Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

SP envia 15 milhões de torpedos para incentivar doação de sangue no fim do ano

Campanha do governo estadual visa evitar baixa nos estoques durante um período em que há quedas no número de doações
 
Com o slogan " Não dê férias para a doação de sangue" , a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começou a disparar cerca de 15 milhões de torpedos em todo estado para convocá-los a doarem sangue durante o período das festas. As mensagens serão encaminhadas até o início de janeiro para os clientes da operadora Claro.
 
Além de incentivar a doação de sangue, a mensagem também indicará o site da Secretaria, onde é possível consultar o endereço dos mais de 100 postos de coleta de todo o Estado (www.saude.sp.gov.br/doesangue) e o horário de funcionamento das unidades, inclusive no feriado prolongado de Ano Novo. Os torpedos também irão informar o endereço da página da Secretaria no Facebook (www.facebook.com/spsaude).
 
Em média, nesta época do ano, as doações de sangue chegam a cair até 30% no Estado.
 
O objetivo da iniciativa é garantir os estoques nos hospitais em uma época em que costuma haver aumento no número de acidentes e, com isso, um grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue.
 
Para doar sangue basta ter entre 16 e 67 anos, estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto. É recomendável evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente.
 
"A doação de sangue é fundamental o ano inteiro. Porém, neste período de festas de fim de ano, este ato de solidariedade torna-se ainda mais necessário para evitar a redução dos estoques neste período e também no início do próximo ano", afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.
 
Fonte isaude.net

Paraná dobra estrutura do Samu para garantir atendimento no Litoral

Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar mais uma UTI móvel à disposição do Samu durante a temporada de verão.
Foto: SES/PR
Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar
mais uma UTI móvel à disposição do Samu durante
a temporada de verão
Região também conta com a Central de Regulação Médica do Litoral, que vai qualificar o atendimento em saúde
 
O governo do Paraná vai dobrar o número de ambulâncias e colocar mais uma UTI móvel à disposição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) durante a temporada de verão. Será a primeira temporada com o Samu Litoral em operação. A região também conta, a partir deste ano, com a Central de Regulação Médica do Litoral, que vai qualificar o atendimento em saúde.
 
" A Central será responsável por ordenar os atendimentos de urgência e emergência na região, possibilitando que o paciente seja atendido de forma ágil" , destacou o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
 
O Samu Litoral em funcionamento desde julho, com sete ambulâncias de suporte básico distribuídas nos municípios da região e uma de UTI móvel posicionada em Paranaguá será reforçado durante a Operação Verão. Os profissionais poderão contar com mais sete ambulâncias de simples remoção (uma em cada município) e mais uma de UTI móvel, com base em Guaratuba.
 
Segundo o coordenador de Políticas de Urgência e Emergências da Secretaria da Saúde, Vinícius Filipak, o solicitante será orientado pelo médico, que coordenará todo o processo pré-hospitalar. Caso haja necessidade, ambulância ou helicóptero será deslocado para prestar os primeiros socorros e encaminhar o paciente para uma unidade de referência.
 
Além disso, o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergência (Siate) também estará em funcionamento, com três ambulâncias posicionadas nos quartéis do Corpo de Bombeiros de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.
 
Nos feriados de Ano-Novo e Carnaval, o número de profissionais de saúde será ampliado, principalmente em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, que concentram o maior número de balneários. A ações tiveram início no Natal.
 
As mudanças fazem parte das ações da Operação Verão Paraná 2012-2013, lançada pelo governador Beto Richa, na quinta-feira (20), em Matinhos. Os principais postos de atendimento e hospitais de referência para atendimento no litoral começam a funcionar com reforço de profissionais. Haverá cerca de 2 mil plantões médicos, 900 de enfermagem e 2 mil de técnicos de enfermagem, além de ambulâncias, helicóptero, equipamentos, medicamentos e outros insumos de saúde.

Afogados
O Centro de Recuperação de Afogados, instalado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (Matinhos), volta a funcionar nesta Operação Verão. Situado em local estratégico, entre Pontal do Paraná e Guaratuba, a unidade é especializada em atender acidentes aquáticos, como afogamentos, acidentes com águas-vivas, caravelas e outros animais marinhos.
 
Como no ano passado, o resgate no litoral também contará com aeronave do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo do Paraná (Graer-PR). Uma equipe médica estará de plantão no helicóptero nos fins de semana e feriados. Os casos mais graves serão encaminhados diretamente ao Hospital Regional do Litoral (Paranaguá) ou até mesmo para Curitiba.
 
O Hospital Regional do Litoral será a principal referência para alta complexidade na região. Com 162 leitos gerais e 21 leitos de UTI, o hospital também terá mais profissionais durante a temporada de verão. Serão dois enfermeiros, um médico e oito técnicos de enfermagem a mais para o pronto-socorro do hospital.
 
Fonte isaude.net

Aveia é um dos maiores aliados nas dietas de emagrecimento

Alimento é altamente nutritivo, rico em fibras e controlador natural do apetite
 
Cereal altamente nutritivo, além de ser fonte de carboidrato, vitaminas e minerais, a aveia é rica em fibras. Por retardar o esvaziamento gástrico, funciona como um controlador natural do apetite. Atualmente é um dos maiores aliados nas dietas de emagrecimento.
 
Estudo recente realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo aponta que dietas de baixa caloria que incluem aveia, a perda de peso é 60% maior.
 
A aveia é rica em beta-glucana, fibra solúvel que, além de deixar o bolo alimentar por mais tempo no trato digestivo o que mantém uma pessoa satisfeita reduz a absorção de gordura e glicose, que terminam por ser eliminadas nas fezes.
 
A fibra, que também é encontrada em outros grãos integrais como centeio, cevada e trigo, auxilia também na redução de diabetes e doenças cardiovasculares, doenças ligadas ao excesso de peso.
 
Mas, atenção, a quantidade diária recomendada é de apenas duas colheres de sopa por dia. Em excesso ela diminui consideralvelmente a absorção da gordura corporal, prejudicando a captação de outros nutrientes.
 
Fonte R7

Esclerose múltipla: saiba mais sobre essa doença

Patologia atinge 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo
 
Mal que atinge 2,5 milhões de pacientes em todo o mundo, a esclerose múltipla é uma doença inflamatória autoimune do sistema nervoso central, que provoca dificuldades motoras, sensitivas e visuais, além de comprometer a qualidade de vida dos pacientes.
 
O comprometimento cognitivo é comum em pacientes diagnosticados, sendo alguns domínios neurológicos mais afetados pela doença como a velocidade de processamento de informação, necessária, por exemplo, quando uma pessoa dirige um carro, o raciocínio abstrato, que irá auxiliar no equilíbrio do orçamento doméstico, a memória recente de evocação, usada quando é necessário relembrar o nome de um antigo colega, a fluência verbal, quando a pessoa não encontra a palavra correta durante uma conversa, e o julgamento e tomada de decisão, essenciais para que a pessoa julgue os pró-s e contras ao fazer uma escolha.
 
As alterações cognitivas, assim como os sintomas motores e visuais, costumam aparecer precocemente e podem agravar com o passar dos anos. O grau de comprometimento e gravidade pode variar muito de um paciente a outro.
 
Os sintomas mais comuns da doença são: perda visual em um ou ambos os olhos, perda de força muscular em um braço ou perna, parestesia (sensação tátil anormal, como formigamento), visão dupla, dificuldade de coordenação, tremor, disfunção da bexiga e dos intestinos (incontinência).
 
Esses sintomas se desenvolvem em duas a quatro semanas em pacientes jovens (20-40 anos) e podem melhorar espontaneamente nos primeiros anos de doença.
 
Com o passar dos anos, o paciente pode ainda apresentar apatia, desatenção, euforia, choro súbito, entre outros. Alguns desses sintomas são evidentes e outros sutis, por isso, é preciso consultar um especialista para esclarecimento adequado.
 
O tratamento proporciona uma estabilização da doença e permite que o paciente tenha melhor qualidade de vida. A intervenção precoce com o uso de medicamentos no estágio inicial do diagnóstico pode retardar o desenvolvimento de novos surtos e riscos de incapacidade neurológica causada pela doença.
 
Fonte R7

Câncer no estômago tem maior incidência em homens

Homens que fumam e bebem são as principais
vítimas do câncer de estômago
Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas são as principais vítimas
 
Também denominado câncer gástrico, a doença tem sua maior incidência em homens e se dá por volta dos 70 anos. Cerca de 65% dos pacientes diagnosticados com câncer de estômago têm mais de 50 anos.
 
No Brasil, esses tumores aparecem em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres. No resto do mundo, dados estatísticos revelam declínio da incidência, especificamente nos Estados Unidos, na Inglaterra e outros países mais desenvolvidos.
 
É possível prevenir a doença seguindo uma dieta balanceada, composta de vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras, desde a infância. Uma dieta pobre em carnes e peixes e nas vitaminas A e C ou ainda alto consumo de alimentos defumados, enlatados, com corantes ou conservados em sal, são fatores de risco para esse tipo de câncer.
 
Fumantes que ingerem bebidas alcoólicas ou que já tenham sido submetidos a operações no estômago têm maior probabilidade de desenvolver esse tipo de câncer, assim como pessoas com parentes que foram diagnosticados com câncer de estômago.
 
Fonte R7

Calor e chuva elevam em 30% acidentes com animais peçonhentos

Saiba quais cuidados devem ser tomados em caso de picadas
 
O tempo quente e chuvoso, característico entre os meses de dezembro e março, eleva em cerca de 30% os acidentes com animais peçonhentos. A estimativa é do Instituto Butantan, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, que alerta para os cuidados a serem tomados em caso de picadas.
 
Ao contrário do que se costuma ouvir, não se deve amarrar o local do ferimento, pois pode produzir necrose, além de não evitar a disseminação do veneno, informa o site da secretaria.
 
Em caso de acidentes com cobras, por exemplo, o Instituto Butantan recomenda, se possível, lavar o local afetado somente com água e sabão e não passar outro produto ou medicação.
 
Quanto à ferroada de escorpião, a primeira medida que deve ser adotada é pôr compressas de água morna sobre a ferida. Essas medidas ajudam a aliviar a dor até a chegada ao serviço de saúde mais próximo.
 
Em caso de picadas de aranhas e queimaduras de taturanas, o instituto destaca que é importante não mexer no ferimento e procurar atendimento médico imediatamente.
 
Para evitar os acidentes, alguns cuidados devem ser adotados: manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios; vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha; colocar telas nas janelas; vedar ralos de pia, tanque e de chão com tela ou válvula apropriada; examinar roupas, calçados, toalhas e roupas de cama antes de usá-las; andar sempre calçado e usar luvas ao trabalhar com diferentes materiais.


Fonte R7

Concurso Prefeitura de Araçatuba - SP

A Prefeitura de Araçatuba, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 94 vagas

Inscrições:
De 21 a 31 de dezembro de 2012 pelo www.consesp.com.br


Valor
R$ 25,00, R$ 35,00 e R$ 50,00

Remuneração:
R$ 703,18 a R$ 2.713,10.

Provas:
Provas objetivas: 3 de fevereiro

Cargos:
Fundamental - Atendente, Atendente - Samu, Motorista categoria D e E e Motorista - Samu;

Médio - Técnico de Enfermagem;

Superior - Enfermeiro - Samu, Médico Alergista e Imunologista, Médico Auditor e Autorizador, Cardiologista, Cirurgião Geral, Cirurgião Pediatra, Cirurgião Plástico, Cirurgião Vascular, Clínico Geral, Endocrinologista e Metabolista, Ginecologista, Hematologista, Nefrologista, Neurocirurgião, Neurologista, Oftalmologista, Ortopedista e Traumatologista, Pediatra, Plantonista, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra, Reumatologista e Ultrassonografista.

Prefeitura de Água Branca - AL

A Prefeitura de Água Branca - AL realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
Até 28 de dezembro pelo http://www.fapec-al.com.br


Provas:
Haverá prova objetiva

Cargos e vagas:
Nível Fundamental Completo: Eletricista (01); Motorista CNH B (07); Motorista CNH D (08); Motorista Escolar CNH D (02); Operador de Máquina (01).

Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais (40); Auxiliar de Serviços Gerais (08); Auxiliar de Vigilância Escolar (08); Coveiro (01); Jardineiro (01); Operador de Trator Agrícola (02); Pedreiro (01).

Nível Médio: Agente Administrativo (16); Agente Comunitário de Saúde PACS 07 (Tabuleiro) (04); Agente Comunitário de Saúde PACS 08 (Zona Urbana) (01); Agente Comunitário de Saúde PSF 02 (Alto dos Coelhos) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 04 (Quixabeira) (03); Agente Comunitário de Saúde PSF 06 (Estreito) (05); Agente de Arrecadação (01); Agente de Endemias (06); Almoxarife (01); Assistente Administrativo Educacional (08); Assistente de Bibliotecário (03); Auxiliar de Consultório Dentário (03); Auxiliar de Enfermagem (04); Digitador (13); Digitador (PD) (01); Guarda Municipal (10); Técnico de Enfermagem (01); Técnico em Nutrição (01).

Nível Superior: Assistente Social (05); Biomédico (01); Contador (01); Educador Físico (01); Enfermeiro (02); Enfermeiro (CAPS) (01); Enfermeiro para PSF (03); Engenheiro Civil (01); Farmacêutico (01); Fisioterapeuta (03), Fonoaudíologo (01); Médico Cardiologista (01); Médico Cirurgião Geral (01); Médico Dermatologista (01); Médico Endocrinologista (01); Médico Gastroenterologista (01); Médico Generalista (01); Médico Generalista para PSF (01); Médico Ginecologista Obstetra (01); Médico Laringologista (01); Médico Oftalmologista (01); Médico Ortopedista (01); Médico Pediatra (01); Médico Pneumologista (01); Médico Urologista (01); Médico Veterinário (01); Nutricionista (02); Odontólogo para PSF (03); Procurador (02); Professor de Educação Física (04); Professor de Ensino Fundamental I (41); Professor de Língua Inglesa (01); Professor de Matemática (02); Psicólogo (03); Psicólogo Escolar(01); Secretário Escolar (08).

Concurso Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP

O Instituto Lauro de Souza Lima - Bauru - SP realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 17 de dezembro de 2012 a 10 de janeiro de 2013, no Setor de Sessão de Pessoal, Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, Km 225/226, Aimorés, Bauru-SP ou pelo www.saud
e.sp.gov.br

Valor:
R$ 60,85.

Remuneração:
R$ 1.993,02

Área:
Médico Especialidade: Medicina do Trabalho

Provas:
Prova objetiva: 20 de janeiro de 2013

Instituto Benjamin Constant - IBC/RJ

O Instituto Benjamin Constant (IBC) – RJ, Centro de Referência Nacional na área de Deficiência Visual, realiza concurso para provimento de 69 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo www.institutoaocp.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 55,00

Remuneraçao:
De R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33

Cargos:
Médio/Técnico - Assistente de Alunos, Assistente em Administração, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade;

Superior - Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Oftalmologista/Órbita, Oftalmologista/Retina, Psicólogo, Professor da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para Educação Física, Educação Infantil, Física, Geografia, Matemática, Química, Ambiente, Saúde e Segurança/Massoterapia, Artes/Artes Plásticas, Artes/Música, Ciências Físicas e Biológicas, Ensino Fundamental (1º segmento), História, Inglês, Língua Portuguesa, Orientação e Mobilidade, Sistema Braille e de Estimulação Precoce.

Concurso Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos - SP

O Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos, São Paulo, realiza concurso para provimento de 27 vagas

Inscrições:
Até 3 de janeiro de 2013 pelo www.cetroconcursos.org.br


Cargos:
Oficial de Saúde, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro

Remuneração:
R$ 782,17, R$ 1.028,74 e R$ 1.464,83

Valor:
R$ 25,00, R$ 35,00 e/ou R$ 45,00

Provas:
Prova objetiva: 17 de fevereiro de 2013
Haverá prova de títulos.

Concurso Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP realiza concurso para provimento de 4 vagas

Inscrições:
De 10 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013 na rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus-SP, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico - Cirurgia Geral

Seleção:
Haverá análise Curricular

Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará - CRF/PA

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF - PA) realiza concurso para preenchimento de 13 vagas para Belém, Marabá e Santarém.

Inscrições:
Até 18 de janeiro de 2013 pelo www.portalfic.com.br


Valor:
Entre R$ 90,00 e R$ 140,00.

Cargos:
Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo Geral e Técnico em Contabilidade, Assessor de Comunicação Social, Fiscal e Secretária Executiva Bilíngue.

Remuneração:
De R$ 753,23 a R$ 4.584,14

Provas:
Prova escrita: 3 de fevereiro de 2013

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.
Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.
Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção.

Prefeitura de Garopaba (SC) lança edital de processo seletivo

Foi aberto pela Prefeitura de Garopaba o processo seletivo nº 23/2012, com o objetivo de preencher cargos e formar cadastro reserva para os quadros da rede municipal de saúde. São ofertadas 04 vagas temporárias de níveis fundamental, médio e superior, com vencimentos que variam entre R$ 488,10 e R$ 2.975,55 por jornada de trabalho de 8, 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Odontólogo, Professor de Educação Física, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Vigilante, Fiscal de Vigilância Sanitária, Monitor de Oficina Terapêutica e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas do dia 27 de dezembro à 11 de janeiro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba, situada na Rua Antonio José Botelho - Prédio do ESF, Centro.
 
ProvaO processo seletivo será constituído de Análise dos documentos apresentados e entrevista.
 
A análise dos documentos apresentados, consiste na observância da entrega dos documentos, dos títulos acadêmicos, da experiência profissional e do perfil para desempenho na atenção à saúde.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições no diário oficial dos municípios e na página oficial da Prefeitura de Garopaba - www.garopaba.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Capistrano - CE

No Estado do Ceará foi divulgado o edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público na Prefeitura de Capistrano. O certame destina-se ao preenchimento de 1.136 vagas, sendo 284 imediatas e 852 para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 5.000,00.
 
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Vigilância a Saúde, Assistente Social, Assistente Social - CAPS, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Saúde Bucal, Dentista - PSF, Enfermeira - PSF, Enfermeira Hospital, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Merendeira, Motorista, Pedagogo, Professor PEB II (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música e Português), Psicólogo, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional - CAPS, Veterinário e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 28 de dezembro de 2012 a 28 de janeiro de 2013, através do site www.neoexitus.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
A prova está prevista para ser realizada no dia 03 de março de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, em locais a serem divulgados através dos cartões de inscrição a partir do dia 20 de fevereiro de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues ou enviados via sedex para:
 
SAC - Serviço de Atendimento ao Candidato - situado na rua Barão de Aracati, 2820 - bairro Joaquim Távora - Cep: 60115-082 - Fortaleza/CE.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Divinópolis (MG) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, Estado de Minas Gerais, através do Diário Oficial dos Municípios, divulgou editais nº. 082 e 083/2012 – SEMUSA para realização de processo seletivo. Serão preenchidas 05 vagas de níveis médio/técnico e superior, com salário de até R$ 3.012,28, mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Cargos: Técnicos em Enfermagem (3) e Dentista (2).
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até o dia 28 de dezembro de 2012 o Curriculum Vitae.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis;
Maior tempo de experiência profissional na área;
Estar quite com o Serviço Militar;
Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.

Hospital das Clínicas – SP abre concurso público

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - HCFMUSP lançou edital n°146/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de uma vaga para Agente Técnico de Assistência a Saúde, na função de Fonoaudiólogo para a Diretoria Executiva do Instituto Central. Os interessados deverão ter a formação em curso superior de Fonoaudiologia e registro no Conselho Profissional.
 
O contratado será submetido ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho e receberá o salário de R$ 1.269,02 em jornadas de 30h semanais, além de auxílio alimentação e vale-transporte.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 18 de janeiro de 2013, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 60,85.

A previsão é de que os candidatos sejam avaliados por meio de prova escrita com 25 questões objetivas de múltipla escolha, além de prova prática oral para avaliar conhecimentos e habilidades do candidato relacionadas com as atribuições inerentes à função e prova de títulos.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Processo seletivo da Prefeitura de Santa Maria de Jetibá - ES

A Prefeitura de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, lançou edital n° 004/2012 de processo seletivo, objetivando a contratação temporária de profissionais na área de Saúde. O certame disponibiliza 69 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com remuneração de até R$ 2.295,01, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
Vagas
Nível Fundamental: Auxiliar Geral (08), Pedreiro (CR), Vigia (CR), Motorista (CR).
 
Nível Médio: Atendente Ambulatório (13), Auxiliar de Escritório (02), Auxiliar de Enfermagem (06 + CR), Assistente de Gestão (01), Atendente de Farmácia (03), Técnico em Radiologia (02), Escrituário (CR).
 
Nível Superior: Angiologista (01), Cardiologista (01), Clínico Geral (04), Dermatologista (01), Endocrinologista (01), Ginecologista (02), Infectologista (01), Médico do Trabalho (01), Neurologista (01), Oftamologista (01), Ortopedista (01), Otorrinolaringologista (1), Pediatra (02), Psiquiatra (1), Radiologista (01), Urologista (01), Terapeuta Ocupacional (01), Psicólogo (02), Farmacêutico (05), Farmacêutico/Bioquímico (CR), Biólogo (CR), Enfermeiro (02), Odontólogo (02), Fonoaudióloga (CR), Assistente Social (01), Nutricionista (CR).
 
As inscrições serão gratuitas e realizadas em formulário padrão, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Rua Hermannn Miertschink, nº 23, Centro - Santa Maria de Jetibá, no período de 2 a 04 de Janeiro de 2013 das 08:00 às 11:000 e de 13:00 às 16:00 horas.
 
A seleção será realizada por meio de Análise Curricular e Entrevista individual de caráter classificatório e eliminatório.

O resultado final do processo será publicado no dia 21 de Janeiro de 2013 no quadro interno de avisos da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá e no Site Oficial do Município.
 
O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Poços de Caldas - MG 2013

A Prefeitura de Poços de Caldas, Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas e a Divisão de Recursos Humanos, divulgou edital de concurso público destinado ao provimento de 82 vagas em diversos cargos. O concurso será executado através da empresa Cetro Concursos Públicos, Consultoria e Administração.
 
As vagas oferecidas são para profissionais de todos os níveis de escolaridade, com salários variados de R$ 550,89 a R$ 2.637,62.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente Funerário, Auxiliar de Manutenção Civil, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Públicos, Esteticista, Jardineiro, Massagista, Operador de Máquina Agrícola, Operador de Usina de Asfalto, Salva-Vidas, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil I, Condutor de Veículo de Urgência do SAMU, Instrutor de Bandas, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Odontologia, Técnico de Informática, Técnico de Laboratório de Análise Clínica, Técnico de Segurança do Trabalho, Agente Fiscal do PROCON, Técnico de Enfermagem do SAMU, Médico, Advogado, Analista de Sistemas, Fiscal de Tributos Municipais, Bioquímico, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Enfermeiro Assistencial do SAMU.

Inscrições
As inscrições ocorrerão em duas etapas:
- Primeira Etapa: atualização do cadastro para os candidatos inscritos no Concurso Público Edital 01/2011, no período de 14 a 31 de janeiro de 2013;

- Segunda Etapa: inscrições para novos candidatos, no período de 01 a 28 de fevereiro de 2013.

As inscrições poderão ser realizadas:
- Via internet, no endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br), no período de 01 a 28 de fevereiro de 2013;

- Pessoalmente ou por procuração, no período de 01 a 28 de fevereiro de 2013, das 12h às 18h, exceto sábados, domingos e feriados, na Divisão de Recursos Humanos da Prefeitura Rua Minas Gerais, nº 664, 1º andar, sala 102, centro, Poços de Caldas-MG.
 
As taxas variam de R$ 15,00 a R$ 45,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas objetivas (para todos os empregos públicos) e Dissertativa (para o emprego público de advogado) serão realizadas na cidade de Poços de Caldas - MG, na data provável de 21 de abril de 2013, em locais a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação para as Provas, a ser publicado em Jornal de Circulação Local, por meio de listas que serão afixadas no Prédio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, e divulgado no endereço eletrônico (www.cetroconcursos.org.br)), observado o horário oficial de Brasília/DF.

Os gabaritos da Prova Objetiva serão divulgados na data prevista de 23 de abril de 2013.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, contados a partir da data da homologação do resultado final, para cada emprego público, podendo, a critério da Prefeitura do Município de Poços de Caldas - MG, ser prorrogado uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso UFMT 2013

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou edital n° 12/2012 de concurso público, destinado ao provimento de 39 vagas técnico-administrativas em Educação. As oportunidades serão para as classes C, D e E com lotação nos campi Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e Cuiabá.

Os salários poderão variar de R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33, conforme o cargo e as jornadas de trabalho serão de 40h semanais para todos, exceto para Jornalista e Músico - Violino, que atuarão por apenas 25h por semana e para Médico - Clínico Geral, que terá jornada de 20h.

Cargos disponibilizados

 - Fundamental/Médio-Técnico - Classe C : Assistente de Laboratório e Auxiliar em Administração.

 - Médio - Classe D : Assistente em Administração, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Telecomunicações e Técnico em Laboratório/Química.

 - Superior - Classe E: Administrador, Biólogo, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Geólogo, Jornalista, Médico - Clínico Geral, Músico - Violino, Tecnólogo - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo/Rede de Computadores.

Para concorrer os interessados deverão dispor de R$ 40,00, R$ 55,00 e R$ 75,00, valores relativos à taxa de participação, e realizar inscrição de 14 a 24 de janeiro de 2013 pelo site www.ufmt.br.

Haverá prova objetiva, prevista para ser aplicada no dia 24 de fevereiro de 2013 em local e horário a serem informados a partir do dia 18 do mesmo mês, pelo site da instituição. Também será aplicada prova prática para Músico - Violino e Tecnólogo - Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo - Redes de Computadores no dia 17 de março de 2013, em Cuiabá.

O presente concurso público terá validade de 01 (um) ano, contado a partir da data da publicação do Edital de Homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Administração Superior da UFMT.

O assento do vaso sanitário é mesmo o local mais sujo da casa?

Se as pessoas tivessem que adivinhar qual o lugar mais sujo de suas casas, diriam normalmente “o vaso sanitário” ou pelo menos algum outro item do banheiro, não é o mesmo?
 
Apesar de qualquer coisa que tenha a ver com evacuação levar fama de “suja”, sinto-lhe informar que é mais seguro cortar seus legumes em um assento de vaso sanitário do que em uma tábua de cortar alimentos (utensílio de cozinha), já que a segunda tem 200 vezes mais bactérias fecais.
 
Quem chegou a essa conclusão foi o Dr. Chuck Gerba, professor de microbiologia da Universidade do Arizona (EUA), que estuda como as doenças são transferidas através do ambiente.
 
Seu trabalho envolve medir quantas bactérias são encontradas em utensílios domésticos, e de que tipos são. Ele particularmente procura por bactérias fecais, tais como a E. coli e a Staphylococcus aureus.
 
Em seus estudos, Gerba descobriu que no assento de toalete médio há cerca de 50 bactérias a cada 2,54 centímetros quadrados.
 
“É uma das coisas mais limpas da casa, em termos de micro-organismos”, diz. “É um padrão de ouro, não há muitas coisas mais limpas do que um assento de vaso sanitário quando se trata de germes”.
 
Isso pode ser porque todos temem que o banheiro fique sujo, então o limpam mais regularmente do que outras coisas, deixando-o sempre impecável.
 
O mesmo não é verdade para outros itens domésticos, no entanto. Bactérias vêm para a cozinha, por exemplo, por meio de produtos de carne crua ou vísceras de animais, onde um monte de bactérias fecais se origina.
 
E qual o item mais sujo em nossas casas? A esponja ou pano de cozinha. De acordo com Gerba, existem cerca de 10 milhões de bactérias por 2,54 centímetros quadrados em uma esponja, e um milhão em um pano de prato.
 
Em outras palavras, uma esponja de cozinha é 200.000 vezes mais suja do que um assento de vaso sanitário, e um pano de prato é 20.000 vezes mais sujo.
 
E é assim no mundo todo. “Sempre a coisa mais suja, de longe, é a esponja de cozinha”, diz John Oxford, professor de virologia da Universidade de Londres (Reino Unido) e presidente do Conselho de Higiene, um organismo internacional que compara os padrões de higiene em todo o mundo.
 
Seu mais recente estudo examinou amostras de casas em nove países diferentes, e descobriu que 21% dos panos de cozinha “visivelmente limpos” continham, na verdade, níveis elevados de contaminação. Os panos também falharam no teste bacteriano que procura por E.coli.
 
O estudo internacional também identifica bactérias fecais em outros lugares ao redor da casa. Essas já variam mais de um país para outro.
 
A Arábia Saudita tem os mais sujos frigoríficos, com 95% dos frigoríficos no estudo falhando no teste de bacteriologia para E.coli. Na África do Sul, o mais sujo item é a selagem em banheiros, com quase dois terços com níveis insatisfatórios de E. coli.
 
Embora seja indelicado dizer quais países são mais “sujos”, Oxford afirmou que países como Austrália e Canadá estão particularmente no topo da lista de higiene, enquanto países mais abaixo nessa lista são rotineiramente Índia e Malásia.
 
Fora de casa também há sujeira
Se a sua própria casa é suja, imagine outros locais. O escritório é um deles. O telefone, que as pessoas usam bastante, colocam perto da boca e não limpam com frequência, pode ser particularmente sujo.
 
Segundo Gerba, o ambiente de trabalho médio tem 400 vezes mais bactérias do que um assento sanitário.
 
O supermercado é outro local bastante sujo. Carrinhos de compras são especialmente ruins. E cerca de metade dos sacos de compras reutilizáveis têm bactérias fecais. Alguns têm mais bactérias fecais que roupas íntimas, porque estas são lavadas frequentemente, enquanto as sacolas não.
 
E agora, José?
E o que tudo isso significa para nós, em termos de riscos para a saúde?
 
A E. coli é uma bactéria indicadora. Ela pode não causar, por si só, alguma doença horrível, mas indica que há fezes por perto, e ela pode conter outros organismos, como Salmonella e Shigella, que são muito virulentos.
 
Mas também não há razão para pânico, visto que todos nós tocamos essas coisas surpreendentemente sujas todos os dias, e no geral não ficamos constantemente doentes.
 
“Temos sorte que, como evoluímos mais de dois milhões de anos atrás, temos todo um conjunto de genes cuja única função é fazer com que o sistema imunológico entre em ação”, diz Oxford.
 
Porém, não fique tão dependente da sorte. Levante-se agora mesmo, esterilize-se sua tábua de cortar alimentos, troque sua esponja de lavar louça e lave sua sacola de compras.
 
Fonte Hypescience

Ejaculação feminina

 
A ejaculação feminina é caracterizada pela excreção de líquidos pelas glândulas de Skene e expulsão durante o orgasmo. Esse líquido é claro, às vezes viscoso, ralo e geralmente inodoro, varia de 15 a 350 mg.

O líquido da ejaculação feminina não deve ser confundido com o líquido da lubrificação que permite uma penetração mais fácil e também não deve ser tratado como se fosse urina, pois sua constituição é diferente desta.

Nem todas as mulheres ejaculam e, mesmo as que o fazem, não ejaculam sempre, ela ocorre com maior facilidade pela estimulação do ponto G. Considerando o ponto G um homólogo da próstata masculina, podemos entender por que o líquido que algumas mulheres expelem é similar ao do homem, sem conter espermatozóides.

