Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 27 de março de 2013

Supercomputador pode melhorar tratamento de transtornos mentais

Computador utiliza quantidades elevadas de memória flash e isso ajuda na transcrição do estudo que pode ser direcionado para o tratamento de transtornos mentais
Foto: UC San Diego/Erik Jepsen
Computador utiliza quantidades elevadas de memória flash
e isso ajuda na transcrição do estudo que pode ser direcionado
para o tratamento de transtornos ment
Sistema facilita identificação de vias genéticas envolvidas em doenças como autismo e esquizofrenia
 
Cientistas do National Science Foundation (NSF), nos EUA, desenvolveram um supercomputador que pode ajudar a identificar vias genéticas para melhorar o tratamento de transtornos mentais.
 
O computador, que recebeu o nome de Gordon, emprega grandes quantidades de memória flash, comum em telefones celulares e laptops. O sistema é utilizado por cientistas, cuja pesquisa requer a mineração, busca e / ou criação de grandes bancos de dados para uso imediato ou posterior, incluindo mapeamento de genomas para aplicações em medicina personalizada.
 
"Gordon foi projetado para lidar com os problemas científicos que envolvem a manipulação de dados muito grandes. Ele é diferenciado de outros recursos por ter uma memória grande de estado sólido, 4 GB por núcleo", afirma Barry Schneider, do NSF.
 
Uma equipe de pesquisadores dos EUA e da França relatou o uso de Gordon para elaborar uma nova maneira de descrever um processo tempo-dependente da expressão do gene no cérebro que pode ser usado para orientar o desenvolvimento de tratamentos para doenças mentais, como o autismo e esquizofrenia.
 
Os pesquisadores identificaram a árvore hierárquica de grupos de genes coerentes e de fatores de transcrição em rede que determinam os padrões de genes expressos durante o desenvolvimento do cérebro. Eles descobriram que alguns fatores de transcrição "master" no nível superior da hierarquia regularam a expressão de um número significativo de grupos de genes.
 
A descoberta dos cientistas pode ser utilizada para a seleção de fatores de transcrição que podem ser dirigidos para o tratamento de transtornos mentais específicos. "Nós vivemos em um tempo único, quando enormes quantidades de dados relacionados a genes, DNA, RNA, proteínas e outros objetos biológicos são extraídos e armazenados. Eu posso comparar este tempo para uma situação em que o minério de ferro era extraído do solo e armazenado como pilhas no chão. Todos nós precisamos transformar os dados em conhecimento, como minério em aço. Apenas os supercomputadores e pessoas que conhecem o que fazer com eles vão tornar a transformação possível", conclui o principal autor Igor Tsigelny.
 
Fonte isaude.net

Curativo detecta primeiros sinais de infecção em queimaduras infantis

Dr. Toby Jenkins, líder da pesquisa
Foto: Nic Delves-Broughton/Univ. de Bath
Dr. Toby Jenkins, líder da pesquisa
Abordagem, que permite diagnóstico rápido de Síndrome do Choque Tóxico, pode salvar a vida de crianças com queimaduras graves
 
Químicos da Universidade de Bath, no Reino Unido, desenvolveram um protótipo de um curativo médico que detecta os primeiros sinais da Síndrome do Choque Tóxico letal, juntamente com outras infecções em feridas de queimaduras.
 
Segundo os pesquisadores, a abordagem poderia salvar a vida de crianças com queimaduras graves.
 
Síndrome do Choque Tóxico (TSS) é uma complicação séria de infecções em queimaduras particularmente perigosas em crianças menores de quatro anos, devido ao sistema imunológico imaturo. Deixada sem tratamento, uma criança com uma queimadura relativamente pequena que desenvolve TSS pode se deteriorar rapidamente em poucas horas. Se não tratadas, 50% das crianças com a doença podem morrer.
 
Agora, a equipe de pesquisa, em colaboração com cientistas do Frenchay Hospital, criou um curativo que pode detectar patógenos microbianos-chave, incluindo as bactérias que causam TSS.
 
Eles já desenvolveram um protótipo que libera tinta de nanocápsulas desencadeadas pela presença de bactérias causadoras de doenças patogênicas. Os corantes fluorescem sob luz ultravioleta (UV), alertando os profissionais de saúde de que a ferida está infectada.
 
As nanocápsulas só se abrem quando as bactérias tóxicas estão presentes, não respondendo às bactérias inofensivas que vivem normalmente na pele saudável.
 
"Cerca de 5.000 crianças por ano na Inglaterra e País de Gales são internados ou tratados no hospital com queimaduras graves, principalmente queimaduras causadas por chá e café. O grande problema para os médicos é o diagnóstico rápido da infecção. Os métodos atuais demoram entre 24 e 48 horas para obter uma resposta para saber se a ferida está infectada. No entanto, nosso curativo causa apenas uma mudança de cor simples sob a luz UV se um patógeno ou bactéria causadora de doenças está presente na combustão, ou seja, os médicos podem rapidamente ser alertados para uma potencial infecção", explica o líder do projeto Toby Jenkins.
 
Segundo os pesquisadores, este novo curativo será capaz de detectar os sinais iniciais de infecção, para permitir diagnosticar e tratar a criança rapidamente. "Isso pode fazer uma diferença real para a vida de milhares de crianças", afirma a pesquisadora Amber Young.
 
O protótipo foi testado em amostras de pele em laboratório e atualmente está sendo otimizado. Os pesquisadores esperam começar os testes de segurança em voluntários humanos saudáveis em quatro anos.
 
Fonte isaude.net

Vacina fornecida na forma de spray nasal impede infecção pelo vírus H5N1

Testes com modelos animais mostraram que a nova vacina com vírus atenuado estimula uma resposta imune mais forte
 
Estudos com uma nova vacina experimental demonstraram eficácia contra o vírus H5N1 causador da gripe aviária, de acordo com pesquisadores da Universidade de Maryland, nos EUA.
 
A vacina utiliza um vírus atenuado, ao invés de um vírus morto, já que vírus mortos são quebrados com produtos químicos ou calor, e eles são usados porque são mais seguros do que os vírus atenuados. Vacinas de vírus mortos contra a gripe aviária são injetadas na corrente sanguínea, já esta vacina é administrada via spray nasal, imitando o processo natural de infecção, estimulando uma resposta imune mais forte.
 
O perigo das atuais vacinas de vírus vivos atenuadas é que elas podem trocar material genético com outras variedades de vírus da gripe que atacam anualmente, tornando vírus potencialmente letais, mas de difícil transmissão, tais como H5, facilmente transmissíveis entre humanos.
 
Para eliminar esses riscos, Daniel Perez e seus colegas criaram um projeto genial. Os vírus da gripe transportam seu material genético em oito "segmentos". Quando os vírus recombinam, eles trocam segmentos. Mas cada segmento é único, todos os oito são necessários, e os vírus são impróprios se tiverem mais de oito segmentos.
 
A vacina baseia-se em uma versão atenuada do vírus H9, com um gene H5 adicionado a um dos segmentos do vírus H9 a fim de conferir imunidade ao vírus da gripe aviária. De acordo com os pesquisadores, isso interfere na replicação do vírus e torna a vacina mais segura.
 
O passo seguinte foi modificar o gene H5 para adicioná-lo à vacina. Ele foi inserido no segmento 8, no lugar do gene NS2.
 
A equipe ressalta que outro aspecto do projeto da nova vacina faz com que ela seja mais segura ainda, tornando o sucesso do rearranjo menos provável. Dois genes NS1 e NS2 são necessários para a replicação viral. Uma vez que, agora, eles estão separados em segmentos diferentes, qualquer rearranjo terá de incluir ambos os segmentos, em vez de apenas o segmento 8. Isto reduz consideravelmente a probabilidade de recombinação com êxito.
 
 
Fonte isaude.net

FDA aprova primeira antitoxina heptavalente para tratar pacientes com botulismo

Produto é obtido do plasma do cavalo e contém mistura de anticorpos que neutraliza sete tipos de toxinas botulínicas
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) anunciou a aprovação da primeira Antitoxina Botulínica Heptavalente (A, B, C, D, E, F, G) - (Equina) para tratar pacientes com sinais de botulismo.
 
O produto é obtido a partir do plasma do cavalo e contém uma mistura de fragmentos de anticorpos que neutralizam todos os sete tipos de toxinas botulínicas conhecidas por causar a condição.
 
O botulismo é uma doença rara, mas grave, causada pela ingestão ou inalação de uma toxina botulínica, ou pela exposição decorrente à toxina secretada pela bactéria Clostridium em uma ferida ou no intestino.
 
Os pacientes com botulismo desenvolvem fraqueza muscular grave que progride da cabeça para o resto do corpo. Se não tratada, a doença pode evoluir para a perda total da função muscular e incapacidade de respirar. Esta antitoxina heptavalente é o único produto disponível para o tratamento de botulismo em adultos, e para os casos de botulismo infantil causados por toxinas nervosas diferentes dos tipos A e B.
 
"Esta aprovação atende uma necessidade de urgência médica para o tratamento de casos esporádicos de botulismo que oferecem risco de vida", afirma Karen Midthun, da FDA.
 
A eficácia do produto foi estudada em animais uma vez que não era possível ou ético conduzir estudos de eficácia em seres humanos. Estes resultados forneceram evidências substanciais de que a antitoxina é razoavelmente provável de beneficiar os seres humanos com botulismo.
 
A segurança do produto foi testada em 40 voluntários saudáveis e também monitorada em 228 pacientes que receberam a antitoxina experimentalmente sob um programa de tratamento de botulismo administrado pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
 
Os efeitos colaterais mais comumente observados foram dor de cabeça, febre, arrepios, erupção cutânea, prurido e náusea. Como o produto é fabricado a partir de plasma de cavalo, ele pode causar reações alérgicas e uma reação de hipersensibilidade tardia (doença do soro) em pessoas sensíveis às proteínas de cavalo.
 
Fonte isaude.net

Microrganismo detectado através da respiração indica maior risco de obesidade

Conteúdo da respiração de uma pessoa pode indicar a susceptibilidade ao ganho de peso
Foto: Wilson Dias/Abr
Conteúdo da respiração de uma pessoa pode indicar a
susceptibilidade ao ganho de peso
Alta concentração de hidrogênio e gás metano no ar exalado sugere presença de M. smithii que está ligado ao excesso de peso
 
Microrganismos detectados na respiração de uma pessoa podem indicar maior susceptibilidade ao ganho de peso, de acordo com estudo de pesquisadores do Cedars-Sinai Hospital in Los Angeles, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que pessoas cujo hálito tem altas concentrações de hidrogênio e gases metano são mais propensas a ter maior índice de massa corporal e percentual de gordura corporal. A combinação dos dois gases sinaliza a presença de um microrganismo que pode contribuir para a obesidade.
 
Uma pessoa exala grandes quantidades de gases de hidrogénio e de metano quando um microrganismo chamado Methanobrevibacter smithii (M. smithii) coloniza o trato digestivo. Pesquisas anteriores mostraram que M. smithii é o organismo predominante no trato gastrointestinal humano responsável pela produção de metano.
 
"Normalmente, a coleção de microrganismos que vivem no trato digestivo é equilibrada e benéfica para os seres humanos, ajudando-os a transformar os alimentos em energia. Quando M. smithii torna-se abundante, no entanto, ele pode alterar o equilíbrio de uma forma que torna o hospedeiro humano mais propenso a ganhar peso e acumular gordura", ", explica o autor da pesquisa Ruchi Mathur.
 
M. smithii retira o hidrogênio de outros microrganismos e o utiliza para produzir metano, que eventualmente é exalado. Os pesquisadores supõem que a interação ajuda os microrganismos produtores de hidrogênio a extrair nutrientes dos alimentos de forma mais eficiente, o que estimula o ganho de peso e a obesidade no hospedeiro humano.
 
Estes microrganismos podem também desempenhar um papel na sinalização e regulação da insulina.
"Este estudo é o primeiro em grande escala a ligar os pontos e mostrar uma associação entre a produção de gás e peso corporal", afirma Mathur.
 
O estudo prospectivo analisou o conteúdo do ar exalado de 792 pessoas. Com base nos testes de respiração, quatro padrões emergiram. Os participantes tinham ou uma respiração normal, ou uma maior concentração de gás metano, ou níveis mais elevados de hidrogênio ou níveis mais elevados de ambos os gases.
 
As pessoas cujo teste respiratório continha maiores concentrações de hidrogênio e metano tenderam a ter maiores índices de massa corporal e percentagem de gordura corporal.
 
Fonte isaude.net

Homens que frequentam saunas têm menor contagem de esperma

Homens que usaram saunas também mostraram diferenças no DNA de seus espermatozóides
Homens que usaram saunas também mostraram diferenças
no DNA de seus espermatozóides
Pesquisadores sugerem que o calor é o culpado, já que ambiente eleva a temperatura do escroto em 3 graus Celsius
 
Homens que frequentam saunas podem ter menor contagem de esperma, de acordo com pesquisadores da University of Padova, na Itália.
 
O estudo mostra ainda que homens que frequentam saunas regularmente também apresentaram diferenças no DNA de seus espermatozoides.

A equipe, liderada por Andrea Garolla, analisou e monitorou homens finlandeses na faixa dos 30 anos que tinham contagem normal de espermatozoides.
 
Todos eles passaram 15 minutos em uma sauna duas vezes por semana, durante três meses, e tiveram sua contagem de espermatozoides analisada.
 
Os pesquisadores descobriram que a contagem de esperma dos homens foi menor no final do estudo do que no início, e apenas seis meses depois, ela voltou ao normal.
 
Segundo os pesquisadores, o calor é o culpado, uma vez que afeta a produção de esperma. Os pesquisadores descobriram que, durante as sessões de sauna, a temperatura do escroto dos homens aumentou três graus Celsius.
 
Os homens que usaram as saunas também tiveram diferenças no DNA de seus espermatozoides.
 
Pesquisas anteriores mostraram que o calor de laptops pode danificar o esperma, afetando a fertilidade enquanto ele se esforça para nadar até o óvulo.
 
"O uso frequente de sauna em países nórdicos e seu uso crescente em outras partes do mundo tornam importante considerar o impacto desta opção de vida sobre a fertilidade dos homens", afirmam os autores.
 
Eles acrescentaram que em países onde saunas são amplamente utilizadas, os médicos devem alertar para os problemas que isso pode causar a casais com dificuldades para engravidar.
 
Fonte isaude.net

Entenda a intolerância alimentar e aprenda a administrar a condição

A intolerância ocorre devido à reação dos anticorpos lgG,
responsáveis pela reação imunológica a proteínas
presentes em alimentos
A intolerância alimentar a determinados alimentos pode ser confundida com a alergia. Como a condição atinge 40% dos brasileiros, é importante saber sobre ela.
 
A intolerância ocorre devido à reação dos anticorpos lgG, responsáveis pela reação imunológica a proteínas presentes em alimentos. A resposta imunológica dos anticorpos é o que causa as reações à ingestão da comida, como as dores no abdômen, a diarréia, dores de cabeça, etc
 
Conhecer as características da intolerância alimentar é essencial, para que assim o diagnóstico possa ser feito e o tratamento iniciado. De acordo com o geneticista Claudio Schmidt, nem sempre é necessário evitar completamente o alimento causador do problema. “As intolerâncias alimentares não têm cura, sendo necessário determinar a quantidade do alimento que o paciente tolera.
 
Há casos em que o doente não deve mais consumir o alimento, enquanto em outros basta uma redução do consumo”. Com o diagnóstico e a indicação específica do médico para o caso do paciente é possível evitar os sintomas e os desconfortos que a intolerância causa.
 
Fonte RPM Comunicação

Nova pomada para tratamento do HPV

O medicamento foi desenvolvido a partir do extrato de uma
 planta medicinal chamada barbatimão
Uma planta medicinal é a base para a fabricação de uma pomada utilizada no tratamento do papiloma vírus humano (HPV). Desenvolvida na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a pomada cura as verrugas genitais, um dos sintomas mais desconfortáveis causados pelo vírus.
 
O medicamento foi desenvolvido a partir do extrato de uma planta medicinal chamada barbatimão. A planta é bastante conhecida por adeptos da medicina natural, sendo um dos produtos mais vendidos em mercados populares de plantas medicinais.
 
Segundo o professor do Instituto de Química e Biotecnologia da UFAL e um dos responsáveis pelo estudo, Luiz Carlos Caetano, o barbatimão é muito usado no tratamento de corrimento vaginal, inflamações e cicatrização. Tendo como base esses usos, os pesquisadores realizaram análises da casca da planta para fabricação da pomada, que curou 100% dos pacientes submetidos ao tratamento da doença em um teste clínico realizado no Hospital Universitário (HU) da UFAL. Quarenta e seis pacientes diagnosticados com alguns dos mais de 200 tipos de HPV foram acompanhados por cinco anos no HU. Todos os participantes passaram por um tratamento de dois meses no qual deveriam utilizar a pomada duas vezes por dia.
 
A pomada de barbatimão age na desidratação das células infectadas, fazendo com que elas sequem, descamem e desapareçam. De acordo com os especialistas, quando o produto chegar ao mercado será um divisor de águas, porque será um tratamento sem efeitos colaterais, além de abrir caminho para novas pesquisas em pacientes de risco e no combate ao câncer de colo do útero.
 
Fonte Agência Brasil

Mulher fica quase cega por causa de tratamento antirrugas

"Eu pensei que fosse morrer", diz Maria Catchpole
sobre terapia antirrugas
Procedimento de quase R$ 2.000 resultou em vários problemas de saúde
 
Duas semanas antes do casamento, a britânica Maria Catchpole, de 42 anos, resolveu se submeter a um tratamento antirrugas para exibir uma pele perfeita ao noivo Chris, de 39 anos. O problema foi o procedimento a deixou temporariamente cega.
 
— Eu pensei que fosse morrer. Lamento ter feito esse tratamento.
 
Mãe de dois filhos, Maria resolveu fazer preenchimento facial para amenizar as rugas e linhas de expressão. O procedimento, que costuma injetar substâncias específicas na pele, causou-lhe graves problemas de saúde.
 
As reações começaram a aparecer logo depois que ela finalizou o tratamento e desembolsou quase R$ 2.000,00. Além de ter ficado temporariamente cega, Maria também sofreu palpitações, teve vômito e perdeu 25 quilos.
 
— Meu coração batia de forma diferente e a visão ficou turva. Pensei que estivesse ficando cega. Mas, no hospital os médicos confirmaram que eu tive uma reação alérgica rara.
 
Após muitas visitas a médicos e com medo de ficar sem enxergar, Maria resolveu procurar um oftalmologista que diagnosticou uma lesão do nervo facial.
 
— Nós gastamos mais de R$ 30.000 em consultas particulares, mas a visão do olho direito ainda continua embaçada.
 
Fonte R7

MP pede nova prisão para médica de UTI no Paraná

O MP alega que a médica Virgínia é acusada de comandar
 uma quadrilha na UTI e também de coagir testemunhas e,
nesse caso, deveria ser mantida presa
O Ministério Público do Paraná protocolou no final da tarde de segunda-feira na 2ª Vara do Tribunal de Júri o recurso que pede uma nova prisão da médica e ex-chefe da UTI Geral do Hospital Evangélico, em Curitiba, Virgínia Soares de Souza, 56, libertada no último dia 20, após ficar detida por um mês no Centro de Triagem I, na capital paranaense. A defesa terá dois dias para apresentar sua posição antes do julgamento do recurso.

O MP alega que a médica Virgínia é acusada de comandar uma quadrilha na UTI e também de coagir testemunhas e, nesse caso, deveria ser mantida presa. Virgínia e outras sete pessoas são suspeitas de terem assassinado, por meio de um coquetel de medicamentos aliado a procedimentos nos equipamentos de respiração, sete pessoas internadas na UTI entre 2006 e 2013.

Além dos sete óbitos relatados no inquérito, outras 21 mortes estão sendo investigadas e há, na opinião do MP, indícios de participações do grupo nessas mortes. Um grupo de auditores ligado ao Ministério da Saúde analisa 1.730 prontuários desse período (2006-2013) e acredita que o número de mortes pode ser maior.

Segundo o promotor Paulo Lima, a medida foi tomada pelas circunstâncias do processo. "A médica Virgínia tem uma certa influência e as pessoas se sentem constrangidas, além do que se acusa que havia uma quadrilha na UTI, em ações que não se explicam pelos prontuários", diz.

Segundo o advogado de defesa Elias Mattar Assad, "ela está em casa, reclusa, e a meu pedido não tem saído para nada, nem para ir ao supermercado. Ela não fala com outras pessoas que não sejam familiares. Além disso, estão fazendo um cálculo de perigo abstrato. Quem está sendo ameaçado, constrangido, que testemunha é essa?". As denúncias contra Virgínia tiveram início em março do ano passado, por meio de telefonemas anônimos para a Ouvidoria estadual. Elas foram repassadas ao Núcleo de Repressão a Crimes Contra a Saúde (Nucrisa) e resultou na prisão da médica em fevereiro.

Além de Virgínia, também foram denunciados por homicídio os médicos Maria Israela Cortez Boccato, Edison Anselmo da Silva Júnior e Anderson de Freitas; e as enfermeiras Patrícia Cristina de Goveia Ribeiro e Laís da Rosa Groff.

A fisioterapeuta Carmencita Emília Minozzo e o enfermeiro Claudinei Machado Nunes foram denunciados pelo crime de formação de quadrilha, mas não foram detidos. A denúncia foi apresentada no dia 11 de março.
 
Fonte Estadão

Um plano para melhorar o tratamento contra o câncer

Precisamos de mais consultórios "humanizados", nos quais
as enfermeiras cuidam dos sintomas mais comuns antes
que estes se intensifiquem
Análise mostra que muitos pacientes saem à procura de qualquer cuidado independente do preço
 
Este ano, mais de 1,6 milhão de americanos – ou 0,5% da população — vão receber um diagnóstico de câncer. Seu tratamento consumirá ao menos 5% das verbas destinadas à saúde nos Estados Unidos, com um custo que aumenta a um ritmo muito mais acelerado que em outras áreas da medicina. Médicos e pacientes reconhecem que essa situação é insustentável e que precisamos mudar a forma como fazemos os tratamentos.
 
Contudo, precisamos de ajuda e é por isso que mais de 20 importantes membros da comunidade oncológica contribuíram para esboçar este ensaio.
 
Após receberem esse diagnóstico aterrorizante, muitos pacientes com câncer saem à procura de qualquer tratamento promissor, independentemente do preço. Contudo, o que mais eleva o valor do tratamento é o sistema de pagamento por procedimento realizado pelo médico. Quanto mais os médicos trabalham, maior é seu reembolso e os cirurgiões ganham mais a cada procedimento. Oncologistas geralmente ganham mais quando utilizam medicamentos aprovados há pouco tempo e tratamentos radioterápicos mais recentes, ao invés de alternativas mais baratas e antigas que funcionam tão bem quanto as novas. (Isso acontece porque os profissionais recebem o valor do medicamento, além de mais 6% sobre esse valor — fazendo com que medicamentos mais caros aumentem ainda mais sua remuneração).
 
Algumas dessas novas terapias são divulgadas como se fossem avanços substanciais, mas outras fornecem apenas benefícios marginais. Dos 13 medicamentos aprovados pela FDA para o tratamento contra o câncer em 2012, apenas um é capaz de estender a expectativa de vida em mais de seis meses, em média. Dois estendem a expectativa por apenas quatro a seis semanas e todos custam mais de 5.900 dólares por mês de tratamento.
 
Além disso, há custos significativos causados por hospitalizações e visitas ao pronto-socorro, que poderiam ser prevenidos com uma melhor gestão dos sintomas comuns. Infelizmente, os médicos ganham mais quando tratam problemas sérios no hospital do que ganham para prevenir que esses problemas venham a ocorrer.
 
Sendo assim, cinco grandes mudanças precisam ocorrer:
 
Em primeiro lugar, nos próximos anos os sistemas de pagamento precisam deixar de lado o sistema de reembolso por procedimento executado e adotar um sistema de remuneração conjunta, no qual os médicos recebem uma quantia fechada por todos os tratamentos de um mesmo paciente com câncer. Isso evitaria o incentivo ao uso de medicamentos mais caros em casos nos quais os genéricos sejam igualmente eficazes.
 
Em segundo lugar, os planos de saúde devem informar os médicos sobre onde estão gastando o dinheiro. Por incrível que pareça, a maior parte dos médicos tem pouca possibilidade de acompanhar tratamento proporcionado ou saber como se compara a outros médicos que tratem pacientes com problemas similares. Os custos variam drasticamente entre pacientes com o mesmo tipo de câncer. Um estudo envolvendo pacientes com câncer generalizado mostrou que os custos por quatro meses de exames variaram de 1.800 a 6.400 dólares por paciente. Os médicos não sabem ao certo se o dinheiro está indo para a quimioterapia, para as hospitalizações ou para exames de ressonância magnética de rotina. Munidos de dados melhores, os médicos podem aprender a diminuir os custos com tratamentos.
 
Em terceiro lugar, qualquer mudança nos métodos de pagamento precisa ser acompanhada de monitoramentos de qualidade rigorosos para garantir que não haja super ou subvalorização de tratamentos.
 
Em quarto lugar, precisamos de mais consultórios "humanizados", nos quais as enfermeiras cuidam dos sintomas mais comuns antes que estes se intensifiquem a ponto de levarem os pacientes ao pronto-socorro, e os médicos conversam sobre serviços de tratamento paliativo e preferências de final de vida desde o princípio – não apenas semanas antes da morte. Esses serviços frequentemente não são cobertos pelos planos de saúde, mas podem melhorar muito a qualidade do tratamento e economizar muito dinheiro, evitando tratamentos repetidos, hospitalizações e quimioterapias tóxicas e desnecessárias. Os planos de saúde precisam compartilhar as economias feitas, permitindo que os médicos invistam nesse tipo de tratamento.
 
Em quinto lugar, precisamos de melhores incentivos para pesquisa. Muitos exames e tratamentos caros são realizados sem evidência de que possam aumentar a taxa de sobrevivência, ou reduzir os efeitos colaterais. Além disso, muitos têm poucas informações sobre quais pacientes deveriam receber esse tipo de tratamento. Por exemplo, embora mais de 800.000 cirurgias robóticas tenham sido realizadas nos últimos dois anos, especialmente no tratamento contra o câncer, não há evidências confiáveis de que os robôs melhorem a taxa de sobrevivência ou reduzam os efeitos colaterais — apesar de custaram mais que cirurgias tradicionais. O incentivo à pesquisa desaparece logo que as intervenções são pagas.
 
A comunidade oncológica não é capaz de fazer essas mudanças sozinha. O governo está profundamente envolvido e precisa ajudar. Atualmente, 60% dos diagnósticos de câncer são feitos em pacientes elegíveis ao Medicare. Até 2030, esse número chegará a mais de 70%. O Medicare e outros planos de saúde devem trabalhar ao lado dos oncologistas.
 
A secretaria de saúde e serviços humanos deve organizar grupos de trabalho com representantes do Medicare, dos planos de saúde privados, dos oncologistas, com especialistas em qualidade e pacientes para descobrir como desenvolver essas propostas e começar a implementá-las até o fim de 2015. Todos os envolvidos no tratamento contra o câncer precisam ajudar a melhorá-lo.
 
(Ezekiel J. Emanuel é oncologista, ex-conselheiro da Casa Branca, vice-reitor da Universidade da Pensilvânia e autor de artigos de opinião).
 
Fonte R7

Vírus do herpes pode aumentar o risco de problemas de memória

Pesquisa poderá ajudar a identificar riscos e tratar doença
Pesquisa aponta novas formas de identificar o quadro e tratamentos
 
O vírus que causa o herpes labial pode estar associado a problemas cognitivos, como a falta de memória, segundo um novo estudo publicado no jornal Medical Academy of Neurology.
 
A pesquisa descobriu que pessoas com níveis mais elevados de infecção no sangue, ou seja, que ficaram mais expostos a vários tipos de patógenos como o vírus do herpes tipo 1, que provoca feridas na boca, estão mais propensos a sofrer problemas de aprendizado, atenção e percepção.
 
Os resultados mostraram que pessoas com níveis elevados de infecção sanguínea apresentaram um aumento de 25% de risco de problemas cognitivos no teste de memória. De acordo com o autor do estudo, Mira Katan, da Universidade de Columbia, em Nova York, embora a pesquisa exija mais aprofundamento, os resultados podem levar a formas de identificar esses riscos e fazer o tratamento adequado.
 
— Exercícios físicos e vacinas contra o vírus para as crianças diminuem o potencial de esse quadro surgir ao longo do tempo.
 
Para chegar as conclusões, os pesquisadores realizaram testes de memória e exame de sangue em 1.625 pessoas com média de 69 anos. No procedimento foram utilizados cinco tipos de infecções comuns: vírus do herpes tipo 1 (oral), tipo 2 (genital), citomegalovírus, Chlamydia pneumonae (infecção respiratória comum) e a Helicobacter pylori (bactéria que é encontrada no estômago).
 
Fonte R7

Uma em cada cinco crianças tem problemas psicológicos em Nova York

Quase 50 mil crianças sofrem de depressão, transtorno bipolar e ansiedade
 
Uma em cada cinco crianças que vivem na cidade de Nova York tem problemas mentais ou emotivos, apontou um estudo do Departamento de Saúde e Higiene local, que classificou a situação como alarmante.

Segundo o relatório, 44 mil crianças residentes da cidade que tem entre seis anos e 12 anos sofrem de depressão, distúrbio bipolar, ansiedade ou problemas comportamentais.

Enquanto isso, outra sondagem realizada com os pais de outras 101 mil crianças revelou que aquelas que não foram diagnosticadas com distúrbios mentais mais graves apresentaram dificuldades de relacionamento e problemas de concentração.
 
Fonte R7

Três cidades da Baixada Santista enfrentam epidemia de dengue

Depois de Santos e de Praia Grande, Cubatão acaba de decretar epidemia de dengue no município. Na segunda-feira (25), a cidade atingiu o número de 262 casos da doença. Unidades básicas de saúde e prontos-socorros de toda a Baixada Santista vêm apresentando aumento considerável de atendimento de pacientes, todos com suspeita de dengue.
 
Na semana passada, Santos confirmou o quadro epidêmico, com a ocorrência de 2.359 casos. Em apenas uma semana, houve um aumento de 97% de casos, somente em Santos, fato que vem deixando as autoridades sanitárias bastante preocupadas com a situação.

Em Praia Grande, foram confirmados 859 doentes. No total, houve o registro de 4.168 casos da doença, em toda a Baixada, que deve apresentar um crescimento da dengue nos próximos dias, tendo em vista o elevado número de pessoas que aguardam o resultado dos exames de sangue para confirmação do diagnóstico. No ranking da doença, São Vicente aparece em quarto lugar, com 277 casos, seguido por Guarujá, com 264. Até cidades menores, como Bertioga e Peruíbe, vêm se preocupando com o avanço da doença, após o registro de 86 e 35 casos, respectivamente.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Cubatão, o alerta foi feito na segunda-feira porque, de acordo com protocolo do Ministério da Saúde, a epidemia só pode ser considerada a partir da ocorrência de 300 casos para cada 100 mil habitantes. Bastariam 241 confirmações para que a cidade decretasse a epidemia.

A situação, entretanto, é mais crítica em Santos, que decretou alerta máximo contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Mutirões semanais estão sendo desencadeados em diversos bairros, enquanto os agentes fazem operação pente-fino para eliminar os focos do inseto nos imóveis abandonados. Até força policial foi solicitada pela coordenadoria do programa de combate ao Aedes, na semana passada, a fim de entrar em um imóvel abandonado no bairro do Boqueirão, considerado área nobre da cidade. No local, abandonado há mais de dois anos, inúmeros focos do mosquito foram localizados. Dezenas de moradores dos prédios vizinhos contraíram a doença e vinham denunciando o possível foco na vizinhança, quando a Secretaria da Saúde solicitou apoio policial e contratou um chaveiro para entrar no imóvel.

Antes de chegar a esta situação, a prefeitura já havia encaminhado inúmeras intimações ao proprietário, que não respondeu à demanda. No ano passado, foram feitas 124 intimações, sendo aplicadas 21 multas. Só neste ano, em menos de três meses, já foram encaminhadas 69 intimações e aplicadas sete multas contra os responsáveis pela proliferação dos focos do mosquito.

Fonte Estadão

Secretaria de Saúde de MG confirma epidemia de dengue

As notificações de casos de dengue em Minas Gerais em 2013 já superaram as ocorrências registradas em todo o ano passado. De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas, até 21 de março foram 123.694 casos notificados, sendo que 33 mil já foram confirmados. De janeiro a dezembro de 2012, por outro lado, foram 46.681 notificações (22 mil confirmados). Segundo a pasta, o Estado está em período epidêmico de dengue.

O número de óbitos causados pela doença até 21 de março também já superou o acumulado do ano passado. Neste ano, foram 28 mortes, em comparação com 18 em 2012.

A diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria, Marcela Lencine Ferraz, argumenta que um aumento dos casos de dengue neste período do ano já era previsto, sobretudo pelas temperaturas mais elevadas, entre outros fatores. No entanto, a pasta não esperava por números tão elevados. "Estamos em alerta extremo", diz.

Dos óbitos por dengue registrados no Estado até 21 de março, nove aconteceram na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro. As outras cidades com registros de morte por dengue são Uberlândia, Carangola, Frei Gaspar, Buritizeiro, Ituiutaba, Ipanema, Teófilo Otoni, Pirapetinga, Pirapora, São Geraldo do Baixio, Montes Claros, São João da Ponte, Campos Altos, Contagem e Muriaé.

Em comparação com os últimos cinco anos, o número de óbitos até 21 de março deste ano só não supera os 12 meses de 2010, quando 106 pessoas morreram. Naquele ano, foram mais de 268 mil notificações.

O quadro de transmissão é mais crítico no pequeno município de Veríssimo. Há 491 casos notificados para uma população de apenas 3,4 mil habitantes. Já em números absolutos, Uberaba lidera em número de notificações: 8.888 até 21 de março.

Sorotipo
A diretora de Vigilância Ambiental da Secretaria diz que o principal fator que determinou esse salto nas estatísticas de dengue foi a introdução, há dois anos, de um sorotipo do vírus, o DEN-4, que não circulava no Estado havia quase 30 anos. Dessa forma, diminui a parcela da população com imunidade ao vírus da dengue. A pasta acrescenta que a troca de comando em mais de 80% das prefeituras do Estado, no início deste ano, pode ter contribuído para a interrupção de ações de prevenção.
 
Fonte Estadão

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realiza concurso para preenchimento de vaga para Professor Substituto

Inscrições:
Até 1º de abril, na Coordenação de Gestão de Pessoas do Campus Erechim (Rua Domingos Zanella, nº. 104, Bairro Três Vendas, Erechim)

Área:
Alimentos.

Remuneração:
R$ 1.914,58 a R$ 2.700,51

Seleção:
Haverá análise curricular e entrevista.

Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória - IPAMV/ES

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Vitória (IPAMV), Espírito Santo, realiza seleção para preenchimento de 14 vagas e formação de cadastro reserva

Inscrições:
De 18 de março a 8 de abril de 2013, pelo www.cetroconcursos.org.br.


Valor:
R$ 40,00 a R$ 75,00

Cargos:
Ensino Médio - Assistente Administrativo, Motorista e Técnico em Tecnologia da Informação;
Ensino Superior - Analista de Tecnologia da Informação, Analista de Gestão Pública (Administrador, Contador), Arquivista, Assistente Social, Médico do Trabalho e Procurador.

Remuneração:
R$ 1.421,22 a R$ 4.512,04

Provas:
Haverá rova objetiva para todos, prova discursiva para Procurador e avaliação de títulos para nível superior.

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - SC

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Joinville, realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 1º de abril pelo www.saude.
sc.gov.br e Rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis ou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Rua Xavier Arp, s/nº, Bairro Boa Vista, Joinville)

Remuneração:
R$ 6.317,63 a R$ 7.074,23

Seleção:
Haverá análise curricular e prova de títulos

Hospital Geral Dr. Manoel Bifulco - São Matheus - SP

O Hospital Geral Dr. Manoel Bifulco - São Matheus realiza seleção para preenchimento de vaga para Médico

Inscrições:
Até 28 de março de 2013, na rua Ângelo de Cândia, nº 540, São Mateus - SP

Cargo:
Clínica Médica

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco - SP (II)

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco realiza seleção para preenchimento de 2 vagas para Médico

Inscrições:
De 13 de Março a 13 de Abril, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº 540, São Mateus - SP.

Cargos:
Ginecologia e Obstetrícia

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Geral de Guaianases - SP

O Hospital Geral "Jesus Teixeira da Costa" - Guaianases, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
22 de março a 19 de abril de 2013, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº 1092, Guaianases - SP.

Área:
Médico Psiquiatra

Remuneração:
R$ 2.650,00

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital de Heliópolis (II)

O Hospital de Heliópolis realiza concurso para preenchimento de vaga

Inscrições:
8 a 19 de abril de 2013, no Serviço de Recursos Humanos - Seção de Recrutamento (Rua Cônego Xavier, nº 276, Sacomã, São Paulo - SP) ou pelo www.saude.sp.gov.
br

Remuneração:
R$ 2.650,00.

Valor:
R$ 63,92.

Área:
Médico infectologista

Hospital de Heliópolis

O Hospital de Heliópolis realiza concurso para provimento de vaga

Inscrições:
De 8 a 19 de abril, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, (Rua Cônego Xavier, nº 276, Sacomã - SP) ou pelo www.saude.sp.gov.br


Remuneração:
R$ 2.650,00

Valor:
R$ 63,92.

Concurso Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza concurso para preenchimento de 314 vagas

Inscrições:
20 de março a 10 de abril pelo www.cetroconcursos.org.br


Valor:
R$ 50,00 a R$ 70,00

Cargos:
Técnico Administrativo, Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, Analista Administrativo e Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária

Remuneração:
R$ 4.760,18 a R$ 10.019,20

Provas:
Haverá provas objetiva, discursiva e de títulos em Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Concurso Prefeitura de Ubirajara - SP

A Prefeitura de Ubirajara, Estado de São Paulo, por meio da empresa CEMAT, abriu edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 10 vagas para cargos de níveis fundamental e superior. Os salários vão até R$ 6.974,10 por carga horária de 24 a 40 horas semanais.

Cargos
Nível Fundamental Incompleto: Motorista (1) e Pedreiro (1);

Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais (Feminino) (1) e Auxiliar de Serviços Gerais (Masculino) (1);

Nível Superior: Diretor de Escola Municipal (1), Enfermeiro (1), Médico do PSF (1), Professor de Educação Básica I - Pré-Escola (1), Professor de Educação Básica III - Educação Física (1) e Psicólogo (1).

Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 03 de abril de 2013, mediante acesso ao site da CEMAT (www.cematconcurso.com.br). Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular à internet poderão utilizar oTelecentro ou Acessa SP, em dias úteis, no horário das 8h às 11h30 e das 13 às 16h, localizado à Rua Vereador Alfredo Fortunato de Miranda, nº 147, Centro, na cidade de Ubirajara - SP.

O valor da taxa de inscrição será de R$ 50,00 para os cargos de nível superior e de R$ 35,00 para os demais cargos.
 
Provas e Validade
As provas serão realizadas na cidade de Ubirajara-SP, na EMEF "Dr. Haroldo Sérgio Bocarde Motta", sita à Rua José Francisco Leonel, nº 55, na data prevista de 14 de abril de 2013 (domingo), às 8h30.

O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir.

Vagas de estágio nos Correios de Alagoas

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, por intermédio da Diretoria Regional de Alagoas, abriu edital Nº E-065/2013 de processo seletivo para estagiário de nível superior, objetivando preencher 04 vagas e formar cadastro reserva, na cidade de Maceió.
 
A bolsa de estágio será de R$ 425,95 por mês e os acadêmicos ainda receberão auxílio transporte de R$ 80,72 e vale alimentação de R$ 171,37, além de assistência médica exclusivamente nos ambulatórios internos da ECT e seguro contra acidentes pessoais. A jornada do estágio será de 04 horas diárias.

Os estudantes interessados em participar deste certame, deverão, preencher a ficha de inscrição que estará disponível no site dos Correios: www.correios.com.br/institucional/concursos/correios, no período de 1º a 16 de abril de 2013.
 
Este processo seletivo será composto de 2 (duas) etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória). O resultado final será divulgado no site dos correios.
 
A seleção terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Recursos Humanos.

Prefeitura de Santa Cruz da Esperança - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Santa Cruz da Esperança, Estado de São Paulo, lançou edital N° 002/2013 de processo seletivo que será realizado pelo INDEC (Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional e Capacitação). Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.663,25.

Cargos
Candidatos que tem o Ensino Alfabetizado podem concorrer ao cargo de Agente de Serviços Diversos, Monitor e Vigia;

Quem tem o Ensino fundamental pode disputar a vaga de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Encarregado do Setor de Pessoal, Motorista e Oficial Administrativo;

Para quem possui o Nível Médio as chances são para Agente de Combate as Endemias e Almoxarife;
Já para aqueles que concluíram o Ensino Superior, as oportunidades são destinadas ao cargo de Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico - Bioquímico, Professor de Educação Básica I – (PEB I) – 1º ao 5º ano, Professor de Educação Básica II (PEB II) - Arte; Ciências; Historia; Inglês; Matemática e Psicólogo.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão recebidas até às 23h59min do dia 07 de abril de 2013, exclusivamente no endereço eletrônico www.institutoindec.com.br. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível alfabetizado, R$ 35,00 para cargos de nível fundamental, R$ 40,00 para nível médio e de R$ 50,00 para cargos de nível superior.

Provas
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de abril de 2013, nas dependências da EMEB "Olympio Pereira Conceição”, situada na Rua Horácio Roberto do Nascimento, 738, Centro, em Santa Cruz da Esperança - SP, em horário a ser posteriormente divulgado.

Os cadernos de questões serão disponibilizados no endereço eletrônico do Indec durante o prazo de recurso do gabarito.

O processo seletivo constará de provas objetivas e títulos somente para as funções de Professor de Educação Básica I – (PEB I) – 1º ao 5º ano, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Arte, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Ciências, Professor de Educação Básica II (PEB II) – Historia e Professor de Educação Básica II (PEB II) – Matemática.

Validade
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, contados da data da publicação da homologação.

Prefeitura de Jaicós - PI lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Jaicós, Estado do Piauí, por meio do Instituto Machado de Assis, publicou edital N° 002/2013 de processo seletivo para formação de cadastro de reserva em diversos cargos existentes no Quadro de Pessoal da Administração Municipal.

O concurso tem a intenção de ocupar 44 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 6.000,00, em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Motorista, Monitor de Capoeira, Digitador, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Atendente de Consultório Dentário, Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Monitor de Informática, Assistente Social, Psicólogo, Odontólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Enfermeiro e demais cargos.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas via internet, no endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, até o dia 02 de abril de 2013. As taxas variam de R$ 20,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Validade
As provas serão aplicadas na cidade de Jaicós - PI, com duração de 03 horas, e estão previstas para o dia 07 de abril de 2013, no horário de 9h às 12h. A divulgação da relação dos candidatos inscritos com endereços e locais de aplicação da prova após análise dos recursos de indeferimento de inscrição, será na data provável de 04 de abril de 2013.

O Gabarito Oficial da Prova Objetiva será divulgado pelo endereço eletrônico www.institutomachadodeassis.com.br, no dia 12 de abril de 2013.

Prefeitura de Gaurama (RS) abre concurso público

A Prefeitura de Gaurama, Estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 001/2013 para informar que estão disponíveis 11 vagas de trabalho, em diversos departamentos do Governo Municipal, que devem ser preenchidos por meio de concurso público.
 
As oportunidades são para as funções de agente comunitário de saúde área 1 (01), agente comunitário de saúde área (02), atendente de consultório dentário (01), médico (03), operário (02), técnico em contabilidade (01) e vigilante ambiental (01).
 
As vagas são para nível fundamental, médio e superior. Os postos para auxiliar de biblioteca, auxiliar de serviços gerais, enfermeiro, fisioterapeuta e tesoureiro são para formação de cadastro de reserva. O certame será organizado pela Objetiva Concursos.
 
Os salários vão de R$ 708,30 a R$ 8.499,64 por jornadas de trabalho semanais de 20, 32,5 e 40 horas (dedicação exclusiva).
 
As inscrições podem ser feitas até 16 de abril de 2013, de modo presencial ou por procuração, na sede da Prefeitura de Gaurama, localizada na Rua João Amandio Sperb, nº 338, Centro - Gaurama/RS. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O valor da taxa de inscrição é de R$ 62,00 para todos os cargos.
  
O processo seletivo constará de duas etapas: prova objetiva (para todos os cargos) e prova prática (somente para o cargo de operário). A Prova Objetiva será aplicada provavelmente em 11 de maio de 2013, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições em 29 de abril. O tempo de duração da prova será de 03 horas.
 
O Concurso terá validade por 02 (dois) anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 02 (dois) anos, a critério do Município de Gaurama/RS.

UFU (MG) abre concurso público

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais, divulgou edital Nº 43/2013 de concurso público destinado ao preenchimento de 28 vagas para técnico-administrativos em Educação nas classes C, D e E, para lotação nas cidades de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.
 
De acordo com o edital, há oportunidades para profissionais de nível fundamental, médio e superior que tenham disponibilidade para jornadas de 40h semanais, exceto para Fisioterapeuta, que terá carga de apenas 30h. Os salários serão de R$ 1.547,23 para a classe C, de R$ 1.912,99 para a D e de R$ 3.138,70 para a E, exceto para Médico-Veterinário que terá remuneração de R$ 6.277,41.
 
As chances são para os cargos de Auxiliar em Administração, Auxiliar em Enfermagem, Técnico de Laboratório/Saúde Bucal, Técnico de Laboratório/Física, Técnico em Eletromecânica, Economista, Fisioterapeuta, Físico - Radioterapia e Médico-Veterinário.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 8 a 22 de abril de 2013, pelo endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 60,00 e R$ 70,00.
 
A UFU disponibilizará computadores para a realização de inscrição, no Bloco 1A, sala 1A111, Campus Santa Mônica, no Setor de Atendimento ao Público da Diretoria do certame, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 11h e das 14h às 17h, durante o período de inscrições.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de junho de 2013, em Uberlândia, com início previsto para 13h e término previsto para 16h30. Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br no dia 02 de junho de 2013, a partir das 20 horas.
 
A lista de aprovados será divulgada no dia 18 de junho de 2013, a partir das 20 horas, no endereço eletrônico www.ingresso.ufu.br e na Pró-Reitoria de Recursos Humanos.
 
O prazo de validade do concurso será de 1 ano, a contar da data de publicação da homologação, podendo no interesse da Administração, ser prorrogado por igual período.

CEDROGAS (PI) lança edital de processo seletivo

O governo do Estado do Piauí, por intermédio da Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas (CEDROGAS), lançou o edital nº. 001/2013 de processo seletivo visando a contratação temporária de profissionais especializados para ocupar os cargos de Assistente Social (01) e Psicólogo (01), ambos de nível superior. Os servidores contratados desenvolverão atribuições relacionadas à triagem e acompanhamento no tratamento de dependentes químicos da rede social e monitoramento nas comunidades terapêuticas conveniadas. A jornada de trabalho será de 30 horas semanais e o salário de até R$ 2.500,00.
 
Os interessados deverão se inscrever do dia 1º a 05 de abril de 2013, das 08 às 13 horas, na Coordenadoria de Enfrentamento as Drogas, sito a Av. Antonio Freire, nº1473, 6º Andar, Bairro Centro, Teresina/PI, Fones: (86) 3216-5004 – 3221 4401.
 
No ato da inscrição deverão ser entregues os seguintes documentos:
Cópias da Cédula de Identidade, do CPF, do Certificado de Reservista (para os candidatos do gênero masculino), do Título de Eleitor e comprovante de quitação eleitoral, acompanhadas dos originais para conferência e autenticação e curriculum vitae do candidato com documentos comprobatórios das informações nele declaradas anexadas;

Cópias simples de diploma ou do histórico escolar/certidão de conclusão de curso, Acompanhadas dos originais para conferência e autenticação, em que comprove a escolaridade mínima exigida;

Cópias simples, acompanhadas dos originais para conferência e autenticação, dos comprovantes de estágios, experiência profissional, cursos de aperfeiçoamento, graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado;

A documentação de escolaridade expedida por órgãos estrangeiros só terá validade quando for revalidada pelo Ministério da Educação e Cultura - MEC.
 
O processo seletivo será constituído de análise de curriculum vitae e entrevista, que serão realizadas a partir das 09 horas do dia 15 de abril de 2013, na sede da CEDROGAS.
 
O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí, até o dia 30 de abril de 2013.
 
O certame terá validade de 12 meses, prorrogáveis por igual período, a critério da administração.
 
O edital encontra-se disponível do Diário Oficial do Piauí, de 25 de março de 2013, pág. 37 a 38.

UFAL abre processo seletivo

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL) abriu edital n° 26/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 29 postos de trabalho para Professor Substituto, classe Auxiliar I. Os salários variam de R$ 1.914,58 a R$ 2.714,89 com acréscimo de retribuição por titulação de até 1.934,76.
Segundo o edital, as oportunidades serão distribuídas entre os campi Arapiraca (Arapiraca e Penedo), Sertão (Delmiro Gouveia) e Maceió (A. C. Simões), em diversas áreas, com jornadas de 20h e 40h semanais.
 
Os pedidos de inscrição deverão ser feitos mediante acesso ao site www.copeve.ufal.br, até às 17h do dia 04 de abril de 2013. A taxa de inscrição corresponderá ao valor de R$ 45,00.
 
O processo seletivo simplificado constará das seguintes etapas:

- Prova Escrita, eliminatória e classificatória;
- Prova Didática, eliminatória e classificatória;
- Prova de Títulos, classificatória.
 
As provas terão início em data provável de 22 de abril de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das provas será divulgado no site da UFAL até 02 de abril de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano, sem prorrogação, contado a partir da data de publicação do Edital de Homologação do resultado final no Diário Oficial da União.

Concurso Ministério Público do Maranhão - Edital e Inscrição

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) abriu edital N° 01/2013 de concurso público para provimento de 108 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível superior e de nível médio. O concurso público será executado pela Fundação Carlos Chagas.
 
A remuneração para o cargo de Analista Ministerial será de R$ 5.792,94 e para Técnico Ministerial será de R$ 3.216,61.
 
Cargos
- Analista Ministerial: Administrativo (1), Administrador (1), Processual/Direito (1), Arquiteto (1), Assistente Social (3), Comunicação Social/ Jornalismo (1), Contador (3), Engenharia Civil (4), Engenharia Elétrica (1), Psicólogo (1), Banco de Dados (1), Rede e Infraestrutura (1), Segurança da Informação (1), Análise e Desenvolvimento de Sistemas (1), Teste e Qualidade de Software (1);

- Técnico Ministerial: Administrativo (50), Execução de Mandados (32), Edificações (4), Tecnologia da Informação (CR), Rede e Infraestrutura (CR), Saúde (CR).

Inscrições
As inscrições serão realizadas exclusivamente no site da Fundação Carlos Chagas: www.concursosfcc.com.br, por meio do Formulário de Inscrição via Internet, no período de 10 horas do dia 01 de abril às 14 horas do dia 08 de maio de 2013, observado o horário de Brasília.

Taxas
- Analista Ministerial: R$ 94,70;
- Técnico Ministerial: R$ 70,70.

Provas
O concurso constará das seguintes provas:
- Prova de Conhecimentos Gerais para todos os cargos;
- Prova de Conhecimentos Específicos para todos os cargos;
- Prova Discursiva - Redação para os cargos de Analista;
- Títulos para os cargos de Analista.

As Provas Objetivas de Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos, para todos os Cargos/Áreas/Especialidades, constarão de questões objetivas de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, e versarão sobre o conteúdo programático.

A aplicação das Provas Objetivas e da Prova Discursiva - Redação está prevista para o dia 16 de junho de 2013, nas cidades de São Luís, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra e Santa Inês, de acordo com a opção do candidato, no ato da inscrição. As provas para os cargos de Analista e Técnico Ministerial serão aplicadas em períodos distintos.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação para Provas, a ser publicado no Diário Oficial do Estado do Maranhão, no site da Fundação Carlos Chagas e por meio de Cartões Informativos que serão encaminhados aos candidatos por e-mail.
 
Todos os atos relativos ao concurso, convocações, avisos e comunicados serão publicados na Imprensa Oficial (Diário Oficial do Estado do Maranhão) e disponibilizados no site da Fundação Carlos Chagas.
 
Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, e uma única vez, a critério do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Prefeitura de Nerópolis (GO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Nerópolis, estado do Goiás, por intermédio da Secretaria de Educação, publicou aviso de edital para realização de processo seletivo visando o preenchimento de várias vagas para os cargos de Merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Secretaria, Brinquedista, Monitor de Apoio e Intérprete de Libras.
 
As inscrições serão realizadas até às 9 horas do dia 15 de abril de 2013, na Secretaria de Educação de Nerópolis.
 
Maiores informações na Secretaria de Educação de Nerópolis em dias e horários de expediente ou pelo tel.: (62) 35123 - 1535.
 
O edital está publicado no Diário Oficial de Goiás, de 26 de março de 2013, pág. 21.

Missão Sal da Terra (MG) abre processo seletivo

A associação beneficente de caráter filantrópico Missão Sal da Terra - UAI Pampulha e UAPSF - Setor Sul, Minas Gerais, publicou edital n° 02/2013 para realização de processo seletivo. São 110 vagas disponíveis para profissionais de nível fundamental e médio/técnico.
 
Há postos de trabalho para Porteiro, Maqueiro, Serviços Gerais, Agente de Saúde e Técnico de Enfermagem. Os salários variam de R$ 733,65 a R$ 1.150,00, com carga horária entre 180 e 200 horas mensais.
 
Inscrição
As inscrições poderão ser feitas na Reis e Reis Auditores Associados, à Av. Alexandre Ribeiro Guimarães, 05 - Bairro Santa Maria - Uberlândia MG, ou via internet, no endereço eletrônico www.reisauditores.com.br, no período entre 08 e 18 de abril de 2013.
 
A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento do boleto bancário referente à taxa no valor de R$ 40,00.

Provas, Gabarito e Validade
As Provas Objetivas de Múltipla Escolha e Prova Discursiva serão realizadas no dia 12 de maio de 2013, no município de Uberlândia/MG, em locais e horários que serão divulgados no dia 06 de maio, no quadro de publicações da Missão Sal Terra e nos sites www.missaosaldaterra.org.br e www.reisauditores.com.br. O gabarito oficial será disponibilizado no dia 13 de maio de 2013.

A validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Paracuru - CE publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Paracuru, Estado do Ceará, lançou edital n° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 425 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.000,00.

Cargos
Ensino Fundamental: Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Porteiro, Coveiro, Gari, Bombeiro Hidráulico, Pedreiro e Pintor;

Ensino Médio: Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Farmácia, Atendente de Serviços Médicos, Artesã, Agente Administrativo, Atendente de Serviços Médicos, Agente Administrativo, Motorista, Facilitador, Orientador Social, Técnico de Coral, Digitador, Cadastrador e Operador Master;

Ensino Superior: Cirurgião-Dentista (Periodontista, Endodontista e Buco Maxilofacial), Médicos Cardiologista, Otorrinolaringologista, Endoscopista, Ultrassonografista, Dermatologista, Ortopedista, Cirurgião Geral, Oftalmologista, Urologista, Neurologista, Gineco-Obstetra, Pediatra, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Farmacêutico, Enfermeiro, Educador Físico, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Assistente Social, Médico Psiquiatra, Médico Clínico, Coordenador, Advogado, Professor de Educação Básica (PEB I) de Educação Infantil, Fundamental I, EJA e Professores de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História ou Geografia, Língua Inglesa, Educação Física, Educação Especial, Educação Física, Arte e Educação.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 27 de março de 2013, somente nos dias úteis, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, na Biblioteca Pública Municipal, situada na Praça da Matriz, S/N, Centro, Paracuru, Ceará, CEP 62680-000, Fone: (85) 3344.8802.

Taxas
Profissionais de Nível Superior: R$ 60,00;
Profissionais de Nível Médio: R$ 30,00;
Profissionais de Nível Fundamental: R$ 10,00.

Provas
O certame será realizado em duas etapas, ambas de caráter eliminatório, com pontuação máxima de 20 pontos, obedecendo a seguinte ordem:

- Primeira Etapa: Análise da capacidade profissional, de caráter eliminatório, comprovada através da avaliação de Curriculum Vitae, valendo 10 (dez) pontos, conforme disposto no Anexo II, deste Edital;
- Segunda Etapa: Entrevista individual com o candidato, de caráter eliminatório, a fim de verificar suas potencialidades, bem como os fatores comportamentais, valendo 10 (dez) pontos.

A análise e avaliação dos currículos dos candidatos serão realizadas no período de 28 de março a 05 de abril de 2013. O resultado da primeira etapa do processo será divulgado no dia 08 de abril de 2013, e a relação será afixada na sede da Prefeitura Municipal de Paracuru e em locais de amplo acesso público.

As entrevistas serão realizadas nos dias 11 e 12 de abril de 2013 em locais e horários a serem amplamente divulgados e previamente estabelecidos pela Comissão Organizadora. O resultado da segunda fase do processo de seleção pública será divulgado no dia 17 de abril de 2013, e a relação será afixada na Sede da Prefeitura Municipal de Paracuru e em locais de amplo acesso público.

O resultado final do certame será divulgado no dia 22 de abril de 2013, e a relação será afixada na sede da Prefeitura Municipal de Paracuru e em locais de amplo acesso público.

Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de homologação do Processo de Seleção Pública, podendo ser prorrogado por igual período, por ato do Chefe do Poder Executivo Municipal.

Estudo aponta presença de pesticida em água mineral na França

Garrafas de água mineral adquiridas em Paris, na França (Foto: Thomas Coex/AFP)
Foto: Thomas Coex/AFP
Foram encontrados resíduos dos remédios buflomedil e naftidrofuril
Análise divulgada nesta segunda (25) também achou resíduos de remédios. Foram avaliadas 47 marcas de água mineral; 10 estavam contaminadas.
 
Um estudo francês divulgado nesta segunda-feira (25) apontou a existência de resíduos de remédios e pesticidas em garrafas de água mineral vendidas no país, segundo agências internacionais. Foram analisadas 47 marcas mais comuns na França, e 10 delas estavam contaminadas com amostras de diversos tipos de produtos, segundo o jornal britânico "The Guardian".
 
O estudo foi conduzido pela fundação France Libertés, em parceria com a revista francesa "60 Milhões de Consumidores" ("60 millions de Consommateurs", no nome em francês). Entre os produtos encontrados na água havia resíduos de um medicamento usado para combater o câncer de mama.
 
Para os responsáveis pela pesquisa, a água mineral contaminada pode ter um "potencial efeito coquetel" nos consumidores, além de trazer sérias preocupações ambientais. Já os cientistas ouvidos pelo "The Guardian" afirmam que a presença dos produtos é minúscula e que consumir a água não traz riscos.
 
Foram encontrados resíduos dos remédios buflomedil e naftidrofuril, vasodilatadores usados para tratamento em pessoas que têm pressão alta, segundo o "The Guardian". Também foram achados indícios de pesticidas banidos em 2001 no país.
 
Fonte G1

Bill Gates lança concurso para criação de 'camisinha do futuro'

Usar preservativo ainda é a melhor maneira de prevenir a Aids (Foto: Asscom/Sesa ES)
Preservativo comum; proposta de instituição de fundador
da Microsoft é financiar projetos para camisinhas inovadoras
 que mantenham ou aumentem o prazer, como forma
 de incentivar o uso
Fundação de Gates financiará projetos para mudar design e características. Ideia é manter benefícios e proteção, mas ter preservativo mais 'atraente'.
 
A fundação mantida pelo proprietário da Microsoft, Bill Gates, abriu inscrições para um concurso que busca novas ideias para a criação de "camisinhas do futuro", segundo o site da instituição. As inscrições foram anunciadas neste mês e ficam abertas até o dia 7 de maio. Um orçamento de US$ 100 mil vai ser disponibilizado para propostas de universidades, empresas e cientistas que forem escolhidas para serem desenvolvidas.
 
Chamado de "Next Generation of Condoms" ("Próxima Geração de Camisinhas", na tradução do inglês), o concurso faz parte de uma nova rodada de um projeto maior, o "Grand Challenges Explorations", mantido pela Bill and Melinda Gates Foundation desde 2008. A ideia é incentivar projetos inovadores que contribuam para resolver problemas de saúde, educação, habitação, saneamento, entre outras áreas, que atinjam habitantes de países em desenvolvimento.
 
'Negociar' uso da camisinha
No caso do concurso aberto, a fundação pondera que o uso universal do preservativo não é atingido de forma plena por alguns fatores - um deles é que muitos homens alegam que usar camisinha diminui o prazer. "Mulheres, especialmente aquelas em grupos de risco, como as prostitutas, têm dificuldade em 'negociar' o uso da camisinha", afirma Stephen Ward, chefe de programa da Bill and Melinda Gates Foundation, no blog da instituição.
 
"A inegável verdade é que a maioria dos homens prefere sexo sem camisinha, enquanto as preocupações ligadas à infecção por HIV e complicações por gravidez não planejada recaem mais sobre suas parceiras", pondera Ward.
 
Por isso, os organizadores do concurso dizem estar em busca de novos modelos de camisinha que preservem e até elevem o prazer na hora do ato sexual, como meio de aumentar o uso regular do preservativo pelas pessoas.
 
Características que facilitem o uso tanto do preservativo masculino quanto do feminino, como design diferente, novos materiais e embalagens mais fáceis de serem abertas também são ideias que a fundação levará em conta na hora de avaliar um projeto. A ideia é ter uma nova camisinha que mantenha as funções atuais de proteção a doenças, como a Aids, mas que possa ser mais "atraente" e aceita de forma ampla pela população.
 
Subutilizado
"Nós temos um produto que é seguro e efetivo, mas subutilizado. E se nós pudéssemos desenvolver uma camisinha que ofereça todos os benefícios das versões atuais, sem os mesmos problemas? Ainda melhor, e se pudéssemos desenvolver uma que as pessoas preferissem usar, ao invés de descartar o uso do preservativo?", afirmou Papa Salif Sow, oficial sênior do programa para prevenção e tratamento de HIV da fundação, ao blog da instituição.
 
As propostas devem ser passíveis de serem testadas, além de incluírem um plano de como a ideia pode ser aplicada, segundo a fundação. É desejável, também, o envolvimento de áreas de conhecimento diversas (como a biologia vascular) em estratégias que incentivem o uso do preservativo pelas pessoas, segundo a nota da fundação.
 
Segundo os dados mais recentes da ONU, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011. A grande maioria dos infectados – 23,5 milhões de pessoas – vive na África Subsaariana, e outros 4,2 milhões no Sul e Sudeste da Ásia.

Fonte G1

MPE-MS investiga suspensão de medicamentos no Hospital do Câncer

Comunicado interno informava sobre corte no fornecimento de remédios. Assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (27).
 
O Ministério Público Estadual (MPE-MS) vai investigar a denúncia de suspensão de alguns medicamentos para pacientes do Hospital do Câncer, em Campo Grande. Para conter despesas, alguns remédios só seriam usados em casos de emergência. O caso foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta quarta-feira (27).

A suspeita está baseada em um comunicado interno expedido ao corpo clínico. O texto informa que a partir do dia 23 de janeiro deste ano, o Hospital do Câncer deixou de fornecer medicamentos de uso contínuo e rotineiro dos pacientes, como anti-hipertensivos, antidepressivos, ansiolíticos, entre outros. Os remédios estariam à disposição somente em casos de emergência.
 
A situação causou estranheza à promotoria que investiga o caso. "Tendo em vista que o repasse do SUS estava sendo feito àquela época, não vemos justificativas para conter despesas", afirma a promotora de Justiça Paula Volpe.
 
O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul condenou a restrição e diz que contenção de gastos não pode ser usada como justificativa para limitar as possibilidades de tratamento dos pacientes.
 
Paralelamente às decisões da Justiça e às investigações, a rotina no Hospital do Câncer continua. As doações diminuíram cerca de 40%, mas a unidade segue atendendo cerca de 200 pacientes por dia. Voluntários trabalham para que nenhum tratamento seja interrompido.
 
Fonte G1

Senado aprova cirurgia única no SUS para retirada e reconstrução de mama

Plástica deverá ser feita imediatamente após a retirada, em casos de câncer. Projeto originado na Câmara dos Deputados vai à sanção presidencial.
 
O Senado aprovou nesta terça-feira (26) projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fazer plástica reparadora imediatamente após a retirada da mama, preferencialmente no mesmo procedimento cirúrgico, em casos de câncer. O texto proveniente da Câmara dos Deputados vai à sanção presidencial.
 
Para a relatora do projeto, que já havia sido aprovado por unanimidade na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadora Ana Amélia (PP-RS), a lei vai beneficiar as mulheres mais pobres e tem dois aspectos importantes: a reconstrução "imediata" da mama ou a preocupação em garantir condições para fazer a plástica logo após a cirurgia de retirada.
 
Segundo Ana Amélia, atualmente, as as cirurgias são adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do sistema público habilitadas para o procedimento.
 
Fonte G1