Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Uso frequente de paracetamol durante a gestação pode ser prejudicial no desenvolvimento da criança, diz pesquisa

O paracetamol é um medicamento usado com frequência na gravidez, mas ainda há poucas pesquisas que investigaram as possíveis consequências a longo prazo desse uso para a criança.
 
Um novo estudo do Instituto Norueguês de Saúde Pública sugere que o uso prolongado do medicamento durante a gravidez pode aumentar o risco de efeitos adversos no desenvolvimento da criança.
 
A pesquisa utilizou dados do Norwegian Mother and Child Cohort Study para investigar o efeito do paracetamol durante a gravidez no desenvolvimento psicomotor, comportamento e temperamento de crianças de três anos de idade.

Cerca de 300 pares de irmãos participaram do estudo, resultado de uma parceria entre a Universidade de Oslo, do Instituto Norueguês de Saúde Pública e do Hospital Sick Children, em Toronto , Canadá, e foi publicado no International Journal of Epidemiology na semana passada.
 
Resultados
Os pesquisadores compararam crianças que foram expostas ao paracetamol durante a gestação com irmãos do mesmo sexo, que não foram expostos. Desta forma, foi possível controlar fatores genéticos, ambientais, infecções, febre, uso de outros medicamentos na gestação, além do consumo de cigarro e álcool pela mãe.
 
O estudo mostrou que as crianças expostas ao medicamento por mais de 28 dias da gestação apresentaram habilidades motoras e de comunicação mais deficientes, além de mais problemas comportamentais se comparadas aos irmãos não expostos.
 
A mesma tendência foi observada nos casos em que as mães fizeram uso do medicamento num período inferior a 28 dias, porém menor.
 
Com o intuito de descobrir se o efeito sobre as crianças era própria do paracetamol, os pesquisadores examinaram outro tipo de analgésico com um mecanismo de ação no organismo como o ibuprofeno. No entanto, não foi encontrado efeito semelhante.
 
Segundo os orientadores da pesquisa, apesar do uso a longo prazo de paracetamol durante a gravidez ser prejudicial para a criança, a utilização ocasional pode não prejudicar o feto. O professor da Universidade de Oslo, Hedvig Nordeng, ressalta ainda a necessidade de mais pesquisas sobre o tema.
 
- É importante lembrar que não podemos assumir que existe uma relação causal entre o uso materno de paracetamol durante a gravidez e os efeitos adversos em crianças a partir de um estudo epidemiológico . Uma vez que este é o único estudo a mostrar isso, há uma necessidade de mais pesquisas para confirmar ou refutar esses resultados - finaliza.
 
Diário CAtarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário