Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Exposição passiva ao cigarro aumenta risco de demência grave

Pessoas expostas à fumaça ambiental do tabaco tem mais probabilidade de desenvolver síndromes demenciais
 
Tabagismo passivo aumenta o risco de demência grave, de acordo com estudo realizado na China, Reino Unido e Estados Unidos.
 
A pesquisa com quase 6 mil pessoas em cinco províncias da China revela que aquelas expostas ao fumo passivo têm uma probabilidade maior de desenvolver síndromes demenciais graves.
 
O tabagismo passivo é conhecido por causar graves doenças respiratórias e cardiovasculares, incluindo doenças coronárias e câncer de pulmão. No entanto, até agora, tem sido incerto se essa prática aumenta o risco de demência, principalmente devido à falta de pesquisa.
 
Estudos anteriores demonstraram uma associação entre a exposição ao fumo passivo e o comprometimento cognitivo, mas este é o primeiro a encontrar uma ligação significativa com síndromes demenciais.
 
O pesquisador Ruoling Chen, do Kings College London e seus colegas entrevistaram 5.921 pessoas com idade acima de 60 anos para caracterizar os níveis de exposição ao fumo passivo, tabagismo e avaliar os níveis de síndromes relacionadas à demência.
 
Os resultados mostraram que 10% do grupo tiveram síndromes demenciais graves relacionadas com o nível e tempo de exposição ao tabagismo passivo. As associações com síndromes graves foram encontrados em pessoas que nunca fumaram e em ex-fumantes e atuais.
 
"O tabagismo passivo deve ser considerado um fator de risco importante para síndromes demenciais graves, como este estudo na China revela. Evitar a exposição ao fumo passivo pode reduzir o risco de demência", afirma Chen.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados deste estudo, juntamente com outras pesquisas anteriores, fortalecem a inserção de medidas de saúde pública para proteger as pessoas da exposição à fumaça ambiental do cigarro.
 
 
Fonte isaude.net

Adesivo sintético melhora cicatrização do tecido após cirurgias

Pesquisadores incorporaram estrutura química da proteína adesiva do mexilhão na concepção de um polímero sintético injetável
Pesquisadores incorporaram estrutura química da proteína adesiva
do mexilhão na concepção de um polímero sintético injetável
Produto inspirado na proteína adesiva do mexilhão tem melhor aderência que opções atuais e estanca sangramento instantaneamente
 
Cientistas da Penn State, nos EUA, demonstraram que a proteína que permite que os mexilhões grudem nas superfícies pode levar a um novo adesivo para melhorar a cicatrização de feridas e promover a cura mais eficiente do tecido após procedimentos cirúrgicos.
 
Nas últimas décadas, bioadesivos, selantes de tecidos e agentes hemostáticos tornaram-se os produtos preferidos para controlar o sangramento e promover a cicatrização do tecido após a cirurgia. No entanto, muitos deles têm efeitos secundários ou outros problemas, incluindo a incapacidade de ter um bom desempenho no tecido molhado.
 
"Para resolver este problema de saúde, nós olhamos para a natureza. Há criaturas do mar, como o mexilhão, que pode ficar em rochas e em navios no oceano. Eles podem se segurar com força, porque produz uma proteína adesiva muito poderosa. Olhamos para a estrutura química do produto deste tipo de proteína adesiva", afirma o pesquisador Jian Yang.
 
Yang e seus colegas utilizaram a informação biológica e desenvolveram uma família totalmente sintética de adesivos.
 
Eles incorporaram a estrutura química da proteína adesiva do mexilhão na concepção de um polímero sintético injetável. O bioadesivo, chamado iCMBAs, adere bem em ambientes úmidos, tem degradabilidade controlada, melhor biocompatibilidade e custos de produção mais baixos, colocando-os um passo acima dos produtos atuais, como a cola de fibrina e o cianoacrilato.
 
Os investigadores testaram iCMBAs em ratos, utilizando o adesivo para fechar três feridas durante dois minutos. Três outras feridas foram fechadas com suturas.
 
Os iCMBAs apresentaram 2,5 a 8 vezes mais aderência em condições molhadas em comparação com a cola de fibrina. Eles também cessaram o sangramento instantaneamente, facilitou a cicatrização de feridas, fechou feridas sem a utilização de suturas e ofereceu degradação controlável.
 
"Se quisermos que o material fique por uma semana, podemos controlar o polímero para se degradar em uma semana. Se quisermos que ele permaneça por mais de um mês, podemos controlar a síntese e fazer com que ele se degrade em um mês", afirma Yang.
 
Os iCMBAs também são não-tóxicos, e, porque são totalmente sintéticos, não são susceptíveis de provocar reações alérgicas.
 
Os pesquisadores agora estão trabalhando para melhorar a fórmula. "Nós ainda estamos otimizando nossa formulação. Estamos tentando fazer com que a força de adesão seja ainda mais forte para expandir seu uso para situações como ossos quebrados onde a adesão forte é muito importante", conclui Yang.
 
A pesquisa foi descrita na revista Biomaterials.
 
Fonte isaude.net

Droga oral melhora movimento em camundongos com lesão na medula

Composto pioneiro atravessou a barreira sangue-cérebro, não aumentou a dor e não mostrou efeitos tóxicos para os animais
 
Uma droga oral experimental foi eficaz em melhorar o movimento de camundongos que sofreram lesão medular, de acordo com estudo de pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA.
 
O composto atravessou de forma eficiente a barreira sangue-cérebro, não aumentou a dor e não mostrou efeitos tóxicos para os animais.
 
"É a primeira vez que temos um medicamento que pode ser tomado por via oral para produzir melhora funcional sem nenhuma toxicidade em um modelo de roedores. Até agora, no campo de lesão medular com modelos de roedores, tratamentos eficazes incluíram mais de uma terapia, muitas vezes envolvendo meios invasivos. Aqui, com um único agente, fomos capazes de obter melhora funcional", afirma a autora da pesquisa Sung Ok Yoon.
 
A molécula no estudo foi testada quanto à sua capacidade de prevenir a morte de células chamadas oligodendrócitos. Estas células cercam e protegem os axônios, envolvendo-os na mielina. Além de funcionar como isolamento axônio, a mielina permite a rápida transmissão de sinais entre células nervosas.
 
A droga preservou os oligodendrócitos por meio da inibição da ativação de uma proteína chamada p75. Yoon mostrou anteriormente que p75 está associada à morte destas células especializadas após uma lesão da medula espinal. Quando elas morrem, os axônios que são apoiados por elas degeneram.
 
"Porque sabemos que oligodendrócitos continuam a morrer por um longo período de tempo depois de uma lesão, teorizamos que, se pudéssemos colocar um freio na morte celular, poderíamos prevenir a degeneração continuada de axônios. Muitos pesquisadores da área estão se concentrando na regeneração de neurônios, mas nós focamos especificamente em um tipo diferente de células, pois isso permite uma janela terapêutica de tempo relativamente longa", observa Yoon.
 
Um tratamento corrente agudo para os seres humanos, com metilprednisolona, deve ser administrado dentro de oito, mas não mais de 24 horas após a lesão. Estima-se que 1,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos estão vivendo com lesões na medula espinhal, com paralisia e complicações que incluem disfunção do intestino, bexiga e sexual e dor crônica.
 
A droga experimental, chamada LM11A-31, é a primeira a ser desenvolvida com um alvo específico, p75, como uma terapia potencial para lesão da medula espinhal.
 
Pesquisadores deram três diferentes doses orais de LM11A-31, bem como um placebo, a diferentes grupos de ratos quatro horas após a lesão e em seguida, duas vezes por dia, durante um período experimental de 42 dias. Os cientistas analisaram eficácia do composto para melhorar o movimento do membro e prevenir a perda de mielina.
 
As lesões da medula espinal em ratos imitavam as provocadas em seres humanos através da aplicação de força extensiva e de pressão, resultando em perda da função dos membros posteriores.
 
Os pesquisadores determinaram que os ratos não sentiam mais dor do que o grupo do placebo em todas as doses testadas, sugerindo que LM11A-31 não piora a dor do nervo após a lesão medular.
 
A análise mostrou que a extensão da mielina poupada foi dependente da dose do medicamento. Cada dose, 10, 25 ou 100 mg / kg, conduziu a um aumento da mielina poupada, com a dose mais elevada demonstrando o maior efeito.
 
A lesão nos animais causou uma perda de cerca de 75% de axônios mielinizados na área de lesão no grupo placebo. Esta perda foi reduzida de modo que os axônios mielinizados atingiram mais de metade dos níveis normais com LM11A-31 a 100 mg / kg. "Isso foi correlacionado com um aumento de cerca de 50% nos oligodendrócitos sobreviventes em comparação com os do grupo de placebo", destaca Yoon.
 
Camundongos que receberam a dose mais elevada da droga poderiam caminhar com passos bem coordenados. Em testes de natação, os cientistas viram melhorias semelhantes, com os ratos que receberam a maior dose sendo mais capazes de coordenar os membros posteriores. Os outros grupos de tratamento apresentaram dificuldade em caminhar e nadar.
 
"Esses resultados mostram claramente que este é o primeiro medicamento oral para lesão da medula espinhal, que trabalha sozinho para melhorar a função dos membros", conclui Yoon.
 
Fonte isaude.net

Seios flácidos e caídos: saiba como prevenir

Desbanque mitos e descubra as reais causas da flacidez das mamas
 
Toda mulher sofrerá com a gravidade dos seios quando ficarem mais velhas - certo? Não é bem assim. Segundo o cirurgião plástico Romeu Frisina Filho, o fator genético é o que mais pesa na sustentação dos seios.
 
"Com a idade mais avançada, irá acontecer a flacidez de todos os tecidos do corpo e, consequentemente, das mamas, mas há mulheres idosas que podem ter mamas ainda muito firmes e bem posicionadas, por causa da sua genética", explica.

Além da hereditariedade, há uma série de hábitos que podem acelerar ou retardar o caimento natural, que vão desde fumar e perder peso até tomar sol.
 
Confira o que especialistas recomendam para ter seios mais firmes e empinados, e desbanque alguns mitos, como o de que amamentação faria o peito ficar "caído":
 
Mãe amamentando o bebê - Foto: Getty ImagesAmamentação
A afirmação de que amamentar faz as mamas caírem é controversa. Uma pesquisa da Universidade de Kentucky, nos EUA, por exemplo, indica que o aleitamento não necessariamente aumenta a flacidez.

O cirurgião Romeu Frisina explica que, durante a amamentação, ocorre um aumento da glândula mamária com produção e acúmulo de leite, aumento do tecido gorduroso e consequente estiramento da pele. "Com o término deste período, poderá haver uma involução da estrutura mamária e da pele, ou seja, uma atrofia que pode apresentar graus diferentes, podendo apresentar mais ou menos flacidez", afirma. 
 
Mulher fumando - Foto: Getty ImagesTabaco: cuidado com ele!
O mesmo estudo da Universidade de Kentucky aponta que o vilão da saúde dos seios pode ser o tabaco. Segundo os pesquisadores, há substâncias do fumo que quebram a proteína elastina, que forma as fibras elásticas da pele e é responsável por deixá-la firme e saudável.

"Tanto o tabaco como o álcool são prejudiciais, pois alteram a circulação sanguínea e os níveis de oxigênio que chega aos tecidos, o que faz com que o metabolismo das glândulas e da pele da mama fique prejudicado", conta Romeu Frisina.
 
Sutiã - Foto: Getty ImagesO uso do sutiã é dispensável?
Nem sempre. Como o efeito da gravidade favorece a queda das mamas, mulheres com seios muito grandes podem se beneficiar da sustentação fornecida pelo uso do sutiã. O uso dessa peça íntima durante o sono, no entanto, não é um fator importante para a prevenção da flacidez. "É desnecessário dormir com sutiã, a não ser que a mulher tenha as mamas grandes e sinta-se mais confortável ao dormir com ele", afima Romeu Frisina. 
 
FRutas e verduras - Foto: Getty ImagesFrutas e verduras no cardápio
É preciso variar a alimentação com boas fontes de nutrientes que ajudam na produção de colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação à pele e evitam a flacidez. "Uma dieta balanceada é importante para saúde como um todo e influencia a pele também", afirma a dermatologista Juliana de Andrade, de São Paulo. Alimentos com vitaminas A e C, cobre, zinco e cálcio são boas opções. Já alimentos ricos em açúcar e carboidratos simples devem ser moderados, pois podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.
 
Mulher tomando sol - Foto: Getty ImagesExcesso de sol
A exposição solar é importante para deixar a pele saudável ? mas desde que com moderação. "A radiação ultravioleta acelera o processo de degeneração das fibras colágenas e pode influenciar negativamente a flacidez", alerta a dermatologista Juliana Andrade. A recomendação da dermatologista Ediléia Bagatin, da Unifesp, é evitar exposições muito longas e em horário de sol forte (das 10h às 16h), além de passar protetor solar diariamente nas partes expostas do corpo, incluindo os seios.
 
Mulher correndo - Foto: Getty ImagesCorrida e outros esportes
"Oriento as minhas pacientes a usarem um top bem justo quando praticam este tipo de esporte, bem como outras atividades físicas", alerta o cirurgião plástico Romeu Frisina. O balanço dos seios ao correr força as estruturas de sustentação das mamas, o que pode provocar flacidez se a intensidade do exercício for acentuada.
 
Mulher que emagreceu demais - Foto: Getty ImagesCuidado com a perda de peso
Perder muito peso ou emagrecer e engordar a toda hora - o famoso "efeito sanfona" - pode prejudicar a elasticidade da pele. "As mamas também têm tecido gorduroso, que aumenta quando a mulher engorda e diminui quando ela emagrece", conta Romeu Frisina. Se esse estiramento da pele for muito brusco ou frequente, pode destruir as fibras elásticas. "Com isso, a pele não retrai mais e fica fina, frouxa e distendida, assim como os ligamentos que seguram a glândula mamária, que ficam alongados e frouxos, resultando na flacidez", esclarece. 
 
Fonte Minha Vida

Saiba como correr para perder a barriga

Queima da gordura abdominal exige tática de treino específica
 
Quem tem pressa em perder peso nem pensa duas vezes na hora de acelerar o passo: a corrida é, realmente, uma das melhores atividades físicas para emagrecer com saúde. O esporte aumenta o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais rapidamente.

Por isso, o consumo maior de energia não se restringe aos minutos de treino, mas ao dia todo. Muitos defendem que a corrida leve é ideal para perder peso, numa prática com mais de 30 minutos. Nem sempre. O que emagrece mesmo é a continuidade da atividade física, com exigência crescente de esforço. O aumento do metabolismo, provocado pela atividade física, faz com que o organismo continue acelerado por mais alguma horas, depois do exercício. Ou seja, não é só durante a atividade física que há queima de gordura.
 
Com aumento do gasto calórico e uma dieta balanceada, seu corpo reage queimando as reservas de gordura. Por isso, as atividades mais longas ou mais intensas têm gasto energético-calórico maior e agradam mais quem busca resultados em pouco tempo.

A gordura abdominal, entretanto, exige uma tática específica para derreter. Contra ela, o mais eficaz é um programa de corrida ou caminhada com variação de intensidade no mesmo treino. Isso, claro, sem exageros que levem a lesões. Os picos de treino obrigam o corpo a queimar energia até das fontes mais difíceis. Daí o consumo da gordura visceral.

Mas se você mantinha uma rotina sedentária, vá com calma. Lembre-se que o exagero de hoje pode significar até uma semana sem treinar. Respeite o seu ritmo e, na dúvida, peça orientação ao seu professor.
 
Fonte Minha Vida

Concurso Hospital Carlos Chagas de Itabira

A Funcesi - Hospital Carlos Chagas (HCC) de Itabira, Minas Gerais, publicou edital n° 009/2012 de processo seletivo. O certame formará cadastro reserva de pessoal nos cargos de Médico para atuar nas áreas de Tomografia, Raio X, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Duplex Scan, Espirometria, Mamografia e Retossigmoiodoscopia. A remuneração é de R$ 4.943,40 e a jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

Os interessados na seleção poderão se inscrever na Administração do HC / Funcesi, localizado à Chácara Fernando Jardim, nº 555, Campestre, Itabira - MG, no período de 07 a 11 de janeiro de 2013 no horário compreendido entre 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, ou pelo e-mail administracao@hcc.funcesi.br, sem custos com taxas

O Processo Seletivo constará de Inscrição, Pré-Habilitação Técnica e Entrevista.

A validade do certame será de 1 ano a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

FHEMIG - MG lança edital de processo seletivo

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital N° 10/2012 de processo seletivo para a contratação temporária de Profissional de Enfermagem e Médico Regulador da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos. Serão selecionados profissionais para as cidades de Bambu, Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Vale do Aço (Coronel Fabriciano), Juiz de Fora, Patos de Minas, Sabará, Três Corações, Governador Valadares, Pouso Alegre, Uberlândia, Uberaba, Montes Claros e Ubá.

Para concorrer os candidatos deverão ter formação em curso superior na área e registro no conselho profissional. A remuneração será de R$ 2.182,95 para Enfermeiro e de R$ 4.637,60 para Médico em jornada de 40h semanais, em regime de plantão ou diarista, além disso, haverá abono de serviço de emergência, gratificação de final de semana e gratificação de incentivo a eficientização de serviços.

Os interessados deverão se inscrever entre às 9h do dia 11 de janeiro até às 17h do dia 22 de janeiro de 2013, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e currículo que estão disponíveis no site www.fhemig.mg.gov.br.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, e entrevista que deverá ocorrer a partir do dia 4 de março de 2013, em local e horário a serem divulgados.

O certame terá a validade de seis meses, contados da data de homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de São Pedro da Água Branca - MA

A Prefeitura de São Pedro da Água Branca, Estado do Maranhão, através do Instituto Coelho Neto, publicou edital N° 001/2012 de concurso público com o objetivo de preencher 90 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 6.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Das vagas existentes, 5% serão destinadas a candidatos habilitados portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente de Epidemias e Controle De Doenças, Eletricista, Auxiliar Serviços Gerais, Agente de Portaria, Encanador, Gari, Jardineiro, Merendeira, Motorista Categoria "D", Vigia, Zelador, Agente Social, Auxiliar Administrativo, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Secretário Escolar e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições estarão abertas no período de 17 a 21 e 26 a 28 de dezembro de 2012 e 2 a 11 de janeiro de 2013 (exceto sábado, domingo e feriado), no horário das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h de segunda a sexta-feira, no prédio do Setor de Contabilidade do Município, situada na Avenida Castelo Branco, S/N, Centro, São Pedro da Água Branca, Estado do Maranhão.
 
As taxas variam de R$ 25,00, 40,00 e R$ 60,00 de acordo com o nível de escolaridade.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas no Município de São Pedro Da Água Branca - MA, com data prevista para o dia 03 de fevereiro de 2013. A divulgação dos locais e horários das provas será feita no dia 25 de janeiro de 2013, através de avisos, afixados no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de São Pedro Da Água Branca - MA e no site: www.institutocoelhoneto.org.br.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 05 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será publicado na data provável de 27 de fevereiro de 2013.

Validade
O concurso terá o prazo de validade de 02 anos, a partir da data da homologação do Resultado Final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de São Pedro Da Água Branca - MA.

Edital / Publicações

Fesurv abre processo seletivo

A Fesurv-Unniversidade do Rio Verde, no Estado de Goiás, divulgou o edital Nº. 001/2012 que abre processo seletivo para contratação de 112 Professores Substitutos. As inscrições poderão ser realizadas do dia 14 a 18 de janeiro de 2013, das 08 às 11 e das 13 às 17 horas, no departamento de pessoal, bloco administrativo, campus universitário Fazenda Fonte do Saber, Rio Verde/GO. A taxa de inscrição custa R$ 60,00.
 
Os docentes atuarão nas Faculdades de Administração, Agronomia, Biologia e Química, Ciência da Computação e Engenharia de Software, Ciências Contábeis, Design, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Mecânica e de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Letras, Matemática, Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.
 
Os contratos passam a ter vigência a partir da publicação da portaria de contratação, e terão um prazo de 12 meses, com possibilidade de prorrogação até o limite de 24 meses.
 
A remuneração dos professores substitutos será baseada no valor da hora-aula e da hora-atividade, que são, respectivamente, R$ 17,24 e R$ 12,93.

Edital / Publicações

Concurso Universidade de Brasília - UNB

A Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, abriu extrato do edital N° 599/2012 de concurso público destinado ao provimento de 01 vaga para o cargo de Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde. A oportunidade é para trabalhar na área de Ciências Farmacêuticas em jornada de 40h semanais em regime de Dedicação Exclusiva, com remuneração de R$ 7.627,02.

Os interessados deverão ter Doutorado em Ciências Farmacêuticas ou áreas afins e fazer a inscrição no período de 14 de janeiro a 1º de março de 2013, pelo endereço eletrônico www.cespe.unb.br. A taxa é de R$ 190,68.

O Edital Resumo com informações sobre o processo de inscrição, contendo datas e local, encontra-se disponível no endereço eletrônico www.dgp.unb.br/concursos, onde o candidato deverá acompanhar todas as fases do concurso público docente.

O prazo de validade do concurso será de 1 ano a partir da data de publicação do edital de homologação do resultado final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso COREN - DF

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal - COREN-DF, através do Instituto Quadrix, abriu edital nº 01/2012 de concurso público para dar provimento de 12 vagas, além de formação de cadastro de reserva. As oportunidades são para profissionais de níveis médio e superior.

Cargos e Salários
Nível Médio
Agente Administrativo - 5 vagas mais CR - Salário R$ 1.330,49;
Técnico em Contabilidade - 1 vaga + CR - Salário R$ 1.330,49.

Nível Superior
Advogado - 1 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Analista de Comunicação (Jornalista) - 1 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Enfermeiro Fiscal - 3 vaga mais CR - Salário R$ 4.100,00;
Técnico em Informática - 1 vaga mais CR - Salário R$ 2.200,00.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, até às 23h59min de 10 de janeiro de 2013, considerando-se o horário de Brasília/DF. As taxas variam de R$ 33,00 para os cargos de nível médio; e R$ 48,00 para os cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na cidade de Brasília (DF), considerando o horário de Brasília, terá a duração de 4 horas e será aplicada na data provável de 03 de fevereiro de 2013, no turno da tarde. Os locais e os horários de realização das provas objetivas serão divulgados na internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br. O gabarito será publicado na data prevista de 04 de fevereiro de 2013.

Validade
O prazo de validade do concurso público esgotar‐se‐á após 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Capim Grosso (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capim Grosso, localizado a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou processo seletivo Nº. 01/2012 com o objetivo de ocupar 19 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível médio), com remuneração de até R$ 871,00. Será formado também cadastro de reserva, lembrando que 5% das vagas estão destinadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Os interessados deverão se inscrever de forma presencial na cidade de Capim Grosso, na Secretaria Municipal de Saúde, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira ou no site www.seletaconcursos.com.br, até o dia 11 de janeiro de 2013.
 
A data, local e horário de realização da prova objetiva será divulgada a partir do dia 18 de janeiro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e através do site www.seletaconconcursos.com.br. O gabarito parcial será divulgado em até 48 horas após a realização da prova objetiva.
 
Os títulos deverão ser entregues em 48 horas após divulgação do resultado parcial da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Saúde de Capim Grosso.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu prefeito.

Edital / Publicações

UNIFAP - AP abre concurso público

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital n° 13/2012 de concurso público para o provimento de vaga docente no curso de Farmácia, do Departamento Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde. O salário previsto é de R$ 11.755,05 e o profissional deverá dispor de 40h semanais para dedicar-se exclusivamente às atividades do cargo.

O concurso será executado pela própria UNIFAP e para concorrer o candidato deverá possuir diploma de doutor ou equivalente reconhecido no território nacional e obtido há, no mínimo, 10 anos.
As inscrições serão recebidas até o dia 31 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.unifap.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 293,00.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de conferência, exame de títulos e trabalhos, defesa e arguição de memorial e os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Público UEA - AM

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou edital n° 09/2012 de concurso público, no qual disponibiliza duas vagas para Professor nas áreas de Clínica Médica - Pneumologia. Os interessados deverão ter graduação em Medicina e especialização em Pneumologia.
 
O vencimento básico oferecido é de R$ 4.536,00 em jornada de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração, ou via Correio, por meio de entrega do Requerimento de Inscrição, no período de 2 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Avenida Carvalho Leal, nº 1777, Cachoeirinha, CEP 69.065-001, Manaus-AM. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.
 
A seleção constará de Prova Escrita, Prova Didática e Exame de Títulos, todas realizadas em Manaus, em local, data e horário a ser indicado no edital de convocação e no site da UEA www.uea.edu.br.
 
O Concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Janaúba (MG)

A Prefeitura de Janaúba, Estado de Minas Gerais, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 545 vagas para cargos de todos os níveis de ensino, com salários que vão até R$ 1.974,00. A jornada de trabalho semanal será de 20 a 40 horas.

Cargos
Nível Fundamental - Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Gari, Motorista de Veículo Leve e Pesado, Pedreiro, Vigia, Bombeiro, Eletricista, Monitor de Saúde Mental, Pintor e Serralheiro;
Nível Médio - Assistente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Secretaria Escolar, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Sanitário, Monitor de Ônibus Escolar, Ouvidor, Desenhista Técnico, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática e Topógrafo;
Nível Superior - Advogado, Analista de Sistemas, Assistente Social, Contador, Coordenador de Controle Interno, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Pedagogo, Professor Educação Básica I (PEB I), Professor Educação Básica II de Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, História, Língua Portuguesa, Matemática e Técnico de Controle Interno.
Inscrições e Taxas

As inscrições serão feitas somente pela internet, no sítio eletrônico www.cotec.unimontes.br, no período de 14 a 31 de janeiro de 2013, horário de Brasília-DF. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 130,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade

As provas de múltipla escolha serão aplicadas na data prevista de 07 de abril de 2013, na cidade de Janaúba-MG, em locais e horários a serem divulgados. O gabarito oficial será divulgado até 24 horas após o encerramento da prova.

O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Borá (SP)

A Prefeitura de Borá, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, lançou editais Nº 001/2013 de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de 20 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 2.687,56 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
As oportunidades são para os cargos de dentista, enfermeiro, escriturário nível I, farmacêutico, fisioterapeuta, motorista, nutricionista, pedreiro oficial, psicólogo, técnico em enfermagem, trabalhador braçal, inspetor de alunos, merendeira, agente comunitário da saúde e professor.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 18 de janeiro de 2013, através da internet, no site www.cematconcurso.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Validade
As provas para o concurso público serão aplicadas na cidade de Borá-SP, na Escola Estadual “Dr. José de Souza", localizada à Rua Adelaide de Souza Barreiros, nº 220, na data prevista de 03 de fevereiro de 2013 (domingo), com horário de início às 9h00 (nove horas).
 
Já as provas para o processo seletivo serão realizadas na cidade de Borá-SP, na Escola Estadual “Dr. José de Souza", localizada à Rua Adelaide de Souza Barreiros, nº 220, na data de 27 de janeiro de 2013 (domingo), com horário de início às 9h00 (nove horas).
 
O certame terá validade de até 02 anos, contando da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Editais

Prefeitura de Capinzal (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capinzal, estado de Santa Catarina, lançou edital Nº. 004/2013 para realização de processo seletivo oferecendo 50 vagas mais cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia entre R$ 437,90 e R$ 2.314,13.
 
São ofertadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos: Operador de Máquinas Leves, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Monitor de Atividade Física/Desportiva, Monitor de Artesanato, Monitor de Música, Monitor de Canto, Monitor de Arte Cênica, Monitor de Dança, Monitor de Recreação, Monitor de Culinária, Monitor de Informática, Monitor de Artes, Monitor de Artes Marciais, Monitor de Pintura em Tela, Tecido/Emborrachado, Monitor de Tricô e Crochê, Professor, Auxiliar de Professor, Motorista e Técnico de Atividades desportivas.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 18 de janeiro de 2013, em sala exclusiva no andar térreo do Centro Administrativo Municipal Prefeito Silvio Santos, sito à rua Carmelo Zocolli, 155, centro, Capinzal/SC. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e R$ 40,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, prática e de títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser aplicada no dia 24 de janeiro de 2013, com início às 19:30 horas, situada à rua Grácia Gramazzio Pereira de Lima, Capinzal/SC.
 
A prova prática será realizada na data provável de 25 de janeiro de 2013, com início às 09:00 horas, situada à rua Grácia Gramazzio Pereira de Lima, Capinzal/SC.
 
O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico www.capinzal.sc.gov.br e no mural do Centro Administrativo Municipal.
 
A validade do processo seletivo será até 31 de de dezembro de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Xavantina (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Xavantina, estado de Santa Catarina, anunciou a realização de processo seletivo Nº. 001/2013, visando o preenchimento de 10 vagas e formação de cadastro de reserva em seu quadro de funcionários. A remuneração varia entre R$ 500,00 e R$ 11.264,40, com carga horária de 10, 20, 30, 40 e 42 horas semanais.
 
São ofertadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
As oportunidades são para: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Odontólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Odontólogo, Médico, Merendeira, Servente Externo Masculino, Agente de Atividades Gerais Feminino, Professor e Estagiário.
 
Inscrição
As inscrições estarão abertas até o dia 21 de janeiro de 2013, no horário das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, na Prefeitura Municipal, localizada na Rua Prefeito Octavio Simon, s/nº, Centro, Xavantina/SC.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 25,00;
Nível médio: R$ 40,00;
Nível superior: R$ 60,00.
 
Prova
As provas escritas serão realizadas na data provável de 27 de janeiro de 2013, com inicio às 08h00min e término às 12h00min, na Escola de Educação Básica Professor Luiz Trindade, localizada na Rua Irineu Bornhausen, s/nº, Centro, Xavantina/SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado no mesmo dia de realização das provas escritas, após às 13h00min horas, no átrio de entrada do Centro Administrativo Municipal.
A análise dos títulos acontecerá no período de 23 a 27 de janeiro de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período à vista das necessidades da administração.

Edital / Publicações

Concurso UFAL 2013

A Universidade Federal de Alagoas - UFAL, publicou edital N° 129/2012 de concurso público destinado ao provimento de 11 vagas para professores de nível superior, com salários de até R$ 7.627,02.
Os cargos destinam-se para lotação específica nas Unidades Acadêmicas vinculadas ao Campus A. C. Simões.

As inscrições serão realizadas até às 17 horas do dia 18 de janeiro de 2013, por meio do site www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 42,79 a R$ 190,67.

As provas terão início em data provável de 11 de março de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site www.copeve.ufal.br e no Quadro de Avisos da respectiva Unidade Acadêmica no dia 08 de fevereiro de 2013.

UFSM (RS) publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Estado do Rio Grande do Sul, abriu edital N° 002/2013 de de processo seletivo, com a intenção de contratar 02 vagas abertas para Professor Substituto do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. O salário previsto é de R$ 3.420,67 e só poderão participar candidatos com mestrado nas áreas.
 
A informação é de que as oportunidades serão para as áreas de Ciências Exatas e da Terra e de Ciências Humanas, com jornadas de 40h semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas de 14 a 18 de janeiro de 2013, no Prédio da Administração do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, pelo turno da manhã, das 8h30min às 11h30min, e pelo turno da tarde, das 13h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira. A taxa é no valor de R$ 60,00.
 
A seleção será realizada através de Prova Didática com peso sete e Prova de Títulos com peso três.
O certame terá validade de um ano, a partir da publicação do resultado da seleção no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Assú - RN abre processo seletivo

Foi divulgado edital n° 001/2013 para o processo seletivo da Prefeitura Municipal do Assú - RN, o qual contratará 42 médicos em caráter temporário para atendimento à necessidade de excepcional interesse público do sistema municipal de saúde. Os futuros servidores serão remunerados com vencimentos que oscilam na faixa de R$ 400,00 a R$ 5.500,00 em jornada de trabalho de 06 a 40 horas semanal.

As vagas serão distribuídas entre a zona urbana ou rural, conforme necessidade e interesse públicos, para atendimento dos Programas Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, Unidades Básicas de Saúde -UBS; Pronto Socorro e Centro Clínico, no Município de Assú para os cargos de Médico Psiquiatra (02), Médico Clínico Geral (20) e Médico Plantonista com especialidade (20).

Os interessados deverão se inscrever das 08:00 às 13:00 horas, até 31 de janeiro de 2013, excetos sábados, domingos e feriados, no Setor Administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Dr. Luis Carlos, 100 -Bairro Dom Elizeu, Assú/RN, mediante apresentação de documentos originais e cópias dos mesmos.

A seleção constará de Análise Curricular, que terá a função de identificar, entre os candidatos, aqueles mais aptos a desempenharem a exigências requeridas para os cargos oferecidos.

Os resultados serão afixados no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Saúde e publicados no Diário Oficial do Município de Assú, divulgado através do portal http://assu.rn.gov.br.

O prazo de vigência do contrato será de 12 (doze) meses podendo, por interesse administrativo e na forma da lei, ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos.

Prefeitura de Novo São Joaquim (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo São Joaquim, cidade localizada a 493 km de Cuiabá, no Mato Grosso, abre inscrições para realização de processo seletivo Nº. 001/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
A seleção visa a contratação temporária de 54 profissionais para atendimento às necessidades de excepcional interesse público nas áreas Administrativas, Infra Estrutura, Educação, Esporte, Turismo e Lazer, Agricultura e Saúde do município de Novo São Joaquim – MT.
 
Cargos: Fiscal de Tributos, Recepcionista, Médico, Contador, Auxiliar de Laboratório, Técnico em Enfermagem, Operador de Máquinas, Guarda, Copeira e Coletor de Lixo.
 
As inscrições presenciais serão realizadas até o dia 20 de janeiro de 2013, na Prefeitura de Novo São Joaquim – MT, situada à Rua Cachoeira da Fumaça, Nº 77, Jardim Palmeiras, das 13hs00min às 17hs00min.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2013, das 19hs00min às 21hs00min na Escola Municipal Joaquim Rodrigues Soto situada na Rua Tiradentes, Nº. 131, Jardim Boa Esperança, Novo São Joaquim – MT.
 
O resultado parcial será divulgado a partir das 17:00 horas do dia 28 de janeiro de 2013, no mural da Prefeitura Municipal.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Concurso FUNASE (PE) 2013

A Fundação de Atendimento Sócioeducativo - FUNASE, Estado de Pernambuco, publicou edital N° 01/2013 de concurso público visando o provimento efetivo de 48 vagas existente no Quadro Próprio de Pessoal da FUNASE para o cargo de Analista em Gestão Socioeducativo - AGSE, sendo: 10 na função Pedagogo; 18 na função Psicólogo; e, 20 na função Assistente Social.

As inscrições, no valor de R$ 100,00, serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, de 17 de janeiro a 06 de fevereiro de 2013.

A Prova Objetiva de Conhecimentos será realizada no Recife e nos municípios de Petrolina, Garanhuns e Caruaru, provavelmente, no dia 10 de março de 2013, em locais e horários a serem divulgados até o dia 6 de março de 2013, Via Internet - www.upenet.com.br.

Os cadernos de provas e o gabarito oficial preliminar da Prova de Conhecimentos Objetiva serão divulgados na Internet, no endereço eletrônico do IAUPE, www.upenet.com.br na data prevista de 10 de março de 2013.

O concurso será válido por 02 anos, prorrogável por igual período, contados da data de publicação da homologação do seu Resultado Final.

UEFS (BA) abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) lançou o edital n° 001/2012 de processo seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, pelo Regime Especial de Direito Administrativo - REDA. São oferecidas 89 vagas para nível médio e superior, com remuneração mensal bruta que varia de R$ 1.692,27 a R$ 1.006,86.
 
Os cargos oferecidos são os seguintes:

- Nível Superior: Arquivologia (1), Engenharia Civil (02), Engenharia de Segurança do Trabalho (01), Física (1), Jornalismo ou Comunicação Social (2), Nutrição (2) e Química (1).

- Nível Médio: Técnico de Saúde Bucal (04), Educadora para creche (21), Fotógrafo (1), Lactarista para creche (2), Técnico em Laboratório (23), Técnico em Anatomia (02), Tratador de Animais (02), Técnico ou Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (01), Locutor para a TV Universitária (02), Técnico em Agropecuária (02), Técnico ou Auxiliar de Torneiro Mecânico (01), Técnico em Eletrotécnica (02), Técnico em Edificações (01), Técnico em Enfermagem (04), Técnico em Impressão gráfica ou copista (01), Técnico em Química (03) e Técnico em Segurança do Trabalho (02). A carga horária semanal para todos os cargos será de 30 horas.
 
Inscrição e Seleção
A inscrição poderá ser realizada até às 12 horas do dia 18 de janeiro de 2013, unicamente pelo endereço eletrônico: http://www2.uefs.br:8081/csa/index.php/reda2013/. O valor da taxa será de R$ 40,00 para as funções de nível médio e de R$ 70,00 para as funções de nível superior.
 
As Provas Objetivas acontecerão no dia 17 de fevereiro de 2013 (domingo), na cidade de Feira de Santana, das 08 às 12 horas, em local a ser divulgado no cartão de convocação disponibilizado na página de inscrição a partir do dia 06 de fevereiro de 2013.
 
A Prova de Títulos, cuja pontuação máxima é de 20 pontos, é de caráter classificatório e a ela serão submetidos os candidatos às funções de nível superior aprovados na prova objetiva. Os candidatos convocados para a prova de títulos deverão encaminhar os títulos e relação nominal, via SEDEX, para o endereço UEFS/Coordenação de Seleção e Admissão, Avenida Transnordestina s/n, Novo Horizonte, Feira de Santana BA, CEP 44036-900.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Prefeitura de Fundão - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Fundão, Estado do Espírito Santo, através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania – SEPROM, publicou edital N° 001/2013 de Processo Seletivo para contratação temporária de 20 guardas vidas e também para a formação de cadastro reserva.

A remuneração dos contratados será de R$ 900,00 e mais o benefício de R$ 375,00 para auxiliar no custeio da alimentação, além de vale transporte, férias e 13º proporcionais.

As inscrições serão realizadas nas dependências da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania, situada na Avenida Belo Horizonte, s/n.º - Praia Grande - Fundão/ES (Prédio do CRAS) - Tel.: 3287-1150, até às 17:00h do dia 10 de janeiro de 2013.

O processo seletivo será realizado em apenas 01 etapa, de caráter eliminatório, que consistirá em Avaliação das Inscrições (análise dos documentos e requisitos necessários para o cargo pleiteado).

O resultado será divulgado no dia 10 de janeiro de 2013 a partir das 18:00 horas no átrio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Cidadania e da sede do Município, bem como no site www.fundao.es.gov.br e www.camarafundao.es.gov.br.

Intoxicação alimentar no verão: é importante prevenir-se

1229135 s 3 Intoxicação alimentar no verão: é importante prevenir sePesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo revelou que 27% dos surtos de intoxicação estão relacionados ao consumo de alimentos preparados em casa e 24% referem-se a casos após ingestão de alimentos na rua.
 
Nas férias, muitos pais viajam com os pequenos e ficam na dúvida sobre o que oferecer às crianças, já que o cardápio costuma sair do convencional. Para evitar surpresas desagradáveis, como as intoxicações alimentares, são necessários cuidados especiais.
 
“Nesta época do ano, principalmente, é importante que os pais selecionem os alimentos que serão dados para as crianças e não se deixem levar por impulso”, ressalta a pediatra Fátima Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo.
 
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005, mais de 5 mil crianças de até 14 anos foram hospitalizadas com intoxicação no período de férias. “Esses números, porém, costumam ser mais altos, já que nem sempre as vítimas de intoxicação recorrem aos hospitais”, acrescenta a pediatra.
 
Em decorrência de manipulação, armazenamento inadequado ou com prazos de validade vencidos, os alimentos ou água contaminados por microorganismos são muitas vezes subestimados. “O problema pode começar com náusea, diarreia, vômitos, febre e mal-estar, mas muitos casos podem se complicar e ter consequências mais sérias”, alerta a médica.
 
Existem bactérias e toxinas mais agressivas que podem até comprometer o sistema nervoso, causando paralisias e até mesmo a morte.
 
“A contaminação certamente ocorreu por que a carne não estava suficientemente cozida. O calor teria matado esse tipo de bactéria. O ideal é evitar o consumo nessas condições. Isso porque a maioria das bactérias é eliminada em temperaturas acima de 75º C”, esclarece.
 
Assim como a maionese, tentação que deve ser mantida em refrigeração permanente, os produtos de origem animal também representam perigo. O ideal, de acordo com a especialista, é evitar as carnes mal-passadas.
 
Já, em relação aos peixes e frutos do mar, todo cuidado é pouco. “Na praia ou clubes, é comum encontrarmos uma variedade de opções. O problema é que nem sempre os alimentos são conservados em temperaturas adequadas e não sabemos a origem nem as condições de higiene e preparo dos mesmos”, destaca a especialista.
 
Além das carnes em geral (frango, suína, bovina, peixes e frutos do mar), os pais devem dar atenção especial para água, ovos, sanduíches naturais, salgadinhos fritos, espetinhos, saladas com vegetais crus, sorvetes de origem desconhecida, entre outras guloseimas.
 
Como os microorganismos não escolhem o local do ataque, em casa também são necessários cuidados na cozinha. Certos alimentos que ficam fora da geladeira no inverno, devem ser refrigerados durante o verão, pois a temperatura elevada gera um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias. É aconselhável deixar a comida pronta na geladeira.
 
Em geral, o quadro de intoxicação alimentar dura de poucas horas a alguns dias. Neste período, é interessante que a criança beba água à vontade para se evitar a desidratação e tenha uma alimentação restrita. O recomendado é optar por refeições mais leves, como purê de batata, arroz, legumes cozidos, sopas livre de gordura, entre outros alimentos. Caso o quadro apresente sintomas mais intensos e persista por mais de três dias, deve-se procurar ajuda médica.
 
Fonte O que eu tenho

Especialista alerta que consumo excessivo de bebidas alcoólicas também prejudica sistema nervoso

O álcool age negativamente no sistema nervoso por diversas vias
Confira entrevista com neurologista sobre as consequências do abuso de bebidas alcoólicas
 
Lapsos de memória, desequilíbrio, falta de coordenação motora; todos são efeitos colatareis provocados pelo álcool, mas recuperáveis em curto prazo de tempo. Mas o abuso no consumo de bebidas alcóolicas pode gerar sequelas irreversíveis ao sistema nervoso. É o que explica o neurologista Leandro Teles em entrevista. Confira:
 
Todo mundo sabe que o álcool prejudica o fígado, mas... e o cérebro?
Leandro Teles - Sem dúvida nenhuma o álcool em excesso, seja em quantidade, seja na frequência do uso, gera uma série de alterações agudas e crônicas no sistema nervoso como um todo. O cérebro sofre e os nervos periféricos, também. O álcool traz comprometimento agudo e imediato da função de algumas regiões e, com o passar dos anos, gera alterações estruturais irreversíveis podendo levar a demência, neuropatia periférica, entre outros problemas.
 
Por que quando bebemos ficamos confusos e sem coordenação motora?
LT - Após ingerir o álcool esse se difunde rapidamente para o sangue e é distribuído por todo o corpo. O cérebro recebe cerca de 20 % do sangue que sai do coração. O impacto é imediato, o sistema atencional localizado nos lobos frontais é o primeiro a sofrer, ficamos desatentos, eufóricos, com respostas motoras mais lentas e desajeitadas. A segunda região cerebral a acusar o golpe é o cerebelo, ficamos sem coordenação, cambaleantes e com a fala mole. Por fim surge a sonolência que se aprofunda progressivamente. Já não fixamos nada na memória e se não houver muito cuidado a pessoa pode entrar em coma alcoólico com risco de vida.
 
Como o álcool destrói os neurônios e suas conexões?
LT - O álcool age negativamente no sistema nervoso por diversas vias. Primeiro, há uma toxicidade direta do álcool ao corpo do neurônio e ao seu prolongamento (axônio). O álcool em excesso destrói diretamente células, conexões e redes inteiras. O cérebro que quem bebe demais envelhece precocemente e pode ficar atrofiado. Além do efeito direto, que bebe está mais sujeito a traumas na região da cabeça e a carência de algumas vitaminas fundamentais para o bom funcionamento do cérebro como a vitamina B1 (tiamina), vitamina B3 (niacina), B6 (piridoxina) e principalmente a vitamina B12 (cianocobalamina).
 
Quem bebe com frequência e se abstém pode ter problemas neurológicos?
LT - O álcool vicia psíquica e fisicamente. Isso significa dizer que a pessoa necessita cada vez mais da substância para ter tranquilidade e sentir-se próximo do seu normal. Quando um viciado fica sem sua droga surgem sempre sintomas de abstinência: irritabilidade, taquicardia, pressão alta, excitação psíquica, confusão mental e até alucinações. Neste momento é fundamental a intervenção médica para preservar a saúde do paciente e ajudá-la na transição para a cessação do etilismo.
 
Afinal, um pouco de vinho tinto faz bem ou mal ao cérebro?
LT - Consumo regular de baixas doses de vinhos esteve relacionado a uma melhora do perfil cardiovascular. O cérebro fica sim mais protegido quando os vasos que o nutrem ficam mais saudáveis. A substância do vinho tinto responsável pelo efeito benéfico é o resveratrol, presente principalmente na casca das uvas tintas. Agora, não podemos esquecer que tem o álcool envolvido na formulação do vinho. Algumas pessoas tem tendência ao abuso, outras doenças clínicas ou mesmo uso de medicamentos que não combinam com a ingestão de álcool. Essas últimas devem sim evitar essa substância. Portanto, a questão do custo versus benefício no uso regular de vinho deve ser avaliada caso a caso.
 
Fonte Zero Hora

Chás são ótimos aliados nas dietas de emagrecimento

Chás são ótimos aliados nas dietas de emagrecimento Stock.Xchng/Divulgação
Estudos recentes garantem que consumir uma xícara de
chá dez minutos antes, durante ou depois das principais
refeições, diminui as taxas de colesterol ruim
Alguns chás são termogênicos, isto é, o organismo gasta mais calorias para digeri-los e, aliados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem ser auxiliares nas dietas de emagrecimento
 
Tomar chá é um hábito bastante saudável. Além de aumentar a ingestão de líquidos, dependendo da folha utilizada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que são auxiliares para se obter um corpo saudável.
 
Alguns chás são termogênicos, isto é, o organismo gasta mais calorias para digeri-los e, aliados a uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos podem ser auxiliares nas dietas de emagrecimento
 
Chá verde, branco, de canela e de gengibre estão entre eles. Os três primeiros apresentam substâncias antioxidantes, que protegem a saúde do coração e mantêm as artérias mais flexíveis, evitando o impacto das mudanças de pressão, enquanto o de gengibre tem ação anti-inflamatória e digestiva.
 
Os chás de hortelã e erva-doce limpam o tubo digestivo, eliminam as toxinas e têm ação calmante, garantindo uma boa noite de sono. O de capim-cidreira é aliado do sistema digestivo, aliviando o sintoma de gases. O de hibiscus melhora a digestão e aumenta a diurese, assim como o chá de abacaxi.
 
O de erva-doce propicia calma e auxilia no combate a cólicas e gases. O chá de erva-mate, também antioxidante, ajuda na prevenção de doenças cardíacas e evita o acúmulo de gordura nos vasos prevenindo também doenças inflamatórias.
 
Estudos recentes garantem que consumir uma xícara de chá dez minutos antes, durante ou depois das principais refeições, diminui as taxas de colesterol ruim.
 
Isso por que os alcaloides presentes no chá interagem com os ácidos biliares e reduzem a absorção do colesterol. No entanto esse chá deve ser feito com o mate tostado.
 
O modo correto de fazer chá é sempre com a água a 90º - quando a chaleira começa apitar é sinal que a água está no ponto. Acrescente a erva ou o sachê, deixando a infusão descansar alguns minutos antes de ser ingerida.
 
Fonte Zero Hora

Simulação de missão a Marte revela importância de uma boa noite de sono

Afetação do sono tem sido vinculada a uma série de problemas
de saúde, incluindo a obesidade
Trabalho demonstrou a necessidade do corpo em ter uma boa noite de sono
 
Astronautas selecionados para uma missão tripulada a Marte podem enfrentar sérios problemas se seus padrões de sono forem afetados pela longa jornada, demonstrou uma simulação de 520 dias. Além disso, as descobertas feitas na pesquisa também revelaram implicações dos distúrbios de sono na população em geral.
 
— O sucesso do voo espacial interplanetário humano, que é esperado para ocorrer neste século, dependerá da habilidade dos astronautas em se manterem confinados e isolados da Terra muito mais tempo do que em missões ou simulações prévias — afirmou David Dinges, da Universidade da Pensilvânia, co-autor de um estudo sobre sono.
 
— Este é o primeiro estudo a detectar o papel crucial que ciclos de sono e vigília terão em missões espaciais prolongadas — acrescentou.
 
Seis voluntários — três russos, dois europeus e um chinês — desceram a uma instalação de confinamento de 550 metros cúbicos na Rússia no dia 3 de junho de 2010 para estudar os impactos para a saúde física e mental de um voo espacial de longa duração.
 
Mais de 90 experimentos foram realizados, inclusive o monitoramento do sono da tripulação, seu desempenho e respostas psicológicas ao confinamento para determinar o impacto da perda de sono, da fadiga, do estresse, de mudanças no humor e dos conflitos pessoais.
 
Os movimentos corporais da tripulação foram monitorados usando um dispositivo em seus pulsos, que demonstrou que eles foram ficando mais sedentários à medida que a missão avançava. A maioria dos tripulantes também experimentou distúrbios na qualidade do sono, déficits de atenção ou alteração nos intervalos de sono e vigília, bem como de regulação do tempo.
 
As descobertas também têm implicações na prevalência crescente de distúrbios do sono na população em geral.
 
Os cientistas observaram que muitas pessoas em sociedades industriais têm estilos de vida sedentários, exposição prolongada à luz artificial e padrões de sono interrompidos por demandas escolares e profissionais. A afetação do sono tem sido vinculada a uma série de problemas de saúde, incluindo a obesidade.
 
— A mensagem que emerge desta linha de pesquisa é a importância que o tempo e uma duração saudável do sono tem para todos na manutenção da vida — explicou Dinges em comunicado de imprensa.
 
— Como uma sociedade global, precisamos reavaliar como vemos o sono uma vez que ele se relaciona como nossa saúde global e a habilidade para termos vidas produtivas. Seja um astronauta que precisa chegar a outro planeta ou um recém-nascido que está aprendendo a andar, a necessidade que o corpo humano tem de sono é tão essencial quanto a nossa necessidade por comida e água e é crucial para nossa habilidade de prosperar — acrescentou.
 
O estudo foi publicado no semanário Proceedings of the National Academy of Sciences.
 
Fonte Zero Hora

Ser vegetariano é uma opção de vida e de saúde, mas implica alguns cuidados

Ser vegetariano virou uma filosofia de vida, mas é importante
ser saudável também
Ao deixar de fora da dieta ovos, leites e queijos, eliminam-se grandes fontes de proteína e aumentam os riscos de deficiên­cia em ferro e vitamina B12
 
Vegetariano é a pessoa que não come carne bovina, peixe, aves ou qualquer produto de origem animal. As razões para adotar esse tipo de alimentação são diversas, incluindo a preo­cupação com a saúde, com os animais, com o ambiente e a fome no mundo. Segundo a nutricionista Renata Rudoi Schwartz, a dieta dos vegetarianos inclui os mais variados grãos, cereais, legumes e hortaliças, além de soja e, em alguns casos, ovos.

– Trata-se de uma opção saudável e nutritiva de alimentação – garante Renata.

No entanto, há vegetarianos muito restritivos, conhecidos como “vegans”, que, ao deixar de fora da dieta ovos, leites e queijos, eliminam grandes fontes de proteína e aumentam os riscos de deficiên­cia em ferro e vitamina B12. Para esse grupo, Renata recomenda exames periódicos para acompanhar os riscos de anemia.

– É uma questão de cuidado nutricional e de combinação de nutrientes, pois não é uma dieta necessariamente prejudicial à saúde – revela.

Renata faz um alerta importante: muitas pessoas que estão se tornando vegetarianas não consomem uma boa variedade de vegetais.

– Além disso, elas incluem doses generosas de ce­reais refinados, doces e outras fontes de carboidrato que não correspondem a um perfil saudável – diz.

Segundo Renata, em qualquer dos casos é essencial incluir a soja na dieta:

– Muitos não gostam de soja, mas não imaginam a variedade de temperos e formas de trabalhar esse alimento que podem deixá-lo bem mais saboroso.

Ser vegetariano virou uma filosofia de vida, mas é importante ser saudável também.

– Deixar de comer carne é possível se a pessoa investir na soja e em grãos proteicos como feijões, lentilha, grão de bico, acompanhados de cereais como arroz, trigo e produtos feitos a partir destes. Quanto mais integral, melhor – aconselha.

Com esses cuidados, pode-se ter uma dieta vegetariana mantendo um corpo saudável e disposto.
 
Os seis tipos de dietas vegetarianas
A dieta vegetariana é cheia de possibilidades, desde que haja informação e criatividade para o preparo dos alimentos. Resumidamente, existem seis formas de dietas vegetarianas, classificadas de acordo com os tipos de alimentos que são consumidos. Confira abaixo os produtos de origem animal que não entram na alimentação de cada uma:
 
Semivegetarianismo: a dieta semivegetariana diferente das demais dietas vegetarianas por excluir apenas a carne de mamíferos e abranger as carnes brancas. Exclui também a carne de aves, mas inclui peixes e/ou frutos-do-mar (pescetarianismo).
 
Ovolactovegarianismo: dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e derivados deles. Nessa dieta só há a exclusão de qualquer tipo de carne da alimentação.
 
Lactovegetarianismo: dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados. Os que a seguem não comem ovos nem qualquer tipo de carne. Essa é a dieta tradicional da população indiana.
 
Ovovegetarianismo: composta apenas por alimentos de origem vegetal e ovos. Exclui produtos lácteos e seus derivados e carne.
 
Vegetarianismo Semiestrito: exclui quase todos os alimentos de origem animal, abrangendo somente o mel.
 
Vegetarianismo Estrito: também chamado de vegetarianismo verdadeiro ou vegano, exclui todos os produtos de origem animal. Vegetarianos estritos não comem qualquer tipo de carne, ovos, laticínios, frutos do mar, mel, etc.
 
Fonte Vida

Cinco fabricantes estrangeiras de insumos para drogas são vetadas

O primeiro relatório da Anvisa sobre a fiscalização em fábricas estrangeiras de princípios ativos de remédios indica "desvios graves" na produção de cinco empresas, que ficaram proibidas de vender insumos ao Brasil até uma nova inspeção.
 
As fabricantes fiscalizadas fornecem ou querem fornecer insumos ao país.
 
Outras 13 fabricantes foram alertadas sobre problemas menos graves a serem corrigidos e 30 foram liberadas.
 
A falta de estudos sobre a estabilidade química dos produtos no clima brasileiro, as práticas diferentes das informadas e o risco de contaminação cruzada do material foram problemas apontados no relatório que inclui fiscalizações feitas entre 2010 e 2012.
 
Em 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) definiu que fabricantes de 20 princípios ativos de medicamentos prioritários --contra bactérias, Aids e câncer, por exemplo-- devem ser inspecionadas por técnicos da agência antes da liberação para venda no país.
 
Isso vale para os insumos produzidos e transformados em remédios no exterior e para processados no Brasil --o país fabrica só cerca de 2% desses insumos.
 
Antes da nova regra, a inspeção só ocorria na fábrica produtora do remédio --não havia a inspeção do insumo.
Segundo Agenor Álvares, diretor da Anvisa, não é possível saber se a produção das fábricas vetadas foi usada no Brasil no passado, já que esse controle é novo.
 
A agência alegou questões éticas para não informar o nome das empresas estrangeiras ou os princípios ativos cuja venda foi vetada, mas afirmou que tirou do mercado brasileiro lotes de insumos dessas fábricas.
 
A inspeção in loco dos princípios é criticada pela indústria, que questiona alguns dos critérios de avaliação da Anvisa.
 
Nelson Mussolini, do Sindusfarma (sindicato de indústrias farmacêuticas de SP) afirmou que as empresas registradas no Brasil têm controles rígidos de qualidade.
 
Fonte Folhaonline

Governo terá de bancar remédio de paciente no CE

Stephani Rodrigues tem uma doença grave, que pode ser fatal sem uso de remédio específico
 
FORTALEZA - O juiz federal da 11ª Vara no Ceará, Danilo Fontenelle Sampaio, determinou nesta quarta-feira, 9, numa decisão inédita, que a União, o Estado do Ceará e o município de Fortaleza banquem o tratamento da paciente Stephani Karry Coelho Rodrigues.

Ela tem uma doença hematológica grave chamada de Trombótica, que pode ser fulminante em caso de não tratamento com o medicamento Rituximabe. O Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Ceará e a Secretaria de Saúde de Fortaleza têm de garantir para a paciente de forma imediata esse remédio, segundo despacho do juiz atendendo ação civil pública da procuradora regional dos direitos do cidadão, Nilce Cunha Rodrigues.
 
Como não pode deixar de tomar o remédio receitado pelos médicos e sem condições de arcar com a compra dele, o juiz entendeu que cabe à União, ao Estado do Ceará e ao município de Fortaleza esta responsabilidade. Segundo Nilce Cunha, o medicamento "tem importância na abordagem terapêutica com imunoquimioterapia ao utilizar um anticorpo monoclonal, isso porque aumenta as chances de cura ou controle da doença, quando associado ao arsenal terapêutico já usado pela paciente".
 
Nilce Cunha explica, na ação, que o atendimento à paciente é um dever dos entes federativos de garantia do direito à vida e à saúde. "Esta medicação poderá proporcionar significativas melhoras na condição de vida da paciente, ou mesmo alcançar a cura, que poderá se mostrar como meio mais eficaz de controlar os sintomas da enfermidade que a acomete, e que vem reduzindo de forma cruel suas possibilidades de viver de forma saudável, como é direito fundamental de todo ser humano", justifica a procuradora.
 
Fonte Estadão

Papanicolau também detecta câncer de ovário

Pesquisa mostra que mutações de câncer de ovário e de endométrio são reveladas em teste feito com material colhido pelo exame ginecológico
 
O papanicolau já tem o posto do exame mais eficiente em ginecologia, por sua capacidade de detectar células precursoras do câncer de colo do útero. Agora pesquisadores descobriram que, na mesma secreção coletada pelo exame, é possível detectar também sinais de outros dois tipos de câncer: de ovário e de endométrio (ou corpo do útero). Isso é feito por meio de um teste genético chamado PapGene.
 
A novidade traz esperança principalmente quanto à prevenção contra o câncer de ovário. Hoje, não existem exames de rotina eficazes em detectar precocemente esse tipo de tumor, por isso 75% dos casos são descobertos em estágio avançado.
 
O estudo, que resultou de uma parceria da Universidade Johns Hopkins com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), partiu da hipótese de que células cancerosas dos tumores de ovário e do endométrio "viajam" até o colo do útero, de onde é colhido o material do papanicolau. Os resultados foram publicados na revista Science Translational Medicine.
 
Para identificar essas células, o estudo estabeleceu as principais mutações presentes nos tumores de ovário e de endométrio. Em seguida, foram selecionadas 22 pacientes com câncer de ovário e 24 com câncer de endométrio de várias instituições, até mesmo do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).
 
Todas fizeram coleta de papanicolau. As amostras passaram, então, por sequenciamento genético, com o objetivo de buscar aquelas mutações. Em todas com câncer de endométrio foi possível detectar a presença das mutações indicadoras da doença. No caso do câncer de ovário, as mutações apareceram na amostra de 41% das pacientes.
 
Para o ginecologista Jesus Paula Carvalho, professor da FMUSP e um dos autores do estudo, os resultados foram animadores. "Pela primeira vez, por meio de um exame simples, feito com material de papanicolau, a pesquisa por alteração no DNA de células cancerosas pôde detectar o câncer de ovário", diz.
 
Ele acrescenta que o estudo abre a perspectiva para a criação de um teste que possa ser aplicado em larga escala. "É só uma questão de evoluir e refinar o método. O passo seguinte é fazer um banco de tumores e tecidos para poder testar isso em várias outras situações", diz Carvalho. O procedimento não deve ser caro, segundo o médico, já que a tecnologia é semelhante ao que já é utilizado para identificar o papilomavírus humano (HPV).
 
O ginecologista Glauco Baiocchi Neto, diretor do Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo, observa que, apesar de menos frequente, o tumor no ovário é responsável por 54% dos óbitos por câncer ginecológico. "O grande problema do câncer de ovário é que, quando se faz o diagnóstico, a doença já está avançada."
 
Estudos mostram que ultrassom e teste para marcador tumoral dão margem a falsos positivos, o que inviabiliza a estratégia.
 
Fonte Estadão