Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Novo método prevê efeitos colaterais de medicamentos antes da comercialização

Identificação dos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos, antes de chegar ao mercado, pode salvar vidas
Identificação dos possíveis efeitos colaterais dos medicamentos,
antes de chegar ao mercado, pode salvar vidas
Técnica pode salvar pacientes dos efeitos adversos graves e economizar tempo e dinheiro das empresas farmacêuticas
 
Cientistas da Kyushu University, no Japão, desenvolveram uma nova forma de prever efeitos colaterais de medicamentos antes que eles sejam colocados à venda.
 
Os efeitos colaterais são a principal razão para a retirada de medicamentos do mercado e uma das principais razões pela qual pacientes param de tomar seus medicamentos. O novo método pode salvar pacientes dos efeitos colaterais graves e economizar tempo e dinheiro das empresas farmacêuticas.
 
Yoshihiro Yamanishi e seus colegas explicam que os efeitos colaterais de drogas são um grande problema de saúde, a quarta principal causa de morte nos EUA, que, segundo algumas estimativas, causam 100 mil mortes a cada ano.
 
Os métodos atuais de testes de efeitos colaterais são caros e imprecisos. Agora, os cientistas procuraram desenvolver uma nova abordagem baseada em computador para prever os possíveis efeitos secundários de forma mais segura.
 
Os pesquisadores mostraram a utilidade do novo método prevendo simultaneamente os 969 efeitos secundários de 658 medicamentos que já se encontram em utilização médica.
 
O método é baseado no conhecimento de informações químicas e biológicas dos ingredientes desses medicamentos. Eles também usaram a abordagem para identificar possíveis efeitos colaterais de muitas moléculas descaracterizadas.
 
Com base nesse trabalho, os cientistas concluem que o novo método pode ser útil na descoberta de efeitos colaterais graves no início do desenvolvimento e dos testes de novas drogas, evitando investimentos dispendiosos em medicamentos impróprios para comercialização.
 
 
Fonte isaude.net

Chineses criam material pegajoso capaz de prevenir sensibilidade dentária

Substância semelhante à produzida pelo mexilhão poderia reduzir a dor, prevenir sensibilidade ao calor, frio, doce ou azedo de alimentos e bebidas.
Substância semelhante à produzida pelo mexilhão poderia
reduzir a dor, prevenir sensibilidade ao calor, frio, doce
ou azedo de alimentos e bebidas
Produto semelhante ao adesivo que os mexilhões utilizam para aderir às superfícies restaura esmalte e dentina ao mesmo tempo
 
Cientistas da University of Hong Kong, na China, criaram um material pegajoso capaz de prevenir a sensibilidade dentária que afeta milhões de pessoas no mundo.
 
O material, descrito na ACS Applied Materials & Interfaces, é semelhante ao adesivo que os mexilhões utilizam para aderir às rochas e outras superfícies na água.
 
Quan-Li Li, Chun Hung Chu e seus colegas explicaram que cerca de três em cada quatro pessoas têm dentes que são sensíveis ao calor, frio, alimentos doces ou amargos e bebidas. A hipersensibilidade ocorre quando a camada mais externa de esmalte dos dentes e a camada mais suave abaixo da dentina se desgastam, estimulando os nervos no interior. Algumas gomas sem açúcar e cremes dentais especiais podem ajudar a reduzir essa sensibilidade.
 
Contudo, Li e Chu focaram na necessidade de substâncias que reconstroem o esmalte e a dentina, ao mesmo tempo.
 
Para atender a este desafio, eles recorreram a um material pegajoso semelhante ao adesivo que mexilhões utilizam para aderir às superfícies. Eles argumentaram que isso poderia ajudar a manter os minerais em contato com a dentina por tempo suficiente para que o processo de reconstrução ocorresse.
 
Eles testaram o material em testes de laboratório que envolveram banhar dentes humanos com esmalte e dentina gastos em um líquido contendo o material pegajoso e minerais.
 
Os resultados mostraram que dentes banhados no material pegajoso e minerais reconstruíram a dentina e o esmalte. No entanto, os dentes banhados apenas em minerais restauraram apenas o esmalte.
 
A equipe afirma que a substância pegajosa "pode ser uma técnica simples e universal para induzir a remineralização do esmalte e da dentina simultaneamente", concluem os autores.
 
 
Fonte isaude.net

Equipe descobre 'superantibiótico' no sangue de pandas gigantes

Substância encontrada na corrente sanguínea dos Pandas
poderia ser a base para a criação de uma nova geração
de medicamentos antibacterianos
Substância cathelicidin-AM presente na corrente sanguínea desses mamíferos é capaz de matar fungos e bactérias
 
Cientistas da Life Sciences College of Nanjing Agricultural University, na China, descobriram um antibiótico potente capaz de matar bactérias e fungos no sangue de pandas gigantes.
 
Segundo os especialistas, a substância chamada cathelicidin-AM, encontrada na corrente sanguínea desses mamíferos, poderia ser a base para a criação de uma nova geração de medicamentos antibacterianos.
 
"Sob a pressão crescente de microrganismos com resistência a drogas convencionais, há uma necessidade urgente de desenvolver novos tipos de agentes antimicrobianos. Peptídeos antimicrobianos codificados por genes desempenham um papel importante na imunidade inata contra patógenos nocivos. Eles causam menos resistência a drogas do que os antibióticos convencionais", afirma o líder da pesquisa Xiuwen Yan.
 
Os pandas gigantes estiveram à beira da extinção e hoje existem em torno de 1.600 exemplares nas florestas.
 
Yan, no entanto, descarta os temores de que, com a descoberta, possa haver uma caça maciça aos animais. Ele explica que sua equipe conseguiu sintetizar artificialmente o composto químico em laboratório, por meio da decodificação dos genes e, assim, produzir uma molécula conhecida como peptídeo.
 
A ideia dos pesquisadores agora é desenvolver a substância como um novo remédio contra superbactérias ou como antisséptico para limpar superfícies e utensílios.
 
Os cientistas acreditam que ainda haja outros compostos a serem descobertos no genoma dos pandas.
 
 
Fonte isaude.net

Reabilitação funcional é tão eficaz quanto cirurgia para ruptura de tendão

Pesquisa mostra que tratamento produz recuperação mais lenta, mas é mais seguro que a opção cirúrgica

Pesquisadores canadenses descobriram que, em longo prazo, um programa de reabilitação específico pode ser tão eficaz para pacientes que sofreram ruptura do tendão de Aquiles quanto o tratamento cirúrgico.
 
"Se você sofre ruptura do tendão de Aquiles é preciso considerar o tratamento conservador, porque é mais seguro que o tratamento cirúrgico. O que isto significa é que se você tiver o tratamento conservador com a reabilitação funcional você vai ter um resultado tão bom quanto a cirurgia e você quase elimina o risco absoluto de complicações cirúrgicas", afirma o pesquisador Mark Glazebrook.
 
O tendão de Aquiles, localizado na parte de trás da perna, entre o calcanhar e panturrilha, é o tendão mais comumente rompido, segundo os pesquisadores.
 
Opções de tratamento não-cirúrgicos envolvem tipicamente a utilização de um molde, ou uma tala, por vezes acompanhada de terapia física ou reabilitação funcional. Esta órtese é uma inovação relativamente recente que permite que os pacientes comecem monitorando a amplitude de movimento do exercício logo após a lesão inicial.
 
No entanto, nos Estados Unidos, a cirurgia tem sido o tratamento mais utilizado, em grande medida devido à crença generalizada de que o risco de re-ruptura é mais baixo com a cirurgia do que com o tratamento não cirúrgico.
 
Dito isto, enquanto a intervenção não cirúrgica é considerada de risco extremamente baixo, cerca de 10% dos pacientes cirúrgicos acabam desenvolvendo complicações graves, como infecção profunda e morte. Cerca de 15% também irá desenvolver complicações de pele relativamente menores.
 
Os autores revisaram os resultados de 10 estudos realizados entre 2005 e 2011. Em suma, os estudos incluíram 418 pacientes que foram submetidos à cirurgia e 408 pacientes, em sua maioria homens, que foram submetidos ao tratamento não cirúrgico. Alguns pacientes tinham sofrido ainda a reabilitação funcional, enquanto outros não.
 
Quando a reabilitação funcional foi incluída em uma mistura de tratamento, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença significativa no risco de re-ruptura de tendão quando foram comparados pacientes cirúrgicos e não-cirúrgicos. Da mesma forma, os dois grupos de pacientes se saíram tão bem em termos de amplitude de movimento, circunferência da panturrilha e função global quando a reabilitação funcional foi usada.
 
No entanto, quando a reabilitação funcional não fazia parte do pacote global de tratamento, os pacientes cirúrgicos enfrentaram um risco mais baixo, cerca de 9% mais baixo, de re-ruptura em relação aos pacientes não-cirúrgicos.
 
Ao olhar para os quatro estudos que avaliaram o tempo que os pacientes levaram para voltar a trabalhar após o tratamento, a equipe descobriu que os pacientes de cirurgia tiveram uma recuperação mais rápida.
 
Glazebrook e colegas concluíram que em instituições onde a reabilitação funcional está disponível, a opção não cirúrgica deve ser considerada, dado o risco inferior de complicações. Mas acrescentou que, quando a reabilitação funcional não é uma opção, a cirurgia deve ser a abordagem principal.
 
"A pesquisa realmente reforça nossas compreensão das opções de tratamento. Mas a minha preocupação é que não seja mal interpretado descartando a opção cirúrgica porque cada uma das opções é válida, dependendo da necessidade do paciente. E este estudo mostra claramente que não há uma resposta para cada paciente, com cada um tendo de pesar cuidadosamente os tempos de recuperação e o risco", afirma Barber.
 
Fonte isaude.net

Pesquisa vai rastrear causas da alta incidência de câncer de pênis no Amazonas

Célula cancerígena do HPV. Incidência do câncer de pênis e a associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão o tema de pesquisa no AM.
Célula cancerígena do HPV. Incidência do câncer de pênis e a
associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão
o tema de pesquisa no AM
No estado, frequência de ocorrência da doença se destaca do resto do Brasil e de outras regiões do mundo
 
A incidência do câncer de pênis e a associação da doença com o Papiloma Vírus Humano (HPV) serão o tema de uma pesquisa desenvolvida no Amazonas. O estudo será realizado pela doutora em Ciências na área de Virologia e imunologia da Fundação Centro de Oncologia do Estado do Amazonas (Fcecon) Kátia Luz Torres da Silva.
 
De acordo com a pesquisadora, a FCecon, já estava trabalhando na linha da associação entre vírus e o desenvolvimento de câncer. Ela explica que, por meio deste novo estudo vai ser possível descobrir qual a associação e os fatores que contribuem para a alta incidência de câncer de pênis no Amazonas.
 
" O câncer de pênis tem uma atenção menor em relação ao de útero, talvez por ser de menor prevalência. Mas, no Amazonas, a frequência de ocorrência do câncer de pênis, se destaca do resto do Brasil e em outras regiões do mundo inteiro, então supomos que possa existir algo aqui que faz com tenhamos números relevantes da doença na nossa região, isso nos levou a começar o estudo" , explicou Kátia Silva.

Parceria
A pesquisadora ressalta que o projeto será desenvolvido na FCecon com os pacientes que fazem tratamento na instituição e com o apoio de outras instituições como a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e o Instituto de HPV Nacional.
 
Ainda segundo Torres, o trabalho vai contar com a participação do doutor em virologia e pesquisador do Instituto de Medicina Tropical da Universidade do Estado de São Paulo (IMT/USP) e membro do Conselho Científico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos HPVs, José Eduardo Levi.
 
Para o pesquisador, o trabalho tem como objetivo desenvolver uma pesquisa para ampliar os conhecimentos sobre o tema. " Vamos verificar se a doença é comum aqui, por que há essa grande incidência de câncer de pênis, se há outros vírus, se os pacientes são jovens, se os vírus que circulam por aqui são mais agressivos e se manifestam mais, entre outras. Então, temos que ver a epidemiologia, quem são essas pessoas? Qual o ocupação delas? Se há a presença do HPV nos pacientes? Qual o tipo do HPV? Então são perguntas que a gente vai procurar responder, com o objetivo final voltado para a prevenção" , citou.
 
De acordo com Levi, o Papiloma vírus causa a doença do câncer de útero, mas ele também é associado a vários tumores na região genital como pênis, vagina e ânus.
 
O doutor esteve em Manaus e participou do 4º Simpósio Amazonense de Oncologia Cutânea, que aconteceu no final de novembro no auditório da FCecon, em que ministrou palestras voltadas para os temas, Papilomas Vírus Humano (HPV), câncer de boca, de laringe e câncer de pele.
 
Fonte isaude.net

Estudo diz que alguns quilos a mais podem aumentar tempo de vida

Para aqueles que sofrem de obesidade moderada, risco de mortalidade é 5% menor
 
Pessoas com excesso de peso e obesos moderados vivem um pouco mais do que aquelas com peso normal, enquanto a obesidade mais elevada aumenta significativamente o risco de morte, de acordo com uma análise de quase uma centena de estudos em todo o mundo publicada no Journal of the Medical American Association (JAMA).
 
Este estudo sugere várias hipóteses para explicar este paradoxo, como os efeitos benéficos de maiores reservas de energia no corpo ou o fato de que as pessoas obesas procuram mais tratamento médico.
 
A análise publicada pelo JAMA é uma síntese de 97 estudos abrangendo 3 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
Os pesquisadores determinaram que os indivíduos cujo índice de massa corporal (IMC, peso dividido pela altura ao quadrado) está entre 25 e 30, considerados obesos, têm um risco de morte 6% menor do que os de peso normal, com um IMC de 18,5 a 25.
 
Para aqueles que sofrem de obesidade moderada, definida com um IMC de 30 a 35, o risco de mortalidade é 5% menor em comparação com pessoas de peso normal.
 
Mas para os obesos com IMC maior que 35, o risco de mortalidade aumenta em 29% em comparação com indivíduos normais.
 
A dra. Katherine Flegal, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), que liderou a pesquisa, já havia publicado um estudo controverso, em 2005, indicando uma ligação entre o excesso de peso e a maior longevidade.
 
Desta vez, a análise se concentra em um número muito maior de dados (2,88 milhões de pessoas e mais de 270.000 mortes) em vários países da América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.
 
"Pequenos excessos de tecido adiposo poderiam fornecer reservas de energia para certas doenças (...) e poderia trazer outros efeitos benéficos que devem ser considerados à luz desta última pesquisa", escreveram em um editorial também publicado no JAMA, o Dr. Steven Heymsfield e William Cefalu do Pennington Biomedical Research Center, em Baton Rouge, Louisiana (sul).
 
Para o Dr. Thomas Frieden, diretor dos CDC, "ainda resta aprender que a obesidade é a melhor maneira de medir isso".
 
No entanto, ele insistiu, em um comunicado, que "não há dúvida de que ser obeso não é saudável, pois aumenta o risco de diabetes adulta, doenças do coração, câncer e muitos outros problemas de saúde".
 
De acordo com as estatísticas do CDC, um terço dos adultos são considerados obesos nos Estados Unidos.
 
Fonte R7 

Grupo espanhol desenvolve vacina que reduz 90% carga do vírus da aids

Um grupo de pesquisadores espanhóis afirma ter desenvolvido uma vacina que reduz em 90% a carga do vírus HIV, causador da aids, o que representa um avanço para poder controlar a doença sem depender dos fármacos anti-retrovirais, como acontece hoje em dia.
 
Josep Maria Gatell, chefe de Doenças Infecciosas do Hospital Clínic de Barcelona, onde foi realizado o estudo, disse nesta quarta-feira que este novo passo na pesquisa sobre a aids demonstra que é possível conseguir uma vacina terapêutica para controlar a replicação do vírus de maneira permanente. "Não chegamos lá, mas nos aproximamos", especificou Gatell em entrevista coletiva, ao ressaltar que o achado "é um passo muito significativo".
 
A vacina descoberta por uma equipe do Hospital Clínic é a que conseguiu obter uma melhor resposta virológica até o momento, mas só alcança o controle do vírus da aids durante um máximo de 12 meses, por isso que nos próximos quatro anos o grupo de pesquisadores trabalhará para combiná-la com outras estratégias.
 
O pesquisador principal do estudo, Felipe García, cujo descobrimento foi publicado pela revista "Science Translational Medicine", explicou que nenhum outro grupo de pesquisa chegou até hoje a uma capacidade de destruição do vírus de 90% de média. "Na aids falamos de branco ou preto, temos que conseguir a cura funcional - controlar o vírus sem anti-retrovirais", disse.
 
O descobrimento do grupo de pesquisadores é uma peça importante, embora não definitiva, na obtenção de uma vacina terapêutica, que evite a tomada de fármacos. Os anti-retrovirais têm possíveis efeitos tóxicos a longo prazo e representam um custo muito elevado que faz com que a manutenção do tratamento ameaçada, sobretudo em países em vias de desenvolvimento. Se conseguir a vacina definitiva, no entanto, seria um tratamento muito mais acessível.
 
Concretamente, o que esta vacina terapêutica alcança é uma mudança muito relevante no equilíbrio entre o vírus e a resposta imunológica do organismo. Assim, o avanço apresentado hoje é mais um passo para obter a cura da aids, uma doença que afeta cerca de 30 milhões de pessoas no mundo todo.
 
Fonte R7

Concurso Instituto Benjamin Constant - IBC/RJ

O Instituto Benjamin Constant (IBC) – RJ, Centro de Referência Nacional na área de Deficiência Visual, realiza concurso para provimento de 69 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo www.institutoaocp.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 55,00

Remuneraçao:
De R$ 1.473,58 a R$ 2.989,33

Cargos:
Médio/Técnico - Assistente de Alunos, Assistente em Administração, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Técnico de Enfermagem, Técnico de Tecnologia da Informação e Técnico em Contabilidade;

Superior - Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico Oftalmologista/Órbita, Oftalmologista/Retina, Psicólogo, Professor da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para Educação Física, Educação Infantil, Física, Geografia, Matemática, Química, Ambiente, Saúde e Segurança/Massoterapia, Artes/Artes Plásticas, Artes/Música, Ciências Físicas e Biológicas, Ensino Fundamental (1º segmento), História, Inglês, Língua Portuguesa, Orientação e Mobilidade, Sistema Braille e de Estimulação Precoce.

Concurso Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos - SP

O Hospital Guilherme Álvaro da cidade de Santos, São Paulo, realiza concurso para provimento de 27 vagas

Inscrições:
Até 3 de janeiro de 2013 pelo www.cetroconcursos.org.br.


Cargos:
Oficial de Saúde, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro

Remuneração:
R$ 782,17, R$ 1.028,74 e R$ 1.464,83

Valor:
R$ 25,00, R$ 35,00 e/ou R$ 45,00

Provas:
Prova objetiva: 17 de fevereiro de 2013
Haverá prova de títulos.

Concurso Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco – SP realiza concurso para provimento de 4 vagas

Inscrições:
De 10 de dezembro de 2012 a 4 de janeiro de 2013 na rua Ângelo de Cândia, nº. 540, São Mateus-SP, CEP 03.958-000.

Cargo:
Médico - Cirurgia Geral

Seleção:
Haverá análise Curricular

Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB/SC

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Santa Catarina, realiza seleção para preenchimento temporário de vagas paraprofessores

Inscrições:
16 e 17 de janeiro de 2013 na Divisão de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (rua Antônio da Veiga, nº. 140)

Valor:
R$ 88,89

Área:
Farmacotécnica do Centro de Ciências da Saúde.

Provas:
Prova didática: 7 de fevereiro

Conselho Regional de Farmácia de São Paulo

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo realiza concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva

Inscrições:
Até 3 de janeiro pelo www.quadrix.org.br


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 60,00.

Cargos:
Nível Médio:
Agente Administrativo: (CR) - Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos.

Agente de Manutenção: (1) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 8h30 às 17h30): (2) (CR) - São Paulo.
Motorista (das 14h30 às 23h00): (2) (CR) - São Paulo.

Nível Superior:
Advogado (CR); Analista de Sistemas (CR); Arquiteto (CR); Consultor Departamento de Gestão de Pessoas (CR); Consultor Departamento Ética (Bacharel em Direito) (CR); Consultor Contábil (CR).

Remuneração:
R$ 1.319,99 a R$ 4.320,08.

Provas:
Haverá Prova objetiva, Prova de redação para Agente Administrativo, Motorista, Analista de Sistemas, Arquiteto, Consultor Depto. de Gestão de Pessoas, Consultor Depto. Ética (Bacharel Direito) e Consultor Contábil; Prova discursiva para Advogado; e Prova prática para Motorista e Agente de Manutenção.

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal - COREN/DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (COREN - DF) realiza concurso para provimento de vagas

Inscrições:
De 3 de dezembro a 10 de janeiro de 2013, pelo www.quadrix.org.
br

Valor:
De R$ 33,00 a R$ 48,00.

Cargos e vagas:
Nível Médio: Agente Administrativo (5) e Técnico em Contabilidade (1 + CR).
Nível Superior: Advogado (1), Analista de Comunicação (Jornalista) (1 + CR), Enfermeiro Fiscal (1 + CR) e Técnico em Informática (1 + CR).

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM/SP

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), São Paulo, realiza concurso para provimento de 14 vagas

Inscrições:
De 2 a 20 de janeiro, pelo www.makiyama.com.br


Valor:
De R$ 12,55 a R$ 22,65

Remuneração:
De R$ 1.472,62 a R$ 4.233,39

Cargos:
Analista de Projetos e Obras Jr, Analista de Planejamento Jr, Engenheiro de Manutenção e Médico do Trabalho exigem o ensino superior na área, já para preencher a vaga de Almoxarife o candidato deverá ter o ensino médio e os cargos de Manobrador e Operador de Veículos Rodoferroviários exigem o ensino fundamental.

Provas:
Provas objetivas: 17 de fevereiro
Haverá avaliação de perfil profissional e avaliação médica

Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - CAERD

A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) realiza concurso para preenchimento de 184 vagas

Inscrições:
Até 27 de janeiro pelo www.funcab.org


Valor:
De R$ 50,00 a R$ 80,00

Cargos:
Analista de Sistema de Saneamento nas áreas de Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Segurança no Trabalho, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Geografia e Analista de Gestão e Negócios nas áreas de Administração de Empresas, Contabilidade, Direito, Economia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e Analista de Sistemas; Agente de Sistema de Saneamento, Agente de Suporte à Gestão e Negócios nas funções de Técnico de Segurança no Trabalho, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática e Técnico em Saneamento nas funções de Eletrotécnico, Mecânico em Manutenção, Operador de Retroescavadeira, Técnico em Edificações, Técnico em Laboratório e Técnico em Química.

Remuneração:
De R$ 2.524,01 a R$ 3.365,35.

Provas:
Haverá prova objetiva; e prova discursiva para nível superior

Centrais Elétricas de Santa Catarina - Celesc

A Celesc Distribuição S/A (Centrais Elétricas de Santa Catarina) realiza concurso para preenchimento de 190 vagas

Inscrições:
Até 14 de janeiro de 2013 pelo http://celesc2012.fepese.org.br


Valor:
De R$ 70,00 a R$ 90,00

Cargos e vagas:
Ensino Superior - (2 vagas) Administrador, (10) Analista de Sistemas, (12) Contador, (8) Economista, (1) Médico do Trabalho, (1) Analista de Nível Superior - Químico, (1) Analista de Nível Superior - Comunicação Social e (1) Engenheiro Florestal;

Ensino Médio - (17) Técnico Industrial - Eletrotécnica, (1) Técnico Industrial - Telecomunicações, (1) Técnico Industrial - Topografia, (1) Técnico Industrial - Mecânico, (1) Técnico Industrial - Eletrônica, (130) Assistente Operacional, (2) Técnico de Segurança do Trabalho e (1) Técnico de Nível Médio - Químico.

