Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Norte-americana CVS compra Drogaria Onofre no Brasil

CVS nos EUA: " segmentos de saúde e drogarias deve ter
crescimento de dois dígitos na próxima década"
Segundo o presidente-executivo da CVS, Larry Merlo, a rede composta por 44 lojas continuará a ser administrada no Brasil. A operação foi acordada na última semana
 
A norte-americana CVS Caremark Corp anunciou nesta quarta-feira a aquisição da Drogaria Onofre, oitava maior rede de drogarias no Brasil, marcando o primeiro passo da empresa de serviços farmacêuticos para fora dos Estados Unidos.
 
Segundo o presidente-executivo da CVS, Larry Merlo, a rede composta por 44 lojas continuará a ser administrada no Brasil. Ele disse à Reuters que a aquisição não terá reflexos financeiros no resultado da CVS em 2013. A operação foi acordada na última semana.
 
"Vemos o Brasil como um mercado atrativo, visto que o segmentos de saúde e drogarias deve ter crescimento de dois dígitos na próxima década", disse Merlo. "Ainda é um mercado muito fragmentado, então vemos boas oportunidades para desenvolver o negócio ao longo do tempo."
 
A Onofre é a oitava maior rede de drogarias no Brasil em termos de vendas e a 18a maior por número de lojas, segundo dados da Abrafarma, que representa o setor no país.
 
A CVS é a maior companhia de drogarias e serviços farmaceuticos dos EUA, com com receita anual de US$ 123,1 bilhões.
 
Fonte iG

Espanhóis criam biomarcadores que permitem detectar o vírus da dengue

Eletroforese de DNA observado sob luz ultravioleta
Eletroforese de DNA observado sob luz ultravioleta
Marcadores podem ser incorporados a plataformas ou sistemas de diagnóstico in vitro para ajudar a salvar vidas e dinheiro
 
Cientistas da Universidade de Granada, na Espanha, desenvolveram biomarcadores que permitem detectar o vírus da dengue e do Nilo Ocidental, que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.
 
A equipe projetou antígenos recombinantes (marcadores de doenças causadas por fungos, bactérias e parasitas), específicos para o diagnóstico das duas doenças infecciosas transmitidas pela picada de um mosquito.
 
O conjunto de biomarcadores pode ser incorporado a testes de diagnóstico para a detecção mais rápida e eficaz de ambas as doenças.
 
Segundo os pesquisadores, estes biomarcadores podem ser utilizados em diferentes plataformas ou sistemas de diagnóstico in vitro. "Especificamente, os biomarcadores projetados na Universidade de Granada podem servir para projetar testes de diagnóstico mais custo-efetivos, que vão ajudar a salvar vidas e dinheiro", afirma o gerente geral da empresa Rekom Biotech ligada à universidade, Ana Camacho Páez.
 
Atualmente, Rekom Biotech fornece antígenos recombinantes para duas empresas norte-americanas, e começará a fornecer material biológico para uma empresa alemã em breve. Seu catálogo inclui mais de 50 antígenos recombinantes para o diagnóstico in vitro de uma gama de doenças infecciosas.
 
Fonte isaude.net

Vacina em forma de adesivo é absorvida pela pele em cinco minutos

Vacina em forma de adesivo seria uma alternativa mais barata para as agulhas hipodérmicas
Reprodução: Kings College London
Vacina em forma de adesivo seria uma alternativa mais
 barata para as agulhas hipodérmicas
Produto com vírus vivo dispensa refrigeração, elimina riscos de infecção e pode ajudar na gestão de doenças como AIDS e malária
 
Cientistas do Kings College London, no Reino Unido, demonstraram a capacidade de entregar uma vacina desidratada na pele sem o uso de uma agulha tradicional.
 
A pesquisa mostra, pela primeira vez, que a técnica é poderosa o suficiente para permitir que células imunes especializadas da pele deem o pontapé inicial nas propriedades de imunização da vacina.
 
A equipe acredita que o importante avanço técnico oferece uma solução potencial para os desafios da entrega de vacinas vivas em países com recursos limitados globalmente, sem a necessidade de refrigeração. Uma alternativa mais barata para as agulhas hipodérmicas, também eliminaria os riscos de segurança de contaminação e a administração livre de dor pode levar a adesão de mais pessoas.
 
Segundo os pesquisadores, a abordagem poderia ter um impacto além de programas de vacinação contra doenças infecciosas, por exemplo, na gestão de doenças autoimunes e inflamatórias, como o diabetes.
 
Doenças como AIDS, malária e tuberculose representam grandes desafios da saúde global. Embora pesquisas promissoras estejam em andamento para o desenvolvimento de vacinas para essas doenças, consideráveis obstáculos permanecem para os países onde o transporte e armazenamento de vacinas vivas em um ambiente frio não seria possível. Se a cadeia de frio não pode ser mantida, existe um risco elevado que poderia comprometer a eficácia das vacinas.
 
A equipe usou um molde de silicone desenvolvido por uma empresa dos EUA para criar uma matriz de microagulhas, disco minúsculo com várias microagulhas feitas de açúcar que se dissolvem quando inseridas na pele.
 
A abordagem consiste em desidratar o princípio ativo da vacina e armazená-la em cristais de açúcar. Depositada em um adesivo que se parece com um pequeno curativo, a sacarose é moldada para formar milhares de agulhas microscópicas, indolores, que foram absorvidas pela pele de ratos em cinco minutos.
 
Usando imagens eles observaram como a vacina se dissolveu na pele e foram capazes de identificar, pela primeira vez, exatamente quais células imunes especializadas na pele ' recebiam' este tipo de vacina e ativavam o sistema imunitário.
 
Os pesquisadores descobriram que um conjunto de sub-células dendríticas especializadas na pele foram responsáveis por desencadear esta resposta imunológica.
 
Quando comparado com o método tradicional de entrega por meio de agulha, a resposta imune gerada pela vacina de microagulhas desidratada (mantida à temperatura ambiente) foi equivalente à induzida pela mesma dose de vacina líquida injetada que tinha sido conservada a -80°C.
 
"Este trabalho abre a possibilidade de ser capaz de fornecer vacinas vivas em um contexto global, sem a necessidade de refrigeração. Ele poderia potencialmente reduzir os custos de fabrico e transporte, melhorar a segurança e evitar a necessidade de injeção com agulha hipodérmica, reduzindo o risco de transmissão de doenças pelo sangue a partir de agulhas e seringas contaminadas", concluem os pesquisadores.
 
 
Fonte isaude.net

Fumar maconha pode duplicar o risco de AVC em adultos jovens

Maconha é classificada pelo público como relativamente segura, apesar de ser uma substância ilegal
Maconha é classificada pelo público como relativamente segura,
apesar de ser uma substância ilegal
Pessoas que sofreram derrame isquêmico eram 2,3 vezes mais propensas a ter cannabis detectada em exames de urina
 
Fumar maconha pode dobrar o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em adultos jovens, de acordo com pesquisa da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.
 
O estudo revela que pacientes que sofreram AVC isquêmico e ataque isquêmico transitório (TIA) eram 2,3 vezes mais propensos a ter cannabis detectada em exames de urina.
 
"Este é o primeiro estudo a mostrar uma possível ligação entre o aumento do risco de acidente vascular cerebral e a cannabis. A maconha é classificada pelo público como relativamente segura, apesar de ser uma substância ilegal. Este estudo mostra que este pode não ser o caso, e que seu uso pode levar a acidente vascular cerebral", afirma o pesquisador P. Alan Barber.
 
O estudo incluiu 160 pacientes com idades entre 18 e 55 anos que sofreram AVC isquêmico / TIA e que passaram por exames de urina na admissão ao hospital. Entre os pacientes, 150 tiveram AVC isquêmico e 10 tiveram TIAs. Cerca de 16% dos pacientes tinham exames positivos para a droga, principalmente aqueles do sexo masculino que também fumavam tabaco.
 
Apenas 8,1% dos controles testou positivo para maconha em amostras de urina. Os pesquisadores não encontraram diferenças na idade, mecanismo de acidente vascular cerebral ou fatores de risco vasculares entre os usuários de maconha e não usuários.
 
"Em relatos de casos anteriores, acidente vascular cerebral isquêmico e TIA apareceram horas após o consumo de cannabis. Esses pacientes geralmente não tinham outros fatores de risco vascular além do uso de tabaco, álcool e outras drogas", afirma Barber.
 
Barber recomenda que os médicos examinem jovens que chegam aos hospitais com derrame para o uso de maconha."As pessoas precisam pensar duas vezes sobre o uso de cannabis, porque ela pode afetar o desenvolvimento do cérebro e resultar em enfisema, ataque cardíaco e, agora, acidente vascular cerebral", conclui.
 
Fonte isaude.net

Gordura poli-insaturada torna margarina mais prejudicial à saúde que manteiga

Gordura poli-insaturada presente na margarina dobra o risco de doenças cardíacas
Gordura poli-insaturada presente na margarina dobra
 o risco de doenças cardíacas
Cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos EUA afirmam que ômega 6 presente na margarina duplica risco de doença cardíaca
 
Substituir a manteiga pela margarina pode ser prejudicial para a saúde. É o que afirmam cientistas do Instituto Nacional de Saúde dos EUA.
 
A pesquisa afirma que a gordura poli-insaturada presente na margarina dobra o risco de doenças cardíacas.
 
Nos últimos 50 anos, diretrizes têm aconselhado a reduzir a ingestão de gorduras animais saturadas, e comer mais gorduras vegetais poli-insaturadas encontrados na margarina.
 
A equipe de pesquisa analisou dados de um estudo realizado em Sydney, na Austrália, entre1966 e 1973 com 458 homens com idades entre 30 a 59 anos, que recentemente tiveram um ataque cardíaco ou angina.
 
Metade dos participantes foi aconselhada a cortar o consumo de gordura animal e substituí-lo por óleo de cártamo, semelhante ao óleo de girassol, e margarina.
 
Os resultados, publicados no British Medical Journal, mostraram que aqueles que comiam mais destes produtos tinham quase duas vezes mais probabilidade de morrer de todas as causas, incluindo doenças cardíacas.
 
A equipe decidiu avaliar o estudo Sydney porque ele foi o único estudo controlado a olhar para o impacto do aumento do consumo de ácido graxo poli-insaturado ômega 6.
 
Ômega 6, a gordura poli-insaturada mais prevalente na maioria das dietas ocidentais, é também conhecido como ácido linoleico. Ele é encontrado em grandes quantidades em óleos vegetais tais como o milho, girassol, cártamo, e soja e em margarinas feitas a partir destes óleos.
 
Uma vez no corpo, é convertido em um composto químico chamado ácido araquidónico, que pode provocar a liberação de outras substâncias químicas que conduzem à inflamação, a principal causa de uma série de doenças crónicas, incluindo doenças do coração.
 
Os pesquisadores afirmam que suas descobertas podem ter implicações importantes para as recomendações dietéticas de todo o mundo.
 
 
Fonte isaude.net

Cientistas dos EUA criam carne de vaca enriquecida com ômega 3

Nova técnica torna possível enriquecer a carne de vaca com ômega 3.
Foto: Alex Avidor/Stock Photo
Nova técnica torna possível enriquecer a carne de vaca com ômega 3
Alimento, que tem 200 mg do ácido graxo, pode ajudar a reduzir o risco de doença cardíaca, colesterol e pressão arterial elevada
 
Pesquisadores da Kansas State University, nos EUA, desenvolveram uma técnica que enriquece carne de vaca com ácidos graxos ômega 3, conhecido por reduzir o risco de doença cardíaca, colesterol e pressão arterial elevada.
 
A carne enriquecida é chamado GreatO Premium Ground Beef e estará disponível para venda em Buffalo, Nova York, em fevereiro e comercialização no restante do país ainda este ano.
 
Ômega 3 os ácidos graxos são encontrados em óleos de peixes e vegetais. Os EUA atualmente não tem uma ingestão diária recomendada de ômega 3, embora muitos médicos e nutricionistas sugiram entre 1,200 e 1,600 miligramas por dia, dependendo da idade e saúde da pessoa.
 
"O hambúrguer feito da carne moída enriquecida tem 200 miligramas de ômega 3 e tem o mesmo gosto da carne moída regular. Isso torna a carne moída uma alternativa para as pessoas que querem adicionar ou aumentar a sua ingestão de ômega 3, mas não querem ingerir peixe ou suplementos", afirma o líder do projeto Jim Drouillard.
 
Segundo Drouillard, os americanos têm baixo consumo de peixe. As razões para isso incluem o custo dos peixes e a preferência pessoal. Americanos, no entanto, ingerem muitos hambúrgueres. Então, se pudermos fornecer às pessoas um hambúrguer que é rico em ômega 3, isso não requer uma mudança no estilo de vida, que é difícil de ser alcançada.
 
A tecnologia para enriquecer a carne moída com o ômega 3 começou em 1998. Pesquisas mostraram que os níveis de ômega 3 aumentaram no gado conforme mais linhaça foi introduzida em sua dieta. A linhaça, após se converter no organismo, enriquece a carne nestes ácidos graxos essenciais.
 
Após mais de uma década de pesquisa na melhoria do processo de enriquecimento, os criadores começaram a distribuir carne moída rica em ômega 3 para varejistas e fornecedores de alimentos.
 
A carne moída é parte da linha da empresa de alimentos enriquecidos com ômega 3, que inclui carne de porco, frango, queijo, manteiga, leite e sorvete. A carne moída será a primeira a receber o selo de aprovação da Food and Drug Administration (FDA).
 
Fonte isaude.net

ONU diz que 30 milhões de meninas ainda podem sofrer com mutilação genital

A mutilação pode ter como consequência danos severos para as mulheres
Prática pode trazer danos severos, como problemas urinários, infecções, infertilidade e complicações no parto
 
O número de mulheres submetidas às práticas de mutilação genital diminuiu nos últimos anos, mas ainda há cerca de 30 milhões de meninas menores de 15 anos que correm risco de sofrer com o procedimento, afirmou nesta quarta-feira (6) a ONU, no Dia Internacional de Tolerância Zero a este costume.
 
"Em 29 países da África e do Oriente Médio, onde se concentram essa prática, 36% das meninas entre 15 e 19 anos foram mutiladas, contra 59% de mulheres entre 45 e 49 anos que foram submetidas a esta prática", afirmaram em comunicado o Fundo da População da ONU (UNFPA) e Unicef.
 
Segundo os dados das Nações Unidas, cerca de 120 milhões de meninas e mulheres nesses 29 países vivem com as consequências da mutilação genital feminina (MGF), e 30 milhões de meninas menores de 15 anos ainda correm risco de sofrer com essa prática. Dessas 120 milhões de mulheres mutiladas, 92 milhões vivem na África, enquanto uma média anual de três milhões de meninas seguem sendo vítimas da mutilação genital feminina por questões religiosas ou culturais.
 
No entanto, segundo os novos dados apresentados pela ONU, esta prática - que pode ter como consequência danos severos para as mulheres, como problemas urinários, infecções, infertilidade e complicações no parto - está perdendo sua prevalência e as gerações jovens são menos vulneráveis. O diretor-executivo da Unicef, Anthony Lake manifestou:
 
— Este progresso mostra que é possível acabar com esta prática. É algo profundamente errôneo, podemos e devemos acabar com ela e permitir que milhões de meninas e mulheres levem uma vida saudável.
 
Desde o ano de 2008, momento no qual foi estabelecido um programa conjunto da UNFPRA e Unicef, cerca de 10 mil comunidades em 15 países diferentes, o que representa cerca de 8 milhões de pessoas, renunciaram a esta prática. Em 2012, 1.775 comunidades da África se comprometeram publicamente a acabar com mutilação genital feminina.
 
Inclusive nos países onde há grande prevalência destes casos, as atitudes com relação a essas práticas estão mudando. Por exemplo, no Egito, onde 90% das meninas e mulheres foram mutiladas, a porcentagem de mulheres casadas entre 15 e 49 anos que pensam que essa prática deve terminar duplicou entre 1995 e 2008, de 13% a 28% no último ano, segundo as Nações Unidas.
 
Em um encontro que aconteceu nesta quarta-feira em Genebra por conta do dia internacional contra essa prática, embaixadores de diferentes países falaram sobre a importância da resolução adotada em dezembro na Assembleia Geral da ONU para intensificar os esforços para conseguir eliminar este fenômeno de violência de gênero.
 
"A resolução, que foi adotada por consenso, não é o final, mas o começo dos esforços para a eliminação desta prática", manifestou o embaixador da União Africana (UA) perante as Nações Unidas, Jean-Marie Ehouzou.
 
Ehouzou acrescentou que esta prática não pode ser justificada do ponto de vista religioso, já que nenhuma religião estabelece a mutilação genital como uma obrigação moral. A diretora-executiva do Comitê Interafricano de Práticas Tradicionais Dolorosas, Morissanda Kouyaté, pede um maior poder às mulheres como a chave para romper com este ciclo de discriminação e violência.
 
Existem três tipos de mutilação: a amputação do prepúcio do clítoris, que é retirado em parte ou em sua totalidade, a mutilação total ou parcial dos lábios menores e o estreitamento do canal vaginal através do corte e junção dos pequenos ou grandes lábios com pontos ou espinhos, com ou sem a excisão do clítoris.
 
Esta última prática, que inclui em muitos casos o fechamento vaginal mediante sutura, é a mais agressiva, já que representa também a extirpação do clítoris e dos lábios menores e maiores. A vulva das mulheres que sofrem esta mutilação é praticamente fechada, deixando apenas uma abertura para permitir a saída da menstruação e da urina. A vagina só volta a ser aberta quando a pessoa casa ou por conta do parto, mas em algumas culturas pode voltar a ser fechada caso o marido viaje.
 
Fonte R7

Menina mexicana de 9 anos dá à luz, segundo hospital de Guadalajara

Guadalajara (México), 6 fev (EFE).- Uma menina mexicana de apenas nove anos deu à luz no fim de janeiro e está em bom estado de saúde, informou nesta quarta-feira a direção do hospital no oeste do México no qual ela foi atendida.
 
Não foi possível verificar independentemente a idade da menina, cuja identidade não foi divulgada pelas autoridades pois ela pode ter sofrido abuso sexual. Segundo Enrique Rábago Osorio, diretor do Hospital Geral do Ocidente, de Guadalajara, a garota, que vive na cidade de Ixtlahuacán, engravidou aos oito anos.
 
Ela foi atendida em 27 de janeiro pelos médicos, que fizeram uma cesárea, disse Rábago Solorio em entrevista coletiva. "Por sua idade, seu corpo não está apto e nas melhores condições para ter um bebê", por isso a criança nasceu "via cesárea", explicou o médico aos jornalistas, acrescentando que mãe e filho receberam alta no fim de semana passado em bom estado de saúde.
 
Rábago Solorio declarou que a menina recebeu atendimento psicológico antes e depois do parto, e que receberá acompanhamento nas próximas semanas para avaliação de possíveis transtornos emocionais.
 
A menina também recebeu um implante subcutâneo para evitar outra possível gravidez, procedimento que foi aprovado pela mãe, revelou o chefe do serviço de ginecologia do hospital, Raymundo Serrano. Aconselhada pela equipe médica do hospital, a mãe da menina compareceu à agência especializada em abuso de menores da procuradoria estadual para denunciar o caso.
 
Uma fonte da procuradoria informou hoje à Agência Efe que foi iniciada uma investigação para buscar o suposto pai, corroborar sua idade (17 anos) e fazê-lo declarar sua relação com a pequena. De acordo com a mãe da menina, que tem outros dez filhos, quando percebeu a gravidez da filha, aos sete meses de gestação, ela procurou o suposto pai para pedir que assumisse sua responsabilidade.
 
Segundo sua versão, o menino aceitou que a menor vivesse com ele, o que a mãe da garota descartou, e este decidiu então sair do estado para buscar trabalho, sem que até agora se saiba de seu paradeiro. A procuradoria está em busca do jovem, que pode ser acusado de abuso sexual infantil, cuja pena vai de um a 20 anos de prisão, de acordo com as circunstâncias.
 
Fonte R7

Casos de mal de Alzheimer triplicarão até 2050 nos EUA

Cada vez há mais pessoas afetadas pela doença
O número de pessoas afetadas pelo mal de Alzheimer triplicará nos Estados Unidos até os 12,8 milhões nas próximas quatro décadas, segundo novas estimativas publicadas esta quarta-feira pela revista acadêmica de neurologia deste país, a Neurology.
 
O aumento é explicado pelo envelhecimento da chamada geração do Baby Boom, destacou a doutora Jennifer Weuve, professora de Medicina em Chicago e co-autora da pesquisa.
 
"Cada vez há mais pessoas afetadas pela doença, o que constitui um grande problema para o sistema de saúde e para os programas sociais", afirmou ela, destacando que estas estimativas confirmam as feitas anteriormente.
 
O estudo, realizado entre 1993 e 2011 com 10.802 americanos maiores de 65 anos residentes em Chicago, alerta para a "necessidade urgente" de avançar no estudo da doença e em estratégias de prevenção.
 
Nele são cruzados dados de idade, origem étnica e formação com os de mortalidade, assim como as estimativas atuais e futuras do censo.
 
Desta forma, diante dos 4,7 milhões de pessoas afetadas pelo mal de Alzheimer registradas em 2010, o estudo indica que esta cifra chegará a 13,8 milhões em 2050, dos quais mais da metade terão pelo menos 85 anos.
 
Segundo uma fundação privada que luta contra a doença, a USAAgainstAlzheimer, os Estados Unidos deveriam dedicar US$ 2 bilhões para combater este mal, 4,4 vezes mais do que o orçamento atual.
 
Fonte R7

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ realiza seleção para preenchimento de 1 vaga para o Centro Biomédico, na Unidade da Faculdade de Ciências Médicas.

Inscrições:
De 18 de Fevereiro de 2013 a 27 de Março de 2013 na secretaria do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Boulevard 28 de setembro, nº 87, 2º andar, Vila Isabel, Rio de Janeiro/RJ

Área:
Departamento de Pediatria

Remuneração:
R$ 5.497,00.

Provas:
Haverá Prova escrita, Prova de aula, e Julgamento de Títulos e Trabalhos

Universidade Federal de Campina Grande - UFCG/PB

O Centro de Tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Paraíba, realiza concurso para provimento de uma vaga para professor na Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola.

Inscrições:
De 14 de fevereiro a 1º de março de 2013, na avenida Aprígio Veloso, nº. 882, Bairro Universitário

Valor:
R$ 75,00

Área:
Instalações Industriais, Instrumentação e Controle e Tratamento de Resíduos na Indústria de Alimentos.

Remuneração:
R$ 7.627,02.

Provas:
Prova escrita: 1º de abril
Haverá prova didática e exame de títulos

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) realiza concurso para preenchimento de 31 vagas para Professor

Inscrições:
De 21 de janeiro a 20 de fevereiro pelo www.unifap.br/depsec


Valor:
R$ 100,00.

Áreas:
Cinesiologia, Cinesioterapia e Reeducação Funcional; Agentes Eletrotermo-Fototerapêuticos e Biofísica; Propedêutica de órgãos e sistemas e Propedêutica do sistema neuro locomotor; Recursos Terapêuticos Manuais e Mecânicos em Fisioterapia e Fisioterapia Aquática; Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício; Anatomia Humana; Medicina Legal e Deontologia; Microbiologia/Parasitologia; Otorrinolaringologia; Patologia; Pediatria; Psicologia; Radiologia; Semiologia e Semiotécnica, Estágio Supervisionado em Medicina; Semiologia e Semiotécnica, Estágio Supervisionado em Urgência e Emergência; Anestesiologia; Cirurgia Geral; Fisiologia Humana; Ginecologia/Obstetrícia; Infectologia; Ortopedia e Traumatologia; e Saúde da Família.

Remuneração:
De R$ 1.711,80 a R$ 7.627,02

Provas:
Prova escrita: 8 de março de 2013
Haverá prova didática e haverá prova de títulos.

Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA/PA

A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Pará, realiza seleção para preenchimento de 3 vagas para Professor Substituto junto aos campi de Belém e Parauapebas

Inscrições:
De 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013, na secretaria do campus Belém (avenida Presidente Tancredo Neves, nº. 2.501, Bairro Montese, Edifício Rubens Lima, andar superior, sala da CPS) ou na UFRA Parauapebas (rua A, Quadra Especial, nº. 654, Bairro da Cidade Nova).

Valor:
R$ 100,00

Áreas:
Sistema de Computação e Medição, Estatística e Experimentação e de Tecnologia de Alimentos.

Remuneração:
De R$ 2.215,54 a R$ 3.137,18

Provas:
Prova didática: 21 de fevereiro
Haverá avaliação curricular

Concurso UFMA 2013

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vai contratar servidores para a carreira do magistério superior, por meio do edital de concurso público nº. 25/2013 - PROEN. São ofertadas 31 vagas para professores auxiliares (Mestre ou Doutor, com 40 horas semanais), cujos subsídios devem chegar a R$ 8.049,77.
 
As pré-inscrições deverão ser efetuadas até o dia 08 de março de 2013, pessoalmente, por procuração ou pelos Correios, na Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo da Universidade Federal do Maranhão - DEPA, situada na Cidade Universitária do Bacanga, localizada na Avenida dos Portugueses, s/n, Prédio Mal. Castelo Branco, São Luís/MA, no horário das 08:00 às 11:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dias úteis.
 
A taxa de inscrição é de R$ 180,00 (doutor) e R$ 160,00 (mestre).
 
O concurso será constituído de prova escrita, didática, prática, projeto de pesquisa e prova de títulos. A partir da publicação do edital de homologação do resultado final, a validade da seleção será de 01 ano, passível de prorrogação.
 

Edital / Publicações

Escola de Saúde Pública - MG abre processo seletivo

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP) lançou o edital n° 001/2013 para realização de processo seletivo, destinado a selecionar profissionais para atender a necessidade de contratação temporária. O certame disponibiliza quatro oportunidades na função de Técnico em Educação e Pesquisa em Saúde/TEPS (nível médio), com remuneração inicial de R$ 825,15 e carga horária de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever, através do endereço eletrônico http://webcurriculo.esp.mg.gov.br, na opção "Fazer credenciamento" das 8h do dia 07 até as 23:55h do dia 27 de fevereiro de 2013.
 
Seleção
O processo seletivo será composto de duas etapas, sendo:

- Primeira - Análise curricular (Webcurrículo).

- Segunda - Entrevista, que ocorrerão em data e horários determinados pela Diretoria de Recursos Humanos da ESP-MG, e acontecerão na sede da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais, situada na Avenida Augusto de Lima, nº 2061, Barro Preto - Belo Horizonte/MG.
 
O resultado final do Processo Seletivo Público Simplificado será divulgado no sitio eletrônico da ESP-MG www.esp.mg.gov.br, e no Diário Oficial de Minas Gerais www.iof.mg.gov.br.
 
Validade
O prazo de validade deste Processo Seletivo é de um ano, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

Concurso Prefeitura de Camboriú (SC) 2013

A Prefeitura de Camboriú, em Santa Catarina, está realizando processo seletivo para a admissão temporária e formação de cadastro de reserva para a Secretaria Municipal de Saúde (Programa Saúde da Família - PSF). O edital n° 01/2013 já foi divulgado e, no total, são ofertadas 177 vagas, sendo 96 para preenchimento imediato e 81 para formação de cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
O certame oferece vagas nos cargos de Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar/Técnico de Enfermagem, Dentista, Enfermeiro e Médico. Os salários são variados entre R$ 789,44 e R$ 7.042,42, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698 - Centro - Camboriú/SC, até o dia 28 de fevereiro de 2013, no horário das 13 às 19h e apresentar os seguintes documentos: Fotocópia da carteira de identidade; Fotocópia do Título de Eleitor; Fotocópia do CPF; Duas fotos 3x4 com data atual; Diploma (somente para curso superior); Fotocópia do comprovante de residência (somente para o cargo de ACS); Currículo documentado com comprovação de títulos. (Pontuarão apenas os cursos acima de 20 horas com comprovação). Apresentação dos originais e cópia no ato da inscrição.
 
Seleção
- 1ª fase: prova escrita, de caráter classificatório, com peso 10,0 prevista para ser realizada no dia 12 de março de 2013, às 18h, com duração de 03 (três) horas.
 
- 2ª fase: entrevista coletiva, de caráter classificatório, com peso 8,0 (oito), nos dias 13 e 14 de março de 2013, às 18h, na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n - Centro - Camboriú - SC.
 
- 3ª fase: análise de currículo documentado, de caráter classificatório.
Validade
O Processo Seletivo terá validade de 01 (um) ano a partir da data de divulgação do resultado final.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Feliz Natal (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Feliz Natal, no Mato Grosso, está realizando o processo seletivo (edital 001/2013) que vai preencher 28 vagas de nível fundamental, com salário de até R$ 953,18. Aos candidatos portadores de necessidades especiais são reservadas 5% das vagas.

Cargos
Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 20 de fevereiro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde e no Posto de Saúde do Assentamento ENA, das 08:00 às 10:00 e das 14:00 às 16:00 horas. No ato da inscrição o candidato deverá entregar os seguintes documentos: RG; CPF; Comprovante de residência; Documento comprobatório de escolaridade e duas fotos 3X4.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva e entrevista. A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de março de 2013, com início à 8:00 horas na Escola Municipal Princesa Isabel.
 
As listas dos classificados na prova escrita, bem como a data, hora e local das entrevistas serão divulgadas na secretaria municipal de saúde, na data provável de 05 de março de 2013, a partir das 08:00 horas.
 
Validade
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da data de divulgação do resultado no dia 04 de março de 2013, podendo ser prorrogado uma vez, por período não superior a 12 meses, a critério da comissão de seleção.

IFMG abre concurso público

Aberto o concurso público do IFMG, Instituto Federal de Minas Gerais, regido pelo edital n° 020/2013, com a finalidade de contratar 07 Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Classe D, Nível 101) para atuar no Campus Governador Valadares. As vagas oferecidas suprirão a demanda de docentes nas áreas de Biologia, Artes, Direito, Letras - Língua Espanhola e Portuguesa, Sociologia e Filosofia, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção.
 
Os profissionais contratados cumprirão uma carga horária de 20 ou 40 horas semanais com dedicação exclusiva. Os vencimentos serão da ordem de R$ 3.245,85 a R$ 6.723,77, dependendo da habilitação do docente.
 
