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segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Ato de adiar tarefaspode esconder problemas mais sérios

A mania de deixar tudo para depois vai muito além da preguiça e pode esconder o medo do fracasso. Veja se você é um procrastinador
 
A procrastinação assume perfis diversos. O procrastinador por criação de problema adia as tarefas para mais tarde porque acha que terá mais tempo. O procrastinador comportamental até faz listas e planos, mas não segue nada do que foi planejado. E o procrastinador retardatário faz várias coisas antes de cumprir uma tarefa determinada anteriormente.
 
Segundo o psiquiatra norte-americano Bill Knaus em artigo publicado no “Psychology Today”, estes são os três perfis de quem tem mania de deixar tudo para depois. Mas, para a professora-titular da USP e terapeuta analítica comportamental Rachel Kerbay, a definição vai além.
 
Rachel trabalha há mais de 15 anos com o assunto e define o “autocontrole” – ou melhor, a falta dele – como a palavra-chave para entender este distúrbio. “O procrastinador quer sempre usufruir do resultado imediato. Não sabe planejar e criar condições para que as coisas aconteçam. Como ele segue só aquilo que é de seu interesse, perde o que poderia ganhar a longo prazo”, explica a professora.
 
Cada um com os seus motivos
É exatamente o que Carina Martins faz repetidas vezes. Redatora publicitária, ela precisa trabalhar em dupla com o responsável pela arte. Mas a fama de “deixar tudo para a última hora” já é bem conhecida entre os colegas e, no último emprego, chegou aos ouvidos do chefe. “Como eu também sou DJ, é muito fácil começar o dia procurando música e, quando me dou conta, passei o expediente inteiro fazendo outra coisa que não era o trabalho”, diz.
 
Carina também é do tipo que demora muitos dias para cumprir uma tarefa muito fácil, exatamente pelo grau de exigência ser menor. Só que quando o assunto é difícil, ela também trava. Daí o motivo é ter medo de encarar um desafio.
 
“Geralmente, o procrastinador tem medo do resultado e de uma avaliação pública. Daí o bloqueio e a decisão de não fazer nada. Para isso, ele encontra várias desculpas –muitas vezes externas, como tempo ruim, pouco dinheiro, falta de sorte – ou apela para a emoção para adiar os compromissos”, analisa Rachel.
 
O problema é que, na maioria dos casos, ele joga o trabalho para frente com a desculpa de que precisa de mais tempo para fazer determinado projeto, e nem por isso faz melhor. “Eu sempre falo, ‘semana que vem eu faço com mais calma’. Apesar da sensação ruim de angústia, acabo me enrolando de novo e dedico menos tempo do que o trabalho de verdade precisa. A saída, então, é o improviso”, confessa Carina.
 
Missão dada não é missão cumprida
Nesse nó de desculpas e enrolação, a preguiça – ao contrário do que muita gente acredita – não é a resposta do problema. É só ver a disposição da Carina para pesquisar música e fazer outras atividades que lhe dão prazer. Foi também o que concluiu Christian Barbosa, especialista em produtividade e autor do livro “Equilíbrio e Resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer”.
 
Christian elaborou uma pesquisa e perguntou a mais de 4 mil pessoas a seguinte questão: “você procrastina atividades ao longo da sua rotina?”. 97,4% dos entrevistados responderam “sim”.
 
De acordo com o levantamento, exercício físico, leitura, saúde e planejamento financeiro são as quatro coisas mais adiadas. Por outro lado, casamento, comprar apartamento, mudar de emprego e férias são aquelas que as pessoas realizam com mais facilidade. “Não há nada de errado em procrastinar de vez em quando, o problema é quando isso começa a ficar crônico e passamos a adiar frequentemente coisas que não poderiam ser adiadas”, define.
 
“De maneira geral, as coisas pessoais acabam sendo as que mais adiamos. Talvez porque na vida pessoal ninguém fique cobrando que você leia determinado livro ou organize seu armário. Mas, no trabalho, você tem chefe e clientes que esperam o resultado de sua produção”, ressalta Christian.
 
A falta dessa figura pode ser uma das razões que faz o estudante Marcio Vincler viver sempre no atraso. Há alguns anos, ele passou a trabalhar com a mãe. Como precisa de dedicação semi-integral na faculdade de veterinária, e ainda dá expediente em uma clínica, o tempo disponível para escritório é bem reduzido e as regalias são muitas.
 
Apesar de admitir que não se incomoda com as brincadeiras dos colegas, ele sabe o quanto esse comportamento cria rótulos. “Eu não consigo chegar no horário em nenhum lugar e as pessoas já contam com a minha demora”, diz.
 
Rir de si mesmo nem sempre é a melhor saída
A descontração dos procrastinadores vai embora quando é proposta uma sessão de fotos para ilustrar esta reportagem. Aí, a desculpa da imagem a zelar fala mais alto. Situação parecida viveu Christian Barbosa: se na primeira fase de sua pesquisa, que era anônima, não teve dificuldades, tudo mudou quando ele deu início à segunda etapa, que era procurar personagens e entender o dia-a-dia desse grupo. “Eles simplesmente sumiram. Ou pediam para trocar os nomes, a idade, a profissão. A principal preocupação era não ser mal visto pelos colegas de trabalho”, explica.
 
Mesmo assim, o procrastinador é mais tolerado no Brasil do que em outros lugares. “O que dita a cultura são os costumes, os valores de um grupo. E a nossa não é a do fazer, mas o de empurrar. Temos um histórico de relações cordiais, em que os problemas se resolvem na base da amizade”, pontua Rachel Kerbauy.
 
Veja as orientações elaboradas por Christian Barbosa no livro “Equilíbrio e Resultado – Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer?” e fuja da enrolação.
 
1. Pense em algo que o coloque em estado de criatividade e foco para concluir rapidamente o que precisa ser feito.
 
2. Experimente começar fazendo coisas menores, de rápida conclusão, como arrumar uma gaveta em vez do armário inteiro.
 
3. Liste os fatores positivos e negativos de cada atividade a ser executada. Este exercício trabalha os dois lados do cérebro e ajuda a encontrar motivação.
 
4. Estabeleça rituais de recuperação de energia, algo que ajude a dar um gás quando sentir cansaço – como meditar.
 
5. O apoio de alguém de fora, como chefe ou um coach, é de grande ajuda para vencer a barreira da procrastinação.
 
6. Se a tarefa não é urgente, selecione um dia na sua agenda e reserve como se fosse uma reunião, com hora marcada para começar e terminar.
 
O presente é o momento ideal
A pergunta diante deste jogo de empurra-empurra é: há uma luz no fim do túnel? Sim. “É preciso mudar as ações, as habilidades e a fala. Ou seja, o jeito de fazer das coisas”, afirma Rachel. É o que também acredita Christian Barbosa. “Infelizmente, na vida nem sempre teremos apenas coisas interessantes para fazer. É preciso aceitar isso”, diz.
 
Segundo ele, em muitos casos, adotar uma estratégia de produtividade dá bons resultados. Outra dica valiosa é defendida por Rachel. “Planeje os compromissos, crie alternativas factíveis e avance aos poucos. A recompensa neste caso não é material. É o sentimento de dever concluído que dá impulso à mudança e se torna mais satisfatório do que o mal-estar de um comportamento procrastinador”.

Fonte Delas

Pneumonia é a doença que mais mata crianças menores de cinco anos

Maior causa de internações no Brasil, com 900 mil casos registrados por ano, principais vítimas são crianças e idosos
 
A pneumonia figura entre as doenças que mais matam no mundo. Responsável por 18% dos óbitos infantis, a doença é o primeiro agente de morte entre as crianças menores de cinco anos. No Brasil, as pneumonias são a maior causa de internações, com números que chegam a 900 mil por ano. As vítimas são principalmente crianças e idosos. Para alertar sobre a doença, o Dia Mundial da Pneumonia será lembrado nesta segunda-feira (12).
 
Ocasionadas por bactérias, fungos ou vírus que penetram o interior dos pulmões, as pneumonias são infecções que costumam se desenvolver após quadros de gripe ou resfriados, explica o diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Mauro Gomes.
 
Tosse, expectoração, mal-estar e febre de rápida evolução são alguns dos sintomas ocasionados pela doença. De acordo com o especialista, alguns casos de pneumonia podem apresentar evolução mais demorada, mesmo que isso não seja o comum.
 
Esses casos são chamados de evolução atípica. Levam entre duas ou três semanas para se desenvolver e costumam acarretar falta de ar, tosse seca e dores musculares no paciente?.

Prevenir para não remediar
O diagnóstico clínico da doença depende da avaliação dos sintomas, mas a confirmação do diagnóstico só vem após a realização de uma radiografia do tórax. Apenas os casos mais graves necessitam de realização de exames específicos.
 
Segundo o especialista, não existe uma forma totalmente eficaz para prevenir a pneumonia, mas alguns cuidados básicos podem contribuir para afastar o risco da doença.
 
A manutenção das condições de saúde através de boa alimentação, atividade física e repouso adequado são fundamentais para um bom equilíbrio do sistema imunológico e por sua vez afastam as chances de desenvolver a doença?.
 
Mas o pneumologista alerta: ?A forma mais adequada de prevenção contra o risco de morte por pneumonia é a vacinação anual contra a gripe?.

Resultado em números
De acordo com Mauro Gomes, em idosos, a vacinação contra a gripe reduz cerca 50% a mortalidade por doenças respiratórias quando comparados aos não vacinados. Já em portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), bronquite crônica ou enfisema pulmonar, a redução da mortalidade chega a 70% com a imunização.
 
Além da vacina contra influenza, outra alternativa para quem deseja se proteger é a vacina específica contra pneumococo. Mas atenção! A vacina contra pneumococo tem eficácia limitada e deve ser administrada somente a pessoas com alto risco de adoecimento pela bactéria, como os idosos, diabéticos, alcoolistas, pessoas com doença renal, pulmonar ou doença cardíaca crônica e, ainda, naqueles que precisaram remover o baço por algum motivo.
 
Outro alerta importante feito pelo médico diz respeito à periodicidade da vacinação. Mauro explica que a vacina contra a gripe deve ser tomada indispensavelmente todos os anos.
 
"No Brasil, a aplicação costuma ocorrer entre os meses de março a junho. Isso é recomendado porque a vacina precisa de 30 a 45 dias para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina no outono o paciente recebe máxima proteção contra o vírus influenza durante os meses mais frios", diz.
 
Fonte isaude.net

Carnaval de Salvador vai ser evento-teste para ações em saúde da Copa 2014

Câmara Temática busca construir plano operativo de saúde para eventos de massa que serão realizados nos próximos anos
 
O Carnaval de Salvador (BA) vai ser o evento-teste das ações de saúde em locais com grande concentração de pessoas. Representantes da área da saúde se reuniram na capital, nesta semana, para participar da IX Reunião da Câmara Temática de Saúde para a Copa do Mundo. O evento, organizado pelo Ministério da Saúde em parceria com municípios e estados, tem o objetivo de construir um plano operativo de saúde para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo de 2014.
 
Durante a abertura do encontro, o secretário de Vigilância à Saúde do Ministério, Jarbas Barbosa, falou sobre as " Ações de Vigilância à Saúde em Eventos de Massa" . Saúde do viajante e planos de segurança, emergência, contingência e ação também fazem parte da pauta da reunião, que conta com representantes internacionais como o médico Ibrahim Abubakar, da Universidade de Londres, e o professor da universidade de Zurique Robert Steffen.
 
"Os conhecimentos adquiridos durante reunião servirão para aplicarmos e aprimorarmos o que estamos fazendo com as ações de prevenção e monitoramento para vigilância em saúde. As ferramentas de planejamento demonstradas pelos professores da University College London e da University of Zurich são mais um instrumento para nos prepararmos para garantir um evento com segurança sanitária a todos", explicou a subsecretária de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES), Hellen Miyamoto.

Câmara da Saúde
A Câmara Temática da Saúde é coordenada pelo Ministério da Saúde e faz a interlocução com as 12 cidades e os estados onde serão realizados os jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
 
Entre os objetivos da Câmara, destacam-se a coordenação do planejamento de ações nacionais na área da saúde, estabelecendo diretrizes gerais e metas, ações estratégicas e o apoio às ações com os municípios-sedes.
 
Fonte isaude.net

Epidemia de meningite atinge 424 pessoas nos EUA com 31 mortes

Epidemia levou autoridades a instituirem política de maior controle e fiscalização sobre farmácias especializadas
 
Trinta e uma pessoas já morreram e 424 ficaram doentes no surto de meningite fúngica ligada a injeções contaminadas de esteroides, de acordo com informações das autoridades de saúde dos Estados Unidos.
 
Os Centers for Disease Control and Prevention (CDCs) divulgaram o seguinte quadro de infecção por Estado: Florida: 23 casos, incluindo três mortes; Geórgia, 1 caso; Idaho, 1 caso; Illinois, 2 casos; Indiana: 51 casos , incluindo quatro mortes; Maryland: 23 casos, incluindo uma morte; Michigan: 119 casos, incluindo sete mortes; Minnesota: 11 casos de New Hampshire: 12 casos; New Jersey: 25 casos; Nova York: 1 caso; Carolina do Norte: 3 casos, incluindo uma morte, Ohio: 16 casos; Pensilvânia: 1 caso; Rhode Island: 3 casos; Carolina do Sul: 1 caso; Tennessee: 79 casos, incluindo 13 mortes; Texas: 2 casos; Virginia: 50 casos, incluindo duas mortes .
 
Dez dos 424 casos envolvem o que o CDC chama de "infecção periférica conjunta", que significa uma infecção no joelho, quadril, ombro ou cotovelo. Estas infecções comuns não são consideradas tão perigosas quanto as injeções perto da coluna vertebral para a dor nas costas que têm sido associados às infecções potencialmente fatais de meningite.
 
O CDC e os departamentos estaduais de saúde estimam que cerca de 14 mil pacientes podem ter recebido as injeções contaminadas. Todos os pacientes com meningite por fungos identificados até agora foram injetados com acetato de metilprednisolona, de acordo com o CDC.
 
Autoridades de Massachusetts afirmam a instituição de uma política de maior controle e fiscalização sobre farmácias especializadas, como a New England Compounding Center, que se acredita ser a fonte das injeções contaminadas de esteroides ligadas ao surto.
 
Segundo as novas regras, o Estado pode agora acompanhar o volume e distribuição de drogas feitas por essas farmácias para ver se elas devem estar sujeitas a regulamentos de licenciamento da Food and Drug Administration (FDA).
 
Farmácias que não seguirem as normas mais rigorosas estarão sujeitas a penalidades que incluem ser fechada ou colocada em quarentena pelo conselho de farmácia do estado.
Acompanhe os dados do CDC.
 
Fonte isaude.net

Beber leite na infância mantém desempenho físico até a terceira idade

Idosos que consumiram mais laticínios quando criança andavam mais rápido e eram menos prováveis de sofrer problemas com a balança
 
Crianças que bebem leite regularmente na infância são fisicamente ativas até a terceira idade, de acordo com pesquisa realizada na Universidade de Bristol, no Reino Unido.
 
O estudo revela que pessoas idosas que consumiram maiores quantidades de leite e laticínios na infância eram capazes de andar mais rápido e foram muito menos prováveis de sofrer problemas com a balança.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados são importantes porque o equilíbrio ruim aumenta o risco de fraturas na velhice.
 
Estudos anteriores mostraram que o consumo de leite, queijo e outros produtos lácteos ajudam a construir ossos fortes, proporcionando doses necessárias de cálcio durante a infância. O objetivo da nova pesquisa era ver se os benefícios do consumo de leite no início da vida duravam até os anos posteriores.
 
Eles recrutaram 400 homens e mulheres com idade a partir de 60 e os acompanharam até o final dos anos 80. Todos tinham tomado parte em um estudo que teve início na década de 1930 para analisar o efeito da dieta e estilo de vida em saúde em longo prazo.
 
Como parte do estudo, os voluntários, que eram crianças no início do estudo, foram rastreados para o consumo de leite e derivados.
 
Para testar se isso teve algum impacto sobre a saúde na terceira idade, os voluntários foram testados para suas velocidades de caminhada e seu equilíbrio.
 
Os resultados mostraram que aqueles que consumiram muito leite tinham andar 5% mais rápido do que aqueles que bebiam pouco ou nenhum leite. Eles também eram 25% menos propensos a ter problemas de equilíbrio.
 
"Este é o primeiro estudo a mostrar associações positivas da ingestão de leite na infância com o desempenho físico na velhice", concluem os pesquisadores.
 
Fonte isaude.net

Com 650 pessoas na fila, Rio tem mais um mutirão de cirurgia do joelho

Ação atende determinação do governo para ampliar cirurgias. Iniciativa também será realizada nos dias 24 e 25 desse mês
 
O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, no interior do Rio de Janeiro, iniciou o III mutirão de cirurgias, desta vez apenas para joelho, neste fim de semana (10 e 11). Atualmente, há mais 650 pacientes residentes em municípios de todo o estado aguardando por cirurgia de joelho.
 
A ação atende determinação da Secretaria de Saúde de ampliar a oferta deste tipo de cirurgia. A iniciativa também será realizada nos dias 24 e 25 de novembro.
 
O diretor-executivo do hospital, Artur Hummel, destaca que todo o atendimento do hospital segue os trâmites de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS):
 
"Para ser atendido no Hospital Dona Lindu, o paciente deve procurar, primeiramente, a Secretaria de Saúde de seu município, onde será consultado pelo ortopedista que, identificando necessidade cirúrgica, irá viabilizar o cadastro no Sistema Estadual de Regulação (SER), o qual define o atendimento", explicou.
 
A exemplo das edições anteriores, a equipe está preparada para a realização das cirurgias nos dias do mutirão, atuando não só no centro cirúrgico, mas também na UTI, unidades de internação e outros setores do hospital.
 
"O serviço de gestão de leitos participa do desafio desta ação extra, administrando as internações e altas hospitalares, a fim de comportar os pacientes do mutirão, não interferindo nas internações de rotina", afirmou o gestor de ortopedia do Hospital Dona Lindu, Marco Antônio Rocha.

Objetivo é zerar fila
Em visita ao Hospital Dona Lindu em setembro, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou novas ações para reduzir a fila de espera por cirurgias ortopédicas de joelho. Atualmente, este tipo de cirurgia é a que tem a maior demanda no HTODL, referência na rede pública de saúde nas cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade.
 
O anúncio das novas ações foi feito pelo secretário pouco antes de ele participar, junto com outros 88 médicos, do Mutirão Nacional de Cirurgias Ortopédicas, que aconteceu em setembro. Especialista em cirurgias de quadril, o próprio secretário operou pacientes pré-selecionados. O hospital foi o representante do Rio de Janeiro no mutirão organizado pelo Ministério da Saúde e a unidade que realizou o maior volume de operações em todo o país, com mais de 100 procedimentos em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril.
 
Fonte isaude.net

Consumo elevado de cereais matinais pode aumentar expectativa de vida

Alta ingestão de fibras reduz a ocorrência e morte principalmente por doenças dos sistemas digestivo e circulatório
 
O aumento na ingestão de fibras está associado a menores taxas de mortalidade. É o que revela um levantamento feito pela Breakfast Cereal Information Service, entidade que reúne fabricantes dos produtos no Reino Unido.
 
O relatório mostra que o consumo elevado do ingrediente encontrado em cereais matinais pode reduzir a ocorrência principalmente de doenças dos sistemas digestivo e circulatório.
 
O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre o consumo de fibras e mortalidade, com base nas informações de 452.717 mil pessoas na Europa.
 
Os participantes responderam a questionários dietéticos utilizados para avaliar a ingestão de fibras e o teor de fibra de fontes de alimentos foi estimado em laboratório.
 
Durante um tempo de acompanhamento médio de 12,7 anos, um total de 23.582 mortes foram registradas. A ingestão de fibras de cereais foi inversamente associada a mortalidade total, e também inversamente associada com a mortalidade por doenças circulatórias e doenças digestivas.
 
Estes resultados apoiam estudos anteriores que mostraram uma redução do risco de mortalidade associada com dietas ricas em fibra.
 
No geral, os resultados do estudo atual suportam a recomendação para o consumo de fibra dietética no Reino Unido.
 
"Cereais matinais oferecem uma grande fonte de fibras dos cereais e devem, como resultado, ser fortemente recomendados como um meio de atingir essa ingestão diária essencial de fibra alimentar", afirma a líder da pesquisa Carrie Ruxton.
 
A equipe ressalta que a ingestão de cereais na parte da manhã está associada a uma absorção mais elevada de micronutrientes, fibras, proteínas e carboidratos, e menor ingestão de gordura, gordura saturada e açúcar.
 
Fontaude.net

Número de internações de homens com diabetes quase dobra em Alagoas

Secretaria de Saúde organizou, nesta semana, evento que teve como objetivo sensibilizar para a prevenção da doença
 
Em Alagoas, as internações de homens devido ao diabetes aumentaram de 5,38% para 9,81% no período de 2008 a 2011. Os dados são Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que organizou o II Encontro Estadual de Diabetes, realizado nesta semana, que teve como objetivo sensibilizar para a prevenção da doença.
 
A ideia é levar informações e ferramentas para a implementação de estratégias eficazes e políticas de prevenção e de gestão do cuidado adequado.
 
Durante o evento, foram discutidos a Situação de Saúde no Estado, com o diretor de Análise de Situação de Saúde da Sesau, Herbert Charles, e o programa Hiperdia, com Ana Porto. A iniciativa prevê o cadastramento e o acompanhamento de diabéticos em todas as unidades ambulatoriais, garantindo o recebimento dos medicamentos prescritos.
 
Outro tópico abordado no evento foi o ' pé diabético' . O termo refere-se a uma série de alterações que pode atingir não só os pés, mas também os tornozelos dos portadores da enfermidade, provocando perda da sensibilidade, úlceras, deformidades, infecções, amputações e até problemas vasculares periféricos.
 
" O pé diabético é um agravo importante, pois mais de 50% dos pacientes acabam tendo que ser amputados. E, em cerca de 30% dos casos, isso pode levar à morte" , destacou Ana Porto. " Isso pode ser evitado. Só no ano passado, foram realizadas 42 mil amputações pelo SUS no Brasil, gerando um custo muito maior que o que seria gasto com cuidado" , acrescentou o professor Guilherme Pitta, que falou sobre o tema no encontro.

Parceria
A gerente de Hipertensão e Diabetes da Sesau lembrou ainda a importância da parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes visando realizar atividades conjuntas. O convênio foi discutido com o secretário da Saúde, Alexandre Toledo, e é voltado para a formação de recursos humanos, educação permanente e desenvolvimento de ações de atenção ao diabetes.
 
" Isso será muito bom, pois vai possibilitar a capacitação dos profissionais para o manejo da doença. Com a parceria, poderemos descentralizar essas atividades, chegando aos profissionais in loco, nas suas próprias cidades" , expôs Ana Porto.
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Itamaraju (BA)

A Prefeitura baiana de Itamaraju abriu edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 131 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 4.000,00 e as jornadas de trabalho serão de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de agente administrativo, agente de trânsito, agente de tributos, auxiliar de saúde bucal, biólogo, coordenador pedagógico, digitador, encanador, enfermeiro, engenheiro agrônomo, farmacêutico bioquímico, fiscal ambiental, fiscal de obras e posturas, fiscal de tributos, fiscal sanitário, fisioterapeuta e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 01 a 14 de novembro de 2012, das 08 às 18 horas nos dias úteis, em Itamaraju, no posto de atendimento instalado pela MSM Consultoria e Projetos Ltda Lan House Point Virtual situado a Avenida Brasil, Nº 1148, centro – Itamaraju-BA, ou pela internet, no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, até às 22:00h do dia 15 de novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Taxas

De acordo com a empresa organizadora do concurso, MSM Consultoria e Projetos Ltda, as taxas de inscrições serão variadas entre R$ 31,00 e R$ 200,00.
Provas e Gabaritos

As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012 e poderão ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Itamaraju-BA de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Praça da Independência, 244 – Centro, Cidade Baixa - Itamaraju-BA e no site: www.msmconsultoria.com.br.

As provas práticas de Operador de Máquina serão realizadas as 14 horas conforme Edital de Convocação. Os gabaritos das provas serão divulgados até às 18:00 horas do dia de 18 de dezembro de 2012.
 
Validade

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal), sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Catu (BA)

A Prefeitura de Catu, Estado da Bahia, publicou edital N° 01/2012 de concurso público, com um total de 429 vagas abertas e mais 70 de cadastro de reserva. O concurso público será planejado e executado pela SEPROD - Serviço de Processamento de Dados.

As vagas são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 4.198,40 em carga de 08 a 44 horas semanais. Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas para os candidatos portadores de deficiência, em função compatível com a sua aptidão.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Coveiro, Auxiliar de serviços gerais, Auxiliar de Creche, Porteiro Saúde - CAPS, Porteiro Educação, Servente, Pedreiro, Vigia, Cuidador de Idoso, Cozinheiro Hospitalar, Ajudante de Cozinha, Motorista Saúde/Ambulância, Segurança, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Auxiliar de Disciplina, Telefonista, Técnico em Contabilidade, Agente de Trânsito, Inspetor de Saneamento, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Instrumentador Cirúrgico, Educador Social, Auxiliar Odontológico, Médico, Odontólogo PSF, Enfermeiro PSF, Enfermeiro Hospitalar, Nutricionista, Fisioterapeuta, Biomédico, Bibliotecário, Assistente Social, Farmacêutico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo - Assist. Social, Psicólogo - Saúde, Psicólogo - Educação, Fonoaudiólogo, Professor, Interprete de Libras e Pedagogo.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 novembro de 2012, no site www.seprod.com.br.

Taxas
Ensino Superior Completo - R$ 80,00;
Ensino Médio Completo/Curso Técnico - R$ 50,00;
Ensino Fundamental - R$ 40,00.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 09 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado o prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Edital / Publicações

SEMCDH de Alagoas lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos - SEMCDH, lançou o edital Nº. 09/2012 para realização de processo seletivo, com a oferta de 05 vagas para Instrutor, cujo salário é de até R$ 80,00 por hora.

Inscrição

As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela internet, através do site www.mulherecidadania.al.gov.br no período de 08 a 12 de novembro de 2012, até às 18h00min (horário de Brasília).

Prova

No período de 19 a 20 de novembro de 2012, das 08:00 às 13:00 horas, os candidatos deverão apresentar os currículo e os documentos comprobatórios, na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos – SEMCDH, localizada na Rua Cincinato Pinto, nº 503, Centro, Maceió-AL.
 
A prova de conhecimento será realizada na data provável de 23 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 21 de novembro de 2012, no site www.mulherecidadania.al.gov.br.
 
O gabarito será divulgado a partir do dia 30 de novembro de 2012, no site www.mulherecidadania.al.gov.br. A prova de redação está prevista para 07 de dezembro de 2012.
 
O resultado final será divulgado no site www.mulherecidadania.al.gov.br e no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 21 de dezembro de 2012.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Quebrangulo - AL

A Prefeitura Municipal de Quebrangulo, Estado de Alagoas, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 93 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.022,62.
 
Do total de vagas oferecidas para cada cargo, durante o prazo de validade deste concurso público, pelo menos 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Gari, Pedreiro, Vigilante Escolar, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Consultório Dentário, Professor, Secretário Escolar, Técnico de Higiene Dental, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo e Professor.

Inscrição

As inscrições estarão abertas no período de 08 a 23 de novembro de 2012 e poderão ser realizadas no endereço eletrônico - www.amigapublica.com.br/concursos.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 09h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos, na sede do TELECENTRO, em Quebrangulo/AL, durante todo o período de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 34,00 e 49,00;
Nível médio: R$ 49,00;
Nível superior: R$ 79,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada na data provável de 09 de dezembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados através de edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL.
 
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até 05 dias após a realização da prova, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL e através do site - www.amigapublica.com.br/concursos.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, prorrogável, a critério da administração do município de Quebrangulo, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Miracema - RJ

A Prefeitura de Miracema, no estado do Rio de Janeiro, localizada a 271 km da capital, publicou edital Nº. 001/2012 de concurso público oferecendo 119 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 1.636,14, por jornada de trabalho de 18, 20, 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

Cargos

Médico, Psicólogo, Pedagogo, Professor, Arquivista, Técnico em Enfermagem, Técnico de Estradas, Técnico de Tributação, Técnico Desenhista de Projetos, Técnico em Contabilidade, Técnico em Radiologia, Secretário Escolar, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Comunicação, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Material, Auxiliar de Saúde, Ajudante de Obras e Serviços, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Cantineiro Escolar, Carpinteiro, Gari, Marceneiro, Pintor, Servente Escolar e Vigia.

Inscrição

As inscrições serão realizadas das 14h do dia 12 às 23h59min do dia 25 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br ou de forma presencial na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Biblioteca Municipal Julieta Damasceno, na Praça do Estudante, s/nº, Centro (ao lado dos correios) - Miracema/RJ, das 09h00min às 16h00min exceto sábados, domingos e feriados.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00 e 65,00;
Nível superior: R$ 65,00.

Prova

O concurso será constituído de prova objetiva e títulos.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 16 de dezembro de 2012, em horário e local que serão divulgados a partir do dia 10 de dezembro de 2012 no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Os títulos, acompanhados do formulário de envio devidamente preenchido e assinado, deverão ser entregues na data de realização das provas objetivas, na Coordenação do local de provas em que o candidato realizar a prova, apenas após o término do tempo estipulado para a realização da mesma, onde haverá envelopes próprios à disposição dos candidatos interessados para entrega.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina - UEL, no Estado do Paraná, publicou edital N° 176/2012 de processo seletivo para contratação de 23 professores colaboradores de nível superior. A remuneração é de até R$ 5.151,03, para jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 19 a 26 de novembro de 2012 (exceto feriado - dia 20 de novembro de 2012, sábado e domingo), das 8h30min às 11h30min e das 14h às 20h, nas Secretarias dos Departamentos, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição, comprovante de pagamento da taxa de inscrição (disponíveis no site: www.uel.br/prorh) e Curriculum Vitae devidamente comprovado.

As taxas variam de R$ 50,92 a R$ 117,12.

O Teste Seletivo constará de:
I - Prova Didática; e
II - Análise do curriculum vitae.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, prorrogável uma vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Teodoro Sampaio - BA

A Prefeitura de Teodoro Sampaio, Estado da Bahia, através do Serviço de Processamento de Dados (Seprod), publicou edital N° 01/2012 de concurso público de provas e títulos para o provimento de 80 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 1.500,00, com jornadas de trabalho de 20h e 40h semanais.

Cargos
- Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Vigilante, Eletricista e Motorista;

- Médio: Assistente Administrativo, Agente Sanitário, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Técnico em Vigilância Epidemiológica;

- Superior: Contador, Enfermeiro, Coordenador Pedagógico e Professor de português, inglês, matemática, biologia, geografia, educação física e história.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 16 de novembro de 2012, no prédio do CRAS, situado na rua Castelo Branco, s/n, Centro, Teodoro Sampaio – BA, no horário das 08h00min às 14h00min, dias úteis, ou pela internet no endereço eletrônico www.seprod.com.br.

Taxas
Ensino Superior Completo R$ 50,00;
Professor R$ 50,00;
Ensino Médio/Técnico R$ 50,00;
Ensino Fundamental R$ 35,00.

Provas
As provas serão aplicadas na data prevista de 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito para conferência dos candidatos será divulgado pela SEPROD através do site www.seprod.com.br até o 2º (segundo) dia útil após a realização das respectivas provas. O resultado final será divulgado na data provável de 26 de dezembro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal por ato expresso do chefe do Poder Executivo.

Edital / Publicações

UFVJM - MG abre concurso público

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Estado de Minas Gerais, lançou os editais n°145 e 146/2012 de Concurso Público oferecendo 25 vagas docentes para atuar no Campus Diamantina, na Classe de Professor Adjunto ou Assistente, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva, com remuneração de R$ 4.837,66 a R$ 7.627,02.

Inscrição
A inscrição ficará aberta até 29 de novembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 08h00 as 11h00 e de 14h00 as 17h00, exceto feriados, e poderá ser efetuada pessoalmente, por procuração ou pelo correio, via sedex, encaminhado à SRH no endereço Recursos Humanos - Rodovia MGT 367- km 583, nº 5000 - Alto da Jacuba / CEP: 39100-000, Diamantina - MG.

A taxa de inscrição varia de acordo o nível acadêmico, sendo R$ 120,00 para Professor Assistente e R$ 190,00 para Professor Adjunto.

Prova
O certame abrangerá quatro provas; escrita, didática, defesa de linha de pesquisa e títulos.
 
O período de realização das provas será informado e divulgado no site institucional www.ufvjm.edu.br, com prazo mínimo de dez dias úteis de antecedência.

Validade

A validade do certame será de 12 meses, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, mediante solicitação do Colegiado de Curso.

Processo Seletivo UFPA – PA

A Universidade Federal do Pará - UFPA, está realizando processo seletivo Nº. 204, de provas e títulos, destinado à contratação de 10 Professores Substituto e Temporário. Os salários podem variar entre R$ 2.265,78 e R$ 4.300,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrições:
As inscrições serão realizadas gratuitamente nas seguintes datas e endereços:
 
07 de novembro a 07 de dezembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Geografia e Cartografia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01 - Cidade Universitária José da Silveira Netto, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 13:00 horas. Fone/Fax: (91) 3201-7996;

07 a 21 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01 - Cidade Universitária José da Silveira Netto, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 08:00 às 12:00 horas;

07 de novembro a 07 de dezembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Medicina, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, nº 01 (Praça Camilo Salgado), Bairro: Umarizal. CEP: 66050-160. Belém-Pará, no horário das 08 às 12 horas. Telefone: (091) 3241-6836;

03 a 14 de dezembro de 2012 - Secretaria do Campus Universitário de Altamira, localizado na Rua Coronel José Porfírio, n° 2515 – São Sebastião. CEP: 68372-040. Altamira-Pará, no horário de 08 às 12 horas e das 14 às 18 horas;

07 a 21 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Engenharia Mecânica do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 12:00 horas;

07 a 14 de novembro de 2012 - Secretaria da Faculdade de Engenharia Química do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 13:00 horas;

07 a 14 de novembro de 2012 - Secretaria do Instituto de Tecnologia, localizado na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto, situado na Avenida Augusto Corrêa, n° 01, Bairro: Guamá. CEP: 66075-110. Belém – Pará, no horário das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas.
 
A seleção constará de julgamento de títulos, provas escrita e didática.
 
O prazo de validade dos processos seletivos será de 01 ano a contar da data de sua homologação no D.O.U.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão, estado de Minas Gerais, publicou 2 editais para realização de concurso público Nº. 001/2012 e processo seletivo Nº. 001/2012. O concurso visa o preenchimento de 76 vagas em todos os níveis de escolaridade, a remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 6.800,00.
 
Aos portadores de necessidades especiais serão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Processo seletivo - Agente Comunitário, Auxiliar de Dentista e Médico.
 
Concurso - Auxiliar de Mecânico, Operador de Máquinas, Padeiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Funileiro, Gari, Jardineiro, Lavador de Autos, Servente de Escola, Vigilante Municipal, Agente de Endemias, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Farmácia, Mecânico, Monitor de Transporte Escolar, Auxiliar Administrativo de Saúde, Fiscal Sanitário, Monitor de Educação Infantil, Monitor de Telecentro Comunitário, Técnico em Higiene Dental, Coordenador do CRAS, Dentista, Engenheiro (Agrônomo e Civil), Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico (Clínico Geral, Ginecologista e Pediatra), Nutricionista, Professor e Técnico em Meio Ambiente.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever através do site www.consesp.com.br no período de 07 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013.
 
O candidato que não tiver acesso próprio a internet poderá efetuar sua inscrição no Telecentro Comunitário, situada na Avenida Bom Jesus, 161 - Centro, Bueno Brandão - MG, das 9h às 11h e das 12h às 16h.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e 40,00 (nível fundamental), R$ 50,00 (nível médio) e R$ 65,00 (nível superior).
 
Prova
As provas serão realizadas na data provável de 24 de março de 2013, nos horários e locais a serem divulgados através de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial será divulgado no site www.consesp.com.br, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerá no site pelo prazo de 2 dias.
 
As provas práticas serão realizadas em data, locais e horários a serem divulgados através do edital que publicará o resultado das provas objetivas.
 
Validade
O concurso terá validade 2 anos, já o processo seletivo será válido por 1 ano, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da administração.

Editais

Concurso Universidade Federal de Juiz de Fora – MG

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJV), Minas Gerais, lançou edital n-°51/2012, de Concurso Público, disponibilizando 82 vagas para Professor Adjunto, Assistente ou Auxiliar, junto às Faculdades de Administração, Comunicação, Direito, Economia, Educação, Educação Física, Enfermagem, Engenharia e de Letras, bem como nos Institutos de Ciências Biológicas, Ciências Exatas e de Ciências Humanas, no Campus de Juiz de Fora. Com jornadas de 20h ou 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, os salários variam de R$ 2.072,77 a R$ 7.627,02.

Inscrição
As inscrições serão realizadas em 3 períodos nas secretarias das respectivas Unidades Acadêmicas (rua José Lourenço Kelmer, s/n, campus Juiz de Fora, Bairro São Pedro) das 9h às 12h e de 14h às 17h, até o dia 26 de novembro de 2012 ( 1° período). O formulário estará disponível no site www.concurso.ufjf.br e deverá ser impresso, assinado e entregue com o comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 150,00.

Se não houver inscritos, as inscrições serão reabertas para a classe de Assistente de 17 a 29 de janeiro de 2013 e, se situação persistir, novamente reabertas para a classe de Auxiliar, de 11 a 25 de março de 2013.

Prova
De acordo com o que consta em certame, haverá prova escrita, didática, de títulos e entrevista entre os dias 11 a 21 de dezembro de 2012 (1º período).

Caso haja o segundo e o terceiro períodos de inscrições, esta divulgação será feita a partir do início de cada período de inscrição, ou seja, a partir de 17 de janeiro e 11 de março de 2013.

Resultado
O resultado do concurso será publicado na página www.concurso.ufjf.br, no dia 15 de janeiro 2013. Caso haja o segundo e terceiro períodos de inscrições, o resultado será divulgado nos dias 05 de março de 2013 e 23 de abril 2013, respectivamente.

A comunicação e divulgação em geral dos atos relativos ao Concurso será publicado em www.concurso.ufjf.br.

Validade
O período de validade do certame será de 1 (um) ano, prorrogável por mais 1 ano, contado a partir da data de publicação da respectiva Portaria de Homologação, no DOU.

Missão Sal da Terra (MG) abre ProcessoSeletivo

A Associação beneficente de caráter filantrópico Missão Sal da Terra - UAI São Jorge, UAI Pampulha E UAPSF – Setor Sul, Minas Gerais, publicou edital (nº. 01/2011) para realização de Processo Seletivo. A seleção está oferecendo 96 vagas de nível técnico/superior. A remuneração pode chegar até R$ 1.069,30.
 
Serão reservadas às pessoas com deficiência, 10% das vagas totais existentes.

Inscrição
As inscrições poderão ser feitas na Reis e Reis Auditores Associados à Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG, das 09: 00 à 12: 00 e 13: 00 às 17: 00, ou via internet, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, no período de 19 a 30 de novembro de 2012. A taxa é no valor de R$ 40,00.

Prova
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prova Discursiva serão realizadas no dia 16 de dezembro de 2012, em locais e horários que serão divulgados no dia 11 de dezembro 2012, no quadro de publicações da MISSÃO SAL DA TERRA e nos sites www.missaosaldaterra.org.br, e www.reisauditores.com.br.

Os gabaritos oficiais serão disponibilizados no site www.reisauditores.com.br a partir das 16 horas do dia 17 de dezembro 2012, sendo que as provas ficarão disponíveis no endereço eletrônico citado até às 17 horas do dia 19 de dezembro 2012.

Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Leoberto Leal (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Leoberto Leal, estado de Santa Catarina, lançou edital Nº. 007/2012 de processo seletivo visando a contratação de 02 servidores em caráter temporário para o cargo de Médico - PSF, com carga horária de 40 horas semanais e salário de até R$ 9.423,08, para atuarem nos programas desenvolvidos pelo município e no Programa Saúde da Família.
 
O contratado que cumprir sobreaviso diário, de segunda a sexta-feira, por período das 17h00min de um dia às 07h30min do dia seguinte serão pagos R$ 1.870,00 e sobreaviso de final de semana, por período das 07h30min de sábado às 07h30min da segunda-feira seguinte, serão pagos R$ 1.670,00.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas entre os dias 12 de novembro e 11 de dezembro de 2012, na Prefeitura Municipal – Setor de Pessoal, localizada à rua Mainolvo Lehmkuhl, nº 20, município de Leoberto Leal, das 13h00min às 19h00min.
 
Não serão aceitas inscrições pelos correios, e-mail, fax, ou com falta de qualquer dos documentos exigidos.
 
Documentos necessários para inscrição: Carteira de identidade, CPF e Comprovante de residência.
Provas
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, às 09h00min com duração máxima de 3 horas, nas dependências da Casa da Cidadania, situada na Avenida Adolfo Scheidt, nº 326, centro, município de Leoberto Leal/SC.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal de Leoberto Leal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Jaguaraçu - MG abre Concurso Público

A Prefeitura de Jaguaraçu, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 01/2012 de Concurso Público de provas objetivas teóricas, e provas de títulos, além de provas práticas, dependendo do cargo, para provimento de 16 vagas, em cargos de níveis fundamental e superior. Os vencimentos vão até R$ 4.000,00 para carga horária de 04 a 40h semanais. O certame será executado pela empresa Máxima - Auditoria, Consultoria e Treinamentos Ltda.

Cargos
Advogado, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico ( Cardiologista, Clínico Geral,Ginecologista, Pediatra, Nutricionista, Odontólogo), Oficial Técnico I Motorista, Operador de Máquinas.

Inscrições
Período: 17 de janeiro a 17 de fevereiro de 2013.

* Via Internet: www.maximaauditores.com.br, das 08h00 do dia 17 de janeiro de 2013 até as 23:59h 17 de fevereiro de 2013.

* Presencial : Prefeitura Municipal de Jaguaraçu, Rua do Rosário, 114 - Centro - JAGUARAÇU / MG, das 12h00 as 17h00, exceto sábados, domingos e feriados.

Taxa
Advogado, Farmacêutico, Ginecologista - R$ 92,00
Enfermeiro, Fisioterapeuta, - R$ 78,00
Cardiologista, Odontólogo - R$ 59,00
Médico Clínico Geral - R$ 200,00
Pediatra - R$ 125,00
Nutricionista - R$ 52,00
Motorista, Operador de máquinas - R$ 46,00

Provas e Gabaritos
Práticas: 09 de março de 2013 / Escritas: 10 de março de 2013. Local e horário das provas a confirmar dia 25 de fevereiro de 2013 no quadro de avisos da Prefeitura e Site www.maximaauditores.com.br.

Os gabaritos oficiais das Provas Objetivas serão publicados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.maximaauditores.com.br, no dia seguinte ao da aplicação das provas escritas, às 09h00 horas.

Validade
O certame terá prazo de validade de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

COMARA publica edital de Processo Seletivo

O Presidente da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), lançou edital Nº.002/2012 de Processo Seletivo, objetivando a contratação de mão-de-obra temporária para preenchimento de vaga e formação de cadastro de reserva.

A seleção visa atender os projetos e obras de desenvolvimento de infraestrutura aeroportuária em cidades dos estados: Acre ( Santa Rosa do Purus, Rio Branco), Bahia (Salvador), Amazonas ( Estirão do Equador, Eirunepé, Yauaretê, Tunuí-Cachoeira, Humaíta, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Manaus), Roraima ( Surucucu) e Pará ( Monte Alegre e Belém).
 
Cargos
Nível auxiliar 1: Ajudante de estruturas metálicas, Auxiliar (cozinha, limpeza, manutenção predial, mecânico de autos, pintor de automóveis), Ferramenteiro, Servente de obras, Vigia, Bombeiro hidráulico, Borracheiro, Carpinteiro, Condutor maquinista fluvial, Contramestre fluvial, Cozinheiro Geral, Detonador, Eletrecista (predial, instalação de veículos automotores), Encarregado de Soldagem.

Nível auxiliar 2: Encarregado de usinagem em metais, Ferreiro armador, Funileiro de Véiculos (reparação), Garçom, Lixador de peças e metais, Lubrificador de Veículos automotores, Marceneiro, Marinheiro ( fluvial de convés, fluvial de máquinas), Mecânico ( de manuntenção de máquina em geral, manuntenção de veículos, máquinas pesadas), Mestre ( de obras, fluvial), Montador naval, Motorista de carro pesado, Operador ( betoneira, britador, caldeira, jato abrasivo, máquina perfuratriz, máquina recobridora de arame, máquina de construção civil e mineração, motosserra), Pedreiro, Piloto fluvial, Pintor de automóveis, Pintor de Obras, Prático de portos, Serralheiro, Soldador, Torneiro mecânico.

Nível intermediário: Almoxarife, Apontador de obras, Arquivista documento, Assistente administrativo, Laboratorista de solos, Programador de Sistema de Informação, Supervisor de construção naval, Técnico Agrícola, Técnico ( eletrecidade, gestão de meio ambiente, refrigeração, obras civis, saneamento, eletrônico, telecomunicações, contabilidade, manutencão de equipamentos de informática, secretariado, segurança do trabalho, florestal, naval), Telefonista, Topográfo.

Nível Superior: Contador, Engenheiro ( agrônomo, ambiental, civil, telecomunicações, eletricista, florestal, mecânico, naval, sanitarista, segurança do trabalho), Geólogo, Nutricionista, Psicólogo Organizacional, Secretária Executiva, Administrador, Administrador de RG, Analista de sistema, Arquiteto, Assistente Social.

Inscrição
As inscrições serão realizadas entre os dias 12 de novembro a 07 de dezembro de 2012 de segunda a quinta-feira, das 10:00 às 12:00 h e das 14:00 às 16:00 horas, nos seguintes endereços:
  • Destacamento de Apoio da COMARA em Manaus (AM) - Rua Rio Guamá, s/nº, 01 Vila Militar Rio Negro, Bairro Colônia Oliveira Machado;
  • Destacamento de Apoio da COMARA em Monte Alegre (PA) - Av. Presidente Kennedy, nº 1253 - Bairro Cidade Alta;
  • Destacamento de Apoio da COMARA em Tabatinga - Rua T-26, nº 1246, Bairro Aeroporto;
  • Destacamento de Apoio da COMARA em São Gabriel da Cachoeira - Av. Castelo Branco, nº 633, Bairro Fortaleza;
  • Sede da COMARA em Belém (PA) - Av. Pedro Álvares Cabral, 7115, Bairro Marambaia.
Não será cobrada taxa de inscrição.

Provas
O Processo Seletivo será realizado em duas etapas: análise documental e avaliação de saúde.

Validade
O certame será válido por um ano, prorrogável por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Campo Grande – MS abre concurso público

A Prefeitura de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, através da empresa FADEMS, publicou edital N° 03/01/2012 de concurso público para provimento de cargos do Quadro de Pessoal da Agência Municipal de Prestação de Serviços à Saúde de Campo Grande.
 
Haverá 100 vagas para os cargos de Agente de Combate às Endemias e Agente Comunitário de Saúde de nível fundamental, com salário de até R$ 642,96 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 40,00, estarão abertas, exclusivamente, no período de 12 de novembro a 10 de dezembro de 2012, através do site www.fadems.org.br.
 
Concurso Público será realizado, de acordo com as seguintes etapas:
- Prova Escrita: de caráter eliminatório e classificatório, para todos os candidatos inscritos;
- Teste de Aptidão Física - TAF: de caráter eliminatório, para os candidatos aprovados na Prova Escrita;
- Curso Introdutório: de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos do cargo de Agente de Combate às Endemias e aprovados no Teste de Aptidão Física - TAF.
 
Os locais e horários de realização das Provas Escritas constarão em Edital específico, publicado no Diário Oficial do Município - DIOGRANDE e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.capital.ms.gov.br e www.fadems.org.br.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data da publicação da sua homologação e, no interesse da Administração Municipal, poderá ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Vitória (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Administração - SEMAD, lançou edital n° 118/2012 de processo seletivo em caráter urgente. São ofertadas várias vagas de níveis fundamental e médio, com vencimento de até R$ 1.353,56.
 
Ficam reservadas 5% das vagas para os candidatos com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.
 
Cargos
Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico de Prótese Dentária.
 
As inscrições serão realizadas do dia 20 a 22 de novembro de 2012, das 09:00 às 17:00, no Guichê de Atendimento da Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro / Secretaria de Administração, situado no Palácio Municipal – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira.
 
O requerimento de inscrição encontra-se disponível no site - www.vitoria.es.gov.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise de documentação.
 
A validade do processo seletivo será de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério do município.

Edital / Publicações

Processo seletivo UFU (MG)

A Universidade Federal de Uberlândia - UFU, publicou os editais N°s 101 e 102/2012 de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 04 vagas para professores de nível superior, com salários de até R$ 7.627,02, mais auxílio alimentação no valor de R$ 304,00.
 
As inscrições do edital N° 102/2012, serão feitas na Secretaria do Instituto de Letras e Linguística, Bloco U, Sala 206, Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila, nº 2121 - Bairro Santa Mônica em Uberlândia/MG - CEP 38408-100. Telefones: (34) 3239-4162. E-mail: ileel@ileel.ufu.br, no períiodo de 27 de novembro a 11 de dezembro e 2012, no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, em dias úteis.
 
Já as inscrições do edital N° 101/2012, serão feitas na Secretaria da Faculdade de Matemática, Bloco F, Sala 120, Campus Santa Mônica, situado na Av. João Naves de Ávila. Nº 2121 - Bairro Santa Mônica em Uberlândia/MG. CEP 38400-902 Telefone (34) 3239-4156 e E-mail: famat@ufu.br, no período de 28 de novembro a 12 de dezembro de 2012, nos dias úteis, no horário de 8h às 11h e de 14h às 17h.
 
A taxa é de R$ 60,00.
 
O certame será realizado em duas etapas, compreendendo as seguintes avaliações:
I - prova escrita, valendo 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório;
II - prova didática, valendo 100 pontos, de caráter classificatório;
III - prova prática, quando couber, valendo 100 pontos, de caráter classificatório; e
IV - apreciação de títulos, valendo 100 pontos, de caráter classificatório (somente serão pontuadas as atividades didáticas e/ou profissionais na área específica).
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, prorrogável por igual período, no interesse da Universidade Federal de Uberlândia.

Concurso Prefeitura de São João do Sul - SC

A Prefeitura de São João do Sul, Estado de Santa Catarina, através da empresa Concursul, abriu edital N° 001/2012 de concurso público para o provimento do Quadro Permanente de Pessoal do Município de São João do Sul. O concurso tem o objetivo de ocupar 157 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.377,32, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de advogado, agente comunitário de saúde, agente de controle interno, assistente social, assistente técnico pedagógico, auxiliar administrativo, auxiliar administrativo escolar, auxiliar de biblioteca, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de ensino, auxiliar de serviços gerais da educação, auxiliar de serviços gerais I, auxiliar de serviços gerais II, contador, educador social, enfermeiro, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, farmacêutico, professor e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições serão exclusivamente pela internet, até às 18:00 horas do dia 04 de dezembro de 2012, através do site: www.concursul.com.br.
 
Taxas
Cargos de Nível Fundamental (completo e incompleto) R$ 50,00;
Cargos de Nível Médio R$ 80,00;
Cargos de Nível Superior R$ 100,00.
 
Provas
A prova escrita objetiva será realizada no Município de São João do Sul/SC, provavelmente, no dia 16 de dezembro de 2012, para todos os cargos que menciona, sendo que o candidato deverá comparecer munido da ficha de inscrição, sendo obrigatória à apresentação de documento oficial de identidade com fotografia.
 
Por questão de logística, os locais e horários das provas serão definidos através de Edital, o qual será publicado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São João do Sul/SC e no endereço eletrônico www.concursul.com.br no dia 11 de dezembro de 2012.
 
Gabaritos
O gabarito será disponibilizado no Mural Público da Prefeitura Municipal de São João do Sul e no site www.concursul.com.br no dia 16 de dezembro de 2012, juntamente com um exemplar de cada prova (este, apenas no site).
 
Validade
A validade do concurso será de 02 anos, permitida a prorrogação, uma vez, por igual período, nos termos do Art. 37, III, da Constituição Federal de 1988 c/c Art. 7º da Lei Municipal nº. 1.063, de 2002.

Edital / Publicações

UNIVASF abre concurso público

A Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, abriu edital N° 42/2012 de concurso público destinado ao provimento de 23 vagas para o cargo de professor efetivo, classes Assistente e Adjunto, nível I. Os salários vão até R$ 7.627,02.

As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 10 de novembro às 23h50min do dia 20 novembro de 2012, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 112,00 a R$ 117,00.

O concurso constará de:
-Prova escrita, valendo até 100 pontos, de caráter eliminatório;
-Prova de aptidão didática, valendo até 100 pontos, de caráter eliminatório;
-Prova de defesa de memorial, valendo até 100 pontos, de caráter classificatório;
-Prova de títulos, valendo até 100 pontos, de caráter classificatório.

As prova escrita poderá ser realizada no dia 9 de dezembro de 2012 no horário das 9h às 13h, no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 56.304-917 e ou e no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (http://www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 27 de novembro de 2012.

O concurso terá prazo de validade de até 1 ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

Prefeitura de Ipaba (MG) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo da Prefeitura de Ipaba, Minas Gerais. O certame tem como finalidade preencher 39 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 5.400,00, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Monitor de Biscuit, Monitor de Cabeleireiro, Monitor de Corte e Costura, Monitor de Pintura em Tecido, Monitor de Trabalhos Manuais, Monitor do Grupo 3ª Idade, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Monitor de Artes Cênicas, Monitor do Sisvan, Médico, Monitor de Dança, Monitor de Esportes e Orientador Social.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever do dia 21 a 30 de novembro de 2012, na Prefeitura Municipal de Ipaba – Av. José Rodrigues de Almeida, 212 – Centro – Ipaba - MG, das 12:00 às 17:30 horas ou através do site www.magnusconcursos.com.br.

Prova

A prova objetiva será aplicada na data provável 09 de dezembro de 2012, em local e horário que serão divulgados no site www.magnusconcursos.com.br, a partir do dia 06 de dezembro de 2012.
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 18 e 19 de dezembro de 2012 pelo candidato ou pelo seu procurador, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: Processo Seletivo Prefeitura Municipal de Ipaba - Edital nº 01/2012, o nome do candidato, número de inscrição e o cargo pleitado. O candidato, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento, com data de postagem até o dia 19 de dezembro de 2012, para a Prefeitura de Ipaba - processo seletivo 001/2012 - Av. José Rodrigues de Almeida, 212 – Centro – Ipaba – MG – CEP: 35.198-000.

Edital / Publicações

10 dispositivos de saúde para ficar de olho

Tecnologias móveis chamam a atenção, pois transformam o cuidado médico de maneiras inimagináveis, tornando a ficção científica em um fato. Os últimos dispositivos de saúde têm novas capacidades e são confortáveis.
 
Desde headsets que medem as ondas cerebrais até roupas que contêm sensores, o monitoramento pessoal de saúde é a nova onda do futuro. A ABI Research previu que até 2016 as vendas destes dispositivos atingirão a marca de mais de 100 milhões de aparelhos anualmente.
 
Também prevê crescimento no mercado que abrange dispositivos de monitoramento relacionados a exercícios, alcançado 80 milhões de dispositivos vendidos até 2016. Os dispositivos usados em nossas roupas são os que criam maiores expectativas, segundo IMS Research, o parceiro em pesquisas da Wearable Technologies e Theo Ahadome, analista sênior da IMS Research. “Há uma crescente evidência clínica do valor dos dados fisiológicos por meio dos dispositivos para o gerenciamento de doenças crônicas e monitoramento de pacientes pós-hospitalização.
 
Como resultado, um grande número de dispositivos médicos está se tornando usável, incluindo monitores de glicose, monitores ECG, oxímetros de pulso e monitores de pressão sanguínea”. A previsão de mercado para essas tecnologias em saúde “é de superar US$2,9 bilhões em 2016, contando com pelo menos metade de todas as vendas das tecnologias médicas”. Tecnologias como o BodyGuardian Remote Monitoring System da Preventive ou o Metria Wearable Technology da Avery Dennison estão inovando na área de repasse de dados do paciente para os médicos. Tecidos inclusos na AiQ Smart Clothing substituem a necessidade de sensores adicionais, ao incorporá-los diretamente nas roupas para a coleta de dados.
 
A tecnologia bluetooth é essencial em sistemas como do 9Solutions IPCS, que é usado para rastrear o movimento de pacientes idosos e enviar medições de saúde para os cuidadores. A BodyTel usa a mesma tecnologia para permitir que os pacientes enviem por meio de rede sem fio suas medições para os médicos.
 
1. O 9Solutions IPCS é um sistema de localização em tempo real (RTLS – real-time locating system) e plataforma de aplicação wireless Bluetooth, com base no SaaS (Software as a Service), que possibilita rastreamento em tempo real de pessoas e equipamentos. O sistema 9Solutions, que funciona com celulares, pode ser usado para proteger funcionários – médicos e outros que talvez precisem de assistência enquanto realizam seus trabalhos.
 
O sistema também tem como alvo os pacientes, que podem usar os produtos como um botão sofisticado de chamada de enfermagem. Residentes de instalações de assistência à vida, por exemplo, podem ser rastreados – e pedirem ajuda – em qualquer lugar que estejam enquanto usam o sistema conectado a um colar ou pulseira. O sistema pode notificar aos cuidadores se o paciente entrou em uma área insegura.
 
A tecnologia também pode salvar perfis de atividades pessoais para cada usuário e se acontecer algo de muito diferente da rotina, pode enviar automaticamente um alarme para os cuidadores. O sistema também funciona com campainhas tradicionais, mas é sua localização wireless e opção de monitoramento de atividade que o destaca. O produto ainda não está disponível para venda nos Estados Unidos.
 
2. A AiQ desenvolveu tecidos inteligentes para vários vestuários personalizados, incluindo uma sistema de monitoramento de sinais vitais em um camiseta. A camiseta BioMan tem “mangas inteligentes” que medem a taxa cardíaca, respiratória e temperatura da pele do usuário.
 
A peça pode ser personalizada para mediar a umidade da pele e sinais eletrofisiológicos, tais como eletrocardiogramas, eletroencefalogramas e eletromiografia.  A empresa vende outros jaquetas e vestuários “inteligentes”.
 
Por exemplo, a roupa SolarMan incorpora painéis solares capazes de recarregarem dispositivos eletrônicos dos usuários. A jaqueta CameraMan tem um câmera HD incorporada à esquerda do peito, e o pulôver ArmorMan tem estofamento que endurece com o contato para proteger o usuário.
 
3. O Metria Wearable Sensor é outra nova ferramenta com o objetivo de ajudar a mudança da indústria da saúde em direção à prevenção. Funciona assim: o usuário conecta o sensor, que utiliza um adesivo que não agride a pele; o sensor coleta os dados, como o número de horas de sono e respirações por minuto, então o sensor transmite por meio da rede sem fio um resumo dos dados para o dispositivo do usuário ou do cuidador, como um smartphone.
 
As possíveis aplicações para a tecnologia remota incluem, saúde e bem-estar, esporte e fitness e monitoramento cardíaco, segundo o fabricante Avery Dennison. O Metria Wearable Sentor Technology está disponível nos Estados Unidos.
 
4. Os produtos BodyTel oferecem a conveniência de diagnóstico em casa para pessoas que têm doenças crônicas ou simplesmente esperam evitar problemas de saúde realizando mudança de estilo de vida aconselhadas por seus médicos. Os dispositivos incluem um medidor de glicose no sangue, medidor de pressão arterial e escalas. Cada um deles tem um módulo Bluetooth incorporado que envia automaticamente as leituras para a estação base da casa ou celular do usuário.
 
A estação então envia os dados para uma database on-line segura usando uma conexão protegida de internet. Além disso, para visualizar os dados, os médicos têm a opção de ajustar um alarme sob condições pré-definidas; quando os dados excedem ou ficam abaixo de metas pré-definidas, o médico é informado. Isso permite que eles ajudem rapidamente no caso de um evento de hipoglicemia ou hiperglicemia de um paciente com diabetes, por exemplo. Os produtos estão disponíveis nos Estados Unidos.
 
5. A Danfoss PolyPower A/S trabalha no desenvolvimento e comercialização de sua tecnologia de polímero eletroativo, chamada de PolyPower. O primeiro projeto da empresa tem o foco em sensores de estiramento que medem de forma segura e com precisão o deslocamento em ou perto do corpo humano, como os movimentos de respiração, inchaço, postura e assim por diante.
 
Os sensores são feitos de PolyPower – o material Dielectric Electroactive Polymer (Deap) da empresa – combinado com conexões elétricas. O princípio capacitivo do sensor, segundo a empresa, dá alta precisão e repetibilidade, então ele pode ser integrado com tecidos e dispositivos usáveis. Isso o torna ideal para aplicações dentro da indústria médica e de esporte.
 
Além desse produto, a empresa oferece soluções OEM (Original Equipment Manufacturer) nos Estados Unidos.
 
6. O headset eletroencefalograma e adesivo de eletrofisiológicos da Imec fazem medidas de suas atividades cerebrais e do coração, respectivamente. Sua taxa cardíaca e dados acelerômetros 3D são armazenados no sistema ou enviados para um smartphone. A empresa também desenvolveu um protótipo headset de EEG wireless.
 
O sistema utiliza monitoramento de impedância (padrões de comparação estabelecidos; N. da T.) e atividades dos eletrodos para melhorar a qualidade de gravação do sinal do EEG, quando comparado as suas versões anteriores. Os dados são então transmitidos em tempo real para um receptor localizado até 16 km longe do sistema.
 
Os serviços desenvolvidos pelo sistema estão disponíveis nos Estados Unidos apenas como protótipos. A foto acima é de um usuário demonstrando o headset Imec EEG.
 
7. Segundo a empresa, o Moticon é o primeiro sensor palmilha sem fio e completamente integrado. A palmilha pode ser usada em qualquer sapato para medir os parâmetros de distribuição e movimento de pacientes e atletas. É usa para monitoramento diário do paciente, medidas de reabilitação e para análise de treinos em esportes.
 
O sensor palmilha, que é equipado com um firmware que se comunica com um software de PC por meio de pendrive, é fácil de usar e não exige formação especial. Em 2010, a Moticon ganhou o International Innovation Award (Prêmio de Inovação Internacional) como produto do ano na Ispo Sporting Goods Trade Fair.
 
O produto está disponível comercialmente, mas a distribuição nos Estados Unidos ainda está sendo trabalhada.
 
8. O Nuubo é uma plataforma de monitoramento cardíaco remoto e sem fio de nova geração. A empresa projeta, fabrica e vende várias tecnologias médicas para soluções de prevenção, diagnóstico e reabilitação cardíaca.
 
As ferramentas têm base em uma plataforma de monitoramento remoto de ECG que incorpora a propriedade de tecnologia biomédica e-textile, chamada BlendFix Sensor Electrode Technology.
 
O produto está disponível comercialmente nos Estados Unidos, mas sua distribuição ainda precisa ser determinada.
 
A figura acima é um exemplo do dispositivo Nuubo sendo usado para monitorar a taxa cardíaca de uma atleta.
 
 
 
9. O TmG-BMC permite que o usuário monitore a fadiga muscular enquanto se exercita usando um sensor de contração muscular (MC). O mais novo produto da empresa é seu sensor MC, que mede as mecânicas do músculo diretamente e seletivamente sob diferentes cargas e durante os exercícios.
 
Fornece feedback individual de músculos por velocidade de contração e relaxamento, bem como força produzida.
 
A avalição seletiva de músculos oferece uma nova abordagem para prevenção de lesões, monitoramento de reabilitação e treinamento de otimização principalmente no desenvolvimento de velocidade, segundo o fornecedor.
 
O produto está disponível nos Estados Unidos. A imagem acima é um exemplo de um sensor de 5mm.
 
10. A Preventice, uma desenvolvedora de aplicativos móveis de saúde e sistemas de monitoramentos remotos, recentemente anunciou seu BodyGuardian Remote Monitoring System (RMS), que recebeu clearance 510 (k) do FDA (Administração de Drogas e Alimentos). O sistema foi desenvolvido em colaboração com a Mayo Clinic e usa algoritmos para dar suporte remoto de monitoramento para pacientes com arritmias cardíacas. Permite que os médicos monitores as biometrias essenciais enquanto o paciente segue sua rotina.
 
Um pequeno sensor conectado ao peito do paciente coleta dados, incluindo ECG, taxa do coração e respiratório e nível de atividade. O dispositivo transmite os dados ao médico por meio de tecnologia móvel de telefone.
 
Esse monitoramento fornece uma conexão contínua entre os pacientes e sua equipe de cuidados. A imagem acima é do sistema BodyGuardian visualizado em vários dispositivos móveis, bem como o sensor usável.
 
Fonte SaudeWeb