Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cientistas ibero-americanos buscam fármacos contra tumores em microalgas

Cientistas da Espanha, Portugal e América Latina buscam obter fármacos contra tumores cancerígenos a partir de produtos naturais como as microalgas, disse nesta terça-feira o subdiretor do Centro de Pesquisa do Câncer (CIC) de Salamanca (Espanha), Anastasio Pandiella.
 
Em entrevista coletiva durante o simpósio "Fronteiras da Ciência", organizado pela Universidade de Salamanca e a Fundação de Apoio à Pesquisa Científica do Estado de São Paulo (Fapesp), Pandiella explicou que o projeto conjunto do CIC e pesquisadores da Costa Rica, Brasil, Chile, Peru e Panamá, trata de identificar novas biomoléculas para lutar contra o câncer.
 
Pandiella também destacou a colaboração com cientistas do Brasil, já que, segundo disse, se trata de um país "em plena ebulição", por isso que oferece "perspectivas de desenvolvimento" no campo científico.
 
O trabalho conjunto de cientistas de países da região ibero-americana não deseja "competir com os Estados Unidos", mas "somar" na pesquisa sobre o câncer.
 
O avanço na luta contra o câncer só será efetivo se forem somados esforços de todos os pesquisadores, por isso que "é preciso buscar alternativas em todos os lugares", disse.
 
Fonte EFE
 
Por R7

Venezuela espera novo parecer após êxito de operação de Chávez

Venezuela, aliviada pelo êxito da operação de Hugo Chávez em Cuba, aguardava nesta quarta-feira um novo parecer sobre a evolução do presidente que, no dia 10 de janeiro, deve reassumir a Presidência após ser reeleito em outubro.
 
Para aumentar a tensão em torno do estado de saúde do presidente, o vice Nicolás Maduro disse nesta quarta que o processo pós-operatório de Chávez será "complexo e duro", afirmou nesta quarta-feira o vice-presidente, Nicolás Maduro.
 
"A cirurgia de ontem foi uma operação complexa, difícil, delicada, o que nos diz que o processo pós-operatório também será complexo e duro", disse Maduro ao país em rede de transmissão obrigatória de rádio e televisão.
 
A quarta intervenção a que Chávez se submeteu desde que teve um câncer em 2011 aconteceu a menos de um mês de sua posse na Assembleia Nacional.
 
"Queremos agradecer todo o amor, o puro amor (...) para que esta operação terminasse corretamente e fosse bem sucedida", disse Maduro, na noite de terça-feira ao país.
 
"Ontem (terça-feira) estava preocupado porque Chávez foi um ser humano que se preocupou com a gente, com o povo. Me alegro que a operação tenha sido bem sucedida", disse à AFP Heli González, um comerciante do município de Chacao.
 
González, contudo, considerou difícil que o presidente retorne em breve ao país. "Estamos falando de câncer, é um processo terrível, eu passei por isso", disse.
 
Chávez não adiantou uma data de retorno ao anunciar, no sábado, esta nova operação imprescindível contra o câncer, mas admitiu a possibilidade de ficar "impossibilitado" de exercer a presidência, designando, pela primeira vez um herdeiro político, o chanceler e vice Nicolás Maduro, de 50 anos.
 
Neste caso, o presidente explicou que o vice-presidente assumiria a presidência temporária até que fossem convocadas novas eleições, em que Maduro seria o candidato governista.
 
A Constituição determina que, em caso de ausência absoluta do presidente antes de sua posse ou durante os primeiros quatro anos, dos seis de mandato, deverão ser realizadas novas eleições em um prazo de 30 dias.
 
O vice-presidente disse que Chávez, no poder desde 1999, tinha vencido o primeiro obstáculo" e que agora iniciava a etapa pós-operatória, que durará vários dias.
 
"Comandante, aqui estamos esperando por você, ouviu?! Você tem que voltar e todos estão esperando, nós, seus filhos", disse Maduro, visivelmente emocionado na mensagem em rede nacional de rádio e TV.
 
Desde que anunciou sua recaída, houve diversos atos e manifestações de solidariedade dentro e fora do país, que possui as maiores reservas de petróleo mundiais.
 
O ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, desejou a Chávez nesta quarta-feira uma rápida recuperação, pelo twitter.
 
Seus seguidores gritavam "Te queremos, Chávez, te queremos!" e "Viverá, viverá, o comandante viverá!", na terça-feira à noite, reunidos em vigília na praça central Bolívar de Caracas.
 
O governo tem mantido segredo sobre o tipo e o local do câncer que atinge Chávez, ao contrário de outros presidentes que também tiveram câncer, como recentemente o colombiano Juan Manuel Santos, que divulgou seus boletins médicos.
 
Esta foi a primeira vez que o governo venezuelano informou ao vivo o início, o desenvolvimento e o fim de um processo cirúrgico.
 
O novo ministro de Comunicação, Ernesto Villegas, informou em duas ocasiões o que acontecia em Havana lendo comunicados para a imprensa.
 
Em ambos os casos, o ministro disse que informava o país por instruções de Maduro.
 
"A política de comunicação do governo parece estar mudando", saudou o jornal opositor Tal Cual, muito crítico com o "estrito segredo" observado até agora.
 
A recaída de Chávez aconteceu paralelamente à campanha pelas eleições regionais de domingo. O representantes de Chávez estão presentes na maioria dos 23 estados e o governo conquistar os redutos opositores para acelerar seu projeto socialista.
 
A batalha-chave será disputada no populoso estado de Miranda, que abarca parte de Caracas, entre o atual governador e ex-candidato presidencial, Henrique Capriles, e o ex-vice-presidente Elías Jaua.
 
Fonte R7

Santa Casa de SP requalifica atendimento do pronto-socorro

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que atende diariamente mais de mil pessoas, adotou a estratégia do S.O.S Emergências e conseguiu reduzir sua taxa de ocupação, requalificar o atendimento do pronto-socorro e qualificar 190 leitos de retaguarda, sendo 49 destes de terapia intensiva.
 
De acordo com comunicado do Ministério da Saúde, a taxa de ocupação da emergência na Santa Casa teve redução de 63%, saindo de 154% (em março deste ano) para 103% em novembro.
 
Hoje, a unidade conta com 62 leitos destinados à emergência. Entre as principais ações implantadas, está o processo de classificação de risco.
 
Atualmente, ao dar entrada no pronto-socorro, o paciente passa pela classificação para identificar a gravidade do caso. Com isso, o tempo de permanência é monitorado até que seja encaminhado para um leito ou receba alta médica. “
 
O S.O.S Emergências tem a missão de melhorar o atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde e reduzir a espera e a ocupação de macas nos corredores dos hospitais. Estamos conseguindo nosso objetivo, gradativamente”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
Fonte R7

Investigado falso médico por morte em Sorocaba (SP)

Um falso médico preso domingo (09), quando fazia atendimento na Santa Casa de Sorocaba, está sendo investigado pela morte de uma paciente.
 
A mulher morreu horas depois de ter sido atendida e medicada por Fernando Henrique Guerreiro, que se fazia passar pelo médico Ariosvaldo Diniz Florentino, da capital paulista. O próprio Guerreiro assinou o atestado de óbito e liberou o sepultamento.
 
A Polícia Civil pode pedir a exumação do corpo, caso seja necessário para as investigações. Até ser descoberto, o falso médico trabalhou durante um ano atendendo à média de 50 pacientes por dia.
 
Ele atuou também na Santa Casa de Piedade, próxima de Sorocaba, onde mantinha contatos com Camila Aline da Silva Matias, presa há um mês por exercício ilegal da medicina. Camila fazia-se passar por Bruna Braga, médica e filha do senador Eduardo Braga, do PMDB de Amazonas.
 
A mulher é investigada por suposto envolvimento em um roubo, há três meses, em São Paulo. A investigação levou os policiais de São Paulo a Piedade, onde a suspeita dava plantão como médica. Ela também havia atuado na Santa Casa de Sorocaba e mencionou sua relação com Guerreiro, que supunha ser Ariosvaldo.
 
Os policiais levantaram a identificação do médico, que é negro, e ao procurá-lo em Sorocaba, encontraram um homem branco - Guerreiro - usando o mesmo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM). Em depoimento, nesta terça-feira, no 63º Distrito Policial de São Paulo, o médico Florentino admitiu conhecer Guerreiro, mas não sabia que ele usava indevidamente seus documentos, inclusive o registro no CRM.
 
Ele acreditava que o colega havia obtido o próprio registro. Admitiu, porém, que Guerreiro o consultava por telefone quando tinha dúvida.
 
O delegado Renato Batista de Oliveira vai apurar se o verdadeiro médico acobertava as atividades de Guerreiro. A filha do senador, contatada, informou desconhecer completamente o uso indevido do seu registro pela falsa médica.
 
A direção da Santa Casa de Sorocaba informou que não tinha razão para duvidar da autenticidade dos documentos apresentados por Guerreiro. O hospital de Piedade não se manifestou.
 
Fonte R7

Consumo de gorduras saturadas está ligado ao aumento da depressão

Em pesquisa, voluntários apresentaram nível da doença 48% maior devido ao consumo de gordura trans
 
A depressão vem atingindo 150 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Segundo um estudo das universidades espanholas de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, o crescimento da doença está relacionado a quantidade da ingestão de gordura saturada e trans consumida.
 
Os pesquisadores acompanharam durante seis anos 12 mil voluntários que tiveram seu estilo de vida analisado. No início da pesquisa, nenhum deles sofria de depressão.
 
O que se notou foi que, quanto mais gordura trans era consumida, maior o efeito prejudicial nos voluntários. Eles apresentaram um nível de depressão 48% maior do que as que não faziam uso dessa gordura na dieta.
 
Fonte R7

Sedentarismo após os 20 anos aumenta o risco do diabetes

Para os cientistas, a explicação está no índice de massa corporal
 
Pesquisadores de Northwestern Univesrity, de Chicago, nos EUA, chegaram a conclusão que indivíduos que não se exercitam na fase adulta, correm sério risco de contrair o diabetes.
 
Os cientistas analisaram 3.989 pessoas e chegaram a conclusão que as pessoas que não se exercitavam a partir dos 20 anos, ou seja, quando já entravam para a fase adulta, o surgimento da doença era maior.
 
O caso da doença era menor nas mulheres na faixa dos 40 anos do que nos homens. Os indivíduos se submeteram a três testes ergométricos e foram acompanhados durante 20 anos.
 
Eles tiveram a sua aptidão física analisada em vários momentos de sua vida. Para os cientistas, a explicação está no IMC (índice de massa corporal).
 
Os indivíduos sedentários, com baixa aptidão física, apresentavam esse índice maior. Por causa disso, eles tinham uma pior sensibilidade à ação do hormônio insulina, que permite a entrada do açúcar para dentro das células.
 
Fonte R7

Nova pesquisa traz esperança contra o câncer de pele

Remédio diminui número de macrófagos e reprodução acelerada dos melanócitos é menor
 
Uma pílula conhecida como RG7204 vem sendo a arma dos cientistas no combate ao câncer de pele.
De acordo com um estudo divulgado na revista Nature, nos EUA, o remédio é capaz de reduzir em até 80% o tamanho dos tumores.
 
A pílula age da seguinte forma: ela bloqueia uma proteína chamada interferon gamma, conseguindo diminuir a multiplicação acelerada de células da pele e, assim, combater a incidência de câncer nesta região.
 
Ao se inibir a presença da proteína com remédios, o número de macrófagos é reduzido e a tendência de reprodução acelerada dos melanócitos é menor.
 
Assim, consegue-se diminuir as chances de se desenvolver um melanoma, a forma mais agressiva do câncer de pele. O teste foi feito com 700 pacientes que reagiram muito bem à droga.
 
O único efeito colateral que apresentaram foram erupções cutâneas e fotossensibilidade, mas nada alarmante.

Fonte R7

Pessoas que se sentem sozinhas têm o dobro de chances de ter Alzheimer

Cientistas analisaram a saúde a longo prazo de mais de 2 mil pacientes
Sentimento de solidão pode ser um sinal de declínio mental, que prejudica habilidade sociais
 
Pessoas solitárias têm duas vezes mais chances de desenvolver Alzheimer no fim da vida, dizem pesquisadores.
 
Segundo o site do jornal Daily Mail, um estudo revelou um link entre o sentimento de solidão — mais importante neste caso do que não ter amigos — e o risco de ter a doença degenerativa.
 
Estudos anteriores sugeriam que o isolamento social ou a falta de contato pessoal aumentava o risco de demências ou declínio mental. Mas ainda não havia estudos sobre o sentimento de solidão.
 
Para a pesquisa, cientistas analisaram a saúde a longo prazo e o bem estar de mais de 2 mil pacientes sem sinais de demência.
 
Dentre os que viviam sozinhos, um em dez desenvolveram a doença depois de três anos. Já dentre os que viviam com outras pessoas, um a cada 20 apresentaram quadro semelhante. Já no grupo daqueles que nunca haviam se casado, verificou-se uma proporção similar de idosos desenvolvendo a doença, possivelmente porque seu estilo de vida significa que não são do tipo que se sentem sozinhos.
 
Quando se trata daqueles que se sentem sozinhos, verificou-se que mais do que o dobro havia desenvolvido a doença — 13,4% em comparação com 5,7%.
 
O estudo, publicado online na Revista de Neurocirurgia, Neurologia e Psiquiatria, conclui que sentimento de solidão pode ser um sinal de declínio mental que, por sua vez, afeta habilidades sociais. conclui
 
Fonte R7

Microbolhas detectam doenças cardíacas em estágio inicial

Testes com porcos indicam que abordagem fornece diagnóstico antes da progressão dos sintomas e identifica pessoas em risco de AVC
 
Pesquisadores da Universidade de Missouri, nos EUA, desenvolveram microbolhas capazes de detectar doenças cardíacas em estágio inicial.
 
Testes realizados com porcos indicam que a abordagem pode diagnosticar doenças antes que os sintomas progridam e ajudar a classificar pacientes em risco de acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
 
O procedimento também pode ajudar a monitorar a eficácia de tratamentos para a inflamação das artérias.
 
"Pode ser muito difícil detectar os primeiros sinais de doença cardíaca, especialmente sem o uso de procedimentos invasivos. Os médicos muitas vezes têm de esperar até que os sintomas graves ocorram, como dor no peito ou ataques cardíacos, antes que fiquem cientes de um problema, o que muitas vezes é tarde demais. Microbolhas guiadas têm o potencial de detectar os primeiros sinais de doença cardíaca de forma não muito invasiva", afirma a líder da pesquisa Isabelle Masseau.
 
Os primeiros sinais de doença cardíaca incluem a inflamação no interior das artérias, o que leva ao acúmulo de placa que pode, eventualmente, resultar em ataques cardíacos.
 
Masseau foi capaz de unir anticorpos específicos em pequenas bolhas e então injetar essas bolhas em porcos com doença cardíaca. Os anticorpos foram capazes de determinar a inflamação nas artérias dos animais e unir-se, juntamente com as microbolhas, aos locais inflamatórios.
 
Em seguida, usando uma máquina de ultrassom, Masseau foi capaz de detectar as microbolhas que se reuniram nas artérias dos porcos.
 
Segundo ela, esta é a primeira vez que o procedimento foi bem sucedido em animais de grande porte. "Como esse procedimento foi bem sucedido em suínos, ele também poderia ser reproduzido em humanos. Embora ainda vá demorar um pouco, injetar microbolhas em um ser humano e depois digitalizá-las com um ultrassom seria um procedimento muito simples e poderia ajudar a salvar vidas", afirma Masseau.
 
Os resultados em estágio inicial desta pesquisa são promissores. Se estudos adicionais, incluindo estudos com animais, forem bem sucedidos dentro dos próximos anos, a equipe pretende solicitar a liberação para iniciar testes em humanos.
 
Fonte isaude.net

Avanços em genômica mudam estratégias terapêuticas dos oncologistas

Pesquisadores espanhóis apontam mudanças em técnicas que permitem planejamento de terapias personalizadas contra o câncer
 
Pesquisadores espanhóis apontam que o avanço em técnicas genômicas está permitindo o planejamento de estratégias terapêuticas personalizadas contra o câncer. " As técnicas de sequenciamento de nova geração têm permitido aos pesquisadores, em laboratórios, redefinir as classificações dos tumores com base em critérios moleculares. Essa mudança de paradigma está modificando a estratégia terapêutica dos oncologistas" , disse Rogelio González-Sarmiento, do Centro de Pesquisa em Câncer da Universidade de Salamanca (Usal), durante o evento " Fronteras de la Ciencia Brasil y España en los 50 años de la FAPESP.
 
