Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Equipe utiliza telefone celular para detectar água contaminada com mercúrio

Smartphone detecta as diferenças de cor de várias membranas submersas em águas com concentrações variadas de mercúrio
Foto: J. M. García et al.
Smartphone detecta as diferenças de cor de várias membranas
 submersas em águas com concentrações variadas de mercúrio
Técnica criada por cientistas da Espanha acusa presença do metal em 5 minutos e mede nível de contaminação
 
Pesquisadores da Universidade de Burgos, na Espanha, desenvolveram uma técnica que permite detectar a presença de água contaminada com mercúrio utilizando o telefone celular.
 
Técnica torna possível ainda quantificar a concentração total do metal extremamente tóxico.
 
Contaminação por mercúrio é um problema que afeta especialmente os países em desenvolvimento. O metal representa um risco para a saúde pública, uma vez que se acumula no cérebro e os rins, causando doenças neurológicas a longo prazo.
 
O novo método consiste em colocar uma folha criada pelos pesquisadores na água durante cinco minutos. Se ela ficar vermelha, isso sinaliza a presença de mercúrio. "As mudanças podem ser vistas a olho nu, e qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento prévio, pode descobrir se uma fonte de água está contaminada com mercúrio acima dos limites determinados", explica o pesquisador José Miguel García.
 
Além disso, tirando uma fotografia da folha com uma câmera digital, como as de telefones celulares, podemos descobrir a concentração do metal. Nós só precisamos de software de tratamento de imagem para ver as coordenadas de cor. O resultado é depois comparado com os valores de referência.
 
As folhas contém um composto orgânico fluorescente chamado rodamina, que atua como um sensor de mercúrio. Rodamina é insolúvel em água. Mas uma alteração química permite que, quando colocada em água, suas moléculas sensoriais sejam forçadas a permanecer no meio aquoso e interagir com o mercúrio.
 
A composição exata da folha pode ser ajustada com os parâmetros desejados. Mais especificamente, os pesquisadores calibraram a folha para que ela mude de cor quando os limites estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos sejam ultrapassados: 2 ppb (partes por bilhão) de mercúrio divalente Hg (II), um dos mais reativos, em água destinada ao consumo humano.

Problema global
Um estudo recente da Organização das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) demonstra que uma grande parte da exposição humana a este metal tóxico é devido ao consumo de peixe contaminado.
 
Para impedir a contaminação global deste metal, em janeiro, mais de 140 países se reuniram em Genebra e aprovaram o início da Convenção de Minamata, regulamento internacional que faz referência ao nome da cidade japonesa onde centenas de pessoas morreram em 1950 devido a envenenamento por mercúrio.
 
Fonte isaude.net

Treinamento 'reestrutura' o cérebro e recupera danos motores causados por AVC

Testes em ratos indicam existência de níveis de plasticidade cerebral inexplorados que podem ajudar humanos vítimas de derrame
 
Pesquisadores da Johns Hopkins University, nos EUA, descobriram que ratos submetidos a um treinamento que "reestrutura" uma parte diferente do cérebro podem se recuperar fisicamente de derrames debilitantes que danificam o córtex motor primário, região do cérebro que controla o movimento do corpo.
 
Os resultados do estudo, publicados na revista Stroke, sugerem que existem soluções físicas e farmacológicas para seres humanos vítimas de derrame.
 
"Apesar de todas as nossas terapias aprovadas, pacientes com Acidente vascular Cerebral (AVC) ainda têm uma alta probabilidade de acabar com sequelas. Esta pesquisa nos dá a oportunidade de testar o treinamento físico e farmacológico para incentivar a recuperação da função, e deve impactar o atendimento dos pacientes", afirma o líder do estudo Steven R. Zeiler.
 
Zeiler e seus colegas primeiro treinaram ratos normais e famintos a alcançarem e agarrarem comida de uma forma precisa que evitou derramar as partes e deu-lhes essas partes como recompensa. A tarefa era difícil de dominar, segundo os pesquisadores, mas os ratos atingiram o máximo de precisão, depois de sete a nove dias de treinamento.
 
Em seguida, os pesquisadores criaram pequenos acidentes vasculares cerebrais experimentais que deixaram os ratos com lesões no córtex motor primário. Previsivelmente, a precisão para alcançar e agarrar o alimento desapareceu. No entanto, uma semana de reciclagem, que começou apenas 48 horas após o AVC, levou os ratos a novamente realizar com sucesso a tarefa com um grau de precisão comparável ao de antes do derrame.
 
Estudos cerebrais posteriores mostraram que, apesar de muitas células nervosas no córtex motor primário terem sido permanentemente danificadas pelo derrame, uma parte diferente do cérebro chamada córtex pré-motor medial se adaptou para controlar o alcance da comida.
 
De acordo com Zeiler, a função do córtex pré-motor medial não é bem compreendida, mas, neste caso, parece que ele assumiu as funções associadas com a tarefa da região danificada.
 
Os pesquisadores também relataram que os ratos saudáveis treinados para alcançar e agarrar o alimento não perdem essa habilidade depois de experimentar um acidente vascular cerebral no córtex pré-motor medial, o que sugere que esta parte do cérebro normalmente não desempenha nenhum papel nessas atividades.
 
A equipe acredita que os resultados sugerem a existência de níveis de plasticidade cerebral inexplorados que podem ajudar humanos vítimas de derrame.
 
Os próximos passos da equipe de pesquisa com o modelo de rato incluem avaliar o efeito de drogas e o tempo de reabilitação física na recuperação a longo prazo. A pesquisa pode oferecer insights sobre se os seres humanos devem receber reabilitação mais precoce e agressiva.
 
Fonte isaude.net

Técnica melhora controle dos reflexos e aumenta mobilidade após lesão na medula

Homem com lesão medular incompleta aprende a ajustar seus reflexos espinhais com a ajuda da Dra. Aiko Thompson
Foto: Helen Hayes Hospital
Homem com lesão medular incompleta aprende a ajustar seus
reflexos espinhais com a ajuda da Dra. Aiko Thompson
Treinamento que induz pacientes com lesão incompleta a suprimir seus reflexos eleva velocidade de caminhada em 59%
 
Um regime de treinamento para ajustar os reflexos motores do corpo pode ajudar a melhorar a mobilidade de pessoas com lesão medular incompleta, de acordo com estudo da Columbia University, nos EUA.
 
Durante o treinamento, os participantes foram instruídos a suprimir um reflexo instintivo como provocado por um pequeno choque na perna. Aqueles que foram capazes de acalmar reflexos hiperativos, efeito comum de lesões da medula espinhal, viram melhorias na sua capacidade de caminhada.
 
"As pessoas tendem a pensar em reflexos, como fixos, mas, na realidade, o movimento normal requer sintonia fina constante dos reflexos pelo cérebro. A perda de sintonia fina é uma parte importante da deficiência que vem com uma lesão na medula espinhal", explica o pesquisador Jonathan Wolpaw.
 
Quando o cérebro toma a decisão de se mover, ele envia sinais que viajam através da medula espinhal para os músculos apropriados. Reflexos espinhais fornecem um caminho para o corpo reagir e se movimentar rapidamente, sem uma decisão consciente do cérebro. "Eles permitem que você afaste sua mão de um fogão quente antes de sentir a dor e sofrer queimaduras graves. O cérebro pode gradualmente aumentar ou suprimir reflexos, conforme necessário", observa o pesquisador.
 
Algumas lesões da medula espinhal envolvem uma ruptura completa e paralisia abaixo do ponto de lesão. Mais tipicamente, apenas uma parte da coluna vertebral está danificada, levando a deficiência menos grave. Após uma lesão incompleta, alguns reflexos podem ser enfraquecidos, enquanto outros exagerados. Esses reflexos hiperativos podem causar espasticidade (rigidez muscular) e padrões anormais de uso do músculo durante o movimento.

O estudo
Wolpaw e a líder da pesquisa Aiko Thompson analisaram 13 pessoas que ainda eram capazes de andar após lesão medular incompleta que ocorreu a partir de oito meses a 50 anos antes do estudo. Todos tinham espasticidade e uma diminuição da capacidade de caminhada.
 
O objetivo era determinar se esses indivíduos poderiam ganhar mobilidade aprendendo a suprimir um reflexo-H espinhal, que é provocada por estimulação elétrica, em vez de por um estiramento do tendão. Reflexos-H são medidos rotineiramente para o diagnóstico de doenças nervosas e lesões, mas este é o primeiro estudo a examinar se conscientemente modificar um H-reflexo pode ajudar pessoas com lesões na medula espinhal.
 
Os participantes do estudo receberam a estimulação elétrica para o sóleo (músculo da panturrilha) de sua perna mais fraca. Durante as 10 semanas seguintes, nove participantes foram submetidos a três sessões de treinamento por semana, durante as quais eles viram o tamanho de seus reflexos em um monitor e foram encorajados a suprimi-lo. Um grupo controle de quatro participantes recebeu a estimulação, mas nenhum feedback sobre seus reflexos.
 
Antes e depois dessas sessões, os pesquisadores mediram a velocidade de caminhada dos participantes por uma distância de 10 metros.
 
Seis dos nove participantes do grupo de treinamento foram capazes de suprimir seus reflexos. Sua velocidade de caminhada aumentou 59% em média, e sua marcha se tornou mais simétrica. Estas melhorias na velocidade e simetria não foram vistas em três participantes que foram incapazes de suprimir seus reflexos, ou no grupo de controle.
 
Segundo os pesquisadores, os resultados oferecem esperança de que o condicionamento do reflexo pode produzir melhorias significativas para alguns pacientes com lesão medular incompleta.
 
Fonte isaude.net

Intolerância à lactose quase mata criança após imprudência de hospital em SP

Hospital Metropolitano, na Lapa
Hospital Metropolitano, na zona oeste de São Paulo, serviu leite a criança de quase 4 anos, que ficou quatro dias na UTI
 
A Polícia Civil de São Paulo prepara a abertura de um inquérito para investigar a denúncia de um casal que responsabiliza o hospital Metropolitano, na Lapa, na zona oeste de São Paulo, por uma imprudência que quase matou uma criança de 3 anos e 11 meses.
 
O menino H.O.R foi internado no dia 23 de novembro do ano passado depois de uma crise aguda de bronquite. Ao dar entrada no hospital, a mãe da criança, a comerciante Elizangela Oliveira Moura, de 35 anos, passou por uma entrevista com a nutricionista do Metropolitano, que teria sido alertada sobre a rara doença da criança, que pode até morrer se consumir leite ou algum de seus derivados.
 
Elizangela conta que já no primeiro dia de internação o lanche do filho veio recheado com queijo. “Mas eu vi antes que meu filho comesse. Minha sogra avisou as enfermeiras e alertou que ele tem tolerância zero à lactose”.
 
Mas por volta das 9h45 do dia seguinte, enquanto trocava o canal da TV no quarto de internação, Elizangela reparou que o líquido na mamadeira recém servida à criança era mais claro do que o leite de soja recomendado pelos médicos.
 
“Eu larguei o controle remoto e fui experimentar a mamadeira. Era leite!”, diz a mãe, que correu com o menino para o chuveiro após ele começar a vomitar sobre a cama. “Ele já tinha bebido metade. Eu pedi ajuda à enfermeira aos gritos. Ela chamou o médico responsável pela pediatria que, ao ver o estado do menino, correu com ele para a UTI [Unidade de Terapia Intensiva] infantil. Ficamos 25 minutos sem nenhuma informação”, conta Elizangela. “Depois de confirmada a gravidade do caso, só voltaram a falar com a gente duas horas depois.”
 
H.O.R. só deixou a unidade intensiva no dia 28. A cópia do prontuário médico, a que o casal teve acesso depois de pagar R$ 38, mostra que a criança sofreu "choque anafilático aparentemente após ter ingerido lactose". O texto admite ainda que "no prontuário e na prescrição é relatada tal alergia".
 
Logo depois da alta médica, o pai de H.O.R., Anderson Rodrigues de Almeida, de 35 anos, foi ao Instituto Médico Legal para fazer o exame de corpo de delito. O laudo preliminar foi encaminhado para o 7º DP da Lapa. Na última quarta-feira (6), Almeida voltou à delegacia para abrir uma representação que dará origem ao inquérito que investigará o caso.
 
Segundo os investigadores, a equipe médica será interrogada logo depois que o laudo definitivo do IML chegar à delegacia.
 
Ainda em novembro, o hospital Metropolitano chamou o casal para dizer que abriu uma sindicância interna para apurar a responsabilidade pelo erro. Questionado pela reportagem sobre o resultado dessa sindicância, o hospital enviou a seguinte resposta:
 
“O Hospital Metropolitano esclarece que todas as informações e condutas adotadas referentes ao caso foram repassadas para os familiares responsáveis pelo menor. A instituição reitera que tem como premissa garantir, junto aos pacientes, a excelência na qualidade de atendimento que é característica do Metropolitano”.
 
Rejeição à lactose
O presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (Asbai) em São Paulo, Clóvis Eduardo Galvão, explica  que o portador desse tipo de alergia apresenta reação a três proteínas do leite: Caseina, Alfa Lactoalbumina e Beta Lactoglobolina. “Se alguém acabou de tomar leite e der um beijo no rosto de alguém com essa doença, a pele dessa pessoa fica imediatamente irritada”, explica.
 
De acordo com ele, 3% da população tem alergia a algum alimento: o leite é o maior deles, seguido por ovo, amendoim e soja. Mas nem toda reação alérgica ao leite é tão grave. “Algumas pessoas não produzem um tipo de enzima que digere o leite, o que pode causar diarreia e coceira do corpo.”
 
No caso de H.O.R., a alergia toma conta de “todo o organismo, causando desde o fechamento do brônquio até a obstrução da traqueia”.
 
Galvão afirma que o diagnóstico costuma ocorrer antes do primeiro ano de vida, logo depois que a criança para de amamentar.
 
Elizangela lembra como foi que descobriu que H.O.R. era sensível ao leite: “Minha filha Yasmim (7) estava tomando iogurte. Meu filho, então com seis meses, experimentou um pouco. Ele ficou todo vermelho. Como eu desconfiei do iogurte, molhei os lábios dele com um pouco de leite e mais uma vez houve irritação”.
 
A dieta para casos como esse precisa ser rigorosa. O especialista recomenda que a primeira opção é servir leite “extensamente hidrolizado, uma modificação química na proteína do leite para deixá-lo menos alérgico”. Para os casos mais graves, “prescreve-se alguns aminoácidos. Após seis meses substitui-se pelo leite de soja”.
 
Fonte iG

Saiba como acalmar a pele após queimaduras do sol

Certos cuidados ajudam a aliviar o incômodo
 
Com a chegada do verão, é comum que as pessoas se atirem ao sol para conseguir aquele bronzeado mas, ao invés disso, fiquem com a pele vermelha parecendo um“pimentão”.
 
A radiação que o sol emite queima as células fazendo-as morrer e danificando o DNA, o que causa inflamação. Por isso, a pele fica vermelha, ardida e inchada. Diante desses casos, é preciso tomar alguns cuidados para minimizar o incômodo.
 
Confira:
- Aplicar compressas frias sobre a pele quente para diminuir a ardência e a sensação de calor.
 
- Hidratar a pele sem medo. Uma alternativa para aliviar a dor é colocar o creme na geladeira por alguns minutos antes de fazer a aplicação.
- Beber muito líquido.
 
- Evitar nova exposição ao sol. Ficar na sombra com roupas largas e frescas.
 
- Nunca puxar a pele descamada ou estourar as bolhas. Elas servem de proteção para a pele nova e sensível que ainda vai amadurecer.
 
Fonte Descalvadonews

Adolescente sofre derrames e fica sem enxergar depois de fumar maconha sintética

Emily foi diagnosticada com vasculite; erva causou alucinação e agressividade
 
A adolescente Emily Bauer, de 17 anos, que mora em Cypress, no Texas, sofreu uma série de derrames e ficou sem enxergar depois de fumar maconha sintética.
 
A maconha sintética, conhecida como ‘Spice’ou ‘K2’, é uma mistura de ervas com produtos químicos. Muitas vezes, ela é vendida como alternativa legal à maconha.
 
Emily experimentou a erva sintética em dezembro do ano passado. Após fumar, ela começou a sentir fortes enxaquecas, segundo o site do jornal "Daily Mail. Depois de usar a droga, a adolescente ficou extremamente agressiva a ponto de morder os médicos a caminho do hospital.
 
Ao chegar ao local, Emily sofreu uma série de derrames que a deixaram em estado psicótico: ela urinou em si mesma, ficou alucinada e violenta.
 
Devido à crise, a adolescente entrou em coma induzido. Os médicos descobriram que ela sofria de vasculite severa —doença que provoca o fechamento dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo do sangue e também a chegada do oxigênio ao cérebro.
 
Além disso, o cérebro de Emily sofreu maior pressão do que o esperado, tornando o quadro ainda mais grave. Assim, os cirurgiões precisaram abrir um buraco em seu crânio para inserir um tubo com o intuito de aliviar a pressão. Mas, mesmo assim, seu cérebro ficou afetado.
 
Após o procedimento, a equipe médica disse que Emily seria incapaz movimentar os braços e as pernas novamente. Para piorar, ela também não seria capaz de reconhecer mais a família.
 
Após a notícia, os pais da adolescente tomaram a decisão de retirar o tubo de respiração da filha. No entanto, ela continuou lutando para sobreviver. Para a alegria da família, Emily começou a reagir. Aos poucos, ela se movimenta e já reconhece os seus pais.
 
Ainda não se sabe quanto tempo irá levar sua recuperação, mas, aos poucos, Emily se alimenta e luta para pela vida.
 
Fonte R7

Você já ouviu falar em antiginástica?

A antiginástica é uma forma de atividade física que propõe uma nova visão sobre o próprio corpo, fazendo com que a pessoa busque o auto-conhecimento, levando-a a descobrir quais as partes do nosso sistema corporal não estão sendo utilizadas corretamente e quais são os problemas que o trabalho inadequado destas partes vêm causando à nossa saúde.  

Para seus praticantes, a antiginástica é um poderoso meio para entrar em contato com o corpo. Nesta atividade, as pessoas são levadas a "esquecer" qualquer tipo usual de conceito que geralmente é emitido sobre o próprio corpo, como por exemplo "gordo","magro", "fraco" ou "forte".
 
A antiginástica considera que todos somos "belos e bem feitos", é que as possíveis deformações ou desvios são provocados pelas tensões e dores da rotina do dia a dia, que devem ser trabalhadas para que o corpo recupere seu brilho.
 
Estas tensões, que provocam retrações físicas, seriam as respostas do corpo aos acontecimentos de nossas vidas, desde o nascimento até hoje. A anitiginástica oferece uma tomada de consciência corporal. É praticada geralmente em grupos, em sessões de uma hora e meia de duração, onde o trabalho é focado para liberar as emoções.
 
Durante as sessões, os praticantes são induzidos a descobrir quais são os movimentos físicos que têm dificuldade em realizar e quais trazem incômodos, desconforto ou dores.
 
Descobrindo isso, pode-se fazer a ligação com o sentimento que provocou esta retração e a partir daí se trabalhar para liberar o bloqueio, eliminando assim as tensões musculares, deixando o organismo mais flexível, forte e equilibrado.
 
Fonte R7

Chá de carqueja promete virilidade e fertilidade

A carqueja possui flavonoides que agem como protetores
 do fígado contra as toxinas
Bebida também é usada para melhorar o processo digestivo
 
A carqueja é originária da América do Sul, onde se desenvolve em regiões altas e secas, solos rochosos, campos de areia, rios e áreas pantanosas e zonas tropicais no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Peru e Colômbia.
 
Ela já é usada há séculos pelos povos indígenas dessas regiões, que acreditam que ela aumenta a resistência e deixa o homem mais viril e a mulher mais fértil.
 
Mas a grande utilização da carqueja, é como chá para melhorar o processo digestivo, eliminando parasitas intestinais, combatendo a diarreia e aliviar a irritação do sistema digestivo, após uma indigestão, ou intoxicação alimentar.
 
Isso é comprovado por estudos científicos, que sugerem que a carqueja possui flavonoides que agem como protetores do fígado contra as toxinas, impedindo que estas sejam absorvidas.
 
Fonte R7

Lentes de contato ‘devoram’ olho de professora

Jacqueline de Stone, de 42 anos, teme que
 infecção no olha possa voltar
Médicos demoraram um mês para diagnosticar infecção que resultou na remoção do globo ocular
 
A professora de matemática Jacqueline de Stone, de 42 anos, que mora em Essex, na Inglaterra, teve seu olho esquerdo ‘devorado’ depois de usar lentes de contato.
 
Ao sentir-se desconfortável, Jacqueline tentou retirar as lentes. No entanto, uma delas ficou presa em seu olho esquerdo, segundo o tabloide The Sun.
 
Sua visão ficou turva e, imediatamente, ela foi parar no hospital. Lá, o médico receitou um colírio para amenizar o problema.
 
Porém, a professora explica que após a aplicação do remédio na área afetada, uma bolsa de pus começou a se formar no olho.
 
Depois de passar por três hospitais durante um mês, Jacqueline foi diagnosticada com uma infecção ocasionada pelo Fusarium — fungo que afeta a córnea causando secreção, inchaço, dor, sensibilidade à luz e, por fim, cegueira. O problema atingiu 70 nervos do globo ocular.
 
Com isso, os médicos foram obrigados a remover seu olho esquerdo. Mesmo após a cirurgia, a mulher teme que o problema possa voltar.
 
Fonte R7

Carnaval: beijo na boca pode transmitir doenças

Foliões que pretendem beijar várias bocas desconhecidas devem
 ficar atentos com as doenças transmitidas pelo beijo
Herpes, dor de garganta e mononucleose são alguns dos problemas que podem atingir os foliões
 
O Carnaval é uma festa que envolve samba, agito, bebida alcoólica e muita paquera. Mas, os foliões que pretendem beijar várias bocas desconhecidas devem ficar atentos com as doenças transmitidas pela saliva. O alerta é da Dra. Nancy Bellei, professora do departamento de Infectologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
 
— A boca é um local repleto de bactérias, por isso um simples beijo pode resultar em diversas doenças. A mais comum é a mononucleose infecciosa, popularmente conhecida como 'doença do beijo'.
 
Apesar de comum, nem todo indivíduo que entra em contato com o vírus Epstein-Barr vai manifestar os sintomas da doença, às vezes, ela passa despercebida. Mesmo assim, vale o cuidado. De acordo com o infectologista Dr. Ralcyon Teixeira, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, os primeiros sinais costumam aparecer entre sete e 14 dias após o contato com a pessoa infectada.
 
— O início da doença é marcado por febre, indisposição e dor de garganta. Depois, surgem ínguas na região do pescoço, manchas vermelhas pelo corpo, perda de apetite e enjoo. O quadro também pode evoluir para aumento do fígado e do baço.
 
A boa notícia é que, segundo a médica da Unifesp, o vírus Epstein-barr é como o da catapora, caxumba e rubéola, ou seja, só se pega uma vez na vida. E, como na maioria das viroses, não há medicamento específico para tratar a mononucleose. A recomendação dos especialistas é repouso, uso de analgésico, antitérmico e anti-inflamatório, hidratação e boa alimentação.
 
Outras doenças
Não é só a mononucleose que pode ser transmitida pelo beijo. O infectologista do Emílio Ribas lembra que gripe, resfriado, citomegalovirose, amidalite, faringite e herpes labial também podem surgir em meio à folia. De todas essas doenças, o herpes é mais fácil de ser identificado por causa das bolinhas de água explícitas na boca.
 
— Nesse caso, a orientação é manter distância dessas lesões cheias de vírus. Além disso, pessoas doentes, em geral, não devem compartilhar copos e talheres, precisam lavar as mãos com frequência e cobrir a boca com lenço ao tossirem.
 
A cirurgiã-dentista Dra. Marília Vanzelli, de São Paulo, avisa que os foliões que pretendem beijar muito na boca devem ficar atentos aos procedimentos básicos de higiene, que envolve “escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e visitar o dentista regularmente”.
 
Para driblar o “bafo de onça” e lascar um beijo com gostinho agradável, a dentista ensina:
 
— Como a língua é a principal causa do mau hálito, o segredo é escová-la todos os dias. Além disso, o uso de enxaguatório bucal contribui para um cheiro e gosto agradável na boca. No entanto, jamais deve substituir a escovação.
 
Fonte R7

SP fiscaliza consumo de álcool por menores no carnaval

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo anunciou nesta quinta-feira uma operação para fiscalizar a venda e o consumo de álcool para menores de idade no carnaval.
 
A ação, em parceria com agentes de Vigilância Sanitária estadual e municipal e Procon-SP, começa na sexta (08) e vai até terça-feira (12).

Segundo comunicado da secretaria em sua página na internet, os ficais deverão estar em grande parte à paisana e fiscalizar bailes de carnaval, casas noturnas, bares e outros estabelecimentos situados em ruas por onde passam blocos, cordões e trios elétricos carnavalescos.

Os agentes irão inspecionar o sambódromo do Anhembi e imediações. Segundo a secretaria, funcionários do local, onde acontecem os desfiles das escolas de samba da capital, receberam treinamento por parte da Vigilância Sanitária Estadual na semana passada.

A fiscalização também será intensificada em quiosques de praia e nos estabelecimentos de cidades do litoral sul e norte de São Paulo. Além do álcool, os fiscais ficarão atentos ao cumprimento da lei antifumo, que proíbe desde 2009 o tabagismo em ambientes fechados e de uso coletivo.
 
Fonte R7

Morre manicure que entrou em coma após lipoaspiração

A manicure Nayara Cristina Patracão, de 24 anos, que no mês passado sofreu complicações após fazer uma lipoaspiração na cidade de Descalvado, interior de São Paulo, morreu, na quinta-feira (07), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde de São Carlos, também no interior paulista, onde estava internada, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

Nayara ficou um mês em coma, respirando com a ajuda de aparelhos. Em nota, o hospital informou que “todos os procedimentos de reanimação foram tomados pelos médicos intensivistas de plantão, mas, em função do estado gravíssimo em que já se encontrava a paciente, não houve resposta”.

Nayara se internou na Santa Casa de Descalvado para a retirada de gordura na região das costas. Mas, segundo relato da equipe médica, ela teve um mal súbito seguido de parada cardíaca durante o procedimento.
 
A equipe médica chegou a reverter a parada cardíaca e encaminhá-la para a Casa de Saúde de São Carlos, para que ela pudesse ter uma melhor assistência. Nayara queria fazer a lipo porque engordara após o parto do filho mais novo, hoje com 8 meses. Ela tinha ainda uma filha de 4 anos.
 
Fonte R7

Idosos que consomem azeite de oliva têm menos chances de ter AVC

As propriedades nutricionais e terapêuticas do azeite vêm
 sendo demonstradas em vários trabalhos científicos
Azeite já foi associado à prevenção de diabetes, colesterol alto e pressão alta
 
Estudo realizado pela University of Bordeaux e pelo National Institute of Health and Medical Research (INSERM), na França, e publicado no periódico Neurology sugere que o consumo de azeite de oliva pode ajudar a prevenir AVC (acidente vascular cerebral) em pessoas mais velhas.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram os registros médicos de 7625 pessoas de 65 anos ou mais de três cidades da França: Bordeaux, Dijon e Montpellier. Nenhuma delas tinha histórico de AVC. O consumo de azeite de oliva extra-virgem foi categorizado como "sem uso", "uso moderado" - o uso do azeite apenas para cozinhar, temperar ou com pão - e "uso intenso".

Depois de pouco mais de cinco anos do começo da análise, houve a ocorrência de 148 AVC?s. Ao considerar dieta, prática de atividades físicas, índice de massa corpórea e outros fatores de risco para o acidente vascular cerebral, os estudiosos descobriram que aqueles que usaram regularmente o azeite de oliva para cozinhar e temperar tiveram 41% menos chances de ter um AVC, quando comparados a aqueles que nunca usavam o azeite. Apenas 1,5% dos idosos que consumiam azeite tiveram o acidente, contra 2,6% dos que nunca consumiam.

Em estudos anteriores, o azeite de oliva também já foi associado à prevenção de muitos fatores de risco cardiovascular, como diabetes, pressão alta, colesterol alto e obesidade.
 
O que há de especial no azeite?
As propriedades nutricionais e terapêuticas do azeite vêm sendo demonstradas em vários trabalhos científicos. Há muitas evidências de que esse tipo de gordura pode ter efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares e do câncer, principalmente o azeite não refinado ou virgem.

Ele é praticamente isento de gordura saturada e contêm, além da típica gordura monoinsaturada, presente em todos os tipos de azeite, altas concentrações de vitamina E, beta caroteno e polifenóis, como explica a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva. Essa associação de compostos parece ser a responsável pela sua atividade antioxidante e antiinflamatória.

Entre os óleos de oliva encontrados nos supermercados, aqueles produzidos pela presa direta ou centrifugação são ditos virgem ou extravirgem e se distinguem pelo seu alto conteúdo de polifenóis (150 a 350mg/kg) em comparação aos azeites refinados que, apesar de também serem fontes de gorduras monoinsaturadas, são pobres em polifenóis.

O azeite pode ser utilizado à temperatura ambiente, como pode ser aquecido em alimentos cozidos. Só não vale fritar ou abusar de temperaturas altas, pois quanto maior o calor, maiores as perdas dos seus compostos benéficos Apesar de tantos benefícios, o azeite é tão calórico quanto à banha de porco. Fornece 9 calorias por grama do produto e pode adicionar muitas calorias ao cardápio de uma pessoa, inviabilizando seus planos de alcançar ou manter um peso ideal.
 
Fonte Minha Vida

Até 15% das vítimas de mini-AVC sofrem AVC completo dentro de três meses

avced.jpgEspecialistas recomendam buscar médico ao menor sinal do problema
 
De acordo com a Organização Mundial do AVC (WSO), 15 milhões de pessoas sofrem um AVC todos os anos e, dessas, quase seis milhões não sobrevivem. Grande parte delas, entretanto, sofre um AVC incompleto, chamado de ataque isquêmico transitório (AIT) meses antes, e não procura ajuda. Isso é o que mostra um artigo de neurologistas da Loyola University Medical Center publicado nesta quarta-feira (6) no Expert Review of Neurotherapeutics.

Diferente de um derrame completo, o AIT ocorre quando o fluxo sanguíneo para alguma parte do cérebro é interrompido durante um período de uma ou duas horas. Nos primeiros minutos, os sintomas mais comuns são perda temporária da visão, dificuldade para falar, fraqueza de um lado do corpo e formigamento. Paralisia temporária da língua e de uma parte da face também pode acontecer. No AVC completo, por outro lado, o entupimento ou rompimento de vasos que levam sangue ao cérebro provoca paralisia da área cerebral que ficou sem circulação adequada e, se nada for feito, o paciente pode morrer.

Os pesquisadores descobriram que, embora os sintomas do AIT sejam passageiros, de 10 a 15% das vítimas sofrem um AVC completo dentro de três meses e 40% desses derrames começam nas próximas 24 horas. Entretanto, buscar um médico aos primeiros sintomas do AIT pode reduzir o risco de acidentes vasculares cerebrais. Estudos apontam uma diminuição de até 80% na probabilidade de se ter um AVC completo. Embora esses estudos não sejam conclusivos, mostram qual é a atitude mais recomendada diante do problema: procurar ajuda médica.

Um dos principais gatilhos para os AITs é a aterosclerose, acúmulo de placas nas paredes das artérias coronárias.
 
Confira a seguir como evitar esta e outras causas do derrame:
 
Pressão alta - Foto: Getty ImagesPressão alta
A pressão alta ocupa o topo do ranking de maiores causas de acidente vascular cerebral. O neurologista André Lima explica que as paredes internas das artérias sofrem traumas por causa do fluxo do sangue mais forte. "Esses traumas formam pequenos ferimentos nas paredes, que podem obstruir a passagem do sangue (AVC isquêmico) ou romper a parede da artéria (AVC hemorrágico)", explica. É possível, entretanto, controlar a hipertensão com medicação e hábitos saudáveis, como reduzir o consumo de sal da alimentação e praticar exercícios.
 
Tabagismo - Foto: Getty ImagesTabagismo
Substâncias do cigarro fazem com que a coagulação do sangue aumente. Com isso, o sangue fica mais grosso e fluxo nas artérias, por sua vez, fica prejudicado, aumentando as chances de um derrame.
 
"Pessoas que fumam e usam contraceptivos orais têm riscos maiores ainda, pois os hormônios dos anticoncepcionais também interferem na coagulação sanguínea", explica André Lima.
 
Diabetes - Foto: Getty Images Diabetes
O excesso de glicose no sangue - característica do diabetes - aumenta a coagulação do sangue e o deixa mais viscoso. "Isso diminui o fluxo de sangue das artérias e pode levar a um AVC", conta André Lima. Além disso, é comum que pessoas com diabetes também apresentem sobrepeso, colesterol alto e pressão alta - todos fatores de risco de derrame cerebral. Mas vale lembrar que esses problemas - inclusive diabetes - podem ser controlados com tratamento médico regular e hábitos de vida saudáveis.
 
Doenças do coração - Foto: Getty ImagesDoenças do coração
De acordo com o neurologista André Lima, arritmias cardíacas podem formar pequenos coágulos dentro das artérias e veias do coração. "Esses coágulos podem ser enviados às artérias cerebrais, provocando um AVC isquêmico", explica.

O neurologista Maurício Hoshino, do Hospital das Clínicas, de São Paulo, também lembra que há uma série de problemas do coração que podem atrapalhar o fluxo sanguíneo e aumentar as chances de derrame. "Um deles é o Forame Oval Patente (FOP), uma má formação do coração que atinge 15% da população e faz com que coágulos que deveriam ser filtrados pelo pulmão permaneçam na circulação, aumentando o risco de AVC, inclusive, em jovens", explica.
 
Colesterol e coração - Foto: Getty ImagesColesterol alto
O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e endurecimento das artérias. "Placas de colesterol e conteúdos gordurosos se depositam lentamente na artéria, fazendo com que ela se feche aos poucos e impeça a passagem de fluxo sanguíneo", explica Maurício Hoshino.
 
Esse processo provoca arteriosclerose - endurecimento das artérias - e prejudica a oxigenação do cérebro, aumentando o risco de AVC.
 
Sedentarismo e obesidade - Foto: Getty ImagesSedentarismo e obesidade
A prática de exercícios físicos é fundamental para controlar praticamente todos os fatores de risco de AVC. Por outro lado, a falta desse hábito e a obesidade só aumentam as chances.
 
"Pressão alta, colesterol elevado, diabetes e doenças cardíacas são complicações decorrentes do excesso de peso e precisam ser prevenidas e controladas com bons hábitos, o que inclui atividade física regular", alerta Maurício Hoshino.
 
Má alimentação - Foto: Getty ImagesMá alimentação
Uma vez que diabetes, colesterol, obesidade e hipertensão aumentam as chances de AVC, todos os cuidados para controlar essas doenças servem de prevenção - e a alimentação ganha destaque.
 
 Fazer uma dieta balanceada, moderar o consumo de sódio (para pressão alta), evitar alimentos ricos em colesterol e gorduras saturadas (frituras), controlar o consumo de açúcar (para diabetes) são alguns dos hábitos que devem fazer parte da rotina.

AVC - Foto: Getty ImagesSintomas do AVC
Quem sofrer um AVC do tipo isquêmico (com incidência três vezes maior que o tipo hemorrágico) tem até quatro horas e meia para ser socorrido e reduzir o risco de sequelas ou risco de morte, como explica o neurologista Maurício Hoshino. "É possível perceber os sintomas através da sigla SAMU, que significa dar um Sorriso, para verificar desvios na boca; tentar dar um Abraço, para ver se há dificuldade de levantar os braços e tentar cantar uma Música, para ver se há dificuldade de fala e processamento do cérebro", conta.

Infelizmente, Hoshino conta que menos de 5% dos pacientes que frequentam o Hospital Santa Catarina e Hospital das Clínicas, onde ele trabalha, chegam antes do período de quatro horas.
 
Fonte Minha Vida

UFCSPA - Porto Alegre abre processo seletivo

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) publicou edital n° 06/2013 de processo seletivo para contratação de Professor Auxiliar, por tempo determinado. As duas vagas disponibilizadas são destinadas para o Departamento de Nutrição na área de Cozinha Internacional e para o Departamento de Métodos Diagnósticos na área de Radiologia.
 
A remuneração será de R$ 2.700,51 em jornada de trabalho de 20 horas semanais e de R$ 3.137,18 em regime de 40 horas semanais.
 
Inscrições: serão realizadas pessoalmente ou por procuração, com firma reconhecida, no Protocolo da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, à Rua Sarmento Leite, 245, Centro, Porto Alegre - RS, no horário das 09 às 17 horas, até o dia 15 de fevereiro de 2013.
 
A taxa de participação é de R$ 100,00 para regime de 40 horas e de R$ 75,00 em jornada de 20 horas. A guia de pagamento deverá ser obtida na Internet em www.tesouro.fazenda.gov.br SIAFI, Guia de recolhimento da União, Impressão - GRU Simples, Unidade Favorecida: Código 154032, Gestão 15270, Recolhimento Código 28883-7, Número de Referência: CPF do Candidato.
 
Provas: o certame será constituído das seguintes provas:
 
1. Prova Escrita.
 
2. Prova Didática.
 
3. Defesa da Produção Intelectual.
 
4. Prova Prática.
 
5. Exame de Títulos.
 
As provas serão realizadas a partir do dia 01 de março de 2013. Data, hora e local de realização será divulgado no site www.ufcspa.edu.br em até 30 (trinta) dias após a publicação deste Edital no Diário Oficial da União.
 
O prazo de validade do Concurso é de 01 (um) ano, renovável por mais 01(um) ano, a critério da UFCSPA

Concurso UFRJ 2013

A Universidade Federal do Rio de Janeiro divulgou no Diário Oficial da União o edital nº 28/2013, que promove a abertura de concurso público para o provimento de vagas no magistério superior (Professor Classe Auxiliar).
 
Estão sendo oferecidas 311 vagas para docentes com habilitação para atuar em áreas como Tecnologia Ambiental, Planejamento e Controle de produção, Materiais Poliméricos, Bioquímica / Biologia Estrutural, Biologia Vegetal, Ciência da Computação, Física, Química, Matemática, , Microbiologia, Enfermagem (diversas especialidades), Engenharia (diversos ramos), Gastronomia, Culinária, Linguística, Filologia, Anatomia Vegetal, Etnologia e várias outras.
 
A remuneração oferecida varia em função da carga horária (20, 40 horas semanais ou DE) e da titulação, podendo chegar a até R$ 8.049,77, para professores com Doutorado, acrescido de Auxílio Alimentação, Auxílio Pré-escolar e Auxílio Saúde.
 
As inscrições serão efetuadas via internet por meio do sítio eletrônico do concurso (http://concursos.pr4.ufrj.br) até o dia 08 de março de 2013, considerando-se o horário oficial de Brasília-DF. O valor da taxa de inscrição oscila entre R$ 50,00 e R$ 80,00.
 
Para efetivar a inscrição, o candidato, ou o seu procurador, deverá comparecer dentro do período previsto à Unidade

Acadêmica à qual está vinculada a vaga que concorre (conforme listagem e endereços do edital), para entregar os seguintes documentos:
 
a) Curriculum Vitae em 5 (cinco) vias;

b) Memorial em 5 (cinco) vias, acompanhado de comentário que permita ajuizar a significação dos títulos e trabalhos a eles atribuída pelo próprio candidato; e

c) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição.
 
O edital prevê que o concurso público será realizado em etapa única, com fases que visarão medir as habilidades e os conhecimentos necessários ao desenvolvimento das atribuições do cargo/setorização. Essas fases serão realizadas em conformidade com a Resolução No 11/2010 - CONSUNI (artigos 12 a 18).
 
O prazo de validade do concurso será de um ano contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Cotriguaçu (MT) divulga edital de processo seletivo

No município mato-grossense de Cotriguaçu, a Prefeitura divulgou oficialmente o edital 001/2013, que estabelece a abertura do processo seletivo. O certame tem como objetivo o preenchimento de 115 vagas, sendo 49 imediatas e 66 para cadastro reserva de níveis fundamental, médio e superior.
 
Cargos
Professor, Merendeira/Zeladora, Apoio Operacional, Agente de Recreação, Auxiliar Administrativo, Técnico em Enfermagem, Serviços Gerais, Professor (Auxiliar de Sala de Educação Infantil), Técnico Administrativo Educacional, Apoio Operacional, Psicólogo, Motorista, Agente Administrativo, Agente de Recreação, Tratorista, Auxiliar Administrativo, Veterinário, Pedreiro, Motorista de Grande Porte, Operador de PC, Operador de Retroescavadeira, Operador de Motoniveladora, Office-boy/menor aprendiz de 14 a 17 anos, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente de Combate à Dengue, Farmacêutico/Bioquímico, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Odontólogo, Enfermeiro, Motorista, Auxiliar de Serviços Gerais, Apoio Operacional, Serviços Gerais, Técnico Administrativo Educacional, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Odontológico e Auxiliar em Enfermagem. A remuneração oferecida varia entre R$ 678,00 e R$ 2.504,15, por jornada de trabalho de 25, 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 18 de fevereiro à 01 de março de 2013, das 08h às 11h00min, na prefeitura de Cotriguaçu, localizada na Avenida 20 de Dezembro, 725 - centro no município de Cotriguaçu - MT. A taxa de inscrição cobrada é de R$ 10,00 (Nível fundamental), R$ 15,00 (Nível médio) ou R$ 20,00 (Nível superior).
 
Documentação a ser entregue no ato da inscrição:
Cópia do Documento de Identidade;

Cópia do CPF;

Cópia do Comprovante de Escolaridade compatível ao cargo a que vai concorrer;

CNH na categoria compatível ao carro a que vai concorrer;

Comprovante de recolhimento da taxa de inscrição nos valores discriminado;

A guia de pagamento da taxa será fornecida pelo Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal para recolhimento bancário prévio.
 
Prova
As provas escritas estão previstas para serem realizadas no dia 10 de março de 2013, em local a ser divulgado, das 09h00min às 11h00min. O gabarito será divulgado a partir das 12:00 do dia 11 de março de 2013.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Erval Velho - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Erval Velho, Estado de Santa Catarina, lançou os editais n°s 001 e 002/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 793,73 a R$ 9.800,00 e as jornadas de trabalho serão de 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Social, Motorista, Operador de Máquinas, Agente de Serv. Gerais I e II, Médico Generalista e Auxiliar de Saúde Bucal.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2013, na Prefeitura Municipal de Erval Velho (SC), localizada na Rua Nereu Ramos, 204, Centro, na cidade de Erval Velho (SC). Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 para os cargos de Médico Generalista e Assistente Social, R$ 25,00 para Motorista, Operador de Máquinas e Auxiliar de Saúde Bucal e de R$ 15,00 para Agente de Serviços Gerais I e II.

Provas
O certame será realizado sob a responsabilidade da empresa “APRENDER.COM” – Cursos e Treinamentos, sediada em Joaçaba-SC, que aplicará provas escritas (objetivas) na Escola Básica Municipal César Avelino Bragagnolo (rua Honorato Vieira, nº 1073, na cidade de Erval Velho - SC) na data prevista de 10 de março de 2013 no horário das 09:00 horas. O candidato deve estar no local 30 minutos antes do início das provas.

O gabarito Oficial referente a prova objetiva será divulgado a partir das 09 horas do primeiro dia útil após a realização da referida prova, no endereço eletrônico www.aprendersc.com.br e no Mural da Municipalidade.

Validade
O certame e respectivo resultado terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso haja necessidade e interesse público.

Processo Seletivo SESAU Campo Grande - MS 2013

A Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (SESAU), Estado do Mato Grosso do Sul, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo visando contratar profissionais para lotação nas unidades de saúde da cidade. Das 60 vagas disponibilizadas, 10 são para médicos com carga horária de 20h semanais, 40 para médico plantonista, com carga horária de 12h semanais e 10 vagas para médico do Programa de Saúde Familiar (PSF), com 40h semanais.
 
Inscrição: Os candidatos interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever até o dia 19 de fevereiro, das 8h00 às 11h00 e das 13h30 às 17h00, no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública, localizada na Rua Bahia, n. 280, Bairro Jardim dos Estados.
 
A Seleção será feita em apenas uma etapa curricular, sendo considerado aprovado quem tiver nota igual ou superior a 50 pontos.
 
O prazo de validade da seleção será de 6 (seis) meses, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser renovado por igual período.

Prefeitura de Duas Barras (RJ) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Duas Barras, estado do Rio de Janeiro, lançou na imprensa oficial dos municípios edital de processo seletivo para a contratação temporária de Técnicos com disponibilidade para atuar na Secretaria Municipal de Educação. O certame está oferecendo 8 vagas de nível médio/técnico e superior.
 
O vencimento pode chegar a R$ 1.155,40, com carga horária de 20, 22 e 40 horas semanais, lembrando que 5% das vagas oferecidas estão reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Professor (Braille e Libras), Fonoaudiólogo, Psicólogo, Técnico em Informática e Nutricionista.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever até o dia 18 de fevereiro de 2013, das 09:00 às 17:00 horas na Secretaria Municipal de Educação, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 97, Centro, Duas Barras/RJ.
 
Deverão ser apresentados os seguintes documentos no ato da inscrição:
 
Original e fotocópia do Título de Eleitor (para brasileiros natos ou naturalizados);

Original e fotocópia da Cédula de Identidade;

Prova de quitação com a justiça eleitoral; e, quando couber, com o serviço militar (para brasileiros natos ou naturalizados);

Original e Fotocópia do CPF;

Três vias do curriculum vitae ou Plataforma Lattes abrangendo títulos acadêmicos, atividades didáticas, atividades científicas,

profissionais e/ou artísticas, sendo apenas uma via acompanhada dos documentos comprobatórios.
 
Prova
A seleção será constituída de análise de títulos e currículos.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável por igual período.

Vagas de estágio na Procuradoria da Fazenda Nacional (MG)

A Procuradoria da Fazenda Nacional de Minas Gerais - PFN/MG publicou o edital para realização do seu 1° concurso/2013 visando o preenchimento de 17 vagas, mais cadastro de reserva para estágio na área Jurídica. A bolsa-auxílio oferecida varia de R$ 364,00 a R$ 650,00, em carga horária de 20, 25 e 30 horas semanais.
 
As inscrições poderão ser feitas através do e-mail apoio.escola.mg.pgfn@pgfn.gov.br. O candidato também poderá se dirigir à sede do Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional em Minas Gerais, nos dias úteis até o dia 25 de fevereiro, das 10h00 ao 12h00 e das 14h00 às 17h00, na Rua Carvalho de Almeida, nº 13, Sala 807, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte.
 
A seleção será realizada por meio de uma única prova aberta, a ser realizada em 26 de fevereiro de 2013, às 14 horas, no Centro de Altos Estudos da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, Rua Carvalho de Almeida, nº 13, Sala 807, Bairro Cidade Jardim, Belo Horizonte.
 
O resultado preliminar da seleção será divulgado no local de inscrição até o dia 1 de março de 2013 e o resultado final publicado na página virtual da PGFN (www.pgfn.fazenda.gov.br) e em mural no local da inscrição.
 
O concurso terá validade por 3 (três) meses.

Prefeitura de Rodeiro (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, estado de Minas Gerais, publicou através do Diário Oficial dos Municípios edital nº 004/2013 para realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação temporária e formação de quadro de reserva para futuras contratações de Auxiliar de Agente no combate às Dengue, com remuneração de até R$ 678,00.
 
A inscrição será realizada apenas no dia 14 de fevereiro de 2013, das 13:00 às 14:00 hs, na Prefeitura Municipal.

Os serviços a serem prestados são aqueles constantes das atribuições dos respectivos cargos contidas no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, com carga horária de 40 horas horas semanais.

O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Prefeitura de Rodeiro (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Rodeiro, estado de Minas Gerais, publicou através do Diário Oficial dos Municípios edital nº 004/2013 para realização de processo seletivo. A seleção visa a contratação temporária e formação de quadro de reserva para futuras contratações de Auxiliar de Agente no combate às Dengue, com remuneração de até R$ 678,00.
 
A inscrição será realizada apenas no dia 14 de fevereiro de 2013, das 13:00 às 14:00 hs, na Prefeitura Municipal.

Os serviços a serem prestados são aqueles constantes das atribuições dos respectivos cargos contidas no Plano de Carreira dos Servidores Públicos Municipais, com carga horária de 40 horas horas semanais.

O prazo de contratação será pelo período de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

Prefeitura de Lagoa da Prata (MG) oferece vagas

A Prefeitura de Lagoa da Prata, no estado de Minas Gerais, abriu seleção para contratar temporariamente Médicos da Unidade Básica de Saúde.

As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG, de 8:00 às 11:00 horas e de 13:00 às 17:00 horas, até o dia 14 de fevereiro de 2013.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 16 de fevereiro de 2013, das 14 às 17 horas, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, em Lagoa da Prata-MG.

Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Lagoa da Prata e no site www.lagoadaprata.mg.gov.br.

Prefeitura de Seringueiras (RO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Seringueiras, estado de Rondônia, publicou o edital 001/2013 de processo seletivo, com a finalidade de prover 67 vagas em cargos de níveis médio/magistério e superior, com salário de até R$ 7.400,00.

As vagas são para Professor (Pedagogo, Letras, Educação Física, Matemática, Biologia e Nível Médio), Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Médico ( Clínico Geral, Pediatra e Ginecologista), Odontólogo e Enfermeiro.

Inscrições
A inscrição deverá ser efetuada gratuitamente até o dia 15 de fevereiro de 2013, na Secretária Municipal de Educação - SEMEC, situada na Av. Jorge Teixeira, 1.118 – Centro – Seringueiras-RO, das 7:30 as 13:00 horas, de segunda a sexta-feira, exceto, sábado, domingo e feriado. Deverão ser entregues no ato da inscrição os seguintes documentos:

Cédula de Identidade Civil ou Profissional;

Certificado ou declaração de término pela faculdade com o histórico com habilitação no curso correspondente;

Comprovante de residência atualizado;

Os demais documentos (Certificados) para avaliação de títulos para pontuação.
Provas
O processo seletivo será constituído de análise de títulos.
 
A classificação definitiva dos candidatos será divulgada provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2013, no mural da Prefeitura, da Câmara municipal e no Diário Oficial do Estado de Rondônia.

Validade
O processo seletivo será válido por seis meses, a partir da publicação do decreto de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) publicou edital de concurso público para provimento de um cargo de Professor Adjunto para lecionar na área de História da América. A remuneração oferecida é de R$ 5.497,00, por jornada de 40 horas semanais.
 
A inscrição será realizada no período de 20 de Fevereiro a 04 de Abril de 2013, na Secretaria do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, na Rua Doutor Francisco Portela, nº 1470, Patronato, São Gonçalo - RJ, entre 14 e 20 horas.
 
O concurso compreenderá das seguintes etapas: Prova escrita, Prova de Aula, e Julgamento de Títulos e Trabalhos.
 
A prova escrita será realizada na data prevista de 06 de maio de 2013, às 9horas, em locais e horários a serem divulgados.
 
A divulgação pela Comissão Examinadora do resultado final do concurso ocorrerá até o dia 13 de Maio de 2013, na Secretaria do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ..
 
O concurso terá validade de 2 anos a contar da data de publicação no DOERJ, podendo ser prorrogado por mais 2 anos.

Prefeitura de Vitória - ES abre vagas para médicos

A Prefeitura de Vitória, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Administração, publicou edital n° 001/2013 de processo seletivo, em caráter de urgência, para a contratação temporária de médicos em diversas especialidades. As vagas são para as Unidades Básicas de Saúde, Prontos-Atendimentos e Centro de Referência de Especialidades.

As demandas existentes no município são para clínico geral diarista, clínico geral plantão, geriatra, infectologista, neurologista, oftalmologista, pediatra diarista, pediatra plantão, proctologista, psiquiatra e médico para o Programa Saúde da Família (PSF).

Os vencimentos para esses profissionais vão até R$ 7.341,90, acrescido de incentivo ao desempenho variável. A carga horária para a maioria das especialidades é de 20 horas semanais, com exceção dos médicos plantonistas (100 horas mensais) e os do PSF (40 horas por semana).

A inscrição será realizada exclusivamente por meio da internet, no endereço eletrônico www.sistemasrh.vitoria.es.gov.br/pssonline, a partir das 10h do dia 08 de fevereiro até às 23h59min do dia 19 de fevereiro de 2013, horário oficial de Brasília/DF.

As inscrições somente serão confirmadas após o candidato entregar um envelope, devidamente lacrado e identificado com o nome e a função do candidato contendo a cópia do comprovante de inscrição assinado e os documentos exigidos. Em seguida, o candidato deverá entregar este envelope no guichê de atendimento da Gerência de Recrutamento, Seleção e Registro da Secretaria de Administração, localizado no Palácio Municipal, na avenida Beira-Mar. A Semad vai receber esta documentação nos dias 20 e 21 de fevereiro, das 9 às 17 horas.

Para quem não tem acesso à internet, será disponibilizado um microcomputador no Posto de Atendimento nos dias 14, 15, 18 e 19 de fevereiro, das 9 às 17 horas.

O certame será realizado em etapa única, a saber, a Avaliação de Títulos. Divulgada a homologação do resultado final, a seleção terá validade de 18 meses, podendo ser prorrogada.

IFRS abre processo seletivo

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) lançou edital n° 3/2013 de processo seletivo com a finalidade de contratar Professores Substitutos para o Ensino Básico Técnico e Tecnológico. São ofertadas duas vagas nas áreas de Libras- Educação e de Zootecnia para o campus Bento Gonçalves.
 
Os interessados terão até o dia 26 de fevereiro para fazer suas inscrições, nos dias úteis, das 08 h às 11 horas e das 14 h às 17 horas, no Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Federal Rio Grande do Sul - Campus Bento Gonçalves - localizado na Av. Osvaldo Aranha, Nº. 540, em Bento Gonçalves - RS.
 
Seleção e validade
Os candidatos inscritos serão avaliados através de análise do Curriculum Vitae e entrevista, prevista para ser realizada no dia 1º de março de 2013 com horários a serem publicados nos murais do Campus Bento Gonçalves no dia 27 de fevereiro de 2013 a partir das 18 horas e na página do Instituto Federal Rio Grande do Sul na Internet: www. bento.ifrs.edu.br.
 
A jornada de trabalho dos contratados será de 40 horas semanais, com salários de R$ 2.215,54 a R$ 3.825,89.
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 02 (dois) anos, a contar da data de homologação do resultado final.

Processo Seletivo Prefeitura de Primavera de Rondônia - RO

A Prefeitura Municipal de Primavera de Rondônia, Estado de Rondônia, está com processo seletivo aberto, norteado pelo edital edital n° 002/2013. O certame disponibiliza uma vaga para o cargo de Psicólogo com carga horária de 40 horas semanais, para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com remuneração de R$ 1.458,00.
 
Inscrição: Os interessados em participar da seleção deverão entregar o currículo em mãos em envelope que será lacrado após a conferência dos originais, até dia 15 de fevereiro de 2013, na SEMEC - Secretaria Municipal de Assistência Social, Rua: Tancredo Neves nº 3766, CEP 76.976-000 - Primavera de Rondônia - RO, no horário de expediente (07:30 - 13:30).
 
Seleção: Todos os inscritos serão avaliados por Análise Curricular e Entrevistas individuais ( caso seja necessário). O resultado final será publicado no dia 25 de fevereiro de 2013, no átrio da Prefeitura.

Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins abre várias vagas para Facilitadores e Tutores

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins abriu processo seletivo (edital nº 5/2013) destinado à contratação de 9 servidores para ocupar as funções de Facilitador (6) e Tutor do Curso de Formação Inicial para Agentes Comunitários de Saúde (3). A remuneração é de até R$ 40,00 por hora/aula.
 
A inscrição será gratuita e estará aberta até o dia 01 de março de 2013, das 08h00min às 12h00min e das 14h00min às 18h00min. Para participar, o interessado deverá preencher a ficha de inscrição, disponível no endereço eletrônico www.saude.to.gov.br, enviando-a juntamente com a documentação, pelo correio (via sedex) para o seguinte endereço: Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde- ETSUS/Palmas, situada na Quadra 606 Sul, Alameda Portinari, Lote APM 07, CEP: 77022062, Palmas TO, até o dia 01 de março de 2013.
 
Para o cargo de Facilitador, o processo seletivo será composto por: Análise Curricular, Apresentação de Micro-Aula e Oficina Técnica Pedagógica. Já para o cargo de Tutor, a seleção será feita por meio da Análise Curricular, Entrevista/Carta de Intenção e Capacitação Pedagógica.
 
O resultado de cada uma das etapas do processo seletivo será divulgado no endereço eletrônico da Secretaria de Saúde - www.saude.to.gov.br.
 
A micro aula e a entrevista serão realizadas em:
 
Palmas - 11 e 12 de março de 2013;

Peixe - 14 e 15 de março de 2013;

Araguaína - 21 e 22 de março de 2013.
 
A capacitação técnica pedagógica será realizada posteriormente, com os candidatos aprovados na micro aula, que serão contatados via email e telefone por servidores da Diretoria Geral da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde/Diretoria de Ensino Profissional/Coordenação de Cursos Básico para informação da data da capacitação.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 30 de abril de 2013, no site da Secretaria de Estado da Saúde.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contado da data de divulgação do resultado final no Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

Falsificação de remédio pode ser considerada crime hediondo

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 4553/12, do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), que classifica como crime hediondo a corrupção, a adulteração ou a falsificação de alimentos ou remédios.
 
A proposta altera a Lei dos Crimes Hediondos (8.072/90), que hoje prevê essa classificação para delitos como homicídio e estupro.
 
Atualmente, a falsificação de substâncias ou alimentos destinados a consumo é punida com base no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40), com reclusão de quatro a oito anos e multa.
 
Caso se torne hedionda, a pena para a prática deverá ser inicialmente cumprida em regime fechado e é insuscetível de anistia, graça, induto ou fiança.
 
Valdir Colatto argumenta que a falsificação de medicamentos pode acarretar a morte de diversos pacientes. “Trata-se de um crime covarde e monstruoso. Merece um tratamento legal mais rigoroso, a fim de desestimular sua prática e de punir adequadamente os criminosos”, afirma o deputado.
 
Fonte SaudeWeb

Repasse de verba para saúde pode levar em conta IDH do município

O Projeto de Lei Complementar 207/12, em análise na Câmara, cria dois novos critérios para o repasse de recursos federais para estados, municípios e o Distrito Federal aplicarem em saúde: a proporção da população que é usuária de planos de saúde e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da localidade beneficiada.
 
Hoje, a distribuição desses recursos leva em consideração o perfil demográfico da região; o perfil epidemiológico da população a ser coberta; a rede de saúde na área, inclusive seu desempenho no período anterior e a previsão de investimentos; a participação do setor de saúde nos orçamentos estaduais e municipais e o ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo (Lei 8.080/90).
 
A Lei Complementar 141/12 que regulamentou a Emenda 29 não revogou esses critérios, esclarece o autor do projeto, deputado Renan Filho (PMDB-AL).
 
O parlamentar acredita que as novas regras ajudarão a promover a equidade na distribuição dos recursos para a saúde. Hoje, aproximadamente 50 milhões de brasileiros têm planos de saúde privados. Além disso, o índice de utilização do Sistema Único de Saúde (SUS) é maior no interior do que nas capitais.
 
A subcomissão especial que discutiu a reestruturação do SUS, acrescenta Renan, constatou que, nas capitais, 57% das pessoas dependem do sistema público; no interior esse índice sobre para 81,4%. “Nesse contexto, o SUS precisa considerar as diferentes proporções das populações de Estados e de Municípios que são usuárias de planos de saúde.”
 
Já a utilização do IDH como critério de repartição de recursos fortaleceria a equidade no sistema público de saúde. “Os locais com maiores necessidades poderiam receber atenção diferenciada, promovendo a redução das desigualdades no País.”
 
Fonte SaudeWeb

SinoBrasileiro renova certificado da ONA nível II

O SinoBrasileiro Hospital e Maternidade anuncia a renovação da segunda certificação pela ONA Nível 2, após a visita de auditoria do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
 
Esta certificação exige a devida habilitação do corpo funcional, requisitos de segurança para os clientes nas ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários, além de estrutura básica para garantir a assistência hospitalar.
 
Fonte SaudeWeb

Musculação pode auxiliar o tratamento de doenças

Musculação pode ser usada como tratamento
complementar para doenças como hipertensão,
osteoporose e problemas cardíacos
Exercício traz diversos benefícios também para a terceira idade
 
A cirurgia parecia ser a única solução para Elizabeth Michels tratar a hérnia de disco que lhe provocava dores e limitava os movimentos. Ela mal conseguia caminhar e tomava tantos remédios que chegou a ter problema estomacal.
 
— Minha geriatra já havia recomendado operar — conta a aposentada de 77 anos, que também sofre de hipertensão e osteoporose.
 
Tudo começou a mudar um ano atrás, quando Elizabeth passou a fazer musculação como terapia, com acompanhamento médico e de educadores físicos. Os resultados foram tão expressivos que a rotina semanal de exercícios inclui, atualmente, além de duas horas de musculação e uma de pilates, caminhadas pela praia, passeios de bicicleta e tarefas domésticas antes impraticáveis por causa da dor, como varrer a casa.
 
— Eu era toda dura. Agora até dispensei a empregada. Tenho apenas uma faxineira uma vez por semana — comemora ela.
 
A evolução chamou a atenção do marido Waldomiro, 78 anos, que também entrou na musculação.
— Melhorou tudo — diz Elizabeth, dando risadas.
 
Segundo o fisiatra Paulo Lima, a musculação pode ser usada como tratamento complementar para diversas doenças, como hipertensão, osteoporose e problemas cardíacos.
 
— Os exercícios, se bem feitos, trazem benefícios até para casos de artrose — afirma.
 
Uma das vantagens da musculação é que ela pode ser feita de acordo com a capacidade física de cada um.
 
— A musculação pode ser mais suave do que caminhar — explica o reumatologista José Maria Santarém, pioneiro em fisiatria no país.
 
Fonte Zero Hora