Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Alemanha descobre carne de cavalo em lasanha congelada

Acredita-se que a carne contaminada possa estar sendo
 vendida em até 16 países da UE
Fraude reforça proposta europeia de testar produtos de carne processada em todos os países do bloco  
 
A Alemanha anunciou nesta quinta-feira que identificou carne de cavalo em lasanha congelada sendo vendida como carne bovina – reforçando os pedidos para que a União Europeia (UE) realize testes continentais sobre a procedência da carne nos alimentos industrializados.
 
Segundo o governo alemão, a marca de lasanhas TiP estava sendo vendida pela rede de supermercados Real, que em seguida retirou os produtos de suas prateleiras.
 
Outras redes, incluindo Tengelmann e Rewe, estão agora realizando vistorias em seus produtos.
 
A mais recente descoberta de fraude na venda de produtos de carne processada reforçou a posição de executivos da União Europeia, que estão pressionando por testes aleatórios a partir de 1º de março em todos os países-membros do bloco.
 
O comissário de Saúde europeu, Tonio Borg, pediu que os testes durem três meses e incluam pelo menos 6,5 mil amostras de carne.
 
A finalidade seria detectar não apenas a venda enganosa de carne de cavalo, como também a presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório usado em equinos e proibido para consumo humano.
 
"Esta é uma crise de proporções europeias e precisa de soluções de proporções europeias."
 
Por enquanto, insistiu Borg, o problema “não é de saúde, mas de fraude”, ele disse. O ministro se reuniu na quarta-feira em Bruxelas com autoridades da Grã-Bretanha, França e outros países afetados.
 
“Esta é uma crise de proporções europeias e precisa de soluções de proporções europeias”, disse o ministro irlandês de Agricultura, Simon Coveney.
 
A proposta do comissário europeu será discutida por ministros do bloco na sexta-feira.
 
Risco compartilhado
Acredita-se que a carne contaminada possa estar sendo vendida em até 16 países da UE. O caso levantou a discussão sobre as complexidades da integração da cadeia alimentar no continente.
 
A Alemanha detectou carne equina em lasanha depois de ser alertada por Luxemburgo.
 
Na França, carne de cavalo foi encontrada em produtos da marca Picard e em lasanha congelada produzida pela Comigel. A empresa está sendo investigada tanto na França quanto na Suíça.
 
A Comigel forneceu carne moída às redes de supermercados britânicas Tesco e Aldi, e à fabricante de congelados Findus no país.
 
Após o início do escândalo, diversos varejistas nestes países começaram a remover de suas gôndolas produtos de carne processada.
 
A cadeia de fornecimento levou a comerciantes no Chipre e na Holanda, e de lá para abatedouros na Romênia. O país do Leste Europeu se defendeu de qualquer culpa pela fraude na identificação da carne equina.
 
“Existem fábricas e companhias na Romênia exportando carne de cavalo, mas tudo é feito dentro dos padrões, e a fonte deste tipo de carne é claramente identificada como carne de cavalo”, disse à BBC o primeiro-ministro romeno, Victor Ponta.
 
Origem
Entre as propostas surgidas a partir do escândalo está a identificação da origem, por país, da carne processada – a exemplo do que ocorre em relação à venda de carne fresca.
 
Entretanto, o custo de tal medida poderia gerar oposição de empresários da cadeia.
 
O correspondente da BBC em Bruxelas, Christian Fraser, disse que o regime de testes permitirá aos ministros europeus “ter uma ideia da escala do problema”.
 
“Espera-se que até o fim de março, quando os dados forem compilados, seja possível descobrir quantos de nós estamos comendo carne de cavalo sem saber”, disse o correspondente, “e se as garantias de que este é um problema de fraude, e não de saúde, são corretas.”
 
A agência francesa de proteção do consumidor publicará os resultados da sua própria investigação sobre o escândalo da venda de carne de cavalo por carne bovina.
 
O secretário de Meio Ambiente da Grã-Bretanha, Owen Paterson, endossou a realização de testes de DNA em todo o continente.

Fonte iG

Criação de espaço para consumo de drogas na França causa polêmica

'Sala de shoot' tem como objetivo fazer com que
consumo de drogas seja feito em boas condições
de higiene e sob supervisão
Medida do governo de François Hollande para permitir maior controle sobre condições de uso de entorpecentes divide opiniões
 
A decisão do governo francês de criar um espaço em que viciados possam consumir drogas está provocando grande polêmica no país e enfrenta críticas de autoridades médicas. O primeiro espaço para consumo de drogas, ou "sala de shoot", como é chamada no país, promessa de campanha do presidente François Hollande, será aberto em Paris neste semestre, segundo o governo.
 
Ele será inaugurado nas proximidades da estação de trem Gare du Nord, de onde parte e chega o Eurostar, que liga Paris a Londres, no 10° distrito de Paris. O local acolherá usuários de heroína, crack e cocaína, que trarão suas drogas ao local e poderão utilizá-las sem fornecer sua verdadeira identidade.
 
O objetivo é que as drogas possam ser consumidas em boas condições de higiene e sob a supervisão de funcionários de saúde, evitando novos casos de aids ou de hepatite C e overdoses.
 
Alguns especialistas ressaltam que o fato de existir supervisão médica no momento do consumo da droga pode incitar usuários a utilizar quantidades maiores e aumenta os riscos de overdose.
 
Controvérsia
O socialista Rémi Féraud, prefeito do 10º distrito, foi a única autoridade de bairro na capital a se candidatar para a abertura do local. Viciados em drogas, sobretudo injetáveis, costumam circular nos arredores da Gare du Nord e de outra estação de trem, a Gare de l’Est, nas proximidades.
 
Segundo o prefeito, são "centenas de toxicômanos que vagam pelas ruas" nesses locais. Para Féraud, o sinal verde dado pelo governo para a criação de um local de consumo de drogas "com riscos menores e enquadramento médico é uma excelente notícia".
 
Mas muitos não compartilham do entusiasmo do prefeito. A Academia Nacional de Medicina da França, que tem como função responder a questões do governo na área de saúde pública, divulgou um comunicado reiterando sua oposição à criação de salas de consumo de drogas.
 
Para a Academia de Medicina, a iniciativa pode contribuir para manter o vício do toxicômano em vez de tratar o problema da dependência química. "A França já possui estruturas para viciados facilmente acessíveis e que fornecem tratamentos de substituição à heroína, com a utilização da metadona", afirma a entidade.
 
Essas estruturas já existentes oferecem também acompanhamento psicológico e social para os viciados inscritos. "A medicina deve tratar e não manter as doenças. Os resultados de experiências de consumo livre de drogas em salas desse tipo em outros países não permitem tirar conclusões médicas positivas", afirma o psiquiatra Jean-Pierre Olié e membro da Academia de Medicina da França.
 
Críticas e exemplos internacionais
Segundo ele, experiências desse tipo em países como a Suíça, Holanda, Alemanha ou Canadá, não resultaram no aumento nem na diminuição do número de viciados, e também não levaram a um aumento no número de inscrições em programas de desintoxicação. A Suíça foi pioneira, em meados dos anos 80, na criação de locais de consumo livre de drogas.
 
Olié afirma ainda que a falta de uma análise mais técnica e aprofundada das drogas utilizadas no local não permitirá verificar a natureza dos produtos injetados. Partidos da oposição de direita também criticam a "sala de shoot" em Paris, afirmando que isso "vai encorajar e banalizar o consumo de drogas e garantir assistência ao envenenamento das pessoas".
 
Uma pesquisa do Instituto Ifop revela que a maioria dos franceses é contrária às salas de consumo de drogas. Associações de moradores e de lojistas do 10° distrito de Paris também criticam a abertura da "sala de shoot" no bairro. Eles temem que o local acabe agravando o problema do tráfico e do consumo de drogas que já existe na região.
 
Diante de tantas críticas, a ministra da Saúde, Marisol Touraine, disse que o governo terá "tolerância zero" em relação ao tráfico. "Trata-se de acompanhar os viciados e fazer com que eles encontrem profissionais de saúde e possam sair da dependência", defende a ministra.
 
Fonte iG

Descuidou na relação sexual? Saiba como usar a pílula do dia seguinte

Um erro muito comum é pensar que uma única pílula pode
proteger várias relações que ocorrem no mês
Especialista alerta que remédio deve ser administrado com cautela e orientação médica
 
Não importa a circunstância, usar preservativo em qualquer relação sexual é fundamental. Mas, mesmo com responsabilidade, ‘acidentes’ podem acontecer, entre eles, a camisinha estourar, a parceira falhar com o anticoncepcional ou o preservativo ficar "esquecido". E é exatamente aí que a pílula do dia seguinte entra em cena para impedir uma gravidez indesejada. Mas, atenção! O uso do medicamento não pode se tornar uma rotina.
 
Há 12 anos no mercado, a pílula do dia seguinte é composta por altas doses de progesterona e, como o próprio nome sugere, tem a finalidade de contracepção de emergência, explica a ginecologista e obstetra Dra. Flávia Fairbanks, do Hospital São Luiz, em São Paulo.
 
— O remédio deve ser usado o mais precoce possível, por via oral e após uma relação sexual desprotegida.
 
A médica avisa que é importante ficar atento quanto à sua eficácia, ou seja, a pílula do dia seguinte tem 95% de chances de funcionar nas primeiras 24 horas.
 
— O medicamento deve ser consumido, no máximo, em 72 horas após a transa. Agora, se for ingerido a partir do 4º dia, perde-se o efeito.
 
A Dra. Flávia também lembra que cada comprimido serve somente para a relação sexual que acabou de acontecer.
 
— Um erro muito comum é pensar que uma única pílula pode proteger várias relações que ocorrem no mês.
 
Efeitos colaterais
Por ser uma dosagem hormonal alta, o remédio pode desencadear uma série de efeitos colaterais na mulher, conforme cita a especialista.
 
— Náuseas, vômitos, dores de cabeça, sensação de inchaço e irregularidade na menstruação são os sintomas mais comuns.
 
Se o consumo do comprimido for frequente, há grande potencial de ocorrer uma instabilidade hormonal com impactos no ciclo menstrual, levando ao sangramento fora de época e uma série de outras complicações.
 
— Como essa dose de hormônio não é considerada um método contraceptivo, ela não pode ser ingerida toda semana, pois leva à alteração do metabolismo do corpo.
 
A venda da pílula do dia seguinte não exige prescrição médica mas, segundo o ginecologista Dr. Rogério Bonassi Machado, presidente da Comissão Nacional de Anticoncepção da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), alguns casos merecem atenção redobrada.
 
— Mulheres com doenças do fígado (hepatite ou cirrose) ou intolerância a galactose, deve receber orientação médica para o uso ou não da pílula. De qualquer forma, não há contraindicação específica para o remédio, somente essas recomendações.
 
Mitos e verdades
Segundo a ginecologista Dra. Flávia, existem dois tipos de pílulas do dia seguinte: uma usada em duas doses, com intervalo de 12 horas após a relação sexual; e a outra ingerida apenas em dose única, mais utilizada atualmente.
 
— Seu consumo deve começar quando o organismo feminino estiver maduro o suficiente para se expor a uma dose alta de hormônio, ou seja, a partir dos 15 ou 16 anos.
 
A especialista garante que a pílula não prejudica futuras gestações.
 
Fonte R7

“Ter 50 orgasmos por dia é um pesadelo”, diz mulher com distúrbio sexual

Ter 50 orgasmos por dia é um pesadelo
Amanda Gryce, de 22 anos, é vítima da Síndrome de Excitação Sexual Persistente
 
A americana Amanda Gryce, de 22 anos, fica excitada sexualmente cerca de 50 vezes por dia por causa de uma doença rara conhecida como Síndrome de Excitação Sexual Persistente (PSAS). Em entrevista ao site do jornal The Sun, ela conta que a vibração do telefone celular ou o balanço do carro ou do avião já são suficientes para deixá-la excitada.
 
— Não é agradável, pelo contrário, se tornou uma tortura. Ter 50 orgasmos por dia é um pesadelo. Essa condição controla completamente a minha vida. Quando estou com meus amigos e fico excitada tenho que colocar um sorriso no rosto e fingir que nada está acontecendo.
 
Amanda começou a apresentar os primeiros sinais do distúrbio sexual quando tinha apenas oito anos e o medo de ser julgado ou vista como “mentirosa” a fez guardar esse segredo.
 
— Eu não tinha ideia do que estava acontecendo comigo e até pensei que fosse obcecada por sexo. Algumas pessoas acham que estou inventando isso e que realmente sou ninfomaníaca.
 
Em 2008, Amanda aprendeu sobre a doença porque ouviu uma entrevista em uma rádio. Desde então, tenta seguir sua vida normalmente, mas admite não ser capaz de ter um relacionamento estável.
 
— É muito difícil namorar porque alguns homens querem tirar vantagem e outros ficam intimidados.
 
A moça confessa que já pensou em suicídio, mas seu foco no momento é ajudar outras pessoas que sofrem do mesmo problema.
 
— Felizmente, tive coragem de contar tudo para a minha família e eles estão sendo muito compreensivos e solidários. Sei que minha história vai ajudar outras pessoas.
 
No ano passado, a americana Gretchen Molannen, de 39 anos, cometeu suicídio após 16 anos convivendo com o distúrbio sexual.
 
Fonte R7

Capsaicina

O principal princípio ativo do pimentão é a capsaicina
O pimentão é um vegetal nativo das Américas. Os frutos apresentam grandes diferenças na forma, tamanho e cor.
 
Um dos tipos mais conhecidos é o pimentão comum ou pimentão-doce, de sabor suave, cor verde,grandes e saborosos. Outra variedade apresenta a cor vermelho-escura e também é mais doce.
 
Existe ainda um tipo menor, vermelho, que possui um sabor picante e pode ser cozido e usado como substituto da pimenta. O principal princípio ativo do pimentão é a capsaicina, que garante o sabor picante a este vegetal. Encontramos ainda vitaminas C e P e o caroteno (provitaminas A).
 
As sementes não contêm a capsaicina e são muito utilizadas no tratamento de úlceras e em produtos homeopáticos auxiliares nas dietas de emagrecimento.
 
O pimentão atua na higiene das mucosas bucal e do estômago. No intestino destrói os germes sem prejudicar a flora intestinal.
 
O pimentão maduro e seco, pode ser moído para se produzir um pó que é usado em emplastros para o combate à dores provocadas por crises reumáticas.
 
O suco do pimentão fresco pode ser usado em pequenas doses para limpar e esvaziar a vesícula biliar, pois provoca alterações na formação do suco gástrico e dos ácidos.
 
Fonte R7

Validação de diploma de Medicina para formados no exterior pode mudar

O número de brasileiros interessados em validar o
diploma no Brasil deve crescer
Uma nova alternativa para facilitar a validação de diplomas de Medicina obtidos no exterior está em discussão no governo. A ideia é alterar a metodologia do Revalida, exame exigido de profissionais interessados em trabalhar no País. Pela proposta, a definição do padrão de dificuldade das questões, hoje atribuição de professores e médicos, passaria a ser feita por alunos no fim do curso.

Defensores da mudança afirmam que a medida tornaria o exame mais justo. “Não faz sentido aplicar uma prova mais difícil para médicos que se formam no exterior. O padrão tem de ser o mesmo”, afirma o deputado Rogério Carvalho (PT-SE), que acompanha as discussões.

O número de brasileiros interessados em validar o diploma no Brasil deve crescer. Ontem, o jornal O Estado de S.Paulo mostrou que, depois de Bolívia e Cuba, a Argentina é o novo destino de estudantes que desejam cursar Medicina mas não conseguem vaga em uma universidade pública e não têm recursos para pagar um curso particular, cuja mensalidade custa, em média, R$ 5 mil.

Para preparar a prova, questões são classificadas como de baixo, médio e alto grau de dificuldade. Nos Exames Nacionais de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Ensino Médio (Enem), o padrão de calibragem das questões é feito por meio da análise de desempenho de testes aplicados a estudantes.

Quando a tarefa é desempenhada por professores e profissionais em atividade, dizem defensores da tese, o grau de dificuldade do exame naturalmente é mais elevado. “Claro que o aluno tem uma avaliação distinta de um profissional”, avalia Carvalho.

A mudança nas regras do Revalida é discutida desde 2012. A medida é considerada como uma saída de curto prazo para aumentar a oferta de profissionais no mercado, como quer a presidente Dilma Rousseff.
Uma das ideias em debate é uma espécie de estágio para graduados em uma lista de faculdades. Os alunos receberiam uma autorização provisória para trabalhar na rede pública por certo período. Terminado o prazo, o profissional poderia continuar trabalhando no País, sem necessidade da realização do Revalida.

Em janeiro, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) entregou carta endereçada a Dilma exigindo a adoção de medidas para resolver a falta de médicos no mercado. Entre as propostas estava o incentivo para “importação” de médicos formados no exterior. Prefeituras afirmam que, diante da falta de médicos, têm de se submeter a “leilões” para poder contratar profissionais.

Entidades médicas contestam os dados. Afirmam que o maior problema do País não é a baixa quantidade de médicos, mas a distribuição irregular dos profissionais. “Defendemos uma política de fixação de médicos, a criação de uma carreira de Estado, como a de juiz: com progressão de carreira, incentivos”, afirma o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto D’Ávila.

Ele argumenta que, mesmo se houvesse poucos profissionais, a última alternativa deveria ser a flexibilização das regras do Revalida. “Nenhum país sério faz isso. E o resultado sabemos muito bem qual seria: médicos despreparados para população mais carente. O problema de saúde pública não seria resolvido. No máximo seria uma solução no papel.
 
Fonte R7

Reckitt Benckiser entra no mercado brasileiro de medicamentos

No Brasil, Naldecon, Dermodex e Luftal estão
 entre as marcas compradas
A multinacional britânica Reckitt Benckiser comprou na terça-feira por US$ 482 milhões a licença de medicamentos sem prescrição médica da farmacêutica norte-americana Bristol-Myers Squibb no Brasil, México e outros mercados da América Latina.
 
Em três anos, a britânica terá a opção de comprar integralmente o segmento de remédios sem receita da Bristol nesses países. No Brasil, Naldecon, Dermodex e Luftal estão entre as marcas compradas.

Pelo acordo, a Reckitt Benckiser passa a ser a empresa com a licença e o direito de comercialização de marcas que atualmente são da Bristol. O contrato inclui o pessoal e os contratos de fornecimento e prevê que, nesse período, a farmacêutica seguirá fabricando os medicamentos normalmente. No fim dos três anos, a britânica tem o direito de comprar integralmente o negócio, inclusive a propriedade intelectual dos medicamentos.

Atualmente, a empresa britânica opera no mercado brasileiro no segmento de produtos de limpeza e fabrica e comercializa marcas como Bom Ar, Harpic, Vanish e Veja. A sede da companhia fica na Rodovia Raposo Tavares, na zona oeste de São Paulo.

"São marcas líderes de mercado e que têm margens grandes. Acredito firmemente que o potencial de crescimento é muito bom. São medicamentos sem necessidade de receita nas categorias de alívio da dor, dor de garganta, tosse e resfriado e antiácido que se beneficiarão do potencial de comercialização da Reckitt na região", disse o diretor da Reckitt Benckiser, Rakesh Kapoor, em comunicado aos investidores.
 
Fonte R7

Bruxelas pede testes de DNA na UE para identificar carne de cavalo

A presença de Fenilbutazona, um anti-inflamatório para
 cavalos, tornaria a carne imprópria para o consumo
A Comissão Europeia pediu nesta quarta-feira a todos os Estados membros da União Europeia que façam exames de DNA nos produtos a base de carne de boi, como parte de um plano para responder ao escândalo da carne de cavalo em refeições.
 
O plano recomendará que todos os Estados membros realizem exames de DNA nos produtos apresentados como contendo carne de boi, indicou o comissário encarregado da Saúde e dos Consumidores, Tonio Borg, após uma reunião de ministros europeus em Bruxelas.
 
Esta proposta será submetida aos Estados membros na sexta-feira.
 
Borg quer que uma primeira série de testes seja realizada durante o mês de março, com os primeiros resultados divulgados em meados de abril.
 
Ele também pediu que os Estados façam exames para detectar a eventual presença de fenilbutazona, um anti-inflamatório para cavalos, que tornaria a carne imprópria para consumo.
 
O alto funcionário também quer que a Comissão Europeia acelere suas medidas relacionadas à etiquetagem dos produtos à base de carne de boi para indicar a origem da carne.
 
A agência europeia de polícia, a Europol, deve, por sua vez, fica encarregada de coordenar as investigações criminais realizadas em vários países da UE para determinar a fonte da fraude que levou à utilização da carne de cavalo em vez da de boi.
 
O caso eclodiu após a descoberta, na semana passada, de lasanhas da marca Findus vendidas na Grã-Bretanha contendo carne de cavalo em um produto que indicava carne bovina. O temor de que essa prática seja comum se espalhou pela Europa.
 
Fonte R7

Estudo mostra que combate a remédios falsos passa pela regulamentação

Os medicamentos falsificados ou de má qualidade são uma
 ameaça grave para a saúde pública
A luta contra o crescente problema dos remédios falsos exige um esforço da regulamentação sobre a distribuição farmacêutica nos Estados Unidos e de uma maior cooperação internacional, concluiu esta quarta-feira um relatório do Instituto Americano de Medicina (IOM, na sigla em inglês).
 
Nenhum país pode se proteger por si só dos riscos para a saúde pública dos remédios ilegais, normalmente mais baratos, consideram os especialistas independentes autores do estudo.
 
"Os medicamentos falsificados ou de má qualidade são uma ameaça grave para a saúde pública, já que são ineficazes e podem provocar doenças e mortes, particularmente nos países desenvolvimento onde invadem regularmente o mercado", afirmou Lawrence Gostin, professor de Direito da Saúde na Universidade de Georgetown, em Washington, presidente deste grupo de 12 especialistas.
 
"Levando em conta a natureza internacional da produção e do comércio de medicamentos, cada país tem um interesse e um papel a desempenhar para assegurar a alta qualidade destes produtos e a segurança de sua distribuição", afirmou Gostin.
 
Nos Estados Unidos, por exemplo, vários doentes foram tratados com falsos anticancerígenos Avastin em 2011 e 2012. O Avastin é produzido pelo laboratório suíço Roche.
 
Estes especialistas lançaram um apelo à Organização Mundial da Saúde (OMS) para promover a colaboração das autoridades reguladoras dos diferentes países, das firmas farmacêuticas, dos distribuidores e da sociedade civil.
 
A OMS deveria liderar a elaboração de um código das práticas, compreendendo regras de vigilância, regulação e repressão, avaliou o informe.
 
Nos Estados Unidos, estes especialistas, consultados pela agência reguladora de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos (FDA), recomendam estabelecer um sistema para rastrear os medicamentos, da produção à distribuição, assim como reforçar a regulação que controla os atacadistas de produtos farmacêuticos, o elo mais fraco da cadeia.
 
O relatório recomenda que o Congresso autorize a FDC a estabelecer um número único de identificação de medicamentos, evitando a introdução em certos estágios de produtos falsos.
 
A implantação de um sistema como este foi atrasada por causa do orçamento insuficiente da FDA.
 
Atualmente, a distribuição de medicamentos nos Estados Unidos é controlada em cada estado.
 
Fonte R7

Concurso Hospital Maternidade Interlagos SP

O Hospital Maternidade Interlagos realiza concurso para provimento de 3 vagas para Médico

Inscrições:
Até 22 de fevereiro na Avenida Interlagos nº 7001 - Prédio Administrativo no Núcleo de Seleção

Área:
Anestesiologia

Concurso Hospital de Clínicas da Unicamp

O Hospital de Clínicas da Unicamp realiza seleção para Técnico de Enfermagem

Inscrições:
De 14 a 20 de fevereiro

Provas:
Prova Escrita: 10 de março

Remuneração:
R$ 2.058,32

Concurso Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu - SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu realiza concurso para provimento de 1 vaga

Inscrições:
6 a 15 de fevereiro pelo www.famesp.fmb.unesp.br


Valor:
R$ 20,00.

Cargo:
Oficial Administrativo.

Remuneração:
R$ 775,00.

Provas:
Prova Escrita: 25 de fevereiro

Concurso Governo de Santa Catarina - Hospital Doutor Waldomiro Colautti

O Governo de Santa Catarina (SES-SC) realiza seleção para 2 vagas para o Hospital Doutor Waldomiro Colautti.

Inscrições:
Até 19 de fevereiro, pelo www.saude.sc.gov.br.


Seleção:
Haverá análise de títulos

Cargo:
Médico especialista em Radiologia

Remuneração:
R$ 4.537,21

Concurso do Conselho Regional de Serviço Social - 12 Região/SC

O Conselho Regional de Serviço Social - 12ª Região - Santa Catarina realiza concurso para preenchimento de 2 vagas e cadastro de reserva

Inscrições:
Até 22 de fevereiro pelo www.cress-sc.ieses.org
 

Valor:
R$ 60,00.

Cargos:
Assistente Administrativo Júnior e Assistente de Informática Júnior.

Remuneração:
R$ 1.531,00

Provas:
Haverá prova objetiva

Concurso PMMG para a área da saúde

Foi publicado edital Nº. 13/2012, de 11 de dezembro de 2012, para a realização do concurso público destinado a selecionar candidatos para o quadro de Oficiais de Saúde (QOS) da Polícia Militar de Minas Gerais. O concurso da PMMG oferece 115 vagas de nível superior, com remuneração de até R$ 5.446,80.
 
Cargos
Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta e Cirurgião Dentista.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 108,94, serão realizadas somente via internet, através do site www.pmmg.mg.gov.br/crs, no período de 11 de fevereiro a 07 de março de 2013.
 
ProvaO processo seletivo será constará de 05 fases, sendo elas:
1ª Fase: Provas de Conhecimentos;
2ª Fase: Prova Prática e de Títulos
3ª Fase: Exames de Saúde (preliminares, complementares e psicológico);
4ª Fase: Teste de Capacitação Física (TCF);
5ª Fase: Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO).
 
A prova de conhecimentos está prevista para ser aplicada no dia 26 de maio de 2013, com início às 08:00h e término às 11:00h, em local específico a ser divulgado na data de 10 de maio de 2013.
 
O gabarito será divulgado no mesmo dia de realização das provas de conhecimentos, previsto para 11:01 no site www.pmmg.mg.gov.br/crs.
Validade
O concurso da PMMG terá a validade improrrogável de 30 dias, contados a partir da data de matrícula no curso.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Pinhalzinho - SC abre vagas na área da Saúde

A Prefeitura de Pinhalzinho, Estado de Santa Catarina, publicou edital nº. 001/2013 de processo seletivo, destinado à contratação temporária e imediata de profissionais de nível superior. As oportunidades são para as funções de Médico, Médico Pediatra, Médico Ginecologista, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem, lembrando que será formado também um cadastro reserva com demais aprovados.

Os salários oferecidos variam de R$ 1.605,42 a R$ 11.363,60. Para o cargo de médico, será acrescida remuneração de 10 % a título de gratificação por especialização. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais.

Inscrições
Os interessados terão até o dia 25 de fevereiro de 2013, das 8:00 às 11:30 horas e das 13:30 às 17:00 horas, para se inscrever, no Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Pinhalzinho, sito à Av. São Paulo, n° 1615, Centro, Pinhalzinho - SC.

As inscrições serão analisadas pela Comissão Especial e homologadas por ato administrativo no dia 26 de fevereiro de 2013, sendo publicadas no mural da Prefeitura de Pinhalzinho – SC e no site www.pinhalzinho.sc.gov.br

Aprovação e Classificação
Para efeitos de classificação dos candidatos, será considerada a somatória dos pontos obtidos através dos títulos, tempo de serviço e horas de aperfeiçoamento apresentados e considerados válidos, observados a pontuação atribuída.

Serão considerados aprovados todos os candidatos que realizarem o processo seletivo e cumprirem todas as normas estabelecidas no edital, sendo classificados de acordo com a nota obtida.

A aprovação no processo seletivo não assegura ao candidato sua contratação, mas apenas a expectativa de ser admitido segundo as vagas existentes, na ordem de classificação, ficando a mesma condicionada às disposições pertinentes e à necessidade e conveniência da Prefeitura Municipal de Pinhalzinho - SC.

Validade
O Processo Seletivo terá validade para 01 (um) ano, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade, observada a legislação vigente.
 

Edital / Publicações

Vagas de estágio no Tribunal de Justiça de Goiás

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás abriu edital de processo seletivo que vai preencher 75 vagas de estágio, entre imediatas e cadastro reserva. Cada estagiário receberá bolsa-auxílio correspondente a R$ 620,00 mensais, bem como auxílio transporte no valor de R$ 110,00 mensais.
 
Do total de vagas fica assegurada a reserva de 10% das vagas oferecidas às pessoas com deficiência.
 
As oportunidades se destinam a estudantes dos cursos de administração, arquitetura, ciências contábeis, design gráfico, direito, enfermagem, engenharia ambiental/gestão ambiental, engenharia civil, engenharia elétrica, fisioterapia, história, informática, jornalismo, pedagogia, psicologia, publicidade, serviço social e telecomunicações.

O certame será realizado pelo Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), através da Unidade de Operação de Goiânia/GO e as inscrições gratuitas ficarão abertas até o dia 03 de março de 2013. O endereço para garantir a participação é www.ciee.org.br.

Os inscritos serão selecionados por meio de prova objetiva de múltipla escolha, composta por 40 questões que versarão sobre conhecimentos gerais (língua portuguesa, noções de informática e atualidade) e conhecimentos específicos.

A prova será aplicada provavelmente no dia 17 de março de 2013, com início às 14h e término às 17h. O local de realização da mesma será divulgado entre os dias 13 e 15 de março, na página do Ciee.

O processo seletivo terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação do resultado final e poderá ser prorrogado, a critério do Tribunal de Justiça de Goiás.
 

Edital / Publicações

Concurso UNIRIO

A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) divulgou o edital n° 10, de 06 de fevereiro de 2013, que estabelece as condições para realização de concurso público, com o objetivo de preencher 27 vagas na classe Professor Auxiliar. Com jornada de trabalho de 20 horas ou dedicação exclusiva, os profissionais poderão ser remunerados com até R$ 4.455,20.
 
As oportunidades estão divididas entre os Departamentos de Estudos e Processos Arquivísticos, Didática, Fundamentos da Educação, Estudos e Processos Museológicos, Filosofia e Ciências Sociais, Cirurgia Geral e Especializada, Enfermagem Materno-Infantil, Nutrição Aplicada, Nutrição em Saúde Pública, Teoria do Teatro, Educação Musical, Piano e Instrumentos de Cordas, Estratégias de Gestão e de Estudos Políticos.
 
Inscrição e taxa
Os interessados poderão se inscrever no Departamento a qual a vaga pertence até o dia 19 de março de 2013, pagando taxa de participação, cujos valores são de: R$ 47,00 para 20h e R$ 89,00 para jornada de 40 horas.
 
Provas
O concurso para a carreira de magistério superior abrangerá as seguintes provas que deverão ocorrer na seguinte ordem: prova escrita, didática, prática e de títulos.
 
Os programas e demais instruções complementares estarão à disposição dos interessados nos locais de inscrição e no site da UNIRIO (www.unirio.br).
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 1 (um) ano, podendo ser renovado por igual período.
 
O edital pode ser acessado a partir do endereço:
 

UFC - CE abre processo seletivo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o edital n° 33/2013 de processo seletivo, com a finalidade de preencher cinco vagas para professores substitutos. As oportunidades estão distribuídas entre os Departamentos de Matemática, Biologia, História e de Saúde Materno-Infantil, sendo a remuneração de até R$ 4.472,00 em regimes de 20 ou 40 horas semanais.
 
 
As inscrições serão recebidas no período de 14 a 18 de fevereiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h nos Departamentos da UFC que estão oferecendo as referidas vagas. As taxas de participação serão de R$ 65,00 e R$ 111,00.
 
A previsão é que os candidatos inscritos passarão por prova escrita, para saber mais sobre o calendário de provas os concorrentes deverão entrar em contato com os Departamentos que estão oferecendo as vagas.
 
Os números para informações acerca das provas são:

- Departamento de Matemática: (85) 3366-9888 / 9884.

- Departamento de Biologia: (85) 3366-9810.

- Departamento de História: (85) 3366-7738 / 7741.

- Departamento de Saúde Materno-Infantil: (85) 3366-8041.
 
O candidato habilitado será contratado por tempo determinado, com encerramento em 06 de agosto de 2013, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total do contrato não exceda a 02 (dois) anos, de acordo com a necessidade do Departamento Acadêmico interessado.

UFC - CE abre processo seletivo

A Universidade Federal do Ceará (UFC) lançou o edital n° 33/2013 de processo seletivo, com a finalidade de preencher cinco vagas para professores substitutos. As oportunidades estão distribuídas entre os Departamentos de Matemática, Biologia, História e de Saúde Materno-Infantil, sendo a remuneração de até R$ 4.472,00 em regimes de 20 ou 40 horas semanais.
 
 
As inscrições serão recebidas no período de 14 a 18 de fevereiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h nos Departamentos da UFC que estão oferecendo as referidas vagas. As taxas de participação serão de R$ 65,00 e R$ 111,00.
 
A previsão é que os candidatos inscritos passarão por prova escrita, para saber mais sobre o calendário de provas os concorrentes deverão entrar em contato com os Departamentos que estão oferecendo as vagas.
 
Os números para informações acerca das provas são:

- Departamento de Matemática: (85) 3366-9888 / 9884.

- Departamento de Biologia: (85) 3366-9810.

- Departamento de História: (85) 3366-7738 / 7741.

- Departamento de Saúde Materno-Infantil: (85) 3366-8041.
 
O candidato habilitado será contratado por tempo determinado, com encerramento em 06 de agosto de 2013, podendo ser prorrogado, desde que o prazo total do contrato não exceda a 02 (dois) anos, de acordo com a necessidade do Departamento Acadêmico interessado.

UNEMAT publica edital de processo seletivo

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) abriu edital n° 005/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 12 vagas mais constituição de cadastro reserva para professores. Os docentes exercerão suas atribuições nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção Agroindustrial, devendo lecionar disciplinas como Engenharia, Arquitetura, Engenharia de Alimentos, Ciência de Alimentos, Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Contabilidade e Finanças e Economia.
 
As vagas são para atuação na Faculdade de Arquitetura e Engenharias do Campus Universitário Dep. Est. Renê Barbour, na cidade de Barra do Bugres. Os vencimentos vão até R$ 3.979,90, com jornadas de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas em dias úteis, no horário compreendido entre 08 às 12 horas na Diretoria da Unidade Regionalizada Político-Pedagógica, localizada na Rua A, S/N, bairro São Raimundo, Barra do Bugres/MT, CEP 78.390-000, Caixa Postal 92, Telefone (65) 3361-1413, até o dia 25 de fevereiro de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição no certame.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, prova de desempenho didático e análise de títulos.
 
As provas somente serão realizadas na cidade em que está situada o Campus Universitário. A aplicação da Prova Escrita, a entrega do Curriculum na Plataforma Lattes e dos documentos comprobatórios de títulos para Avaliação de Títulos serão na data prevista 27 de fevereiro de 2013 às 08 horas.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de sua publicação.

Prefeitura de Fraiburgo (SC) divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, localizada a 380 km de Florianópolis, estado de Santa Catarina, divulgou edital n° 0013/2013 de processo seletivo. O certame visa contratar em caráter temporário Médicos na especialidade Clínica Geral para a Estratégia de Saúde da Família - ESF.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 22 de fevereiro de 2013, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente, na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal, localizado na Av. Rio das Antas, 185, Centro, município de Fraiburgo/SC.
 
O processo seletivo será válido para o ano de 2013, podendo ser prorrogado.
 
Mais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Fraiburgo, pelo telefone (49) 3256-3013.
 

Edital / Publicações

Vagas de estágio no IFCE

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) lançou o edital n° 002/2013 de processo seletivo, com a intenção de preencher 13 vagas diretas e formar cadastro de reserva para Estagiários no campus Maracanaú.
 
As inscrições serão realizadas no período de 18 de fevereiro a 01 de março de 2013, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h na Recepção Central no Campus de Maracanaú, situada na Avenida Parque Central, S/N, Distrito Industrial I, Maracanaú-Ceará.

O IFCE - Campus Maracanaú selecionará estagiários dos cursos de Biblioteconomia (01 vaga); Administração (04 vagas); Comunicação Social (Cadastro de Reserva); Contabilidade (01 vaga); Serviço Social (02 vagas); Pedagogia (01 vaga); Enfermagem (01 vaga); Nutrição (01 vaga); Educação Física (Cadastro de Reserva) e Telemática (02 vagas).
 
O estágio destina-se aos estudantes regularmente matriculados e com freqüência efetiva nos cursos vinculados a este Instituto Federal e às Instituições de Ensino de nível superior conveniadas com o IFCE, que são a Universidade Estadual do Ceará; a Universidade Federal do Ceará; a Universidade de Fortaleza; a Faculdade Farias Brito; a Faculdade Integrada do Ceará; a Faculdade Sete de Setembro e a Faculdade Católica do Ceará.

Prefeitura de Palmares (PE) abre processo seletivo

A Prefeitura de Palmares, estado do Pernambuco, tornou público os editais 001 e 002/2013 para realização de processo seletivo. Com a iniciativa, a administração municipal pretende preencher 206 postos vagos de níveis médio e superior, com salário de até R$ 1.600,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Cargos: Professor I e II, Orientador Social, Educador Social, Assistente Social e Psicólogo.
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição a disposição de todos os candidatos no local da inscrição, munidos do RG e CPF, os quais deverão ser anexados a ficha de inscrição, realizando sua inscrição presencial ou através de procurador devidamente habilitado, na Rua Júlio Joaquim, s/n, Antiga Projetada (Garagem da Prefeitura), Centro - Palmares/PE , até o dia 15 de fevereiro de 2013, das 8:00 às 13:00 horas.
 
A aplicação da redação está prevista para o dia 17 de fevereiro de 2013 e o resultado dessa prova será divulgado a partir do dia 20 de fevereiro de 2013.

Concurso Prefeitura de Arroio do Padre - RS

A Prefeitura de Arroio do Padre, Estado do Rio Grande do Sul, abriu edital n° 01/2013 de concurso público, destinado a selecionar candidatos para provimento de 11 vagas nos cargos efetivos e cadastro reserva (CR) do quadro geral de servidores da Prefeitura.
 
As vagas ofertadas são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 6.334,52 em carga horária variada de 20 e 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar de Disciplina, Auxiliar de Obras e Serviços Públicos, Condutor de Máquinas e/ou Veículos, Médico e Médico - ESF.

Inscrições
O concurso será executado pela empresa Pontua Prestação de Serviços em Concursos Ltda, que disponibilizou sua página eletrônica para realização das inscrições. O endereço www.pontuaconcursos.com.br e o prazo de inscrição vai até 23 horas do dia 04 de março de 2013.

Taxas
As taxas variam de R$ 25,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 60,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 07 de abril de 2013, para todos os cargos, sendo que, os locais e horários das provas serão divulgados no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e em caráter meramente informativo nos sites www.pontuaconcursos.com.br e www.pmarroiodopadre.com.br.

Validade
A validade do concurso público será de 2 anos a partir da data da publicação da homologação da classificação final, podendo ser prorrogado pelo prazo máximo de 2 anos, a critério dos entes envolvidos da Administração Municipal.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Boca do Acre (AM) divulga edital de processo seletivo

No município de Boca do Acre, estado do Amazonas, a prefeitura divulgou por meio do Diário Oficial dos Municípios o edital de processo seletivo, sob o nº. 001/2013 - SEMSA. A iniciativa visa a contratação em caráter temporário de vários funcionários de níveis médio e superior, lembrando que fica reservado 5% do total de vagas oferecidas aos portadores de deficiência.
 
Cargos
Protético Dentário, Agente Comunitário de Saúde, Controlador de Endemias, Auxiliar de Cirurgião Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Técnico em Higiene Dental, Técnico em Radiologia, Técnico em Laboratório, Fisioterapeuta, Bioquímico, Farmacêutico, Dentista, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente Social, Psicólogo, Enfermeiro e Médico Generalista. A remuneração será de até R$ 12.000,00, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas nos dias 15 e 18 de fevereiro de 2013, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado na Avenida Amazonas, S/N (Ponto de Referência: ao lado do Centro de Saúde Maria Cláudia), das 8h00 às 12h00.
 
Prova
O processo seletivo constará de exame de documentos apresentados pelo candidato a fim de constatar o cumprimento dos requisitos mínimos em caráter eliminatório.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

Vagas de estágio no IFTO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) abriu edital para seleção para vagas de estágio de nível médio e superior. As vagas são para o Campus Palmas.

São ofertadas duas vagas, sendo uma para estudantes do curso Superior em Educação Física e a outra para estudantes do curso Técnico em Eventos.

As inscrições vão até o próximo dia 15 de fevereiro de 2013. Os interessados devem realizar a inscrição na Gerencia de Recursos Humanos do Campus Palmas.

O processo seletivo será realizado em duas etapas: a primeira constará de análise de Curriculum Vitae e Histórico Escolar; e a segunda, de entrevista.

Prefeitura de Arenápolis (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Arenápolis, estado do Mato Grosso, publicou através do Diário Oficial dos Municípios, o edital nº. 001/2013 de processo seletivo para contratação temporária de servidores para ocupar vagas existentes e também para formação de cadastro reserva para o exercício 2013.
 
Serão preenchidas várias vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento que varia entre R$ 678,00 e R$ 3.778,12, de acordo com o cargo.
 
Cargos
Professor (Pedagogo, História, Geografia, Português/Inglês e Educação Física), Monitor de Educação Infantil, Braçal, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Coveiro, Agente Ambiental de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Técnico em Enfermagem, Odontólogo, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Consultório Dentário, Bioquímico, Recepcionista e Técnico em Raio X
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente nos dias 14 das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00 horas e 15 de fevereiro de 2013, das 08:00 às 11:00 horas, nos seguintes locais:
 
Candidatos da área da educação - na Secretaria Municipal de Educação;

Candidatos da área de saúde - na Secretaria Municipal de Saúde;

Candidatos da área de administração em geral - na Secretaria Municipal de Administração.
 
No ato da inscrição deverá ser entregue a seguinte documentação:
 
Cópia dos documentos pessoais: CPF, RG, Título de Eleitor;

Comprovante de quitação eleitoral, carteira de reservista, se do sexo masculino;

Comprovante de endereço (cópia de conta de água, energia ou telefone, ou ainda, se for o caso, mediante declaração idônea com firma reconhecida do proprietário do imóvel, ou ainda, cópia de contrato de aluguel);

Cópia do atestado, histórico ou diploma do curso Ensino Superior em Licenciatura e ensino médio ou fundamental para os demais cargos da Secretaria Municipal de Educação;

Cópia dos certificados de atualização pedagógica, dos últimos três anos; aprofundamento e enriquecimento curricular, estimulação precoce, ensino da língua portuguesa para surdos, atividades cognitivas, orientação e mobilidade, comunicação aumentativa e alternativa;

Cópia do comprovante de formação ou habilitação para os cargos da Secretaria Municipal de Saúde, conforme exigência do cargo ou função;

Cópia do comprovante de formação ou habilitação para os cargos da Secretaria Municipal de Administração, conforme exigência do cargo ou função.
 
Prova
O certame será composto de prova objetiva e títulos.
 
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 16 de fevereiro de 2013, das 08:00 às 12:00 hs, na Escola Municipal Prefeito Duílio Ribeiro Braga, situada à rua Alameda dos Estudantes Bairro Primavera, Arenápolis–MT.
 
O resultado final com a lista classificatória será divulgado a partir do dia 18 de fevereiro de 2013, às 08:00 horas afixada no mural da Prefeitura Municipal, na Secretaria Municipal de Educação, na Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Administração e no site da prefeitura - www.arenápolis.mt.gov.br.
 
Validade
O presente processo seletivo terá validade para o exercício 2013, prorrogável uma única vez, para o exercício de 2014.

Prefeitura de Itatiba - SP publica edital de processo seletivo

Em Itatiba, Estado de São Paulo, está aberto o processo seletivo de provas, regido pelo edital n° 001/2013, com o intuito de preencher funções na área da Saúde e no Apoio Administrativo. As 30 vagas disponíveis são para profissionais de nível técnico/médio, considerados aptos para assumir os empregos de Motorista de Ambulância, Técnico de Enfermagem e Técnico em Raio X.
 
O certame está sendo promovido pela Prefeitura e pela Unidade de Pronto Atendimento "Antonio Carlos Bedani – Garrincha”, que é administrada pela Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC). Os postos de trabalho serão providos pelo Regime Celetista e os vencimentos variados de R$ 1.300,00 a R$ 1.500,00, acrescido de outros benefícios.

As inscrições, no valor de R$ 52,90, serão realizadas exclusivamente pela internet no período das 10:00 horas do dia 18 de fevereiro até às 16:00 horas do dia 01 de março de 2013, através do site www.zambini.org.br.

As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 07 de abril de 2013, em locais informados a partir da data de 28 de março de 2013. A divulgação do gabarito será na data prevista de 08 de abril de 2013, também no site de inscrição.

O certame terá validade até 20 de dezembro de 2013.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Florianópolis (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Florianópolis, estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital nº. 001/2013 de processo seletivo. A seleção visa a contratação de vários médicos (Clínica Médico, Família e Comunidade, Pediatra, Infectologia, Psiquiatra e Veterinário). O vencimento pode chegar a R$ 7.347,65 mais adicional de insalubridade de R$ 196,19, auxílio alimentação de R$ 14,00 para os servidores com carga horária de para 40 h semanais e auxílio lanche de R$ 11,50 para os servidores de 30 h semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever no site www.portal.pmf.sc.gov.br/entidades/saude, até o dia 28 de fevereiro de 2013.
 
Prova
O processo seletivo será constituído de curriculum vitae e entrevista.
 
As entrevistas serão realizadas nos dias 04, 05 e 06 de março de 2013.
 
O contrato temporário terá duração de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período a critério e de acordo com a conveniência e interesse da administração pública.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura e Câmara de Pimenteiras do Oeste - RO

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste, no Estado de Rondônia, divulgaram o edital n° 006/2012, que abre concurso público para o provimento de 126 vagas. Do total de oportunidades, 88 são imediatas e 38 serão inclusas no cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar até R$ 6.800,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições foram reabertas e serão feitas até às 21:59 horas do dia 28 de fevereiro de 2013, através do endereço eletrônico do organizador Instituto Exatus Ltda - ME (www.institutoexatus.com).
 
A taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido, sendo R$ 30,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para cargos de níveis médio e técnico, e R$ 70,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas escritas estão previstas para os dias 24 de março de 2013 e 31 de março de 2013, em locais a serem definidos pelos organizadores do concurso público. Os locais da prova escrita e a Homologação das Inscrições serão divulgados no dia 08 de março de 2013.
 
O resultado parcial da prova escrita está previsto para ser divulgado no dia 10 de abril de 2013, nos murais da Prefeitura e da Câmara Municipal de Pimenteiras do Oeste e no endereço eletrônico www.institutoexatus.com.
 
A prova prática será realizada na data provável de 14 de abril de 2013, em locais e horários que serão posteriormente definidos no edital de convocação da prova prática, a partir do dia 10 de abril de 2013.
 
O resultado parcial da prova prática está previsto para ser divulgado no dia 15 de abril de 2013, da mesma forma que o resultado da prova escrita.
 
Cargos da Prefeitura de Pimenteiras do Oeste
 
Secretaria Municipal de Educação:
Professor Pedagogo - Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Professor Pedagogo – Cuidador, Professor Lic. Em Educação Física, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Supervisor Escolar, Técnico de Desenvolvimento Escolar – Orientador Educacional, Técnico de Nível Superior – Nutricionista, Técnico de Nível Superior – Biblioteconomista, Agente Educacional – Monitor de Música, Técnico de Informática, Agente Administrativo, Agente de Serviços – Inspetor Educacional, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Merendeira, Agente de Vigilância, Agente Operacional I – Motorista Veículos Leves e Agente Operacional II – Motorista Veículos Pesados.
 
Outras Secretarias:
Técnico de Nível Superior – Contador, Assessor Jurídico, Assistente Social, Psicólogo, Pedagogo, Controlador Geral do Município, Fisioterapeuta, Procurador Jurídico, Agente de Gestão Pública – Agente Administrativo, Agente de Gestão Pública –Técnico de Informática, Fiscal Municipal – Fiscal, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços – Cozinheira/Merendeira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviço Social – Sócio Educador, Agente de Vigilância, Agente Operacional I - Motorista de Veículos Leves,Agente Operacional II – Motorista de Veículos Pesados, Agente de Manutenção – Mecânico,Agente de Manutenção – Borracheiro, Agente de Manutenção – Eletricista, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Pneu, Agente de Infraestrutura I – Operador de Pá Carregadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Retroescavadeira, Agente de Infraestrutura I – Operador de Trator de Esteiras e Agente de Infraestrutura II – Operador de Motoniveladora.

Secretaria Municipal de Saúde:
Técnico de Nível Superior – Contador, Médico Veterinário, Odontólogo, Farmacêutico, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Biomédico, Fonoaudiólogo, Especialista em Saúde – Médico Clínico Geral, Especialista em SaúdeI – Médico Ginecologista, Especialista em Saúde – Médico Pediatra, Agente Administrativo, Técnico de Saúde – Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde – Técnico de Radiologia, Técnico de Saúde – Técnico de Laboratório, Técnico de Saúde – Técnico em Higiene Dental, Agente de Vigilância, Agente de Serviços – Cozinheira, Agente de Serviços – Zeladora, Agente de Serviços – Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Operacional – Motorista de Veículos Leves e Agente Operacional – Motorista de Veículos Pesados.

Cargos da Câmara de Pimenteiras do Oeste
Contador, Procurador Jurídico, Controlador Geral, Agente de Gestão Pública - Agente Administrativo, Agente Operacional I – Motorista de Veículos Leves, Agente de Serviços – Zeladora e Agente de Vigilância – Vigia.
 

Edital / Publicações

Aprenda a fazer o autoexame na boca em nove passos

O autoexame deve ser feito regularmente
Segundo a Revista Científica Dentistry, nos últimos 20 anos, o índice de câncer bucal aumentou 50% na população mundial e já é o quarto tipo de câncer que mais mata no planeta. Para prevenir-se é possível ficar atento aos sinais com apenas uma olhada no espelho.
 
O autoexame é simples e eficaz, pode ser feito diante do espelho em um local bem iluminado, verificando-se lábios, língua (principalmente as bordas) assoalho (região embaixo da língua) gengivas, bochechas, palato (céu da boca) e amígdalas. “A inspeção da boca, frente ao espelho, com uma boa iluminação, é um método simples, inócuo e que permite avaliar rapidamente lesões suspeitas, tendo um importante papel na prevenção e diagnóstico precoce do câncer”, diz o oncologista Ricardo Caponero, da Clinonco.
 
O autoexame deve ser feito regularmente, observando-se se não há anormalidades como: mudança de coloração, áreas irritadas debaixo de próteses (dentaduras, pontes móveis), feridas que não cicatrizam em uma semana, dentes fraturados ou amolecidos, caroços ou endurecimento. “Deve-se prestar atenção para placas esbranquiçadas persistentes e aftas que não cicatrizem de três a cinco dias”, afirma o especialista. Mesmo sem encontrar nenhuma alteração, a visita anual ao dentista não deve ser esquecida.
 
1. De frente para o espelho, lave a boca, toque suavemente com as pontas dos dedos toda a face para ver se há algum sinal que não havia notado anteriormente.
 
2. Puxe o lábio inferior para baixo e apalpe a mucosa. Em seguida faça o mesmo com o lábio superior.
 
3. Com o dedo indicador, examine os dois lados da bochecha.

4. Ainda com a ponta do dedo indicador, examine a gengiva.
  
5. Introduza o dedo indicador por baixo da língua e o polegar da mesma mão por baixo do queixo. Em seguida, procure tocar todo o assoalho (a base) da boca.
 
6. Incline a cabeça para trás e examine o céu da boca. Diga AAAA e observe o fundo da garganta.

7. Ponha a língua para fora e observe a parte de cima dela. Repita a observação com a língua levantada até o céu da boca. Em seguida, puxe a língua para esquerda e depois para a direita.
 
8. Toque toda a extensão da língua.
 
9. Examine o pescoço. Compare os lados direito e esquerdo e veja se há diferenças entre eles. Veja se existem caroços ou áreas endurecidas. E, finalmente, introduza o polegar por debaixo do queixo e apalpe suavemente todo o seu contorno inferior.
 
Fonte Terra

Calor esconde perigos à saúde íntima da mulher

Evite permanecer de maiô molhado, pois a umidade e o calor
são ideais para a proliferação de fungos e bactérias
O verão é época de piscina, praia e, claro, muito calor. Cenário perfeito para férias ou, pelo menos, alguns dias de descanso ao sol. No entanto, essas circunstâncias escondem "inimigos" quase que invisíveis. São eles os fungos e bactérias que adoram se proliferar em um dos locais mais íntimos da mulher: a vagina.
 
Além do calor e umidade (você costuma ficar o dia todo com um biquíni molhado?), jeans apertado, depilação completa na região genital e o uso de produtos perfumados podem contribuir para o surgimento desse incômodo.
 
Não tenha vergonha nem complexo de cuidar da região genital como se deve. Afinal, é daí que vem uma das queixas mais comuns em consultórios ginecológicos: o corrimento. E se o problema é interno, não se pode menosprezar a parte externa do órgão genital feminino - que inclui grandes e pequenos lábios, períneo e pêlos - pois ela é a porta de entrada de agentes causadores de infecções.

O ginecologista César Eduardo Fernandes, professor do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina ABC, explica que o corrimento é uma denominação genérica para várias infecções vaginais, muito comuns na vida da mulher em idade sexualmente ativa. A causa mais comum é a infecciosa, desencadeada por fungos e bactérias.
 
Por dentro das doenças
A mulher que nunca sentiu coceira na vagina, com secreção esbranquiçada sem cheiro (parecida com nata de leite) e sensação de ardor, que atire a primeira calcinha. Esses são os sintomas da candidíase, uma infecção causada por fungos e muito comum na época do verão. E, na maioria das vezes, a culpa é nossa mesmo. É que muitas mulheres ficam com biquíni ou maiô molhados, o que facilita o meio quente e úmido ideais para a proliferação dos fungos na vagina.

O jeito é evitar que a roupa seque no corpo, fazendo trocas após cada mergulho. "É importante analisar bem a praia ou piscina freqüentadas para evitar locais poluídos e contaminados. A vulva pode contrair viroses, como o molusco contagioso, caracterizado por vesículas cujo centro parece um umbigo", avisa o ginecologista José Maria Soares Jr., professor do Departamento de Ginecologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Já a vaginose bacteriana é causada por bactérias, especialmente as anaeróbicas, sendo a mais comum a Gardnerella vaginalis. Nesse caso, o corrimento é acinzentado com odor desagradável, principalmente após a relação sexual, quando lembra cheiro de peixe. Segundo Soares, esse problema está bastante relacionado ao uso de roupas apertadas, como calças jeans, que não permitem ventilação local, facilitando a proliferação dessa bactéria na vagina.

Outra infecção comum é a tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis. Sexualmente transmissível, a doença pode ser assintomática. Quando apresenta sintomas, podem aparecer secreção amarelo-esverdeada com mau cheiro, coceira, irritação e inflamação na vulva, desconforto ao urinar e dor durante as relações sexuais.

Como acontece
A flora normal da vagina possui lactobacilos de Doderlein que mantêm a acidez ideal para defender naturalmente o ambiente vaginal contra a presença de bactérias e fungos. Na vagina existem ainda anticorpos e células de defesa que ajudam os lactobacilos a enfrentar os invasores indesejáveis e previnem o desenvolvimento das colônias de microorganismos causadores das infecções.

Os riscos para que esse sistema natural falhe estão ligados à falta de higiene da vulva, uso de roupas apertadas e de tecido sintético, alergia a determinados produtos perfumados (sabonetes e absorventes), baixa imunidade, alterações hormonais e uso de antibióticos, entre outros.

Cuide-se já
- Na praia ou piscina, evite permanecer de maiô molhado, pois a vagina fica abafada e úmida, facilitando a proliferação de fungos. Tenha sempre à mão outras peças para trocar após o mergulho.
 
- Cuidado com a depilação. Como se trata de um processo invasivo, deixa minúsculas lesões na pele, que fica desprotegida e exposta à contaminação. Por isso, evite depilar perto do dia de ir à praia ou piscina. Outra dica: nunca retire totalmente os pêlos, pois eles protegem a vulva.
 
- Evite calça jeans muito apertada. Além de dificultar a aeração na vagina, pode conter bactérias se usada várias vezes seguidas sem lavar.
 
- O uso de tecidos sintéticos é desaconselhável, pois impede a ventilação na vagina. Prefira calcinhas totalmente de algodão em detrimento daquelas que possuem apenas o forro com esse tecido.
 
- Lave as calcinhas com sabão de coco ou sabonete neutro. Evite amaciante e água sanitária nas peças.
 
- Os médicos asseguram que dormir sem calcinha é uma boa solução para arejar a região genital.
 
- Tome cuidado com os sabonetes íntimos, pois esse tipo de produto combate tanto os microorganismo nocivos quanto os necessários à vagina. Se usar, a quantidade deve ser pequena e enxágüe muito bem. Os sabonetes de glicerina são bem indicados pelos médicos.
 
- Evite excessos, como lavagens exageradas na vulva, que podem retirar a proteção natural da área.
 
- O uso de lenços umedecidos é liberado, desde que com parcimônia. É preciso checar se a mulher não tem alergia ao perfume do produto, pois podem provocar coceiras e lesões que são fontes de infecções.
 
- Evite produtos com perfume, como absorventes, papel higiênico e desodorantes íntimos, pois podem causar alergias.
 
- Nunca use ducha íntima e algo que introduza na vagina. A limpeza deve ser feita apenas na parte externa.
- Não esqueça: o papel higiênico deve ser usado de frente para a atrás.
 
- Não durma com absorvente íntimo. Ele deve ser trocado com regularidade.
 
- Lave as mãos também antes de ir ao banheiro. Isso evita a contaminação da vulva.
 
- Consulte o ginecologista a cada seis meses ou um ano para realizar exames ginecológicos de rotina.
 
Fonte Terra

Saúde brasileira tem o sexto maior buraco comercial do mundo

O Brasil possui tarifas de importação superior às dos
países ricos para o setor de saúde
País é o 14.º exportador de remédios e produtos de saúde e um dos nove maiores importadores do mundo. O balanço entre exportação e importação contribuiu para uma balança comercial negativa de US$ 4 bilhões em 2010
 
O Brasil possui 0,5% do mercado mundial de saúde, segundo dados publicados nesta última terça-feira (12/02) pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Os números apontam que o País vem importando um volume cada vez maior de remédios e produtos de saúde, mesmo diante dos projetos do governo de financiar um fortalecimento do parque industrial nacional.
 
Atualmente os países ricos controlam 80% do mercado mundial de remédios e produtos de medicina. EUA e Europa, juntos, determinam 60% do mercado. Os dados apontam que a China começa a entrar na briga, na quarta posição, já se aproximando da Suíça, exportadora de remédios.
 
Já o Brasil aparece na 14.º posição como exportador de remédios e produtos de saúde, com 0,5% do mercado mundial. O México abocanha 1,4% do mercado, e a Índia, 2,6%.
 
Apesar de não ser um grande exportador, o Brasil figura entre os nove maiores importadores do mundo. Hoje, 7% de tudo o que o País importa é do segmento da saúde. O balanço entre exportação e importação contribui para uma balança comercial negativa de US$ 4 bilhões em 2010. Apenas cinco países tiveram um resultado pior, entre eles Japão e EUA.
 
Além disso, o País, em desenvolvimento, possui tarifas de importação superior às dos países ricos para o setor de saúde.
 
Fonte SaudeWeb

Crise na obstetrícia: o momento exige cautela

Pelo que foi demonstrado, a grande maioria dessas empresas
 paga ao médico menos que às equipes de gravação contratadas
 pelas famílias para registrar o parto
Por *Desiré Carlos Callegari
 
"É evidente o desgaste causado pelas perdas acumuladas ao longo dos anos e pela completa falta de equilíbrio na relação entre médicos e planos de saúde"
 
A polêmica causada pelo parecer 39/2012 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata sobre critérios da disponibilidade obstétrica, levanta cortina de fumaça e desvia o foco dos reais problemas envolvidos na questão. Na verdade, o que assistimos é um triste espetáculo onde os interesses das operadoras de plano de saúde são defendidos, inclusive com a ajuda de setores do governo, cabendo aos médicos e à população se contentar com o que sobra.
 
Na Obstetrícia, é evidente o desgaste causado pelas perdas acumuladas ao longo dos anos e pela completa falta de equilíbrio na relação entre médicos e planos de saúde. Os valores por consultas e procedimentos têm tido reajustes tímidos, quando são feitos. Em contrapartida, a lucratividade das empresas cresce ano a ano, tornando o setor um dos mais rentáveis da economia.
 
Os dados não nos deixam mentir. Levantamento realizado pela Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia de São Paulo (Sogesp) feito junto a 44 operadoras de planos de saúde revela que elas pagam ao médico, em média, R$ 353,00 pela realização de um parto. Do total, 20 repassam de R$ 160,00 a R$ 300,00 pelo procedimento; outros 21, de R$ 304,00 a R$ 480,00; dois de R$ 528,00 a R$ 660,00; e apenas um o valor de R$ 1.181,40.
 
Pelo que foi demonstrado, a grande maioria dessas empresas paga ao médico menos que às equipes de gravação contratadas pelas famílias para registrar o parto. A responsabilidade e a disponibilidade recebem recompensa insuficiente, enquanto, por outro lado, a calculadora dos empresários registra continuamente os lucros obtidos com a prevalência dessa visão que privilegia os ganhos de mercado em detrimento da qualidade da assistência e da valorização dos profissionais.
 
Esta realidade torta, infelizmente, justifica a opção de centenas de colegas em abandonar a prática obstétrica. O fazem como reação à empáfia das operadoras e à indiferença com que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) trata o caso. Outra pesquisa recente, conduzida pelo Datafolha, denuncia a insatisfação em massa dos obstetras.
 
Sem remuneração e condições de trabalho adequadas, não há paixão que resista. O estudo mostra que 13% dos obstetras entrevistados decidiram abandonar a área, uma constatação séria, que deveria ser levada em conta pelos gestores públicos e privados pelas consequências severas que traz para a qualidade da assistência oferecida.
 
Com o parecer 39/2012, o CFM procurou contribuir para reduzir este desgaste. No entanto, distorções tendenciosas, que poluem o debate, exigem esclarecimento para afastar a falsa celeuma causada na imprensa, que só interessa aos empresários da saúde suplementar, ao transformar os médicos em vilões, ignorando-se a raiz do problema que gerou tal polêmica.
 
Para não incorrer no mesmo erro, optamos pelo didatismo. Em primeiro lugar, o parecer do CFM resulta de questionamento feito pela própria ANS, que detectou situações nas quais gestantes (usuárias de planos de saúde) pagavam às obstetras credenciados, que as acompanhavam no pré-natal, valores extras para que o parto fosse realizado por estes profissionais. A dúvida encaminhada foi: este acerto é ético ou não?
 
O grande mérito do parecer foi definir o caráter antiético dessa forma de recebimento. Ou seja, o honorário do médico não pode ser custeado parte pelo plano de saúde e parte pela paciente. O pagamento deve ter origem em apenas uma fonte. No caso, a mulher receberá um recibo do profissional, que poderá ser usado em pedido de ressarcimento junto à operadora ou para dedução no imposto de renda.
 
É bom ainda lembrar que a mulher que não optar por esse acompanhamento presencial – com pagamento à parte – poderá fazer todo o seu pré-natal com um médico e fazer o parto com outro, que será disponibilizado em hospital de referência indicado pelo plano de saúde. Esta possibilidade já estará coberta pelo valor pago por ela mensalmente.
 
Lembramos ainda que o parecer do CFM cumpre papel orientador ao indicar cenários de conforto ético e sugerir comportamentos para evitar transtornos futuros. O texto – sabiamente – libera médicos e pacientes para tomarem suas decisões, apenas inserindo neste contexto as regras do jogo.
 
Contudo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) introduziu no último minuto elemento estranho, que ainda precisa ser objeto de análise criteriosa. Ao afirmar em nota que o médico deverá fazer novo contrato com a operadora se acolher a orientação do parecer do CFM, a ANS interfere negativamente nesta relação.
 
Em nossa avaliação, essa repactuação penalizará o médico ao definir que ele passará a atender todos os procedimentos da segmentação obstétrica descritos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Em outras palavras, esse obstetra ficará refém de um acordo pelo qual será obrigado a estar disponível para o atendimento do parto em qualquer circunstância, faça chuva ou faça Sol, privando-o de seu direito constitucional de ir e vir.
 
Num contexto, de insatisfação com os valores de honorários e descrédito com as perspectivas profissionais, a ANS e as operadoras colocam os obstetras num campo nebuloso. Certamente, o impacto poderá ser sentido com o aumento abandono da área, inclusive por aqueles que ainda mantêm a esperança de mudanças positivas. Os prováveis problemas na cobertura assistencial causada pela queda no número de profissionais qualificados parecem ignorados.
 
São aspectos deste tipo que nos levam a recomendar muita cautela aos médicos e às pacientes ao analisar essa polêmica em torno do parecer 39/2012. Historicamente, as decisões tomadas na esfera da saúde suplementar têm prejudicado a estes dois grandes segmentos. Neste momento, no qual interesses midiáticos, econômicos e políticos estão em jogo, o bom senso pede que o tema seja devidamente dissecado para as decisões sejam as melhores.

*Escrito por Desiré Carlos Callegari: conselheiro federal representante do estado de São Paulo, 1º Secretário do CFM (Diretor de Comunicação e da Tecnologia de Informação), ex-presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremesp);; diretor adjunto de Tecnologia da Informação da APM Estadual; Superintendente do HEMC da Fundação ABC; Professor Regente da Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Fundação ABC
 
Fonte SaudeWeb