Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pesquisa vai rastrear causas da alta incidência de câncer de pênis no Amazonas

Célula cancerígena do HPV. Incidência do câncer de pênis e a associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão o tema de pesquisa no AM.
Célula cancerígena do HPV. Incidência do câncer de pênis e a
associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão
o tema de pesquisa no AM
No estado, frequência de ocorrência da doença se destaca do resto do Brasil e de outras regiões do mundo
 
A incidência do câncer de pênis e a associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão o tema de uma pesquisa desenvolvida no Amazonas. O estudo será realizado pela doutora em Ciências na área de Virologia e imunologia da Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) Kátia Luz Torres da Silva.
 
De acordo com a pesquisadora, a FCecon, já estava trabalhando na linha da associação entre vírus e o desenvolvimento de câncer. Ela explica que, por meio deste novo estudo vai ser possível descobrir qual a associação e os fatores que contribuem para a alta incidência de câncer de pênis no Amazonas.
 
" O câncer de pênis tem uma atenção menor em relação ao de útero, talvez por ser de menor prevalência. Mas, no Amazonas, a frequência de ocorrência do câncer de pênis, se destaca do resto do Brasil e em outras regiões do mundo inteiro, então supomos que possa existir algo aqui que faz com tenhamos números relevantes da doença na nossa região, isso nos levou a começar o estudo" , explicou Kátia Silva.

Parceria
A pesquisadora ressalta que o projeto será desenvolvido na FCecon com os pacientes que fazem tratamento na instituição e com o apoio de outras instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e o Instituto de HPV Nacional.
 
Ainda segundo Torres, o trabalho vai contar com a participação do doutor em virologia e pesquisador do Instituto de Medicina Tropical da Universidade do Estado de São Paulo (IMT/USP) e membro do Conselho Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos HPVs, José Eduardo Levi.
 
Para o pesquisador, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa para ampliar os conhecimentos sobre o tema. " Vamos verificar se a doença é comum aqui, por que há essa grande incidência de câncer de pênis, se há outros vírus, se os pacientes são jovens, se os vírus que circulam por aqui são mais agressivos e se manifestam mais, entre outras. Então, temos que ver a epidemiologia, quem são essas pessoas? Qual o ocupação delas? Se há a presença do HPV nos pacientes? Qual o tipo do HPV? Então são perguntas que a gente vai procurar responder, com o objetivo final voltado para a prevenção" , citou.
 
De acordo com Levi, o Papiloma vírus causa a doença do câncer de útero, mas ele também é associado a vários tumores na região genital como pênis, vagina e ânus.
 
O doutor esteve em Manaus e participou do 4º Simpósio Amazonense de Oncologia Cutânea, que aconteceu no final de novembro no auditório da FCecon, em que ministrou palestras voltadas para os temas, Papilomas Vírus Humano (HPV), câncer de boca, de laringe e câncer de pele.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário