Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Uma hora por dia de exercício físico basta para manter o peso

Um estudo divulgado na revista da American Medical Association constatou que mulheres que estão dentro da normalidade na balança não precisam se exercitar mais do que 60 minutos por dia. Esse tempo seria, de acordo com o estudo, suficiente para manter o peso ideal.
 
O estudo dividiu mulheres em dois grupos: o primeiro era formado por aquelas com peso equilibrado e que se exercitavam e o outro por aquelas que mesmo estando bem na balança, não faziam exercícios físicos.
 
O que o estudo descobriu foi que as pessoas que se exercitavam menos de 420 minutos por semana, tiveram um ganho de peso ao longo do tempo.
 
Já as que faziam exercícios físicos estavam de acordo com a balança.
 
Os cientistas chegaram a conclusão que as mulheres que querem evitar o ganho de peso ao longo da vida, precisam incluir a atividade física no seu dia a dia.
 
Os estudiosos apontam a importância da prática de exercícios aeróbicos moderados e também a musculação leve.
 
Fonte R7

Cuidado com as frutas secas, elas são mais calóricas

Dificilmente se ingere três bananas de uma vez. Mas se a banana no caso for desidratada, é fácil aumentar a quantidade de seu consumo.
 
Três bananas-passa correspondem a uma banana in natura. E a fruta seca tem muito mais calorias do que a fruta in natura.
 
A mesma quantidade em gramas da fruta seca chega a ser até três vezes mais calóricas que a fruta natural.
 
A fruta in natura produz mais saciedade por causa da água contida nela.
 
O processo de desidratação tira o líquido contido nela.
 
Todos os processos que desidratam as frutas fazem com que elas percam vitaminas e nutrientes. A maior perda acontece com a vitamina C, pois ela é sensível ao calor.
 
Potássio e magnésio, no entanto, conseguem ser preservados.
 
Fonte R7

Caminhada ajuda a reduzir risco de derrame às mulheres

398098 Areas verdes dão muito mais prazer para realizar a caminhada. Caminhada: indicações, benefício e dicasCientistas constataram que as que andaram mais de duas horas tiveram risco 30% menor
 
Um estudo americano constatou que mulheres que costumam fazer caminhadas diariamente têm menos risco de desenvolver um AVC (Acidente Vascular Cerebral).
 
A atividade diminui também as formas do AVC: isquêmica e hemorrágica. Os cientistas observaram as várias formas de caminhadas e constataram que as que andaram mais de duas horas tiveram risco 30% menor, em comparação com as que não faziam atividade física.
 
Praticar atividade física como a caminhada reduz também o risco de doenças cardiovasculares. Ela melhora a circulação sanguínea e com isso o fluxo sanguíneo no cérebro.
 
O AVC é uma doença que se caracteriza pelo déficit neurológico, causado pelo distúrbio na circulação cerebral. No caso do acidente vascular isquêmico, ele consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região do cérebro. O hemorrágico é quando há sangramento no local do cérebro.
 
Fonte R7

Vídeogame em excesso pode causar depressão

Passar horas com jogos eletrônicos pode causar fobia social e ansiedade em crianças
 
É cada vez mais importante que os pais regulem o tempo que seus filhos ficam em frente à televisão jogando vídeogame.
 
Segundo um estudo publicado pela revista Pediatrics, dos EUA, passar horas com os joguinhos eletrônicos pode causar depressão, fobia social e ansiedade em crianças.
 
Dos jovens analisados, 45% eram adeptos aos games. Os que jogavam apresentavam mais sinais de depressão e menos saúde do que os que não jogavam.
 
Os adeptos também apresentavam mais introversão e um aumento no ganho de peso em comparação aos que não jogavam vídeogame.
 
Ainda segundo o estudo, a maioria dos jogadores que se diverte com o vídeogame rejeita a vida social para se dedicar as partidas eletrônicas.
 
Fonte R7

Garoto britânico é alérgico a árvore de Natal

Se ficar perto de algum pinheiro ou comer nozes, Theo Lester pode sofrer choque anafilático
 
Theo Lester, de seis anos, sofre de uma série de alergias, o que significa que ele não pode chegar perto de nenhuma árvore de Natal. Isso provocaria um choque anafilático causando o fechamento de suas vias respiratórias.
 
O menino, que mora em Costessey, no Reino Unido, herdou o problema de sua mãe, Bree Lester, de 37 anos, segundo o site Daily Mail.
 
Ela descobriu que tinha alergia a pinheiros aos dez anos. Ao longo do tempo ela desenvolveu asma e eczema (inflamação da pele).
 
— Theo não pode ficar perto de árvores de Natal ou comer alimentos que contêm nozes.
 
Como tratamento, tanto o menino quanto sua mãe tomam antialérgicos, além de usar inalador em situações em que a alergia aumenta.
 
Fonte R7

“Medicina social”: um tratamento para toda a vida

Vida familiar estável, infância sem estressores, adolescência e juventude sem abuso de álcool, relacionamentos positivos e estáveis com os amigos e uma vida social ativa. Esses são os componentes do que vem sendo chamado de “medicina social”, uma série de fatores que contribuem para uma boa saúde e bem estar na velhice.
 
O termo foi citado esse ano pelos pesquisadores do Centro Internacional para Estudos da Vida em Sociedade e Saúde (ICLS) e tem como base dados de um estudo amplo feito no Reino Unido.
 
“Ao contrário do que acontece com tratamentos em diversas outras especialidades da medicina, o que chamamos de ‘medicina social’ não traz consigo qualquer tipo de contraindicação e só tem benefícios para a população”, explica Mel Bartley, um dos pesquisadores envolvidos na pesquisa que contou com a ajuda de diversas instituições de pesquisa ingleses.
 
Algumas dicas para uma vida melhor na velhice incluem uma infância dentro de um núcleo familiar minimamente estável, com rotinas claras, presença e apoio dos pais nas horas de diversão ou nas tarefas acadêmicas, e um bom ambiente escolar. “Um bom começo na escola – em qualquer idade – é garantia de que aquele ambiente não vai ser enxergado como hostil”, diz o pesquisador.
 
Crescer em um ambiente onde o cigarro não é algo comum e evitar o contato com bebidas alcoólicas muito cedo também estão entre as linhas gerais da chamada “medicina social”. “Isso pode ajudar a evitar outros tipos de vício com drogas no decorrer da vida”, aponta o estudo.
 
Outro ponto é a vida social. Ter – e manter contatos – com os amigos, fazer novas amizades nos diversos locais onde se convive e ter algum contato com a família – irmãos, primos e tios – também ajuda para que uma percepção positiva sobre a vida se mantenha quando a idade avança.
 
“Isso se reverte em melhor saúde, independente de outros problemas que possam estar relacionados com a genética, doenças ou acidentes diversos.” E esses benefícios não são apenas para os indivíduos, diz Bartley. “A sociedade e a economia de um país poderia se beneficiar desse tipo de ‘especialidade’ médica. A ideia, claro, é ainda rudimentar mas temos dados que comprovam que politicas públicas e ações que envolvessem esses pontos da ‘medicina social’ poderiam devolver à sociedade muito mais do que pessoas mais felizes. Poderíamos ter uma sociedade mais feliz”, afirma o autor.
 
Fonte O que eu tenho

5 coisas que você deve saber sobre Catarata


Newton Kara Júnior, oftalmologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, responde as questões sobre um dos problemas de saúde da visão mais comuns entre idosos.
 
1. O que é catarata ?
A catarata é um problema que ocorre no cristalino do olho, que é uma espécie de lente que foca os raios luminosos e os leva até a retina.
 
Com a idade essa estrutura do olho vai ficando opaca, e a pessoa passa a enxergar como se estivesse olhando através de um vidro fosco.
 
A doença também pode se acelerar caso haja algum trauma sofrido no olho.
 
Em casos muito severos pode haver um embranquecimento do olho, mas isso somente em casos extremos. Hoje em dia o tratamento é feito antes que isso aconteça.
 
2. Por quais razões a catarata se desenvolve?
A idade é o principal fator de aparecimento da catarata.
 
Excepcionalmente pode estar relacionado a outras doenças, mas o envelhecimento do organismo é a causa mais comum.
 
3. Como identificar se alguém está com este problema?
Queixas constantes sobre o excesso de claridade costuma ser o mais comum. É por causa das características próprias do cristalino que em ambientes com excesso de luz o problema se torne mais sensível.
 
4. A catarata tem tratamento?
O tratamento é cirúrgico. É feita a retirada do cristalino e a substituição por uma lente.
 
A cirurgia é relativamente simples para o paciente, que costuma ficar no máximo durante um dia em observação. Já nos dias seguintes a visão começa a voltar ao normal.
 
O pós-operatório é bastante confortável e a cirurgia é considerada uma das mais seguras, com riscos mínimos
 
5. A quem devo pedir ajuda/auxílio?
É o oftalmologista que faz a análise do problema e determina se a causa dos problemas de visão é algum nível de catarata ou outros problemas na córnea, por exemplo.
 
Depois de identificado o problema o cirurgião faz a análise da melhor forma de fazer a operação e resolver a condição.
 
Fonte O que eu tenho

Como prestar atenção nas coisas que vemos sempre mas não notamos?

2 1403412 66753486 fcl1971 300x200 Como prestar atenção nas coisas que vemos sempre mas não notamos?Placas e avisos são coisas que vemos todos os dias na maioria dos ambientes, especialmente os profissionais. Mas quando estamos sob pressão conseguimos lembrar onde elas ficam?
 
Para responder a essa pergunta, pesquisadores da Universidade da Califórnia começaram entrevistando pessoas para saber se elas lembravam onde ficava o extintor mais próximo, algo que todos que moram ou trabalham em prédios deveria saber. Mesmo ficando em locais muito bem localizados, apenas 24% dos entrevistados lembrou onde eles se localizavam.
 
“Só porque vemos alguma coisa diariamente não quer dizer que lembramos onde ficam. Alguém realmente conseguiria descrever ou desenhar uma nota de dinheiro? E isso é um exemplo de um objeto cotidiano, algo que todos já pararam e olharam e que faz parte de ações rotineiras”, explica Alan Castel, o autor da pesquisa publicada no periódico Attention, Perception, & Psychophysics.
 
O fato, diz o autor, é que não guardamos informações que não achamos necessárias ou relevantes. “Isso é bom por um lado pois nossa memória não fica sobrecarregada. Mas e quando falamos de algo que precisa ser usado durante uma emergência?”, questiona.
 
Para o pesquisador, tudo que é realmente necessário não basta que seja apontado ou sinalizado, tem que ser aprendido. “Apenas perguntar sobre os objetos – como fizemos com os extintores – já inicia um processo de aprendizado. As pessoas passam a se questionar e procuram uma resposta. Isso é aprendizado. Fora isso somos cegos para aquilo que está lá mas não faz sentido para nós”, diz.
 
Os pesquisadores chamaram o efeito de “amnésia não intencional” algo comum na vida de todos. A partir desses dados eles dizem que podem agora propor novas estratégias para que objetos importantes, como aqueles que devem ser utilizados durante uma emergência, comecem a ficar mais vívidos na memória.
 
“Outro dado importante que colhemos foi que, durante o aprendizado, é importante cometer erros. Eles também contribuem para que a memória se torne mais vívida. Esses erros dão significado a esses objetos cotidianos que ficam em nosso ‘ponto cego’ no cérebro. A junção de aprendizado, erros cometidos e chamada de atenção, assim como a criação do significado para uma ação é o que faz com que nossa memória trabalhe melhor”, finaliza.
 
Fonte O que eu tenho

Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca - AL realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 28 de dezembro pelo http://www.fapec-al.com.br


Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos e vagas:
Nível Fundamental Completo: Eletricista (01); Motorista CNH B (07); Motorista CNH D (08); Motorista Escolar CNH D (02); Operador de Máquina (01).

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais (40); Auxiliar de Serviços Gerais (08); Auxiliar de Vigilância Escolar (08); Coveiro (01); Jardineiro (01); Operador de Trator Agrícola (02); Pedreiro (01).

Nível Médio: Agente Administrativo (16); Agente Comunitário de Saúde PACS 07 (Tabuleiro) (04); Agente Comunitário de Saúde PACS 08 (Zona Urbana) (01); Agente Comunitário de Saúde PSF 02 (Alto dos Coelhos) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 04 (Quixabeira) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 06 (Estreito) (05); Agente de Arrecadação (01); Agente de Endemias (06); Almoxarife (01); Assistente Administrativo Educacional (08); Assistente de Bibliotecário (03); Auxiliar de Consultório Dentário (03); Auxiliar de Enfermagem (04); Digitador (13); Digitador (PD) (01); Guarda Municipal (10); Técnico de Enfermagem (01); Técnico em Nutrição (01).
Nível Superior: Assistente Social (05); Biomédico (01); Contador (01); Educador Físico (01); Enfermeiro (02); Enfermeiro (CAPS) (01); Enfermeiro para PSF (03); Engenheiro Civil (01); Farmacêutico (01); Fisioterapeuta (03), Fonoaudíologo (01); Médico Cardiologista (01); Médico Cirurgião Geral (01); Médico Dermatologista (01); Médico Endocrinologista (01); Médico Gastroenterologista (01); Médico Generalista (01); Médico Generalista para PSF (01); Médico Ginecologista Obstetra (01); Médico Laringologista (01); Médico Oftalmologista (01); Médico Ortopedista (01); Médico Pediatra (01); Médico Pneumologista (01); Médico Urologista (01); Médico Veterinário (01); Nutricionista (02); Odontólogo para PSF (03); Procurador (02); Professor de Educação Física (04); Professor de Ensino Fundamental I (41); Professor de Língua Inglesa (01); Professor de Matemática (02); Psicólogo (03); Psicólogo Escolar(01); Secretário Escolar (08).

Ministério Público do Acre

O Ministério Público do Acre realiza concurso para provimento de 150 vagas. Há vagas para Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari, Acrelândia, Plácido de Castro, Xapuri, Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Inscrições:
Entre 26 de novembro de 2012 e 31 de janeiro de 2013 pelo www.concursosfmp.com.b
r.

Valor:
R$ 109,00.

Áreas:
Administrativo (administração), controle interno (administração e contabilidade), documentação (arquivologia e comunicação social), educação (pedagogia), engenharia/arquitetura (arquitetura e engenharia civil), orçamento (administração e contabilidade), pericial (biologia, contabilidade, economia, engenharia florestal, engenharia civil, agronomia, arquitetura e informática), processual (direito), saúde (serviço social e psicologia) e tecnologia da informação (todas da área de TI).

Provas:
Haverá provas objetiva e de redação.

Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES/RJ

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 2 de janeiro de 2013

Valor:
De R$ 55,00 a R$ 70,00.

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro de 2013

Cargos:
Nível Médio: Assistente de Alunos, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras;
Nível Superior: Analista de Tecnologia da Informação, Arquivista, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Fonoaudiólogo - Atuação Audiologia, Nutricionista, Professor da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Língua Brasileira de Sinais - Libras, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional.

Remuneração:
De R$ 1.489,63 a R$ 3.477,92

Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP realiza concurso para provimento de 4 vagas

Inscrições:
De 10 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013 na rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus-SP, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico - Cirurgia Geral

Seleção:
Haverá análise Curricular

Hospital Estadual de Ribeirão Preto – SP

O Hospital Estadual de Ribeirão Preto – SP realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 14 de dezembro pelo www.faepa.br


Valor:
R$ 60

Cargos:
Médico - Cirurgia Geral ou Cirurgia Gastroenterológica

Remuneração:
R$ 6.323,67.

Cargos:
Haverá provas objetivas, avaliação curricular e entrevista

Concurso Governo de São Paulo

O Governo de São Paulo realiza concurso para provimento de 1 vaga para o Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru, São Paulo.

Inscrições:
De 12 de Dezembro de 2012 a 31 de Janeiro de 2013 pelo www.ibfc.org.br.


Valor:
R$ 20,00.

Cargo:
Auxiliar de Saúde (auxiliar em saúde bucal).

Remuneração:
R$ 745,11

Provas:
Prova Objetiva: 24 de Fevereiro

Conselho Regional de Medicina da Bahia - Cremeb (II)

O Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) realiza concurso para preenchimento de vagas para Salvador e Teixeira de Freitas e cadastros de reserva para Salvador, Barreiras e Jequié.

Inscrições:
De 26 de novembro a 20 de dezembro pelo www.idecan.org.br


Valor:
R$ 45,00.

Remuneração:
Entre R$ 732,87 e R$ 1.355,12

Cargos:
Técnico de Atividades de Suporte I, Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar de Apoio Administrativo I.

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.
Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.
Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção.

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal - COREN/DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN - DF) realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 3 de dezembro a 10 de janeiro de 2013, pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 33,00 a R$ 48,00.

Cargos e vagas:
Nível Médio: Agente Administrativo (5) e Técnico em Contabilidade (1 + CR).
Nível Superior: Advogado (1), Analista de Comunicação (Jornalista) (1 + CR), Enfermeiro Fiscal (1 + CR) e Técnico em Informática (1 + CR).

Conselho Regional de Enfermagem de Roraima - Coren/RR

O Conselho Regional de Enfermagem de Roraima realiza concurso para provimento de 9 vagas

Inscrições:
De 19 de novembro a 13 de dezembro pelo www.aocp.com.br.


Valor:
R$ 50,00 para todos os cargos.

Cargos e vagas:
Nível Superior: Enfermeiro Fiscal (2);
Nível Médio: Técnico Administrativo (5), Técnico em Informática (1).

Remuneração:
De R$ 720,00 a R$ 3.200,00

Provas:
Haverá Prova Objetiva e de Títulos par Enfermeiro Fiscal.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos – SP realiza seleção para preenchimento temporário de vagas para 2 vagas

Inscrições:
De 3 a 21 de dezembro na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Avenida Emílio Ribas, nº. 1819, Gopouva, Guarulhos-SP.

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Cargo:
Médico

Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc

A Celesc Distribuição S/A (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realiza concurso para preenchimento de 190 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo http://celesc2012.fepese.org.br

Valor:
De R$ 70,00 a R$ 90,00

Cargos e vagas:
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;

Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.

Remuneração:
Entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60

Provas:
Haverá provas objetivas, e teste de aptidão física para Assistente Operacional.

Hospital Guilherme Álvaro (SP) abre concurso público

Através da Coordenadoria de Serviços de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, foi divulgado o edital N° 001/2012 de concurso público que proverá 27 vagas para os cargos de Oficial de Saúde, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro de níveis médio e superior. Todas as contratações serão para o Hospital Guilherme Álvaro - Santos, em São Paulo, devendo a seleção ser realizada pela banca da Cetro Concursos Públicos Consultoria e Administração.
 
Os vencimentos vão até R$ 1.464,83 e demais benefícios de acordo com a Unidade e Legislação Vigente, acrescido de Premio de Incentivo no valor de até R$ 1.000,00 para jornada de 30 horas semanais.
 
A inscrição será admitida somente via internet, no endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br), no período de 13 de dezembro de 2012 a 03 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 25,00 para cargo de nível médio, R$ 35,00 para nível médio técnico e de R$ 45,00 para o cargo de nível superior.
 
A prova será realizada na cidade de Santos/SP na data prevista de 17 de fevereiro de 2013, em locais e horários comunicados oportunamente no Edital de Convocação para a Prova Objetiva, a ser publicado no Diário Oficial do Estado, no site www.imprensaoficial.com.br, Executivo-caderno I – concursos – saúde, e pela Internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Os gabaritos da Prova Objetiva, considerados como corretos e os Cadernos de Provas, serão divulgados na data prevista de 18 de fevereiro de 2013.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da Homologação do certame, a critério do Hospital Guilherme Álvaro - Santos.

Prefeitura de Juiz de Fora (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Juiz de Fora, em Minas Gerais,publicou editais N° 182, 183, 184 e 185-SARH para realização de processo seletivo. O certame destina-se ao preenchimento de várias vagas de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 2.106,03 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Fonoaudiólogo, Auxiliar de Odontologia, Farmacêutico-Bioquímico e Técnico de Nível Médio I - TNM I.

Os interessados deverão se inscrever das 9:00 do dia 18 às 23 horas e 59 minutos do dia 21 de dezembro de 2012, através do site www.pjf.mg.gov.br.
 
Os candidatos após realizarem suas inscrições pela internet, terão de entregar os títulos para validação das informações prestadas na inscrição nos dias 27 e 28 de dezembro de 2012, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, Av. Brasil nº 2001 - 8º andar, no horário de 8:30 as 11:00 e de 14:00 as 16:00 horas.
 
O candidato que tiver dificuldade na utilização de equipamentos ou de acesso à internet poderá no período de inscrição dirigir-se aos Centros Regionais da Prefeitura de Juiz de Fora, das 8:00 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas, de segunda à sexta-feira nos seguintes endereços:

- Centro Regional Sul - Rua Porto das Flores nº 270 - Santa Luzia;
- Centro Regional Norte - Rua: Inês Garcia nº 357 - Benfica;
- Centro Regional Oeste - Av. Presidente Costa e Silva nº 2184 - São Pedro;
- Centro Regional Nordeste - Av. Juiz de Fora nº 92 - Grama.
 
Os resultado final será publicado no site da Prefeitura de Juiz de Fora - www.pjf.mg.gov.br e afixados no quadro de avisos da Prefeitura de Juiz de Fora, à Av. Brasil, nº 2001 - 8º andar - Centro - Juiz de Fora/MG.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Navegantes (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Navegantes, Estado de Santa Catarina, através do Instituto O Barriga Verde - IOBV, abriu edital N° 004/2012 de processo seletivo, para admissão de pessoal em caráter temporário (ACT) no quadro de pessoal do Município. O certame contemplará 155 vagas para Cargos de nível alfabetizado, ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, com salários de até R$ 8.500,00.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Instrutor de Informática, Auxiliar de Consultório Dentário, Leiturista – DAE, Monitor de Área Azul, Monitor de Educação Especial, Monitor de Educação Infantil, Motorista Socorrista SAMU, Técnico em Enfermagem Socorrista SAMU, Técnico em Saúde Bucal, Enfermeiro ESF, Médico, Odontólogo, Professor e Terapeuta Ocupacional.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente no site do Instituto O Barriga Verde (www.iobv.com.br), no período de 13 de dezembro de 2012 a 13 de janeiro de 2013.
 
Taxas
- R$ 30,00 para as funções de nível de ensino alfabetizado ou fundamental;
- R$ 40,00 para as funções de nível de ensino médio;
- R$ 50,00 para as funções de nível de ensino superior.
 
Provas e Gabaritos
O processo seletivo constará das provas objetivas de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos (de caráter eliminatório e classificatório) e de prova de títulos (de caráter classificatório).

As provas estão previstas para o dia 03 de fevereirto de 2013, no município de Navegantes – SC. A confirmação da data e as informações sobre horários, locais e distribuição dos cargos e candidatos por sala (ensalamento) serão divulgadas oportunamente por meio de edital próprio a ser publicado no mural oficial e site da Prefeitura (www.navegantes.sc.gov.br) e no site www.iobv.com.br.

Os gabaritos serão disponibilizados no site www.iobv.com.br, em até 24 horas após a realização das provas. O certame terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Vargem Grande - MA

A Prefeitura de Vargem Grande, Estado do Maranhão, publicou edital n° 001/2012 de concurso público para provimento de 292 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.681,00, sendo o Instituto Bezerra Nelson Ltda o responsável pelas etapas seletivas.
 
Cargos
Para nível fundamental são oferecidas vagas nos cargos de Auxiliar Operacional de Serviços Diversos, Gari, Motorista, Preparadora de Alimentos e Vigia;

No nível médio, os postos são para Agente Administrativo, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Tributos, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Laboratório e Técnico em Radiologia;

Já para o nível superior, há vagas nas funções de Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Médico Veterinário, Nutricionista e Professor.

Inscrições
A inscrição será efetuada apenas via internet, através do site www.ivin.com.br, no período de 14 de dezembro de 2012 a 06 de janeiro de 2013.

Taxas
Nível Superior e Magistério - R$ 20,00;
Nível Médio - R$ 20,00;
Nível Fundamental Completo - R$ 19,40.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Vargem Grande/MA, na data prevista de 03 de fevereiro de 2013. Os locais e os horários de aplicação das provas serão divulgados no site da organizadora (www.ivin.com.br) com antecedência mínima de até 05 dias da data de realização. O gabarito da prova objetiva será divulgado na data prevista de 03 de fevereiro de 2013.

A prova prática está prevista para acontecer no dia 24 de fevereiro de 2013 na cidade de Vargem Grande em locais e horários a serem divulgados.

Validade
O concurso terá validade de 02 anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 anos, através de ato do chefe do poder executivo municipal.

Edital / Publicações

Prefeitura de Garopaba (SC) abre processo seletivo

No município de Garopaba, estado de Santa Catarina, a prefeitura publicou edital n° 022/2012 para realização de processo seletivo. Estão sendo oferecidas 83 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental e superior, com vencimentos de até R$ 1.503,73, por jornada de trabalho de 10, 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos

Nutricionista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Motorista, Merendeira, Servente e Professor.

Inscrição

As inscrições serão efetuadas até o dia 26 de dezembro de 2012, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Educação, situada na Praça Governador Ivo Silveira (prédio do BB/BESC), Centro, em Garopaba/SC.

Prova

O processo seletivo constará de títulos e da experiência comprovada.
 
Para contagem de títulos serão considerados válidos os cursos de formação e capacitação, direcionados para área de atuação do cargo ao qual o candidato inscrever-se, ministrados por instituições comprovadamente com registro no Ministério da Educação, ou fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, com data de emissão do comprovante dentro dos últimos 2 anos, contados da abertura das inscrições.
 
O tempo de experiência profissional poderá ser comprovado através de fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS e/ou Certidão de Tempo de Serviço emitida por Entidade Pública, ou declaração, em papel com timbre, da instituição e/ou empresa em que atuou.

Edital / Publicações

UFMA abre processo seletivo

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) divulgou edital de processo seletivo N° 197/2012, objetivando a contratação de 22 Professores Substitutos (nível superior), com salários de até R$ 4.300,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O período de inscrição será de 12 a 28 de dezembro de 2012, na Sub-Unidade Acadêmica promotora de cada Seletivo, de acordo com o horário de expediente da mesma. A taxa é de R$ 50,00.
 
Após a realização da inscrição, o candidato deverá, junto à Sub-Unidade Acadêmica, tomar todas as informações necessárias quanto à programação para a realização do certame.

O prazo de validade do Processo Seletivo, para efeito de contratação, será de 01 ano (Portaria nº 450/02-MPOG, de 06/11/2002), contado a partir da publicação do Edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

SEMCDH de Alagoas abre processo seletivo

A Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas divulgou o edital nº. 010/2012 para realização de processo seletivo oferecendo 14 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 1.000,00 e R$ 2.300,00, com carga horária de 40 horas semanais.
 
Cargos: Motorista, Técnico Nível Médio, Técnico Nível Superior e Assessor Técnico.
 
As inscrições serão realizadas através do site www.mulherecidadania.al.gov.br, das 8 horas do dia 12 às 13 horas do dia 14 de dezembro de 2012 (horário de Brasília).
 
Os candidatos devem comparecer na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, localizada na rua Cincinato Pinto, nº 503, Centro, Maceió-AL, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2012 no horário das 12:00 às 18:00 horas, para apresentação de currículo e documentos comprobatórios.
 
A prova de conhecimento será realizada na data provável de 07 de janeiro de 2013, em local e horário que serão divulgados no site www.mulherecidadania.al.gov.br, a partir do dia 28 de dezembro de 2012.
 
A divulgação do gabarito dar-se-á através do site www.mulherecidadania.al.gov.br a partir do dia 08 de janeiro de 2013.
 
A prova de redação está prevista para ser aplicada no dia 14 de janeiro de 2013, em local e horário a serem divulgados através de convocação, no site www.mulherecidadania.al.gov.br a partir do dia 11 de janeiro de 2013.
 
O resultado final será divulgado no site www.mulherecidadania.al.gov.br e no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 28 de janeiro de 2013.

Edital / Publicações

Fhemig - MG lança edital de processo seletivo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou edital N° 09/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 01 vaga direta e formação de cadastro de reserva para a função de Auxiliar Administrativo. As oportunidades serão para as localidades de Betim e Juiz de Fora, sendo a vaga imediata para Patos de Minas, todas com contratos administrativos vinculados ao Regime Geral de Previdência Social.
 
A remuneração prevista é de R$ 840,43 e poderá ser acrescida de Abono de Serviço de Emergência, Gratificação de Final de Semana e de Gratificação de Incentivo a Eficientização de Serviços.
 
As inscrições serão realizadas pela internet, no site da Fhemig: www.fhemig.mg.gov.br, até o dia 17 de dezembro de 2012. Não será cobrado nenhum valor a título de taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será composto de 3 etapas, todas de caráter classificatório e eliminatório, sendo:
- Primeira etapa - Análise Curricular;
- Segunda etpa - Prova de Redação;
- Terceira etapa: Entrevista.

Todos os atos, informações, convocações e orientações sobre este Processo Seletivo Público Simplificado serão, publicados, exclusivamente, no sítio eletrônico www.fhemig.mg.gov.br.

O prazo de validade do certame é de 6 meses, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CRF - PA

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará abriu inscrições para realização do concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis médio e superior. A seleção oferece 13 vagas com salários que variam entre R$ 753,23 a R$ 2.292,07, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Técnico em Contabilidade, Auxiliar Administrativo Geral, Assessor de Comunicação Social, Fiscal e Secretaria Executiva Bilíngue ou Trilíngue.
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até às 23h59 do dia 18 de janeiro de 2013 (hora de Belém), através do site www.portalfic.com.br. A taxa de inscrição varia conforme o nível: R$ 90,00 (médio) e R$ 140,00 (superior).
 
Prova
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 03 de fevereiro de 2013, em local e horário que serão publicados a partir de 26 de janeiro de 2013 no site www.portalfic.com.br.
 
O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 19 de fevereiro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade deste concurso é de dois anos a contar da publicação da homologação do resultado final, prorrogável, uma vez, por até dois anos.

Edital / Publicações

Como preservar o meio ambiente e reduzir custos na Saúde?

Mais do que a preocupação ambiental, os gestores hospitalares têm em sua lista de prioridades um item importante: o resultado financeiro. Assim, se faz necessário mensurar os ganhos de economia pelo racionamento de recursos naturais
 
Por Patrícia Santana | Especial para a FH
 
O setor de saúde é responsável por mais de 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. A contribuição do sistema de saúde e de todos os seus atores para a economia é incontestável. De 2003 a 2008, ou seja, em cinco anos, a preocupação com a saúde vem pesando mais no orçamento das famílias brasileiras. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a parcela dos gastos mensais, no total do orçamento mensal familiar, destinada à assistência à saúde subiu de 5,7% para 5,9%.
 
Sendo a saúde um fator de impacto na economia, há de se ponderar também a sua representação sob o viés ambiental e social. Práticas sustentáveis que já estão evoluídas em outras indústrias ainda estão em discussão no ramo hospitalar. Iniciativas como a Organização Não Governamental (ONG) Hospitais Saudáveis, que buscam mobilizar o setor para a proteção do meio ambiente e para a questão social, discutem formas de fazer com que entidades de saúde sejam mais ativas nestas questões. Entretanto, a evidente realidade é que os hospitais buscam cumprir as legislações ambientais e ainda julgam ações filantrópicas como soluções sustentáveis.
 
Por isso, a FH buscou no mercado e nas próprias indústrias algumas soluções sustentáveis, que extrapolam apenas o discurso do ecologicamente correto e fazem, de fato, a diferença na gestão hospitalar, reduzindo não só o impacto ambiental e social, mas também interferindo nos custos das instituições. Tanto na área de geração e manutenção de energia, quanto na alimentação encontramos empresas e hospitais apostando em propostas sustentáveis.
 
Para o sócio diretor da Lanakaná Princípios Sustentáveis, Rodrigo Henriques, o principal equívoco das instituições hospitalares reside em tratar a sustentabilidade de forma separada das outras iniciativas de gestão. “Já estive em organizações onde tratavam os temas de qualidade de forma totalmente isolada das ações de sustentabilidade, ocorrendo inclusive resistência das pessoas envolvidas em incorporar os princípios de sustentabilidade por acharem que se tratava de um assunto ‘paralelo’ e não central na gestão”, conta o consultor.
 
Henriques propõe que a sustentabilidade seja imersa em todo o modelo de gestão da organização, se relacionando com sua estratégia e visão de longo prazo. Para as soluções sustentáveis e a própria sustentabilidade ganharem importância na gestão hospitalar, o consultor avalia que é preciso envolver outros atores, além da indústria e dos complexos hospitalares. “Depende de regulamentações e fiscalizações”, defende.
 
Mais do que a preocupação ambiental, os gestores hospitalares têm em sua lista de prioridades um item importante: o resultado financeiro. Assim, se faz necessário mensurar os ganhos de economia pelo racionamento de recursos naturais. Além dos resultados tangíveis, existem os ganhos intangíveis, como a marca, reputação, gestão do risco, qualidade da gestão, humanização, saúde do colaborador e inovação. “A premissa que acompanha o tema sustentabilidade é trocar a visão de curto prazo pela de longo prazo”, pontua.
 
Energia verde
Quando se trata de energia e preservação ambiental, a primeira alternativa comercial para as instituições hospitalares é o uso do gás natural. Mas, ainda assim, há emissão de gases que impactam nas mudanças climáticas.
 
Na Comgás, há um serviço chamado cogeração, em que, da geração de energia elétrica e outras utilities a partir de um motor gerador a gás ou turbina, a energia térmica para gerar outras energias é recuperada, o que em um projeto convencional seria descartado. “Fazendo uma recuperação a vapor, conseguimos gerar uma ou mais energias com uma fonte”, resume o gerente de Cogeração & Climatização da Comgás, Pedro Luiz da Silva Jr.
 
A ideia da cogeração é recuperar o calor que seria jogado na atmosfera e transformá-lo em energia novamente. “Isso é sustentabilidade e racionalização do uso do recurso, o que contribui para aquisição de selos verdes. Você está deixando de emitir gases pela eficiência energética”, argumenta o executivo da Comgás.
 
Essa solução, que já é homologada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é chamada de geração distribuída por meio de cogeração qualificada. De acordo com Júnior, é possível atingir uma redução de emissão de gases estufas de 15% a 20%, se comparada à geração de termoelétrica a gás.

Além da contribuição para a preservação do meio ambiente, a cogeração tem atributos que podem agregar valor aos hospitais, como:
 
Segurança da energia: A cogeração faz com que o hospital se torne um auto-produtor de energia segura e de qualidade.
 
Custo operacional: Dependendo do perfil e do balanço energético, os hospitais têm demanda de vapor e água quente, principalmente aqueles que possuem lavanderia própria. “Essa energia pode ser gerada a partir de uma caldeira no modo tradicional. Mas é possível substituir essa queima direta pela eficiência energética da cogeração, o que traz menor impacto ambiental”, reforça.
 
Tarifa diferenciada: A Agência Reguladora de Serviços do Estado de São Paulo oferece uma tarifa que chega a ser até 50% menor do que a convencional (queima direta) para instituições que fazem cogeração.
 
De uma forma geral, Silva avalia que a cogeração é uma forma de diversificar a matriz energética dos hospitais. Apesar dos benefícios, o gerente da Comgás avalia que ainda existe uma resistência em usar a solução por parte dos hospitais, por falta de cultura. “Em geral, os hospitais fazem a gestão interna de serviços que podem ser terceirizados e, para operar uma usina, é preciso ter conhecimento técnico. Como a grande parte das instituições não sabe operar uma usina e não há capacitação, falta confiança para entregar a um terceiro”, posiciona-se.
 
A Comgás está hoje em negociação avançada com uma instituição hospitalar de São Paulo para a implantação da cogeração.
 
No que se referente especificamente à energia, a Dalkia opera e gerencia toda cadeia, desde a aquisição, produção e transformação ao consumo energético. Na Dalkia, o mercado de saúde brasileiro representava de 5% a 10% do faturamento em 2007. Hoje, o segmento é responsável por 35%.
 
Segundo o desenvolvedor de negócios da área de hospitais da Dalkia Brasil, Maurício Almendro, o mercado de saúde está começando a procurar alternativas energéticas aliadas à redução de custo. “O principal motivador para buscar uma opção energética é a redução de consumo e custos. Por isso, soluções que envolvem altos investimentos são declinadas na maioria dos casos”, avalia.
 
Na opinião de Almendro, existem soluções energéticas, como o uso da biomassa, mas o mercado hospitalar ainda tem que passar pela fase inicial da gestão de utilities, revisão contratual e soluções corriqueiras de geração de energia de ponta, com o aproveitamento do ar condensado na geração do vapor, varejadores de água, tratamento de efluentes, revisão da iluminação, rotinas de equipamentos, caldeiras, aquecedores, etc. “Estas soluções já são usuais na indústria, mas ainda não são corriqueiras nos hospitais”, sinaliza.
 
O Hospital do Subúrbio, localizado em Salvador (BA), buscou uma alternativa construindo placas de aquecimento solar, o que garantiu a eficiência energética, aproveitando o próprio clima do Estado. “Na Bahia, o número de dias de sol por ano é maior do que em São Paulo e o hospital é horizontal, o que favoreceu o sucesso do projeto. Esse tipo de solução ainda é pouco explorado em hospitais do nordeste brasileiro, por exemplo, mesmo que existam linhas de crédito específicas para este tipo de projeto”, exemplifica o executivo da Dalkia.
 
Comida sustentável
Hospital Metropolitano, de São Paulo, tem um projeto de promover a sustentabilidade por meio da alimentação. Para isso, possui receitas sustentáveis (com aproveitamento total dos alimentos), faz a reciclagem do óleo produzido na cozinha da entidade, promove a segregação de resíduos orgânicos e inorgânicos, faz uso de equipamentos de menor consumo / plano de manutenção, utiliza temperos naturais nas preparações das refeições do hospital e usa produtos de limpeza biodegradáveis. Todas estas ações garantiram para a entidade o selo Green Kitchen, em abril deste ano. “Reduzimos em 20% a quantidade de óleos, sal e açúcar nos sachês oferecidos para que as pessoas temperem sua própria refeição. Isso também é uma forma de induzir as pessoas ao comportamento sustentável”, conta a diretora de sustentabilidade da Sodexo Puras, Ana Cristina Coleti.
 
Esta iniciativa implantada no Hospital Metropolitano faz parte de um programa mundial de sustentabilidade da Sodexo Puras. Dentro de um conceito que atua com soluções sustentáveis para nutrição, saúde e bem estar, preservação do meio ambiente e desenvolvimento das comunidades, a empresa elabora ações adequadas à realidade brasileira.
 
Com o viés da nutrição, saúde e bem estar, existe o projeto de aproveitamento total do alimento, em que a Sodexo desenvolveu um cardápio com receitas sustentáveis, que aproveitam todos os itens dos alimentos, inclusive talos e cascas, que usualmente são descartados.
 
Nas receitas e no preparo, há uma redução do uso de óleo e outros itens químicos que impactam no meio ambiente. “Além de trazer mais qualidade de vida aos pacientes e colaboradores, reduzimos o impacto com o meio ambiente e conseguimos diminuir de 15% a 20% a produção de lixo orgânico dos hospitais”, conta a diretora.
 
Hoje, todos os clientes hospitalares da Sodexo fazem parte do programa de aproveitamento total do alimento. O projeto surgiu em setembro de 2011, quando a empresa buscava ampliar o receituário com sustentabilidade. Na ocasião, a entidade treinou 945 pessoas e investiu 3.780 horas de treinamento para o projeto receitas sustentáveis. “Não mudamos a forma de trabalho, apenas precisamos ensinar a tratar, armazenar e usar insumos que antes iam para o lixo”, reforça Ana.
 
Saiba mais
A agricultura é responsável por 70% do total do consumo de água potável e água subterrânea em nível mundial. Estima-se que uma redução de 50% do desperdício de alimentos em nível mundial permitiria economizar cerca de 1.350 km³ de água a cada ano.
 
Fonte SaudeWeb

Beneficência Portuguesa de São Paulo inaugura Instituto do Fígado

Para ser referência no tratamento de doenças hepáticas no Brasil, a entidade contratou o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto para coordenar o projeto. A unidade atenderá pacientes do SUS, convênio e particulares
 
A Beneficência Portuguesa de São Paulo acaba de inaugurar um centro de tratamento de doenças hepáticas, batizado de Instituto do Fígado. Com objetivo de posicionar o Hospital como referência no tratamento de doenças relacionadas ao fígado, a Instituição contratou o Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, um dos mais renomados profissionais nessa área e coordenador do projeto.
 
A unidade, que atenderá pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênio e particulares, possui 48 leitos e uma equipe de 134 profissionais especializados, que desenvolverão pesquisas, diagnóstico, tratamento aos pacientes e transplante, quando necessário.
 
“Nosso intuito é modificar a história de tratamento das doenças hepáticas no país”, afirma o presidente da Beneficência Portuguesa, Rubens Ermírio de Moraes, em comunicado.
 
Segundo o Dr. Ben-Hur, três em cada dez brasileiros sofrem de alterações no fígado e, na maioria das vezes, descobrem as patologias em estágio avançado. “Existem mais de 200 doenças do fígado, sendo a mais comum a esteatose, que é o excesso de gordura no órgão. Trataremos todos os tipos de doenças, mas os transplantes são prioridade”, explica.
 
Tecnologia
A instituição informou que o novo Centro contará com um aparelho inédito no Brasil, o GPS do fígado, usado em cirurgias para extração de câncer, mesmo os iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões, além de conseguir retirar tumores a partir de um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com o diâmetro de uma agulha.
 
Corpo Clínico
A Beneficência Portuguesa também trouxe para o Instituto do Fígado os profissionais que trabalharam anteriormente com o Dr. Ben-Hur. “A equipe está preparada para tratar todos os tipos de doenças hepáticas, como esteatose, cirrose, câncer, entre outras, além de realizar transplantes. Dessa forma, o paciente será atendido por um especialista e encaminhado ao tratamento adequado”, afirmou a entidade em comunicado.
 
Atualmente a Beneficência Portuguesa atua em mais de 40 especialidades médicas e, agora, conta com um novo centro cirúrgico com mais de 12 salas, as demais serão entregues até meados de 2013.

Além disso, o Hospital possui o maior banco de sangue privado da América Latina, o que é essencial para a realização de transplantes. Atualmente, atende 250 doadores por dia, recebendo aproximadamente 30 mil doações por ano.
 
Com uma área total de 143 mil metros quadrados, a Instituição possui 1.920 leitos, 233 destinados à UTI, 52 salas de cirurgia, setor de diagnóstico, pronto-socorro e ambulatório; e realiza anualmente 34 mil cirurgias, sendo 8 mil cardíacas, e cerca de 4,5 milhões de exames.
 
Fonte SaudeWeb

É lançado serviço online que ajuda na administração de clínicas

Clínica Online disponibiliza serviços para administração dos pacientes, convênios e parceiros
 
É lançado o Clínica Online, recurso criado para auxiliar os profissionais da saúde como médicos, dentistas, profissionais liberais que precisam organizar o dia a dia de sua clínica, desde a agenda dos pacientes até a parte burocrática com os convênios.
 
Todos os recursos estão online sem precisar baixar softwares ou de treinamento para usá-los. Basta ter um computador conectado, ou tablet ou mesmo um smartphone.
 
Confirmações de consultas são um dos recursos oferecidos para otimizar o tempo e a administração da clínica. Um dia antes da consulta o paciente recebe no seu celular uma mensagem SMS com o horário, e endereço.
 
Além disso, o médico pode acessar o prontuário do paciente de qualquer lugar, por meio de um login e senha exclusivos, pois os dados ficam na nuvem (icloud).
 
Fonte SaudeWeb

Abracro prevê extinção das pesquisas clínicas no Brasil

Se a burocratização e o sistema de aprovação não mudarem, os estudos em seres humanos se tornarão inviáveis. Abracro defende maior autonomia dos Comitês de Ética locais para aprovação da pesquisa
 
A demora de cerca de um ano para aprovar uma pesquisa clínica em seres humanos é um dos principais entraves que o Brasil enfrenta atualmente para empreender estudos clínicos. Apesar dos incentivos ao setor constantemente divulgados pelo Governo, segundo Abracro (Associação Brasileira de Organizações Representativas de Pesquisas Clínicas), o que se vê na prática é uma burocratização na aprovação dos estudos, agravada pela implementação da Plataforma Brasil, em janeiro deste ano. “Se esse cenário se mantiver, a previsão da Abracro é que os estudos clínicos em seres humanos no País se tornarão inviáveis e chegarão ao fim”.
 
“A Plataforma Brasil acabou dificultando a submissão de estudos à CONEP. O sistema ainda é deficitário e há a necessidade de um treinamento adequado dos pesquisadores para a utilização da ferramenta. Além disso, o canal de comunicação direto entre os pesquisadores e os técnicos da ferramenta dentro da CONEP precisa ser mais eficaz, uma vez que a falta de comunicação dificulta o esclarecimento de dúvidas”, alerta Daniel Lang, presidente da Abracro.
 
Lang reforça que a dificuldade para aprovar estudos é ainda anterior à Plataforma Brasil. O País é um dos poucos a exigir aprovação de protocolos em três instâncias: duas éticas (do CEP – Comitê de Ética local da instituição que vai empreender o estudo – e da CONEP) e uma técnica (da Anvisa). “Esse caminho retarda o processo e é considerado desnecessário e redundante, uma vez que é a CONEP quem capacita os CEPs”, afirma.
 
De acordo com ele, pouco ágil e com rara colaboração entre as instituições, o processo faz com que o Brasil tenha um prazo lento em comparação a países da Europa, que levam até 80 dias para aprovar um estudo clínico, e aos Estados Unidos, que demoram apenas 60 dias. Por esse motivo, muitos pacientes brasileiros perdem a oportunidade de participar de pesquisas, principalmente globais, que levam em conta a agilidade para a inclusão de pacientes.
 
“Sem um prazo compatível para a aprovação, o Brasil perde terreno para outros polos de pesquisas. Se levarmos em conta que a grande maioria de estudos clínicos realizados no País vem de fora, teremos cada vez menos pesquisas com a população brasileira”, ressalta Lang, ao alertar que a participação de brasileiros em estudos multicêntricos é de extrema relevância, visto que um novo medicamento pode agir de maneira distinta em regiões diferentes, devido às influências de raça, hábitos e clima. “Os dados científicos gerados serão mais representativos e seguros para o Brasil se a nossa população for incluída no estudo, além de possibilitar o acesso a medicamentos que ainda não estão disponíveis no mercado e que, muitas vezes, são a única possibilidade de tratamento de nossos pacientes”, conclui.
 
Defesa em prol da pesquisa clínica no Brasil
O que a Abracro defende, juntamente com médicos, pesquisadores e profissionais do setor, é uma maior autonomia dos Comitês de Ética locais (CEPs), para que possam conceder a aprovação ética da pesquisa juntamente com o aval técnico da Anvisa, cabendo à CONEP o papel de capacitador desses comitês.
 
De acordo com Lang, parte do problema também seria resolvido se houvesse um treinamento para a utilização da Plataforma Brasil pelos pesquisadores, bem como o aperfeiçoamento dos órgãos responsáveis pelas aprovações, com revisão de fluxos, aumento do número de profissionais e incentivo à participação de voluntários nos CEPs. “A colaboração entre essas instituições, com o estímulo à troca de informações entre elas, investigadores e patrocinadores também é fundamental para a desburocratização que hoje acomete o setor e prejudica o andamento das pesquisas clínicas no País”, completa Lang.
 
Fonte SaudeWeb

Erros laboratoriais podem chegar a 70% na fase pré-analítica

Há muitos dos processos que ainda são manuais demandando muita atenção do ser humano. Uso da automação não exclui os cuidados que os laboratórios devem ter com a segurança do paciente. Veja dicas de boas práticas
 
Por Claudia Meira e Cristina Khawali
 
Os laboratórios tem se dedicado cada vez mais em garantir a segurança dos processos analíticos, seja através do aprimoramento dos profissionais, equipamentos com desempenhos cada vez mais estáveis, assim como sistemáticas de controle da qualidade bem implementadas. No entanto, se acompanharmos a literatura existente que aborda os erros em medicina laboratorial, sem dúvida o maior impacto é proveniente da fase pré-analítica.
 
Apesar dos esforços, ainda hoje observamos índices que, nesta fase do processo, podem chegar a 70% dos erros laboratoriais. Atualmente há laboratórios que já utilizam automação que permita identificar amostras dos pacientes, separar e identificar alíquotas, minimizando os erros de aliquotagem e reetiquetagem, porém não é a realidade da maioria dos laboratórios.
 
Há muitos destes processos que ainda são manuais demandando muita atenção do ser humano por ser uma etapa bastante crítica.
 
O uso da automação não exclui os cuidados que os laboratórios devem ter com a segurança do paciente. Para obtenção de uma amostra correta, que não interfira no resultado da análise e que possa gerar resultados confiáveis, precisamos dar especial atenção ao preparo do paciente, correta identificação do paciente e das amostras no laboratório clínico, assim como o transporte.
 
As boas práticas na fase pré-analítica consistem na padronização dos procedimentos envolvidos nesta fase. Tudo se inicia com o preparo adequado do paciente, fornecendo-lhe informações necessárias, em linguagem simples, preferencialmente por escrito, além da orientação verbal, garantindo que sejam de fácil entendimento. Há necessidade de se garantir que o paciente cumpriu as orientações.
 
Como premissa de garantia da segurança do paciente, é importante fazer uma dupla identificação do paciente, seja pelo nome e data de nascimento, por exemplo, e, no caso de pacientes internados, nome na pulseira de identificação e prontuário, por exemplo.
 
A identificação dos tubos de coleta por meio de etiquetas com código de barras reduziu massivamente os erros de transcrição de informações. Porém, considera-se ainda relevante que o paciente, no momento da coleta, verifique a identificação dos tubos com o seu nome. O laboratório deve garantir a rastreabilidade das informações em todos os processos, portanto devem-se ter cuidados intensivos quando da necessidade de aliquotagem de amostras.
 
Junte-se a isto as mudanças que têm ocorrido no mercado de laboratórios clínicos, com formação de grandes redes de laboratórios de apoio, sob um grande desafio: transportar amostras, em todo o território nacional, garantindo a estabilidade e segurança destas desde a origem até a chegada na fase analítica.
 
O treinamento adequado e permanente dos profissionais que executam as diversas subfases da fase pré-analítica minimiza ou elimina erros potenciais.
 
Na fase de coleta de material biológico, podemos observar que muitos pacientes tem grande pavor em coletar exames que envolvam a punção venosa. Acolher o cliente com uma abordagem adequada facilita todo o processo, e reduz o estresse do mesmo no momento da coleta, com consequente menor interferência na qualidade da amostra.
 
O profissional responsável pela coleta deve-se atentar a postura do cliente, ao tempo de garroteamento e a ordem correta dos tubos no sistema à vácuo. O garroteamento prolongado é responsável por resultados falsos positivos de eletrólitos, entre eles cálcio e potássio, além de aumentar a probabildiade de amostras hemolisadas e inadequadas para análise.
 
Ressaltamos, finalmente, que a inserção de indicadores em todos os processos da fase pré-analítica auxilia a gestão a abordar os pontos principais que geram erros, analisando as causas e propondo ações corretivas ou preventivas. Alguns indicadores sugeridos para esta fase são: erros de cadastro, porcentagem de recoletas, número de punções por coleta e porcentagem de amostras hemolisadas.

Claudia Meira – Consultora de Processos e Qualidade da Formato Clínico; Cristina Khawali – Consultora de Atendimento ao Cliente e Pré-analítico da Formato Clínico
 
Fonte SaudeWeb

Iastech firma parceria com Fabrima para rastreabilidade de produção

Empresas fecham acordo para atender necessidade de automatização de máquinas com auditoria dos processos produtivos, facilitando a validação para o setor farma para atender exigências da Anvisa e FDA
 
A Iastech firma parceria com a Fabrima para a implementação de solução de rastreabilidade dos processos produtivos das máquinas instaladas nos laboratórios farmacêuticos. A Iastech é especializada em automação industrial para os mercados farmacêutico, cosmético e veterinário, e a Fabrima é fabricante de máquinas para processos produtivos industriais.
 
“Os laboratórios precisam atender normas bastante específicas e nós temos know-how de equipamentos. Precisávamos de parceiro que tivesse conhecimento de software e, mais do que isso, das particularidades do setor farma como a rastreabilidade do processo seguindo as exigências e que facilite a validação da solução como é exigido por órgãos regulatórios”, explica o engenheiro de software da Fabrima, Waldomiro Cutovoi.
 
A solução segue diretrizes das norma 21 CFR part 11 do FDA (Food and Drug Administration) e RDC 17/10 da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária).
 
Validação
A validação de sistema é uma realidade na indústria farmacêutica e passou a ser premissa para garantir boas práticas e estar de acordo com as normas vigente nos mercados interno e externo. De acordo com a Iastech, ao se ter o Audit Trail nos equipamentos, os laboratórios terão todo a parte de sistema preparado para esta validação. “Há crescente interesse dos laboratórios nacionais, por exemplo, que fabricam genéricos e precisam validar seus processos para poder expandir os negócios. Isto garante panorama positivo para o mercado de TI (Tecnologia da Informação) e solidifica ainda mais a parceria com a Iastech”, garante Waldomiro Cutovoi.
 
Fonte SaudeWeb

Anvisa suspende a importação de insumos farmacêuticos

Alcon Biosciences é uma das empresas barradas devido a irregularidades nas Boas Práticas de Fabricação. Veja as demais
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta segunda-feira (10/12), no Diário Oficial da União (DOU), a suspensão da importação dos insumos farmacêuticos fenitoína base e fenitoína sódica, fabricados pela empresa Alcon Biosciences Private Limited. Em outubro deste ano, foi realizada uma inspeção na empresa e foram encontradas irregularidades nas Boas Práticas de Fabricação.
 
Já o medicamento Passaneuro, em comprimido e solução oral, produzido pela empresa Bunker Indústria Farmacêutica Ltda., não pode ser fabricado, vendido ou utilizado. O produto está com o registro cancelado e, por isso, não pode ser comercializado.
 
Também foram suspensos todos os medicamentos fabricados pela empresa Oito Produtos Naturais Ltda. A empresa não possui Autorização de Funcionamento (AFE) e seus produtos não possuem registro.
 
A suspensão dura o tempo necessário para a regularização dos produtos junto a Agência e tem validade imediata após divulgação da medida no DOU. As pessoas que já tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos suspensos devem interromper o uso.

Falsificação
Os lotes 091194831 e CC92367 do produto Hormotrop, na apresentação de 12 UI Pó Liofilizado injetável, foram apreendidos e não podem ser comercializados no país. Os lotes citados são falsificações do produto original.

Fonte SaudeWeb

Nojo pode fazer com que sujeiras sejam mais visíveis

O nojo pode não ser um sentimento bom, mas ele pode ser útil. De acordo com uma nova pesquisa, pessoas que sentem nojo têm mais facilidade para detectarem impurezas.
 
Assim, o nojo faz com que seja mais fácil detectar sujeiras que aumentam as chances de o alimento causar doenças.
 
A literatura médica mostra outros exemplos de emoções que podem alterar nossas percepções. Pessoas que, por exemplo, têm medo de aranhas as vêem como se elas fossem maiores do que realmente são.
 
Pesquisadores selecionaram 122 estudantes para a participação de experimento. Os participantes viram quatro retângulos cinzas em uma tela de computador, sendo que um era um pouco mais escuro ou claro que os outros. Os pesquisadores pediram que eles escolhessem o que era de um tom diferente. Depois disso, os estudantes preencheram questionários sobre sua sensibilidade pessoal ao nojo, respondendo questões que perguntavam, por exemplo, o quão enojados eles ficariam se vissem vermes em uma lata de lixo.
 
Em um segundo experimento, que contou com 51 estudantes, os participantes viram também quatro retângulos, mas a tarefa era detectar um número fraco em um fundo branco ou cinza.
 
Em ambos os testes os pesquisadores viram que pessoas que eram mais sensíveis ao nojo tinham maiores probabilidades de encontrar as diferenças de tons no lado branco e cinza do espectro. Porém, o mesmo não ocorreu em tons escuros, o que mostra que a mudança de percepção está focada apenas no branco.
 
Os resultados mostram que pessoas que são mais sensíveis ao nojo podem estar mais sintonizadas com as diferenças entre um branco claro e um branco mais fosco por estarem motivadas por suas atenções à limpeza. Elas podem também terem percepções mais aguçadas, fazendo com que elas notem sujeiras que outras pessoas não vêem.
 
A pesquisa foi publicada no periódico Psychological Science.
 
Fonte Live Science

Sinais de leucemia nas crianças podem ser observados pelos pais

Diagnóstico precoce da doença aumenta chances de cura
 
O diagnóstico precoce do câncer na infância evita o tratamento agressivo e aumenta as chances de cura. Entre as crianças, a leucemia é o que mais ocorre: representa 23% dos casos na faixa etária de até 19 anos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para identificar a doença, é importante que os pais observem a ocorrência de sintomas em seus filhos.
 
Os primeiros manifestos do corpo que podem indicar a leucemia são os surgimentos de hematomas em locais estranhos, foras de regiões de comum impacto, com o tórax e o dorso. Sangramentos de gengiva ou urina também são comuns nesses casos, além da anemia, cansaço, aparência pálida e incidência de febre ou dores pelo corpo.
 
A criança não possibilita a prevenção primária, isto é, modificar algum costume para prevenir a doença. Afinal, ela não fuma ou bebe, por exemplo. O câncer na infância é raro, mas é a principal causa de morte por doença em países desenvolvidos — afirma a Coordenadora do Comitê de Oncologia da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Mariana Bohns Michalowski.
 
Os tumores pediátricos são agressivos quando aparecem, mas seu tratamento apresenta resultados positivos rapidamente. Quando se descobre cedo, a chance de cura chega a 95% na maioria dos tipos de neoplasias. Diferente da incidência nos adultos, que geralmente apresenta uma terapia mais demorada. São aproximadamente 10 mil casos de câncer na infância por ano no Brasil.
 
Os pais devem estar sempre atentos aos sintomas e, em caso de dúvida, consultar um pediatra. O surgimento da doença pode ser confundido com outros problemas na saúde ou até com o desenvolvimento dos processos fisiológicos comuns da criança.
 
Fonte Zero Hora

Veja qual o protetor solar mais indicado para o seu tipo de pele

Além do fator de proteção, escolha do produto deve ter outros cuidados
 
Conseguir um belo bronzeado é o desejo de muitas mulheres, mas os efeitos nocivos dos raios UVA e UVB podem deixar a pele queimada, desidratada e provocar danos mais graves como insolação e queimaduras.
 
Um estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia mostrou que exposição solar prolongada na infância e na adolescência é a responsável por 70% dos casos de câncer de pele. E a melhor maneira de combater o problema é usando o protetor solar. De acordo com o dermatologista Anderson Bertolini, o uso do filtro solar reduz as chances de câncer de pele, queimaduras e ajuda a retardar o processo de envelhecimento da pele.
 
O fator de proteção solar (FPS) é composto de substâncias que aplicadas sobre a pele a protegem contra a ação dos raios ultravioletas. Vale lembrar que nem todo produto que indica a proteção contra os raios UVB irá proteger a pele contra os raios UVA — explica o médico.
 
É importante atentar-se a isso para apostar em produtos que deixam a pele totalmente blindadas dos efeitos nocivos do sol.
 
A radiação UVA é responsável pelas queimaduras solares, danos aos olhos e, dependendo da sua gravidade, pode até afetar o sistema imunológico. Já os raios UVB atingem a camada externa da pele, podendo provocar queimaduras, problemas dermatológicos, entre eles envelhecimento precoce e rugas — destaca o dermatologista.
 
Escolha o filtro certo para a sua pele
Queimaduras, sensações de ardor e inchaços são sintomas comuns quando ocorre uma exposição excessiva ao sol, sem proteção. Porém, a escolha certa do filtro solar pode evitar o surgimento de tais incômodos.
 
Escolher um produto inadequado para o sue tipo de pele pode provocar oleosidade, vermelhidão, coceira e até acne — ressalta Bertolini.
 
Para acabar com dúvidas, o dermatologista explica os tipos de pele e qual protetor solar é indicado para cada uma delas:
 
Pele normal: Apresenta uma textura fina e uma superfície suave, macia e bem flexível. A pele normal apresenta menos problemas e imperfeições, como espinhas e manchas. Em relação ao filtro solar, pode ser loção, creme ou spray.
 
Pele seca: É o tipo de pele que exige mais cuidados, devido à maior tendência para o envelhecimento. Portanto, mantenha um cuidado redobrado. Aposte em protetores solares que contenham hidratante em sua fórmula para manter a pele sempre hidratada.
 
Pele sensível: É frágil e pode ser inflamada com mais facilidade. Normalmente, esse tipo de pele apresenta vermelhidão, coceira, manchas e tem tendência para descamar. O ideal é apostar em um FPS em gel-creme, que possui óleos leves, pois a pele sensível possui uma textura fina que sofre com as alterações climáticas.
 
Pele oleosa: É o tipo que apresenta um aspecto gorduroso e brilhante. Além disso, possui poros dilatados devido ao excesso de sebo que produz. Opte pelo filtro solar sem álcool e gordura, o gel pode ser uma alternativa, pois é absorvido rapidamente e não obstrui os poros.
 
Pele mista: Consiste na combinação entre pele seca e oleosa. Em algumas regiões da face como queixo, nariz e testa apresenta bastante oleosidade. O filtro solar ideal é o menos gorduroso, sem óleo na composição. Opte por um gel-creme ou gel aquoso.
 
Tom de pele: O uso do protetor solar deve ser diário e o fator mínimo de proteção para todos os tipos de pele deve ser 30. As peles branquinhas podem usar um fator de proteção mais elevado, podendo chegar ao fator 50, se a pessoa não quer se bronzear.
 
Fonte Zero Hora