Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bem-estar mental do pai durante a gestação também é importante para o bebê

Segundo pesquisa, a relação entre grávidas e pais estressados pode comprometer o desenvolvimento físico e psicológico dos filhos
 
Que o bem-estar mental da gestante é decisivo para a saúde do bebê já se sabe. Uma nova pesquisa põe em xeque agora a conduta dos homens nesse processo.
 
Segundo estudo do Departamento de Psiquiatria do hospital dinamarquês Helse Fonna, a forma como o futuro pai se relaciona com a mulher grávida também interfere no desenvolvimento do bebê. “A saúde mental debilitada do homem representa um fator de risco para a criança. Isso muda a visão tradicional de que esse risco, em larga escala, é representado pela mãe”, observa Anne Lise Kvalevaag, especialista em psicologia clínica responsável pela pesquisa.
 
O estudo foi baseado na análise de mais de 31 mil famílias, cujas crianças foram acompanhadas desde a gestação. Coube aos pais responderem a um questionário que avaliou aspectos da saúde mental dos filhos, como a presença de sinais de estresse, ansiedade ou depressão.
 
De acordo com os resultados, os filhos de homens debilitados emocionalmente tinham risco 22% maior de apresentarem problemas emocionais e 19% maior de terem problemas de comportamento. Essa relação permaneceu semelhante mesmo quando os estudiosos levaram em consideração fatores como idade, nível socioeconômico do pai e saúde mental da mãe.
 
Fonte Correio Braziliense

Liberar flatulência em viagens aéreas é bom, revelam cientistas

Liberar flatulência em viagens aéreas é bom
Um grupo de médicos encontrou a resposta para um dilema que incomoda os passageiros aéreos desde que o avião foi inventado: tudo bem soltar gases durante o voo?

A recomendação dos especialistas é um enfático 'sim', para alívio dos passageiros, embora para os tripulantes isso possa representar uma problema que coloca em risco a segurança de bordo. Quando o gastroenterologista dinamarquês Jacob Rosenberg se viu cercado pelo malcheiroso problema numa viagem de Copenhague a Tóquio, ele convocou algumas das mentes mais brilhantes da área para tentar entender a questão.

O estudo realizado a partir disso concluiu que, ao contrário do que se pensa normalmente, o que faz a flatulência aumentar durante as viagens de avião não é o ar quente, e sim as mudanças de pressão no sistema digestivo, que produz mais gás. O resultado foi uma profunda revisão da literatura científica sobre flatulência, olhando para questões sobre o por que os gases das mulheres têm cheio pior que os dos homens (sim), o que causa o odor (enxofre) e qual é a média diária de gases eliminada por uma pessoa (10).

O principal, segundo o estudo publicado na Nova Zelândia, é que os passageiros deveriam ignorar o constrangimento e "liberar geral". "Segurar gases significa incovenientes para o indivíduo, como desconforto e até dor, inchaço e dispepsia (indigestão), pirosia (queimação) só para listar alguns sintomas abdominais", revelou o estudo.
 
"Além disso, problemas causados pela concentração para manter o controle pode resultar em subsequente estresse". Os autores - cinco gastroenterologistas da Dinamarca e do Reino Unido - disseram que enquanto os passageiros podem receber um tratamento ruim por parte dos outros viajantes como resultado de sua decisão pessoal de se aliviar, os benefícios para saúde compensam impactos negativos.

Por outro lado, os pesquisadores disseram que a tripulação enfrenta uma situação de perda total. "Se o piloto segura os gases, todas as consequências previamente mencionadas, incluindo problemas de concentração, podem afetar suas habilidades para conduzir o avião", disseram os pesquisadores. "Contudo, se ele soltar os gases, seu copiloto será afetado pelo odor, o que também reduz a segurança no voo".

Os autores relataram inúmeras soluções para o problema da flatulência durante voos, incluindo o uso de testes respiratórios de metano para identificar os passageiros flatulentos do vôo, mas rejeitaram a alternativa por ser pouco prática. Eles notaram, contudo, que o tecido que cobre os assentos da classe econômica absorve cerca de 50% dos odores porque são permeáveis ao gás, ao contrário dos assentos de couro da primeira classe.

Os cientistas sugeriram que as companhias aéreas melhorem essas propriedades de absorção dos odores nos assentos e ofereçam cobertores e calças para que os passageiros possam minimizar os efeitos da flatulência nas alturas. "Nós propomos humildemente que carvão ativado, um fitoterápico, seja colocado nos assentos, já que é um material capaz de neutralizar o odor", disseram. "Além disso, o carvão ativado pode ser usado em calças e cobertores para potencializar o efeito".

A companhia aérea neozelandesa Air New Zealand preferiu não opinar ao ser perguntada se adotaria tais medidas em seus vôos. Nas redes sociais, contudo, o tema gerou muita discussão. Um comentarista de um site de notícias do país disse que o estudo era um forte candidato aos Ig Noble Awards, premiação que laureia as pesquisas científicas mais estranhas e absurdas do mundo.
 
Fonte Correio Braziliense

Mais agrião, menos câncer


Pelo menos é o que diz o resultado de uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte.
 
O estudo foi feito com 80 homens e mulheres, alguns deles fumantes, que consumiram 85 gramas de agrião diariamente durante dois meses.
 
O trabalho identifica uma propriedade deste alimento em diminuir o DNA de glóbulos brancos, considerado como um importante fator que pode gerar o desenvolvimento do câncer.
 
O agrião poderia elevar os níveis de antioxidantes no sangue, o que auxiliariam a combater os elementos prejudiciais ao equilíbrio celular.
 
Fonte R7

Médico esquece faca no peito de paciente em MG

Quando mexo o braço esquerdo sinto uma ferroada muito forte",
afirmou o paciente
A Secretaria Municipal de Saúde de Araxá (MG) investiga os motivos que levaram um médico a deixar uma faca dentro do peito do paciente. Claudinei Geraldo da Silva, de 25 anos, diz que quando está caminhando chega a sentir o objeto, detectado em raio X, se movendo. Ele foi esfaqueado no final de novembro durante uma tentativa de assalto, ocasião em que foi medicado em uma unidade do Pronto Atendimento Municipal (PAM).

Silva conta que estava na avenida Washington Barcelos quando uma quadrilha o rendeu e tentou levar sua caminhonete. Ele reagiu e foi atingido com uma facada nas costas. Levado até o PAM, o médico não teria solicitado nenhum exame, apenas providenciado alguns pontos no corte e depois liberado o paciente.

Com dores, Silva alega ter voltado várias vezes ao PAM, mas sempre ouvia que o procedimento era normal e recebido apenas a prescrição de analgésicos. O rapaz afirma que foi somente neste mês que conseguiu encaminhamento para uma ultrassonografia que constatou a presença da faca com 11 centímetros de lâmina no seu peito.

A partir daí ele passou a lutar para conseguir autorização para fazer a cirurgia de retirada do objeto. Ele teme que a faca esteja se mexendo e possa até levá-lo à morte. "Quando mexo o braço esquerdo sinto uma ferroada muito forte", afirmou o paciente que deixou de trabalhar como pedreiro por conta das dores. A cirurgia ainda nem teria sido marcada e talvez tenha de ser realizada em outra cidade devido a sua complexidade. No raio X é possível ver que a lâmina da faca chega a passar entre os ossos da costela.

A reportagem tentou falar com o secretário de Saúde de Araxá, Luis Fernando Alves de Castro, mas ele não foi localizado nesta terça-feira. A Secretaria informou que o paciente será encaminhado para realizar a operação de retirada da lâmina, ainda sem data definida. Também foi aberto um processo interno para apurar responsabilidades no caso. O médico que fez o atendimento e que não teve o nome revelado seria ouvido na tarde desta terça.
 
Fonte R7

Empresa para produção e pacientes sofrem sem remédio

De acordo com o laboratório, existem outras opções de
tratamento que devem ser avaliadas pelos médicos
A falta do medicamento coloca em risco pacientes que dependem de um reconstituinte à base de citicolina usado principalmente em sequelas de acidentes vasculares cerebrais.
 
O laboratório que abastecia as farmácias mantidas pelas prefeituras paulistas paralisou a produção no segundo semestre de 2012 e a demanda não foi suprida por outro fabricante.

O paciente Fabrício Machado, de Pilar do Sul, na região de Sorocaba (SP), sofreu graves lesões no cérebro em razão de um acidente ocorrido em 2008 e vinha apresentando melhora com o uso regular do remédio, que acabou em janeiro. A dona de casa Aparecida Machado, mãe de Fabrício, viajou até Sorocaba para buscar o medicamento na rede pública de saúde, mas os estoques haviam acabado. Ela conseguiu uma amostra grátis com um médico e vem racionando o remédio, com o uso de doses menores.

Outra paciente da mesma cidade, Camila Costa, de 19 anos, teve o sistema nervoso central afetado por complicações de um parto e perdeu os movimentos e a fala. Com a medicação, apresentou substancial melhora, segundo o médico que a atende. Ela recebia o medicamento da prefeitura, mas há cinco meses as caixas deixaram de ser encontradas. Alertados de que o quadro pode regredir sem a medicação, familiares procuraram o produto nas farmácias, mas não encontraram.

O laboratório informou ter tomado a decisão de suspender a fabricação do medicamento em 2012, em razão da inconstância no fornecimento de matéria-prima. O remédio à base de citicolina era produzido em uma fábrica de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. De acordo com a empresa, a interrupção ocorreu depois de várias tentativas para corrigir a situação, sem sucesso. De acordo com o laboratório, existem outras opções de tratamento que devem ser avaliadas pelos médicos.
 
Fonte R7

Extrato de soja com cogumelo aumenta sobrevida de homens com câncer de próstata

O produto natural não tóxico chamado
Polissacarídeo Genisteina Combinado
Combinação de compostos presentes no extrato bloqueia mecanismo chave usado por células de câncer de próstata para sobreviver
 
Extrato de soja suplementado com cogumelo pode aumentar a expectativa de vida de pacientes com câncer de próstata. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade da California, nos EUA.
 
O produto natural não tóxico chamado Polissacarídeo Genisteina Combinado, ou GCP, que já é comercialmente disponível, tem potencial para ajudar, principalmente, homens com câncer de próstata que se espalhou para outras partes do corpo, conhecido como câncer metastático, e que tiveram sua testosterona reduzida com a terapia medicamentosa.
 
Redução de testosterona, também conhecida como terapia de privação de andrógeno, tem sido o tratamento padrão para pacientes com câncer de próstata metastático, mas a expectativa de vida varia muito para aqueles que se submetem a este tratamento. A testosterona é um andrógeno, o termo genérico para qualquer composto que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas por ligação a receptores androgênicos.
 
Os resultados sugerem que a abordagem, testada em células humanas da próstata e em ratos, mostra promessa como uma forma de aumentar a expectativa de vida de pacientes com baixa resposta à terapia de privação de andrógeno.
 
A líder da pesquisa Paramita Ghosh e seus colegas focaram a pesquisa sobre GCP, extrato de soja e cogumelos shiitake e comercializado pela Amino-Up de Sapporo, no Japão. Os investigadores descobriram que a combinação de compostos de genisteína e daidzeína, ambos presentes no GCP, ajuda a bloquear um mecanismo chave usado por células de câncer de próstata para sobreviver em face da privação de testosterona.
 
Estudos anteriores mostraram que quando o nível de andrógeno do doente reduz, células prostáticas cancerosas expulsam uma proteína conhecida como filamin A, que está ligada ao receptor de andrógeno no núcleo da célula. O receptor de andrógeno regula o crescimento das células de câncer de próstata. Uma vez que a filamin A deixa o núcleo da célula cancerosa, a célula que não requer mais andrógenos para sobreviver. Assim, a perda de filamin A permite que estas células sobrevivam à privação androgênica e o câncer torna-se incurável.
 
Agora, os pesquisadores mostraram, pela primeira vez, que GCP mantém filamin A no núcleo. Enquanto esta proteína permanece ligada ao receptor de andrógeno, as células cancerosas precisam de andrógeno para sobreviver e crescer. Elas morrem quando carentes de andrógenos, prolongando assim os efeitos da privação de andrógenos, o que acaba por prolongar a vida do paciente.
 
A equipe acredita que pacientes com câncer metastático de próstata com resposta mais fraca à terapia de privação de andrógeno poderiam receber GCP junto com terapia de privação de andrógeno para reter Filamin A no núcleo, permitindo assim que as células cancerosas morram.
 
Os pesquisadores estão buscando financiamento para começar ensaios clínicos humanos com o extrato. Como GCP é um produto natural, em vez de uma droga, e requer menos aprovações do governo, espera-se que estes testes vão avançar rapidamente uma vez financiado.
 
Fonte isaude.net

Antidepressivo pode melhorar tratamento de anemia hereditária grave

Os resultados abrem portas para um ensaio clínico que já sendo
 planejado para pacientes adultos que têm a condição
Tranilcipromina impulsiona a produção de hemoglobina fetal e reverte os efeitos causados pela anemia falciforme
 
Um medicamento antidepressivo usado desde os anos 1960 pode ser eficaz também no tratamento da anemia falciforme, de acordo com descoberta de pesquisadores da Universidade de Michigan, nos EUA.
 
A pesquisa, publicada na revista Nature Medicine, sugere que o medicamento tranilcipromina, ou TCP, pode reverter os efeitos da doença genética hereditária.
 
A descoberta pode também conduzir a outros tratamentos para a doença, que causa deformações nas células vermelhas do sangue e provoca dano vascular e morte prematura.
 
No novo artigo, os pesquisadores descreveram um grande esforço para testar o efeito de TCP na produção de uma forma particular de hemoglobina, a proteína-chave que permite que as células vermelhas do sangue transportem oxigênio.
 
A droga age sobre uma molécula dentro de células vermelhas do sangue chamada LSD1, que está envolvida no bloqueio da produção da forma fetal da hemoglobina. A equipe concentrou sua atenção na importância de LSD1 como um alvo de drogas depois de muitos anos de pesquisa.
 
Então, eles pesquisadoram para encontrar drogas que atuam sobre LSD1. Assim eles descobriram TCP, que desde 1960 tem sido usada para tratar a depressão grave.
 
Eles mostraram que TCP bloqueia LSD1 e impulsiona a produção de hemoglobina fetal, compensando o impacto da forma "adulta" anormal de hemoglobina que os doentes falciformes produzem.
 
"Esta é a primeira vez que a síntese de hemoglobina fetal foi reativada, tanto em células sanguíneas humanas quanto em ratos", afirma o autor sênior Doug Engel.
 
Os resultados abrem portas para um ensaio clínico que já sendo planejado para pacientes adultos que têm a condição.
 
 
Fonte isaude.net

Comer fritura mais de uma vez na semana triplica risco de câncer de próstata

Batata frita, peixe frito e frango frito podem desempenhar um papel significativo na formação de formas agressivas de câncer de próstata
Batata frita, peixe frito e frango frito podem desempenhar um papel
significativo na formação de formas agressivas de câncer de próstata
Estudo indica que junk foods como batata frita podem ter papel significativo no desenvolvimento de formas agressivas da doença
 
Homens que comem alimentos fritos mais de uma vez por semana têm até três vezes mais risco de câncer de próstata, de acordo com pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que junk foods como batatas fritas, frango frito, peixe frito e donuts podem desempenhar um papel significativo na formação de formas mais agressivas da doença.
 
Embora estudos anteriores tenham sugerido que a má alimentação pode afetar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, este é o primeiro a indicar que os alimentos fritos representam um perigo tão grande.
 
Os pesquisadores analisaram dados de dois estudos, envolvendo um total de 1.549 homens diagnosticados com câncer de próstata e outros 1.492 homens da mesma idade e perfil que estavam com boa saúde.
 
Todos os participantes, que tinham idade entre 35 e 74 anos, completaram questionários detalhados sobre seus hábitos alimentares.
 
Os pesquisadores, então, fizeram previsões para outros fatores que poderiam influenciar as chances dos homens de desenvolver câncer de próstata, como o peso, a idade, se eles tinham uma história familiar da doença.
 
Os resultados, publicados na revista The Prostate, mostraram que comer alimentos fritos pelo menos uma vez na semana parece aumentar o risco de câncer de próstata entre 30 e 37% em comparação com os homens que afirmaram comer esses produtos menos do que uma vez por mês.
 
"Este é o primeiro estudo a examinar a associação entre a ingestão de alimentos fritos e o risco de câncer de próstata. A ligação parece estar limitada ao nível mais alto de consumo, definida neste estudo como mais do que uma vez por semana. Isto sugere que o consumo regular de alimentos fritos confere um risco particular para o desenvolvimento de câncer de próstata" , afirma a líder da pesquisa Janet Stanford.
 
A razão exata pela qual alimentos como batatas fritas e frango frito podem agravar o risco de câncer ainda não está clara.
 
Uma teoria é que, quando o óleo de cozinha é aquecido a temperaturas necessárias para a fritura, compostos potencialmente cancerígenos podem formar-se no alimento.
 
Um é chamadoa acrilamida, muitas vezes encontrado em batatas fritas. Outros incluem dois grupos de produtos químicos chamados aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que podem se formar na carne cozida a temperaturas elevadas.
 
Alimentos fritos também são muito ricos em compostos potencialmente prejudiciais chamados produtos finais da glicação avançada. Estes têm sido associados com inflamação e câncer, tal como a degradação de células no corpo.
 
Um peito de frango frito por 20 minutos contém nove vezes a quantidade destes materiais em comparação a um peito de frango cozido por uma hora.
 
Fonte isaude.net

Técnica pode permitir regenerar o cérebro utilizando células-tronco

Paolo Macchiarini, responsável pelo procedimento cirúrgico
        Foto: Stefan Zimmerman/KI
Paolo Macchiarini, responsável pelo procedimento cirúrgico
Objetivo é trocar matéria cerebral danificada por substância à base de células estaminais e evitar o dano neurológico
 
Pesquisadores do Karolinska Institutet, na Suécia, realizaram uma tentativa experimental de regeneração cerebral em camundongos e ratos utilizando tecidos e órgãos derivados de células-tronco.
 
Nos ensaios experimentais, a equipe, liderada por Paolo Macchiarini, investigou a possibilidade de substituir matéria cerebral danificada por um trauma grave a partir de eventos como acidentes de trânsito, ferimentos por arma de fogo ou cirurgia.
 
O objetivo é trocar a matéria cerebral perdida por uma substância cultivada à base de células estaminais e, por sua vez, evitar o dano neurológico.
 
A tentativa experimental que foi testada em ratos e camundongos tem mostrado resultados positivos.

Macchiarini e seus colegas planejam agora usar a técnica para recriar tecidos mais complexos, como o esôfago e diafragma ou órgãos como o coração e os pulmões.
 
Em junho de 2011, o mundo tomou conhecimento de um transplante inovador, em que o paciente recebeu uma coberta de suas próprias células estaminais. O resultado foi uma traqueia artificial com funções biológicas. Até à data, cinco operações foram realizadas utilizando esta técnica.
 
"Nós aprendemos alguma coisa com cada operação. Isto significa que podemos desenvolver e refinar a técnica. Também estamos avaliando como podemos transferir nossas experiências para outros campos, como a neurologia. O objetivo é fazer tanto uso potencial de cura do próprio corpo quanto pudermos", afirma Macchiarini.
 
Na , em Boston, Macchiarini vai falar sobre como ele acredita que a tecnologia pode ser usada no futuro. Isto incluirá:
 
o plano para operar em uma menina de dois anos de idade nos EUA em março. A menina nasceu sem uma traqueia e viveu toda a sua vida na UTI, onde respira através de um tubo colocado no esôfago e conectado diretamente aos pulmões. Sem uma nova traqueia, ela nunca será capaz de deixar o hospital. Esta será a primeira vez que o procedimento vai ser realizado em uma criança pequena. Também é a primeira vez que o procedimento pode ser efetuado em um indivíduo sem traqueia, já que anteriormente, órgãos doentes foram substituídos;
 
existem também planos para transplantar o esôfago, um órgão que é mais complexo do que uma traqueia, pois tem músculos.
 
Fonte isaude.net

Brasileiro não ingere nem 50% do mínimo necessário de legumes, frutas e verduras

Legumes, verduras e frutas são fontes de carotenóides.
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Legumes, verduras e frutas são fontes de carotenóides
A situação é mais grave entre obesos, que permanecem numa condição ainda pior que a média do país
 
Brasileiros considerados obesos (com IMC maior ou igual a 30) ingerem bem menos da metade da quantidade adequada de carotenóides.
 
A informação é resultado da pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O levantamento, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde, mostra que média de consumo nacional foi de 4.117 microgramas por dia, enquanto os níveis considerados prudentes de ingestão de carotenóides totais são de 9.000 a 18.000 microgramas por dia.
 
De acordo com os pesquisadores, para suprir o valor indicado de carotenóides bastaria comer um prato de salada de agrião, brócolis e cenoura e, como sobremesa, escolher uma fruta como manga ou pêssego; mas eles afirmam que a melhor forma de manter os índices dentro do nível esperado é incluir estes alimentos nas refeições realizadas fora de casa.
 
A pesquisa teve âmbito nacional e o objetivo foi analisar e conhecer o consumo de carotenóides de acordo com região, sexo, faixa etária, escolaridade e Índice de Massa Corporal (IMC). Foram analisados 34.003 casos de pessoas a partir de 10 anos de idade de todo o Brasil. Os dados utilizados na pesquisa foram obtidos pelo, por meio da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009.

Variações alarmantes entre classes sociais e jovens
Também ocorre consumo inadequado dos carotenóides entre os jovens com idade entre 10 e 19 anos, período em que a pessoa encontra-se em desenvolvimento e a necessidade de nutrientes que evitem futuras doenças é maior.
 
Quando a variável chega às classes sociais o resultado é alarmante, afirmam os responsáveis pelo estudo. " Pessoas com as melhores renda e escolaridade possuem informação e recursos que as possibilita uma alimentação melhor e mais balanceada. Já a população de baixa renda e baixa escolaridade tem consumido alimentos de elevada densidade energética (doces, refrigerantes e frituras, por exemplo) e menor custo" , explica o mestre em ciência e tecnologia de alimentos, Rodrigo Dantas Amâncio. " Quando comparando as regiões do Brasil, é possível identificar a região norte com as menores proporções de consumo nas refeições em domicílio. Se considerar a ingestão fora do lar, esta é a zona responsável pelas maiores percentagens, em relação ao consumo total," completa o pesquisador.
 
Segundo Amâncio, o Brasil encontra-se em uma fase de transição nutricional. Neste período, os problemas de sobrepeso coexistem com a inanição e problemas relacionados à desnutrição. " Em 2008 e 2009, os índices de déficit de peso reduziram drasticamente e a obesidade dobrou na população adulta feminina e está quatro vezes maior na população masculina adulta, se comparados com dados da década de 1970" , aponta o pesquisador. Apesar de conseguir alimentar-se mais, o brasileiro não está necessariamente se alimentando melhor.
 
Com informações da Agência USP

Nova abordagem terapêutica acelera cicatrização e cura de feridas

Nossa capacidade de curar das feridas é essencial
para a nossa sobrevivência
Estratégia, que tira vantagem da capacidade do próprio corpo para curar-se, pode tratar, por exemplo, pacientes diabéticos
 
Pesquisadores da UCLA, nos EUA, desenvolveram uma abordagem terapêutica capaz de acelerar a cicatrização e a cura de feridas.
 
A estratégia consiste em tirar vantagem da capacidade do próprio corpo para curar-se através do desenvolvimento de novos bio-imitadores terapêuticos que poderiam ser usados para tratar a pele ferida.
 
Entre os principais agentes envolvidos na cicatrização natural está uma molécula de sinalização conhecida como fator de crescimento de fibroblastos básico, ou bFGF, secretada pelas células para desencadear os processos que estão envolvidos na cura, bem como no desenvolvimento embrionário, regeneração dos tecidos, regeneração óssea , no desenvolvimento e na manutenção do sistema nervoso, e na renovação das células estaminais.FGF tem sido amplamente investigada como uma ferramenta que os médicos poderiam usar para promover ou acelerar esses processos, mas sua instabilidade fora do corpo tem sido um obstáculo significativo ao seu uso generalizado.
 
Agora, Heather Maynard e sua equipe descobriram como estabilizar o bFGF com base no princípio da mímica. Baseando-se na capacidade do fator de crescimento para se ligar à heparina, açúcar complexo que ocorre naturalmente na superfície das células, a equipe sintetizou um polímero que imita a estrutura de heparina. Quando ligado ao bFGF, o novo polímero torna a proteína estável ao estresse que normalmente a inativam, tornando-a um candidato mais adequado para aplicações médicas.
 
Nossa capacidade de curar das feridas é essencial para a nossa sobrevivência. Quando esses processos naturais de cura são comprometidos, ferimentos graves podem levar a infecções e outros problemas de saúde. No entanto, apesar da necessidade de curativos que possam estimular o organismo a curar as feridas, muito poucos são eficazes.
 
" Essa necessidade clínica muito importante é a motivação por trás de nossa pesquisa", afirma Maynard.
 
A importância do fator de crescimento de fibroblastos foi reconhecida em 1973, quando biólogo Hugo Armelin descobriu que este produto químico extraído da glândula pituitária, levava as células a se dividirem com sucesso. Desde então, os investigadores têm aplicado o fator de crescimento de fibroblastos em feridas, mas os tratamentos não têm sido muito eficazes. O que os cientistas agora reconhecem, Maynard disse, é que estes fatores de crescimento normalmente perdem rapidamente sua atividade durante o armazenamento.
 
Sabendo que outras biomoléculas chave foram estabilizadas antes com a ajuda de polímeros, Maynard e sua equipe desenvolveram uma estratégia para manter a atividade de bFGF. O novo polímero, p (SS-co-PEGMA), mimetiza a capacidade natural da heparina para estabilizar o fator de crescimento.
 
Depois de mostrar que p (SS-co-PEGMA) não é tóxico para as células humanas importantes na cicatrização de feridas, eles utilizaram o polímero para se unir a bFGF e demonstraram que podiam manter o fator de crescimento ativo fora do corpo durante períodos de tempo prolongados, mesmo depois de ser exposto ao calor, frio e a condições ácidas, como encontradas no ambiente da ferida.
 
O avanço é um passo importante para a utilização de fatores de crescimento para a terapia. A capacidade de estabilizar bFGF significa que ele pode ser, potencialmente, armazenado, transportado e disponibilizado para uso por médicos e doentes, em qualquer momento e em qualquer lugar.
 
O grupo está testando seu novo material em conjunto com dermatologistas e está pesquisando maneiras de estabilizar outras proteínas envolvidas na cicatrização de feridas e de maneiras a tornar bFGF mais ativo.
 
"Este conjugado bFGF-polímero estável também podem ser útil em outras doenças além da cicatrização de feridas, por exemplo, reparação de corda vocal, reparação e regeneração do osso cardíaco. De modo geral, acreditamos que esta ideia de criar polímeros que imitam estabilizadores naturais é útil em uma ampla gama de campos", conclui Maynard.
 
A pesquisa foi publicada na revista Nature Chemistry.
 
Fonte isaude.net

Primeira mão biônica que restaura sensação de toque está pronta para transplante

Testes clínicos indicaram melhora no feedback sensorial em amputados
Testes clínicos indicaram melhora no feedback
 sensorial em amputados
Prótese, que se conecta ao sistema nervoso, é a primeira a fornecer feedback sensorial e deve ser transplantada no final deste ano
 
A única mão biônica com percepção de tato no mundo está pronta para ser transplantada em um paciente amputado. A prótese inteligente, desenvolvida por pesquisadores da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, na Suíça, se conecta diretamente ao sistema nervoso por meio de eletrodos.
 
A nova prótese é mais versátil, com controle motor intuitivo e feedback sensorial realista, em essência, que pode devolver a destreza e a sensação de toque para o usuário. A equipe pretende transplantar a nova mão em um paciente anônimo em Roma no final deste ano.
 
Até agora, os membros artificiais têm sido capazes de captar os sinais cerebrais destinados à mão ausente e traduzi-los em movimentos, mas eles não podiam dar feedback sensorial.
 
Para um amputado, a substituição de um membro perdido por uma prótese funcional pode aliviar estresse físico ou emocional e significa um retorno de capacidade profissional ou de cosméticos. Estudos mostram, no entanto, que até 50% dos amputados ainda não usam suas próteses regularmente devido a não funcionalidade, aparência e controlabilidade ideais.
 
Resultados de trabalhos anteriores mostraram que um teste clínico de quatro semanas melhorou o feedback sensorial em amputados usando eletrodos implantados nos nervos intraneurais medianos e ulnar.
 
Esta interface é uma grande promessa devido a sua capacidade de criar uma ligação íntima e natural com os nervos, e porque é menos invasiva do que outros métodos. Ele também permite uma experiência mais realista e, em última análise da função melhorada.
 
O pesquisador Silvestro Micera e seus colegas testaram o sistema através da implantação de eletrodos intraneurais nos nervos de um amputado. Os eletrodos estimularam o sistema sensorial periférico, oferecendo diferentes tipos de sensações de toque.
 
"Esta é uma verdadeira esperança para amputados. Será a primeira prótese que irá fornecer feedback sensorial em tempo real. É claro que quanto maior a sensação de toque, mais provável que os pacientes comecem a plena aceitação do novo membro", afirma Micera.

Transplante
Segundo Micera, a equipe pretende transplantar a nova mão em um paciente anônimo em Roma no final deste ano.
 
Os únicos detalhes conhecidos sobre o destinatário são que ele tem 20 anos e perdeu a parte inferior de seu braço após um acidente.
 
O dispositivo será usado durante um mês para ver como o paciente se adapta, mas se tudo correr bem, Micera espera ter um modelo totalmente funcional pronto para testes dentro de dois anos.
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Toledo – PR

A Prefeitura de Toledo, Estado do Paraná, publicou edital de concurso= público n° 01/2013, com a intenção de ocupar 10 vagas para o cargo de Agente de Combate às Endemias (nível fundamental completo), cujo salário é de R$ 624,34 e a carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, seguem abertas até o dia 04 de março de 2013, somente através do site oficial do município de Toledo na Internet (www.toledo.pr.gov.br).
 
O candidato que não tem acesso à Internet, poderá inscrever-se através de acesso gratuito à Internet em computadores disponíveis na Biblioteca Pública Municipal, situada no Centro Cultural “Oscar Silva”, na Avenida Tiradentes, 1165, Centro, em Toledo, PR, e na Biblioteca Pública do Centro Cultural “Ondy Helio Niederauer”, situada na Rua Cyro Fernandes do Lago, 85, Vila Pioneiro, em Toledo, Paraná, nos dias úteis, no horário de funcionamento.
 
A data, o horário e o local das provas escritas serão publicados, no prazo de 10 (dez) dias após o encerramento das inscrições, no Órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo e na página “Concursos”, no site oficial do município na Internet (www.toledo.pr.gov.br).
 
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Porto dos Gaúchos (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Porto dos Gaúchos, estado de Mato Grosso, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 001/2013 de processo seletivo para contratação temporária de 63 servidores de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 3.410,45.
 
São reservadas 5% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Motorista, Gari, Auxiliar de Mecânico, Operador de Saneamento, Veterinário, Auxiliar de Saúde Bucal, Dentista, Recepcionista, Zeladora, Técnico em Enfermagem, Agente de Saúde Ambiental, Cozinheira, Professor, Apoio Administrativo Educacional e Monitor Esportivo.

Inscrições
As inscrições serão realizadas até o dia 01 de março de 2013, das 07:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00, na Prefeitura de Porto dos Gaúchos, localizada na Praça Leopoldina Wilke nº 19, centro, em Porto dos Gaúchos - MT.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues fotocópias dos seguintes documentos:
Cédula de Identidade (RG) e/ou Carteira Profissional de Conselho de Classe;

CPF;

Comprovante de quitação das obrigações eleitorais;

Reservista;

CNH para o cargo de motorista;

Comprovante de escolaridade.

Provas
A prova objetiva está prevista para ser realizada no município de Porto dos Gaúchos, na Escola Municipal Gustavo Adolfo Wilke, localizada em frente à Praça Municipal Leopoldina Wilke s/nº, com inicio às 07h30min do dia 10 de março de 2013 e terá duração máxima de 02h30min.
 
A relação dos candidatos aprovados e classificados na prova objetiva, será divulgada a partir das 13:00 do dia 14 de março de 2013.
 
A avaliação médica é parte integrante do processo seletivo, sendo eliminado o candidato considerado inapto nesta fase.

Validade
O prazo de validade do certame será até dezembro de 2013, contados da data da homologação do resultado final.

Prefeitura de Divinópolis (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, lançou por meio do Diário Oficial dos Municípios o edital Nº. 013/2013-SEMUSA de processo seletivo. A finalidade da iniciativa é a contratação temporária de 01 Médico Cardiologista, com disponibilidade para cumprir jornada de 20 horas semanais e receber remuneração de até R$ 2.043,71, mais 20% insalubridade incidente sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 01 de março de 2013.
 
Dos critérios de avaliação e classificação:

Conhecimento em Auditoria Hospitalar ou interesse em capacitar-se;

Atuação na realização de laudos de ECG e auditorias.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem:
 
Residência no Município de Divinópolis;
 
São condições essenciais para contratação:
Comprovação de todos os requisitos constantes do Curriculum Vitae;

Estar quite com a Justiça Eleitoral;

Estar quite com o Serviço Militar;

Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.

Prefeitura de Divinópolis (MG) divulga edital de processo seletivo

Foram divulgados os editais nº. 014 e 015/2013-SEMUSA, que estabelecem a abertura de processo seletivo na Prefeitura de Divinópolis, em Minas Gerais. A seleção oferece 03 vagas para Médicos das especialidades Angiologia e Ginecologia.
 
A remuneração pode chegar a R$ 2.043,71 mais 20% insalubridade sobre o salário mínimo, por jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Os interessados deverão enviar a Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 27 de fevereiro de 2013 o Curriculum Vitae.
 
A avaliação final será feita através do Curriculum Vitae, pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e tanto a classificação quanto o desempate ocorrerão, impreterivelmente, pelo critério da Residência no Município de Divinópolis.

Feaes de Curitiba abre processo seletivo

Na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), Estado do Paraná, foram divulgados os editais n°s 01 e 02/2013 de processo seletivo, com a finalidade de 102 novos servidores de níveis médio/técnico e superior. Os salários oferecidos são de até R$ 8.100,00, por carga horária de 30 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital N° 01/2013
Médico Ginecologista/Obstetra (15), Médico Pediatra (10) e Médico Anestesiologista (10);

Edital N° 02/2013
Assistente Social (01), Enfermeiro Pleno (10), Enfermeiro Júnior (04), Técnico de Enfermagem Intra-Hospitalar (50) e Técnico em Manutenção (02).
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas sem ônus para o candidato, na sede da FEAES situada na Rua Lothário Boutin, nº 90, bairro Pinheirinho, Curitiba, Paraná, até o dia 03 de março de 2013.

O processo seletivo será realizado em 02 fases:

- A 1ª (primeira) fase consistirá de Análise de Currículo Vitae e Títulos, com caráter eliminatório e classificatório;

- A 2ª (segunda) fase consistirá de Exame Médico Admissional, de caráter eliminatório, em que serão avaliadas as condições de saúde dos candidatos em relação às atividades inerentes ao cargo.

O exame médico admissional ocorrerá na mesma data e oportunidade da inscrição, para os candidatos que não forem excluídos ou desclassificados na 1ª fase, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

O resultado do certame será divulgado por meio de relação nominal dos candidatos, em ordem alfabética, acompanhada da pontuação obtida pelo candidato, no portal www.feaes.curitiba.pr.gov.br, e publicado no Diário Oficial - Atos do Município de Curitiba, no dia 06 de março de 2013.
 
O resultado do certame (bem como sua homologação) deverá ocorrer no dia 06 de março de 2013, sendo publicada no Diário Oficial - Atos do Município de Curitiba. A partir dessa data, o processo seletivo terá validade de 06 meses, podendo ser prorrogada por igual período.

Prefeitura de Apiúna - SC abre vagas

A Prefeitura de Apiúna, em Santa Catarina, lançou editais n°s 001, 002 e 003/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de várias vagas para os cargos de Professor, Médico e Auxiliar de serviços gerais. As vagas ofertadas são para profissionais de níveis fundamental e superior (completo e incompleto), com salários de até R$ 8.040,71.
 
As inscrições estarão abertas até o dia 22 de fevereiro de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde, Av. Florianópolis – 107; e na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de APIÚNA, sito à Rua Quintino Bocaiúva, nº 770, Centro, na cidade de APIÚNA, Estado de Santa Catarina, no horário das 08:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 16:00 horas.
 
A listagem classificatória será divulgada no Mural da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e no site www.apiuna.sc.gov.br , no dia 26 de fevereiro de 2013.
 
A prova Objetiva para o cargo de médico, será realizada no município de Apiúna, na Sala de Reuniões e demais dependências, se houver necessidade pelo nº de inscritos, da Secretaria Municipal de Saúde, sito na, Av. Florianópolis - 107, Apiúna - SC, na data prevista de 27 de Fevereiro de 2013, a iniciar às 20:00 horas.

O certame terá validade pelo prazo de 12 meses a contar da data de homologação.

Prefeitura de Camboriú - SC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Camboriú, Estado de Santa Catarina, publicou edital nº 02/2013 de processo seletivo destinado selecionar candidatos para o provimento de vagas em caráter temporário e cadastro de reserva para a Secretaria Municipal de Saúde.
 
São providas 05 vagas para o cargo de Agente de Endemia, para atender ao Programa Saúde de Vigilância Epidemiológica. O cargo exige o ensino médio e remunera com salário de R$ 1.056,36 por carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições deverão ser realizadas, gratuitamente, na sede da Secretaria Municipal de Saúde de Camboriú, no Departamento de Recursos Humanos, na Rua Porto Alegre, nº 698 - Centro – Camboriú/SC, até o dia 11 de março de 2013, no horário das 13 às 19h.
 
A primeira fase consistirá em prova escrita de caráter classificatório, com peso 10,0 (dez), que será realizada provavelmente no dia 19 de março de 2013, às 18h, com duração de 03 horas. A segunda fase consistirá em prova de entrevista coletiva, de caráter classificatório, com peso 8,0 (oito), provável a ser realizada no dia 20 de março de 2013, às 18h.
 
A prova escrita e entrevista serão realizadas na Escola Básica Municipal Arthur Sichmann, Rua Matias Faqueti s/n – Centro – Camboriú – SC.
 
O local, data e horário para a realização de avaliação médica serão divulgados no dia da prova escrita. O resultado final será divulgado na data prevista de 27 de março de 2013.
 
O certame terá validade de 01 ano a partir da data de divulgação do resultado no site oficial da prefeitura e por afixação da lista dos classificados na Secretaria Municipal de Saúde, no dia 27 de março de 2013.

Prefeitura de Benjamin Constant (AM) abre vagas

A Secretaria de Municipal de Educação, Cultura e Desporto do município de Benjamin Constant, estado do Amazonas, divulgou no Diário Oficial dos Municípios os editais nº. 001 e 002/2013/SEMED, para realização de processo seletivo. São ofertadas 535 vagas em níveis fundamental, médio e superior, com remuneração podendo variar entre R$ 678,00 e R$ 4.578,00 e jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Edital 001: Professor das Escolas Urbanas e Rurais.
Edital 002: Médico (Pediatra e Clínico Geral), Odontólogo, Assistente de Higiene Bucal, Nutricionista, Técnico em Nutrição, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática (Zona Urbana e Indígena), Assistente Social, Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo A (Zona Urbana e Indígena), Secretário de Escola (Urbana e Indígena), Auxiliar de Biblioteca, Recepcionista (Porteiro), Segurança Escolar, Motorista de Veículos Leves Categoria A B, Motorista Fluvial A, Eletricista Geral A, Artífice A, Auxiliar de Serviços Gerais (Zona Urbana, Não Indígena e Indígena), Merendeira (Zona Urbana, Não Indígena e Indígena) e Vigia – Zona Urbana, Não Indígena e Indígena).
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até o dia 25 de fevereiro de 2013, na Biblioteca Municipal, Francisco Soares de Assis, situada na Avenida Castelo Branco, s/n, Bairro da Colônia II, em Benjamin Constant/AM, CEP: 69.630-000, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
 
A seleção será constituída de análise documental, curriculum vitae e entrevista.
 
O local de realização da entrevista será na Escola Municipal Olavo Bilac, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00 horas.
 
A entrevista poderá ser via web, conforme solicitação no ato de inscrição.
 
O resultado dos candidatos classificados será divulgado na sede da Prefeitura Municipal, Diário oficial dos Municípios do Estado do Amazonas, na Secretaria Municipal de educação a partir do dia 17 de março de 2013.
 
O processo seletivo será válido por um período letivo (doze meses) podendo ser prorrogado por igual período, a interesse da administração.

Concurso Prefeitura de Londrina - PR

A Prefeitura de Londrina, Estado do Paraná, divulgou edital de concurso público N° 030/2013, visando o provimento de vagas para o cargo de Promotor Plantonista de Saúde Pública (função de Medicina Geral). São providas 61 vagas para profissionais de nível superior, com salários de até R$ 6.492,60, em carga horária de 20 e 24h semanais.

A organização, realização e supervisão do Concurso Público competem à Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura do Município de Londrina, sob responsabilidade da Comissão de Coordenação Geral, designada pela Portaria nº 071, de 13 de fevereiro de 2013.

As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão realizadas até às 23hs e 59 min do dia 05 de março de 2013 somente via internet, no endereço eletrônico www.londrina.pr.gov.br, observado o horário oficial de Brasília/DF.

As provas serão aplicadas em Londrina - PR, na data provável de 24 de março de 2013, lembrando que as informações referentes à data, ao horário e ao local de prova estão previstas para serem disponibilizadas no dia 19 de março de 201 no mesmo site de inscrição.

O Gabarito Oficial Preliminar e a Prova Objetiva também serão disponibilizados na internet no dia seguinte ao da realização da prova a partir das 17h00.

O concurso tem validade de 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso CAGECE 2013 - Edital e Inscrição

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) disponibilizou o edital de concurso público n° 01/2013 para o preenchimento de 315 vagas e também formação de cadastro reserva de pessoal dos níveis superior e técnico. O certame está sob a responsabilidade da FUNCAB e terá validade inicial de dois anos.
 
Cargos e remuneração
Do total de oportunidades abertas, 65 são para candidatos de nível superior e 250 para o nível técnico.
O cargos disponíveis são Advogado, Médico do Trabalho, Engenheiro (Civil/Sanitário, Mecânico, Elétrico, de Segurança do Trabalho, de Produção), Arquiteto, Analista de Gestão (com formação nas áreas de Administração/ Economia, Ciências Contábeis, Jornalismo/ Publicidade, Psicologia/ Pedagogia/ Outras Graduações com Especialização em RH, Biblioteconomia, Estatística, Informática e Geografia), Analista Químico, Biólogo, Tecnólogo (formação nas áreas de Eletromecânica e Saneamento) e Técnico Administrativo Operacional (áreas técnicas de nível médio em Segurança do Trabalho, Química, Enfermagem, Edificações ou Construção Civil, Eletromecânica, Eletrônica, Mecatrônica/ Automação Industrial, Eletrotécnica, Contabilidade e Saneamento).
 
A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos de nível superior, e R$ 1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.
 
Inscrições e Seleção
As inscrições serão realizadas através da internet, no site da FUNCAB (www.funcab.org) ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até o dia 31 de março de 2013. A taxa varia de R$ 58,00 (Médio/Técnico) a R$ 84,00 (Superior).
 
A seleção dos candidatos será realizada por meio das seguintes fases:

- Para os empregos de Nível Médio/Técnico:

Fase Única: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório.

- Para os empregos de Nível Superior:

1ª Fase: Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;

2ª Fase: Prova de Títulos, de caráter.
 
A Prova Objetiva será aplicada, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, nos municípios de Crateús, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte e Sobral. A critério da FUNCAB e da CAGECE, havendo indisponibilidade de locais suficientes ou adequados nas cidades de realização das provas e exames, esses poderão ser realizados em outras localidades.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 16 de abril de 2013, a partir das 12 horas.
 

Edital / Publicações

Prefeitura de Irineópolis (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Irineópolis, estado de Santa Catarina, anunciou através do Diário Oficial dos Municípios a realização do processo seletivo regido pelos editais 001 e 010/2013. A finalidade é a contratação temporária de servidores para as Secretarias Municipais de Saúde e Educação.
 
São ofertadas várias vagas de níveis fundamental, médio/técnico e superior, lembrando que serão reservadas 5% vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Edital 001: Médico, Enfermeiro, Nutricionista, Psicólogo, Técnico de Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde – Área de São Pascoal.
 
Edital 010: Professor (Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e PETI, Artes, Educação Física, Matemática, Geografia, História, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências e Educação Especial Segundo Professor).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 25 de fevereiro a 01 de março de 2013, através do site www.irineopolis.sc.gov.br.
 
