Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Gordura influencia decisões tomadas por células cerebrais

Pesquisa sugere que colesterol é extremamente importante para o corpo, e em particular, para o desenvolvimento e função do cérebro
 
Cientistas no Instituto Karolinska, na Suécia, descobriram que a gordura influencia as decisões tomadas pelas células cerebrais para produção e sobrevivência.
 
A equipe identificou duas moléculas que têm um papel importante na sobrevivência e na produção de células nervosas do cérebro, incluindo as células nervosas produtoras de dopamina.
 
A descoberta pode ser significativa, a longo prazo, para o tratamento de diversas doenças, tais como Parkinson.
 
Estudos anteriores mostraram que os receptores conhecidos como "receptores X do fígado" ou LXR, são necessários para a produção de diferentes tipos de células nervosas, ou neurônios, no mesencéfalo ventral em desenvolvimento. Um destes tipos, as produtoras de dopamina, desempenham um papel importante em várias doenças.
 
O que não era conhecido, no entanto, era quais moléculas estimulam LXR no mesencéfalo, de tal modo que a produção de novas células nervosas possa ser iniciada. Os cientistas usaram espectrometria de massa e experiências sistemáticas no peixe paulistinha e ratos para identificar duas moléculas que se ligam a LXR e o ativam.
 
Estas duas moléculas são denominadas ácido eólico e 24,25-CE, e representam o ácido biliar e um derivado do colesterol, respectivamente. A primeira molécula, o ácido eólico, influencia a produção e a sobrevivência de neurônios no que é conhecido como núcleo vermelho, importante para a entrada de sinais vindos de outras partes do cérebro. A outra molécula, 24,25-CE, influencia a geração de novas células nervosas produtoras de dopamina, que são importantes no controle de movimento.
 
Uma conclusão importante do estudo é que 24,25-CE pode ser usada para transformar células-tronco em neurônios produtores de dopamina, o tipo de célula que morre na doença de Parkinson.
 
Esta descoberta abre a possibilidade de utilização de derivados de colesterol na medicina regenerativa futura, uma vez que novas células produtoras de dopamina criadas em laboratório poderiam ser utilizadas para transplante em pacientes com doença de Parkinson.
 
"Estamos familiarizados com a ideia do colesterol como um combustível para as células, e sabemos que é prejudicial para os humanos consumir muito colesterol. O que nós mostramos agora é que o colesterol tem várias funções, e que ele está envolvido em decisões extremamente importantes para os neurônios. Derivados do colesterol controlam a produção de novos neurônios no cérebro em desenvolvimento. Quando essa decisão foi tomada, o colesterol ajuda na construção destas novas células e na sua sobrevivência. Assim colesterol é extremamente importante para o corpo, e em particular, para o desenvolvimento e função do cérebro", conclui o líder da pesquisa Ernest Arenas.
 
Fonte isaude.net

Uma em cada três crianças com alergias alimentares sofre bullying

Pesquisa revela que quase um terço das crianças com intolerância alimentar sofre intimidação
Foto: Nurtureps
Pesquisa revela que quase um terço das crianças com
 intolerância alimentar sofre intimidação
Estudo mostra que 47,9% dos pais não estavam cientes da intimidação, que pode aumentar o estresse e reduzir a qualidade de vida
 
Quase um terço das crianças com diagnóstico de alergias alimentares é vítima de bullying. É o que revela estudo realizado por pesquisadores da Mount Sinai School of Medicine, nos EUA.
 
Os resultados mostraram que cerca de 47,9% dos pais pesquisados não estavam cientes da intimidação, embora ambas as crianças vítimas de bullying e seus pais relataram ter níveis mais elevados de estresse e baixa qualidade de vida.
 
O estudo, conduzido por Eyal Shemesh, examinou 251 pares de pais e filhos. Os participantes foram selecionados durante visitas clínicas. A incidência de bullying devido à alergia alimentar ou por qualquer motivo, a qualidade de vida e a aflição dos pais e da criança foram avaliadas através de questionários.
 
"Os pais e pediatras deveriam perguntar rotineiramente a crianças com alergia alimentar sobre o bullying. Informar-se sobre a experiência da criança pode permitir intervenções orientadas, reduzir o estresse adicional e melhorar a qualidade de vida para essas crianças que tentam gerenciar o problema", afirma Shemesh.
 
Segundo os pesquisadores, quando os pais estão cientes da intimidação, a qualidade de vida da criança é melhor. "Nossos resultados devem chamar a atenção para os pais, funcionários de escolas e médicos para proativamente identificar e abordar o bullying nesta população", observa o autor sênior Scott H. Sicherer.
 
Fonte isaude.net

Estar um pouco acima do peso pode ser bom para idosos, diz estudo

Mudanças que ocorrem no processo de envelhecimento alteram a relação entre o índice de massa corporal e a gordura do corpo
 
Ao contrário do que possa parecer, estar um pouco acima do peso é benéfico para os idosos. A conclusão é de uma pesquisa feita recentemente na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No estudo, idosos com sobrepeso medido pelo Índice de Massa Corporal (IMC) tiveram taxas de mortalidade menores que aqueles com IMC normal.
 
O principal problema, de acordo com a autora da pesquisa Alline Beleigoli, é a definição exata do que seriam sobrepeso e obesidade em idosos. " Em geral, o processo de envelhecimento é acompanhado de aumento da massa gorda, redução da massa magra e também da altura, quando a pessoa fica mais encurvada" , afirma Alline. " Essas mudanças fazem o IMC se comportar de maneira diferente no adulto e no idoso, podendo refletir mais a quantidade de massa magra do que a massa gorda em idosos" .
 
Por esses motivos, a pesquisadora alerta contra a recomendação de dieta apenas devido ao IMC elevado. " Se a pessoa tem uma boa qualidade de vida, sem problemas de saúde que exijam restrições, não há necessidade de dieta apenas por esse motivo" , afirma. " Podem ser tomadas medidas que ajudem a manter um estilo de vida saudável, mas sem focar excessivamente no controle de peso" .
 
Alline ressalta também que o fato do sobrepeso ser benéfico não significa que esses cuidados devem deixar de existir. " A alimentação adequada e a atividade física, por exemplo, ainda são essenciais para a prevenção e controle de doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardíacas" , explica. A atividade física foi inclusive relacionada com uma vida mais longa. " O idoso que se exercita tem mais mobilidade, aumento da densidade óssea e da massa magra, importante para mantê-lo mais ativo e com maior qualidade de vida" , afirma.
 
Alguns modelos foram utilizados para encontrar uma medida que estivesse mais relacionada com a mortalidade dos idosos encontrada no estudo. A melhor combinação foi uma associação entre IMC e a medida da cintura. " Para qualquer valor de IMC, o aumento da medida da cintura foi relacionado a aumento do risco de morte" , explica.

Estudo de Bambuí
Beleigoli analisou dados do estudo de Bambuí sobre Saúde e Envelhecimento, pesquisa organizada pelo Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz. Ainda em andamento, acompanha desde 1997 idosos desta cidade do centro-oeste mineiro, coletando informações sobre condições de saúde e hábitos de vida. Das 1742 pessoas com mais de 60 anos à época do início da pesquisa, 1606 (92%) aceitaram participar. Para o estudo foram utilizados dados obtidos até 2007, além do monitoramento das certidões de óbito, o que permitiu diferenciar a mortalidade desses participantes.
 
Fonte isaude.net

Estudo revela que falta de sono pode causar impotência

Falta de sono pode prejudicar vida sexual do homem
Pesquisa da Unifesp comprovou que dormir pouco provoca distúrbios sexuais
 
A falta de sono faz muito mal à saúde do homem. Um estudo recente da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp, comprovou que dormir pouco provoca distúrbios sexuais. Dentre eles, a impotência.
 
O estudo foi realizado com ratos. Ao serem privados do sono, os animais se mostravam excitados, porém, não conseguiam fazer a penetração na fêmea. Eles tiveram assim a sua função erétil comprometida.
 
De acordo com o estudo, homens que dormem mal têm três vezes mais risco de ter disfunção erétil. A explicação para o problema é a seguinte: a falta de sono reduz a produção de testosterona, hormônio sexual masculino.
 
A privação do sono também causa estresse, envelhecimento precoce, obesidade, problemas cardiovasculares, aumento do risco de diabetes e aumento do colesterol.
 
Dormir pouco ou quase nada estimula a produção do hormônio da fome e reduz o hormônio da saciedade, o que aumenta a gordura corporal.
 
Fonte R7

Estudo polêmico aponta que consumidores de álcool tendem a se exercitar mais

Estudo afirma que quem consome álcool faz mais exercícios
Cientistas americanos explicam que o álcool atua nos mesmos circuitos cerebrais ligados ao prazer
 
Um estudo polêmico vem deixando os médicos e especialista em Educação Física intrigados. Segundo uma pesquisa coordenada pela Universidade de Houston, nos EUA, os consumidores habituais de álcool tendem a se exercitar mais.
 
O porquê disso acontecer ainda não foi descoberto pelos cientistas. Mas ao fornecerem bebida alcoólica para ratos, eles notaram que os animais que foram alimentados com mais álcool tendiam a se exercitar mais.
 
Uma das explicações dadas pelos cientistas é de que o álcool atua nos mesmos circuitos cerebrais ligados ao prazer e à recompensa. Ou seja, o mesmo circuito responsável pelo bem estar proporcionado pela atividade física.
 
Fonte R7

Após viral no YouTube, doação de medulas cresce 180%

Vídeo mostra pacientes em tratamento dançando ao som de hit da cantora Kelly Clarkson
 
"O que não te mata, faz você mais forte!". A mensagem entoada no refrão da música Stronger, da cantora americana Kelly Clarkson, serviu de pano de fundo para um vídeo que tem como objetivo incentivar a doação de medula óssea no Brasil.
 
O material, de 3m42s de duração, tem como personagens pacientes em tratamento de câncer (especialmente linfomas e leucemias) no Hospital Nossa Senhora das Graças, de Curitiba. Participam também voluntários, familiares, funcionários e médicos da unidade.
 
O vídeo foi ao ar no YouTube no dia 15 de outubro e já foi visto por quase 540 mil pessoas, o que fez o objetivo ser atingido rapidamente - o número de doadores de medula no hospital cresceu 180%: passou de cerca de 180 por mês para mais de 500.
 
"A repercussão foi muito grande e muito maior do que podíamos imaginar", diz o médico Paulo Tadeu Rodrigues de Almeida, coordenador do Hemobanco de Curitiba e do Instituto Pasquini, responsável pelos transplantes que são feitos no hospital. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Assista ao emocionante vídeo:
 
 
Fonte R7

Casos de diabetes aumentam no Brasil

Tratamento do diabetes passa por uma alimentação mais saudável
Doença é a terceira causa de morte no País, segundo o Ministério da Saúde
 
O aumento do sedentarismo e a piora na qualidade da alimentação têm sido as principais causas do aumento do diabetes no Brasil. O dado foi divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde.
 
O maior consumo de produtos industrializados, com maior teor de açúcar, aumenta a glicose no sangue e provoca a doença. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas em excesso traz complicações à saúde.
 
O crescimento da obesidade facilita o aparecimento do diabetes. A doença, segundo o Ministério da Saúde, é a terceira causa de morte no País.
 
Os médicos recomendam que o brasileiro substituía os alimentos industrializados por mais verdura, legumes e frutas.
 
Fonte R7

Piercing na boca pode provocar perda dos dentes

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, assegura que o piercing colocado na boca pode causar sérios problemas inclusive a perda dos dentes.
 
O acessório, segundo o estudo, causa retração das gengivas. De acordo com os pesquisadores, o metal do piercing fricciona a gengiva junto à parte mais fina dos dentes. Esse movimento faz com que a gengiva se retraia. Uma vez retraída, a gengiva não volta a crescer.
 
O problema dificulta a limpeza dos dentes tornando a região mais propensa a doenças na gengiva. A retração pode causar até a perda de dentes, mas não é só isso.
 
O uso inadequado do piercing é uma fonte de transmissão e proliferação de doenças.
 
As feridas causadas quando ele é inserido na boca desenvolvem bactérias que contaminam o sistema sanguíneo podendo até a afetar o coração.
 
Fonte R7

Romã: a fruta promove milagres à saúde

A romã, aquela fruta cheia de caroços, que traz a crença de atrair dinheiro, é riquíssima para a saúde. Seu poder antioxidante é mais poderoso do que o do vinho tinto.
 
A descoberta é de um estudo da Embrapa Agroindústria de Alimentos e a UFRJ. Os pesquisadores constataram que a romã tem alto teor de flavonóides e outros potentes antioxidantes, como vitamina C e também age contra o câncer.
 
Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram também que o suco de romã diminui a velocidade de aumento do antígeno prostático, o PSA, responsável pelo tumor maligno.
 
Como antioxidante, a fruta auxilia na eliminação de radicais livres no organismo.
 
A romã pode ser consumida em pó ou em suco. Há também quem a prepare fazendo um chá com sua casca.
 
Fonte R7

Amêndoas diminuem o risco de doença cardíaca

Ingerir uma porção diária de amêndoas diminui os níveis de colesterol ruim
 
Um estudo divulgado no Journal of the American College of Nutrition constatou que a amêndoa é excelente para a saúde do coração. Ingerir uma porção de amêndoas diária diminui os níveis do colesterol ruim, o LDL, e ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca.
 
As propriedades contidas na amêndoa também protegem o corpo contra o diabetes tipo 2. Ao terem a fruta incluída em seu cardápio, voluntários com nível de glicose maior do que o normal tiveram um aumento da sensibilidade à insulina.O que significa que essas pessoas absorveram melhor o açúcar no corpo. A insulina é o hormônio responsável pela quebra de açúcares no sangue. Os diabéticos têm deficiência desse hormônio.
 
O estudo apontou que uma vez ingerida com a pele, a amêndoa oferecer uma maior proteção do que quando esses nutrientes são consumidos separadamente. A amêndoa também contém compostos antioxidantes que proporcionam efeitos positivos à saúde.
 
Fonte R7

Portadores de mieloma múltiplo têm poucas opções de tratamento

Mieloma múltiplo é um tipo de câncer que se desenvolve
 na medula óssea, especialmente em pacientes idosos
Pacientes cobram da Anvisa aprovação do medicamento lenalidomida
 
O ano de 2012 está chegando ao fim e os portadores de mieloma múltiplo — tipo de câncer que ataca a medula óssea — continuam cobrando da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a liberação do medicamento lenalidomida no País.
 
No dia 8 de setembro, a IMF (Fundação Internacional de Mieloma da América Latina ) entregou à agência reguladora um abaixo-assinado com 22.430 assinaturas de pacientes e parentes que reivindicam o registro imediato do remédio no Brasil, o que até o momento não aconteceu.
 
Na ocasião, a Anvisa informou que três áreas técnicas diferentes haviam negado o registro da droga por não considerá-la segura nem eficaz para o paciente. No entanto, segundo a IMF, o remédio já é aprovado em mais de 70 países, entre eles Estados Unidos, Canadá e alguns países da Europa.
 
Enquanto Estados Unidos e Europa têm três opções de remédio de nova geração para tratar o mieloma múltiplo, o Brasil dispõe apenas de duas drogas aprovadas: a talidomida — que, apesar de antiga, é a única disponível no SUS — e o bortezomibe.
 
No Brasil, a estimativa é de que a doença atinja quatro em cada 100 mil pessoas, diagnosticadas geralmente entre 65 e 70 anos. Por não ter cura, a disponibilidade de alternativas no tratamento é importante porque todos os pacientes terão recidivas, momento em que a estratégia terapêutica deve ser trocada.

Fonte R7

Vagas de estágios na CEAGESP

A CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) publicou edital de processo seletivo para estagiários de nível superior dos cursos de Administração de Empresas, Agronomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social - Jornalismo, Direito, Engenharia (Civil, Elétrica e Mecânica), Nutrição e TI (Ciência da Computação, Análise de Sistemas, Sistemas da Informação).
 
As vagas são destinadas a Região Oeste de São Paulo e terão carga horária de 6 h/dia, dentro do horário de comercial. Podem participar estudantes que estejam entre o 2º semestre e o 9º semestre, desde que possuam disponibilidade para permanecer de 6 a 24 meses em estágio.
 
Benefícios: Bolsa-auxílio, auxílio transporte, auxílio lanche, seguro de acidentes pessoais, descanso remunerado após um ano de estágio.
 
Inscrições: As inscrições poderão ser efetuadas de 2 de janeiro a 30 de junho de 2013, no endereço eletrônico www.ciee.org.br.
 
Seleção: O certame constará de Provas Presenciais e de Entrevistas Individuais com o gestor da área solicitante.

Concurso Prefeitura de Pariconha - AL

A Prefeitura de Pariconha, Estado de Alagoas, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 62 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 5.200,00 por carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso será realizado sob a responsabilidade da Fundação Alagoana de Pesquisa, Educação e Cultura - FAPEC.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Serviços Gerais, Motorista, Agente de Endemias, Assistente Administrativo, Auxiliar de Professor de Educação Infantil, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Técnico em Higiene Dental, Monitor Pedagógico PETI, Cadastrador para o Programa Bolsa Família, Arquiteto, Assistente social CRAS, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo CRAS, Pedagogo PETI e Professor.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da FAPEC (www.fapec-al.com.br), até o dia 18 de janeiro de 2013. As taxas variam nos valores de R$ 40,00 para os cargos de nível fundamental, R$ 60,00 para os cargos de nível médio e R$ 90,00 para os cargos de nível superior.
 
Provas
A prova objetiva será, preferencialmente, realizada na cidade de Pariconha, nos dias 23 (sábado) e/ou 24 (domingo) de fevereiro de 2013, em horário previamente informado nos Cartões de Convocação do candidato. Na hipótese do número de inscritos ser superior à capacidade física do Município para aplicar a referida prova, esta, a critério da comissão organizadora do concurso, poderá ser realizado, de modo complementar, na capital do Estado, ou em qualquer outra cidade, bem como e em outros dias, a critério da FAPEC.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 26 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será na data prevista de 29 de março de 2013.
 
O concurso terá validade de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Itajaí (SC)

A Prefeitura de Itajaí, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital N° 003/2012 de concurso público para provimento de 50 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 3.058,98 por carga horária de 15 a 30 horas semanais. O certame será executado através da empresa UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Médico Clínico Geral, Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Nutricionista, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Consultório Dentário e Cirurgião Dentista.
 
Inscrições
A inscrição deverá ser feita exclusivamente pela internet pelo site: www.univali.br/concurso, até às 15 horas do dia 18 de janeiro de 2013.
 
Taxas
A taxa de inscrição será de R$ 115,00 para os cargos de médico, R$ 100,00 para os demais cargos de nível superior e de R$ 70,00 para os cargos de nível médio.
 
Provas e Validade
A prova, com duração de 3 horas, será realizada provavelmente no dia 17 de fevereiro de 2013, com início às 09 horas e término às 12 horas. As questões da prova e os gabaritos preliminares estarão à disposição dos interessados às 10 horas do dia 18 de fevereiro de 2013, pela Internet no site www.univali.br/concurso.

O concurso público, para todos os efeitos, tem validade de 02 anos, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Munhoz - MG

A Prefeitura de Munhoz, Estado de Minas Gerais, através da JCM – Consultoria Municipal Ltda, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de 39 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário oferecido pode chegar a R$ 2.214,30 e os contratados cumprirão carga horária de 08 a 40h semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Dentista, Eletricista, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Motorista de Ambulância, Motorista I, Nutricionista, Operador Braçal, Operador de Carregadeira, Operador de Patrol, Professor, Psicologia Clínica e Supervisor Pedagógico.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 8h do dia 25 de fevereiro de 2013 até às 22 horas do dia 25 de março de 2013. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 70,00 de acordo com o cargo escolhido.

Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição, no TELECENTRO, Rua Estelita Augusto Pereira, 310 – Centro – Munhoz – MG, de 25 de fevereiro a 25 de março de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, das 08h às 11h e de 13h as 16h.
 
Provas e Gabaritos
Haverá prova prática para o(s) candidato(s) aos cargos de Motorista I, Motorista de Ambulância, Operador de Carregadeira e Operador de Patrol. As provas práticas serão realizadas provavelmente no dia 27 de abril de 2013 em local e o horário a ser informado na ficha definitiva de inscrição.

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas na data prevista de 28 de abril de 2013. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva.

Os gabaritos serão divulgados no dia 29 de abril de 2013 no site www.jcmconcursos.com.br e na sede da Prefeitura Municipal de Munhoz. A listagem com o resultado estará disponível a partir do dia 13 de maio de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

UVA (CE) abre processo seletivo

A Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú lançou edital n° 20/2012 de seleção pública para contratação de Professores Substitutos. O candidato aprovado e convocado será contratado pelo regime celetista para cumprir jornada de 40 horas semanais, recebendo salários que variam de R$ 1.404,77 a R$ 4.013,63.
 
As vagas são para o Centro de Ciências Agrárias e Biológicas - Zootecnia (1), Centro de Ciências da Saúde - Educação Física (1), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas - Computação (1), Engenharia Civil (2), Física (2), Tecnologia da Construção em Edifícios (2), Centro de Ciências Humanas - Ciências Sociais (2), Centro de Filosofia, Letras e Educação - Pedagogia (2).
 
As inscrições poderão ser efetuadas até 15 de janeiro de 2013, por meio do endereço eletrônico www.uvanet.br. A inscrição custará R$ 100,00 e após o pagamento da taxa o candidato deverá, para fins de conclusão, apresentar junto à CEPS/UVA - Avenida Dr. Guarany, nº 317, Campus CIDAO, Sobral, Ceará, das 8h às 11h e das 14h às 17h, os documentos.
 
A Seleção constará de provas escrita e didática de caráter eliminatório e classificatório, devendo ser realizadas em horário previamente estabelecido pela CEPS/UVA. O prazo de validade desta Seleção Pública será de um ano.

Concurso Prefeitura de Canabrava do Norte - MT

A Prefeitura Municipal de Canabrava do Norte, estado de Mato Grosso, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios, resumo do edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público de provas e títulos.
 
As inscrições serão realizadas do dia 26 de dezembro de 2012 a 17 de janeiro de 2013.
 
Maiores informações em breve.

UNESP - Araraquara abre concurso público

A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", lançou edital n° 75/2012 para o concurso público de provas e títulos para contratação de 2 professores assistentes doutores, que vão lecionar no Departamento de Físico-Química, do Instituto de Química do Campus de Araraquara.
 
O salário para professor assistente com doutorado será de R$ 8.715,12 e, caso o candidato seja portador do título de livre-docente, o salário será de R$ 10.390,17, em jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 3 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Seção Técnica de Comunicações, à Rua Professor Francisco Degni, nº 55, Bairro Quitandinha, Instituto de Química, Campus de Araraquara-SP, telefone (16) 3301-9800.
 
