Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Resistência à dependência de cocaína pode ser passada de pai para filho

Estudo revela que uso paterno de cocaína confere proteção contra os efeitos de recompensa da droga em filhos do sexo masculino
 
Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriram que filhos de ratos machos expostos à cocaína são mais resistentes aos efeitos de recompensa da droga, sugerindo que as mudanças na fisiologia induzidas pela droga são passadas de pai para filho.
 
Os resultados são publicados na revista Nature Neuroscience.
 
"Sabemos que os fatores genéticos contribuem significativamente para o risco de abuso de cocaína, mas o papel potencial de influências epigenéticas ainda é relativamente desconhecido. Este estudo é o primeiro a demonstrar que os efeitos químicos do uso de cocaína podem ser passados para gerações futuras e provocar resistência a comportamentos de dependência, indicando que a exposição paternal às toxinas tem efeitos profundos sobre a expressão do gene e comportamento nos filhos", afirma o autor sênior R. Christopher Pierce.
 
No estudo atual, a equipe usou um modelo animal para estudar os efeitos herdados do abuso de cocaína. Ratos machos receberam cocaína por 60 dias, enquanto os controles foram administrados com soro fisiológico.
 
Os ratos foram cruzados com fêmeas que nunca haviam sido expostos à droga. Para eliminar qualquer influência que o comportamento dos machos teria sobre as fêmeas grávidas, eles foram separados logo após acasalaram. Os filhotes foram monitorados para ver se eles iriam começar a buscar cocaína quando a droga fosse oferecida a eles.
 
Os filhotes machos nascidos destes pais apresentaram resistência significativa à dependência da droga, fato que não ocorreu com as fêmeas. Além disso, os animais do grupo controle estavam dispostos a trabalhar mais para conseguir uma dose da droga, sugerindo que o efeito de recompensa da cocaína diminuiu nos ratos machos analisados.
 
Ao analisar os cérebros dos filhotes, os cientistas descobriram um aumento da expressão de um gene, chamado BNDF, no córtex pré-frontal médio dos animais. A expressão deste gene no córtex é conhecida por neutralizar comportamento de vício.
 
Segundo os pesquisadores, o gene BNDF sofreu uma alteração química nos filhotes, o que fez com que ele adquirisse expressão maior no cérebro. A mesma alteração foi encontrada no esperma dos pais roedores, o que sugere que o fenômeno ocorreu em resposta ao uso da cocaína e foi transmitido para os filhos.
 
O trabalho contradiz dados médicos em humanos que indicam que o uso de cocaína pelos pais aumenta as chances do uso da droga pelos filhos.
 
Os resultados sugerem que o uso da cocaína causa alterações epigenéticas no esperma, assim, a informação reprogramada é transmitida entre as gerações. Os pesquisadores não sabem exatamente por que só a descendência masculina adquire resistência à cocaína, mas especulam que os hormônios sexuais como a testosterona, estrogênio e / ou progesterona podem desempenhar um papel.
 
Fonte isaude.net

Alterações nas bactérias intestinais protegem contra o derrame

Exame da microbiota bacteriana do paciente pode permitir desenvolver prognósticos de risco para doença cardiovascular
 
Pesquisadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriram que a alteração da microbiota intestinal em humanos está associada com maior risco de aterosclerose sintomática e derrame.
 
O corpo humano contém dez vezes mais células bacterianas do que células humanas, a maioria das quais são encontradas no intestino. Essas bactérias contêm um grande número de genes, além do genoma, e são conhecidos coletivamente como o metagenoma intestinal.
 
A equipe de pesquisa agora mostrou que mudanças no metagenoma intestinal podem estar ligadas à aterosclerose e infarto.
 
Os pesquisadores compararam um grupo de pacientes com AVC com um grupo de indivíduos saudáveis e encontraram grandes diferenças na sua microbiota intestinal. Em particular, eles mostraram que os genes necessários para a produção de carotenoides foram mais frequentemente encontrados na flora intestinal de indivíduos saudáveis. Os indivíduos saudáveis também tinham níveis significativamente mais altos de um carotenoide determinado no sangue do que os sobreviventes de derrame.
 
Os carotenoides são um tipo de antioxidante que tem sido ligado, durante muitos anos, à proteção contra angina e infarto. Assim, o aumento da incidência de bactérias produtoras de carotenoides no intestino de indivíduos saudáveis pode oferecer pistas para explicar como o metagenoma afeta o risco de doenças.
 
"Nossos resultados indicam que a exposição a longo prazo aos carotenoides, por meio da produção de bactérias no sistema digestivo, tem importantes benefícios à saúde. Estes resultados devem tornar possível o desenvolvimento de novos probióticos. Pensamos que as espécies bacterianas de probióticos se estabeleceriam como uma cultura permanente no intestino e teriam um efeito a longo prazo", afirma o pesquisador Jens Nielsen.
 
A equipe acredita que ao examinar a microbiota bacteriana do paciente, eles podem ser capazes de desenvolver prognósticos de risco para doença cardiovascular.
 
Fonte isaude.net

Identificada proteína do ouvido interno que converte som em sinais cerebrais

Trabalho sugere nova abordagem promissora para o desenvolvimento de terapia genética para pessoas com deficiência auditiva
 
Cientistas do Scripps Research Institute, nos EUA, descobriram uma proteína no ouvido interno que é responsável por converter as ondas sonoras em impulsos elétricos.
 
A pesquisa revela que a proteína chamada TMHS é componente dos canais de mecanotransdução no ouvido, que convertem as ondas sonoras mecânicas em impulsos elétricos transmitidos para o sistema nervoso.
 
O trabalho sugere uma nova abordagem promissora para a terapia genética para pessoas com deficiência auditiva. Em laboratório, os cientistas foram capazes de implantar TMHS funcional nas células sensoriais para percepção do som de ratos surdos recém-nascidos, restaurando sua função.
 
Em algumas formas de surdez humana, pode haver uma maneira de colar novamente estes genes e consertar as células após o nascimento.
 
TMHS parece ser a ligação direta entre o mecanismo no ouvido interno que responde ao som e o mecanismo que dispara sinais elétricos para o cérebro. Quando a proteína está ausente em ratos, estes sinais não são enviados para o cérebro e eles não podem perceber o som.
 
Formas genéticas específicas desta proteína já foram encontradas em pessoas com formas hereditárias comuns de surdez, e essa descoberta parece ser a primeira explicação para como essas variações genéticas contribuem para a perda auditiva.
 
"Podemos agora começar a entender como os organismos convertem os sinais mecânicos em sinais elétricos, que são a linguagem do cérebro", conclui o líder do estudo Ulrich Mueller.
 
 
Fonte isaude.net

Anabolizantes: problema de saúde pública

Por José Hiran Gallo, tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM)
 
No mundo contemporâneo, a estética se impõe de forma agressiva, muitas vezes colocando em xeque os valores e a saúde de indivíduos e da coletividade. Trata-se de uma ditadura que transforma editoriais de moda, novelas e academias de ginástica em trincheiras da guerra para definir o que é belo e o que é não é.
 
Nos anos 60, as mulheres queriam ser como Marta Rocha, que perdeu o título de Miss Universo por conta de duas polegadas, e o ídolo dos rapazes era John Wayne, reconhecido mais pela postura e caráter que por seus dotes físicos. Cinquenta anos depois, os padrões são outros, o que faz os seres humanos normais sofrerem com os humores das indústrias da moda e do entretenimento. Perde-se peso e alonga-se a silhueta num dia para em seguida correr atrás de músculos e massa muscular.
 
Para atingir essas metas quase humanamente impossíveis os incautos têm lançado mão de um arsenal químico, aparentemente inofensivo e bem intencionado, mas que provoca consequências devastadoras nos organismos de seus usuários. Os esteroides anabolizantes (EA) são drogas, em sua maioria, têm como função principal a reposição da testosterona. Isso ocorre nos casos em que, por algum motivo, tenha ocorrido um déficit desse hormônio.
 
Além dessa finalidade específica, reconhece-se suas capacidade de estimular o aumento da musculatura, o que os torna objeto cobiçado por atletas e pessoas que querem ganhar força e melhorar o desempenho esportiva ou a aparência física. No entanto, em busca da imagem e dos resultados tão sonhados, muitos entram em terreno delicado, colocando em risco seu bem estar e a própria vida.
 
De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), no Brasil, aproximadamente 0,3% da população entre 12 e 65 anos já fez uso destas substâncias pelo menos uma vez na vida. Entre estudantes de Ensino Médio e Fundamental esta taxa sobe para 1%. Os estudos mostram que o consumidor preferencial fica na faixa etária de 18 a 34 anos de idade e, em geral, é do sexo masculino. Na década de 90, nos Estados Unidos, levantamentos indicavam que mais de um milhão de jovens já tinham feito uso de esteroides anabolizantes.
 
Muitas vezes vendidos em academias ou farmácias, sem receita médica, essas drogas se tornaram obsessão e objeto de desejo para milhares de pessoas que desconhecem uma triste realidade: ao ingeri-las dão passos sobre o fio da navalha que separa a saúde da doença, a vida da morte. A irresponsabilidade chega ao ponto de se promover entre os adeptos o consumo de fórmulas próprias ao uso veterinário.
 
Para constar: entre os principais efeitos do abuso dos esteroides anabolizantes constam tremores, acne severa, retenção de líquidos, dores nas juntas, aumento da pressão sanguínea, DHL baixo (a forma boa do colesterol) e tumores no fígado. Não se pode ignorar que aqueles que injetam essas drogas em decorrência do perigo de compartilhar agulhas e seringas ainda estão expostos ao risco de contrair doenças infectocontagiosas.
 
Mas os problemas não cessam aí. Há os efeitos crônicos causados pelo consumo indevido desses produtos. Nos homens, pode causar a redução na quantidade de esperma, a calvície, o crescimento irreversível das mamas (ginecomastia) e a impotência sexual. Nas mulheres, são reforçados os sinais da masculinidade (voz grossa, crescimento de pelos pelo corpo e no rosto, redução nos seios). Se o consumo começa cedo, na pré-adolescência, o crescimento pode ser interrompido deixando o usuário com baixa estatura.
 
Em qualquer idade ou sexo, os efeitos adversos incluem o aumento no risco de aparecimento de tumores (câncer) no fígado; de alterações nos níveis de coagulação sanguínea e de colesterol; de crises hipertensivas e cardíacas; doenças de pele; e aumento da agressividade, que pode resultar em comportamentos violentos, às vezes, de consequências trágicas.
 
A população em geral deve estar consciente destes e outros riscos para não sucumbir ao que é de aparência tão inofensiva e com resultados tão nobres. A perda de peso e o ganho de massa muscular resultam de trabalho duro, de médio-longo prazo, mas que se conduzidos da forma correta, permaneceram por muito tempo.
 
Da mesma forma, cabe aos responsáveis pela Vigilância Sanitária fechar o cerco ao uso dessas drogas. É preciso fiscalizar academias e farmácias e tratar os que as comercializam como traficantes, penalizando-os exemplarmente pelo mal que causam. Temos que acabar com a percepção de que o emprego de anabolizantes provoca invencibilidade e reforçar o cinturão ético e moral que nos cerca para impedir a desestruturação social em função dos apelos efêmeros de uma estética doentia.
 
Fonte isaude.net

Conheça dez sinais de alerta para a baixa imunidade

Afta é um dos sinais de baixa imunidade
Descubra os sintomas mais comuns que indicam um sistema de defesa deficiente
 
Unhas fracas, queda de cabelo, cansaço, problemas de pele... Se você apresenta um ou mais desses problemas, deve imaginar que está com a imunidade baixa, certo? Na verdade, não é tão simples assim. Sinais como esses podem ser muito vagos, já que podem significar uma infinidade de complicações, doenças e até fatores genéticos, que pouco têm a ver com uma imunodeficiência.

A médica imunologista Elisabete Blanc, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ, conta que a baixa imunidade pode ser de causa primária, ou seja, quando a pessoa já nasce predisposta pela genética. "Por outro lado, pessoas que são saudáveis, em um dado momento da vida, podem se expor a situações que levem à dificuldade do organismo em manter um equilíbrio imunológico", completa.

Exemplos dessas situações vão desde maus hábitos a tipos específicos de tratamentos: uso de medicamentos que suprimem a imunidade, exposição à radiação, quimioterapia, má alimentação, uso de drogas, consumo de álcool, excesso de exercício físico, estresse prolongado, doenças que levam a uma grande perda de proteínas - substâncias que são "a matéria prima dos anticorpos", como explica Elisabete -, doenças crônicas, deficiências de vitaminas, falta de repouso adequado, entre muitos outros fatores.   
 
De olho nas doenças mais persistentes
Como saber, então, se você realmente está com o sistema de defesa comprometido? De acordo com o clínico geral Fernando Manna, do Laboratorio NASA, não existe um exame único capaz de detectar se a pessoa está com a imunidade prejudicada. "O ideal é procurar um médico ao perceber sintomas recorrentes ou persistentes. O exame clínico realizado pelo médico assistente, aliado à queixa e evolução de sintomas, são orientadores na solicitação de exames", completa.

É mais fácil, portanto, perceber que o sistema imunológico está pedindo ajuda quando há repetições de várias complicações no organismo, que demoram a ir embora. "A diminuição da resistência orgânica cria condições para o desenvolvimento frequente de doenças", conta Fernando. Se a pessoa apresentar um mesmo problema - ou mais de um - diversas vezes, deve procurar um profissional.

A lista dos sinais alarmantes
Ainda assim, não é tão simples a detecção, uma vez que repetir demais uma complicação não é certeza de uma queda na imunidade. Um indivíduo pode ter as unhas fracas durante meses, por exemplo, mas isso pode ser apenas consequência de má higiene ou falta de alguns nutrientes na alimentação. 
 
Por isso, vale ficar mais atento aos sintomas decorrentes de doenças que são mais comuns quando as defesas do organismo estão frágeis.
 
Confira exemplos dados pelo clínico geral Fernando Manna e a imunologista Elisabete Blanc:

Boca: herpes, amigdalite e estomatite

Pele: infecções recorrentes, abscessos, doenças gerais causadas por fungos, vírus e bactérias

Ouvido: otites

Região genital: herpes

Sistema respiratório: gripes e resfriados

A percepção da imunodeficiência fica ainda mais clara com a lista da Fundação Jeffery Modell e a Cruz Vermelha Americana, elaborada para guiar médicos e profissionais no diagnóstico de pacientes.
 
Elisabete explica que, ao apresentar um ou mais desses itens abaixo, a pessoa já deve ser investigada.
 
1. Duas ou mais pneumonias no último ano
Os sintomas da infecção no pulmão costumam ser: febre muito alta, calafrios, tosse com expectoração, falta de ar, dor no peito, vômitos, prostração, perda de apetite e dores no corpo.

2. Oito ou mais otites no último ano
A inflamação é provocada pelo acúmulo de líquido no ouvido. Há vários tipos de otite, que podem apresentar os seguintes sintomas: dor intensa, diminuição da audição, secreção, coceira, febre, falta de apetite, entre outros.

3. Estomatites de repetição ou monilíase por mais de dois meses
A estomatite pode ser percebida por lesões na boca e gengivas. Já a Monilíase é uma infecção causada por fungos e apresenta pontos brancos e escamosos em qualquer área da região bucal: língua, bochechas, gengivas ou lábios.

4. Abscessos de repetição ou ectima
O acúmulo de pus na pele em determinada área do corpo é conhecido como abscesso, também chamado de furúnculo. A ectima é uma infecção bacteriana que acontece, geralmente, por falta de higiene, com lesões que costumam acontecer com maior frequência nas pernas e nos pés.
 
5. Um episódio de infecção sistêmica grave: meningite, osteoartrite ou septicemia
Essas infecções comprometem o organismo como um todo e podem ser perigosas. A meningite é uma inflamação das meninges, membranas do encéfalo e da medula espinhal e pode ser causada por vírus ou bactérias.

A osteoartrite, por sua vez, é caracterizada por problemas que alteram as juntas dos joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral, prejudicando o movimento.

Já a septicemia é uma infecção generalizada que se espalha por todo o organismo, por causa de bactérias que infectam o sangue.

6. Infecções intestinais de repetição ou diarreia crônica
O mau funcionamento do intestino pode ser causado por vários fatores, como alimentação ruim e problemas emocionais. No entanto, frequentes diarreias e problemas intestinais, relacionados a infecções, são mais preocupantes e podem ser indícios de imunodeficiência.

7. Asma grave, doença do colágeno ou doença autoimune
Tanto a doença do colágeno quanto a doença autoimune, como explica Elisabete, representam um grupo de doenças que faz o organismo produzir anticorpos contra ele mesmo, o que provoca uma queda na imunidade.

8. Efeito adverso ao BCG e/ou infecção por micobactéria
Esse caso diz respeito, principalmente, a crianças que têm reação da vacina BCG, contra tuberculose. "A pele pode não cicatrizar após a vacina ou a criança pode sofrer com própria bactéria que dá a tuberculose", conta Elisabete.
 
9. Quadro clínico associado à imunodeficiência
De acordo com Elisabete, nesse tópico entram as mais variadas doenças e síndromes que podem ter relação com o sistema imunológico. "O médico poderá suspeitar de acordo com o histórico da pessoa e da predisposição genética", completa a imunologista.

10. História familiar de imunodeficiência
Pessoas que possuem casos na família de baixa imunidade também devem ficar mais atentas às respostas do organismo para doenças e, de preferência, fazer uma avaliação médica.
 
Fonte Minha Vida

Exames periódicos são a principal arma no combate a doenças oportunistas

Com os dados em mãos, seu médico monta estratégias de defesa mais eficazes
 
O corpo é uma máquina perfeita. Como se em cada uma de suas células exércitos de proteção estivessem sempre a postos para nos defender do inimigo. Desequilíbrios clínicos, nutricionais e hormonais nem sempre são perceptíveis. São sinais de desgaste e degeneração no organismo, e que costumam ser agravados pelo estresse ocasionados pela correria do dia a dia e estilo de vida.
 
A visão da medicina atual não é a de deixar a doença se instalar, mas sim a de evitar que essa doença se instale. Portanto, nada mais interessante do que reforçar a capacidade de defesa do seu organismo com medidas e estratégias que identifiquem fatores de risco para doenças cardiovasculares, síndrome metabólica, hipertensão e outras doenças crônicas degenerativas.
 
Como deve ser o check-up
O check-up anual ou semestral, para que seja eficaz, necessita de uma avaliação médica ampla da saúde do paciente, levando em conta dados como sexo, idade, estilo de vida, antecedentes e características individuais e familiares.
 
Se os resultados não forem avaliados por um profissional qualificado, que tenha a visão de promoção da saúde, o paciente poderá criar uma falsa sensação de segurança e achar que não há necessidade de cuidados imediatos.
 
Depois do check-up
Se algum desequilíbrio clínico, hormonal ou nutricional for detectado, as chances de reversão e tratamento são maiores, principalmente se tratando de doenças crônicas degenerativas, como a hipertensão e o diabetes, que no geral são assintomáticas, ou seja, que na fase pré-clínica não apresentam sintomas.
 
O check-up só fará sentido se o seu principal objetivo for uma investigação cuidadosa, que resultará em uma conversa franca entre você e seu médico, cujo papel é orientar e traçar objetivos e estratégias para uma vida saudável.
 
Estratégias montadas
Manter o peso adequado, alimentar-se de forma equilibrada, praticar exercícios físicos e dormir bem são condições fundamentais para a boa saúde. Se você cumprir sua parte e seguir as orientações dadas, muito provavelmente seu organismo responderá melhor a qualquer tratamento e estratégia que seu especialista trace para você .
 
Preserve sua saúde e fortaleça seu sistema de defesa e fique longe de doenças oportunistas com atitudes saudáveis, alimentação balanceada e moderação. O segredo da saúde e longevidade saudável está no equilíbrio.
 
Fonte Minha Vida

Reconheça os estágios da ingestão de álcool no seu corpo e proteja sua saúde

Euforia e depressão são algumas das fases da ingestão exagerada de bebidas alcoólicas
 
Um, dois ou três copos? Quanto tempo demora para você sentir os efeitos da bebedeira no corpo? Mesmo que a quantidade de bebida necessária para a embriaguez varie de pessoa para pessoa, os perigos do consumo de álcool são iguais para todos.
 
O psiquiatra Arthur Guerra, professor da Faculdade de Medicina do ABC, explica que os danos fisiológicos causados por uma intoxicação aguda pelo álcool são reversíveis, mas a lentidão e a perda de consciência podem causar graves acidentes, esses sim com complicações permanentes. "Existem três principais riscos decorrentes do consumo excessivo de álcool: a perda dos reflexos, favorecendo acidentes; a aspiração do vômito, que acontece durante o período de inconsciência; e o quadro de depressão respiratória, ou seja, a diminuição ou cessação da respiração".

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 58% da população adulta abstiveram-se do consumo de bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses. Que tal aumentar ainda mais esses números? O primeiro passo é entender que até mesmo um dia de porre afeta o funcionamento do seu organismo. Os especialistas nos contaram como isso acontece.
 
Confira a seguir:
 
Homem bebendo cerveja - foto: Getty ImagesEstágio 1: enquanto você ainda está sóbrio
A psicobióloga Maria Lúcia Formigoni, chefe do departamento de Psicobiologia da Unifesp, explica que as moléculas de álcool são pequenas e solúveis. Isso significa que elas chegam muito rapidamente a todos os nossos tecidos, principalmente ao fígado, órgão responsável por 90% da metabolização do álcool, que é então transformado em acetaldeído. Essa substância é a responsável pelos efeitos danosos associados ao consumo de álcool. E, mesmo enquanto você está sóbrio, ela já está se acumulando no seu organismo e deteriorando sua saúde. "Os sintomas da ressaca, como as dores de cabeça, a pressão arterial elevada e a taquicardia, são causados pelo excesso dessa substância no organismo", explica a especialista.
 
Euforia - foto: Getty ImagesEstágio 2: Euforia
À medida que você continua a beber, a quantidade de acetaldeído presente no seu corpo continua a se acumular. Em consequência, a dopamina - um neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar - atinge níveis cada vez mais altos. "A dopamina age na via cerebral da recompensa e promove a sensação de euforia, felicidade, característica do consumo excessivo do álcool", explica Maria Lúcia Formigoni. No entanto, a especialista explica que essa sensação é relativa e que nem todas as pessoas experimentam as mesmas sensações.
 
Instabilidade emocional - foto: Getty ImagesEstágio 3: Instabilidade emocional e depressão do Sistema Nervoso Central
Se você continuar bebendo, a sensação de euforia logo dará lugar a outra emoção. "Começa a ser sentido o efeito de outro neurotransmissor, responsável por estimular o sistema GABA (ácido gama-aminobutírico), principal inibitório do Sistema Nervoso Central", explica Maria Lúcia. Ocorre então uma competição entre a dopamina e o sistema Gama, que acaba ganhando a disputa e deprimindo as atividades cerebrais. Em consequência, a ansiedade é diminuída e a sensação de sono aumenta.

O grande problema está na desestabilização do sistema cerebral. "O funcionamento cerebral anormal resultará em alterações do comportamento, afinal, o controle do sistema racional não está eficiente", conta a psicobióloga.
 
Menina dançando - foto: Getty ImagesEstágio 4: Prejuízo do julgamento e da crítica
A perda da racionalidade acaba por comprometer a capacidade de julgamento. "O tempo de resposta aos estímulos físicos, visuais e auditivos aumenta muito, todos os reflexos e pensamentos estão alterados", conta Maria Lúcia. Além de aumentar o risco para acidentes, um dos maiores perigos decorrentes do consumo abusivo de bebidas alcoólicas, o indivíduo também se coloca em risco ao fazer escolhas que não faria se estivesse sóbrio. Incluem-se nessa lista: colocar-se em situações vexatórias, correr riscos e consumir bebidas alheias e até mesmo drogas ilícitas.
 
Pessoa alcoolizada dormindo - foto: Getty ImagesEstágio 5: Sonolência e adormecimento
O psiquiatra Arthur Guerra explica que se um familiar, amigo ou conhecido bebeu demais e acabou pegando no sono, o ideal é mesmo deixá-lo descansar, sempre sob observação. Nesse momento, um cuidado é essencial: certifique-se de que a pessoa intoxicada durma de lado, evitando a aspiração do próprio vômito, que pode ir até as vias aéreas, dificultando ou impedindo a respiração. O especialista conta que levar a pessoa embriagada ao hospital ou pronto-atendimento é a melhor opção caso o cuidador fique inseguro, mas que a glicose, frequentemente administrada nesses casos, só ajuda a resolver o problema quando há uma hipoglicemia associada. "A glicose não ajudará a diminuir a intoxicação por álcool, o único remédio nesse caso, é repouso e hidratação do corpo - seja com água, água de coco, refrigerantes ou até café".
 
Inércia generalizada - foto: Getty ImagesEstágio 6: Inércia generalizada
Nesse estágio, o indivíduo já não consegue atender aos comandos e as respostas aos estímulos externos estão comprometidas. Andar é praticamente impossível e pode haver até incontinência urinária e fecal. Os riscos de coma alcoólico são altos nessa fase. "O ideal é procurar ajuda profissional em um hospital, já que a saúde está correndo perigo e ser mantido sob observação é muito importante", recomenda Arthur Guerra.
 
Coma - foto: Getty ImagesEstágio 7: Coma alcoólico
O coma alcoólico acontece em resposta à depressão do Sistema Nervoso Central, que é cada vez maior à medida que se consome a bebida alcoólica. "O cérebro - responsável por mandar estímulos às estruturas responsáveis pela respiração, como pulmão e diafragma, principalmente -, deprimido pela bebida alcoólica, pode deixar de enviar esses impulsos, levando à parada respiratória", explica o psiquiatra Arthur Guerra. Os danos desse extremismo, em alguns casos, podem ser irreversíveis, levando a pessoa à morte.
 
Fonte Minha Vida

Icesp orienta pacientes com câncer sobre cuidados em viagem de férias

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), preparou uma série de dicas e orientações para as férias voltadas especialmente para quem passa por tratamento oncológico.
 
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo cita, em comunicado, que muitos pacientes em tratamento contra o câncer aproveitam as festas de final de ano longe de casa e, para garantir o bem-estar, algumas recomendações devem ser seguidas.
 
 O primeiro passo é que o médico saiba e esteja de acordo com a decisão sobre a viagem. Outra importante recomendação é que pacientes em tratamento quimioterápico devem proteger-se do sol com uso de filtro solar e roupas adequadas, que devem incluir chapéus ou lenços na cabeça.
 
Cuidar da alimentação também faz parte da rotina de cuidados. É importante que o paciente sempre consuma alimentos frescos e de procedência confiável, além de ingerir bastante líquido.
 
Outra dica é não esquecer de levar na viagem todos os medicamentos que estejam em uso, assim como os sintomáticos, utilizados em caso de dor, febre e vômito. "Algumas dicas essenciais podem e devem ser seguidas.
 
É fundamental que o paciente adote todas as recomendações dadas pelo médico que o acompanha, garantindo seu bem-estar e uma viagem sem imprevistos", orienta Maria Del Pilar Estevez, oncologista clínica do Instituto do Câncer.
 
 É importante destacar ainda que se o paciente apresentar febre igual ou superior a 37,8ºC (medida em baixo das axilas) e estiver em quimioterapia ou radioterapia, deve procurar imediatamente o serviço local de saúde ou entrar em contato com o seu médico.
 
Fonte R7

Ouvir música libera substância química que faz bem ao cérebro

Cérebro libera dopamina, hormônio que desempenha o papel de motivação e alegria
 
O bem-estar que a música proporciona tem explicação. A música faz com que o cérebro libere a dopamina.
 
Trata-se de um neurotransmissor que serve para avaliar ou recompensar prazeres específicos associados à alimentação, drogas ou dinheiro.
 
A descoberta foi publicada na revista Nature Neuroscience. A dopamina também desempenha um papel de motivação e alegria.
 
O estudo contou com aparelhos de diagnóstico por imagens que mediram a liberação do neurotransmissor e a atividade do cérebro.
 
A pesquisa constatou que o nível da liberação da dopamina varia com a intensidade da emoção e do prazer.
 
O resultado do estudo ajuda a explicar porque a música é tão eficiente em tratamentos contra a depressão.
 
Fonte R7

Ficar horas diante do computador aumenta a gordura abdominal

Recomenda-se que a pessoa não fique na mesma posição durante horas
 
Passar oito horas por dia diante do computador não é benéfico à saúde. O sedentarismo aumenta a gordura abdominal e pode causar problemas cardíacos.
 
Uma pesquisa da Universidade de Queensland aponta a necessidade de pausas durante o trabalho para movimentar o corpo. Ela recomenda que a pessoa fique em pé, ande ou suba alguns degraus da escada com o objetivo de sair da posição sentada.
 
Alongar o corpo também é uma boa forma de interromper o sedentarismo. Além do corpo, a vista também precisa descansar. A maneira correta de aliviar a visão é olhar para um ponto fixo, fora do monitor e com certa distância.
 
Quanto à alimentação, durante essas oito horas diante do computador, os médicos sugerem a ingestão de alimentos a cada duas ou três horas, somando seis refeições por dia.
 
É importante evitar gorduras saturadas, trans, açúcar branco e farinha de trigo. Manter o corpo hidratado com água também é essencial. Quanto mais água, mais branca e saudável fica a urina.
 
O ideal também é manter atividades físicas regulares, se exercitando pelo menos quatro vezes por semana.
 
Fonte R7

Saiba como suportar os dias quentes e se proteger de doenças sazonais

Protetor é aliado indispensável e deve ser reaplicado
a cada duas horas
Hidratação constante, uso do protetor solar e atenção a alimentos que podem estragar facilmente são indispensáveis
 
Mais do que dias de lazer e descanso, o verão traz consigo mudanças que demandam adaptação para os dias quentes. Enquanto a hidratação deve ser bem mais intensa, na hora de dormir tomar um banho frio pode ajudar a ter uma noite de sono melhor.
 
Na praia e na piscina, o protetor é aliado indispensável, que deve ser aplicado a cada duas horas. Os dias de mar e sol podem trazer ainda doenças de pele, como micose e bicho geográfico, ou outras como otite. Como a intoxicação alimentar também não está descartada, vale redobrar atenção sobre o que é consumido nos dias quentes.
 
Para saber como aproveitar os dias de descanso de fim de ano, sem deixar que alguma doença sazonal atrapalhe as férias de verão, confira dicas de alimentação, hábitos, hidratação, protetores solar, assim como quais cuidados se deve ter com os pequenos.
 
Fonte R7

UFT publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) divulgou edital N° 105/2012 de processo seletivo, com o objetivo de preencher 21 vagas para o cargo de Professor Substituto. A jornada de trabalho comum a todos os cargos será de 40h semanais, com salários de R$ 4.472,00.
 
As oportunidades serão distribuídas nos campi Tocantinópolis, Porto Nacional, Palmas, Miracema, Gurupi, Arraias e Araguaína, entre os cursos de Gestão e Negócios (Cooperativismo), Matemática, Pedagogia, Engenharia Florestal, Serviço Social, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Engenharia de Alimentos, Filosofia, Geografia, Letras, Ciências Sociais e Pedagogia.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.copese.uft.edu.br nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2012, com taxa de R$ 80,00. Caso não haja inscritos, o período será reaberto de 21 a 25 de dezembro para profissionais com mestrado e de 27 de dezembro de 2012 a 1º de janeiro de 2013 para especialistas.
 
Todos os inscritos serão submetidos à análise curricular, entrevista e prova didática, de caráter eliminatório e classificatório; e por fim, prova de título, de caráter apenas classificatório.
 
A entrevista e a análise do curriculum vitae, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas no dia 22 de janeiro de 2013. Já a prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada no dia 24 de janeiro de 2013.

Concurso Prefeitura de Gurupi - TO

A Prefeitura de Gurupi, Estado do Tocantins, reabriu o prazo de inscrições para o concurso nº 001/2011, que visa o preenchimento de 307, já incluídos os cargos acrescentados e as cotas para portadores de necessidades especiais. Considerando os valores declarados no edital seguido das suas retificações, os vencimentos oferecidos oscilam entre R$ 562,27 a R$ 3.000,00 dependendo do cargo, e as jornadas serão de 20 a 40 horas semanais.
 
Será também formado cadastro de reserva.
 
Cargos
Candidatos com ensino fundamental podem se inscrever nos cargos de Merendeiro, Motorista de veículos leves, Eletricista e Cozinheiro.
 
Para quem tem o ensino médio as chances são para Guarda Municipal, Assistente de Tributação, Assistente Administrativo (Procuradoria Geral), Fiscal de Posturas e Edificação, Fiscal de Tributos Municipais, Fiscal de Vigilância Sanitária, Orientador de Trânsito, Técnico em Laboratório, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente Administrativo e Professor I.
 
Já para portadores de diploma de nível superior as oportunidades são para Inspetor Sanitário, Assistente Jurídico, Administrador, Médico, Veterinário, Terapeuta Ocupacional, Nutricionista, Biomédico, Contador, Secretária Executiva, Psicólogo, Odontólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Procurador Municipal do Contencioso, Procurador Municipal Tributário, Procurador Municipal Administrativo, Procurador Municipal do Meio Ambiente, Patrimônio Público e Habitação, A, Enfermeiro e Assistente Social.
 
Inscrições
Os interessados podem fazer suas inscrições, por meio da internet, através do endereço eletrônico www.ebraconconcursos.com.br, até o dia 04 de janeiro de 2013, horário de Brasília.
 
A taxa de inscrição é de:
R$ 28,00, para nível fundamental;
R$ 32,00, nível médio;
R$ 48,00, nível superior.
 
Provas
As provas serão aplicadas nas datas previstas de:
- 03 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível superior;
- 17 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível médio;
- 24 de fevereiro de 2013, para todos os cargos de nível fundamental.
Os locais e horários de realização das provas serão informados aos candidatos inscritos, mediante aviso afixado no placar deste órgão e no site www.ebraconconcursos.com.br, até no décimo dia útil após o encerramento das inscrições. Os candidatos aos cargos de Agente administrativo e Motorista de veículos levers farão também provas de digitação e práticas de direção veicular. A divulgação do gabarito será na data provável de 26 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será publicado na data prevista de 10 de abril de 2013.
 
Os candidatos aos cargos de nível superior aprovados nas provas objetivas deverão encaminhar os títulos a serem avaliados, em cópias autenticadas, para a sede da EBRACON - Empresa Brasileira de Concursos Ltda. – Rua 86-A, Qd. F-22, Lt. 09, Nº 91, Setor Sul, CEP.: 74.083-340, Goiânia-Goiás, pessoalmente ou por sedex, seguindo as instruções do edital.
 
Validade
O prazo de validade do concurso de Gurupi será de 02 anos, a contar da data da publicação de sua homologação, prorrogável uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Nova Viçosa - BA

A Prefeitura de Nova Viçosa, cidade localizada a 989 km de Salvador, na Bahia, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece 146 vagas com salários que variam entre R$ 622,00 a R$ 1.008,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Secretário Escolar, Professor, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Biblioteca, Topógrafo, Motorista, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar Administrativo, Telefonista, Fiscal de Preservação Ambiental e Auxiliar de Enfermagem.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 11 a 25 de dezembro 2012, em Viçosa, na STRIK LAN situado a Rua Idelfonso Silva, Nº 85 - Centro- Nova Viçosa, em frente a Praça da Baleia; em Posto da Mata, na CONECT LAN HOUSE situado à Praça São Benedito, Nº 42, – Centro – Posto da Mata – BA, ao lado da padaria Toscana ou no endereço eletrônico www.msmconsultoria.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 31,00;
Nível médio: R$ 31,00 e 32,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
O concurso será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
Os títulos deverão ser encaminhados durante o período de inscrição presencial, do dia 03 a 14 de dezembro de 2012, pelos correios via sedex com AR, averiguando-se sua tempestividade pela postagem ou qualquer outra forma que identifique o candidato, cópia autenticada em cartório dos títulos especificados no quadro II do edital, para: MSM Consultoria e Projetos Ltda, situada à rua Engenheiro Lindemberg, nº 26, sala 202 - centro - Teófilo Otoni-MG - CEP: 39.802 - 088.
 
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 20 de janeiro de 2013, das 08:00 às 11:00 horas ou das 14:00 horas às 17:00 horas, nas escolas do município de Nova Viçosa-BA, conforme edital de convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Avenida Oceânica, 2994 - Bairro Abrolhos - Nova Viçosa-BA, no Departamento de Tributação de Posto da Mata situado à Rua Mucuri, 116 – Centro – Posto da Mata - BA e no site: www.msmconsultoria.com.br a partir do dia 14 de janeiro de 2013.
 
O gabarito oficial será divulgado a partir do dia 22 de janeiro de 2013, no site www.msmconsultoria.com.br.
 
Validade
O concurso público será válido por 01 ano, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período, sendo obrigatório o preenchimento de todas as vagas oferecidas no edital dentro do prazo de validade do certame.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Barra do Mendes (BA)

A Prefeitura de Barra do Mendes, Estado da Bahia, através da Êxito Concursos, publicou edital n° 01/2012 de concurso público de provas e títulos para o provimento de 47 vagas, sendo 32 para o cargo de agente comunitário de saúde e 15 para agente de combate às endemias, ambos de nível fundamental, com salário de R$ 622,00 e carga horária de 40horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 40,00, ficarão abertas no período de 12 a 21 de dezembro de 2012, na Rua João Gualberto de Oliveira, 221, Casa - Centro, Barra do Mendes - Bahia, CEP: 44990-000, no horário de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, e na internet de 11 a 28 de dezembro de 2012 (site www.exitocursoseconcursos.com.br).
 

Provas e Gabaritos
A aplicação da Prova Objetiva de Conhecimentos, contendo 30 questões, será realizada provavelmente no dia 27 de janeiro de 2013. A confirmação da data e do horário da Prova Objetiva e a divulgação dos locais de aplicação serão divulgadas oportunamente. Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia 01 de fevereiro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Edital / Publicações

Concurso CREMEB: Edital e Inscrição

Com a finalidade de preencher 3 vagas e formar cadastro reserva, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB, abriu inscrições para concurso público Nº. 001/2012. A seleção oferece salário que varia entre R$ 732,87 a R$ 1.355,12, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais. Confira o edital.
 
Cargos
Auxiliar de Apoio Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais e Técnico de Atividades de Suporte I.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 45,00, serão realizadas das 13h00min do dia 26 de novembro às 23h59min do dia 20 de dezembro de 2012, no site www.idecan.org.br.
 
O candidato que desejar concorrer às vagas reservadas a pessoas com deficiência deverá marcar a opção no link de inscrição e enviar o laudo médico (original ou cópia autenticada em cartório) até o dia 21 de dezembro de 2012, impreterivelmente, via SEDEX, para a sede do IDECAN – Rua José Augusto Abreu, n° 1000 – A, Bairro Augusto Abreu, Muriaé – MG, CEP: 36880-000.
 
Provas
As provas escritas objetivas serão realizadas simultaneamente nas cidades de Barreiras, Jequié, Salvador e Teixeira de Freitas, com data inicialmente prevista para o dia 20 de janeiro de 2013, das 08:00 às 11:00 e das 13:30 às 16:30, em locais que serão divulgados no cartão de confirmação de inscrição (CCI), a partir do dia 13 de janeiro de 2013, através do site www.idecan.org.br.
 
Os gabaritos oficiais preliminares serão divulgados no site www.idecan.org.br, às 13h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Quebrangulo - AL

A Prefeitura Municipal de Quebrangulo, Estado de Alagoas, publicou edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público. São ofertadas 93 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.022,62.
 
Do total de vagas oferecidas para cada cargo, durante o prazo de validade deste concurso público, pelo menos 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
 
Cargos
Gari, Pedreiro, Vigilante Escolar, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Motorista, Guarda Municipal, Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Consultório Dentário, Professor, Secretário Escolar, Técnico de Higiene Dental, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Biomédico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Psicólogo e Professor.
 
Inscrição
As inscrições prorrogadas seguem abertas até o dia 19 de dezembro de 2012 e poderão ser realizadas no endereço eletrônico - www.amigapublica.com.br/concursos.
 
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições poderão ser realizadas de segunda à sexta-feira das 09h às 13h, exceto feriados e pontos facultativos, na sede do TELECENTRO, em Quebrangulo/AL, durante todo o período de inscrição.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 34,00 e 49,00;
Nível médio: R$ 49,00;
Nível superior: R$ 79,00.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 27 de janeiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados através de edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL.
 
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em até 05 dias após a realização da prova, e será afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL e através do site - www.amigapublica.com.br/con
cursos.

Validade

O concurso público será válido por 02 anos, prorrogável, a critério da administração do município de Quebrangulo, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca, Estado de Alagoas, publicou edital N° 001/2012 de concurso
 público destinado ao provimento de 276 vagas, sendo 80 para cargos de nível fundamental, 89 para nível médio e 107 para nível superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.500,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado na cidade de Água Branca – Estado de Alagoas, sob a responsabilidade da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura - FAPEC.
 
Cargos
Nível Fundamental: Eletricista, Motorista CNH B e D, Operador de Máquina, Auxiliar de Serviços administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Coveiro, Jardineiro, Operador de Trator Agrícola e Pedreiro;

Nível Médio: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Assistente Administrativo Educacional, Assistente De Bibliotecário, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Digitador, Guarda Municipal, Técnico de Enfermagem, Técnico Em Informática e Técnico em Nutrição;

Nível Superior: Assistente Social, Biomédico, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Procurador, Professor, Psicólogo, Psicólogo Escolar e Secretário Escolar.

Inscrições
As inscrições serão exclusivamente realizadas pela internet no endereço eletrônico da FAPEC (www.fapec-al.com.br), até o dia 28 de dezembro de 2012. Será necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, nos valores de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os cargos de nível médio e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
O Cartão de Convocação para a prova objetiva poderá ser retirado através do endereço eletrônico da FAPEC, a partir do dia 19 de fevereiro de 2013. A prova objetiva será, preferencialmente, realizada na cidade de Água Branca, nos dias 23 (sábado) e/ou 24 (domingo) de fevereiro de 2013, em horário previamente informado nos Cartões de Convocação do candidato. A duração das provas será de 03 horas para todos os cargos.

