Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Adesivo antirressaca promete curar mal-estar do dia seguinte

Produto de fácil aplicação seria capaz de recompor vitaminas e ácidos perdidos pelo consumo do álcool
 
Adesivo desenvolvido por um cirurgião plástico norte-americano promete curar a ressaca que aparece após a ingestão de bebidas alcoólicas.
 
A embalagem afirma que o Brytox Hangover Prevention Patch, lançado nos Estados Unidos e no Reino Unido, seria capaz de recompor as vitaminas e ácidos perdidos pelo consumo do álcool, provocando um efeito similar ao de injeções de vitaminas. As informações são do jornal Daily Mail.
 
O adesivo deve ser anexado na pele 45 minutos antes de beber e deve ser deixado até o dia seguinte ou cerca de oito horas depois de parar de beber.
 
O design do produto é similar ao de adesivos de nicotina.
 
De acordo com o cirurgião plástico Leonard Grossman, criador do adesivo, o produto contém vitaminas A, B, D, E e K, açaí e ácido fólico. Essas substâncias seriam entregues de forma contínua para a corrente sanguínea, garantindo maior eficiência em comparação com as pílulas contra ressaca.
 
O site Firebox, que comercializa o adesivo no Reino Unido, explica que o produto funciona impedindo a ressaca antes mesmo que ela comece. "De fácil aplicação, ele possui uma poderosa mistura de vitaminas, nutrientes e antioxidantes que são absorvidos continuamente, o que significa um tempo de recuperação menor", destaca Grossman.
 
Apesar dos efeitos no dia seguinte ao consumo de bebidas, o cirurgião ressalta que o adesivo não impede que a pessoa fique bêbada.
 
Fonte isaude.net

Estudo brasileiro liga enxaqueca em crianças com queda no desempenho escolar

A descoberta, publicada na revista Neurology, tem como base pesquisa com 5,7 mil crianças com idades entre 5 e 12 anos
 
Crianças com enxaqueca têm risco maior de apresentarem baixo desempenho escolar. A descoberta, publicada na revista Neurology, tem como base um estudo realizado com 5,7 mil crianças brasileiras com idades entre 5 a 12 anos.

Os resultados da pesquisa mostraram que crianças com enxaqueca tiveram até 30% mais propensão a apresentarem notas abaixo da média do que os alunos que não sofrem deste tipo de dor de cabeça.

Os pesquisadores coletaram as mesmas informações sobre desempenho dos alunos que os professores repassam aos conselhos acadêmicos. Além disto, estes mesmos professores responderam a um questionário que enfocava possíveis problemas emocionais e comportamentais dos alunos. Os pais também participaram da pesquisa, respondendo perguntas sobre dores de cabeça das crianças, histórico médico, e outras informações críticas.

Os resultados da pesquisa mostraram que 0,6% dos estudantes tinham enxaqueca crônica ou apresentavam o quadro pelo menos durante 15 dias durante o mês. Outros 9% tinham enxaqueca episódica e cerca de 17,6% tinham enxaqueca provável (não tinham todos os sintomas da doença, mas seu quadro que não correspondia aos padrões de qualquer outro tipo de dor de cabeça).

Uma associação mais forte entre enxaqueca e mau desempenho na escola foi vista em crianças com quadros de enxaquecas mais duradouras, episódios mais graves ou crônicos ou mesmo com problemas emocionais ou de comportamento.

"Como cerca de 25% das crianças em idade escolar têm dores de cabeça com as características de enxaqueca, esse é um problema grave, especialmente para aqueles com frequentes ataques que não desaparecem rapidamente. Desta forma, pais e professores precisam certificar que as crianças recebam atenção médica e tratamento adequados," explicou Marcelo E. Bigal, líder do estudo e membro da Academia Americana de Neurologia.
 
Fonte isaude.net

Você reconhece os sinais da síndrome metabólica?

Cada vez mais comum, a doença atinge muitas pessoas que nem sequer suspeitam que a possuem
 
O termo síndrome metabólica é, atualmente, muito utilizado, entretanto, poucas pessoas sabem o que ele significa. É uma doença que envolve vários fatores de risco metabólicos que estão associados com o aumento de risco de diabetes tipo II, eventos cardiovasculares (enfarte, derrame cerebral etc.), assim como a mortalidade por doenças cardiovasculares e outras causas.
 
Como ela surge?
Esta síndrome vem se tornando cada vez mais comum e chega a acometer cerca de um quarto da população dos Estados Unidos e Europa. Na grande maioria das vezes ela se inicia na idade adulta ou na meia-idade e a sua frequência aumenta com o envelhecimento. O número de pessoas acometidas aos 50 anos é o dobro de casos que acontecem com 30 ou 40 anos. Sua alta frequência, aliada às suas graves consequências para a saúde, demonstra a importância da compreensão dos fatores que a provocam. Isso poderá auxiliar a adotar melhores estratégias para preveni-la.
 
A Federação Internacional de Diabetes definiu que são portadores de síndrome metabólica os indivíduos que tiverem obesidade central - circunferência abdominal maior que 102 cm nos homens e que 88 cm nas mulheres- e mais dois de qualquer dos quatro fatores de risco abaixo:

1. Hipertensão arterial: pressão arterial sistólica maior que 130 e diastólica maior que 85 mm de Hg.

2. Níveis de triglicérides altos no sangue - maior ou igual a150 mg/dL.

3. Níveis de HDL colesterol (bom colesterol) baixos no sangue: menor ou igual a 40 mg/dL no homem ou menor ou igual a 50 mg/dL na mulher

4. Níveis de glicose aumentados no plasma após jejum de 12 horas: maior ou igual a 100 md/dL.
 
Quem tem síndrome metabólica?
Várias pessoas são portadoras da síndrome metabólica sem sequer suspeitar disso, uma vez que essas alterações são, em geral, assintomáticas. Em primeiro lugar é preciso que os pacientes com obesidade central procurem o médico para fazer o diagnóstico. Em segundo, que a pessoa saiba que os riscos para sua saúde são altos e que deverá mudar seus estilos de vida.
 
Se considerarmos que a saúde é um dos maiores bens do ser humano, podemos dizer que essa é uma das doenças que pode, realmente, colocar em risco este precioso bem. Assim, essa síndrome é, geralmente, silenciosa e pode causar vários problemas, inclusive o aumento de risco de morte.
 
Um recente estudo, que avaliou os resultados de várias outras pesquisas, mostrou que os hábitos de vida sedentários podem ser um fator de risco independente dos demais, para o estabelecimento da síndrome metabólica.
 
Precisamos esclarecer o que é hábito de vida sedentário. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o sedentarismo não significa apenas deixar os exercícios e o esporte de lado. O comportamento sedentário pode ser definido como a realização de atividades que consomem de 1,0 a 1,5 unidades do equivalente metabólico da tarefa (METs). Essa medida é usada para estimar o gasto de uma determinada atividade física em relação ao gasto do organismo em estado de repouso.
 
Na prática, o comportamento sedentário pode ser mais bem definido pela quantidade de "tempo sentado" do que pelos níveis de atividade física. Estudos demonstraram que as pessoas com esse hábito podem gastar mais do que a metade do seu tempo acordado em atividades sedentárias. Dessa forma, o comportamento sedentário inclui o tempo gasto sentado, deitado descasando, assistindo TV, no computador, de trabalho sentado etc.
 
Tratamento
O tratamento da síndrome metabólica necessita de uma boa dose de determinação para as mudanças de estilo de vida com o intuito de obter redução de peso. Inclui-se a realização de dieta hipocalórica balanceada, incremento de atividades físicas, mudanças comportamentais e, inclusive o auxílio de medicamentos quando essas medidas não são suficientes. Podem ser necessários medicamentos para tratar a obesidade, o colesterol, os triglicérides e o diabetes mellitus.
 
A novidade é que, além das recomendações básicas (dieta, perda de peso, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas e consultar regularmente o seu médico), a diminuição do hábito de vida sedentário, definido como quantidade de tempo sentado, pode contribuir, também, para melhorar a síndrome metabólica. Isso quer dizer que aumentar as atividades cotidianas já ajuda muito! Algumas dicas - respeitando as limitações de cada indivíduo - podem ser úteis: aproveite para levar o cachorro para passear, subir escadas, fazer pequenos reparos em casa, lavar a louça, assim como procurar ir a pé aos lugares próximos.
 
Seja criativo! Você pode escolher como reestruturar sua vida para eliminar o comportamento sedentário. Isso poderá fazer muita diferença!
 
Fonte Minha Vida

Hospitais de Nova York enfretam desafio comparável ao 11/9

Os hospitais de Nova Iorque enfrentam um desafio comparável ao dos ataques de 11 de setembro de 2001 com a passagem da supertempestade Sandy, que provocou quedas de energia e obrigou a transferência de centenas de pacientes em estado crítico.
 
Grandes hospitais, como New York University (NYU), em Manhattan, ou o Coney Island (Brooklyn), tiveram de transferir seus pacientes quando Sandy atingiu a cidade, resultando em enchentes e provocando a queda de energia elétrica.
 
"Esta é talvez a situação mais complexa que vivi em Nova York nos últimos 30 anos. Quanto aos pacientes crônicos e em estado crítico, definitivamente é uma situação mais complexa do que em 11 de setembro", relatou à AFP o Dr. Carlos Cordon-Cardo, chefe do departamento de patologia do Hospital Mount Sinai, que recebeu mais de 100 pacientes de outros centros médicos.
 
"No 11 de setembro havia pessoas com problemas pulmonares, intoxicados, mas não havia tantas pessoas gravemente feridas ou com graves necessidades médicas, porque, infelizmente, perdemos muita gente. Desta vez é realmente uma emergência médica", disse.
 
Os atentados de 11 de setembro realizados em Nova York causaram oficialmente 2.753 mortes, e outras 223 no resto do país.
 
O Mount Sinai, localizado no Upper East Side, um dos bairros de Manhattan onde não há eletricidade, recebeu apenas na noite de terça 64 pacientes do NYU Hospital. Em seguida, dezenas de ambulâncias foram direcionadas para este hospital no meio da tempestade, contou Cordon-Cardo.
 
"Há uma demanda significativa para transferir pacientes em estado crítico. Tínhamos uma janela de ação relativamente boa. Os ventos não eram tão fortes a ponto das ambulâncias sofrerem", explicou este médico espanhol reconhecido internacionalmente por sua pesquisa na luta contra o câncer.
 
"Chegaram de uma vez mais de um paciente em estado crítico, sem nenhum registro médico e apenas com um par de documentos molhados e amassados", lembrou, acrescentando que muitos dos 650 membros de sua equipe dormiram em locais improvisados para continuar a responder as emergências.
 
"Foi emocionante e extraordinário ver como todo um grupo de profissionais trabalha junto e de forma harmoniosa sem dormir, ou dormindo em mesas e carros que haviam deixado na garagem", disse.
 
A situação nos hospitais de Nova York continuou muito complicada nesta quarta-feira.
 
O Hospital NYU está examinando "o impacto da tempestade em todos os centros de saúde, pesquisa e educação", e apenas uma parte de sua equipe foi convocada para trabalhar na quarta e quinta-feira, de acordo com um comunicado.
 
O Coney Island Hospital parece enfrentar a situação mais complicada. O hospital sofreu inundações e danos causados pela supertempestade e tinha eletricidade limitada, informou à AFP Evelyn Hernandez, diretora de comunicação dos Hospitais e Saúde da cidade de Nova York, citando o último relatório de seu departamento.
 
Este Hospital precisou transferir cerca de 200 pacientes, alguns para outros hospitais e os menos críticos para suas próprias casas.
 
Outros centros médicos, como Bellevue, em Manhattan, teve seus porões inundados e precisou trabalhar com geradores de emergência.
 
O Bellevue transferiu 13 pacientes em estado crítico, mas manteve os 700 restantes, de acordo com Hernandez.
 
A chave para o sucesso das transferências de pacientes foi a preparação de antemão, ressaltou Cordon-Cardo.
 
"Começamos a nos coordenar no fim de semana. Montamos macas em várias salas de reunião. Pessoas que viviam longe deixaram suas famílias, vieram para o hospital e estão com a gente desde domingo. Quando a tempestade chegou na segunda-feira já tínhamos uma equipe preparada", explicou.
 
"Agora o trabalho continua. Precisamos recuperar uma série de pacientes que precisam ser examinados. Trabalhamos 24 horas por dia", concluiu.
 
Fonte R7

Morre espanhol que estava em coma havia 23 anos devido a uma cirurgia plástica

Meño ficou em estado vegetativo desde 1989 quando resolveu fazer uma cirurgia estética no nariz
 
Um espanhol que passou 23 anos em coma por causa de uma cirurgia plástica morreu no domingo, um ano depois que sua família foi indenizada ao término de uma longa batalha judicial.
 
Esta luta levou os pais de Antonio Meño a acampar durante 16 meses, com o filho numa cama improvisada, diante do ministério da Justiça, em Madri.
 
Meño viveu em estado vegetativo desde que, em 1989, aos 21 anos, decidiu realizar uma operação estética no nariz.
 
O anestesista, acusado pela família de negligência, foi condenado em primeira instância por imprudência profissional, mas depois foi absolvido num recurso de apelação.
 
Os pais de Antonio, padeiros aposentados, decidiram em 2009 acampar ante o ministério quando a justiça os ameaçou de confisco de seu apartamento para pagar pelos 400.000 euros (mais de 518.000 dólares) em gastos processuais.
 
Mas o aparecimento de uma nova testemunha, um médico que assitiu a cirurgia na qualidade de estudante, levou o Supremo Tribunal a reabrir o caso em 2010.
 
Uma conciliação entre as duas partes permitiu finalmente à família receber uma indenização de 1,075 milhão de euros em julho de 2011.
 
Fonte R7

Prefeitura Municipal de Itapissuma - PE

A Prefeitura Municipal de Itapissuma, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 271 vagas

Inscrições:
Até 5 de novembro pelo www.fadurpe.com
.br/itapissuma ou na Escola Municipal Francelina Rogaciano da Silva, rua Manoel Borba, nº 51, centro, Itapissuma

Valor:
De R$ 45,00 a R$ 90,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.200,00

Provas:
Haverá provas objetivas, prova de títulos para Professor, prova prática para Professor Instrutor de Libras, exame antropométrico e de aptidão física para Guarda Municipal e curso introdutório de formação para Agente Comunitário de Saúde.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;


Ensino Médio - Guarda Municipal, Monitor de Creche, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saneamento e Professor de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano;

Ensino Superior - Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Clínico Geral, Dermatologista, Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, Pediatra e Plantonista, Psiquiatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Professor de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Matemática, Professor Instrutor de Libras e Psicólogo (Clínico).

Prefeitura Municipal de Extremoz - RN

A Prefeitura Municipal de Extremoz, Rio Grande do Norte, realiza concurso para provimento de 380 vagas

Inscrições:
De 22 de outubro a 22 de novembro na rua dos Coqueiros, nº 44, Conjunto Alto Extremoz ou pelo www.conpass.com.br.


Valor:
De R$ 37,00 a R$ 57,00, além do cartão de inscrição (R$ 6)

Remuneração:
De R$ 656,44 a R$ 1.841,11

Provas:
Prova escrita: 13 de janeiro de 2013,
Haverá prova de títulos

Cargos:
Fundamental - Motorista categorias A, B, C e D e Agente Operacional de Serviços;
Médio - Auxiliar de Professor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Farmácia, Técnico em Vigilância Sanitária e Ambiental, Agente Administrativo, Digitador, Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde - ESF,
Superior - Assistente Social, Auditor Fiscal de Vigilância Sanitária, Cirurgião-Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Obstetra, Pediatra, Médico-Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Professor de Nível Superior nas disciplinas de Ciências, Geografia, Língua Inglesa, Portuguesa, Matemática, Artes, História, Educação Física e Filosofia, Professor de Nível Superior - Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Professor de Nível Superior - Educação Infantil.

Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro - MG

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro – MG realiza concurso para provimento de 70 vagas para a área da saúde.

Inscrições:
De 20 de novembro a 25 de dezembro pelo www.polisauditoria.com.br.


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 680,36 a R$ 11.803,96

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e Atendente de Convênio;

Médio - Técnico em Enfermagem;

Superior - Enfermeiro, Odontólogo e Médico de Família.

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;

Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;

Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacioal.

Prefeitura Municipal de Caçu - GO

A Prefeitura Municipal de Caçu - Goiás, realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 25 de outubro a 9 de novembro de 2012

Cargos:
Agente Comunitário de Saúde e Agente em Endemias.