Remuneração:
Entre R$ 1.146,32 e R$ 2.979,60

Provas:
Haverá provas objetivas, e teste de aptidão física para Assistente Operacional

Universidade Federal de Juiz de Fora - MG abre concurso público

A Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Estado de Minas Gerais, liberou o edital N° 057/2012 de concurso público para contratação de 29 Professores, das classes Auxiliar, Assistente ou Adjunto (nível superior). As oportunidades serão distribuídas entre as Faculdades de Administração e Ciências Contábeis, de Direito, Economia, Educação, Engenharia, Medicina e de Odontologia, bem como nos Institutos de Artes e Design e de Ciências Exatas.
 
De acordo com o edital, a jornada de trabalho será de 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva e/ou de apenas 20 horas, conforme o caso, com salários de R$ 3.244,88 para graduados, R$ 4.837,66 para mestres e de R$ 7.627,02 para doutores no primeiro caso e de R$ 1.711,80, R$ 2.072,77 e R$ 2.619,03, no segundo.
 
As inscrições, no valor de R$ 150,00, serão efetuadas no período de 17 a 29 de janeiro de 2013, nas secretarias das respectivas Unidades Acadêmicas, Rua José Lourenço Kelmer, s/n, Campus Juiz de Fora, Bairro São Pedro, CEP 36036-900, Juiz de Fora - MG, de 9h às 12h e de 14h às 17h, no horário de Brasília.
 
Todos os profissionais participantes farão prova escrita, prática, didática, de títulos e entrevista, conforme o caso, de 18 de fevereiro a 1º de março de 2013.
 
O período de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, contado a partir da data de publicação da respectiva Portaria de Homologação, no DOU.

Concurso da Prefeitura de Westfália - RS 2013

Foi publicado o edital de concurso público Nº. 002/2012 da Prefeitura de Westfália, estado do Rio Grande do Sul. São oferecidas 6 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 2.548,35.
 
Cargos
Servente, Operário, Operador de Máquina, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Agente Administrativo, Professor e Contador.

Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 07 de janeiro de 2013. Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão usar um computador que será disponibilizado na prefeitura de Westfália, situada à Rua Leopoldo Fiegenbaum, 488 – centro – Westfália/ RS - CEP 95893.000, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, durante o período de realização das inscrições.
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o nível de escolaridade:
 
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
O concurso público será constituído de prova objetiva, títulos e prática.
 
A prova objetiva e prática estão previstas para serem realizadas no dia 12 de janeiro de 2013, às 09:00 e às 13:00, em locais a serem divulgados oportunamente por meio de edital de convocação.
 
Os candidatos deverão entregar, até 30 minutos após o termino da aplicação das provas objetivas, em sala especifica nos locais de aplicação das provas objetivas, cópia reprografada autenticada em cartório de eventuais títulos que possuam.

Validade
O concurso público será válido por 1 ano, prorrogável, a critério da administração, por igual período.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Viçosa (MG) abre processo seletivo

A Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, lançou edital N° 163/2012 de processo de seleção para contratação de 01 (um) Professor Substituto para a área de Aprendizagem Motora, Atletismo e Treinamento Esportivo, no Departamento de Educação Física, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, a partir de fevereiro de 2013 até 31 de dezembro de 2013.

As inscrições serão realizadas até o dia 07 de janeiro de 2013, das 8h às 11h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira, nos seguintes locais:

- CPPD - Sala 205, Edifício Arthur da Silva Bernardes, Campus Viçosa. CEP 36.570-000. Telefone (31) 3899-2134 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (31) 3899-2134 end_of_the_skype_highlighting ;

- Escritório da Reitoria em Belo Horizonte - Rua Sergipe, nº. 1.087, 9º andar, Savassi. CEP 30.130-171. Telefone (31) 3227-5233 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (31) 3227-5233 end_of_the_skype_highlighting ;

- Escritório da Reitoria em Brasília - Avenida W3 Norte, bloco P, Edifício Brasília Rádio Center, sala 2.020. CEP 70.719-900. Telefones (61) 3328-1107 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (61) 3328-1107 end_of_the_skype_highlighting e (61) 3328-4128 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (61) 3328-4128 end_of_the_skype_highlighting .

Todos os participantes serão submetidos à avaliação curricular, prova didática e entrevista.

O prazo de validade do certame será de 1 ano, prorrogável por igual período, conforme estabelece o Art. 1º, parágrafo 1º, Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002, e o Art. 12 da Portaria nº 450, de 6 de novembro de 2002, do Ministério dão Planejamento, Orçamento e Gestão.

Concurso Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - PI 2013

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (ESBERH), no Estado do Piauí, através do IADES, divulgou os editais de concurso público n°s 02 e 03/2012. O objetivo do certame é ocupar postos de trabalho no âmbito da EBSERH, com lotação no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí - HU/UFPI.
 
Haverá 1.054 vagas para profissionais de níveis médio/técnico e superior, com salários variados de R$ 1.630 a R$ 7.774, em carga horária de 24 a 40 horas semanais.
 
Cargos
O concurso nº02 disponibiliza 882 vagas, distribuídas entre os seguintes cargos de nível superior: advogado, analista administrativo (áreas de administração e contabilidade), analista de tecnologia da informação (áreas de banco de dados, sistemas de armazenamento, sistemas operacionais e suporte e redes), assistente social, biólogo, biomédico, cirurgiã-dentista, cirurgião-dentista – cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, educador físico, enfermeiro, enfermeiro do trabalho, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, farmacêutico, farmacêutico - análise clínicas, físico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, pedagogo, psicólogo nas áreas hospitalar e organizacional, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional.

As vagas de nível médio/ técnico são para assistente administrativo, técnico de farmácia, técnico de informática, técnico de laboratório, técnico em anatomia e necropsia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem do trabalho, técnico em histologia, técnico em óptica, técnico em radiologia e técnico em segurança do trabalho.

Já no concurso nº 03 a oferta total é de 172 vagas de nível superior. As chances são para médicos nas especialidades de anestesiologia, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cardiologia, cardiologia (habilitação em ecocardiograma), cirurgia cabeça e pescoço, cirurgia cardiovascular, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular ou angiologia, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, endocrinologia e metabologia, endoscopia, gastroenterologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia – unidade de hematologia, hematologia e hemoterapia – unidade transfucional, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, infectologia, mastologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, nefrologia, neurocirurgia, neurofisiologia, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pneumonia, radiologia e diagnóstico por imagem, reumatologia e urologia.

As inscrições serão feitas no período de 10 de janeiro a 4 de fevereiro de 2013, pelo site www.iades.com.br. A taxa é de R$ 35,00 para nível médio/ técnico e R$ 55,00 para nível superior.

A prova será aplicada provavelmente no dia 3 de março de 2013, para os cargos de nível superior e em 10 de março de 2013, para nível médio/ técnico. Ainda haverá avaliação curricular de títulos e de experiência profissional para os cargos de nível superior. Os locais, datas e horários de aplicação das provas objetivas serão divulgados no sítio eletrônico www.iades.com.br, na data provável de 22 de fevereiro de 2013.

O certame será valido por 2 (dois) anos, contados a partir da data de homologação do resultado.

Editais

Universidade Federal do Ceará (UFC) lança edital de concurso público

A Universidade Federal do Ceará (UFC) publicou os editais n°s 496, 497, 498, 499, 500, 501, 502, 503, 504 e 505/2012 de concurso público. Ao todo são ofertadas 20 vagas para o cargo de Professor Adjunto, Auxiliar e Assistente para o campus de Fortaleza, Cariri e Sobral. Os profissionais contratados terão direito a remuneração de até R$ 7.627,02 por jornadas de 20 e 40h em regime de dedicação exclusiva.

