Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Erva de São João pode curar a depressão?

Um remédio herbáceo feito de Erva de São João trata com eficácia sintomas da depressão clínica, concluiu uma análise de estudos anteriores.
 
O extrato de Erva de São João funciona melhor do que placebos e tão bem quanto antidepressivos comuns, mas com menos efeitos colaterais, reportaram os pesquisadores na revista científica Cochrane.
 
Os estudos revisados são de uma variedade de países e os pacientes testados apresentavam sintomas de depressão leves a moderados.
 
A erva trabalha de maneira similar a outros antidepressivos de companhias farmacêuticas que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, um hormônio ligado ao humor.
 
Foram analisados 29 estudos com quase 5,5 mil voluntários. Foi observado também que, além de eficaz, menos pessoas largavam os estudos por causa de efeitos colaterais adversos.
 
Os pesquisadores também afirmaram que, apesar da eficácia verificada, os resultados apenas se referem às preparações que foram testadas e não àqueles que estão no mercado, pois estes variam muito de composição.
 
Curar depressão é um processo e não depende apenas de um simples remédio. A Erva de São João não cura depressão, mas seus extratos podem tratar os sintomas.
 
Depressão é a causa principal de suicídios e afeta 121 milhões de pessoas pelo mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Os tratamentos padrão incluem o Prozac, entre outros. Mas o medicamento não possui mais patente e é encontrado com o nome genérico de fluoxetina.

Fonte Hypescience

O poder de cura da oração

A saúde e a religião sempre estiveram relacionadas, principalmente em redes de oração em favor dos doentes. Mas isso realmente ajuda quem está doente?
 
Por muito tempo, a resposta dos religiosos foi que sim. Agora uma pesquisa da Universidade de Brandeis, nos Estados Unidos, mostra que nas últimas quatro décadas os estudos sobre oração intercessora – em favor de pessoas à distância – dizem mais sobre seus pesquisadores do que sobre o verdadeiro poder de cura da oração.
 
Wendy Cadge, socióloga da Universidade, realizou um estudo com pesquisas médicas sobre a oração intercessora, feitas desde 1965, o primeiro ano em que estudos do tipo foram publicados em jornais médicos nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisadora, a análise é “a primeira a traçar a história social da oração intercessora e a situá-las em seus contextos médicos e religiosos”. Cadge avaliou 18 estudos publicados sobre o assunto, publicados entre 1965 e 2006.
 
A pesquisadora afirma que os estudos formam um panorama interessante sobre as mudanças religiosas nos Estados Unidos, com a evolução das ideias sobre a relação entre religião e ciência médica. “Não sei por que médicos e cientistas realizaram esses estudos, mas as suas crenças religiosas parecem ter um papel nisso, além da curiosidade”, afirma Cadge. Os estudos mais antigos, conduzidos nos anos 60, se baseavam exclusivamente em religiões protestantes, com mais seguidores, enquanto os mais recentes foram se tornando mais conscientes quanto a outras religiões, e também estudam as orações cristãs, judaicas, budistas, entre outras. Alguns estudos afirmavam que as orações funcionavam, outros diziam que não.
 
Os pesquisadores que fizeram os estudos aplicavam metodologias científicas para estudar os efeitos da oração intercessora, mas Cadge afirma que a abordagem das pesquisas era cheias de falhas. Por exemplo, os pesquisadores perguntavam qual seria a “dosagem” certa de oração, e questionavam se as pessoas no grupo de controle que não recebiam as orações dos intercessores eram mesmo um grupo válido, já que suas famílias deviam estar rezando por eles.
 
“Cientistas tentaram ao máximo estudar algo que pode estar muito além dos seus conhecimentos”, afirma a socióloga. “Isso reflete mais sobre eles e suas crenças do que sobre a eficácia da oração”, diz. Pesquisas sobre a oração intercessora têm sido feitas desde o século XIX, quando um cientista britânico fez um estudo para descobrir se reis recebiam mais orações – e mais graças, por consequência. A conclusão foi que não, mas que a oração pode ser uma forma de confortar as pessoas que oram, de qualquer modo.
 
Fonte Hypescience

Câncer de pulmão é diferente em fumantes e não fumantes

Segundo um novo estudo, o câncer de pulmão que se desenvolve em fumantes não é o mesmo câncer pulmonar que se desenvolve em pessoas que nunca fumaram cigarro. Os pesquisadores acreditam que eles sejam diferentes porque o tumor de não fumantes tem quase duas vezes mais mudanças no DNA do que o tumor de pessoas que fumam.
 
Isso sugere que os tumores aparecem por meio de diferentes vias moleculares. Os não-fumantes podem ficar expostos a uma substância cancerígena, não de cigarros, que faz com que os tumores tenham mais alterações no DNA e promovam o desenvolvimento de câncer de pulmão.
 
A pesquisa está de acordo com estudos anteriores. No entanto, o novo estudo olhou além das mutações de um único gene, e os pesquisadores encontraram regiões inteiras de alterações de DNA diferentes nos tumores de pulmão de fumantes e de não-fumantes.
 
Os pesquisadores coletaram tumores pulmonares e tecidos não cancerosos de 30 não-fumantes, 39 fumantes e 14 ex-fumantes. Eles descobriram que os que nunca fumaram cigarro tiveram mais mutações nos genes que codificam moléculas chamadas receptores de fator de crescimento epidérmico (RFCE), que recebem sinais nas membranas celulares. Também encontraram mais alterações no genoma dos não-fumantes do que no genoma dos fumantes e ex-fumantes.
 
Isso é mais uma evidência de que o câncer de pulmão surge nestes dois grupos a partir de diferentes fatores. Por exemplo, os não-fumantes com câncer de pulmão são geralmente do sexo feminino, tem um certo tipo de tumor chamado adenocarcinoma, e têm mais mutações em seus RFCEs.
 
Mas essas mutações não são as únicas que conduzem ao desenvolvimento de câncer em não fumantes, razão pela qual os pesquisadores dessa vez observaram todos os genes nos tumores que analisaram, descobrindo assim grandes regiões de DNA diferentes entre fumantes e não fumantes.
 
O próximo passo dos pesquisadores é confirmar as descobertas através da pesquisa de genes em outros tumores de pulmão, utilizando conjuntos de dados de outros pesquisadores. Se os mesmos padrões de variação de DNA forem encontrados, os cientistas poderão trabalhar para definir como esses genes atuam.
 
Porém, mais pesquisas são necessárias para validar esses resultados. Se os trabalhos continuarem, é possível que as variações de DNA encontradas possam levar a tratamentos que combatam cada tipo de câncer.
 
Segundo os pesquisadores, ao melhorar o que se sabe sobre como o câncer pulmonar desenvolve-se em não fumantes, os resultados vão ajudar a ciência a compreender melhor a biologia subjacente ao desenvolvimento de câncer de pulmão em não fumantes, levando ao desenvolvimento de melhores estratégias de diagnóstico e tratamento.
 
Fonte Hypescience

20 Fatos inacreditáveis sobre o sexo e os orgasmos

 
Muitas coisas que podemos considerar absurdas se esclarecem à luz dos estudos detidos que levam a descobertas científicas. É claro que elas não estão sempre certas, pois precisam de confirmação através de um corpo de evidências alcançado com outros estudos, mas não deixa de ser muito divertido e talvez útil em certas situações.
 
Abaixo seguem vinte destes fatos. Alguns curiosos, outros absurdos e um e outro que podem parecer estarrecedores sobre a sexualidade humana.
 
1. Homens ricos proporcionam mais orgasmos à suas parceiras, segundo cientistas britânicos. Quanto mais rico é o homem, mas frequentemente sua parceira alcança o orgasmo.
 
2. As mulheres conseguem atrair os homens mais quando vestem roupa vermelha: eles expressam mais carinho e acham ela mais bonita, segundo um estudo realizado na Universidade de Rochester, nos EUA.
 
3. O sexólogo alemão Rolf Degen conduziu uma extensa pesquisa para descobrir a duração média de um orgasmo em humanos. A média de tempo do orgasmo feminino dura 1,7 segundos e do masculino 12,4s. Portanto a mulher passa cerca de 1h24s durante toda a sua vida no maravilhoso estado de êxtase e o homem experimenta 9h18s de orgasmo no total. A pesquisa alemã contradiz a opinião popular que indica que o orgasmo feminino é mais longo que o masculino.
 
4. É possível saber se uma mulher consegue alcançar orgasmos vaginais apenas pela maneira que anda.
 
5. Tomar anticoncepcional faz com que as mulheres escolham os homens errados, pois perdem a capacidade de “farejar” aqueles mais compatíveis com ela.
 
6. 41% dos homens russos que responderam um questionário da Playboy russa disseram que gostam de gozar quando recebem sexo oral.
 
7. Um novo estudo descobriu que a propensão para a ejaculação precoce é determinada geneticamente e não tem, necessariamente, causa psicológica.
 
8. A mulher tem 30% mais chances de alcançar um orgasmo se seus pés estão quentes, de acordo com uma pesquisa holandesa feita pela Universidade de Groningen. Parece que usar meias durante o sexo não é prerrogativa exclusiva dos homens. Um ambiente psicológico confortável é muito importante também.
 
9. Um britânica vive entediada com a própria vida sexual, pois tem cerca de 200 orgasmos todos os dias. Até mesmo o barulho de um secador de cabelos a faz subir pelo teto.
 
10. 86% dos homens disseram que gostam mais do sexo se suas parceiras são intelectualmente inferiores a eles. Mulheres disseram que tem mais chances de alcançar o orgasmo se fazem sexo com um homem que é intelectualmente superior a elas.
 
11. Um novo tratamento que consiste em uma injeção de colágeno que aumenta o tamanho do ponto G fez com que uma paciente passasse a ter orgasmos múltiplos constantes que duram horas.
 
12. O esperma é capaz de cobrir a distância de até 1,5m enquanto voa à velocidade de 45km/h.
 
13. Contrariando a noção popular popular e também de muitos especialistas um estudo descobriu que as preliminares não são importantes para o orgasmo feminino.
 
14. Homens que alcançam orgasmos regularmente riem e sorriem 2,5 vezes mais do que aqueles que não o fazem, de acordo com cientistas franceses.
 
15. Quase 70% das mulheres já fingiu orgasmos porque não querem que seus parceiros sinta-se mal por não conseguirem fazê-las chegar ao ápice.
 
16. Mulheres que gozam com freqüência têm níveis menores de ansiedade, dormem melhor e tem um vocabulário mais extenso.
 
17. Mais de três a cada cinco mulheres com nível superior tem dificuldades de alcançar orgasmo, enquanto este número é de apenas 38% nas mulheres apenas com o secundário. Quanto menor for a educação melhores os orgasmos femininos. Cientistas canadenses e alemães descobriram que 55% das pessoas com diplomas universitários raramente tem orgasmos, enquanto 70% das mulheres da mulheres que nunca chegaram ao segundo grau não têm nenhuma reclamação.
 
18. Cerca de 17% das mulheres conseguem experimentar orgasmos múltiplos que duram entre 20 e 30 segundos.
 
19. O efeito “virar para o lado e dormir” que comumente atinge os homens depois do sexo não é uma tentativa de evitar o comprometimento, carinhos e conversas. Depois do orgasmo os homens produzem um coquetel poderoso de neurotransmissores e hormônios que os colocam para dormir imediatamente.
 
20 As mulheres ficam com a voz mais sensual no período fértil e tendem a usar roupas que expõe mais o corpo, possivelmente aos olhos masculinos.
 
Fonte Hypescience

As 9 maiores descobertas dos últimos 130 anos na sexologia

A sexologia é uma ciência comum, apesar de alguns de seus temas de estudo serem considerados tabu pelos mais puritanos. E, como qualquer ciência, suas descobertas provocaram revoluções na maneira como o assunto é visto.
 
Entre as maiores revelações, as seguintes são algumas das mais significativas:
 
1. Estímulos neurais podem causar orgasmo
Também em 98, um médico chamado Stuart Meloy, estava operando a coluna vertebral de uma mulher. Quando ele tocou determinado nervo, sua paciente teve um orgasmo imediato. “O senhor devia ensinar isso ao meu marido”, ela comentou. Atualmente o doutor Meloy está desenvolvendo um aparelho para ser implantado na espinha, que estimule a região, provocando momentos mais prazerosos tanto para homens quanto para mulheres.
 
2. Muitos tipos de impotência sexual podem ser curadas com uma pílula
Em 98, homens ganharam a sua versão da pílula. O conhecido comprimido azul chamado Viagra tirou o medo da impotência de muitas mentes masculinas. Essa pílula representou uma revolução científica e, hoje, é um dos produtos mais vendidos em farmácias.
 
3. Homossexualidade não é doença
Em 73, o homossexualismo foi retirado do “catálogo de doenças mentais”. De acordo com especialistas, obviamente um homossexual deprimido pode apresentar distúrbios mentais, no entanto pessoas bem-resolvidas são felizes e normais.
 
4. A medicina pode transformar homens em mulheres e vice-versa
A primeira operação que transformou um homem em uma mulher, com sucesso, aconteceu na Dinamarca, em 1952. Mas, mesmo antes disso, houve vários casos de homens que vivessem como mulheres e vice-versa, incluindo tentativas de operação mal-sucedidas. A primeira tentativa registrada foi a de Einar Wegner que, pouco tempo depois, apareceu como a mulher Lib Elbe. No entanto o procedimento foi um fracasso, já que incluiu até mesmo o implante de ovários. Depois de algumas semanas, Lib faleceu.
 
5. Bissexualidade existe
De acordo com Freud, pai da psiquiatria e conhecido de qualquer um que tenha um interesse mínimo no assunto, todo ser humano é bissexual. Um dos sexólogos mais infames e conhecidos no mundo, Alfred Kinsey, aproveitou a idéia do antecessor e criou uma escala, de zero a seis, que determina a orientação sexual de uma pessoa. O zero seria uma pessoa totalmente hétero, enquanto o seis representa o homossexual convicto. De acordo com milhares de entrevistas anônimas realizadas nos Estados Unidos, Kinsey determinou que a maioria das pessoas acaba obtendo um três na escala, indicando um possível bissexual.
 
6. O comportamento sexual sem a função reprodutiva é normal
Em 1886, um psiquiatra chamado Richard von Kraft-Ebbing, teve uma brilhante idéia: catalogar todos os comportamentos “perversos” de seus pacientes na cama. Sua pesquisa foi batizada de Psychopathia Sexualis e revolucionou a sexologia. Para Kraft-Ebbing, um comportamento sexualmente perverso era definido por qualquer atividade sexual sem o propósito de reprodução (e ainda mais perverso se não praticado por um casal heterossexual). No entanto, sua pesquisa teve o efeito contrário do que o psiquiatra esperava – outros estudiosos, e até mesmo leigos, descobriram que os comportamentos perversos descritos no livro eram tão comuns que chegavam a ser normais.
 
7. Mulheres têm orgasmos
O orgasmo feminino foi descoberto e redescoberto várias vezes durante os últimos 130 anos. Desde o uso de vibradores por médicos tentando aliviar a histeria de suas pacientes até pesquisas mais recentes, que monitoram atividades neurológicas de mulheres durante o momento.
 
8. Uma pílula pode prevenir a gravidez
Em 1960 as pílulas surgiram como anticoncepcionais para as mulheres. Nos anos 50, estavam sendo usadas apenas como uma maneira de corrigir o ciclo menstrual irregular. No entanto, quando seu potencial como contraceptivo foi descoberto, a pílula significou não só uma inovação no mundo da medicina, mas uma revolução cultural.
 
9. Mulheres ovulam mais de uma vez por mês
Em 2003, Roger Pierson, pesquisador da Universidade de Saskatchewan, negou a crença popular de que mulheres ovulam apenas uma vez por mês. Seus estudos contaram com a ajuda de 63 voluntárias e provaram que a ovulação ocorre de duas a três vezes a cada trinta dias. Essas descobertas podem influenciar na maneira com que os ciclos hormonais femininos e a fertilidade são compreendidos.
 
Fonte Hypescience

Beber muita cerveja aumenta o risco de câncer de estômago

Quem costuma abusar da cerveja tem um novo motivo para mudar seus hábitos. Cientistas descobriram que bebedores frequentes de cerveja ​​têm mais chances de desenvolver câncer no estômago, principalmente se eles possuírem uma determinada variante genética.
 
Pessoas que bebem de duas a três cervejas por dia durante muitos anos possuem um risco 75% maior de câncer gástrico. Quem tem a variante de gene chamado rs1230025, mesmo não sendo bebedor contumaz, é 30% mais propenso a sofrer da doença em comparação com pessoas que bebem menos de uma cerveja diariamente, segundo o estudo.
 
“Por sua vez, quem é bebedor crônico de cerveja e ainda ​​possui o rs1230025 corre um risco 700 vezes maior de desenvolver câncer de estômago em comparação com as pessoas sem a variação do gene que consomem menos de um drinque por dia”, afirma Eric Duell, epidemiologista do Instituto Catalão de Oncologia, em Barcelona, ​​Espanha. A variação do gene é comum e está presente em cerca de 20% da população em geral, informa.
 
Vinho e licor não parecem trazer os mesmos riscos, lembra Duell.
 
“O câncer parece estar mais ligado ao álcool especificamente da cerveja”, diz. Isso pode ocorrer porque bebedores contumazes são mais propensos a exagerar na cerveja do que em outras bebidas alcoólicas.
 
Os resultados são correlacionados, ou seja, existe uma relação entre o ato de beber cerveja e o risco de câncer de estômago, mas não se chegou à conclusão de que um causou o outro ou se há outro fator desconhecido na história.
 
Duell e seus colegas analisaram o consumo de álcool de 521 mil pessoas entre 35 e 70 anos que faziam parte da Perspectiva de Investigação Europeia em Câncer e Nutrição entre os anos de 1992 e 1998. Os pesquisadores observaram se os participantes do estudo consumiam vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas regularmente, bem como a localização e a severidade do câncer de estômago, se houvesse.
 
Descobriu-se que as pessoas que consumiam mais de 60 gramas de álcool (o equivalente a quatro ou cinco cervejas) por dia tinham um risco 65% maior de desenvolver a doença no período do estudo do que pessoas que consumiam regularmente de 0,1 a 4,9 gramas de álcool por dia (menos de uma cerveja).
 
Quando os pesquisadores observaram puramente o consumo de cerveja (em vez do consumo de álcool em geral), o risco de câncer foi ainda mais alto. O mesmo aconteceu no caso de quem bebia muito e ainda contava com a variante genética rs1230025.
 
O câncer de estômago causou 10.570 mortes nos Estados Unidos ano passado e geralmente atinge pessoas com 65 anos ou mais, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer. Uma em cada 114 pessoas serão diagnosticadas com o câncer em algum momento de sua vida.
 
Os pesquisadores não sabem ao certo porque só a cerveja parece aumentar o risco de câncer gástrico, e o vinho ou licor, não. Entretanto, eles acreditam que seja uma combinação de maior consumo de cerveja do que vinho ou licor, com uma substância cancerígena específica, que é produzidas quando a cerveja é metabolizada.
 
Quando o álcool é metabolizado no organismo, uma substância cancerígena conhecida como acetaldeído é produzida. A cerveja, em particular, também contém níveis de uma substância cancerígena animal chamada de N-nitrosodimetilamina (NDMA). A exposição prolongada tanto ao acetaldeído quanto ao NDMA, através do hábito diário de beber cerveja, pode desempenhar um papel no risco de câncer gástrico, Duell explica.
 
“Por causa destes riscos, as pessoas devem evitar o consumo pesado de álcool, embora o consumo de leve a moderado seja aceitável”, diz.
 
Em seguida, Duell e seus colegas esperam fazer pesquisas adicionais para encontrar mais variantes do gene que pode ter um efeito sobre o risco de câncer de estômago.
 
Fonte Hypescience

Britânico é ressuscitado após sofrer parada cardíaca de 80 minutos

Britânico John Thomsom (o primeiro em pé, da esquerda para a direita) com a equipe que trabalhou em seu resgate
Foto: Northampton General Hospital
Britânico John Thomsom (o primeiro em pé, da esquerda para a direita)
com a equipe que trabalhou em seu resgate
John Thomson foi considerado 'clinicamente morto' e recebeu mais de 50 choques elétricos e dois stents no peito
 
Um britânico de 60 anos foi ressuscitado por médicos após sofrer um ataque cardíaco que fez seu coração parar por quase 1 hora e meia.
 
O caso aconteceu no Northampton General Hospital, no Reino Unido.
 
O mecânico John Thomson começou a sentir fortes dores no peito e chamou uma equipe de resgate. Durante o atendimento, o paciente teve um ataque cardíaco e teve de ser levado imediatamente para o hospital.
 
Os paramédicos trabalharam por mais de meia hora para tentar reanimar John, aplicando mais de 50 choques elétricos no peito do paciente até a chegada da ambulância ao hospital.
 
No centro médico, ele foi levado para a mesa de cirurgia com um quadro considerado "clinicamente morto", quando o coração fica incapaz de voltar a bater por conta própria.
 
"Quando fui chamado e me disseram que ele estava em parada cardíaca, minha reação imediata foi a de que ele não poderia ser salvo. Mas um dos médicos me disse que, notavelmente, John foi capaz de responder a comandos enquanto estava sendo ressuscitado, o que era um sinal de que a ressuscitação tinha sido incrivelmente boa a partir do momento que ele sofreu uma parada cardíaca", afirma o cardiologista Dominic Cox, que atendeu John no hospital.
 
Cox e sua equipe então realizaram um procedimento cirúrgico urgente, com a aplicação de dois stents. Durante a cirurgia, o sangue foi bombeado artificialmente para que a circulação fosse mantida.
 
Após o desbloqueio do vaso sanguíneo, que causou a parada cardíaca, foi administrado um novo choque elétrico, que fez o coração voltar a bater, 80 minutos após o infarto.
 
Contra todas as expectativas, e apesar de passar nove dias em coma induzido na UTI após a operação, John tem feito uma recuperação notável.
 
Recentemente, ele se encontrou com os paramédicos e alguns dos funcionários que trabalharam como equipe para salvá-lo, para agradecer.
 
"Para mim o Serviço nacional de Saúde (NHS) foi absolutamente maravilhoso. O paramédico estava aqui em minutos, seguido pela ambulância com um kit preparado. Tudo estava no lugar no hospital e tudo funcionou maravilhosamente. Eu devo minha vida a toda a equipe", afirma John.
 
John passou por um novo procedimento para a inserção de um terceiro stent e para verificar os resultados da operação de emergência. Apesar de alguns danos leves a seu coração, as perspectivas são boas, e ele espera começar a trabalhar de novo no ano novo, uma vez que ele ainda sente um pouco de dor muscular.
 
Fonte isaude.net

Identificados mecanismos moleculares iniciais de tipo comum do câncer de pele

Cédric Blanpain, líder da pesquisa
Cédric Blanpain, líder da pesquisa
Pesquisa pode permitir identificar novas vias para tratar ou prevenir a ocorrência do carcinoma basocelular em humanos
 
Pesquisadores da Université libre de Bruxelles, na Bélgica, identificaram os mecanismos moleculares que levam ao desenvolvimento inicial de um tipo comum de câncer de pele, o carcinoma basocelular.
A pesquisa tem potencial para permitir a identificação de novas vias para tratar ou prevenir a ocorrência desse câncer em humanos.
 
O carcinoma basocelular (CBC) é o câncer mais frequente em seres humanos, com mais de milhões de novos pacientes diagnosticados a cada ano.
 
O líder da pesquisa, Cédric Blanpain e seus colegas dissecaram, pela primeira vez, as alterações moleculares que ocorrem no início do carcinoma de células basais. As células a partir da primeira mutação oncogênica até o desenvolvimento do câncer invasivo.
 
A pesquisa mostrou que as células que estão envolvidas na origem do carcinoma basocelular foram progressivamente reprogramadas em células embrionárias progenitoras do folículo piloso antes de progredir para carcinoma invasivo. "Ficamos extremamente surpresos ao ver que as células tumorais iniciais foram progressivamente e profundamente reprogramadas em uma identidade molecular que se assemelha a células progenitoras apresentadas durante o desenvolvimento embrionário", afirma o pesquisador Khalil Kass Youssef.
 
De acordo com os pesquisadores, o novo trabalho vai ser extremamente importante para os investigadores que estudam o câncer, o desenvolvimento e a biologia das células estaminais. "Estou particularmente animado com este trabalho, porque essa pesquisa básica pode vir a ser muito relevante para as doenças humanas, com a identificação de vias potencialmente novas para tratar ou prevenir a ocorrência do câncer mais comum em humanos", conclui Blanpain.
 
Fonte isaude.net

Nanoencapsulação de veneno é eficiente na produção de soro antiofídico

Em procedimentos normais o soro é obtido com a
injeção do veneno da serpente em cavalos
Trabalho inédito no mundo desenvolvido por brasileiros implicará numa economia significativa no processo de produção de soros
 
Um trabalho inédito no mundo implicará numa economia significativa no processo de produção de soros antiofídicos. Isso porque cientistas brasileiros e do exterior conseguiram realizar com sucesso a nanoencapsulação de venenos de serpentes em lipossomas para serem aplicados em animais.
 
Estudos foram realizados em vários laboratórios colaboradores e nos laboratórios do Instituto Butantan pelo grupo da professora Maria Helena Bueno da Costa, que é doutora pelo Instituto de Química (IQ) da USP. Os resultados foram recentemente publicados no jornal Current Drug Delivery, em sua edição de novembro de 2012, no artigo A Rational Design for the Nanoencapsulation of Poisonous Animal Venoms in Liposomes Prepared with Natural Phospholipids.
 
Em procedimentos normais o soro é obtido com a injeção do veneno da serpente em cavalos. Ao receber uma injeção, o animal produz um anticorpo que é purificado pelo Instituto Butantan. É o fragmento deste anticorpo que é administrado no homem. " Os fragmentos é que serão capazes de neutralizar a ação maléfica do veneno" , explica a pesquisadora. "É a chamada imunização passiva" , descreve Maria Helena.
 
Segundo ela, a inovação do processo está em se colocar (encapsular) o veneno nos lipossomas estáveis, que são feitos a partir de lipídeos naturais. " Os lipossomas funcionam como se fossem pequenas caixas que irão transportar o veneno. A novidade é que o lipossoma comporta o veneno de forma concentrada. Isso irá diminuir a dose que é aplicada no animal, porém, com o mesmo efeito" , garante a pesquisadora. A diminuição da dose também acarretará em menos animais utilizados e, portanto, na redução do custo de produção do soro.

Filmes de lipídeo
Os experimentos realizados no Instituto Butantan foram feitos com camundongos e também em cavalos. O sistema já está devidamente patenteado e pronto para ser utilizado. Para se desenvolver o processo, foi produzido um filme de lipídeo. " Neste filme inserimos um inibidor do veneno para não destruir os lipídeos" , conta a cientista. Ela lembra que o veneno também foi modificado quimicamente para que tivesse diminuída a sua atividade fosfolipásica (destruidora dos lipídeos, componentes do lipossoma).
 
De acordo com a professora, trata-se de um estudo multidisciplinar que envolveu cientistas da área de química, física e bioquímica, entre outras. Os testes foram feitos utilizando veneno de jararaca e de cascavel. Maria Helena reforça que o material está pronto para ser utilizado. " O que resta agora é um estudo de escalonamento da produção para que se coloque o método em prática" , afirma a docente, que atualmente é uma voluntária da Cruz Vermelha Francesa, em Toulouse.

Com informações da USP
 
Fonte isaude.net

Dormir 10 horas por noite melhora capacidade de suportar a dor

Estudo revela que duas horas a mais de sono por noite reduz sensibilidade à dor de forma mais eficaz que medicamento codeína
 
Dormir cerca de duas horas a mais por noite pode reduzir a sensibilidade das pessoas à dor, de acordo com estudo de pesquisadores do Henry Ford Hospital, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que dormir quase 10 horas por noite, em vez das oito horas recomendadas, é mais eficaz no tratamento de dores do que tomar o medicamento codeína.
 
 
"Nossos resultados sugerem a importância de um sono adequado em diversas condições de dor crônica ou em preparação para procedimentos cirúrgicos eletivos. Fomos surpreendidos com a magnitude da redução na sensibilidade à dor, quando comparada com a produzida por medicamentos", afirma o investigador principal Timothy Roehrs.
 
Roehrs e seus colegas analisaram 18 pessoas saudáveis e sem dor. Eles foram separados aleatoriamente para dormir oito horas por quatro noites ou quase 10 horas pelo mesmo período.
 
Os resultados mostraram que o grupo que dormiu mais horas pode noite apresentou maior vigilância diurna e menor sensibilidade à dor.
 
A equipe ressaltou que a magnitude do aumento na vigilância é maior do que o efeito encontrado em um estudo prévio de pessoas que receberam 60 mg de codeína.
 
Segundo os autores, este é o primeiro estudo a mostrar que o sono prolongado reduz a sensibilidade à dor.
 
Os resultados, combinados com os dados de estudos anteriores sugerem a importância de um sono adequado no tratamento de dor crônica.
 
Fonte isaude.net

Estudo aponta espécie de mosquito da malária resistente à inceticidas no AM

Mosquitos da malária resistente a inseticida foram identicados na Amazônia.
Mosquitos da malária resistente a inseticida
foram identicados na Amazônia.
Diminuição dos casos no estado está ligada, principalmente, ao uso de inceticidas no combate ao vetor da doença
 
Principais responsáveis pela diminuição dos casos de malária na Amazônia, os inceticidas são aliados no combate ao Anopheles darlingi, vetor da malária. Porém, no município de Coari, no interior do estado, foi identificada uma resistência ao método por uma população do mosquito. Buscando entender a eficácia do inseticida Deltametrina no combate à doença no município, a mestre em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Millena Vilhena Naice, realizou um estudo que demonstrou que as ocorrências da doença aumentaram não pela ineficiência do inseticida, mas sim pelas condições climáticas do local.
 
Naice explicou que ao longo dos dois anos de pesquisa coletou amostras de mosquitos Anopheles darlingi para análise no município de Coari. Após a coleta, os mosquitos foram transportados para o Laboratório de Malária e Dengue da Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (CPCS/Inpa). " Fizemos testes para padronizar as concentrações do inseticida Deltametrina e, desde então, foram analisados e catalogados todos os resultados" , disse.
 
No primeiro teste, foi verificado que o tempo médio de mortalidade do mosquito foi em soluções letais de inseticida de 0,05% e 0,025% de concentração. A partir do segundo teste, as soluções letais de inseticida foram diluídas em água e ficaram em 0,0125%; 0,00625%; 0,009375% e 0,003125%. " Nesse teste, foi identificado qual a taxa de mortalidade para cada concentração para acharmos a dosagem ideal" , explicou a pesquisadora.
 
No terceiro teste foram utilizadas soluções letais de 0,025%, além da concentração de 0,003125% do segundo teste e a concentração de 0,0015625% feita a partir da concentração de 0,003125%. " Verificamos assim quanto de inseticida é necessário para matar o mosquito contribuindo para o conhecimento da resposta do Anopheles darlingi contra o Deltametrina" , contou.
 
Existem quatro tipos de mecanismos de resistência dos mosquitos a inseticidas, entre eles: aumento do metabolismo dos produtos não tóxicos; diminuição dos sítios alvo da sensibilidade; diminuição das taxas de penetração do inseticida e aumento das taxas de excreção do inseticida.
 
O aumento do metabolismo dos mosquitos em relação aos produtos não tóxicos e a diminuição dos sítios alvo da sensibilidade são consideradas as formas de resistência mais importantes no combate à doença.
 
De acordo com a pesquisadora, no município de Coari, devem ser consideradas ainda o impacto das alterações ambientais relativas à intensidade e sazonalidade das chuvas na Amazônia, fato que interfere na dinâmica de transmissão da malária. " No município de Coari, têm ocorrido uma expansão populacional do vetor Anopheles darlingi em decorrência de verões atípicos e períodos chuvosos na região" , afirmou.

Malária
Conhecida também como impaludismo, a malária é uma das infecções que causam mais mortes no mundo e vem sendo caracterizada como um dos problemas de saúde pública. Essa doença tem distribuição geográfica em cerca de 107 países e territórios de regiões tropicais dos continentes africano, asiático e nas Américas.
 
Essa parasitose chegou ao Brasil por volta dos anos 1930 junto com o Anopheles gambiae (principal vetor na África). Atualmente, pela prevalência do clima tropical propicio à proliferação dos mosquitos a Amazônia é alvo constante de casos da doença.

Com informações da Fapeam
 
Fonte isaude.net

Planta da região amazônica pode ser usada no tratamento de gordura no fígado

Uxi Amarelo (Endopleura uchi)
A gordura no fígado tem sido considerada a forma mais comum de doença hepática relacionada, principalmente, à obesidade
 
O Uxi Amarelo (Endopleura uchi), planta da região amazônica, pode ser usado no tratamento da esteatose hepática, doença popularmente conhecida como gordura no fígado. De acordo com a pesquisadora Natasha Valois Castelo, acadêmica do curso de medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), o estudo científico, que é pioneiro na área, visa melhorar um quadro onde não há tratamento medicamentoso eficiente e enfatiza a importância da flora amazônica, por se tratar de uma pesquisa que utiliza uma planta da região que se mostra eficaz na redução até mesmo na cura de doenças do fígado.
 
A gordura no fígado, conhecida como esteatose ou Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) tem sido considerada a forma mais comum de doença hepática no mundo ocidental, relacionada principalmente à obesidade. A doença abrange vários casos, desde os de esteatose simples até aos de esteato-hepatite e fibrose, podendo evoluir para a cirrose e carcinoma hepatocelular (CHC).
 
"Os resultados mostraram que o Chá de Uchi é seguro e tem alta eficácia para redução de esteatose hepática, porém mais pesquisas devem ser feitas, porque este estudo foi pioneiro nessa área", explicou.
 
A pesquisa de Natasha Valois Castelo contou com o auxílio da pesquisadora Rosany Picolloto, sob a orientação do doutor e professor Fernando César Fonseca, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Metodologia
A pesquisadora explica que para chegar aos resultados, a esteatose não alcoólica (gordura no sangue) foi induzida em ratos wistar machos, com oito semanas de vida, por meio de dieta Hiperlipídica durante 40 dias. Após esse período os animais foram divididos em dois grupos de seis animais cada. Os animais do primeiro grupo foram submetidos à dieta padrão administrada com chá de Endopleura uchi por um período de quatro semanas. Já os do segundo grupo foram submetidos à dieta padrão pelo mesmo período do primeiro, mas sem o chá de Endopleura uchi.

Resultados
De acordo com os resultados, nos animais do primeiro grupo, submetidos ao chá de Endopleura uchi, foi constatada a diminuição do colesterol LDL, triglicerídeos e o aumento do colesterol HDL, além do emagrecimento significativo e a diminuição ou cura da esteatose hepática (gordura no fígado) dos ratos.
 
Para Castelo, o resultado esperado foi cumprido ao longo da pesquisa. " Participei de todas as etapas, sofri com as dificuldades, mas nunca desisti porque essa pesquisa valoriza não somente nossa região, mas, abre portas para que novas pesquisas sejam feitas. E que embasem os conhecimentos populares em estudos complexos e comprovem que nossa flora é rica e necessária para toda a humanidade", ponderou.
 
A pesquisadora ressalta que há a necessidade de mais estudos e aprofundamento do tema para a comercialização e consumo da planta com a finalidade de tratamento em seres humanos.

Sobre a Endopleura uchi
O Uxi (Endopleura uchi) é uma nativo da Amazônia, encontrado em mata de terras firmes e pertencente à família das humiriáceas. É uma árvore de tronco reto e liso com frutos comestíveis e sementes oleaginosas. Para muitas pessoas, a casca do Uxi é utilizada no tratamento de diversas infecções.

Com informações da Fapem
 
Fonte isaude.net

Choro do bebê aos 6 meses pode ajudar a diagnosticar autismo

Pesquisa sugere que crianças em situação de risco elevado para o autismo produzem sons mais elevados e agudos
 
Pesquisadores da Brown University, nos EUA, descobriram que choro dos bebês aos 6 meses de idade pode ser usado, juntamente com outros fatores, para determinar o risco de autismo.
 
Os pesquisadores gravaram o choro de 39 crianças de 6 meses de idade, das quais 21 estavam em risco para autismo porque tinham um irmão mais velho com a condição. Os outros eram bebês saudáveis, sem histórico familiar de autismo.
 
Uma análise assistida por computador mostrou que o choro dos bebês em situação de risco elevado para o autismo eram mais elevados e agudos do que os bebês que não corriam risco da doença. Segundo o líder da pesquisa, Stephen Sheinkopf, este resultado só foi verdadeiro quando o choro foi causado pela dor, como quando um bebê caiu e bateu com a cabeça.
 
No entanto, os pesquisadores ressaltam que as diferenças de choro dos bebês autistas "provavelmente não poderiam ser detectadas pela maioria das pessoas utilizando somente seus ouvidos."
 
No momento em que as crianças do estudo fizeram 3 anos de idade, três delas foram diagnosticadas com autismo. Enquanto bebês, estas três crianças tinham choro que estava entre os mais altos e agudos e que soava mais tenso.
 
As descobertas sugerem que o choro dos bebês de 6 meses pode ser usado, juntamente com outros fatores, para determinar o risco de um bebê ter autismo.
 
Se confirmada em estudos futuros, a descoberta pode permitir aos pesquisadores identificar crianças com risco da doença muito antes dos problemas de comportamento típicos se tornarem aparentes.
 
Estudos anteriores sugeriram que com um ano de idade, as crianças com autismo produzem sons e gritos que atípicos, mas esta pesquisa é a primeira a avaliar os bebês a partir dos seis meses.
 
A equipe ressalta que mais estudos são necessários para confirmar os resultados.
 
O trabalho foi publicado na revista Autism Research.
 
Fonte isaude.net

Ciclismo restaura ligações em regiões do cérebro associadas ao Parkinson

Prática regular da atividade física tem potencial para ajudar a aliviar os sintomas da doença neurodegenerativa
 
Prática regular de ciclismo pode ajudar a aliviar os sintomas da doença de Parkinson, de acordo com pesquisadores do Cleveland Clinic Lerner Research Institute, nos EUA.
 
O estudo sugere que o exercício melhorou as conexões entre regiões cerebrais ligadas à doença e impulsionou a coordenação e o equilíbrio dos pacientes.
 
O pesquisador Jay Alberts começou a investigação depois de perceber melhorias em uma acompanhante seu com Parkinson após um passeio de longa distância.
 
"A descoberta foi acidental. Eu estava pedalando mais rápido, o que a obrigou a pedalar mais rápido. Ela teve melhorias na função de membro superior, então começamos a olhar para o possível mecanismo por trás dessa melhora", afirma Alberts.
 
Alberts e seus colegas realizaram uma série de exames no cérebro de 26 pacientes com Parkinson que fizeram exercícios com bicicletas três vezes por semana durante dois meses.
 
Alguns pedalaram no próprio ritmo, enquanto outros se comprometeram com o ciclismo mais pesado, em que eram forçados a pedalar mais rápido.
 
Os exames revelaram que o ciclismo impulsionou conexões entre as regiões cerebrais ligadas ao movimento.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados mostraram que o exercício na bicicleta consiste em uma terapia eficaz e de baixo custo para tratar a doença de Parkinson.
 
A equipe acredita que a rotina regular de exercícios pode ajudar as pessoas com a condição não só a melhorar sua aptidão geral, mas também melhorar o movimento e equilíbrio, bem como outros sintomas da doença, como ansiedade e depressão.
 
Fonte isaude.net

Figo defende uso de caricaturas para informar sobre a tuberculose nas escolas

Livro de caricaturas elaborado em parceria com a Organização das Nações Unidas vai ser distribuído em vários países e em diferentes idiomas
 
O ex-jogador de futebol, o português Luís Figo, defendeu um livro de caricatura como meio para alertar contra a tuberculose nas escolas. Figo, que também integrou a equipe do Inter de Milão, falou à Rádio ONU, em Nova Iorque, às vésperas do lançamento da parceria entre a Organização das Nações Unidas e o projeto Inter Campus.
 
"O que muitas pessoas não sabem é que é uma doença que pode ser prevenida e que tem cura. Está muito associada a casos do HIV, mas tem sido feita uma grande campanha em termos de prevenção nas escolas. Através das Nações Unidas conseguimos elaborar um livro de cartoon (caricaturas) para distribuir em muitos países do mundo e em diferentes línguas. É uma forma de informar e também de prevenir os mais jovens, comunicando que é uma doença que existe, pode atingir a qualquer pessoa, ao mesmo tempo que tem cura. Por isso, o mais importante é a informação", revelou.
 
De acordo com a ONU, cerca de 8,7 milhões de pessoas contraíram a tuberculose em 2011. Entre os diagnosticados, mais de 1 milhão viviam com o vírus que pode provocar a Aids.
 
O Inter Campus implementa programas em 25 países, incluindo Angola, Brasil e Venezuela. Ainda sobre o seu envolvimento no projeto, Figo disse que a motivação era não somente a causa nobre, mas os resultados.
 
Ex-jogador portuguê considera que a comunidade futebolística tem a responsabilidade de integração social. A iniciativa que envolve os jogadores aposentados apoia cerca de 10 mil crianças necessitadas.

Com informações da ONU
 
Fonte isaude.net
Milhares de cidadãos e de profissionais da área da saúde foram neste domingo às ruas de Madri para cercar os hospitais públicos, formando um "abraço", e expressar assim sua rejeição aos planos do governo regional de privatizá-los.
 
Os manifestantes - entre os quais havia muitos idosos e crianças - cantaram temas como "saúde não se vende, saúde se defende" e conseguiram "abraçar" até mesmo grandes hospitais, como o Gregorio Marañón.
 
O objetivo deste protesto, conforme disse à Agência Efe Magdalena Salcedo, de um sindicato de profissionais da saúde, é exigir ao governo da comunidade autônoma de Madri a "iniciar os mecanismos necessários para tornar possível uma saúde pública mais eficiente".
 
Magdalena acrescentou que a saúde privada "não é mais barata", e que os protestos contra os ajustes do governo regional não são reivindicações trabalhistas, mas "um sentimento de responsabilidade, de que é preciso defender a saúde pública".
 
Em frente ao Hospital La Princesa, milhares de pessoas - 3 mil, segundo os organizadores - deram as mãos e formaram uma "corrente humana" de cerca de 500 metros.
 
Fonte R7

Concurso Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca, Estado de Alagoas, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 276 vagas, sendo 80 para cargos de nível fundamental, 89 para nível médio e 107 para nível superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.500,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado na cidade de Água Branca – Estado de Alagoas, sob a responsabilidade da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura - FAPEC.
 
Cargos
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista CNH B e D, Operador de Máquina, Auxiliar de Serviços administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Coveiro, Jardineiro, Operador de Trator Agrícola e Pedreiro;

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Administrativo Educacional, Assistente De Bibliotecário, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Digitador, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Técnico Em Informática e Técnico em Nutrição;

Nível Superior: Assistente Social, Biomédico, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador, Professor, Psicólogo, Psicólogo Escolar e Secretário Escolar.

Inscrições
As inscrições serão exclusivamente realizadas pela internet no endereço eletrônico da FAPEC (www.fapec-al.com.br), até o dia 28 de dezembro de 2012. Será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os cargos de nível médio e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
O Cartão de Convocação para a prova objetiva poderá ser retirado através do endereço eletrônico da FAPEC, a partir do dia 19 de fevereiro de 2013. A prova objetiva será, preferencialmente, realizada na cidade de Água Branca, nos dias 23 (sábado) e/ou 24 (domingo) de fevereiro de 2013, em horário previamente informado nos Cartões de Convocação do candidato. A duração das provas será de 03 horas para todos os cargos.

O gabarito será divulgado até às 12:00 (doze) horas do dia 26 de fevereiro 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 29 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS abre vagas

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 138/2012 de processo seletivo, com objetivo de preencher 04 vagas para Professor Substituto e/ou Temporário.
 
De acordo com o edital, as jornadas serão de 20h e 40h semanais e os salários poderão variar de R$ 1.597,92 a R$ 4.472,00.

Os profissionais trabalharão com as áreas de Clínica de Pequenos Animais, História Geral, Genética/Genética Geral e de Engenharia de Software dos Departamentos de Clínica de Pequenos Animais, História, Biologia e Colégio Politécnico.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 05 de dezembro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, nas secretarias dos respectivos Departamentos e apresentar cópia do RG e comprovante de pagamento da taxa, que poderá variar de R$ 39,00 a R$ 111,00.

Para todos os participantes haverá prova de títulos e prova didática.

O prazo de validade do certame será de 1 ano a contar da data da publicação da homologação no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Lagoa da Canoa (AL) abre processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, Estado de Alagoas publicou o extrato de edital para realização de processo seletivo oferecendo 14 vagas para Agente Comunitário de Saúde.
 
As inscrições serão realizadas do dia 26 de novembro a 07 de dezembro de 2012.
 
As provas serão realizadas na data provável de 22 de dezembro de 2012.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal, na Sede da Secretaria Municipal de Saúde ou pelo Fone/Fax: 82 3528-1160.

Prefeitura de Balneário Camboriú (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Balneário Camboriú, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal da Saúde, publicou edital N° 05/2012 de processo seletivo público destinado selecionar candidatos para o provimento de vagas em caráter temporário no Hospital Ruth Cardoso. O certame será realizado sob a responsabilidade da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos – FEPESE.
 
São providas 54 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 1.060,00 a R$ 2.438,00. Ficam reservadas 5% das vagas oferecidas aos candidatos portadores de deficiência.
 
Cargos
Técnico em enfermagem, técnico de radiologia, técnico de gesso, técnico de laboratório-patologia clínica, lactarista e enfermeiro.
 
Inscrições
A inscrição somente será efetuada pela internet, no site sel.bcamboriu.fepese.org.br, até às 18 horas do dia 7 de dezembro de 2012.
 
Taxas
O valor da taxa de inscrição é:
Para o cargo de Enfermeiro - R$ 30,00;
Para os cargos de Lactarista, Técnico de gesso, Técnico de laboratório, Técnico de radiologia e Técnico em enfermagem - R$ 20,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O certame constará para o cargo de Enfermeiro de duas etapas:

Primeira etapa: Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório.

Segunda etapa: Prova de títulos.
 
A prova escrita para todos os cargos do certame será realizada provavelmente no dia 16 de dezembro de 2012, com a duração de 3 horas em local que será divulgado na data provável de 12 de dezembro de 2012, no endereço eletrônico do processo seletivo sel.bcamboriu.fepese.org.br.
 
A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico: sel.bcamboriu.fepese.org.br a partir das 21 horas do dia da sua realização. O processo seletivo tem a validade de 2 anos.

Edital / Publicações

Universidade Federal Fluminense - UFF abre processo seletivo

A Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro, divulgou edital N° 191/2012 de processo seletivo no qual são ofertadas duas vagas docentes nos Departamentos de Formação Específica de Odontologia de Nova Friburgo (FFE) e de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC). Ambas as oportunidades serão para professor substituto, classe assistente, sendo uma delas para a área de Literatura Brasileira e a outra para a área de Odontologia Social e Preventiva.
A remuneração será de R$ 1.993,04 para professor substituto e de R$ 3.016,52, para professor assistente, acrescida de auxílio alimentação de R$ 304,00.

Inscrição
Para concorrer o candidato deverá se inscrever de 7 a 16 de dezembro de 2012 se estiver interessado na vaga do GLC e de 10 a 20 de dezembro de 2012 para a vaga do FFE, por meio do preenchimento de um cadastro no sistema de gerenciamento de concursos, disponível no endereço eletrônico sistemas.uff.br.

Provas
Todos os participantes farão prova escrita, prova didática, entrevista e análise curricular. Para os inscritos do FFE as avaliações acontecerão provavelmente nos dias 7 e 8 de janeiro de 2013 e para os concorrentes do GLC, prevista para 17 a 20 de dezembro de 2012.

Validade
O certame terá validade de 02 (dois) anos, não podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Natalândia - MG

A Prefeitura de Natalândia, cidade localizada a 588 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 01/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece 17 vagas mais cadastro reserva com salários que variam entre R$ 529,52 a R$ 887,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de Atividades Desportivas, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Atividades Desportivas, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Máquinas, Professor, Recepcionista, Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2013, de forma presencial, na Prefeitura de Natalândia, das 9:00 às 17:00 (exceto sábado, domingo e feriado) ou através do site www.magnusconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental e médio: R$ 31,00, 33,00 e 42,00;
Nível superior: R$ 43,00.

Prova

O concurso será constituído de provas objetivas, prática e de títulos.
 
Os títulos deverão ser apresentados em fotocópia autenticada do diploma ou certificado, expedido por instituição de ensino ou aperfeiçoamento de Recursos Humanos reconhecida oficialmente e entregues nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2013 pelo candidato ou pelo seu procurador, em envelope contendo externamente em sua face frontal, os seguintes dados: Concurso Público Prefeitura Municipal de Natalândia - Edital nº 01/2012, o nome do candidato, número de inscrição e o cargo pleitado. O candidato, deverá enviar por meio de SEDEX com aviso de recebimento, com data de postagem até o dia 04 de abril de 2013, para a Prefeitura Municipal de Natalândia – Rua Natalício, 560 – Centro – Natalândia/MG - Concurso Público 001/2012.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 17 de março de 2013, em locais e horários a serem divulgados através do site www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 14 de março de 2013.
O gabarito será divulgado no 1º dia após a aplicação da prova objetiva.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na UNICAMP

A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, Estado de São Paulo, divulgou os editais n°s 01P-29629 e 02P-29201/2012 de processo Seletivo para o preenchimento de 3 vagas de estágio, bem como de outras que surgirem no prazo de validade da seleção. O estagiário contratado cumprirá jornada de 30 horas semanais e receberá bolsa de estágio no valor de R$ 902,14 e auxílio transporte no valor de R$ 6,00 por dia de efetiva atividade.
 
O edital n°01P-29629/2012, está disponibilizando 1 vaga para o Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais - NEPAM, para estudante de curso superior na área de Informática, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 2º semestre do ano de 2012 esteja cursando até o antepenúltimo semestre do curso.
 
Já o edital n° 02P-29201/2012, oferece 2 vagas para o Centro Integrado de Pesquisas Oncohematológicas da Infância (CIPOI) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para acadêmicos de Serviço Social, em Instituição de Ensino Oficial ou reconhecida pelo MEC, e que no 2º semestre do ano de 2012 esteja cursando no mínimo o 4º semestre do curso.
 
As inscrições poderão ser efetuadas na administração do CIPOI, localizada na Rua Vital Brasil, nº 100 ( para estudante de Serviço Social) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais, localizado na Rua dos Flamboyants, nº 155 ( para estudantes na área de Informática) até 06 de dezembro de 2012 das 9:00 as 17 horas.
 
Os editais do processo seletivo serão divulgados no Portal DGRH (www.dgrh.unicamp.br) e no Portal Unicamp (www.unicamp.br) nos dias 12 de dezembro de 2012 (edital de convocação para prova), 19 de dezembro de 2012 (edital de convocação para entrevista) e 07 de janeiro 2013 (edital de classificação final).
 
A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de análise dos requerimentos de inscrição, prova escrita teórica e entrevista.
 
A seleção terá validade de um ano, a contar da data de divulgação do edital de classificação final.

UFG publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás, abriu edital N° 83/2012 de processo seletivo para contratação de 07 professores por tempo determinado. A remuneração varia de R$ 1.863,83 a R$ 3.441,18 em carga horária de 20 e 40h semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 10 de dde 2012, nas respectivas Unidades Acadêmicas, localizadas nos Campus Samambaia (Campus I), Campus Jataí e Campus Catalão. A taxa será de R$ 45,00.

A validade do processo seletivo será até 31 de Dezembro de 2013.

UFPE lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou edital N° 61/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 11 vagas para professor substituto, nas secretarias de departamentos do campus Recife e de núcleos do campus de Caruaru. A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato e a jornada de trabalho, podendo variar de R$ 1.553,19 a R$ 4, 300,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 70,00, devem ser feitas nas secretarias dos departamentos e dos núcleos constante e estarão abertas das 08h00 do dia 03 de dezembro às 17h00 do dia 12 de dezembro de 2012.
 
As inscrições são apenas presenciais, não sendo admitida inscrição condicionada à posterior complementação ou juntada de documentos.
 
A seleção constará de:

- Julgamento de títulos;

- Prova escrita e/ou prova didática ou didático-prática.
 
A seleção será realizada em datas e horários que serão afixados na Secretaria dos departamentos/núcleos.
 
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União.

UFRGS / FAURGS - RS abre processo seletivo

A FAURGS - Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, publicou edital n° 02/2012 de processo seletivo para o preenchimento de 09 vagas na carreira de Auxiliar Administrativo I; Colheitador de Laboratório I, e Enfermeiro para atuação no Projeto Acadêmico do Laboratório de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia - UFRGS e outras que forem surgindo durante a validade do certame, dentre as quais 1 fica reservada a pessoas com deficiência.
 
A remuneração para os cargos é de até R$ 1.370,00, para jornada de 20, 30 e 40 horas semanais.

Inscrições
Os interessados podem se inscrever no período de 03 a 07 de dezembro de 2012 (em dias úteis), das 9h às 12h e das 14hs às 17hs, na Sede da FAURGS, Recursos Humanos, 2º andar, localizada na Av. Bento Gonçalves, 9500, prédio 43.609, Bairro Agronomia, Campus do Vale, UFRGS, Porto Alegre/RS.

Provas
A seleção dos candidatos será feita mediante Análise de Curriculum Vitae Documentado e Entrevista para avaliar experiência. A primeira modalidade terá caráter eliminatório e classificatório, e a última, caráter classificatório.

As informações sobre homologação de inscrições, locais de entrevista, listas de resultados de provas, resultados decorrentes de análise de recursos e homologação de resultados finais do processo seletivo serão divulgadas no site www.faurgs.ufrgs.br.
 
Validade
O certame terá validade de um (1) ano contado a partir da data de publicação da homologação de seu resultado final.

Concurso MDS 2012-2013: Edital e Inscrição

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou edital Nº. 01/2012 de processo seletivo simplificado para contratar temporariamente 120 profissionais de nível superior. O edital da seleção, organizada pela Cetro Concursos Públicos, foi publicado no Diário Oficial da União de 30/11/2012.
 
As oportunidades estão distribuídas entre 3 níveis funcionais: os cargos de nível III se referem a atividades técnicas de suporte, com oferta de 55 vagas e salário de R$ 3,8 mil; os postos de nível IV são relacionados às atividades técnicas especializadas de complexidade intelectual, com disponibilidade de 32 vagas e salário de R$ 6,13 mil; por fim, os de nível V agrupam as atividades técnicas especializadas de complexidade gerencial, 33 vagas, com salário de R$ 8,3 mil. A jornada de trabalho para todos os cargos será de 40 horas semanais.
 
Para participar, o interessado deverá ter formação superior nas áreas listadas no edital (graduação/licenciatura, acrescida ou não de pós-graduação, dependendo do cargo).
 
Inscrição e Seleção
A inscrição será admitida somente via internet, no endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br), entre 03 a 16 de dezembro de 2012, iniciando-se às 10h do primeiro dia e encerrando-se, impreterivelmente, às 23h59 do dia 16/12, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido: R$ 45,00 (nível III), R$ 55,00 (nível IV) e R$ 65,00 (nível 5).
 
As provas serão realizadas em Brasília/DF em data, locais e horários a serem comunicados oportunamente. A data provável para realização das provas objetivas é 27 de janeiro de 2013. Classificados na primeira etapa ainda passarão por avaliação de títulos, a acontecer nos dias 12 e 15 de março de 2013.

Os gabaritos da prova objetiva, considerados como corretos, serão divulgados na data prevista de 28 de janeiro de 2013 e o resultado final deve ser divulgado em 19 de abril de 2013.

O certame terá validade por 2 anos, passíveis de prorrogação, e os selecionados assinarão contrato de 12 meses, com possibilidade de prorrogação até o limite de cinco anos.

SEJUS (PI) abre processo seletivo

A Secretaria Estadual da Justiça publicou através do Diário Oficial do Estado do Piauí extrato do edital nº 023/2012 para realização de processo seletivo visando a contratação por prazo determinado de profissionais de nível médio e superior para trabalhar na execução do Convênio nº MJ nº 113/2011 - Implantação do núcleo de atenção ao preso provisório passível de pena alternativa no estado do Piauí.
 
Cargos
Nível médio: auxiliar administrativo (1);

Nível superior: advogado (1), assessor jurídico (1), assistente social (1) e psicólogo (1).
 
As inscrições serão realizadas nos dias 03 e 04 de dezembro de 2012, das 8h00min às 12h30min, no Setor de Licitação na Sede da SEJUS, localizada à Av.Pedro Freitas, s/nº- Centro Administrativo- Bloco G, 2º andar, Teresina-PI.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,00 para os cargos de nível superior e R$ 30,00 para os cargos de nível médio.
 
Maiores informações e aquisição do edital completo junto á Comissão Permanente de Licitação da Secretaria da Justiça do Estado do Piauí, situada na Av. Pedro Freitas, S/N, Centro Administrativo, Bloco “G”, 2º andar, Teresina-PI.

Prefeitura de Camboriú (SC) abre processo seletivo

Foi divulgado o edital n° 003/2012 de processo seletivo do município de Camboriú, em Santa Catarina. A seleção destina-se à admissão de pessoal em caráter temporário e formação de cadastro de reserva para o ano de 2013. São ofertadas 141 vagas, sendo 70 imediatas e 71 para cadastro de reserva de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.115,04 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Vigia, Servente, Pintor, Pedreiro, Operário de Trator Agrícola, Operário Braçal, Operador de Retroescavadeira Hidráulica, Operador de Retroescavadeira, Operador de Micro Trator, Motorista, Veterinário, Mecânico, Lavador, Gari, Cozinheiro, Carpinteiro, Calceteiro, Borracheiro e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
Inscrições
Os interessados deverão se inscrever na Secretaria de Administração, situada à rua Getulio Vargas, 77, Centro – Camboriú/SC, até o dia 04 de dezembro de 2012, das 13h00min às 19h00min. Poderão se inscrever também os portadores de necessidades especiais, aos quais serão reservadas 5% das vagas preenchidas.
 
Provas
Serão publicadas no dia 06 de dezembro de 2012 através do site da Prefeitura de Camboriú - www.cidade decamboriu.sc.gov.br e no mural do paço municipal o nome em ordem alfabética, dos candidatos habilitados a fazer a prova de entrevista.
 
A entrevista do presente processo seletivo será realizada no dia 10 e 11 de dezembro de 2012, das 13h00minh ás 18h00min, na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, situada à rua Marlene Zuchi, snº - Centro – Camboriú/SC.
 
O resultado da entrevista/tempo de serviço será publicado a partir do dia 13 de dezembro de 2012, no site da Prefeitura de Camboriú e no mural do paço municipal.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado a partir da data de publicação do Decreto de homologação final, podendo, a critério da administração ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Roraima - UFRR abre processo seletivo

A Universidade Federal de Roraima - UFRR, divulgou edital nº 57/2012 para realização de processo seletivo visando o preenchimento de 04 vagas para o cargo de Professor Substituto. O salário previsto é de R$ 2.124,20 por jornada de 40 horas semanais.
 
Os profissionais contratados atuarão nos Departamentos de Geologia, Biologia, Comunicação Social e de Coordenação do curso de História do Instituto de Geociências (Igeo), Centro de Estudos da Biodiversidade (Cbio), Centro de Comunicação Social, Letras e Artes Visuais (CCLA) e Centro de Ciências Humanas (CCH).
 
As inscrições serão realizadas no período entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2012, na secretaria do respectivo Departamento. Na ocasião deve-se apresentar Curriculum Vitae comprovado; diploma da graduação e histórico escolar da formação exigida; RG e CPF.
 
A seleção ocorrerá provavelmente no dia 06 de dezembro de 2012, em local e horário a ser definido pelo Departamento Didático.
 
O resultado final deverá ser enviado à Diretoria de Recursos Humanos até o dia 07 de dezembro de 2012, por ordem decrescente de classificação, para publicação oficial no D.O. U e no site da UFRR: www.ufrr.br .

Prefeitura de União do Sul (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de União do Sul, Estado do Mato Grosso, abriu processo seletivo Nº. 003/2012 visando o preenchimento de 64 vagas em todos os níveis de escolaridade. Os selecionados trabalharão nas secretarias municipais de Educação, Saúde, Administração, Assistência Social e Obras, Viação, Urbanismo e Saneamento. As contratações serão em regime Estatutário e Celetista com salários que variam de R$ 315,00 a R$ 6.500,00, respectivamente, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
Do total das vagas ocupadas neste concurso, durante os 12 meses de sua validade, 5% serão providas a candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Zeladora, Gari, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Combate às Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar Administrativo da Saúde, Condutor de Veículo Emergencial, Auxiliar Administrativo, Condutor de Veículo Escolar, Inspetor de Alunos, Merendeira, Técnico de Enfermagem, Fiscal de Vigilância Sanitária, Assistente do PETI, Técnico em Laboratório de Informática, Técnico Operacional de Sistemas, Agente Administrativo Educacional, Auxiliar de Magistério, Professor, Nutricionista, Psicólogo, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Odontólogo, Psicólogo, Enfermeiro e Médico Clínico Geral.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 10 de dezembro de 2012, das 08:00 às 12:00 horas, na Recepção da Prefeitura de União do Sul, localizada na Avenida Curitiba, nº. 94, Centro, União do Sul – MT, ou por procuração com assinatura reconhecida em cartório.
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 14 de dezembro de 2012, das 19:00 ás 23:00 horas, na Escola Municipal Matilde Altenhofem.
 
Os títulos (cópias simples) a serem avaliados deverão ser entregues provavelmente no dia 14 de dezembro de 2012, a partir das 18:30 horas em envelope identificado, respeitando o horário de inicio das provas.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 21 de dezembro de 2012, no mural da Prefeitura, no site da Prefeitura - uniaodosul.mt.gov.br e no site da Associação Mato-Grossense dos Municípios - www.amm.org.br/amm.

Edital / Publicações