Outras informações pelo www.consultarconc
ursos.com.br ou na Prefeitura Municipal, CEP 75.813-000, telefone (64) 3656-6000.

Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus – PE

A Prefeitura Municipal de Brejo da Madre de Deus – PE realiza concurso para provimento de 574 vagas

Inscrições:
De 22 de outubro a 10 de novembro pelo www.advise.net.br.


Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.000,00

Provas:
Prova objetiva: 18 de novembro
Haverá prova de títulos para Professor

Cargos:
Fundamental - Artífice nas funções de Pedreiro e de Pintor, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Guarda Municipal, Motorista categorias B e D e Motorista - Samu;

Médio/Técnico - Agente Administrativo, Agente Sanitário, Agente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Professor Fundamental I, Técnico de Enfermagem, Técnico Agrícola, Técnico de Radiologia e Técnico em Edificações;

Superior - Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Buco Maxilofacial, Cirurgião-Dentista, Cirurgião-Dentista Endodontista, Cirurgião-Dentista - Atendimento a Pacientes Portadores de Necessidades Especiais, Cirurgião-Dentista Periodontista, Cirurgião-Dentista Protesista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista, Médico Auditor, Cardiologista, Médico-Cirurgião, Clinico Geral, Geriatra, Ortopedista, Pediatra, Médico Plantonista Generalista - Obstetra, Médico Plantonista Generalista - Pediatria, Médico Psiquiatra, Tocoginecologista, Nutricionista, Professor Fundamental II para as disciplinas de Ciências, Educação Física, Geografia, História, Matemática, Português, Inglês e Artes, Psicólogo e Veterinário

Prefeitura Municipal de Brejão - PE

A Prefeitura Municipal de Brejão, Pernambuco, realiza concurso para preenchimento de 145 vagas

Inscrições:
Até 9 de novembro pelo www.concursopublicobrejao.com.br


Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00.

Remuneração:
De R$ 545,00 a R$ 5.000

Provas:
Haverá provas escritas, prova de títulos para nível superior e Professor.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro do PSF, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo Escola, Médico Cardiologista, Endocrinologista, Geriatra, Pediatra, Médico PSF, Psiquiatra, Nutricionista Escolar, Odontólogo, Odontólogo do PSF, Procurador Consultivo, Psicólogo, Agente de Disciplina, Secretário Escolar, Professor do 6º ao 9º Ano de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, História, Matemática, Geografia, Educação Física e Ciências/Biologia e Professor de Educação Anos Iniciais;

Ensino Médio - Professor de Educação Infantil, Agente de Controle Interno, Assistente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Controle Interno, Fiscal de Tributos, Operador de Microcomputador, Técnico de Enfermagem, Técnico de Enfermagem do PSF e Técnico Educacional em Informática;

Ensino Fundamental - Agente Arrecadador, Arquivista, Auxiliar de Serviços Educacionais, Motoqueiro, Motorista Escolar/Educacional, Motorista, Vigia, Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Operador de Máquinas, Tratorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Borracheiro, Gari e Operador de Abastecimento de Água.

Prefeitura de Poção de Pedras - MA

A Prefeitura de Poção de Pedras, Maranhão, realiza concurso para preenchimento de 197 vagas

Inscrições:
Até 9 de novembro pelo www.institutoludus.com.br


Valor:
De R$ 15,00 a R$ 70,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 3.000,00

Provas:
Prva escrita: 9 de dezembro

Cargos:
Ensino Superior - Administrador, Assistente Social, Enfermeiro, Enfermeiro ESF, Engenheiro Civil, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Pediatra, Plantonista, Médico do ESF, Cirurgião Geral, Anestesiologista, Gastroenterologista, Ginecologista Obstetra, Ultrassonografista, Cardiologista, Oftalmologista, Ortopedista, Médico-Veterinário, Nutricionista, Cirurgião-Dentista, Cirurgião-Dentista do ESF, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Químico e Procurador Municipal;

Ensino Médio - Monitor do PETI e Técnico em Enfermagem;

Ensino Fundamental - Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Gari, Motorista e Vigia

Prefeitura de Ouriçangas - BA

A Prefeitura de Ouriçangas, Bahia, realiza seleção para preenchimento de 127 vagas

Inscrições:
Até 9 de novembro na Prefeitura Municipal, ou até 11 de novembro pelo www.seletaconcursos.com.br


Valor:
De R$ 33,00 a R$ 95,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 3.900,00

Provas:
Prova objetiva: 2 de dezembro

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Médico, Psicólogo, Veterinário, Advogado, Nutricionista, Professor das disciplinas de Educação Física, História, Matemática, Ciências, Português, Geografia e de Inglês;

Ensino Médio - Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Agente de Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Assistente de Direção, Agente de Multimeios Didáticos (Digitador), Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Meio Ambiente e Agente de Arrecadação;

Ensino Médio - Telefonista, Fiscal Municipal, Agente de Serviços Gerais, Agente Escolar (Limpeza), Agente Escolar (Porteiro), Agente Escolar (Vigilante), Agente em Alimentação Escolar, Guarda Municipal, Carpinteiro, Encanador, Motorista nas categorias B e D, Pedreiro e Vigilante de Saúde

Prefeitura de Miravânia - MG

A Prefeitura de Miravânia, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 116 vagas

Inscrições:
Entre 1º e 30 de novembro pelo www.catedraconsultoria.co
m.br ou na Prefeitura Municipal de Miravânia, avenida Novo Oriente, nº. 150, centro

Valor:
De R$ 35,00 a R$ 45,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 7.000,00

Provas:
Provas objetivas: 9 de dezembro
Haverá prova prática para Motorista Veículo Leve, Motorista Veículo Pesado, Técnico em Informática e Técnico em Enfermagem.

Cargos:
Ensino Fundamental - Agente de Manutenções e Apoio, Agente de Manutenção, Gari, Mecânico de Manutenções, Motorista Veículo Leve e Pesado e Servente;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Fiscalização, Almoxarife, Arquivista Municipal, Atendente de Farmácia, Auxiliar da Educação Básica, Fiscal de Obras e Posturas, Guarda Municipal, Monitor de Educação Infantil, Monitor do Transporte Escolar, Técnico de Enfermagem e Técnico em Informática;

Ensino Superior - Analista Contábil, Analista de Convênios e Prestação de Contas, Analista Jurídico, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Médico PSF, Monitor de Biblioteca Escolar, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II

Prefeitura de Mirabela - MG

A Prefeitura de Mirabela, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 178 vagas

Inscrições:
De 30 de outubro a 30 de novembro pelo www.catedraconsultoria.com
.br ou na Prefeitura Municipal

Valor:
R$ 45,00 a R$ 120,00.

Provas:
Haverá prova escrita

Cargos:
Ensino Superior - Administrador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral (PSF), Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Professor de Educação Física, Professor do 1º ao 5º Ano (Educação Básica), Orientador Escolar, Professor de Português, Matemática, Ciências, Religião, Educação Artística, Educação Física e Ensino Infantil;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Ação Social, Agente de Viagem, Assistente de Biblioteca, Assistente de Ensino, Auxiliar de Ensino, Auxiliar Administrativo, Digitador, Facilitador de Oficina, Fiscal Vigilância Sanitária, Fiscal Tributário, Operador do Programa Bolsa Família, Operador de Computador, Recepcionista/Telefonista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico Higiene Bucal e Técnico Orientador Social;

Ensino Fundamental - Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Compra, Assistente de Tesouraria, Cozinheira, Guarda Noturno, Inspetor de Alunos, Lavadeira, Motorista, Serviços Gerais e Zelador

A Polícia Civil do Estado de São Paulo realiza concurso para provimento de 56 vagas para Perito Criminal. Há vagas para Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba.

A Polícia Militar de São Paulo realiza seleção para preenchimento de 28 vagas

Inscrições:
Até 1º de novembro pelo www.vunesp.com.br.

Cargos:
2º tenente médico PM estagiário (26) - Anestesia; Cardiologia; Cirurgia Geral; Cirurgia Plástica; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia; Fisiatria; Gastroenterologia Clínica; Hermatologia; Infectologia; Medicina do Trabalho; Medicina de Urgência; Medicina Intensiva; Neurocirurgia; Neurologia; Oncologia; Ortopedia e Traumatologia; Otorrinolaringologia; Pneumologia; Proctologia; Psiquiatria; Radiologia; Reumatologia e Urologia e 2º tenente farmacêutico PM estagiário (2)

Remuneração:
R$ 5.501,30.

Seleção:
Haverá prova escrita, prova oral, exames de saúde, prova de condicionamento físico, exames psicológicos, investigação social e análise de documentos e títulos.

Polícia Civil de São Paulo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo realiza concurso para provimento de 56 vagas para Perito Criminal. Há vagas para Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba.

Inscrições:
De 8 de outubro a 12 de novembro pelo www.vunesp.com.br.


Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 6.709,32

Provas:
Haverá prova prática, prova de aptidão psicológica prova de aptidão física e prova de títulos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realiza concurso para provimento de três vagas para professores do campus Corrente.

Inscrições:
De 29 de outubro a 19 de novembro

Valor:
R$ 40,00

Áreas:
Ambiente e Saúde e de Informática e Comunicação.

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89

Provas:
Haverá prova de títulos e de desempenho didático

Hospital Geral de São Mateus

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, realiza seleção para preenchimento temporário de 4 vagas

Inscrições:
De 29 de outubro a 22 de novembro de 2012 no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico:

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Estadual de Mirandópolis - SP

O Hospital Estadual "Dr. Oswaldo Brandi Faria" de Mirandópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de uma vaga para Médico Pediatra

Inscrições:
De 29 de outubro a 5 de novembro na avenida Dr. Raul da Cunha Bueno, nº. 585, Centro ou pelo www.saude.sp.gov.br.


Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 2 de dezembro
Haverá prova de títulos

Hospital de Heliópolis - SP

A Unidade de Gestão Assistencial I (UGA) - Hospital de Heliópolis, São Paulo, realiza concurso para provimento de duas vagas médicas para Coloproctologia.

Inscrições:
De 29 de outubro a 8 de novembro na rua Cônego Xavier, nº. 276, Sacomã - SP ou pelo www.saude.sp.gov.br


Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 25 de novembro
Haverá prova de títulos

Conselho Regional de Psicologia da 18 Região - CRP/MP

O Conselho Regional de Psicologia da 18ª Região (CRP-18), Mato Grosso, realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reservas.

Inscrições:
De 22 de outubro a 16 de novembro pelo www.quadrix.org.br.


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 60,00

Cargos:
Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais;
Nível Médio - Auxiliar Administrativo de Secretaria, Auxiliar Administrativo Financeiro;
Nível Superior - Agente de Orientação e Fiscalização.

Provas:
Provas objetivas: 2 de dezembro
Haverá prova prática para ensino médio.

Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina - CREMESC

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CREMESC) realiza concurso para provimento de 3 vagas

Inscrições:
De 27 de outubro a 13 de novembro pelo www.nossorumo.org.br
.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 65,00

Remuneração:
De R$ 751,43 a R$ 2.814,84

Provas:
Haverá provas objetivas, prova dissertativa; e de títulos para Advogado

Companhia Energética de Brasília - CEB/DF

A Companhia Energética de Brasília (CEB), Distrito Federal, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 8 de outubro a 7 de novembro pelo www.exatuspr.com.br.


Remuneração:
De R$ 1.312,60 a R$ 5.266,01

Valor:
R$ 821,48

Provas:
Haverá Prova Escrita, Prova Prática para Agente de Serviços Operacionais; Prova de Títulos para Analista de Sistemas e Agente de Serviços Operacionais e Serviços Gerais; Prova de Avaliação Física e Avaliação Psicológica para Agente de Serviços Operacionais, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Eletrônico, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Telecomunicações, Técnico Industrial (Eletrotécnico, Eletrônica e Edificações) e Técnico de Segurança do Trabalho.

Cargos:
Ensino Superior - Advogado, Administrador, Analista de Sistemas (Negócios e Infraestrutura), Arquiteto, Arquivista, Assistente Social, Contador, Economista, Engenheiro (Civil, Eletricista, Eletrônico, Segurança do Trabalho e Telecomunicações), Médico do Trabalho, Pedagogo e Redator/Revisor de Texto;

Ensino Médio - Agente de Suporte Administrativo, Técnico Industrial (Eletrotécnica, Eletrônica, Edificações e Telecomunicações), Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Informática e Técnico de Enfermagem do Trabalho;

Ensino Fundamental - Agente de Serviços Operacionais (Eletricidade e Serviços Gerais).

Garoto que nasceu com doenças genéticas raras tem 25 dedos

Arpan Saxena, que tem 13 dedos nas mãos e 12 nos pés, vive na cidade indiana de Bhopal
 
Arpan Saxena, 4 anos, que vive na cidade indiana de Bhopal, sofre de duas doenças genéticas raras: polidactilia (que aumenta a quantidade de dedos) e sindactilia (que faz com que dedos dos pés e das mãos fiquem juntos e pareçam estar “fundidos”).
 
Arpan, que tem 13 dedos nas mãos e 12 nos pés, ficou conhecido em Bhopal, com sua foto espalhada pelas paredes da cidade. De acordo com o tabloide The Sun, o menino gosta da fama:
 
— Adoro quando as pessoas vêm para me ver e tirar fotos. Mas a única coisa que não gosto é que não posso andar muito porque meus pés nunca cabem em nenhum sapato.
 
Seu pai, Anil Saxena, 35 anos, que trabalha como puxador de carroça, disse que a criança nasceu originalmente com 26 digitais:
 
— Nunca tinha ouvido sobre ninguém que nasceu com tantos dedos.
 
Depois de um acidente, no entanto, Arpan perdeu um dedo quando tinha apenas 2 anos de idade.
 
A mãe de Arpan, Tanu, 30 anos, disse que eles não submeteriam seu filho a uma cirurgia, mesmo que várias pessoas tenham oferecido ajuda.
 
— Arpan é famoso em toda Bhopal e nós gostamos disso. Fico apreensiva sobre como uma operação poderia afetá-lo nesta idade.
 
O número de dedos de Arpan, no entanto, não lhe rendeu o recorde. O atual recordista é o também indiano Akshat Saxena, 2 anos, que nasceu com 34 dedos nas mãos e pés.
 
Fonte R7

Aprenda a se livrar do excesso de timidez

Ter facilidade de comunicação e bom posicionamento frente ao público não é privilégio de todos. Algumas pessoas nascem ou desenvolvem timidez ao logo da vida e, apesar de, algumas vezes, até parecer charme essa postura, ela pode prejudicar a carreira profissional e o contato direto com outras pessoas.
 
A timidez não pode ser considerada um distúrbio ou problema social, mas em exagero deve ser tratada. “A dica é reparar no que os outros dizem sobre sua vergonha e perceber se isso atrapalha a vida acadêmica, profissional ou em outros setores”, avalia Rita Calegari, psicóloga do Hospital São Camilo.
 
Isso porque a timidez em excesso impede que a pessoa estabeleça contato com outras. Em público, ainda faz com que ela não se manifeste em situações importantes, como no caso de dúvidas durante uma aula na universidade. É por isso que, de acordo com a psicóloga, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional e descobrir uma alternativa para vencer essa barreira o quanto antes.
 
Como a pessoa pode se prejudicar
Algumas pessoas são tímidas, mas isso não impede que elas conversem com outras e realizem normalmente atividades no trabalho, na faculdade ou na família. Mas para aqueles envergonhados em excesso, o contato direto com outro causa uma espécie de pânico. O problema dessa timidez é a falta de comunicação justamente em uma época em que ela é um dos pilares do sucesso profissional.
 
Ao perceber uma dificuldade grande em se comunicar, falar em público ou tirar dúvidas em sala de aula é preciso atenção. “O indivíduo sabe que deve buscar ajuda quando tem uma motivação interna para isso. Isso acontece quando recebe um retorno dos outros dizendo que a timidez o atrapalha ou quando há resultado concreto negativo relacionado à sua timidez”, esclarece Rita.
 
O que fazer para libertar-se da vergonha
De acordo com a psicóloga, o ideal é procurar um profissional e entender qual o seu grau de timidez e o que pode ser feito. Aulas de teatro, por exemplo, são extremamente benéficas. “A capacidade de improviso desenvolvida nessas aulas é positiva para uma pessoa tímida que normalmente tem dificuldade em falar em público e acaba esquecendo o que precisava dizer”, diz Rita.

Forçar o contato com outras pessoas é fundamental. Praticar dança, por exemplo, também pode ser muito benéfico. Além disso, esportes coletivos são ótimas pedidas. Jogar futebol, basquete ou vôlei exige que a equipe interaja, motivando a competitividade e tornando mais fácil o contato do tímido com os colegas.
 
Talvez não seja só timidez
Quando é necessário estabelecer contato com alguém ou falar em público e o indivíduo sente sudorese, taquicardia, tremor e até uma sensação de desmaio, além da timidez, seu quadro pode estar associado a algum distúrbio. “Nesses casos, é essencial buscar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, já que pode ter síndrome do pânico, por exemplo. Às vezes, além da ajuda contra a timidez é necessário alguma medicação ou tratamento contra o distúrbio”, alerta Rita.
 
Timidez também afeta celebridades. Confira a galeria de fotos de famosas consideradas tímidas.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Aprenda a higienizar corretamente a calcinha

Ginástica, tratamentos estéticos e idas ao salão de beleza fazem com que quase toda mulher se sinta mais bonita e segura. Mas a segurança feminina vai muito além, já que começa com um banho caprichado e termina na higienização adequada de uma das principais peças do guarda-roupa feminino: a calcinha.
 
A lavagem da roupa íntima exige atenção redobrada, já que fica em contato com regiões propícias à proliferação de fungos e bactérias que elevam as chances de infecções vaginais e corrimentos.

Como lavar?
Prática comum entre as mulheres, a lavagem das calcinhas no chuveiro está liberada. Mas, apesar de a água quente do banho ajudar a eliminar as bactérias presentes na peça, o nível de limpeza dos sabonetes é apenas superficial. Assim, o ideal é que a higiene seja feita à mão, com sabão de coco e neutro ou por detergentes líquidos específicos para este tipo de roupa, que limpam completamente o tecido e não oferecem risco às partes íntimas por conta de sua composição química. Além disso, também é recomendável a utilização de um alvejante à base de cloro líquido.
 
O uso da máquina de lavar não é muito indicado porque o eletrodoméstico não lava profundamente as calcinhas, acumula sabão em pó e amaciante (que tendem a causar alergias) e ainda danifica o tecido. Por isso, a ordem é lavá-las na mão.
 
Secar, passar e guardar
A forma de secar a calcinha também será determinante para o sucesso da limpeza. Após a lavagem, o ideal é colocar as peças íntimas para secar em um local arejado e com sombra, pois o sol agride o tecido.
 
Além disso, recomenda-se passar o ferro quente nas roupas íntimas, mas apenas na parte de algodão. "O ferro de passar é um grande aliado para evitar os fungos e as bactérias das calcinhas porque a sua temperatura alta ajuda a eliminar os germes que resistiram ao processo de lavagem e ainda continuam na roupa", informa Denise Lacqua Couto, ginecologista.

Apesar de não existir um melhor jeito de guardar as peças íntimas, uma dica para prolongar a limpeza é guardá-las na gaveta com sachês perfumados ou sabonetes de sua preferência.
 
Novas e emprestadas
As roupas íntimas recém-compradas devem ser lavadas antes do uso para evitar qualquer tipo de contaminação. “É muito importante que as mulheres lavem as calcinhas novas e as partes debaixo dos biquínis que acabaram de comprar”, finaliza.
 
E atenção: este é um artigo de uso pessoal e intransferível. Assim, jamais compartilhe suas calcinhas.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Higiene íntima pode facilitar orgasmo feminino, diz estudo

As mulheres que se preocupam em manter a higiene da região íntima em dia têm mais facilidade para atingir o orgasmo durante a relação sexual. Pelo menos é o que diz um estudo realizado por cientistas da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

A pesquisa constatou que os cuidados com a higiene dos órgãos genitais femininos fazem com que grande parte das mulheres tenha uma imagem positiva de sua sexualidade e do prazer que é capaz de proporcionar a ela e ao seu parceiro.
 
O estudo avaliou o comportamento de 362 mulheres (entre 18 e 23 anos) e 241 homens em relação à higiene da região íntima e concluiu que as mulheres são muito mais críticas com seu corpo do que os homens. Por isso, tendem a cuidar mais da higiene das partes íntimas para se sentirem mais seguras na hora do sexo.
 
Higiene é igual a prazer?
Mas será que existe mesmo uma relação direta entre a higiene íntima das mulheres e o prazer sexual? Para os especialistas no assunto, a resposta é um sonoro “não”. “Nós não podemos dizer que a higiene íntima faz com que a mulher se satisfaça com mais facilidade.
 
Na verdade, as mulheres que se cuidam e se preocupam com sua aparência ficam com autoestima elevada e se sentem mais à vontade quando se expõem para seus parceiros, o que acaba contribuindo para um bom desempenho durante o sexo. Além disso, é importante dizer que a higiene íntima é crucial principalmente para a saúde da mulher e que o prazer sexual só é possível quando se tem saúde”, analisa Iracema Teixeira, psicóloga especialista em educação sexual.
 
Os caminhos que fazem as mulheres “chegarem lá” sempre foram cercados de muito mistério. Vale lembrar que boa parte da ala feminina encontra dificuldades para atingir o clímax por diversas razões que, segundo Carla Cecarello, ginecologista e sexóloga, nada têm a ver com a higiene íntima.
 
“As mulheres sentem ou deixam de sentir prazer durante uma relação sexual por questões muito mais relacionadas ao lado emocional e cultural do que propriamente à higiene”, opina. Facilitando ou não o orgasmo, no entanto, a higienização dos órgãos genitais é importante para que a mulher evite odores desagradáveis e mesmo infecções que podem aparecer com frequência.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Terapia sexual pode ajudar casais a saírem da crise

Assumir os entraves sexuais para o companheiro não costuma ser uma tarefa fácil para ninguém, especialmente quando a mulher não sente vontade de fazer sexo ou tem prazer na relação íntima a dois.
 
Contudo, nos últimos anos, cresceu a oferta de profissionais especializados em terapia sexual, acompanhando a demanda de pessoas que têm se rendido ao divã para resolver os problemas que acontecem na cama, especialmente entre as mulheres.
 
Para quem não sabe, a terapia sexual é um conjunto de técnicas que busca fazer com que os pacientes resolvam seus problemas e tenham uma vida sexual satisfatória. Durante a terapia, são oferecidos exercícios para que mulheres e homens recuperem a consciência corporal. “Oferecemos exercícios de relaxamento para que o paciente tenha noção de quando está relaxada ou tensa, exercícios de masturbação para que os homens possam ter mais controle da ejaculação e exercícios de penetração para que a mulher se toque e se conheça”, explica Paulo Geraldo Tessarioli, terapeuta sexual.
 
Para os desconfiados, é bom explicar: a terapia é séria e nada tem a ver com promiscuidade, como muita gente pode pensar. Similar à psicoterapia clássica, a terapia sexual tem como ponto de partida o diálogo entre o casal e o terapeuta. “Só por meio da conversa é que conseguimos entender exatamente qual é a queixa dos pacientes. Se não for assim, não conseguimos acabar com os bloqueios sexuais, os mitos e os tabus”, esclarece.
 
Por que procurar?
Os problemas que levam os casais a procurarem a ajuda terapêutica podem ser de ordem física ou psicológica. “Entre as mulheres, as principais razões que motivam a procura pela terapia são a dificuldade para chegar ao orgasmo, a falta de desejo, os distúrbios hormonais e as dores na hora da penetração. Já entre os homens, os motivos são a ejaculação rápida ou precoce, a diminuição da libido e a dificuldade de manter a ereção”, conta Celso Marzano, urologista, sexólogo e terapeuta sexual.
 
Perfil do “paciente”
“Em praticamente todos os casos as mulheres são as que procuram o tratamento e isso se dá, principalmente, pela cultura de autocuidado da mulher. A rotina de ir ao médico desde cedo faz com que ela tenha outra visão do que acontece com o seu corpo”, diz Paulo Tessarioli.
 
As sessões têm uma duração comum às terapias convencionais: entre 45 minutos e uma hora, e os resultados podem ser percebidos a partir da nona sessão. O valor médio de cada encontro varia entre R$ 60 e R$ 600. “A terapia sexual pode envolver medicamentos que devem ser prescritos, de preferência, por um médico especializado. Os mais utilizados são os antidepressivos, ansiolíticos, os remédios que auxiliam na manutenção da ereção e os anticoncepcionais, que ajudam a equilibrar os hormônios femininos”, informa Tessarioli.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Sintomas da TPM atingem mulheres que não menstruam

Inchaço, dor de cabeça, seios doloridos, sensação de cansaço, irritação extrema e cólicas de tirar o fôlego. Você provavelmente já deve conhecer bem os sintomas da famosa - e muitas vezes cruel - tensão pré-menstrual, não é mesmo?
 
O que provavelmente não sabe é que esse fardo, em muitos casos, ainda persiste mesmo quando já não há mais menstruação. Ao contrário do que muita gente pensa, a mulher que para de menstruar, seja por opção, devido à menopausa ou até pela retirada do útero, pode continuar tendo de enfrentar o tormento causado pela oscilação hormonal.
 
Isso acontece porque a interrupção da menstruação realizada em mulheres que desejam se livrar dos incômodos da TPM se dá por meio de métodos, como a injeção trimestral de progestogêneo, das pílulas anticoncepcionais de uso contínuo, do DIU de progesterona (pequeno dispositivo de plástico flexível em forma de T) ou do implante subcutâneo (bastonete flexível que libera doses mínimas diárias de progestogênio). No entanto, eles não garantem 100% de eficácia contra os sintomas da tensão pré-menstrual.
 
Segundo ginecologistas, estas intervenções são uma tentativa para evitar que a TPM castigue demais a mulher e não uma garantia de que ela desapareça completamente. Além disso, esses métodos também podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, ganho de peso e retenção de líquido. Por isso, existe a chance de que a mulher pare de menstruar, mas acabe enfrentando alguma indisposição. “O organismo passa por uma carência de hormônios muito grande”, explica a Dra. Nilma Antas Neves ginecologista e professora de ginecologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
 
Menopausa e TPM
A menopausa é marcada por sintomas psicológicos e hormonais, além do fim do período fértil da mulher. Nesta fase da vida, além dos sintomas comuns causados pelo fim da menstruação, como os famosos calores e suadouros, as mulheres podem enfrentar também alguns velhos incômodos. “Dores de cabeça e alterações constantes de humor também podem ser sintomas da TPM sentidos durante a menopausa. Nesses casos, a melhor forma de acabar com o problema é a reposição hormonal, que irá restituir os hormônios e diminuir os efeitos desse desequilíbrio”, alerta Dra. Nilma.
 
TPM mesmo sem útero
As cirurgias de útero são bastante comuns, principalmente em mulheres com miomas. Quando isso acontece, a grande maioria deve imaginar que a TPM vira coisa do passado. Mas, em alguns casos, não é bem assim, não. “Quando a mulher retira o útero, mas mantém os ovários, a TPM pode continuar normalmente, mesmo sem a menstruação, porque são os ovários que produzem os hormônios”, diz a Dra. Nilma. Para evitar o problema, a melhor alternativa, segundo a médica, é aderir às pílulas anticoncepcionais que bloqueiam a oscilação hormonal responsável pela TPM.
 
Fonte saudeparaelas.com.br

Ovários policísticos pedem vigilância continua

Motivo de alteração hormonal, problemas na pele e resistência à insulina, a síndrome de ovários policísticos afeta em torno de 15% das mulheres em todo mundo, de acordo com especialistas. Sua principal característica é a elevada produção de androgênio – hormônio masculino causador de excessiva formação e acúmulo de folículos no ovário –, com impeditivo de liberação de óvulos. Apesar de complexo, o problema de saúde tem controle. Dieta rigorosa, exercícios físicos e o uso de anticoncepcionais são a base do tratamento que deve ser feito por toda vida.
 
A síndrome é diagnosticada por exames clínicos, pela observação de problemas na pele (oleosidade, acne e espinhas), aumento de pelos, ganho de peso e irregularidade menstrual. Para tirar a prova dos nove, o ultrassom detecta o problema no ovário, que também é responsável pela deficiência de ovulação. Isso porque, enquanto a mulher sadia tem 12 ovulações ao ano, a mulher com ovários policísticos não apresenta mais que cinco.
 
Médicos advertem sobre a existência de um tratamento universal, apesar da indicação de anticoncepcionais orais em quase todos os casos. Segundo o capítulo Síndrome dos Ovários Policísticos, escrito pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), do Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina (AMB/CFM), a escolha do tratamento deve ter como base três eixos: tratamento de sinais e sintomas do hiperandrogenismo, tratamento da infertilidade e prevenção de consequências em longo prazo.
 
Tratamento eficaz
Para controlar a alta taxa de hormônios masculinos, mulheres passam a usar pílulas anticoncepcionais. “Elas diminuem o funcionamento do metabolismo e melhoram sintomas de aumento de pelos, espinhas, irregularidade menstrual e cólica já nos quatro primeiros meses”, esclarece Carlos Padayuki Oshikata, ginecologista do Hospital e Maternidade Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Quem não pode tomar a pílula, pode se beneficia de tratamentos à base de progesterona.
 
Vale lembrar que pílulas são indicadas para mulheres que não desejam engravidar. Caso contrário, é necessário recorrer para indução da ovulação, sendo a substância metformina a mais segura para aumento das taxas de ovulação e gravidez. Outra possibilidade é uso de fórmula com citrato de clomifeno isolado ou associado com drogas que diminuem os níveis de insulina, responsáveis também por regular o ciclo menstrual. Entretanto, o Dr. Carlos faz uma ressalva: “deve ser feita uma avaliação cuidadosa em relação ao que é usado para resistência à insulina e à síndrome metabólica, pois as alterações aumentam a chance de desenvolver diabetes, hipertensão arterial e risco cardiovascular”.
 
Paralelamente ao tratamento medicamentoso, a mudança de estilo de vida com dieta e exercícios físicos favorece a perda de peso, reduzindo os níveis androgênicos à resistência de insulina. Tudo contribui para regular a ovulação, prevenir diabetes e doenças cardiovasculares.
 
Tão bons são os resultados obtidos com esses tratamentos, os médicos evitam recorrer à cirurgia corretiva. Mas atenção: uma vez iniciado, o tratamento da síndrome dos ovários policísticos deve ser contínuo, pois a interrupção colocará tudo a perder.

Agência Hélice
Especial para o Terra

O que emagrece mais: dieta ou exercícios?

Estudo acompanhou os participantes do reality show norte-americano “The Biggest Loser” e mostra que, neste caso, a dieta sozinha é responsável por 65% da perda de peso e que, para manter os resultados alcançados ao fim do programa, uma dieta modesta e exercícios diários já seriam suficientes.
 
O programa reúne pessoas com obesidade que buscam mudar de estilo de vida e emagrecer ao longo de vários meses. As fases do programa se dividem em momentos onde os participantes ficam confinados em um rancho onde passam por uma mudança drástica na alimentação e na prática de exercícios, que passam a ser mais intensos. Em outro momento eles devem voltar para suas casa e adaptar o que aprenderam ao seu cotidiano. Existem eliminações dos membros dos grupos, que se baseiam na quantidade de peso perdido pela equipe toda e, ao final, ganha aquele grupo que conseguiu emagrecer mais.
 
O líder do estudo, Kevin Hall, explica que para analisar os efeitos individuais dos exercícios e da dieta, ele e sua equipe usaram modelos matemáticos. Para chegar aos resultados, eles mediram a gordura corporal, o gasto energético total e taxa metabólica de repouso – a energia queimada durante a inatividade – três vezes: no início do programa, na 6ª semana e na 30ª semana (pelo menos 17 semanas após os participantes voltarem para casa).
 
A participação no programa levou a uma perda de peso médio de 128 quilos, com cerca de 82% sendo de gordura corporal e o resto de tecido magro. Esta preservação de tecido magro, mesmo com a perda de peso rápida e substancial, é o que ajuda a manter a força e mobilidade e reduz o risco de lesões nos músculos, entre outros benefícios.
 
Hall usou um modelo de computador matemática do metabolismo humano – atualmente destinado à pesquisas conduzidas por pesquisadores e profissionais de saúde – para calcular as mudanças da dieta e exercícios subjacentes à perda de peso corporal observada. Como o programa de TV não foi projetado para abordar diretamente como as intervenções de cada exercício e dieta contribuem para a perda de peso, o modelo de computador simulou os resultados de dieta e exercício sozinhos para estimar suas contribuições relativas.
 
Os resultados, divulgados no periódico Obesity, indicaram que a dieta sozinha foi responsável por 65% da perda de peso que consistiu em gordura corporal e 35% de massa magra, sendo mais significativa que o exercício. Porém, o modelo calculou que o exercício sozinho resultou apenas na perda de gordura dos participantes, e não na perda de massa magra, ou muscular. Na verdade a simulação de exercício sozinho apontou um pequeno aumento na massa magra, apesar da perda de peso global.
 
As simulações também sugerem que os participantes poderiam manter e evitar a recuperação do peso perdido adotando mudanças de estilo de vida mais moderados do que os do show – como praticar 20 minutos de exercícios vigorosos diariamente e manter uma dieta modesta – com restrição calórica de 20% da que foi seguida durante o programa.
 
“O estudo reforça a necessidade de uma dieta saudável e de exercício físico em nosso cotidiano”, diz. Griffin P. Rodgers, que também participou da pesquisa. “Ele também ilustra como a ciência do metabolismo e modelagem matemática podem ser usados para desenvolver recomendações para a perda de peso sustentável – uma ferramenta importante no tratamento da obesidade – baseadas em circunstâncias únicas de um indivíduo”, finaliza.

Fonte O que eu tenho

Estudo encontra relação entre criatividade e risco para transtornos mentais

Em um estudo de larga escala, pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, mostram que pessoas em profissões ligadas diretamente ao uso da criatividade estão em maior risco para transtornos mentais quando comparados a outros profissionais. Em especial, escritores têm 50% mais chances de cometer suicídio.
 
No ano passado, esta mesma equipe mostrou em um estudo que em famílias de artistas e pesquisadores são mais comum casos de transtorno bipolar do humor e esquizofrenia em comparação à população em geral. Neste novo estudo, os pesquisadores ampliaram a pesquisa e incluíram outras condições – como transtorno esquizoafetivo, depressão, síndromes ansiosas, abuso de álcool, uso de drogas, autismo, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), anorexia nervosa e suicídio.
 
No total, foram acompanhados 1,2 milhões de pessoas e seus familiares mais próximos. Uma vez que todos foram pareados com pessoas saudáveis​​ (grupo controle), o estudo incorporou grande parte da população sueca e reuniu dados dos últimos 40 anos.
 
Os resultados confirmaram aqueles encontrados no estudo anterior, de que certos transtornos mentais (como o transtorno bipolar do humor) são mais prevalentes no grupo de pessoas com profissões artísticas ou científicas, tais como bailarinos, pesquisadores, fotógrafos e escritores. Mais especificamente os escritores estavam mais suscetíveis a maioria das outras condições (incluindo sintomas de esquizofrenia, depressão, ansiedade e abuso de substâncias) e foram quase 50% mais propensos a cometer suicídio do que a população em geral.
 
 
Fonte O que eu tenho

Quem nasce no verão tem menos chances de ser bem sucedido

Pelo menos se você nasceu na América do Norte. Um estudo canadense mostra que pessoas que nascem entre os meses de junho e julho – quando é verão naquele hemisfério – têm menos chances se tornarem diretor-executivo de uma empresa.
 
Pesquisadores da Universidade de British Columbia analisaram dados de 375 chefes-executivos (CEOs) de grandes empresas norte-americanas a partir do ranking Fortune 500, e descobriram que as pessoas nascidas entre março e abril representavam 12,53% e 10,67% da amostra, respectivamente. Já os nascidos entre junho e julho representavam apenas 6,13% e 5,87% da amostra, respectivamente.
 
Os pesquisadores defendem que os bebês nascidos no verão sofrem do chamado “efeito data de nascimento”, que está relacionado com o ano escolar americano. Segundo Maurice Levi, coautor do estudo, este fenômeno é fruto da forma como as crianças são agrupadas por idade na escola.
 
Nos Estados Unidos, a data limite para admissão escolar é entre os meses de setembro e janeiro. Ou seja, aqueles nascidos entre junho e julho eram os mais novos em sua classe durante a escola, e os nascidos em março e abril eram os mais velhos (levando em conta que as crianças nascidas nos meses próximos aos “pontos de corte” foram adiantadas ou aguardaram o próximo ano).
 
“As crianças mais velhas dentro da mesma classe tendem a se sair melhor do que as mais jovens, que são intelectualmente menos desenvolvidas”, explica Levi. “O sucesso inicial é muitas vezes recompensado com cargos de liderança e oportunidades de aprendizagem enriquecidas, levando a vantagens futuras que são ampliadas por toda a vida”.
 
No estudo, publicado no periódico Economics Letters, o autor sugere que a forma como o sistema escolar agrupa os alunos por idade pode afetar o seu sucesso ao longo da vida. “Poderíamos estar excluindo alguns dos melhores talentos do mundo dos negócios simplesmente por inscrevê-los na escola muito cedo”, conclui.
 
Fonte O que eu tenho

Parcerias estratégicas no mercado farma são ainda mais vitais

Por Eric Vinicius Vieira Neves
 
Muito se fala em parcerias estratégicas. Realmente no mercado isto não é algo novo. Mas é preciso entender que ainda há algumas barreiras que precisam ser quebradas. Firmar parcerias pode ser o caminho mais curto para agregar valor ao negócio e ajudar na evolução tanto de fornecedores como dos processos produtivos.
 
Para o mercado farmacêutico é ainda mais importante que fornecedores unam forças, pois há muitas normas que envolvem a produção de um medicamento tanto para equipamentos quanto para os sistemas.
 
É desta forma que vemos uma crescente demanda em laboratórios, principalmente os médios voltados a genéricos, tendo condições de atender regulamentações. Eles fazem investimentos e conseguem ter dentro de um pacote duas empresas especializadas em seus negócios e com muito conhecimento do que é preciso fazer para estar de acordo com leis internas e externas para expandir. Exemplo é quando se tem equipamentos de alta tecnologia, mas que precisam ter seus sistemas de funcionamento validados. Não é o core business que quem fabrica as máquinas entender o que é preciso dentro do software para deixar o processo adequado às normas como as da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o FDA (Food and Drugs Administration).
 
Numa analogia que ajuda a entender o que o mercado precisa fazer é ter cada um exatamente dedicado ao que realmente sabe fazer. É como se num time de futebol fosse escalado o goleiro para ser o atacante do time. Certamente, os gols seriam escassos.
 
No dia a dia corporativo é a mesma coisa. Quem faz máquina não tem que estar debruçado no desenvolvimento dos sistemas e deve entender que se quiser centralizar este processo estará perdendo força no principal negócio da companhia. E o resultado final será quase sempre prejuízo.
 
Fonte SaudeWeb

Faculdade de Saúde Pública da USP contrata docentes

As vagas são para professor doutor, referência MS-3, com salário de R$ 8.715,12 mensais no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa
 
A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) recebe até o dia 3 de dezembro inscrições para os concursos de títulos e provas visando ao provimento de cargos de professores doutores, junto aos Departamentos da Faculdade de Saúde Pública da USP, descritos a seguir:
 
 - Departamento de Epidemiologia – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Estatísticas de Saúde”.

- Departamento de Epidemiologia – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Epidemiologia das Doenças Infecciosas”.

- Departamento de Epidemiologia – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Entomologia”.

- Departamento de Saúde Ambiental – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Ambiente Urbano e Saúde”.

- Departamento de Saúde Prática de Saúde Pública – cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Proteção Social e Saúde, com ênfase em Vigilância Sanitária.

- Departamento de Saúde Prática de Saúde Pública – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Política e Gestão em Saúde, com ênfase em Estado, Regulação e Sistemas de Saúde”.

- Departamento de Saúde Prática de Saúde Pública – um cargo de Professor Doutor, na área de conhecimento “Proteção Social e Saúde, com ênfase em Educação e Promoção da Saúde”.
 
As vagas são para professor doutor, referência MS-3, com salário de R$ 8.715,12 mensais no Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP).
 
Mais informações: edital ou pelos telefones (11) 3061-7742 e (11) 3061-7779.
 
Fonte SaudeWeb

Lucro da Cremer cresce 220% no terceiro trimestre

Dentre os segmentos de atuação, o hospitalar foi responsável por grande parte da receita. Lucro líquido ficou em R$ 13,8 milhões, contra R$ 4,3 milhões apurado um ano antes
 
A Cremer, fornecedora de produtos para cuidados com a saúde, registrou lucro líquido de R$ 13,8 milhões no terceiro trimestre de 2012, contra R$ 4,3 milhões apurado um ano antes, caracterizando um avanço de 220%.
 
A receita líquida teve expansão de 13,1% no trimestre e atingiu R$ 136,3 milhões, contra R$ 120,5 milhões registrados em igual período do ano passado.
 
Dentre os segmentos de atuação, o hospitalar foi responsável por grande parte da receita no segundo trimestre de 2012, ao contabilizar R$ 78,4 milhões, seguido pelo segmento de consumo (R$ 30,8 milhões). O setor odonto faturou R$ 11,4 milhões.
 
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 19,6 milhões no terceiro trimestre, acréscimo de 10% em relação aos meses de julho a setembro de 2011, quando atingiu R$ 17,8 milhões.
 
No terceiro trimestre, a companhia realizou investimentos em ativo imobilizado e intangíveis no valor de R$ 2,9 milhões, ante R$ 6,7 milhões no mesmo trimestre de 2011.
 
Segundo a demonstração financeira da companhia, o endividamento bruto atingiu R$ 301,8 milhões no período de julho a setembro, com R$ 101,9 milhões em caixa e aplicações financeiras, totalizando dívida líquida de R$ 199,9 milhões.
 
Em relação à geração caixa, a Cremer reporta que houve um consumo de R$ 8,6 milhões no trimestre, principalmente em função do pagamento da aquisição da Embramed, no valor de R$ 32,1 milhões, terminando com uma posição de caixa de R$ 101,9 milhões.
 
Fonte SaudeWeb

Grupo Bracco inicia operação no Brasil

A empresa, de origem italiana e presente em mais de 90 países, distribui produtos farmacêuticos para procedimentos de diagnóstico por imagens por dispositivos de administração de meios de contraste
 
O Grupo Bracco, de produtos e soluções para aplicações de diagnóstico por imagem, presente em mais de 90 países, inicia operação própria no Brasil. Com a marca Bracco Imaging, a empresa, de origem italiana, anuncia trazer P&D e distribuição de produtos farmacêuticos para procedimentos de diagnóstico por imagens por dispositivos de administração de meios de contraste.
 
Com laboratório e armazenagem no Rio de Janeiro, a filial própria, instalada em São Paulo, será responsável por administrar toda a operação da América Latina, incluindo o México – iniciando, segundo a companhia, um programa regulador intenso para registrar seus produtos e dispositivos médicos.
 
A substância mais conhecida do grupo é o Iopamiron® (Iopamidol), utilizada por médicos radiologistas na avaliação e diagnósticos das estruturas do corpo, por meio de exames, como: Raios-X, Tomografia Computadorizada, além de produtos para Ressonância Magnética, como o ProHance® (Gadoteridol).
 
Com 85 anos de história, a Bracco Imaging adquiriu as filiais de Justesa Imagem no Brasil, no México e na Argentina, atuando diretamente nestes países e indiretamente, na maior parte dos outros países da América Latina por meio de acordos comerciais com distribuidores locais.
 
“Com o mercado mundial de 5,2 bilhões euros, hoje a Bracco detém 30% desse mercado global. A Bracco é umas das poucas empresas do setor de imagem no mundo que se dedica 100% ao negócio de meios de contrastes. Atualmente temos no Brasil vários produtos registrados e o nosso plano é já no ano que vem completar todo o nosso portfólio. A grande expectativa é um modelo de injetora revolucionário que não fará uso de seringa para administrar a injeção de contraste. O mercado asiático e latino americano são os focos da empresa numa visão global”, diz, em comunicado, Edson Lopes, Head Of Latin America Operation.
 
Até 2015 a marca informa que pretende alcançar 21% do mercado de imagem. Para isso, a empresa está investindo em infraestrutura no Brasil, dobrando o número de equipes de vendas para 2013 e ampliando a presença dos técnicos demonstradores dos produtos, além da expansão de sua base instalada, que oferece os equipamentos próprios para o uso de seus produtos e soluções, voltados a todas as modalidades de diagnóstico por imagem.
 
Fonte SaudeWeb

Logimed reduz custos na gestão de suprimentos médico-hospitalares

Segundo o presidente, Alexandre Dib, o modelo da companhia permite maior controle dos estoques e melhoria no tratamento das informações
 
Pertencente ao Grupo Andrade Gutierrez, a Logimed desponta no setor de saúde com expertise em gestão de suprimentos médico-hospitalares desde a compra, armazenagem e distribuição. Com objetivo claro, a companhia concentra-se na meta de reduzir os custos de todas as etapas envolvidas no processo, a uma média de 30%.
 
“Como consequência disso, oferecemos melhorias na eficiência”, ressalta o presidente, Alexandre Dib, enfatizando o pioneirismo da Logimed no serviço.
 
Segundo o executivo, o modelo de gestão da companhia permite maior controle dos estoques, melhoria no tratamento das informações, o que contribui para a melhor qualidade na tomada de decisão do gestor.
 
Durante o Saúde Business Forum, mais de vinte reuniões de negócios foram feitas. “Esperamos que essa boa primeira impressão seja traduzida em negócios valiosos para a Logimed. Nossa meta é crescer, nos próximos anos, de forma robusta e consistente”, diz.
 
Fonte SaudeWeb

Beneficência Portuguesa investe R$ 1,5 mi em aparelhos para a saúde da mulher

As novas máquinas, voltadas à saúde da mulher, são uma mesa para biópsia de mama, um mamógrafo digital com tomossíntese e um mamógrafo digital
 
A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de investir R$ 1,5 milhão na aquisição de equipamentos para a Med Imagem, centro de referência em exames por imagens. As novas máquinas, voltadas à saúde da mulher, são uma mesa para biópsia de mama, um mamógrafo digital com tomossíntese e um mamógrafo digital.
 
O mamógrafo digital com tomossíntese faz a captação de imagens tridimencionais de toda a mama. As imagens podem ser processadas em cortes de até um milímetro de espessura. A tecnologia do equipamento favorece o diagnóstico preciso em casos de mamas heterogêneas e densas, onde a identificação de pequenos nódulos não é possível com a mamografia tradicional.
 
Já a mesa para a biopsia de mama possibilita a realização de três tipos de procedimentos: core biopsia, agulhamento e biopsia a vácuo, todos eles guiados por raio X. O equipamento garante maior conforto à paciente que permanece deitada de bruços durante a realização do exame. A biópsia de mama é indicada quando os resultados da mamografia apresentam alterações ou quando há dúvida no diagnóstico. Os dois novos equipamentos irão atender às pacientes do Hospital São José, referência no atendimento oncológico.
 
Completando o investimento, um novo mamógrafo que faz a captação de imagens digitalizadas durante todo o procedimento será instalado no centro de diagnósticos por imagens da Beneficência Portuguesa de São Paulo, no Hospital São Joaquim.
 
“O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais acomete mulheres em todo o mundo, só no Brasil são estimados 52,6 mil novos casos por ano. Por isso, é de fundamental importância investir no que há de mais moderno e preciso em termos de diagnóstico por imagens, que permita auxiliar na detecção e tratamento precoce da doença”, afirma, em comunicado, Luiz Augusto Gabure, coordenador da Med Imagem da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
 
Fonte SaudeWeb

Operadoras continuarão suspensas, diz ANS

Companhias permanecerão impedidas até a divulgação do novo ciclo de amostragem, que apontará se os problemas foram corrigidos. A divulgação está prevista para 19 de dezembro
 
O presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Mauricio Ceschin, afirmou que as operadoras de planos de saúde que tiveram suspensa a comercialização de novos planos em razão de descumprimento de prazos de atendimento de usuários permanecerão impedidas até a divulgação do novo ciclo de amostragem, que apontará se os problemas foram corrigidos. A divulgação está prevista para 19 de dezembro.
 
- Aqueles planos que corrigiram as irregularidades e diminuíram as reclamações por não atendimento podem voltar a ser comercializados. Àqueles que não corrigiram, mantém-se a suspensão – afirmou Ceschin, em audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
 
Em julho, a ANS suspendeu a venda de planos de 37 operadoras. Neste mês, foi suspensa a venda de planos de 38 operadoras.

Fonte : Jornal do Senado
 
Por SaudeWeb