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terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Unicamp cria aparelho que indica local exato para aplicação de anestesia

Carlos Alxandre Ferri, autor do estudo, junto ao estimulador de nervos
Foto: Unicamp
Carlos Alxandre Ferri, autor do estudo, junto ao estimulador de nervos
Equipamento, que emite sinal sonoro, atenua riscos e efeitos colaterais causados pela aplicação de anestesia no paciente
 
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um pequeno aparelho digital capaz de diminuir os riscos e efeitos colaterais das anestesias regionais, amplamente empregadas em pequenas e médias cirurgias de membros.
 
O estimulador de nervos, como é conhecido, é controlado por um microprocessador e conectado a uma agulha. O equipamento emite um sinal sonoro, que indica ao médico o local exato a ser anestesiado.
 
Nas cirurgias de membros, quando se faz o uso da técnica regional, o anestésico é injetado próximo ao conjunto de nervos, inibindo o estímulo de dor. A imprecisão nestes casos pode levar desde a perfuração do nervo em condições extremas, até a sensações de formigamento e paralisia parcial, devido a altas quantidades de anestésicos.
 
O protótipo, ainda em fase de testes, foi criado pelo engenheiro eletricista Carlos Alexandre Ferri como parte de seu estudo de mestrado defendido junto ao programa de pós-graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp.
 
Outros equipamentos
Segundo o pesquisador da Unicamp, Carlos Alexandre Ferri, já existem aparelhos comerciais de estimulação de nervos para o auxílio em anestesias regionais. Assim como o equipamento proposto, eles são usados alternativamente ao método tradicional, cuja localização dos nervos é realizada manualmente, pelo tato.
 
A diferença entre eles é que, pela primeira vez, o sistema foi criado de modo totalmente automatizado. Isto permite, segundo o engenheiro, que o equipamento tenha uma precisão dez vezes maior quando comparado aos convencionais. Além disso, a praticidade obtida com a automatização é essencial ao anestesiologista, salienta.

Redução de custos
Outra vantagem é a redução de custos. Enquanto os valores dos aparelhos existentes, geralmente importados, chegam a cerca de R$ 4 mil, os custos de montagem do instrumento criado ficou na ordem de R$ 300,00. As diferenças também são significativas em relação ao custo de operacionalização, aponta o estudioso da Unicamp.
 
Ele explica que a utilização dos aparelhos comerciais requer um assistente ao lado do anestesiologista para efetuar os ajustes enquanto se localiza o nervo. Por ser automático, o equipamento desenvolvido na Unicamp dispensa este tipo de apoio. Neste ponto, o orientador do trabalho completa que existem outras formas de identificação do conjunto de nervos, mas também inviáveis financeiramente.
 
" Pode-se usar, por exemplo, um equipamento de ultrassom de imagem para visualizar o conjunto de nervos. Mas, além de trabalhoso, seria necessário um aparelho deste porte dedicado exclusivamente para aquele fim, acarretando um custo muito alto. Os equipamentos de ultrassom devem ser utilizados para diagnósticos clínicos. Nestes casos o seu uso será muito mais vantajoso ao paciente" , acrescenta Antônio Quevedo, do Departamento de Engenharia Biomédica da FEEC.

Testes
O anestesiologista Francisco Carlos Pena Siqueira efetuou testes clínicos com o estimulador. Os experimentos aconteceram no Hospital e Maternidade Madre Theodora, localizado no Parque das Universidades, em Campinas. Todos os testes foram realizados com pacientes em cirurgias de mãos por meio da técnica de bloqueio de plexo braquial.
 
O Comitê de Ética em Pesquisa Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp aprovou os ensaios, bastante promissores, conforme revela o engenheiro Carlos Alexandre Ferri. " Após os testes, o doutor Francisco Pena relatou que o bloqueio com o uso do estimulador foi realizado com melhor qualidade em relação ao método convencional, sem o uso do aparelho. Isso quer dizer que o efeito desejado foi obtido em um período de tempo menor."

Patente
Quevedo também avalia como promissor o potencial da pesquisa que resultou no estimulador. "É fundamental transferir esta tecnologia para a indústria. De imediato, o equipamento criado já mostra soluções que podem melhorar os aparelhos comerciais" , considera.
 
" Este tipo de técnica é importante para a qualidade da aplicação anestésica regional, bastante utilizada, mas que apresenta riscos de complicações por ser ainda imprecisa. Com estes mecanismos de localização, o ganho de qualidade do serviço de saúde é muito grande. E a um baixo custo" , analisa. Ele informou ainda que o pedido de patente já está sendo sistematizado junto à Agência de Inovação Inova Unicamp.

Prêmio internacional
A originalidade e aplicação de pesquisa para resolver um problema médico real rendeu ao estudioso da Unicamp o prêmio internacional em concurso promovido pela empresa Freecale. O anúncio do concurso aconteceu no final de outubro deste ano. A proposta era empregar tecnologia desenvolvida pela fabricante de sensores e microprocessadores.

Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Dieta rica em alimentos de cor laranja e amarela reduz risco de câncer de mama

Carotenoides encontrados em frutas e legumes de cor laranja, amarela e vermelha protege contra o câncer de mamaPesquisa sugere que mulheres com altos níveis de carotenoides no sangue têm menos chance de desenvolver forma agressiva da doença
 
Pesquisadores da Harvard Medical School, nos EUA, descobriram que as mulheres que possuem altos níveis de carotenóides, compostos de nutrientes encontrados em frutas e legumes, no sangue, têm risco menor de desenvolver câncer de mama.
 
A pesquisa sugere que o efeito protetor é maior para o câncer de mama receptor de estrogênio negativo (ER-), que tendem a ser mais agressivos, têm pior prognóstico e menos opções de prevenção e tratamento.
 
Estudos anteriores já haviam ligado carotenóides ao menor risco de câncer de mama, mas com resultados mistos, dependendo do composto específico carotenóide avaliado.
 
Agora, os autores analisaram dados obtidos a partir de estudos que abrangem um total de 7 mil mulheres (3.055 com câncer de mama e 3.956 controles), e olharam para as ligações entre câncer de mama e os níveis totais de carotenóides circulantes, bem como os individuais.
 
Os resultados mostraram uma associação inversa estatisticamente significativa entre o risco de câncer de mama e os níveis circulantes de carotenóides totais e individuais. "Esta análise sugere que as mulheres com maiores níveis circulantes de alfa-caroteno, beta-caroteno, luteína + zeaxantina, licopeno e carotenóides totais podem estar em risco reduzido de câncer de mama", afirmam os autores.
 
Eles não encontraram nenhuma ligação estatisticamente significativa para a beta-criptoxantina.
 
Os autores observam que encontraram ligações mais fortes foram para os cânceres de mama receptor de estrogênio negativo, e algumas evidências de que os carotenóides podem retardar também o crescimento de cânceres ER positivos.
 
"Uma dieta rica em carotenoides obtidos de frutas e vegetais oferece muitos benefícios à saúde, incluindo um possível risco reduzido de câncer de mama", ressaltam os pesquisadores.

Carotenóides na dieta
Carotenóides são pigmentos de cor amarela, laranja e vermelha encontrados em plantas. Os tipos que os pesquisadores analisaram neste estudo são os mais comuns nas dietas norte-americana, ou seja, alfa-caroteno, beta-caroteno, beta-criptoxantina, luteína, zeaxantina e licopeno.
 
Legumes amarelos e alaranjados, como cenoura e abóbora, são ricas fontes de alfa e beta-caroteno. Espinafre também é uma rica fonte de beta-caroteno, embora a clorofila nas folhas esconda o pigmento amarelo-laranja. Batata-doce e couve (um vegetal de folhas da família do repolho) também têm grandes quantidades de beta-caroteno. Os tomates são uma rica fonte de carotenoide.
 
Fonte isaude.net

Identificados enzima e linfócito que agravam lesões na doença de Chagas

Ambos são produzidos pelo corpo após a infecção pelo parasita Trypanosoma cruzi, responsável pela doença
 
Após 14 anos de estudos desenvolvidos no Laboratório de Biologia das Interações do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a equipe liderada pela pesquisadora Joseli Lannes aponta o linfócito T CD8 e a enzima óxido nítrico sintase (iNOS) como agravantes da cardiopatia chagásica crônica (CCC), considerada a pior das complicações ocasionadas pela doença de Chagas.
 
A enzima e o linfócito são produzidos pelo corpo após a infecção pelo parasita Trypanosoma cruzi, e suas funções permaneciam incertas para a comunidade científica até então. A descoberta abre caminho para novas alternativas de identificar e tratar o agravamento.
 
A cardiopatia acomete pelo menos um terço dos pacientes em algum momento de suas vidas. Identificar os mecanismos de um agravo que pode levar até três décadas para produzir sintomas é tarefa árdua para pesquisadores da área.
 
Os estudos foram divulgados em artigos nos periódicos científicos PLoS Pathogens e PLoS Neglected Tropical Diseases. A doença de Chagas consta no rol dos agravos considerados pela Organização Mundial da Saúde como negligenciados e atinge, pelo menos, oito milhões de pessoas na América Latina.
 
Fonte isaude.net

CFM mantém restrição a práticas da medicina molecular

O Conselho Federal de Medicina (CFM) revisou e manteve as restrições a práticas da medicina molecular, como a proibição da prescrição de megadoses de vitaminas, proteínas, sais minerais e lipídios para a prevenção de doenças ou o uso de ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) para evitar o envelhecimento.
 
 Tais produtos eram amplamente indicados em consultórios de tratamento ortomoleculares mas, há dois anos, foram proibidos pelo CFM por não terem eficácia e segurança comprovadas cientificamente.
 
Na resolução de 2010, ficou determinado que, passados dois anos, o texto seria submetido a uma revisão. Depois da análise, o CFM concluiu que as práticas continuam sem comprovação científica.
 
Fonte R7

Chocolate pode ajudar a evitar tosses persistentes

Chocolate ajuda na diminuição da tosse, mas pode haver
efeitos indesejáveis, como o aumento do peso
Composto teobromina bloqueia a ação dos nervos sensoriais que detém o reflexo da tosse
 
Chocolate pode ajudar a evitar tosses, diz nova pesquisa. Um composto do cacau reduz os sintomas tanto da tosse aguda quanto da crônica.
 
Durante o teste, 300 pessoas receberam a teobromina, derivado da matéria-prima do chocolate, duas vezes ao dia, durante 14 dias.
 
Os primeiros resultados mostraram que 60% dos pacientes apresentaram certo alívio do sintoma, segundo o site Daily Mail.
 
Os pesquisadores dizem que uma barra de chocolate diariamente pode ser o suficiente para ter efeito sobre a tosse crônica.
 
No entanto, isso não é uma cura — os sintomas voltam quando o tratamento é encerrado.
 
Estudo
Um estudo feito no Instituto Nacional do Coração e Pulmão do Reino Unido mostrou que a teobromina bloqueia a ação dos nervos sensoriais que, por sua vez, detém o reflexo da tosse.
 
Todo mundo sofre com a tosse de vez em quando, mas um em cada 12 britânicos possuem tosse crônica, um problema que acaba interferindo nas atividades diárias.
 
O professor Alyn Morice, chefe da Clínica de Tosse Hull explica que o chocolate pode ajudar na diminuição tosse. No entanto, ele lembra que o consumo excessivo pode ter efeitos indesejáveis, como o aumento do peso.
 
Fonte R7

Ministério Público lança ofensiva judicial em favor da saúde indígena

O Ministério Público Federal deflagra nesta segunda-feira uma ofensiva contra a crise na saúde indígena no País. Uma série de ações judiciais serão propostas ao longo do dia exigindo a adoção de medidas para tentar solucionar problemas como falta de medicamentos, ausência de água potável e transporte adequado para pacientes que vivem nas comunidades.
 
Além de pedidos locais, a Procuradoria Geral da Republica deverá apresentar duas ações contra a União. Uma delas pedindo o atendimento aos índios que vivem em terras em processo de demarcação e outra, garantindo o acesso da população indígena a serviços de saúde de média e alta complexidade.
 
A estratégia, batizada de Dia D da Saúde Indígena, foi traçada a partir de uma reunião de procuradores da República na 6ª Câmara de Revisão e Coordenação, em novembro. “Relatos dos participantes indicavam a mesma fotografia.
 
Há uma realidade indiscutível, socializada. Os índios estão morrendo não por epidemias, mas por displicência”, disse a vice-procuradora geral da República, Deborah Duprat. “Estamos perdendo índios brasileiros por mortes evitáveis e esse é um fenômeno nacional.”
 
A responsabilidade pela coordenação da saúde indígena foi transferida em 2010 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para uma secretaria criada especialmente para esse fim, vinculada ao Ministério da Saúde. A ideia era integrar o setor ao Sistema Único de Saúde (SUS), garantir autonomia dos distritos sanitários indígenas.
 
A comunidade indígena aprovou a iniciativa. A nova secretaria representaria a libertação da Funasa, envolvida em uma série de ações de desvios de recursos e acusada de aparelhar as coordenações regionais de saúde. “Hoje não temos notícias de desvios de recursos. Mas a situação de saúde dos índios está até pior”, avalia Deborah.
 
Segundo os procuradores, faltam médicos, enfermeiros, remédios, caixões; e as ações existentes são padronizadas, descoladas das características regionais. “A única coisa que foi feita até agora foi dar CNPJ para os distritos sanitários, para que eles funcionassem como unidades gestoras. No entanto, não têm servidores e as equipes médicas são contratadas por convênios com ONGs”, completa a vice-procuradora.
 
Também há indícios de indicações políticas para as chefias dos distritos. Déficit Dados do Censo de 2010 indicam que os domicílios indígenas apresentam os maiores déficits em esgotamento sanitário.
 
Em apenas 2,2% das terras indígenas todas as residências estavam ligadas à rede de esgoto ou fluvial. A mortalidade infantil nas comunidades indígenas é o dobro do restante da população nacional. Pela legislação, o governo deveria instalar postos de saúde em todas as 4.750 aldeias do País, mas a Secretaria de Saúde Indígena só criou 717.
 
O Ministério Público Federal também questiona a falta de estudos e levantamentos epidemiológicos. “Tem índio hoje tomando ansiolítico”, critica Deborah. Responsável por uma área que abrange 21 municípios no Oeste do Pará, o procurador Felipe Almeida Leite aponta para um problema grave na formação dos profissionais em atuação no campo. Ele cita uma recente queixa de falta de medicamentos. “
 
A análise mostrou que remédios equivalentes estavam lá. Mas profissionais não sabiam que a indicação era a mesma.” Problemas de logística também são corriqueiros. Centros de saúde indígena estavam sem balanças para pesagem de crianças. “
 
Os aparelhos já haviam sido adquiridos. Estavam numa central, parados, porque ninguém havia sido comunicado”, afirma Leite. “O argumento de que os problemas são reflexo da transição não pode mais ser usado.
 
Dois anos é tempo razoável para que situação fosse resolvida, pelo menos em parte”, diz a procuradora da República em Imperatriz (MA), Natália Lourenço Soares Segundo o Ministério da Saúde, até 2015 serão realizados quatro concursos para substituir 12,9 mil profissionais atualmente contratados por convênios.
 
Fonte R7

Alimentação rica em fibras reduz risco de doenças cardíacas e respiratórias

Um estudo publicado na revista Archives of Internal Medicine descobriu que uma alimentação rica em fibras reduz o risco de morte por doenças cardiovasculares, infecciosas e respiratórias.
 
As fibras ajudam a baixar os níveis de colesterol, glicemia e pressão arterial.
 
Os médicos envolvidos no estudo recomendam o consumo de frutas, vegetais e grãos integrais na alimentação diária.
 
A recomendação é de 15 gramas de fibras para cada mil calorias alimentares ao dia.
 
As fibras ajudam os movimentos intestinais e assim reduz o nível de colesterol no sangue.
 
Elas ajudam a melhorar os níveis de glicose no sangue e da pressão arterial, reduzindo a inflamação que causa o câncer.
 
Fonte R7

Componente encontrado na pimenta pode virar analgésico

Analgésicos derivados da pimenta podem bloquear
a dor no ponto de origem
A capsaicina é capaz de ativar os genes responsáveis por provocar a sensação de dor
 
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos acredita que a pimenta malagueta é uma forte aliada contra as dores crônicas. Isso porque ela é composta da substância capsaicina, que dá ao fruto o efeito ardido.
 
A capsaicina é capaz de ativar os genes responsáveis por provocar a sensação de dor. Com ela, os cientistas pretendem fazer um novo estudo para produzir analgésicos que não provocam dependência a seus usuários.
 
Os cientistas chegaram a essa conclusão a partir da observação que quando uma pessoa se machuca, o organismo libera substâncias semelhantes a capsaicina, ativando receptores responsáveis pela sensação de dor.
 
A droga analgésica a partir da substância da pimenta irá curar vários males. Dentre eles a dor provocada pela artrite. Os analgésicos derivados da pimenta vão bloquear a dor no seu ponto de origem, ao contrário dos analgésicos comuns que afetam o sistema nervoso central e criam dependência.
 
Fonte R7

Pimenta ajuda a manter o corpo hidratado no verão

Quanto mais ardida, melhor é a sua proteção contra o calor excessivo
 
Ao contrário do que possa parecer, a pimenta é um excelente recurso para manter o corpo hidratado no verão. O fruto tem função termogênica, ou seja, aumenta o gasto energético, que inclui a produção de calor.
 
Um corpo aquecido está mais preparado para enfrentar os dias quentes. E quanto mais ardida for a pimenta, melhor é sua função de manter o corpo protegido do calor excessivo. Isso porque as mais ardidas têm em sua fórmula uma maior quantidade de capsaicina, componente ativo que proporciona ação no sistema nervoso simpático.
 
Além de fazer uso da pimenta, os médicos recomendam também a ingestão de melão nos períodos de forte calor. No caso, a fruta contém 93% de água. Ao lado do melão estão a melancia, morango, limão, mamão e carambola.
 
Fonte R7

Cientistas estudam spray que pode manter os homens fiéis

Ideia é borrifar substância que melhora os vínculos afetivos
 
Tema sempre polêmico, a infidelidade entre casais pode estar com os dias contados. Cientistas alemães estudam um spray que promete repelir possíveis amantes. A promessa é ousada, basta uma borrifada no nariz para afastar as tentações.
 
Ainda em testes, o produto contém a substância ocitocina, também conhecida como o hormônio do amor. Ela age no hipotálamo (uma região do nosso cérebro) e ajuda a melhorar os vínculos afetivos, além de aumentar a confiança nas pessoas. No estudo, o spray de ocitocina fez com que homens comprometidos se incomodassem com a presença de outras mulheres.
 
A descoberta tem muitas chances de ganhar o mercado brasileiro. Uma pesquisa feita pela editora Abril, em 2011, revelou que mais de 70% dos homens entrevistados já traíram suas esposas e 60% das mulheres já traíram seus parceiros, pelo menos uma vez na vida
 
Fonte R7

Prefeitura de Glória de Dourados - MS abre processo seletivo

A Prefeitura de Glória de Dourados, Estado de Mato Grosso do Sul, abriu edital N° 001/2012 de processo seletivo para contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário. O certame será executado pela empresa SIGMA Assessoria em Gestão Pública Ltda.
 
São distribuídas 28 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos variados de R$ 675,03 a R$ 10.460,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de enfermeiro - psf, médico – psf, odontólogo – psf, auxiliar de consultório dentário, auxiliar de enfermagem – psf, fisioterapeuta – nasf, psicólogo – nasf, educador físico – nasf, assistente social – coordenador –cras, assistente social – cras, psicólogo e professor.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas, via Internet, no endereço eletrônico www.sigmms.com.br, a partir das 00h00 do dia 06 até as 23h59min do dia 14 de dezembro de 2012.

Para os candidatos que não possuem acesso à Internet será disponibilizado um Posto de Atendimento situado no Paço Municipal de Glória de Dourados, situado na Avenida Tancredo Neves, S/N, centro, na cidade de Glória de Dourados – Estado de Mato Grosso do Sul, nos dias úteis, no período constante do item 4.3, no horário das 8h00 às 11h00.
 
Os valores das inscrições para os cargos estão assim definidos: Nível Superior – R$ 60,00, Nível Médio e Fundamental Completo – R$ 45,00.

Provas
A prova objetiva, de caráter classificatório, será realizada na cidade de Glória de Dourados - Estado de Mato Grosso do Sul, para todos os cargos com data provável de realização em 06 de janeiro de 2013 com duração máxima de 3 horas. A comunicação sobre o local e as informações sobre horário de realização da prova será divulgado, oportunamente, através de Edital publicado no veículo de Imprensa Oficial do Município e no site: www.sigmams.com.br.

O processo seletivo simplificado visa à contratação de pessoal, em caráter excepcional e temporário, em postos de trabalho, por 1 ano, podendo ser prorrogável à critério da administração municipal, por igual período.

Edital / Publicações

UFES abre concurso público

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou os editais de concurso público destinado ao provimento de 28 vagas docentes. O Edital n° 72/2012 está disponibilizando 25 vagas para os Centros de Ciências Agrárias, Ciências Jurídicas e Econômicas, Ciências da Saúde e Universitário Norte do Espírito Santo. A remuneração é de R$ 4.837,66 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores, em jornadas de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva. Já o Edital n°73/2012, disponibiliza três vagas para atuar nos Centros Tecnológico e de Ciências Agrárias com jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva e uma para carga de 20 horas.

Inscrições
De 13 de novembro a 12 de dezembro de 2012 os interessados deverão se inscrever nas secretarias das respectivas Unidades, apresentando requerimento preenchido, disponível no site www.progepaes.ufes.br; Curriculum Vitae Lattes paginado e encadernado; cópia do RG; comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 250,00; e declaração firmada pelo candidato de que possui documentação comprobatória de estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares.

Provas
Todos os inscritos farão prova escrita, prova de aptidão didático-prática, prova de plano de trabalho e prova de títulos e de publicação de trabalhos científicos, conforme a necessidade de cada cargo.
 
Prováveis datas das provas

a) Escrita - 29 de janeiro de 2013 - Eliminatória
b) Aptidão didático-prática - 31 de janeiro 2013 - Eliminatória
c) Plano de Trabalho e Títulos - 01 de fevereiro de 2013 - Classificatórias.
 
Local e horário para a realização da mesma será divulgado posteriormente no Site www.progepaes.ufes.br.
Validade
Os concursos terão validade pelo prazo de dois anos, contada a partir da data da homologação.

Concurso UFES Espírito Santo

A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) lançou edital de concurso público n° 77/2012, com o objetivo de prover 26 vagas para professores de nível superior. Os salários vão até R$ 7.627,02, para carga horária de 20 horas semanais e dedicação exclusiva.
 
As oportunidades são para ministrar aulas nos seguintes centros:

- Centro de Ciências Agrárias - Departamento de Biologia (1), Computação (5), Matemática Pura e Aplicada (1), Medicina Veterinária (1).

- Centro de Ciências da Saúde - Departamento de Educação Integrada em Saúde (4).

- Centro de Artes - Departamento de Artes Visuais (2), Comunicação Social (3).
 
- Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas - Departamento de Gemologia (3).

- Centro Universitário Norte do Espírito Santo - Departamento de Ciências Naturais (4) e Matemática Aplicada (2).

Inscrições
Os interessados deverão formalizar a inscrição nas Secretarias dos Departamentos/ Centros. Para o Departamento de Matemática Aplicada/ CEUNES, o período de inscrição será do dia 5 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013 de segunda a sexta-feira, no horário de 08:00 às 12:00 h e de 13:00 às 17:00 h e caso não haja inscritos no período regular, será reaberto o prazo de inscrição de 11 de janeiro a 11 de fevereiro de 2013, exigindo a mesma graduação e mestrado nas mesmas áreas exigidas para o doutorado.
 
Para os demais Departamentos, o período de inscrição será do dia 5 de dezembro de 2012 a 3 de janeiro de 2013.
 
Para o Departamento de Educação Integrada em Saúde e Ciências Naturais, caso não haja inscritos no período regular, será reaberto o prazo de inscrição de 4 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013, exigindo a mesma graduação e mestrado nas mesmas áreas exigidas para o doutorado.

O recolhimento da taxa de inscrição terá o valor de R$ 250,00 devendo ser efetuado por meio de impressão da GRU.

Provas
A seleção será realizada por meio de Prova escrita e Aptidão Didático Prática, de caráter eliminatório e classificatório, Prova de Plano de Trabalho, de caráter apenas classificatório, Prova de Títulos e de publicação de trabalhos científicos referidos no curriculum vitae do candidato, de caráter apenas classificatório, previstas para serem realizadas no período de 25 de fevereiro a 27 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade pelo prazo de dois anos, contada a partir da data da homologação do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Boa Esperança - ES

A Prefeitura de Boa Esperança, Estado do Espírito Santo, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público de provas objetivas e prática de caráter classificatório, para provimento de 182 vagas mais cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 2.600,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será executado sob assessoria técnica especializada da empresa GUALIMP – Assessoria e Consultoria Ltda.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Operacionais, Pedreiro, Motorista, Operador de Máquinas, Vigilante, Agente Administrativo, Agente de Defesa Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Secretário Escolar, Fiscal de Tributos Públicos, Técnico Em Edificações, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Agropecuária, Advogado, Auditor de Tributos Fiscais, Contador, Auxiliar de Serviços Odontológicos, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório, Técnico em Vigilância, Assistente Social, Biólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Médico, Professor e Suporte Pedagógico em Educação Infantil e Ensino Fundamental.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.gualimp.com.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os valores das taxas serão:

- R$ 100,00 para os cargos de Nível Superior/Magistério;
- R$ 70,00 para os cargos de Nível Técnico;
- R$ 60,00 para os cargos de Nível Médio;
- R$ 45,00 para os cargos de Nível Fundamental Completo e;
- R$ 20,00 para os cargos de escolaridade Alfabetizado.
 
Provas
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que estarão à disposição no endereço eletrônico: www.gualimp.com.br a partir de 21 de janeiro de 2013.

As provas objetivas de múltipla escolha serão realizadas no município de Boa Esperança/ES, com data prevista para 27 de janeiro 2013, com duração de 03 (três) horas para a realização das provas em cada turno.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Edital / Publicações

SESI - DF abre processo seletivo

O Serviço Social da Indústria - Departamento Regional do Distrito Federal - SESI/DF, lançou edital N° 024/2012 de processo seletivo destinado a selecionar candidatos para o preenchimento de vagas no seu quadro de pessoal. O Processo Seletivo será executado pela Cetro Concursos e oferece 22 oportunidades em cargos dos níveis médio e superior.
 
Os salários vão até R$ 2.891,00, mais R$ 485,00 de gratificação, em carga horária de 30 e 40 horas semanais. Os candidatos aprovados, quando da admissão na entidade, terão direito aos seguintes benefícios: Assistência Médica, Odontológica e Refeição subsidiada, Vale-Transporte, Auxílio-Funeral.
 
O certame destina-se à seleção de profissionais para provimento de vagas de emprego nas Unidades Operacionais do SESI localizadas em Regiões Administrativas do DF, dentro do prazo de validade de 01 (um) ano, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da homologação do certame, a critério do SESI.
 
Cargos
Nível Médio: Assistente Pedagógico;
Nível Superior: Bibliotecário, Técnico em Educação-Orientador Pedagógico e Professor.
 
Inscrições e Taxas
A inscrição será admitida via internet, no endereço eletrônico do Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), no período de 05 a 18 de dezembro de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 35,00 para cargo de nível médio e de R$ 50,00 para cargos de nível superior.
 
Provas
As provas serão realizadas na cidade de Brasília/DF, na data prevista de 20 de janeiro de 2013, os locais e horários serão comunicados oportunamente, através de Edital de Convocação a ser publicado no Correio Braziliense e através da Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Pacajus - CE

Com a finalidade de preencher 518 vagas, a Prefeitura de Pacajus, cidade localizada a 51,1 km de Fortaleza, no Ceará, abriu as inscrições para o concurso público Nº. 001/2012. A iniciativa vai selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 a R$ 6.000,00, dependendo da função ocupada. Confira o edital.
 
Cargos
Professor, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Agente de Trânsito, Almoxarife, Arquivista, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Consultório Dentário, Bibliotecário, Cozinheira, Coveiro, Dentista, Enfermeiro, Fiscal de Arrecadação e Tributos, Fiscal de Comércio Ambulante, Fiscal Ambientalista, Fonoaudiólogo, Gari, Gestor Ambiental, Guarda Municipal, Guarda-vidas, Médico, Maqueiro, Técnico Agrícola, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Contabilidade, Técnico em Gesso Hospitalar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrição e taxa
As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas até o dia 20 de dezembro de 2012, no site do INGA - www.ingagestao.org.br e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE, de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas. A taxa será cobrada em função do nível de escolaridade exigido para o cargo pretendido:
 
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso público será composto de prova de conhecimentos e/ou títulos. As provas de conhecimentos serão realizadas em locais e horários especificados no edital complementar e no cartão informativo que será divulgado no site do INGA (www.ingagestao.org.br) e no Núcleo de Apoio em Pacajús-CE.
 
A avaliação de títulos, a ser realizada apenas para os cargos do Magistério, terá caráter apenas classificatório e ocorrerá após a realização da prova de conhecimentos, com até 3 dias de antecedência.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura de Pacajús.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Apuiarés - CE

A Prefeitura de Apuiarés, Estado do Ceará, publicou o edital n° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 305 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 4.200,00, com carga horária variada de 20 e 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade do Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda (SEAP).
 
Entre os cargos disponíveis, há chances para Agente de Administração, Agente de Combate a Endemias, Analista de Controle Interno, Assistente Social, Atendente de Consultório Dentário, Auditor Atenção Básica, Auditor Hospitalar, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Serviços Gerais e Bibliotecário.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições foram reabertas e serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, no período de 10 de dezembro a 10 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Apuiarés, exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 11h e de 14 às 16:30 h, situado a Avenida Gomes da Silva,99 – Centro - Apuiarés/CE.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 02 e/ou 03 de março 2013. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Apuiarés e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 04 de março de 2013 e o resultado final está previsto para o dia 22 de abril de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública Municipal.

Edital / Publicações

FAMAR de Marília - SP abre processo seletivo

A Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília - FAMAR, São Paulo, divulgou edital N° 044/2012 de processo seletivo para contratação de 01 Assistente de Ensino Disciplina de Radiologia e Imaginologia e para outras vagas com os mesmos requisitos que surgirem no prazo de 01 ano a contar da data de divulgação do Resultado Final.

O salário mensal inicial da referida função para um regime de 20 ou 40 horas semanais de trabalho, corresponde respectivamente a um salário base de R$ 1.034,05 acrescido de gratificações de R$ 872,43 ou R$ 2.068,13 acrescido de gratificações de R$ 1.744,88.

As inscrições serão recebidas até o dia 14 de dezembro de 2012, no horário das 13:30 às 15:30 horas, na Av. Monte Carmelo, nº 800 - Bairro Fragata C - Marília/SP.

A realização da avaliação de habilidade específica será realizada no dia 20 de dezembro de 2012 as 08:30 horas. O local de realização será comunicado no ato da inscrição, e especificados no comprovante de inscrição do candidato.

IEE - USP abre concurso público

O Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo, lançou os editais n°s 01, 02 e 03/2012 de concurso público para o preenchimento de 03 vagas na carreira do grupo superior SI A, para a função de Especialista em Laboratório e outras que surgirem durante o prazo de validade, com salário de R$ 6.040,48.

As oportunidades são para atuar no Serviço Técnico de Analise Ambiental, Econômica, Social, de Saúde e Segurança e de Avaliação de Ciclo de Vida, Técnico de Planejamento Energético e Ambiental e de Avaliação e Desenvolvimento de Recursos e Técnico de Sistemas Fotovoltaicos.

A inscrição no valor de R$ 91,00, deverá ser realizada pela internet até 17h do dia 14 de dezembro de 2012, mediante acesso ao site: https://uspdi-gital.usp.br/marteweb link: Concurso Público, com a observância rigorosa dos procedimentos.

 
O certame constará de prova de múltipla escolha (eliminatória), que terá a duração de 2 horas e será realizada em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, e prova dissertativa (eliminatória).

O concurso público terá validade de 6 meses a contar da data da publicação do despacho de homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

Concurso UFS (SE)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o intuito de preencher 49 vagas, publicou edital n° 34/2012 de concurso para professor da carreira do magistério superior, nas classes de assistente e adjunto. Das vagas, 28 são para o campus de São Cristóvão, quatro para Laranjeiras, sete para Itabaiana e 10 para Lagarto.

As oportunidades são para os seguintes Departamentos:

- Campus de São Cristóvão - Ciências Contábeis, Letras Estrangeiras, Letras Vernáculas, Matemática, Música, Nutrição, Relações Internacionais, Secretariado Executivo e Turismo.

- Campus de Laranjeiras - Arqueologia e Teatro.

- Campus de Itabaiana - Administração, Biociências, Ciências Contábeis, Física, Letras, Química e Sistemas de Informação.

- Campus de Lagarto - Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

De acordo com o edital o salário será de R$ 3.137,18 para assistente em jornada de 40h semanais e de R$ 4.837,56 para assistente e de R$ 7.627,02 para adjunto, ambos em regime de dedicação exclusiva.

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever até às 23h59 do dia 8 de janeiro de 2013, pelo endereço eletrônico www.grh.ufs.br. A taxa de inscrição será de R$ 100,00 para assistente e de R$ 150,00 para adjunto.

A previsão é que o concurso seja composto por por duas fases, sendo a primeira constituída de prova escrita e a segunda de prova didática, prova de títulos e, no caso de professor adjunto, também prova do projeto de pesquisa.

Datas, horários, locais de realização e comissões examinadoras serão divulgados, a partir do dia 28 de janeiro de 2013 e no mínimo com 10 dias de antecedência para o início das provas.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano,a contar da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da instituição.

Ministério da Cultura abre processo seletivo

Foi divulgado através do Diário Oficial da União, extrato do edital normativo Nº. 1, de 7 de dezembro de 2012, para realização de processo seletivo no Ministério da Cultura. O certame destina-se a selecionar candidatos para os cargos de Técnico em Contabilidade, Técnico Nível Médio, e cargos de Nível Superior áreas diversas, nas condições a seguir: Nível Intermediário - NI - Curso Técnico em Contabilidade (18 vagas), Nível Intermediário - NI (18 vagas), Nível Superior - Formação nas áreas de Ciências Humanas ou Sociais (18 vagas), Nível Superior - Contabilidade (18 vagas), Nível Superior - Qualquer formação profissional em nível superior (18 vagas), - Nível Superior - Qualquer Formação Profissional em Nível Superior (24 vagas).
 
As inscrições serão realizadas do dia 11 de dezembro de 2012 a 08 de janeiro de 2013.
 
Maiores informações através dos sites www.universa.org.br e www.cultura.gov.br.

Concurso Prefeitura de Sobradinho - RS

A Prefeitura de Sobradinho, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital N° 001/2012 de concurso público, com a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda.
 
O concurso tem a intenção de preencher 29 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 592,62 a R$ 8.208,18, em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Doméstica, Engenheiro Civil, Fiscal, Inspetor Tributário, Médico, Médico ESF, Motorista, Procurador Jurídico, Professor, Psicólogo, Secretário de Escola, Servente e Técnico em Contabilidade.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet poderão ser realizadas até às 23h59min, do dia 24 de dezembro de 2012, pelo site www.objetivas.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
A prova escrita, para todos os cargos será aplicada provavelmente em 27 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 11 de janeiro de 2013. O tempo de duração da prova escrita será de até 3 horas.
 
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Município de Sobradinho.

Edital / Publicações

Corpo de Bombeiros - SP abre processo seletivo

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo divulgou edital Nº CCB - 002/910/2012 de processo seletivo visando ao preenchimento de 314 vagas para a função de Guarda-Vidas por tempo determinado - GVTD, para ambos os sexos, nas Organizações Policiais Militares, na área territorial do Estado de São Paulo. As oportunidades são para quem possui ensino fundamental completo e ter, no mínimo, 18 anos.
 
As vagas disponibilizadas são para os seguintes municípios: Ilha Comprida (7), Iguape (20), Peruíbe (8), Itanhaém (48), Mongaguá (46), Praia Grande (37), Guarujá (23), Bertioga (40), São Sebastião (40), Caraguatatuba (4) e Ubatuba (41).
 
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de dezembro de 2012, pela internet no endereço eletrônico www.corpodebombeiros.sp.gov.br, ou pessoalmente, das 9h às 18h nas unidades do Corpo de Bombeiros.

Provas
O processo seletivo será composto das seguintes etapas:

- Deferimento da inscrição, mediante análise de documentação e apresentação de atestado médico, de acordo com as regras do presente edital;

- Provas de habilidades físicas de caráter eliminatório e classificatório, que visam avaliar a capacidade do candidato em atividades de salvamento aquático, compreendendo práticas natatórias, flutuabilidade, apneia dinâmica, e corrida de 1000 metros;

- Análise da documentação para a contratação.
 
As provas de habilidades técnicas serão realizadas provavelmente nos dias 3 a 4 de janeiro de 2013 a partir das 10h. Os candidatos deverão comparecer nos endereços indicados no ato da inscrição.
 
A aplicação da prova de habilidades técnicas, de caráter classificatório e eliminatório, será efetuada pela Comissão Examinadora composta por Oficiais e Praças do Corpo de Bombeiros designada pelo Comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
 
A confirmação da data e o horário e as informações sobre local para a realização das provas serão divulgadas no endereço eletrônico e nos locais de inscrição.
 
O certame terá validade até 31 de março de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Canoinhas (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Canoinhas, Estado de Santa Catarina, publicou edital Nº. 06/2012/SME de processo seletivo para Contratação Temporária de médicos para atuarem na Secretaria Municipal de Saúde. São ofertadas 2 vagas de níveis médio e superior nas funções de Odontólogo - Periodontia e Agente Comunitário de Saúde, com salários de até R$ 3.690,23, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas até o dia 17 de dezembro de 2012, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt nº 10 - Centro, Canoinhas-SC.
 


A prova escrita será realizada provavelmente no dia 20 de dezembro de 2012, com início às 08h30min e término às 12h, nas dependências da Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Felipe Schmidt no 10 - Centro, neste município de Canoinhas - SC.

A divulgação da classificação dos candidatos dar-se-á no dia 27 de dezembro de 2012, na Prefeitura Municipal de Canoinhas.

UFPI abre processo seletivo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) abriu edital N° 014/2012 de concurso público, destinado ao provimento de 20 vagas docentes nos campi Amilcar Ferreira Sobral e Senador Helvídio Nunes de Barros, das cidades de Floriano e Picos. O salário previsto para profissionais com graduação é de R$ 3.244,88 e para mestres, de R$ 4.837,66.

De acordo com o edital, serão 17 oportunidades para a classe de Assistente (uma reservada à pessoa com deficiência) e 03 para a de Auxiliar, distribuídas entre as áreas de Administração Geral, Bioquímica, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Ensino de Ciências, Geociências e Paleontologia, Linguagem e Educação, Libras, Matemática/Estatística e de Sistema de Informação.

A inscrição será realizada de 12 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013, com recesso entre os dias 22 de dezembro de 2012 e 17 de janeiro de 2013, no Protocolo Geral (bloco SG-7, campus Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga, Teresina), das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30 de segunda a sexta-feira. O valor da taxa de inscrição é de R$ 81,00 para a Classe Auxiliar; R$ 120,00 para a Classe Assistente e R$ 152,00 para a Classe Adjunto.

Haverá prova escrita às 8h30 do dia 24 de fevereiro de 2013 e prova didática a partir do dia 27 de fevereiro de 2013. Os candidatos também serão submetidos à prova de títulos.

O concurso será realizado no campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina-PI, em datas, locais e horários que serão divulgados no site eletrônico da Universidade (www.ufpi.br).

O prazo de validade do concurso será de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Sinop (MT) abre processo seletivo

A prefeitura de Sinop, estado de Mato Grosso, publicou através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 004 e 005/2012 para realização de processo seletivo. Serão selecionados 333 candidatos às vagas de níveis fundamental e superior, com remuneração que varia entre R$ 783,44 e R$ 7.294,13, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital 005/2012: Médico (clinico geral e neurologista);
Edital 004/2012: Professor, Auxiliar de Nutrição, Auxiliares de Manutenção de Infraestrutura e Motorista de Trasporte Escolar.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas gratuitamente nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, 1.076 e para o cargo de Médico na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Avenida das Figueiras, nº1503, Centro, do dia 12 a 28 de dezembro de 2012, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00 horas.
 
A realização do exame médico para avaliação do candidato portador de necessidades especiais acontecerá no dia 03 de janeiro de 2013, às 14:00 horas no Setor de Perícias Médicas da Prefeitura de Sinop , situado na Avenida das Embaúbas, nº1459, Centro.
 
Prova
A prova escrita para o cargo de médico está prevista para ser realizada no dia 13 de janeiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados a partir do dia 08 de janeiro de 2013.
 
A prova escrita aos candidatos à vaga de Professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil será realizada na cidade de Sinop-Mato Grosso, na Escola Municipal de Educação Básica Rodrigo Damasceno, localizada na Avenida Jequitibás, nº 2098, Bairro Jardim Violetas, já para os cargo de Auxiliares de Nutrição, Auxiliares de Manutenção de infraestrutura e Motoristas de Transporte Escolar, a prova será realizada na cidade de Sinop-Mato Grosso, na Escola Municipal de Educação Básica Vereador Rodolfo Valter Kunze, Rua das Primaveras, nº 2040, Bairro Jardim Botânico, provavelmente no dia 20 de janeiro de 2013.
 
O Exame Prático de Direção Veicular será realizado nos dias 21, 22 e 23 de janeiro de 2013, no pátio da Secretaria Municipal de Educação e no trajeto em vias públicas, no horário de 7:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30.

Validade

O processo seletivo será válido por 06 meses a contar da data da homologação do resultado final, com prorrogação de igual período.

Editais

Concurso Prefeitura de Dois Riachos - AL

A prefeitura de Dois Riachos, no estado de Alagoas, divulgou através do Diário Oficial do Estado resumo dos editais Nº. 01 e 02/2012, de 6 de dezembro de 2012, para a realização de concurso público. O certame visa preencher cargos efetivos do município, mediante as condições estabelecidas nos editais.
 
O concurso Público será realizado sob a responsabilidade do Instituto de Educação e Tecnologia Vale do Ribeira – INVAR, cabendo ao município de Dois Riachos efetuar a convocação e nomeação dos candidatos, aprovados.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do site www.invar.org.br, até às 22 horas do dia 09 de janeiro de 2013.
 
Maiores informações em breve.

UFU - MG abre processo seletivo

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, lançou extrato do edital N° 115/2012 de processo seletivo com 01 vaga para Professor na Faculdade de Educação Física. A remuneração será correspondente à titulação apresentada de R$ 3.137,18 para a classe de Assistente e de R$ 4.472,00 para Adjunto em regime de 40h semanais. O contratado ainda receberá R$ 304,00 de auxílio alimentação.
 
O profissional a ser contratado ministrará aulas na área de Fisioterapia: Exercícios terapêuticos, Recursos Terapêuticos Físicos e Avaliação Fisioterapêutica. Para preencher esta vaga será necessário ter Graduação em Fisioterapia e Mestrado em Ciências da Saúde ou áreas afins.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 07 a 21 de janeiro de 2013, na Secretaria da Faculdade de Educação Física (rua Benjamin Constant, nº. 1286, Campus Educação Física, Bairro Aparecida), das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. A taxa é de R$ 60,00.
 
A inscrição poderá ser feita também pelo correio, obrigatoriamente via SEDEX, valendo a data limite de postagem o dia 21 de janeiro de 2013.
 
A Unidade Acadêmica divulgará em até dez dias após o encerramento das inscrições, no endereço eletrônico da UFU www.ufu.br, e da Unidade Acadêmica responsável pelo processo seletivo sobre o deferimento da inscrição, bem como as datas, locais e horários em que deverão ocorrer as provas, observando o período mínimo de 05 dias entre o fim do período de inscrição e o dia da primeira prova.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período, no interesse da Universidade.

Prefeitura de Aracruz (ES) abre Processo Seletivo

A Prefeitura de Aracruz, Estado do Espírito Santo, abriu edital SEMED N° 03/2012 de processo seletivo, em caráter urgente, com vistas à contratação temporária de pessoal para atendimento às necessidades de excepcional interesse público deste Município e formação de cadastro de reserva.

A oferta é de 430 vagas, distribuídas por cargos de Ensino Fundamental a Superior e os salários variam de R$ 541,29 a R$ 1.586,81. Das vagas, 26 são para a área indígena, lembrando que o candidato precisa ser índio aldeado da comunidade, onde o respectivo cargo está sendo pleiteado. O edital contempla também vagas para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), de acordo com o Art. 37, inciso VIII da Constituição da República Federativa do Brasil.

Há oportunidades para Motorista, Auxiliar de Secretaria Escolar, de Serviços Gerais, Manipulador de Alimentos, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, de Educação Especial, de Biblioteca, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Contador, Ajudante de Carga e Descarga, Oficineiro de Música (Teclado e Violino), Engenheiro Civil, Recepcionista, Técnico de Informática, Instrutor de Informática e Assistente Técnico de Química. A seleção prevê também a contratação de profissionais para a área indígena nos cargos de Auxiliar de Secretaria Escolar, de Serviços Gerais, Manipulador de Alimentos, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, de Educação Especial, de Biblioteca e Instrutor de Informática.
 
As inscrições serão realizadas no Auditório da EMEF Placidino Passos (antiga Escola Polivalente), localizado na Rua Leopoldo Barcelos Rangel nº 113 - Bairro Polivalente - Aracruz/ES, no período de 12 e 13 de dezembro de 2012, das 09:00 às 17:00 horas.

O certame será realizado em duas etapas, para todos os cargos, com caráter eliminatório e classificatório.
 
Após o encerramento da apuração e planilhamento da pontuação, a Comissão do Processo Seletivo divulgará o resultado classificatório, que será afixado no quadro de avisos da Secretaria de Educação e também no site, bem como o período para que o candidato questione a Comissão sobre a sua classificação. O resultado final também será divulgado no quadro de avisos e no site da Prefeitura. É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar constantemente as publicações oficiais e os prazos referentes a este Processo Seletivo.
 
O certame terá validade de 02 anos, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município conforme Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Durandé - MG

A Prefeitura de Durandé, Estado de Minas Gerais, através da empresa Imperial Concursos Ltda, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 83 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 3.000,00, por carga horária variada de 20 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Enfermeiro, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Mecânico, Médico Clínico Geral, Motorista, Nutricionista, Odontólogo, Operário Braçal, Operador de Máquina, Pedreiro, Professor, Psicólogo, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Tratorista, Zelador de Campo de futebol e Zootecnista.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente das seguintes formas:

- Pessoalmente, no Município de Durandé, na sede da Prefeitura Municipal, para os candidatos que não possuem computador, de 09 às 16 h, exceto sábados, domingos e feriados, no período de 14 de janeiro a 14 de fevereiro de 2013;

- Pela Internet, no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 14 de janeiro às 19 h hs do dia 14 de fevereiro de 2013.
 
As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 60,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas eliminatórias objetivas serão realizadas no Município de Durandé, Estado de Minas Gerais, na data prevista de 17 de março de 2013, no horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, conforme Cronograma do Concurso.

A divulgação dos gabaritos oficiais das provas objetivas, será na data prevista de 18 de março de 2013, na Prefeitura Municipal de Durandé e no site www.imperialconcursos.com.br. Já a divulgação do resultado final será na data provável de 17 de maio de 2013.

Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Nova Viçosa - BA

A Prefeitura de Nova Viçosa, cidade localizada a 989 km de Salvador, na Bahia, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece 146 vagas com salários que variam entre R$ 622,00 a R$ 1.008,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Secretário Escolar, Professor, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Biblioteca, Topógrafo, Motorista, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Telefonista, Fiscal de Preservação Ambiental e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 11 a 25 de dezembro 2012, em Viçosa, na STRIK LAN situado a Rua Idelfonso Silva, Nº 85 - Centro- Nova Viçosa, em frente a Praça da Baleia; em Posto da Mata, na CONECT LAN HOUSE situado à Praça São Benedito, Nº 42, – Centro – Posto da Mata – BA, ao lado da padaria Toscana ou no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 31,00;
Nível médio: R$ 31,00 e 32,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
Os títulos deverão ser encaminhados durante o período de inscrição presencial, do dia 03 a 14 de dezembro de 2012, pelos correios via sedex com AR, averiguando-se sua tempestividade pela postagem ou qualquer outra forma que identifique o candidato, cópia autenticada em cartório dos títulos especificados no quadro II do edital, para: MSM Consultoria e Projetos Ltda, situada à rua Engenheiro Lindemberg, nº 26, sala 202 - centro - Teófilo Otoni-MG - CEP: 39.802 - 088.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 20 de janeiro de 2013, das 08:00 às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas, nas escolas do município de Nova Viçosa-BA, conforme edital de convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Oceânica, 2994 - Bairro Abrolhos - Nova Viçosa-BA, no Departamento de Tributação de Posto da Mata situado à Rua Mucuri, 116 – Centro – Posto da Mata - BA e no site: www.msmconsultoria.com.br a partir do dia 14 de janeiro de 2013.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 22 de janeiro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br.
 

Validade

O concurso público será válido por 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Nova forma de remuneração repercute no mercado de Saúde

No geral, gestores do setor aprovam a iniciativa da ANS, mas alertam para alguns desafios como, por exemplo, mobilizar o corpo clínico a abraçar a causa
 
A apresentação de novas diretrizes na remuneração entre hospitais e operadoras de saúde proposto pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) repercutiu durante Simpósio Gestão Financeira e Custos Hospitalares, realizado no dia 30 de novembro, organizado pelo Instituto Mário Penna. A proposta promete revolucionar o mercado e a expectativa é que a agência lance o edital no início de 2013 para selecionar oito grupos de hospitais e operadoras, que devem iniciar a implantação do piloto ainda no próximo ano.
 
Além da questão dos custos, o grupo – *formado por entidades representativas de classe -discutiu sobre temas como tangibilização dos serviços, sustentabilidade, multiplicidade das formas de remuneração, engajamento dos médicos, ajuste de risco, livre concorrência, remuneração por desempenho, contratualização e padronização.
 
“Vamos lançar o edital para que os hospitais e operadoras tenham acesso ao conhecimento gerado pelo GT e façam os ajustes necessários para adaptar à realidade. Não temos uma proposta formatada, mas sim uma série de diretrizes definidas em conjunto depois de muita discussão. Esperamos fazer com que a relação entre prestadores de serviços e operadoras passe a ser mais proveitosa”, explica o gerente de relações com prestadores de serviço da ANS Carlos Figueiredo. Segundo ele, no cenário atual, os custos das transações são crescentes, há uma burocracia desnecessária, o que gera a necessidade de mudanças estruturais para que os propósitos de cuidado ao paciente e promoção da saúde sejam preservados.
 
Pacotes
Afonso José de Matos, presidente da Planisa e mediador do grupo de discussão, acredita que a maneira como hospitais e operadoras se relacionam se deve a uma falta de organização de informações, o que dificulta a remuneração pelos serviços prestados. O executivo informa que o trabalho liderado pela ANS propõe um “pacote” de 20 procedimentos padrões, para que todos os interessados tenham condições de prever os custos e serem remunerados adequadamente sem surpresas.
 
“Como atualmente não há uma formatação, o atendimento de cada paciente é baseado na avaliação do médico. O que fizemos foi identificar serviços que podem ser enquadrados em um padrão, para garantir a qualidade e facilitar o processo de remuneração”, detalha. Conforme ele explica, nesses “pacotes” estão inseridos os materiais que devem ser utilizados, procedimentos, profissionais de saúde envolvidos e estrutura de hotelaria, por exemplo.
 
Matos ressalta que em um primeiro momento, o principal benefício da implantação das diretrizes será a melhoria no atendimento a partir do estabelecimento de protocolos. Com maior gestão, a expectativa é que no médio e longo prazo seja possível estimar uma redução nos custos de operação, pois haverá maior previsibilidade sobre o que será necessário diante de determinados quadros de pacientes.
 
O também palestrante do evento e diretor corporativo de Práticas Assistenciais do Hospital São Camilo, Fábio Luís Peterlini, acredita que um dos principais desafios de se implantar essas diretrizes será mobilizar o corpo clínico a abraçar a causa. “Atualmente a maioria dos hospitais trabalha com um quadro aberto de médicos, o que implica em uma relação menos próxima entre os hospitais e profissionais. Para implantar uma mudança como esta será necessário ter uma gestão bem estruturada para gerar engajamento”.
 
Na opinião de Peterlini existem exemplos de hospitais que tiveram sucesso em implantar propostas parecidas com a proposta para o Brasil. É o caso dos Estados Unidos, que tem vários centros de saúde que adota o modelo hospitalista. Para que o conceito de gestão centralizada seja implantado com sucesso é importante contar com um diretor técnico respeitado, aliado a profissionais com conhecimento médico e de gestão.
 
“Para sensibilizar os médicos em questões ligadas à gestão é importante abastecê-los com informações sobre desempenho. Esses profissionais geralmente são bastante competitivos e querem dar o melhor de si para os pacientes. Mostrar como isso está sendo feito é bastante produtivo”, conclui.
 
Na avaliação do superintendente financeiro do Instituto Mário Penna (IMP), Antônio Carlos de Lemos Rezende Filho, ao propor esse trabalho a ANS está cumprindo o seu papel em promover a harmonia entre os players envolvidos na cadeia produtiva de saúde. “Muitas vezes os diferentes agentes não se encaram como parceiros, o que gera desconfiança e custos adicionais com auditorias”.

Na opinião dele, para corrigir a forma como as empresas do setor vinham se relacionando é importante promover uma discussão ampla e aberta. Desta forma, o IMP deve, a partir do primeiro trimestre de 2013, fazer parte de um grupo que irá debater sobre questões do setor voluntariamente.
 
*Participaram da discussão a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), a União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas) e a Unimed do Brasil.
 
Fonte SaudeWeb

TI em saúde: como não ser contratado

O cérebro não é suficiente para conseguir o emprego dos sonhos. Humildade e vontade de aprender são tão cruciais quanto
 
Por Paul Cerrato | InformationWeek EUA
 
Durante uma recente discussão da InformationWeek Healthcare, vários de seus membros do conselho trouxeram à tona a “Guerra de talentos” em TI em saúde.
 
Stephanie Reel, CIO da Johns Hopkins University, disse que para atrair e manter gerentes de TI talentosos “… é importante prestar atenção em seus funcionários e garantir a eles uma qualidade racional de vida, se possível”. Da mesma forma, Dan Drawbaugh, CIO da University of Pittsburgh Medical Center, disse que o esforço de sua organização para manter os profissionais está em programas de treinamento especiais de tecnologia, acordos de trabalho fora da instalação, semanas flexíveis, contratos de trabalho e ambientes redesenhados. “Tudo isso está sendo agressivamente implementado”.
 
Então, por que tantos candidatos a empregos de TI em saúde dizem que é difícil entrar na área? Um obstáculo é a insistência de muitos dos gestores contratantes em limitar suas pesquisas em técnicos que já têm uma base de experiência.
 
O debate roda em torno de um problema: é mais fácil ensinar a um profissional de TI os princípios clínicos necessários para se trabalhar em um hospital ou clínica, ou ensinar um especialista clínico os princípios gerais de TI? No geral, há argumentos legítimos dos dois lados desse debate, em minha opinião se um profissional de TI tem bagagem, alto QI – e afinidade para a área de saúde – quase não há limites para o que ele pode alcançar.
 
Mas vamos presumir por um momento que o candidato ao cargo tem muita experiência em TI de saúde ou consegue convencer um potencial empregador que sua experiência em outra área é o suficiente para qualificá-lo para a posição. Isso é o suficiente para alcançar um emprego cobiçado?
 
Não. Há ainda o problema da personalidade. E é exatamente nesse ponto que alguns profissionais de TI ficam aquém. Parece haver uma relação inversa entre habilidades analíticas e adequação social – ou ao que os psicólogos referem-se agora como inteligência emocional. Confesso, estou supergeneralizando, mas alguns técnicos se vangloriam de serem bons demais. Infelizmente, os gerentes que estão contratando podem interpretar essa independência de espírito como arrogância e inabilidade para trabalhar com outros.
 
Essa arrogância pode começar com a carta de apresentação e o currículo. Tome como exemplo uma carta de apresentação mencionada no Resumania, uma coluna sindicalizada por Max Messmer. Um candidato se apresenta: “Mark é absolutamente o melhor no que faz. Mark é um empresário. Mark é estudioso… Mark pensa grande”. Como Messmer aponta: “Mark perdeu a mão com essa apresentação”.
 
Aqui está outra carta de apresentação sem nenhum tato social: “Tenho coragem, ambição e coração o que é provavelmente muito mais do que os amadores que trabalham com você”. E essa aqui: “Não gosto de pessoas. Prefiro lidar com um computador do que com uma pessoa em qualquer dia da semana”.
 
Alguns pedidos de emprego passam a impressão de que apresentar-se como autoconfiante e experiente é o suficiente para ganhar o dia. Não é.
 
A autoconfiança precisa ser equilibrada com uma dose de humildade e vontade de aprender. Sem essas características, mesmo o mais brilhante especialista em TI não vai se encaixar.
 
Fonte SaudeWeb

A face oculta dos planos de saúde

Melhoria na qualidade e sustentabilidade do sistema será possível quando médicos prescreverem com adequação os exames, laboratórios e hospitais prestarem serviços com excelência, e pacientes forem mais conscientes e altruístas na utilização dos serviços
 
Por Tom Coelho*
 
Dizer a verdade é tão difícil quanto ocultá-la.”(Baltasar Gracián)
 
Para realizar a consulta anual com minha oftalmologista, profissional experiente, competente e renomada, seria necessário o agendamento com três meses de antecedência. Com sorte, consegui um encaixe, sendo atendido em duas semanas.
 
Durante a consulta, descobri que dos 29 pacientes previstos para aquele dia, sete já haviam cancelado ou simplesmente não comparecido. E ainda estávamos no início da tarde, significando que possivelmente ela encerraria o dia de trabalho com cerca de um terço de clientes não atendidos por ausência.
 
Em passagem por um pronto socorro infantil, minha filha realizou um exame a pedido da médica plantonista. Porém, na prescrição ela não solicitou uma análise essencial para verificação da enfermidade. Assim, o exame teve que ser refeito, dias depois. Contudo, esta segunda amostra teve sua integridade comprometida, talvez na coleta, talvez no manuseio, ensejando uma terceira visita ao PS para novo exame. Apesar do erro inconteste, fosse do hospital ou do laboratório, exigiram que um novo atendimento fosse aberto, como se fora um novo procedimento.
 
Estes dois episódios ajudam-nos a perceber uma face não aparente do que envolve o atendimento médico-ambulatorial-hospitalar nos dias atuais e sua relação com as administradoras de planos de assistência médica.
 
No primeiro caso, temos a malfadada dificuldade em agendar consultas, uma benesse não mais exclusiva do serviço público prestado pelo SUS, mas inerente aos convênios médicos privados. O que não se comenta é que o próprio usuário, o próprio paciente, o próprio cliente contribui de forma decisiva para o agravamento deste quadro quando de forma egoísta, irresponsável e inconsequente abstém-se de cancelar uma consulta agendada ou comunicar sua impossibilidade de comparecimento, ainda que em decorrência de um imprevisto, ao qual seguramente estamos sujeitos.
 
No segundo caso, encontramos a inépcia do médico, que ao falhar na mera prescrição do que deveria ser objeto do exame, comprometeu o diagnóstico e postergou o tratamento, desencadeando uma sequência de fatos que sobrecarregou o atendimento no pronto socorro, gerou retrabalho, ônus para o convênio médico, provocou perda de tempo e dinheiro e, em especial, prolongou a angústia de uma paciente com três anos de idade e de seus pais.
 
Não cabe aqui qualquer apologia em defesa das operadoras de planos de saúde, as quais deveriam buscar maior eficiência na gestão para proporcionar, além de melhor atendimento aos usuários e transparência das regras, também uma remuneração mais justa em especial aos médicos conveniados. Entretanto, é fundamental alertar para o fato de que a melhoria na qualidade e a sustentabilidade desde sistema, que só tende a se ampliar com a inclusão de novos entrantes, somente será possível quando médicos prescreverem com adequação os exames necessários, laboratórios de análise e hospitais prestarem serviços com excelência, e pacientes forem mais conscientes e altruístas na utilização dos serviços.

* Tom Coelho é educador, conferencista e escritor com artigos publicados em 17 países. É autor de “Somos Maus Amantes – Reflexões sobre carreira, liderança e comportamento” (Flor de Liz, 2011), “Sete Vidas – Lições para construir seu equilíbrio pessoal e profissional” (Saraiva, 2008) e coautor de outras cinco obras

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Fonte SaudeWeb