As oportunidades serão para atuar nos Departamentos de Engenharia Hidráulica, Ambiental e de Computação dos Centros de Tecnologia e de Ciências, Faculdade de Medicina, Departamento de Cirurgia, Comunicação Visual, Matemática, Setor de Edição e Finalização em Cinema e Audiovisual, Setores de Materiais Metálicos e de Ciência dos Materiais, Setores de Design de Produto/Desenvolvimento de Projeto de Produto; Design Gráfico/Processos de Produção Gráfica; e de Direito Civil - Contratos dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Direito Privado, Design Gráfico/Design de Hipermídia; Design de Produto/Processos 3D de Modelagem e Representação do Projeto e de Direito Ambiental dos Departamentos de Arquitetura e Urbanismo e de Direito Público, Setores de Semiologia Médica/Anatomofisiopatologia/Internato; Semiologia Médica/Clínica Médica/Internato; Patologia Humana/Anatomofisiopatologia/Internato e de Farmacologia Clínica/Anestesiologia/Terapia da Dor/Internato, Setor de Educação Musical - Prática de Ensino de Música e Metodologia do Ensino, Centro de Humanidades, no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas.

Para concorrer basta se inscrever no período de 07 de janeiro a 5 de fevereiro de 2013 nas secretarias dos Departamentos, nos dias úteis, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Os candidatos deverão entregar a cópia autenticada em cartório do documento de identificação, cópia do histórico escolar do curso de graduação e do curso de doutorado e comprovante do pagamento da taxa no valor de R$ 39,00, R$ 65,00, R$ 71,00, R$ 120,00 ou R$ 190,00.

A seleção dos candidatos será composta por provas escrita, didática e avaliação de títulos.

O concurso terá a validade de um ano, contado a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Prefeitura de Aparecida - SP abre processo seletivo

A prefeitura do município paulista de Aparecida, cidade turística religiosa que fica a 171 km da capital, divulgou edital n°02/2012 de processo seletivo destinado à contratação temporária de profissionais de diferentes níveis de escolaridade. Os salários ofertados variam de R$ 716,78 a R$ 1.179,64, em jornadas de 40 horas semanais.

Cargos disponíveis
- Ensino Fundamental Incompleto: Cozinheiro, Faxineiro, Auxiliar de Serviços Escolar (merendeira), Motorista I e Padeiro.

 - Ensino Médio Completo: Escriturário, Inspetor de Alunos, Monitor de Artesanato, Monitor de Música, Monitor de Transporte, Vigia, Técnico em Turismo.

 - Ensino Superior Completo ou Estudante: Nutricionista, Monitor Educacional (Creche), Professor de Educação Infantil, Professor de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Geometria, Ciências, Educação Artística, Educação Física, História, Geografia, Inglês, Espanhol e Música) e Professor III de Técnico de Administração, Informática, Direito e Legislação, Contabilidade, Psicologia, Hotelaria e Meio Ambiente.
 
Inscrição
Para participar da concorrência, o interessado deve preencher formulário pelo endereço eletrônico www.neteduc.com.br ou pelo site da Prefeitura Municipal de Aparecida (www.aparecida.sp.gov.br), até o dia 09 de janeiro de 2013 e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 42,00 ou R$ 30,00, conforme escolaridade.

A previsão é de que a prova objetiva seja aplicada nos dias 12 e 13 de janeiro de 2013 (sábado e domingo), conforme horários divulgados no site da organizadora, na Escola Coteca (Professora Virgulina Fázzeri), localizada na Praça Padre Vitor Coelho de Almeida, nº 499. No mesmo dia da prova, antes do início da mesma, deverão ser entregues os títulos.
 
O resultado das provas e títulos será publicado, às 17 hs do dia 17 de janeiro de 2013, no site www.neteduc.com.br e na Sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Aparecida.
 
O Processo Seletivo terá validade de 12 meses, improrrogáveis, contado a partir da data de publicação do resultado.

Edital / Publicações

Concurso ETEC de São Sebastião - SP

A Escola Técnica Estadual de São Sebastião publicou edital n° 188/2012 de concursop úblico para preencher quatro vagas na carreira de docente das ETEC's do CEETEPS. O valor da hora/aula prestada é de R$ 13,70.

As vagas oferecidas são para os cursos de:

 - Segurança do Trabalho: Higiene e Segurança do Trabalho (1 vaga), Normalização em Segurança do Trabalho (1 vaga).

 - Eventos: Técnicas e Práticas de Lazer e Eventos (1 vaga).

 - Meio Ambiente: Sistemas de Tratamento de Água e Resíduos (1 vaga).

As inscrições serão recebidas no período de 14 a 18 de janeiro de 2013, no horário das 9h às 18h, na ETEC de São Sebastião, Rua Ítalo Nascimento, nº. 366, Bairro Porto Grande, São Sebastião-SP. O candidato deverá recolher à Associação de Pais e Mestres - APM da Unidade de Ensino, a taxa no valor de R$ 40,00, por inscrição, a título de ressarcimento de despesas com material e serviços.

O Concurso Público constará de três fases, na ocorrência de mais de trinta inscrições deferidas no mesmo componente curricular e/ou grupos de componentes curriculares.

1ª fase - Prova Escrita, que será realizada na forma de questões de múltipla escolha (teste).
2ª fase - Prova Didática.
3ª fase - Prova de Títulos.
 
Os editais de convocação com a indicação do dia, hora e local, serão publicados em DOE, divulgados na ETEC, com antecedência mínima de três dias úteis.

A validade do concurso é de 2 anos, contado a partir da data da publicação da homologação em DOE, podendo ser prorrogada por igual período, a critério do Diretor de Escola Técnica da ETEC.

Concurso Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, abriu extrato do edital N° 599/2012 de concurso público destinado ao provimento de 01 vaga para o cargo de Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde. A oportunidade é para trabalhar na área de Ciências Farmacêuticas em jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, com remuneração de R$ 7.627,02.

Os interessados deverão ter Doutorado em Ciências Farmacêuticas ou áreas afins e fazer a inscrição no período de 14 de janeiro a 1º de março de 2013, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br. A taxa é de R$ 190,68.

O Edital Resumo com informações sobre o processo de inscrição, contendo datas e local, encontra-se disponível no endereço eletrônico www.dgp.unb.br/concursos, onde o candidato deverá acompanhar todas as fases do concurso público docente.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançou edital n° 334/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 02 vagas para Professor Auxiliar no Setor de Ciências da Saúde. Os interessados devem ter Graduação em Medicina e, se aprovados e convocados, receberão salário de R$ 1.597,92 em jornada de 20h semanais, mais auxílio alimentação de R$ 152,00.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 31 de janeiro de 2013, no Setor de Ciências da Saúde, localizado na rua Padre Camargo, nº. 280, 2º. andar, Alto da Glória, Curitiba, das 8h às 12h. Já as inscrições via correio, deverão ser encaminhadas via SEDEX e postadas até, no máximo, 05 (cinco) dias antes do término das inscrições. A taxa é de R$ 40,00.
 
O certame será realizado por meio de provas escritas, análise de currículo, didática e defesa da produção intelectual, todas de caráter eliminatório e classificatório.
 
O período provável para realização das provas: segunda quinzena de fevereiro de 2013, devendo o respectivo setor divulgar em edital, as datas, locais e horários de realização das provas.
 
A validade do concurso é de 12 meses, contado a partir da publicação do edital de homologação do concurso no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Japonvar - MG

A Prefeitura de Japonvar, Estado de Minas Gerais, lançou edital de concurso público destinado ao provimento de várias vagas.O concurso público será executado pela Comissão Técnica de Concursos - Cotec - da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Serão ofertadas 125 vagas para cargos de nível fundamental, médio e superior com salários de até R$ 6.000,00, para carga horária de 12 a 40h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Motorista – Condutor de Veículos Leves, Motorista – Condutor de Veículos Pesados, Porteiro Escolar, Servente Escolar, Agente Sanitário (Controle de Endemias), Auxiliar de Secretaria, Assistente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Educação Infantil, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Professor, Assistente Social, Enfermeiro, Médico, Odontólogo e Psicólogo.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 04 a 15 de março de 2013, no site eletrônico www.cotec.unimontes.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 170,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As Provas de Múltipla Escolha serão aplicadas em Japonvar-MG, provavelmente, no dia 19 de maio de 2013. As provas terão duração de 3 horas, estando incluído nesse tempo o preenchimento da Folha de Respostas. O horário de início será às 9h e o de término às 12h.

O endereço do local de provas será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, a partir do dia 13 de maio de 2013.
 
Gabaritos
O Gabarito Oficial das Provas de Múltipla Escolha será divulgado na internet, no endereço www.cotec.unimontes.br, na sede da Prefeitura Municipal de Japonvar até 12 horas após o encerramento dessas provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Viagem de férias exige cuidados com a saúde

Certificado de vacinação é uma das precauções importantes para evitar transtornos
 
Se você está de malas prontas para algum destino internacional nestas férias, não esqueça de acrescentar um item muito importante na sua bagagem: o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Esse certificado é exigido por diversos países para evitar o contágio de febre amarela, zelando pela saúde tanto de quem viaja quanto dos moradores do local.
 
O CIVP é emitido de forma gratuita nos Centros de Orientação de Viajantes e em postos públicos e privados credenciados pela Anvisa e espalhados por todo país, como unidades de saúde e hospitais. Sua exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional, sendo uma decisão de cada país a cobrança do documento.
 
Para ter acesso ao certificado, quem for viajar deve procurar um Centro de Orientação ao Viajante com o comprovante de vacinação contra febre amarela e um documento oficial de identificação com foto. No caso dos menores de idade o documento necessário é a certidão de nascimento.
 
É importante lembrar que a vacina deve ser feita, no mínimo, com dez dias de antecedência da data de partida da viagem, pois este é o tempo que ela leva para atuar no organismo. A vacina tem validade de dez anos e deve ser renovada depois deste período.
 
Preparação da viagem

Além da vacinação, outros cuidados devem ser observados para evitar problemas na sua viagem. Confira:
 
— É importante conhecer, com antecedência à sua viagem, os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente caso possua alguma doença pré-existente.
 
— Evite viajar quando estiver com qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos sob prescrição médica, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem, pois nem sempre é possível adquirir medicamentos em outros países, sem prescrição médica local ou ingressar em outros países com medicamentos na bagagem, sem as respectivas receitas médicas.
 
— Certos países mantêm com o Brasil acordos internacionais recíprocos, que permitem o atendimento de cidadãos brasileiros pelas redes públicas de saúde.
 
— Considere ainda a possibilidade de contratar um seguro internacional de saúde particular.
 
Serviços:
- A lista completa dos países que exigem o CIVP você encontra no site da Organização Mundial da Saúde

- A localização de todos os Centros de Orientação para a Saúde do Viajante está no site da Anvisa

- Mais informações sobre como obter o certificado internacional você também encontra na página da Anvisa
 
Fonte ANVISA

Humor: Escovação errada

Veja dicas para evitar o engasgo ao comer peixe

Uma célebre frase uruguaia registra: “mentir y comer pescado requieren mucho cuidado” (mentir e comer peixe requerem muito cuidado). O alerta é ainda mais importante no verão, quando os pratos de frutos do mar são presença mais constante na mesa dos brasileiros.
 
Claudia Eckley, otorrinolaringologista do Fleury Medicina e Saúde, alerta que quando uma espinha de peixe ou outro corpo estranho qualquer se aloja na garganta, a pessoa não deve empurrar com o dedo, pois isso pode aprofundá-lo ainda mais, dificultando a remoção.
 
– Felizmente, o que mais ocorre é a passagem da espinha arranhando a garganta, e depois passando pelo esôfago e pelo estômago, sendo eliminada sem maiores problemas. Mas o arranhado pode incomodar durante muitos dias – observa a médica.
 
Além de não tentar empurrar a espinha com o dedo, o paciente, caso acredite que se trata de uma espinha pequena, pode tentar engolir um pedaço de miolo de pão. Se esse procedimento não resolver ou se a dor localizada persistir, deve procurar imediatamente um médico especialista para a retirada da espinha.
 
Para escapar de acidentes com peixes, o ideal é evitar aqueles que têm muitas espinhas e, se tiverem, separá-las ao máximo antes de comer. Também é importante mastigar bem antes de engolir, sentindo o alimento. Isso é mais difícil para as pessoas que usam próteses (dentaduras), portanto, elas devem preferir peixes cartilaginosos, que não possuem espinhas, como o cação, por exemplo.
 
Peixes muito pequenos, como sardinhas e lambaris, têm os ossos muito finos. Se estiverem bem fritos ou forem cozidos em panela de pressão, os ossos ficam quebradiços, podendo ser facilmente mastigados e bem triturados pelos dentes. Mas é melhor que isso seja evitado por pessoas que não têm costume de ingerir peixes, como crianças.
 
Fonte Zero Hora

País importa técnica que torna cirurgia de ponte de safena menos agressiva

Novo método reduz o corte na perna, necessário para retirada da veia, a uma incisão de no máximo dois centímetros
 
Uma nova técnica de retirada da veia safena da perna deve tornar a cirurgia de ponte de safena menos traumática. No procedimento atual, parte da veia é usada para restaurar o fluxo de sangue do coração, comprometido pelo entupimento das artérias. A técnica é invasiva e envolve a abertura do tórax. Além disso, a coleta da veia é feita por um longo corte longitudinal na perna ou por diversas incisões menores que vão desde a virilha até o tornozelo.
 
Com o novo método, que já chegou ao Brasil e agora deve ser avaliado por um estudo do Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, a veia passa a ser retirada por via endoscópica, reduzindo o corte no membro inferior para uma única incisão de no máximo dois centímetros. Para o médico Ricardo Barros Corso, chefe da Clínica de Cirurgia Vascular do Hospital das Forças Armadas do Distrito Federal (HFA-DF), que já operou cerca de 70 pacientes com a técnica, o recurso trará menos complicações pós-operatórias e recuperação mais rápida.
 
— Vários pacientes que necessitam da operação têm também dificuldade de cicatrização nas pernas — diz Corso.
 
Isso porque muitos são obesos, têm má circulação e são diabéticos, o que determina um processo de cicatrização complicado. Por esse motivo, o corte tradicional leva a uma maior incidência de infecção, inchaço e dor.
 
O médico Fernando Moraes, cirurgião vascular do Instituto do Coração de Pernambuco (Incor - PE), já fez 22 cirurgias com a técnica.
 
— Uma vez que não existe uma incisão longa, o risco de apresentar dor é bem menor. A mobilidade do paciente é maior após a cirurgia, pois tem menos incômodo — diz.
 
De acordo com Corso, usando essa técnica, a incidência de complicações cai para um quarto em comparação com a cirurgia tradicional. O resultado de sua experiência com a técnica vai resultar em um artigo na revista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).
 
— No Brasil, temos hoje cerca de mil pacientes que foram operados pela técnica, o que é muito pouco, menos de 2% da casuística total do país em um intervalo de dois anos. Minha impressão é de que, nos próximos cinco a dez anos, essa passe a ser a primeira técnica em aplicação — afirma.
 
Atualmente, o Incor tem um projeto para avaliar essa tecnologia que, para ser posta em prática, ainda tem de passar pela comissão científica da instituição. A empresa Maquet, uma das fabricantes do equipamento que permite a coleta endoscópica dos vasos, deve ser parceira do instituto no projeto. O objetivo é submeter 100 pacientes à nova tecnologia, que serão comparados a outros 100 pacientes tratados com a cirurgia tradicional.
 
Corso observa que enquanto a maioria das especialidades passou a adotar a cirurgia videoendoscópica há bastante tempo, a cirurgia cardiovascular tem sido uma das últimas a usar incisões menores e cirurgias por vídeo.
 
Recuperação rápida
O pecuarista João Ricardo Garcia Annoni, de 62 anos, teve um enfarte no início de novembro.
 
— Estava na minha fazenda. Sabia que estava com problema, mas não sabia que era tão grave.
 
Depois de voltar para a cidade dirigindo, foi convencido por sua filha a ir ao hospital. Lá recebeu o diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio.
 
— A partir daquele momento, não saí mais. Fiz o cateterismo no dia seguinte, pela manhã.
 
O cirurgião avisou que uma angioplastia poderia resolver o problema, porém seriam necessários cinco stents e, em três anos, poderia ser necessária uma revisão. Já com a cirurgia de peito aberto, seriam necessárias de três a cinco pontes, porém os resultados teriam duração média de 15 anos.
 
A opção foi pela ponte de safena com o novo método de retirada da veia.
 
— O estrago é muito menor. Tenho amigos que fizeram o outro método, é horrível. O meu corte tem dois centímetros. A cirurgia já tem essa coisa agressiva do tórax, que tem de abrir e serrar o osso — diz.
 
Segundo ele, a recuperação foi rápida e poucos dias após a operação era possível andar normalmente.
 
Fonte Zero Hora 

Entenda os riscos do alto consumo de bebidas alcoólicas no verão

Excessos comuns na estação podem trazer sérios danos à saúde. Aprenda como evitá-los sem deixar de curtir o veraneio
 
Churrasco na piscina, gente bonita na beira da praia, happy hour com os colegas de trabalho depois do expediente. Razões não faltam para tornar o verão a temporada ideal para se divertir — e beber — com os amigos.
 
Mas o ritmo intenso de consumo de bebidas alcoólicas pode trazer consequências para o resto da vida, se o descontrole levar à descoberta de um quadro de alcoolismo. Como não há meios objetivos para saber quem é ou não sujeito à dependência, a recomendação dos médicos é para que todos moderem.
 
— O indivíduo corre o risco de complicações mesmo bebendo pouco ou raramente — adverte o psiquiatra Arthur Guerra, chefe do Grupo de Estudos em Álcool e Drogas (Grea) da Universidade de São Paulo (USP) e presidente executivo da ONG Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa).
 
É por isso que, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelecer doses mínimas recomendadas para o consumo de álcool (veja abaixo), os especialistas preferem não se ater nem à quantidade nem à frequência do consumo, levando em conta que os efeitos são variáveis conforme o perfil de cada um.
 
De acordo com Guerra, três são os principais fatores de risco: genético, quando a pessoa tem mais enzimas capazes de metabolizar o álcool e, portanto, mais facilidade para ter prazer ao beber, convite para o excesso; psicológico, quando o álcool é usado como anestésico ou como uma droga antidepressiva; e social, quando a bebida é instrumento para aceitação dentro de um grupo de amigos.
 
O sinal de alerta é quando o uso de álcool chama a atenção, aponta o psiquiatra Carlos Salgado, membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead), que atua na Associação para o Incentivo à Pesquisa em Álcool e outras Drogas (Fipad) no Hospital Mãe de Deus.
 
— Pode ser pela quantidade, pelo padrão frequente de uso, porque fica muito alterado ou, se a pessoa tem um histórico familiar pesado de alcoolismo, chama atenção que ele esteja se sujeitando ao risco também — comenta Salgado.
 
Na dúvida, é melhor manter o controle. Uma dica do psiquiatra é premeditar aquilo que se pretende beber antes de sair de casa.
 
— Se a pessoa for surpreendida excedendo aquilo que ela combinou com ela mesma, é um alerta. Se ela excedeu muito o limite, sente que foi difícil parar de beber, alerta geral — destaca Salgado.
 
Maior risco de desnutrição e insolação
O prejuízo imediato do excesso de álcool no organismo é caraterizado por desconforto abdominal, dor de cabeça e nas articulações, inchaços no rosto e nos membros. Dor na boca do estômago, azia, náuseas e vômitos podem ocorrer pela inflamação aguda gástrica, chamada de gastrite alcoólica. Mas um dos mais prejudicados é o fígado.
 
— São bastante conhecidas as inflamações progressivas e severas provocadas pelo alcoolismo crônico sobre o fígado, cujo estado avançado pode ser a cirrose, até hoje incurável e sujeita ao difícil transplante hepático — afirma o gastroenterologista Cláudio Wolff.
 
Quem já tem alguma doença prévia do fígado e do pâncreas pode sofrer uma piora aguda. De acordo com o médico, a pancreatite crônica alcoólica não é rara e pode causar episódios recorrentes de dor abdominal intensa, formação de cistos e diarreia. Isso ocorre pela produção insuficiente dos fermentos digestivos básicos ao aproveitamento dos alimentos.
 
A nutricionista Michelle Troitinho, do Kurotel Centro de Longevidade e Spa, reforça que o álcool sobrecarrega o metabolismo e pode gerar excesso de ferritina, marcador inflamatório que gera intoxicação hepática. No verão, o risco de desnutrição é ainda maior e aumenta a procura por dietas de desintoxicação para amenizar os exageros das férias.
 
— O calor aumenta a retenção de líquidos, e o álcool sobrecarrega o metabolismo. O consumo excessivo pode causar hipoglicemia e levar a desmaios ou até à perda de consciência — diz Michelle.
 
Outro impacto nocivo da associação entre bebida alcoólica e exposição solar é para a pele. Além da insolação pela falta de proteção adequada, a pelagra, uma doença cutânea pouco conhecida, tem como um dos motivos principais a ingestão crônica de álcool.
 
— Quem consome bebidas em excesso e vai ao sol tem uma reação forte na pele, com avermelhamento, inchaço, ardência e bolhas nas áreas que ficam expostas — descreve o dermatologista Sérgio Dornelles.
 
Evitar o excesso de bebidas alcóolicas na beira da praia, ter uma alimentação balanceada e fugir do sol entre as 10h e 16h são dicas de prevenção simples, mas altamente eficazes.
 
Mentes e corpos mais vulneráveis
A longo prazo, o consumo frequente e exacerbado do álcool está associado ao maior risco de câncer. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estudos de caso no Brasil mostram associação epidemiológica entre álcool e tumores da cavidade bucal e de esôfago. O Inca aponta, ainda, que o uso combinado de álcool e tabaco aumenta o risco de câncer nessas e em outras localizações, como a faringe e a laringe.
 
Para especialistas em dependência química, como o psiquiatra Carlos Salgado, a combinação de vícios, como bebida e cigarro, é comum. Entre os jovens, o quadro se agrava pela atratividade de drogas ilícitas nas ocasiões de consumo, como maconha, cocaína e ecstasy.
 
— Os jovens começam pelas lícitas e lá adiante vão ter contato com as ilícitas, eventualmente até pelo efeito do álcool — alerta o psiquiatra.
 
Tabaco e álcool são facilitadores para outros vícios pelas vertentes do ponto de vista fisiológico e também sociológico, segundo Salgado. Como o cérebro jovem tem a parte frontal, que é a área da tomada de decisão, imatura, sob o efeito do álcool, ele toma decisões que não tomaria se estivesse sóbrio. Do ponto de vista sociológico, existe a pressão dos amigos.
 
— Se alguém oferece um baseado ou uma carreira de cocaína, e o jovem está sob o efeito do álcool, todo o clima já torna mais difícil ter uma decisão sensata — ilustra Salgado.
 
Saber o estreito limite entre a diversão e o vício ainda é uma prova de fogo para muitos.
 
Sinais de alerta de quem está abusando
Para o psiquiatra Arthur Guerra, a pessoa passou do limite quando há prejuízos para si ou para o entorno, podendo ser de diferentes ordens.
 
Física: é o caso de quem dirige depois de beber e provoca um acidente, por exemplo. Estima-se que metade das mortes em acidentes de trânsito, todos os anos, sejam provocadas por motoristas embriagados. A nova Lei Seca dobrou o valor da multa por dirigir sob efeito da bebida alcoólica.
 
Orgânica: quando há consequências para o corpo, como a cirrose. Cerca de 3,5 mil novos casos de cirrose são diagnosticados anualmente no Brasil, sendo que entre 50% e 80% dos casos há relação com o alcoolismo, segundo a bibliografia médica.
 
Familiar: quando o convívio doméstico é abalado pelo consumo de álcool, causando discussões e até agressões. Uma pesquisa do Ibope de 2006 mostra que homens agridem mulheres sobretudo após o consumo de álcool, segundo 83% dos entrevistados.
 
Psicológica: quando a bebida é usada como uma "muleta" para dar sono, driblar a depressão, etc. De acordo com uma pesquisa feita em 2011 pelo instituto Isma-BR, especializado em estudos de estresse e qualidade de vida, 48% dos entrevistados recorrem a bebidas alcoólicas quando se sentem estressados.
 
Profissional: quando o rendimento piora no trabalho por causa da bebida. Segundo cálculos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Brasil perde por ano US$ 19 bilhões com o absenteísmo, acidentes e enfermidades causadas pelo uso do álcool e outras drogas.
 
Preste atenção
 
- A OMS estabelece que o consumo aceitável de álcool é de até duas doses por dia para homens e uma dose por dia para mulheres. Ambos não devem beber por pelo menos dois dias na semana.
 
- Uma dose padrão de bebida alcoólica equivale a 350ml de cerveja, 150ml de vinho ou 50ml de destilado.
 
- O uso do álcool não é recomendado, nem em pequenas quantidades, para grávidas, motoristas, pessoas em uso de medicações, pessoas com condições clínicas que podem ser pioradas pelo álcool (hipertensão e diabetes), alcoolistas em recuperação e menores de 18 anos.
 
- Diabéticos devem estar ainda mais atentos à caipirinha, pois a bebida leva bastante açúcar.
 
Táticas para não exagerar na dose
 
1. Comece por bebidas não alcoólicas e se alimente antes de beber.
 
2. Evite o destilado, mesmo que disfarçado na forma da caipirinha.
 
3. Ao longo do consumo, alterne a bebida com outros líquidos não alcoólicos.
 
4. Deixe o carro em casa.
 
5. Beba em grupo, pois assim um acaba controlando o outro.
 
6. No dia seguinte, beba suco de melancia, que é diurética, com gengibre, que tem ação antioxidante. Suco de tomate, rico em vitamina C, também com ação antioxidante, é outra boa opção.
 
7. Ao invés de carne vermelha, entre no clima litorâneo e coma peixe (grelhado ou ensopado), mais leve e mais nutritivo.
 
Fonte Zero Hora

Hospital Bandeirantes redesenha processos para reciclar resíduos

A readequação e o mapeamento dos processos da produção de resíduos pelo paciente também sofreu impacto positivo: 4,57 quilos por paciente/dia para 3,18 quilos por paciente/dia
 
Tudo é uma questão de processos”, afirma o diretor executivo do Grupo Saúde Bandeirantes, Rodrigo Lopes, sobre o Programa Recicla-se, implantado no Hospital Bandeirantes. A frase demonstra parte crucial do projeto, que consistiu em uma revisão e mapeamento dos processos rumo à melhoria do descarte de resíduos e de reciclagem.
 
Integrante da rede que também é composta pela unidade privada Le Forte, o laboratório GSB e as Organizações Sociais de Saúde (OSS) Lacan e Glória, o Hospital Bandeirantes foi o primeiro da rede a implantar o programa. O projeto foi desenvolvido a partir do Instituto de Saúde Bandeirantes de Responsabilidade Socioambiental, que funcionou como elo entre as áreas, assumindo o papel de mediador das discussões do grupo multidisciplinar no processo de desenvolvimento das ações propostas.
 
“O grande problema da instituição hospitalar é quantidade de resíduos. Retirar isso de forma inteligente tem impacto financeiro e educativo”, afirma Lopes.
 
O hospital já reciclava 100% do papel na área administrativa. E, de acordo com Lopes, a cultura da reciclagem já existia na entidade. Mas ainda havia muito a fazer para reduzir o impacto ambiental. Assim, o setor de qualidade, liderado pela gerente de deseonvolvimento, Áurea Barros, começou a fazer a revisão e o mapeamento dos setores geradores, o que envolveu entrevista com os colaboradores de várias áreas, incluindo as unidades de internação, a fim de entender quais eram os tipos de resíduos produzidos em cada local.
 
No mapeamento também foram considerados a segurança ocupacional e do paciente. “Em qualquer lugar que não exista risco, fazemos a coleta inteligente”, afirma Lopes.
 
Para engajar cerca de 2,5 mil colaboradores, algumas áreas foram chaves como: gerência médica, gerência de enfermagem, recursos humanos, educação continuada, segurança do trabalho e controle de infecção hospitalar. Elas formaram um comitê para discutir as ideias e os riscos.
 
Com o comitê e a difusão das boas práticas pelos próprios colaboradores, não foi difícil a instituição, como um todo, adotar a prática. “Quando se tem um processo desenhado, se sensibiliza e permeia toda a instituição. Hoje, o programa Recicle-se é abordado até na integração dos novos colaboradores”, conta Áurea, acrescentando que o projeto ajudou no clima organizacional e na conscientização dos colaboradores.
 
A iniciativa teve um investimento de R$20 mil, aplicados na troca e compra de coletores e na identidade visual da campanha. A partir dos depoimentos e levantamentos de dados, observou-se uma falta de conhecimento geral da reciclagem. “Faltava um coletor padronizado no hospital”, diz Áurea.
 
Ainda não é possível medir o retorno sobre o investimento. Mas o que Lopes e Aurea destacam são alguns pontos positivos da prática. A curva de reciclagem aumentou 40,8% no primeiro ano, o lixo infeccioso diminuiu, pois agora é separado de maneira eficaz. Antes, na dúvida, o colaborador tendia a descartar determinado material como infeccioso. A readequação e o mapeamento dos processos da produção de resíduos pelo paciente também teve impacto positivo: 4,57 quilos por paciente por dia para 3,18 quilos por paciente por dia.
 
Outras iniciativas
Para um projeto como este dar certo, é importante o apoio e a atuação também do corpo diretivo. A sustentabilidade do programa está baseada na abordagem do tema como valor institucional, presente no planejamento estratégico da instituição.
 
“Ter a sustentabilidade como pilar estratégico garante a possibilidade de mudar alguns processos organizacionais que, do contrário, seriam apenas ações pontuais. Em nosso caso, a expressão “cultura da sustentabilidade” está presente na mapa estratégico, fazendo toda a diferença”, comenta Lopes.Dentre as diretrizes sustentáveis do hospital, ainda há um programa de reaproveitamento da água. O chamado sistema de água cinza armazena o recurso oriundo de chuveiros e lavatórios e é utilizado para irrigação de plantas, descarga e outros fins. Mensalmente, são 450 mil litros que o hospital deixa de consumir.
 
Áurea explica que existe um código de conduta para as compras e as pessoas recebem um treinamento para evitar a aquisição de produtos de fornecedores que não respeitam o código de ética do hospital. Para evitar a prática, a instituição implantou até um canal de denúncia via e-mail.
 
Na comunidade, o Grupo de Saúde Bandeirantes fez um levantamento das principais causas socioambientais do Distrito da Liberdade, que envolver os bairros Liberdade, Aclimação e a região da várzea do Glicério, justamente onde estão localizados os hospitais da Glória e Bandeirantes.
 
A região do Glicério foi a escolhida, pois tradicionalmente tem a presença de trabalhadores da coleta, separação e comercialização de materiais. Uma das iniciativas implantadas para favorecer o desenvolvimento ambiental e humano dessa região foi o Projeto Óleo Aqui, garantindo geração de trabalho, renda e inclusão social dos catadores da Cooperativa de Catadores da Baixada do Glicério (Cooperglicério).
 
A iniciativa teve investimento de R$ 35 mil e o recurso foi empregado na produção de coletores para o resíduo, na aquisição de um veículo e materiais de proteção, como luvas, e no pagamento da instalação de energia elétrica embaixo do viaduto do Glicério, local onde os cooperados trabalham. Na empreitada, os principais parceiros do Bandeirantes foram a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares ITCP da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e o Instituto HSBC de Solidariedade.
 
Além do investimento financeiro, os cooperados receberam apoio técnico para o desenvolvimento do empreendimento solidário até alcançarem autossustentabilidade. Hoje, a Cooperglicério faz toda a gestão do empreendimento e dos pontos de coleta, desde o primeiro contato com um restaurante ou condomínio para a implantação da coleta até a comercialização do resíduo. Todo o dinheiro gerado a com a venda dos materiais fica para os cooperados. Em média, são vendidos mil litros de óleo por mês.
 
Fonte SaudeWeb