Os candidatos deverão entregar os documentos exigidos para a efetivação da inscrição, com envelope devidamente lacrado e rubricado pelo candidato até às 16:30 hs do dia 01 de março de 21013, na Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação que encaminhará no mesmo dia para a Empresa Rios & Rios Serviços Administrativos LTDA.
 
A taxa de inscrição varia em funçlão do nível de escolaridade exigido:
Nível fundamental: R$ 30,00;

Nível médio/técnico: R$ 50,00;

Nível superior: R$ 100,00.
 
O candidato deverá anexar à ficha de inscrição os seguintes documentos:
Fotocópia do documento de identificação com foto;

Fotocópia do diploma de conclusão do curso, devidamente registrado ou certidão de colação de grau ou declaração de frequência a partir da 2ª fase (1º período);

Cursos de especialização e aperfeiçoamento ou atualização;

Atestado de tempo de serviço na área da educação com data até 30 de novembro de 2012.
 
Prova
A prova escrita será realizada na data provável de 09 de março de 2013 com inicio às 09h00m e com duração máxima de 1h 30min (uma hora e trinta minutos), nas dependências da Escola de Educação Básica Horácio Nunes, situada à Rua Paraná, nº 749, centro.
 
O resultado final será divulgado no dia 12 de março de 2013, no mural público ou átrio da Prefeitura de Irineópolis e no endereço eletrônico www.irineopolis.sc.gov.br.

Concurso Prefeitura de Mirante do Paranapanema - SP

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, Estado de São Paulo, liberou edital do concurso público n° 001/2013 de provas para o preenchimento de 12 vagas nos cargos de Médico ESF e Médico UBS, com salários variados de R$ 4.200,00 e R$ 6.850,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais. A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 03 de março de 2013.

As provas serão realizadas na data prevista de 17 de março de 2013, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Banpará 2013

O Banco do Estado do Pará S.A divulgou novo edital (001/2013) de concurso público para o provimento de vagas existentes e formação de cadastro reserva nos cargos de Médico do Trabalho (1), Engenheiro Civil (CR), Engenheiro Eletricista (1), Assistente Social (CR) e Técnico em Informática, nas áreas de Desenvolvimento de Sistemas e Acompanhamento de Projetos, Suporte e Banco de Dados (3).
 
A seleção está sob a responsabilidade da ESPP - Empresa de Seleção Pública e Privada, que aplicará provas objetivas para todos os cargos e avaliará títulos.
 
O processo de inscrição será feito pela internet, no período de 26 de fevereiro a 26 de março de 2013, exclusivamente no site www.esppconcursos.com.br, observado o horário oficial de Belém/PA. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,00.
 
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade de Belém, na data prevista de 28 de abril de 2013 (domingo), com duração de 04 (quatro) horas para sua realização. O local de realização da prova será divulgado a partir de 22 de abril de 2013, exclusivamente no site da ESPP.
 
O gabarito das provas objetivas será divulgado pela ESPP em até 02 dias úteis após a aplicação das mesmas.
 
Na admissão, os candidatos assinarão com o banco estatal contrato de trabalho regido pelo regime celetista. Os salários dos novos servidores oscilarão entre R$ 2.614,91 e R$ 6.450,00. O concurso tem validade de um ano, a partir do ato de homologação do resultado de cada cargo.
 

Edital / Publicações

Concurso Consórcio Paraná Saúde

O Consórcio Intergestores Paraná Saúde abriu edital de concurso público N° 01/2013 destinado ao provimento de vagas para cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 4.526,25 por carga horária de 30 e 40h semanais. O concurso será executado pela Fundação de Apoio à Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - FAFIPA.

As inscrições serão realizadas até às 23h59min do dia 21 de março de 2013, observado horário oficial de Brasília – DF no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso. As taxas variam de R$ 40,00 para o cargo de Auxiliar Administrativo I e de R$ 60,00 para os cargos de Contador e Farmacêutico.

A prova objetiva será aplicada exclusivamente na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, na data provável de 14 de abril de 2013, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso e no cartão de informação do candidato.

O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fafipa.org/concurso.

O certame tem prazo de validade de 02 anos, a contar da data de homologação do certame, podendo ser prorrogado por igual período a critério do Consórcio Intergestores Paraná Saúde.

Prefeitura de Maravilha (SC) abre processo seletivo

Com oferta de 11 vagas de níveis médio e superior, a Prefeitura de Maravilha, no estado de Santa Catarina, lançou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A remuneração varia entre R$ 486,76 e R$ 2.976,30, por jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais.
 
Cargos
Psicólogo, Assistente Social, Advogado, Orientador Social/Marceneiro, Orientador Social/Costura, Monitor de Oficina de Artesanato, Professor (Música/Canto e Educação Física), Educador Social e Pedagogo.
 
Inscrição
As inscrições serão recebidas nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2013, das 08h ás 11 h e das 14h às 17h, junto a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maravilha, SC, mediante preenchimento de formulário específico.
 
Deverão ser entregues no ato da inscrição os seguintes documentos:
Cópia legível, recente e em bom estado de documento de identidade;

01 foto 3 x 4 recente;

Cópia do título de eleitor com comprovante de votação da última eleição;

Cópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física;

Cópia da prova de quitação com o serviço militar (quando homem);

Original e cópia dos diplomas para prova de títulos.
 
Prova
O processo seletivo será constituído somente de prova de títulos.
 
O resultado final será publicado provavelmente no dia 28 de fevereiro de 2013 até às 11h30min, no mural da Prefeitura de Maravilha e no site www.maravilha.sc.gov.br.
 

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Luiziânia - SP

A Prefeitura de Luiziânia, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou os editais N°s 007 e 008/2013 de concurso público e processo seletivo destinado ao preenchimento de 10 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 678,00 a R$ 7.500,00 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de agente comunitário de saúde, enfermeiro, farmacêutico, médico, professor, operador de máquina II e técnico de enfermagem.

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 01 de março de 2013, via Internet no site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o TELECENTRO, em horário de expediente, localizado à Avenida Antonio Duarte Azadinho no 29, Centro, na cidade de Luiziânia - SP. As taxas variam de R$ 35,00, R$ 40,00 e R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
As provas serão realizadas na cidade de Luiziânia-SP, na E.M.E.F. “Profº Mario Frota Escobar”, sita à Avenida Francisco Rossani, s/n°, Centro, na data prevista de 10 de março de 2013 (domingo), no horário das 9h em ponto.

Validade
O certame terá validade de 1 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir..

Prefeitura de Glória d'Oeste (MT) divulga edital de processo seletivo

Destinado ao preenchimento de 23 vagas de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Glória D' Oeste, estado de Mato Grosso, abriu o processo seletivo nº. 001/2013. Os vencimentos variam entre R$ 678,00 e R$ 1.779,41, por jornada de trabalho de 8, 9, 10, 19, 20 e 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de necessidades especiais estão reservadas 5% das vagas.
 
Cargos
Assistente Social, Psicólogo, Pedagoga, Coordenadora, Coordenador Social, Coordenador Escolar, Professor (Matemática, Educação Física, Ciências, Geografia e Pedagogia), Auxiliar de Enfermagem, Agente Social, Facilitador Social, Agente Ambiental de Saúde, Merendeira, Instrutor de Curso de Manicure/Gestante, Gari e Agente de Limpeza Pública.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até o dia 25 de fevereiro de 2013, das 07h às13h (exceto ao sábado e domingo), na sede da Prefeitura de Glória D’ Oeste – MT, situada na Avenida dos Imigrantes, nº 2000 – Centro – Glória D’ Oeste – CEP: 78.293-000.
 
A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 40,00 (nível médio) e R$ 60,00 (nível superior).
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar e/ou entregar a seguinte documentação:
Apresentação de documento original de identidade que comprove a idade mínima de 18 anos;

A entrega do comprovante original de depósito da taxa de inscrição, o qual ficará retido juntamente com o formulário de inscrição;

01 foto 3x4, recente

Prova
O processo seletivo será composto de prova objetiva e avaliação de títulos.
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 03 de março de 2013, na Centro Educacional de Ensino Fundamental, Aparecido R. Remedis, situado à Rua Eloy Custódio da Silva, Nº 2073, Centro, Glória D’ Oeste/MT- CEP: 78293-000, às 8 horas.
 
O gabarito oficial será divulgado no mural da sede da Prefeitura de Glória D’ Oeste/MT, no site da Prefeitura - www.gloriadooeste.mt.gov.br e no Jornal Oficial dos Municípios/AMM/MT, a partir do dia 05 de março de 2013.
 
O resultado final será divulgado provavelmente no dia 12 de março de 2013, no mural da sede da Prefeitura de Glória D’ Oeste/MT, no site da Prefeitura - www.gloriadooeste.mt.gov.br e no Jornal Oficial dos Municípios/AMM/MT.
 
Validade
O processo seletivo terá o prazo de validade de 01 ano, contado a partir da sua homologação.

Concurso SES - PE

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco publicou através do Diário Oficial do Estado a Portaria Conjunta SAD/SES Nº 10, de 19 de fevereiro de 2013 para realização de concurso público. O certame destina-se ao preenchimento de 248 vagas vagas existentes no quadro próprio de pessoal da Secretaria de Saúde para o cargo de Médico.
 
As especialidades com demanda de vagas são Anatomopatologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Infectologia, Intensivista de Adulto, Intensivista Pediátrico, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neuropediatria, Neurologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Pediatria, Psiquiatra, Tocoginecologia, Traumatologia e Ortopedia). Os profissionais cumprirão jornada de trabalho correspondente a 01 plantão semanal de 24 horas, ou 02 plantões de 12 horas cada, para todas as especialidades médicas, e a remuneração será de até R$ 5.995,00.
 
Serão reservadas 3% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 250,00, serão realizadas do dia 22 de fevereiro a 17 de março de 2013, exclusivamente, pelo site www.upenet.com.br.
 
Prova
O concurso constará de prova objetiva e avaliação dos títulos. A prova objetiva será realizada na data provável de 21 de abril de 2013, em locais e horários que serão divulgados na internet, no site www.upenet.com.br, através do cartão informativo a partir do dia 05 de abril de 2013.
 
O gabarito preliminar das provas será divulgado no endereço eletrônico www.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas.
 
A convocação para a prova de títulos dar-se-á no dia 06 de maio de 2013, através do site www.upenet.com.br.
 
Os candidatos aprovados na prova objetiva de conhecimentos deverão encaminhar à Comissão de Concursos do IAUPE, localizada na Rua Carlos Chagas, nº 136, Térreo, Sala 04, Bairro de Santo Amaro, Recife – PE, CEP 50.100 - 080, os comprovantes da titulação por ele declarada no ato da inscrição e que será avaliada na 2ª etapa deste concurso, via SEDEX – Encomenda Expressa, nos dias 07 e 08 de maio de 2013.
 
Validade
O certame será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria de Saúde, a contar da homologação de seu resultado final, publicado no Diário Oficial do Estado.

Concurso Saúde - ES 2013: Edital e Inscrição

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) abriu concurso público visando o preenchimento de 2.121 vagas para profissionais que substituirão vínculos temporários. As oportunidades são para profissionais com formação de nível superior e técnico, os quais poderão fazer jus a vencimentos entre R$ 1.455,00 e R$ 8.250,00, para o cumprimento de jornadas que poderão variar de 20 a 40 horas semanais.
 
Somente para médicos, são 773 oportunidades em 50 especialidades e 3 áreas de atuação. Para outros profissionais de nível superior, há 577 vagas em 11 áreas: assistente social, biólogo, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo e terapeuta ocupacional.
 
Já para os postos que exigem formação técnica, há chances para técnicos em enfermagem, em imobilização ortopédica, em laboratório, em necropsia, em nutrição, em órtese e prótese e em radiologia, totalizando 771 oportunidades.
 
Os locais de atuação para todos os cargos estão distribuídos entre a Grande Vitória e interior do Estado.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas no período de 08 de março a 01 de abril de 2013, e serão feitas somente pela Internet - no site www.cespe.unb.br. As taxas de inscrição variam entre R$ 55,00 e R$ 95,00, dependendo do cargo escolhido.
 
Provas
As provas estão marcadas para 19 maio de 2013.
 
Substituição gradativa de temporários
“É com muita alegria que anunciamos esse concurso", disse o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, ao anunciar, juntamente com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e demais autoridades, a realização deste certame. "Vamos fazer a substituição gradativa de profissionais com designação temporária por concursados, que terão estabilidade e um plano de cargos e salários. É uma chance para aqueles que estão estudando e se preparando. Sem esse investimento o SUS não funciona”, detalhou o secretário.
 
Edição com informações do portal do Governo do Espírito Santo

Prefeitura de Porto Seguro abre mais de 500 vagas na Educação

A Prefeitura de Porto Seguro, cidade localizada no extremo sul da Bahia, publicou o edital n° 001/2013 para realização de Processo Seletivo Simplificado para ocupação de cargos públicos, por tempo determinado, na Secretaria Municipal de Educação.

O certame é destinado ao preenchimento de 533 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários previstos variam de R$ 678,00 a R$ 2.316,73, com jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos
Professor Nível I, Professor Nível II, Auxiliar de Classe, Auxiliar de Alimentação Escolar, Assistente Administrativo Escolar, Apoio Administrativo Escolar, Vigilante Escolar, Nutricionista Escolar, Engenheiro Agrônomo, entre outros cargos.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas exclusivamente na modalidade presencial, nos dias 21, 22 e 25 de fevereiro de 2013, no horário de 8h30min às 12h e das 14h00min às 17h, no CEAME - Centro de Educação e Atendimento Especializado, localizado à Rua Itagibá nº 67 Centro, Porto Seguro/BA.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar/entregar os seguintes documentos:
  • Original e fotocópia de documento oficial de identificação, com foto;
  • Original e fotocópia de diploma de graduação ou pós-graduação registrado e reconhecido, ou certidão de conclusão de curso (para os cargos que assim exigirem);
  • Original e fotocópia de Título de Eleitor ou certidão de quitação eleitoral emitida pelo Tribunal Superior Eleitoral ou Tribunal Regional Eleitoral;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Original e fotocópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Original e fotocópia de comprovante de regularidade com o Serviço Militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Original e fotocópia de comprovante de residência;
  • Currículo (conforme Anexo III) com documentação comprobatória de todos os elementos declarados pelo candidato;
  • Original e fotocópia de títulos (conforme Anexo III);
  • Original e fotocópia de comprovantes de experiência profissional.
Seleção
O critério de seleção será objetivo, mediante prova de títulos e análise de currículo que demonstre experiência e aptidão para o cargo.
 
O resultado parcial está previsto para ser divulgado no dia 28 de fevereiro de 2013. Já o resultado final será divulgado provavelmente no dia 05 de março de 2013.

O prazo de validade do Processo Seletivo será de 24 (vinte e quatro) meses, contados da publicação do resultado final.
 
Por fim, todos os atos do Processo Seletivo serão publicados nos murais das Secretarias Municipais de Administração e de Educação e, de forma reduzida, no Diário Oficial do Município