Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 5 de novembro de 2013

Obesidade em meninas pode provocar puberdade precoce, aponta estudo

Obesidade em meninas pode provocar puberdade precoce, aponta estudo Mariana Pereira/Agencia RBS
Foto: Mariana Pereira / Agencia RBS
Uma puberdade precoce aumenta também os riscos de obesidade,
 hipertensão e vários tipos de câncer, entre eles de mama e ovário
Falta de autoconfiança, mau desempenho escolar e comportamentos associais podem ser decorrentes do desenvolvimento adiantado
 
obesidade nas meninas é o fator mais determinante de uma puberdade precoce, indica um estudo divulgado nesta segunda-feira (04) nos Estados Unidos.
 
— Uma maturidade antecipada entre as meninas tem importantes implicações clínicas, tanto em nível psicológico quanto biológico — explica o pesquisador Frank Biro, da divisão de medicina da adolescência no hospital de crianças de Cincinnati (Ohio, norte), principal autor do trabalho.
 
As meninas que experimentam uma maturidade precoce correm o risco de enfrentar múltiplos problemas, como a falta de confiança em si mesmas, mau desempenho escolar e comportamentos associais, indica o pediatra.
 
Uma puberdade precoce aumenta também os riscos de obesidade, hipertensão e vários tipos de câncer, entre eles de mama e ovário.
 
Os autores examinaram 1.239 meninas em clínicas da região de San Francisco, Cincinnati e Nova York, para determinar o início de sua puberdade. Mediram o desenvolvimento de seu busto e o impacto deste fenômeno no índice de massa corporal e este em relação à raça e origem étnica.
 
As participantes tinham entre 6 e 8 anos quando começou o estudo e foram acompanhadas regularmente de 2004 a 2011.
 
Os pesquisadores empregaram critérios estabelecidos do desenvolvimento da puberdade, entre eles os cinco estágios conhecidos do crescimento dos seios. Constataram que as diferentes idades nas quais a puberdade aparecia — indicada pelo desenvolvimento do busto — variam com a raça, o índice de massa corporal e a origem geográfica.
 
O desenvolvimento dos seios começa nas meninas brancas com uma idade média de 9,7 anos, antes do que se havia observado anteriormente.
 
As meninas negras continuam sendo mais precoces que as brancas e o crescimento de seus seios começa em média aos 8,8 anos.
 
Entre as hispânicas, essa idade é de 9,3 anos e de 9,7 anos entre as meninas de origem asiática.
 
Os pesquisadores concluíram que um índice de massa corporal mais elevado (sobrepeso e obesidade) é um fator determinante de uma puberdade precoce mais importante que a raça.
 
Apesar de os autores do estudo continuarem com suas pesquisas para confirmar os fatores ambientais e fisiológicos que estão por trás do fenômeno, concluíram que o aparecimento precoce da puberdade entre as meninas brancas provavelmente é provocado por um peso excessivo.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário