Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 1 de dezembro de 2012

Primeiros Socorros: Picada de abelha

A abelha como outros insetos têm função na natureza e também sua forma de se defender dos predadores, a picada que é muito dolorosa.
 
As abelhas são insetos tão pequeninos e belos, mas podem ser bastante perigosos quando se sentem ameaçados, pois picam e seu veneno causa muita dor e para os alérgicos pode até causar a morte.
 
A abelha possui um aspecto diferente do marimbondo, já que ela quando pica libera o ferrão juntamente com seu veneno e ainda morre após alguns minutos da picada, já o marimbondo, além de não deixar ferrão, ele não morre após atingir a vítima com sua picada.
 
Ferrão
O ferrão é a única defesa das abelhas contra os predadores, fica na parte de seu abdômen em forma de espada e possui pequenas farpas que grudam na pele da vítima, desta forma a abelha não consegue retirá-lo e, por isso perde parte de seu abdômen junto e em no máximo trinta minutos ela morre. O ferrão possui uma bolsa acoplada em seu corpo e quando atingi a pele esta bolsa passa a liberar o veneno causando grande desconforto.
 
Veneno
É uma substância química produzida a partir de glândulas de secreção ácida e alcalina, conhecido também como apitoxina, é composto por açucares, histamina, água e aminoácidos.
 
O que fazer ao ser picado?
A atitude mais correta é eliminar o ferrão com o auxilio de uma pinça, ao removê-lo é preciso cuidado porque muitas vezes o veneno ainda não foi liberado por isso ao retira-lo o veneno pode ser liberado e causar mais dor. E a atitude mais correta e que maioria das pessoas acabam ignorando é a aproximação de uma superfície metálica no local da picada, (faca, tesoura, joia, etc.) isso mesmo o metal é capaz de catalisar a reação do veneno que possui moléculas de peptídeos, desta forma minimiza a dor. Permaneça com a superfície metálica por alguns minutos.
 
É fundamental lembrar que milhares de pessoas sofrem com reações alérgicas ao veneno da abelha e dos demais insetos, podendo até levar a morte se não houver os cuidados necessários, por isso o mais aconselhável ao notar a picada é procurar imediatamente ajuda médica.
 
Fonte zun.com.br

Anestésico natural presente na picada de abelhas é tão eficaz quanto a lidocaína

Abelha picandoProduto concentrado na mandíbula dos insetos alivia dor local em humanos e é menos tóxico que anestésicos convencionais
 
Pesquisadores do Centre national de la recherche scientifique (CNRS), na França, descobriram que as picadas de abelhas domésticas (Apis melífera) contém um anestésico natural conhecido como 2-heptanona (2-H).
 
A descoberta vai permitir que 2-H seja produzido comercialmente como um anestésico local, que oferece vantagem adicional de baixa toxicidade para os seres humanos e animais.
 
Várias hipóteses têm sido feitas sobre a função de 2-heptanona (2-H), composto presente em muitos alimentos naturais e em insetos, mas suas propriedades anestésicas eram desconhecidas.
 
Os resultados agora mostram que 2-H, secretado pelas glândulas da mandíbula das abelhas, pode paralisar pequenos artrópodes picados pelas abelhas, por até nove minutos.
 
Como uma cobra, a abelha pode usar suas mandíbulas para morder um inimigo e secretar a substância na ferida, paralisando-a. As abelhas podem então retirar o intruso de seu ninho.
 
Esta abordagem é particularmente eficiente contra os predadores e parasitas que são pequenos demais para serem picados e mortos com veneno. Mas este anestésico, que ajuda a repelir as pragas que atacam as colônias das abelhas também tem um enorme potencial na medicina humana.
 
Os investigadores compararam as propriedades anestésicas de 2-H com os da lidocaína, um dos anestésicos mais utilizados no mundo. Testes das duas substâncias em larvas de traça e em uma preparação isolada do nervo ciático de ratos mostraram que suas propriedades e modo de ação foram muito semelhantes: ambos bloquearam particularmente os canais de sódio. Além disso, a 2-heptanona parecia ser muito menos tóxico do que a da lidocaína.
 
Devido a ter uma toxicidade reduzida em comparação com os anestésicos clássicos, a equipe acredita que a substância natural vai ter várias aplicações na medicina humana e veterinária.
 
Fonte isaude.net

Fármaco para emagrecer pode provocar síndrome, aponta estudo

Estudo da Unicamp avaliou as mudanças do perfil lipídico de 20 mulheres com sobrepeso tratadas com o medicamento orlistate
 
Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o fármaco orlistate, o mesmo princípio ativo do xenical ou alli, indicado no tratamento da obesidade, provou que o medicamento pode alterar o perfil de ácidos graxos do organismo humano e que, em longo prazo, pode levar a uma síndrome caracterizada por esta deficiência.
 
O estudo, que envolveu 20 mulheres atendidas no Laboratório de Pesquisa em Metabolismo e Diabetes (Limed) do Gastrocentro, avaliou as mudanças do perfil lipídico das pacientes com sobrepeso tratadas com essa droga.
 
O orlistate diminuiu a absorção de ácidos graxos e, durante análise metabólica, promoveu algumas alterações no nível de ácidos graxos essenciais (aqueles que o organismo não consegue produzir) e outros metabólitos como o lactato (produzido após a queima de glicose para o fornecimento de energia, sem a presença de O2), além de uma ligeira redução de cálcio das pacientes investigadas.
 
Essas mulheres estavam na faixa dos 40 anos, num período pré-menopausa, com IMC entre 25 e 30. Conforme pesquisador Thiago Inácio Barros Lopes, elas foram escolhidas pelo fato de o sexo feminino ser o gênero que mais faz uso, no momento, de medicamentos para emagrecer.
 
O uso do orlistate, explica o autor, impede a absorção de gordura e também diminui a ocorrência de alguns compostos absorvidos com a gordura. O autor do estudo constatou então que o medicamento não interfere apenas no perfil lipídico, que envolve uma série de exames para determinar dosagens de colesteral total, HDL LDL E triglicerídios. Os seus efeitos vão para além da perda de peso, como a diminuição das taxas de colesterol.
 
Os ácidos graxos essenciais são blocos construtores de lipídios para todas as células do corpo, pois exercem funções como produção de energia, aumento do metabolismo e crescimento muscular, transporte de oxigênio, crescimento normal celular e regulação hormonal, entre outras. Com sua queda, as pessoas ficam mais sujeitas ao aparecimento de síndromes. Apesar disso, Thiago assinala que esse problema pode ser facilmente resolvido com a suplementação de nutrientes e com medidas para conter a diminuição do nível de cálcio.
 
Ao comparar o seu estudo com outros da literatura, o químico notou que a alteração no perfil lipídico de ácidos graxos, criada pelo orlistate, é similar à que ocorre com a dieta de restrição, onde o nível de gordura diminui. " O seu mecanismo de ação, já que não é absorvido sistemicamente e atua só no trato gastrointestinal como inibidor de lipases gástricas, realmente está correto" , admite Thiago.
 
Essa droga age no sistema digestivo impedindo que a gordura consumida seja absorvida pelo organismo e traga ganho de peso. Ela foi descoberta na década de 1990 e bloqueia a absorção de até 30% das gorduras ingeridas por meio da inibição da enzima lipase, responsável pela digestão das gorduras.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Coquetel do dia seguinte pode evitar infecção pelo HIV, mas estratégia é pouco difundida no País

É preciso passar por avaliação de risco antes de iniciar o uso do medicamento, diz especialista
 
Um tratamento disponível em serviços de atendimento especializado e em emergências de hospitais públicos de todo o país pode evitar a infecção pelo HIV em pessoas que passaram por algum tipo de situação de risco – como sexo desprotegido ou rompimento do preservativo.
 
A chamada profilaxia pós-exposição, também conhecida como coquetel do dia seguinte, tem como base uma combinação de três medicamentos antirretrovirais e deve ser iniciada até 72 horas após o evento considerado de risco.
 
O infectologista do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal, lembra que, até 2010, o tratamento era indicado apenas para casos de acidente entre profissionais de saúde (quando há exposição ao vírus), para vítimas de violência sexual e para casais sorodiscordantes (quando apenas um dos parceiros é soropositivo).
 
Atualmente, o serviço está disponível para toda a população. Segundo Hallal, é preciso passar por uma avaliação de risco, feita por um profissional de saúde, antes de iniciar o uso do coquetel, que deve ser mantido por um período de quatro semanas. Os efeitos colaterais, apesar de fracos, incluem náusea, vômitos, sensação de fraqueza e cansaço.
 
— O papel da profilaxia é tentar evitar que a pessoa se infecte com o HIV. Além disso, ela traz alguns outros ganhos, já que acaba atraindo as pessoas aos serviços de saúde, o que permite trabalhar também o diagnóstico, o aconselhamento e as estratégias de prevenção, de redução de risco e de vulnerabilidade.
 
O coordenador do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) no Brasil, Pedro Chequer, avalia que o coquetel do dia seguinte é uma estratégia pouco difundida no país.
 
— Falta informação. As pessoas não conhecem”, diz. “E, nesses casos, quanto mais rápido começar o tratamento, melhor. O ideal é que seja em menos de 48 horas.
 
Chequer alerta, entretanto, que a estratégia não pode se transformar em rotina e que as pessoas não podem abrir mão do preservativo. Trata-se, segundo ele, de uma medida de exceção, uma vez que não há 100% de eficácia no bloqueio ao vírus. “Não é uma vacina”, ressalta.
 
Dados do Unaids apontam aumento de novas infecções por HIV no Brasil entre mulheres jovens e gays jovens, sobretudo com idade entre 15 e 24 anos. Essa faixa etária, de acordo com o coordenador, precisa de uma abordagem de prevenção “continuada, objetiva e sem preconceito”, para que busquem os serviços de saúde quando houver necessidade.
 
— A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) recomenda que a educação sexual seja iniciada a partir dos 5 anos. No Brasil, isso acontece a partir dos 12 anos. Essa onda conservadora e forte preocupa, já que a necessidade é cada vez maior de abordarmos temas como a diversidade sexual.
 
Fonte R7

China: Soropositivos são vítimas da desinformação

Expulsos dos hospitais e marginalizados pela sociedade, esse é o retrato da vida dos soropositivos na China por causa da falta de informação em torno da doença, que atualmente atinge 780 mil pessoas no país e cujo número de infectados aumentou 8,6% este ano em relação ao anterior. "Durante muito tempo, não sabia que havia sido contagiada.
 
O governo não fornece as informações necessárias", conta Ma Guiheng, que, após perceber a doença que sofria, decidiu criar em 2005 uma ONG em sua província, Hebei (norte), para ajudar outras vítimas como ela.
 
Ma denuncia o desamparo que os doentes sofrem pela falta de informação e a pouca conscientização da população. "Se a primeira coisa que um médico, formado, faz é dizer a você que não têm quartos especiais para esse tipo de gente, depois põe uma máscara, luvas e não se atreve a tocar em você, o que o resto da sociedade vai fazer?", questiona Ma.
 
Apesar do aumento do investimento do Executivo chinês - elogiado recentemente pela ONU -, o desconhecimento em torno da aids faz com que inúmeras pessoas tenham qualquer tratamento negado em hospitais por serem portadoras do vírus da imunodeficiência humana (HIV), diante do medo de contágio.
 
A "desinformação" leva, além disso, a pagar custos "altíssimos" por qualquer pequena operação, sobretudo, no caso da cirurgia externa, destaca Ma. Yang Jingjing, diretora de uma organização que atende prostitutas em diversos distritos de Pequim, concorda com ela. "Há muita ignorância entre as pessoas.
 
Nós falamos com elas (as profissionais) e com os clientes, falamos sobre a aids e para que usem preservativo, mas a maioria não acha necessário", explica Yang, que conta que as moças sempre a contestam da mesma maneira: "Voltarei para casa, me lavarei bem, e pronto", dizem.
 
Outro grupo muito afetado é o dos homossexuais, que sofrem dupla discriminação no caso de contrair o vírus do HIV, por sua orientação sexual e por seu estado de saúde. "A sociedade ainda discrimina muito na China... E nesses casos se somam dois temas tabu", explica Wei Jiangang, do Centro LGBT de Pequim.
 
O Ministério da Saúde publicou que o aumento das infecções de HIV pode ser atribuído ao contágio entre homossexuais, segundo um relatório divulgado na quinta-feira, que indicava que 21% das novas infecções registradas de janeiro a outubro deste ano ocorreram em relações sexuais entre homens. "É preciso conscientizar o povo.
 
O governo investe muito em medicação, mas não em informação. É urgente abrir o debate", conclui Wei. Além da "censura", destaca Wei, referindo-se à proibição no país de exibir anúncios de preservativos na televisão pública.
 
A medida do governo mudou na última semana, às vésperas das comemorações do Dia Mundial de Combate à Aids, comemorado neste sábado, dia 1º de dezembro. O máximo defensor da luta contra a discriminação é o atual vice-primeiro-ministro, Li Keqiang, que em março de 2013 se tornará o novo chefe de Governo.
 
Li protagonizou nesta semana um incomum encontro com mais de dez ONGs chinesas, às quais deu seu apoio e prometeu "ter maior empenho" na luta contra a doença, após ser divulgado o aumento de janeiro a outubro deste ano.
 
O gesto de proximidade, por si pouco habitual em um político chinês, surpreendeu ainda mais por vir de Li, cuja carreira política é "manchada" por sua tentativa de encobrir o surto de aids registrado na província de Henan (centro) nos anos 1990, quando ele a governava. As consequências disso ainda estão vigentes.
 
Na quinta-feira, alguns dos afetados protagonizaram uma manifestação pelas ruas de Pequim para exigir ajuda do governo. Li também fez uma convocação "de urgência" ao Ministério da Saúde quando veio à tona que o tratamento havia sido negado a um doente de câncer em um hospital de Tianjin, norte da China, por ser portador do HIV.
 
Os gestos de Li foram percebidos por alguns veículos de imprensa do país como um indicador do novo rumo que a nova geração de líderes tomará.
 
No entanto, iniciando ou não uma nova era, o ceticismo diante de uma possível mudança continua sendo geral entre as ONGs, que consideram a recente atitude dos políticos "oportunista".
 
Fonte R7

Pesquisa afirma que ingerir muito refrigerante compromete as articulações

A osteoartrite ou artrose dos joelhos é uma doença crônica que, com o tempo, pode degenerar a cartilagem que fica entre os ossos da perna. Obesidade, idade avançada, acidentes que tenham comprometido o joelho ou o movimento de andar, além de histórico familiar podem aumentar os riscos da artrose.
 
Agora, uma pesquisa feita com quase 2.200 pessoas, diz que consumir refrigerantes em bases regulares pode ser mais um fator de risco para essa doença que causa dores e compromete a mobilidade, especialmente em idosos.
 
A progressão foi quase o dobro entre aqueles indivíduos que consumiam mais que cinco latas de refrigerante durante o período de uma semana.
 
“Os resultados falam por si só: mudanças nos padrões alimentares podem influenciar – nesse caso, positivamente – a progressão ou remissão de certas condições de saúde. Agora é cada vez mais possível fazer recomendações sobre a dieta sabendo que há potenciais implicações para determinadas doenças”, diz Bing Lu, o principal autor do estudo.
 
“No caso da artrose, o consumo de refrigerantes é prejudicial.”, afirma o pesquisador cuja pesquisa foi apresentada na plenária da reunião anual da Sociedade Americana de Pesquisa em Reumatologia e o resumo publicado no site da instituição.
 
Fonte O que eu tenho

Complexo de Adônis é cada vez mais comum nas academias

O Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), distúrbio caracterizado por distorção da autoimagem, não acomete apenas as mulheres. A versão masculina do TDC é conhecida como Complexo de Adônis, vigorexia ou dismorfia muscular.
 
Trata-se de insatisfação com a forma e o volume do corpo, quando o homem se percebe franzino e fraco por mais que adquira músculos. A preocupação frequente e excessiva de que não se esteja, ao mesmo tempo, suficientemente magro e musculoso leva à prática demasiada de exercícios físicos, com prejuízo da vida acadêmica, profissional e dos relacionamentos afetivos e sociais.
 
Aqueles que sofrem do Complexo de Adônis seguem dieta restritiva, com alto teor de proteína e que exclui totalmente a gordura. Utilizam suplementos nutricionais e praticam ciclos de esteróides anabolizantes, sempre aumentando as doses para alcançar o objetivo de desenvolver a musculatura em menor espaço de tempo, sem atentar para os riscos à saúde.
 
A preocupação com a imagem corporal torna-se obsessão, que leva a comportamentos repetitivos, que caracterizam compulsão, como checagem frequente com fita métrica, pesagem constante, verificações repetidas em frente ao espelho e comparação com outros homens que pareçam maiores ou mais musculosos.
 
É comum que o rapaz busque confirmação de suas preocupações junto às pessoas próximas, não se satisfazendo com as opiniões de que não há nada de errado com seu corpo.
 
Outros sintomas observados são insistência em se exercitar mesmo após sofrer lesões ou sentir dores resultantes do esforço exagerado; escolha de roupas pesadas ou que façam parecer maior, sobreposição de peças; evitação de situações sociais e recusa de comparecer a restaurantes ou reuniões pelo receio de abandonar a dieta; não frequentar praia, piscina, vestiário e se esquivar de situações onde deva expor o corpo.
 
A pressão por se alcançar sucesso e realização financeira e a necessidade de se destacar em um mundo cada vez mais competitivo, onde o ser humano vem se sentindo descartável pela banalização das relações e pela necessidade de superar, além dos outros, a si mesmo, fragilizam as pessoas e concorrem para o desenvolvimento de depressão, de ansiedade e, cada vez mais, dos transtornos alimentares e de distorção de imagem.
 
Afirmar a individualidade chega a ser ato de rebeldia numa época onde parece mais fácil se submeter às imposições de modelos.
 
Homens também sofrem pressão relativa a critérios estéticos, como barrigas “tanquinho”, corpos sarados e definidos. O ambiente familiar influi no desenvolvimento do transtorno, quando pais muito críticos e preocupados com a aparência, tanto deles mesmos quanto dos outros, podem incutir padrões estéticos incompatíveis na criança ou no adolescente, causando insegurança em relação à sua aparência.
 
Nem toda menina tem biotipo para ser alta e magra como a famosa top model. Nem todo menino pode ser fortão como o conhecido lutador.
 
Quero deixar claro que, mesmo ainda em menor número, mulheres também padecem de vigorexia. O TDC, em homens e mulheres, é causado por desequilíbrio químico no cérebro, além de fatores psicológicos, sociais e culturais.
 
As pesquisas em relação ao desenvolvimento da vigorexia na população masculina ainda precisam ser aprofundadas. Uma das dificuldades de diagnosticar e tratar o distúrbio em homens é cultural: eles tendem a não se abrir sobre sofrimento emocional e psicológico e são refratários a procurar ajuda. Os homens sofrem em silêncio.
 
Por Maria Cristina Ramos Britto,
 
Psicóloga com especialização em terapia cognitivo-comportamental
 
Fonte O que eu tenho

Uma semana: o suficiente para modificar o organismo e emagrecer?

Uma semana longe dos maus hábitos pode modificar metabolismo positivamente, afirmam pesquisadores americanos.
 
Mas não é apenas fazer uma ou outra substituição na hora das refeições. Os pesquisadores da Universidade de Thomas Jefferson chegaram a essas conclusões observando a resposta do organismo de participantes que ficaram uma semana em um spa, com uma dieta milimetricamente controlada e fazendo exercícios rotineiros.
 
A “terapia de choque” trouxe diversos ganhos para os participantes e os resultados foram publicados no periódico Integrative Medicine.
 
“Esse tipo de ‘programa de treinamento’ ou emagrecimento em locais como spas foram pouco estudados até hoje. Não tínhamos parâmetros sobre os efeitos físicos e psicológicos de uma rotina assim”, diz Andrew Newberg, principal autor do estudo piloto feito com um grupo de 15 indivíduos, mas que apontou um caminho que parece ser muito positivo para quem está lutando contra a balança.
O programa proposto pelo estudo de Newberg incluiu uma modificação na dieta diária, hidroterapia, ioga e meditação. Ao final do estudo a média de peso dos participantes – com idade entre 21 e 85 anos – foi de 3,6 kilos.
 
“Além disso houve redução do colesterol e pressão sanguínea”, diz o autor. “Do lado psicológico, o estresse, raiva, tensão, sensação de fadiga e sensação de confusão mental quando não está se alimentando – algo comum em algumas pessoas – também tiveram melhora significativa. Isso é importante, pois saúde física e mental andam juntas, especialmente quando falamos de controle do peso”, completa Newberg.
 
Agora os pesquisadores procuram saber qual o peso de cada uma das estratégias propostas na semana de estudo foi a a mais efetiva, ou qual o peso de cada uma no processo de emagrecimento. “Os spas têm alguns programas próprios para perda de peso. Mas queremos chegar a um denominador comum que possa ajudar as pessoas a identificarem o que realmente é melhor para elas. O que podemos afirmar é que uma semana é bastante eficiente para causar grandes melhoras na saúde e emagrecer de forma saudável e relativamente rápida”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Aids: sintomas e diagnóstico

Diarreia e perda de peso são os principais sinais da doença

Fonte Minha Vida

O que é a Aids?

Infecção se dá pelo vírus HIV e enfraquece as defesas do organismo

 
Fonte Minha Vida

Oito receitas com iogurte para comer a qualquer hora do dia

1. Bolo, frozen e até pão de queijo podem receber o ingrediente saudável

Bolo de Limão- imagem meramente ilustrativa
Bolo de limão com iogurte
Experimente esse lanche macio e delicioso, feito com adoçante culinário.

Ingredientes:
2 gemas
1 xícara (chá) de adoçante culinário em pó
4 colheres (sopa) de azeite de oliva espanhol
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de maisena
½ xícara (chá) de iogurte desnatado
6 claras
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

Modo de Preparo:
Bata por 3 minutos na batedeira as gemas com a metade do adoçante e o azeite de oliva (reserve 3 colheres das de chá). Sem parar de bater, adicione a farinha de trigo peneirada com o fermento e a maisena, alternando com o iogurte. Misture com cuidado 2 claras em neve. Com o azeite de oliva reservado, unte uma assadeira (22 cm x 22cm), enfarinhe e despeje a massa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 17 minutos ou até que enfiando um palito no bolo ele saia limpo. Retire do forno, desenforme e reserve. Coloque em uma panela o restante das claras e do adoçante. Junte o suco de limão e as raspas de casca de limão. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até aquecer. Retire do fogo, transfira para a tigela da batedeira e bata por 10 minutos ou até obter um merengue.

Montagem:
Arrume os pedaços de bolo nos pratos, cubra com o merengue e decore com raspas de casca de limão e folhas de hortelã.
 
 2. Iogurte com gelatina diet
Bebida leve inclui uma caixa de gelatina diet e uma unidade de iogurte desnatado.
 
1 caixa de gelatina diet
1 unidade de iogurte desnatado
Gotas de adoçante a gosto

Modo de preparo
Prepare a gelatina conforme instruções na caixinha, distribua em 5 taças e leve para gelar.
 
Quando estiver pronta, bata no liquidificador 1 taça com o iogurte e gotas de adoçante.
 
Beba gelado.

Valor calórico:  25cal/porção
 
3. Iogurte natural cremoso
 
Sobremesa prática para você acabar com o intestino preguiçoso.
 
Ingredientes
1 litro de leite integral;
1 pote de iogurte integral (consistência firme);
2 colheres (sopa) de leite em pó integral;
1 sachê de gelatina sem sabor. 

Modo de preparo
Ferva o leite e espere ele voltar à temperatura ambiente (até que ele fique morno). Ao atingir a temperatura correta, tire eventuais natas. No liquidificador, coloque esse leite morno, o iogurte, o leite em pó e o pó da gelatina. Bata até que fique bem homogêneo. Deixe abafado por 12 horas.

Coloque a vasilha em um local abafado, como dentro do micro-ondas desligado ou dentro de um isopor, enrolada em panos de prato. O ambiente deve manter a temperatura "morna" do recipiente por, no mínimo, 8 horas (o tempo ideal é de 10 a 12 horas) e você não deve mexer no iogurte durante a preparação. Depois, é só mexer bem e colocar para gelar em uma garrafa ou em potinhos individuais.

Fonte: nutricionista Thatyana Freitas, da clínica STESIS, em São Paulo.
 
4. Sorvete de mamão papaia com iogurte
 
Você não precisa evitar a sobremesa para ficar em forma.
 
Ingredientes:
2 mamões papaia (sem casca e sem sementes)
1 xícara (chá) de água quente
1/2 xícara (chá) de adoçante
1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de Preparo:
Corte o mamão em pedaços e coloque no liquidificador. Bata até obter um creme. Reserve 2 xícaras. Em uma panela, misture a água quente e o adoçante. Leve ao fogo até dissolver completamente. Acrescente o adoçante dissolvido ao mamão e misture bem. Leve para congelar por 4 a 6 horas, até firmar. Mexa de hora em hora para desmanchar os cristais de gelo. Transfira a mistura para o liquidificador. Adicione o iogurte e a baunilha. Bata até obter um creme liso. Congele.

Informações Nutricionais:
Rendimento: 8 porções
Valor calórico: 22 calorias por porção

Receita extraída do livro: A dieta do bom humor, Dra. Sônia Tucunduva Philippi - Editora Panda Books
 
5. Gelatina bicolor com creme de iogurte
 
Ótima sobremesa para os dias quentes, só com ingredientes magros.
 
Ingredientes
1 caixa de gelatina zero sabor abacaxi Taeq
1 caixa de gelatina zero sabor morango Taeq
1 iogurte light sabor amora e alecrim Taeq (170ml)
2 fatias de abacaxi em cubinhos
6 morangos orgânicos Taeq para decorar

Preparo
Prepare a gelatina de abacaxi conforme instruções da embalagem. Deixe esfriar. Distribua a gelatina em taças, preenchendo 1/3 da capacidade de cada taça. Leve à geladeira até começar a endurecer a gelatina. Prepare a gelatina de morango, deixe esfriar e distribua nas taças sobre a gelatina de abacaxi, sem encher totalmente a taça. Leve à geladeira para endurecer. Retire as taças da geladeira, cubra com o iogurte e decore com morangos e abacaxi.
 
Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Tempo de preparo: 20 minutos + tempo de geladeira

Esta receita é do site Taeq

Receita testada pelo Centro de Inovação do Grupo Pão de Açúcar
 
6. Frozen de iogurte com framboesa
 
Descubra como essa dupla forma uma combinação perfeita.
 
Ingredientes:
4 potes de iogurte natural desnatado
6 saquinhos de polpa de framboesa congelada
4 colheres (sopa) de açúcar
Frutas vermelhas e hortelã para decorar

Modo de Preparo:
Coloque o iogurte em um filtro de papel e deixe escorrer por 15 minutos para retirar o soro. Misture o açúcar e bata rapidamente no liquidificador ou com um batedor manual. Leve ao freezer por 2 horas. Retire do freezer e junte as polpas congeladas. Misture com uma colher oubata rapidamente no processador para dar um efeito marmorizado e leve ao freezer novamente por mais 30 minutos. Distribua em taças e decore com as frutas vermelhas e a hortelã. Sirva em seguida.

Informações Nutricionais:
Calorias: 193,81 kcal
Proteínas: 1,98g
Carboidratos: 34,64g
Gordura: 6,12g
Fibras: 4,83g
Cálcio: 31,90mg
Ferro: 0,87mg

Rende: 6 porções

Receita cedida pelo livro: Receitas para grávidas
 
7. Pão de queijo com iogurte
 
Faça essa delícia que tem apenas 115 calorias por porção.
 
Ingredientes:
1 copo de iogurte natural
3 ovos inteiros
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
500 g de queijo meia cura ralado
500 g de polvilho doce
Requeijão

Modo de Preparo:
Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes, junte em uma vasilha a mistura com o queijo e vá colocando aos poucos o polvilho. Amasse com as mãos e deixe-a que descanse por alguns minutos.
Faça bolinhas, coloque em assadeira sem untar e leve ao forno bem quente. Depois de pronto recheie com o requeijão.

Rendimento: 40 unidades

Valor calórico por unidade: 115 calorias
 
8. Molho de iogurte para saladas
 
Ele substitui os temperos industrializados e é mais saudável.
 
Ingredientes:
¼ de copo de iogurte natural
½ lata de creme de leite light
Sal, pimenta do reino e orégano a gosto
01 colher (café) de molho de soja

Modo de Preparo:
Em um recipiente plástico e resistente, junte os ingredientes do molho. Bata com o misturador multiuso por 5 minutos.
 
Tempere a salada. Sirva gelada

Rendimento: 02 porções

Calorias: 39 Kcal
 
Fonte Minha Vida

Aids: quatro em cada dez jovens dispensam uso de camisinha em relacionamento estável

Brasília - Quatro em cada dez jovens brasileiros acham que não precisam usar camisinha em um relacionamento estável. Além disso, três em cada dez ficariam desconfiados da fidelidade do parceiro caso ele propusesse sexo seguro. A conclusão é da pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids realizada pela Caixa Seguros com o acompanhamento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
 
O estudo ouviu 1.208 jovens com idades entre 18 e 29 anos em 15 estados (Rondônia, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Goiás) e no Distrito Federal. As mulheres correspondem a 55% da amostra e os homens, a 45%.
 
O estudo foi repassado à Agência Brasil para divulgação antecipada hoje (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A pesquisa será oficialmente divulgada na próxima segunda-feira (5).
 
Ao todo, 91% dos jovens entrevistados já tiveram relação sexual; 40% não consideram o uso de camisinha um método eficaz na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) ou gravidez; 36% não usaram preservativo na última vez que tiveram relações sexuais; e apenas 9,4% foram a um centro de saúde nos últimos 12 meses para obter informações ou tratamento para DSTs.
 
Os dados mostram que falta aos jovens brasileiros o conhecimento de algumas informações básicas, já que um em cada cinco acredita ser possível contrair o HIV utilizando os mesmos talheres ou copos de outras pessoas e 15% pensam que enfermidades como malária, dengue, hanseníase ou tuberculose são tipos de DSTs.
 
Em entrevista à Agência Brasil, o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, destacou que o grau de escolaridade dos jovens também influencia na adoção de atitudes e práticas responsáveis em relação ao sexo seguro. Outra constatação, segundo ele, é que ter pais ou profissionais de saúde como principais fontes de informação sobre sexo é um fator determinante para que os jovens adotem melhores práticas em relação a DSTs.
 
'Notamos que os jovens menos vulneráveis são aqueles que conversam com os pais sobre sexualidade e que têm maior escolaridade. Mas pouquíssimos conversam com os pais sobre isso e a maioria não está estudando, repetiu alguns anos na escola. Embora eles não percebam, essa vulnerabilidade em relação à aids existe e é latente', disse.
 
As recomendações feitas pelo estudo incluem maiores investimentos em conteúdos de qualidade sobre sexo e aids na internet; programas sociais que tenham a juventude como público-alvo e que envolvam a família dos participantes; estreitar laços com professores que trabalham com jovens, a fim de proporcionar algum tipo de formação ou capacitação para tratar temas relacionados a DST e aids; e massificar a informação de que existe uma relação direta entre o consumo de álcool e o aumento da vulnerabilidade dos jovens em relação ao sexo seguro.
 
'No lugar de campanhas massivas na TV e no rádio, precisamos de canais diretos na internet. Ela age hoje como um gancho muito forte e é necessário levá-la em consideração como uma ferramenta educativa, além de reforçar o papel dos pais, fonte de educação mais confiável, e dos profissionais de saúde. Muitas vezes, os amigos são a principal fonte de informação do jovem, mas isso não implica em um melhor nível de conhecimento', ressaltou o coordenador do estudo.
 
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que os brasileiros com idade entre 15 e 29 anos representam 40% da população, totalizando 50 milhões de jovens. Levantamentos do Ministério da Saúde mostram uma tendência de crescimento de novas infecções pelo HIV nessa faixa etária desde 2007, chegando a 44,35 registros para cada grupo de 100 mil pessoas.
 
Atualmente, entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus. A incidência da aids no país, em 2011, chegou a 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No ano passado, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença - a maioria nos grandes centros urbanos.
 
Fonte Agência Brasil

Prefeitura de Nova Santa Bárbara – PR

A Prefeitura de Nova Santa Bárbara – PR realiza concurso para provimento de 12 vagas

Inscrições:
Até 17 de dezembro pelo www.funtefcp.com.br


Valor:
R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 725,50 a R$ 3.477,50.

Provas:
Haverá prova objetiva, prova prática para Operador de Máquinas e prova de títulos para Professores de nível superior.

Cargos:
Fundamental - Operador de Máquinas;

Médio - Professor de 1º e de 2º padrão;

Superior - Professor de Línguas Estrangeiras, Professor de Educação Física, Engenheiro Civil, Médico Clínico Geral, Técnico em Desporto, Assistente Social e Psicólogo

Prefeitura de Leoberto Leal - SC

A Prefeitura de Leoberto Leal, Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de 2 vagas para Médico – PSF

Inscrições:
Até 11 de dezembro, no Setor de Pessoal da Prefeitura Municipal, Rua Mainolvo Lehmkuhl, nº. 20

Remuneração:
R$ 9.423,08

Prova:
Provas Escritas: 16 de dezembro

Prefeitura de Itaúba – MT

A Prefeitura de Itaúba – MT realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
De 21 de novembro a 5 de dezembro na avenida Tiradentes, nº. 295, Centro

Cargo:
Técnico de Enfermagem

Remuneração:
R$ 800,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Prefeitura de Imbituba – SC

A Prefeitura de Imbituba – SC realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 21 de novembro a 18 de dezembro pelo www.ibam-concursos.org.br


Valor:
R$ 70,00.

Cargos:
Contador, Educador do Creas, Médico Auditor, Médico Clínico Geral - ESF e Médico Clínico Geral – DST

Remuneração:
De R$ 1.470,24 a R$ 4.656,41

Provas:
Prova objetiva: 13 de janeiro

Prefeitura de Franco da Rocha - SP

A Prefeitura de Franco da Rocha - São Paulo realiza concurso para preenchimento de vagas para o Programa Farmácia Popular.

Inscrições:
Até 7 de Dezembro pelo www.viclamtreinamento.com.
br.

Cargos e vagas:
Farmacêutico Responsável: (01); Farmacêutico Auxiliar: (01); Assistente de Gestão: (01); Auxiliar de Gestão: (05)

Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal - SP

A Prefeitura de Espírito Santo do Pinhal, São Paulo, realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 12 de dezembro pelo www.noroesteconcursos.com.br


Valor:
R$ 16,70.

Cargo:
Farmacêutico

Remuneração:
R$ 1.524,80.

Provas:
Prova objetiva: 6 de janeiro

Prefeitura de Caxias do Sul – RS

A Prefeitura de Caxias do Sul – RS realiza concurso para provimento de 227 vagas

Inscrições:
Até 9 de dezembro pelo www.exatuspr.com.br


Valor:
R$ 30,00, R$ 40,00 e R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 1.066,61 a R$ 4.799,77

Provas:
Prova objetiva: 3 de fevereiro
Haverá prova de títulos para Professores; prova prática para Auxiliar de Infraestrutura e Operador de Máquinas e prova de esforço físico para Guarda Civil Municipal.

Cargos:
Fundamental - Auxiliar de Infraestrutura e Operador de Máquinas;

Médio - Auxiliar de Regulação, Auxiliar de Saúde Bucal, Eletricista, Mecânico, Secretário de Escola, Técnico em Agrimensura, Técnico em Contabilidade e Técnico em Informática;

Superior - Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Guarda Civil Municipal, Médico, Médico Angiologista, Cardiologista, Endocrinologista, Gastroenterologista, Hematologista, Infectologista, Nefrologista, Neurologista, Ortopedista e Traumatologista, Otorrinolaringologista, Pediatra, Pneumologista, Psiquiatra, Reumatologista, Urologista, Professor G3 AII para as disciplinas de Educação Artística, Estudos Sociais e Inglês e Programador.

Prefeitura de Bueno Brandão - MG

A Prefeitura Municipal de Bueno Brandão realiza seleção para preenchimento de 68 vagas

Inscrições:
De 7 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013 pelo www.consesp.com
.br

Valor:
R$ 30,00 e R$ 65,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 2.198,30

Cargos e vagas:
Nível Superior: Coordenador do CRAS (1), Dentista (1), Engenheiro Civil (1), Engenheiro-Agrônomo (1), Fisioterapeuta (1), Fonoaudiólogo (1), Médico Clínico Geral (2), Médico do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Médico Ginecologista (2), Médico Pediatra (2), Nutricionista (1), Professor (4), Professor de Educação Física (1), Técnico em Meio Ambiente (1);

Nível Médio: Auxiliar Administrativo de Saúde (1), Auxiliar de Dentista do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF) (1), Fiscal Sanitário (1), Monitor de Educação Infantil (2), Monitor de Telecentro Comunitário (5), Técnico em Higiene Dental (3);

Nível Fundamental: Agente Comunitário do Programa Saúde da Família (PSF) (5), Agente de Endemias (1), Auxiliar Administrativo (1), Auxiliar de Farmácia (1), Mecânico (1), Monitor de Transporte Escolar (5);

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais (9), Funileiro (1), Gari (1), Jardineiro (1), Lavador de Autos (1), Servente de Escola (3), Vigilante Municipal (8);Nível Alfabetizado: Auxiliar de Mecânico (1), Operador de Máquinas (2), Padeiro (1).

Provas:
Haverá prova objetiva, prova de títulos para Professor e Professor de Educação Física

Prefeitura de Barra do Corda - MT

A Prefeitura de Barra do Corda - MA realiza concurso para preenchimento de vagas

Inscrições:
De 30 de Novembro a 16 de Dezembro pelo www.fsadu.or
g.br/concursos e www.sousandrade.or.br/concursos

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro (20); Farmacêutico - Bioquímico (7); Fisioterapeuta (3); Coordenador Pedagógico - Supervisor Escolar (15).

Nível Superior - Professor Nível II - Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano:Ciências (20); Educação Física (13); Geografia (14); História (18); Língua Portuguesa (97); Matemática (74).
Nível Médio: Agente Administrativo (148); Agente Municipal de Trânsito (20); Auxiliar de Saúde Bucal (4); Guarda Municipal (20); Técnico em Edificação (2); Técnico em Enfermagem (30); Técnico em Radiologia (05).

Nível Médio - Professor Nível I: Educação Infantil - Curso de Nível Médio (Magistério) ou Curso Normal de Nível Superior ou Licenciatura em Pedagogia ou; Licenciatura Plena em Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (30).

Nível Médio - Professor Nível I: Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º ao 5º ano - Curso de Nível Médio (Magistério) ou Curso Normal de Nível Superior ou Licenciatura em Pedagogia ou; Licenciatura Plena em Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental (211).

Provas:
Haverá provas objetiva

Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca - AL realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 28 de dezembro pelo http://www.fapec-al.com.br


Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos e vagas:
Nível Fundamental Completo: Eletricista (01); Motorista CNH B (07); Motorista CNH D (08); Motorista Escolar CNH D (02); Operador de Máquina (01).

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais (40); Auxiliar de Serviços Gerais (08); Auxiliar de Vigilância Escolar (08); Coveiro (01); Jardineiro (01); Operador de Trator Agrícola (02); Pedreiro (01).

Nível Médio: Agente Administrativo (16); Agente Comunitário de Saúde PACS 07 (Tabuleiro) (04); Agente Comunitário de Saúde PACS 08 (Zona Urbana) (01); Agente Comunitário de Saúde PSF 02 (Alto dos Coelhos) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 04 (Quixabeira) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 06 (Estreito) (05); Agente de Arrecadação (01); Agente de Endemias (06); Almoxarife (01); Assistente Administrativo Educacional (08); Assistente de Bibliotecário (03); Auxiliar de Consultório Dentário (03); Auxiliar de Enfermagem (04); Digitador (13); Digitador (PD) (01); Guarda Municipal (10); Técnico de Enfermagem (01); Técnico em Nutrição (01).

Nível Superior: Assistente Social (05); Biomédico (01); Contador (01); Educador Físico (01); Enfermeiro (02); Enfermeiro (CAPS) (01); Enfermeiro para PSF (03); Engenheiro Civil (01); Farmacêutico (01); Fisioterapeuta (03), Fonoaudíologo (01); Médico Cardiologista (01); Médico Cirurgião Geral (01); Médico Dermatologista (01); Médico Endocrinologista (01); Médico Gastroenterologista (01); Médico Generalista (01); Médico Generalista para PSF (01); Médico Ginecologista Obstetra (01); Médico Laringologista (01); Médico Oftalmologista (01); Médico Ortopedista (01); Médico Pediatra (01); Médico Pneumologista (01); Médico Urologista (01); Médico Veterinário (01); Nutricionista (02); Odontólogo para PSF (03); Procurador (02); Professor de Educação Física (04); Professor de Ensino Fundamental I (41); Professor de Língua Inglesa (01); Professor de Matemática (02); Psicólogo (03); Psicólogo Escolar(01); Secretario Escolar (08).

Ministério Público do Acre

O Ministério Público do Acre realiza concurso para provimento de 150 vagas. Há vagas para Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Inscrições:
Entre 26 de novembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013 pelo www.concursosf
mp.com.br.

Valor:
R$ 109,00.

Áreas:
Administrativo (administração), controle interno (administração e contabilidade), documentação (arquivologia e comunicação social), educação (pedagogia), engenharia/arquitetura (arquitetura e engenharia civil), orçamento (administração e contabilidade), pericial (biologia, contabilidade, economia, engenharia florestal, engenharia civil, agronomia, arquitetura e informática), processual (direito), saúde (serviço social e psicologia) e tecnologia da informação (todas da área de TI).

Provas:
Haverá provas objetiva e de redação.

Hospital Geral Jesus Teixeira da Costa – Guaianases – SP

O Hospital Geral "Jesus Teixeira da Costa" – Guaianases – SP realiza seleção para preenchimento temporário de 6 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº. 1092, Guaianases, São Paulo.

Remuneração:
De R$ 1.993,02 a R$ 2.640,00.

Cargo:
Médico

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Estadual Américo Brasiliense – SP

O Hospital Estadual Américo Brasiliense – SP realiza concurso para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
Até 5 de dezembro pelo www.faepa.b
r

Remuneração:
R$ 1.245,75.

Valor:
R$ 10,00

Provas:
Prova objetiva: 19 de dezembro
Haverá Prova Prática

Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo

O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo realiza concurso para o preenchimento de 3 vagas

Inscrições:
Até 5 de dezembro pelo https://uspdi-gital.usp.br/marteweb


Valor:
R$ 49,00.

Remuneração:
R$ 3.212,36.

Provas:
Haverá Prova de Múltipla Escolha e Prova Dissertativa

Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba - Feaes/PR

A Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Paraná, realiza seleção para provimento de 90 vagas

Inscrições:
Até 10 de dezembro no Hospital do Idoso (rua Lothário Boutin, nº. 90, bairro Pinheirinho)

Cargos:
Técnicos de Enfermagem e Médicos

Remuneração:
De R$ 2.700,00 a R$ 8.100,00

Seleção:
Haverá análise curricular e prova de títulos.

Conselho Regional de Medicina da Bahia - Cremeb (II)

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) realiza concurso para preenchimento de vagas para Salvador e Teixeira de Freitas e cadastros de reserva para Salvador, Barreiras e Jequié.

Inscrições:
De 26 de novembro a 20 de dezembro pelo www.idecan.org
.br

Valor:
R$ 45,00.

Remuneração:
Entre R$ 732,87 e R$ 1.355,12

Cargos:
Técnico de Atividades de Suporte I, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Apoio Administrativo I.

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro

Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3 Região - Crefono3

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 3ª Região (Crefono3) realiza concurso para provimento de 2 vagas e formação de cadastro de reserva para Curitiba, Londrina e Florianópolis

Inscrições:
De 30 de novembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 pelo www.crefono3.org.b
r.

Valor:
De R$ 50,00 e R$ 65,00.

Cargos:
Auxiliar Administrativo e Fonoaudiólogo Fiscal Júnior

Remuneração:
De R$ 804,00 a R$ 1.756,00

Provas:
Prova objetiva e redação: 25 de janeiro de 2013
Haverá prova de títulos para nível superior

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.

Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.

Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção

Conselho Regional de Enfermagem de Roraima - Coren/RR

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima realiza concurso para provimento de 9 vagas

Inscrições:
De 19 de novembro a 13 de dezembro pelo www.aocp
.com.br.

Valor:
R$ 50,00 para todos os cargos.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro Fiscal (2);
Nível Médio: Técnico Administrativo (5), Técnico em Informática (1).

Remuneração:
De R$ 720,00 a R$ 3.200,00

Provas:
Haverá Prova Objetiva e de Títulos par Enfermeiro Fiscal

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para 2 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico

Terapia anti-HIV reduz risco entre casais

O tratamento com antirretrovirais para casais em que haja um soropositivo reduz em ao menos 26% o risco de contaminação, segundo um estudo publicado hoje na revista médica "Lancet".
 
Mas, após um ano, a eficácia da terapia como forma de prevenção diminui, o que sugere a possibilidade de resistência aos medicamentos ou outros fatores que dificultem o sucesso do tratamento.
 
De acordo com os autores da pesquisa, realizada com mais de 38 mil casais chineses por médicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, da Universidade Harvard e dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, esse é o maior estudo já feito sobre o tema até hoje em condições de vida real, sem os controles de estudos clínicos.
 
Desde 2011, com a publicação de uma pesquisa com 1.700 casais sorodiscordantes (um deles com HIV e o outro sem o vírus), começaram a ser divulgadas, pela Organização Mundial da Saúde, recomendações para que o tratamento nesses casos fosse feito de forma precoce, independentemente da contagem de células de defesa no sangue da pessoa infectada.
 
Em geral, a terapia só começa a ser oferecida se a proporção dessas células cai abaixo de certo patamar. Até setembro, no Brasil, era preciso ter uma contagem abaixo de 350 células/mm3 para começar o tratamento.
 
Agora, o limite foi elevado para 500 células/mm3 e, no caso dos casais sorodiscordantes, os remédios são oferecidos mesmo que a contagem esteja acima disso.
 