Os interessados em concorrer ao cargo de professor da IFMG deverão se inscrever até o dia 03 de março de 2013 por meio do site www.ifmg.edu.br, mediante pagamento da taxa de inscrição de R$ 100,00.
 
Os candidatos inscritos passarão pelos seguintes processos avaliativos:

1. Prova Escrita, (eliminatória/classificatória), prevista para ser realizada no dia 10 de março de 2013 (domingo), às 08 horas, na Avenida Minas Gerais 5189 bairro Ouro Verde - Governador Valadares - MG.

2. Prova Didática, de caráter eliminatório e classificatório. A data, o horário e o local para realização serão divulgados junto com o resultado final da Prova Escrita.

3. Prova de Títulos, de caráter classificatório, deverão ser entregues pelo candidato à Banca Examinadora, antes da realização da Prova de Desempenho Didático.
 
O concurso terá validade de dois anos a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Prefeitura de São Borja - RS publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Borja, Estado do Rio Grande do Sul, publicou edital N° 001/2013 de processo seletivo através de provas objetivas para atender necessidade de interesse público na Secretaria Municipal da Saúde.
 
São ofertadas 172 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.301,50 por carga horária de 20 a 40h semanais.

Cargos
Estão sendo oferecidas vagas para Médicos, Enfermeiros, Técnicos em Enfermagem, Biomédico, Nutricionistas, Odontólogos, Psicólogos, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Professores de Educação Física, Técnicos de Prótese Dentária, Auxiliares de Saúde Bucal, Agentes Operacionais de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Redutores de Danos, Serventes, Motoristas, Cozinheiras e Artesã.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 08 de Fevereiro de 2013, das 8h às 12h, no Saguão da Prefeitura Municipal, localizado na Rua Aparício Mariense, nº 2751. Para se inscrever é necessário apresentar um documento de identificação (original e cópia).

Provas
A Prova Objetiva será realizada provavelmente em 17 de fevereiro de 2013, em um mesmo turno, em local e horário a ser definido e divulgado oportunamente na imprensa local, no mural do saguão da Prefeitura Municipal e no site da Prefeitura Municipal (www.saoborja.rs.gov.br).
 
A divulgação dos candidatos classificados, se dará no dia 21 de fevereiro de 2013 a partir das 8 horas junto ao mural do saguão da Prefeitura e na Secretaria Municipal da Saúde, bem como constará no site da Prefeitura Municipal de São Borja.
 

Edital / Publicações

Processo Seletivo da UFBA

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) divulgou edital n° 2/2013 para realização de processo seletivo para admissão de docentes temporários. São disponibilizadas quatro vagas para o Campus de Salvador, distribuídas entre os Departamentos de Enfermagem Comunitária (02), Odontologia Social e Pediátrica(01) e de Letras Vernáculas (01).
 
Os candidatos interessados deverão se inscrever até o dia 18 de fevereiro de 2013, na Secretaria da respectiva unidade acadêmica. Salientando que a inscrição só será validada após o pagamento da taxa, cujo valor será de R$ 20,00.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 (um) ano contado a partir da data da publicação do resultado no D.O.U.

Prefeitura de Pontes e Lacerda (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Pontes e Lacerda, no Mato Grosso, divulgou oficialmente o edital nº. 02/2013 de processo seletivo. A finalidade é o preenchimento de 157 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, estando a seleção sob os cuidados técnicos e organizacionais da Faperp.
 
Os vencimentos oferecidos variam de R$ 618,19 a R$ 4.965,03 em carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Nível Fundamental: Motorista, Apoio Administrativo Educacional - Transporte Coletivo de Alunos (Motorista), Apoio Administrativo Educacional - Manutenção de Infraestrutura, Apoio Administrativo Educacional - Nutrição Escolar, Apoio Administrativo Educacional - Vigilância, Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Laboratório.

Nível Médio: Técnico Administrativo Educacional - Administração Educacional e Técnico em Enfermagem.

Nível Superior: Prof. Ed. Infantil, Prof. Ensino Fund. Anos Inicias, Pedagogo, Prof. Ed. Física, Prof. Ensino Fund. Anos Finais - Ciências Biológica, Ed. Física, Espanhol, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, Assistente Social, Fisioterapeuta, Médico, Odontólogo e Psicólogo.
Inscrições

As inscrições serão recebidas na internet no período das 08 horas do dia 09 de fevereiro até as 23 horas do dia 15 de fevereiro de 2013 (horário local), no endereço eletrônico www.concursosfaperp.com.br. A taxa de inscrição poderá ser de R$ 20, R$ 35 ou R$ 50, dependendo do nível de escolaridade (Fundamental, Médio ou Superior, respectivamente).

Provas
As provas objetivas estão previstas para o dia 03 de março de 2013, devendo o edital de convocação sair até o dia 26 de fevereiro de 2013. Os inscritos poderão consultar os dados de realização das provas no sítio da Faperp.

As provas práticas estão previstas para o dia 10 de março de 2013, sendo os horários e locais devidamente informados com antecedência.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Apodi (RN) abre processo seletivo

A Prefeitura de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Administração, publicou editais 001 e 002/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 65 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 800,00 e R$ 8.000,00.
 
Cargos do Edital N° 001/2013As chances são para os cargos de Orientador Social - Programas Sociais, Assistente Social, Psicólogo e Advogado.
 
Cargos do Edital N° 002/2013
As vagas são para os cargos de Médico, Enfermeiro, Dentista, Técnico de Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório, Médico Psiquiatra, Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutico, Educador Físico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Coordenador do SAMU, Farmacêutico, Endodontista, Protesista, Periodontia, Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde.

Inscrições
Só serão admitidas as inscrições na modalidade presencial, com formulário de inscrição devidamente preenchido, acompanhado da devida documentação exigida para o cargo a concorrer. O formulário de inscrição estará disponível no Setor de Protocolo da Prefeitura Municipal de Apodi-RN, localizada à Praça Francisco Pinto, s/n, na Secretaria Municipal de Administração e Saúde, até o dia 14 de fevereiro de 2013, das 08:00 horas às 13:00 horas.

O certame será constituído de Entrevistas e Análise de Currículo.
 
O resultado final será divulgado nos dias 21 e 29 de fevereiro de 2013 e o processo seletivo terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até 06 meses.

MPE - RS abre vagas de estágio em Lajeado

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS) publicou edital de seleção n° 01/2013 com a finalidade de recrutar 05 estagiários do curso de Direito para atuarem nas Promotorias de Justiça de Lajeado (Criminal, Cível e Especializada).
 
A carga horária do estágio será de 30 horas semanais e como retribuição os selecionados receberão os seguintes benefícios: bolsa-auxílio no valor de R$ 4,35, auxílio alimentação de R$ 4,57, mais auxílio transporte de R$ 4,90, ambos por dia de efetivo exercício.
 
Poderão participar da seleção alunos devidamente matriculados no curso de Ciências Jurídicas e Sociais/Direito de instituições de ensino devidamente conveniadas com o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul e cursando, no mínimo, o 4.º semestre do curso.
 
Inscrição: Os interessados deverão se inscrever até o dia 25 de fevereiro de 2013, na Secretaria-Geral da Promotoria de Lajeado, localizada na Rua Paulo Frederico Schumacher, 99, Moinhos, Lajeado/RS, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
 
Prova: O processo seletivo será composto de uma prova com questões discursivas e Entrevista. A provas será realizada preferencialmente no dia 28 de fevereiro de 2013, às 14h, no prédio da Promotoria de Lajeado, sendo que os candidatos deverão apresentar-se trinta minutos antes.
 
Este processo seletivo terá validade de doze meses, ou até que seja expirado o número de candidatos habilitados, a contar da data da homologação do certame.

UFTM abre processo seletivo

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) publicou edital N° 06/2013 de processo seletivo destinado à contratação de Professor Temporário ou Substituto de 3º Grau, para lecionar nos cursos de graduação. As três oportunidades disponíveis são para docentes das disciplinas Literatura em Língua Espanhola, Química Geral/Físico-química e Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva/Práticas de Saúde e Enfermagem.
 
A remuneração oferecida é de R$ 3.137,18, em jornada de 40 horas semanais.

Inscrições
Será admitida inscrição somente via internet, no endereço eletrônico: www.uftm.edu.br, até às 22 horas do dia 17 de fevereiro de 2013, observado o horário oficial de Brasília. A taxa de inscrição para Professor Assistente - 40h é R$ 80,00; Professor Assistente - 20h: R$ 50,00 e Professor Auxiliar com especialização - 40h: R$ 60,00.

Provas
O processo seletivo constará de provas e títulos. A divulgação de data, horário e local de realização da prova, será na data prevista de 21 de fevereiro de 2013.

Validade
O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final no Diário Oficial da União, podendo, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na AGU - ES

A Advocacia Geral da União (AGU) avisa aos interessados que encontram-se abertas as inscrições para estágio no Espírito Santo.
 
A carga horária do estágio é de 4 horas diárias e o estagiário terá direito a bolsa auxílio no valor de R$ 364,00 (nível superior) ou R$ 203,00 (nível médio), acrescido de auxílio-transporte de R$ 6,00 por dia.
 
As oportunidades são para estudantes que estejam cursando o ensino médio, Educação de Jovens e Adultos ou ensino superior do 4º ao 9º ano de Direito.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de fevereiro no CIEE-ES, localizado na Avenida Princesa Isabel, 629, Ed. Vitoria Center, 2º andar – Centro – Vitória.

Enquanto entidades médicas defendem o Ato Médico, as demais categorias tecem críticas

Os críticos argumentam que a proposta estabelece como exclusivas
 de médicos atribuições já asseguradas a outras categorias
A proposta que trata do exercício da Medicina e determina atividades privativas dos médicos esteve entre as matérias mais polêmicas na agenda do Senado em 2012.
 
O texto do chamado projeto Ato Médico tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde o relatório do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) deve ser votado na retomada dos trabalhos legislativos, em fevereiro.
 
A matéria é uma antiga reivindicação da categoria, que reclama por maior clareza na delimitação legal de seu campo de atuação. Mas os médicos enfrentam críticas de todos os outros profissionais que atuam na área da saúde, os quais temem o esvaziamento de suas funções e a formação de uma reserva de mercado para os formados em medicina. Os críticos argumentam que a proposta estabelece como exclusivas de médicos atribuições já asseguradas a outras categorias. O texto determina, por exemplo, que cabe aos médicos o diagnóstico de doenças, mas outras profissões, como psicólogos e nutricionistas, reivindicam o direito de também atestar as condições de saúde de uma pessoa, que engloba aspectos psicológicos e nutricionais.
 
Retrocesso histórico
 “O Ato Médico é um retrocesso histórico, pois acaba com o trabalho em equipe e prejudica a sociedade e o desenvolvimento do SUS, que foi uma conquista histórica do movimento sanitarista no País”, reage a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano.
 
A visão da executiva continua a mesma relatada por ela em 2010, quando elaborou um artigo com depoimentos contra o Ato Médico.
 
“As alterações feitas pela comissão da Seguridade Social ainda não resolvem o problema dos demais trabalhadores da saúde, porque praticamente subordina as demais categorias aos médicos. A partir do momento que isso acontece se retiram as autonomias das outras profissões, prejudicando a qualidade do atendimento ao paciente e acabando com a equipe multiprofissional.”
 
Do outro lado, o coordenador da Comissão Nacional de Regulamentação da Medicina do Conselho Federal de Medicina (CFM), Salomão Rodrigues, rebate: “Isso é uma interpretação errônea, talvez até intencional para criar problemas. É uma falácia do artigo 3º, do projeto de lei, onde não consta nada que se refere ao médico se interferir na atividade terceira”. De acordo com Rodrigues, o projeto não fere a autonomia de outros profissionais nem coloca em risco a sociedade, já que o artigo 3º diz que o médico atuará em mútua colaboração com os demais profissionais de saúde. “E o artigo 4º garante o cuidado integral à população. Trabalho em equipe não significa que eu faça tarefas de outras categorias”, completa.
 
Espaços invadidos?
Enquanto as entidades médicas defendem a aprovação do projeto, que regulamenta a atividade e define atos exclusivos do médico, as demais profissões tecem críticas ao texto e dizem que a proposta as coloca em desvantagem.
 
Para o Conselho Federal de Psicologia, as pequenas invasões nas autoridades das profissões criam um clima ruim entre os profissionais de saúde. E ressalta que o projeto de lei vem para dizer que existe um profissional melhor que o outro. Já Solange, da FNE, ressalta: “Não temos nada contra regulamentar a profissão deles, mas, sim, contra essa regulamentação invadir as áreas das demais profissões que já são regulamentadas há muito tempo. É um direito dos médicos terem a profissão regulamentada, desde que eles regulamentem a categoria deles, apenas”.
 
O CFM bate o pé e insiste na afirmação de que o Ato Médico vem para regulamentar o exercício da medicina, sem afetar outras categorias. De acordo com Rodrigues, as demais profissões não estão compreendendo os textos do projeto. “São acusações próprias de quem não leu os artigos. Inclusive, por solicitação de representantes de outras profissões, foram incluídos incisos e parágrafos resguardando avanços que outras profissões tiveram ao longo do tempo e que já realizam, mas ainda não constam no projeto de lei deles, e no nosso eles estão tendo um avanço”, diz.
 
Por que aprovar?
Hoje, mais de 280.000 médicos trabalham no Brasil. A profissão com mais de 25 séculos de existência ainda não tem uma lei que reconheça sua efetiva importância social e seu espaço profissional, considerada de alta importância para o Conselho Federal de Medicina, que afirma que a profissão médica foi organizada pela Lei 3688, mas não teve seu campo de trabalho definido.
 
“A sociedade tem direito de saber o que pode e o que deve esperar dos agentes da saúde. O que o médico pode fazer, quais são os seus alcances e os limites, caso contrário um vai começar a exercer o papel do outro. E, ainda, a regulamentação é necessária para que o médico não seja excluído dos programas de saúde. Mais da metade das equipes de saúde no Brasil não tem médico, conta apenas com agentes, técnicos de enfermagem, enfermeiros, etc. E isso é um grande equívoco, um faz de conta”, considera Rodrigues.
 
No tribunal
As entidades não médicas prometem recorrer ao Supremo Tribunal Federal caso o Ato Médico seja aprovado nos termos atuais. A Federação Nacional dos Enfermeiros afirma que irá entrar com ação de inconstitucionalidade. “Tem artigos que ferem nossa atividade e vamos entrar com pedido sim, fora questões políticas de ações diretas de inconstitucionalidade e ampla campanha para que a categoria não faça mais nada se não tiver a prescrição médica em mãos. Vamos ver de fato como vai caminhar a saúde. Com isso, o usuário é quem mais vai sofrer. Ele é o maior prejudicado com a história do Ato Médico”, conclui Solange.
 
Fonte SaudeWeb

Fabricantes de equipamentos para a saúde vendem U$ 1, 5 milhão em Dubai

As 40 empresas associadas à Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) presentes na ARAB HEALTH, considerada segunda maior feira na área da saúde do mundo, fizeram mais de 2400 contatos, alcançando a marca de U$ 1, 5 milhão em negócios fechados.
 
A expectativa de negócios para o ano de 2013, a partir dos contatos feitos na feira é de U$ 11 milhões.
 
Fonte SaudeWeb

Periodicidade da mamografia após os 50 anos não é consenso entre médicos

Cerca de 3 mil participantes foram diagnosticadas com câncer
 de mama e quase 138 mil não apresentaram a doença
Estudo americano indica o procedimento a cada dois anos. Sociedades de mastologia e de ginecologia brasileiras defendem o teste anual
 
Nova pesquisa do Consórcio de Vigilância para o Câncer de Mama dos Estados Unidos reacende o debate sobre um tema que divide a comunidade médica. Falta consenso para definir quando a mamografia deve começar a figurar entre os exames de rotina das mulheres e com que frequência ela deve ser feita.
 
Após analisarem mais de 140 mil prontuários de pacientes com idade entre 66 e 89 anos, cientistas americanos afirmam que, assim como foi anteriormente demonstrado para mulheres mais novas, o exame a cada dois anos é tão benéfico quanto o anual.
 
O primeiro ainda teria como vantagem a menor incidência de resultados falso positivo, que podem acarretar procedimentos invasivos e um estresse desnecessário. O medo das mulheres em terem um câncer diagnosticado tardiamente, o excesso de precaução por parte dos médicos e a agressividade da doença nas mais jovens pesam do outro lado dessa balança.

O estudo da instituição americana analisou os dados de mulheres submetidas a mamografias entre janeiro de 1999 e dezembro de 2006. Cerca de 3 mil participantes foram diagnosticadas com câncer de mama e quase 138 mil não apresentaram a doença.
 
As pacientes foram divididas entre aquelas que fizeram o exame anualmente e as que passaram pelo mamógrafo a cada dois anos. O resultado das análises demonstra que a mamografia bienal tem risco semelhante de apresentar a doença em estágio avançado que a feita de ano em ano. “Isso sugere que o exame anual não levaria a um melhor equilíbrio de benefícios versus malefícios.
 
Como no caso de mulheres mais jovens, as idosas que se submetem à mamografia anual estão em alto risco de resultados falso positivo e recomendações de biópsia, e sem benefício adicional por fazerem exames mais frequentes”, concluem os pesquisadores no artigo publicado no Jornal do Instituto Nacional do Câncer, dos Estados Unidos.
 
Fonte Correio Braziliense

Grávidas expostas a ar poluído dão à luz bebês menores, aponta estudo

 Países que têm normas mais rígidas para limitar a poluição dos
carros e das fábricas a carvão registram níveis menores destes poluentes
Cientistas constataram que, quanto mais alta for a taxa de poluição, mais elevada será a taxa de nascimento de crianças com peso insuficiente
 
Washington - As mulheres grávidas expostas a gases poluentes têm um risco mais elevado de dar à luz uma criança de baixo peso, segundo um amplo estudo internacional publicado, nesta quarta-feira (6/2), pela revista médica Environmental Health Perspectives, nos Estados Unidos.

Os cientistas constataram que quanto mais alta for a taxa de poluição, mais elevada será a taxa de nascimento de crianças com peso insuficiente. "São níveis de poluição do ar aos quais estamos todos expostos no mundo", afirma uma das autoras do relatório, Dra. Tracey Woodruff, professora de ginecologia e de ciência da reprodução na Universidade da Califórnia, em São Francisco.
 
Um baixo peso no nascimento (menos de 2,5 kg) está vinculado a maiores riscos de doenças e mortalidade pré-natal, assim como a futuros problemas crônicos de saúde, destaca o Dr. Payam Dadvand do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Mental (CREAL) em Barcelona, outro dos co-autores.

Woodruff destacou que os países que têm normas mais rígidas para limitar a poluição dos carros e das fábricas a carvão registram níveis menores destes poluentes. "Nos Estados Unidos, demonstramos durante vários anos que os bons resultados para a saúde e o bem-estar público da redução da contaminação do ar são maiores que os custos", disse.

A pesquisa foi baseada em três milhões de nascimentos em 14 cidades de América do Norte, África do Sul, Europa, Ásia e Austrália, no período das décadas de 1990 e 2000. As partículas poluentes que se encontram no ar são medidas em microgramas por metro cúbico de ar.

Assim, nos Estados Unidos as normas federais limitam a concentração média anual a 12 microgramas/m3. Já na União Europeia, o limite é de 25 microgramas/m3, e em Pequim foram medidos mais de 700 microgramas/m3. "Estes níveis são insustentáveis para a saúde pública mundial", destaca Mark Nieuwenhuijsen, do CREAL, outro responsável pelo estudo.
 
Fonte Correio Braziliense

Portugal: Transplantes de órgãos caem 19% em 2012

O número de transplantes realizados no ano passado em Portugal diminuiu 19 por cento, com menos 157 transplantes comparativamente com 2011, segundo relatório oficial divulgado nesta quarta-feira
 
Os dados preliminares de 2012 do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) indicam que foram feitos 681 transplantes, quando em 2011 tinham sido realizados mais de 830.
 
Também o número de dadores registou uma diminuição, com menos 49 dadores em 2012, representando um decréscimo de 16 por cento, face ao ano anterior.
 
De acordo com o documento divulgado no site do IPST, o número de transplantes tem vindo a decrescer desde 2009, ano em que se fizeram 928 cirurgias deste tipo.
 
Em quatro anos, de 2009 a 2012, a redução do número de transplantes foi de cerca de 27 por cento, com menos 247 transplantes realizados.
 
O transplante renal continua a ser o mais realizado, com 429 intervenções em 2012, ainda assim menos 100 do que no ano anterior.
 
Uma redução registada também nos restantes órgãos, com menos 30 transplantes hepáticos, menos 16 cardíacos, menos cinco do pâncreas e menos quatro transplantes pulmonares.
 
A tendência de diminuição verifica-se igualmente desde 2009, nas colheitas de órgãos em dador cadáver, como uma redução de cerca de 16 por cento em quatro anos.
 
Aliás, a taxa de doação por milhão de habitantes passou de 31 - em 2009 - para 23,9 - no ano passado - atingindo o mesmo valor que no ano de 2007.
 
Ao abrigo do acordo de cooperação com Espanha, foram realizados 15 transplantes no país vizinho, sendo que em apenas um caso o recetor era português.
 
No total foram oferecidos 22 dadores cadáveres, a maioria proveniente do Hospital de São João, no Porto, e doados 35 órgãos - 15 pulmões, 12 corações e oito fígados.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Sete horas em desespero na Urgência

Rui Pinto apresentou queixa
Rui Pinto apresentou ontem uma queixa contra a equipa da Urgência do Hospital de Viana do Castelo, que estava de serviço na madrugada de 31 de janeiro, e que o manteve sem atendimento, durante sete horas, a deitar sangue pela boca e em grande sofrimento
 
"Tinha sido operado uma semana antes à garganta e ao nariz. Tive uma hemorragia e porque não havia otorrino, esperei das 03h00 às 10h00. Depois, fiquei cinco dias internado", disse Rui Pinto ao CM, lamentando que ninguém tivesse determinado a sua transferência para o Hospital de Braga.
 
"Sete horas dava para chegar ao Algarve e eu, que não conseguia respirar, pensei que morria", afirmou Rui Pinto.
 
Contactado pelo CM, a direção do Hospital de Viana do Castelo confirma a queixa, mas diz apenas que o caso vai ser alvo de inquérito interno.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: PJ suspeita de fraude nas listas

Mário Andrea, responsável pelo Serviço de Otorrino do Hospital de Santa Maria (Lisboa), está a ser investigado pela Polícia Judiciária, por suspeitas de que adulterou as listas de espera para cirurgias naquele hospital público

As denúncias foram feitas internamente e chegaram ao conhecimento das brigadas que investigam o crime económico que, ontem, avançaram com buscas ao consultório e a casa do conceituado especialista. Mário Andrea não foi para já constituído arguido, tendo as autoridades levado os elementos que estavam nos seus computadores pessoais, para serem analisados.
 
Os investigadores terão também pedido o acesso às contas bancárias do médico para confirmar se houve ou não favorecimento aos doentes, a troco de dinheiro – o que configurará o crime de corrupção. Porém, mesmo que não haja contrapartidas imediatas, o caso poderá indiciar abuso de poder e/ou peculato, já que as intervenções cirúrgicas eram feitas com recurso a equipamento da unidade pública.
 
Segundo o CM conseguiu apurar, as denúncias dão conta de que haveria doentes do seu consultório privado, que seriam casos menos graves, que passavam à frente dos doentes inscritos no Serviço Nacional de Saúde.
 
Este já não é o primeiro caso envolvendo o médico Mário Andrea. Em 2009, sete médicos do Hospital de Santa Maria acusaram-no de práticas contra a ética médica, por usar técnicas experimentais que prolongavam desnecessariamente intervenções cirúrgicas. Foi absolvido dessas acusações.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Enfermeiros manifestam-se no Porto e exigem fim da precaridade

Mais de uma centena de enfermeiros contratados manifestou-se hoje junto à sede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, no Porto, e entregaram uma moção exigindo o fim do trabalho precário e a conclusão do concurso de 2010.
 
Em 2010, a ARS Norte abriu um concurso para 566 postos de trabalho que permitiria a regularização da situação dos enfermeiros, informa a moção do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) entregue na ARS do Norte, a que a Lusa teve acesso.
 
"A ARS Norte abriu um concurso que permitia estabilizar todos estes enfermeiros e não dá andamento a este [mesmo] concurso por questões meramente jurídicas", explicou o dirigente sindical Pedro Frias, referindo que os que ficarem de fora das vagas vão ser "despedidos".
 
Fonte Destak

Portugal: Politécnico de Saúde do Norte debate "Síndrome do Mundo Mau"

Depressão, ansiedade e aumento de peso são alguns dos sintomas do "Síndrome do Mundo Mau" que o Politécnico de Saúde do Norte leva a debate no próximo dia 09 de fevereiro a fim elucidar os profissionais de saúde.
 
"Sobretudo em alturas de crise, os médicos e restantes profissionais de saúde cruzam-se com doentes que têm outros problemas para além das patologias físicas e psíquicas habituais.
 
Muitos desses pacientes são vítimas da pressão criada pela catadupa de más notícias que a comunicação social repete meses e anos a fio", explica comunicado da CESPU - Instituo Politécnico de Saúde do Norte, hoje divulgado.
 
Para se libertarem do "Síndome do Mundo Mau", esses pacientes "necessitam de profissionais clínicos que compreendam bem os mecanismos mediáticos e que os ajudem a desconstruí-los".
 
Fonte Destak

Saiba quais cuidados tomar ao congelar alimentos

Saiba quais cuidados tomar ao congelar alimentos Divulgação/RBS TV
Foto: Divulgação / RBS TV
Evite descongelar a comida em temperatura ambiente, pois
pode estragar em questão de minutos
Alimentos congelados devem ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura
 
A comida congelada é o tipo de alimento preferido para quem não tem tempo a perder na cozinha. Pessoas que vivem na correria acabam optando por comprar alimentos congelados ou congelar alimentos como arroz, feijão, carnes e legumes, para esquentar e preparar uma refeição com praticidade e rapidez. Apesar disso, esse tipo de comida deve ser consumido com cautela e alguns cuidados são essenciais para que o congelamento seja feito de maneira segura.
 
Segundo a médica ortomolecular Anna Bordini, muitos alimentos podem ser congelados, mas não se deve deixar o produto por tempo indeterminado no freezer para que não perca seus valores nutricionais.
 
Praticamente todos os alimentos podem ser congelados: carnes, pizzas, sopas, massas, aves, pães, legumes, molhos, bolos, salgadinhos e doces. Eles devem ser congelados na parte de cima do refrigerador em temperatura de -6° C (seis graus negativos). No freezer, a temperatura precisa estar a -18°C (dezoito graus negativos).
 
— Para que os valores nutricionais do alimento sejam preservados é importante assegurar a qualidade do produto, que depende diretamente de como ele foi manuseado antes, durante e depois do congelamento — destaca a médica.
 
Mesmo sendo uma opção prática e rápida, o consumo de congelados em excesso deve ser evitado.
 
— A pessoa deve evitar comer somente esse tipo de refeição e buscar alternativas para alimentar-se com uma comida fresca, preparada na hora — afirma a médica.
 
Na hora do congelar
Alguns cuidados devem ser tomados no momento de colocar os alimentos para congelar. A começar pelo recipiente, sendo o plástico ainda o material mais indicado pois evita a contaminação. Já o vidro e o saco plástico devem ser evitados, já que um pode quebrar e outro gruda no alimento. O ideal é não misturar alimentos diferentes em um mesmo recipiente na hora de congelar.
 
— Muitas pessoas congelam legumes e carnes no mesmo potinho para depois preparar a comida. Esse hábito deve ser evitado devido às bactérias encontradas em outros alimentos — explica Anna Bordini.
 
Se você está na dúvida como congelar frutas, carnes, alimentos pré-preparados, veja a maneira certa de congelar cada um desses alimentos:
 
Frutas
Devem ser limpas e os caroços retirados. O ideal é congelar a porção exata que será consumida posteriormente, sendo que podem ser usadas em preparações como bolos e tortas.
 
Hortaliças
Para congelar hortaliças, é recomendado uma técnica chamada branqueamento que conversa melhor os valores nutricionais, cor, sabor e textura. O branqueamento corresponde à lavagem das hortaliças que devem ser separadas em partes. Logo após, é preciso submergir as hortaliças em água fervente e depois em água fria, para que ocorra um choque térmico.
 
Carnes, Aves e Peixes
As partes consumidas devem ser limpas. Congele apenas a quantidade que será ingerida.
 
Alimentos pré-preparados
Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas e, em seguida, deixe o alimento sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, ponha o alimento no refrigerador e após o resfriamento no freezer.
 
É proibido congelar
Deve-se evitar congelar alguns alimentos, pois são mais sensíveis e não resistem ao frio. Por isso, frutas, vegetais, carnes e aves podem sofrer uma pequena alteração no valor nutricional.
 
Confira um pouco mais:
 
Arroz com molho: ficará esponjoso.
 
Batata: amolece, esfarela e escurece.
 
Maionese, pudim e creme: com leite e ovos não congele.
 
Ovo cru inteiro: a casca estoura. Porém, a clara ao natural congela bem e dura muito tempo.
 
Iogurte: os componentes se separam e ficam ‘terrosos’.
 
Fruta: só deve ir ao freezer se estiver cozida, em calda ou purê.
 
Verduras, rabanete e tomate cru: murcham, amolecem e mudam de cor e de sabor.
 
Do freezer para a geladeira
O descongelamento de alimento deve ser feito com muito cuidado para preservar sabor, textura, aparência e qualidade dos produtos que serão consumidos. Prefira descongelar o alimento na geladeira, o processo pode ser demorado, porém a comida fica protegida contra bactérias. Evite descongelar a comida em temperatura ambiente, pois pode estragar em questão de minutos. A melhor escolha ainda é retirar o alimento do freezer e colocar na geladeira calculando o tempo.
 
Tempo de conservação dos alimentos
Dependendo do alimento, pode ser congelado por até 12 meses. Anote:
 
Frango: 12 meses
 
Carne bovina: 12 meses
 
Queijo: 8 meses
 
Peixe magro: 6 meses
 
Manteiga: 6 meses
 
Carne moída: 3 meses
 
Miúdos de frango: 2 meses
 
Peixe gordo: 3 meses
 
Leite: 4 meses
 
Pães: 4 meses
 
Salgadinhos: 3 meses
 
Pizza pronta: 1 mês
 
Fonte Zero Hora