Os candidatos deverão apresentar comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 68,00 a ser efetuado na Seção Técnica de Finanças.
 
O concurso constará de prova de títulos, prova didática e prova Escrita. O prazo de validade do certame será de 6 meses.

UNESP - Araraquara abre concurso público

A Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", lançou edital n° 75/2012 para o concurso público de provas e títulos para contratação de 2 professores assistentes doutores, que vão lecionar no Departamento de Físico-Química, do Instituto de Química do Campus de Araraquara.
 
O salário para professor assistente com doutorado será de R$ 8.715,12 e, caso o candidato seja portador do título de livre-docente, o salário será de R$ 10.390,17, em jornada de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas, em dias úteis, no período de 3 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013, no horário das 9h às 11h e das 14h às 17h, na Seção Técnica de Comunicações, à Rua Professor Francisco Degni, nº 55, Bairro Quitandinha, Instituto de Química, Campus de Araraquara-SP, telefone (16) 3301-9800.
 
Os candidatos deverão apresentar comprovante de recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 68,00 a ser efetuado na Seção Técnica de Finanças.
 
O concurso constará de prova de títulos, prova didática e prova Escrita. O prazo de validade do certame será de 6 meses.

UERJ lança edital de concurso público

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ divulgou edital N° 100/SRH/2012 de concurso público para contratação de Médico, apto para trabalhar como plantonista no Hospital Universitário Pedro Ernesto (40 horas semanais). A remuneração é de R$ 3.111,64 e, no total, estão sendo oferecidas 8 vagas, sendo 07 imediatas e 01 para cadastro reserva (1).
 
A exigência para o cargo é de que o candidato possua graduação em Medicina, certificado ou declaração de conclusão de residência em clínica médica, experiência de trabalho de 2 anos e estar inscrito no Conselho Nacional de Residência Médica.
 
A inscrição será realizada até 10 de Janeiro de 2013, no site http://www.srh.uerj.br/concurso. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

Na seleção, serão realizadas Provas objetiva e discursiva, aplicadas a partir de 21 de janeiro de 2013.
A validade do certame será de 2 anos, com possibilidade de prorrogação.

UFAC abre processo seletivo

Foi divulgado edital n° 06/2012 de processo seletivo da Universidade Federal do Acre (UFAC), com o propósito de preencher 36 vagas para Professor Temporário e Substituto. As oportunidades são para lotação nos Centros Acadêmicos/Campus de Rio Branco e a remuneração pode variar de R$ 1.597,92 a R$ 4.472,00, em jornadas de 20 e 40 horas semanais.
 
As vagas estão distríbuidas da seguinte forma:

- Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia: Microprocessadores, Controle Linear, Eletrônica de Potência e Instrumentação Eletrônica (1), Matemática (2), Desenho Técnico (1).

- Centro de Educação, Letras e Artes: Didática (2), Fundamentos da Educação (2), Psicologia da Educação (1), Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Estrangeira (1), Investigação e Prática Pedagógica (02), Canto (1), Piano (1).

- Centro de Filosofia e Ciências Humanas: Teoria e Metodologia da História (02), Ensino da História (02), Cartografia/Sensoriamento Remoto (1), Geografia Humana e Metodologia da Pesquisa na Geografia (1).

- Centro de Ciências Biológicas e da Natureza: Física Geral (1), Química (1), Anatomia e Fisiologia Animal (1), Microbiologia Básica (1), Tecnologia de Alimentos e Pós-colheita (1), Grandes Culturas - Culturas Perenes - Agricultura Ecológica (1), Biofísica (1), Planejamento, Administração e Economia Rural (1).

- Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas: Direito Privado (1), Administração (1).

- Centro de Ciências da Saúde e do Desporto: Enfermagem Psiquiátrica (1), Enfermagem Fundamental (3), Práticas Integradas em Saúde Coletiva (1), Histologia e Histopatologia (1).
 
As inscrições serão efetuadas no período de 2 a 09 de janeiro de 2013, no horário de 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h, nos Centros Acadêmicos correspondentes às áreas específicas, localizados Campus Universitário, BR 364, km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco/AC.
 
Todos os participantes farão prova escrita, prática, didática, seminário e entrevista, que ocorrerão no período de 14 a 18 de janeiro de 2013. Os Centros Acadêmicos definirão os horários e o local das suas dependências para realização dos exames.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 12 (doze) meses, contados da publicação do seu resultado final, sendo o primeiro contrato para um período de 6 meses, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Ipaba (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipaba, a 230 km de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, lançou o edital nº. 01/2012 que regulamenta a realização de Processo Seletivo visando o preenchimento de 39 vagas de níveis fundamental e superior. A remuneração varia entre R$ 622,00 e R$ 5.400,00, por jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
Cargos

Monitor de Biscuit, Monitor de Cabeleireiro, Monitor de corte e costura, Monitor de Pintura em Tecido, Monitor de Trabalhos Manuais, Monitor do Grupo 3ª Idade, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Saúde, Monitor de Artes Cênicas, Monitor do Sisvan, Médico, Monitor de Dança, Monitor de Esportes e Orientador Social.
Inscrição

As inscrições serão efetuadas no período entre 14 a 23 de janeiro de 2013, de forma presencial na Prefeitura de Ipaba – Av. José Rodrigues de Almeida, 212 – Centro – Ipaba/MG, das 12:00 as 17:30 horas (exceto sábado, domingo e feriado) e através do site www.magnusconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 45,00 e 175,00.
Prova

A data, local e horário de realização da prova objetiva serão divulgados na sede da Prefeitura de Ipaba e no site www.magnusconcursos.com.br a partir do dia 04 de fevereiro de 2013.

Edital / Publicações

Concurso CISAMUSEP (PR)

O Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP), através da empresa KLC, publicou os editais N°s 002 e 003/2012 de seleção competitiva pública para admissão de pessoal pelo regime celetista. São ofertadas 27 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, sendo também formado cadastro de reservas.
 
Cargos
- Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais - Masculino;

- Nível Médio: Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática;

- Nível Superior: Médico Neurologista Adulto, Neurologista Infantil, Ortopedista, Pneumologista, Psiquiatra, Reumatologista, Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Angiologista, Cardiologista, Endocrinologista, Nefrologista, Ortopedista, Psiquiatra, Radiologista, Urologista, Nutricionista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Os salários são de até R$ 4.214,12 em carga horária de 20 a 40 horas semanais, lembrando que incidirá sobre o vencimento-base o equivalente a 20% a título de Assiduidade e Vale Refeição (R$ 250,00).
 
Inscrições
As inscrições ficarão abertas até às 23h59min do dia 03 de janeiro de 2013, somente através do endereço eletrônico (www.klcconcursos.com.br). As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Será divulgada no dia 10 de janeiro de 2013 a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas, assim como o horário e local de realização das provas. Quanto ao resultado da homologação, caberá pedido de reconsideração, sem efeito suspensivo, à Comissão Especial da Seleção, instituída pela Resolução nº 093/2012, de 05/12/2012, no prazo máximo de 2 (dois) dias úteis, contado da data de publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
A divulgação do ensalamento dos candidatos será efetuada no dia 18 de janeiro de 2013, para realização da prova escrita objetiva no dia 20/01/2013.

A validade da seleção será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério do CISAMUSEP.

Concurso Corpo de Bombeiros Minas Gerais

Foi divulgado edital Nº. 12/2012 para realização de concurso público do Corpo de Bombeiro do Estado de Minas Gerais. O certame tem como objetivo preencher 800 vagas, sendo 770 para o quadro de praças combatentes (CFSd BM) e 30 para o quadro de praças especialistas (CFSd BM Esp), para o ano de 2014. O vencimento inicial é de R$ 2.152,06.
 
Para participar do certame, o candidato deverá ter entre 18 e 30 anos de idade e altura mínima de 1,60m.
 
Os interessados deverão se inscrever através do site www.fumarc.com.br, a partir das 9 horas do dia 20 de fevereiro até às 23h59min do dia 10 de abril de 2013. A taxa de inscrição para o concurso é de R$ 90,00.
 
O candidato que tiver dificuldade de acesso à internet poderá comparecer, durante o período de inscrição, diretamente às Unidades relacionadas no Anexo B do edital, no horário de 8h30min às 12h e de 14 às 17h30min nas segundas, terças, quintas, e sextas-feiras e de 8h30min às 13h, nas quartas-feiras, munido de documento de identidade e CPF, para realização de sua inscrição e impressão do boleto bancário.
 
Os candidatos serão avaliados em 04 fases:
 
1ª fase: prova objetiva de conhecimentos e prova de redação em Língua Portuguesa, ambas de caráter eliminatório e classificatório;

2ª fase: exames de saúde preliminares e complementares e exame psicológico, todos de caráter eliminatório;

3ª fase: teste de avaliação física – TAF, de caráter eliminatório e classificatório;

4ª fase: prova prática, de caráter eliminatório e classificatório (apenas para o CFSd BM Esp).
 
A prova objetiva e de redação serão realizadas na data provável de 19 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados.
 
O concurso do CBMG terá validade de 60 dias, improrrogáveis, contados a partir da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações

UEFS (BA) abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lançou o edital n° 001/2012 de processo seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. São oferecidas 89 vagas para nível médio e superior, com remuneração mensal bruta que varia de R$ 1.692,27 a R$ 1.006,86.
 
Os cargos oferecidos são os seguintes:
- Nível Superior: Arquivologia (1), Engenharia Civil (02), Engenharia de Segurança do Trabalho (01), Física (1), Jornalismo ou Comunicação Social (2), Nutrição (2) e Química (1).

- Nível Médio: Técnico de Saúde Bucal (04), Educadora para creche (22), Lactarista para creche (2), Técnico em Laboratório (23), Técnico em Anatomia (02), Tratador de Animais (02), Técnico ou Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (01), Locutor para a TV Universitária (02), Técnico em Agropecuária (02), Técnico ou Auxiliar de Torneiro Mecânico (01), Técnico em Eletrotécnica (02), Técnico em Edificações (01), Técnico em Enfermagem (04), Técnico em Impressão gráfica ou copista (01), Técnico em Química (03) e Técnico em Segurança do Trabalho (02). A carga horária semanal para todos os cargos será de 30 horas.
 
Inscrição e Seleção
A inscrição poderá ser realizada até às 12 horas do dia 18 de janeiro de 2013, unicamente pelo endereço eletrônico: http://www2.uefs.br:8081/csa/index.php/reda2013/. O valor da taxa será de R$ 40,00 para as funções de nível médio e de R$ 70,00 para as funções de nível superior.
 
As Provas Objetivas acontecerão no dia 17 de fevereiro de 2013 (domingo), na cidade de Feira de Santana, das 08 às 12 horas, em local a ser divulgado no cartão de convocação disponibilizado na página de inscrição a partir do dia 06 de fevereiro de 2013.
 
A Prova de Títulos, cuja pontuação máxima é de 20 pontos, é de caráter classificatório e a ela serão submetidos os candidatos às funções de nível superior aprovados na prova objetiva. Os candidatos convocados para a prova de títulos deverão encaminhar os títulos e relação nominal, via SEDEX, para o endereço UEFS/Coordenação de Seleção e Admissão, Avenida Transnordestina s/n, Novo Horizonte, Feira de Santana BA, CEP 44036-900.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Prefeitura de Ariquemes (RO) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ariquemes, cidade de 91.570 habitantes localizada no leste do Rondônia, lançou edital Nº. 001/2012 de processo seletivo. O objetivo da concorrência é contratar emergencialmente funcionários para suprir vagas em aberto no quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde.
 
São ofertadas 20 vagas de nível superior para o cargo de Médico (Pediatra, Clínico Geral, Cirurgião Geral, Anestesista e Ortopedista), com vencimento de até R$ 5.602,80 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Serão reservadas 5% das vagas aos candidatos inscritos na condição de portador de necessidade especial.
 
As inscrições a serem realizadas no período entre os dias 07 a 16 de janeiro de 2013, na Gerência de Recursos Humanos – Prédio da Prefeitura de Ariquemes/RO, situada na Avenida Tancredo Neves, nº 2166, Setor Institucional ou pelo site www.ariquemes.ro.gov.br, poderão ser efetuadas das 7:30 às 12:00 e das 14:00 às 17:00, de segunda à sexta-feira.
 
O processo seletivo será constituído de prova de títulos.
 
A divulgação do resultado está prevista para dia 21 de janeiro de 2013, no mural da Prefeitura, Associação Rondoniense de Municípios, através do site www.ariquemes.ro.gov.br e jornal de grande circulação no município de Ariquemes.

Edital / Publicações

Prefeitura de Canoinhas - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Canoinhas, Estado de Santa Catarina, divulgou edital N° 007/2012 de processo seletivo. O objetivo é a contratação temporária de 30 profissionais de níveis médio e superior, oferecendo salários que variam de R$ 622,00 a R$ 2.426,19.

O Processo Seletivo será organizado e executado pelo Instituto O Barriga Verde.

Cargos

Nível Médio: Monitor de Educação Especial, Professor Educação Especial - habilitado e não habilitado, Professor Educação Especial - Deficiência Visual - habilitado e não habilitado, Professor Educação Especial - Professor Interprete de Libras - habilitado e não habilitado, Monitor de Biblioteca, Monitor de Educação Infantil, Instrutor de Informática, Assistente Técnico Administrativo, Técnico Agrícola e Servente - feminino e masculino.

Nível Superior: Professor habilitado e não habilitado de artes, ensino religioso, educação física, ciências, matemática, geografia, história, inglês e de língua portuguesa, Professor de Educação Infantil do Ensino Fundamental - habilitado e não habilitado, Professor Anos Iniciais do Ensino Fundamental - habilitado e não habilitado, Professor Educação de Jovens e Adultos - habilitado e não habilitado, Pedagogo, Orientador Educacional, Administrador Escolar, Supervisor Escolar, Assistente Social ao Educando, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Professor para o projeto Cante, Dance, Faça Sua História - Educação Infantil - Habilitado e não Habilitado, Professor Projetos Pedagógicos - Letramento, Língua Estrangeira, Artes Cênicas, Leitura, Contação de História, Poesia - habilitado e não habilitado, Professor para o projeto de Linguagem Artística - Artes Visuais, Teatro, Música (habilidade com Coral e tocar Instrumentos Musicais - habilitado e não habilitado, Professor do projeto de artesanato - habilitado, Professor do projeto esportivo - habilitado e não habilitado.
 
As jornadas de trabalho poderão varia de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas por meio do endereço eletrônico www.iobv.com.br, no período de 26 de dezembro de 2012 a 09 de janeiro de 2013. Não haverá cobrança de taxas.
 
Provas, Gabaritos e Validade
Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva no dia 27 de janeiro de 2013 na EBM Dr. Aroldo Carneiro de Carvalho e EBM Presidente Castelo Branco, nos turnos matutino e vespertino. Os gabaritos serão disponibilizados no site www.iobv.com.br, em até 24 horas após a realização das provas.

Este certame terá validade de 01 ano a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CPTM 2013 - Edital e Inscrição

Foi divulgado edital N° 008/2012 para realização de concurso público na Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O concurso destina-se ao preenchimento de 14 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, estando sob a responsabilidade, organização e controle da Empresa CKM Serviços Ltda.
 
Cargos
As chances são para os cargos de analista de projetos e obras jr, analista de planejamento jr, engenheiro de manutenção jr, médico do trabalho, almoxarife, manobrador e operador de veículos rodoferroviários. A remuneração é de até R$ 8.082,72 com carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, no endereço eletrônico www.makiyama.com.br, a partir das 0h do dia 02 de Janeiro até as 24h do dia 20 de janeiro de 2013. As taxas variam de R$ 12,55 e R$ 22,65 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As Provas e as Avaliações serão realizadas na cidade de São Paulo - SP, na data prevista de 17 de fevereiro de 2013. A partir do dia 01 de fevereiro de 2013 serão divulgados o horário (período da manhã ou tarde) e o local das provas, através do site www.makiyama.com.br.

A publicação do gabarito preliminar das questões objetivas da Prova de Conhecimentos Teóricos será a partir do dia 19 de fevereiro de 2013, no site www.makiyama.com.br.

Validade
A validade do concurso será de 02 anos, a contar da data da publicação deste Edital de Abertura de Inscrições, no Diário Oficial do Estado - DOE, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM.

Concurso UFVJM - MG

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, Estado de Minas Gerais, lançou o edital n° 181/2012 de concurso público com o objetivo de contratar nove professores assistentes para atuar no Campus Diamantina. As oportunidades serão para atender aos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e BCT, em jornadas de 40 horas semanais, sob regime de dedicação exclusiva.

O salário previsto é de R$ 4.837,66 e para concorrer os interessados deverão se inscrever de 2 a 31 de janeiro de 2013 na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Prédio da Reitoria do Campus JK, Rodovia MGT 367, Km 583, n° 5.000, Alto da Jacuba, Diamantina), no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira. Na ocasião, deverão ser apresentados diploma, Curriculum comprovado, cópia do RG, atestado atual de sanidade física e mental original, além de comprovante de pagamento da taxa, no valor de R$ 120,00.

O concurso abrangerá as provas escrita, didática, defesa de linha de pesquisa e títulos, em datas e horários que serão divulgados no site da UFVJM www.ufvjm.edu.br, com prazo mínimo de dez dias úteis de antecedência.

O prazo de validade do concurso será de 12 (doze) meses, contado a partir da data de publicação da homologação do concurso no DOU, podendo ser prorrogado por igual período, mediante solicitação do Colegiado de Curso.

HSPM (SP) abre processo seletivo

O Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo - HSPM/SP, publicou edital de processo seletivo destinado à contratação emergencial de Médico na especialidade de Otorrinolaringologia. São oferecidas 2 vagas, com jornada de trabalho de 20 horas semanais e remuneração de R$ 2.736,17.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente, mediante o preenchimento de formulário, no período de 26 a 28 de dezembro de 2012, no horário compreendido entre 8h30 às 15h30, na Seção de Apoio Técnico (Ingresso, Cargos, Salários e Acesso) do Departamento Técnico de Gestão de Talentos, localizado na Rua Castro Alves nº 151, fundos, Aclimação, São Paulo - SP.
 
O processo seletivo dos candidatos consistirá em análise do Currículum Vitae e entrevista com o Diretor do DAS - Departamento de Atenção à Saúde ou quem ele designar.

Escola de Saúde Pública do Ceará abre vagas

A Escola de Saúde Pública do Ceará, autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado, divulgou através do Diário Oficial do Estado, o edital Nº. 68/2012 para realização de processo seletivo. As oportunidades são para bolsistas de extensão tecnológica, com direito a auxílio mensal de até R$ 1.320,00.
 
Será concedida 01 Bolsa de Extensão Tecnológica para Especialista na área de educação, com carga horária de 20 horas semanais, com experiência em desenho de Currículo Baseado em Competência, Docência em Ensino Superior e Ensino à Distância – EaD, para desenvolver atividades no Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde – CEDES.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 26 e 27 de dezembro de 2012, das 08 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Central de Serviços da Escola de Saúde Pública do Ceará, localizada na Avenida Antônio Justa, nº3161, Bairro Meireles, nesta Capital.
 
A ficha de inscrição está disponível para impressão no site www.esp.ce.gov.br.
 
O processo seletivo constará de análise curricular e entrevista. A análise curricular será realizada na data provável de 02 de janeiro de 2012. O resultado da análise curricular será divulgado no dia 03 de janeiro de 2012, no site www.esp.ce.gov.br.
 
A entrevista está prevista para ser realizada no dia 08 de janeiro de 2012, na ESP-CE. O resultado da entrevista será divulgado provavelmente no dia 09 de janeiro de 2012.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, prorrogável por igual período, a contar da divulgação no sítio eletrônico www.esp.ce.gov.br do resultado final.

Trombose e viagens: O que você precisa saber

Introdução

Esta publicação tem como objetivo alertar e esclarecer a respeito da existência da Trombose Venosa Profunda (TVP), e sua principal complicação precoce que é a Embolia Pulmonar. Além disso, informa sobre meios de se evitar a ocorrência destas doenças.

De maneira alguma o assunto é aqui esgotado e não se pretende, absolutamente, dispensar o papel importantíssimo de seu médico que é, em última análise, o responsável pela sua orientação e tratamento.

As orientações contidas neste Guia não se chocam com as existentes na literatura médica, expressando apenas a posição das entidades responsáveis por sua publicação.

Trombose Venosa

O Início do Problema
A Trombose Venosa Profunda (TVP), é uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias (vasos sangüíneos que levam o sangue de volta ao coração) em um local ou momento não adequados - é importante lembrar que a coagulação ;e um mecanismo de defesa do organismo. As veias mais comumente acometidas são veias das pernas (± 90% dos casos) e os sintomas mais comuns são a inchação e a dor.

A Trombose Venosa acomete, principalmente, pacientes hospitalizados, ocorrendo como intercorrência de diversos tipos de procedimentos cirúrgicos e clínicos. Para estes casos existem ações preventivas específicas que devem ser simplesmente pelo seu médico assistente.

Por outro lado, um número não desprezível de casos ocorrem em indivíduos não hospitalizados, portadores de condições que predispõem à doenças e expostos a situações que podem desencadeá-la.
 
Embolia Pulmonar

O Perigo Imediato
O processo iniciado em uma ou mais veias das pernas podem se estender, levando à formação de grandes coágulos.

O desprendimento, parcial ou total, destes coágulos pode levar à sua migração, agora com o nome de êmbolo, por toda a árvore venosa até o coração e os pulmões, caracterizando-se assim a Embolia Pulmonar.

A Embolia Pulmonar, dependendo da quantidade de artérias pulmonares acometidas e da existência de outras doenças cardíacas e/ou pulmonares pode ser muito grave e até fatal.
 
 

O Perigo a Longo Prazo
De dois a cinco anos após a ocorrência da Trombose Venosa Profunda, as cicatrizes deixadas pelos coágulos no interior das veias pode levar ao aparecimento de uma complicação muito incômoda e dispendiosa, a Síndrome Pós-Flebítica. Esta síndrome é caracterizada pela inchação crônica da(s) perna(s), pigmentação escura da pele, eczema e endurecimento da pele, além do aparecimento de grandes varizes e úlceras de perna.

Fatores de Risco

Quem Pode Desenvolver a Doença
A Trombose Venosa Profunda, hospitalar ou extra-hospitalar, ocorre com mais freqüência em pessoas portadoras de determinadas condições que podem facilitar a formação de coágulos no interior das veias das pernas - condições predisponentes. São elas:

- idade avançada;
- impossibilidade ou dificuldade de andar ou se movimentar normalmente;
- obesidade;
- presença de varizes grossas nas pernas;
- período pós-operatório;
- fase final da gestação e pós-parto;
- uso de anticoncepcionais orais e terapia de reposição hormonal;
- presença de insuficiência cardíaca;
- presença de doença maligna (câncer) em atividade;
- história anterior de outra trombose venosa;
- indivíduos com anormalidade genética do sistema de coagulação (trombofilia);
- tabagismo.

Situações Desencadeantes

O Que Pode Estimular o Aparecimento da Doença
Na população hospitalizada, diversas circunstâncias como a internação com repouso prolongado no leito e grandes cirurgias, vários fatores de risco estão presentes simultaneamente, podendo desencadear o aparecimento da trombose venosa.

Nas pessoas em ambientes extra-hospitalares, a trombose venosa ocorre principalmente em situações em que a estase venosa se acentua nos membros inferiores, isto é, quando se permanece sentado ou de pé por longos períodos, fazendo com que haja uma dificuldade do retorno do sangue ao coração, forçando seu acúmulo nas veias das pernas.

São situações bastante comuns:

- Viagens Aéreas Prolongadas (acima de 10 a 12 horas de duração):
Complicação mais freqüente na classe turística (mas também ocorre na 1 á classe e na classe executiva) por causa de seus assentos mais estreitos e menor distância entre as cadeiras. Os assentos junto às janelas, por dificultarem a movimentação, podem, em certos casos, funcionar como inibidores da mobilização do passageiro. É importante lembrar que os sinais e sintomas da doença podem manifestar-se durante a viagem ou até vários dias após a mesma.

A ingestão de álcool ou de comprimidos para dormir podem, por aumentar a imobilidade e o relaxamento muscular, contribuir para o aparecimento da doença.

- Viagens Terrestres:
As viagens de ônibus, mesmo prolongadas, têm menor influência no desencadeamento da doença. Isto é devido às constantes paradas (a cada 2 ou 3 horas), fazendo com que os passageiros automaticamente se movimentem, diminuindo os efeitos da estase sangüínea. Porém, as circunstâncias especiais que possam prolongar a permanência do passageiro no veículo (engarrafamentos, acidentes, etc) podem facilitar o aparecimento da doença.

Também as viagens de automóvel são possíveis desencadeadores de fenômenos trombóticos nas veias, dependendo, principalmente, do conforto e da permanência prolongada no assento sem mobilização.

Merecem atenção especial os caminhoneiros e alguns motoristas de ônibus urbanos, submetidos a condições extremas de trabalho, com longas e extenuantes horas de trabalho, instalados em assentos pouco confortáveis e em locais com temperatura elevada.

Outro grupo interessante e não menos importante inclui indivíduos idosos e que tem como distração o estabelecimento de infindáveis jogos de cartas ou mesmo outros jogos. É bastante freqüente, em virtude dos longos períodos em que permanecem sentados com as pernas para baixo e mobilizando-se raramente, o aumento da estase venosa e a ocorrência de trombose venosa profunda.

Medidas Preventivas

O que fazer para evitar
A profilaxia da Trombose Venosa Profunda e, conseqüentemente, da Embolia Pulmonar, é uma preocupação constante da classe médica e das instituições que produzem este Guia.

A prevenção em regime hospitalar gerou a criação do Protocolo Nacional de Profilaxia da Trombose Venosa Profunda e sua implementação pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) e, mais recentemente, o lançamento das diretrizes da SBACV, que orientam a classe médica brasileira em relação à prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

A prevenção extra-hospitalar da doença, é caracterizada por uma série de medidas e posturas simples que devem ser adotadas pelos portadores de condições de risco.

Estas medidas devem facilitar o retorno do sangue venoso.

São Elas:
- realização de pequenas caminhadas rotineiramente a cada 2 horas;

- movimentação ativa dos pés e pernas durante o período em que permanecem sentados;

- utilização de roupas confortáveis e mais largas durante as viagens;

- não utilizar ou utilizar com moderação as bebidas alcoólicas;

- evitar ouso de comprimidos para dormir;

- evitar o fumo;

- as pessoas com maior dificuldade de locomoção devem dar preferência às poltronas no corredor das aeronaves, ou mesmo dos ônibus, visando as caminhadas regulares, ou o deslocamento nas paradas rotineiras;

- utilização sob orientação e prescrição médica, de meias de compressão elástica, particularmente nas pessoas com insuficiência venosa e/ou varizes;

- em algumas circunstâncias, sob estrito controle e indicação médicas, pode ser necessária a utilização de substâncias anticoagulantes.

A utilização adequada destas medidas pelas pessoas portadoras de condições predisponentes ao aparecimento da Trombose Venosa Profunda com certeza irá contribuir para diminuir a incidência de episódios de tromboembolismo venoso em viagens.

A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, a Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial lhe desejam uma boa e tranqüila viagem.

Para maiores informações consulte seu médico ou entre em contato com a SBACV.
 
ORGANIZAÇÃO:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR
Rua: Piauí, nº 217 - sl. 203 - Belo Horizonte
CEP: 30150-320
E-mail: secretaria@sbacv-nac.org.br

REDAÇÃO:
Dr. Jackson Silveira Caiafa
Sócio da SBACV
Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Naval Marcílio Dias - RJ

COLABORAÇÃO:Dr. Airton Delduque Frankini
Sócio Titular da SBACV
Dr. Liberato Karaoglan de Moura
Sócio Titular da SBACV
Dra. Maria Elisabeth Rennó de Castro Santos
Presidente da SBACV

APOIO:Associação Médica Brasileira
Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial

Fonte Boa Saúde

VIH/SIDA: Portugal é o terceiro da União Europeia em novas infecções

Taxa de diagnóstico tardio é o dobro da média europeia. Em 2011 realizaram-se menos testes.
 
Estónia e Letónia são os dois únicos países que, no panorama da União Europeia de novos casos de infecção pelo vírus VIH/sida, ocupam um lugar pior do que o nacional. O que significa que a posição portuguesa causa pouca inveja. Os dados foram ontem apresentados pelo deputado Ricardo Baptista Leite, numa conferência que assinalou os 20 anos da Associação Abraço e em que se ficaram a conhecer outros números sobre o cenário da doença em Portugal.
 
Até ao fim de Outubro, contavam-se no País 42 350 casos de infecção por VIH notificados desde 1983. «Em qualquer dos estádios da infecção tem havido algum decréscimo de casos», referiu António Diniz, director do Programa Nacional para a Infecção VIH/sida. Ainda assim, os números estão distantes do zero, meta desejada para novas infecções, número de mortes e para a discriminação.
 
Isto apesar de a luta contra o VIH/sida «continuar a ser um programa de saúde prioritário», com verbas garantidas, correspondentes a «8% das verbas dos jogos sociais atribuídas à saúde». Palavras que agradaram a Margarida Martins. A directora executiva da Abraço ficou satisfeita por saber que «há garantia de que vai ser possível lançar novos projectos. Até porque este ano tem havido uma redução muito grande dos apoios. Assim, fica a esperança de que o próximo ano seja melhor», disse ao Destak.
 
Programas a manter
António Diniz deixou ainda a garantia que o Programa de Troca de Seringas não vai acabar, embora tenha diminuído (de 2,66 milhões em 2010 para 1,21 milhões em 2011). Pelo contrário, «vai continuar e poderá mesmo ser reforçado». E vai também prosseguir a distribuição gratuita de preservativos, que também caiu (de 6 milhões para 5,1), assim como os testes de diagnóstico precoce (de 23 966 testes realizados em 2010 para 19 620 no ano passado). Aliás, segundo António Diniz, por cá a taxa de diagnósticos tardios é de 65%, o dobro daquela que é registada na Europa, o que torna esta uma área prioritária.
 
Reduzir em 25% as infecções em quatro anos
Vinte anos depois de ter sido criada, a Abraço lançou ontem um apelo para a acção. Porque a infecção pelo VIH/sida «está longe de estar controlada» e porque «os desafios económicos actuais» fazem prever um agravamento da situação, pede a todos que se juntem para exigir «uma política de informação, educação e prevenção da transmissão da infecção», o aumento do esforço de um diagnóstico precoce, a garantia de melhor acesso aos cuidados de saúde e acesso universal aos tratamentos.
 
Exigências que se juntam aos objectivos do Plano Nacional para a Infecção VIH/sida 2012-2016. O que se pretende é reduzir em 25% o número de novas infecções, em 50% o número de novos casos de sida, assim como as mortes pela doença, reduzir para 35% os diagnósticos tardios de infecção pelo VIH, aumentar para 95% a proporção de indivíduos que dizem usar preservativo em relações sexuais ocasionais e fixar em zero a transmissão de mãe para filhos.
 
Fonte Destak

Estratégia Europeia para a droga defende tratamentos variados para evitar mortes

A próxima Estratégia Europeia para a Toxicodependência defende que os estados devem fornecer tratamento para consumidores de todos os tipos de drogas e concentrar-se em reduzir o número de mortes relacionadas com o consumo.
 
A estratégia a vigorar de 2013 a 2020, adotada pelo Conselho da União Europeia no dia 11 deste mês e divulgada à agência Lusa, salienta que é preciso haver "recursos apropriados e dirigidos" nos estados da União para permitir aplicar os objetivos definidos.
 
Para reduzir a procura de drogas, o Conselho defende que é preciso "investir e investigar" medidas de "redução de riscos eficazes para reduzir substancialmente o número de mortes direta e indiretamente relacionadas com drogas e doenças infecciosas" associadas, como o VIH e a hepatite.
 
Fonte Destak

Portugal: Hospitais continuam a endividar-se apesar da Lei dos Compromissos

Os hospitais continuam a contrair dívidas superiores às definidas na Lei dos Compromissos, que visa evitar o endividamento, e só à indústria farmacêutica devem 1.197 milhões de euros, com um prazo médio de pagamentos de 495 dias.
 
Em entrevista à agência Lusa, Ana Paula Carvalho, da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma), revelou que 70 por cento da dívida de 2011 já foi liquidada, mas que esta continua a crescer e em outubro situava-se nos 1.197 milhões, o que "é insustentável".
 
A responsável reconhece, contudo, o esforço do Ministério da Saúde, que entre julho e agosto pagou 532 milhões de euros de dívidas às empresas farmacêuticas e, desde então, tem prosseguido o pagamento.
 
Fonte Destak

Portugal: Parecer sobre racionamento de medicamentos foi divulgado apenas para "fazer ruído"

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM) afirmou que o parecer do Conselho de Ética e Deontologia Médica da OM sobre racionamento de medicamentos foi  divulgado para "fazer ruído" e é apenas "um documento interno".
 
"O parecer é um documento interno não homologado pela OM e foi enviado para a comunicação social para introduzir ruído sobre o assunto", defendeu o bastonário, José manuel Silva, em declarações à Lusa.
 
O parecer do Conselho de Ética e Deontologia Médica da OM (CNEDM), hoje divulgado, considera que "o parecer do CNECV (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida) [sobre racionamento de medicamentos] está bem redigido, é equilibrado, evita a controvérsia estéril, em suma, é um bom documento convocando à reflexão ética", contrariando a posição do bastonário da OM.
 
Fonte Destak

Hospital Erasto Gaertner reduz índices de infecção com software inteligente

O Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, apostou em sistemas inteligentes de gestão de informações clínicas para ajudar médicos e enfermeiros a reduzir os índices de infecção e eventos adversos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
 
Atualmente, o uso do software da Epimed Solutions permite ao gestor ter uma visão ampla e minuciosa do que acontece na UTI, possibilitando a cobertura de um número muito maior de pacientes e com maior eficiência em comparação ao monitoramento manual.
 
 
O sistema disponibiliza dados que permitem ao gerente comparar o desempenho da unidade com UTIs de outros hospitais e identificar processos críticos e oportunidades de melhoria.
 
Através da internet, também é possível interferir na tomada de decisões referentes ao tratamento dos pacientes internados nas unidades.
 
Fonte SaudeWeb

PF faz busca e apreensão em unidades de saúde do Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpriu nesta quinta-feira (20) 14 mandados de busca e apreensão na cidade do Rio e em mais quatro municípios fluminenses. O objetivo é coibir irregularidades na gestão do sistema de saúde de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
 
Os mandados foram expedidos a pedido do Ministério Público Estadual, pela 1ª Vara Federal de Duque de Caxias. No município, os agentes federais fazem buscas na casa do prefeito José Camilo Zito.
 
Os outros municípios onde os mandados estão cumpridos são Areal, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do estado.
 
Também estão previstas apreensões de bens em diversos postos de saúde e no Hospital Municipal Moacir Rodrigues do Carmo, em Caxias.
 
Fonte SaudeWeb

Ibes é nova acreditadora homologada pela ONA

Entidade iniciará suas atividades no início de 2013
 
O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) é o mais novo instituto homologado pela ONA e conta com um time de avaliadores com experiência em gestão da qualidade e processos de avaliação nacionais e internacionais. O IBES iniciará suas atividades no início de 2013.
 
“A certificação de qualidade de uma instituição deve ser a garantia de que há, efetivamente, segurança para o paciente e esse será nosso papel, contribuir para melhorar a assistência prestada à população”, diz a diretora de avaliação e certificação, Vanice Costa.
 
A proposta do Instituto é também oferecer cursos e treinamentos sobre temas importantes para os profissionais que irão conduzir, participar e atuar nas instituições certificadas. “O compromisso com o aprendizado deve ser permanente, o processo de certificação é um caminho sem volta que exige o envolvimento de todos os profissionais na busca da melhoria contínua e para isso teremos várias atividades de suporte no IBES”, explica a farmacêutica Aléxia Mandolesi Costa e também presidente e diretora de ensino e capacitação da entidade.
 
Fonte SaudeWeb

ONA disponibiliza novas normas orientadoras

Reestruturação foi necessária principalmente porque algumas normas passaram a incorporar muitos assuntos, o que tornou mais complexo o conteúdo, dificultando seu entendimento
 
Novas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação, aprovadas por representantes das Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs), entram em vigor a partir do dia 1 º de janeiro de 2013.
 
Jaqueline Gonçalves, assessora técnica da organização, explica que a reestruturação foi necessária principalmente porque algumas normas passaram a incorporar muitos assuntos, o que tornou mais complexo o conteúdo, dificultando seu entendimento. No final, o processo resultou no aumento de 12 para 19 Normas Orientadoras:
 
NO 1 – Diretrizes do Sistema Brasileiro de Acreditação;
 
NO 2 – Inscrição na Organização Nacional de Acreditação;
 
NO 3 – Avaliação para o Diagnóstico Organizacional;
 
NO 4 – Avaliação para a Acreditação;
 
NO 5 – Avaliação para o Selo de Qualificação ONA;
 
NO 6 – Relatório de Avaliação;
 
NO 7 – Divulgação da Certificação Concedida;
 
NO 8 – Acompanhamento da Certificação;
 
NO 9 – Avaliação para Recertificação;
 
NO 10 – Avaliação de Upgrade;
 
NO 11 – Notificação de Irregularidades do SBA/ONA;
 
NO 12 – Código de Ética;
 
NO 13 – Instituições Acreditadoras;
 
NO 14 – Avaliadores do Sistema Brasileiro de Acreditação;
 
NO 15 – Comitê de Certificação;
 
NO 16 – Cooperação Técnica;
 
NO 17 – Produção, Revisão e Validação das Normas e dos Manuais do SBA/ONA;
 
NO 18 – Formação e Capacitação para Disseminação da Metodologia ONA;
 
e NO 19 – Uso das Marcas ONA.
 
Fonte SaudeWeb