semana, visita de membros do Instituto de Simulação e Tecnologia em Saúde Ltda (Simutec). Na ocasião foram apresentados aparelhos de Simulação Realística Básica e Avançada que podem ser utilizados após a criação do serviço.
 
O laboratório pode servir ainda aos internos das instituições de ensino parceiras da SES, aos cursos de capacitação que possam atender todos os municípios goianos e aos futuros cursos de graduação em medicina, enfermagem e odontologia que serão oferecidos pela SEST-SUS/ESAP. A intenção é que o laboratório seja instalado na Escola Estadual de Saúde Pública " Cândido Santiago" . Caso se confirme a criação, será o primeiro Laboratório de Simulação Clínica e Cirúrgica do SUS do estado.
 
Ainda segundo informou a Secretaria de Saúde, será realizado um levantamento de todas as necessidades da área para adquirir os equipamentos. Em seguida, haverá uma apresentação de projeto para compra dos aparelhos.
 
Fonte isaude.net

Reconstrução mamária imediata com músculo das costas é segura, diz pesquisa

Procedimento não traz complicações pós-cirúrgicas e promove benefícios à qualidade de vida das mulheres
 
Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp demonstrou que a reconstrução mamária imediata (ela também pode ser feita meses depois) com músculo grande dorsal (retirado da região das costas e que atua no braço) é segura do ponto de vista de sua movimentação, não traz complicações pós-cirúrgicas e promove benefícios à qualidade de vida das mulheres.
 
Essas conclusões foram possíveis graças a uma avaliação de 104 mulheres mastectomizadas, das quais 47 se submeteram à reconstrução imediata com músculo grande dorsal associado à prótese de silicone no Hospital da Mulher " Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" Caism, enquanto outras 57 passaram unicamente por mastectomia.
 
A pesquisa apontou que não houve perda funcional do braço e que o procedimento pode ser uma boa opção de reconstrução. Segundo o oncologista Luis Otávio Zanatta Sarian, orientador da tese, hoje há três tipos mais usuais de reconstrução: a TRAM, que utiliza músculo da barriga; a Grande Dorsal, que emprega músculo das costas, e o expansor ou prótese.
 
Mesmo não havendo diferença estatisticamente na recuperação do movimento entre os grupos, as mulheres reconstruídas tiveram uma recuperação um pouco melhor e menos complicações pós-operatórias do tipo deiscência cicatricial (quando a cicatriz abre) e aderência tecidual do que as só mastectomizadas.
 
A qualidade de vida delas foi avaliada a partir do questionário WHO-QOL 100 (World Health Organization - Quality of Life), contendo 100 questões, divididas em domínios ou áreas: domínio psicológico, físico e do nível de dependência, entre outros. Por meio dele, notou-se que mulheres reconstruídas tiveram melhor pontuação nos aspectos psicológicos e apresentaram nível de independência equivalente ao das outras mulheres (todas foram capazes de fazer as mesmas atividades nos dois grupos).

Realidade
De acordo com Luis Otávio, a reconstrução mamária no Brasil deve se tornar uma obrigatoriedade nos serviços de referência no tratamento desse câncer. " Os impactos benéficos, já testados, contribuíram muito para a qualidade de vida das pacientes" , diz.
 
Por outro lado, aspectos técnicos da mobilidade da mulher e de sua capacidade de realizar funções do dia a dia não tinham sido avaliados da maneira metodologicamente correta. Havia apenas estudos indicando complicações sobre a biópsia de linfonodos-sentinelas (o primeiro gânglio linfático a drenar o sítio do tumor), mas nenhuma abordando a reconstrução mamária.
Esse estudo foi inédito e avaliou ao longo do tempo a recuperação do movimento das mulheres submetidas à reconstrução imediata, uma das fases mais delicadas na decisão da paciente, por mexer com grande parte da musculatura que exerce influência sobre o braço e os ombros.

Contraindicações
Mas, a despeito dos benefícios que o procedimento promove, há contraindicações à reconstrução imediata em estágios muito avançados da doença. Outro percalço é a rejeição decorrente de complicações, apesar de mínima (que depende do tipo de reconstrução). A própria prótese de silicone pode ser um empecilho.
 
Quando é efetuado um retalho, em que se tira a pele e o músculo de uma região para recolocar em outra, essa transferência pode levar à necrose e a infecções. Conforme o Food and Drugs Administration (FDA), o índice de infecção em implantes de silicone é de 1% a 2%, em um intervalo pós-operatório de um ano.
 
Neste momento, estão saindo novas normatizações no Brasil preconizando que os tratamentos de câncer de mama pelo SUS vão ter obrigatoriedade de oferecer as reconstruções mamárias. Hoje, alguns serviços, como o Caism, já financiam as próteses.

Evolução
Segundo tipo mais comum, após o câncer de pele, o câncer de mama entre as mulheres responde por 22% dos casos novos a cada ano [a estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de 52.680 casos novos no país neste ano e a sobrevida média após cinco anos é de 61%]. A sua incidência está aumentando e isso atribui-se às mulheres que estão tendo menos filhos, mais tardiamente e vivendo mais.
" As taxas de mortalidade continuam elevadas porque a doença é diagnosticada em estádios mais avançados" , lamenta o oncologista. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce rapidamente. As mulheres que têm filhos depois disso têm um risco em torno de 50%, todavia não significa que desenvolverão a doença.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Proposta torna obrigatório ensino escolar a jovens internados em hospital

Segundo PL, educação hospitalar será oferecida nas dependências da unidade de saúde a crianças e adolescentes
 
Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4415/12, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que obriga hospitais com atendimento pediátrico a garantirem o direito à educação a crianças e adolescentes internadas por tempo indeterminado e superior a 90 dias.
 
Conforme a proposta, a educação hospitalar será oferecida nas dependências da unidade de saúde a crianças e adolescentes, matriculados ou não na educação básica, que se encontram impossibilitados de frequentar o ambiente escolar por motivo de tratamento de saúde em unidades hospitalares.
 
Lucena lembra que a Constituição já estabelece que a educação seja um direito de todos e um dever do Estado. " Tornar obrigatória a oferta de atividades educativas por parte do Poder Público e dos hospitais ou instituições afins é apenas uma forma de reforçar a responsabilidade do Estado e da sociedade em propiciar o acesso de todos ao ensino" , argumenta o autor.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisa pelas Comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
 
Fonte isaude.net

Vacina da gripe reduz risco de ataque cardíaco e AVC

Pacientes apresentaram 40% menos risco de morrer por doenças cardiovasculares
 
Segundo uma pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, a vacina contra gripe pode ter outros efeitos além de prevenir a infecção por vírus: diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Os resultados foram divulgados no Congresso Cardiovascular Canadense de 2012.
 
O estudo avaliou uma série de pesquisas publicadas desde os anos 1960, que ao todo analisaram 3.227 pacientes. Metade dos pacientes recebeu a vacina, enquanto outra metade recebeu placebos. Todos foram observados ao longo de um ano. O grupo que recebeu a vacina teve uma redução de 50% no risco de doenças sofrer problemas como ataque cardíaco e AVC, mesmo em pessoas que já haviam apresentado doenças cardíacas anteriormente. Esses mesmos voluntários tiveram 40% menos chances de morrer por causa desses problemas.
 
Os especialistas não têm certeza sobre o mecanismo que leva à redução de eventos cardíacos, mas sugerem que a vacina previne as complicações da gripe, como inflamações, que já foram relacionadas a ataques do coração. Segundo os cientistas, esses resultados dão apoio à prática médica de sugerir a vacinação de indivíduos que tenham problemas cardíacos.
 
Vacina contra a gripe: o que você sabe sobre ela?
Apesar de eficiente na tanto na prevenção da gripe como na redução do risco de doenças cardiovasculares, a vacina contra gripe ainda gera muitas dúvidas e preconceitos entre a população, principalmente sobre sua eficácia e riscos. No teste a seguir, você pode checar seus conhecimentos e tirar a limpo os equívocos, com explicações do infectologista Marcos Antonio Cirillo, do Hospital Santa Catarina, de São Paulo.
 
A vacina da gripe imuniza o organismo contra resfriados?
Apesar dos sintomas serem parecidos, gripe e resfriado são coisas diferentes. "Enquanto a gripe é causada pelo vírus Influenza, o resfriado é provocado por rinovírus, que não é combatido por meio dessa vacina", explica Marcos Cirillo.
 
A vacina contra gripe funciona?
As chances de funcionar são muito elevadas. Se a vacina for tomada na época adequada - no outono -, tem 89% dos casos com resultados positivos.
 
A vacina contra a gripe é segura?
Ela é muita segura. Além de pouco prováveis, os efeitos colaterais não são graves. o infectologista Marcos lembra apenas de uma exceção: pessoas alérgicas. "Toda vacina tem proteína e conservantes?, explica o médico. ?Se a pessoa for alérgica a um desses elementos da composição, pode apresentar alguma complicação.?
 
Posso ficar doente mesmo depois de tomar a vacina?
A vacina não provoca gripe, isso é verdade. No entanto, pessoas que foram vacinadas podem pegar gripe durante o tempo em que o organismo demora a produzir os anticorpos contra a doença, ou seja, no prazo de 10 a 15 dias após a vacinação.
 
Tem idade certa para tomar a vacina?
Todas as pessoas a partir dos seis meses de vida já devem ser vacinadas contra a gripe. O Ministério da Saúde também determina um grupo de risco, que têm preferência na vacinação por ter mais chance de contrair gripe e desenvolver complicações mais graves. Fazem parte desse grupo: idosos a partir dos 60 anos, grávidas a partir dos três meses, pessoas com problemas de coração e pulmão, diabéticos, pessoas com AIDS, profissionais que trabalham na área da saúde, entre outros.
 
A vacina é composta por quantos vírus?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a vacina contra gripe possui três tipos de vírus Influenza (2 vírus influenza tipo A e 1 tipo B). Essa fórmula é atualizada todo ano por meio de dados fornecidos por uma rede mundial de Centros de Vigilância da Gripe.
 
Fonte Minha Vida

Parar de fumar antes dos 30 reduz risco de morte prematura em 97%

Estudo inglês foi feito com mais de um milhão de mulheres
 
Que o cigarro é prejudicial à saúde todo mundo sabe. Mesmo assim, largar o vício está fora dos planos de grande parte dos adeptos do tabagismo, já que os reflexos do mau hábito não costumam aparecer de imediato. Entretanto, um estudo publicado no periódico The Lancet pode mudar essa concepção, pelo menos entre o sexo feminino. A pesquisa aponta que parar de fumar antes dos 30 reduz o risco de morte prematura (abaixo da expectativa de vida estimada; a do brasileiro é de 73 anos).
 
Os dados foram obtidos pelo Million Woman Study, projeto colaborativo do Cancer Research UK e do National Health Study. Eles acompanharam 1,3 milhão de mulheres com idades entre 50 e 65 anos de por aproximadamente 12 anos. Inicialmente, 20% delas fumavam, 28% haviam abandonado o vício e 52% não eram tabagistas.
 
Três anos após o início da pesquisa, constatou-se que as fumantes tinham quase três vezes mais chances de morrer nos nove anos seguintes do que as não fumantes. Em outras palavras, dois terços de todas as mortes de mulheres fumantes com idades entre 50 e 70 anos são ocasionados por males ligados ao cigarro, como câncer de pulmão, doenças cardiovasculares, AVC, entre outros problemas.
Assim, aquelas que abandonaram o cigarro antes dos 30 tiveram redução de 97% do risco de morte prematura. Até o final do estudo, 66 mil voluntárias morreram. Além disso, a análise mostrou que há redução de 11 anos na expectativa de vida entre mulheres fumantes com idades entre 70 e 80 anos. Apesar de o risco também estar relacionado ao número de cigarros que as participantes fumavam diariamente, mesmo aquelas que faziam uso de menos de 10 cigarros por dia tiveram uma taxa de mortalidade duas vezes mais alta em comparação com as demais.
 
Dúvidas comuns de quem quer parar de fumar
A exposição crônica à nicotina leva a um quadro de dependência física e psicológica a essa substância. Por isso, parar de fumar não é tarefa fácil. Veja a seguir as dúvidas mais comuns de quem deseja largar o vício.
 
1. O grau de dependência pode variar conforme o sexo da pessoa?Não. Ele é o mesmo para homens e mulheres. O grau de dependência varia apenas em relação ao número de cigarros fumados por dia e segundo fatores psicológicos e biológicos do indivíduo.
 
2. Parar de fumar engorda?
Nem sempre, mas ele pode ocorrer. De acordo com dados do Hospital Albert Einstein, a média de ganho é de cinco a seis quilos e cerca de 10% dos ex-fumantes ganham mais de 10 quilos.
3. Tomar água sempre que sentir vontade de fumar ajuda a largar o vício?

A água é importante para manter o corpo hidratado, mas não alivia os sintomas da abstinência ou de outras substâncias presentes no cigarro. Ainda assim, pode servir como distração ao ex-fumante.
 
4. Adesivos de nicotina funcionam?
Os adesivos realmente ajudam a largar o vício. Eles são à base de nicotina e ajudam a controlar os sintomas de abstinência pela substância, facilitando o processo de interrupção do tabagismo.
 
Fonte Minha Vida

Febre maculosa está em expansão no Estado

Carrapato transmissor de febre maculosa (Amblyomma cajennense).
São Paulo concentra 70% de todos casos registrados no País
 
A febre maculosa está reemergindo na área rural de São Paulo. Transmitida pela saliva do carrapato, a doença atingiu neste ano 40 pessoas. A constatação é do coordenador de controle de doenças da secretaria Marcos Boulos. “
 
— Nitidamente, ela está em expansão no Estado.
 
O estudo Saúde Brasil 2011, do Ministério da Saúde, mostra que São Paulo concentra 70% de todos casos registrados no País entre 2007 e 2011. Em 2010, foram 57 casos no Estado. No ano passado, 73. Nesse período, a letalidade passou de 37% para 53%. “
 
— O diagnóstico tem de ser feito rapidamente. Mas muitas vezes o médico demora a suspeitar de febre maculosa.
 
Quando a doença evolui para a forma grave, o tratamento fica difícil. Os surtos registrados no Estado ocorrem na população do campo, geralmente entre aqueles que têm contato com capivaras, cavalos e, mais raramente, cães e gatos portadores de carrapatos infectados. Para Boulos, o aumento do número de casos pode estar relacionado à expansão da população de capivaras. “
 
— É preciso discutir como esse fenômeno pode ser revertido. Há uma questão ambiental, mas estamos falando de saúde pública.
 
O aumento da letalidade da febre maculosa é registrado em todo o País. Em 2011, a taxa nacional foi de 38%. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a variação não é algo marcante. “
 
— Temos de olhar os números com cuidado. Como o universo de pacientes com a doença é pequeno, qualquer alteração provoca uma diferença porcentual significativa.
 
O secretário atribui o aumento, também, à melhora da investigação das causas de morte. Mesmo com essas ressalvas, Boulos e Barbosa avaliam ser necessário aumentar a rapidez no diagnóstico.
 
Os primeiros sintomas geralmente aparecem uma semana após a picada do carrapato contaminado. O quadro é parecido com o de outras doenças, o que dificulta a identificação: dor no corpo, febre, falta de apetite.
 
A diferença são manchas avermelhadas em todo corpo, num segundo estágio, seguidas por problemas renais, neurológicos e hemorragias. “
 
— Médicos devem perguntar se o paciente esteve em áreas rurais, em contato com carrapatos ou animais como cavalos e capivaras.
 
Pessoas que vão para o campo ou têm contato com animais devem relatar o fato para médicos. Hantavirose O Saúde Brasil 2011 destaca aumento de letalidade por hantavirose no País. A taxa nacional de 2011 foi a maior registrada desde 2000: 53% dos pacientes morreram.
 
Barbosa afirma que esse aumento é associado aos mesmos fatores: diagnóstico tardio, melhora na identificação das causas de óbito e um universo relativamente pequeno de casos, o que leva a porcentuais elevados de variação. “
 
— Assim como a febre maculosa, os sintomas da hantavirose são parecidos com os de outras infecções, daí a necessidade de o médico estar atento. “
 
São duas doenças graves, cujo desfecho está intimamente ligado ao diagnóstico precoce.”
 
— Entre 2000 e 2011, foram confirmados 1.440 casos da hantavirose em todo o País. Mato Grosso registrou o maior número de casos: 240, o equivalente a 16,6% do total. A doença é transmitida por roedores silvestres e provoca uma síndrome pulmonar.
 
Fonte R7

Patinação define coxas e glúteos

Um par de patins nos pés é capaz de realizar milagres no corpo.
 
A atividade, que preferencialmente é praticada ao ar livre, além de proporcionar um contato maior com a natureza, ajuda a desenvolver os músculos.
 
A patinação define a musculatura das coxas e glúteos. Além disso, também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Em termos de gasto calórico, a atividade queima até 800 calorias em uma hora.
 
Mas não é apenas as pernas e glúteos que são beneficiados com a patinação.
 
O abdômen e os braços também são trabalhados.
 
Fonte R7

Para a coluna ereta: mix de exercícios de fortalecimento e alongamento

Os maus hábitos do dia a dia como o excesso de horas diante do computador e a maneira errada de sentar resultam na má postura.
 
Especialistas ressaltam a importância de praticar movimentos que colaborem para a saúde das costas.
 
De acordo com fisioterapeutas, é preciso incluir no dia a dia um mix de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular.
 
Um completa o outro e beneficiam a postura.
 
Exercícios que unem os dois, fortalecimento e alongamento muscular, são os mais recomendados. Pois para que o músculo das costas seja forte, ele precisa desses dois movimentos, o da contração e o alongamento.
 
Dentre os exercícios recomendados pelos especialistas estão a yoga, pilates, dança e a musculação, que fará o trabalho de fortalecimento muscular.
 
Já, os demais, agirão alongando o músculo fortalecido.
 
Fonte R7

Consumir pipoca ajuda a combater os radicais livres

Um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia, comprovou que o consumo de pipoca faz muito bem à saúde.
 
Segundo a pesquisa, a pipoca possui uma grande concentração de polifenóis, antioxidantes que atuam contra o envelhecimento celular.
 
A casca escura da pipoca também é rica em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.
 
Os antioxidantes existentes nela contribuem para diminuir o risco de doenças cardíacas e câncer.
 
Os nutricionistas alertam que a melhor maneira de consumir a pipoca é no micro-ondas, sem gordura.
 
Os temperos incluídos em seu preparo como manteiga, bacon e queijos são gordurosos e deixam o alimento 35% mais calórico.
 
Fonte R7

Expectativa de vida dos homens tem aumentado

Redução do tabagismo e melhora da alimentação são algumas das explicações para o fenômeno
 
Durante anos a expectativa de vida das mulheres era maior do que a dos homens. No entanto, uma pesquisa do Reino Unido constatou que nos últimos 20 anos essa estatística mudou e que os homens tiveram um aumento no crescimento de sua expectativa de vida.
 
A explicação para isso é o fato da redução do tabagismo e a diminuição do trabalho em minas de carvão. A partir da década de 70, os homens começaram a diminuir o fumo na sociedade ocidental e, com isso, aumentaram a expectativa de vida.
 
O desenvolvimento da medicina também é outro responsável pelo aumento da expectativa de vida. A ciência desenvolveu medicamentos que protegem mais o coração, evitando problemas cardíacos.
 
O aumento da prática de atividades físicas e a melhora na qualidade da alimentação também contribuem para fazer com que os homens tenham um ganho em sua qualidade de vida.
 
Fonte R7

OMS alerta sobre possível "catástrofe sanitária" de malária

Medicamentos poderão perder sua eficácia em médio ou curto prazo
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta quarta-feira (31) sobre a "catástrofe sanitária" que poderá ser provocada por uma cepa da malária resistente a medicamentos detectada no Sudeste Asiático. Robert Newman, diretor do Programa sobre Malária da OMS, alerta:
 
— Se ela extrapolar seus limites e chegar à África, realmente poderá se transformar em uma catástrofe sanitária pública.
 
A cepa da malária em questão aumentou sua resistência aos tratamentos com artemisinina na região do Grande Mekong, que inclui áreas do Camboja, Tailândia, Mianmar, Laos e Vietnã.
 
Por enquanto, os remédios utilizados contra a doença na África seguem sendo efetivos, mas se essa cepa alcançar esse continente os medicamentos poderão perder sua eficácia em médio ou até em curto prazo, segundo especialistas presentes na conferência "Malária 2012: salvando vidas na Ásia-Pacífico".
 
A conferência na cidade australiana, da qual participam dez ministros da Saúde de países da região, autoridades nacionais, cientistas e outros especialistas em medicina tropical, será encerrada na próxima sexta-feira com uma reunião ministerial liderada pelo enviado especial da ONU para Malária, Ray Chambers.
 
No mundo todo são registrados anualmente mais de 216 milhões de casos de malária, que é transmitida aos humanos mediante a picada de mosquitos infectados, e, deste total, 655 mil são fatais, de acordo com dados da OMS.
 
Cerca de 30 milhões de casos são contabilizados a cada ano na região Ásia-Pacífico, onde a doença é endêmica em 22 países e causou a morte de 42 mil pessoas em 2010, a maioria delas em Índia, Mianmar, Bangladesh, Indonésia e Papua Nova Guiné.
 
Fonte

Britânica toma injeções com sangue de cavalo enquanto aguarda transplante

Tratamento pode causar inchaço, altas temperaturas e crescimento de pelos no rosto
 
Zoe Gilbert, de 11 anos, toma injeções com sangue de cavalo enquanto aguarda um transplante de medula óssea.
 
A menina, que mora em Cambridgeshire, Inglaterra, sofre de anemia aplástica — condição em que a medula óssea produz uma quantidade insuficiente de glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas.
 
Enquanto Zoe aguarda o transplante, um soro com sangue de cavalo é injetado em sua veia porque contém globulina antitimócito (ATG) — anticorpo que reduz o número de células brancas do sangue.
 
No entanto, esse tipo de tratamento possui uma gama de efeitos colaterais, como altas temperaturas, erupções cutâneas, inchaço do corpo, dor nas articulações, incluindo o crescimento de pelos no rosto, segundo o site Daily Mail.
 
A garota terá de esperar quatro semanas para saber se o tratamento terá bons resultados. Se não funcionar, a solução será aguardar um doador de medula óssea.
 
A anemia aplástica afeta uma a cada 20 mil pessoas, mas pode aparecer com mais frequência em crianças e pessoas com mais de 60 anos de idade.
 
Fonte R7

Concurso COREN - MA

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão - COREN-MA, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público com vistas ao preenchimento de 09 vagas e à formação de cadastro reserva no seu quadro de funcionários. Sob a responsabilidade do IDECAN, o certame preencherá vagas nos cargos de Enfermeiro Fiscal, Contador, Agente Administrativo e Auxiliar de Fiscalização (níveis médio e superior). Os vencimentos vão até R$ 3.732,00 e a jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min do dia 8 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 90,00 para cargos de nível médio e de R$ 120,00 para nível superior.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha e discursivas serão realizadas na Cidade de São Luís/MA, com data inicialmente prevista para o dia 24 de fevereiro de 2013 (domingo), com duração de 03 horas para sua realização, em dois turnos.

O local de realização da prova escrita, para o qual deverá se dirigir o candidato, será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2013 no site www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas escritas e comparecimento no horário determinado. Na mesma página web serão divulgados os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas, às 15h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova.

A validade deste concurso público é de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jandaia - GO

A Prefeitura de Jandaia, Estado de Goiás, através da empresa Consultar, publicou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 53 vagas existentes e formação de cadastros de reserva técnica. Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.868,38 por carga horária de 30 e 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Enfermeira PSF, Gestor de Resíduos Sólidos, Gari, Motorista, Monitor, Professor PI - Educação Física, Professor PI - Pedagogo, Serviços Gerais, Técnico em Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Trabalhador Braçal e Trabalhador Braçal.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no site www.consultarconcursos.com.br, até o dia 31 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 90,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas
As provas objetivas para todos os candidatos serão realizadas provavelmente no dia 01 de dezembro de 2012, em horários e locais previamente divulgados pela Comissão Organizadora do Concurso Público. A divulgação dos gabaritos preliminares das Provas Objetivas, será no dia 03 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da Administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Caçu (GO) abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial do Estado de Goiás extrato do edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Caçu. A seleção destina-se ao preenchimento de 41 vagas, sendo 15 imediatas e 26 para cadastro reserva, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias. A remuneração é de até R$ 953,65, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
São reservadas 5% das vagas abertas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas no período entre 25 de outubro a 09 de novembro de 2012, através do site www.consultarconcursos.com.br ou no prédio da Prefeitura Municipal, das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de prova objetiva/avaliação de currículo e curso introdutório de formação inicial e continuada. Os documentos da prova de avaliação do currículo deverão ser protocolados perante a COPS na sede da Prefeitura de Caçu, até dia 07 de dezembro de 2012, em horário de expediente ou ainda postado nos correios para o endereço da empresa organizadora.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 08 de dezembro de 2012, em horários e locais previamente divulgados pela comissão fiscalizadora do processo seletivo.
 
O gabarito da prova preliminar será divulgado provavelmente no dia 10 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por uma única vez e por igual período, a critério da administração, mediante ato do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Universidade Federal do Espírito Santo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) divulgou edital de concurso público N° 70/2012, destinado ao provimento de 20 vagas para Professores Mestres e Adjuntos nos Centros de Ciências Agrárias (CCA) e de Ciências da Saúde (CCS). A remuneração é de até R$ 7.627,02.

As oportunidades serão distribuídas entre os Departamentos de Farmácia e Nutrição, Química e Física, Engenharia Rural e de Educação Integrada em Saúde, todas com jornadas de 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 31 de outubro a 29 de novembro de 2012, nas secretarias dos respectivos Departamentos, exceto no caso das vagas para o Departamento de Química e Física, em que o período de inscrições se dará de 6 de novembro a 6 de dezembro de 2012. A taxa será de R$ 250,00.

Haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório; e por fim, prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum.

O período provável para estas avaliações será de 14 a 25 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados.

O concurso terá validade pelo prazo de 02 anos, contado a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

UFES abre processo seletivo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abriu edital N° 045/2012 de processo seletivo. O objetivo é a contratação de 05 Professores Substitutos para os Centros de Ciências Humanas e Naturais, Artes, Universitário Norte do Espírito Santo e de Ciências Agrárias.

Os profissionais atuarão nas áreas de Psicofisiologia/Psicologia da Educação e de Teorias e Técnicas Psicoterápicas/Psicologia da Educação; Artes/Música; Matemática; e de Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução dos Animais de Produção e Animais de Companhia em jornadas de 40h semanais.

A inscrição será realizada no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2012, na secretaria dos Departamentos de Psicologia, de Teoria da Arte e Música, Matemática Aplicada e de Medicina Veterinária, no horário de atendimento ao público.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) publicou edital N° 69/2012 de concurso público para provimento de 03 vagas docentes junto aos Centros de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Tecnológico. A remuneração será de R$ 2.072,77 para Professor Assistente - 20 horas e de R$ 7.627,02 para Professor Adjunto com regime de Dedicação Exclusiva.

Serão 02 vagas para jornada de 40 horas (Dedicação Exclusiva) e 01 para 20 horas junto nas áreas de Patologia Animal, Odontologia/Radiologia Odontológica e de Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos, Projetos de Máquinas, Elementos de Máquinas, Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, Teoria do Mecanismo, Estática e Dinâmica Aplicada, Análise de Tensões, Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas e de Controle de Sistemas Mecânicos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 22 de outubro a 20 de novembro de 2012 para efetuar inscrição nas respectivas secretarias e apresentar requerimento preenchido; Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado; cópia do RG; cópia do RG; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 250,00; e declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (esta última apenas para homens).

Haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2013 conforme a área; prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2013, conforme o cargo; prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório nos dias 10 e 17 de janeiro de 2013, também conforme a função; prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum Vitae, de caráter apenas classificatório, nos dias 11 e 18.

O certame terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFPEL - RS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, divulgou edital de N° 117/2012 abrindo concurso público para preenchimento de 65 cargos de Professor das classes Auxiliar, Auxiliar com especialização, Assistente e Adjunto.
 
Os profissionais poderão receber salários entre R$ 2.356,41 e R$ 7.627,02, dependendo da titulação e da carga horária. Além disso, será pago auxílio alimentação de R$ 304,00 para todos os admitidos.
 
As inscrições serão recebidas no Centro de Gerenciamento de Informações e Concursos, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 3126, Pelotas - RS - Fone: (53) 3222-4060, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min, até o dia 22 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 55,00 a R$ 180,00 de acordo com o cargo escolhido.

O período provável de realização das provas é de 07 a 25 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados.
 
O concurso será válido por 01 ano a contar da data de publicação do Edital de homologação dos resultados finais no DOU, prorrogável por igual período.

Concurso Prefeitura de Dona Francisca - RS

A Prefeitura de Dona Francisca, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, divulgou edital nº 007/2012 de concurso público, para provimento de 09 vagas existentes e formação de cadastro reserva com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
Os salários oferecidos para os cargos de níveis médio e superior podem chegar até R$ 2.529,18 por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Fiscalização Municipal, Engenheiro Civil, Médico Veterinário e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de novembro de 2012, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h30min, na Prefeitura Municipal de Dona Francisca, situada na Rua do Comércio, nº 619, em Dona Francisca/RS. As taxas variam de R$ 80,00 a R$ 120,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas em local, data e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 26 de novembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Prefeitura de Florianópolis - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 004/2012 de processo seletivo para preenchimento de cargos em caráter temporário, para compor a Rede Municipal de Saúde. São ofertadas várias vagas para cargo de Médico, Médico Clínica Médica e Médico de Família e Comunidade, com salários de até R$ 9.568,00 em carga horária de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, no site portal www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude, até o dia 22 de novembro de 2012.

O processo seletivo terá as seguintes etapas:

- Análise de "curriculum vitae";

- Entrevista.

A classificação final dos(as) candidatos(as) será divulgada, até o dia 30 de novembro de 2012, no site da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - portal www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude.

Concurso Prefeitura de Vila Lângaro - RS

No município de Vila Lângaro, localizado a 327 km de Porto Alegre (RS), a prefeitura publicou o edital Nº. 01/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 15 vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com salário que varia entre R$ 698,75 e R$ 8.600,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Operador de Máquinas (01), Operário (01), Vigilante (01), Agente Comunitário de Saúde - Microárea 01 (01), Agente Visitador do PIM (01), Servente Escolar (01), Atendente de Creche (01), Auxiliar de Saúde Bucal (01), Técnico de Enfermagem (01), Fonoaudiólogo (01), Médico 20h (01), Médico 40h (01), Médico Pediatra (01), Médico Veterinário (01), Psicopedagoga (01).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 30 de outubro a 10 de dezembro de 2012 pelo site www.fundatec.org.br.
 
A Fundatec e a Prefeitura Municipal de Vila Lângaro/RS disponibilizaram computadores para acesso à internet durante o período de inscrições, na Rua Professor Cristiano Fischer, nº 2012, Bairro: Partenon, em Porto Alegre/RS, das 9h às 17h e no Telecentro, na Rua 22 de Outubro nº 516, Vila Lângaro/RS das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.
 
A taxa de inscrição varia em função do nível de escolaridade, sendo:
 
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio/técnico: R$ 70,00 e 80,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Provas
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 06 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 21 de dezembro de 2012, através do site www.fundatec.org.br. O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 07 de janeiro de 2013.
 
A prova prática para o cargo de Operador de Máquinas está prevista para 03 de fevereiro de 2013, em local e horário a ser divulgado.
 
O concurso público será válido por 02 anos, contados da publicação dos respectivos resultados finais, facultada a prorrogação desse prazo por uma vez, por igual período, a critério do Prefeito Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Lagamar - MG

A Prefeitura Municipal de Lagamar, estado de Minas Gerais, divulgou edital Nº. 01/2012 de concurso público oferece 127 vagas de níveis fundamental, médio e superior. O vencimento é de até R$ 1.953,48, com carga horária de 20, 24 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas à candidatos portadores de deficiências, 5% das vagas.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser feitas do dia 21 de dezembro de 2012 a 20 de janeiro de 2013, presencialmente, ou por procurador devidamente constituído, na Prefeitura Municipal Lagamar situada à Praça Magalhães Pinto, Centro – Lagamar/MG no horário de 08:00 às 12:00, ou pelo site - www.reisauditores.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível fundamental), R$ 40,00 e 60,00 (nível médio/técnico) e R$ 60,00 e 100,00 (nível superior).
 
Prova
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 24 de fevereiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 19 de fevereiro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura de Lagamar e no site - www.reisauditores.com.br.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado um dia após a aplicação da mesma, a partir das 19:00, no quadro de avisos da Prefeitura, e site www.reisauditores.com.br.
 
A prova prática está prevista para ser realizada no dia 17 de março de 2013, em local e horário que serão divulgados no dia 12 de março de 2013, na Prefeitura de Lagamar, situada na Praça Magalhães Pinto, 68 - Centro - Lagamar/MG – site - www.reisauditores.com.br.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração.

Edital / Publicações

IFRN abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, liberou edital n-º 42/2012 para realização de processo seletivo, visando o preenchimento de três vagas para cargo de professor temporário para atuar no ensino básico, na educação profissional de nível médio e superior. A remuneração pode chegar a R$ 2.329,42, em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até às 20h00min do dia 8 de novembro de 2012, exclusivamente via Internet, através do site do IFRN- http://professorsubstituto.ifrn.edu.br.
 
A taxa de inscrição será de R$ 55,00.
 
O processo seletivo será constituído de duas fases distintas, uma prova de desempenho (eliminatória e classificatória), uma prova de títulos (classificatória).
 
A prova de desempenho será realizada no Câmpus Natal-Central e o Curso de Formação em EaD ocorrerá no Câmpus de Educação a Distância do IFRN. Os locais de realização dos sorteios de temas para a prova de desempenho serão divulgados no site do IFRN-  http://professorsubstituto.ifrn.edu.br, em data prevista para 14 de novembro de 2012.
 
Os resultados de cada prova e o resultado final do Processo Seletivo serão divulgados no site do IFRN - http://portal.ifrn.edu.br/servidores/processos-seletivos à partir de 04 de dezembro de 2012.
 
O processo seletivo terá validade de dois anos, a contar da data em que for publicada a homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

IFRS abre processo seletivo

Foi lançado o edital n-º 73/2012, regulamentando o processo seletivo, para o provimento de duas vagas docente, no Campus Porto Alegre, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
 
As oportunidades são para o cargo de Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Secretariado, em jornada de 40h semanais, com remuneração de até R$ 3.825,89. Já para as áreas de Organização Empresarial e Direito, a carga horária será de 20h, com remuneração que pode chegar a R$ 2.217,78.
 
Além da remuneração, será concedido ainda ao contratado os seguintes benefícios: Auxílio-Alimentação, Auxílio - Transporte e Auxílio Pré-Escolar.
 
As inscrições serão realizadas diretamente na Coordenadoria de Gestão de Pessoas do campus - rua Voluntários da Pátria, nº. 506, 9º andar, Bairro - Centro, até o dia 07 de novembro de 2012 de segunda à sexta-feira, das 9:00h às 16:30min.
 
Haverá análise curricular, entrevista e prova didática para todos os participantes.
 
O resultado do processo seletivo será divulgado no Diário Oficial da União e no site, através do endereço: www.poa.ifrs.edu.br.
 
O prazo de validade do certame será de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União.

UFES abre processo seletivo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) abriu edital N° 045/2012 de processo seletivo. O objetivo é a contratação de 05 Professores Substitutos para os Centros de Ciências Humanas e Naturais, Artes, Universitário Norte do Espírito Santo e de Ciências Agrárias.

Os profissionais atuarão nas áreas de Psicofisiologia/Psicologia da Educação e de Teorias e Técnicas Psicoterápicas/Psicologia da Educação; Artes/Música; Matemática; e de Fisiopatologia e Biotecnologia da Reprodução dos Animais de Produção e Animais de Companhia em jornadas de 40h semanais.

A inscrição será realizada no período de 31 de outubro a 6 de novembro de 2012, na secretaria dos Departamentos de Psicologia, de Teoria da Arte e Música, Matemática Aplicada e de Medicina Veterinária, no horário de atendimento ao público.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União e poderá ser prorrogado por igual período.

Processo seletivo do IFSULDEMINAS

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, publicou edital nº 23/2012 de processo seletivo destinado ao preenchimento de uma vaga para professor substituto no Campus de Muzambinho. O salário deverá ser correspondente à titulação apresentada por ocasião da contratação, podendo chegar a R$ 3.825,89, no regime de trabalho de 40h semanais.
 
Aos candidatos interessados, as inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através de preenchimento do formulário próprio de inscrição disponível no endereço eletrônico www.ifsuldeminas.edu.br, até o dia 14 de novembro de 2012.
 
O formulário com a documentação do candidato deverá ser enviado via sedex ou entregue na Pró-Reitoria de Ensino do IFSULDEMINAS na data limite de postagem de 14 de novembro de 2012, na Rua Ciomara Amaral de Paula, n°167 - Bairro Medicina, Pouso Alegre-MG.
 
O certame constará de uma única etapa: Prova de Títulos.
 
O resultado do processo seletivo será divulgado a partir do dia 30 de novembro de 2012, devendo ser afixado na Reitoria do IFSULDEMINAS e publicado no site www.ifsuldeminas.edu.br.
 
A validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado nos termos da legislação específica.

Concurso SETEC Campinas - SP

Com a finalidade de preencher 25 vagas, a SETEC - Serviços Técnicos Gerais, localizada na cidade de Campinas, em São Paulo, abre inscrições para concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 1.242,24 e R$ 5.521,07, dependendo da função ocupada.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente Funerário, Agente de Suporte Funerário, Agente de Suporte Técnico, Analista Técnico, Assistente de Serviço de Verificação de Óbito, Oficial de Serviços, Procurador e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser efetuadas no período das 10 horas do dia 01 às 16 horas do dia 24 de novembro de 2012, pela internet, no endereço eletrônico www.zambini.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.
 
 
O candidato inscrito como pessoa com deficiência deverá especificar, na ficha de inscrição, o tipo de deficiência que apresenta, no período de inscrição, deverá encaminhar documentação por SEDEX, ao Instituto Zambini, na Av. Fagundes Filho, 141 – c.j. 43 - Edifício Denver - 4° andar – São Judas, CEP 04304 - 000 - São Paulo/SP.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva e prática.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 16 de dezembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados através de edital de convocação no dia 07 de dezembro de 2012.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 17 de dezembro de 2012, no Diário Oficial e no site www.zambini.org.br.
 
A aplicação da prova prática está prevista para 17 de fevereiro de 2013, em local e horário a serem divulgados no dia 25 de janeiro de 2013.

Validade

O concurso público será válido por 2 anos, prorrogáveis por mais 2 anos a critério da SETEC - Serviços Técnicos Gerais, a contar da data da homologação do certame.

Edital / Publicações

FCEE abre processo seletivo

A Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) publicou edital Nº. 008/2012 para realização de processo seletivo visando o preenchimento de 02 vagas de níveis médio e superior. O salário pode-se chegar a R$ 2.592,00 mais produtividade e auxílio alimentação, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Fica reservado percentual de 10% para os candidatos com deficiência.
 
Cargos: Técnico em Atividades Agrícolas e Médico Fisiatra.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 20 de novembro de 2012, das 14h00min às 18h00min, no campus da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE, situado à rua Paulino Pedro Hermes, 2785, Bairro Nossa Senhora do Rosário, Município de São José-SC.
 
O processo seletivo constará de prova de títulos.
 
A listagem classificatória será divulgada e afixada no campus da FCEE e no site - www.fcee.sc.gov.br, a partir do dia 20 de novembro de 2012.
 
A classificação final será publicada no dia 26 de novembro de 2012, no campus da FCEE e no site, www.fcee.sc.gov.br e no Diário Oficial do Estado.
 
A escolha de vagas ocorrerá de acordo com a ordem de classificação e será realizada no dia 27 de novembro de 2012, na Gerência de Gestão de Pessoas da FCEE às 14:00.

Edital / Publicações

IFRJ lança edital de processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, lançou edital N-º 74/2012, para o processo seletivo relativo ao Campus Realengo, destinado ao cadastramento de professor, oferecendo vagas para atuar na área de Química Analítica e ministrar aulas nas disciplinas de Análise Qualitativa, Quantitativa e Instrumental, e na área de Terapia Ocupacional nas matérias de Terapia Ocupacional em Traumatortopedia e Reumatologia I, Métodos e Técnicas de Avaliação em Terapia.
 
A remuneração será de até R$ 2.130,33 em jornada de 40 horas, acrescida do valor correspondente à titulação do profissional, no valor de R$ 56,48 para aperfeiçoamento, de R$ 135,45 para especialização, de R$ 652,64 para mestrado e de R$ 1.548,41 para doutorado.
 
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 9 de novembro de 2012, no IFRJ, Campus Realengo, rua Professor Carlos Wenceslau, nº 343, Rio de Janeiro, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
O certame será constituído da análise do Curriculum Vitae, realizada no dia 12 de novembro de 2012, e da entrevista técnica, sob responsabilidade da Coordenação do Curso, nos dias 13 e 14 de novembro de 2012, no Campus Realengo,
 
Os resultados finais serão divulgados no local de inscrição, em 14 de novembro de 2012, a partir das 18 horas.

Prefeitura de Laguna (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 029/2012) para realização de processo seletivo da Prefeitura de Laguna, Estado de Santa Catarina. A seleção de Laguna oferece várias vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.177,12, com carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Agente Epidemiológico, Fisioterapeuta e Massoterapeuta.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 26 a 28 de novembro de 2012 das 13h às 18h na Secretaria de Administração e Serviços Públicos, sito a Avenida Colombo Machado Salles, 145, 3º andar, Centro Administrativo Tordesilhas, Bairro Centro.

Provas
A prova será aplicada na data prevista de 09 de dezembro de 2012 na EEB.Comendador Rocha, Bairro Progresso, Laguna, CEP-88.790.000 das 14h às 15h 30min. A prova e seu gabarito serão divulgados no dia 10 de dezembro de 2012 na Secretaria Municipal responsável ou no site da Prefeitura de Laguna www.laguna.sc.gov.br.

Concurso CREMEB: Edital e Inscrição

Com a finalidade de preencher 3 vagas mais cadastro reserva, O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece salário que varia entre R$ 732,87 a R$ 3.507,96, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Auxiliar de Apoio Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Técnico de Atividades de Suporte I e Médico Fiscal.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas das 13h00min do dia 5 às 23h59min do dia 22 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 45,00 (nível médio) e R$ 65,00 (nível superior).
 
Prova
As provas escritas objetivas serão realizadas nas cidades de Barreiras, Jequié, Salvador e Teixeira de Freitas, na data provável de 16 de dezembro de 2012, das 08h00min às 11h00min e das 13h30min às 16h30min (horário local do Estado da Bahia), em locais que serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro de 2012 no site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos preliminares serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 15h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.

Validade

A validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Instituto Federal Sul-Rio-grandense

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF Sul-Rio-grandense), liberou o edital Nº 173/2012, destinado a selecionar candidatos para provimento de 04 vagas para cargos efetivos de técnico administrativo de nível médio.
 
De acordo com o edital, a remuneração inicial é de R$ 1.821, 94, no regime de trabalho de 40h semanais, acrescido de auxílio transporte e alimentação quando necessário.
 
As vagas são para os cargos de Técnico em Contabilidade, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Telecomunicações e Assistente em Administração.
 
A inscrição deverá ser efetuada somente via Internet, através do endereço eletrônico www.ifsul.ed.br/concursos, até o dia 18 de novembro de 2012 das 08h às 23h59min. A taxa no valor de R$ 35,00 para todos os cargos, deverá ser paga nas Agências Lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal até o dia 19 de novembro de 2012.
 
O certame consistirá de uma prova escrita de caráter obrigatório, eliminatório e classificatório que será aplicada provavelmente no dia 12 de dezembro de 2012, com início as 09h, na cidade para qual o candidato se inscreveu. Os locais para a realização da prova será divulgado a partir do dia 27 de novembro de 2012 no site www.ifsul.ed.br/concursos.
 
Os resultados finais serão divulgados na página do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense na internet, no endereço www.ifsul.ed.br/concursos.
 
O certame será válido por 02 anos, a contar da data de homologação no DOU, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Paulistano testa prescrição à beira do leito com tablets

Capaz de integrar informações indispensáveis para checagem de pacientes na beira do leito, o novo módulo de prontuário eletrônico pode ser utilizado em tablets mais robustos
 
O Hospital Paulistano, do Grupo Amil, implementou ferramenta de checagem à beira-leito por meio de dispositivos móveis. A tecnologia foi desenvolvida pela Agfa Healthcare e recentemente aperfeiçoada para o projeto piloto.
 
O módulo de prontuário eletrônico suporta atendimentos ambulatoriais, UTI, internações e ainda serviços especializados como oftalmologia, ortopedia, oncologia e neurologia.
 
Com a implantação, os profissionais conseguem ter o acesso compartilhado ao prontuário do paciente. Segundo a Agfa, o produto está habilitado para funcionar em checagens a beira-leito, com tablets mais robustos que os usuais. “A opção pela robustez é visando o risco de líquidos serem derramados no equipamento ou possíveis quedas.
 
Se antes a dificuldade era reunir o histórico do paciente e dosar a quantidade de remédios, hoje, com o auxílio da tecnologia e de softwares, tanto a integração quanto a facilidade no encontro das informações se tornaram imprescindíveis”, afirma em comunicado.
 
Fonte SaudeWeb

E-commerce na saúde: alternativa crescente de vendas

Vendas online de medicamentos se consolidam como mais um canal de negócio, estabelecendo o tripé: vendas pessoais, telemarketing e e-commerce
 
Escolher os móveis da casa, a roupa para “aquela” festa, presentear um amigo já são práticas comuns a milhares de consumidores virtuais. Marcas de sites como Amazon, Americanas e Submarino fazem parte dos favoritos de muita gente, mas não é só no varejo que o e-commerce é tido como alternativa às longas filas de espera, ao trânsito de ir e voltar de uma loja, entre outros percalços.
 
Na área de saúde, por exemplo, um mercado de 65 mil farmácias exige, para seu suprimento, um grande volume de distribuidoras de medicamentos e o e-commerce tem se consolidado como alternativa na compra desses produtos. Há quatro anos, a Visão Grupo estreou sua plataforma na web permitindo com que as farmácias e drogarias localizem rapidamente uma grande diversidade de ofertas com condições especiais nas distribuidoras que atendem suas regiões. A base ativa de clientes da companhia contabiliza atualmente 28 mil nomes.
 
De acordo com o CEO do grupo, Ricardo Coutinho, as maiores distribuidoras de medicamentos movimentam cerca de US$ 15 bilhões de dólares ao ano.
 
Ele é categórico ao dizer que as tradicionais visitas aos clientes e o telemarketing continuam, mas, agora, dividem espaço com a comercialização virtual. “O online democratizou o acesso das farmácias. Os pequenos estabelecimentos, muitas vezes, compram de distribuidores pequenos e os preços vão ficando mais caros”, explica Coutinho, ressaltando que os preços do e-commerce são personalizados.
 
“O valor depende do perfil da farmácia como, por exemplo, o volume e histórico de compras, localização da unidade, potencial de crescimento, entre outros”.
 
Para Eduardo Valotto, presidente da distribuidora paulista Divamed, uma das empresas do Grupo Irmãos Valotto, que testou projeto piloto juntamente à Visão Grupo, está claro que esse vai ser mais um dos canais de vendas do segmento farmacêutico, principalmente para as distribuidoras. “Mas, por enquanto, o modelo ainda está amadurecendo”.
 
Segundo Coutinho, o comércio online de medicamentos representa, em média, 20% do negócio das distribuidoras. “Mas a gente tem, por exemplo, distribuidoras com venda online de até 70%”.
 
A resistência dos vendedores está entre os desafios listados pelos executivos; muitos profissionais ainda enxergam o e-commerce como concorrentes.
 
“Nossa equipe de vendas é propulsora dessa ferramenta, que é um diferencial de mercado”, conta Valotto.
 
Fonte SaudeWeb

10 doenças mais comuns no mundo corporativo

Omint realiza pesquisa com 15 mil executivos e traz ranking de doenças mais comuns. Ansiedade é a que mais vem crescendo entre os profissionais que também sofrem com excesso de peso
 
A Omint, operadora de saúde voltada para o público AAA, produziu uma pesquisa para avaliar as condições de saúde dos executivos brasileiros. Com uma amostra formada por 15 mil profissionais entre média gerência e o alto escalão de grandes companhias com atuação no País, a companhia não apenas mapeou as principais enfermidades que afetam os executivos brasileiros, mas também os principais hábitos de vidas não saudáveis, que são os maiores responsáveis pelo aumento do risco cardíaco e desenvolvimento de doenças graves.
 
Os números mostram que 95,5%dos executivos brasileiros não mantém uma alimentação equilibrada no dia a dia, 44% são sedentários e 31,7% têm índice elevado de estresse. “Esses indicadores tem permanecido estáticos nos últimos 3 anos, embora boa parte deles revelem intenção de mudança de hábitos alimentares e inclusão de atividades físicas na rotina”, revela o diretor médico da Omint e coordenador do estudo, Caio Soares.
 
Ansiosos e acima do peso
Entre as patologias mapeadas pelo estudo, a ansiedade é a que apresentou maior crescimento entre os executivos avaliados pela operadora nos últimos três anos. Se em 2010 14% dos executivos avaliados apresentavam sintomas da doença, em 2011 esse percentual chega a 18,20%, crescimento de 24%.
 
“A ansiedade está associada ao estresse, que é um dos grandes vilões da saúde. Além de, por si só, agravar ou acelerar o desenvolvimento de doenças, também afasta da serenidade necessária para iniciar o processo de mudanças de hábitos. Não é fácil!”, explica Soares.
 
Também de acordo com o levantamento, o excesso de peso, reflexo direto da má alimentação e do sedentarismo, também é considerado um grave problema no mundo corporativo. Porém, os indicadores vêm se mantendo estáveis nos últimos três anos. Cerca de 38,6% dos executivos estão com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25. Dentro desse universo, 18,99% são homens e 11,53% mulheres. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) pode ser considerada obesa uma pessoa que tem IMC acima de 30.
 
Doenças mais comuns
A pesquisa relevou também quais são as doenças mais frequentes entre os executivos brasileiros. A poluição e a manutenção inadequada do ar condicionado no ambiente corporativo colocou a rinite alérgica no topo do ranking. A doença atinge 29% dos executivos analisados. O segundo lugar é ocupado pela alergia de pele, atingindo 22,4% do total.
 
Confira o Ranking:
Patologias200920102011
Rinite27,72%28,31%28,97%
Alergia de pele22,58%22,32%22,41%
Dor no pescoço/ ombros20,50%19,65%19,36%
Excesso de peso18,59%18,49%18,42%
Dor de cabeça frequente16,81%16,74%16,50%
Ansiedade14,77%16,91%18,19%
Asma ou bronquite13,35%13,47%13,47%
Insônia11,64%11,07%10,83%
Colesterol alto11,49%11,58%11,53%
Dor crônica nas costas9,85%9,17%8,52%

Explicações sobre cada doença

Risco Cardiovascular
 Entre os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, também avaliados pela pesquisa da Omint, uma boa notícia. Vem caindo progressivamente o percentual de executivos hipertensos. Em 2010 eram 10%. Passaram para 9,07% em 2011 e agora somam 8,15% do total.
 
Já os indicadores de diabetes e colesterol alto seguem estáveis. Atingem 2,3% e 2,04% da população avaliada, respectivamente.

Motivação para mudar
 O desejo de mudança de hábitos também é avaliado pela pesquisa que concluiu que a inclusão de pelo menos uma atividade física na rotina é objetivo de 37,7% dos executivos e 44%, ainda que não tenham tomado nenhuma iniciativa, tem “pensado muito” no assunto.
 
Quando o assunto é alimentação saudável a pesquisa detectou que 26,1% dos executivos avaliados já estão tomando providências e adotando um cardápio mais saudável no dia a dia, enquanto que 39% pensam constantemente sobre o assunto.
 
Já no caso do tabagismo, os dados são animadores. Realizado há 7 anos, a pesquisa da Omint apontava em 2004 cerca de 18% de fumantes entre os executivos. Em queda gradual desde então, hoje os fumantes não passam de 12%. E a tendência é de queda ainda mais acentuada. “Entre as mudanças de hábitos, parar de fumar é uma inciativa fundamental para quem almeja vida longa saudável”, diz Soares.
 
Soares ressalta, ainda, que a adoção de hábitos de vida saudáveis deveria ser uma preocupação de primeira ordem para empresas e seus colaboradores. “As pessoas hoje têm consciência do risco que correm com os hábitos de vidas não saudáveis, mas conforme nosso estudo comprova, isso não é suficiente para a mudança de comportamento. Elas precisam de estímulos contínuos para mudança de estilo de vida”, afirma.
 
Fonte SaudeWeb