Historia da ejaculação feminina
Embora até hoje ainda muitos afirmam que a ejaculação feminina é uma lenda ou mito, a ejaculação feminina é um fato observado em laboratório e descrito por Aristóteles e na medicina grega da antiguidade, que acreditava que o líquido expelido era importante na fecundação (Cláudio Galeno 131 - 200). A ejaculação feminina está descrita em várias culturas, por exemplo nos rituais tântricos da Índia.



O anatomista italiano da Renascença Realdo Colombo (1516 - 1559) referiu a ejaculação feminina quando ele explicou as funções do clitóris. E o anatomista holandês Reigner de Graaf (1641 – 1673) descreveu a mucosa membranosa da uretra em detalhes e escreveu que "a substância podia ser chamada muito adequadamente de prostatae feminina ou corpus glandulosum' (...). A função da prostatae é gerar um suco pituito-seroso, que torna a mulher mais libidinosa. (...) Aqui também deve-se notar que o corrimento da prostatae feminina causa tanto prazer quanto o da próstata masculina". De Graaf associou a ejaculação feminina a glândulas presentes ao longo da uretra. Essas glândulas foram descritas em 1880 pelo ginecologista escocês Alexander Skene (1837 – 1900), levando então o seu nome.
 

Ainda no início do século XX, o meio científico defendeu que a ejaculação feminina seria um sintoma de histeria, somatizado na forma de incontinência urinária.

Em 1926, o médico e sexologista holandês Theodoor Hendrik van de Velde (1873-1937) publicou um manual sobre o casamento, onde mencionava que algumas mulheres expelem um líquido durante o orgasmo. Em 1950, o sexólogo alemão Ernst Gräfenberg (1881-1957) descreveu detalhadamente a ejaculação da mulher em relação ao prazer: "Esta expulsão convulsiva de fluidos ocorre sempre no apogeu do orgasmo e simultaneamente com ele. Se se tem a oportunidade de observar o orgasmo dessas mulheres, pode-se ver que grandes quantidades de um líquido límpido e transparente são expelidas em esguichos, não da vulva, mas pela uretra (...). As profusas secreções que saem com o orgasmo não têm um objetivo lubrificador, pois nesse caso seriam produzidas no início do coito e não no auge do orgasmo."
 
Análise química do líquido ejaculado
Pela análise química do líquido expelido, mostrou-se que este nada tinha a ver com a urina, e sim assemelhando-se ao líquido expelido pela próstata masculina. Algumas mulheres de hoje ainda acham que urinam ao ejacular, já que a sensação que antecede a ejaculação é muito semelhante à vontade de urinar. Porém a anatomia também comprova que isso é impossível, uma vez que o músculo pubococcígeo, que se contrai na hora do orgasmo, também é responsável pela contenção urinária.
 
O líquido ejaculado também não tem relação com a lubrificação vaginal, uma vez que a lubrificação é feita antes do orgasmo e é produzida pelas glândulas de Bartholin, enquanto a ejaculação acontece no clímax do ato sexual e seu líquido é produzido na glândula de Skene e liberado através das glândulas de Skene e do canal da uretra.
 
Cultura sexual
Antropólogos relataram rituais de puberdade na tribo batoro de Uganda, onde a ejaculação feminina tem um papel importante num costume chamado "kachapati", que significa "aspergir a parede". Nele, a jovem batoro é preparada para o casamento pelas mulheres mais velhas da aldeia, que lhe ensinam como ejacular.
 
No Japão a ejaculação feminina é chamada "shiofuki", uma palavra que também é utilizada para a fonte que sai do buraco de respirar no alto da cabeça das baleias.
 
Nem todas as mulheres podem ejacular, e isso é absoutamente normal. A questão é que a grande maioria nem sabe que isso é possível, portanto, quando a cultura sexual numa sociedade reconhece a existência da ejaculação feminina, um número maior de mulheres desenvolverá essa capacidade. Se algumas mulheres têm mais sensibilidade no ponto G, e uma conjunção de fatores psicológicos, biológicos e sociais e o conhecimento do próprio corpo, então haverá maior probabilidade de ocorrer o fato, embora não se deva esperar ver uma ejaculação similar à masculina, uma vez que a própria anatomia feminina é diferente.
 
Fonte Wikipedia

Carreira médica passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2013 em SP

Apesar de aprovada em Assembleia, o projeto fica aquém das expectativas, segundo Sindicato dos Médicos
 
Projeto de Lei Complementar do Executivo 39/2012 que institui a Carreira Médica é aprovado por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A votação ocorreu na terça-feira (18) deste mês, exatamente dois meses após sua apresentação pelo governo do Estado.
 
Entretando, o sindicato dos médicos afirma que o texto está aquém das expectativas que os profissionais nutriram durante quase um ano, tempo que o governo do Estado demorou para apresentar o projeto sem que antes fosse apreciado pela categoria por meio de suas entidades representativas.
 
A Carreira Médica passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2013, sendo assim, a remuneração do médico no próximo ano não deve ultrapassar R$ 3.655 por 20 horas semanais, já contabilizando as gratificações e prêmios, podendo em 2014 chegar a R$ 3.990, ou R$ 6 mil, se considerado o Prêmio de Produtividade Médica, chamado PPM, de 100%. O PPM extingue diversos prêmios e gratificações, sendo que onze foram incorporadas ao novo prêmio. No entanto, para garanti-lo, terá de cumprir algumas regras, entre as quais, ter 100% de comparecimento ao trabalho ou nenhuma falta sem justificativa.
 
Ainda em outubro, o Sindicato dos Médicos apresentou uma série de propostas de emenda ao projeto. A principal era justamente em relação aos critérios do PPM, com melhorias nos critérios de avaliação. Pelo texto sugerido, até cinco faltas injustificadas não haveria nenhuma redução no Prêmio. A proposta segue o que diz o artigo 130 das CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. Nem essa nem nenhuma das 22 propostas de emendas – publicadas no Diário Oficial do Poder Legislativo de 30 de outubro – foram acatadas.
 
O PLC 39 estabelece a carreira médica em três diferentes jornadas de trabalho: uma de 40 horas semanais, uma de 24 e uma de 20 horas semanais. Na jornada de 40 horas, os vencimentos variam aproximadamente de R$ 3.800 a R$ 4.350; na de 24 horas, de R$ 2.280 a R$ 2.610,37; e no regime de 20 horas, vão de R$ 1.900 a R$ 2.175,31. “Esses valores não vão fixar nem atrair profissionais, que, de fato, terão cerca de 20% a 25% de aumento na remuneração atual. É um projeto bem dissociado do que havíamos acertado com a administração estadual, e bem distante do que pretendemos”, lamenta o presidente do Simesp, Cid Carvalhaes.

Fonte : Com informações do Simesp
 
Por SaudeWeb

Ministério habilita mais equipes da Saúde da Família em 13 estados

Iniciativa amplia o acesso da população à Atenção Básica e libera recursos para melhorar a qualidade do atendimento
 
O Ministério da Saúde habilitou mais 1.488 Equipes de Saúde da Família (ESF) e 9.261 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de 13 estados – Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo -, que também passam a receber os recursos, com o objetivo de ampliar o acesso da população à Atenção Básica. O trabalho das equipes está inserido na nova Política Nacional de Atenção Básica– Saúde Mais Perto de Você, lançada em 2011, que visa incentivar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica, combater o desperdício e monitorar as ações já existentes.
 
Atualmente, o país conta com 33.434 mil Equipes de Saúde da Família implantadas em 5.298 municípios que cobrem 105,5 milhões de brasileiros. São 5,5 milhões a mais de habitantes com acesso à saúde básica em relação a 2010, quando atuavam 31.660 equipes. O número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) também subiu de 244.883 em 2010 para 257.265 em 2012, representando aumento de mais de 5%.
 
As equipes são multidisciplinares, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem e até 12 agentes que atuam junto às comunidades, desenvolvendo ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, recuperação, reabilitação de doenças. Hoje, são 256.959 mil Agentes Comunitários de Saúde em todo Brasil. Os valores repassados aos municípios integram o Piso da Atenção Básica Variável (PABV), que prevê incentivo que varia de R$ 85,5 mil a R$ 128,3 mil por ESF, e R$ 10 mil por ACS, ao ano.
 
A Estratégia da Saúde da Família é a principal meta do Ministério da Saúde para reorientar o modelo de atenção à saúde da população, a partir da atenção primária, considerada a mais próxima da porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), além de ser capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. A execução da estratégia é compartilhada entre o Ministério da Saúde com os Estados, Distrito Federal e Municípios.
 
Entre 2010 e 2012, houve crescimento dos recursos na Atenção Básica, passando de R$ 9,73 bilhões (2010) para R$ 13,36 bilhões (2012). Um incremento de 37%.
 
Credenciamento
O Ministério da Saúde também credenciou 30 municípios de 10 estados, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a receber incentivo às ações de Saúde Bucal, no âmbito da Estratégia Saúde da Família. Bahia, Amapá, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, Ceará, rio Grande do Norte e Tocantins serão beneficiados.
 
Melhor em casa
Além das portarias referentes às Equipes de Saúde da Família foi publicada outra portaria liberando R$ 2,2 milhões para custeio e manutenção das equipes de Atenção Domiciliar nos estados do Acre, Amazonas, Bahia e o Distrito federal irão receber.O benefício faz parte das ações do Melhor em Casa, programa que visa reorganizar o processo de trabalho das equipes que atendem os pacientes em suas casas. No primeiro ano de funcionamento do programa, foi constatado que as equipes atendem principalmente casos de Acidente Vascular Cerebral (20%), seguido de casos de hipertensão (9,3%) e de pacientes com a doença de Alzheimer (5,4%). Outros atendimentos frequentes incluem pacientes com diabetes mellitus, com a doença de Parkinson, doenças pulmonares e fraturas de fêmur. A maior parte desses pacientes são mulheres (58%).
 
Os pacientes que são atendidos pelas equipes do Melhor em Casa são encaminhados principalmente pelas Equipes de Saúde da Família (53,7%) ou estavam internados em hospital (28,9%). Esse dado mostra que o programa está articulado com a Atenção Básica, ajuda a reduzir as internações desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.
 
NASF
Em outra portaria o Ministério da Saúde credenciou 14 Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Atualmente, o país conta com 1.909 núcleos. Nos núcleos Tipo I, os profissionais devem cumprir, no mínimo, 200 horas semanais de trabalho e, nos tipo II, os servidores a obrigatoriedade é para 120 horas semanais mínimas.
 
Os municípios que aderirem ao NASF Tipo I recebem R$ 20 mil do Ministério da Saúde para a implantação da unidade e mais R$ 240 mil anuais para o custeio das equipes. A modalidade Tipo II conta com R$ 8 mil para implantação e mais R$ 96 mil de custeio/ano. Os recursos são repassados do Fundo Nacional de Saúde para os fundos municipais.
 
Os núcleos são constituídos por equipes multiprofissionais que trabalham afinadas e vinculadas às Equipes de Saúde da Família e os profissionais são responsáveis pelas consultas, discussões de casos e ações de educação permanente em saúde com a população.
 
Fonte SaudeWeb

Cremesc solicita Intervenção Federal em Santa Catarina

Medida foi tomada para garantir o acesso da população ao atendimento hospitalar, pois há insuficiência de profissionais e insumos nos hospitais catarinenses
 
O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CREMESC) comunica que entrou com representação no Ministério Público Estadual e Federal, na Procuradoria Geral da República, no Ministério Público do Trabalho, nos Tribunais de Contas da União e do Estado e na Assembleia Legislativa solicitando das respectivas instituições – de forma urgente – a intervenção da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, o Conselho busca a garantia de que a população catarinense tenha acesso aos serviços de saúde nos hospitais públicos. A ação tem apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM).
 
A decisão de solicitar a intervenção Federal foi firmada após reunião realizada nesta segunda-feira, 17, no CREMESC, com a participação de diretores técnicos, diretores clínicos e presidentes de Comissões Éticas dos Hospitais Públicos da Grande Florianópolis.
 
A gravidade da situação nos hospitais catarinenses deve-se à insuficiência de profissionais e insumos. Médicos, enfermeiros e técnicos estão atendendo a população com limite de recursos, correndo riscos, devido à falta de condições mínimas de trabalho e, consequentemente, quem está sendo penalizada é a população catarinense com a falta de atendimento hospitalar.
 
Fonte SaudeWeb

Médicos americanos fazem reciclagem nos hospitais do Rio de Janeiro

Universidade de Miami, que dá suporte ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos, em parceria com o Governo do Rio de Janeiro, viabilizaram que médicos que atendem soldados no front do Afeganistão conhecessem o serviço de saúde brasileiro
 
Médicos responsáveis pelas equipes americanas de atendimentos nos campos de batalha dos Estados Unidos estiveram no Rio este mês para conhecer a rede estadual de saúde. O objetivo é estabelecer uma parceria com o Governo do Estado e, a partir de 2013, os hospitais estaduais que possuem centros de trauma receberão os profissionais norte-americanos que hoje trabalham no atendimento aos soldados no front do Afeganistão.
 
A troca de experiências entre os profissionais de lá e daqui vai ser amplamente favorável aos médicos estaduais, que terão a oportunidade de aprender técnicas novas com profissionais seniores. Por sua vez, a equipe de saúde dos EUA vai cumprir o período regulamentar de reciclagem internacional a que devem passar anualmente.
 
A Universidade de Miami é um dos centros de pesquisa que dá suporte ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Parceira também do Governo do Rio de Janeiro, recentemente recebeu profissionais da Secretaria de Estado de Saúde em sua sede para treinamento no campo da telemedicina.
 
- Atualmente, esses médicos que atuam no Iraque ficam nove meses por ano no país, retornando a cada três meses aos Estados Unidos e ficando por lá por um mês. Em um desses intervalos ele deve fazer uma reciclagem. Nossa ideia é que eles passem 15 dias na Universidade de Miami e os outros 15 aqui no Rio de Janeiro, atuando nos centros de trauma da rede estadual – adiantou Antonio Marttos, diretor de Telemedicina do Trauma da Universidade de Miami.
 
A visita começou pelo Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, que possui o maior CTI adulto e pediátrico do estado (75 leitos adulto e 11 infantil) e que dá suporte a uma população de mais de 2 milhões de pessoas. Lá, conheceram a estrutura do futuro centro de trauma, as UTIs adulto e pediátrica e o tomógrafo da unidade, que realiza cerca de 2,3 mil exames por mês.
 
Em seguida, o grupo visitou a UPA São Gonçalo I, no Colubandê. Um dos integrantes da comitiva, o médico e comandante do Exército americano, Casper Jones, ficou impressionado com o sistema de Business Intelligence (BI) usado nas Unidades de Pronto-Atendimento. O sistema permite visualizar o número de atendimentos de cada unidade, quantas vezes o mesmo paciente foi até à UPA em determinado período, acompanhar o desempenho da equipe multiprofissional, entre outras informações.
 
- De tudo que vi aqui, o que mais me impressionou foi esse sistema que consegue controlar informações muito importantes para a gestão das unidades. Vocês podem ver as estatísticas e controlar tudo o tempo todo – comentou Casper.
 
Novos projetos – Da UPA, o grupo seguiu para Rio Bonito para conhecer o tomógrafo móvel e, de lá, foi para a sede da Secretaria assistir a uma apresentação sobre a estrutura de assistência do estado e os planos para o futuro, incluindo o legado para a saúde pública após Copa do Mundo e Olimpíadas. O secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, falou sobre os novos projetos, como os hospitais do Cérebro, de Cardiologia, de Transplante, do Idoso, de Oncologia da Baixada e o Rio Imagem 2, e comentou os próximos desafios.
 
- Diferentemente da estrutura americana, nós optamos por fazer hospitais especializados em determinadas áreas. Com isso, pretendemos criar polos de excelência. Nossos desafios futuros são a implantação da telemedicina em algumas de nossas unidades e a preparação para os grandes eventos que vamos receber. Já temos a experiência do Réveillon em Copacabana e o carnaval, mas o tipo de turista que vem para esses eventos é diferente – explicou o secretário.
 
Ao final da apresentação, os médicos da comitiva aproveitaram para contar um pouco de sua experiência no Iraque e no Afeganistão e comentaram suas impressões sobre o que viram nas unidades da SES.
 
- Estou muito impressionado com o que a secretaria conseguiu construir em apenas seis anos. Isso é fenomenal – comemorou David Angelette, ex-médico do Exército americano que atuou no Iraque e no Afeganistão.
 
Parcerias estrangeiras – Em agosto, uma equipe formada por médicos e enfermeiros da SES embarcou para os Estados Unidos onde recebeu treinamento no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami. A programação incluiu, além de aulas teóricas, o acompanhamento de plantões, onde puderam ver in loco os conhecimentos adquiridos em aula. A programação também contou com minicursos com aplicação direta ao atendimento do politraumatizado.
 
Em janeiro, um outro grupo de médicos e enfermeiros fez um treinamento de algumas semanas no Shock Trauma Center Adams Cowley, Centro de Trauma da Universidade de Maryland, em Baltimore, referência para o atendimento ao presidente norte-americano Barack Obama em casos de emergências. Os dois treinamentos são frutos de convênios assinados entre a SES e as respectivas universidades americanas.
 
Os profissionais que passaram pelos treinamentos estão sendo preparados para atuar nos futuros centros de trauma do Estado do Rio de Janeiro. Eles ficarão nos hospitais estaduais Alberto Torres, Albert Schweitzer, Adão Pereira Nunes, no novo Hospital Rocha Faria e no Hospital Estadual de Trauma, que será construído na Baixada Fluminense.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
 
Fonte SaudeWeb

Projeto muda regra para permanência de dependente no plano de saúde

Proposta inclui direito a plano para estudantes de curso técnico e de pós-graduação até 24 anos de idade
 
Estudantes de curso técnico e de pós-graduação poderão ser dependentes em plano de saúde até os 24 anos, desde que estejam matriculados em curso reconhecido pelo Ministério da Educação. A medida está prevista no Projeto de Lei 4402/12, do deputado Zoinho (PR-RJ). Atualmente esse direito já é garantido aos estudantes de curso de graduação.
 
O projeto altera a Lei 9.656/98, que trata dos planos e seguros privados de assistência à saúde.
 
Em geral, as operadoras de plano de saúde se baseiam na regra da Receita Federal que considera dependente para fins de imposto de renda os filhos estudantes até 24 anos. “Entretanto, cada plano interpreta o conceito de estudante a sua maneira. Alguns são mais abrangentes outros mais restritivos, como, por exemplo, aqueles que exigem que seja estudante de graduação, desconsiderando os de pós-graduação”, reclama Zoinho.
 
O parlamentar explica que sua proposta beneficia tanto os estudantes de curso técnico – que algumas vezes têm dificuldade de entrar em uma universidade e optam por esse tipo de formação – quanto os alunos de pós-graduação – já que o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais com mestrado e doutorado.
 
Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 7419/06, que obriga os planos de saúde a pagar as despesas do acompanhante de paciente menor de 18 anos internado em unidade de terapia intensiva (UTI). Os dois projetos serão analisados pelas comissões Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de serem votados pelo Plenário.
 
Fonte SaudeWeb

Decotes e roupas justas podem levar mulheres à demissão

Vestuário muito sugestivo no ambiente corporativo influencia negativamente na promoção ou em um aumento salarial e é apontado como um dos maiores erros que uma funcionária pode cometer
 
Mulheres que usam roupas muito justas ou decotadas no ambiente de trabalho estão sabotando a sua carreira e até podem ser demitidas por causa dos excessos no vestuário, de acordo com uma pesquisa. O estudo, realizado pelo empresário britânico da área de mídia Peter Jones, também descobriu que quase metade dos chefes havia esquecido alguém para a promoção ou um aumento salarial pela mesma razão.
 
Ao contrário da ideia de que roupas femininas cavadas e curtas seriam uma vantagem nos negócios, a pesquisa mostra que os empregadores veem os trajes femininos muito sugestivos como um dos maiores erros que uma funcionária pode cometer. As consequências podem ser desastrosas: conforme o estudo, um em cada cinco gerentes admitem ter despedido alguém por não se vestir “adequadamente".
 
A maioria dos chefes também rejeita candidatos que pareçam estar desalinhados em uma entrevista de emprego. Oitenta por cento dos gestores afirmam que a maneira como as pessoas se vestem no trabalho pode ter efeitos – positivos e negativos – sobre sua carreira.
 
A pesquisa entrevistou cerca de 3 mil gestores e trabalhadores e foi desenhada para avaliar o impacto do chamado vestuário casual, muito difundido nos Estados Unidos. O estilo é adotado por trabalhadores sobretudo nas sextas-feiras.
 
O levantamento também mostrou que os jovens utilizam mais calças jeans e camisetas no final da semana de trabalho, em vez de seus ternos e gravatas de costume. No setor privado, especialmente no mercado norte-americano, o terno tradicional está de volta por conta da recessão: os trabalhadores estão com receio de perder seus empregos e tendem a se apresentar mais bem-vestidos.
 
Munido com os dados da pesquisa, o empresário Peter Jones aproveitou para lançar uma coleção de camisas, gravatas e acessórios adequados para o ambiente corporativo, alinhados aos novos tempos de competitividade, aparência neutra e desempenho extra para assegurar uma vaga no mercado de trabalho.

(Com informações do Daily Mail)
 

Saiba quais os alimentos que não podem faltar na dieta das grávidas

Nutricionista dá dicas de alimentação balanceada e nutritiva para as futuras mães
 
A gestação exige uma alimentação balanceada e nutritiva da futura mãe. Neste período, o organismo da mulher está a todo vapor e por isso é fundamental fazer refeições completas, compostas por ingredientes de todos os grupos da pirâmide alimentar: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras.
 
Para auxiliar as gestantes a ter uma alimentação adequada, a nutricionista Priscila Rosa, da Equilibrium, aponta o que não pode faltar na dieta das grávidas.
 
Confira:
 
Carboidratos: o macarrão é uma opção prática e saborosa de carboidrato. Além disso, a massa conta ainda com vitaminas do complexo B e outros minerais como magnésio. Inclua acompanhamentos no prato como saladas com verduras e legumes bem coloridos, proteína animal magra (filé de frango grelhado) e grãos (feijões ou leguminosas).
 
Proteína: indispensável para o desenvolvimento das células do bebê e para a placenta. É encontrada principalmente em carnes, ovos, leite e leguminosas como feijão, soja, grão de bico, lentilha e ervilha.
 
Cálcio: essencial para formação óssea do feto e para a contração muscular. Os alimentos ricos em cálcio são leite, iogurte, queijo, gergelim e alguns vegetais como brócolis. O iogurte favorece ainda o crescimento da flora bacteriana intestina,l que aumenta as defesas do organismo, diminui a formação de gases e auxilia o funcionamento do intestino.
 
Vitamina D: ajuda na formação das células e no desenvolvimento de ossos e dentes da criança. Suas principais fontes são gema de ovo, fígado, leite, manteiga, margarina, vegetais verdes escuros e amarelos.
 
Vitamina C: esta vitamina é de grande importância para o desenvolvimento, construção e reparação dos tecidos, na cicatrização, no crescimento e desenvolvimento ósseo do bebê. As melhores fontes de vitamina C são frutas (laranja, mexerica, limão, acerola, kiwi, cereja, caju, morango e tomate), batata, repolho e tomate. A dica para melhor aproveitar esse nutriente é consumir sucos feitos na hora.
 
Ferro: importante na formação das células do sangue. O ferro é encontrado em carnes vermelhas e vísceras como bife de fígado, leguminosas (feijão, lentilha etc.), legumes e verduras verdes escuras e ovos. A ingestão de sucos ou alimentos ricos em vitamina C, por exemplo, kiwi e suco de laranja, junto às refeições, melhora a absorção de ferro no organismo.
 
