Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Descubra as principais diferenças entre os óculos e as lentes de contato

Descubra as principais diferenças entre os óculos e as lentes de contato Pena Filho/Agencia RBS
Foto: Pena Filho / Agencia RBS
Mesmo que alguns fabricantes permitam o uso contínuo das lentes,
sempre é recomendável retirá-las para dormir
Especialista também explica os principais cuidados de higiene e saúde dos olhos
 
Eles têm funções semelhantes, mas cuidados e aparência completamente distintos. Óculos e lentes de contato para correção visual são dois recursos importantes para pacientes com problemas como miopia e hipermetropia.

Embora não seja possível afirmar qual é melhor, já que isso depende de uma série de fatores, o oftalmologista Tadeu Pocai esclarece quais são as principais diferenças entre eles.

Segundo o médico, é preciso ter alguns cuidados no uso pois, se utilizados de forma indevida, podem trazer consequências graves à visão, como desconforto, cefaleia ou até mesmo cegueira. Os problemas de visão mais conhecidos, que são miopia, hipermetropia e astigmatismo, geralmente podem ser corrigidos tanto pela lente como pelos óculos.

— Em alguns casos mais específicos, como no ceratocone ou nas grandes diferenças de grau entre os dois olhos, damos preferência para a lente de contato. Na presbiopia, que é a dificuldade que surge para perto depois dos quarenta anos, geralmente é optado pelo óculos — explica o oftalmologista.

Embora a parte estética seja fundamental, vários fatores devem ser avaliados na hora da escolha. O oftalmologista alerta que as lentes de contato, assim como os óculos, devem ser encaradas como ferramentas que nos ajudam a desempenhar da melhor forma possível nossas atividades diárias.

Por isso, é importante sempre respeitar o olho, não insistir em usar alguma coisa que esteja causando desconforto e procurar orientação médica em caso de dúvidas.

O oftalmologista ressalta que o ideal é a utilização dos dois métodos, que são complementares.

Conhecendo as lentes de contato
— Mesmo que alguns fabricantes permitam o uso contínuo das lentes, sempre é recomendável retirá-las para dormir. É mais saudável e higiênico

— As soluções específicas para a limpeza e o cuidado das lentes nunca devem ser substituídas por água ou soro fisiológico

— As lentes de contato têm prazo de uso específico, que é informado pelo médico durante a adaptação

— É fundamental parar de usar as lentes quando começam a causar desconforto, mesmo que ainda estejam dentro do prazo estipulado

—  Não existe idade máxima para o uso da lente. No caso da idade mínima, se os pais ou responsáveis assumirem os cuidados, elas podem ser utilizadas ainda na infância.

Conhecendo os óculos de grau
— Os óculos têm uma manutenção mais simples e podem durar anos, se bem cuidados

— É fundamental mantê-los limpos. Podem ser lavados em água corrente, com sabão neutro

— Evite deixar os óculos com as lentes para baixo e, preferencialmente, quando não estiver usando, guarde no estojo

— Não exponha ao calor excessivo, como no interior de veículos nos dias mais quentes, já que isso pode causar danos às lentes

— É fundamental consultar seu oftalmologista anualmente para reavaliar sua prescrição

— A durabilidade dos óculos também pode variar muito, de meses a anos. A idade do paciente e as condições da visão são os principais determinantes do tempo que ele deve ser empregado.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário