Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sete tratamentos para disfunção erétil que melhoram sua vida sexual

Problema atinge quase metade da população masculina com idades entre 40 e 80 anos
 
Pouco se fala sobre a disfunção erétil, mas, recentemente, o assunto ganhou destaque graças à divulgação de um procedimento cirúrgico peniano pouco conhecido ao qual o jornalista esportivo Jorge Kajuru se submeteu.
 
Nos mais jovens, a principal causa da impotência costuma ser a ansiedade, enquanto doenças crônicas como diabetes, colesterol descontrolado, hipertensão, obesidade, sedentarismo e tabagismo estão relacionados a episódios de impotência nos homens com mais idade. "A disfunção erétil atinge quase 50% dos brasileiros com idades entre 40 e 80 anos", afirma o urologista Geraldo de Faria, diretor do Departamento de Sexualidade Humana da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Diante da alta incidência do problema, entretanto, a busca por ajuda médica ainda é bastante tímida. Constrangidos com a situação, homens esperam de três a cinco anos para agendar uma consulta com um especialista, de acordo com o urologista. Segundo ele, esperar é perder tempo. "A medicina avançou muito nesta área, sendo possível afirmar que, hoje em dia, só tem disfunção erétil quem quer", afirma.
 
A seguir, listamos sete tratamentos para a impotência:
 
Medicamento de disfunção erétil - Foto Getty ImagesMedicamentos orais
Medicamentos orais são sempre a primeira opção de tratamento da disfunção erétil, desde que o paciente não apresente lesões nas artérias do pênis ou alguma contraindicação quanto às substâncias presentes nas fórmulas. "Eles melhoram o fluxo sanguíneo para o pênis, o que favorece a ereção", afirma o urologista Conrado Alvarenga, do Grupo de Disfunção Sexual do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Eles devem ser ingeridos com estômago não muito cheio, por volta de uma a duas horas antes da relação sexual e variam quanto ao tempo de ação e potência máxima.

Medicamentos de ação prolongada, por exemplo, podem agir por até 36 horas. Isso não significa que o homem terá uma ereção de 36 horas, mas que durante esse período ele conseguirá ter ereções se for estimulado sexualmente. A obrigação de tomar o remédio antes de ter a relação, entretanto, incomoda alguns homens por atrapalhar a espontaneidade do momento. Nestes casos, o profissional pode receitar uma dosagem diária do medicamento, como se fosse um tratamento contínuo. Os principais efeitos colaterais são dor de cabeça, rubor, sensação de nariz entupido e taquicardia. Ao sinal desses ou de quaisquer outros sintomas, o médico deverá ser informado.
 
Seringa - Foto Getty ImagesInjeção intra-cavernosa
Se os medicamentos via oral não surtirem efeito ou forem contraindicados, o especialista partirá para a segunda opção de tratamento: injeção intra-cavernosa. A vantagem do método é o fato de o medicamento agir cerca de quinze minutos depois da aplicação. Além disso, neste caso não é necessário qualquer estímulo para que o homem tenha a ereção. "A substância injetada estimula a circulação e promove a dilatação das artérias no local, o que aumenta o fluxo sanguíneo no pênis levando à ereção", afirma o urologista Geraldo. O tempo de duração da ereção varia de acordo com a dose injetada, o que é estabelecido na consulta com o médico.

Embora eficaz, o tratamento nem sempre é bem aceito pelos pacientes. "Algumas pessoas têm pavor de agulha", afirma o urologista Geraldo. "Imagine, então, se ela precisar ser introduzida no pênis". O especialista ressalta ainda que indivíduos com dificuldade de visualizar o pênis ou doenças que gerem tremores nas mãos devem solicitar auxílio do parceiro para a aplicação. Os efeitos colaterais da injeção intra-cavernosa se restringem a alergias a alguma das substâncias presentes no medicamento.
 
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty ImagesPrótese peniana maleável
Próteses penianas são intervenções cirúrgicas e, portanto, tratamentos mais complexos do que a ingestão de medicamentos ou injeções. Assim, eles ocupam o terceiro lugar na escala de opções para o paciente com disfunção erétil. O tipo maleável é o mais simples e mais em conta (cerca de três mil reais). "O médico introduz uma haste metálica envolvida em silicone no pênis do paciente, o que faz com que ele fique rijo o suficiente para a penetração 100% do tempo", explica o urologista Geraldo. Na hora da relação, basta elevar o pênis.

A cirurgia de prótese peniana maleável dura cerca de uma hora e ele já pode sair do hospital 24 horas após a intervenção com um curativo compressor para evitar hematomas e para manter o pênis para baixo, facilitando a ida ao banheiro, por exemplo. Nos dias que se seguem, há um incômodo natural da cirurgia, mas nenhuma dor aguda.

A vida sexual, por sua vez, pode ser retomada 30 dias depois da alta. Vale reforçar que esta é uma ereção completamente artificial. Mas, segundo o urologista, costuma proporcionar maior satisfação ao paciente do que os medicamentos ou a injeção. O único cuidado do homem é na hora de "acomodar" o pênis. Já que ele está ereto o tempo inteiro, ele pode precisar de cuecas especiais para disfarçar o volume.
 
Homem no consultório médico - Foto Getty ImagesPrótese peniana inflável
Diferente da prótese peniana maleável, a prótese inflável permite que o pênis volte ao estado de flacidez após o ato sexual. O método inclui a introdução de cilindros infláveis no pênis conectados a uma bombinha com líquido, que simularia o sangue, implantada na região escrotal, como se fosse um terceiro testículo. Para promover a ereção, basta acionar a bombinha que drenará esse líquido para o cilindro. Após a relação, o pênis deve ser levemente pressionado para baixo para que o líquido volte para a bombinha e ele fique novamente flácido.

A cirurgia dura cerca de duas horas e o paciente precisa ficar hospitalizado durante um dia, aproximadamente. Assim como na prótese maleável, atividade sexual pode ser retomada cerca de 30 dias depois do procedimento e nenhuma atividade do dia a dia é prejudicada. Dos dois tipos, este é o que consegue deixar o pênis mais ereto. As vantagens, entretanto, têm seu custo. Segundo o urologista Conrado, a prótese custa em torno de 40 mil reais.
 
Homem fazendo terapia - Foto Getty ImagesTerapia
"Em muitos casos, a disfunção erétil têm como origem fatores psicológicos", afirma o urologista Conrado. Para esses pacientes, nenhum dos tratamentos anteriores é indicado. O melhor é consultar um terapeuta com formação em sexologia que poderá ajudar a acabar com esse bloqueio. O problema pode começar num dia qualquer em que, por causa da ansiedade, o homem não conseguiu ter a ereção. Se não controlar o medo de sofrer impotência nas próximas oportunidades, a cobrança se torna cada vez maior, o que atrapalha ainda mais seu desempenho.

Segundo o urologista Geraldo, é comum que homens com disfunção erétil peçam indicação de um medicamento para um colega em vez de consultar um especialista. Isso pode não só mascarar o problema, como ainda trazer sérios problemas de saúde, caso ele não tenha o perfil adequado para aquele medicamento.
 
Médicos fazendo cirurgia - Foto Getty ImagesRevascularização
A revascularização é um procedimento indicado para um público com disfunção erétil bastante restrito. "Ela é feita quando o paciente tem problemas nas artérias que irrigam o pênis", explica o urologista Geraldo. O caso, entretanto, deve ser muito bem avaliado. Fazer uma ponte de safena no coração, por exemplo, é fundamental já que o órgão funciona 24 horas por dia. O pênis, por sua vez, passa a maior parte do tempo inativo. Melhorar sua vascularização, portanto, pode levar à obstrução de veias, já que o fluxo sanguíneo diminui muito quando ele está flácido.
 
Homem olhando dentro da calça - Foto Getty ImagesBomba de vácuo
De acordo com o urologista Conrado, as bombas de vácuo ficaram esquecidas como parte do arsenal de tratamentos da disfunção erétil, mas vem novamente ganhando força entre pacientes operados por câncer de próstata, funcionando como auxiliares na reabilitação peniana. Hoje, elas são vendidas apenas em sex shops, já que aumentam o volume do pênis. Ele consiste em um cilindro dentro do qual o pênis é introduzido. "Por meio de um sistema de sucção, então, o ar é retirado do cilindro, diminuindo a pressão interna", afirma. Essa pressão negativa favorece o fluxo de sangue para dentro do pênis, o que favorece a ereção.

A bomba de vácuo é usada no meio médico apenas em pacientes que precisaram remover a prótese peniana por infecções ou rejeição. Durante o período que eles precisarão esperar para fazer outra intervenção, a bomba pode ser útil impedindo que as cicatrizes deformem o órgão.
 
Fonte Minha Vida

Fumantes de longa data perdem 10 anos de expectativa de vida

De acordo com o CDC, uso do tabaco causa cerca de 200 mil mortes por ano nos Estados Unidos
De acordo com o CDC, uso do tabaco causa cerca de 200 mil
 mortes por ano nos Estados Unidos
Pesquisa sugere que parar antes dos 35 anos pode 'devolver' uma década de vida aos ex dependentes do cigarro
 
Pesquisadores do St. Michael's Hospital, no Canadá, descobriram que fumantes crônicos perdem 10 anos de expectativa de vida.
 
O estudo sugere ainda que parar antes dos 35 anos pode ' devolver' uma década de vida aos dependentes do tabaco.
 
Usando dados de mais de 200 mil norte-americanos, os pesquisadores também descobriram que a taxa de mortalidade para os fumantes atuais é três vezes maior do que aqueles que nunca fumaram, com a maioria das mortes causadas por condições relacionadas ao tabagismo, tais como câncer, doenças do coração, derrames e doenças respiratórias.
 
Os especialistas classificaram o estudo como um marco, observando que pesquisas semelhantes nos Estados Unidos foram feitas décadas atrás, ou em grupos de pessoas que não representam a população em geral. Como o tabagismo entre as mulheres não atingiu seu pico até a década de 1980, a pesquisa é, aparentemente, também a primeira a examinar o verdadeiro impacto do uso do tabaco entre ambos os sexos.
 
"Isso é realmente impressionante, uma combinação de boas notícias para os não fumantes, mas altas taxas de mortalidade entre os fumantes. Nós encontramos uma triplicação da taxa de mortalidade, e os níveis entre homens e mulheres agora são muito semelhantes. Mulheres fumam como homens e morrem como homens", afirma o autor do estudo Prabhat Jha.
 
 
De acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), o uso do tabaco causa cerca de 200 mil mortes por ano nos Estados Unidos, mais do que a infecção por HIV, uso de drogas ou álcool, acidentes de carro, suicídios e homicídios juntos.
 
Os cientistas examinaram dados sobre tabagismo de cerca de 217 mil adultos recolhidos entre 1997 e 2004 para determinar os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar.
 
Os não fumantes têm duas vezes mais probabilidade de viver até 80 anos em comparação aos fumantes, o que indica que o tabagismo não mata as pessoas em idade avançada, mas na meia-idade, segundo o estudo. Outra descoberta foi que os fumantes adultos que se livram do vício em idades de 25 a 34 anos, ganham cerca de 10 anos de vida em comparação com aqueles que continuam a fumar.
 
"Mesmo parar depois dos 55 anos de idade rende alguns anos extras aos ex-fumantes. Nunca é tarde demais para parar", conclui Jha.
 
Fonte isaude.net

Ficar sentado por longos períodos aumenta risco de morte por câncer de cólon

Ficar sentado por longos períodos pode levar a piores níveis de insulina e glicose no organismo. Estas piores medidas podem alimentar um tumor e aumentar o risco de recorrência e morte
Ficar sentado por longos períodos pode levar a piores níveis de
insulina e glicose no organismo. Estas piores medidas podem
alimentar um tumor e aumentar o risco de recorrência e morte
Pessoas que passam seis horas ou mais sentadas durante o tempo de lazer têm 36% mais chance de morrer da doença
 
Pessoas diagnosticadas com câncer colorretal que passam muito tempo sentadas têm maior risco de morte, de acordo com pesquisadores da American Cancer Society.
 
A pesquisa revela que pessoas fisicamente ativas, no entanto, têm uma chance melhor de sobreviver do que as sedentárias.
 
"Um fator pode ser que as pessoas que são fisicamente ativas podem estar desenvolvendo um tumor menos agressivo. Além disso, estar em boa forma física pode ajudar as pessoas conforme elas se submetem ao tratamento", afirma o pesquisador Peter Campbell.
 
Segundo Campbell, a ligação entre ficar muito tempo sentado e o risco de morte não é bem compreendida. "Nós entendemos que se sentar por longos períodos pode levar a piores níveis de insulina e glicose no organismo. Estas piores medidas podem alimentar um tumor e aumentar o risco de recorrência e morte", explica.
 
Há também evidências de que longos períodos de sentado aumentam o "estresse oxidativo" nas células do corpo e piora o balanço hormonal.
 
Campbell e seus colegas coletaram dados sobre cerca de 2.300 pessoas diagnosticadas com câncer colorretal que não se espalhou além do cólon. Durante 16 anos de acompanhamento, mais de 800 pacientes morreram, cerca de 400 deles de câncer colorretal e o restante por outras causas.
 
Depois de analisar os dados, os pesquisadores descobriram que as pessoas que se exercitavam mais, como as que caminhavam 150 minutos por semana, tinham um risco cerca de 28% menor de morrer em comparação com aqueles que se exercitaram menos.
 
Os resultados mostraram ainda que pessoas que ficavam sentadas seis horas ou mais por dia durante o tempo de lazer tinham 36% mais risco de morrer em comparação àquelas que ficavam sentadas menos de três horas por dia.
 
"Os novos resultados precisam ser replicados antes que possam ser considerados definitivos, mas são consistentes com o que é visto em pacientes não cancerosos", conclui Campbell.
 
Fonte isaude.net

Tratamento com estrogênio pode combater a infecção urinária

Revestimento da bexiga tenta reparar-se após danos decorrentes de uma infecção do trato urinário. Camundongos sem o estrogênio não podem reparar completamente o revestimento
Revestimento da bexiga tenta reparar-se após danos
decorrentes de uma infecção do trato urinário.
Camundongos sem o estrogênio
não podem reparar completamente o revestimento
Aumento dos níveis do hormônio podem se tornar opção para reduzir a condição especialmente em mulheres na menopausa
 
Pesquisadores da Washington University School of Medicine, nos EUA, descobriram que o hormônio estrogênio pode combater a infecção urinária.
 
O estudo, realizado com ratos, sugere que tratamentos que aumentam os níveis do hormônio podem se tornar uma opção para reduzir a condição, especialmente, em mulheres na menopausa.
 
Os níveis de estrogênio caem drasticamente na menopausa, época em que o risco de infecções do trato urinário aumenta significativamente. A nova pesquisa sugere que os dois fenômenos estão ligados por mais do que apenas o tempo de ocorrência.
 
"Os cientistas testaram o estrogênio como um tratamento para mulheres pós-menopáusicas com infecções do trato urinário na década de 1990, mas os resultados eram ou ambíguos ou negativos. Com o modelo do rato de menopausa que nós criamos, nós pudemos entender mais completamente como os níveis do hormônio afetam a susceptibilidade à infecção, a saúde da bexiga e a resposta inflamatória à infecção. Isso deve apontar o caminho para melhores estratégias de tratamento", afirma a autora sênior Indira Mysorekar.
 
As infecções urinárias são uma importante causa de doença em muitas mulheres ao longo de suas vidas e são particularmente prevalentes após a menopausa. As bactérias que causam estas infecções podem se espalhar para os rins e sangue, com o potencial de complicações graves.
 
Para simular a menopausa em ratos, os cientistas removeram cirurgicamente os ovários. Como as mulheres na menopausa, os ratos não produziram mais estrogênio.
 
Para descartar a possibilidade de que o estresse da cirurgia afeta o risco de infecções do trato urinário, os pesquisadores realizaram a cirurgia mesmo em outros ratos, mas colocaram os ovários de volta, mantendo a sua capacidade de produzir estrogênio.
 
Quando os pesquisadores infectaram ambos os grupos de ratos com infecções do trato urinário, aqueles na menopausa tinham níveis mais elevados de bactérias infecciosas em sua urina. A maioria das bactérias veio de células de barreira, que se alinham no interior da bexiga. Estas células são as primeiras a serem infectadas por bactérias.
 
"Quando as células de barreira são perdidas, eles precisam ser substituídas imediatamente. Nos ratinhos na menopausa, verificou-se que este processo de substituição foi cessado antes de estar completo. Isso deixou as células de barreira expostas, e elas ficaram muito mais vulneráveis à infecção", explica Mysorekar.
 
Os ratos na menopausa tinham mais reservatórios de bactérias, que são focos de infecção que podem fornecer um lugar para que as bactérias se esconderem durante o tratamento antibiótico. Após interrupção do tratamento, os reservatórios podem propagar novamente a infecção.
 
Em pesquisas anteriores, Mysorekar tinha identificado um importante regulador do processo de reparação das células da barreira. No novo estudo, ela mostrou que baixos níveis de estrogênio desativam este regulador.
 
As bexigas dos ratos na menopausa também tinham níveis mais elevados de compostos inflamatórios imunes conhecidos como citocinas.
 
"As citocinas causaram inflamação que prejudicou a bexiga. É possível que os danos causados pela inflamação aumentem a capacidade das bactérias para quebrar o tecido da bexiga e criar reservatórios da infecção", observa a pesquisadora.
 
Nos ratinhos de controle, que tinha níveis normais de estrogênio, os níveis de citocinas inflamatórias e danos foram mais baixos. Quando os pesquisadores deram o hormônio aos ratos na menopausa, os níveis de citocinas inflamatórias e danos também diminuíram, assim como reservatórios de bactérias infecciosas.
 
Segundo os pesquisadores, os novos resultados sugerem que níveis de bactérias por si só não podem fornecer um quadro completo da eficácia do estrogênio contra as infecções. "Se pudermos encontrar maneiras de olhar para outros aspectos do processo infeccioso em humanos, podemos descobrir que o estrogênio é mais útil do que se pensava anteriormente. Temos de olhar para outros indicadores, como as citocinas na urina, para avaliar mais completamente o possível papel do hormônio no tratamento", conclui Mysorekar.
 
Fonte isaude.net

Células imunes modificadas em laboratório são mais resistentes ao HIV

Terapia genética personalizada impede que o vírus entre nas células e pode substituir o tratamento com medicamentos
 
Pesquisadores da Universidade Stanford School of Medicine, nos EUA, modificaram células do sistema imune em laboratório para que elas permaneçam resistentes à infecção pelo HIV, vírus causador da AIDS.
 
A abordagem consiste em utilizar um tipo de tesoura molecular para cortar e colar uma série de genes de resistência do HIV nas células T, células especializadas do sistema imunológico atacadas pelo vírus.
 
A montagem do genoma foi feita em um gene que o vírus usa para entrar na célula. Pela inativação de um gene receptor e a inserção de genes anti-HIV adicionais, o vírus foi impedido de entrar nas células e, assim, impedindo de destruir o sistema imunológico.
 
"Nós inativamos um dos receptores que o HIV usa para entrar e acrescentamos novos genes para proteger contra o HIV, por isso temos várias camadas de proteção, o que chamamos de empilhamento. Podemos usar essa estratégia para tornar as células resistentes aos dois tipos principais de HIV", afirma o autor da pesquisa Matthew Porteus.
 
Segundo Porteus, a nova abordagem, uma forma de terapia genética personalizada, poderia finalmente substituir o tratamento com drogas, em que os pacientes têm de tomar vários medicamentos diariamente para manter o vírus sob controle e prevenir as infecções potencialmente fatais provocadas pela AIDS.
 
"Proporcionar a uma pessoa infectada células T resistentes não iria curar a infecção viral. No entanto, isso poderia dar-lhes um conjunto protegido de células T que iria afastar o colapso imunológico que tipicamente dá origem à doença", afirma a coautora Sara Sawyer.
 
O trabalho foi feito em laboratório e ensaios clínicos ainda são necessárias para determinar se a abordagem poderia funcionar como uma terapia.
 
 
Fonte isaude.net

História em quadrinhos previne distúrbios do sono em crianças

Desenvolvido com crianças de 6 a 10 anos, estudo mostrou que ação lúdica é fundamental na educação de saúde pediátrica
 
Direcionada à população infantil, um estudo desenvolvido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a utilização de história em quadrinhos pode ser útil na prevenção de distúrbios do sono em crianças. A técnica permite utilizar tratamentos menos invasivos e mais eficazes, principalmente em fase escolar, entre os 6 e 10 anos de idade. O objetivo é o desenvolvimento de uma ação direcionada à população infantil por meio de recursos didáticos que privilegiam a comunicação visual, em detrimento da alfabética, como ferramenta eficaz.
 
De acordo com a autora da pesquisa, a designer e doutora em ciências, Eleida Camargo, a história em quadrinhos permite o contato com a informação de forma coloquial e lúdica, havendo indicações de sua eficiência como recurso didático e instrucional" , comenta.
 
Algumas das implicações pediátricas dos distúrbios do sono podem ser de ordem cognitiva, comportamental e física, como déficit de crescimento, dificuldades de aprendizagem, distúrbios comportamentais e hipodesenvolvimento craniofacial, o que atrapalha não somente a saúde física da criança, mas também seu convívio social e educacional. " A visão do especialista é predominante nas ações de comunicação em saúde, sem levar em consideração as expectativas do público ao qual esta ação se destina" , explica a pesquisadora.
 
A análise sociodemográfica de 208 prontuários de pacientes atendidos no Ambulatório de Neurosono da Unifesp mostrou que o nível de escolaridade da amostra correspondia ao ensino fundamental e a renda familiar era de até três salários mínimos. Os diagnósticos prevalentes foram: Ronco (57,2%), síndrome da apneia obstrutiva do sono (44,2%) e Insônia (19,7%).
 
Com base nestes dados, foram elaboradas três histórias em quadrinhos sobre os distúrbios do sono, abordando temas que se revelaram prevalentes e/ou pouco conhecidos da população pesquisada, e aplicada uma pesquisa, antes e depois da leitura da história em quadrinhos, junto a 548 escolares provenientes das redes de ensino pública e privada para avaliar a eficácia de uma das histórias e o conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.
 
Após a leitura dos quadrinhos, foi observado que 61,4% das crianças passou a identificar o ronco como sintoma (aumento de 21,8%); 25,6% assinalou que " todo mundo ronca" e 19,0% que " não é educado" (diminuindo, respectivamente, 16,5% e 4,4%). " Constatou-se que houve diferença significante entre as respostas corretas, antes e depois da leitura, o que pode indicar a eficácia dessa ação de educação em saúde" , finaliza Eleida.
 
Com informações da Unifesp
 
Por isaude.net

Marajó é responsável por quase 50% dos acidentes com escalpelamentos no Pará

Governo do Pará já está com o planejamento para as campanhas de prevenção sobre os acidentes de motor que causam escalpelamento pronto
Foto: José Pantoja/ Sespa
Governo do Pará já está com o planejamento para as campanhas
de prevenção sobre os acidentes de motor que causam escalpelamento pronto
Prevenção contra riscos de acidentes causados por motores de barcos visa proteger população ribeirinha contra ocorências
 
O governo do Pará concluiu o planejamento das campanhas de prevenção a acidentes com motores de barcos, que causam escalpelamento, cujas sequelas nas vítimas são muito graves, tanto físicas como emocionais. Somente no Marajó, em 2012, foram registrados quase a metade do total de ocorrências. Dos 29 comitês municipais instalados no estado, a região possui 16, que são fortalecidos com as campanhas sazonais do governo. Os comitês funcionam desde 2011, em municípios com maior números de casos.
 
A primeira ação da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) acontecerá durante o Carnaval. Dez municípios do interior receberão as equipes da Comissão Estadual de Erradicação dos Acidentes de Motor com Escalpelamento (CEAAE), que em 2013 trabalha em parceria com a Vigilância em Saúde da Sespa, visando a conscientização da gravidade deste tipo de ocorrência. Socorro Silva, coordenadora da CEAAE, explicou que o trabalho em parceria é parte da estratégia da Sespa para atingir o maior número possível de pessoas nos períodos de maior fluxo.
 
As sequelas de um escalpelamento podem ser muito graves. Em alguns casos, a vítima pode perder parte ou a totalidade do couro cabeludo, as orelhas e até as sobrancelhas. Além das lesões físicas, o trauma emocional dura a vida inteira, por isso o paciente precisa de acompanhamento constante. No Pará, a Santa Casa de Misericórdia é o hospital de referência no tratamento de escalpelados. Uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiros, cirurgiões plásticos, psicólogos e outros profissionais, é responsável pela saúde física e emocional das vítimas. A Secretaria de Educação ainda dá suporte educacional para crianças e adolescentes internados, que tem seus estudos continuados durante todo o processo.
 
No Pará, desde que o governo começou a acompanhar os casos de escalpelamento, em 1979, foram registrados mais de 390 acidentes. Em 2012 foram 13 ocorrências, cinco a mais que em 2011, quando oito mulheres se acidentaram.
 
Fonte isaude.net

Envelhecimento da população no DF eleva número de cirurgias de catarata

Cirurgia de catarata sendo realizado no Hospital de Base do Distrito Federal
Foto:SES/DF
Cirurgia de catarata sendo realizado no Hospital de Base do Distrito Federal
Mutirão de cirurgias de catarata atinge 1500 pacientes no DF, onde são realizados 150 procedimentos por semana
 
O envelhecimento da população no Distrito Federal vai elevar o número de cirurgias de catara na região, prevê a coordenadora substituta de Oftalmologia da Secretaria Estadual de Saúde/DF, Diana Pires de Souza.
 
Segundo Diana Pires, existem atualmente cerca de três mil pessoas inseridas no Sistema de Regulação da secretaria , aguardando por consulta com um oftalmologista. Muitos deles, após a avaliação médica, devem ser encaminhados ao centro cirúrgico para operar a catarata. " A população está envelhecendo e após os 60 anos, cerca de 80% vão necessitar se submeter ao procedimento" , informa.
 
A meta de operar 1.500 pacientes com catarata dentro do mutirão de cirurgias, iniciado em setembro de 2012, foi atingida. A ação continua até junho e outros pacientes devem passar pelo procedimento. " Estamos fazendo cerca de 150 cirurgias por semana para atender muitos pacientes que ainda precisam" , destaca a coordenadora .
 
As cirurgias são feitas no Hospital de Base por sete médicos, dois deles do Hospital Regional de Taguatinga. Os profissionais operam nos turnos em que os centros cirúrgicos utilizados para procedimentos eletivos estão desocupados - no turno da noite e nos finais de semana. Mantido o ritmo de 150 procedimentos semanais, mais três mil cirurgias devem ser feitas até o final de junho, quando termina o mutirão.
 
Fonte isaude.net

Em parceria com Cuba, cidade baiana inicia nova abordagem no combate ao câncer

Proposta é organizar a Atenção Básica para participar da prevenção, de forma que o paciente tenha acesso à detecção precoce
 
Uma das ações contempladas no termo de cooperação científica em Oncologia firmado entre Brasil e Cuba é o Projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer na Atenção Básica, ou simplesmente Projeto Conquista, como foi batizado. A proposta é organizar a Atenção Básica para participar da prevenção, de forma que o paciente tenha acesso à detecção precoce. Além disso, espera-se que a Atenção Básica também possa acompanhar os usuários já diagnosticados e em tratamento.
 
Trata-se de uma experiência pioneira de abordagem do câncer, que, no Brasil, será implementada, de forma piloto, na cidade baiana de Vitória da Conquista. O projeto também será desenvolvido em Santa Clara, em Cuba, com intercâmbio de informações entre os dois municípios. Os novos conhecimentos produzidos poderão ser aplicados em outros locais do Brasil e do mundo.
 
Adriana Atty, tecnologista da Divisão de Ações de Detecção Precoce do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), diz que um dos objetivos do Projeto Conquista é mudar estigmas relacionados ao tratamento oncológico. " O câncer é uma doença crônica que pode ser controlada e, muitas vezes, curada. As pessoas precisam entender que câncer não é finitude de vida" , afirmou a tecnologista, durante o lançamento do projeto, em novembro de 2012. Também participaram da cerimônia, realizada em Vitória da Conquista, representantes da Prefeitura, da Fundação Estatal de Saúde da Família da Bahia (Fesf) e da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde.
 
Antigos parceiros em ações de saúde pública, Brasil e Cuba estreitaram seus laços na área oncológica a partir de uma visita de representantes do INCA ao país caribenho, em fevereiro de 2010. Em março de 2012, a diretora da Seção de Controle de Câncer do Ministério da Saúde de Cuba, Teresa Romero, esteve no Brasil tendo, inclusive, visitado o Instituto , para dar continuidade à cooperação entre os dois países.
 
Fonte isaude.net

Programas do governo federal oferecem exames gratuitos para mulheres

Brasília - O Programa de Mamografia Móvel, criado pelo governo em outubro do ano passado, já está em andamento em Manaus, em Taubaté (SP) e em várias cidades do Distrito Federal. O serviço é feito durante o ano todo em locais considerados estratégicos pelas secretarias de Saúde. Além de oferecer exames de mamografia, as carretas estão habilitadas para realizar ultrassonografias e o papanicolau, o preventivo do câncer de colo de útero.
 
Em Taubaté, no Vale do Paraíba, o programa, que existe desde novembro do ano passado, faz por dia 25 atendimentos para exames de mamografia e papanicolau. Em Manaus, os atendimentos são feitos nas zonas norte, sul e centro-sul, das 7h às 17h. Para fazer mamografia e ultrassonografia, é necessária a requisição médica. No local também se coleta material para o preventivo de câncer do colo do útero.
 
No Distrito Federal, onde existe a Unidade Móvel de Saúde da Mulher, o primeiro atendimento foi feito no dia 8 de março do ano passado, na região Pôr do Sol, em Ceilândia, região administrativa do DF. Dentro da unidade são oferecidos sete tipos de exames diferentes. A carreta já passou por 15 regiões administrativas, entre as quais: Ceilândia, Estrutural, Guará, Brazlândia, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia, São Sebastião, Riacho Fundo II, Santa Maria e Sobradinho.
 
Em entrevista à Agência Brasil, a subsecretária de Atenção Primária, Rosalina Sudo, informou que, de março de 2012 até a última sexta-feira (18), foram feitos 29.451 exames. O serviço funciona durante todo o ano, nos dias úteis. “Priorizamos as cidades onde as mulheres têm mais dificuldade de fazer os exames. A unidade móvel tem o objetivo de melhorar o acesso a exames que as mulher precisam fazer”, disse a médica.
 
De acordo com Rosalina, o resultado tem sido positivo, principalmente quanto à prevenção do câncer de mama. “Na unidade móvel, também fazemos exames preventivos para que as mulheres possam se cuidar e evitar o câncer de mama.” Rosalina explicou que os exames são de “rastreamento", para saber como está a situação da paciente. "A mulher tem condições de repetir a cada dois anos, ou seja, ela poderá saber se houver alguma alteração nesse exame e quando se deu a alteração.”
 
Até a próxima sexta-feira (25), a carreta estará em Taguatinga, região administrativa do DF a 21 quilômetros de Brasília. Mulheres com idade a partir de 40 anos devem fazer mamografia. Para a ecografia, é preciso ter o pedido médico em mãos. A previsão é que sejam atendidas 50 mulheres por dia, das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 12h às 13h. É preciso levar apenas o documento de identidade e um comprovante de residência.
 
Fonte Agência Brasil

Governo de São Paulo aumenta vagas para internação e tratamento de usuários de drogas

São Paulo - Em dois dias, o número de pessoas que procuraram o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), no centro da capital paulista, foi maior que dobro do que a unidade costumava atender em uma semana. Foram atendidas 80 pessoas na segunda-feira (21) e na terça-feira (22), quando a média é 30 atendimentos semanais.
 
O crescimento da demanda, decorrente do início do projeto do governo estadual e da Justiça para agilizar internações de dependentes químicos, fez com que o governador Geraldo Alckmin anunciasse o aumento dos leitos destinados a esse tipo de tratamento, de 691 para 757.
 
"Vamos aumentar os leitos de retaguarda na rede estadual e também na rede contratada. Serão 44 já agora e mais 22 na semana que vem", anunciou o governador, após visitar o Cratod na manhã de ontem (23). Ele negou que estejam faltando vagas para internação. "Ninguém vai ser deixado. Todos estão sendo cuidados, como houve uma corrida, uma demanda grande para cá, as pessoas estão sendo orientadas que os casos ambulatoriais são nos Caps [Centro de Apoio Psicossocial]. Não há hipótese de alguém com autorização judicial, não ser internado", garantiu.
 
É o que espera Elizabeth de Moraes, mãe de Thiago, 23 anos, que compareceu hoje ao Cratod. Por meio de atendimento no Caps, ela conseguiu uma vaga em uma comunidade terapêutica para o filho, mas, por se tratar de internação involuntária, o fato precisa ser comunicado ao Ministério Público. "Tenho todos os papéis, o pedido do defensor, só preciso disso agora. Se demorar muito, tenho medo do meu filho fugir, porque ele está lá no Caps [localizado na mesma rua do Cratod], mas foi uma luta conseguir trazer ele", explicou.
 
De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, há grande rotatividade nos leitos disponíveis para tratamento de usuários de drogas. "Hoje, o leito está ocupado, amanhã está vago, mas, normalmente, dentro dessa dinâmica uns 20% dos leitos estão rotativos para internação, mas em razão dessa procura maior nós ampliamos. Achamos que esses 66 leitos [a mais] atendem essa demanda emergencial aqui, porque internação não é solução, é realmente para casos de extrema necessidade", esclareceu.
 
No anexo do Tribunal de Justiça de São Paulo, onde fica a sede do Cratod, quatro decisões judiciais foram expedidas desde segunda-feira (21), mas nenhuma determinou internação compulsória, informou o juiz Iasin Ahmed. Um dos casos foi movido por um defensor público contra o próprio Estado para garantir vaga de internação para um usuário. "A pessoa está internada, precisa de uma internação de longa permanência, a médica confirmou a necessidade e não deram a vaga. O Estado tem 24 horas para dar a vaga ou um salário mínimo por dia de atraso", explicou.
 
Ahmed acredita que a negativa para a vaga do paciente pode ter decorrido de conflitos na própria esfera administrativa, pois o governo oferece vagas suficientes para atender a demanda. Os demais casos deferidos pelo juiz envolviam a transferência de dependente e a busca de uma mulher grávida que, segundo a família, estaria ferida na rua, mas não foi encontrada. Durante o plantão jurídico, que funciona todos os dias, das 9h às 13 h, não foi solicitada nenhuma internação compulsória. Os sete casos de internação, nos dois primeiros dias após o início da medida, foram voluntários.
 
Felipe Santos, 19 anos, foi um dos que conseguiu vaga para ser internado. Ele está há um mês em um albergue e, segundo ele, não usa crack há 15 dias. "Comecei com 11 anos. Decidi parar, porque eu perdi tudo. Tive que sair de casa para não prejudicar minha família. Eu roubava tudo dentro de casa. Quero voltar para a minha mãe, conseguir um emprego e ter uma família", contou. Ele chegou sozinho ao Cratod e aguardava, no início da tarde de hoje, o carro que o levaria para uma comunidade terapêutica em Campinas.
 
Já Emerson da Rocha, 37 anos, foi ao centro de referência acompanhado da família. Ele foi procurado pelo pai e pelo irmão nas ruas do bairro Vila Nova Cachoeirinha, na zona norte, onde mora há quatro meses. "Eles disseram que viram que ia começar isso daqui e foram lá falar comigo", explicou.
 
Emerson já tinha passado por tratamento ambulatorial no Caps, mas não teve êxito. "Fui lá, mas, para mim, não adiantou. Fui três vezes, saia de lá e ia fumar. Só se estiver em um lugar que não dá para usar mesmo", acredita.
 
Fonte Agência Brasil

Concurso Prefeitura de Araxá - MG

Com a finalidade de preencher 73 cargos efetivos da Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá- FCAA, a Prefeitura Municipal de Araxá, em Minas, liberou edital para concurso público. Válido por dois anos, o certame será executado pela Fundação Renato Azeredo (FRAMINAS) e poderão concorrer candidatos dos níveis fundamental, médio e superior
 
As oportunidades são para os cargos de Coordenador técnico operacional, Diretor, Auxiliar administrativo, Assistente social, Psicólogo, Pedagogo, Enfermeiro, Educador social, Cozinheiro, Auxiliar de cozinha, Auxiliar de serviço, Coordenador de segurança, Agente socioeducativo (masculino e feminino), Advogado. As jornadas laborais variam entre 30 e 40 horas e o maior salário oferececido é de R$ 2.130,68.
 
Inscrição e Provas
A inscrição será efetuada mediante o preenchimento do "Requerimento Eletrônico de Inscrição", no endereço eletrônico www.gestaoconcurso.com.br, até às 22 horas do dia 05 de fevereiro de 2013.
 
Para os candidatos que não dispuserem de acesso à internet, a Fundação Renato Azeredo disponibilizará postos de inscrição com computador e impressora. O endereço dos postos serão: Rua Bedran Saad Bedran 457, Bairro Nova Suíssa, Belo Horizonte, MG, e sede da FCAA, na Av. Getúlio Vargas 170 - Centro - Araxá.
 
A taxa de inscrição será cobrada de acordo com o nível de escolaridade do cargo:
 
Nível fundamental completo - R$ 55,00;
Nível médio completo - R$ 65,00;
Nível superior completo - R$ 95,00.
 
Os inscritos serão avaliados através de Provas de Títulos (para os cargos de nível superior), Provas Objetivas para todos os cargos e Avaliação Psicológica (somente para os cargos de educador social e agente socioeducativo).
 
Data das provas
Conforme o edital, as Provas Objetivas serão aplicadas no dia 24 de fevereiro de 2013, no turno da manhã (cargos de nível fundamental completo e nível médio completo) e da tarde (cargos de nível superior completo).
 
Os gabaritos serão publicados a partir do dia 25 de fevereiro de 2013.

 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Saboeiro - CE

A Prefeitura de Saboeiro, cidade localizada a 430 km de Fortaleza, no Ceará, abriu inscrições para realização de concurso público nº. 001/2012, destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. São ofertadas 126 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 7.000,00.
 
Cargos
Motorista, Eletricista, Mecânico, Pedreiro, Pintor, Soldador, Cozinheiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Calceteiro, Gari, Servente de Pedreiro, Vigia, Técnico em Enfermagem, Técnico em Saúde Bucal, Monitor Pedagógico, Digitador, Atendente de Saúde, Almoxarife, Agente Rural e Agente Administrativo.
 
Inscrição
As inscrições presenciais ou por procuração, foram prorrogadas e serão efetuadas até o dia 08 de fevereiro de 2013, das 8:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00 horas, exceto sábados, domingos e feriados, na Biblioteca Municipal, localizada na Rua Monsenhor Manoel Candido Nº 47 - Centro, Saboeiro/Ce.
A taxa de inscrição é de:
 
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
O concurso público será constituído de prova objetiva e de títulos. A data e os locais das provas objetivas serão divulgadas, após o encerramento das inscrições.
 
Os gabaritos serão divulgados no máximo em 72 horas, após a realização da prova, no site www.grserv.com.br e na sede da Prefeitura de Saboeiro.
 
Os documentos comprobatórios da prova de títulos, deverão ser encaminhados, no período a ser divulgado, após o resultado das provas objetivas, junto ao formulário discriminativo, à Comissão Organizadora do Concurso, em envelope lacrado, para a Secretaria Municipal de Saboeiro, ou, para a Sede da GR Consultoria e Assessoria, na Rua João Cordeiro nº 1545, Aldeota – Fortaleza/Ce.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, por ato da Administração Municipal, uma única vez, por igual período.

 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Capistrano - CE

No Estado do Ceará foi divulgado o edital Nº. 001/2012 para realização de concurso público na Prefeitura de Capistrano. O certame destina-se ao preenchimento de 1.136 vagas, sendo 284 imediatas e 852 para cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 5.000,00.
São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Vigilância a Saúde, Assistente Social, Assistente Social - CAPS, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Saúde Bucal, Dentista - PSF, Enfermeira - PSF, Enfermeira Hospital, Fisioterapeuta, Gari, Médico, Merendeira, Motorista, Pedagogo, Professor PEB II (Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Música e Português), Psicólogo, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico Saúde Bucal, Terapeuta Ocupacional - CAPS, Veterinário e Vigia.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 28 de dezembro de 2012 a 28 de janeiro de 2013, através do site www.neoexitus.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 60,00;
Nível médio: R$ 80,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
A prova está prevista para ser realizada no dia 03 de março de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min, em locais a serem divulgados através dos cartões de inscrição a partir do dia 20 de fevereiro de 2013.
 
Os títulos deverão ser entregues ou enviados via sedex para:
 
SAC - Serviço de Atendimento ao Candidato - situado na rua Barão de Aracati, 2820 - bairro Joaquim Távora - Cep: 60115-082 - Fortaleza/CE.
 
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Brejo Santo - CE 2013

A Prefeitura de Brejo Santo, cidade localizada a 510 km de Fortaleza, no Ceará, abriu o prazo de inscrições para realização de concurso público Nº. 001/2012 destinado a selecionar profissionais para o preenchimento de 1127 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
Os salários oferecidos aos candidatos aprovados variam de R$ 311,00 a R$ 7.500,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Agente Administrativo, Agente de Trânsito, Agente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Médico, Professor, entre outros.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas através do site www.institutocidades.org.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 27 de janeiro de 2013. Na impossibilidade de acesso particular à internet, o candidato poderá efetuar sua inscrição nos terminais disponibilizados pelo Instituto Cidades nos Postos Facilitadores, na Câmara Municipal de Brejo Santo-CE, localizada na Rua Manoel Leite Moura, 1011 - Centro - Brejo Santo/CE, das 8h às 12h e 13h às 17h.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
As provas Objetivas serão realizadas na cidade de Brejo Santo, no Estado do Ceará, com data prevista para os dias 23 e 24 de fevereiro de 2013, em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site: www.institutocidades.org.br.
 
A entrega dos documentos comprobatórios (Títulos) e do respectivo formulário discriminativo, no Prefeitura de Brejo Santo, situada à Rua Manoel Inácio Bezerra, nº 192 – Centro – Brejo Santo - Ceará, até 48 horas após o resultado dos candidatos aprovados.
 
A lista de classificação final será publicada no site do Instituto Cidades - www.institutocidades.org.br.
 
Validade
O concurso público será válido por 02 anos, prorrogáveis por igual período, a contar da data de homologação do concurso.

Edital / Publicações

Prefeitura de Capim Grosso (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura de Capim Grosso, localizado a 272 km de Salvador, na Bahia, lançou processo seletivo Nº. 01/2012 com o objetivo de ocupar vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde (nível médio), com remuneração de até R$ 871,00. São oferecidas 19 vagas para provimento imediato, mais 65 para cadastro reserva.
 
Os interessados deverão se inscrever de forma presencial na cidade de Capim Grosso, na Secretaria Municipal de Saúde, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta-feira ou no site www.seletaconcursos.com.br, até o dia 25 de janeiro de 2013.
 
A data, local e horário de realização da prova objetiva será divulgada a partir do dia 18 de janeiro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e através do site www.seletaconconcursos.com.br. O gabarito parcial será divulgado em até 48 horas após a realização da prova objetiva.
 
Os títulos deverão ser entregues em 48 horas após divulgação do resultado parcial da prova objetiva, na Secretaria Municipal de Saúde de Capim Grosso.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu prefeito.

Edital / Publicações

UNIFAP - AP abre concurso público

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital n° 13/2012 de concurso público para o provimento de vaga docente no curso de Farmácia, do Departamento Acadêmico de Ciências Biológicas e da Saúde. O salário previsto é de R$ 11.755,05 e o profissional deverá dispor de 40h semanais para dedicar-se exclusivamente às atividades do cargo.

O concurso será executado pela própria UNIFAP e para concorrer o candidato deverá possuir diploma de doutor ou equivalente reconhecido no território nacional e obtido há, no mínimo, 10 anos.
As inscrições serão recebidas até o dia 31 de janeiro de 2013 pelo endereço eletrônico www.unifap.br, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 293,00.

Todos os inscritos serão submetidos à avaliação de conferência, exame de títulos e trabalhos, defesa e arguição de memorial e os locais de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec.

O prazo de validade do concurso será de 01 (um) ano, prorrogável por igual período no interesse da Instituição, a contar da publicação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso UFAM Prorrogado

As inscrições do edital N° 40/2012, foram prorrogadas até o dia 14 de fevereiro de 2013, somente para a área de química.
 
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) publicou os editais n°s 40 e 43/2012 de concurso público, voltado ao provimento de 68 vagas para professores das classes auxiliar, assistente e adjunto.
Das oportunidades oferecidas o edital 40/2012 está disponibilizando 39 vagas distribuídas entre os Departamentos de Fisioterapia, Educação Física, Engenharia Química, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Arquitetura e Urbanismo, Química, Biologia, Ciências Fisiológicas, Morfologia e Línguas e Literaturas Estrangeiras.

Já oedital 43/2012 dispõe 29 vagas para os campi de Manaus e Parintins para os Departamentos de Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola; Engenharia e Solos; Formação de Professores Indígenas; Economia e Análise; Contabilidade; Administração; Computação; Matemática; Estatística; Física; e Coordenação Acadêmica.

De acordo com o edital, a remuneração varia conforme a formação acadêmica do profissional, podendo ir de R$ 2.872,85 a R$ 7.627,02, em regime de dedicação exclusiva, além de auxílio alimentação de R$ 304,00 e auxílio transporte de R$ 73,98.
 
Inscrições
Os interessados terão até o dia 15 de janeiro de 2013 para efetuar a inscrição nas Unidades Acadêmicas localizadas no Campus Universitário Senador Arthur Virgilio Filho - Avenida General Rodrigo Octávio, nº 3000, Manaus, das 9h às 1h e das 14h às 16h.

No ato da inscrição será necessário a presentar o requerimento dirigido ao Presidente da Comissão de Concurso para a Carreira do Magistério Superior da respectiva Unidade Acadêmica; Curriculum Vitae em uma via impressa, preenchido na Plataforma Lattes; cópia da cédula de identidade e CPF; e comprovante de pagamento da taxa de participação que varia de R$ 71,82 a R$ 190,67 de acordo com a classe docente.

Provas
Os candidatos serão avaliados por meio de análise do pedido de inscrição, prova escrita e prova didática.

Locais, data e horário de realização das provas serão divulgados no endereço eletrônico www.proplan.ufam.edu.br/Index Concurso.htm, clicando no banner concurso público docente, pelo menos dez dias antes da realização da primeira prova.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano após a homologação e publicação do resultado final no DOU, passível de prorrogação por igual período.

Concurso Público UEA - AM

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) lançou edital n° 09/2012 de concurso público, no qual disponibiliza duas vagas para Professor nas áreas de Clínica Médica - Pneumologia. Os interessados deverão ter graduação em Medicina e especialização em Pneumologia.
 
O vencimento básico oferecido é de R$ 4.536,00 em jornada de 40 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração, ou via Correio, por meio de entrega do Requerimento de Inscrição, no período de 2 de janeiro a 1 de fevereiro de 2013, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Avenida Carvalho Leal, nº 1777, Cachoeirinha, CEP 69.065-001, Manaus-AM. A taxa de inscrição é de R$ 200,00.
 
A seleção constará de Prova Escrita, Prova Didática e Exame de Títulos, todas realizadas em Manaus, em local, data e horário a ser indicado no edital de convocação e no site da UEA www.uea.edu.br.
 
O Concurso terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado.

IFAM abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) divulgou edital n° 001/2013 para o processo seletivo que vai servir para a contratação de estagiários. As oportunidades estão abertas para estudantes que estejam regularmente matriculados em cursos de nível superior, de educação profissional e de ensino médio, que possuam disponibilidade para atuar em caratér temporário.
 
O certame disponibiliza 133 vagas, as quais são distribuídas entre os campi de Manaus (Centro, Leste e Distrito Industrial), Coari, Lábrea, Maués, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel, Tabatinga e Reitoria e será executado pelo Centro de Integração Empresa Escola CIE-E - Amazonas. Os estagiários selecionados receberão uma bolsa de R$ 520,00 (nível superior), e R$ 290,00 (nível médio), ambos em jornada de 30 horas semanais.
 
Terão prioridade para a realização do estágio, estudantes do ensino superior contemplados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e Programa de Financiamento Infantil (FIES.
 
Cargos
- Nível Médio : Técnico em Administração, Técnico de Informática, Técnico em Secretariado, Técnico em Enfermagem, Técnico em Eletrônica/Mecatrônica/Automação Industrial.

- Nível Superior : Administração, Biblioteconomia, Enfermagem, Gestão Organizacional, Gestão Pública, Ciências Econômicas, Licenciatura em Letras, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, História (Historiador) Pedagogia, Jornalismo, Informática - Infraestrutura e Redes, Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo da Informação, Comunicação Social, Secretariado, Engenharia Civil, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Psicologia, Economia e Finanças, Produção Publicitária e Marketing, Ciências Químicas e Biológicas.

As inscrições poderão ser efetuadas gratuitamente até o dia 27 de janeiro de 2013, horário de Manaus, no site do Centro de Integração Empresa Escola - CIE-E através do endereço: www.ciee.org.br.

O certame compreenderá duas etapas: Provas On-line realizadas no ato da inscrição, com duração de 20 minutos para cada matéria, através do site www.ciee.org.br e Entrevista.

O resultado final será divulgado, através do site www.ciee.org.br e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM: www.ifam.edu.br.

O processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, podendo ser prorrogado urna única vez por igual período.

Prefeitura de Nova Monte Verde (MT) lança edital de processo seletivo

Foi divulgado edital n° 001/2013 para o processo seletivo da Prefeitura de Nova Monte Verde, Estado de Mato Grosso, com a finalidade de prover 80 postos em todos os níveis de escolaridade. As funções exigem jornadas de 20 a 40 horas semanais que serão remuneradas com vencimentos na faixa de R$ 678,00 a R$ 7.900,00.
 
Cargos: Professor (Educação Física, Pedagogia, Língua Portuguesa, História, Língua Inglesa, Auxiliar), Auxiliar de Desenvolvimento Escolar, Auxiliar Administrativo, Assistente Social, Instrutor de Atividades - PETI, Orientador Social - Projovem, Assistente Social, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Auxiliar de Enfermagem, Odontólogo, Médico Clínico Geral, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar de Limpeza Urbana, Operador de Trator de Pneu, Operador de Moto Serra, Operador de Pá Carregadeira, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Motorista D, Assistente de Controle Administrativo e Instrutor de Fanfarra. Aos candidatos com deficiência, ficam reservadas 10% (dez por cento) das vagas em aberto.
 
Inscrição: Serão gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 25 de janeiro de 2013, das 07h00min às 13h00min na Prefeitura Municipal de Nova Monte Verde - Departamento de Recursos Humanos, situado na Avenida Mato Grosso, esquina com a Av. Rondonópolis, s/nº, centro, município de Nova Monte Verde-MT.
 
Seleção
O concurso visa avaliar os candidatos através das seguintes etapas:
 
- Prova Objetiva, para todos os inscritos, prevista para ser aplicada em 03 de fevereiro de 2013, na Escola Municipal Roberto José Ferreira, situada na Avenida Manoel Rodrigues de Souza, Centro, Nova Monte Verde, Estado de Mato Grosso com início às 08h00min horas.
 
- Prova Prática, para os cargos de Motorista e Operador de Pá Carregadeira, na mesma data da primeira, as 13:00 junto a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Urbanos, localizado na Rodovia MT 208, s/nº, cinturão de chácaras, município de Nova Monte verde - MT.
 
- Exame Médico pré-admissional .
O processo seletivo terá validade até a data de 31 de dezembro de 2013.

Edital / Publicações

Prefeitura de Rodeiro - MG abre processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, estado de Minas Gerais, divulgou edital nº 003/2013 para realização de processo seletivo, objetivando a contratação temporária e formação de quadro de reserva para futuras contratações de Agente Comunitário - PSF. O salário será de R$ 710,40 mensais.

A inscrição será realizada apenas no dia 29 de janeiro de 2013, das 12:30 às 15:00 hs, na Prefeitura Municipal.

Os serviços a serem prestados são aqueles constantes das atribuições dos respectivos cargos contidas no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, com carga horária de 40 horas e 30 horas semanais, respectivamente.

O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação por até igual período, se verificada a necessidade do serviço e o desempenho satisfatório do contratado.

Prefeitura de Petrolândia (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Petrolândia, cidade localizada a 180 km de Florianópolis, em Santa Catarina, abre inscrições para realização de processo seletivo Nº. 01/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental e superior. São reservadas 5% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
Cargos: Merendeira, Zelador e Assistente Social.
 
As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas do dia 28 de janeiro a 08 de fevereiro de 2013, somente via internet, pelo site www.clicksolucoesinteligentes.com.br.
 
Serão auxiliados as pessoas com dificuldades na realização da inscrição ou que não tenham computador com acesso a internet, na Prefeitura Municipal do dia 04 a 08 de fevereiro de 2013 no horário de funcionamento da Prefeitura.
 
A prova escrita será realizada provavelmente no dia 16 de fevereiro de 2013, no Centro Educacional Perimbó, situado à Rua Ricardo Tharun, s/n – Centro – Petrolândia/SC, das 9h às 12h.
 
O gabarito será divulgado no mural interno da Prefeitura Municipal e nos sites www.petrolandia.sc.gov.br e www.clicksolucoesinteligentes.com.br, a partir do dia 17 de fevereiro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano.

Edital / Publicações

Vagas de estágio na Prefeitura de Santa Teresa - ES

A Prefeitura de Santa Teresa, Estado do Espírito Santo, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo, objetivando a contratação de Estagiários de Nível Médio para atuar na Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
 
São ofertadas 08 vagas, sendo 04 para o turno matutino e 04 para o turno vespertino. A bolsa estágio será de R$ 100,00 mensais e seguro contra acidentes pessoais, com carga horária de 15h semanais.

As inscrições serão realizadas na Sede da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Santa Teresa Rua Ricardo Pasolini, 82, Centro, Santa Teresa - ES. Tel.: (27) 3259-2357 / 1344, no período de 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2013, das 08 às 11 horas - 12:30 às 15:30 horas.

O processo seletivo será constituído de análise de currículo.

A convocação dos candidatos será efetuada através de Edital a ser fixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e no site oficial da Prefeitura Municipal de Santa Teresa: www.santateresa.es.gov.br.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período uma única vez.

Prefeitura de Garopaba (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Garopaba, estado de Santa Catarina, publicou através do Diário Oficial dos Municípios edital Nº. 004/2013 de processo seletivo visando a contratação de pessoal, por prazo determinado, para reposição de vagas e cadastro de reserva, para atuar em setores da Prefeitura. São ofertas várias vagas de níveis fundamental e superior, com salários que variam entre R$ 836,58 e R$ 1.503,73 e jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos
Veterinário (01 + CR), Operador de Equipamentos (CR) e Operador de Trator Agrícola (CR).
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até o dia 07 de fevereiro de 2013, das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Agricultura, situada na Praça Governador Ivo Silveira (prédio do BB/BESC), Centro, em Garopaba/SC.
 
ProvaO processo seletivo será constituído de análise dos documentos apresentados, entrevista e avaliação.
 
A data, local e horário da entrevista serão divulgados, após finalizadas as inscrições através do site da Prefeitura de Garopaba www.garopaba.sc.gov.br.

DETRAN - RS lança edital de concurso público

Quem procura por um emprego estável no sul do país pode aproveitar a oportunidade aberta pelo concurso público do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Rio Grande do Sul. O certame está sendo regido pelo edital n° 01/2013 e organizado pela FUNDATEC, com a oferta de 216 vagas para provimento imediato, além de formar cadastro de reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior.

No nível médio e técnico, os postos são para Auxiliar Técnico nas áreas de Informática, Mecânica e Redes de Computadores e Assistente Administrativo e Operacional. Já para o nível superior, há vagas nas funções de Técnico Superior, Técnico Superior em Trânsito nas áreas de Administração, Análise de Sistemas, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Medicina e Técnico Superior Administrativo nas áreas de Administração, Engenharia Civil, Estatística, Secretariado Executivo.
 
Os salários variam de R$ 1.578,22 a R$ 4.456,93, por jornadas de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições estão abertas e poderão ser efetuadas somente pela Internet, até o dia 18 de fevereiro de 2013, no site www.fundatec.org.br. O valor da taxa de inscrição será de R$ 129,69 para os cargos que exigem nível de escolaridade superior e R$ 56,88 para os cargos que exigem nível de escolaridade médio e médio/técnico.
 
Provas
As provas serão realizadas na data provável de 07 de abril de 2013, na cidade de Porto Alegre, em local, data e horário a serem fixados em edital, publicado conforme o previsto no item 2 do Edital, no prazo mínimo de 08 (oito) dias de antecedência da data das provas, as quais terão duração de 4 (quatro) horas. Não serão encaminhados informativos individuais sobre o local, data e horário das provas aos candidatos.

Os documentos para a prova de títulos, somente para o cargo de Técnico Superior, deverão ser entregues no prazo provável de 07 a 09 de maio de 2013. Não serão aceitos documentos encaminhados fora do prazo.
 
Validade
O prazo de validade para aproveitamento dos candidatos será de 2 (dois) anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final de cada Concurso, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações

Processo Seletivo Prefeitura de Cerqueira César (SP)

A Prefeitura de Cerqueira César, Estado de São Paulo, através da empresa Directa Desenvolvimento Institucional e de Carreiras LTDA, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo para formar cadastro reserva na função de Monitor Escolar, Auxiliar de Desenvolvimento, docente I, Docente III (Arte, Educação Física, Inglês). Além de vagas na educação o certame também disponibiliza três vagas para profissionais da saúde, sendo uma para médico do programa Saúde da Família, uma vaga para médico intervencionista do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e uma vaga para médico urologista.
 
Para os cargos da área educativa os salários variam de R$ 789,31 a R$ 1.604,49, por jornada de 32 e 40 horas semanais. Já para a área da saúde as remunerações oscilam entre R$ 3.007,23 e R$ 7.750, por jornada de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados devem se inscrever até o dia 29 de janeiro de 2013, através do site www.directaconcursos.com. O valor da taxa para participação varia entre R$ 25,00 e R$ 30,00.
 
O Processo Seletivo constará de prova objetiva para todos os candidatos inscritos e está prevista para o dia 17 de fevereiro de 2013, no município de Cerqueira César/ SP. Poderá, contudo, haver mudanças na data prevista dependendo do número de inscritos e a disponibilidade de locais para a realização das avaliações.
 
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais para realização das provas serão divulgadas, oportunamente, nos Jornais Comarca e ou a Cidade, no endereço www.directaconcursos.com.br e ainda; por afixação na Prefeitura Municipal de Cerqueira César / SP.
 
Para todos os efeitos, a contratação tem validade de 01 (um) ano podendo ser prorrogado por igual período a partir da data da homologação, e terá como provimento o regime estatutário.

Edital / Publicações

Processo Seletivo UFRB

Foi divulgado edital n° 001/2013 de processo seletivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a intenção de ocupar 04 vagas para Professor Substituto.

De acordo com o edital, todas as oportunidades serão para atuar no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e divididas entre as áreas de Práticas de Cuidar em Saúde e de Humanidades, com jornada de 20h e 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão realizadas até o dia 31 de janeiro de 2013.

As provas acontecerão nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2013 e o prazo de validade do certame será de 01 ano contado a partir da data da publicação do resultado no D.O.U.
 
Mais detalhes serão disponibilizados no próprio Centro e no edital completo, que será publicado em www.ufrb.edu.br.

Concurso CREF - 4ª Região (SP) 2013

O Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região, Estado de São Paulo, através da empresa Cetro Concursos Públicos, abriu edital n° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 23 vagas para cargos de níveis médio e superior. Os salários vão de R$ 1.732,95 a R$ 3.850,83.
 
Os cargos de nível médio são de agente administrativo, atendente da unidade móvel de apoio e motorista. Já os cargos de nível superior são de procurador e analista de licitação. As vagas são para a sede do conselho, na Rua Líbero Badaró, 377 - 3º andar - Centro de São Paulo.
 
A inscrição será realizada via internet no período das 10h de 1º de fevereiro até as 23h59 de 28 de fevereiro de 2013, pelo site www.cetroconcursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 28,00 para nível médio e de R$ 48,00 para nível superior.
 
As provas serão realizadas na cidade de São Paulo/SP, na data prevista de 07 de abril de 2013, em locais e horários a serem comunicados oportunamente no Edital de Convocação para as Provas Objetivas e Prova Discursiva, a ser publicado no Diário Oficial da União – D.O.U. e pela internet no endereço eletrônico da Cetro Concursos (www.cetroconcursos.org.br), observado o horário oficial de Brasília/DF.
 
Todos os cargos terão provas objetivas e discursivas, exceto motorista, que terá provas objetivas e práticas. Os cargos de nível superior ainda terão prova de títulos.
 
O concurso público tem prazo de validade de 02 anos, prorrogável uma única vez, por igual período, a contar da data da Homologação do Certame, a critério do CREF4/SP.

Edital / Publicações