Vitamina A: ajuda na formação das células e no desenvolvimento de ossos e dentes da criança. É encontrado em alimentos como gema de ovo, fígado, leite, manteiga, margarina, vegetais verdes escuros e laranja (cenoura e rúcula) e frutas de cor alaranjada, como mamão e manga.
 
Ácido fólico: este nutriente ajuda na formação das células brancas e vermelhas do sangue. É essencial durante a gestação para ajudar na produção aumentada de sangue, necessária para o feto e a placenta. Também auxilia na formação do material genético de cada célula. Para reter esse nutriente, a nutricionista sugere vegetais verdes escuros, fígado, gema de ovo, abacate, abóbora, melão, cereais integrais e gérmen de trigo.
 
Ômega 3: é um ácido graxo (gordura) importante para o desenvolvimento e formação do cérebro do bebê. Suas principais fontes são óleos vegetais, semente de linhaça e peixes de água fria, como sardinha, arenque e salmão.
 
Para amenizar os enjoos: coma sempre pequenas porções e não passar grandes intervalos em jejum. Evitar excessos de doces, açúcares e gorduras saturadas, frituras e condimentos é uma forma de contribuir ainda mais para uma gestação saudável.
 
A nutricionista faz ainda um alerta para as futuras mamães que se preocupam em perder peso durante a gravidez.
 
— A gestação não é época para fazer dietas restritivas, ou seja, para perder peso. É preciso armazenar energia para o desenvolvimento do bebê. No entanto, estar bem alimentada não significa comer em excesso, muito menos por dois. O importante é fazer as escolhas certas em relação à qualidade dos alimentos e não à quantidade. A grávida pode exceder em até 300 calorias a sua dieta alimentar, lembrando que o ideal para mulheres é cerca de 1800 calorias por dia — completa.
 
Fonte Zero Hora

Amamentação exclusiva salva cerca de seis milhões de crianças no mundo a cada ano, estima OMS

Leite materno deve ser a única alimentação da criança até os seis meses de vida
 
A amamentação deve ser a alimentação exclusiva da criança até os seis meses de vida, de acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Depois disso, o bebê pode começar a receber outros alimentos saudáveis, mas a orientação é que seja mantida a amamentação até os dois anos de idade ou mais, decisão que fica a critério da mãe.

Estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos em todo o mundo por causas preveníveis. Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças nessa faixa etária.
 
Segundo a OMS e o Programa das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas no mundo, a cada ano, por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva.

Contudo, no Brasil, dados da II Pesquisa de Prevalência de Aleitamento Materno — realizada nas capitais brasileiras e no Distrito Federal, em 2008 — revela que somente 41% das crianças menores de seis meses de vida estavam em aleitamento materno exclusivo. As demais tinham experimentado outro alimento já nas primeiras semanas ou meses de vida.
 
— A amamentação é uma estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança. O recomendado à mãe é que ela amamente seu filho até dois anos ou mais — afirma Paulo Bonilha, coordenador de Saúde da Criança do Ministério da Saúde.
 
Alimentação complementar
Muitos pais e mães se sentem inseguros quando chega a hora de introduzir novos alimentos à dieta das crianças que completam seis meses de idade.
 
— O profissional de saúde tem um papel fundamental na orientação e no auxílio à família da criança. E o sucesso da alimentação complementar depende de paciência, afeto e apoio de todos envolvidos nos cuidados da criança — afirma Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
 
Como destaca Patrícia Jaime, os hábitos alimentares são formados nos primeiros anos de vida. A oferta de alimentos não saudáveis contribui para o desenvolvimento um modelo de nutrição que favoreça o excesso de peso, deficiências nutricionais e diversas doenças.
 
Incentivo à alimentação saudável
A partir do próximo mês, o Ministério da Saúde promoverá novas ações de incentivo à alimentação saudável para crianças menores de dois anos, como parte da estratégia da Rede Cegonha, programa que busca dar assistência à mulher e ao bebê.

Por meio de oficinas de formação, o governo federal pretende capacitar mil profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que sejam multiplicadores de informações que incentivem, também, o aleitamento materno até o segundo ano de vida da criança.
 
O objetivo é que o aumento da qualidade dos alimentos consumidos até os dois anos de idade — complementados com leito materno, quando possível — influenciem para a melhoria dos indicadores de saúde das crianças nesta faixa etária.
 
Para 2013, estão previstas 50 oficinas de capacitação de tutores em todo o território brasileiro. Os cursos vão ocorrer em todos os estados e os profissionais formados terão a responsabilidade de replicar a estratégia a outros profissionais de saúde.
 
Fonte Zero Hora

Gaúchas lideram ranking de mães que engravidam após os 30 anos

Número reflete no aumento da procura por tratamentos
 
Quando inúmeros casais se preparam para uma gravidez, nem sempre tudo ocorre como o planejado. Cada vez tendo filhos mais tarde — afinal, a realização na carreira profissional e a estabilidade financeira são uma busca constante —, as mulheres optam por ser mães, muitas vezes, após os 35 anos, idade em que a fertilidade está desacelerando com velocidade, já que a reserva de óvulos diminui consideravelmente.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde no Brasil, um em cada 10 casais apresentam problemas de fertilidade, sendo que o aumento da idade da primeira gravidez é um dos principais motivos. Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que esta é uma tendência natural já seguida por outros países, como a Europa e os Estados Unidos.


No Brasil, o Rio Grande do Sul aparece como o primeiro Estado onde um terço das crianças nascidas no ano de 2011 são filhas de mulheres acima dos 30 anos. Cinco anos atrás, esse percentual estava em 32,3%. De acordo com o especialista em reprodução humana Nilo Frantz, esses números se refletem pelo aumento da procura pelas técnicas de fertilização in vitro nos últimos dois anos:
 
— A cada dia, mais mulheres têm adiado a decisão de ter filhos por causa da carreira profissional, da falta de relacionamentos estáveis, da condição financeira ou simplesmente devido à dúvida: "Ser ou não ser mãe?".
 
Porém, não é só a idade o problema. Segundo Marco Melo, especialista no assunto, há outras causas envolvidas.
 
— Podemos dividir em causas masculinas, responsáveis por cerca de 40% dos casos, causas femininas, em cerca de 40% dos casos, infertilidade sem causa aparente (10% dos casos) e fator misto (outras 10% das causas, quando há um problema com o homem e com a mulher simultaneamente). A idade, sem dúvida, é um problema que vem se tornando cada vez mais frequente — ressalta o especialista.
 
Do ponto de vista reprodutivo, o mais importante sobre a idade é que este é o fator de prognóstico mais importante em reprodução humana. Quer dizer: quanto maior a idade da mulher, piores são suas possibilidades de conseguir uma gravidez, o que não ocorre com os homens.
 
O também especialista em reprodução humana, Mauro Bibancos, explica que exames são fundamentais para ajudar a revelar as causas e traçar diagnósticos para cada disfunção, tanto em mulheres quanto em homens:
 
— É importante ressaltar que caso haja suspeita de problemas de fertilidade, o casal deve saber que isto não significa incapacidade permanente de concepção. Com o auxílio profissional para investigar as causas que dificultam a gravidez, é possível partir para o tratamento adequado — afirma.
 
Quanto mais próxima dos 40 anos estiver, mais urgente deve ser iniciado o tratamento de reprodução assistida, pois a fertilidade da mulher diminui após esta idade. Bibancos ressalta, ainda, a importância do planejamento e preparação emocional para quem deseja seguir o tratamento.
 
A medicina reprodutiva tem um arsenal de técnicas e procedimentos que resolvem muitos casos de infertilidade. Mesmo em casos mais severos, quando a mulher não tem um estoque de óvulos de boa qualidade, há a alternativa da doação de óvulos.
 
— Se uma mulher infértil com menos de 30 anos tem até 55% de possibilidade de engravidar em cada tentativa de fertilização in vitro, após os 35 anos esse índice diminui progressivamente, até transformar a ciência num ato de heroísmo. Isso sem falar nos custos e no trauma psicológico — afirma Frantz.
 
Fonte Zero Hora