Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Estudo sugere castração para prolongar vida dos homens

Cientistas afirmaram esta segunda-feira ter encontrado uma nova evidência que explicaria porque as mulheres vivem mais do que os homens, com base em um estudo feito com base em dados históricos que demonstram que indivíduos coreanos castrados viviam muito mais do que seus contemporâneos não castrados.
 
O estudo, publicado na revista "Current Biology", se baseou em registros genealógicos da aristocracia imperial durante a dinastia coreana Joseon, que durou mais de 500 anos, do final dos anos 1300 até o começo dos 1900.
 
Segundo os dados, a maioria dos homens, incluindo reis e membros da família real, morreu com 40 e muitos ou 50 e poucos anos.
 
Mas os eunucos da nobreza - homens que foram castrados por acidente ou por causa de benefícios sociais - viviam, em média, 70 anos.
 
O autor do estudo, Kyung-Jin Min, da Universidade Inha da Coreia do Sul, explicou à AFP que a razão para esta diferença seria a testosterona.
 
"A testosterona é conhecida por aumentar a incidência de doença cardíaca coronariana e por reduzir a função imunológica nos homens", afirmou.
 
A castração "remove a fonte de hormônios sexuais masculinos", destacou o estudo, acrescentando que a prática já demonstrou ajudar indivíduos do sexo masculino a viver mais.
 
A castração também acaba com a possibilidade de reprodução, que Kyung-Jin também disse ser um fator de redução do tempo de vida.
 
Segundo "uma das principais teorias sobre envelhecimento, este ocorre às custas da reprodução", afirmou, porque o corpo tem uma energia limitada que pode ser usada tanto para manter a função reprodutiva quanto para manter todo o restante do organismo.
 
Mas embora os eunucos não pudessem ter filhos biologicamente, eles se casavam, adotavam e criavam filhos, e geralmente tinham vidas muito similares a seus pares não castrados.
 
"A fim de eliminar fatores socioeconômicos que pudessem ter afetado a longevidade, a expectativa de vida dos eunucos foi comparada à dos homens de outras famílias Yan-ban (classe nobre) com status socioeconômico similar", disse Kyung-Jin.
 
E "para excluir fatores genéticos que pudessem ter afetado a logevidade, comparamos a expectativa de vida dos eunucos com a de múltiplas famílias Yan-ban", acrescentou.
 
Os homens modernos que querem prolongar a vida poderiam considerar "uma terapia de redução da testosterona", mas Kyung-Jin afirmou que isto provavelmente seria prematuro.
 
De um lado, não está claro se haveria algum efeito se a terapia fosse iniciada em idade mais avançada, uma vez que os eunucos eram todos castrados quando crianças.
 
De outro, o tratamento poderia ter efeitos colaterais, uma vez que alguns homens poderiam pensar que não valeria à pena viver mais considerando as limitações impostas pela terapia.
 
"Nós precisamos considerar os efeitos colaterais disto", disse Kyung-Jin, "principalmente, da redução do desejo sexual nos homens".
 
Fonte R7

Uma pessoa morre contaminada por antraz na Rússia

Uma pessoa morreu contaminada por antraz e outras 10, que podem ter sido contagiadas com esta doença infecciosa, encontram-se hospitalizadas na Sibéria, anunciaram as autoridades russas.
 
Um morador do povoado de Drujba, localizado na região de Tselinny (Sibéria ocidental), morreu no dia 25 de agosto no hospital central de Biïsk, indicou o comitê de investigação em um comunicado.
 
"No total, 10 pessoas encontram-se internadas no serviço de cuidados contra infecções do hospital de Biïsk e dois casos de antraz foram confirmados", declarou, por sua vez, o ministério russo de Situações de Emergência em um comunicado.
 
Alexeï Levin, um executivo de 38 anos, morreu no sábado depois de ter sido contaminado ao cortar pedaços de carne de uma vaca supostamente infectada com antraz em Drujba, um pequeno povoado de 740 habitantes, informou a rede de televisão russa Vesti.
 
A esposa de Levin, assim como seu filho de 11 anos, estão entre as pessoas hospitalizadas que podem ter sido contagiadas pelo antraz, segundo a Vesti.
 
Uma dezena de vacas morreu nestes últimos dias em Drujba, segundo os moradores da localidade.
 
Foi instaurado um período de quarentena na região para "reduzir os riscos de propagação desta doença", indicou o ministério das Situações de Emergência.
 
Fonte R7

Um milhão de mortos por suicídio a cada ano, um problema que se agrava

Um milhão de pessoas por ano se suicidam, uma quantidade maior que o total de vítimas de guerras e homicídios, um problema que se agrava, segundo o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado em Genebra.
 
O relatório foi elaborado para a décima edição do Dia Mundial de Prevenção de Suicídio que acontece na próxima segunda-feira.
 
A OMS destacou que as taxas de suicídio mais elevadas são a dos países do leste da Europa, como Lituânia ou Rússia, enquanto as mais baixas se situam na América Central e do Sul, em países como Peru, México, Brasil ou Colômbia.
 
Estados Unidos, Europa e Ásia estão na metade da escala.
 
Não há estatísticas sobre o tema em muitos países africanos e do sudeste asiático.
 
"Uma pessoa se suicida no mundo a cada 40 segundos aproximadamente, ou seja, mais do que o número combinado das vítimas de guerras e homicídios", informou o relatório da Organização Mundial da Saúde.
 
O número de tentativas de suicídio ainda é muito grande, com 20 milhões de tentativas por ano. Cinco por cento das pessoas no mundo fazem uma tentativa de suicídio pelo menos uma vez em sua vida, segundo a OMS.
 
O problema está se agravando e o suicídio "se transformou em um problema de saúde muito importante" para a OMS, informou nesta sexta-feira o doutor Shekhar Saxena, ao apresentar esse relatório à imprensa em Genebra.
 
"O suicídio é uma das grandes causas de morte no mundo e durante os últimos anos, sua taxa aumentou em 60% em alguns países", acrescentou.
 
O suicídio é a segunda causa de morte no mundo entre os adolescentes de 15 a 19 anos, mas também alcança taxas elevadas entre pessoas mais velhas.
 
A OMS destaca que há três vezes mais suicídios entre homens do que entre mulheres, independente das faixas de idade e os países considerados.
 
Por outro lado, há três vezes mais tentativas de suicídio entre as mulheres que entre os homens.
 
A disparidade entre as estatísticas é explicada pelo fato que os homens empregam métodos mais radicais que as mulheres para morrer.
 
Fonte R7

Nova moda em Los Angeles: levantar o bumbum com gordura do abdômen

A beleza não é questão de tamanho ou peso e sim de distribuição, acredita o cirurgião plástico Ashkan Ghavami, que operou cerca de 700 persoas atormentadas pelo mesmo dilema: a gordura do abdômen cairia muito melhor se estivesse no bumbum.
 
Em seu consultório no coração de Beverly Hills, no famoso código postal "90210", nome de uma série de TV (Barrados no Baile no Brasil) sobre meninos e meninas ricos e frívolos de Los Angeles, Ghavami se especializa no "levantamento de glúteos" por transferência de gordura, uma prática alternativa aos implantes, considerados muito falsos.
 
Sua técnica consiste em preencher as nádegas com gordura aspirada do abdômen e outras partes do corpo cheias do material, como os braços, músculos e até mesmo as panturrilhas.
 
"Meu peso realmente é o mesmo, só que agora está melhor distribuído", contou à AFP uma paciente de Ghavami que realizou o levantamento de glúteos há três meses. "Esteticamente é bonito e a roupa me veste melhor".
 
Com 49 anos e sem filhos, esta contadora que não quis revelar seu nome afirma que, depois dos 40, já não havia exercício que queimasse as gorduras de algumas partes de seu corpo, nem muito menos levantar outras.
 
"Pensei: por que não? Além do risco da cirurgia, o que pior pode acontecer? Vou ver depois se a gordura vai cair para onde o doutor a colocou", acrescentou, rindo, a mulher que antes tinha forma de pera e agora comemora suas curvas voluptuosas.
 
Parte da gordura pode ser injetava também nos seios para remodelar ou levantar essa parte. "Não se trata de tamanho, e sim de forma. O peso (do paciente) não vai reduzir", explicou o doutor Ghavami, professor assistente da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles (UCLA) e pioneiro nesta técnica.
 
Talvez os traseiros de Jennifer López e Beyoncé sejam naturais, mas o de Kim Kardashian definitivamente é suspeito, polemiza o doutor, que atribui essa nova moda à atenção que a mídia dá aos "pompis" (como diz em espanhol o próprio médico) de algumas estrelas.
 
Com 9.000 a 16.000 dólares, o paciente consegue uma ou várias lipoaspirações e um bumbum digno de sentar-se na cidade do espetáculo.
 
A tendência é popular entre afroamericanas, latinas, homossexuais e transsexuais de Los Ángeles, cidade definida pela indústria do entretenimento, onde os cílios postiços, as injeções de botox, a depilação à laser e o peeling com luz pulsada são tratamentos rotineiros.
 
O conceito de usar a própria gordura como preenchimento não é novo, é feito há cerca de 20 anos, mas "que o traseiro seja o foco da modelagem do corpo é algo novo", diz o médico.
 
Segundo a Associação de Cirurgiões Plásticos, no ano passado foram feitas 13,8 milhões de cirurgias estéticas nos Estados Unidos, 5% a mais que no ano anterior. Entre as mais populares estão o aumento de seios, a rinoplastia, a lipoaspiração e o lifting facial. Um dos procedimentos que mostrou crescimento mais significativo foi o levantamento de glúteos: em 2011 foram feitos 38% a mais que em 2010.
 
O pós-operatório ainda é a parte mais dolorida: "Não quero lembrar dessa parte!", disse a paciente, que ficou sem poder sentar durante três semanas, exceto para ir ao banheiro, e teve que dormir de lado por um mês.
 
Fonte R7

Crianças negligenciadas são propensas a sofrer AVC na fase adulta

As crianças negligenciadas correm três vezes mais riscos de sofrer acidentes vasculares cerebrais (AVCs) na idade adulta, revelou uma nova pesquisa publicada esta quarta-feira.
 
Embora os cientistas afirmem não ter claro o processo exato pelo qual isto ocorre, o estudo revela um crescente conjunto de evidências segundo as quais o que acontece na nossa infância tem implicações na nossa saúde ao longo da vida.
 
Os traumas sofridos em tão tenra idade "interferem de alguma forma no desenvolvimento normal", explicou à AFP o principal pesquisador, Robert Wilson.
 
Um grande número de estudos demonstram que "experiências adversas na infância" podem ser associadas a um alto risco, mais tarde, de sofrer de doenças como hipertensão, obesidade, além de condições crônicas associadas a pessoas idosas, como doenças cardiovasculares.
 
Wilson disse que sua equipe tinha curiosidade em saber se os traumas sofridos na infância aumentavam os riscos de desencadear derrames cerebrais, que também se associam a muitos destes fatores de risco.
 
Para isto, fizeram perguntas sobre a infância a mais de 1.000 idosos que participaram de um estudo de longo prazo sobre memória e envelhecimento.
 
Entre as 16 perguntas, foram consultados se se sentiram amados, se um membro de sua família os fez sentir especiais, se foram punidos com cintos ou outros objetos, se seus pais se divorciaram ou se sua família sofreu alguma crise financeira.
 
Nos anos seguintes, 257 dos participantes do estudo morreram e, mediante autópsias cerebrais e outras ferramentas de diagnóstico, os pesquisadores determinaram que cerca de 46% experimentaram um ou dois 'mini-derrames cerebrais' do tipo que provocam mudanças de comportamento, mas não causam a morte.
 
Este tipo de AVC é comum nos idosos, mas "os que afirmaram ter recebido menos atenção e carinho tiveram maior probabilidade de revelar um derrame cerebral na autópsia", explicou o neuropsicológo.
Esta relação não se observou nos filhos de pais divorciados ou nos que disseram ter sofrido castigos físicos, mas só entre as pessoas que afirmaram não ter se sentido queridas ou especiais, destacou o estudo.
 
A correlação foi significativa inclusive quando se controlou o estudo para compensar fatores como diabetes, atividade física, tabagismo, ansiedade ou problemas cardíacos.
 
Segundo Wilson, uma pesquisa mais aprofundada com uma amostragem maior é necessária para entender a causa e o risco crescente de derrame.
 
O artigo foi publicado esta quarta-feira na edição online do periódico "Neurology".

Pesquisa vincula substância usada em recipiente alimentar à obesidade infantil

Um estudo realizado nos Estados Unidos vincula pela primeira vez o bisfenol A (BPA), substância química fabricada encontrada especialmente em latas de conserva, à obesidade infantil, o que poderá relançar o debate sobre este produto controverso.
 
A maior parte da população americana apresenta vestígios da substância na urina, mas esta pesquisa demonstra que as crianças com os níveis mais elevados correm duas vezes maios riscos de ser obesas ou ter sobrepeso do que aquelas que apresentam concentrações menores.
 
"É a primeira vez que se vincula uma substância química presente no nosso meio à obesidade de crianças em uma amostra nacional importante e representativa", afirmou Leonardo Trasande, professor adjunto de pediatria da Universidade de Nova York e principal autor do estudo, realizado com 2.800 crianças e jovens com idades entre 6 e 19 anos.
 
Seu trabalho foi publicado na edição desta quarta-feira da revista Journal of the American Medical Association (JAMA).
 
A pesquisa, realizada entre 2003 e 2008, comparou sobretudo a taxa de BPA na urina e o peso dos participantes que foram divididos em quatro grupos, segundo os resultados.
 
Cerca de 22% das crianças que demonstraram a taxa mais elevada de BPA na urina eram obesas contra 10% das que apresentaram os menores índices.
 
"Estes resultados mostram mais uma vez a necessidade de ampliar nosso enfoque na luta contra a epidemia da obesidade", em crescimento constante há dez anos nos Estados Unidos, explicou à AFP.
"Um regime alimentar pouco saudável e a falta de exercícios contribuem para o aumento da gordura no corpo, mas claramente não é tudo", acrescentou.
 
Segundo ele, "o estudo faz pensar que é preciso levar em conta potenciais causas do meio, particularmente as químicas, que poderiam ser um dos fatores que mais contribuiriam para a obesidade".
 
O pesquisador apontou, ainda, para estudos sobre animais feitos em laboratórios que mostraram vínculos entre o BPA, suspeito de ser um alterador hormonal, e a obesidade.
 
O estudo mostrou que só as crianças brancas correm um risco aumentado de se tornar obesas quando apresentam taxa mais elevada de BPA na urina, sem que haja explicação para isto, embora Trasande tenha indicado a possibilidade de "causas genéticas".
 
"Precisamos fazer um estudo que examine a possibilidade de que o BPA possa perturbar o equilíbrio hormonal em crianças ainda menores porque sabemos que estas perturbações precoces no desenvolvimento podem deixar sequelas permanentes", afirmou o cientista.
 
Ele destacou também que os efeitos nefastos do BPA já são reconhecidos pelas autoridades. A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (Food and Drug Administration, FDA) proibiu recentemente esta substância na fabricação de mamadeiras, seguindo medidas tomadas em Canadá, França e Dinamarca.
 
O Parlamento francês votou uma proibição total do BPA em todos os recipientes alimentares a partir de 2014 e desde 2013 para os produtos destinados a crianças com menos de três anos.
 
Mas a FDA recusou-se em 2011 a proibir o BPA em latas de alumínio e outros recipientes alimentares, anunciando outras medidas para diminuir a exposição humana à substância.
 
Associação representativa dos fabricantes de recipientes alimentares, o American Chemistry Council, rejeitou este estudo, afirmando que "dezenas de pesquisas em animais de laboratório expostos ao BPA não revelaram qualquer relação entre esta substância e o peso".
 
Fonte R7

Pâncreas mais gorduroso torna latinos mais vulneráveis ao diabetes tipo 2

Os latinos são mais vulneráveis do que os brancos e os negros a armazenar gordura no pâncreas e, assim, a produzir menos insulina, o que os torna mais propensos a sofrer de diabetes tipo 2, alertou um estudo realizado em Los Angeles e publicado esta terça-feira na revista especializada Diabetes Care.
 
"A prevenção do diabetes é o nosso objetivo", afirmou Richard Bergman, diretor do Instituto do Coração Cedars-Sinai, em Los Angeles, e principal autor do estudo realizado pelo Cedars-Sinai e pelo Instituto de Pesquisas de Diabetes e Obesidade.
 
"Nem todos os que têm sobrepeso ou são obesos desenvolvem diabetes, nem todos têm resistência à insulina. Se pudermos determinar quem é mais propenso a desenvolver diabetes e porque, podemos avançar na prevenção", acrescentou.
 
O estudo comparou 100 indivíduos brancos, negros e latinos por volta dos 39 anos, de ambos os sexos, com um sobrepeso similar e que compartilhavam os mesmos sintomas pré-diabéticos.
 
Os adultos fizeram três exames: um teste oral de tolerância à glicose, um teste sanguíneo para avaliar a resistência à insulina e uma ressonância magnética para avaliar os níveis de gordura no pâncreas e no fígado.
 
Os resultados demonstraram que os hispânicos e os brancos têm três vezes mais triglicerídeos (gordura) no pâncreas do que os negros.
 
No entanto, enquanto brancos e latinos têm tendências similares a desenvolver pâncreas gorduroso, o estudo mostrou que os últimos são menos capazes de produzir insulina adicional.
 
"Embora os brancos submetidos ao estudo também tenham mostrado uma tendência a desenvolver pâncreas gorduroso, eles conseguem secretar insulina adicional", explicou Szczepaniak à AFP.
 
Já os latinos são menos capaz de produzir insulina suficiente, o que explica porque têm mais risco de desenvolver diabetes tipo 2.
 
"Alguns indivíduos podem ser resistentes à insulina, mas não desenvolvem diabetes porque o pâncreas consegue compensar secretando mais hormônio. Em outros, o pâncreas não consegue compensar a insulina, razão pela qual têm risco maior de diabetes tipo 2", explicou o Cedars-Sinai em um comunicado.
 
Se não for controlado, o diabetes tipo 2 pode provocar graves problemas de saúde, como doenças do coração, problemas renais, amputações e cegueira. Em geral, é associado ao sobrepeso e causado quando a insulina não consegue metabolizar o açúcar no sangue.
 
O diabetes, sétima causa de morte nos Estados Unidos, afeta a 25,8 milhões de pessoas no país e calcula-se que 79 milhões de americanos sejam pré-diabéticos, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças.
 
Fonte R7

Estudo descarta benefícios de suplementos nutricionais para bebês desnutridos

Bebês e crianças pequenas com risco de desnutrição não tiveram grandes benefícios com a ingestão de suplementos alimentares especiais, oferecidos juntamente com a ração alimentar tradicional, revelou um novo estudo esta terça-feira.
 
Grupos humanitários costumam fornecer alimentos básicos, como grãos e feijões, para ajudar as famílias que enfrentam falta de comida. Mas alguns grupos se questionam se suplementos especialmente formulados poderiam ajudar as crianças a evitar a desnutrição.
 
Estes "suplementos alimentares prontos para o consumo", frequentemente apresentados com uma base de pasta de amendoim, já são usados como um recurso extra de calorias, gorduras e nutrientes para ajudar na recuperação de crianças desnutridas.
 
Mas novas pesquisas indicam que os suplementos alimentares, fornecidos preventivamente em maior escala, podem não ter o efeito esperado.
 
O estudo foi publicado esta terça-feira na edição online do periódico PLOS Medicine.
 
No Chade, onde as secas sazonais anuais causam um "abismo de fome" de quatro meses entre os períodos de colheita, cientistas monitoraram 1.000 bebês e crianças pequenas entre seis meses e três anos de idade.
 
A metade das famílias recebeu rações-padrão de comida e a outra metade, as mesmas rações com uma dose diária adicional - de cerca de três colheres de sopa - de suplementos alimentares especiais para as crianças afetadas.
 
Ao final de quatro meses, apesar do suplemento extra, "8,6% (das crianças) dos dois grupos estavam desnutridas" ou abaixo dos mínimos desejados de peso e altura, explicou Lieven Huybregts, chefe das pesquisas.
 
"Tivemos que tratá-las em um programa fora do estudo", explicou à AFP o cientista da Universidade de Ghent.
 
As crianças que tomaram os suplementos cresceram um pouco mais, tiveram melhores níveis de hemoglobina - o que significou um risco menor de anemia - e tiveram taxas mais baixas de febre e diarreia.
 
Estes benefícios puderam ser vinculados às vitaminas e minerais contidos nos suplementos, sugeriu Huybregts, ressaltando que não está claro porque o estes não ajudaram as crianças a ganhar peso.
 
Segundo o pesquisador, os cientistas estão analisando os dados "para ver se as crianças realmente ingeriram o suplemento e em que padrões".
 
Por enquanto, afirmou, os dados sugerem que a distribuição generalizada de suplementos alimentares, que são mais caros do que as rações alimentares tradicionais, pode não ser uma solução com boa relação custo-benefício para os desnutridos nestas regiões afetadas pela fome.
 
Fonte R7

Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST

Corrimento frequente e verrugas na região genital pedem visita ao ginecologista
 
Os números são alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. "É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da Aids (HIV)", diz a ginecologista Rosa Maria Leme. "Existem diversas doenças, como a herpes, por exemplo, que apresentam sintomas que logo desaparecem, mas o vírus continua presente. Por isso é importante ficar sempre atento."

As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual, por meio do sexo sem proteção - sem o uso de camisinha - com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das doenças das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar e até mesmo a morte. Entre as doenças classificas como DSTs estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras.

Mas será que todos os sinais do corpo podem sinalizar uma DST? Para você entender mais sobre o assunto, o MinhaVida destacou abaixo as principais características que acendem o sinal vermelho e pedem uma consulta de emergência com o seu ginecologista .
 
Secreção vaginal ou corrimento
A especialista explica que pequenas secreções claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, são normais. O problema é quando o sintoma persiste. "Qualquer secreção vaginal mais amarelada, verde, pink ou até mesmo a branca, quando em grande quantidade, pode sinalizar algum problema de infecção ou até alguma DST, como a gonorreia. A mulher precisa ficar atenta, principalmente quando ela nunca apresentou nenhum sinal de corrimento", explica a especialista. 
 
Verrugas genitais
Elas funcionam como um alerta do corpo e precisam de exames específicos para serem analisadas. "O aparecimento de pequenas verrugas (externas ou internas) serve como um sinal vermelho para algumas doenças, como o HPV, que na mulher aumenta muito as chances de câncer de colo de útero", explica a ginecologista.
 
Cheiro forte
Ao perceber um cheiro forte não característico, na região da vagina, busque um especialista. "O odor ruim pode estar totalmente ligado a uma bactéria e a uma infecção. O quadro pode gerar pus, que altera o odor normal da região e, em alguns casos, pode causar ardência e irritação", diz Rosa Maria Leme.
 
Coceira
Normalmente a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial. "Em geral, esse problema está ligado à infecção por um fungo chamado cândida, que além da coceira, vem acompanhado de corrimento. Mas vale lembrar que a coceira também pode estar relacionada a outras infecções genitais menos frequentes ou até mesmo ao chato (uma espécie de piolho, que se instala na região pubiana)".
 
Dor durante a relação sexual
Dores durante o sexo também podem sinalizar que algo não anda bem. "Principalmente nas mulheres que apresentam feridas internas na maioria dos casos de DST, a dor durante a penetração pode ser preocupante. Sinais como forte ardência e incômodo indicam que algo não vai bem e uma visita ao médico precisa ser agendada ", explica a especialista. 
 
Grupo de risco
As mulheres que estão no grupo de risco das DSTs precisam de cuidados ainda maiores. "Mulheres com muitos parceiros sexuais ou que não usam métodos contraceptivos de barreira, como a camisinha, precisam de uma consulta urgente com um especialista, pois além de estarem colocando a saúde em risco, estão ameaçando a de seus parceiros", alerta Rosa Maria Leme.
 
Visite o ginecologista
Para afastar o risco de doenças, a consulta com o especialista e a realização de exames preventivos é essencial. "Toda mulher que já tiver tido relação sexual, deve obrigatoriamente passar por uma consulta ginecológica anual para realização de exames de rotina ginecológica e para prevenção de câncer de colo uterino, como exames hormonais e ultrassom para checar útero e ovários".  
 
Adolescentes no grupo de risco
Um outro estudo realizado pelo National Health and Nutrition Examination Survey sugere que uma em cada quatro adolescentes americanas sofrem de alguma doença sexualmente transmissível. O problema mais comum entre as jovens era o vírus do HPV ( 18,3% das adolescentes) e a clamídia (3,9% das meninas). O estudo contou com a participação de 838 adolescentes americanas, com idade entre 14 e 19 anos. As meninas eram entrevistadas e examinadas para detectar doenças como: gonorreia, clamídia, tricomoníase, herpes e HPV.

Outro dado que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o tempo em que as participantes levaram para serem infectadas. Um ano depois de iniciar a vida sexual, 19,2% já possuíam alguma DST. Os cientistas alertam que as doenças podem levar à complicações a longo prazo, tais como a doença inflamatória pélvica, a infertilidade e o câncer cervical ou até mesmo aumentar o risco de infecção pelo HIV. Depois de analisar os resultados da pesquisa, os cientistas reforçam a importância da orientação sexual dentro das salas de aula. Tudo para informar as jovens e aumentar o nível de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. 
 
Fonte Minha Vida 

Hipertensão envelhece o cérebro, diz estudo

Controlar a pressão, mesmo que levemente elevada, é fundamental
 
Pessoas de meia idade com hipertensão, ou mesmo aquelas que ainda não apresentam pressão arterial alta o suficiente para preocupar os especialistas, apresentam envelhecimento precoce do cérebro. A descoberta foi publicada na edição online do Lancet de 2 de novembro. Para entender a relação, um professor de neurologia e diretor do Alzheimer's Disease Center, da University of California Davis, nos Estados Unidos, liderou uma equipe de especialistas.
Foram analisados dados de 579 pessoas que faziam parte do Framingham Heart Study, estudo que analisava as condições cardiovasculares dos participantes há mais de 60 anos. A nova pesquisa englobou a terceira geração de participantes que têm, em média, 30 anos. Todos tiveram a pressão arterial medida no início do estudo e foram divididos em três grupos: pressão arterial normal, pré-hipertensão e hipertensão. Foi observado ainda se os voluntários fumavam ou tomavam alguma medicação para a pressão. Por fim, todos foram submetidos a ressonâncias magnéticas do cérebro para avaliar lesões na massa branca ou cinzenta.
 
Os resultados mostraram que os cérebros dos participantes que tinham pressão elevada estavam significativamente menos saudáveis do que os do grupo com pressão normal. De acordo com os pesquisadores, o órgão aparentava estar mais envelhecido. Assim, o cérebro de uma pessoa de 33 anos que pertencia ao grupo com hipertensão era semelhante ao de uma pessoa de 40 anos do grupo com pressão normal.
 
O estudo reforça a importância de controlar a pressão mesmo em estágio inicial. Por ser uma doença silenciosa, a hipertensão muitas vezes fica em segundo plano quando o assunto é saúde. Assim, recomenda-se fazer check-ups anualmente para evitar futuros problemas.
 
Aprenda a prevenir e controlar a hipertensão
Quase um quarto da população brasileira sofre de hipertensão, de acordo com dados do Ministério da Saúde. É possível mudar esse quadro, entretanto, adotando hábitos simples. Veja como:
 
Faça exercícios
Você não precisa mudar toda a sua rotina para conseguir praticar exercícios regularmente. Uma simples caminhada diária já ajuda a reduzir o risco de hipertensão.
 
Reduza o salEm excesso, o sal leva à retenção de líquidos, o que aumenta a pressão arterial. Por isso, evite adicionar o alimento à comida e aproveite para usar temperos naturais.
 
Reduza as medidas
Acúmulo de gordura na cintura deve ser um alerta para quem quer se prevenir da hipertensão. Homens com mais de 102 cm e mulheres com mais de 88 cm de cintura estão em perigo.
 
Beba com moderação
Álcool também pode ser um vilão da pressão. Aprenda, portanto, a consumir a bebida com moderação.
 
Fonte Minha Vida

Concurso Prefeitura de Boa Vista – RR

A Prefeitura de Boa Vista, Estado de Roraima, através da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, liberou edital de concurso público para o provimento de 1.114 vagas. As oportunidades são para candidatos de nível médio com formação técnica e nível superior.
 
Os salários variam de R$ 980,00 e R$ 2.980,00 por carga horária de 20 e 30 horas semanais e os selecionados irão atender à demanda da Secretaria Municipal de Saúde.

O Concurso Público será executado pela Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal Roraima - UFRR.
 
Cargos e inscrições
Nível Médio - Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Nutrição e Dietética, Técnico em Patologia, Técnico em Radiologia e Técnico em Saúde Bucal;

Nível Superior - Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional e Médico.
 
A inscrição será realizada das 9h do dia 22 de outubro às 18h do dia 09 de novembro de 2012, pelo site www.ajuri.org.br/?page=concursos, ou no endereço Avenida Enê Garcez, n.º 2413, Bloco IV, bairro Aeroporto, Boa Vista-RR.

Taxas
Nível Médio/Técnico - R$ 80,00;
Nível Superior - R$ 100,00.

Provas
A prova objetiva para os candidatos de nível médio - técnico será realizada no dia 01 de dezembro de 2012, das 8h às 12h, devendo o candidato apresentar-se obrigatoriamente com uma hora de antecedência. Já a prova objetiva do inscritos nos cargos de nível superior será realizada no dia 02 de dezembro de 2012, das 8h às 12h, devendo o candidato apresentar-se obrigatoriamente com uma hora de antecedência.

Os locais de aplicação das provas serão publicados no Diário Oficial do Município de Boa Vista, afixados nos quadros de avisos da Fundação Ajuri e divulgados na internet no endereço eletrônico www.ajuri.org.br/?page=concursos. O gabarito das questões da Prova Objetiva, estará disponível a partir do primeiro dia útil após a aplicação da prova.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, contado a partir da data de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vera Cruz (RS)

A Prefeitura de Vera Cruz, Estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital Nº 036/2012 de concurso público, para provimento de cargos efetivos do quadro geral do Poder Executivo, com a execução técnico-administrativa da empresa Energia Essencial Concursos LTDA-ME.

O concurso de Vera Cruz oferece 82 vagas mais cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade com salários variados entre R$ 699,00 a R$ 3.305,00, para carga horária de 10, 20 e 40h semanais.

Cargos: Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente Patrimonial, Arquiteto, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Calceteiro, Cirurgião Dentista 40h, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal de Tributos, Fonoaudiólogo, Instalador Hidroelétrico, Médico, Veterinário, Monitor Social, Motorista, Nutricionista, Operador de Maquinas em Geral, Operário Especializado, Pedreiro, Psicólogo, Técnico em Contabilidade, Técnico de Enfermagem, Técnico em Trânsito,Tesoureiro, Terapeuta Ocupacional e Visitador do PIM.

Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.energiaessencial.com/veracruz, até o dia 12 de novembro de 2012.

Taxas: A taxa de inscrição será de R$ 61,00 para os cargos até o níveis fundamental/médio e de R$ 100,00 para os cargos a nível de ensino superior.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se inscrever na biblioteca virtual do município, na rua Jacob Schneider, 111, de segunda a quinta-feira, das 7h às 13h e de segunda a quarta-feira, das 19h às 22h.

Provas: As provas objetivas serão aplicadas nos dias 08 e 09 de dezembro de 2012, das 9h às 12h e das 14:30 às 17:30, em locais que serão divulgados através de edital a partir do dia 29 de novembro de 2012.

Gabaritos: será divulgado a partir do dia 11 de dezembro de 2012.

A prova prática será realizada na data provável de 26 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados no edital de convocação para a mesma, a partir do dia 22 de janeiro de 2013.

Validade: A validade do concurso público será de 2 anos, a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período por ato discricionário do Poder Público Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de São Francisco de Paula - RS

A Prefeitura de São Francisco de Paula, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgou edital N° 016/2012 de concurso público para provimento de vagas legais do quadro geral dos servidores da Prefeitura Municipal, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos LTDA.

Haverá 170 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 4.486,26 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Advogado, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Finanças, Agente de Trânsito, Assistente Social, Atendente de Creche, Atendente de Farmácia, Carpinteiro, Cirurgião Dentista, Eletricista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal, Guarda Municipal, Mecânico, Médico, Monitor, Motorista, Nutricionista, Oficial Administrativo, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Iniciais do Ensino Fundamental, Professro, Psicólogo, Servente, Técnico Agrícola, Técnico Ambiental, Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Veterinário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas a partir das 9 horas do dia 10 de outubro até às 23h59min, do dia 08 de novembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 70,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Validade
A Prova Escrita, para todos os cargos será aplicada em 16 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 26 de novembro de 2012.

O Concurso terá validade por 2 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 (dois) anos, a critério Município de São Francisco de Paula.

Concurso Prefeitura de Dona Francisca - RS

A Prefeitura de Dona Francisca, Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Municipal de Administração e Planejamento, divulgou edital nº 007/2012 de concurso público, para provimento de 09 vagas existentes e formação de cadastro reserva com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
Os salários oferecidos para os cargos de níveis médio e superior podem chegar até R$ 2.529,18 por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Fiscalização Municipal, Engenheiro Civil, Médico Veterinário e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de novembro de 2012, de segunda à sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 12h30min, na Prefeitura Municipal de Dona Francisca, situada na Rua do Comércio, nº 619, em Dona Francisca/RS. As taxas variam de R$ 80,00 a R$ 120,00.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas em local, data e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 26 de novembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Coronel Barros - RS

A Prefeitura de Coronel Barros, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, publicou o edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 11 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 623,37 a R$ 3.500,43, com carga horária de 08 a 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Agente de Controle Interno, Auxiliar de Serviços Gerais Externos, Auxiliar de Serviços Gerais Internos, Auxiliar em Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Contador, Fisioterapeuta, Motorista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Pediatra e Oficial Administrativo.

Inscrições e Taxas
O concurso será executado através da empresa Objetiva Concursos Ltda, que disponibilizou sua página eletrônica para recebimento das inscrições. O prazo irá até 08 de novembro de 2012 e o endereço é www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 25,30, R$ 50,60 e R$ 101,20 de acordo com o nível de escolaridade.

Provas e Validade
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 09 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 20 de novembro de 2012.

O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogáveis uma vez, a critério do Município de Coronel Barros/RS.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Braga - RS

No Município de Braga, estado do Rio Grande do Sul, a prefeitura lançou editais para realização de concurso público (nº. 014/2012) e processo seletivo (nº. 015/2012). São ofertadas 18 vagas de níveis fundamental, médio e superior, com remuneração que varia entre R$ 545,58 e R$ 1.751,92, com carga horária de 20, 40 e 44 horas semanais.
 
Às pessoas com deficiência, é assegurado o direito de inscrição no presente concurso, para os cargos cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores, num percentual de 5% do total das vagas oferecidas para cada cargo.
 
Os cargos a serem preenchidos são:
Concurso: Agente Administrativo, Agente Administrativo Auxiliar, Encarregado dos Recursos Humanos, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico, Motorista, Oficial de Compras, Procurador do Município, Professor Ensino Fundamental Séries/Anos Finais em História/Língua Portuguesa e Servente.
 
Processo seletivo: Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas das 9h do dia 01 até às 23h59min do dia 11 de novembro de 2012, pelo site - www.objetivas.com.br, mediante o pagamento das seguintes taxas de inscrição:
 
Nível fundamental: R$ 30,00
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 50,00 e 100,00.
 
Caso o candidato não possua acesso à internet, será disponibilizado computador para acesso, no horário das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, no Telecentro Municipal Érico Veríssimo, na Praça Padre Mario Mazzari, junto a Secretaria de Educação, situado na Avenida Marechal Floriano Peixoto - Braga/RS.
 
Prova
A prova escrita será aplicada na data provável de 15 de dezembro de 2012, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 23 de novembro de 2012. A prova prática poderá ser aplicada na mesma data da prova escrita ou em data a ser informada por edital.
 
Validade
O concurso e o processo seletivo serão válidos 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do município de Braga.
 
Editais

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou edital para a contratação de médicos através do Processo Seletivo Simplificado N° 08/2012. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 10.964,42 mensais, conforme especialidade pretendida.

O Grupo Hospitalar Conceição, Rio Grande do Sul, divulgou edital N° 03/2012 de processo seletivo público destinado ao preenchimento de 48 vagas e formação de cadastro de reservas. As oportunidades são para profissionais de todos os níveis de escolaridade e os salários oferecidos variam de R$ 975,60 a R$ 14.976,00.

Cargos
- Ensino Fundamental - Atendente de Nutrição, Auxiliar Geral e Cozinheiro;
- Ensino Médio - Técnico em Histopatologia;
- Ensino Superior - Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Médico nas áreas de Anestesiologia, Cardiologista, Clínica Médica, Ecocardiografia, Eletroencefalografia, Emergencista, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Oncologia, Patologia, Pneumologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 26 de novembro de 2012, pelo site www.fundacaolasalle.org.br/concursos, mediante o pagamento da taxa e R$ 42,00 para disputar as vagas de nível fundamental, de R$ 52,00 para médio e de R$ 92,00 para superior.
 
Provas
As provas serão aplicadas no Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Porto Alegre, na data provável de 16 de dezembro de 2012. Os locais e salas das provas estarão disponíveis no endereço www.fundacaolasalle.org.br/concursos após o término das inscrições, conforme o cronograma de execução deste Edital.
 
Validade
O processo seletivo terá a validade de dois anos, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Diretoria do GHC.

FSNH de Novo Hamburgo abre processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou edital para a contratação de médicos através do Processo Seletivo Simplificado N° 08/2012. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 10.964,42 mensais, conforme especialidade pretendida.
 
Serão contratados 24 médicos, de diversas especialidades, pelo regime CLT e com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês. As vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (2), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista(6), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (6), Médico Psiquiatra(2), Médico Neonatologista (1) e Médico Plantonista UTI (1).
 
As inscrições podem ser feitas até 12 de novembro de 2012, através do site www.fsnh.net.br.
 
A seleção se dará por critérios técnicos e títulos mediante análise. Os resultados serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br) e o processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Prefeitura de Florianópolis - SC abre vagas para médicos

A Prefeitura de Florianópolis, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 004/2012 de processo seletivo para preenchimento de cargos em caráter temporário, para compor a Rede Municipal de Saúde. São ofertadas várias vagas para cargo de Médico, Médico Clínica Médica e Médico de Família e Comunidade, com salários de até R$ 9.568,00 em carga horária de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições através da internet, no site portal www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude, até o dia 22 de novembro de 2012.

O processo seletivo terá as seguintes etapas:

- Análise de "curriculum vitae";
- Entrevista.

A classificação final dos(as) candidatos(as) será divulgada, até o dia 30 de novembro de 2012, no site da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis - portal www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude.

Prefeitura de Fraiburgo - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, divulgou edital ACT - Nº. 0033, de 17 de outubro de 2012, para realização de processo seletivo visando o preenchimento de várias vagas para cargo de Médico Clínico Geral de nível superior. O salário é de até R$ 11.010,80 com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Os contratados atuarão nas localidades de Lau Mello, Campina do Serro, Santa Mônica, Butiá Verde, Faxinal dos Carvalhos e Dez de Novembro.

As inscrições serão realizadas no período de 18 de outubro a 14 de novembro de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
O processo seletivo será válido para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Prefeitura de Itajaí (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itajaí, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Educação, lançou edital N° 034/2012 de processo seletivo para provimento de várias vagas em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 2.779,62 por carga horária de 10 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, Professor, Instrutor de Informática, Administrador Escolar, Orientador Escolar, Supervisor Escolar, Agente de Apoio em Educação Especial, Agente em Atividade de Educação, Agente em Atividade de Educação, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet pelo site: www.univali.br/concurso, até às 15 horas do dia 12 de novembro de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 35,00 para o nível superior, R$ 26,00 para o nível médio.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva para todos os candidatos será realizada nas dependências da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI - Campus Itajaí - SC, na data prevista de 02 de dezembro de 2012, com início às 09 horas e término às 11 horas.

As questões da prova e os gabaritos preliminares estarão à disposição dos interessados às 10 horas do dia 03 de dezembro de 2012, pela Internet no site www.univali.br/concurso.

O certame terá validade para o ano letivo de 2013.

Prefeitura de Itapiranga - SC abre concurso público

A Prefeitura de Itapiranga, Estado de Santa Catarina, através da empresa AMEOSC, publicou os editais N°s 05/2012 e 06/2012 de concurso público e processo seletivo destinado ao preenchimento de 42 vagas para profissionais de níveis médio e superior.
 
Os salários são de R$ 929,61 para o cargo de Técnico de Enfermagem Socorrista, R$ 1.450,79 para professor não habilitado, R$ 1.748,92 para professor habilitado e de R$ 11.488,80 para o cargo de médico. A carga horária varia de 10 a 40 horas semanais.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 09 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 13h30min às 16h30min, nas dependências da Prefeitura Municipal de Itapiranga - SC, no Setor de Recursos Humanos, situada na Praça das Bandeiras, 200.
 
O valor da Taxa de inscrição será de:
R$ 50,00 Professor Habilitado;
R$ 30,00 Professor não Habilitado;
R$ 100,00 Ensino Superior;
R$ 50,00 Ensino Médio.
 
As provas serão aplicadas a todos os candidatos provavelmente no dia 24 de novembro de 2012, das 8h30min às 11h, tendo como local as dependências da Escola Municipal FUNEI, sito a Rua Matriz, na cidade de Itapiranga - SC. O gabarito oficial será divulgado na data prevista de 27 de novembro de 2012, a partir das 15h.
 
O processo Seletivo terá validade por até 31 de dezembro de 2013.
 
Já o concurso público terá validade por 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Laguna (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado edital (nº. 029/2012) para realização de processo seletivo da Prefeitura de Laguna, Estado de Santa Catarina. A seleção oferece várias vagas para cadastro reserva de nível fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 2.177,12, com carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Agente Epidemiológico, Fisioterapeuta e Massoterapeuta.

Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 26 a 28 de novembro de 2012 das 13h às 18h na Secretaria de Administração e Serviços Públicos, sito a Avenida Colombo Machado Salles, 145, 3º andar, Centro Administrativo Tordesilhas, Bairro Centro.

Provas
A prova será aplicada na data prevista de 09 de dezembro de 2012 na EEB.Comendador Rocha, Bairro Progresso, Laguna, CEP-88.790.000 das 14h às 15h 30min. A prova e seu gabarito serão divulgados no dia 10 de dezembro de 2012 na Secretaria Municipal responsável ou no site da Prefeitura de Laguna www.laguna.sc.gov.br.

Concurso Universidade Federal de Sergipe

A Universidade Federal de Sergipe, UFS, lançou através do Diário Oficial da União, edital n° 31/2012 de Concurso Público destinado ao preenchimento de 55 vagas para o cargo de Professor Adjunto ou Assistente. O salário é de até R$ 7.627,02 para a carga horária de 20 a 40 horas semanais. Ressaltando que será reservado 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais
 
Aos interessados, a inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos), a partir das 9:00 hs do dia 05 de novembro até as 23h59min do dia 04 de dezembro de 2012 (horário local).
 
As taxas da inscrição corresponderão aos seguintes valores:
Assistente 1 D.E - R$ 100,00;
Adjunto 1 D.E - R$ 150,00;
Adjunto 1 20hs - R$ 150,00.

O certame será realizado em duas fases, prova escrita e prova didática e no caso de Professor Adjunto também prova do projeto de pesquisa.

As provas serão realizadas em datas, horários e locais que serão divulgadas, a partir do dia 19 de dezembro de 2012 e no mínimo com 10 dias de antecedência para o início das mesmas, no endereço eletrônico www.grh.ufs.br.

O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

Prefeitura de Arapiraca - AL abre processo seletivo

Em Arapiraca, município alagoano localizado a 128 km de Maceió, foi lançado edital de processo seletivo (003/2012) para preenchimento de 06 postos profissionais de níveis superior completo e incompleto. A remuneração será de até R$ 1.800,00 mensal, por jornada de 20 e 30 horas semanais.

Cargos
-Superior Completo - Psicólogo, Assistente Social e Advogado;
-Superior Incompleto (a partir do 6º período) - Estagiário de Psicologia, Estagiário de Serviço Social e Estagiário de Direito.

Inscrições e Validade
As inscrições serão realizadas até o dia 07 de novembro de 2012, na sede Procuradoria Geral do Município(PGM), órgão ligado à Administração Municipal, situada na Rua Samaritana, 1185, no bairro Santa Edwiges, Arapiraca/Alagoas, Tel: (82)3529-2950, no horário das 08:00 às 14:00. Não será cobrado ao candidato qualquer taxa de inscrição.

A avaliação dos candidatos será realizada em três etapas: análise de currículo, entrevista por competências (para os cargos de Psicólogo, Assistente Social e Advogado) e prova situacional (para as vagas de estágio).

A segunda etapa (entrevista por competências) tem data prevista para os dias 22, 23 e 26 de novembro, e a terceira etapa (prova situacional), no dia 22. Ambas serão realizadas no Centro de Formação para Profissionais da Educação (Rua São José, nº. 415, Alto do Cruzeiro), com início às 8h30.

O prazo de validade do certame será de um ano contado a partir da data da publicação da homologação de seu resultado, prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Sandovalina - SP abre vagas

A Prefeitura de Sandovalina, Estado de São Paulo, abriu os editais N°s 002 e 003/2012 de processo seletivo, ambos sob responsabilidade técnica da Consesp (www.consesp.com.br). Os salários variam de R$ 785,18 a R$ 8,10 h/a.
 
No edital N° 002/2012, serão oferecidas várias vagas para cadastro de reserva, nos cargos de Professor de Creche, Professor de Educação Básica I e PEB II de nível superior. Já no edital N° 003/2012, será oferecida 01 vaga para cargo de Agente Comunitário de Saúde (Assentamento Bom Pastor) de nível fundamental.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via site www.consesp.com.br, até o dia 13 de novembro de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 32,00 para todos os cargos.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Editais

Concurso Universidade Federal de Uberlândia - MG

A Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em Minas Gerais, divulgou os editais de processo seletivo e concurso público (nºs 97 e 98/2012) para o cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, com lotação no Instituto de Ciências Agrárias e na Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design.
 
São ofertadas 05 vagas para professores de nível superior, com salários de até R$ 7.627,02, mais auxílio alimentação no valor de R$ 304,00, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas no período de 19 de novembro a 03 de dezembro de 2012, nos seguintes locais:

As inscrições do edital N° 97/2012, serão feitas na Secretaria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, Bloco 1I, Sala 246, Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila. Nº 2121 - Bairro Santa Mônica. CEP 38408-144. Telefone (34) 3239 4373 e E-mail: faurb@ufu.br, nos dias úteis, no horário de 8h às 11h e de 14h às 16h.

Já as inscrições do edital N° 98/2012, serão feitas na Secretaria do Instituto de Ciências Agrárias, no Bloco 2E, Sala 153, no Campus Umuarama, situada na Av. Amazonas, s/nº, Uberlândia/MG, CEP 38.400-902. Telefone: (34) 3218 2225 - Ramal 200. E-mail: iciag@ufu.br, nos dias úteis, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h.

A taxa de inscrição será de R$ 60,00.
 
O certame abrangerá as seguintes avaliações:
- prova escrita, valendo 100 pontos, de caráter classificatório;
- prova prática, valendo 100 pontos, de caráter classificatório;
- prova didática, valendo 100 pontos, de caráter classificatório;
- apreciação de títulos, valendo também 100 pontos, de caráter classificatório.

O prazo de validade do certame será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período, no interesse da Universidade Federal de Uberlândia.

Prefeitura de Nanuque - MG reabre inscrições

Quem estava interessado em participar do concurso público da Prefeitura de Nanuque, em Minas Gerais, agora terá um novo tempo para se inscrever. É que a empresa MSM Consultoria e Projetos Ltda reabriu o prazo de inscrições, com a retificação do edital n° 001/2011.

O concurso oferece 117 vagas para candidatos de todos os níveis de escolaridade, com salários que variam de R$ 545,00 a R$ 7.892,00, em jornada de trabalho de 18 a até 40 horas semanais. Os aprovados serão contratados pelo regime jurídico estatutário, lembrando que do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Operador de Máquina Pesada Motoniveladora, Operário, Pedreiro, Pintor de Automóvel, Procurador, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Especialista, Instrutor de Informática, Motorista Categoria "D", Professor P-II Ciências, Professor P-II Educação Física, Vigia, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Odontólogo, Enfermeiro (PSF), Enfermeiro (Posto Central), Enfermeiro (Policlinica), Instrumentador (Hospital), Médico (PSF), Médico Clínico Geral (Policlinica), entre outros cargos.
 
As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 06 a 19 de novembro de 2012, das 8:00 às 14:00 horas nos dias úteis, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Nanuque, situada à Avenida Geraldo Romano, 135 – Centro – Nanuque-MG, ou pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.

De acordo com o cargo escolhido, a taxa de inscrição pode variar de R$ 38 a R$ 100.

O candidato inscrito no concurso público será avaliado através de provas objetivas de múltipla escolha e prova de Títulos para os cargos de Especialista e Professor P-II. As provas serão realizadas provavelmente no dia 09 de dezembro de 2012, podendo ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas, nas Escolas Públicas do Município de Nanuque de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Geraldo Romano, Nº 135 - Centro, Nanuque – MG e no site: www.msmconsultoria.com.br.
 
O gabarito oficial será divulgado no dia 11 de dezembro de 2012.

Por fim, o prazo de validade do concurso será de 02 (dois) anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Universidade Federal de Goiás publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG), divulgou edital N° 076/2012 de processo seletivo para contratação de 08 professores por tempo determinado. Os salários vão até R$ 3.441,18, por carga horária de 40h semanais.

As inscrições serão feitas até o dia 14 de novembro de 2012, nas respectivas Unidades Acadêmicas, localizadas nos Campus Jataí, Campus Catalão, Campus Samambaia e Colemar Natal e Silva (Campus II). O valor da taxa de inscrição é de R$ 45,00.

A Seleção será realizada no mínimo após 10 dias corridos a partir da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União, conforme determina a Portaria 243/MEC, de 3 de março de 2011, independente do período de inscrições especificado neste Edital.

A validade do processo seletivo simplificado será até 31 de dezembro de 2013.

UFJF - MG abre processo seletivo

A Universidade Federal de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 050/2012 de processo seletivo para Contratação de Professor Substituto/ Temporário, destinado ao Campus Juiz de Fora. Há 04 vagas, com salários de até R$ 3.016,52 em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 14 de novembro de 2012, na secretaria do Instituto de Ciências Exatas (Telefone: (32) 2102-3319/ 3302) e na secretaria do Instituto de Ciências Humanas (Telefone: (32) 2102-3101/ 3102), Campus Juiz de Fora, s/nº., Bairro São Pedro, CEP 36.036-900, Juiz de Fora-MG, das 9h às 12h e das 13h às 16h, exceto sábados, domingos e feriados. A documentação poderá ser entregue pelo candidato ou por seu procurador legalmente constituído (Procuração simples), ou ainda, postada via SEDEX, até o dia 9 de novembro de 2012.
 
A ficha de Inscrição do certame, estará disponível no endereço eletrônico www.ufjf.br. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
As datas, horários e locais das provas serão informados na secretaria da respectiva Unidade Acadêmica, no ato da inscrição.
 
O período de validade do processo seletivo será de 1 ano e não será prorrogado.

UFMS abre Concurso Público

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) lançou edital N° 157/2012 de concurso público destinado ao provimento de 162 vagas para o cargo de professor das Classes Auxiliar, Assistente e Adjunto.

Os candidatos aprovados poderão atuar em um dos seguintes locais: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Centro de Ciências Exatas eTecnologia, Centro de Ciências Humanas e Sociais, Faculdade de Computação, Faculdade de Medicina, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, nos Campus do Pantanal (Corumbá), Paranaíba, Chapadão do Sul, Coxim, Nova Andradina, Naviraí, Ponta Porá e Três Lagoas. Os salários vão até 7.627,02 com jornada laboral de 20 a 40 horas semanal.

Inscrições e Taxa
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufms.br, no período compreendido entre às 9h do dia 12 de novembro de 2012 e às 23h59m do dia 18 de novembro de 2012, observado o horário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Vale ressaltar que o pagamento da taxa de inscrição deverá ser efetuado até o dia 19 de novembro de 2012.

Os valores da taxa de inscrição são de acordo o cargo escolhido:

Auxiliar - 20 horas - R$ 53,45
Auxiliar - 40 horas - R$ 101,40
Assistente - 20 horas - R$ 64,75
Assistente - 40 horas - R$ 151,15
Adjunto - 20 horas - R$ 81,85
Adjunto - 40 horas - R$ 238,35

Provas
As provas consistirão de 3 fases sucessivas: Prova Escrita e Didática, de caráter eliminatório e classificatório, e Prova de títulos, de caráter classificatório, sendo as mesmas realizadas na cidade de Campo Grande MS, no período de 14 a 19 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no Edital de deferimento das inscrições.

O prazo de validade do concurso será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso UNIRIO 2012

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulga Edital n° 64/2012 para Concurso Público, objetivando o preenchimento de nove vagas para professores nível superior, adjunto e assistente. Com uma jornada de trabalho de 40 horas semanais ou Dedicação Exclusiva, a remuneração dos efetivados poderá chegar até R$ 7.627,02.
 
Inscrição e taxa
Os interessados poderão se inscrever até o dia 14 de dezembro de 2012 através do endereço eletrônico www.stn.fazenda.gov.br. Os valores da taxa são de acordo o cargo escolhido:
 
Professor Assistente - DE - R$ 120,00
Professor Assistente - 40 horas - R$ 78,00
Professor Adjunto - DE - R$ 190,00
Professor Assistente – 40 horas - R$ 78,00

Provas
O concurso para a carreira de magistério superior abrangerá as seguintes provas que deverão ocorrer na seguinte ordem: prova escrita, didática, prática e de títulos.

Os programas e demais instruções complementares estarão à disposição dos interessados nos locais de inscrição e no site da UNIRIO (www.unirio.br).
 
O prazo de validade do concurso é de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, lançou dois editais (nº 003/2012 e nº 004/2012) para realização de processo seletivo. A seleção é destinada a suprir vagas temporárias já existentes ou que vierem a existir na Rede Municipal de Ensino, durante o ano letivo de 2013. A remuneração é de até R$ 2.204,01, com jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor, Administrador, Agente de Serviços da Educação, Agente de Biblioteca Escolar, Ajudante Geral, Almoxarife, Analista de Sistemas, Auxiliar de Serviços da Educação, Auxiliar de Serviços Públicos Municipais, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Eletricista, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Marceneiro, Motorista, Nutricionista, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Psicólogo, Servente de Obras, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de novembro de 2012, através do site www.cachoeiro.es.gov.br.
 
O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano ou enquanto durar a listagem de reserva técnica, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Editais

8 mudanças estranhas que acontecem durante a gravidez

A gravidez é um período de grandes mudanças físicas. Abaixo você conhece oito das mudanças corporais mais estranhas que acontecem nesse período:
 
8 – Você ganha um novo órgão
Não é só um bebê que se desenvolve. A placenta é único órgão temporário no corpo humano. Ela começa a se formar quando o óvulo fertilizado, nesse ponto um blastocisto multicelular, gruda-se na parede uterina, com aproximadamente uma semana da concepção. A camada exterior do blastocisto, chamada de trofoblasto, desenvolve-se na maior parte da placenta.
 
Uma vez que o órgão está estabilizado, seu trabalho é formar uma barreira porosa entre o sangue da mãe e do filho. Os vasos maternos deixam nutrientes e oxigênio nos espaços intervilosos, onde os vasos do feto pegam o que precisam e o carregam até ele através do cordão umbilical. O processo de excreção acontece da mesma maneira.
 
A placenta tem outra função temporária menos conhecida. O disco vermelho escuro de 2,2 quilogramas é também uma glândula endócrina, liberando hormônios no corpo. Da gonadotrofina coriônica humana (HCG, detectado em testes de gravidez) ao estrógeno e a progesterona, esses hormônios são cruciais para manter a gravidez e preparar as glândulas mamarias para a amamentação.
 
7 – Seus ossos ficam mais soltos
A cabeça do bebê tem que sair de algum modo. Ainda bem que o corpo de uma futura mãe tem um truque para isso: o hormônio relaxina. O nome diz muito, já que sua função é relaxar as cartilagens dos ossos.
 
Mas, infelizmente, o hormônio não afeta apenas a pélvis. Presente dez vezes mais na gravidez do que em momentos normais, todas as articulações do corpo são afetadas. Ele é a razão para algumas grávidas experimentarem dores nas articulações e nas costas. E se, antes de engravidar você calçava menos, não se preocupe. A culpa é da relaxina e de ligamentos afrouxados.
 
6 – Memória de peixe
As grávidas merecem um desconto quando se esquecem de algo, de acordo com um estudo do ano passado. Durante o segundo e terceiro trimestres de gravidez, as mulheres grávidas têm performances piores em testes de memória espacial do que as normais. É possível que mudanças hormonais sejam as culpadas, mas a fonte pode estar também nas mudanças repentinas de humor.
 
5 – Os famosos enjoos
Primeiro, as más notícias: enjoos matutinos são mentirosos. De fato, a sensação pode vir a qualquer hora do dia. Felizmente, esse efeito acaba após a 12° semana.
 
Ninguém sabe exatamente porque os enjoos afetam metade das grávidas, mas um estudo de 2008 sugere que as sensações ruins são uma adaptação para ajudar o desenvolvimento seguro do embrião. O estudo encontrou que o enjoo geralmente acontece devido a gostos ou cheiros fortes, o que pode ser uma tentativa do corpo de prevenir o consumo de coisas perigosas. O enjoo fica forte no período em que os primeiros órgãos estão sendo desenvolvidos no embrião, outro ponto para a possibilidade de ser uma defesa.
 
4 – O coração “dói”
Mas não é sentimental. A azia é consequência da expansão do útero no sistema digestivo. Normalmente, os sucos gástricos são mantidos embaixo pelo esfíncter esofágico, um músculo circular que fecha o esôfago quando a pressão no abdômen cresce. Mas durante a gravidez, a progesterona relaxa o músculo, aumentando a pressão interna.
 
3 – Fila para o banheiro
Durante a gravidez, a mulher provavelmente vai preencher boa parte do dia indo ao banheiro. Por quê? Você pode por a culpa no bebe que está crescendo, já que ele pressiona a bexiga, a uretra e os músculos da pélvis. Essa pressão não significa apenas mais idas ao banheiro, mas também uma tossida, uma espirrada ou uma piada podem te relaxar demais.
 
2 – 50% a mais de sangue
Todo o trabalho duro da gravidez exige mais vasos e mais sangue. Na 20ª semana, seu corpo tem 50% a mais de sangue do que tinha no começo. Todo esse sangue extra pode trazer alguns efeitos colaterais estranhos, incluindo varizes, hemorroidas, e até uma cor avermelhada, já que a circulação na pele aumenta. Até alguns sangramentos nasais podem ocorrer, devido ao inchaço das mucosas.
 
1 – As mãos podem formigar
Gravidez pode causar síndrome do túnel do carpo. Esse efeito colateral, marcado por mãos formigando ou dormentes, é causado por inchaços da gravidez. Fluídos extras (que são responsáveis por um quarto do peso extra ganho na gravidez) podem se acumular nos tornozelos e pulsos, graças à gravidade. Nas mãos, esse acúmulo pode apertar nervos, causando “pontadas”. Mas não se preocupe, assim como as outras sete mudanças, essa também tem solução: passe pela gravidez e dê a luz ao seu querido filho, e pronto!
 
Fonte Hypescience

20 coisas que você não sabia sobre autópsias

Fãs de seriados policiais, como CSI e Dexter, provavelmente conhecem um pouco do trabalho da perícia, mas mesmo eles poderão se surpreender com a (mórbida) lista de curiosidades sobre autópsias que apresentamos a seguir:
 
1. Até a Renascença, a autópsia de seres humanos era considerada uma afronta em praticamente todas as culturas. Assim, o jeito era dissecar animais que tivessem alguma semelhança anatômica com humanos.
 
2. A Universidade de Bologna (Itália) foi a primeira instituição a usar autópsia forense (motivada por questões legais), no Século 14
 
3. Em 1533, a Igreja Católica ordenou a autópsia das gêmeas siamesas Joana e Melchiora Ballestero. O objetivo era descobrir se elas tinham duas almas, o que seria “confirmado” pela presença de dois corações (que elas realmente tinham), de acordo com a antiga crença grega de Empedocles de que o coração era a morada da alma.
 
4. No Século 18, o autopsista Giovanni Battista Morgagni introduziu a ideia de buscar ligações entre sintomas clínicos e observações obtidas após a autópsia, que, dessa forma, passaria a servir não apenas para obter informações anatômicas, mas também para ajudar a descobrir diagnósticos e desenvolver tratamentos.
 
5. Em 1912, o médico Richard Cabot chegou a uma conclusão alarmante: com base em autópsias, ele declarou que certas doenças tiveram o diagnóstico errado em 80% dos casos. Em 2005, uma pesquisa na área de histopatologia sugeriu que os médicos erram o diagnóstico de doenças fatais em cerca de um terço dos casos.
 
6. Em cerca de dois terços dos casos fatais em que o diagnóstico estava incorreto, a vida do paciente poderia ter sido salva, de acordo com estudo feito em 1998 por pesquisadores da Universidade de Pittsburgh (EUA).
 
7. Obcecado com os desenhos anatômicos feitos pelo médico Andreas Vesalius, o juiz Marcantonio Contarini permitiu que fossem realizadas autópsias em criminosos executados. A partir de 1539, foram feitos enforcamentos agendados com base na necessidade de autópsias.
 
8. Por falta de recursos mais precisos (e de conhecimento sobre transmissão de doenças), o médico italiano Antonio Valsalva provou fluidos encontrados em cadáveres para melhor caracterizá-los, no século 17.
 
9. Valsava escreveu que pus gangrenoso não tinha um sabor agradável, e que ficava na língua durante boa parte do dia (que bom que ele avisou, não?).
 
10. Em 1828, os imigrantes irlandeses William Burke e William Hare se uniram para assassinar 16 pessoas na Escócia e vender os cadáveres a um médico para dissecação. Quando a trama foi descoberta, Hare testemunhou contra Burke, que foi enforcado em 1829.
 
11. Ironicamente, o cadáver de Burke foi dissecado (em público), e seus restos mortais estão em exposição na Universidade de Edinburgh (Escócia). Não bastasse isso, algumas pessoas roubaram parte de sua pele durante a autópsia e usaram para fazer carteiras, que foram vendidas nas ruas.
 
12. No Século 19, o patologista austríaco Karl Rokitansky realizou 30 mil autópsias e, segundo diziam, supervisionou outras 70 mil.
 
13. Ná década de 1970, autópsias de pacientes que estavam usando a droga anticancerígena Adriamycin revelaram que seus músculos cardíacos haviam atrofiado, o que levou a restrições ao uso do medicamento. A realização de autópsias também foi fundamental para a evolução de próteses de articulações e de válvulas cardíacas, além de transplantes de coração.
 
14. Hoje em dia, muitos hospitais não “gostam” de realizar autópsias: o custo é elevado, ocupam os patologistas e geralmente revelam que os médicos erraram o diagnóstico, erros às vezes fatais.
 
15. Nas autópsias modernas, o rosto do cadáver normalmente fica coberto pela pele do peitoral ou do escalpo.
 
16. Às vezes, a equipe substitui lâminas cirúrgicas precisas por alicates de corte comuns – como aqueles vendidos em lojas de ferramentas.
 
17. Quase sempre, os pulmões apresentam alguma patologia em adultos, mesmo naqueles que levaram uma vida relativamente saudável. Em pessoas portadoras de mal de Alzheimer, o cérebro apresenta uma redução de cerca de 10% de seu volume.
 
18. Ao final do procedimento, os órgãos podem ter dois destinos: ou são incinerados, ou armazenados em um saco, que é colocado novamente no corpo.
 
19.  Órgãos muito pequenos, como a tireoide e as glândulas suprarrenais, são pesadas em balanças de alta precisão; os demais são pesados em balanças comuns, como aquelas que encontramos em açougues.
 
20. Há pouco esguicho de sangue durante uma autópsia, já que o cadáver não tem pressão sanguínea.
 
Fonte Discovery Magazine