Além das alterações genéticas propriamente ditas que são aquelas em que ocorre modificação na sequência do DNA, como as mutações pontuais, deleções, inserções e os rearranjos cromossômicos , as alterações epigenéticas também podem ser causa de câncer, de acordo com Manel Esteller, diretor do Programa de Epigenética do Instituto de Investigação Biomédica de Bellvitge, em Barcelona.
 
" Podemos imaginar que o genoma é o hardware de nosso computador e a epigenética é o software que faz esse hardware funcionar" , disse Esteller à Agência FAPESP.
 
Por essa razão, acrescentou o pesquisador, gêmeos idênticos podem desenvolver doenças diferentes, apesar de compartilharem o mesmo DNA. " Eles têm o mesmo hardware, mas diferentes softwares. São alterações químicas que regulam a expressão dos genes" , disse.
 
Entre as alterações químicas conhecidas, a mais importante é a metilação do DNA, reação que envolve a adição de um grupo metil (CH3) a determinadas partes do DNA e muda o padrão de expressão dos genes.
 
"É um processo fisiológico de regulação dos genes. Por exemplo, as células do nosso cérebro têm o mesmo DNA que as células do nosso coração, mas têm diferentes funções. Em boa medida, isso ocorre graças à metilação do DNA. O que acontece no câncer é que existe uma mudança global na metilação do DNA e isso cria um software corrompido" , explicou Esteller.
 
As causas das alterações epigenéticas são, segundo o pesquisador, muito parecidas com aquelas responsáveis pelas modificações na sequência do DNA. Entre elas uma das mais importantes é o envelhecimento.
 
"É possível medir a idade biológica de uma pessoa ao analisar o perfil de metilação de DNA. Ao longo da vida passamos por experiências que mudam nossas células. O processo de metilação do DNA diminui e isso deixa os cromossomos mais frágeis e mais fáceis de serem corrompidos" , disse Esteller.
 
Apenas alguns poucos genes e justamente aqueles responsáveis por nos proteger contra o câncer passam a sofrer mais metilação devido ao envelhecimento e têm sua expressão bloqueada. " Nos países desenvolvidos, a idade é hoje o maior fator de risco para o câncer" , disse.
 
O simpósio integra as comemorações dos 50 anos da FAPESP e reúne, nas cidades de Salamanca (10 a 12/12) e Madri (13 e 14/12), pesquisadores do Estado de São Paulo e de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país ibérico.

Com informações da Fapesp
 
Fonte isaude.net

Açúcar pode diminuir sensação de dor causada por injeções em bebês

Pesquisa indica que gotas de açúcar acalmam bebês quando estão recebendo injeções
Pesquisa indica que gotas de açúcar acalmam bebês
quando estão recebendo injeções
Bebês que receberam açúcar quando estavam prestes a serem injetados choraram menos do que os que receberam água
 
Algumas gotas de açúcar podem acalmar bebês quando estão recebendo injeções, de acordo com estudo publicado no The Lancet.
 
Os resultados mostram que bebês que receberam uma solução açucarada para sugar quando estavam prestes a serem injetados choraram muito menos do que os que receberam água.
 
Entre o nascimento e os 18 meses, os bebês podem receber até 15 injeções. Não é certo se os bebês sentem dor da mesma maneira como as crianças mais velhas e os adultos, ou se são simplesmente incapazes de expressá-la.
 
Evidências recentes tem provado que eles sentem dor e esforços têm sido feitos para reduzir a dor causada pela injeção através do uso de medicamentos, cremes, chupetas e técnicas de distração.
 
Agora, os pesquisadores mostraram que colocar algumas gotas de uma solução açucarada na boca de uma criança pode ajudar a reduzir a dor.
 
Segundo os pesquisadores, o açúcar desencadeia a liberação de produtos químicos para aliviar a dor no corpo ou entra em contato com os receptores gustativos que induzem sentimentos de conforto.
 
Os pesquisadores analisaram dados de 14 estudos, envolvendo um total de 1.551 crianças com idade entre um mês e um ano. A maioria dos estudos comparou a sacarose, dada de dois minutos antes da imunização, com a água.
 
No geral, os bebês que receberam a solução açucarada choraram por menos tempo do que aqueles que receberam água.
 
"Dar aos bebês algo doce para provar antes de injeções pode impedi-los de chorar por tanto tempo. Embora não possamos dizer com confiança que soluções açucaradas reduzem a dor da agulha, estes resultados parecem promissores", afirma o pesquisador Manal Kassab, da Jordan University of Science and Technology.
 
A equipe agora espera realizar estudos futuros para examinar os efeitos de diferentes concentrações de açúcar.
 
Fonte isaude.net

Adesivo degradável cura corações de crianças com defeitos congênitos

'Bioscaffold' semeado com células vivas cardíacas promove regeneração do tecido cardíaco e é eliminado ao longo do tempo
 
Cientistas da Universidade Rice, nos EUA, criaram um novo adesivo biocompatível que pode curar corações de crianças com defeitos congênitos.
 
Jeffrey Jacot e seus colegas publicaram os resultados de anos de esforço para produzir um material chamado de ' bioscaffold' que pode ser suturado nos corações de crianças com defeitos de nascimento.
 
Bioscaffolding é a utilização de materiais biocompatíveis e biorreabsorvíveis para construir uma estrutura 3D comparável à área do tecido do implante, a fim de promover a regeneração de tecidos e a recuperação da lesão.
 
O novo ' andaime' , semeado com células vivas cardíacas, é projetado para apoiar o crescimento de um novo tecido saudável. Ao longo do tempo, ele se degrada e deixa o coração reparado.
 
 
Adesivos utilizados atualmente para reparar defeitos cardíacos congênitos são feitos de tecidos sintéticos ou retirados de vacas ou do próprio corpo do paciente. Cerca de um em 125 bebês nascidos nos Estados Unidos sofre de tais defeitos.
 
As estratégias atuais funcionam bem até que os adesivos, que não crescem com o paciente, precisam ser substituídos. "Nenhum desses adesivos está vivo, incluindo aqueles biologicamente derivados que são "mais como um plástico" e não são incorporados ao tecido do coração", afirma Jacot.
 
Eles estão em uma área muscular no coração, que é importante para a contração e, mais ainda, para a condução elétrica. Os sinais elétricos tem que passar pela área de tecido morto. E ter tecido morto significa que o coração produz menos força, de modo que não é surpreendente que as crianças com estes tipos de reparos estejam em maior risco de insuficiência cardíaca, arritmias e fibrilação.
 
"O que estamos fazendo pode substituir os adesivos atuais em uma operação com a qual os cirurgiões já estão familiarizados e que tem uma taxa de sucesso muito alta a curto e médio prazo, mas com complicações a longo prazo", observa o pesquisador.
 
O novo adesivo criado pelos pesquisadores é forte o suficiente para suportar as pressões entregues pelo batimento cardíaco, poroso o suficiente para permitir que novas células cardíacas migrem e façam conexões e resistente o suficiente para lidar com suturas, mas ainda ser capaz de biodegradar na quantidade certa de tempo para o tecido natural assumir.
 
As células cardíacas cultivadas na superfície de hidrogel foram capazes de prosperar e formar redes e, finalmente, apresentar batimento.
 
O laboratório testou as qualidades biodegradáveis do adesivo e descobriram que, em mais de 50 dias, cerca de 15% havia se degradado. "Ele se degrada na água, se for no corpo, ele vai se degradar, mas será muito lentamente, ao longo de meses. Ele deve ser estável por muito tempo suficiente para que ele permite que o tecido muscular natural se forme e assuma o processo mecânico. Queremos um adesivo que pode suturar e lidar com a pressão ventricular", afirma Jacot.

Fonte isaude.net

Gel inspirado na força dos mexilhões fortalece vasos sanguíneos danificados

Gel é semelhante ao aminoácido que permite que os mexilhões resistam à água
Foto: Harrie Muis/Foto Stock
Gel é semelhante ao aminoácido que permite que
os mexilhões resistam à água
Produto tem potencial para evitar a ruptura de placas do vaso sanguíneo e prevenir ataques cardíacos e AVCs
 
Cientistas da University of of British Columbia, no Canada, desenvolveram um gel que pode ser aplicado nas paredes dos vasos sanguíneos para formar uma barreira protetora com potencial para salvar vidas.
 
O gel, que funciona como uma cola, é semelhante ao aminoácido que permite que os mexilhões resistam à água e se mantenham agarrados a rochas e outras superfícies.
 
A variante que Christian Kastrup e seus colegas criaram pode suportar o fluxo de sangue através das artérias e veias.
 
"O gel resistente poderia escorar as paredes dos vasos sanguíneos enfraquecidos em risco de ruptura", afirma Kastrup.
 
Ao formar uma barreira estável entre o sangue e as paredes dos vasos, o gel também pode impedir a inflamação que ocorre tipicamente quando um stent é inserido para alargar uma artéria estreitada ou veia. Essa inflamação neutraliza a abertura da veia que o stent deveria causar.
 
A maior aplicação potencial seria evitar a ruptura de placas do vaso sanguíneo. Quando uma ruptura de uma placa ocorre, o coágulo resultante pode bloquear o fluxo sanguíneo para o coração (provocando um ataque cardíaco) ou do cérebro (provocando um acidente vascular cerebral).
 
Camundongos tratados com uma combinação do gel e um esteroide anti-inflamatório apresentaram placas mais estáveis do que um grupo controle de ratos não tratados.
 
"Ao imitar a capacidade do mexilhão de agarrar-se a objetos, criamos uma substância que permanece no local em um ambiente muito dinâmico, com velocidades altas de fluxo", conclui Kastrup.
 

Fonte isaude.net

Identificada região cerebral que pode desencadear ondas de calor na menopausa

Estudo sugere que neurônios kndy controlam processo conhecido como vasodilatação, envolvido nas ondas de calorPesquisadores afirmam que neurônios kndy do hipotálamo controlam as descargas de calor nos primeiros anos da menopausa
 
Equipe de pesquisadores da University of Arizona, nos EUA, identificou uma região no cérebro que pode desencadear as incômodas ondas de calor em mulheres nos primeiros anos da menopausa.
 
A pesquisa sugere que um grupo de células do cérebro conhecidas como neurônios kndy como interruptor que controla as ondas de calor. Neurônios Kndy estão localizados no hipotálamo, parte do cérebro que controla as funções vitais que também serve como o quadro de distribuição entre o sistema nervoso central e sinais hormonais.
 
"Embora os neurônios kndy sejam uma população muito pequena de células, nossa pesquisa revela que elas têm um papel extremamente importante na forma como o organismo controla seus recursos energéticos, reprodução e temperatura", afirma a líder da pesquisa Melinda Mittelman-Smith.
 
Ao estudar neurônios kndy em ratos, a equipe criou um modelo animal da menopausa para elucidar os mecanismos biológicos de controle de temperatura em resposta à retirada do hormônio estrogênio, o principal motivo das mudanças que ocorrem na menopausa.
 
Eles descobriram que a temperatura da pele da cauda foi consistentemente menor em ratos cujos neurônios kndy foram inativados, sugerindo que os neurônios controlam um processo conhecido como vasodilatação, ou dilatação dos vasos sanguíneos, para aumentar o fluxo de sangue através da pele.
 
"A marca das ondas de calor é a vasodilatação. Quando acontece a descarga de calor, a pele fica quente e é possível ver a vermelhidão da pele. É uma tentativa do corpo de se livrar do calor, como a transpiração. Só que se você fosse para medir a temperatura do núcleo, nesse ponto, ela não está elevada", explica a pesquisadora Naomi Rance.
 
Embora os resultados ainda não sejam aplicáveis a pessoas afetadas por ondas de calor, eles marcam um primeiro passo importante. "Obviamente nós não podemos reproduzir esses estudos em mulheres, e apenas se entendermos o mecanismo existe uma possibilidade de desenvolvimento de terapias. Tudo o que se sabe até agora é que a redução dos níveis de estrogênio tem algo a ver com isso", afirma Rance.
 
Os pesquisadores advertem que enquanto os neurônios kndy são críticos para a termorregulação normal, eles não são a única forma de gerenciar a temperatura do corpo. "Não diria que nós resolvemos o problema, mas temos uma boa pista sobre o que poderia estar causando essas ondas durante a menopausa", conclui Rance.
 
 
Fonte isaude.net

Café pode reduzir risco de morte por câncer de boca e garganta

Pessoas que bebem mais de quatro xícaras de café com cafeína por dia tiveram probabilidade 49% menor de morrer pela doença
 
Estudo da American Cancer Society descobriu uma ligação entre o consumo de café e a redução do risco de morte por câncer de boca e garganta.
 
Pessoas que bebem mais de quatro xícaras de café por dia têm metade da probabilidade de morrer da doença em comparação com aquelas que bebem café ocasionalmente ou não bebem.
 
A equipe analisou o consumo de café e chá entre pessoas inscritas em um estudo nacional iniciado em 1982. Entre 968.432 homens e mulheres que estavam livres do câncer no momento da inscrição, 868 morreram de câncer de boca e garganta durante 26 anos de acompanhamento.
 
Beber mais do que quatro xícaras de café por dia foi associado a um risco 49% menor de morte por câncer oral / faringe em relação a nenhum consumo da bebida. Nenhuma relação significativa foi encontrada entre o café descafeinado, e nenhuma ligação para o chá.
 
"Nós não estamos recomendando às pessoas que bebam quatro xícaras de café por dia. Esta é apenas uma boa notícia para aqueles que gostam de café. É preciso haver mais pesquisas consistentes antes de podermos apoiar a conclusão de que o café deve ser consumido para a prevenção do câncer", afirma a autora Janet Hildebrand.
 
Hildebrand e seus colegas planejam estudar o risco da incidência de câncer e consumo de café entre uma população mais diversificada, com pelo menos 300 mil adultos de diversas origens étnicas / raciais de todo os EUA.
 
Estudos anteriores também sugeriram que o café está associado a um risco reduzido da doença. O café contém antioxidantes, polifenois e outros compostos que podem ajudar a proteger contra o desenvolvimento ou a progressão do câncer. Ainda assim, os fatores de risco para o câncer de boca e garganta são o uso de tabaco e álcool e a infecção pelo papilomavírus humano (HPV).
 
Muitas vezes, o câncer de boca e garganta não causa sintomas até que alcance um estágio avançado, ou pode causar sintomas semelhantes aos causados por outras doenças, como uma dor de dente. O sintoma mais comum é uma ferida na boca que não cicatriza. Outro sintoma muito comum é a dor persistente na boca.
 
 
Fonte isaude.net

Medicamento evita ganho de peso em mulheres que param de fumar

Bloqueador opióide pode diminuir a tendência das mulheres em comer alimentos ricos em gordura e doce após largar o cigarro
 
Um medicamento que está sendo testado para ajudar fumantes a largar o vício também pode evitar o ganho de peso comum em mulheres que param de fumar, de acordo com pesquisadores do University of Chicago Medical Center, nos EUA.
 
O medicamento é o primeiro capaz de reduzir o ganho de peso por até um ano em mulheres ex-fumantes que largaram o vício.
 
Pesquisas anteriores mostraram que a naltrexona, bloqueador opióide que pode diminuir o desejo por heroína, álcool e nicotina, bem como por comida, ajudou os homens a deixar de fumar. O remédio melhorou as taxas de abandono do cigarro após três meses de tratamento em um grande estudo controlado, de 17% sem a droga para 30% de pacientes que faziam uso do remédio.
 
A droga não melhorou taxas de abandono para as mulheres, mas entre aquelas que conseguiram parar de fumar, o ganho de peso foi reduzido em mais da metade. Após três meses, mulheres que tomaram naltrexona ganharam uma média de 1 kg, enquanto aquelas que tomaram um placebo ganharam cerca de mais de 2 kg.
 
"Ao tentar parar de fumar, as mulheres tendem a ganhar mais peso do que os homens e a estar mais preocupadas com esse ganho de peso. A adição de naltrexona ao tratamento padrão pode ajudar as mulheres a passar por esse período difícil no início", afirma a autora da pesquisa Andrea King.
 
Embora o uso do cigarro seja a principal causa de morte evitável nos Estados Unidos, a obesidade é a segunda principal causa. Ironicamente, mais de 80% daqueles que são capazes de parar de fumar engordam cerca de 2 kg no ano seguinte após parar de fumar. Até 25% das pessoas que largam o cigarro ganham mais de 6 kg.
 
 
Os pesquisadores combinaram dados de dois ensaios com naltrexona para ajudar os voluntários a parar de fumar. O estudo incluiu 700 participantes, 315 da Universidade de Chicago e 385 da Universidade de Yale. Durante seis a 12 semanas após parar de fumar, os participantes tomaram naltrexone ou um placebo. Eles também usaram um adesivo de nicotina e participaram de grupos de aconselhamento no primeiro mês.
 
Depois de seis meses, 159 dos 700 participantes, incluindo 77 mulheres, permaneceram comprovadamente livres do fumo. Após 12 meses, esse número caiu para 115, incluindo 57 mulheres.
 
Durante os primeiros 12 meses após parar de fumar, o ganho de peso continuou a aumentar, mas os benefícios do tratamento precoce com naltrexona persistiram. A redução durante os três primeiros meses foi de 50% no peso dos que tomaram a droga, no entanto a diferença diminuiu para 40% em seis meses e 20% após 12 meses.
 
"Naltrexona produziu os resultados mais promissores até agora para ajudar as mulheres que param de fumar a ganhar menos peso. É possível que o bloqueador opióide reduza a tendência das mulheres a comer alimentos ricos em gordura e doce quando param de fumar", afirmam os autores.
 
Fonte isaude.net

Brasil discute estratégias e eficácia dos medicamentos fitoterápicos no mundo

País defende, em evento com autoridades mundiais em vigilância em Curitiba, cooperação regulatória entre países
 
Representantes de 24 autoridades reguladoras mundiais estiveram reunidos, até quarta-feira (12), em Curitiba (PR), para discutir ações, soluções e estratégias que garantam a qualidade, a segurança e a eficácia dos medicamentos fitoterápicos no mundo. Os debates fizeram parte da 6ª Reunião Anual da Cooperação Regulatória Internacional para Medicamentos Fitoterápicos (IRCH).
 
Na abertura, o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destacou o papel do encontro na construção de alianças entre as agências reguladoras ao redor do mundo. " O Brasil tem trabalhado pelo intercâmbio e cooperação em regulação sanitária com diversos países. Esse encontro vem fortalecer as iniciativas na área de fitoterápicos."
 
Para Barbano, a grande biodiversidade brasileira é matéria fértil para o desenvolvimento de fitoterápicos. " O uso das plantas medicinais significa, além do aproveitamento da biodiversidade do Brasil, a possibilidade de geração de renda para a agricultura familiar, fortalecendo o Programa Brasil sem Miséria" , pontuou.

Participantes
Esse ano, no intuito de envolver especialistas de países das Américas, o encontro foi organizado no Brasil, na cidade de Curitiba, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e conta com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Participam, como membros, representantes das autoridades regulatórias do Brasil, China, Índia, Indonésia, México, Omã, Arábia Saudita, Singapura, Reino Unido, Tanzânia, EMA (European Medicines Agency) e Asean (Association of Southeast Asian Nations). Como observadores, participam representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Itália, Moçambique, Peru, Portugal, Uruguai e Zâmbia.
 
Fonte isaude.net

Ministério da Saúde repassa R$ 28,5 mi para qualificar gestão do SUS

O Distrito Federal e os 26 estados brasileiros terão repasse de R$ 28,5 milhões para financiar a qualificação da gestão no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O objetivo é incentivar a implementação de ações para a formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP).
 
A medida, publicada, no Diário Oficial da União, traz consigo ações específicas como implantação e o fortalecimento das comissões Intergestores Bipartite (CIBs); das comissões Intergestores Regional (CIRs) e do Colegiado de Gestão da Saúde do Distrito Federal.
 
Os recursos serão repassados pelo Ministério da Saúde com foco também em fortalecer o processo de Planejamento Regional Integrado e as ações de Ouvidoria, Auditoria e Gestão Participativa.
 
O repasse será em parcela única, por meio do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
 
Fonte SaudeWeb

Boehringer e Pfizer desenvolvem aplicativo para avaliar o risco de pacientes com DPOC

As farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Pfizer desenvolveram a “Calculadora DPOC”, um aplicativo para dispositivos móveis que facilita a avaliação de pacientes com doenças pulmonares obstrutivas crônicas.
 
O aplicativo está disponível para download pela Apple Store. No inicio de 2013, o aplicativo também ganhará uma versão para Android.
 
A DPOC acomete mais de oito milhões de pessoas no país.
 
No Brasil, estima-se que a doença leva a óbito aproximadamente 40 mil pessoas por ano, o equivalente a quatro pacientes por hora.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC será a terceira causa de morte no mundo até 2020, superando algumas doenças infecciosas.
 
Fonte SaudeWeb

A degradação da medicina

Por Luiz Roberto Londres*
 
Minha formatura na então Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil deu-se no ano de 1965. Naquela época, o Estado do Rio de Janeiro tinha apenas quatro escolas médicas: a minha, a Ciências Médicas – hoje UERJ, a Medicina e Cirurgia – hoje UNIRIO e a Fluminense – hoje UFF. Todas eram escolas públicas reconhecidas pelo seu corpo docente, pela excelência do ensino, pelo enriquecimento do conhecimento de seus alunos. Seus mestres eram profissionais de renome, mas que colocavam a missão do ensino na frente dos atendimentos dos pacientes particulares. E além do ensino, muitos se dedicavam à pesquisa científica sem outros interesses que não descobertas que trouxessem benefícios aos seres humanos.
 
Hoje o estado do Rio de Janeiro tem 17 escolas de Medicina: as quatro públicas que existiam na época da minha formatura e 13 escolas particulares que visam lucro; lucro esse que não pode ser comprometido pelo ensino. Com a progressão das escolas particulares houve uma regressão do ensino médico. E isso acontece também nas escolas públicas pela inação do Estado em suas diversas instancias. Os médicos, aos poucos, foram escolhendo privilegiar a clientela do consultório e prestando menos atenção ao corpo discente das escolas.
 
O Brasil é o segundo país do mundo em número de escolas médicas, com 183, só perdendo para a Índia, com 272. Temos mais escolas do que a China, a Rússia e mesmo os Estados Unidos, todos eles com uma população bem maior que a nossa. Falam de falta de médicos, mas o que acontece é a concentração de profissionais que superlotam alguns municípios enquanto outros não têm nem um médico. Os Estados Unidos com 136 têm 2,33 habitantes por escola enquanto o Brasil tem apenas 1,06 milhão.
 
Além de mal distribuídos os médicos são cada vez mais mal formados. Não mais lhes ensinam a reflexão sobre os dados colhidos, mesmo que esses sejam pontuais. Ao invés da reflexão eles se limitam a um ato reflexo que geralmente se converte em pedido de exame não mais para confirmar ou não hipóteses diagnósticas, mas para fazer o diagnóstico, ou mesmo a prescrição de medicamentos, tantas vezes desnecessários.
 
A Medicina está deixando de ser uma atividade intelectual com cunho social e humanitário para ser o simples cumprimento de um trabalho mecânico e desinteressante. A sua missão, o atendimento, o conforto, o tratamento, a cura ou o simples acompanhamento daqueles que necessitam perdem o espaço para o pensamento do médico em si e em suas obrigações.
 
Na atualidade, através de perguntas avulsas e não em questionários preparados, vemos que na escolha da especialidade que querem abraçar, o que conta são aquelas que oferecerão ao candidato a melhor remuneração. O esvaziamento de segmentos como a pediatria, a obstetrícia e mesmo a clínica geral, mostram isso. Por outro lado cresce a procura das especialidades que, mesmo à custa da boa prática médica, estejam prometendo melhor remuneração.
 
Dois são os campos em que vemos serem exercidas as preferências dos atuais estudantes: os exames complementares, com maior incidência nos exames de imagem e a especialidade de ortopedia e cardiologia. Naquelas crescem os pedidos em função da falta de uma anamnese e de um exame físico adequados, com uma crescente proporção de exames normais (em algum lugar chega a 60%).
Pedomorfose: esse é um termo que aprendi há muito tempo em um livro de Arthur Koestler. Significa a mutação de uma espécie através das alterações de suas formas larvares. E acho que isso se aplica à Medicina. Dificilmente poderemos corrigir o seu curso desviado de suas missões se não nos ocuparmos com as escolas médicas em seus currículos e suas finalidades. A Medicina de amanhã se refletirá na formação dos estudantes de hoje.
 
*Luiz Roberto é médico e Diretor da Clínica São Vicente
 
Fonte SaudeWeb

UNA-SUS lança aplicativo para orientar os médicos no diagnóstico da dengue

A Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) anuncia o lançamento de um aplicativo para smartphones e tablets que auxilia no diagnóstico e tratamento da dengue.
 
A iniciativa é um complemento do Curso de Atualização do Manejo Clínico da Dengue.
 
O aplicativo funciona como uma espécie de calculadora que leva em consideração idade, sexo, peso e os sintomas apresentados pelo paciente.
 
Com ele, médicos poderão fazer a definição automática da conduta a ser adotada de acordo com as características fisiológicas e sintomas de cada um.
 
Fonte SaudeWeb

Exames: Dímero D

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de dímero D, um produto de degradação da fibrina pela plasmina.
 
Para que serve: auxílio no diagnóstico de doenças e condições que causam hipercoagulabilidade, como trombose venosa profunda e tromboembolismo pulmonar. É detectado uma hora após a formação do trombo e permanece elevado em média por 7 dias.
 
Valor de referência: 68 a 494 nanog/mL
 
Valores aumentados: em algumas condições clínicas também são encontrados níveis altos de dímero D, a saber: infarto agudo do miocárdio, sepse, neoplasias, insuficiência cardíaca, pneumonias, dentre outras. Resultados falso-positivos podem ser encontrados em portadores de artrite reumatóide, hipertrigliceridemia e hiperbilirrubinemia.
 
Valores diminuídos: pacientes recebendo terapia anticoagulante podem apresentar um resultado falso-positivo na dosagem dímero D.
 
Instruções para realização do exame: é importante relatar se fez uso de medicamentos ou anticoagulantes nos últimos 14 dias.
 
Fonte:
- Manual de Exames e Serviços 2006/2007 – Instituto Hermes Pardini
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
Por SaúdeWeb

Jovens religiosos têm mais chances de se tornarem obesos, aponta estudo

Jovens que têm o hábito de freqüentar reuniões e atividades religiosas têm 50% mais chances de se tornarem obesos ao chegarem na meia-idade do que jovens que não estão envolvidos em alguma religião.
 
Os pesquisadores da Northwestern University (EUA) acompanharam 2.433 jovens entre as idades de 20 a 32 anos, durante 18 anos. Após fazerem os ajustes relacionados à idade, raça, educação, etc, os cientistas concluíram que jovens que iam à igreja pelo menos uma vez por semana tinham grandes chances de engordar.
 
A pesquisa sugere que isso pode acontecer por causa da comida servida em atividades religiosas, que muitas vezes não é saudável. “Nós não sabemos por que a participação religiosa freqüente é associada ao desenvolvimento de obesidade, mas o resultado dessas descobertas destaca um grupo que poderia se beneficiar de esforços direcionados de prevenção de obesidade”, diz o autor do estudo, Matthew Feinstein. “É possível que se reunir uma vez por semana e associar bons trabalhos e felicidade a comer comidas que não são saudáveis pode levar ao desenvolvimento de hábitos que estão associados a maior peso corporal e obesidade”.
 
Fonte Blog da Saúde

Televisão no quarto aumenta risco de obesidade infantil

A presença de televisores em quartos de crianças está associada ao um maior risco de obesidade infantil. Um novo estudo avaliou informações de 369 crianças entre as idades de 5 e 18 anos, realizando também ressonâncias para a análise da quantidade de massa gorda que elas tinham.
 
Os dados encontrados pelos pesquisadores mostram que crianças que tinham televisores em seus quartos tinham chances duas vezes maiores de terem níveis altos de gordura no corpo.
 
Elas tinham também mais chances de terem circunferências maiores de cintura e níveis altos de gordura no sangue.
 
Assistir televisão por mais de duas horas diárias também foi associado á esses resultados, que se mantiveram até mesmo após os pesquisadores considerarem fatores como idade, gênero, nível de prática de atividade física e dieta.
 
Os resultados mostram ainda que dentre os jovens que possuem televisores em seus quartos, um terço é obeso ou está acima do peso. A pesquisa foi publicada no periódico American Journal of Preventive Medicine.
 
Fonte: Live Science, 11 de dezembro de 2012

Alterações cerebrais podem continuar por meses após traumas

Alterações cerebrais podem persistir por meses em crianças e adolescentes que sofreram uma lesão cerebral traumática leve, também chamada de concussão, afirmam pesquisadores da Universidade do Novo México, nos Estados Unidos. Publicado no The Journal of Neuroscience, o estudo envolveu crianças e adolescentes com idades entre dez e 17 anos que sofreram ou não concussões, e mostrou alterações estruturais na matéria branca do cérebro dessas duas semanas após a lesão.
 
Depois de três meses, outra avaliação mostrou que ainda existiam alterações no cérebro dos jovens, apesar do desaparecimento da lesão e dos sintomas relacionados a ela. Segundo Andrew Mayer, coordenador do estudo, essas descobertas podem ter implicações importantes sobre o tempo em que o jovem deve ficar afastado de atividades físicas que possam resultar em novas concussões.
 
Os pesquisadores realizaram testes cognitivos e utilizaram uma técnica avançada de imagem conhecida como “Imageamento por Tensor de Difusão” (DIT) para examinar o cérebro de 15 jovens que sofreram lesões e 15 não afetados por acidentes dentro dos 21 primeiros dias após a lesão e depois de três meses.
 
Os testes iniciais mostraram que as crianças com lesões cerebrais apresentaram déficits cognitivos sutis e mudanças na substância branca em comparação com o grupo controle.
 
Mesmo não se queixando de sintomas relacionados aos traumas, o exame DIT revelou que as mudanças estruturais nos cérebros das crianças que sofreram lesões permaneceram mesmo após três meses.
 
Fonte: UPI, 10 de dezembro de 2012

Prefeitura Municipal de Carandaí - MG

A Prefeitura Municipal de Carandaí, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 207 vagas

Inscrições:
De 18 de dezembro de 2012 a 16 de janeiro de 2013 na Praça Barão de Santa Cecília, nº. 68, Centro ou pelo www.jmpm.com.br.


Valor:
De R$ 35,00 a R$ 90,00

Cargos:
Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática e Médico Cardiologista

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.621,68

Provas:
Provas objetivas: 27 de janeiro

Cargos:
Fundamental - Auxiliar Administrativo, Motorista, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro e Operário;
Médio - Professor I, Técnico em Informática, Agente Administrativo, Secretária Escolar e Monitor de Creche;
Superior - Advogado, Assistente Social, Contador, Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal Tributário, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico nas especialidades de Angiologia, Cardiologia, Clínica Geral, Ginecologia/Obstetrícia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria e Psiquiatria, Psicólogo, Professor II nas disciplinas de artes, Ciências, Educação Física, Educação Religiosa, História, Inglês, Matemática e de Português/Literatura e Supervisor Educacional

Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro - MG

A Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro – MG realiza concurso para provimento de 70 vagas para a área da saúde.

Inscrições:
De 20 de novembro a 25 de dezembro pelo www.polisauditoria.com.br
.

Valor:
De R$ 40,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 680,36 a R$ 11.803,96

Cargos:
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário e Atendente de Convênio;
Médio - Técnico em Enfermagem;
Superior - Enfermeiro, Odontólogo e Médico de Família.