O gabarito será divulgado até às 12:00 (doze) horas do dia 26 de fevereiro 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 29 de março de 2013.

Validade
O concurso terá validade de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Agudos – SP

A Prefeitura de Agudos, São Paulo, que dista 330 km da capital, está disponibilizando 34 vagas para cargo de médico ginecologista RB1, médico ginecologista T1, médico ginecologista U1 médico pediatra RB1, médico pediatra T1, médico pediatra U1, médico programa saúde da família V1 e médico programa saúde da família V1, através da realização de concurso público. Confira o edital.
 
De acordo com a empresa organizadora do concurso, OM Consultoria, os vencimentos podem chegar até R$ 14.000,00 por carga horária variada de 10, 20, 30 e 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições através do endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, até às 23h59min59 do dia 02 de janeiro de 2013, horário de Brasília. A taxa é de R$ 42,00.
 
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa e pelo endereço eletrônico: www.omconsultoria.com.br, com pelo menos, 5 dias de antecedência.
 
A Classificação Final e a Especial (se houver) serão divulgadas no Resultado Final, publicado na imprensa escrita, afixado no átrio da Prefeitura Municipal, nos locais de costume e disponibilizado nos sites: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/omconsultoria.
 
O concurso público terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

UFPA abre processo seletivo

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou edital N° 221/2012 de processo seletivo com 08 vagas para professor substituto e temporário para o ensino superior. O salário será de R$ 4.300,00 para a classe Adjunto, de R$ 3.016,52 para Assistente e de R$ 2.265,78 para Auxiliar, em jornada de 40h semanais.

De acordo com o edital, uma das vagas é para o Instituto de Tecnologia, para ministrar aulas na área de Estatísticas e Economias Aplicadas a Engenharia, já a outra vaga é no Instituto de Ciências da Saúde para lecionar a disciplina de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva, são duas vagas no Instituto de Ciências Exatas e Naturais para atuar nas matérias de Algoritmos, Programação I, Estrutura de Dados I e II, Banco de Dados I e II, além de duas vagas no campus de Campus de Abaetetuba para ministrar aulas nas áreas de Didática, Planejamento, Currículo e Linguística, também há uma vaga no campus de Castanhal, na área de Clínica Médica de Grandes Animais e uma no campus de Cametá para atuar nas disciplinas de Língua Inglesa e suas interfaces literárias.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas nas faculdades as quais são destinadas as vagas. Os interessados deverão apresentar os originais e cópias da carteira oficial de identidade, título de eleitor com comprovante da última votação, comprovante de quitação com as obrigações militares para os candidatos do sexo masculino, CPF, diploma de graduação e/ou pós-graduação, curriculum vitae na plataforma lattes em três vias, discriminando a experiência acadêmica, didática, científica, cultural e profissional. Veja os períodos de inscrições conforme a unidade acadêmica:

- De 17 a 21 de Dezembro de 2012 - Instituto de Tecnologia;
- De 17 a 28 de Dezembro de 2012 - Instituto de Ciências da Saúde e Instituto de Ciências Exatas e Naturais;
- De 17 de Dezembro a 5 de Janeiro de 2013 - Campi de Abaetetuba, Castanhal e Cametá;

O certame será constituído de julgamento de títulos, prova escrita e didática.

Prefeitura de Nova Itaberaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Nova Itaberaba, Estado de Santa Catariana, publicou edital n° 001/2012 de processo seletivo destinado a prover vagas e estabelecer cadastro de reserva. São oferecidas 14 vagas para níveis médio e superior. Do total das vagas, 5% serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
De acordo com a empresa organizadora do concurso, Instituto de Cadastro e Pesquisas S/S Ltda - INCAPEL, os salários oferecidos podem chegar a 1.695,83, por carga horária de 20, 30 e 40h semanal.

Vagas
Os interessados concorrerão a apenas uma das seguintes vagas:
Técnico em Enfermagem (1), Nutricionista (1), Professor de Séries Iniciais – 1° ao 5° ano (1), Professor de Educação Infantil: Creche e Pré-escola (1) Professor de Educação Física (2), Professor de Artes (1), Professor de Inglês (1), Professor de Atividades Sócio Educativas (1) e Estagiária (0) (5).

Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, até as 14h59min do dia 28 de dezembro de 2012.

Taxa
- Para os cargos de Professores habilitados ou não, Téc. em Enfermagem e Nutricionista: R$ 40,00.
- Para o cargo de Estagiária (o): R$ 20,00.
 
Provas
Haverá provas objetivas para todos os inscritos, prevista para ser aplicada no dia 04 de janeiro de 2013, das 8h30min às 11h30min, no Núcleo de Ensino Fundamental Nova Itaberaba, situado na Rua José Marroco, S/Nº no centro do Município de Nova Itaberaba/SC. Já a prova de títulos, é opcional aos candidatos.

Validade
O certame terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Edital / Publicações

Concurso IBC

Aberto o Concurso Nº 04/2012 para o provimento de cargos vagos no quadro de pessoal do Instituto Benjamin Constant - IBC. O certame é destinado ao preenchimento de 69 vagas distribuídas entre os níveis médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 1.473,58 e R$ 2.989,33. Confira o edital.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Benefícios
Auxílio Alimentação: R$ 304,00 mensais;
Auxílio Transporte: opcional, com valor variável em relação ao local de moradia;
Auxílio Creche: R$ 89,00 por dependente até 5 anos de idade;
Assistência à Saúde per capita: reembolso parcial do Plano de Saúde, variável de acordo com a faixa salarial e faixa etária do titular do cargo e a faixa etária dos respectivos dependentes.
 
Cargos
Assistente de Alunos, Assistente em Administração, Tradutor e Intérprete de de Língua Brasileira de Sinais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Contabilidade, Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico, Professor e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até às 14h do dia 14 de janeiro de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF, através do endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 55,00.
 
Prova
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 03 de fevereiro de 2013, em horário e local que serão informados através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br e no cartão de informação do candidato.
 
O gabarito preliminar será divulgado 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
A convocação dos candidatos habilitados a participarem da prova de desempenho e da prova prática, bem como o local a data e o horário da realização da prova serão divulgadas através de edital publicado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br.
 
Os candidatos habilitados e interessados em participar da prova de títulos deverão preencher o formulário de cadastro de títulos disponível no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br e enviá-lo via Sedex com AR (Aviso de Recebimento) para o Instituto AOCP, Caixa Postal 132, Maringá– PR, CEP 87.001 – 970.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do certame no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Instituto Benjamin Constant.

Edital / Publicações

Prefeitura de Agudos (SP) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Agudos, Estado de São Paulo, através da empresa OM Consultoria, lançou edital N° 01/2012 para o processo seletivo público provas e títulos, para contratação temporária de docentes para lecionar em classes e/ou aulas vagas, ou para substituições a titulares afastados, para o ano letivo de 2013, e processo seletivo somente de provas, para emprego de Auxiliar de Berçário.
 
São providas várias vagas para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos que podem chegar até R$ 46,99 p/dia em carga horária de 24 a 40h semanais.

Os interessados poderão fazer suas inscrições até 23h59min59seg do dia 02 de Janeiro de 2013, através do endereço eletrônico www.omconsultoria.com.br - horário de Brasília. A taxa será de R$ 10,00 para todos os cargos.

A data, horário e local das provas serão divulgadas pela imprensa e pelos endereços eletrônicos: www.omconsultoria.com.br e www.twitter.com/om_consultoria com, pelo menos, 05 dias de antecedência.

O processo seletivo público terá a validade de 01 ano podendo ser prorrogado por até igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Colíder (MT) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Colíder, Estado de Mato Grosso, divulgou edital N° 02/2012 de processo seletivo para preenchimento de 72 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários vão até R$ 11.578,44, com carga horária de 20 e 30h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de professor, técnico em desenvolvimento infantil, técnico em patologia clínica, técnico de higiene dental e médico.
 
Inscrições
A inscrição é gratuita e poderá ser efetuada pessoalmente ou através de procuração pública, até o dia 24 de dezembro de 2012, das 08:00h às 11:00h e das 14:00h às 17:00h, na Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, localizada na Av. Daury Riva, nº 250, centro, na cidade de Colíder, MT.
 
Provas
A realização da prova objetiva será na data prevista de 13 de janeiro de 2013, no horário das 8h as 12h nas dependências da Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz, localizada na Travessa dos Bandeirantes, nº 25, Setor Leste, Centro, Colider-MT.
 
O gabarito será divulgado no dia 14 de janeiro de 2013, a partir das 08h00min no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico, Prefeitura Municipal de Colider-MT e no site www.colider.mt.gov.br.
 
Validade
O certame terá validade de 180 dias, podendo ser renovado até a data de 31 de dezembro de 2013, havendo a necessidade de continuidade dos serviços, a contar da data de publicação do resultado final.

Edital / Publicações

SEMCDH de Alagoas abre processo seletivo

A Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos do Estado de Alagoas lançou através do Diário Oficial do Estado, edital nº. 11/2012 para realização de processo seletivo oferecendo 01 vaga de nível superior para o cargo de Consultor.
 
As inscrições serão efetuadas através do site www.mulherecidadania.al.gov.br no período das 08:00 horas do dia 18 às 13:00 horas do dia 21 de dezembro de 2012 (horário local).
 
Os candidatos devem comparecer na sede da Secretaria de Estado da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, localizada na rua Cincinato Pinto, nº 503, Centro, Maceió-AL, nos dias 03 e 04 de dezembro de 2012 no horário das 08:00 às 13:00 horas, para apresentação de currículo e documentos comprobatórios.
 
Após a análise dos currículos e documentos, a comissão divulgará no site www.mulherecidadania.al.gov.br a relação de todos os candidatos habilitados para a etapa posterior de entrevista, a partir do dia 11 de janeiro de 2013.
 
A entrevista está prevista para ser realizada do dia 15 a 18 de janeiro de 2013.
 
A divulgação dos candidatos aprovados na entrevista será realizada na data provável de 23 de janeiro de 2013, através do site www.mulherecidadania.al.gov.br.
 
O resultado final será divulgado no site www.mulherecidadania.al.gov.br e no Diário Oficial do Estado, a partir do dia 31 de janeiro de 2013.

UNIFAP - AP abre concurso público

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital n° 13/2012 de concurso público para o provimento de vaga docente junto ao curso de Farmácia no Departamento Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde. O salário previsto é de R$ 11.755,05 e o profissional deverá dispor de 40h semanais para dedicar-se exclusivamente às atividades do cargo.

O concurso será executado pela UNIFAP, através do Departamento de Processos Seletivos e Concursos (DEPSEC) e a Comissão de Operacionalização de Processos Seletivos (COPS) e para concorrer o candidato deverá possuir diploma de doutor ou equivalente reconhecido no território nacional e obtido há, no mínimo, 10 anos.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 31 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.unifap.br. A taxa será de R$ 293,00.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de conferência, exame de títulos e trabalhos, defesa e arguição de memorial e os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Pedro Canário (ES) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Pedro Canário, com 23.789 habitantes segundo Censo IBGE/2010, estado do Espírito Santo, publicou edital nº. 001/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa a formação de cadastro reserva destinado à contratação temporária de profissionais para atendimento às necessidades de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Assistência Social. O salário é de até R$ 2.000,00, por jornada de trabalho de 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Pedagogo, Educador Social, Apoio Administrativo, Técnico de Informática, Instrutor de dança, Instrutor Musical, Instrutor de lutas corporais, Técnico de Informática, Instrutor de Violão, Orientador Social, Facilitador Formação Técnica Geral, Facilitador de Convívio, Facilitador de Convivência, Assistente Social, Assessor jurídico, Educador Social e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas gratuitamente nos dias 19 e 20 de dezembro de 2012, no horário de 08:00h às 15:00h na Secretaria Municipal de Assistência Social localizado na Rua São Paulo, 220, Boa Vista - Pedro Canário/ES.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de qualificação/experiência profissional e entrevista.
 
O resultado provisório será publicado no Diário Oficial, bem como afixado na entrada da sede da SEMAS e no site www.pedrocanario.es.gov.br.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses.

Edital / Publicações

Processo seletivo IFTM

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, em Minas Gerais, publicou edital nº 57/2012 de processo seletivo para Contratação Temporária de 05 Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Temporários, nas áreas de Informática, Física, Matemática, Gestão e de Biologia para o campus Ituiutaba. Os salários variam de R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89, em carga horária de 40h semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 7 a 25 de janeiro de 2013 das 13h às 17h na secretaria do CRCA do Instituto (rua Belarmino Vilela Junqueira s/n) e apresentar cópia autenticada do RG e CPF; diploma; certidão comprobatória de experiência no Magistério e diplomas; e Curriculum simplificado ou Lattes.

A previsão é de que os candidatos sejam submetidos à prova de desempenho didático-pedagógico nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2013, conforme área pretendida, e avaliação de títulos e de experiência profissional.

Concurso Prefeitura de Brejo Santo - CE

A Prefeitura de Brejo Santo, cidade localizada a 510 km de Fortaleza, no Ceará, abre inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção oferece 530 vagas, sendo 208 imediatas e 322 para cadastro reserva com salários que variam entre R$ 311,00 a R$ 7.500,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Médico, Professor, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de janeiro de 2013.
 
Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, na Câmara Municipal de Brejo Santo-CE, localizada na Rua Manoel Leite Moura, 1011 - Centro - Brejo Santo/CE, das 8h às 12h e 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 24 de fevereiro de 2013, em locais e os horários que serão divulgados no endereço eletrônico www.institutocidades.org.br.
 
A entrega dos documentos comprobatórios (Títulos) e do respectivo formulário discriminativo, no Prefeitura de Brejo Santo, situada à Rua Manoel Inácio Bezerra, nº 192 – Centro – Brejo Santo - Ceará, até 48 horas após o resultado dos candidatos aprovados.
 
A lista de classificação final será publicada no site do Instituto Cidades - www.institutocidades.org.br.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Edital / Publicações