Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Um em cada cinco homens jovens usa remédio para impotência sem indicação

Curiosidade e medo de falhar são algumas justificativas para o hábito que arrisca a saúde

O uso de medicamentos sem indicação médica para melhorar o desempenho sexual faz parte do cotidiano de um em cada cinco homens entre 20 e 35 em São Paulo.

A alarmante estatística foi encontrada em um levantamento inédito do ambulatório de sexualidade do Centro de Referência em Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, na zona sul da capital paulista.

Na hora da consulta, aponta o estudo, as eplicações não variam muito: curiosidade, vontade de melhorar o desempenho sexual e, claro, o medo de falhar na “hora H”.

A unidade atende mais de 300 homens por mês com problemas sexuais e cerca de 20% deste total afirma já ter feito o uso de estimulantes sexuais, pelo menos uma vez, sem prescrição médica.

O médico chefe do serviço de urologia do hospital, Joaquim Claro, alerta que os comprimidos não apresentam resultados para grande parte dos homens e ainda podem causar dores de cabeça e musculares, diarreia, alergias, visão dupla e, em casos mais severos, até cegueira.

Pacientes com problemas no coração não podem ingerir este tipo de medicamento, considerado um vasodilatador, principalmente sem supervisão médica. Dificuldades na ereção devem ser investigadas, pois podem indicar que o coração não anda bem.
 
Conheça a seguir oito inimigos da potência sexual:
 
1. Estresse e ansiedade
 
2. Depressão
 
3. Diabetes
 
4. Hipertensão
 
5. Insônia e distúrbios do sono
 
6. Obesidade
 
7. Tabagismo
 
8. Uso de drogas
 
Fonte iG

Sucos e sanduíches saudáveis para as crianças

Em vez de pacotes de salgadinho e refrigerante, opte por pêra, agrião, rúcula e pepino em sete receitas deliciosas. Veja como prepará-las
 
1. Suco de fruta contagiante

Ingredientes
1 pêra com casca
4 folhas de hortelã
1 copo de suco de abacaxi
 
Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir em seguida.
 
Rendimento: 1 porção
 
2. Suco colorido
 
Ingredientes
1 maçã com casca
1 ½ xícaras (chá) de couve cortada em tiras
½ xícara (chá) de agrião
½ xícara (chá rasa) de frutose (adoçante natural)
1 litro de água
1 xícara (chá) de suco de limão
 
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva em seguida.
 
Rendimento: 5 copos

3. Suco tropical
 
Ingredientes
250 ml de suco de maçã
Suco de 1 limão
1 maracujá
1 manga picada
2 laranjas picadas
 
Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe para remover as sementes e sirva.
 
Rendimento: 2 porções
 
4. Sanduíche de escarola
 
Ingredientes
2 fatias de pão integral light
1 colher (sopa) de queijo cottage
1 fatia fina de queijo mussarela light
2 colheres (sopa) de escarola refogada
1 colher (sopa) de champignon fatiado
 
Preparo
Passe o queijo cottage sobre as duas fatias de pão de integral e acrescente os demais ingredientes. Esquente na sanduicheira e sirva.
 
Rendimento: 1 porção
 
5. Dominó de rúcula
 
Ingredientes
4 fatias de pão de forma preto
4 fatias de pão de forma tradicional
2 cenouras raladas
1 prato (sobremesa) de rúcula picada
2 tomates em cubinhos
6 colheres de sopa de ricota
2 xícaras (chá) de atum sem óleo
Sal a gosto
 
Preparo
Misture bem todos os ingredientes e passe sobre as fatias de pão. Sirva em seguida.
 
Rendimento: 2 porções

6. Beirute de folhas
 
Ingredientes
2 fatias de pão sírio
4 colheres de sopa de frango desfiado
1 colher (sobremesa) de azeite de oliva
½ cebola picada
10 ramos de agrião picados
10 ramos de rúcula picados
2 folhas média de alface
4 colheres de sopa de iogurte natural desnatado
2 colheres de cottage
Manjericão, salsinha, orégano
Sal a gosto
 
Preparo
Adicione o azeite e a cebola em uma panela. Refogue os ingredientes e, em seguida adicione o frango desfiado, o manjericão, a salsinha, o orégano e uma pitada de sal. Em seguida coloque a rúcula, o agrião e o iogurte sobre esta mistura. Misture bem. Recheie os pães e enfeite com folhas de alface.
 
Rendimento: 2 porções
 
7. Sanduba com sabor
 
Ingredientes
2 fatias de pão integral
Pasta de ricota
1 fatia de blanquet de peru
1 colher (sopa) de cenoura ralada
Pepino ralado a gosto
 
Preparo
Misture a pasta de ricota com a cenoura ralada e o pepino. Passe a mistura sobre uma fatia de pão. Em seguida, coloque o blanquet de peru e feche com a outra fatia de pão. Sirva em seguida.
 
Rendimento: 1 porção

Fonte Delas

Substância presente em peixes e algas pode deixar seu filho mais inteligente

Segundo estudo da Universidade de Oxford, o DHA, um ácido graxo ômega-3, melhorou significativamente o desempenho escolar de crianças britânicas
 
Por mais que as mães se empenhem, algumas crianças não querem comer nada que venha do mar. Em muitos casos, nem o famoso “aviãozinho” resolve. Mas um estudo da Universidade de Oxford, divulgado no mês passado, dá motivos para que elas insistam um pouco mais com os pequenos.
 
Segundo a pesquisa britânica, o aumento no consumo do DHA, um ácido graxo ômega-3 presente em algumas espécies de peixes de água fria, como o salmão e o atum, e também nas algas, pode melhorar significativamente o desempenho escolar das crianças.
 
1. O DHA está presente em algumas espécies de peixes de água fria, como o salmão.
 
2. O atum também contém a substância.
 
3. Alguns tipos de suco são enriquecidos com ácido graxo ômega-3 DHA.
 
4. A sardinha é outro peixe que contém substância capaz de melhorar desempenho escolar,
 
5. Linhaça também é fonte de substância que pode deixar seu filho mais inteligente.
 
6. Outra semente que contém os benefícios do ômega-3 é a chia.
 
7. Cavala é outro tipo de peixe que contém a substância DHA.
 
8. Alguns tipos de leite em pó são enriquecidos com a substância.
 
9. Quem não quiser comer em natura, existem cápsulas de óleo de alga disponíveis no mercado.
 
10. Truta também contém a substância DHA.
 
O estudo foi feito com 362 britânicos saudáveis, com idades entre sete e nove anos, que apresentavam baixo desempenho escolar. Durante 16 semanas, as crianças receberam doses diárias de óleo de algas marinhas em cápsulas. Neste período, os estudantes melhoraram seu desempenho em leitura e também no comportamento em sala de aula.
 
“A falta de habilidade de leitura em uma criança afeta todo seu aprendizado e pode levar a vários problemas na vida adulta”, explica Alex Richardson, pesquisadora sênior da Universidade de Oxford e uma das autoras do estudo. Ela conta ainda que os estudantes que receberam a suplementação conseguiram alcançar o nível dos colegas com melhor desempenho.
 
Não é milagre
Adolfo Leyva Rendón, médico do Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirurgia do México, diz que o estudo junta-se a outros que já demonstraram a importância do ácido graxo na nutrição infantil.
 
“Já era conhecido o benefício do DHA para o desenvolvimento mental dos bebês antes de seu nascimento e de crianças até a fase pré-escolar”, afirmou Adolfo durante workshop sobre o tema, realizado no início de outubro em Buenos Aires, na Argentina.
 
No entanto, Adolfo alerta que a ingestão do ácido graxo não faz nenhum milagre. “Não significa que você vai tomá-lo e de repente vai ficar mais inteligente. O que podemos dizer é que ele vai funcionar como aliado no desenvolvimento cerebral”, esclarece o neurologista.
 
O DHA é encontrado em certas áreas cérebro, mas também na retina, sendo igualmente importante para a saúde dos olhos. “Ele ajuda as sinapses a ficarem mais eficientes”, aponta a nutricionista Elaine de Pádua, referindo-se a comunicação feita entre as células cerebrais, os neurônios. “Melhora ainda a cognição, que é a nossa capacidade de adquirir conhecimento”, completa a especialista.
 
Águas geladas e profundas
Para grávidas e crianças, a nutricionista Fernanda Faria recomenda o consumo de duas porções por semana de salmão, cavala, sardinha ou atum. Contudo, ela faz uma ressalva. “Os peixes que estamos acostumados a comprar no supermercado são criados em cativeiros e alimentados com ração. Mas para serem ricos em ômega-3, eles precisam viver em águas geladas e profundas. É lá que esses animais se alimentam das algas, estas sim ricas em ácido graxo”, pondera Fernanda.
 
Quem não é muito fã de consumir peixe pode recorrer à suplementação de DHA em cápsulas de óleos de peixe ou alga. De acordo com Fernanda, está última opção é a recomendação dos especialistas para os vegetarianos. Também existem diferentes tipos de suco e leite em pó infantil enriquecidos com o ácido graxo disponíveis no mercado.
 
No Brasil, a venda de cápsulas, suplementos e produtos relacionados ao DHA tem crescido, de acordo com Renata Rezuk, gerente de segmento da DSM, multinacional fabricante destes produtos. “Atualmente, o consumo em maior escala acontece principalmente nos Estados Unidos, México, Ásia e Europa. Mas a procura tem aumentado bastante na América Latina”, afirma Renata.
 
Elaine diz que as cápsulas e os suplementos de DHA não têm nenhum efeito colateral, mas que as mães e as grávidas devem procurar um obstetra ou um nutricionista antes de ingeri-los ou dá-los aos seus filhos. “Além de recomendar a quantidade necessária para cada pessoa, o profissional especializado também vai indicar os produtos mais confiáveis existentes no mercado”, considera a especialista. Em relação aos sucos e leites, ela diz que não há nenhuma restrição de consumo.

Fonte Delas

Republicanos aceitam reforma da saúde de Obama

O presidente republicano da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, John Boehner, disse nesta quinta-feira que não haverá qualquer esforço para adiar a reforma do sistema de saúde imposta pelo presidente Barack Obama.
 
"O Obamacare é a lei", declarou Boehner ao canal ABC sobre a reforma da saúde. "A eleição mudou nossa posição" sobre isto.
 
Promulgada por Obama em 2009 após uma longa batalha no Congresso, a reforma estabelece que todos os que vivem nos Estados Unidos devem ter, obrigatoriamente, um seguro de saúde. A medida entrará em vigor em 2014.
 
A medida impositiva provocou a ira da direita americana, perturbada com a ideia de o Estado federal obrigar o cidadão a comprar um determinado produto ou serviço.
 
A Suprema Corte dos Estados Unidos se pronunciou pela legalidade da medida em junho passado.
 
O candidato republicano à presidência Mitt Romney prometia firmar um decreto em seu primeiro dia de mandato para eximir os estados de cumprir tal lei.
 
No Congresso, os republicanos esperavam poder bloquear os fundos necessários para a aplicação da reforma, que permitirá a 32 milhões de americanos sem qualquer cobertura o acesso a um seguro de saúde, a um preço acessível.
 
Boehner insistiu que os republicanos não aceitarão qualquer aumento de impostos, incluindo para os mais ricos, como propõe o presidente Obama.
 
Republicanos e democratas estão obrigados a chegar a um acordo sobre o Orçamento, ao menos temporário, até o final do ano, quando se atingirá o teto da dívida.

Fonte R7

Site facilita agendamento de consultas pela internet

O boaconsulta.com é uma novidade para quem não tem paciência para ligar para consultórios médicos quando precisa agendar alguma consulta.
 
O site facilita o agendamento 24 horas por dia pela internet.
 
Na pesquisa são listados médicos e especialistas com endereço e horários disponíveis para atendimento por meio de planos como Amil, Odontoprev, Bradesco Saúde, entre outros.
 
O site também conta com uma agenda virtual que oferece possibilidade de encaixe de paciente em consultas de última hora e envio automático de sms de confirmação de consulta.
 
"Com o auxílio de ferramentas de interação médico-paciente, o paciente tem acesso a referências deixadas por outros clientes", diz comunicado divulgado à imprensa.
 
Fonte R7

Médico manda dona de casa usar cadeado para fechar a boca e perder peso

Se denúncia for confirmada, médico em Salvador pode perder o direito de exercer a profissão
 
Uma dona de casa que precisa perder peso se sentiu insultada por um médico que a mandou usar um cadeado para fechar a boca.
 
Segundo a dona de casa Adriana do Santos, o profissional de saúde que a atendeu em uma unidade em Salvador receitou "cadialina", aconselhando-a a encontrar um ferreiro para comprar um cadeado para fechar a boca.
 
— Ele disse para eu ir ao ferreiro e colocar cadeadona boca, no armário, na geladeira...
 
Se for confimada a denúncia, o médico pode perder o direito de exercer a profissão.
 
Assista à reportagem completa:
 
Fonte R7
 

Gengibre é bom para emagrecer

Se anda precisando dar uma turbinada em sua dieta, experimente incluir gengibre no cardápio.
 
A plantinha, originária da China e da Índia, possui óleos essenciais que produzem calor, ativam a circulação e estimulam a queima calórica. Além disso, é benéfico para a saúde porque possui ação, antibacteriana e antisséptica Em razão disso combate a proliferação de vírus e bactérias que se alojam no organismo.
 
Rico em antioxidantes, ele combate os radicais livres, ajudando a prevenir gripes e resfriados. Essa mesma ação antioxidante também previne o envelhecimento precoce da pele.
 
Um estudo realizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostrou que a composição do gengibre inibe o avanço do câncer de cólon.
 
Afrodisíaco, ao produzir calor, promove a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, facilitando a ereção masculina e intensificando a sensibilidade no clitóris das mulheres.
 
Fonte R7

Fazer a barba todos os dias prejudica a pele masculina

Hábito pode causar inflamações, foliculite e ressecamento da pele
 
Um rosto bem barbeado é um dos requisitos para uma boa apresentação. Só que este cuidado pode vir a ser prejudicial à saúde do homem. Isso se a barba for feita todos os dias.
 
O alerta foi dado pelo dermatologista americano Jeffrey Benabio, que comparou o ato de fazer a barba ao de esfoliar a pele, podendo causar inflamações, foliculite e ressecamento. O ideal é que seja dado um intervalo de 48 horas para deixar o rosto descansar.
 
Outros cuidados também são importantes, como o de fazer uso de um bom creme pós-barba indicado a cada tipo de pele. O tipo de lâmina, aparelho de barba ou barbeador elétrico também deve respeitar o tipo de pele.
 
Mas para quem precisa estar barbeado todos os dias os especialistas recomendam a depilação a laser. Este tipo de tratamento diminui consideravelmente a necessidade do homem de fazer a barba e ajuda a amenizar os danos sofridos.
 
Fonte R7

Cirurgia bariátrica pode ser prejudicial à gravidez da mulher

Pesquisa mostra que 50% dos bebês apresentaram baixo peso
 
Estudo realizado pela Secretaria do Estado da Saúde em parceria com a Universidade Católica de Santos constatou que a cirurgia bariátrica, ou de redução do estômago, pode acarretar problemas nos fetos gerados por mães que se submeteram a intervenção.
 
Segundo os pesquisadores, 50% dos bebês nascidos nessas condições apresentaram baixo peso, 14% tiveram problemas respiratórios ou pulmonares, infecções e até precisaram de reanimação pós-parto.
 
Participaram do estudo 35 mulheres na faixa etária entre 24 a 39 anos, que ficaram grávidas após ter realizado cirurgia bariátrica. Os cientistas acreditam que a redução do estômago pode ter causado maior vulnerabilidade nutricional nas gestantes, refletindo nos fetos, afetando inclusive a amamentação.
 
Tanto que 74% das mulheres engravidaram um ano depois da cirurgia e 28,5% num período inferior a um ano. Dessas, 68,6% amamentaram os filhos por um período inferior a seis meses, com 43% por apenas dois meses.
 
Como na cirurgia do estômago o paciente tem o órgão diminuído, limitando a quantidade de alimento que normalmente seria consumida; e também partes do intestino desviadas para não passar pelo duodeno, obrigando a utilizar as reservas corporais que possui.
 
Se o processo já é prejudicial em condições normais, que dirá para alguém que precisará de reservas não prejudica a absorção dos alimentos. Nessas condições a pessoa acaba sem nutrientes para si e para uma criança que precisará gerar.
 
Fonte R7

Diabetes: faça o teste de glicemia de graça em SP

Entidades promovem campanhas de detecção em vários pontos da cidade
 
Para celebrar o Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro, a ADJ Diabetes Brasil organizou uma série de eventos na capital paulista durante este mês. As ações visam diagnosticar novos casos e conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento dessa doença que atinge 12 milhões de brasileiros.
 
Até 12 de novembro, a campanha de detecção de diabetes será realizada no Shopping West Plaza, zona oeste da capital paulista. Na ocasião, as pessoas poderão fazer testes de glicemia gratuitamente e conferir a exposição de fotos “Eu sou mais um. Eu sou um só”, da fotógrafa Mariana Tiemi Ueno. A pequena mostra retrata atividades com crianças diabéticas promovidas pela própria ADJ Diabetes Brasil.
 
No dia 11 vai acontecer o “Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem” no Jardim Botânico às 8h e quem estiver por lá, independentemente da participação no evento, terá a oportunidade de medir a glicemia e receber orientação de profisisonais de saúde.
 
Na mesma data, a Anad (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) promoverá a 15ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes. A ação visa esclarecer as dúvidas de todos que passarem pelo Colégio Madre Cabrini, na zona sul de São Paulo, entre 8h e 17h.
 
No dia 13, a SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) vai oferecer gratuitamente na estação Barra Funda da CPTM testes de glicemia, colesterol e triglicérides, além da medição da circunferência abdominal e da pressão arterial.
 
Os passageiros também vão receber frutas para incentivar o consumo de alimentos frescos e saudáveis. Segundo a SBC, o diabetes é o terceiro maior fator de risco para os problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.
 
Por fim, no dia 14 de novembro, data oficial do diabetes, a campanha para detectar a doença estará na estação Brás do metrô. No mesmo dia, a ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, vai iluminar de azul — cor símbolo da campanha — quatro monumentos da cidade: a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras, o Obelisco do Ibirapuera e o Arco do Viaduto do Chá.
 
Fonte R7

Rapaz aprende a andar depois de cair do prédio por ser sonâmbulo

Deficiente visual, Pollock está há seis meses testando pernas robóticas que o ajudam a caminhar
 
Mark Pollock, deficiente visual, que mora no Condado de Down, na Irlanda do Norte, aprende a andar novamente depois de cair do segundo andar do prédio devido ao seu sonambulismo.
 
Um ano após o seu acidente (ocorrido em 2010), Pollock passou a usar pernas robóticas, com motores elétricos, em torno dos membros inferiores para poder caminhar, segundo o site Daily Mail.
 
Os sensores que ficam nos pés detectam seus movimentos e enviam as informações para o software que fica em uma ‘mochila’, ativando as pernas biônicas. Já o par de muletas ajuda o rapaz a se equilibrar.
 
Pollock também está participando de um teste, há seis meses, no centro médico de Trinity College Dublin, para analisar o impacto que esse aparelho eletrônico tem na saúde de pacientes em cadeiras de rodas.
 
— Notei que meu coração e meu pulmão estão funcionando melhor. Ficar sentando o tempo todo é muito ruim.
 
O rapaz acredita que, com a combinação de treinamento com o aparelho e a intervenção médica, ele poderá voltar a andar em breve.
 
Fonte R7

Prefeitura de Mirabela - MG

A Prefeitura de Mirabela, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 178 vagas

Inscrições:
De 30 de outubro a 30 de novembro pelo www.catedraconsu
ltoria.com.br ou na Prefeitura Municipal

Valor:
R$ 45,00 a R$ 120,00.

Provas:
Haverá prova escrita

Cargos:
Ensino Superior - Administrador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Coordenador do CRAS, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico Clínico Geral (PSF), Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Professor de Educação Física, Professor do 1º ao 5º Ano (Educação Básica), Orientador Escolar, Professor de Português, Matemática, Ciências, Religião, Educação Artística, Educação Física e Ensino Infantil;

Ensino Médio - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Ação Social, Agente de Viagem, Assistente de Biblioteca, Assistente de Ensino, Auxiliar de Ensino, Auxiliar Administrativo, Digitador, Facilitador de Oficina, Fiscal Vigilância Sanitária, Fiscal Tributário, Operador do Programa Bolsa Família, Operador de Computador, Recepcionista/Telefonista, Técnico de Enfermagem, Técnico de Farmácia, Técnico Higiene Bucal e Técnico Orientador Social;

Ensino Fundamental - Almoxarife, Assistente Administrativo, Assistente de Compra, Assistente de Tesouraria, Cozinheira, Guarda Noturno, Inspetor de Alunos, Lavadeira, Motorista, Serviços Gerais e Zelador

Prefeitura de Catu – BA

A Prefeitura de Catu – BA realiza concurso para provimento de 499 vagas.

Inscrições:
Até 16 de novembro pelo www.seprod.com
.br

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 4.198,40

Provas:
Haverá prova objetiva e prova de títulos para Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Instrumentador Cirúrgico, Auxiliar Odontológico, Motorista, Pedreiro e nível superior.

Cargos
Fundamental - Coveiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Creche, Porteiro Saúde CAPS - Sede, Porteiro Educação, Servente, Pedreiro, vigia, Cuidador de Idoso, Cozinheiro Hospitalar, Ajudante de Cozinha, Motorista Saúde/Ambulância e Motorista Educação/Ônibus;

Médio/Técnico - Segurança, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo - Serviços Públicos e Infraestrutura, Assistente Administrativo - Assistente Social, Auxiliar de Disciplina, Telefonista, Técnico em Contabilidade, Agente de Trânsito, Inspetor de Saneamento, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Instrumentador Cirúrgico, Educador Social e Auxiliar Odontológico;

Superior - Médico PSF, Médico Plantonista, Médico Diarista, Médico Angiologista, Médico Cardiologista, Médico Dermatologista, Médico Endocrinologista, Médico Gastro, Médico Ginecologista, Médico Mastologista, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Otorrino, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Médico Psiquiatra, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Geral, Médico Cirurgião Geral, Médico Anestesista, Odontólogo PSF, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Nutricionista, Fisioterapeuta, Biomédico, Bibliotecário, Assistente Social, Farmacêutico, Médico-veterinário, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo - Assistente Social, Psicólogo - Saúde, Psicólogo - Educação, Fonoaudiólogo, Professor Licenciatura Plena nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física, Educação Artística, Matemática, Ciências, História, Geografia e Música, Professor Infantil e Fundamental I, Intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Pedagogo com Formação em Libras, Pedagogo com Formação em Braile e Pedagogo com formação em atendimento do portador em deficiência mental.

Prefeitura de Barreirinhas - MA

A Prefeitura de Barreirinhas, Maranhão, realiza seleção para preenchimento de 164 vagas

Inscrições:
Até 23 de novembro pelo www.consep
-pi.com.br ou na Rua da Quadra, sem número, Bairro do Riacho.

Valor:
De R$ 19,00 a R$ 29,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.800,00

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor Nível Médio e Professor Nível Superior.

Polícia Civil de São Paulo

A Polícia Civil do Estado de São Paulo realiza concurso para provimento de 56 vagas para Perito Criminal. Há vagas para Bauru; Campinas; Piracicaba; Presidente Prudente; Ribeirão Preto; Santos; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo e Sorocaba.

Inscrições:
De 8 de outubro a 12 de novembro pelo www.vunesp.com.b
r.

Valor:
R$ 60,85

Remuneração:
R$ 6.709,32

Provas:
Haverá prova prática, prova de aptidão psicológica prova de aptidão física e prova de títulos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) realiza concurso para provimento de três vagas para professores do campus Corrente.

Inscrições:
De 29 de outubro a 19 de novembro

Valor:
R$ 40,00

Áreas:
Ambiente e Saúde e de Informática e Comunicação.

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89

Provas:
Haverá prova de títulos e de desempenho didático

Hospital Guilherme Álvaro - SP

O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos- SP realiza concurso para provimento de uma vaga para Médico

Inscrições:
Até 23 de novembro, no Setor de Serviços de Recursos Humanos, na Seção de Recrutamento e Seleção, Rua Oswaldo Cruz, nº. 197, Boqueirão, Santos, Ambulatório - 1º andar ou pelo www.saude.sp.gov.
br

Valor:
R$ 60,85.

Área:
Medicina Intensiva.

Remuneração:
A partir de R$ 1.993,02

Provas:
Provas objetivas: 9 de dezembro
Haverá Prova de Títulos

Hospital Geral de São Mateus

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, realiza seleção para preenchimento temporário de 4 vagas

Inscrições:
De 29 de outubro a 22 de novembro de 2012 no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico:

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Conselho Regional de Medicina da Bahia - CREMEB

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) realiza concurso para preenchimento de três vagas e formação de cadastro de reservas para Salvador, Barreiras, Jequié e Teixeira de Freitas.

Inscrições:
De 5 a 22 de novembro pelo www.idecan.org.br


Cargos:
Médico Fiscal, Técnico de Atividades de Suporte I, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Apoio Administrativo

Remuneração:
De R$ 732,87 a R$ 3.507,96

Provas:
Prova objetiva: 16 de dezembro

Processo Seletivo FSNH de Novo Hamburgo disponibiliza 29 vagas

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) divulgou edital para a contratação de profissionais através de Processo Seletivo Simplificado N° 01/2012. A remuneração prevista aos profissionais contratados é de até R$ 943,69 mensal.
 
Cargos
Serão destinadas vagas para os cargos de Técnico de Enfermagem - área Preferencial, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Imobilização Ortopédica, Cozinheiro e Atendente de Farmácia.
 
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de novembro de 2012 através do site www.fsnh.net.br, pessoalmente no Setor de Protocolo Geral, Av. Pedro Adams Filho nº. 6520, Bairro Operário em Novo Hamburgo/RS, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
 
Provas
A seleção se dará por análise dos títulos de caráter classificatório, sendo que serão considerados os títulos da área de formação específica do emprego e função, em que o candidato está concorrendo.
 
Validade
O certame terá validade de 1 ano, podendo ser renovado por período menor ou igual por edital, conforme art. 22, §5º da Lei Municipal nº. 1.980 de 19 de maio de 2009.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Acauã - PI

No Município de Acauã, Estado do Piauí, a Prefeitura liberou o edital retificado do concurso público nº 01/2011, reabrindo o prazo para inscrições. Serão preenchidas 55 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior. A remuneração dos efetivados será de até R$ 3.750,00, para carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para auxiliar de serviços gerais, agente administrativo, motorista categoria C e D, vigilante, professor, médico do PSF, assessor jurídico na área social, operador de retro-escavadeira e enfermeiro do PSF.

Inscrições
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no período de 09 a 22 de novembro de 2012.

Taxas
As taxas variam de R$ 30,00, R$ 60,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso será realizado em 02 (duas) etapas:

-1º etapa: Provas Objetivas, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório.
-2º etapa: Apresentação dos títulos, apenas para o cargo professor nível médio e superior com caráter classificatório.

As provas serão aplicadas na cidade de Acauã - PI, com duração de 3 horas, prevista para o dia 25 de novembro de 2012, no horário de 09:00 às 12:00 h.

Gabaritos
Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 após a realização das provas e o gabarito oficial será divulgado em 03 de dezembro de 2012.
 
Validade
O concurso terá validade de 02 anos a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Acauã - PI.

Processo seletivo FURB - SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, em Santa Catarina, através da Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, lançou edital n° 87/2012 de processo seletivo para contratação de Professor Universitário, em caráter temporário. As oportunidades são para as áreas de Planejamento e Organização de Turismo e Lazer em Áreas Urbanas, e Hospitalidade; e Desenvolvimento do Turismo e Lazer em Áreas não Urbanas, do Departamento de Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas.

Inscrição
Aos interessados, as inscrições serão realizadas nos dias 23 e 26 de novembro de 2012, pessoalmente ou procuração na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas - DGDP, na sede da Universidade Regional de Blumenau - FURB, localizada na Rua Antônio da Veiga, nº 140, na cidade de Blumenau/SC - Bloco A, Sala 108, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h, nos dias úteis. O valor da taxa é de R$ 88,89.

Provas
O Processo Seletivo será realizado de prova de títulos e capacidade didática nas seguintes datas, horários e locais:

* 06 de dezembro de 2012, sorteio do tema da Verificação da Capacidade Didática, as 8:00 hs, Campus II-408.

* 07 de dezembro de 2012, Verificação da Capacidade Didática as 800hs, Campus II-406

Validade
O prazo de validade do certame para contratação de professor em caráter temporário será de 1 (um) ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.
 
As publicações relativas ao presente processo seletivo serão realizadas na Internet, no Site, www.furb.br, no link correlato, em: Institucional - Concurso Público - Professor temporário - substituto.

Concurso Fundação Parque Zoológico de São Paulo

A Fundação Parque Zoológico de São Paulo abriu edital N° 001/2012 de concurso público para provimento dos cargos permanentes de Arquiteto, Assistente de Pessoal, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Pessoal, Desenhista Copista, Jardineiro, Oficial Pedreiro e Secretária Português de níveis fundamental, médio e superior.
 
De acordo com a Cetro Concursos públicos Consultoria e Administração, os candidatos aprovados serão contratados sob regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e receberão salário que varia entre R$ 859,00 e R$ 3.368,00, por jornadas de 40 a 42 horas semanais.
 
O concurso tem a intenção de preencher 28 vagas para a sede da Fundação Parque Zoológico de São Paulo e sua unidade Zoo Safari, ambas em São Paulo – SP, atualmente vagos e dos que vagarem, dentro do prazo de validade de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério da Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
 
Será admitida inscrição somente via internet, através do endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br), no período de 12 de novembro a 06 de dezembro de 2012. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e Técnico e de R$ 50,00 para nível superior.
 
As provas serão realizadas em São Paulo – SP, na data prevista de 13 de janeiro de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente no Edital de Convocação para as Provas Objetivas, a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo – DOE – Poder Executivo – Seção I e pela Internet no endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), na data provável de 14 de janeiro de 2013.

Edital / Publicações

UNIOESTE – PR abre processo seletivo

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, publicou edital N° 122/2012 do 4° processo seletivo visando a contratação de Docentes, em caráter excepcional e temporário, para suprimento das atividades pedagógicas previstas para o ano letivo de 2013. São ofertadas 182 vagas de nível superior, com salário de até R$ 7.984,00. As jornadas de trabalho variam entre 09 e 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas no período entre 9 horas do dia 09 até às 17 horas do dia 30 de novembro de 2012, tão somente por meio de internet, no site www.unioeste.br/concursos.
 
A documentação da inscrição deve ser entregue nos setores de Recursos Humanos de cada Campus ou na Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (doravante, COGEPS), pessoalmente ou por autorização a terceiro, ou ser enviada na modalidade de Sedex, para o endereço: Unioeste/Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (COGEPS), Rua Universitária, nº 1619, Jardim Universitário, Caixa Postal 000701, CEP 85819-110, Cascavel, Estado do Paraná.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 110,00 de acordo com a titulação.
 
O processo seletivo será constituído de prova didática com arguição, prova prática com arguição e avaliação de currículo.

A prova está prevista para ser realizada no dia 17 de dezembro de 2012, com início às 9 horas, no campus para o qual a vaga é ofertada.
 
Os resultados do PSS4 serão publicados a partir de 19 de dezembro de 2012, em edital próprio da COGEPS e divulgados na Reitoria e nos Campi da Unioeste e no Diário Oficial do Estado do Paraná.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano após a ocorrência da publicação da portaria de homologação dos resultados no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogável uma vez por igual período.

Edital / Publicações

IFPR publica edital de processo seletivo

Foi divulgado edital N° 221/2012 de processo seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que irá contratar 02 professores Temporários para o Campus Umuarama. As oportunidades exigem graduação em Educação Física, Fisioterapia, Estética, Massoterapia ou áreas afins.

A remuneração mensal será de R$ 2.215,54 em jornada de 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 17,00, seguem abertas até o dia 19 de novembro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 20h, no Protocolo do Campus Umuarama (Rodovia PR 323, s/n, Parque Industrial).

O processo seletivo simplificado será realizado em duas etapas, constituídas de:

-Prova Didática;
-Análise de Currículo.

A prova didática será realizada provavelmente no dia 23 de novembro de 2012, às 8h, com sorteio do ponto no mesmo horário do dia anterior.

Concurso UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou edital n° 13/2012 de concurso público destinado ao provimento de 06 vagas docentes, para atender a demandas do Projeto REUNI. Todos os postos de trabalho são para jornada de 40 horas em regime de Dedicação Exclusiva, com direito a remuneração de até R$ 7.333,67.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no período de 12 a 26 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/concursos-publicos.
 
Os valores da taxa de inscrição são os seguintes:

- R$ 183,00 para o cargo de Professor Adjunto;
- R$ 116,00 para o cargo de Professor Assistente.
 
Os locais de realização das Provas serão divulgados no endereço eletrônico www.progesp.ufrgs.br/progesp-1/concursos-publicos.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Fhemig - MG lança edital de processo seletivo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Rede Fhemig) divulgou edital N° 08/2012 de processo seletivo para a contratação de profissionais de diversas áreas. São oferecidas 591 oportunidades (mais cadastro reserva) para os níveis médio e superior, nas funções de Técnico em Informática (Belo Horizonte, Betim, Juiz de Fora e Sabará), Técnico em Patologia Clínica (Belo Horizonte, Juiz de Fora e Patos de Minas) e Assistente Social (Belo Horizonte).
 
A carga horária semanal para a função de Técnico de Patologia Clínica, Técnico de Informática e Assistente Social será de 40 horas semanais, em regime de plantão ou diarista. Os salários variam de R$ 1.006,70 para o cargo de Assistente Social e R$ 2.182,95 para Técnico de Patologia Clínica e Técnico de Informática.
 
As inscrições devem ser realizadas somente pela internet, no site Fhemig: www.fhemig.mg.gov.br, no período de 9 de novembro (às 9 horas) a 19 de novembro de 2012 (até às 17 horas, horário de Brasília).
 
O processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório.
 
A listagem final dos candidatos aptos a participarem da 2ª etapa - Entrevista - será divulgada no dia 5 de dezembro de 2012, a partir das 17h, no endereço eletrônico.
 
O prazo de validade do certame é de 6 meses, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Miracema - RJ

A Prefeitura de Miracema, no estado do Rio de Janeiro, localizada a 271 km da capital, publicou edital Nº. 001/2012 de concurso público oferecendo 119 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 1.636,14, por jornada de trabalho de 18, 20, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Médico, Psicólogo, Pedagogo, Professor, Arquivista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Estradas, Técnico de Tributação, Técnico Desenhista de Projetos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Secretário Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Comunicação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Material, Auxiliar de Saúde, Ajudante de Obras e Serviços, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Cantineiro Escolar, Carpinteiro, Gari, Marceneiro, Pintor, Servente Escolar e Vigia.

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 14h do dia 12 às 23h59min do dia 25 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br ou de forma presencial na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Biblioteca Municipal Julieta Damasceno, na Praça do Estudante, s/nº, Centro (ao lado dos correios) - Miracema/RJ, das 09h00min às 16h00min exceto sábados, domingos e feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 65,00;
Nível superior: R$ 65,00.

Prova

O concurso será constituído de prova objetiva e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 16 de dezembro de 2012, em horário e local que serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro de 2012 no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues na data de realização das provas objetivas, na Coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes próprios à disposição dos candidatos interessados para entrega.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, no Estado do Paraná, publicou edital N° 176/2012 de processo seletivo para contratação de 23 professores colaboradores de nível superior. A remuneração é de até R$ 5.151,03, para jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 19 a 26 de novembro de 2012 (exceto feriado - dia 20 de novembro de 2012, sábado e domingo), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 20h, nas Secretarias dos Departamentos, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site: www.uel.br/prorh) e Curriculum Vitae devidamente comprovado.

As taxas variam de R$ 50,92 a R$ 117,12.

O Teste Seletivo constará de:
I - Prova Didática; e
II - Análise do curriculum vitae.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Teodoro Sampaio - BA

A Prefeitura de Teodoro Sampaio, Estado da Bahia, através do Serviço de Processamento de Dados (Seprod), publicou edital N° 01/2012 de concurso público de provas e títulos para o provimento de 80 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 1.500,00, com jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais.

Cargos
- Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilante, Eletricista e Motorista;
- Médio: Assistente Administrativo, Agente Sanitário, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Vigilância Epidemiológica;
- Superior: Contador, Enfermeiro, Coordenador Pedagógico e Professor de português, inglês, matemática, biologia, geografia, educação física e história.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de novembro de 2012, no prédio do CRAS, situado na rua Castelo Branco, s/n, Centro, Teodoro Sampaio – BA, no horário das 08h00min às 14h00min, dias úteis, ou pela internet no endereço eletrônico www.seprod.com.br.

Taxas
Ensino Superior Completo R$ 50,00;
Professor R$ 50,00;
Ensino Médio/Técnico R$ 50,00;
Ensino Fundamental R$ 35,00.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas. O resultado final será divulgado na data provável de 26 de dezembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Edital / Publicações

UFVJM - MG abre concurso público

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Estado de Minas Gerais, lançou os editais n°145 e 146/2012 de Concurso Público oferecendo 25 vagas docentes para atuar no Campus Diamantina, na Classe de Professor Adjunto ou Assistente, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, com remuneração de R$ 4.837,66 a R$ 7.627,02.

Inscrição
A inscrição ficará aberta até 29 de novembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 11h00 e de 14h00 as 17h00, exceto feriados, e poderá ser efetuada pessoalmente, por procuração ou pelo correio, via sedex, encaminhado à SRH no endereço Recursos Humanos - Rodovia MGT 367- km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba / CEP: 39100-000, Diamantina - MG.

A taxa de inscrição varia de acordo o nível acadêmico, sendo R$ 120,00 para Professor Assistente e R$ 190,00 para Professor Adjunto.

prova
O certame abrangerá quatro provas; escrita, didática, defesa de linha de pesquisa e títulos.
 
O período de realização das provas será informado e divulgado no site institucional www.ufvjm.edu.br, com prazo mínimo de dez dias úteis de antecedência.

Validade

A validade do certame será de 12 meses, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, mediante solicitação do Colegiado de Curso.

Processo Seletivo UFPA – PA

A Universidade Federal do Pará - UFPA, está realizando processo seletivo Nº. 204, de provas e títulos, destinado à contratação de 10 Professores Substituto e Temporário. Os salários podem variar entre R$ 2.265,78 e R$ 4.300,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições:
As inscrições serão realizadas gratuitamente nas seguintes datas e endereços:
 
07 de novembro a 07 de dezembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Geografia e Cartografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01 - Cidade Universitária José da Silveira Netto, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 13:00 horas. Fone/Fax: (91) 3201-7996;

07 a 21 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01 - Cidade Universitária José da Silveira Netto, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 08:00 às 12:00 horas;

07 de novembro a 07 de dezembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Medicina, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 01 (Praça Camilo Salgado), Bairro: Umarizal. CEP: 66050-160. Belém-Pará, no horário das 08 às 12 horas. Telefone: (091) 3241-6836;

03 a 14 de dezembro de 2012 - Secretaria do Campus Universitário de Altamira, localizado na Rua Coronel José Porfírio, n° 2515 – São Sebastião. CEP: 68372-040. Altamira-Pará, no horário de 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas;

07 a 21 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 12:00 horas;

07 a 14 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Engenharia Química do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 13:00 horas;

07 a 14 de novembro de 2012 - Secretaria do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
 
A seleção constará de julgamento de títulos, provas escrita e didática.
 
O prazo de validade dos processos seletivos será de 01 ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, estado de Minas Gerais, publicou 2 editais para realização de concurso público Nº. 001/2012 e processo seletivo Nº. 001/2012. O concurso visa o preenchimento de 76 vagas em todos os níveis de escolaridade, a remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 6.800,00.
 
Aos portadores de necessidades especiais serão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Processo seletivo - Agente Comunitário, Auxiliar de Dentista e Médico.
Concurso - Auxiliar de Mecânico, Operador de Máquinas, Padeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Funileiro, Gari, Jardineiro, Lavador de Autos, Servente de Escola, Vigilante Municipal, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Mecânico, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar Administrativo de Saúde, Fiscal Sanitário, Monitor de Educação Infantil, Monitor de Telecentro Comunitário, Técnico em Higiene Dental, Coordenador do CRAS, Dentista, Engenheiro (Agrônomo e Civil), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Nutricionista, Professor e Técnico em Meio Ambiente.
Inscrição
 
Os interessados deverão se inscrever através do site www.consesp.com.br no período de 07 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013.
 
O candidato que não tiver acesso próprio a internet poderá efetuar sua inscrição no Telecentro Comunitário, situada na Avenida Bom Jesus, 161 - Centro, Bueno Brandão - MG, das 9h às 11h e das 12h às 16h.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 65,00 (nível superior).
 
Prova
As provas serão realizadas na data provável de 24 de março de 2013, nos horários e locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial será divulgado no site www.consesp.com.br, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerá no site pelo prazo de 2 dias.
 
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas.
 
Validade
O concurso terá validade 2 anos, já o processo seletivo será válido por 1 ano, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Editais

Mudanças cerebrais podem ser causa de dependência de drogas

Pessoas viciadas em drogas e seus irmãos que não sofrem do mesmo problema possuem as anormalidades cerebrais semelhantes, associadas à baixo autocontrole e dependência de drogas.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge analisaram pares de irmãos (em que um deles era viciado em drogas) e pessoas saudáveis sem relacionamentos familiares com participantes do estudo, comparando a estrutura cerebral e a habilidade de controlar impulsos de todos eles.
 
Os resultados do estudo mostraram que entre os irmãos, a pessoa viciada tinha anormalidades em seu cérebro semelhantes às de seu irmão que não era dependente, sendo que participantes saudáveis sem irmãos viciados não mostravam esses traços. Outro resultado encontrado mostra que os pares de irmãos tinham desempenhos baixos em testes de autocontrole.
 
Já é conhecido pela ciência que os cérebros de dependentes de drogas são diferentes dos de outras pessoas, mas não se sabe se isso é uma causa ou um efeito do vício. Como o estudo mostra que essas mesmas características são vistas nos cérebros de irmãos de viciados, os cientistas sugerem que as diferenças encontradas nesses cérebros podem ser uma causa da dependência de drogas, e não um efeito do uso de narcóticos.
 
“Existe uma base biológica do motivo pelo qual as pessoas se viciam. Esse estudo sugere que alguns cérebros predispõem as pessoas a se tornarem viciadas, caso eles decidam usar drogas. Nós precisamos descobrir como esses irmãos não viciados são capazes de resistirem ao uso de drogas”, explica a pesquisadora Karen Ersche.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Science.
 
Fonte: Live Science 2 de fevereiro de 2012

Metanfetaminas podem prevenir a gripe

O uso de metanfetaminas causa diversos danos ao corpo, como a morte de neurônios, decadência da arcada dentária e o enfraquecimento de músculos, coração e sistema imunológico. Porém, essa droga pode oferecer uma propriedade benéfica – a proteção contra a gripe.
 
Cientistas taiwaneses desenvolveram um estudo para analisarem como a metanfetamina interage com o vírus da influenza A em células do pulmão. A literatura médica mostra que pessoas que usam a droga cronicamente ficam mais suscetíveis a patógenos, como o HIV, e a equipe queria avaliar como a droga poderia reduzir a resistência das células a vírus da gripe.
 
Os pesquisadores colheram culturas de células epiteliais humanas de pulmão, as expuseram a diferentes concentrações de metanfetamina e as infectaram com o vírus da influenza A. Entre 30 e 48 horas após a infecção, as células que haviam entrado em contato com a droga tinham uma concentração muito mais baixa do vírus do que o grupo controle. Os pesquisadores viram também que, quanto maior a quantidade de metanfetamina usada, menor a reprodução dos vírus.
 
“Nós reportamos a primeira evidência de que a metanfetamina reduz significativamente, ao invés de aumentar, a propagação de vírus e a suscetibilidade à infecção por influenza em células epiteliais humanas de pulmão”, explica o pesquisador Yun-Hsiang Chen. Médicos não recomendariam o uso da droga para o combate à gripe, mas “a descoberta encoraja fortemente trabalhos futuros para investigar se outros compostos, estruturalmente similares à metanfetamina, podem inibir a produção do vírus da influenza A e serem usados para a prevenção ou alívio da infecção (pelo vírus)”, escrevem os autores.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Plos ONE.
 
Fonte: Live Science, 6 de novembro de 2012

Renda influencia na diversidade do que se come

Pesquisa realizada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), mostrou que 57% da população consome a quantidade recomendada de frutas e vegetais por dia, o que compreende a cinco porções. Contudo, a variedade desses alimentos tem relação direta com a renda da pessoa.
 
Realizado pela economista Josane Bigaran, o estudo identificou, a partir da aplicação de um questionário, o consumo de frutas, verduras e legumes, além de quantificar, do ponto de vista socioeconômico, a influência da renda sobre o consumo desses alimentos pelas famílias de Piracicaba, em São Paulo.
 
Entre março e abril de 2012, a pesquisadora coletou dados em 282 questionários, dos quais 277 foram validados. Os resultados mostraram que 57% das pessoas consumiam as cinco porções diárias de frutas e vegetais indicados pelos órgãos de saúde.
 
Independente da condição econômica, as frutas e vegetais mais consumidos são banana, laranja, limão e maçã, e alface, alho, cebola, cebolinha, cenoura, pepino e tomate. Entretanto, quando maior o poder aquisitivo da pessoa, maior é a variedade de frutas e vegetais que ela consumia. O estudo mostrou, também, que as pessoas com mais de 30 anos consomem mais frutas e hortaliças do que os jovens.
 
Fonte: Agência USP, 06 de novembro de 2012

Exames: Coronariografia (código da AMB 3.09.11.07-9)

O que é o exame: consiste no cateterismo seletivo das artérias coronárias (artérias que irrigam o coração), com injeção direta de meios de contraste e realização de radiografias para visualização do fluxo de sangue através do coração.
 
Para que serve: investigação de doenças arteriais coronarianas, como aterosclerose, que podem causar um ataque cardíaco. O exame está indicado em pacientes com angina instável, dor torácica atípica, estenose aórtica ou insuficiência cardíaca inexplicada.
 
Instruções para a realização do exame: antes da coronariografia é feito o cateterismo cardíaco e o paciente recebe um sedativo leve para relaxar. Uma área corporal, geralmente o braço ou a virilha, recebe anestesia local e é feita a inserção de um cateter venoso, que é cuidadosamente conduzido até as artérias do coração.
 
- O paciente não pode comer ou ingerir líqüido 8 horas antes do exame.
 
- Deve ser assinado um termo de consentimento para a realização do exame e informar ao médico episódios prévios de alergia a frutos do mar, reações a materiais contrastados, uso de Viagra e desejo de engravidar.
 
Riscos do exame: a coronariografia carrega riscos levemente maiores que outros exames cardíacos, contudo é um teste bastante seguro se realizado por uma equipe experiente. Os riscos do procedimento incluem: arritmias cardíacas, tamponamento cardíaco, trauma arterial causado por hematoma, hipotensão arterial, reação ao meio de contraste, hemorragia, acidente vascular cerebral e ataque cardíaco. O material de contraste pode afetar os rins particularmente em pacientes diabéticos.
 
Considerações: nos casos em que se encontra um bloqueio nas coronárias, o médico pode realizar uma intervenção coronariana percutânea para a desobstrução.
 
Fontes:
- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.
 
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health
 
Por Boa Saúde

Já estamos em condições de resolver os problemas de qualidade da saúde?

Por Cesar Luiz Abicalaffe
 
A recente publicação do Institute of Medicine (Better Health at Lower Cost, IOM, EUA 2012) nos traz inúmeras reflexões que o Comitê chegou a partir da análise que fizeram das diversas publicações em relação à qualidade em saúde.
 
A principal reflexão coloca os grandes problemas enfrentados na saúde naquele país, que na realidade, não diferem muito do que observamos na saúde suplementar em nosso país. O mais importante, a meu ver, é a observação de um paradoxo perturbador: a coexistência de subtratamento e excesso de tratamento (ou supertratamento). Aliado a este paradoxo estão os problemas observados nas diferentes dimensões da qualidade em saúde: percepção de baixa qualidade, falta de segurança, alto custo, valor questionável entregue ao paciente e má distribuição da atenção.
 
Atualmente, como coloca o artigo, existe uma série de condições para lidar com estes problemas que não havia a uma década. Estas condições estão sendo analisadas aqui, sucintamente, sob meu ponto de vista para a realidade Brasileira. São elas: o intenso uso de sistemas informatizados; o incremento de conectividade; a melhoria da capacidade de gestão; e o “empoderamento” dos pacientes.
 
Atualmente se percebe uma utilização expressiva de sistemas informatizados que permitem aglutinação de dados e geração de informações mais consistentes. No entanto, ainda o nosso mercado carece de informações mais inteligentes e concisas e de sistemas integrados. Quem quiser relembrar este tema, peço que acessem o meu artigo neste Blog: “O que abunda prejudica”.
 
A conetividade é outra questão fundamental. Este foi um dos grandes investimentos da Kaiser Permanente na década passada e esta atitude contribuiu sobremaneira para tornar a Kaiser um dos maiores e melhores planos de saúde nos EUA. No Brasil, várias operadoras já estão discutindo conceitos de RES – Registro Eletrônico em Saúde que permite a integração de diversos sistemas diferentes, porém ainda carecemos da demonstração de resultados concretos.
 
Outro ponto discutido pelos autores é a evolução da capacidade humana e competências gerenciais. Isto realmente tem-se observado no Brasil. Até pouco tempo, quando um médico assumia a presidência ou a diretoria de uma UNIMED ele ganhava um MBA… quando ele aprendia alguma coisa, já estava na hora de sair da gestão. Hoje em dia, profissionais mais bem formados estão assumindo cargos de gestão desde o início, melhorando sobremaneira a eficiência dos sistemas de saúde.
 
Finalmente é colocado o aumento progressivo do “empowerment” (ou o “empoderamento”) do paciente. Em outros países já ficou claro a importância de se reduzir a assimetria de informação entre o usuário e o plano de saúde. Quanto menor for esta assimetria, melhor o sistema flui, o custo é controlado e o uso é mais eficiente. Uma das estratégias utilizadas para isso é a divulgação pública do desempenho dos prestadores. Dentre várias instituições e países, vejam alguns exemplos nos EUA (www.leapfroag.com) e na França (www.compaqhpst.fr/br/).
 
No Brasil já temos algumas ações iniciadas neste sentido, no entanto ainda se discutir a difusão pública das informações.
 
O QUALISS da ANS deverá iniciar nos próximos dias um projeto piloto avaliando o desempenho de alguns hospitais voluntários. Na última reunião do COGEP (Comitê Gestor do Programa QUALISS), foi solicitada a participação voluntária de hospitais para um este piloto. Se algum hospital tiver interesse, peço que me envie um email para que eu oriente em como participar. Após este piloto, o processo formal de avaliação dos hospitais próprios de operadoras de plano de saúde ocorrerá. Estima-se que isso acontecerá em 2013.
 
No âmbito da saúde pública existem algumas secretarias estaduais que começaram a monitorar o desempenho dos hospitais (PROHOSP em Minas e HOSPSUS no Paraná).
 
O mais interessante deste estudo feito pelo IOM, é que o comitê reconhece que todos os profissionais de saúde trabalham diligentemente para prover um cuidado com alta qualidade para seus pacientes. O problema reside naquilo que já comentamos inúmeras vezes nos artigos anteriores: o sistema não suporta adequadamente o trabalho destes profissionais. Seja por um modelo de remuneração nocivo ou por não dar condições adequadas de trabalho. Charles Kenney em seu livro “The Best Practice” (2008) afirma que: “Problemas de qualidade decorrem do erro humano, o que não significa atribuir culpa. Os erros ocorrem em virtude de sistemas falhos e mal desenhados”.
 
Fonte SaudeWeb

Reter talentos: Como os hospitais Alemão Oswaldo Cruz e 9 de Julho engajam médicos?

Não basta encontrar os melhores profissionais, é preciso engajá-los nos negócios da instituição. Conheça os pilares trabalhados pelos hospitais Alemão Oswaldo Cruz e 9 de Julho para atrair os médicos
 
Indiscutivelmente a gestão da saúde está em pleno amadurecimento e os médicos são participantes fundamentais desta tendência, afinal, de certa forma, eles são os maiores responsáveis pela entrada de pacientes na unidade hospitalar. As instituições, cada vez mais, clamam pelo engajamento desse profissional em prol da melhor produtividade e efetividade da assistência. Entretanto, a formação médica ainda é estritamente técnica e científica e, diante disso, os hospitais têm um enorme desafio: como engajá-los em processos de qualidade e controle de custos?
 
Para o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, da capital paulista, considerado de excelência pelo Ministério da Saúde, diálogo, transparência e participação em decisões relativas a serviços assistenciais são pilares importantes para o envolvimento dos profissionais, estratégia colocada em prática na instituição desde 2008.
 
“No primeiro momento, o médico vê como interferência em sua atuação, mas é preciso insistir, dialogar e provar a total transparência. No Oswaldo Cruz, o médico tem acesso integral em relação aos preços dos serviços por exemplo”, explica o superintendente operacional do HAOC, Paulo Bastian.
 
Com um corpo clínico de 5.200 médicos, incluindo mais de 100 contratados e o restante de credenciados,o hospital percebeu que a remuneração variável, uma espécie de bônus anual, para os celetistas e o pagamento por performance para o grupo que compõe o corpo clínico aberto foram meios de melhor remunerá-los e incentivá-los a serem parceiros da instituição.

Aproximadamente 20% da receita do hospital, o equivalente a R$ 90 milhões, previstos para 2012, são provenientes dos serviços anualmente remunerados por desempenho. Para isso, os médicos devem cumprir adequadamente os protocolos, os registros nos prontuários e metas de qualidade. E os médicos apenas compartilham os resultados positivos.
 
Os profissionais que possuem relação empregatícia com o Oswaldo Cruz também devem cumprir uma série de metas, estabelecidas em comum acordo, para receberem a remuneração variável anual. Entre elas: índice de satisfação dos clientes; resultado operacional; geração de caixa e certificação dos programas de qualidade, entre outras.

Vantagens de ser parceiro
Além da avaliação por desempenho, outros aspectos são importantes para que o profissional reconheça as vantagens de ser um parceiro: comparação de desempenho de indivíduos e equipes; valorização de contribuições; critérios bem definidos de remuneração mediante participação em resultados; identificação de lideranças chaves; e possibilitar capacitação e desenvolvimento profissional (educação e pesquisa).
 
De acordo com Bastian, os médicos ajudam a controlar os lançamentos, evitando erros nas contas hospitalares. Desde a implementação do programa, o prazo de recebimento das faturas médicas no Oswaldo Cruz caiu de 121 dias para 85, e as glosas que eram de 6%, atingiram uma média de 0,37%. “Nos últimos 3,5 anos a receita dos serviços onde os médicos recebem por desempenho cresceu significativamente, ficando acima da inflação e a satisfação do cliente está em 95%”, ressalta.
 
Como é no Hospital 9 de Julho
A pessoa certa, na hora e no lugar certo. Esta é a definição que exprime o desafio da gestão de talentos para muitos líderes de Recursos Humanos, mas, na saúde, atrair profissionais vai muito além desta premissa. Não basta encontrar o perfil ideal, o ponto é mantê-lo engajado na instituição.
 
A prática médica e a segurança do ambiente de trabalho são pilares considerados essenciais pelo Hospital 9 de Julho. Lá, a estrutura é composta por alguns profissionais que atuam diariamente na instituição não apenas como médicos, mas também como diretores administrativos responsáveis pela gestão hospitalar – com participação nas definições de protocolos e políticas.
 
“Como decorrência desses pilares estão os programas de acreditação conquistados pelo 9 de Julho, sendo dois internacionais e um local, além de todos investimentos em protocolos e equipamentos”, considera o diretor geral da instituição,Paulo Curi. “Estou certo de que os principais itens para atração médica são a segurança assistencial e do atendimento ao paciente.”
 
A instituição tem em média 4 mil profissionais cadastrados. Destes, 1, 4 mil médicos atuantes e foi para eles que, somente no último ano, o hospital investiu cerca de US$ 6 milhões em equipamentos.
 
A ideia do 9 de Julho é colocar à disposição desses profissionais, tecnologia de ponta e, para isso, novos investimentos estão em planejamento tanto para procedimentos minimamente invasivos quanto no centro cirúrgico. “Cada vez mais daremos condição para que o médico pratique medicina com segurança e agilidade”, pontua.
 
Retenha os talentos:
 
1. Investimento em tecnologia de ponta: os profissionais qualificados se sentem atraídos por empresas que possam prover mais oportunidade de desenvolvimento do que o nível em que se encontram.
 
2. Salário: empresas com bom orçamento tendem a oferecer melhores pagamentos.
 
3. Autonomia: para que as pessoas possam participar ativamente dos projetos em que estão inseridas.
 
4. Cumprimento de promessas: seja em salário ou em oportunidades de crescimento.
 
5. Gestão transparente: líderes devem manter diálogo com a equipe.
 
Fonte: Robert Half
 
Fonte SaudeWeb