Provas:
Haverá provas objetivas

Prefeitura Municipal de Itapeva - MG

A Prefeitura Municipal de Itapeva/MG realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 28 de Janeiro a 28 de Fevereiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Itapeva, Rua Ulisses Escobar, Nº 30, Centro, Itapeva/MG ou pelo www.magnusconcursos.c
om.br

Cargos:
Assistência Social com Registro no Órgão de Classe: Assistente Social (01).
Curso Técnico de Auxiliar em Farmácia: Auxiliar de Farmácia (01).
Curso Superior com Habilitação: Professor com Licenciatura Ensino Fundamental - Português (01); Matemática (01); Geografia (01); História (01); Ciências (01) Inglês (01); Educação Física (01); Artes (01); Música (01); Supervisor Pedagógico (04).
Curso Superior em Farmácia e Bioquímica com Registro no Conselho Regional de Farmácia: Farmacêutico/Bioquímico (01);
Curso Superior Completo em Medicina Veterinária e Registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária: Médico Veterinário (01);
Curso Técnico de Enfermagem, com Registro no Órgão de Classe: Técnico em Enfermagem (03).
Curso Técnico de Patologia Clínica: Técnico em Patologia Clínica (01).
Curso Técnico em Radiologia: Técnico em Radiologia (01).
Engenharia Com Registro no Órgão De Classe: Engenheiro (01).
Ensino Médio: Auxiliar Administrativo (01); Fiscal de Obras (01); Fiscal de Tributos (01); Monitor de Creche (12); Secretário Escolar (03).
Ensino Superior em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Enfermeiro (01).
Ensino Superior em Medicina e Registro no Conselho Regional: Médico (10);
Experiência Comprovada Mínimo de 03 Anos na área: Eletricista Mecânico (01).
Fisioterapia com Registro no Órgão de Classe: Fisioterapeuta (Cadastro Reserva);
Fonoaudiologia com Registro no Órgão de Classe (Cadastro Reserva);
Formação Auxiliar em Enfermagem e Registro no Conselho Regional: Auxiliar de Enfermagem (05).
Formação em Ciências Contábeis com Registro no Órgão de Classe: Contador (01); Controlador (01).
Nível Fundamental Completo: Agente Administrativo (02); Mestre de Obras Públicas (02).
Nível Superior em qualquer área de formação: Assistente Administrativo (01).
Odontologia com Registro no Órgão de Classe: Dentista (01);
4ª Série do Ensino Fundamental: Mecânico I (02); Operador de Máquinas (03);
Pedagogia ou Normal Superior Completo: Professor de Ensino Infantil (09); Professor de Nível Médio (36).
Psicologia com Registro no Órgão de Classe: Psicólogo (Cadastro Reserva).

Provas:
Provas Objetivas: 17 de Março
Haverá provas Prática e de Títulos.

Prefeitura Municipal de Reduto - MG

A Prefeitura Municipal de Reduto, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições
Até 20 de Dezembro na Prefeitura ou pelo www.imperialconcurs
os.com.br até 21 de dezembro

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.300

Cargos:
Agente de Saúde (Ensino Médio Incompleto); Ajudante de Máquinas (Alfabetizado); Assistente Social CRAS (Ensino Superior em Serviço Social e registro no Conselho de Classe); Auxiliar Administrativo I (Ensino Fundamental Completo); Auxiliar Administrativo II (Ensino Médio Completo e Digitação); Auxiliar Administrativo III (Ensino Médio Completo e Digitação); Auxiliar de Mecânica (Ensino Fundamental Completo); Auxiliar de Saúde I (Ensino Médio completo e registro no COREN); Auxiliar de Serviços Gerais (Alfabetizado); Auxiliar de Biblioteca I (Ensino Fundamental Completo); Auxiliar de Laboratório (Ensino Médio Incompleto); Berçarista (Alfabetizado); Bioquímico (Ensino Superior e Registro no Conselho de Classe); Bombeiro Hidráulico (Alfabetizado); Calceteiro (Alfabetizado); Dentista (Ensino Superior em Odontologia e Registro no Conselho de Classe); Enfermeiro (Ensino Superior em Medicina e Registro no Conselho de Classe); Gari (Alfabetizado); Jardineiro (Alfabetizado); Lavadeira (Alfabetizado); Médico (Ensino Superior e Registro no Conselho de Classe); Monitor do CRAS (Ensino Fundamental Completo); Motorista (Ensino Fundamental Completo e CNH "D"); (Ensino Superior em Nutrição e Registro no Conselho de Classe); Operador de Trator sobre Rodas (Ensino Fundamental Completo e CNH "B, C ou D"); Operário (Alfabetizado); Pedreiro (Alfabetizado); Psicólogo do CRAS (Ensino Superior em Psicologia e Registro no Conselho de Classe); Professor 1º ao 5º ano Ensino Fundamental (Magistério em Nível Médio); Recepcionista (Ensino Fundamental Completo); Servente de Pedreiro (Ensino Fundamental Completo); Técnico em Enfermagem (Ensino Médio Completo / Curso Técnico em Enfermagem e registro no COREN);Telefonista (Ensino Fundamental Completo) e Vigia (Alfabetizado)

Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco - MG

A Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 96 vagas

Inscrições:
De 26 de novembro a 13 de dezembro pelo www.consulpla
n.net ou na Prefeitura Municipal de Visconde do Rio Branco, Praça 28 de Setembro, s/n, centro

Valor:
De R$ 32,30 a R$ 49,30

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.557,61

Provas:
Provas objetivas: 6 de janeiro
Haverá prova de títulos para nível superior na área de educação, provas práticas para Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro e Servente de Obras e comprovação de requisitos e apresentação de exames e atestados médicos.

Cargos:
Ensino Superior - Assistente Social, Bioquímico, Dentista PSF, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Especialista Supervisora, Professor de Educação Básica II, Professor de Educação Física, Professor de Educação Básica III nas disciplinas de Artes, Ciências, Ensino Religioso, Geografia, História, Informática, Língua Portuguesa, Matemática e Redação, Psicopedagogo, Advogado e Engenheiro Civil;
Ensino Médio - Desenhista, Técnico em Enfermagem, Agente de Computação, Arquivista, Auxiliar de Consultório Dentário PSF, Auxiliar de Secretaria, Fiscal de Tributos, Monitor de Informática, Inspetor de Alunos, Auxiliar de Biblioteca e Auxiliar de Educação;
Ensino Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Zoonoses, Agente de Vigilância de Saúde, Atendente, Auxiliar de Serviço Educacional, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços, Bombeiro Encanador, Calceteiro, Eletricista, Motorista, Oficial de Manutenção, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor, Serralheiro, Servente de Obras, Vigia Patrimonial e Zelador Comunitário

Receita Federal do Brasil - Sorocaba/SP

A Receita Federal do Brasil (RFB), em Sorocaba, São Paulo, realiza concurso para provimento de 25 vagas temporárias para Peritos

Inscrições:
De 10 a 21 de dezembro das 9h às 17h na Equipe Aduaneira da Unidade (Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, Castelinho, km 10,2, Distrito Industrial, Porto Seco/Aurora)

Áreas:
Engenharia, Elétrica, Eletrônica/Informática, Mecânica, Metalúrgica, Química, Têxtil e Farmácia.

Seleção:
Haverá análise da documentação

Tribunal Regional do Trabalho da 9 Região - TRT/PR

O Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), Paraná, realiza concurso para preenchimento de 23 vagas e formação de cadastro de reservas.

Inscrições:
De 5 a 21 de dezembro, pelo www.concursosfcc.com.br.


Valor:
De R$ 60,00 a R$ 72,00

Remuneração:
De R$ 4.052,96 a R$ 8.140,08

Cargos e vagas:
Analista Judiciário da Área Judiciária, Técnico Judiciário na Área Administrativa, Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação.

CR: Analista Judiciário - Área Judiciária - Especialidade Execução de Mandados; Analista Judiciário - Área Administrativa; Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Medicina; Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Tecnologia da Informação; Técnico Judiciário - Área Administrativa - Especialidade Segurança; e Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Enfermagem.

Provas:
Haverá provas objetivas; redação para Analista Judiciário e prova prática de capacidade física e prática de direção veicular para Técnico Judiciário - Segurança.

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 1 vaga para Professor Adjunto no Departamento de Fisioterapia.

Inscrições:
Até 14 de dezembro pelo www.concursos.ufscar.br.


Valor:
R$ 191,00.

Remuneração:
R$ 7.627,02

Universidade Federal do Maranhão - UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realiza seleção para preenchimento de 22 vagas para Professores Substitutos.