Sucesso, em termos
A diferença do estudo publicado agora para o de 2011 foi a taxa de sucesso do tratamento. No trabalho anterior, a redução de risco de infecção foi de 96% e, agora, de apenas 26%.
 
De acordo com o infectologista Esper Kallás, professor da Faculdade de Medicina da USP, as características da pesquisa chinesa levam a crer que os 26% sejam o patamar mínimo de proteção.
 
"Há, sem dúvida, muitas pessoas que usam os remédios de forma irregular e acabam tendo vírus no sangue em grande quantidade, o que deve ter contribuído para esse efeito", diz o médico.
 
As dificuldades da terapia antirretroviral devem ser tema de conversa entre o médico e o paciente antes de seu início, segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
"O início do tratamento antirretroviral não é simples, exige mudanças de hábito. Você vai evitar complicações, mas vai usar os remédios por um período longo. Ainda é um tratamento muito duro, com efeitos colaterais."
 
De acordo com Kallás, os medicamentos mais novos, que possibilitam tomar só um comprimido por dia e causam menos efeitos colaterais, facilitam a adesão dos pacientes. "O percentual de pessoas com carga viral indetectável no Brasil é cada vez maior. O tratamento como prevenção, portanto, deve atingir níveis superiores aqui."
 
O uso dos antirretrovirais como forma de prevenção é a tendência agora, de acordo com o médico. Estudos têm mostrado benefício na administração das drogas a pessoas em grupo mais vulneráveis, como os homens homossexuais. "O que falta agora é saber como isso pode ser adaptado para o sistema de saúde" de forma segura.
 
Fonte Folhaonline

Grupo alerta para quantidades excessivas de sal no queijo

Especialistas afirmam que o sal é adicionado ao queijo por razões técnicas e higiênicas - Divulgação
Divulgação
Especialistas afirmam que o sal é adicionado ao queijo
por razões técnicas e higiênicas
Alimento pode representar risco para quem tem problemas de pressão alta
 
A organização Consenso e Ação sobre o Sal e a Saúde (Cash, na sigla em inglês) alertou recentemente para as excessivas e desnecessárias quantidades de sal sendo utilizadas na produção de diferentes tipos de queijo, o que pode ser prejudicial a quem sofre de pressão alta.
 
O grupo analisou 722 porções de queijo medidas em 30 gramas e descobriu que muitas delas continham mais sal que um pacote de salgadinhos. Os tipo mais salgado foi o roquefort, com 1,06g de sal a cada 30g. Os dois próximos da lista são o feta e o halloumi.
 
O instituto britânico analisou 30 variedades de queijo durante quatro meses e descobriu que os tipos com menos sal são a muçarela, o emmental e o wensleydale. Mas também foram encontradas grandes variações entre marcas diferentes, mas da mesma variedade, como ocorreu com o gorgonzola e o cheddar.
 
Segundo o Cash, a ingestão diária de sal deve ser inferior a 6g por dia, cerca de uma colher de chá. O grupo ainda pediu aos consumidores que reduzam a quantidade consumida por dia e que, se fosse necessário, que diminuíssem as porções de queijo de suas dietas.
 
Graham McGregor, presidente da instituição, informou que mesmo as reduções pequenas podem ser significativas. "Para cada grama a menos que a população ingere, podemos evitar 12 mil ataques cardíacos, derrames e paradas cardíacas, metade dos quais seria fatal", disse ele, afirmando ainda que "a indústria do queijo precisa cooperar."
 
Especialistas, porém, lembraram que o queijo é um alimento nutritivo e que suas propriedades não podem ser confundidas com as do sal. "O queijo fornece uma série de nutrientes, incluindo proteínas, vitaminas e minerais como o cálcio. O sal é uma parte do processo de produção de queijo. Não é acrescentado pelo sabor, e sim por razões técnicas e de higiene", afirmou Judith Bryans, diretora do Diary Council, ONG que analisa os produtos lácteos na Grã-Bretanha.
 
Fonte Estadão

Drogas e álcool podem causar derrames precoces, aponta estudo

Cocaína e  meta-anfetaminas podem ter efeito ainda mais imediato que as demais drogas - Divulgação
Adicionar legenda
Abuso dessas substâncias na juventude provoca mudanças prejudiciais nas artérias e no coração
 
O abuso do álcool e das drogas durante a juventude pode aumentar as chances de derrames cerebrais (ou acidentes vasculares cerebrais - AVCs) antes mesmo da meia idade, aponta um estudo conduzido com mil pacientes pela Universidade de Cincinnati, dos Estados Unidos e publicado no jornal especializado Stroke.
 
Derrames geralmente ocorrem em pessoas idosas, mas o pesquisadores afirmaram que mudanças a longo-prazo causadas no coração, nas artérias e no sangue resultantes do abuso do álcool e das drogas podem colocar o indivíduo em risco ainda durante a juventude.
 
"O abuso dessas substâncias é comum entre jovens que sofrem derrames", escreveu Brett Kissela, um dos autores do estudo. "Pacientes com menos de 55 que sofreram derrames devem passar por exames e receber acompanhamento e aconselhamento sobre o uso de drogas e álcool frequentemente."
 
Também é possível que algumas drogas, como a cocaína e meta-anfetaminas, ajam mais rápido no sentido de causar um AVC, segundo Andrew Josephson, neurologista da Universidade da Califórnia, que estuda a relação entre o uso das drogas e os derrames, mas não esteve envolvido no estudo.
 
"Sabemos que mesmo com fatores de risco, como o cigarro e pressão alta, muitas pessoas não sofrem derrames até que sejam mais velhas. Quando uma pessoa jovem sofre um AVC, é provável que a causa seja algo diferente dos fatores de risco tradicionais", afirmou.
 
Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de 800 mil pessoas sofrem derrames no país todos os anos. Os AVCs também são a maior causa de invalidez. Um estudo de 2007 mostrou que quase 5% das pessoas que tiveram esse tipo de problema tinham entre 18 e 44 anos.
 
O estudo de Cincinatti avaliou pessoas que sofreram derrames antes dos 55 anos. Os pesquisadores analisaram exames de sangue e urina de cerca de 1,2 mil pacientes para avaliar se havia substâncias presentes em drogas.
 
Em 2005, o ano mais recente avaliado na pesquisa, apenas metade dos pacientes fumava e apenas um em cinco usava drogas ilícitas, incluindo maconha e cocaína. Cerca de 13% haviam usado drogas nas 24 horas precedentes ao derrame.
 
"A taxa de abuso dessas substâncias, particularmente o de drogas, é subestimada, porque nem todos os pacientes fizeram exames toxicológicos", disse Steven Kittner, professor de neurologia da Universidade de Maryland.
 
Kissela e sua equipe, porém, não sabem definir se as diferenças notadas se devem ao uso de fato dessas substâncias ou se os médicos desenvolveram técnicas mais eficazes de detectar o abuso de álcool e drogas. O estudo também não consegue provas que esses hábitos estejam ligados aos AVCs.
 
O pesquisador, porém, disse que a pesquisa enfatiza as necessidades de que sejam conhecidos os sintomas dos derrames, mesmo em pessoas jovens, já que alguns tratamentos só podem ser conduzidos em uma pequeno período após o AVC.
 
Fonte Estadão

ANS divulga lista de operadoras de planos de saúde que serão fechadas

Usuários têm até 60 dias para pedir portabilidade de carências para outros convênios
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta, 30, a lista de operadoras de planos de saúde que terão as atividades encerradas por causa de graves problemas econômico-financeiros e administrativos. Os usuários desses convênios têm até 60 dias para solicitar a portabilidade especial de carências para outras operadoras
 
Este tipo de portabilidade, em vigor desde abril de 2011, possibilita ao usuário mudar para um convênio compatível com o anterior em situações especiais. São permitidas as trocas nos seguintes casos: quando a operadora tem o registro cancelado pela ANS, está em processo de falência ou por causa da morte do titular do plano.
Nessas situações, o consumidor tem algumas vantagens, como trocar de plano de saúde independentemente do mês de aniversário do contrato, fica desobrigado de cumprir a permanência mínima no plano e novas carências e o preço do novo plano deve ser igual ou menor que o antigo.
Confira lista com as operadoras que serão fechadas.
 
Operadoras em Fase de Portabilidade Especial
As operadoras de planos de saúde listadas abaixo terão suas atividades encerradas devido a anormalidades econômico-financeiras e administrativas graves.
 
Assim, para assegurar que a assistência à saúde dos beneficiários dessas operadoras não seja prejudicada, a ANS garante a eles o direito à portabilidade especial de carências.
 
Portanto, se o seu plano de saúde é comercializado por uma dessas operadoras, guarde com você o documento disponível abaixo e clique aqui para saber como trocar de plano de saúde sem cumprir novos prazos de carência.
 
Atenção: o prazo para exercer esse direito é de 60 dias a partir da data da publicação do documento.


Operadora
 
Resolução Operacional (RO)
ADMÉDICO - Administração de Serviços Médicos à Empresa LtdaRO 1329 publicada no Diário Oficial da União em 19/11/2012

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valença

RO 1322 publicada no Diário Oficial da União em 12/11/2012

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus

RO 1325 publicada no Diário Oficial da União em 12/11/2012

Health Assistência Médica e Hospitalar S/C Ltda

RO 1324 publicada no Diário Oficial da União em 12/11/2012

CDE - Centro de Diagnóstico Especializado Ltda

RO 1323 publicada no Diário Oficial da União em 12/11/2012

Viver Sis-Sistema Integrado de Saúde Ltda.

RO 1316 publicada no Diário Oficial da União em 05/11/2012

Medical Health Operadora de Planos de
Assistência Médica e Odontológica Ltda.

RO 1315 publicada no Diário Oficial da União em 05/11/2012

Administradora Brasileira de Assistência Médica Ltda. - All Saúde

RO 1314 publicada no Diário Oficial da União em 05/11/2012

Dent-Service Assistência Odontológica

RO 1310 publicada no Diário Oficial da União em 19/10/2012

Douramed Assistência Médico Hospitalar Global S/S Ltda.

RO 1311 publicada no Diário Oficial da União em 19/10/2012

Italica Saúde Ltda.

RO 1312 publicada no Diário Oficial da União em 19/10/2012

Operadora Ideal Saúde Ltda.
 

RO 1307 publicada no Diário Oficial da União em 17/10/2012
Saúde Total Ltda
RO 1300 publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2012

Multi Saúde - Assistência Médica e Hospitalar Ltda.

RO 1299 publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2012

Odonto Saúde Plano de Saúde Odontológica Ltda.

RO 1303 publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2012

TK Plano de Assistência Odontológica S/C Ltda.

RO 1302 publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2012

Odonto Fama Ltda.

RO 1301 publicada no Diário Oficial da União em 08/10/2012

Associação Assit e em Defesa dos Direitos dos Com., Ind. Aut. e Trab em Geral

RO 1276 publicada no Diário Oficial da União em 14/09/2012

Oral Health Sistema Integrado de Assistência Odontológica Ltda.

RO 1275 publicada no Diário Oficial da União em 14/09/2012
 
 
 Portabilidade Extraordinária
 
OperadoraResolução Operacional (RO)
 
Operadora Ideal Saúde Ltda.RO 1318 publicada no Diário Oficial da União em 05/11/2012


Fonte Estadão/ANS

Aids continua sendo epidemia grave apesar da queda da mortalidade

Cerca de 70% dos portadores do HIV - 23,5 milhões - vivem na África Subsaariana, onde 3,1 milhões de crianças estão infectadas
 
O total mundial de soropositivos, 34 milhões, reflete uma grave epidemia, embora tenha sido possível reduzir a mortalidade graças aos tratamentos antirretrovirais e os índices estejam "estáveis" na América Latina.

Ontem, às vésperas da celebração do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Programa Conjunto da ONU para o HIV/aids (Unaids) divulgou seu relatório anual em que se destaca que o continente mais afetado é a África.

Cerca de 70% dos portadores do HIV - 23,5 milhões - vivem na África Subsaariana, onde 3,1 milhões de crianças estão infectadas (94% do total mundial das crianças infectadas).

Apesar da força desses números, a região também viu uma grande diminuição das mortes relacionadas à aids, 32% entre 2005 e 2011 - ano em que o número de mortos foi de 1,2 milhão.

Graças aos investimentos em tratamentos antirretrovirais o número de mortes anuais por essa doença caiu e passou de 2,2 milhões em 2005 a 1,7 milhão em 2011.

Só nos dois últimos anos o acesso aos tratamentos contra o vírus HIV aumentou 63% no mundo todo.

Atualmente, 8 milhões de pessoas recebem tratamento antirretroviral, o que significa que mais pacientes do que nunca recebem ajuda para ter vidas mais prolongadas, mais saudáveis e mais produtivas, segundo a Unaids.

Na América Latina, onde a epidemia da aids, que afeta 1,4 milhão de pessoas, se encontra em uma fase "estável", as pesquisas também revelam uma leve queda de casos de novos infectados.

A América Latina se mantém como a região - entre as de renda média e baixa - com a maior cobertura de tratamento para portadores do HIV, com uma taxa de 68% em comparação a uma média mundial de 54%, segundo a Unaids.

Além disso, as mortes relacionadas à aids também caíram na América Latina e no Caribe 10% entre 2005 e o ano passado.

No Caribe, a prevalência do HIV chega a 1%, acima de qualquer outra região do mundo exceto a África Subsaariana, embora a epidemia seja relativamente restrita e o número de pessoas com o vírus tenha se mantido relativamente baixo (230 mil) e quase não tenha variado desde o final da década de 1990.

Outros casos de sucesso são os do Peru e México, onde o número de mortes por aids baixou em 55% e 27%, respectivamente.

Por outro lado, na Europa Oriental e na Ásia Central (com 1,4 milhão de portadores do HIV), e no Oriente Médio e o norte da África houve "preocupantes aumentos na mortalidade relacionada à aids", com porcentagens entre 17% e 21%.

Assim, na China a aids causou 17.740 mortes de janeiro a outubro deste ano, o que representa um aumento de 8,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério da Saúde chinês.

No entanto, o país quadruplicou suas despesas contra a aids, dos US$ 124 milhões em 2007 para US$ 530 milhões em 2011, investimento que foi elogiado neste ano pela ONU quando a China se tornou um dos cinco países que mais contribuem para a campanha global para combater a síndrome.

Ao menos uma pessoa a cada hora contrai HIV na Tailândia, onde o número de pessoas infectadas durante as últimas duas décadas supera 1 milhão.

Na Rússia, o número de portadores do vírus dobrou nos últimos cinco anos. O país experimenta um aumento contínuo de casos de infecção: foram 60 mil somente em 2012.

Em relação a grupos de risco, a infecção por HIV é sistematicamente superior entre os profissionais do sexo (em torno de 23% de infectados) e entre os que consomem drogas injetáveis (com ocorrência 22 vezes maior do que na população geral).

Mas a situação também é preocupante entre as crianças, já que menos de um terço dos que convivem com o HIV recebem tratamento antirretroviral o que impede de alcançar o objetivo de conseguir uma geração livre da aids, segundo denunciou a Unicef.

No entanto, a Unicef destacou o "excepcional" avanço conseguido nos últimos anos, quando se registrou uma queda de 24% das novas infecções em crianças: das 430 mil confirmadas em 2009 às 330 mil em 2011.

Um dos problemas em relação à doença é que dos 34 milhões de portadores do HIV, apenas 50% sabem que estão infectados pelo vírus.

Apesar de tudo, os dirigentes da Unaids asseguraram que pela primeira vez, os investimentos nacionais superaram as doações globais para a aids, passando de US$ 3,9 bilhões anuais em 2005 para quase 8,6 bilhões em 2011.

Fonte Estadão