Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Alongar realmente previne ou diminui o risco de lesões?

Quem pratica exercício, já deve ter ouvido falar várias vezes da importância de se alongar antes de fazer qualquer atividade. Porém, essa afirmação é controversa, dado que algumas evidências científicas não a apoiam.
 
Diferentes pesquisas já demonstraram que as pessoas que se alongam antes de fazer exercício não são menos propensas a se machucar do que aquelas que não alongam.
 
Em um desses estudos, o fisioterapeuta Rod Pope, da Universidade Charles Sturt, na Austrália, examinou mais de 2.600 recrutas do exército nacional durante seus treinamentos.
 
Ele descobriu que, embora fosse assumido que o alongamento agia na prevenção de lesões, não havia nenhuma evidência para sugerir que isso realmente aconteceu.
 
Por conta disso, Pope recomendou que o exército australiano não tornasse mais obrigatório o alongamento antes do exercício, porque pode ser uma perda de tempo.
 
Outra pesquisa feita por Daniel Pereles analisou se o alongamento era benéfico para corredores amadores, que gostam do exercício, mas não são atletas. 2.729 voluntários com pelo menos 13 anos de idade participaram do estudo.
 
As taxas de lesão no grupo que alongou e no que não alongou foram as mesmas: 16%. Os fatores de risco mais significantes para lesões foram histórico de lesão crônica ou lesões recentes nos últimos quatro meses, e índice de massa corporal (IMC – uma medida da gordura corporal baseada na altura e peso).
 
Além disso, os corredores que mudaram para ou abandonaram um regime de alongamento antes da corrida aumentaram o risco de se machucar.
 
Apesar desses resultados negativos para o alongamento, outros estudos focam nas vantagens que ele pode ter.
 
Com o alongamento, as pessoas podem se sentir melhores (mais relaxadas) e a prática pode de fato ajudar a preparar os músculos para o exercício em pessoas com certas condições.
 
Também, estudos defendem que a flexibilidade, além de ajudar seu corpo a atingir o nível de condicionamento físico ideal, pode até mesmo contribuir para livrar as pessoas de condições como artrite e doenças mais graves.
 
Muito apoiada cientificamente também é a afirmação de que ioga ou alongamento intenso podem aliviar o desconforto de pessoas que sofrem de dores crônicas nas costas.
 
Por fim, estudos sugerem que alongamento pode ser parte importante da rotina de exercícios na terceira idade, que mantém uma pessoa idosa com o mesmo condicionamento físico de um jovem.
 
Fonte Hypescience

Crianças sedentárias tendem a ir pior na escola

Na melhor das intenções, muitos pais procuram evitar que seus filhos pequenos saiam andando por aí e se machuquem. Contudo, o zelo excessivo pode atrasar o desenvolvimento físico da criança e, segundo estudo recente, até mesmo atrapalhar seu desempenho escolar.
 
Ao analisar 60 crianças de uma escola em Midlands Ocidentais (Inglaterra), o pesquisador Pete Griffin encontrou um vínculo entre sedentarismo e dificuldade de aprendizado: entre aquelas com menor maturidade física, 77% tinham fraco desempenho na escola.
 
As crianças passaram por 14 testes curtos, que incluíam ficar em pé usando apenas uma perna por três segundos e engatinhar a uma curta distância. Para a surpresa do pesquisador, algumas das crianças sequer haviam perdido os reflexos próprios de bebês e, além disso, 30% apresentaram sinais de imaturidade física e 42% tinham indícios de desenvolvimento tardio.
 
“O maior problema é que crianças não têm o mesmo tipo de desafio físico e criação que eles podiam ter há 40 ou 50 anos”, diz Griffin. “Há menos oportunidades para escalar, rolar, pular”.
 
Além da proteção excessiva de alguns pais, que preferem levar os filhos pequenos em carrinhos ou no colo ao invés de deixá-los caminhar por conta, outro elemento apontado pelo pesquisador é a exposição exagerada à televisão – que pode atrapalhar tanto o desenvolvimento físico quanto a capacidade de concentração da criança.
 
“[O conteúdo da] TV vem muito dividido e as crianças não se acostumam a se concentrar por longos períodos, e videogames vão de um estímulo a outro muito rapidamente”.
 
Griffin acrescenta ainda que a pressão dos sistemas educacionais atuais dá pouco espaço para alunos “atrasados”, o que pode agravar a situação das crianças com desenvolvimento tardio.
 
Fonte Hypescience

Tomar chá preto diminui o risco de desenvolver diabetes

Se você não dispensa uma xícara de chá preto diariamente, temos uma boa notícia para você. Pesquisadores afirmam que essa bebida pode reduzir o risco de desenvolver diabetes do tipo 2.
 
O chá contém componentes químicos chamados de flavonoides complexos, que protege as células do corpo de danos e inflamações.
 
Cientistas da Data Mining International, em Genebra, na Suíça, analisaram a quantidade de casos de diabetes do tipo 2 em relação ao consumo de chá em 50 países.
 
A Irlanda ficou no topo da tabela classificativa dos bebedores de chá, com aproximadamente 2 kg de chá por pessoa a cada ano, seguida pelo Reino Unido e Turquia. Na parte inferior da tabela, aparecem Coreia do Sul, Brasil, China, Marrocos e México, com consumo de chá muito baixo.
 
As populações dos países que bebem mais chá mostraram menores níveis de síndromes metabólicas, que incluem doenças cardiovasculares e diabetes do tipo 2. No entanto, o consumo de chá não mostrou uma forte associação com outras doenças estudadas.
 
Os níveis de diabetes do tipo 2 aumentou seis vezes ao longo das últimas décadas, e estima-se que o número de pessoas que sofrem da doença deverá subir de 285 milhões em 2010 para 438 milhões em 2030.
 
Fonte Hypescience

Pepsi lança refrigerante que “ajuda a emagrecer”

Extrapolando os conceitos de light e diet, a Pepsi lançou no Japão um refrigerante que, segundo a companhia, ajuda a emagrecer e a reduzir os níveis de “colesterol ruim” no sangue.
 
O “Pepsi Special” contém dextrina – carboidrato produzido a partir do amido. Estudos realizados com ratos sugerem que esse composto diminui os níveis de colesterol LDL no sangue e também reduz a absorção de gordura pelo corpo.
 
Ainda não foram divulgadas informações sobre a quantidade de outros componentes no refrigerante (como açúcar e xarope), mas a empresa pretende vendê-lo como uma bebida “saudável” e rivalizar com um produto similar lançado pela Coca-Cola no país, a Kirin Mets Cola, que também contém dextrina.
 
Não é a primeira vez que a empresa lança um refrigerante “diferente” no Japão: lá, tem Pepsi com sabor de pepino e iogurte e, para o Natal, será lançado uma com sabor de tangerina.
 
A Pepsi não informou quando (ou mesmo se) irá vender a bebida em outros países. A princípio, a ideia é ganhar espaço no mercado japonês de alimentos funcionais (que tem barras de chocolate que “ajudam a emagrecer” e coquetéis que “retardam o envelhecimento”).
 
Para Sue Baic, porta-voz da Associação Britânica de Dieta, as promessas do produto devem ser vistas com uma dose de ressalva. “Não vejo estudos que mostram que a dextrina funciona em humanos”, aponta. Como alternativa, ela faz a recomendação “clássica” de manter uma dieta repleta de frutas, verduras e grãos.
 
Fonte Hypescience

Crianças que apanham ou ouvem gritos dos pais têm maior risco de câncer e doença cardíaca

Um estudo da Universidade de Plymouth, em Devon (Reino Unido) concluiu que pais que batem em ou gritam com seus filhos os colocam em maiores riscos de desenvolver câncer, doença cardíaca e asma.
 
Segundo os pesquisadores, mesmo espancamentos e gritos não tão intensos podem ter as mesmas implicações para a saúde da criança a longo prazo do que abuso e trauma graves.
 
A suposição da equipe é que bater e gritar com as crianças causa estresse nelas. A ciência já provou que níveis elevados de estresse podem causar mudanças biológicas em um indivíduo, o que por sua vez podem levar a sérios problemas de saúde.
 
“Já é sabido que estresse precoce na forma de trauma e abuso cria mudanças de longo prazo que predispõem as pessoas a doenças mais tarde. Mas este estudo mostra que, em uma sociedade na qual o castigo corporal é considerado normal, seu uso é suficientemente estressante para ter os mesmos tipos de impacto a longo prazo”, explica o principal autor da pesquisa, Michael Hyland, do departamento de psicologia da Universidade.
 
O estudo
700 pessoas na Arábia Saudita participaram do estudo, sendo que 250 das quais eram saudáveis, e cada 150 restantes tinham câncer, asma ou doença cardíaca.
 
Os pesquisadores perguntaram se e quantas vezes elas tinham sido fisicamente ou verbalmente punidas como crianças.
 
O grupo com câncer era 1,7 vezes mais propenso a ter sido espancado quando criança, em comparação com o grupo saudável. O grupo com doenças cardíacas era 1,3 vezes mais propenso, e com o asma, 1,6 vezes mais propenso.
 
Castigo corporal
A forma de punição física é muito controversa. Há quem pense que as crianças podem receber castigos corporais, porque isso as educa, enquanto outros dizem que bater é um tipo de violência que só traz prejuízos (e que já foi ligado a diversos problemas comportamentais e de saúde mais tarde na vida) e na verdade não educa.
 
No mundo todo, os países divergem bastante quanto à legislação sobre esse ato. Por exemplo, na Suécia, a punição corporal foi banida em 1976. Desde então, quase 30 países fizeram legislação semelhante.
 
Já em outros países, como o Reino Unido, a punição corporal é proibida nas escolas, mas não em casa. Por fim, em outros locais, como os EUA, não há nenhuma proibição universal de punição corporal nem mesmo nas escolas.
 
Segundo uma pesquisa de 2010 realizada com 4.025 pessoas com mais de 16 anos em 11 capitais do Brasil, 70,5% dos brasileiros sofreram alguma forma de castigo físico quando jovens. Comparativamente, nos EUA, a porcentagem passa dos 90%, enquanto na Suécia fica em torno dos 10%.
 
Os cientistas do estudo atual afirmam que o uso de castigo corporal diminuiu globalmente, mas ainda é visto em 50% das crianças em todo o mundo.
 
Fonte Hypescience

Humanos estão perdendo capacidade intelectual e emocional

Há quem pense que as novas gerações estão mais estúpidas do que nunca. Embora seja difícil dizer com certeza se estamos mesmo ficando menos inteligentes, uma nova teoria, bastante controversa, afirma que os humanos estão vagarosamente, mas definitivamente perdendo capacidades intelectuais e emocionais.
 
Dr. Gerald Crabtree, da Universidade Stanford (EUA), baseou sua teoria no fato de que a inteligência “superior” humana (em relação a outros animais) foi resultado de uma enorme pressão evolutiva. A inteligência e comportamento humanos exigem, portanto, o funcionamento ideal de um grande número de genes.
 
Essa complicada rede de genes que supostamente nos dá a grande vantagem em relação a outros seres vivos é suscetível de mutações que, sem a manutenção de uma enorme pressão evolutiva, tendem a nos “emburrecer”.
 
Crabtree acredita que o desenvolvimento de nossas capacidades intelectuais e a otimização de milhares de genes de inteligência provavelmente ocorreram em grupos dispersos de povos, antes de nossos ancestrais surgirem na África.
 
Nessa época, a inteligência era crítica para a sobrevivência, por isso uma imensa pressão agindo sobre os genes necessários para o desenvolvimento intelectual levou a um pico da inteligência humana.
 
A teoria de Crabtree é que, a partir desse ponto, a inteligência humana provavelmente começou a lentamente perder terreno.
 
Depois da agricultura e, consequentemente, da urbanização, passou a haver menos seleção natural para os “mais inteligentes”.
 
Com base em cálculos da frequência com que mutações prejudiciais aparecem no genoma humano e no pressuposto de que 2.000 a 5.000 genes são necessários para sustentar nossa alta capacidade intelectual, Crabtree estima que dentro de 3.000 anos (cerca de 120 gerações) todos nós teremos sofrido duas ou mais mutações prejudiciais para a nossa estabilidade intelectual ou emocional.
 
Crabtree argumenta que a combinação de uma menor pressão seletiva e um grande número de genes facilmente afetados por mutações está “corroendo” nossas capacidades intelectuais e emocionais.
 
Porém, ele também argumenta que essa perda de inteligência é muito lenta e, a julgar pelo ritmo acelerado de descoberta e avanço da nossa sociedade moderna, tecnologias futuras poderão apresentar soluções para o problema.
 
“Acho que chegaremos a compreender cada uma das milhões de mutações humanas que possam comprometer nossa função intelectual, e como cada uma delas interage com umas as outras e com demais processos, bem como suas influências ambientais”, diz. “Então, seremos capazes de corrigir qualquer mutação no nosso organismo, em qualquer estágio de desenvolvimento. O processo brutal da seleção natural será desnecessário”, opina.
 
Fonte Hypescience

Porco é o melhor amigo do homem

Uma análise do genoma do porco publicada nesta quarta-feira na revista Nature, a mais completa já realizada, revela que o animal convive com o homem há 10 mil anos.
 
Os pesquisadores compararam o genoma do porco doméstico (sus scrofa domesticus) com dez raças de javalis presentes na Europa e na Ásia; e também com o genoma do homem, rato, cachorro, cavalo e vaca.
 
O porco e seu primo javali compartilham muitos pontos comuns com os humanos: adaptação, colonização de território, dano ao próprio habitat; domesticação e volta à vida selvagem em condições propícias...".
 
Os porcos também estão muito próximos do homem do ponto de vista anatômico e fisiológico, e já são utilizados para curar os humanos em cirurgias cardíacas (válvulas coronárias) e na produção de heparina (anticoagulante), além de seu potencial para o transplante de órgãos.
 
Os pesquisadores identificaram no porco um certo número de mutações genéticas relacionadas a enfermidades humanas, como obesidade, diabetes, Parkison e Alzheimer.
 
O porco pode se tornar um "modelo útil" para o estudo das enfermidades humanas e seu tratamento, explicou um dos pesquisadores, Alan Archibald, da Universidade de Edimburgo.
 
Os ancestrais do porco doméstico surgiram no sudeste asiático há entre 5,3 e 3,5 milhões de anos e emigraram progressivamente em direção à Europa. A comparação entre os javalis asiáticos e europeus revela uma separação há cerca de um milhão de anos, com diferenças genéticas que podem ser consideradas como subespécies distintas.
 
O estudo dos genes que conferem características próprias ao porco deve permitir compreender as circunstâncias nas quais foi domesticado pelo homem. Um dos exemplos é sua capacidade para comer o que o homem rejeita, apesar de o animal ter um elevado número de genes olfativos (1.301) e excelente olfato, o que indicaria um gosto diferente.
 
A análise do genoma mostra que os porcos têm genes codificadores para a recepção de sabores amargos para os humanos e que os genes ligados a alguns sabores doces são diferentes para o porco e o homem.
 
O porco também pode comer alimentos salgados considerados repugnantes pelo homem.
 
"Esta publicação é resultado de uma colaboração internacional de mais de 10 anos", destacou David Milan, chefe do departamento de genética animal do Instituto Científico de Pesquisa Agronômica (INRA).
 
Fonte R7

Entenda a anemia rara que levou o ex-jogador Alex Alves à morte

Hemoglobinúria paroxística noturna é causada por defeito na membrana das hemácias e dificulta produção de sangue pelo organismo
 
Morto na manhã desta quarta-feira (14), o ex-jogador Alex Alves, 37 anos, sofria de uma doença rara, a HPN (hemoglobinúria paroxística noturna). A rara anemia é causada por um defeito na membrana das hemácias e dificulta a produção de sangue pelo organismo.
 
A informação era de que o jogador sofria de leucemia desde 2007, mas na verdade o diagnóstico era da doença HPN. Ele chegou a passar por um transplante de medula óssea em 5 de outubro. Logo após a cirurgia, ele apresentou boa reação, mas passou a ter complicações que terminaram com a morte por falência múltipla dos órgãos.
 
A cerimônia fúnebre de adeus para o ex-jogador que passou pelo Vitória da Bahia, Cruzeiro, Palmeiras e o alemão Hertha Berlin, provavelmente ocorrerá no interior da Bahia.
 
 
Fonte R7

Unifesp recruta voluntários para pesquisa e tratamento em várias áreas

Restrição crônica de sono e incontinência urinária em adolescentes obesas são alguns dos temas
 
A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) oferece vagas para voluntários em pesquisas de tratamentos médicos e estudos científicos, segundo comunicado divulgado à imprensa.
 
São pesquisas para efeitos do exercício físico realizado em condição de altitude, restrição crônica de sono, incontinência urinária em adolescentes obesas, dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia, mulheres com ovários policísticos, entre outras.
 
A lista completa das áreas de pesquisa e as condições para os voluntários aderirem aos programas estão disponíveis no seguinte endereço: http://migre.me/bP16y.
 
Fonte R7

Mulher morre após ter aborto recusado e causa polêmica na Irlanda

Funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto
 
Uma mulher morreu em um hospital da Irlanda após ter seu pedido de aborto recusado pelos médicos.
A gravidez de Savita Halappanavar, de 31 anos, tinha passado dos quatro meses e ela pediu várias vezes aos funcionários do Hospital da Universidade de Galway para que o aborto fosse realizado, pois sentia dores fortes nas costas e já apresentava sintomas de um aborto espontâneo, quando a mãe perde a criança de forma natural.
 
Mas, de acordo com declarações do marido de Savita, Praveen Halappanavar, os funcionários do hospital disseram que não poderiam fazer o procedimento justificando "enquanto houvesse batimento cardíaco do feto" o aborto não era possível.
 
O aborto é ilegal na Irlanda a não ser em casos de risco real para a vida da mãe. O procedimento é tradicionalmente um assunto muito delicado no país cuja maioria da população é católica.
 
O que o inquérito aberto pelo governo irlandês deve averiguar é a razão pela qual a equipe do hospital julgou que a vida de Savita não estava em risco.
 
"Savita estava agonizando. Ela estava muito abalada, mas aceitou que estava perdendo o bebê", disse Praveen ao jornal The Irish Times.
 
"Quando o médico veio na segunda-feira pela manhã, Savita perguntou se, caso eles não pudessem salvar o bebê, poderiam encerrar a gravidez."
 
"O médico disse: 'Enquanto ouver batimento cardíaco, não podemos fazer nada'", afirmou.
 
Savita morreu no dia 28 de outubro e uma autópsia realizada dois dias depois concluiu que a causa da morte foi septicemia (infecção generalizada).
 
Praveen Halappanavar levou o corpo de volta ao país natal do casal, a Índia, para o funeral.
 
O Hospital da Universidade de Galway informou que vai realizar uma investigação interna e afirmou que não pode comentar casos individuais, mas vai cooperar com o inquérito sobre a morte de Savita.
 
O Serviço de Saúde da Irlanda também lançou uma investigação a respeito da morte da paciente.
 
Fonte R7

Arma que dispara choque pode matar, alerta cardiologista

Chamado de taser, 'pistola' tem como objetivo paralisar a pessoa e não atacá-la
 
Apesar de o taser integrar a categoria de arma não letal, o cardiologista Dr. Sérgio Timerman, diretor do Laboratório de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), discorda:
 
— São armas menos letais, mas se mal utilizadas podem matar.
 
De acordo com o médico, sua descarga elétrica tem potencial para paralisar o sistema neuromuscular bloqueando os sinais que o cérebro transmite para o corpo. Dessa forma, a pessoa atingida fica imobilizada por cinco segundos e cai no chão.
 
— Apesar de não ser possível dizer quantos choques o organismo aguenta, vale ressaltar que esta descarga elétrica pode causar mais problemas em uma pessoa drogada, alcoolizada ou com doença cardíaca do que em um cidadão saudável.
 
O Dr. Timerman acrescenta que até o momento não há comprovação científica dos danos causados diretamente ao coração, mas “sabe-se que o choque pode desencadear prejuízos, inclusive fatais, para um coração já doente”.
 
Ele avisa que os disparos jamais devem ser mirados no rosto, pescoço e tórax, exatamente por serem locais mais sensíveis. Se houver necessidade, a recomendação é que as ondas eletromagnéticas atinjam o dorso, as pernas ou o abdome.
 
— Além das queimaduras que o choque pode causar na pele, se ele atingir os olhos pode cegar o “infrator”. Sem falar nos ferimentos da própria queda.
 
Fonte R7

Propagandas sobre "junk food" são inimigas da dieta

Quando você se depara com uma propaganda de produtos "junk food" que numa tradução literal do inglês significa "comida lixo", designação para alimentos com alto teor de calorias, gordura saturada, sódio e açúcar você não sente uma imediata vontade de devorá-los?
 
Pois existe uma forte razão para isso, segundo pesquisa apresentada na reunião anual da Sociedade para o Estudo do Comportamento Ingestivo (SSIB), instituição que estuda o comportamento alimentar.
 
Tais produtos, apontou o estudo, atuam sobre o sistema de recompensa do cérebro, região que recebe e transmite ao organismo estímulos de prazer. Para chegar a essa conclusão a pesquisa avaliou 75 homens e mulheres que assistiram a um filme de 30 minutos, com períodos de intervalos em que eram exibidas propagandas de alimentos junk food, alimentos saudáveis e nenhum alimento.
 
Após a exibição os participantes analisaram o desejo por comida, onde detectaram um aumento da vontade de ingerir alimentos junk food. Já por alimentos saudáveis essa vontade não apareceu.
 
Houve também diminuição do desejo de comer quando as imagens de alimentos não foram apresentadas.
 
Portanto, se você precisa emagrecer, passe longe das redes fast food e simplesmente mude de canal quando essas propagandas forem exibidas.
 
Melhor do que comer alimentos gordurosos é ter um corpo saudável e sem gorduras em excesso, não é mesmo?
 
Fonte R7

Dividir os alimentos em pedacinhos ajuda a emagrecer

Truque alimentar provoca mais rapidamente a sensação de saciedade
 
Cientistas da Universidade Estadual do Arizona (EUA) estão propondo uma forma inusitada de provocar mais rapidamente a sensação de saciedade: cortar os alimentos em pequenos pedaços antes de consumi-los.
 
O truque alimentar que supostamente ajuda a emagrecer foi descoberto após um estudo realizado pelos pesquisadores da universidade e apresentado na reunião anual da Society for the Study of Ingestive Behavior, realizada em Zurique, na Suíça.
 
A equipe monitorou 300 estudantes de ambos os sexos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro recebeu um pão inteiro tipo baguete coberto com cream cheese e o segundo o mesmo alimento, só que dividido em quatro partes. Adivinha qual grupo comeu toda a guloseima? O que recebeu o pão inteiro.
 
Tanto que, 20 minutos depois do lanche, diante de uma refeição completa, o grupo que recebeu o pão fatiado comeu muito menos a refeição oferecida.
 
A conclusão que os estudiosos chegaram é que, quando se come os alimentos divididos em pequenos pedaços, se tem a sensação de estar ingerindo uma maior quantidade de comida. Novas pesquisas serão realizadas sobre o assunto. Enquanto o resultado não chega, não custa nada você testar a dica.
 
Fonte R7

Fratura de quadril provoca mais mortes entre idosos

No Brasil, estimasse que 100 mil casos aconteçam por ano
 
O aumento de vida nos idosos não foi capaz de evitar um perigo que provoca mais mortes na população de terceira idade: a fratura no quadril. Tanto que, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já considera o índice de casos um problema de saúde pública. No Brasil, estimasse que 100 mil casos aconteçam por ano.
 
A lesão ortopédica, também denominada fratura do fêmur proximal, é comum em pessoas de idade avançada, derivada do processo natural de envelhecimento e da osteoporose, que afeta os ossos, a agilidade e o equilíbrio. O mais comum é ocorrer durante quedas em ambientes domésticos, mas problemas na postura e na marcha da caminhada também podem provocar acidentes.
 
Quando ocorre a fratura no quadril, o tratamento é cirúrgico, com fixação de parafusos, pinos, hastes, placas, ou com colocação de prótese de quadril. A reabilitação é feita com fisioterapia, mas depende muito da qualidade do osso. Normalmente é mais lenta em pessoas mais velhas, podendo vir a comprometer órgãos como pulmões, coração e rins e levar a morte.
 
Para prevenir o problema é preciso adequar o ambiente doméstico a pessoa idosa, retirando todo o objeto que possa representar perigo de queda, como tapetes, fios, escadas. Procurar instalar suportes de apoio no banheiro e pisos antiderrapantes. E, principalmente, realizar tratamento de combate a osteoporose.
 
A prática de exercícios físicos também é indicada, pois eles trabalham a musculatura e fortalecem a região dos quadris.
 
Fonte R7

“Couve-flor” de Geisy Arruda pode trazer desconforto na relação sexual

Hipertrofia dos pequenos lábios vaginais é corrigida com cirurgia que busca reduzi-los e deixá-los cobertos pelos grandes lábios
 
A cirurgia íntima a qual a atriz Geisy Arruda foi submetida no último dia 6 tem sido cada vez mais procurada.

A operação que tem fundo puramente estético busca corrigir a chamada “hipertrofia dos pequenos lábios vaginais”, que não causa disfunções para a saúde da mulher.

O único inconveniente, explica o cirurgião plástico Dr. José Horácio Aboudib, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, é os lábios avantajados gerarem desconforto durante a relação sexual.
 
— A hipertrofia dos pequenos lábios não causa nenhum problema funcional para a mulher, exceto algum desconforto durante o ato sexual, quando o excesso de pele pode acabar entrando. A ninfoplastia, como é chamada essa operação, é realizada com grande frequência e tem como objetivo reduzir os pequenos lábios para deixá-los cobertos pelos grandes lábios, que é a anatomia normal.
 
Segundo o especialista, biologicamente é como se os pequenos lábios fossem o prepúcio (pele que cobre a cabeça do pênis) no homem. Mas, enquanto a circuncisão (que retira o prepúcio) é feita também por questões higiênicas, uma vez que sem a pele excedente fica mais fácil manter a região limpa, a ninfoplastia também ajuda na higiene íntima, mas não é a principal razão pela qual é buscada. A hipertrofia dos pequenos lábios pode levar ainda a um traumatismo com a calcinha e deixá-los machucados com mais frequência, o que aumenta as chances de micoses como a candidíase.
 
Procedimento
A cirurgia plástica feita na genitália feminina é simples e dura de uma hora a uma hora e meia. A paciente é submetida à anestesia peridural, sob a qual a pessoa fica acordada. A recuperação é tranquila e a cicatrização, rápida. Geisy, por exemplo, poderá voltar a ter relação sexual dentro de dois meses.
 
 

— O que costuma aparecer e ficar meio ‘penduradinho’, e deixa as pessoas ficam com vergonha, ‘some’ depois da operação.
 
Segundo o médico especialista, tem havido maior procura pela cirurgia de sete anos para cá. O motivo? Segundo ele, trata-se do fato de as mulheres estarem perdendo o medo de falar sobre o assunto:
 
— Tive uma paciente que foi modelo e havia feito lipoaspiração e cirurgia de mama comigo. Ela ficou um tempão vindo aqui, sem ter coragem de falar sobre essa hipertofria dos pequenos lábios. E, até então, só havia transado com as luzes apagadas.
 
Foi o caso de Geisy. Antes de procurar fazer a cirurgia íntima, ela sentia muita vergonha, contou a atriz do programa Escolinha do Gugu (Record) em entrevista ao R7 do dia 8/11:
 
— Era uma coisa que me incomodava muito. Eu não conseguia usar biquínis. Meus lábios vaginais eram muito grandes e ficavam com volume. Eu tinha vergonha durante as relações. Eu falava para o cara: “Não olha!”. Era feio e eu via que a das minhas amigas era diferente.
 
Mesmo que as mulheres hoje saibam que ter os pequenos lábios maiores é um problema que pode ser tratado, alerta o cirurgião plástico, é importante saberem que não existe um modelo a ser seguido:

— Nenhuma genitália é igual à outra. É como impressão digital: não há padrão.
 
Fonte R7

Humor: Exame de próstata

Sogesp descorda de remuneração na obstetrícia

“Se for mantido este entendimento do CFM as operadoras serão as únicas beneficiadas. As pacientes e os médicos serão prejudicados e haverá uma desestabilização do sistema”, diz presidente da Sogesp
 
A Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp) encaminhou nesta quarta-feira (14) ao Conselho Federal de Medicina (CFM) pedido de revisão do seu Parecer 39/12 aprovado em plenário em 08 de novembro, que trata da disponibilidade do obstetra para a realização do parto. O objetivo é que as operadoras não fiquem desobrigadas de pagar os honorários dos médicos credenciados pelo parto.
 
A disponibilidade prevê que o obstetra fique à disposição nas últimas semanas da gestação, por 24 horas, como se fosse um plantão à distância por tempo indeterminado, perdurando por dias e semanas, 24 horas por dia.
 
Os contratos de planos de saúde com cobertura obstétrica garantem a assistência pré natal, incluindo as consultas, os exames e o parto, mas não asseguram o direito da gestante escolher o médico para realizar o seu parto.
 
O Parecer do CFM declarou o direito de o obstetra fazer um contrato de honorários diretamente com a paciente por sua disponibilidade, mas entende que nesta hipótese a operadora não será obrigada a pagar os honorários do obstetra pelo parto.
 
Parecer da Sogesp na íntegra:
A SOGESP reconhece o mérito do CFM ter enfrentado a discussão que vem ocorrendo por todo o país e de reconhecer que a disponibilidade do obstetra é um serviço e por isso passível de remuneração, mas não concorda com a conclusão adotada pelo Conselho. De acordo com o Dr. César Eduardo Fernandes, presidente da SOGESP, “Lamentavelmente, se for mantido este entendimento do CFM, as operadoras serão as únicas beneficiadas. As pacientes e os médicos serão prejudicados e haverá uma desestabilização do sistema.”
 
Os Conselhos de Medicina do Paraná, de Mato Grosso do Sul e do Espírito Santo já se manifestaram no mesmo sentido da SOGESP admitindo a remuneração pela disponibilidade a ser definida com a paciente, paralelamente à remuneração pelo parto a cargo da operadora.
   
Ainda segundo o Dr. César, “a SOGESP acredita que o CFM irá rever o seu entendimento, pois se houve reconhecimento de que a disponibilidade e o parto são procedimentos distintos, não há que se falar em dupla cobrança. Acreditamos que houve um equívoco que será sanado.”
 
Fonte SaudeWeb

Medicina Chinesa: foco no doente e não na doença

Cerca de 70% dos tratamentos realizados pela Medicina Tradicional Chinesa se constituem pelo emprego das milenares Fórmulas Magistrais Chinesas. Nos EUA as FMC já se encontram regulamentadas pelo FDA
 
A milenar Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é composta de várias terapêuticas tais como Acupuntura, Fórmulas dos produtos da MTC, denominado de Fórmulas Magistrais Chinesas (FMC), massagens (tui na), exercícios (Chi Kung), alimentação.
 
Cerca de 70% dos tratamentos realizados pela MTC se constituem pelo emprego das milenares Fórmulas Magistrais Chinesas. Nos EUA as FMC já se encontram regulamentadas há vários anos pelo FDA e assim ocorre com vários países da Europa, etc.
 
Há alguns anos iniciamos um trabalho com a Anvisa afim de regulamentar os produtos da MTC ou seja regulamentar as FMC no Brasil.
 
Diferente dos medicamentos alopáticos, que de modo geral, seu mecanismo de ação, parte do princípio “antidoto contra a doença” produzindo efeitos colaterais. Já os produtos da MTC são calcados na teoria energética chinesa da busca do equilíbrio energético tratando assim o doente e não a doença.
 
O equilíbrio funcional, bioquímico e emocional é reflexo do equilíbrio energético.

Com as FMC conseguimos fortalecer e melhorar o organismo como um todo fazendo com que não ocorram efeitos colaterais desagradáveis.
 
*Dr. Paulo Varanda
Doutorando para USP
Membro do Conselho Nacional de Saúde – CIPIC SUS
Membro de CFF – GT PIC SUS
www.ibramec.com.br
 
Por SaudeWeb

Gestores do SUS poderão apresentar projetos de planos de cargos

Gestores têm até o próximo dia 30 para inscrever projetos de planos de cargos, carreiras e salários. Investimento do Ministério da Saúde chega a R$ 29 milhões
 
O Ministério da Saúde vai apoiar as secretarias de saúde dos estados e do Distrito Federal na implementação de projetos de planos de cargos, carreiras e salários e de melhorias das condições de trabalho no setor.
 
Os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) têm até o próximo dia 30 para inscrever as propostas por meio do site www.saude.gov.br/sgtes/carreiraedesprecarizacao.
 
“O objetivo do Ministério da Saúde é estimular gestores e profissionais a encontrarem, de maneira integrada, soluções inovadoras que possam melhorar as condições dos profissionais do SUS, evitando, por exemplo, a fragilização dos vínculos trabalhistas”, afirma o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales. Para estimular os estados nesta ação, o governo federal investirá R$ 29 milhões nos projetos – recursos previstos na Portaria 2.517.
 
Serão selecionados até 10 projetos, sendo R$ 5 milhões para três propostas de planos de carreira, cargos e salários de abrangência intermunicipal e/ou regional e até R$ 2 milhões para sete projetos de melhorias das relações e dos vínculos de trabalho. As propostas vencedoras contarão com apoio técnico e acompanhamento do Ministério da Saúde para a execução das medidas.
 
Os projetos serão avaliados por uma comissão formada por membros do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
 
PROGESUS
A melhoria das relações de trabalho no SUS é uma dos eixos do Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS (Progesus). Lançado em 2006, o programa tem como objetivo aprimorar os processo de trabalho e os setores responsáveis pela gestão do trabalho e da educação em saúde nos estados, municípios e no Distrito Federal. Entre as iniciativas desenvolvidas pelo programa está a Mesa Nacional de Negociação do SUS e a Elaboração do Inforsus (Sistema Nacional de Informações em Gestão do Trabalho).
 
Outro destaque do Progesus foi a qualificação de cerca de mil gestores, em todo o país, por meio de especialização em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde realizada pela Universidade Aberta do SUS (Unasus).
 
INOVASUS
O Prêmio Inova-SUS Carreira continua com as inscrições abertas até o próximo dia 25. A iniciativa vai premiar experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários pelas secretarias estaduais e municipais de saúde. Os sete ganhadores serão premiados com R$ 200 mil, montante que deve ser aplicados no setor de recursos humanos do respectivo órgão. Os gestores podem se inscrever por meio do site www.saude.gov.br
 
Fonte SaudeWeb

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) publicou edital N° 69/2012 de concurso público para provimento de 03 vagas docentes junto aos Centros de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Tecnológico. A remuneração será de R$ 2.072,77 para Professor Assistente - 20 horas e de R$ 7.627,02 para Professor Adjunto com regime de Dedicação Exclusiva.

Serão 02 vagas para jornada de 40 horas (Dedicação Exclusiva) e 01 para 20 horas junto nas áreas de Patologia Animal, Odontologia/Radiologia Odontológica e de Engenharia Mecânica/Mecânica dos Sólidos, Projetos de Máquinas, Elementos de Máquinas, Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos, Teoria do Mecanismo, Estática e Dinâmica Aplicada, Análise de Tensões, Fundamentos Gerais de Projetos das Máquinas e de Controle de Sistemas Mecânicos.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 22 de outubro a 20 de novembro de 2012 para efetuar inscrição nas respectivas secretarias e apresentar requerimento preenchido; Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado; cópia do RG; cópia do RG; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 250,00; e declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (esta última apenas para homens).

Haverá prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, entre os dias 7 e 14 de janeiro de 2013 conforme a área; prova de aptidão didático-prática, de caráter eliminatório e classificatório, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2013, conforme o cargo; prova de plano de trabalho, de caráter apenas classificatório nos dias 10 e 17 de janeiro de 2013, também conforme a função; prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no Curriculum Vitae, de caráter apenas classificatório, nos dias 11 e 18.

O certame terá validade pelo prazo de 02 anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Vitória (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Administração - SEMAD, lançou edital n° 118/2012 de processo seletivo em caráter urgente. São ofertadas várias vagas de níveis fundamental e médio, com vencimento de até R$ 1.353,56.
 
Ficam reservadas 5% das vagas para os candidatos com deficiência, cujas atribuições da função sejam compatíveis com a deficiência.
 
Cargos
Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Prótese Dentária e Técnico de Prótese Dentária.
 
As inscrições serão realizadas do dia 20 a 22 de novembro de 2012, das 09:00 às 17:00, no Guichê de Atendimento da Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro / Secretaria de Administração, situado no Palácio Municipal – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira. O requerimento de inscrição encontra-se disponível no site - www.vitoria.es.gov.br.
 
O processo seletivo será constituído de análise de documentação e a sua validade será de 18 meses, a partir da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo, lançou dois editais (nº 003/2012 e nº 004/2012) para realização de processo seletivo. A seleção é destinada a suprir vagas temporárias já existentes ou que vierem a existir na Rede Municipal de Ensino, durante o ano letivo de 2013. A remuneração é de até R$ 2.204,01, com jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor, Administrador, Agente de Serviços da Educação, Agente de Biblioteca Escolar, Ajudante Geral, Almoxarife, Analista de Sistemas, Auxiliar de Serviços da Educação, Auxiliar de Serviços Públicos Municipais, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Eletricista, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Marceneiro, Motorista, Nutricionista, Pedreiro, Pintor, Porteiro, Psicólogo, Servente de Obras, Técnico em Contabilidade, Técnico em Informática e Vigia.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 23 de novembro de 2012, através do site www.cachoeiro.es.gov.br.
 
O processo seletivo será realizado em etapa única, constituída de prova de títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
 
O processo seletivo terá validade de 01 ano ou enquanto durar a listagem de reserva técnica, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Editais

Concurso Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília - UNB, no Distrito Federal, divulgou através do Diário Oficial da União os editais Nº. 484, 485, 486, 487 e 488, de 18 de outubro de 2012, para realização de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 07 vagas para o cargo de Professor Assistente.
 
A remuneração para Professor Mestre será de R$ 4.837,66 e para Professor Doutor de R$ 7.627,02, com Dedicação Exclusiva.
 
De acordo com os editais, serão cinco oportunidades diretas para profissional com doutorado na Faculdade de Ceilândia, nas áreas de Fisioterapia - Atenção Básica, Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso e de Fisioterapia na função osteomioarticular; uma para o Departamento de Artes Visuais na área de História e Teoria da Educação em Artes Visuais e por fim, uma para a Faculdade de Planaltina na área de Ciências Sociais Aplicadas.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 23 de novembro de 2012, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br, mediante a utilização da senha fornecida pelo CESPE durante o processo de inscrição. As taxas variam de R$ 120,95 e/ou R$ 190,68.

A validade do certame será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFC 2012

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou edital N° 342/2012 de concurso público para a Carreira do Magistério Superior, na classe Professor Titular. A oportunidade é para trabalhar no Departamento de Odontologia Restauradora, Setor de Dentística - Materiais Dentários, por 40 horas semanais e remuneração de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão realizar suas inscrições de 24 de setembro a 22 de novembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 17h na secretaria do Departamento (rua Monsenhor Furtado, s/n, Rodolfo Teófilo, Fortaleza - CE). A taxa é de R$ 305,00.

A previsão é de que todos sejam avaliados por meio de prova de defesa de memorial, prova didática, ambas com arguição, e julgamento de títulos.

O prazo de validade do concurso será 01 ano, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do Resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

UFC abre processo seletivo

Divulgado o Edital 433/2012 que abre Seleção para Professor Substituto para o campus da Universidade Federal de Fortaleza. Em princípio, a vaga é para o setor de estudo Fundamentos e Psicologia Social, com jornada de 40 horas e a titulação exigidia é Doutorado na área.
 
As inscrições ficam abertas inicialmente nos dias 13, 14 e 16 de novembro de 2012, no horário de 08 às 11 e de 14 às 17 horas, no Centro de Humanidades - Departamento de Psicologia. O valor da inscrição é R$ 111,00 e a remuneração oferecida R$ 4.472,00.
 
Contudo, o processo de inscrição poderá seguir um cronograma alternativo: se for verificada a inexistência de candidatos, a inscrição será reaberta nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2012, automaticamente, exigindo-se título de Mestre, e, a persistir tal situação, ou seja, ausência de candidatos com título de Mestre, serão novamente reabertas nos dias 22, 23 e 26 de novembro de 2012, automaticamente, exigindo-se diploma de Graduação.
 
O edital também prevê que, se, ao término da Seleção para a qual tenham ocorrido as inscrições, verificar-se a inexistência de candidatos aprovados, a inscrição será reaberta uma única vez, automaticamente, por 03 (três) dias úteis, a partir do 2º dia útil subsequente à data da aprovação do resultado da Seleção pelo Chefe do Departamento interessado. Nesse caso, serão alterados os requisitos inicialmente previstos.
 
A seleção terá validade de 30 dias, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado da Seleção no Diário Oficial da União, prorrogável apenas uma vez por igual período.
O edital está disponível nos endereços www.srh.ufc.br (Setor de Recursos Humanos da UFC) ou http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=78&data=08/11/2012 (Diário Oficial da União)

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 518 vagas, a Prefeitura de Pacajus, cidade localizada a 51,1 km de Fortaleza, no Ceará, abriu as inscrições para o concurso público Nº. 001/2012. A iniciativa vai selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 a R$ 6.000,00, dependendo da função ocupada. Confira o edital.

Cargos

Professor, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bibliotecário, Cozinheira, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação e Tributos, Fiscal de Comércio Ambulante, Fiscal Ambientalista, Fonoaudiólogo, Gari, Gestor Ambiental, Guarda Municipal, Guarda-vidas, Médico, Maqueiro, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.

Inscrição e taxa

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 05 de dezembro de 2012, no site do INGA - www.ingagestao.org.br e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. A taxa será cobrada em função do nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido:
 
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.

Prova

O concurso público será composto de prova de conhecimentos e/ou títulos. As provas de conhecimentos serão realizadas em locais e horários especificados no edital complementar e no cartão informativo que será divulgado no site do INGA (www.ingagestao.org.br) e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE.
 
A avaliação de títulos, a ser realizada apenas para os cargos do Magistério, terá caráter apenas classificatório e ocorrerá após a realização da prova de conhecimentos, com até 3 dias de antecedência.

Validade

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Pacajús.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Iguatu - CE

A Prefeitura de Iguatu, Estado do Ceará, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 915 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 5.700,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de agente do bem - programa agente do bem, auxiliar de serviços gerais, bombeiro hidráulico, calceteiro, costureiro, cozinheiro, magarefe, merendeira, pedreiro, agente de saúde - PSF, agente de controle de endemias, eletricista, facilitador de dança, artes e capoeira, médico, professor e demais cargos.

Taxas
R$ 60,00 para os cargos de nível fundamental;
R$ 80,00 para os cargos de nível médio e técnico;
R$ 120,00 para os cargos de nível superior.

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.promunicipio.com, no período compreendido entre às 10h do dia 22 de outubro a 30 de novembro de 2012, observado o horário local.

Provas
As provas escritas para todos os cargos do concurso serão realizadas no dia 23 de dezembro de 2012, no horário e nos locais a serem divulgados oportunamente. O gabarito será divulgado na data prevista de 23 de dezembro de 2012.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

UNIVASF abre concurso público

A Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, abriu edital N° 42/2012 de concurso público destinado ao provimento de 23 vagas para o cargo de professor efetivo, classes Assistente e Adjunto, nível I. Os salários vão até R$ 7.627,02.

As inscrições serão realizadas das 8 horas do dia 10 de novembro às 23h50min do dia 20 novembro de 2012, exclusivamente pela internet no endereço eletrônico (www.concurso.univasf.edu.br), observado o horário de Brasília-DF. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 112,00 a R$ 117,00.

O concurso constará de:

-Prova escrita, valendo até 100 pontos, de caráter eliminatório;
-Prova de aptidão didática, valendo até 100 pontos, de caráter eliminatório;
-Prova de defesa de memorial, valendo até 100 pontos, de caráter classificatório;
-Prova de títulos, valendo até 100 pontos, de caráter classificatório.

As prova escrita poderá ser realizada no dia 9 de dezembro de 2012 no horário das 9h às 13h, no Campus de Petrolina no endereço: Avenida José de Sá Maniçoba, s/n, Centro, Campus Universitário, Petrolina-PE, CEP 56.304-917 e ou e no Campus Juazeiro no endereço: Av. Antônio Carlos Magalhães, 510, Bairro Santo Antônio, Juazeiro-BA, CEP 48902-300. Os locais definitivos e os números das respectivas salas estarão disponíveis no endereço eletrônico da UNIVASF (http://www.concurso.univasf.edu.br), a partir do dia 27 de novembro de 2012.

O concurso terá prazo de validade de até 1 ano, contado a partir da data da sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período conforme a Lei 8.112/90.

Concurso SAMU Feira de Santana - BA

A Prefeitura de Feira de Santana, cidade localizada a 108 km de Salvador (Bahia), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar Processo Seletivo Simplificado para provimento dos cargos de profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). A seleção visa a contratação em caráter excepcional e terá validade de até dois anos, que podem ser prorrogados por igual período. Confira aqui o edital.
 
Ao todo, estão sendo oferecidas 110 vagas, distribuídas em cinco cargos - médico (17), enfermeiro (8), técnico em enfermagem (40), condutores (40) e assistente administrativo (5).
 
Inscrições
As inscrições serão iniciadas nesta quarta-feira (14) e prosseguem até o dia 28 de novembro de 2012. Os interessados em participar da seleção devem comparecer ao setor de Educação Continuada, na SMS, das 14h às 18 h, apresentar os documentos exigidos e preencher o requerimento de inscrição.
 
Seleção
O processo seletivo será composto por três etapas: avaliação objetiva dos currículos e suas provas documentais, segundo os critérios de pontuação e desempate; prova de aptidão física (exceto para os cargos de assistente administrativo) e entrevista semiestruturada.
 
De acordo com a coordenadora do Samu, Maíza Macedo, a contratação de mais profissionais visa atender a regionalização do serviço, que será prestado em 28 municípios que compõem a microrregional. "Com a regionalização do Samu, que está por acontecer, o serviço será fortalecido e atuação mais abrangente. Novas unidades móveis serão utilizadas para atender os chamados da população, o que implica a necessidade de uma equipe maior", pontua. As informações foram divulgadas pela Secom/PMFS.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, Estado de São Paulo, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas para o preenchimento de 12 vagas nos cargos de Médico ESF1 e Médico UBS, com salários variados de R$ 4.200,00 e R$ 6.850,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais. A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP.
 
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br de 14 a 25 de novembro de 2012.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.
 
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, a partir das 13h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
 
A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Coronel João Sá - BA

A Prefeitura de Coronel João Sá, Estado da Bahia, através da empresa CNCCONCURSOS, abriu edital N° 01/2012 de concurso público com objetivo de preencher 105 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 10.000,00 por carga horária de 20 a 40h semanais. Fica reservado o percentual de 5% do total de vagas para os candidatos portadores de deficiência em função compatível com a sua aptidão.

Cargos
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de motorista categoria "B" (05), motorista categoria "D" (06), operador de máquinas pesadas (06), guarda municipal (24) e gari (43);
 
No nível médio, os postos são para técnico em contabilidade (01), técnico de saúde (05) e auxiliar de consultório (10);
 
Já para o nível superior, há vagas nas funções de médico pediatra (01), médico clínico geral (01), médico clínico geral PSF (01) e enfermeiro (02).

Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais ficarão abertas até o dia 23 de novembro de 2012, no Município de Coronel João Sá /Bahia, no horário das 08:00 às 13:00 horas, na Praça Dr. Antonio Carlos Magalhães, 325, Centro, Coronel João Sá, Estado da Bahia, ou pela internet, no endereço eletrônico www.cncconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e de R$ 80,00 para cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas no município de Coronel João Sá, na data prevista de 16 de dezembro de 2012, em horário e local a serem publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da internet (www.cncconcursos.com.br), até o dia 11 de dezembro de 2012.

O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela CNCCONCURSOS até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova.

Edital / Publicações

Prefeitura de Videira (SC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Videira, Estado de Santa Catarina, publicou edital Nº 004/2012 para realização de processo seletivo objetivando a contratação de pessoal para atuar na Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social. As oportunidades são para os níveis fundamental, médio e superior, com remuneração de até R$ 2.855,60 com carga horária de 40 horas semanais.
 
Do total de vagas são reservadas às pessoas com deficiência, o percentual de 5% para cada um dos cargos objeto do presente processo seletivo.
 
Cargos: Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Motorista II - ambulância, Agente Administrativo II e Auxiliar de Serviços gerais.
 
Inscrição e taxa
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 13 de dezembro de 2102, pessoalmente, das 8h 30min às 11h 30min e das 13h 30min às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Antônio Ferlin, nº 550, Bairro São Cristóvão, Videira - SC, ou por procuração, pública ou por instrumento particular com firma reconhecida.
 
Prova
O certame constará de prova:
 
- Objetiva prevista para 16 de dezembro de 2012, na Escola de Educação Básica Municipal Paulo Fioravante Penso - Rua Saul Brandalise, nº 1656, Bairro Dois Pinheiros - Videira - SC, às 09 horas.
 
- Prática para o mesmo dia da primeira, no Ginásio Poliesportivo Medalhão - Avenida Constantino Crestani - Bairro Cidade Alta - Videira/SC, às 13 horas.
 
O resultado final será divulgado no endereço eletrônico: www.videira.sc.gov.br e www.diariomunicipal.sc.gov.br, no Mural do Município de Videira e no quadro de avisos do Pronto Atendimento Médico Ambulatorial - PAME 24 horas, a partir do dia 21 de dezembro de 2012.
 
A vigência do presente processo seletivo será de 01 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2013, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Santana do Ipanema - AL

Com a finalidade de preencher 402 vagas, a Prefeitura de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, abre inscrições para concurso público voltado à selecão de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
O certame oferece salário que varia entre R$ 650,00 a R$ 2.200,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos

Administrador, Analista Ambiental, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Contador, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil) Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Planejamento e de Ações em Serviços Público, Gestor em Controle Interno, Gestor em Recursos Humanos, Gestor em Tecnologia de Informática, Informação e Comunicação, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, PSF, Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Pneumologista e Psiquiatra), Músico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Professor (Ciências, Ed. Física, Ens. Religioso, Geografia, Historia, Inglês, Matemática e Português), Psicopedagogo, Relações Públicas, Secretário Executivo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo, Veterinário, Zootecnista, Agente Arrecadador, Assistente de Serviços Administrativo Educacionais, Assistente em Serviços Administração, Assistente em Serviços de Assistência Social, Assistente em Serviços de Saúde, Assistente Técnico em Turismo, Condutor Socorrista, Educador Social, Facilitador Social, Fiscal de Obras e Conduta, Fiscal de Tributos Municipal, Motorista em Serviços da Assistência Social, Motorista em Serviços de Ação Municipal, Motorista em Serviços de Saúde, Motorista Escolar, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Informação e Comunicação, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho na Saúde, Agente de Controle de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Sanitário, Auxiliar do Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços de Apoio a Assistência Social, Auxiliar de Serviços de Apoio à Saúde e Operador de Máquinas Pesadas.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 19h00min do dia 16 de novembro e 23h59min do dia 17 de dezembro de 2012.
 
O candidato que não tiver acesso a internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Associação Comercial de Santana do Ipanema, situada na Rua Coronel Lucena, nº 127, Centro, Santana do Ipanema/AL, no período de inscrição (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 10 de março de 2013, na cidade de Santana do Ipanema, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 05 de março de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir das 21 horas do dia 12 de março de 2013.
 
Os documentos devem ser apresentados em envelope e entregues no local indicado no edital de convocação para a prova de títulos, a ser publicado no dia 15 de abril de 2013.
 
Será permitido o envio dos títulos pelos correios, via sedex ou carta registrada, ambos com Aviso de Recebimento (AR), desde que o recebimento do envelope de correspondência na sede da COPEVE-UFAL ocorra no período de 16 a 18 de abril 2013. O envelope deverá ser remetido à sede da COPEVE-UFAL, situada no Campus A. C. Simões, na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP 57.072-970, Maceió, AL.
 
O resultado preliminar da prova de títulos será publicado até o dia 07 de maio de 2013, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.

Validade

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de General Sampaio - CE

No município de General Sampaio, estado do Ceará, a prefeitura lançou através do Diário Oficial dos Municípios extrato do edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva.
 
Cargos: Administrador Público, Assistente Social, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico/Bioquímico, Fonoaudiólogo, Médico (Plantonista e PSF), Nutricionista, Psicólogo, Veterinário, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Atendente de Posto de Saúde, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Informática, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Saúde Bucal, Guarda Municipal, Monitor de Informática, Técnico em Agropecuária, Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal, Motorista Categoria B / D, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Jardineiro e Professor (Educação Infantil, Series Iniciais do Ensino Fundamental, Ciências da Natureza (Matemática), Ciências Humanas (Geografia ou História), Educação Física, Linguagense Códigos (Língua Portuguesa), Língua Espanhola e Música).
 
Inscrições: serão realizadas, de forma presencial ou por procuração, no período de 19 a 30 de novembro de 2012 das 8:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas (exceto sábados, domingos e feriados), na Sede do Centro de Referencia da Assistência Social – CRAS, localizada na AV. José Severino Filho – Centro - General Sampaio/CE.
 
A data, local e horário de realização das provas objetivas serão divulgados, após o encerramento das inscrições, através dos sites www.serap.com.br, www.generalsampaio.ce.gov.br, Diário Oficial dos Municípios e nos órgãos da Prefeitura de General Sampaio.

Concurso Prefeitura de Maracás - BA

A Prefeitura de Maracás, Estado da Bahia, através da empresa MSM Consultoria, lançou edital N° 001/2012 de concurso público para o preenchimento de 28 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 1.467,70, com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de auxiliar técnico de enfermagem, bibliotecário, psicólogo e guarda municipal.

Inscrições e Taxas
As inscrições presenciais estarão abertas no período, compreendido entre 19 a 29 de novembro de 2012, das 08 às 12 horas nos dias úteis, no Centro de Convivência situado a Rua Dr. João Pessoa, S/N – Centro Maracás-BA. Será também admitida a inscrição via internet, através do endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br, até às 22:00h do dia 29 de novembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 50,00 e R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
Os cartões definitivos de inscrições dos candidatos inscritos no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Maracás-BA, estarão à disposição no site de inscrição a partir de 12 de dezembro de 2012.
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012 e poderão ser aplicadas das 08:00 horas às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas nas Escolas do Município de Maracás-BA, de acordo com a quantidade de inscritos.

Gabaritos e Validade
O gabarito será divulgado na data provável de 18 de dezembro de 2012 e o prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação.

Edital / Publicações

UEPG (PR) abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Ponta Grosa, (UEPG), Paraná, lançou edital n° 173/2012 de processo seletivo com a finalidade de preencher 14 vagas de Agentes Universitários temporários. As vagas são para candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.
 
São oferecidas oportunidades para Técnicos administrativo, estúdio e multimídia, manutenção-eletricista, manutenção marceneiro, gráfico, manutenção em equipamentos, projeto visual e editoração, laboratório), Auxiliar operacional-agropecuária, Oficial de manutenção-jardineiro, Auxiliar operacional (limpeza, atividades de ensino), Cozinheiro e Enfermeiro.
 
Os profissionais serão contratados para carga horária 40 horas semanais e o subsídio oferecido é de até R$ R$ 2.504,29.
 
Para participar, o interessado precisa efetuar a inscrição, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h, no período de 19 a 23 de novembro de 2012, pela Internet, no endereço eletrônico www.uepg.br, por procuração, onde deverá ser anexado documento assinado pelo candidato, com firma reconhecida, e entregues pessoalmente na PRORH, localizada no bloco da Reitoria (Avenida General Carlos Cavalcanti, nº 4748), ou através de procurador munido de competente instrumento com firma reconhecida.
 
A taxa de inscrição será no valor de R$ 50,00, para ensino fundamental e médio, e de R$ 80,00, para ensino superior.
 
O certame constará de provas escritas para todos os cargos e de títulos para a função de enfermeiro, sendo aplicada na data provável de 9 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano sem possibilidade de prorrogação.

FUNED abre processo seletivo

Foi publicado o edital n° 01/2012 de processo seletivo da Fundação Ezequiel Dias - FUNED, em Minas Gerais. O certame tem o objetivo de preencher 50 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, com salários que vão até R$ 2.182,95.
 
Cargos
- Nível Superior: AST I nas funções de Administrador - Comércio Exterior, Administrador, Biólogo, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico e Farmacêutico;

- Nível Técnico: TST II nas funções de Técnico em Eletrônica, Técnico Mecânica, Técnico em Biotecnologia, Técnico em Química e Técnico em Automação ou Técnico em Informática;

- Nível Médio: TST I e TST I nas funções de Auxiliar de produção e de Auxiliar de Controle em Processo.
 
A inscrição do candidato será efetivada por meio do preenchimento de formulário de currículo e questionário disponíveis no site eletrônico da Funed (www.funed.mg.gov.br), no período de 15 a 22 de novembro de 2012.
 
Etapas do Processo Seletivo
Etapa 1: inscrição no Webcurriculo
Etapa 2: Análise de Currículo
Etapa 3: Comprovação Documental
Etapa 4: Entrevista
Etapa 5: Classificação final: Consolidado da Pontuação
 
Todas as publicações serão feitas no sitio eletrônico da Funed: www.funed.mg.gov.br.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado a partir da data de divulgação da classificação final dos candidatos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da FUNED.

Concurso Prefeitura de Cascavel - PR

Foram divulgados os editais para realização de concurso público nº. 080/2012 e teste seletivo nº. 016/2012 da Prefeitura de Cascavel, Estado do Paraná. Os certames oferecem 780 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade, com remuneração de até R$ 12.679,08, lembrando que são reservadas 5% das vagas às pessoas com deficiência.

Cargos
Processo seletivo: Agente de Apoio;
 
Concurso: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Manutenção de Instalações, Auxiliar de Manutenção de Veículos, Auxiliar de Serviços Gerais, Carpinteiro, Coveiro, Eletricista, Eletricista de Veículo, Marceneiro, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Rodoviárias, Motorista I e II, Operador de Escavadeira Hidráulica, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá Carregadeira, Operador de Retroescavadeira, Operador de Trator de Esteira, Operador de Trator de Pneu, Pedreiro, Tratador de Animais, Zelador, Agente Administrativo, Agente Funerário, Atendente de Serviços em Saúde, Auxiliar em Saúde Bucal, Monitor de Biblioteca, Professor, Professor de Educação Infantil, Técnico Agrícola, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Engenheiro (Cartográfico e Civil), Fonoaudiólogo e Médico (Generalista, Infectologista e Pediatra; Médico Veterinário e Terapeuta Ocupacional).
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas do dia 19 a 30 de novembro de 2012 através do site www.cascavel.pr.gov.br ou pessoalmente, no 1º andar da Prefeitura de Cascavel, situada na Rua Paraná, 5000, Centro, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 10,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 20,00 e 30,00;
Nível superior: R$ 60,00 e 80,00.
 
Provas
A prova escrita para os cargos relacionados ao concurso público está prevista para ser realizada na data provável de 20 de janeiro de 2013. Já para os cargos relacionados ao teste seletivo serão realizadas provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012.
 
Os locais e horários das provas serão divulgados em edital, a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município e disponibilizado nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servi-dor/concursos-andamento.
 
Os candidatos aos cargos de Professor e Professor de Educação Infantil deverão apresentar os títulos no 1º andar da Prefeitura de Cascavel, situada à rua Paraná, nº 5.000, no mesmo período das inscrições, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 17h, em envelope aberto, sendo que após conferência da documentação, este será devidamente lacrado e assinado pelo candidato e pelo responsável do recebimento.
 
As datas, horários e locais de realização das provas práticas serão divulgados em edital a ser publicado no Órgão Oficial Eletrônico do Município, nos endereços eletrônicos www.saber.srv.br e www.cascavel.pr.gov.br/portal_servidor/concursos-andamento.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos e do teste seletivo de 12 meses, a serem contados da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração municipal.

Editais