Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Pesquisa abre caminho para tratamento farmacológico contra tipo de câncer

Uma pesquisa espanhola abriu espaço para desenvolver um tratamento farmacológico eficaz contra o câncer de fígado mais agressivo, o colangiocarcinoma, já que até agora apenas 30% dos pacientes com esse tipo de doença podem passar por cirurgia.
 
O catedrático de medicina no Hospital Monte Sinai de Nova York, Josep Maria Llovet, que dirigiu a pesquisa do Hospital Clinic de Barcelona, destacou a identificação de duas variantes de colangiocarcinoma, o que permitirá desenvolver fármacos específicos e mais eficientes para cada classe de tumor.
 
Atualmente, os dois tipos recebem o mesmo tratamento: em estágios iniciais da doença, é possível a realização do procedimento cirúrgico, embora o risco de que ela volte a aparecer é de 60%, com uma sobrevivência entre dois e cinco anos. No resto dos casos (cerca de 70%) é aplicado o tratamento de quimioterapia, com uma sobrevivência em média de 12 meses.
 
A pesquisa, que foi financiada pela Associação Espanhola contra o Câncer com 1,2 milhões de euros, servirá para buscar tratamento para uma doença que duplicou sua incidência nos últimos 10 anos.
 
O aumento deste tipo de câncer acontece por conta da incidência de fatos que o provocam, como a cirrose, que multiplica por 20 as possibilidades de desenvolver o colangiocarcinoma, a hepatite B e C, que aumentam a probabilidade em cinco vezes, e o alcoolismo, que multiplica por dois.
 
A pesquisa foi baseada em casos de 150 pacientes e permitiu identificar duas subclasses distintas do ponto de vista molecular.
 
O primeiro grupo afeta cerca de 62% dos pacientes e é a modalidade mais agressiva, com uma sobrevivência em média de 26 meses, enquanto a segunda tem melhor previsão, com uma sobrevivência média de 47 meses.
 
Segundo Llovet, os resultados da pesquisa são bases que permitarão desenvolver um tratamento terapêutico diferente para cada caso, que se prevê que esteja disponível em cerca de oito anos. A segunda fase da pesquisa terá enfoque em desenvolver estes tratamentos médicos, aplicá-los em animais e, no final, testá-los em pacientes.
 
O colangiocarcinoma não pode ser tratado com transplante porque, que após o procedimento cirúrgico, a taxa de sobrevivência aos cinco anos é de 40% e os órgãos são reservados para outras doenças com melhor previsão.
 
A incidência desta doença pouco frequente, que afeta duas em cada 100 mil pessoas no mundo, é maior entre os homens, já que por cada 100 mulheres com colangiocarcinoma, há 150 homens com este tipo de câncer.
 
Fonte R7

Incêndio na boate: entenda o efeito da fumaça no pulmão

Pneumologistas esclarecem os riscos de inalar substâncias tóxicas para o sistema respiratório

A inalação das substâncias emitidas após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), causou 90% das mortes e pode deixar graves sequelas nos sobreviventes. O pneumologista Dr. Hugo Hyung Bok Yoo, professor da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, explica que a fumaça apresenta grande quantidade de gás carbônico, que rapidamente é absorvido pelos pulmões e cai na corrente sanguínea.
 
— O monóxido de carbono ocupa o espaço dos glóbulos vermelhos, onde deveria estar o oxigênio, e a pessoa fica sem ar. Em poucos segundos ela desmaia e, se não for socorrida, morre. É como se afogar na piscina.
 
De acordo com o pneumologista Dr. Oliver Nascimento, médico da disciplina de Pneumologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o tempo de exposição é o que determina o grau de comprometimento dos pulmões.
 
— Nem todos os sobreviventes vão apresentar problemas, mas é importante ficar atento a sintomas como tosse, chiado no peito, catarro e falta de ar.
 
O especialista da Unesp acrescenta que os sobreviventes que tiveram mais contato com a fumaça podem apresentar bronquite, bronquiolite e fibrose do pulmão ao longo dos próximos meses ou anos.
 
Outra situação citada pelos médicos é que a alta temperatura da fumaça causa lesões nas vias aéreas superiores, gerando desde dor e falta de ar até a morte.
 
Veja o que acontece com o nosso pulmão após inalar fumaça tóxica:
 
Fonte R7

Estudo mostra que chineses são mais vulneráveis à gripe

Quase um quarto dos chineses étnicos possui uma variante genética que aumenta em seis vezes seu risco de adoecer gravemente quando infectados com o vírus da gripe, segundo estudo publicado esta terça-feira.
 
Cientistas da China e da Grã-Bretanha analisaram dados hospitalares chineses durante a pandemia de gripe provocada pelo vírus H1N1 entre 2009 e 2010.
 
Pacientes que tinham a pequena variante se mostraram seis vezes mais propensos a tratar formas severas da infecção em comparação com os pacientes com um tipo genético diferente, descobriram os pesquisadores.
 
A variante se baseia em uma única mudança no código de um gene chave do sistema imunológico.
O gene IFITM3 (proteína transmembrana induzida por interferon 3) determina como as células combatem o vírus influenza, causador da gripe.
 
A simples mudança no código é denominada rs12252 e ocorre em três variantes, também denominadas genótipos: CC, CT e TT.
 
Cerca de 24% dos chineses da etnia Han, majoritária no país, têm o genótipo CC, mas seus números foram desproporcionalmente elevados entre aqueles seriamente afetados pela gripe, analisaram os cientistas.
 
Entre aqueles tratados com sintomas sérios e cujo código genético foi decodificado, 59% tinham o genótipo CC.
 
"O genótipo CC foi apontado como o gatilho de um risco seis vezes maior para infecções severas do que os genótipos CT e TT", acrescentou o artigo, publicado na revista Nature Communications.
 
O risco de morrer de gripe também é "provavelmente" mais alto para o genótico CC embora a investigação não tenha especificamente se dirigido a esta questão, explicou Andrew McMichael, que trabalhou com Tao Dong, na Universidade de Oxford na parte britânica da pesquisa.
 
Segundo o cientista britânico, a vulnerabilidade do genótipo CC provavelmente se aplica a todas as cepas do vírus da gripe e não apenas ao H1N1.
 
O estudo aponta para a necessidade de um trabalho urgente para ver a utilidade de análise genética para os chineses ou outros asiáticos, que poderiam correr mais riscos de desenvolver a doença.
 
Fonte R7

Polícia ouve médica e auxiliar em hospital de Campinas

AA perícia também colheu material dos corpos para
 análise de produtos no organismo
Os delegados Alessandro Marques e Antônio Palmieri passaram a tarde desta terça-feira no Centro de Radiologia do hospital Vera Cruz, em Campinas (SP), ouvindo uma médica e uma auxiliar técnica que participaram dos exames e colhendo materiais com o Instituto de Criminalística. Três pessoas morreram segunda-feira (28) após realizarem exames de ressonância magnética no hospital.
 
A perícia também colheu material dos corpos para análise de produtos no organismo. "Vamos buscar mais dados nas investigações e na sexta-feira a Delegacia Seccional vai convocar uma coletiva para divulgar o que estamos apurando", afirmou Marques. O secretário de Saúde de Campinas, Carmino Antonio de Souza, afirmou nesta terça que todos os profissionais envolvidos nos exames serão investigados, "desde os responsáveis pelo armazenamento dos produtos e equipamentos até quem aplicou o contraste e fez a ressonância".
 
O secretário informou que uma equipe começou a rastrear na cidade a matéria-prima dos medicamentos e soluções aplicados nas vítimas para identificar possíveis problemas em outros hospitais e clínicas.
 
O presidente do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de Campinas e Região, Pedro Marquese, afirma que os equipamentos de ressonância são seguros e que a calibragem do volume de contraste a ser injetado durante o exame é feita pela máquina, com poucas chances de erro. "As causas dessas mortes são verdadeiras interrogações", disse.
 
Interdição
O governo do Estado vai interditar os lotes de medicamentos usados nos três pacientes que morreram em Campinas. A medida é cautelar e será publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30), segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde.
 
A lista deve incluir o nome de sete produtos, de cinco fabricantes, entre eles soros e soluções injetáveis, como gadolínio.
 
Fonte R7

Frequência de disfunção erétil vinculada a maior risco cardíaco: estudo

A frequência acumulada de problemas de ereção, mesmo brandos, pode ser um sinal de um risco maior de doenças cardiovasculares e morte prematura, segundo estudo realizado na Austrália e publicado esta terça-feira nos Estados Unidos.
 
Trata-se da primeira pesquisa a estabelecer uma relação direta entre a gravidade dos problemas de ereção e os riscos de hospitalização por problemas cardiovasculares ou morte prematura, afirmaram os autores deste estudo publicado na revista americana PLOS Medicine.
 
"O risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e de morte prematura aumenta em função do grau de gravidade da disfunção erétil em homens com ou sem antecedentes cardiovasculares", explicou a professora Emily Banks, uma das autoras do estudo da Australian National University.
 
Embora estudos anteriores tenham mostrado uma relação entre graves problemas de ereção e ataques do coração e derrames cerebrais, este é o primeiro a incluir também problemas de ereção leves ou moderados.
 
"Os resultados deste estudo indicam que todo homem que sofrer de problemas de reção brandos, moderados ou graves deve consultar um médico sem demora e insistir para fazer exames cardíacos", insistiu Rob Grenfell, encarregado do instituto australiano do Heart Foundation Cardiovascular Health.
 
Para realizar o estudo, os autores examinaram registros de 95 mil homens de 45 anos ou mais.
 
Os participantes, que responderam a questionários sobre saúde e estilo de vida, foram acompanhados por três anos.
 
Neste estudo, os cientistas detectaram 7.855 internações e 2.304 mortes.

Fonte R7

Concurso Universidade de São Paulo - FORP-USP

A Universidade de São Paulo (FORP-USP) realiza concurso para provimento de vaga para a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Inscrições:
Até 18 de fevereiro de 2013 na Seção de Apoio Acadêmico da FORP, avenida do Café, s/nº, bairro Monte Alegre em Ribeirão Preto.

Remuneração:
R$ 12.527,42

Provas:
Haverá prova de títulos, prova oral e prova de arguição

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para o Centro Biomédico, na Unidade da Faculdade de Ciências Médicas.

Inscrições:
De 18 de Fevereiro de 2013 a 27 de Março de 2013 na secretaria do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Boulevard 28 de setembro, nº 87, 2º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ

Área:
Departamento de Pediatria

Remuneração:
R$ 5.497,00.

Provas:
Haverá Prova escrita, Prova de aula, e Julgamento de Títulos e Trabalhos

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/PB

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, realiza concurso para provimento de 1 vaga para Professor Adjunto no Curso de Medicina Veterinária.

Inscrições:
Até 1º de março de 2013 na Secretaria da Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, da UFCG (Campus de Patos, localizado na avenida dos Universitários, s/nº, Rodovia Patos/Teixeira, km1, Bairro Santa Cecília),

Provas:
Prova escrita: 25 de março de 2013
Prova didática: 27 de março
Prova de títulos: 28 de março.

Áreas:
Doenças Infectocontagiosas dos Animais Domésticos, Zoonoses e Saúde Pública e Microbiologia Veterinária

Remuneração:
R$ 8.618,53

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA/PA

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Pará, realiza seleção para preenchimento de 3 vagas para Professor Substituto junto aos campi de Belém e Parauapebas

Inscrições:
De 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013, na secretaria do campus Belém (avenida Presidente Tancredo Neves, nº. 2.501, Bairro Montese, Edifício Rubens Lima, andar superior, sala da CPS) ou na UFRA Parauapebas (rua A, Quadra Especial, nº. 654, Bairro da Cidade Nova).

Valor:
R$ 100,00

Áreas:
Sistema de Computação e Medição, Estatística e Experimentação e de Tecnologia de Alimentos.

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.137,18

Provas:
Prova didática: 21 de fevereiro
Haverá avaliação curricular

Vagas de estágio na PGE - RJ

Estudantes do curso de Direito poderão se inscrever para o 27º Exame de Seleção para Estagiários da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ). Além da Capital, serão oferecidas vagas para Niteroi, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os estagiários terão que cumprir jornada de 4 horas diárias, e receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 850,00, além de auxílio-transporte.
 
Poderão concorrer os universitários que estejam cursando, no ato da inscrição, do 6º ao 9º períodos letivos, para o regime de períodos semestrais, ou os últimos 2 anos, para o regime seriado anual.
 
Os pedidos de inscrição deverão ser feitos no período de 30 de janeiro a 18 de fevereiro de 2013, pessoalmente ou por procuração, na sede da PGE (Rua do Carmo, 27 –2º andar - Centro - Rio de Janeiro - RJ), das 11 às 17 horas, ou por meio eletrônico, mediante acesso à página www.pge.rj.gov.br.
 
Ao requerer a inscrição, deverá o candidato preencher ficha de inscrição e indicar o local em que pretende realizar o estágio (sede da Procuradoria ou uma das Procuradorias Regionais – Niteroi, Duque de Caxias ou Nova Iguaçu). A taxa no valor de R$ 40, poderá ser paga até o dia 19 de fevereiro de 2013.
 
O exame é composto por duas etapas, ambas eliminatórias, realizadas em um único dia. A primeira consiste em uma prova objetiva, contendo 30 questões sobre Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Processual Civil. A segunda etapa consiste em uma prova discursiva, com até duas questões, sobre Direito Constitucional e Direito Civil. A data provável para a prova é 16 de março de 2013.
 
Os candidatos aprovados serão convocados à medida que surgirem vagas no Quadro de Estagiários da PGE, considerando os percentuais destinados aos candidatos negros e índios e aos portadores de deficiência.

UEL (PR) divulga edital de processo seletivo

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Estado do Paraná, publicou edital n° 023/2013 de processo seletivo, cuja finalidade é contratar professores colaboradores por tempo determinado. Os vencimentos mensais oscilam de R$ 2.036,81 a R$ 5.151,03 por jornada de 20 e 40 horas semanal.
 
As 09 novas contratações que serão realizadas pela UEL, são destinadas a suprir demanda de docentes nas seguintes áreas: Centro de Ciências Biológicas (Clínicos na Terapia Comportamental: Infantil e Adulto), Centro de Estudos Sociais Aplicados Departamento de Administração (Administração Geral/Produção), Centro de Ciências da Saúde-Departamento de Clínica Cirúrgica (Medicina/Cirurgia do Aparelho Digestivo), Departamento de Patologia, Análises Clínicas e Toxicológicas (Hematologia/Exames Hematológicos), Departamento de Odontologia Restauradora (Endodontia/Clínica Integrada), Departamento de Medicina Oral e Odontologia Infantil (Odontologia/Periodontia), Centro de Educação, Comunicação e Artes - Departamento de Educação (Política e Gestão da Educação, Psicologia da Educação/Educação Especial/Libras), Centro de Ciências Agrárias - Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Ciência e Tecnologia de Alimentos/Ciência de Alimentos), Centro de Tecnologia e Urbanismo - Departamento de Construção Civil (Gerenciamento e Processos Construtivos).
 
Inscrições: As inscrições deverão ser efetuadas no período de 04 a 08 de fevereiro de 2013, das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min, na Secretaria do Departamento de Construção Civil do Centro de Tecnologia e Urbanismo, munidos de cópia do RG, CPF, requerimento de inscrição e comprovante de pagamento da taxa e Curriculum Vitae devidamente comprovado.
 
O boleto bancário para o pagamento da taxa deverá ser impresso no site www.uel.br/prorh. Os valores variam de R$ 50,92 a R$ 147,17, conforme a titulação de cada profissional.
 
Provas: O teste seletivo constará de prova Didática e Análise Curricular, todas de caráter eliminatório.
 
Validade: O prazo de validade do certame será de 02 (dois) anos, prorrogável uma vez, por igual período.

UFSJ - MG abre concurso público

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) lançou edital n° 12/2012 de concurso público com o objetivo de ocupar 06 vagas na carreira de professor adjunto e assistente. Os profissionais contratados atuarão em regime de trabalho de dedicação exclusiva, com remuneração que pode chegar a até R$ 7.627,02.
 
As vagas em aberto são para as áreas de Engenharia de Bioprocessos, Biotecnologia, Arquitetura de Computadores, Linguagens, Algoritmos e Estruturas de Dados, Processos de Fabricação e Conservação do Solo e da Água.
 
Para não perder a oportunidade, os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição até o dia 28 de fevereiro de 2013, no departamento a que a vaga pertence, de 14 às 18 horas.
 
Serão recolhidos os seguintes valores para a taxa de inscrição: R$ 145,12 (professor assistente) e R$ 220,00(professor adjunto).
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova escrita, prova didática, prova de títulos e prova de defesa do plano de trabalho, previstas para ocorrerem a partir do dia 19 de março de 2013. A confirmação da data, juntamente com o horário e o local, serão divulgados na página da UFSJ (www.ufsj.edu.br/concursos_docentes).
 
O concurso terá validade de dois anos, contados da data da homologação dos resultados publicados no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, no interesse da administração.

Processo Seletivo UNIFAP

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital n° 01/2013 de processo seletivo para o provimento de 04 vagas para o cargo de professor substituto no curso de Enfermagem (Saúde do Adulto, Materno Infantil na Atenção Básica, Enfermagem Obstétrica, Neonatal e Enfermagem Pediátrica). Os salários ofertados para os novos aprovados no concurso e contratados, vão de R$ 2.265,78 a R$ 4.300,00, oscilando conforme o grau de escolaridade de cada candidato, por jornada de 40 horas semanais.
 
Inscrições: As inscrições para o concurso serão realizadas no prédio do DEPSEC, no Campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, no horário de 09h00 as 12h00min e das 14h: 30min às 17h: 30min, até o dia 01 de fevereiro de 2013.
 
As inscrições só serão efetivadas após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição, cujo valor corresponde a R$ 100,00.
 
Provas: Os inscritos serão avaliados mediante julgamento de títulos, de caráter classificatório.
 
Validade: O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data de publicação do resultado final no DOU, prorrogável por igual período, a critério da UNIFAP.

UFAL abre processo seletivo

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) abriu edital n° 09/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 13 postos de trabalho docentes vagos em diversas áreas. Os salários variam de R$ 2.356,41 e R$ 3.137,18.
 
De acordo com o edital, as oportunidades são para Professor Substituto, sendo 08 para a classe de Auxiliar e outras 05 para Assistente, todas com jornadas de 40h semanais.
 
A inscrição será realizada até o dia 7 de fevereiro de 2013, pelo site www.copeve.ufal.br. A taxa é de R$ 45,00.
 
O processo seletivo simplificado constará das seguintes etapas:

- Prova Escrita, eliminatória e classificatória;

- Prova Didática, eliminatória e classificatória.
 
As provas terão início em data provável de 26 de fevereiro de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas serão divulgado no site www.copeve.ufal.br até 05 de fevereiro de 2013.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, sem prorrogação, contados a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Tapurah (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Tapurah, estado de Mato Grosso, abriu processo seletivo N° 001/2013 com o objetivo de preencher 01 vaga para o cargo de Médico Clínico Geral. A remuneração pode chegar a R$ 9.514,71 por carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 13 de fevereiro de 2013, na Secretaria de Saúde, situada na Avenida Paraná, 1100 – Centro – Paço Municipal – Tapurah – MT, das 09h00 às 11h00 e das 15h00 às 17h00, de segunda a sexta-feira.
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição os seguintes documentos:
 
Cópia do documento de identidade (RG) e CPF, podendo ser cópia da CNH;

 02 fotos 3X4 recente, tiradas de frente.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 17 de fevereiro de 2013 (domingo), com início às 8:00 horas e término às 12:00 horas, na Câmara Municipal de Tapurah, situada na Av. Paraná, S/N, Centro – Tapurah – MT.
 
O gabarito será publicado 2 horas após o término da prova.
 
O processo seletivo será válido a partir de sua homologação até 31 de dezembro de 2013.

Vagas de estágio no TCE - AM

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP), abriu edital de processo seletivo para estágio remunerado de nível superior e formação de cadastro reserva. A bolsa mensal oferecida é de R$ 812,00, mais auxílio-transporte no valor de R$ 88,00 e seguro contra acidentes pessoais.

Ao todo, serão destinadas 12 vagas para estudantes da área de direito e 05 para administração. O cadastro reserva será para graduandos em comunicação social e informática (áreas de desenvolvimento de software e de suporte técnico), além de direito e administração. Do total de vagas, 10% serão destinadas a estudantes portadores de necessidades especiais.

Para concorrer às vagas, os acadêmicos deverão estar cursando, no mínimo, o 4º período ou 2º semestre do segundo ano, possuir coeficiente de rendimento acumulado igual ou superior a seis e não ter sido estagiário do TCE.

O estágio terá duração de 30 horas semanais, distribuídas em 6 horas diárias, de segunda a sexta-feira, conforme funcionamento do tribunal.

As inscrições poderão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.ecp.tce.am.gov.br, entre os dias 5 e 15 de fevereiro de 2013. A inscrição deverá ser confirmada, pelo próprio candidato, no TCE, na sala da ECP, localizada na avenida Efigênio Sales, entre os dias 18 e 19 de fevereiro de 2013.

O certame será composto de prova de conhecimentos específicos, contendo cinco questões discursivas e acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2013.

Universidade Federal de Goiás publica edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou edital n° 006/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 03 vagas para Professor Substituto, sendo 01 para a classe de Especialista e 02 para Assistente. Os salários previstos são de R$ 1.863,83, R$ 2.224,77 e R$ 3.441,18, conforme titulação e jornada.

Segundo o edital, as oportunidades serão para atuar nos campi Catalão e Goiânia nas áreas de Enfermagem, Farmacologia e de Políticas Públicas e Economia, em jornadas de 20h e 40h semanais.

As inscrições, no valor de R$ 45,00, serão feitas nas respectivas Unidades Acadêmicas, localizadas no Campus Catalão e Samambaia (Campus II), até o dia 08 de fevereiro de 2013.

A seleção será realizada no mínimo após 10 dias corridos a partir da data de publicação do Edital no Diário Oficial da União.

A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013.

Tribunal de Justiça de São Paulo abre concurso público

Foi divulgado o edital de concurso público do Tribunal de Justiça de São Paulo, o qual tem a intenção de contratar profissionais para o cargo de Auxiliar de Saúde Judiciário (Auxiliar em Saúde Bucal). São disponibilizadas 10 vagas, sendo uma reservada para pessoas com deficiência, mas todas com jornada de 30 horas semanais e remuneração de R$ 2.748, 48, mais auxílios alimentação, saúde e transporte.
 
Para concorrer o candidato precisa possuir o ensino médio completo, formação específica na função pretendida e registro no CRO. Os interessados devem inscrever no período de 18 de fevereiro até às 16:00h do dia 15 de março de 2013, por meio do site da Fundação Vunesp, em www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 deverá ser quitada mediante o pagamento de boleto bancário.
 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 21 de abril de 2013. A avaliação será composta de 80 questões, terá duração de 4 horas e visa avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao desempenho do cargo.
 
A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente, através de edital de convocação para a prova objetiva e cartões de convocação, que serão encaminhados pela Fundação VUNESP aos candidatos pelos Correios.
 
O concurso terá validade de 01 (um) ano, a contar da data de sua homologação, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça.

FUNECE abrirá seleção para Professor

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (FUNECE) divulgou através do Diário Oficial do Estado o edital nº. 22/2012 para realização de seleção pública visando o preenchimento de 25 vagas de nível superior para o cargo de Professor, para atuar nos cursos de Medicina, Nutrição, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras e Física. A remuneração é de até R$ 4.013,63, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 80,00, serão realizadas do dia 07 a 20 de fevereiro de 2013, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico www.uece.br/cev. Para participar, o candidato deve entregar a ficha de inscrição devidamente preenchida, assinada e sem rasuras, juntamente com toda a documentação, na sede da Comissão Executiva do Vestibular – CEV/UECE, situada à Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza/CE, no horário das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; nas sedes das Unidades de Ensino da UECE, no interior do estado, nos horários estabelecidos pela direção da Unidade e que serão divulgados no endereço eletrônico www.uece.br/cev; ou enviada por via postal (SEDEX ou carta com Aviso de Recebimento - AR) para o seguinte endereço: Universidade Estadual do Ceará - Comissão Executiva do Vestibular – CEV - XVIII Seleção para Professor Substituto - AV. Dedé Brasil, 1.700, Campus do Itaperi, Fortaleza, Ceará – CEP: 60.714-903.
 
Aos portadores de deficiência são reservadas 5% das vagas.
 
O certame constará de prova escrita e didática. As provas serão realizadas em data, local e horário a serem divulgados na internet, no endereço eletrônico www.uece.br/cev.

Processo Seletivo CAISM Água Funda – SP

Foi divulgado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o edital nº 02/2013 de processo seletivo para o Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Doutor David Capistrano da Costa Filho, CAISM da Água Funda. O concurso objetiva a contratação de 05 médicos na especialidade Clínica Médica.
 
Inscrição: As inscrições serão realizadas no período de 30 de janeiro de 2013 a 07 de fevereiro de 2013 das 10:00 as 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo CAISM DA ÁGUA FUNDA, à Avenida Miguel Estefano, nº 3030 - Água Funda - São Paulo - SR.
 
Provas: Todos os inscritos na seleção serão avaliados por meio de Análise Curricular, de caráter eliminatório.
 
Validade: O prazo de validade improrrogável do presente Processo Seletivo será de 01 (um) ano a partir da data de publicação da Classificação Final, ou antes, de findo este prazo.

UNEMAT abre vagas para professores

A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) abriu edital N° 052/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 22 vagas para Professor da Educação Superior, no Campus Universitário de Nova Xavantina. Os vencimentos vão até R$ R$ 3.979,90 em carga horária de 20h semanais.

As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 13:30 às 17:00 horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica e Financeira, localizada no Campus Universitário de Nova Xavantina, sito à BR 158 Km 665 - Nova Xavantina/MT - CEP 78690.000 - Caixa Postal 08 - Telefones (66) 34381224 e 34382240, até o dia 14 de fevereiro de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.

Aplicação da Prova Escrita e entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos na data provável de 18 de fevereiro de 2013, às 08:30 horas.

O resultado final do certame será a partir de 21 de fevereiro de 2013, caso não haja interposição de recurso tempestivo.

O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de sua publicação.

Vagas de estágio no TST do DF

O Tribunal Superior do Trabalho (TST), no Distrito Federal, divulgou o edital do terceiro processo seletivo para formação de cadastro de reserva para estágio remunerado. Os contratados para o programa farão jus a uma bolsa mensal de R$ 788,00, mais auxílio transporte. A jornada de estágio será de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias.
 
Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível superior, vinculados a instituições públicas e privadas e regularmente matriculados e com frequência efetiva em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, para preenchimento de vagas de estágio disponíveis nas diversas Unidades do TST.
 
As vagas são para Estagiários dos cursos de Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Estatística, História, Informática, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Pedagogia, Relações Internacionais, Turismo e Secretariado Executivo.
 
Inscrições: Serão realizadas até às 17 horas (horário de Brasília), do dia 15 de fevereiro de 2013 no site do CIEE (www.ciee.org.br), devendo o estudante imprimir o respectivo comprovante de inscrição.
 
Provas: O certame constara de duas fases, Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório e Entrevista e avaliação de habilidades de caráter classificatório.
 
As provas objetivas serão aplicadas no dia 23 de fevereiro de 2013, na Unidade do CIEE localizada no endereço: EQSW 304/504 LOTE 02, ED. ATRIUM, SUDOESTE-DF, nos seguintes horários:
 
- 8h (horário de Brasília), para os estagiários de Arquivologia, administração, Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Jornalismo, Pedagogia e Relações Internacionais.

- 10h (horário de Brasília) para os candidatos de Arquitetura, Estatística, História, Informática, Jornalismo, Museologia, Nutrição, Turismo e Secretariado Executivo.
 
As provas e respectivos gabaritos serão divulgados no site do CIEE, no dia 25 de fevereiro de 2013.
 
Validade: A validade do processo seletivo será de um ano, podendo ser prorrogado a critério do Tribunal.

Processo Seletivo Hemocentro de Ribeirão Preto – SP

A Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (FHRP/USP), Estado de São Paulo, está com edital publicado (n° 02/2013) para a realização de processo seletivo destinado ao preenchimento de uma vaga para Assistente de Laboratório. O salário base inicial será de R$ 1.564,50, acrescido de R$ 250,00 referentes ao vale alimentação, em jornada de 40h semanais.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 01 de fevereiro de 2013 por meio do site www.hemocentro.fmrp.usp.br. A taxa é de R$ 40,00.
 
A convocação para prova será feita via internet a ser publicado no dia 06 de fevereiro de 2013 a partir das 16h00min horas, com indicação do dia, hora e local da prova.
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova de múltipla escolha com 50 questões.
 
Este processo seletivo terá a validade de um ano, a contar da data de divulgação da homologação, podendo a critério da Diretoria ser prorrogado ou não.

Concurso Prefeitura de Santo Antônio da Alegria - SP

A Prefeitura de Santo Antônio da Alegria, cidade localizada a 393 km de São Paulo, abriu inscrições para realização do concurso público nº 001/2013 e o processo seletivo nº. 01/2013 destinados a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
As seleções oferecem 08 vagas distribuídas entre as funções de auxiliar de serviços escolares, cozinheira, motorista, técnico em enfermagem, técnico em redação, dentista e professor. Os salários variam de R$ 575,00 a R$ 1.445,00, dependendo da função ocupada, lembrando que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Inscrição
Os interessados terão até o dia 11 de fevereiro de 2013, das 9:00 às 17:00 horas, para se inscrever pessoalmente, ou através de procurador formalmente constituído, na sede da OAB local, situada na Rua Coronel Antônio de Souza Vieira, 510, Praça do Rosário – Santo Antônio da Alegria/SP ou pelo site www.assessorarte.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 25,00 (nível fundamental e médio) e R$ 30,00 (nível superior).
 
Prova
O certame será constituído de prova objetiva e títulos (para os cargos de Professor e Dentista).
 
Os documentos referentes a prova de títulos, deverão ser entregues na data e horário designado para a prestação da prova objetiva.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 24 de fevereiro de 2013, em locais e horários a serem oportunamente divulgados no Jornal A Tribuna de Altinópolis, através de afixação, na Prefeitura de Santo Antonio da Alegria, localizada na Rua Coronel Antônio de Souza Vieira, 510, Praça do Rosário – Santo Antônio da Alegria/SP, e no site de inscrição.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 26 de fevereiro de 2013 e a validade dos certames será de 2 anos, contados da data da homologação de seus resultados.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Porto Ferreira (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto Ferreira, Estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo n° 001/2013 visando a contratação de 25 novos servidores, que deverão residir no próprio município e comprovar estarem desempregados. Do total de vagas, 18 são destinadas a homens, 06 a mulheres e 5% estão reservadas a candidatos portadores de deficiência.

A bolsa a ser recebida corresponde a 1 Salário Mínimo Federal (R$ 678,00) e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de fevereiro de 2013, das 13h00 às 18h00, no Anfi-Teatro Ezautino Casemiro, Av. Eng. Nicolau de Vergueiro Forjaz s/n. (Pátio da Fepasa) na cidade de Porto Ferreira – SP.

As provas objetivas estão previstas para o dia 17 de fevereiro 2013, em local a ser informado oportunamente, com publicação no no átrio da Prefeitura e nos sites www.portoferreira.sp.gov.br e www.rboconcursos.com.br.


A convocação para a prova objetiva está prevista para acontecer a partir do dia 08 de fevereiro de 2013.
 

Edital / Publicações

Entenda quais as diferenças entre gosto e sabor dos alimentos

Entenda quais as diferenças entre gosto e sabor dos alimentos divulgação/restaurante refúgio do camarão
Foto: divulgação / restaurante refúgio do camarão
Sabor é resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar
Gosto e sabor são geralmente considerados sinônimos, mas não são. Cada um tem particularidades e funções diferentes. O ser humano é capaz de identificar basicamente cinco tipos de gostos: doce, salgado, ácido, amargo e umami. O último, bem popular no oriente, tem se popularizado no ocidente. Umami é um termo em japonês que pode ser traduzido como "saboroso" ou "delicioso".

— Para identificar um gosto faz-se uso de apenas um dos cinco sentidos, o paladar — explica Hellen Maluly, professora de bromatologia e especialista em umami.

— Assim que o alimento entra em contato com a língua, os receptores presentes na papila gustativa identificam o gosto que ele possui, e, em seguida enviam a informação para o cérebro — completa a professora.

No caso do sabor, a complexidade é um pouco maior. Em recente publicação da revista britânica Nature, Berry Smith, professor da Escola de Estudos Avançados de Londres, descreve o sabor como resultado da integração multissensorial do olfato, tato e paladar.

O autor vai além e diz que situações externas, como humor, sons, ou até mesmo a iluminação de um ambiente podem ser determinantes para a percepção dos sabores. Na mesma linha de raciocínio, Stuart Firestein, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, explica por que a temperatura e a consistência são fundamentais na hora de sentir o sabor:

— Você não aprecia uma comida lisa ou escorregadia quando a sua expectativa em relação a ela não é essa — diz o especialista, em vídeo publicado no site americano de discussões científicas Big Think.

Gosto x Sabor

Faça o teste e entenda a diferença entre os dois conceitos:

- Pegue uma bala de hortelã;

- Tape o nariz;

- Coloque a bala na boca e permaneça com o nariz tapado;

- Após alguns segundos destape o nariz.

Note que quando a bala é colocada na boca com o nariz tapado, é possível sentir apenas o gosto doce. Mas quando o nariz é destapado, além do gosto doce, é possível sentir o sabor da bala, neste caso de hortelã, através da interação entre o paladar e o olfato.

Gosto umami
O gosto umami é o quinto gosto básico do paladar humano e foi descoberto em 1908 pelo químico japonês Kikunae Ikeda. Porém só foi reconhecido pela comunidade científica em 2000, quando pesquisadores da universidade de Miami encontraram receptores específicos nas papilas gustativas.

O aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias que proporcionam o umami. Queijo parmesão, tomate, cogumelos e carnes em geral são os alimentos que têm estas substâncias em grande proporção, e por isso possuem o quinto gosto de forma mais acentuada.

As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.
 
Fonte Diário Catarinense

Tirar um cochilo pode ser um fator de aumento na produtividade?

Pausa não deve ultrapassar os 90 minutos,
devendo durar de 20 a 40 minutos
Soneca melhora desempenho motor, estado de vigília e funções cognitivas
 
Quem não gosta ou não gostaria de tirar um cochilo todos os dias? Afinal, é muito comum sentirmos sono à tarde, especialmente após o almoço. Além de gostoso, o cochilo pode ser muito benéfico ao nosso cérebro e aumentar nossa produtividade, segundo o neurologista e doutor em ciências André Felicio, membro da Academia Brasileira de Neurologia e da University of British Columbia no Canadá.

— O cochilo, ou soneca como é popularmente chamada, é uma experiência transcultural definida como uma interrupção da vigília durante o dia, ou seja, quando dormimos por um período curto, enquanto ainda há luz, ou no horário considerado "produtivo" — explica o especialista.

O cochilo está relacionado a uma melhora do desempenho motor, do estado de vigília (alerta e atenção) e das funções cognitivas como consolidação de informações novas. Podemos comparar o cérebro com um computador. Após o cochilo ou a soneca, embora o indivíduo não atinja todos os estágios padrões de sono, é como se o cérebro desse um "restart" ou "reset", fazendo com que suas atividades sejam reiniciadas com uma performance melhor.

Mas esse breve descanso não deve ultrapassar os 90 minutos. O ideal é que dure de 20 a 40 minutos. O motivo é que períodos longos de cochilo levam ao que chamamos de inércia após o sono. É como se você acordasse mais cansado do que quando dormiu. Embora essa sensação melhore com o passar das horas, acaba prejudicando o reinício das atividades produtivas.

O tema ainda é controverso, já que não existem recomendações e definições claras sobre isso. Portanto, sua indicação dependerá de cada contexto clínico.

— Em um indivíduo idoso, por exemplo, que se sente bastante cansado durante o dia e tem uma redução importante de sua atividade motora, pode-se recomendar um cochilo após o almoço a fim de melhorar estes aspectos — ressalta o Dr. Felicio.

Existem também aqueles indivíduos que têm muita dificuldade para iniciar o sono à noite (insônia inicial) e para os quais um cochilo à tarde pode ser mais uma tortura que um alívio. No final das contas, os que aproveitam mais a soneca são as pessoas com uma latência bem curta para o sono, ou seja, tão logo a cabeça encosta no travesseiro, em pouquíssimos minutos já estão dormindo.

Vale lembrar que o cochilo é algo muito comum, fisiológico em recém-nascidos e crianças. Outra coisa interessante é lembrar que o cochilo seguido de um bom copo de café (com aproximadamente 200mg de cafeína) pode ser um aliado muito útil para aquelas pessoas com dificuldade para enfrentar uma segunda ou terceira jornada de trabalho.
 
Fonte Diário Catarinense

Seu corpo depende daquilo que você ingere. Veja se a sua dieta está adequada

Seu corpo depende daquilo que você ingere. Veja se a sua dieta está adequada stock.xchng/Divulgação
Quanto mais colorido, melhor
Hábitos alimentares no Brasil mudaram para pior, carne gordurosa se tornou grande vilã
 
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, que em 2010 entrevistou mais de cinquenta mil pessoas, o padrão alimentar no país mudou. E mudou para pior. Há um predomínio por uma alimentação à base de carne gordurosa, comidas semiprontas, baixa ingestão de fibras, diminuição no consumo do feijão, além de maior ingestão de refrigerantes e sucos artificiais.

Do ponto de vista econômico, podemos imaginar que numa população onde a promoção de saúde é baixa os gastos com as doenças serão elevados. E fica ainda mais evidente que se não cuidarmos da saúde hoje, amanhã teremos mais doenças para tratar — destaca a Dra. Fernanda Schettino, nutróloga.

É importante ressaltar que cada pessoa pode e deve buscar a saúde e cuidar de si mesmo. Pequenas mudanças na rotina diária podem agregar excelentes benefícios à vida de cada um.

Inicialmente, é fundamental lembrar dos riscos associados à obesidade. Pessoas acima do peso ideal são mais propensas a desenvolver uma gama de doenças: hipertensão, diabetes, alterações do colesterol e como se não bastasse, o câncer, principalmente o câncer de mama.

Indivíduos que ingerem mais vegetais (fibras, vitaminas e sais minerais) apresentam menor probabilidade de desenvolver doenças, principalmente o câncer de intestino.

— Sabe-se hoje que determinados nutrientes apresentam um papel protetor quanto ao câncer de um modo geral (licopenos, betacarotenos, entre outros). Esses nutrientes estão presentes nas frutas, nos vegetais e também na versão integral do pão, do arroz e da farinha de trigo — explica a especialista.

A prática de exercícios físicos regularmente faz muito bem para o corpo e para a mente. O exercício além de baixar níveis do colesterol ruim, aumentar o bom colesterol e controlar o excesso de peso, também está associado a mais disposição e bom humor.

Deve ser ressaltado o problema dos excessos: embutidos, churrasco, alimentos conservados no sal e alimentos defumados, que devem ser usados com moderação.

— Alguns estudos demonstram que em populações onde a ingestão desses alimentos é muito grande, a incidência de câncer também é elevada — alerta a Dra. Schettino.

Diante de tudo isso, o que fazer? Colorir o prato é a ordem quando se quer investir na saúde. Ao selecionar alimentos com diferentes colorações aumentam as chances de que se reúna um número maior de nutrientes variados.
 
Não existe mistério nenhum nisso e as recomendações são simples:

1 – Comer de tudo um pouco, ou seja: comer com moderação.

2 – Ingerir cerca de três frutas diferentes ao longo do dia.

3 – Um vegetal verde-escuro pelo menos uma vez ao dia (na salada, refogado ou na forma de suco).

4 – Comer menos carne vermelha e acrescentar o peixe ao seu cardápio duas vezes na semana. Evitar frituras, embutidos e churrasco.

5 – Diminuir refrigerantes, sucos açucarados e industrializados, dando preferência ao suco natural, além de beber água adequadamente.

6 – Limitar o consumo de sal.

7 – Limitar o consumo de bebidas alcoólicas.

8 – Acrescentar diariamente duas a três castanhas do Pará ou nozes.

9 – Acrescentar uma a duas colheres de sobremesa de farinha de linhaça diariamente.

10 – Pelo menos duas a três vezes por semana utilizar o pão ou o arroz integral.

11 – A amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama na mulher e ajuda a prevenir a obesidade no bebê amamentado.

De um modo geral, possuímos hábitos alimentares inadequados que foram adquiridos ao longo de anos, por isso nem sempre conseguimos mudar rapidamente.

— Vale começar agora, mesmo que aos poucos e gradativamente, mesmo dando umas "escorregadinhas" e corringindo depois, você só tem a ganhar — diz a nutróloga.

É preciso lembrar que o o principal interessado na sua saúde e no seu bem-estar é você mesmo. Portanto mexa-se, arregace as mangas, ande mais a pé, evite o elevador para um ou dois andares de escada, dance, faça alguma atividade que lhe seja agradável. A sua saúde agradece!
 
Fonte Diário Catarinense

Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase

Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase Fabrizio Motta/Agencia RBS
Hanseníase é uma doença infecciosa que atinge pele e nervos
Índice do país é considerado alarmante
 
O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2011, o país registrou cerca de 34 mil novos casos da doença, número inferior apenas aos 127 mil casos na Índia, que tem uma população cinco vezes maior.
 
Segundo o coordenador nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio, a situação do Brasil é alarmante, principalmente porque há muitos registros da doença em crianças e adolescentes com menos de 15 anos, totalizando 2.420 casos. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos de hanseníase no país, dos quais 1.936 em menores de 15 anos.
 
— É raro hanseníase em criança. Hanseníase em criança significa adulto sem tratamento, significa demanda oculta (casos que não entram nas estatísticas). Isso é mais criança doente do que todas as crianças doentes de hanseníase somadas da América, África e Europa. O Brasil está com um índice alarmante — disse Custódio.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, os casos de hanseníase diminuíram 26% entre 2001 e 2011. No entanto, a queda da doença no resto do mundo foi muito mais acentuada, já que, segundo a OMS, em um período de seis anos (entre 2004 e 2010) houve uma redução de 40% nos casos da doença em todo o mundo.
 
Segundo Custódio, para reduzir essas estatísticas é preciso que os três níveis de governo intensifiquem suas ações na prevenção e no tratamento da doença. Ele defende que sejam realizadas campanhas de conscientização da população e também a qualificação dos profissionais de saúde para atender aos pacientes.
 
O papel do Ministério da Saúde, para Custódio, consiste em basicamente repassar recursos para os municípios.
 
— Muitas vezes, esses recursos não são nem fiscalizados. Estamos inclusive pedindo ao Ministério Público que fiscalize esses recursos, porque a gente sabe de municípios que não utilizaram esse financiamento ou utilizaram para a compra de outras coisas. A gente precisa de mais, que todas as esferas de governo estejam envolvidas em um processo de eliminação. É preciso colocar isso como uma prioridade na pauta do governo — disse.
 
O coordenador da Morhan também critica o ministério por não participar das mobilizações no Dia Mundial e Nacional de Combate à Hanseníase, comemorado neste domingo.
 
— Nos últimos três anos, nos dias mundiais de combate à hanseníase, o Ministério da Saúde não fez nenhuma campanha, não fez nenhum material publicitário novo. O Dia Mundial da Hanseníase foi criado pela ONU em 1954 porque um dos maiores problemas da hanseníase era a falta de informação e de campanhas educativas. Parece que a gente ainda não aprendeu isso.
 
O que é a hanseníase
É uma doença infecciosa que atinge pele e nervos de braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a cinco anos.
 
Principais sintomas
- Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz

- Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos, avermelhados e dolorosos

- Perda da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato

- Febre, edemas e dor nas juntas
 
Outros sintomas- Manchas brancas, vermelhas ou marrons em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade

- Pele seca, falta de suor, queda de pelos, formigamento, diminuição da força muscular, úlceras de pernas e pés e ressecamento nos olhos
 
Diagnóstico e tratamento
- Não se automedique ao perceber algum sintoma

- Procure um médico imediatamente

- Apenas exames clínicos podem diagnosticar a doença

- A transmissão se dá entre pessoas por vias aéreas, mas o tratamento adequado evita o contágio
 
Fonte Agência Brasil

Dispositivos médicos negligenciados na busca pelo EHR

A interoperabilidade da informação de saúde vem sendo anunciada por décadas como uma forma de tornar a medicina mais efetiva. Mas o foco em nível nacional da política nos Registros Eletrônicos de Saúde (EHRs – eletronic health records) pode estar negligenciando outra parte importante da equação: a interoperabilidade da grande quantidade de dados vinda do aumento de dispositivos médicos inteligentes.
 
“Muitos eventos, publicações e debates têm o foco no lado da informação do que a tecnologia pode fazer. Há pouca atenção até o momento no lado da conectividade desses dispositivos, especialmente em relação à segurança do paciente”, afirmou um relatório sobre interoperabilidade de dispositivos médicos emitido pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica (Association for Advancement of Medical Instrumentation – Aami) e do Departamento de Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (U.S. Food and Drug Administration – FDA).
 
O relatório provem de uma cúpula conjunta da AAMI com a FDA de outubro passado sobre interoperabilidade de dispositivos médicos, que incluíam 14 outras organizações, incluindo o Joint Commission, a Healthcare Information and Management Systems Society – Himss e o Instituo Nacional de Padrões e Tecnologia (National Institute of Standards and Technology – Nist). Segundo as duas entidades, seu intento é servir como um documento resumido para “comunidade” sobre o que os participantes disseram no evento e para servir como ponto de referência para diálogo futuro.
 
“O avanço e disponibilidade de novas tecnologias, juntamente com um crescente número de sérias preocupações de saúde pública e eventos adversos de pacientes nas quais a interoperabilidade foi a causa raiz, levou a Aami e o FDA a fazerem a cúpula. Interoperabilidade vem em primeiro lugar porque afeta a segurança do paciente”, afirma o relatório. Os grupos descobriram que como muitos outros aspectos da interoperabilidade, os fatores humanos e organizacionais ficam mais no caminho para um melhor compartilhamento de dados do que as deficiências técnicas.
 
“Os desafios que impendem o progresso incluem liderança desigual; cooperação, colaboração e experiência limitada; e fluxo de trabalho clínico inconsistente. Entretanto, apesar de os desafios se tornarem mais difíceis, muitos deles não são nem novos ou muito diferentes”, explica o documento. De fato, os autores se referem ao relatório de novembro de 2011 do Instituto de Medicina (Institute of Medicine – IOM) que dizia, em parte, que a TI de Saúde não concretizaria suas promessas por muitas dessas mesmas razões.
 
No relatório, a Aami e a FDA identificou sete temas do resumo que podem ser tomados como um mapa para a interoperabilidade:
  1. Padronização para chegar ao sucesso: a adoção ampla de padrões e compartilhamento de objetivos não somente melhora a segurança do paciente, também promoverá a inovação.
  2.  
  3. Alinhar incentivos, expectativas, regras e responsabilidades: Liderança com o foco em segurança do paciente e necessidades clínicas devem levar à melhor tecnologia, cuidado mais seguro e menores custos.
  4.  
  5. Tomar uma abordagem de sistemas: Design, implementação e gerenciamento de dispositivos médicos irão beneficiar porque uma abordagem de sistemas leva à experiência em disciplinas biomédicas e de engenharia específicas.
  6.  
  7. Foco no comportamento humano antes de tudo: “Entender a interoperabilidade como um sistema sociotecnológico reduz os riscos, melhora a eficácia técnica e otimiza o valor dos investimentos em tecnologia de saúde”, afirma o relatório.
  8.  
  9. Esclarecer regras e os processos regulatórios: Isso irá simplificar a aprovação e integração de novas tecnologias médicas
  10.  
  11. Padronizar e coordenar o fluxo de trabalho clínico: Isso irá melhorar o retorno no investimento em tecnologia e promover a escalabilidade da interoperabilidade da tecnologia médica.
  12.  
  13. Remover barreiras para interoperabilidade ao estudar o compartilhamento e processo contínuo de aprendizado: “Transparência sobre os sucessos e as falhas e o melhor uso dos dados para um melhor interoperabilidade de tecnologia médica criará uma plataforma para sabedora e conhecimento que dará suporte à prática clínica e ao cuidado do paciente”, afirma o relatório.
Atingir o objetivo da interoperabilidade de dispositivos não será fácil, o Aami e a FDA afirmam: “As organizações de saúde estão focadas em ter os registros eletrônicos de saúde (EHRs) funcionando. Poucos estão adentrando no espaço ainda mais complexo da interoperabilidade de dispositivos”. Mas o pagamento para o esforço pode ser grande.
 
“Fazendo certo, protegem-se os pacientes, contribui-se com as decisões clínica e consegue-se retornos positivos do paciente e melhora a eficiência. Fazer de forma errada, apresenta risco significativo e as probabilidades de eventos adversos aos pacientes. Pior, ao começar de forma errada, não significa apenas o retorno aos riscos de base de um mundo não conectado; isso levará à situações mais sérias do que existem agora. A interoperabilidade seguro é central, não periférica, para a missão principal da saúde”, o grupo alertou.
 
Fonte SaudeWeb

SP: Beneficência Portuguesa estuda gerir hospital público

Considerado um dos maiores parceiros do setor público na área de saúde, a Beneficência Portuguesa de São Paulo estuda diversificar seu modelo assistencial e gerir as chamadas Organizações Sociais de Saúde (OSS) – hospitais públicos que são administrados por instituições filantrópicas.
 
“Ainda não avançamos no assunto, mas também não está descartado. O modelo de OSS ainda é recente na esfera pública e, por isso, o estatuto da Beneficência teria de ser mudado para contar com a possibilidade de parceria”, diz Fábio Tadeo Teixeira, que desde novembro de 2012, assumiu interinamente a superintendência da instituição, com a saída de Luiz Koiti, que ficou quatro anos à frente do hospital.
 
De qualquer forma,”a Beneficência tem todas as características para se tornar uma OSS”, lembra o executivo, que é um dos entusiastas desse modelo de parceria público-privada.
 
Teixeira, aliás, tem grande experiência com o modelo. Ele atuou como diretor executivo do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, e da Casa de Saúde São José, no Rio, ambos hospitais de referência, que ajudam a sustentar as diversas obras sociais da Associação Congregação de Santa Catarina.
 
Também foi gestor do Hospital Geral da Pedreira, a primeira OSS de São Paulo, por muito tempo considerada modelo de eficiência em gestão de equipamentos públicos, além de ter participado da implementação de várias unidades do Programa Saúde da Família (PSF) da Secretaria de Saúde do Estado de SP, em bairros carentes da Zona Sul da capital.
 
Teixeira afirma que sua missão à frente da Beneficência é continuar o trabalho de Koiti: buscar o equilíbrio financeiro da Beneficência, “adequado à demanda e à expectativa dos mantenedores”.

Um trabalho por si só delicado, visto a dinâmica do setor de saúde público.
 
De um lado, está o Sistema Único de Saúde, cujo orçamento apertado não permite atualizar as tabelas de preços pelos serviços pagos aos parceiros.
 
Do outro, os planos de saúde, um mercado cada vez mais consolidado, inclusive, com a entrada de grandes corporações estrangeiras, como a UnitedHealth (Amil), que aperta os custos para remunerar os acionistas. E ao redor, a principal variável: os avanços da tecnologia de saúde, que encarecem cada vez mais os serviços.
 
A Beneficência vem promovendo diversas ações para melhorar a saúde de sua operação, como a abertura dos Hospitais São José, focado no atendimento privado, e Santo Antônio, voltado para o SUS.
 
“A ideia é ampliar o atendimento a convênios para ajudar a cobrir o déficit do SUS”, explica. Em 2012 conseguiu um aumento de 11% na receita para R$ 660 milhões, mas que não foi suficiente para deixar os empresa superavitária. Atualmente, 52% das internações da Beneficência são de pacientes do SUS, outros 18% são pacientes ambulatoriais.
 
“Antes, tínhamos de ter 60% de internações do SUS, mas o governo mudou as regras para dar fôlego aos hospitais filantrópicos”, diz. O restante, são pacientes dos convênios, cuja participação tente a aumentar.
 
Fonte SaudeWeb

Mídia social muda o cenário de saúde

Apesar de o preenchimento das exigências do Uso Significativo federal continuar como um foco crítico para os profissionais de TI de Saúde, as autoras do novo livro Social Media for Nurses (Mídia Social para Enfermeiros) disseram que o fenômeno da mídia social levanta igual atenção . “Não podem se ater ao Uso Significativo e perder isso”, alertou a coautora Ramona Nelson, professora da Slippery Rock University, em uma entrevista ao Information Week Healthcare.
 
Nelson escreveu o livro juntamente com sua coautora Debra Wolf, PhD, professora associada de enfermagem da Chatham University e Irente Joos, PhD, professora associada de sistemas de informação e tecnologia na La Roche College. Enfermeiros precisam ser bons comunicadores, Nelson defende, e daqui pra frente, isso irá incluir a comunicação via on-line por comunidades sociais, incluindo o Facebook, LinkedIn e Twitter.
 
Mídia social, prevê Wolf, se tornará uma “grande parte da saúde”, devido ao número de pessoa com doenças crônicas que não têm acesso ao cuidado além do campo virtual. “Precisamos começar a preparar a população e os futuros provedores de saúde para essa jornada”.
 
Conforme os pacientes se voltam mais para a mídia social para terem acesso à saúde e autodiagnostico, a relação entre os pacientes e provedores está mudando, argumenta o livro. O primeiro passo para essa mudança veio quando os pacientes ganharam acesso á informação médica on-line. Agora, estão adicionando o poder da “crowd sourcing” (modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários, espalhados pela internet; N. da T.) , o que significa que a indústria de saúde não está vendo apenas pacientes com mais informação, mas também interpretando essa informação e, essencialmente, se tornando um membro de sua equipe de saúde.
 
“Os pacientes estão se tornando nossos colegas de trabalho. Isso muda a relação e os tipos de questões e serviços que um pacientes pede”, explicou Nelson.
 
Alguns provedores acreditam que a saúde pode ser fornecida apenas em visitas cara a cara, explicou Nelson. Apesar de algumas vezes essa ser a melhor foram de qualidade no cuidado da saúde, ela disse, “não é o único meio e não pode limitar o valor da entrega de saúde se pratica exclusivamente. (…) A mídia social se tornou tão integrada em nossas vidas e no cuidado da saúde que acreditamos que deva ser incorporada dentro do currículo e política da saúde”.
 
Com a saúde se tornando cada vez mais virtual, explicou Wolf, se torna responsabilidade do provedor direcionar os pacientes para as melhores fontes on-line.
 
Olhando à frente, Wolf aconselha que as enfermeiras e profissionais precisam incorporar mídia social dentro de um plano de estratégia para determinar como irão usar plataformas diferentes e estender serviços por meio delas. Esse plano, ela disse, deve ser criado sob uma perspectiva clínica bem como uma de TI, permitindo uma abordagem interdisciplinar.
 
“Médicos podem não entender sobre sites ou informações sincronizadas versus informações não sincronizadas. Precisam da habilidade de um pessoa de TI para os guiar virtualmente”, finalizou.
 
Fonte SaudeWeb

Maternidade Cachoeirinha é recertificada com o selo CQH

O Hospital Municipal Maternidade Escola Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva, conhecido como Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha, teve a revalidação do seu Selo de Conformidade do Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar.
 
A certificação, conferida pela Associação Paulista de Medicina (APM) e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), tem como objetivo contribuir para a melhoria contínua da Qualidade dos hospitais, propondo um modelo de excelência em Gestão Hospitalar.
 
De acordo com o relatório enviado pelo Núcleo Técnico do CQH após reavaliação criteriosa em Dezembro de 2012, o hospital está conforme as normas do Programa, atingindo o resultado de 93 pontos do total de 100 pontos possíveis.
 
Atualmente somente 13 hospitais no Brasil detêm este Selo de Qualidade dentre mais de 100 hospitais participantes do Programa.
 
Fonte SaudeWeb

Sinvastatina pode causar danos severos a músculos

No Brasil ele é o medicamento mais utilizado para o controle do colesterol
O órgão americano FDA (Food and Drug Administration) revisou as informações de prescrição da sinvastatina e alerta que as dosagens de 80 miligramas da droga não devem ser usadas em combinação com outros medicamentos e que o seu uso não deve ser feito por novos pacientes.
 
De acordo com a organização, em 2010 mais de dois milhões de pacientes receberam receitas de remédios que possuíam doses de 80 mg de sinvastatina .
 
No Brasil ele é o medicamento mais utilizado para o controle do colesterol.
 
As novas diretrizes da FDA foram baseadas em uma revisão feita pelo órgão dos resultados de um estudo de sete anos que analisou os efeitos adversos reportados por pacientes tomando a droga.
 
A FDA revisou também uma pesquisa que indicava que pacientes que tomavam a dosagem de 80 mg corriam maior risco do que aqueles tomando doses mais baixas ou outro medicamento semelhante para a redução de colesterol.
 
Os riscos do efeito do medicamento nos músculos e fígado estão listados na caixa do remédio desde 1991, e desde 2002 está também a informação de que os riscos da sinvastatina são proporcionais à dosagem.
 
Fonte CV News Digest 9 de junho de 2011.

Colheres são ineficazes para medir remédios

Para crianças, a dosagem tem que ser mais precisa que para
adultos e para certos medicamentos torna-se um problema
maior que para outros
Um artigo publicado  no Journal of Family Practice (Jornal da Prática Familiar) fornece evidências de que colheres caseiras não são a melhor maneira de medir as doses dos medicamentos líquidos.

Conforme os pesquisadores, um quarto de século depois que a American Academy of Pediatrics (Academia Americana de Pediatras) chamou atenção para administrações incorretas de medicamentos líquidos feitas com colheres caseiras, quase 75 por cento dos americanos ainda usa a colher de chá para medir as doses.

Os pesquisadores observaram que o volume pode variar de dois a dez mililitros, dependendo do tamanho da colher. Acrescente-se a esta variação a forma como as pessoas fazem a medida usando a mesma colher, tem-se um potencial problema na quantidade de remédio tomada.

"Pode haver muitos resultados diferentes, de pessoa para pessoa, usando uma colher de chá. Mas mesmo sabendo há anos que a colher caseira não é uma boa maneira de medir a dose do remédio, é isso que as pessoas ainda estão usando", disse Diane J. Madlon-Kay, chefe do estudo e professora associada da Escola de Medicina da Universidade de Minnesota.

Em 1996 Madlon-Kay e Frederick S. Mosch entrevistaram 105 mulheres e 25 homens nas salas de espera de três clínicas na região de St. Paul, Minnesota. Os estrevistados vinham de várias áreas, variadas etnias e camadas sociais. Todos foram observados e testados sobre o uso habitual de instrumentos de dosagens, habilidade para medir corretamente as doses indicadas, capacidade de interpretar corretamente as instruções sobre a dosagem, sempre levando em conta a freqüência recomendada das doses diárias e a quantidade apropriada para crianças, conforme idade e do peso.

Madlon-Kay e Mosch verificaram que 37 por cento do grupo usou colher de chá para medir doses líquidas e que o erro mais comum foi confundir medida de colher de chá ao invés de colher de sopa. Os pesquisadores também verificaram que, de todas as opções disponíveis -- seringas para dosagem oral, colheres cilíndricas, o conta-gotas e um medidor de bebê -, a seringa foi a mais efetiva, pois 92 por cento do grupo conseguiu fazer medidas corretas quando a usaram. Os pesquisadores notaram que a mesma porcentagem de pessoas usou corretamente a colher cilíndrica, mas o uso deste instrumento envolveu derramamentos repetidos e exigiu muitas tentativas antes de conseguir administrar corretamente a dosagem.

Os pesquisadores também verificaram que as mulheres foram significativamente melhores em administrar remédios que homens. No total, quase nove em cada dez pessoas determinaram corretamente a dosagem para criança, o número de doses e o intervalo indicado nas instruções, quando era dito que o remédio deveria ser tomado três ou quatro vezes por dia. Entretanto, menos de quatro em cada dez pessoas interpretaram corretamente as instruções quando era dito para tomar o remédio a cada seis horas.

Madlon-Kay e Mosch concluíram que a seringa oral continua sendo a preferida para medir a dosagem e, quando possível, as instruções deveriam indicam o número de dosagens diárias mais que o número de horas de intervalo entre as doses.

Em entrevista à Reuters Health, Madlon-Kay expressou sua preocupação com o fato de que a informação não tem chegado ao público, alertando para os perigos de dosagens incorretas.

"No campo da medicina, sabe-se disso há algum tempo, mas não tenho certeza como tem chegado ao público. É fácil ter erros potencialmente significativos se não usarmos o instrumento correto. Essas coisas -- como seringas orais -- não são caras e estão disponíveis. Talvez seja apenas uma questão de os médicos educarem seus pacientes", disse a pesquisadora.

Madlon-Kay enfatizou que a superdosagem ou a dosagem insuficiente podem nem sempre levar a conseqüências graves quando administradas a adultos, mas uma atenção maior deve ser dada aos efeitos de erros que podem existir em dosagens para crianças.

"Para crianças, a dosagem tem que ser mais precisa que para adultos e para certos medicamentos torna-se um problema maior que para outros. Dar muito de preparações geladas para um adulto pode não fazer diferença mas para crianças em convalescença pode fazer uma grande diferença", disse Modlon-Kay.
 
Fonte Boa Saúde

Exames: Dosagem de Fenitoína

 
Material a ser analisado: coleta de sangue venoso para dosagem dos níveis séricos de fenitoína.
 
Tempo necessário para obter o material: 5 a 10 minutos.
 
Finalidade: determinação dos níveis séricos de fenitoína. Entretanto, a maioria dos pacientes com intoxicação aguda por fenitoína não necessita determinação dos níveis séricos do fármaco. O exame pode ser considerado nos casos mais graves (concentração plasmática de fenitoína em rápida progressão ou > 100 mg/L), onde se considera o emprego de hemoperfusão com carvão ativado. Medições rotineiras podem ser úteis para monitorizar a terapia anticonvulsivante ou para determinar o momento de retorno do tratamento prolongado após uma overdose.
 
Valores normais: níveis terapêuticos = 10 a 20 mg/L.
 
Valores elevados podem ocorrer em: intoxicação ou overdose por fenitoína.
 
Tempo requerido para obter os resultados: 30-60 minutos.
 
Segurança dos resultados: boa.
 
Fontes:
- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004
 
- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996
 
- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.
 
- Oxford Handbook of Clinical and Laboratory investigation, Drew Provan, 2nd Ed, 2005.

Padrão de beleza da mídia não é considerado o ideal pelas pessoas

De acordo com o estudo, o problema das mulheres é com seu
corpo se dá quando elas não aceitam a própria silhueta
A relação que a pessoa desenvolve com seu corpo e com o corpo do sexo oposto é mais complicada do que parece. Segundo estudo da Universidade de Granada, na Espanha, homens acham mais agradável olhar para mulheres com peso normal do que para aquelas que estão acima ou abaixo do peso. Já as mulheres, ao olhar fotografias de outras mulheres, não consideram o peso para julgar se a outra é ou não atraente.
 
De acordo com o estudo, o problema das mulheres é com seu corpo se dá quando elas não aceitam a própria silhueta. Quando veem uma mulher de peso normal, aquelas que não se sentem confortáveis com seu corpo apresentam uma reação psicofisiológica idêntica a uma produzida por algo ameaçador.
 
O estudo envolveu 671 voluntários e mostrou que as reações femininas sobre a própria silhueta e a de outras mulheres vão além de gostar ou não gostar. Mulheres que não se sentem bem consigo mesmas podem apresentar, ao ver fotografias de mulheres com “corpo normal”, reações que variam do desprazer e desgosto à perda de controle emocional. Em casos de mulheres com bulimia nervosa, ver o próprio corpo pode provocar fobia e, até mesmo, paralisia motora momentânea.
 
Outras pesquisas indicam que a perda de peso é essencial para amar o próprio corpo. Contudo, o estudo mostrou que o corpo considerado “ideal”, tanto por homens quanto por mulheres, não corresponde ao padrão que é divulgado pela mídia. Tanto homens quanto mulheres atribuíram notas ruins a fotografias de mulheres magras demais.
 
Para os pesquisadores, esses dados devem ser levados em consideração por profissionais da indústria da moda, do marketing e do governo, a fim de prevenir a incidência crescente de insatisfação com o próprio corpo e as desordens alimentares associadas ao corpo.
 
Fonte Diário da Saúde. 29 de janeiro de 2013