Inscrições:
De 12 a 28 de dezembro

Valor:
R$ 50,00.

Áreas:
Departamentos de Letras, Filosofia e de Artes e Coordenações dos cursos de Agronomia, Enfermagem, Biologia, Zootecnia, Licenciatura em Linguagens e Códigos e de Licenciatura em Ciências Naturais

Remuneração:
De R$ 2.130,33 a R$ 4.300,00

Universidade Federal do Paraná - UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor Adjunto

Inscrições:
Até 13 de dezembro, no Setor de Ciências Exatas (Avenida Cel. Francisco H. dos Santos, nº. 210, Centro Politécnico, Jardim das Américas, CEP: 81531-990, Curitiba - PR),

Valor:
R$ 191,00.

Área:
Química Analítica

Remuneração:
R$ 7.627,02

Seleção:
Haverá análise curricular, prova escrita, prova didática e defesa da produção intelectual.

Universidade Federal do Piauí - UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza concurso para provimento de 20 vagas para os campi Amilcar Ferreira Sobral e Senador Helvídio Nunes de Barros, das cidades de Floriano e Picos.

Inscrições:
De 12 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013, no bloco SG-7, campus Ministro Petrônio Portella, bairro Ininga

Valor:
R$ 81,00 e/ou R$ 120,00.

Áreas:
Administração Geral, Bioquímica, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Ensino de Ciências, Geociências e Paleontologia, Linguagem e Educação, Libras, Matemática/Estatística e de Sistema de Informação.

Remuneração:
De R$ 3.244,88 a R$ 4.837,66.

Provas:
Prova objetiva: 24 de fevereiro de 2013
Haverá prova didática e prova de títulos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (II)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul realiza concurso para provimento de vagas para Professor Adjunto

Inscrições:
De 5 a 19 de Dezembro pelo www.progesp.ufrgs.br/concursos.


Cargos e vagas:
Instituto de Artes: Artes Visuais - 1 vaga.
Instituto de Filosofia e Ciências Humanas: Filosofia - 1 vaga.
Instituto de Pesquisas Hidráulicas: Planejamento Integrado de Recursos Hídricos - 1 vaga; Obras Hidráulicas - 1 vaga.
Instituto de Química: Educação em Química - 1 vaga; Química Analítica, Subárea: Bioanalítica ou Métodos de Separação ou Métodos Eletroanalíticos ou Métodos Ópticos de Análise ou Métodos Térmicos de Análise ou Quimiometria - 3 vagas; Cristalografia Química e Difração de Raios X em Monocristais - 1 vaga.

Remuneração:
De R$ 7.627,02 a R$ 4.837,66

Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) realiza seleção para preenchimento de vaga para Professor Substituto

Inscrições:
Até 21 de novembro pelo www.uftm.edu.br


Valor:
R$ 60,00.

Área:
Departamento de Nutrição.

Remuneração:
R$ 2.356,41

Provas:
Haverá prova didática e prova de títulos.

Universidade Regional do Cariri - Urca

A Universidade Regional do Cariri (Urca), Ceará, realiza concurso para provimento de 27 vagas para a Unidade de Iguatu.

Inscrições:
De 12 a 26 de dezembro na Comissão de Seleção, no campus do Pimenta (rua Coronel Antônio Luiz, nº. 1.161, Crato) ou na Unidade da Urca em Iguatu (rua Evaldo Gouveia, nº. 21, Bairro São Sebastião)

Valor:
R$ 100,00

Áreas:
Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Enfermagem, Ciências Econômicas

Provas:
Haverá prova escrita e prova didática

Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realiza concurso para provimento de 1 vaga para professor do campus Toledo.

Inscrições:
Até 20 de janeiro de 2013 pelo copps.utfpr.edu.br ou na Divisão de Recrutamento e Movimentação de Pessoas - rua Cristo Rei, nº. 19, Vila Becker)

Valor:
R$ 40,00.

Área:
Processos Químicos/Bioquímica, Processamento de Alimentos, Composição e Análise de Alimentos

Remuneração:
De R$ 2.577,30 a R$ 4.321,94

Provas:
Prova escrita: 31 de janeiro
Haverá prova de desempenho didático

Concurso Prefeitura de Serra da Raiz (PB)

No Estado da Paraíba, a Prefeitura de Serra da Raiz, lançou edital de Nº 01/2012 de concurso público de Provas e de Provas e Títulos destinado a selecionar candidatos para provimento de vagas para o Quadro Permanente de Pessoal e formação de Cadastro de Reserva.

A ser realizado sob a responsabilidade da FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí, o concurso de Serra da Raiz oferece 28 vagas, distribuídas da seguinte forma: 23 para provimento imediato e 5 para cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários ofertados podem chegar a até R$ 1.000,00, para carga horária de 25 a 40h semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadores de deficiência.
 
Cargos
As vagas providas são para os cargos de agente comunitário de saúde, assistente social, orientador social - projovem, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, orientador social - peti, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico - psf, motorista-D, odontólogo - psf, orientador social e educacional, pedreiro, psicólogo, professor - ciências, professor - B - matemática, técnico de cadastro de bolsa família e veterinário.

Inscrições
As inscrições serão feitas somente via internet no endereço eletrônico www.funvapi.com.br, no período de 17 de dezembro a 05 de janeiro de 2013.

Taxas
Nível fundamental e médio - R$ 22,00;
Nível superior - R$ 24,00.

Provas
A prova será realizada na cidade de Serra da Raiz, na data prevista de 03 de fevereiro de 2013, das 8h00min às 12h00min (Horário de Brasília). A relação dos candidatos por local e sala de aplicação da prova será afixada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Serra da Raiz, no endereço eletrônico www.funvapi.com.br.

Gabaritos
O Gabarito Oficial da Prova Escrita será divulgado, através do endereço eletrônico www.funvapi.com.br, sede da Prefeitura Municipal de Serra da Raiz no dia 04 de fevereiro de 2013. Já O resultado final do Concurso será publicado no Diário Oficial dos Municípios, respeitando a ordem de classificação dos aprovados, até o dia 24 de fevereiro de 2103.

Validade
O prazo de validade do concurso é de 2 anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Gurupi - TO

A Prefeitura de Gurupi, Estado do Tocantins, reabriu o prazo de inscrições para o concurso nº 001/2011, que visa o preenchimento de 307, já incluídos os cargos acrescentados e as cotas para portadores de necessidades especiais. Considerando os valores declarados no edital seguido das suas retificações, os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 562,27 a R$ 3.000,00 dependendo do cargo, e as jornadas serão de 20 a 40 horas semanais.
 
Será também formado cadastro de reserva.
 
Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Merendeiro, Motorista de veículos leves, Eletricista e Cozinheiro.
 
Para quem tem o ensino médio as chances são para Guarda Municipal, Assistente de Tributação, Assistente Administrativo (Procuradoria Geral), Fiscal de Posturas e Edificação, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador de Trânsito, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente Administrativo e Professor I.
 
Já para portadores de diploma de nível superior as oportunidades são para Inspetor Sanitário, Assistente Jurídico, Administrador, Médico, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Biomédico, Contador, Secretária Executiva, Psicólogo, Odontólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Procurador Municipal do Contencioso, Procurador Municipal Tributário, Procurador Municipal Administrativo, Procurador Municipal do Meio Ambiente, Patrimônio Público e Habitação, A, Enfermeiro e Assistente Social.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer suas inscrições, por meio da internet, através do endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br, até o dia 04 de janeiro de 2013, horário de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 28,00, para nível fundamental;
R$ 32,00, nível médio;
R$ 48,00, nível superior.
 
Provas
As provas serão aplicadas nas datas previstas de:
- 03 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível superior;
- 17 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível médio;
- 24 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível fundamental.
Os locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, até no décimo dia útil após o encerramento das inscrições. Os candidatos aos cargos de Agente administrativo e Motorista de veículos levers farão também provas de digitação e práticas de direção veicular. A divulgação do gabarito será na data provável de 26 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será publicado na data prevista de 10 de abril de 2013.
 
Os candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas deverão encaminhar os títulos a serem avaliados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por

 sedex, seguindo as instruções do edital.
 
Validade
O prazo de validade do concurso de Gurupi será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações