Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Cuidados com o peixe cru

O peixe cru contaminado por coliformes, pode gerar quadros
 clínicos de intoxicação em menos de meia-hora
Pesquisa feita por cientistas da Universidade de Brasília, detectou altos níveis de coliformes fecais e chumbo em algumas amostras de sushis e sashimis em oito restaurantes da capital federal.
 
O peixe cru contaminado por coliformes, pode gerar quadros clínicos de intoxicação em menos de meia-hora, provocando reações como diarréia, náuseas, vômito, cólicas e cãimbras abdominais.
 
Já o chumbo, mesmo não trazendo reações imediatas,se for consumido em quantidades excessivas, pode ao longo do tempo trazer sérios problemas neurológicos ao organismo.
 
Os pesquisadores alertam os consumidores que uma boa maneira de se prevenir contra este tipo de problema, é verificar se os "sushimen" estão usando toucas e outros procedimentos higiênicos ao manusear os alimentos.
 
E também é recomendável só ir a restaurantes que sejam muito freqüentados, pois isso garante a rotatividade dos estoques de peixes,diminuindo o risco de se consumir alimentos deteriorados.
 
Fonte R7

Direitos do Idoso - Refeição de Acompanhantes

É um direito do idoso que nem os hospitais,
nem os planos de saúde divulgam
Aos que já passaram dos 60 anos, a legislação garante direitos aos acompanhantes em hospitais, seja hospital público ou particular
 
É um direito do idoso que nem os hospitais, nem os planos de saúde divulgam. Assim, os acompanhantes, que normalmente preocupados com a saúde do idoso, esquece de exigir também os seus direitos e acabam comendo nas cantinas dos hospitais.

De acordo com o Art. 16, Capítulo IV, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso): "Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico."

Nestas "condições adequadas" está incluído: o pernoite e as três refeições.

Independe do plano de saúde contratado pois está na Lei.

Fonte integrãcaobrasil.blogspot.com

Nestlé retira pratos com carne de cavalo da Espanha e Itália

A proporção de carne de cavalo nos produtos é superior
 a 1%, segundo o comunicado
A empresa suíça Nestlé anunciou na noite de segunda-feira a retirada da Espanha e Itália de pratos prontos com carne bovina que contêm vestígios de carne de cavalo.
 
"Nossos testes detectaram rastros de DNA de cavalo em dois produtos de carne bovina fornecidos pela H.J Schypke, subcontratada alemã da JBS Toledo NV", anunciou a empresa em um comunicado.
O JBS Toledo é o escritório comercial da empresa brasileira na Bélgica.
 
A Nestlé decidiu retirar "imediatamente" das prateleiras da Espanha e Itália os raviólis e tortelinis vendidos com os nomes Buitoni Beef Ravioli e Beef Tortellini.
 
"Vamos substituí-los por produtos que os testes de DNA confirmaram que contêm 100% de carne bovina", completa o comunicado.
 
Um prato de lasanha congelada destinada à indústria de restaurantes, 'Lasagnes à la Bolognaise Gourmandes', produzido na França, também será retirado das prateleiras, segundo a Nestlé.
 
A proporção de carne de cavalo nos produtos é superior a 1%, segundo o comunicado.
 
"A segurança alimentar não está em risco, mas a identificação equivocada de produtos faz com que não cumpram os requisitos mais rígidos que os consumidores esperam de nós", insiste o grupo.
 
A Nestlé informou que está aplicando novos testes para detectar rastros de carne equina em seus centros de produção na Europa.
 
A distribuidora Lidl anunciou na segunda-feira a retirada das lojas na Suécia, Finlândia, Dinamarca e Bélgica de pratos prontos com carne de cavalo ao invés de bovina.
 
Os 27 países da União Europeia concordaram em realizar 2.250 testes de carne, de 10 a 150 por país.
 
O governo francês autorizou na segunda-feira a empresa Spanghero a retomar parte das atividades, que haviam sido totalmente bloqueadas na quinta-feira com a retirada da licença sanitária depois que foi envolvida no escândalo da carne de cavalo classificada como bovina.

Fonte R7

Meditação ajuda a diminuir pressão arterial

Segundo os dados da pesquisa, bastariam cerca de 20 minutos
 por dia de práticas de meditação
As doenças do coração matam milhões de pessoas no mundo anualmente, sendo consideradas uma questão de saúde pública em muitos países.
 
E uma das principais causas das doenças coronarianas é a hipertensão arterial, chamada de o inimigo silencioso, pois na maioria dos casos a pessoa não sabe que tem a doença.
 
Agora,um estudo apresentado por médicos americanos revela que a prática de meditação transcendental tem o poder de normalizar os índices de pressão arterial,contribuindo para melhorar a saúde cardíaca.
 
Segundo os dados da pesquisa, bastariam cerca de 20 minutos por dia de práticas de meditação para que já comecem a surgir melhoras nos níveis de pressão arterial.
 
Fonte R7

México detecta vírus H7N3 em 12 granjas

As autoridades mexicanas afirmaram ter detectado em 12 granjas
 da empresa avícola Bachoco o vírus da gripe aviária H7N3
As autoridades mexicanas afirmaram ter detectado em 12 granjas da empresa avícola Bachoco o vírus da gripe aviária H7N3, "altamente patogênico", o mesmo que no ano passado obrigou a sacrificar 22 milhões de galinhas produtoras de ovos.
 
"Localizamos outras cinco granjas afetadas, o que eleva a 12 o número unidades produtivas com a presença do vírus", informou a secretaria de Agricultura, Gado, Desenvolvimento Rural, Pesca e Alimentação (Sagarpa) em um comunicado.
 
Na sexta-feira, a Bachoco anunciou ter sacrificado 486.000 aves, procedentes de cinco granjas do estado de Guanajuato (centro).
 
Fonte R7

Médicos querem refrigerantes mais caros para combater obesidade

Governo britânico quer aumento de 20%
no preço dos refrigerantes
Cerca de um quarto dos britânicos estão acima do peso
 
A Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha propôs um aumento de 20% no preço dos refrigerantes para combater a obesidade no país.
 
Em um relatório, a associação médica diz que a obesidade é responsável por uma 'grande crise' de saúde no país. A Grã-Bretanha é um dos países com maior proporção de obesos no mundo. Cerca de um quarto dos britânicos estão acima do peso e a expectativa é de que esse número dobre até 2050.
 
Além da taxação, a associação defende ainda o fim da publicidade de produtos com alta concentração de gordura saturada, sal e açúcar até às 21h e a redução de pontos de venda de fast food próximo às escolas.
 
Um aviso específico para crianças com a quantidade de calorias deve estar no rótulo dos alimentos, segundo a associação.
 
A associação também quer que o governo destine mais dinheiro ao serviço público de saúde para cirurgias de redução de estômago.
 
Porta-vozes da indústria alimentícia reagiram ao relatório dizendo que ele pouco acrescenta ao debate sobre a obesidade.
 
Discussão
O diretor da academia, Terence Stephenson, disse que não há uma 'bala de prata' para atacar a obesidade e que é preciso mudar a cultura de alimentação. Ele defende uma estratégia similar à do combate ao cigarro.
 
— Foi preciso o fim da publicidade (do cigarro) e a redução do mercado, além de atividades esportivas para ajudar as pessoas a largar o fumo.
 
Stephenson também atacou a indústria alimentícia ao dizer que refrigerantes, por exemplo, são apenas 'água e açúcar'. Ele criticou ainda os hábitos alimentares em muitos países, onde é habitual 'beber um litro de refrigerante no cinema'.
 
Para Stephenson, a taxação 'encorajaria as pessoas a tomar bebidas mais saudáveis'.
 
Para Terry Jones, da Federação de Comida e Bebida, o relatório é pouco relevante.
 
— Uma coleção de ideias desequilibradas aparentemente sob forte influência de grupos de pressão.
A Associação Britânica de Refrigerantes também se pronunciou contra, dizendo que esse tipo de bebida contribui com 'apenas 2%' do total de calorias de uma dieta média.
 
Tentação
O cardiologista dr. Aseem Malhotra disse que recebe mais e mais pacientes com doenças relacionadas à obesidade.
 
— A raiz do problema é o ambiente da alimentação. É como dizer às crianças para ir à uma loja de doces e não comprar doces. Há uma oferta excessiva de comidas baratas com açúcar e uma regulação é claramente necessária.
 
Fonte R7

Venda de genéricos tem o menor crescimento histórico

Para a PróGenéricos, a redução de ritmo da economia brasileira
 com um todo impactou o setor em 2012
O volume de unidades de medicamentos genéricos vendido em 2012 aumentou 17% em comparação com 2011, chegando a 679,6 milhões, ante 580,8 milhões do ano anterior.
 
O ritmo de crescimento é o menor da história dos genéricos, desde que a categoria de medicamentos chegou ao País, em 2001, de acordo com análise da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos).

Em valores, as vendas dos genéricos movimentaram R$ 11,1 bilhões no ano passado, um resultado 40,6% maior do que os R$ 8,7 bilhões registrados em 2011. Os dados foram auditados pelo IMS Healt com base em registros de preços feitos pelos laboratórios na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e não consideram descontos oferecidos pela indústria ao varejo.

Para a PróGenéricos, a redução de ritmo da economia brasileira com um todo impactou o setor em 2012. De acordo com a presidente executiva da instituição, Telma Salles, o setor cresceu acima dos 30% em volume em 2010 e 2011 e perdeu ritmo no ano passado. "Além disso, registramos menor número de patentes expiradas em 2012, um acentuado aumento nos custos de produção e fortes pressões por descontos no varejo", afirmou, em nota distribuída à imprensa.

Apesar do menor crescimento em volume de vendas, o segmento fechou o ano passado com média de 26,3% de participação de mercado em unidades, ante 24,9% em 2011. Em valores, o market share dos genéricos representou 22,4% em 2012 ante 20,5% em 2011.
 
Fonte R7

Cientistas desenvolvem exame para mapeamento do cérebro

Pesquisadores usaram um scanner fabricado especialmente
 para esse tipo de exame
Estudo pode esclarecer por que alguns possuem talento natural para ciência, música ou artes
 
Cientistas americanos mostraram as primeiras imagens de um novo exame para mapeamento do cérebro. O projeto, que envolveu pesquisadores trabalhando no Hospital Geral de Massachusetts, na cidade de Boston (nordeste dos Estados Unidos), pode ajudar a esclarecer a razão de algumas pessoas possuírem um talento natural para ciência, música ou artes.
 
Para conseguir as imagens, exibidas na reunião da Associação Americana para o Avanço da Ciência, os pesquisadores usaram um scanner fabricado especialmente para esse tipo de exame e que já é considerado um dos mais poderosos do mundo.
 
A tecnologia para produzir as imagens está sendo desenvolvida como parte de um projeto para mapear o cérebro humano chamado Human Connectome Project (HCP). Assim como o Projeto Genoma Humano, os dados deste projeto serão divulgados à comunidade científica à medida que os exames sejam processados. A primeira parcela destes dados, com exames feitos em um número de pessoas que variou entre 80 e 100, será divulgada dentro de algumas semanas.
 
Excursão pelo cérebro
O repórter da BBC Pallab Ghosh foi convidado a se submeter ao novo exame e relatou sua experiência.
 
— Perguntaram-me se eu queria 'o serviço de dez minutos ou o serviço completo de 45 minutos' que daria uma dos mais detalhados exames do cérebro já feitos. Apenas 50 destes exames já foram feitos. Eu optei pelo serviço completo. Foi uma experiência agradável, no meio dos dois grandes ímãs do scanner. Campos magnéticos fortes e que mudavam rapidamente procuravam as minúsculas partículas de água viajando ao longo das maiores fibras nervosas.
 
Ele explicou:
 
— Ao seguir as gotículas, os cientistas no cubículo ao lado localizam as grandes conexões dentro do meu cérebro', explicou. O resultado foi uma imagem computadorizada em 3D que revelou os caminhos mais importantes do meu cérebro em cores vivas. Um dos líderes da pesquisa, o professor Van Wedeen, me guiou em uma visita ao interior de minha cabeça. Ele me mostrou a conexão que me ajudava a ver e outra que me ajudava a entender a fala. Existem dois arcos gêmeos que processavam minhas emoções e um feixe que conectava os lados direito e esquerdo do meu cérebro.
 
Ao mostrar o exame para Ghosh, Van Wedeen usou um software de visualização que permitia se mover em volta e dentro destes caminhos e até se aproximar para ver os detalhes mais complexos.
Com esse novo exame, o professor e sua equipe esperam entender melhor como a mente humana funciona e o que acontece quando algo dá errado.
 
— Há todos esses problemas de saúde mental, e nosso método para compreendê-los não mudou muito nos últimos cem anos. Não temos métodos para capturar imagens (do cérebro) como temos do coração, para mostrar o que realmente está acontecendo. Não seria fantástico se pudéssemos entrar lá, ver estas coisas e dar às pessoas aconselhamento em relação aos riscos e como poderíamos ajudá-las a superar estes problemas?
 
Dados genéticos
O HCP é um projeto de cinco anos financiado pelos Institutos Nacionais da Saúde, uma agência governamental dos Estados Unidos. O programa recebeu US$ 40 milhões e visa mapear todo o sistema de conexão neural humano examinando o cérebro de 1,2 mil americanos.
 
Os pesquisadores também vão coletar dados genéticos e comportamentais dos voluntários para tentar obter um quadro completo dos fatores que influenciam a psique humana.
 
Para o professor Tim Behrens, da Universidade de Oxford, o projeto HCP deve ajudar os cientistas a aprenderem muito sobre o comportamento das pessoas.
 
— Algumas das conexões entre partes diferentes do cérebro podem ser diferentes para pessoas com personalidades e habilidades diferentes, então, por exemplo, existe uma conexão que já conhecemos em pessoas que gostam de correr riscos e (uma diferente) para pessoas que gostam de situações seguras. Então, conseguiremos apontar o tipo de pessoa que gosta de paraquedismo e aquelas que gostam de assistir TV a partir dos exames do cérebro.
 
'Será um recurso incrível para a comunidade de neurocientistas para ajudá-los em seu trabalho de entender como o cérebro funciona', acrescentou.
 
Assista ao vídeo:
 
 
Fonte R7

Dengue leva Sorocaba-SP a decretar emergência

A prefeitura anunciou um plano de contingência contra a doença
A prefeitura de Sorocaba (SP) decretou situação de emergência na cidade, no final da tarde desta segunda-feira, em razão do surto epidêmico de dengue que, na semana passada, causou a morte de um garoto de 13 anos.

De acordo com o prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB), a medida visa a permitir a compra de materiais e medicamentos sem a necessidade de licitação. "Estamos num surto de dengue, com forte probabilidade de termos uma epidemia de grandes proporções entre o final de março e início de abril", previu.

Até o último dia 15, tinham sido confirmados 132 casos este ano na cidade - no mesmo período do ano passado foram apenas três. Também ocorreu a primeira morte por dengue hemorrágica - a do menino de 13 anos.

A prefeitura anunciou um plano de contingência contra a doença e pôs em prontidão a estrutura de suporte à Defesa Civil, que inclui Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e Tiro de Guerra.

A estrutura hospitalar terá de seguir um protocolo para atendimento a pessoas com suspeita da doença. Uma lei municipal permite a entrada das equipes de controle em imóveis fechados, mediante arrombamento.

Fonte R7

SEPROMI - BA lança edital de processo seletivo

A Secretaria da Promoção de Igualdade do Estado da Bahia (SEPROMI/BA) lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo para contratação de pessoal, por tempo determinado, em Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.

São ofertadas 16 vagas para os cargos de técnico de nível médio e técnico de nível superior, com salários de até R$ 2.288,39 por carga horária de 40h semanais. Haverá na remuneração o acréscimo, por dia útil trabalhado, de auxílio refeição de R$ 9,00 e de auxílio transporte.

As inscrições ficarão abertas, exclusivamente via internet, no período das 8h30min do dia 14 de fevereiro às 18h00 do dia 22 de fevereiro de 2013 (horário de Brasília), no endereço eletrônico www.sepromi.ba.gov.br.

O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma única etapa, Análise Curricular, de caráter eliminatório e classificatório.

A Análise Curricular será realizada pela Comissão no período de 25 de fevereiro até 01 de março de 2013 através da análise dos Dados Cadastrais e da Ficha de Inscrição Obrigatória, preenchidos eletronicamente por meio do endereço eletrônico www.sepromi.ba.gov.br.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, contado da data da Homologação do seu Resultado Final, prorrogável por igual período.
 

Edital / Publicações

Vagas de estágio na Embasa

Estudantes baianos interessados em adquirir experiência profissional devem ficar atentos, pois a Empresa Baiana de Saneamento (Embasa) abriu as inscrições para seu programa de estágio 2013. As oportunidades disponíveis são para funções de formação intermediária (médio), técnica e superior, tanto em Salvador como em 36 localidades do interior do estado.
 
Para participar do processo, os alunos deverão ter pelo menos 50% do curso concluído. Os selecionados e contratados atuarão com carga horária de 4 horas diárias, recebendo auxílio transporte e bolsa auxílio que varia de R$ 210 a R$ 350.
 
Os alunos interessados devem enviar sua inscrição para o endereço ielembasa@gmail.com até o dia 22 de fevereiro.
 
O processo seletivo será realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA) e contará com três etapas: recrutamento, triagem curricular e entrevista.
 
Os editais completos estarão disponíveis no site do IEL (www.ielestagio.org.br).

Concurso UNIFAP 2013

A Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, publicou edital N° 14/2012 de concurso público com objetivo de preencher 31 vagas para o cargo de Professor de Terceiro Grau, Nível I. Os salários podem chegar a R$ 7.627,02 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.

O candidato aprovado no concurso para docente na UNIFAP, deverá atender às áreas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação.
 
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas via internet, no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30min do dia 21 de janeiro até as 17h30min do dia 20 de fevereiro de 2013, observando o horário local de Macapá. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00.
 
Provas
As provas e demais atos relativos serão realizados na Universidade Federal do Amapá, no Campus Marco Zero do Equador, localizado em Macapá - AP, no Bairro Universidade, na Rodovia JK, s/n., Km 02, sempre no horário local de Macapá.

As datas de realização das provas obedecerão aos seguintes prazos:

- Realização da prova escrita: 08 de março de 2013 e o resultado dia 08 de março de 2013.

- Sorteio do tema para a prova didática: 09 a 11 de março de 2013, após a divulgação dos resultados da prova escrita.

- Realização da prova de didática: 10 a 12 de março de 2013.

- Entrega dos documentos comprobatórios para a prova de títulos (apenas para os candidatos classificados na prova didática): 11 a 13 de março de 2013, logo após a divulgação dos resultados da prova didática.

- Realização da prova de título (julgamentos dos títulos em sessão não pública): 12 a 14 de março de 2013.

- Resultado da prova de título: 12 a 14 de março de 2013.

- Divulgação do resultado final: a partir de 26 de março de 2013.
 
As informações sobre horários e locais de realização das etapas do certame serão divulgadas no endereço eletrônico www.unifap.br/depsec, a partir do dia 28 de fevereiro de 2013.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, contados a partir da publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União.

Concurso Prefeitura de Ribeirão Preto - SP

A Prefeitura de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, através da Fundação VUNESP, lançou os editais N°s 001 e 002/2013 de concurso público, com a intenção de preencher 175 vagas para os cargos de Professor, Assistente Social, Médico e Técnico em Enfermagem (níveis médio/técnico e superior). Os salários vão até R$ 10.098,59.
 
As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, pelo site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 04 de março até às 16 horas de 28 de março de 2013. As taxas variam de R$ 45,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As provas objetivas serão aplicadas nas datas previstas de 12 a 19 de maio de 2013. A confirmação da data e as informações sobre o local, horário e sala para a realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Convo­cação a ser publicado no Diário Oficial do Município de Ribeirão Preto.
 
O candidato deverá acompanhar a publicação da convo­cação no Diário Oficial do Município podendo, ainda, consul­tar o site www.vunesp.com.br não podendo alegar qualquer espécie de desconhecimento para justificar sua ausência ou atraso.
 
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura do Município de Ribeirão Preto.

Prefeitura de Peixoto de Azevedo (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Peixoto de Azevedo, Estado de Mato Grosso, através da empresa ACP Informática, lançou edital N° 001/2013 para o processo seletivo público visando à contratação de 29 Agentes Comunitários de Saúde com nível fundamental.

As inscrições, no valor de R$ 20,00, serão realizadas até o dia 18 de março de 2013, no site www.acp.inf.br e na sede da Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo, à Rua Ministro Cesar Cals, 226 - Centro - Peixoto de Azevedo - MT.

A Escolaridade exigida é o Ensino Fundamental Completo. A carga horária de trabalho é de 40 horas e o salário inicial é de R$ 678,00 além de outras contrapartidas de responsabilidade da Prefeitura Municipal. O candidato à vaga deverá obrigatoriamente residir nos bairros e comunidades que porventura estejam descobertos.

As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 14 de abril de 2013, das 08 às 11h00min, no local a ser indicado em edital complementar específico, que estará disponível nos sites: www.peixotodeazevedo.mt.gov.br e www.acpi.inf.br e será afixado no mural da prefeitura.

O certame terá o prazo de validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, contado a partir da sua homologação.

Prefeitura de Novo Santo Antônio (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Novo Santo Antônio, estado do Mato Grosso, publicou através do Diário Oficial dos Municípios, edital Nº. 01/2013 para realização de processo seletivo visando o provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para a Secretaria Municipal de Educação, nas funções de Apoio em Desenvolvimento Infantil (ADI), Apoio Administrativo (Biblioteca), Professor da Educação Básica, Professor de Informática, Secretário Escolar e Técnico Administrativo Não Profissionalizante Educacional, para as Escolas, Secretaria de Educação (sede) e Creche Municipal existente no município. O salário varia entre R$ 870,40 e R$ 1.632,00, por carga horária semanal de 30 horas.
 
São reservadas 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente das 8h30min às 11h e das 13h30min às 17h, até o dia 20 de fevereiro de 2013, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, situada à Av. 29 de Setembro, s/nº, Centro – Novo Santo Antônio (MT).
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar-se munido da seguinte documentação:
Cópia da Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado, bem como comprove que o candidato atende ao requisito de idade mínima de 18 anos;

Cópia do comprovante da escolaridade mínima exigida, com Curriculum Vitae, abrangendo:
I - Certificado de conclusão de escolaridade mínima exigida para o cargo pretendido;

II - Certificado de pós-graduação, mestrado e/ou doutorado nas áreas afins;

III - Atestado de conclusão/histórico do pró-infantil para o cargo de Apoio em Desenvolvimento Infantil (ADI), atestado de conclusão/histórico de ensino médio para apoio administrativo (Biblioteca), secretário escolar e técnico administrativo não profissionalizante educacional e atestado de conclusão/histórico de nível superior para professores;

IV - Cursos de capacitação (formação continuada) na área de conhecimento de sua formação, somente os adquiridos nos últimos 03 anos;

V - Declaração comprobatória de tempo de serviço exercida na função que está pleiteando.
 
O processo seletivo será constituído de uma produção escrita que versará a partir de uma temática apresentada, análise curricular, entrevista escrita e análise/avaliação de títulos.
 
A entrevista escrita está prevista para ser realizada no dia 24 de fevereiro de 2013, às 08 horas (horário local), na E.M.E.B. Nair Barbosa de Souza.
 
O resultado final será calculado pela soma das pontuações obtidas na análise de curriculum vitae, entrevista e produção escrita e a divulgação será por meio de publicação de edital afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Novo Santo Antônio - MT e/ou no site www.amm.org.br, a partir das 09:00 (horário local) do dia 28 de fevereiro de 2013.
 
A validade do processo seletivo será de 10 meses, a contar da data da publicação do decreto de homologação do resultado final, prorrogável por igual período.

Prefeitura de Ibiraçu (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ibiraçu, Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SEMARH, publicou edital N° 002/2013 de processo seletivo para a contratação temporária de profissionais para atendimento as necessidades de interesse público do município.
 
Haverá 68 vagas mais cadastro de reserva para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 6.196,78.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Trabalhador braçal, auxiliar administrativo, contador, agente fiscal de rendas, enfermeiro - pacs, odontólogo, motorista veículo leve, auxiliar de saúde bucal, vigia, motorista de ambulância - pronto atendimento, psicólogo - saúde mental, técnico de enfermagem, recepcionista, médico e demais cargos.
 
Inscrições
As inscrições serão feitas no Complexo Cultural Roque Peruch, localizado na Avenida Conde D’Eu, s/n, Centro, das 12h30 às 17h30, no período de 19 e 20 de fevereiro de 2013.
 
O candidato deve preencher corretamente a ficha de inscrição, que deverá está devidamente assinada. Serão aceitas inscrições feitas por meio de procuração pública ou particular com firma outorgada em cartório. O outorgado deverá levar documento com foto para comprovação da identidade.
 
O processo seletivo simplificado será realizado em etapa única, que consistirá em Prova de Títulos, de caráter classificatório. A listagem dos candidatos classificados com o resultado preliminar será divulgada a partir das 12h30, no dia 26 de fevereiro de 2013, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site oficial da Prefeitura.

Validade
O certame terá validade de 90 dias improrrogáveis, contados da data da sua homologação, conforme Lei Municipal Nº 3232/2011 de 07/07/2011.

Concurso Prefeitura de Valparaíso (SP)

A Prefeitura de Valparaíso, Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público N° 001/2013, para preenchimento de 52 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. O concurso será realizado sob organização e aplicação da empresa Ápice Concursos Públicos Ltda. Os salários podem chegar até R$ 3.320,00 por carga horária de 10 a 44h semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Ajudante de Obras, Ajudante Geral - Sexo Masculino, Jardineiro, Operador de Máquinas, Pedreiro, Tratorista, Fiscal de Posturas, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Fiscal de Serviços, Técnico de Manutenção em Informática, Cirurgião Dentista, Engenheiro Agrônomo, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fiscal de Tributos, Fisioterapeuta, Médico, Procurador Jurídico e Técnico Esportivo.

Inscrições
As inscrições ficarão abertas até o dia 03 de março de 2013, devendo ser efetuadas pela internet, através do site www.apiceconcursos.com.br, podendo ser pagas até a data limite de 04 de Março de 2013.

Taxas
Ensino fundamental incompleto - R$ 30,00;
Ensino fundamental completo - R$ 30,00;
Ensino médio - R$ 50,00;
Ensino superior - R$ 70,00.

Provas
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Valparaíso, previstas para o dia 24 de março de 2013 (se a data sofrer alguma alteração será informado no site da organizadora), em local a ser divulgado, através de Edital que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal de circulação no Município e através dos sites: www.apiceconcursos.com.br e www.valparaiso.sp.gov.br, com antecedência mínima de 3 dias.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos a partir da Homologação do Resultado Final, publicado no jornal de circulação regional, podendo, a critério da Prefeitura Municipal de Valparaíso, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Venda Nova do Imigrante (ES) abre vagas

Foi divulgado o edital Nº. 002/2013 de processo seletivo da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, estado de Espírito Santo. São ofertadas 6 vagas mais cadastro reserva de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 9.557,98, por jornada de trabalho de 30 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Nutricionista, Médico (Pediatra e Generalista ESF), Motorista, Fisioterapeuta, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem ESF, Dentista ESF e Enfermeiro ESF.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente do dia 25 ao dia 27 de fevereiro de 2013, das 09:00 às 11:00 e das 13:00 às 15:00, na Secretaria Municipal de Saúde, Av. Lorenzo Zandonadi, 840, Vila Betânea.
 
No ato da inscrição os candidatos deverão apresentar cópias autenticadas dos seguintes documentos:
 
Carteira de Identidade;

CPF;

Carteira de Trabalho;

Comprovante de residência - mínimo 03 meses;

Comprovante de Conclusão de Curso (de acordo com a exigência de cada função);

Declaração de conhecimento e estar de acordo com as exigências contidas no edital;

Certificados.
 
Prova
O processo seletivo será composto de pontuação do currículo e entrevista.
 
Os currículos deverão ser entregues no dia da inscrição.
 
A entrevista será realizada na data provável de 08 de março de 2013 no local e horário definido e publicado no site da prefeitura - www.vendanova.es.gov.br e no mural da prefeitura municipal e na sede da secretaria municipal de saúde.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Cianorte - PR

A Prefeitura de Cianorte, Estado do Paraná, através da empresa Exatus, publicou edital de concurso público N° 001/2013, destinado ao preenchimento de 51 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 10.264,13, com carga horária de 20 e 40h semanais.
 
As vagas são para os cargos efetivos de médico clínico geral, psiquiatra, médico radiologista, agente de Vigilância Sanitária e Epidemiológica, tecnólogo em engenharia civil, farmacêutico, assistente social, técnico em enfermagem, nutricionista, técnico em segurança do trabalho, técnico em análises clínicas, auxiliar de serviços, educador infantil e agente comunitário de saúde.
 
Cada candidato poderá concorrer a apenas um cargo e as inscrições poderão ser realizadas pelo site www.exatuspr.com.br até o dia 04 de março de 2013. A taxa de inscrição varia de R$ 15,00 a R$ 60,00, de acordo com o nível de escolaridade exigido pelo cargo.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 24 de março de 2013, em local e horário a ser definidos. Serão 40 questões de múltipla escolha, que versarão sobre matemática, português e conhecimentos específicos. Para o cargo de Educador Infantil será realizada a prova de títulos, sendo considerada a conclusão em cursos relacionados diretamente com a área de atuação e experiência profissional.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 25 de março de 2013.
 
O concurso terá validade de até 02 anos, a contar da publicação da homologação do resultado, podendo ser prorrogado uma única vez, por até igual período.

Prefeitura de Vila Pavão (ES) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Vila Pavão, cidade localizada a 286 km de Vitória, no estado do Espírito Santo, lançou através do Diário Oficial dos Poderes do Estado, aviso do edital Nº. 005/2013 de processo seletivo. A seleção visa a contratação de 15 profissionais para atendimento às necessidades temporárias de excepcional interesse público nos seguintes cargos: Médico (Pediatra e Clínico Geral), Fisioterapeuta, Nutricionista, Motorista e Enfermeiro.
 
O vencimento varia entre R$ 709,58 e R$ 7.315,50, com carga horária de 20, 30 e 40 horas semanais.
 
As inscrições serão realizadas até o dia 20 de fevereiro de 2013, das 9h às 11h e das 13h às 16h na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua XV de Novembro, s/nº, Centro, Vila Pavão/ES, CEP: 29.843-000.
 
Maiores informações na Prefeitura Municipal de Vila Pavão e na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

Prefeitura de Piquerobi (SP) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Piquerobi, estado de São Paulo, abriu processo seletivo Nº. 01/2013 destinado a contratação de 03 profissionais da saúde em caráter temporário de níveis fundamental e superior, com salário de até R$ 8.347,00.
 
Cargos: Auxiliar de Enfermagem (2) e Médico (1).
 
A inscrição deverá ser efetuada até às 16 horas de 24 de fevereiro de 2013, exclusivamente pelo site www.fsvconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de R$ 31,00 (nível fundamental) e R$ 65,00 (nível superior).
 
O certame constará de prova objetiva e títulos.
 
A data, horário e local para a realização das provas serão divulgadas, por meio de edital de convocação, a ser publicado na Imprensa Oficial ou Jornal local, divulgado através do site www.fsvconcursos.com.br ou de listagem afixada no mural da Prefeitura de Piquerobi.
 
O processo seletivo será válido por 1 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura de Piquerobi, uma única vez e por igual período.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Itariri (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itariri, estado de São Paulo, publicou edital N° 01/2013 para realização de processo seletivo simplificado por tempo determinado de um ano. O certame tem como objetivo o preenchimento de 13 vagas em todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de R$ 781,84 a R$ 2.004,00, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Auxiliar de Enfermagem, Agente de Saneamento, Escriturário, Técnico em Radiologia, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico (Clínico Geral, Ginecologista, Ortopedista, Pediatra, Plantonista e Radiologista).
 
Inscrição
A inscrição será efetuada até às 16 horas de 24 de fevereiro de 2013(horário de Brasília), através do site www.fsvconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 30,00;
Nível médio: R$ 35,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
As provas serão aplicadas na cidade de Itariri, em datas, horários e locais que serão divulgadas, por meio de edital de

convocação, a ser publicado na Imprensa Oficial ou Jornal local, no site www.fsvconcursos.com.br ou divulgado através de listagem afixada no mural da Prefeitura.
 
Validade
A validade do processo seletivo será de 01 ano, contados a partir da data da publicação da homologação oficial do resultado final, publicado e divulgado no mural do paço público municipal, podendo inclusive o prazo ser prorrogado.
 

Edital / Publicações

Vagas de estágio na CAGEPA

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - CAGEPA, divulgou edital de processo seletivo para a escolha de estagiários nas áreas de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Automação Industrial, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Pedagogia, Química, Química Industrial, Serviço Social, Tecnologia em Geoprocessamento, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Rede de Computadores, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica, Técnico em Saneamento, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Mecânica.
 
O estagiário receberá bolsa-auxílio correspondente a R$ 500,00 mensais, bem como o valor de R$ 45,00 mensais de auxílio transporte, com carga horária de 20 horas semanais.
 
São reservadas 10% das vagas aos portadores de necessidades especiais.
 
A inscrição é gratuita, e deverá ser requerida em formulário próprio disponibilizado no site do CIEE – www.ciee.org.br, até as 17 horas do dia 26 de fevereiro de 2013.
 
As provas de conhecimento específico e de língua portuguesa serão realizadas na data provável de 03 de março de 2013, das 09h às 11h, nos seguintes endereços:
 
João Pessoa - Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ – BR 230, S/N – Km 22 – Água Fria – João Pessoa/PB;

Campina Grande - Escola Estadual Elpídio de Almeida – PRATA – Rua Duque de Caxias, 235 – Prata – Campina Grande/PB;

Guarabira - Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Campus III – PB 75, Km 1 – Areia Branca – Guarabira/PB;

Patos - Universidade Estadual da Paraíba – UEPB – Rua Alfredo Lustosa Cabral, S/N – Salgadinho – Patos/PB;

Sousa - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG – Campus V – Rua Sinfrônio Nazaré, 38 – Centro – Sousa/PB;

Cajazeiras - Universidade Federal de Campina Grande - UFCG – Campus V – Rua Sinfrônio Nazaré, 38 – Centro – Sousa/PB.
 
O gabarito provisório será divulgado a partir do dia 04 de março de 2013 no site do CIEE - www.ciee.org.br.
 
O resultado oficial será divulgado no site do CIEE www.ciee.org.br, a partir do dia 11 de março de 2013.
 
A validade de processo seletivo será de 01 ano, contado da publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 ano.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Taboão da Serra - SP abre vagas para Médicos

A Prefeitura de Taboão da Serra, Estado de São Paulo, abriu edital de processo seletivo N° 001/2013, para a contratação de 83 médicos por tempo determinado. O salário por hora trabalhada é de R$ 60,00 e para o Médico Generalista, que tem a carga horária de 40 horas semanais chega á R$ 10.000,00 reais.
 
As vagas disponíveis no edital são: 27 para Clínicos Geral, 23 vagas de Pediatras, 10 Ginecologistas e Obstetras, 07 Psiquiatras, 09 Generalistas, 02 Endrocinologistas, 02 Cirurgiões Vascular, 02 Neuroclínicos e 01 Pneumologista. Dessas, 05 vagas foram disponibilizadas para pessoas com deficiência.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 18, 20, 21, 22 e 25 de fevereiro de 2013, das 9h ás 16h, na Secretaria de Saúde, na Praça Miguel Ortega, nº 115, Parque Assunção, Taboão da Serra.
 
O processo seletivo será realizado no Município de Taboão da Serra através da realização de prova objetiva. A prova será realizada provavelmente no dia 03 de março de 2013, às 09hs, na SMS - Secretaria Municipal da Saúde situada na Praça Miguel Ortega, 115 – Pq Assunção Taboão da Serra.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado a partir do dia 05 de março de 2013, através de publicação no Diário Oficial do Município de Taboão da Serra.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da HOMOLOGAÇÃO do Ato Administrativo, podendo ser prorrogado por até igual período.

Dores de cabeça em crianças raramente indicam a necessidade de óculos

childrenheadaches Dores de cabeça em crianças raramente indicam a necessidade de óculos
Os pesquisadores também consideraram positivo o fato
 da maioria  das dores de cabeça das crianças terem se
resolvido ao longo do tempo
Um novo estudo fornece a primeira evidência clara de que os problemas de visão ou dos olhos raramente são a causa das dores de cabeça recorrentes em crianças, mesmo quando elas se iniciam quando a criança está fazendo trabalhos escolares ou outras tarefas que exigem esforço visual.
 
O estudo foi motivado por uma associação muito comum feita por pais e professores que relacionam as dores de cabeça frequentes à necessidade de óculos ou de um exame ocular. Para testar esta hipótese, oftalmopediatras do Albany Medical Center, em Nova York, foram atrás de respostas confiáveis para pais, oftalmologistas e pediatras que enfrentam essa questão de saúde comum.
 
Os resultados da pesquisa foram apresentados durante a 116ª Reunião Anual da Academia Americana de Oftalmologia. No estudo retrospectivo, os pesquisadores revisaram os registros médicos de 158 pacientes com idade inferior a 18 anos que foram atendidas no ambulatório da clínica, alegando dores de cabeça frequentes, entre os anos de 2002-2011. Todos foram submetidos a exames oftalmológicos completos pelos oftalmopediatras da clínica.
 
Nenhuma correlação significativa entre as dores de cabeça frequentes e uma necessidade de correção da visão foi encontrada. Os pesquisadores chegaram a esta conclusão comparando os resultados dos exames clínicos das crianças com dores de cabeça aos registros de seus exames oftalmológicos anteriores. E descobriram que no caso da saúde ocular, os resultados dos testes de visão permaneceram inalterados em relação aos exames feitos anteriormente para 75% das crianças.

Além disso, as crianças que já usavam óculos não precisaram de novas prescrições oftalmológicas quando foram examinadas na clínica devido às dores de cabeça. Embora 14% delas disseram que suas dores de cabeça ocorreram no momento em que estavam executando tarefas que exigiam esforço visual, como a lição de casa, e cerca de 9% relataram sintomas visuais associados com as suas dores de cabeça. Assim, a necessidade de correção da visão não parece ser a causa primária ou fator significativo em qualquer um dos casos analisados no estudo.
 
Os pesquisadores também consideraram positivo o fato da maioria das dores de cabeça das crianças terem se resolvido ao longo do tempo. Segundo os relatos dos pais, as dores de cabeça melhoraram em 76,4% dentre todos os sujeitos do estudo, incluindo aqueles que receberam e os que não receberam novas prescrições para correção da visão.
 
Cerca de 30% das crianças do estudo tinham condições oculares que iam além da necessidade de correção da visão, incluindo estrabismo (olhos desalinhados) ambliopia (“olho preguiçoso”) ou outras condições mais graves. 17% tinham uma história familiar de enxaqueca. Como este foi um estudo retrospectivo, os pesquisadores não foram capazes de conectar esses fatores com as causas da dor de cabeça entre as crianças.
 
“O estudo ajuda a tranquilizar os pais, oftalmologistas e pediatras, pois na maioria dos casos, as dores de cabeça das crianças pesquisadas não estavam relacionadas com problemas de visão ou no olho, e, em grande parte dos casos, ela se resolveu sozinha, sem a necessidade de um tratamento específico e sem a prescrição de óculos”, afirma o oftalmologista Virgílio Centurion.
 
Dor de cabeça x Óculos
“Embora inúmeras outras causas não oftalmológicas possam causar a cefaléia, a dor de cabeça é uma das principais queixas em Oftalmologia, sendo usual a associação entre dor de cabeça e problemas visuais. O fato da dor de cabeça ‘ser relacionada ao momento de realizar esforço visual’ faz com que toda criança com cefaléia deva ser examinada pelo oftalmologista”, explica o oftalmopediatra Fabio Pimenta de Moraes.
 
Segundo o médico, a dor de cabeça provocada por problemas refracionais visuais tais como hipermetropia, miopia e astigmatismo, geralmente tem início após um período de esforço visual.
 
“Nesses casos, o paciente acorda bem, mas durante o dia ou ao final do período de aulas ou trabalho começam as dores de cabeça. Este tipo de queixa é chamada de astenopia. Normalmente, tal sintomatologia costuma desaparecer após a prescrição e o uso dos óculos ou lentes de contato”, explica Fabio Moraes.

Fonte Corposaun

Hidroterapia é nova alternativa para o tratamento de problemas na coluna

O estudo mostra que a nova técnica é mais eficiente
do que a fisioterapia clássica
Atualmente, a hidroterapia, que aplica técnicas de fisioterapia na piscina, tornou-se uma forte aliada no tratamento de diversos problemas, principalmente ortopédicos e neurológicos, já que na água o corpo fica mais leve, ganha liberdade de movimentos e os músculos trabalham melhor.
 
O método beneficia pacientes que não podem forçar membros ou articulações e aqueles que vivem presos em uma cadeira de rodas, já que na água o peso chega a diminuir 70%, permitindo movimentos impossíveis em terra firme. Além disso, não existe o risco de lesões e as atividades são menos doloridas. “A pessoa se livra de algumas limitações e reforça sua auto-estima”, comenta a hidroterapeuta Rita Labronici.

A novidade é que a hidroterapia também pode ajudar na cura de problemas relacionados à coluna, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que atingem cerca de 80% da população mundial. O estudo mostra que a nova técnica é mais eficiente do que a fisioterapia clássica.
 
A pesquisa comparou dois grupos de indivíduos, um tratado na água e outro na terra, avaliando aspectos como dor, resistência, força e mobilidade dos músculos. “A turma que fez exercícios aquáticos conquistou mais flexibilidade na coluna e maior capacidade de alongamento”, conta a fisioterapeuta Giselle Atti, autora do trabalho. “Além disso, esses participantes sentiram menos cansaço nas aulas”, completou. Os resultados mostraram que a fraqueza muscular, conseqüente do sedentarismo, gestação ou má postura, era a causa dos problemas dos voluntários.

A hidroterapia não traz benefícios apenas para pessoas que sofrem de doenças neurológicas ou ósseas. Os idosos e asmáticos, por exemplo, podem praticar exercícios que estimulam a reeducação respiratória. Segundo a fisioterapeuta Fátima Caromano, “os músculos passam a trabalhar melhor e as crises ficam mais suaves, reduzindo o risco de remédios e o número de internações”.
 
As grávidas adquirem forma física e respiração mais eficiente, garantindo um parto mais tranqüilo. Já os atletas contundidos, “podem continuar se exercitando sem sobrecarregar as áreas fragilizadas”, explicou Caromano.
 
Fonte Boa Saúde

Exercícios na piscina: uma outra opção para quem tem fibromialgia

A água amorteceria o impacto, reduzindo a dor durante o
exercício e, assim, diminuindo o medo do paciente em faze-lo
A fibromialgia é uma doença crônica que acomete determinadas pessoas, independentemente da idade
 
É mais comum em mulheres e o que se observa é a presença de pontos de dor em algumas partes do corpo. No total são 18 regiões normalmente acometidas, incluindo regiões do pescoço, cotovelos, joelhos e quadris. A presença de 11 pontos já é capaz de dar o diagnóstico.
 
Essa doença, apesar de ainda não se ter uma definição concreta de sua causa, torna, muitas vezes, incapacitantes as atividades comuns do dia-a-dia.
 
Os indivíduos portadores normalmente utilizam vários remédios, na tentativa de aliviar o incômodo da dor.
 
Muitas pesquisas já demonstraram que os exercícios aeróbicos minimizam a dor em pessoas com fibromialgia. Um estudo que será publicado no Current Opinion in Rheuymatology,traz uma avaliação sobre a atividade física na água, como uma opção para esses pacientes.
 
Há muito tempo já se sabe a respeito da boa influência de realização de atividades físicas na água, como por exemplo, a melhora do humor e no padrão de sono.
 
De acordo com a pesquisa, os exercícios físicos feitos na água podem ajudar pessoas que apresentam artrite e dor nas articulações, devido ao excesso de peso.
 
A água amorteceria o impacto, reduzindo a dor durante o exercício e, assim, diminuindo o medo do paciente em faze-lo. Dessa forma, a atividade física na água é uma excelente opção para os pacientes com fibromialgia, devendo ser incentivada pelo médico aos seus pacientes.
 
Fonte Current Opinion in Rheumatology 2007

Acupuntura pode amenizar dores lombares e outros problemas reumáticos

Diversas revisões sistemáticas têm avaliado a eficácia da
 acupuntura para condições reumáticas
A acupuntura pode ser benéfica para pacientes com problemas reumáticos, incluindo artrites, dores ósseas e musculares e condições ortopédicas, segundo estudo recentemente publicado na revista especializada Rheumatology
 
De acordo com pesquisadores das universidades britânicas de Exeter e Plymouth, a terapia com agulhas pode oferecer um alívio principalmente para pacientes com dores lombares, com osteoartrite no joelho - também conhecida como artrose - e dores laterais no cotovelo.
 
“Diversas revisões sistemáticas têm avaliado a eficácia da acupuntura para condições reumáticas, frequentemente com conclusões contraditórias”, escreveram os autores. “Nosso objetivo foi oferecer uma avaliação crítica e um resumo desses dados”, destacaram os especialistas em artigo sobre o estudo.
 
Analisando 30 revisões sobre o assunto publicadas desde o ano 2000, os pesquisadores descobriram resultados muito contraditórios sobre o valor da acupuntura no tratamento de condições reumáticas como fibromialgia, artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante e torcicolo, além de dores lombares, musculoesqueléticas, no cotovelo, no ombro e ciática. De acordo com os especialistas, as evidências mais claras foram de que a terapia é eficaz no tratamento de artrose, dores lombares e dores laterais no cotovelo, e não oferece alívio nos casos de fibromialgia e artrite reumatoide.
 
“Muitas revisões sistemáticas têm sido realizadas recentemente. Apenas para osteoartrite, dor na porção inferior das costas e dor lateral no cotovelo é que as evidências são suficientemente sólidas para recomendações positivas da terapia nos cuidados de rotina a pacientes reumáticos”, concluíram os pesquisadores.
 
Fonte Rheumatology

Shiatsu alivia dores da fibromialgia

Além de aliviar as dores, o shiatsu ajudou a melhorar
 a qualidade do sono, a sensação de equilíbrio e a qualidade
 de vida geral dos pacientes
Quem sofre com as dores causadas pela fibromialgia pode valer-se do shiatsu para sentir-se melhor
 
Segundo pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), o shiatsu é uma terapia complementar eficaz no alívio das dores.
 
O estudo envolveu 34 pessoas que sofriam com fibromialgia. Essas foram divididas em dois grupos: o primeiro com 17 pessoas que receberam 16 sessões de shiatsu de 50 minutos cada; e o segundo com 17 pessoas que não receberam as massagens, apenas uma cartilha com orientações educativas sobre a doença.
 
Além de aliviar as dores, o shiatsu ajudou a melhorar a qualidade do sono, a sensação de equilíbrio e a qualidade de vida geral dos pacientes. Todos os voluntários responderam a questionários sobre as dores que sentiam, a qualidade do sono, ansiedade, confiança no equilíbrio e qualidade de vida geral.
 
No início do estudo, 70% dos pacientes do grupo que realizou sessões de shiatsu afirmaram que a fibromialgia tinha forte impacto em suas vidas. Após oito semanas de tratamento, essa taxa caiu para 29%. Entre os pacientes que não receberam o shiatsu, a variação foi menor: de 64% no início, para 59% após oito semanas.
 
Analisando a qualidade do sono, o shiatsu também mostrou-se eficiente. No início do estudo, 94% dos voluntários diziam ter distúrbios do sono. Depois de oito semanas de shiatsu, essa taxa caiu para 59%.
 
De acordo com os pesquisadores, o shiatsu mostrou-se uma técnica eficiente no tratamento da fibromialgia, mas são necessários mais estudos para aprofundamento do tema, já que o estudo foi de curto prazo.
 
Fonte Agência USP

Mais de um milhão de diabéticos em Portugal

Número de casos aumentou em relação a 2010
O número de pessoas com diabetes em Portugal ultrapassou um milhão em 2011 e aumentaram os jovens até aos 19 anos com a doença, mas verificou-se a maior queda no número de amputações da última década
 
Segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes, divulgados esta segunda-feira, mais de uma em cada dez pessoas em Portugal tem diabetes, mas destas quase metade (44 por cento) ainda não estão diagnosticadas.
 
Um novo indicador disponibilizado no relatório deste ano aponta para uma perda de sete anos de vida por cada óbito na população com idade inferior a 70 anos.
 
Apesar deste cenário negativo, há sinais de que o sistema de saúde tem conseguido uma evolução positiva de complicações associadas à doença, nomeadamente a maior redução de amputações dos últimos 10 anos (-11%) e a melhoria dos registos nos cuidados primários, destaca o observatório.
 
Ainda de acordo com o relatório, na última década, o número de novos casos aumentou de 377 por cada 100 mil indivíduos (em 2000) para 652 (em 2011).
 
"Os valores são preocupantes quando verificamos que nos últimos 10 anos o aumento da incidência da Diabetes é de 80%", sublinha o observatório.
 
Quanto à prevalência da doença em 2011, foi de 12,7% na população com idades entre os 19 e os 79 anos (correspondendo ao total de cerca de um milhão).
 
Outro dado destacado é a incidência da Diabetes Tipo 1 nas crianças e nos jovens portugueses, tendo-se registado em 2011 mais de 3.000 casos em jovens até aos 19 anos.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Aveiro esgotou stock de sangue

Dádivas de sangue baixaram drasticamente, alerta a
Associação de Dadores de Aveiro
Associação de dadores diz que retirada da isenção de taxas moderadoras nos hospitais provocou quebra de dádivas e critica cobrança nos centros de saúde 
 
O distrito de Aveiro não tem unidades de plaquetas de sangue em stock. A informação, referente ao início deste mês, foi avançada pelo Bloco de Esquerda e serviu de base para que a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro (ADASCA) tomasse medidas.
 
A 1 de fevereiro havia 1200 unidades de sangue A e O positivos, respetivamente, quando o valor mínimo da reserva estratégica é de 1500 para cada um. Quanto às plaquetas, não existia uma unidade guardada e eram precisas 500. Para a ADASCA, a causa principal da quebra de dádivas de sangue "está associada com a retirada da isenção das taxas nos hospitais e pela forma como somos atendidos nos serviços do SNS".
 
"Pagam 40 a 50 euros de taxas moderadoras quando antes estavam isentos. E os centros de saúde não têm máquinas para ler o novo cartão nacional de dador de sangue", explicou Joaquim Carlos, presidente da ADASCA.
 
Depois de receber várias queixas de dadores de que os centros de saúde estavam a cobrar as taxas moderadoras, "quando a lei lhes confere a isenção, conforme a circular emitida pela ACSS e o Estatuto do Dador de Sangue", a ADASCA enviou três queixas: à IGAS (Inspecção-Geral das Atividades da Saúde), à Entidade Reguladora de Saúde e ao provedor de Justiça. "Podemos sofrer uma quebra de dádivas nunca antes registada no historial do IPS", adiantou o presidente da ADASCA, no passado sábado, dia do 6º aniversário da Associação, com 3188 dadores associados.
 
Fonte Correio da Manhã

Portugal: Presidente do Centro Hospitalar Tondela Viseu alerta para riscos de mais cortes em 2013

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Tondela Viseu, Ermida Rebelo, alertou  que a existência de mais cortes no contrato-programa de 2013 poderá levar "ao encerramento, ainda que parcial, de alguma atividade assistencial".
 
O centro hospitalar teve, de 2010 para 2012, cortes de cerca de 12,8 milhões de euros (mais de oito milhões em 2012 face a 2011).
 
Ao intervir na cerimónia do Dia de S. Teotónio, padroeiro do centro hospitalar, Ermida Rebelo sublinhou os bons resultados que têm sido alcançados quer em termos de desempenho assistencial, quer económica e financeiramente, apesar destes cortes.
 
Fonte Destak

Portugal sem casos de infeção pelo novo coronavírus - DGS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) esclareceu  que não foi identificado em Portugal qualquer caso de infeção do novo coronavírus, que já causou 12 casos de pneumonia graves, cinco dos quais mortais.
 
Em comunicado, a DGS refere que "não se pode excluir a transmissão pessoa a pessoa, uma vez que foram recentemente identificados, no Reino Unido, dois doentes sem história de viagem à Península Arábica, mas com contacto próximo com um caso confirmado".
 
Até hoje, o novo coronavírus foi responsável pela ocorrência de 12 casos confirmados de pneumonia grave, cinco dos quais resultaram em óbito.
 
Fonte Destak

Portugal: Ministério da Saúde vai criar Fundo de Investigação Científica de um milhão de euros

O governo vai criar um Fundo de Investigação Científica na área do medicamento que avançará com uma verba de um milhão de euros, anunciou  o secretário de Estado e Adjunto da Saúde.
 
Fernando Leal da Costa falava na II Conferência TSF - AbbVie subordinada ao tema "Serviço Nacional de Saúde: custos e benefícios", durante a qual reconheceu que a produção científica hospitalar não tem sido um parâmetro levado em conta na contratualização com os hospitais.
 
O objetivo deste fundo, explicou o secretário de Estado e Adjunto da Saúde, é evitar que a investigação fique dependente do dinheiro que não é gasto nos programas assistenciais.
 
Fonte Destak

Novartis lança app sobre diagnóstico e tratamento do câncer

O download pode ser feito gratuitamente na
App Store, direto no aparelho
Disponível para iPhone e iPad, o serviço é gratuito e contempla uma enciclopédia com imagens em alta qualidade para auxiliar na explicação de médicos para pacientes sobre a atuação do câncer no organismo em seus diferentes estágios
 
A Novartis, por meio de seu programa de educação médica continuada, lançou no Brasil o Atlas da Oncologia, seu primeiro aplicativo em português para médicos e profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico e tratamento do câncer.
 
Disponível para iPhone e iPad, o serviço é gratuito e contempla uma enciclopédia com imagens em alta qualidade para auxiliar na explicação de médicos para pacientes sobre a atuação do câncer no organismo em seus diferentes estágios. Há informações sobre diversos tipos de câncer como o de mama, rim e pulmão, por exemplo.
 
De acordo com a empresa, o Atlas permite uma navegação intuitiva, feita por meio dos infográficos que facilitam o entendimento da doença e do tratamento.
 
O aplicativo dispõe de ferramenta de busca e é dividido em três grandes seções: As bases biológicas e moleculares do câncer, Oncologia clínica e Tratamento oncológico. O conteúdo médico é apresentado por meio de ilustrações do corpo humano que podem ser salvas para utilização em uma aula ou apresentação, por exemplo, ou até enviadas diretamente do app para qualquer e-mail.
 
O download pode ser feito gratuitamente na App Store, direto no aparelho.
 
Fonte Saudeweb

Alimentos transgênicos já fazem parte da nossa alimentação diária

Os especialistas afirmam que os transgênicos são seguros para
o consumo humano e que não prejudicam a natureza
Um assunto cercado por discussões, a introdução dos alimentos transgênicos – aqueles modificados geneticamente – na cadeira alimentar humana já faz parte do nosso cotidiano. Em dezembro de 2012, a Food em Drug Administration (FDA), agência norte-americana de vigilância alimentar, aprovou o consumo de alguns tipos de alimentos modificados.
 
A liberação do consumo salmão transgênico é pioneira, já que a primeira vez que um órgão governamental libera o consumo de um animal geneticamente modificado.
 
Apesar dos estudos sobre os organismos geneticamente modificados (OGMs) avançarem nos Estados Unidos, Brasil e Europa, os consumidores ainda desconfiam desses alimentos e temem efeitos colaterais para a saúde e para o meio ambiente.
 
Os especialistas afirmam que os transgênicos são seguros para o consumo humano e que não prejudicam a natureza, uma vez que a tecnologia de manipulação genética utilizada segue os protocolos de segurança dos países.
 
Apesar das discussões, muitos alimentos transgênicos e seus derivados estão presentes na alimentação diária, sendo os mais comuns o milho, a soja, os olhos vegetais de cozinha, o mamão do tipo papaya, queijo, pães, bolos, biscoitos, abobrinha, arroz, feijão e salmão.
 
Fonte BBC

Clínica de repouso da Inglaterra contrata prostitutas para seus pacientes

Em Londres, a ONG Outsiders defende a terapia sexual
 desde o fim dos anos 1970
Uma casa de repouso do sul da Inglaterra manteve por anos um programa de "visitas especiais" a seus pacientes, idosos com alguma deficiência física que escolheram envelhecer em paz à beira do canal da Mancha.
 
O plano ia bem até o fim do mês passado, quando uma ex-funcionária do asilo disse a um jornal local que as "visitadoras", na verdade, são prostitutas contratadas para fazer sexo com os internos.
 
A história, que lembra o livro "Pantaleão e as Visitadoras", de Mario Vargas Llosa, dividiu a pequena cidade de Eastbourne, virou tema de CPI na Câmara local e deu início a um debate na imprensa: a terapia sexual é eficaz para deficientes ou uma prática moralmente condenável?
 
Para a direção da Chaseley Trust, a clínica que gerou a polêmica, a resposta certa é a primeira. Em nota, disse que o acesso ao sexo é um direito dos seus pacientes.
 
"Estamos conscientes dos direitos das pessoas com deficiência. Se um indivíduo expressa o desejo de ter um relacionamento físico e nós podemos ajudá-lo de forma legal e segura, vamos fazê-lo", disse a diretora Sue Wyatt.
 
A administração da cidade afirmou que a prática "não é bem-vinda" e que os idosos internados na casa de repouso são "vulneráveis" e sujeitos a "exploração e abusos".
 
Em Londres, a ONG Outsiders defende a terapia sexual desde o fim dos anos 1970.
 
Sua fundadora, Tutty Owens, disse à Folha que pagar por sexo não é crime no país. Ela acusou os críticos de discriminar os deficientes físicos."O tratamento com terapia sexual dá resultados. Os deficientes aprendem que também podem ter e dar prazer a outras pessoas."
 
Ela contou que já ajudou mulheres deficientes a ter o primeiro orgasmo depois dos 50. "É uma descoberta."

Fonte Folhaonline