Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de abril de 2013

Suplementação de cafeína e carboidratos aumenta desempenho de atletas


Uso dessa combinação já favorece atletas de várias modalidades esportivas e será testada em jogadores de futebol
 
Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) revela os benefícios que o uso de cafeína é capaz de proporcionar em atletas. Foi comprovado que doses extras desse elemento são capazes de melhorar o desempenho dos praticantes de tae-kwon-do e do ciclismo, mas a ausência de conhecimentos sobre os benefícios da cafeína, combinado com carboidratos, em esportes intermitentes, como judô, futebol e basquete reforçam a necessidade de investigações nessa área.

Para avaliar a eficiência desses elementos na recuperação dos jogadores, Victor Amorim, aluno de mestrado da nutrição aplica testes em 15 jogadores da equipe de futebol masculino da Ufal.

Conforme Victor, a modalidade é classificada como intermitente porque caracteriza-se pela realização de esforços de alta intensidade e curta duração (sprints), intercalados por períodos de menor intensidade, com recuperação ativa, ou com pausas completas (recuperação passiva). Durante a pré-temporada, os jogadores passam diariamente por duas sessões de treinos, nos períodos da manhã e tarde, com um espaço de três a seis horas de descanso. " Nossa ideia é avaliar os efeitos das suplementações, tanto em aspectos físicos, quanto em aspectos técnicos do desempenho de jogadores de futebol" , explica.

Toda essa intensidade dos treinos acaba por gerar um desgaste físico nos jogadores, fazendo com que seus rendimentos caiam. Os maus hábitos alimentares e o excesso de treinamento tornam um verdadeiro desafio aos preparados físicos e nutricionistas fazer a recuperação de suas equipes. Por isso, nos intervalos dos treinos, muitos implementam de estratégias nutricionais que acreditam promover uma recuperação mais rápida dos atletas, entre elas estão a ingestão combinada de carboidratos e cafeína.
 
Os atletas passam por testes de salto vertical contramovimento, para avaliar a capacidade produção de força explosiva dos membros inferiores dos jogadores; teste de agilidade, na avaliação da valência agilidade dos jogadores; testes de desempenho e precisão do atleta, na execução de passes curtos abaixo de cinco metros e teste de sprint repetidos, na identificação da capacidade do atleta de se recuperar rapidamente, após a execução de esforços de alta intensidade.todos são submetidos a suplementação combinada de carboidratos e cafeína.

Outra hipótese é que a cafeína isoladamente aumente o desempenho nos treinos da tarde. Ela foi levantada após estudos de Marcos Silva, integrante do Grupo de Pesquisa em Ciências do Esporte, verificar que atletas de ciclismo tiveram aumento de desempenho a partir da ingestão de cafeína, mesmo após o indivíduo ter realizado um protocolo para reduzir as reservas de glicogênio muscular.

" O trabalho prevê algo novo, porque não há estudos na literatura que façam a comparação do efeitos das suplementações de carboidratos e cafeína, tanto de forma isolada, quanto combinada, no desempenho específico de jogadores de futebol, após um período inicial de treinamento" , diz o pesquisador. Os resultados finais saem nos meses de agosto e setembro deste ano.

Com informações da Ufal
 
Fonte isaude.net

Toxinas presentes em produtos de origem vegetal causam danos ao DNA

Café pode ativar o gene p53 ligado ao câncer
Café pode ativar o gene p53 ligado ao câncer
Aromatizante de fumaça líquida, chás preto e verde e café alteram DNA de forma semelhante a medicamento quimioterápico
 
Pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, nos EUA, descobriram que toxinas presentes em alimentos e produtos à base de plantas causam danos no DNA das células de forma semelhante a medicamentos de quimioterapia.
 
O estudo mostrou que o aromatizante de fumaça líquida, chás preto e verde e café ativam os mais altos níveis do gene p53, conhecido por ser ligado ao câncer.
 
O gene p53 torna-se ativado quando o DNA é danificado. O seu produto genético produz as proteínas de reparação do DNA. Quanto maior o nível de danos no DNA, mais p53 é ativado.
 
"Nós não sabemos muito sobre os alimentos que comemos e como eles afetam as células em nossos corpos. Mas é claro que as plantas contêm muitos compostos que são destinados a deter os seres humanos e animais de comê-las, como celulose no caule e gosto amargo em folhas e grãos que usamos para fazer chás e cafés, e seu impacto deve ser avaliado", afirma o pesquisador Scott Kern.
 
Kern adverte que seus estudos não sugerem que as pessoas devem parar de usar chá, café ou aromas, mas indicam a necessidade de mais pesquisas.
 
O estudo começou há um ano quando o estudante Samuel Gilbert, que trabalha no laboratório de Kern, observou que um teste desenvolvido para detectar a atividade de p53 nunca tinha sido usado para identificar substâncias nocivas ao DNA nos alimentos.
 
Por meio do teste de atividade de p53, que produz um composto fluorescente que "brilha" quando p53 é ativado, os cientistas misturaram e diluíram produtos alimentares e aromas com células humanas, e os cultivaram em laboratório durante 18 horas.
 
Medindo e comparando a atividade de p53 com níveis basais, os cientistas descobriram que o aromatizante de fumo líquido, chás preto e verde e café causaram aumento de 30 vezes na atividade de p53, o que foi comparável a aumentos causados por um medicamento de quimioterapia chamado etoposido.
 
Estudos anteriores mostraram que o aromatizante de fumo líquido causa danos no DNA de modelos animais. Kern e seus colegas analisaram a atividade de p53 desencadeada pelas substâncias químicas encontradas no fumo do líquido.
 
A atividade mais forte de p53 foi encontrada em dois produtos químicos: ácido gálico e pirogalol. Pirogalol, comumente encontrado em alimentos defumados, também é encontrado na fumaça do cigarro, tintura de cabelo, chá, café, casca do pão, pó de malte torrado e cacau, de acordo com Kern. Ácido gálico, uma variante do pirogalol, é encontrada em chás e cafés.
 
Segundo Kern, mais estudos são necessários para analisar o tipo de dano ao DNA causado por pirogalol e ácido gálico, mas poderia haver maneiras de remover os dois produtos químicos de alimentos e aromatizantes. "Descobrimos que o uísque escocês, que tem um sabor esfumaçado e poderia ser um substituto para o fumo líquido, teve um efeito mínimo sobre a atividade da p53 em nossos testes", conclui Kern.
 
Fonte isaude.net

Equipe dos EUA cria baço artificial para tratar infecções da corrente sanguínea

Dispositivo será usado para tratar infecções da corrente sanguínea em pacientes criticamente enfermos e soldados feridos em combate
Dispositivo será usado para tratar infecções da corrente sanguínea
 em pacientes criticamente enfermos e soldados feridos em combate
Aparelho será usado para eliminar bactérias, vírus e toxinas do sangue e melhorar o tratamento da sepse
 
Pesquisadores do Wyss Institute for Biologically Inspired Engineering, da Universidade de Harvard, nos EUA, desenvolveram um dispositivo que melhora a limpeza do sangue.
 
O aparelho será usado para tratar infecções da corrente sanguínea que são a principal causa de morte em pacientes criticamente doentes e soldados feridos em combate.
 
Para rapidamente limpar agentes patogênicos, o sangue do paciente é misturado com nanopérolas magnéticas revestidas com uma versão geneticamente modificada da proteína humana 'opsonina' que se liga a uma grande variedade de bactérias, fungos, vírus, parasitas e toxinas.
 
Essas pérolas então fluem por meio de microcanais para o dispositivo onde as forças magnéticas puxam os patógenos sem necessidade de remover células sanguíneas humanas, proteínas, líquidos ou eletrólitos, muito parecido com o que um baço humano faz. O sangue purificado então flui de volta para o paciente.
 
"Em poucos anos, temos sido capazes de desenvolver um conjunto de novas tecnologias, e integrá-las para criar um dispositivo novo e poderoso que poderia transformar a maneira como tratamos a sepse.
 
O apoio contínuo da Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) nos permite avançar nossas capacidades de fabricação de dispositivos e obter a validação de modelos animais de grande porte, o que é necessário para permitir que essa mova para testes em seres humanos", afirma o líder do projeto Don Ingber.
 
Fonte isaude.net

Genes ligados a tipos raros de autismo podem desencadear forma comum da doença

Matthew Schewede (a esq.) e Eric Morrow envolvidos no estudo
Foto: Brown University
Matthew Schewede (a esq.) e Eric Morrow envolvidos no estudo
Descoberta feita nos EUA sugere uma nova via genética a ser investigada na pesquisa do autismo em geral
 
Pesquisadores da Brown University, nos EUA, descobriram que dois genes associados com formas raras de autismo também estão ligados a formas mais gerais da condição.
 
A descoberta sugere uma nova via genética para ser investigada na pesquisa do autismo em geral.
 
Os genes codificam as proteínas NHE6 e NHE9, que são responsáveis por trocas bioquímicas no endossomas das células. As mutações no gene NHE6 são uma causa direta de Síndrome de Christianson, enquanto as mutações no gene NHE9 levam a uma forma grave de autismo com epilepsia.
 
No novo estudo, os pesquisadores encontraram um padrão específico de regulação desses dois genes nos cérebros de crianças com autismo em comparação com o cérebro de crianças não autistas.
 
"Esses genes desempenham um papel importante, não apenas nas raras formas de autismo, mas também na patologia generalizada de autismo. No autismo, as pessoas ficam sobrecarregadas porque há centenas de genes diferentes. Uma das coisas importantes é encontrar pontos de convergência em que há eventos que podem ser comuns a diferentes formas da condição", afirma o autor sênior da pesquisa Eric Morrow.
 
O novo estudo sugere que a desregulação de NHE6 e NHE9 é tal evento de convergência.
 
A equipe realizou uma análise estatística de amostras de RNA mensageiro de um banco de tecido cerebral doado postumamente por algumas crianças que tiveram autismo e alguns saudáveis. O RNA mensageiro é um leitor molecular chave no processo de expressão de genes, tornando-se um indicador de como a expressão do gene foi regulada no córtex cerebral de cada uma das crianças.
 
Guiados por Morrow, o autor da pesquisa Matthew Schewede e seus colegas buscaram apenas identificar o que estava acontecendo e quais genes eram mais ou menos regulados no córtex cerebral do autismo neste conjunto de dados.
 
No entanto, os resultados de Schwede sobre os genes NHE chamaram a atenção de Morrow, em particular, porque ele vinha estudando os genes NHE6 e NHE9 e as formas raras de autismo que eles causam. "Quando percebemos que alguns genes de interesse para o nosso laboratório foram alterados no córtex cerebral, focamos a análise sobre esses genes em particular, e como eles estavam relacionados com outros processos", explica Schwede.
 
Schwede fez uma segunda descoberta chave. Uma correlação forte e significativa entre o excesso dos genes NHE e a escassez de genes de sinapse, que é conhecido por ocorrer no autismo.
 
Segundo os pesquisadores a análise puramente estatística não explica a fisiologia de como o excesso NHE9 e a falta de NHE6 afetariam a formação de sinapses ou autismo geral, mas o grupo tem um claro passo seguinte, observar os efeitos neurais e comportamentais no laboratório da regulação dos genes em diferentes sistemas experimentais.
 
"Os resultados estatísticos apontam o valor de estudar formas raras de autismo, não só para o bem dos pacientes que têm essas condições, mas também porque isso pode informar a pesquisa sobre outras formas de autismo", conclui Morrow.
 
A pesquisa foi publicada na revista científica Molecular Psychiatry.
 
Fonte isaude.net

Quatro em cada 10 bebês recebem alimentos sólidos muito cedo

Quase 40% das mães introduzem alimentos sólidos na dieta de crianças antes de completarem seis meses de idade
Quase 40% das mães introduzem alimentos sólidos na dieta
 de crianças antes de completarem seis meses de idade
Hábito pode aumentar risco de a criança desenvolver obesidade, doenças crônicas e doença celíaca na vida adulta
 
Uma grande parte dos pais está fornecendo alimentos sólidos aos bebês mais cedo do que é recomendado, de acordo com especialistas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos EUA.
 
A pesquisa revela que 40% das mães introduzem alimentos sólidos na dieta da criança antes de completarem seis meses de idade, o ponto em que a maioria dos especialistas em saúde acredita que essa ingestão deve começar.
 
Segundo os pesquisadores, este hábito pode aumentar o risco de uma criança desenvolver obesidade, doenças crônicas, como diabetes e doença celíaca na vida adulta.
 
"As autoridades de saúde aconselham os pais a esperar até depois de 4 meses, porque as crianças não estão prontas para comer alimentos sólidos antes disso", explica o autora sênior do estudo, Kelley Scanlon.
 
De acordo com Scanlon, há uma série de outras razões pelas quais os especialistas não recomendam alimentação precoce. Uma delas é que a introdução precoce de alimentos sólidos tem sido associada a uma menor duração do aleitamento materno. Consumo de alimentos sólidos precoce também tem sido associado com o desenvolvimento de doenças crónicas.
 
Para avaliar como as recomendações de especialistas sobre os alimentos sólidos são seguidas, Scanlon e seus colegas revisaram dados fornecidos por mais de 1.300 mães com bebês.
 
Os pesquisadores descobriram que 40% das mães introduziram alimentos sólidos antes de seus filhos completarem 4 meses de idade. Cerca de 24% das mães que ofereciam aleitamento exclusivo introduziram alimentos sólidos cedo, enquanto cerca de 53% dos bebês alimentados com fórmula receberam alimentos sólidos cedo. Pouco mais de 50% dos bebês que foram alimentados tanto com leite materno quanto com fórmula receberam alimentos sólidos antes dos 4 meses.
 
As principais razões citadas pelas mães incluíram, "Meu bebê tinha idade suficiente", "Meu bebê parecia com fome", "Eu queria algo para alimentar o meu bebê, além do leite materno ou fórmula", "Meu bebê queria a comida que eu estava comendo", " Um médico ou outro profissional de saúde disse que meu bebê devia começar a ingerir alimentos sólidos", ou"ajudou meu bebê a dormir mais à noite", segundo o estudo.
 
Scanlon afirma que as mães que alimentaram os bebês com fórmula eram mais propensas a relatar ter um profissional de saúde que estava de acordo com a introdução dos alimentos sólidos antes dos 4 meses de idade.
 
Isso sugere que há uma necessidade real para médicos e outros prestadores de cuidados de saúde "para fornecer informações precisas e claras", diz Scanlon. Estes especialistas "podem ajudar os pais a entender melhor as sugestões de seus bebês para a alimentação", disse ela. "Um bebê que chora muito não está sempre com fome."
 
Os pesquisadores também descobriram que as mães que introduziram alimentos sólidos antes eram mais propensas a ser jovens, solteiras e ter menos educação.
 
Fonte isaude.net

Exposição à TV aos 5 anos de idade aumenta risco de comportamento antissocial

Crianças expostas à televisão aos cinco anos de idade eram mais propensas a ter traços de personalidade antissocial na idade adulta
Crianças expostas à televisão aos cinco anos de idade eram
 mais propensas a ter traços de personalidade
antissocial na idade adulta
Pesquisa sugere que exposição à televisão por 3 ou mais horas por dia foi associada a problemas de conduta como roubos e brigas
 
Assistir televisão aos cinco anos durante 3 horas ou mais por dia aumenta o risco de desenvolver comportamentos antissociais, tais como roubar ou brigar, aos sete anos de idade. É o que revelam dados de pesquisadores do Medical Research Council, no Reino Unido.
 
No entanto, a probabilidade deste comportamento é pequena, segundo os especialistas, que também descobriram que a quantidade de tempo gasto jogando computador e outros jogos eletrônicos não teve nenhum efeito sobre o comportamento infantil.
 
A equipe de pesquisa selecionou dados para examinar como as crianças entre as idades de 5 e 7 anos eram afetadas psicologicamente e socialmente pelo seu tempo gasto assistindo TV e usando jogos eletrônicos.
 
Eles analisaram uma amostra representativa de mais de 11 mil crianças registradas no Millennium Cohort Study, que tem observado a longo prazo o bem-estar e o desenvolvimento de crianças nascidas no Reino Unido entre 2000 e 2002.
 
As mães das crianças receberam um questionário de Força e Dificuldade quando as crianças tinham 5 anos de idade, e depois novamente quando tinham 7 anos. O objetivo da pesquisa foi avaliar quão bem-ajustadas as crianças estavam.
 
O questionário consistia de cinco escalas, que mediram: problemas de conduta; atenção ruim / hiperatividade; dificuldade em fazer amigos; sintomas emocionais; empatia e preocupação com os outros - comportamentos pró-sociais.
 
As mães também foram questionadas sobre a quantidade de tempo que seus filhos passaram em frente à TV ou jogando jogos de computador quando tinham 5 anos de idade.
 
Os resultados mostraram que quase dois terços das crianças assistiam TV entre uma e três horas cada dia, quando tinham cinco anos. Cerca de 15% assistiam à televisão por mais de 3 horas por dia e menos de 2% não assistiam à TV.
 
Após o ajuste para fatores que podem influenciar os resultados, tais como paternidade e da dinâmica familiar, os autores descobriram que assistir TV por 3 ou mais horas por dia foi significativamente associado a uma pequena chance de desenvolver comportamento antissocial (problemas de conduta) entre as idades de cinco e sete anos.
 
No entanto, o tempo prolongado em frente à TV não foi associado com outros problemas, incluindo questões emocionais ou problemas de atenção.
 
"As ligações entre o tempo gasto vendo TV e a saúde mental podem ser indiretas, ao invés de direta, como comportamento mais sedentário, dificuldades para dormir, e prejuízo ao desenvolvimento da linguagem", afirmam os autores.
 
 
Fonte isaude.net

Técnica altera formato da córnea para restaurar visão de pessoas com presbiopia

Lente usada durante a noite molda a parte da frnete da córnea de um dos olhos para permitir focar a visão de perto para a leitura
 
Uma nova técnica chamada hipermetropia ortoqueratologia (OK) pode fornecer uma nova alternativa para restaurar a visão de pessoas com presbiopia, sem a necessidade de óculos, de acordo com estudo de pesquisadores da University of New South Wales, na Austrália.
 
A pesquisa mostrou que para pacientes de meia idade com presbiopia, o uso de lentes de contato OK durante a noite restaura a visão de perto de um olho.
 
"Os autores demonstraram a viabilidade de corrigir um olho para visão de perto através da técnica OK, em que o uso de lentes de contato durante a noite molda a córnea de um dos olhos para permitir focar a visão de perto para a leitura", afirma o pesquisador Anthony Adams.
 
A equipe avaliou 16 pacientes de meia idade (43 a 59 anos) com perda da visão de perto relacionada à idade, ou presbiopia. A presbiopia é causada por perda de flexibilidade na parte da frente da córnea, transparente, que permite que a luz entre no olho.
 
Ortoqueratologia é uma técnica clínica para corrigir a visão por meio de lentes de contato rígidas que alteram a forma da córnea.
 
Os líderes da pesquisa Paul Gifford e Helen A Swarbrick, avaliaram uma técnica "monocular", com os pacientes usando uma lente OK em um olho durante a noite por uma semana. Para preservar a visão à distância normal, o outro olho foi deixado sem tratamento.
 
Em todos os pacientes, a técnica monocular OK foi bem sucedida em restaurar a visão de perto no olho tratado. A melhoria era aparente, no primeiro dia após o uso de lentes OK durante a noite, e aumentou ainda mais, durante a semana de tratamento. Um exame ocular confirmou que as lentes OK alteraram a forma da córnea, conforme foram concebidas para fazer.
 
A visão no olho não tratado não foi afetada, e todos os pacientes mantiveram visão de distância normal com aquele olho, essencialmente isso dá ao paciente o equivalente a uma "monovisão", que geralmente é feita com lentes de contato ou cirurgia. Para manter a correção na visão de perto, os pacientes tinham que continuar usando suas lentes OK todas as noites. Como esperado, quando os pacientes pararam de usar sua lente OK após a semana de tratamento, a presbiopia rapidamente retornou.
 
"O novo estudo sugere que as lentes OK durante a noite são uma alternativa viável para a correção da presbiopia, suficiente para fornecer correão da visão de perto mantendo a acuidade visual", afirmam os autores. A técnica é segura, com a córnea retornando à sua forma anterior após cerca de uma semana que o paciente deixa de usar as lentes.
 
 
Fonte isaude.net

Adote uma dieta poderosa contra artrite

Salmão - Foto Getty Images
Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos
 graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de
conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações
Conheça o nutriente que desinflama as articulações e veja 8 sugestões de consumo
 
Bastante chata, a artrite ainda não tem cura. O incômodo para se movimentar, que começa suave e vai se agravando até tornar um martírio o esforço para pegar um livro na estante ou se levantar de uma cadeira, é causado pela inflamação das articulações. "Em geral, o problema surge associado a traumas, desgastes, distúrbios autoimunes ou infecções", explica o reumatologista Geraldo Castelar, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

O acompanhamento médico e a adesão aos cuidados, no entanto, permitem ao paciente levar uma vida normal, sem dores ou limitações físicas.
 
O cenário ideal inclui diagnóstico precoce, prática de exercícios físicos leves ou de fisioterapia em casos menos agudos e alguns ajustes na dieta. "O principal deles é o consumo de alimentos fontes de ômega-3, ácido graxo com ação anti-inflamatória", afirma o médico.

Veja, então, como deixar suas refeições mais nutritivas e proteger seu organismo contra os sintomas doloridos da artrite reumatóide:
 
Salmão - Foto Getty ImagesPeixes oleosos de água fria
Peixes como atum, sardinha e salmão são ótimas fontes de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3, que impedem um processo de conversão de nutrientes no organismo responsável por originar inflamações. "O alimento também funciona como um grande aliado no controle do colesterol, na regeneração dos tecidos, na prevenção de doenças cardiovasculares e até na amenização dos sintomas da TPM e da menopausa", afirma a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult.

Recomendação de consumo: um filé de 200g duas vezes por semana
                  
Óleo de canola - Foto Getty ImagesÓleo de canola
Além do ômega-3, o óleo de canola também é fonte dos ácidos graxos ômega-6, sendo benéfico na prevenção de doenças do coração e na a manutenção da pressão. "Também está presente em sua composição a vitamina E, antioxidante que combate radicais livres, prevenindo contra o envelhecimento precoce e o aparecimento de doenças degenerativas, como câncer", afirma a nutricionista Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Soja - Foto Getty ImagesÓleo de Soja
O óleo de soja, assim como os demais óleos vegetais, é um alimento rico em gorduras poliinsaturadas, como ômega-3 e ômega-6, e uma importante fonte da vitamina E. "Ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares, no bom funcionamento do sistema nervoso imune e no combate a radicais livres", afirma Daniela Cyrulin. Esse tipo de óleo também possui ação anti-inflamatória e ajuda a regular os níveis de colesterol no organismo.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Azeite de oliva - Foto Getty ImagesAzeite de oliva
Toque final na preparação de saladas ou até de uma deliciosa pizza, o azeite de oliva é um alimento importantíssimo para a saúde, graças aos ácidos graxos ômega-3, aos polifenois, a vitamina E e ao beta-caroteno nele presentes. "O óleo tem função anti-inflamatória e antioxidante, pois preserva as células, evitando a deterioração delas", aponta Roseli Rossi.

Recomendação de consumo: de uma a duas colheres por dia
 
Rúcula - Foto Getty ImagesRúcula
"As folhas verde-escuro da rúcula são fonte riquíssima de ômega-3 e das vitaminas A e C, potentes antioxidantes que combatem radicais livres", pontua a nutricionista Roseli. Já outros nutrientes, como potássio e ferro, são importantes para regular o equilíbrio hídrico no organismo e para a formação de células sanguíneas (hemoglobina).

Recomendação de consumo: um prato de sobremesa por dia
 
Espinafre - Foto Getty ImagesEspinafre
O espinafre é um alimento altamente nutritivo, oferecendo em sua composição as vitaminas A, C e E, além de nutrientes como ômega-3, cálcio, ferro, potássio, bioflavonoides e carotenoides, explica a nutricionista Daniela. Suas propriedades antioxidantes previnem alguns tipos de câncer, em especial o de pulmão e o de próstata. Outros dois elementos bastante importantes são o ácido fólico, que combate a anemia, e a luteína, que fortalece o sistema imunológico, evitando problemas como a degeneração macular.

Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia
 
Óleo de linhaça - Foto Getty ImagesLinhaça
"Rica em ácidos graxos essenciais, vitamina E e fibras, a linhaça é um alimento que proporciona maior fluidez sanguínea, reduz o colesterol ruim, evita a formação de placas de gorduras das artérias e promove efeitos anti-inflamatórios no organismo", afirma Roseli. A semente também melhora o funcionamento do sistema digestivo e ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.

Recomendação de consumo: de uma a três colheres de sopa por dia
 
Chia - Foto Getty ImagesChia
"Semente da vez, originária do sul do México, a chia é uma ótima fonte de ômega-3, ferro, magnésio e cálcio", explica Daniela Cyrulin. Seja em óleo, farinha ou grão, o alimento promove a sensação de saciedade, previne contra doenças cardiovasculares, ajuda na manutenção da massa muscular, reforça o sistema imunológico e ainda tem efeito antiinflamatório no organismo.

Recomendação de consumo: de duas a três colheres de sopa por dia
 
Fonte Minha Vida

Fibromialgia arrasa sua saúde e confunde os médicos


Síndrome causa dores insuportáveis, tristeza e perda de memória
 
Imagine que você passou horas apertada dentro de uma caixa, sem espaço para se mexer ou respirar direito. Pense como essa situação fragiliza seu corpo e sua mente: todos os seus músculos ficam doloridos e dormentes, seu pensamento é dominado por um misto de ansiedade e depressão. A cabeça parece pesar 200 quilos e você começa a apresentar dificuldades para dormir e executar tarefas comuns. A memória começa a falhar e a concentração diminui. A descrição lembrou um filme de terror, com requintes de tortura?

Antes fosse. É assim que se sentem os portadores de fibromialgia, explica Ana Márcia Proença, educadora física e terapeuta corporal que atende pacientes com o problema que, atualmente, vitima principalmente as mulheres. Os portadores desta síndrome dolorosa de origem ainda desconhecida costumam enfrentar uma maratona até chegar a um diagnóstico, normalmente é difícil e demorado.
 
Com predominância entre o sexo feminino (cerca de 80% a 90% das pacientes são mulheres entre 30 e 50 anos), as pacientes costumam chegar ao consultório médico com no mínimo três dos seguintes sintomas:
 
- Dores fortes e difusas nos músculos, tendões, ligamentos e articulações por mais de 3 meses

- Fadiga e distúrbios de sono

- Sensação de queimação e/ou contrações espasmódicas nos músculos

- Hipersensibilidade ao toque

- Dificuldade de concentração e perda de memória

- Enxaquecas crônicas TPM forte, com náuseas, fortes alterações de humor e dores abdominais

- Problemas digestivos como diarréia, intestino preso e gases

- Disfunção Temporomandibular (na lateral da testa e no queixo, perto das orelhas) ou algum desconforto ou dor constante na mandíbula

- Dormência e formigamento

- Ansiedade e depressão

- Ser portador de Lupus Eritematoso Sistêmico, Síndrome da Fadiga Crônica, osteoartrose, Artrite Reumatóide, hérnia de disco ou osteoporose 
 
Diagnóstico, outro calvário
Mesmo com todos os sintomas, o diagnóstico muitas vezes é complicado, confundido com outras enfermidades ou tratado como algo emocional e não uma síndrome real. Existe uma dificuldade no diagnóstico e o preconceito de alguns profissionais que, às vezes, acreditam que a paciente não tem nada, acontece principalmente porque, apesar de reclamarem de muita dor muscular em reação ao toque e/ou movimento, não há evidências clínicas de qualquer lesão nos tecidos.

Ou seja, nos exames não aparece nenhum problema visível nas articulações ou músculos. Na prática, o paciente perde a capacidade de regular a sensibilidade dolorosa. Os níveis de produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela liberação de alguns hormônios, controle da dor, sono e apetite, entre outros) diminuem e surge a hipersensibilidade a estímulos que normalmente não causariam dor. "Eu me sentia cansada o dia todo, já acordava fatigada", conta a alemã naturalizada brasileira Christel Hunsaker, 63 anos. "E a dor foi aumentando, chegou num ponto em que nem saía mais, de tanto que doía". Demorou mais de um ano para me diagnosticarem com fibromialgia, revela. 
 
Causas da síndrome
Segundo o chefe do ambulatório de fibromialgia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná, Eduardo S. Paiva, os estudos apontam para uma origem genética. Mas ainda não existe evidência de que um único gene seja responsável por todos os sintomas. "Além disso, muitas vezes a bagagem genética necessita de um gatilho ambiental, como um estresse físico ou psicológico", afirma. Já as terapias corporais têm um ângulo complementar para avaliar o surgimento da síndrome.

Os músculos carregam nossa história de vida, nossa memória afetiva, sentimentos, pensamentos e reações, externalizadas ou não. "A serotonina, substância associada a esse quadro, não é apenas a responsável química pela transmissão da dor, mas também pela nossa capacidade de sentir prazer", analisa Ana Márcia Proença. Concordar com tudo, negar nossas raivas e ressentimentos e a necessidade de agradar os outros em detrimento de nossos próprios anseios e necessidades tornam as mulheres mais suscetíveis ao desenvolvimento dessa síndrome. "É algo que vai além de questões hormonais", diz a terapeuta.
 
Dá para aliviar, pelo menos?
Mas e o tratamento? Como ainda não se sabe o que causa o transtorno e as dores são crônicas, mas não inflamatórias, os tratamentos acabam sendo mais paliativos. Depende do médico, mas as opções mais utilizadas são os medicamentos contra a dor, que melhorem a qualidade do sono e anti-depressivos, além de terapias corporais e ocupacionais.
 
As principais opções de tratamento incluem:
- Medicamentos para aliviar a dor, diminuir a ansiedade e regular os neurotransmissores (sempre receitados pelo médico) Programa de exercícios e condicionamento físico para fortalecer a musculatura

- Terapia para compreender os mecanismos internos e promover a solução de conflitos

- Relaxamento ativo e passivo para diminuir a tensão muscular

- Massagem (shiatsu, ayurvédica etc)

- Práticas de yoga e tai chi

- Calatonia (tratamentos com toques sutis pelo corpo)
 
Fonte Minha Vida

Mascar chiclete pode engordar, sugere pesquisa

Chiclete com sabor de menta pode deixar outros alimentos
com sabor desagradável
Pessoas que possui esse hábito tendem a ingerir doces mais calóricos
 
Uma nova pesquisa sugere que mascar chiclete pode fazer a pessoa engordar. Segundo os cientistas, quem tem esse hábito tende a comer doces mais calóricos.
 
Isso ocorre devido ao produto químico responsável pelo sabor mentolado da goma de mascar. Ele faz com que os alimentos, especialmente frutas e vegetais, fiquem com um sabor desagradável, segundo o site Daily Mail.
 
A co-autora do estudo, Christine Swoboda, da Universidade de Ohio, realizou um teste com 44 voluntários. Metade deles mascaram chicletes sabor adocicado e a outra metade com sabor de menta.
 
Foi descoberto que aqueles que mascaram chiclete sabor menta estavam menos propensos a comer alimentos salgados. No entanto, nada o impediram de ingerir mais calorias.
 
Já os voluntários que mascaram chiclete com sabor adocicado também não se interessaram em comer outras coisas, mas os resultados não foram conclusivos.
 
Fonte R7

Número de estudantes chineses com HIV aumenta 24,5% em 2012

O número de estudantes chineses infectados com o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), causadora da aids, aumentou em 24,5% anualizado em 2012, e a principal causa das novas infecções é a transmissão homossexual, informou hoje a agência "Xinhua".
 
Segundo uma representante da Comissão de Planejamento Familiar e da Saúde Nacional da China, Yu Jingjin, em 2012 houve novos 1.700 estudantes com HIV. Entre os novos casos, 64,5% se infectou por contato homossexual, explicou Yu, citada pela "Xinhua", que acrescentou que no ano passado 87% dos casos de HIV se originou por transmissão sexual.
 
Na China, mais de 7.000 estudantes vivem com aids. Em 2012, esta doença causou 17.740 mortes de janeiro a outubro, o que representa aumento de 8,6% frente ao mesmo período do ano anterior, segundo o Ministério da Saúde.
 
Pequim quadruplicou suas despesas contra a aids dos US$ 124 milhões em 2007 para US$ 530 milhões em 2011, um investimento que foi louvado pela ONU ao se transformar a China em um dos cinco países que mais contribuem com a campanha global para combater a síndrome.
 
No entanto, a aids é ainda um grave problema no país, não só pelo número de pessoas que afeta, mas também pela desinformação e desconhecimento que rodeia a doença e que faz com que ainda seja muito estigmatizada.
 
Fonte R7

República Tcheca liberará compra e uso de maconha para fins terapêuticos

Apesar do avanço da lei, as autoridades ainda não
informaram sobre a quantidade máxima de maconha
que cada paciente poderá adquirir
A República Tcheca será o primeiro país ex-comunista a permitir a venda de maconha com fins terapêuticos em farmácias, já que a mesma é usada no tratamento contra dores crônicas e anorexia, entre outros males.
 
"Não se trata de remédios preparados por atacado ou de forma clássica, como pílulas ou aerossóis, mas de maconha em forma de planta fêmea seca", explicou à Agência Efe Viktorie Plívová, porta-voz do Ministério da Saúde. Apesar de a lei que permite a compra de maconha nas farmácias sob receita médica entrar em vigor já em abril, o desenvolvimento prático da legislação poderá atrasar a venda por vários meses, segundo avaliações de analistas. Com essa nova legislação, o país centro-europeu engrossa a lista dos países da União Europeia (UE), entre eles Espanha, Áustria, Irlanda e Holanda, que permitem o uso e a compra da maconha para fins médicos.
 
Atualmente, o ministério da Saúde da República Tcheca trabalha em um regulamento para definir "os tipos de maconha que serão usados em fins terapêuticos - com conteúdos padronizados de canabinóides THC e CBD -, que serão receitados de acordo com a necessidade dos pacientes", acrescentou Viktorie. Os canabinóides THC e CBD são segregados somente pelo cânhamo índico e são dotados de propriedades sedativas e analgésicas.
 
O regulamento também estabelecerá o sistema de cultivo e supervisão, para evitar que as plantas acabem no mercado negro, e ainda implantará um sistema de receita eletrônica que também poderá ser acessado pela polícia. Neste caso, a ideia é evitar abusos e, principalmente, desvios.
 
O processo legislativo para aprovar o uso terapêutico da maconha começou em fevereiro de 2012, quando um grupo de deputados pediu ao governo mandar ao Parlamento uma proposta de lei, e foi concluído com uma ratificação presidencial um ano depois.
 
Durante este período houve um consenso entre os médicos do país centro-europeu sobre a necessidade e a eficácia do uso maconha para combater males como dores crônicas, a magreza extrema produzida pelo avanço de doenças psicológicas e polineuropatias em pacientes com aids.
 
Os analistas também destacaram as virtudes dessa substância como paliativo para aqueles que sofrem de tumores cancerígenos e como atenuante de dores neuropáticas, entre outros. "O uso terapêutico da maconha será recomendado para aqueles pacientes que demonstraram ter reagido positivamente", afirmou porta-voz do Ministério da Saúde, que citou o exemplo dos que sofrem do chamado estado espástico no caso de esclerose múltipla.
 
Apesar do avanço da lei, as autoridades ainda não informaram sobre a quantidade máxima de maconha que cada paciente poderá adquirir e, inclusive, se o seguro médico cobrirá os custos deste tratamento.
 
A seção tcheca da Associação Internacional para estudo da Dor considera que "esta lei é correta", explicou seu presidente, Richard Rokyta, à Agência Efe. "Está comprovado que os canabinóides têm efeitos positivos no tratamento de esclerose múltipla cerebrospinal e contra dores crônicas, enquanto, por outro lado, não está comprovada sua eficácia no caso do Parkinson", acrescentou.
 
"Outro problema que existe neste caso é que os remédios preparados que podem ser importados geralmente são muito caros e inacessíveis para grande parte das pessoas que sofrem destas doenças. Sendo assim, o uso de um medicamento mais acessível se mostra necessário", declarou Rokyta.   Alguns farmacêuticos consideram que a aplicação prática da lei - a venda de maconha em seus estabelecimentos - ainda demorará a entrar em vigor porque a legislação ainda está sendo desenvolvida. "Estão estudando como os seguros de saúde vão financiar esse tratamento, se os consumidores terão de pagar algum tipo de taxa e, principalmente, a quantidade que poderá ser consumida em um mês", apontou Jana Hladikova, uma farmacêutica que teme que a maconha seja tão cara quanto os remédios, o que, segundo ela, poderia fortalecer o tráfico.
 
A aprovação do uso terapêutico da maconha é o último passo de uma política liberal tcheca em matéria de drogas, que, em 2010, já descriminalizou a posse de pequenas quantidades de entorpecentes, que passou a ser penalizada com multas administrativas. "A emenda ao código penal reduziu as sanções penais na esfera de posse e cultivo de maconha", assegurou à Agência Efe Barbora Kudlácková, porta-voz de uma unidade policial que luta contra as drogas.
 
"Damos boas-vindas à nova lei porque permite aproveitar o potencial terapêutico da maconha", comentou a porta-voz policial, que também advertiu: "O cultivo privado está absolutamente excluído.
 
O uso terapêutico da maconha será acessível somente aos pacientes mediante a apresentação da receita médica".
 
Fonte R7

Jovem com síndrome de Asperger luta contra a lei que o incapacita no México

Um jovem de 24 anos diagnosticado com síndrome de Asperger reivindicou perante a Corte Suprema do México a constitucionalidade de uma lei que o considera incapaz e o condena a viver toda sua vida tutelado por ser como um menor de idade.
 
O caso de Ricardo Adair Coronel Robles é o primeiro do mundo em que se analisa a constitucionalidade de uma lei à luz da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Incapacidade (2007), à qual o México aderiu em maio de 2008, conforme disse o advogado do jovem, Andrés Aguinaco, à Agência Efe.
 
A batalha do jovem começou há quase cinco anos, quando seus pais pediram que o classificassem em estado de "interdição", como se denomina na Cidade do México o status legal que é atribuído à maioria das pessoas com alguma incapacidade. "(Asperger) é um tipo de autismo, é o mais funcional. Dificulta principalmente nas relações com as pessoas e em conversas longas" , explicou Ricardo à Efe na porta do Museu Soumaya, na Cidade do México, onde trabalha como estagiário.
 
Há anos os advogados do Centro Estratégico de Impacto Social (CIES) explicaram a Ricardo que sob um "estado de interdição" ele seria "como um menor de idade" durante toda sua vida e teria que estar submetido às ordens de um tutor. Ricardo e seus pais se contrapuseram a esta circunstância e em 2011 apresentaram um recurso contra o governo da Cidade do México e o Congresso local alegando que com essa legislação do Código Civil local violavam os direitos humanos ao não reconhecerem sua capacidade jurídica plena.
 
Atualmente o jovem necessita do tutor, sua mãe, para dirigir um carro, usar um cartão de crédito, abrir uma conta no banco, tirar o passaporte ou ter cadastro na Seguridade Social. "Se me casar, o tutor tem que autorizar, tem que assinar. Aí depende se o casal lhe agradar ou se considerar a nora adequada para seu filho. Se não for assim, já não posso me casar", lamentou Ricardo. O jovem terminou o bacharelado, é técnico em alimentos e bebidas, e concluiu a graduação na Universidade Anáhuac dirigida a pessoas com incapacidade.
 
No último dia 6 de março a Suprema Corte de Justiça da Nação (SCJN) decidiu pegar o caso e se declarou competente para resolvê-lo, o que acontecerá em poucos meses. Para o advogado, o caso de Ricardo Adair é paradigmático e pode transformá-lo "em um ícone" para as pessoas com capacidades diferentes que queiram ser "donas da sua própria vida" no país e na região. "No México e em todos os países da América Latina temos o mesmo modelo de tutela (...) que é o mesmo desde o Código Napoleônico, desde o 'pater familias' em Roma", lembrou. Frente a ele está agora o artigo 12 da Convenção da ONU para incapacitados, que estabelece que estas pessoas "têm o direito ao reconhecimento de sua personalidade jurídica" e "capacidade de exercê-la em igualdade de circunstâncias".
 
Em sua batalha legal, Ricardo Adair enfrentou situações paradoxais, como quando um juiz rejeitou que fosse ele mesmo a assinar o recurso contra seu estado de interdição - por ser incapaz. Chegar até a Corte Suprema, disse o advogado, ajuda a tornar visíveis "os problemas que há de violações de direitos humanos de pessoas com incapacidade, que até agora estavam, diria eu, um pouquinho no escuro no México", e que são "importantes e transcendentes".
 
Se o Supremo declarar a interdição como inconstitucional haveria "uma mudança de paradigma" no México, pois se passaria de um modelo como o atual, mediado por tutores, a outro "de tomada de decisões com apoios", impulsionado pela Convenção da ONU.
 
O psicólogo Diego Reza, que trabalha há 25 anos com pessoas dentro do espectro autista, lembra que os manuais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Psiquiátrica Americana (APA, em inglês) "não falam de incapacidade como característica de Asperger", e sim de "dificuldade ou falhas" na socialização. "Isso quer dizer que trabalhando com eles é possível alcançar níveis de desempenho social onde não podemos falar de uma incapacidade. Uma dificuldade pode ir sendo remediada", especificou.
 
Fonte R7

Prefeitura Municipal de Rio Negrinho - SC

A Prefeitura Municipal de Rio Negrinho - SC realiza seleção para preenchimento de vagas

Inscrições:
Até 04 de abril de 2013, na Avenida Richard S. de Albuquerque, nº 200, Centro, Rio Negrinho - SC.

Cargos:
Educação:
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (21 mais CR); Merendeira (18); Motorista (Transporte Escolar) (CR).
Nível Médio Completo: Monitor de Serviços Educacionais (CR);
Magistério Completo: Assessor de Docência (47); Secretário Educacional (9 mais CR);
Superior Completo: Nutricionista (1);Especialista em Educação (7); Monitor de Laboratório de Informática (2); Monitor de Laboratório de Informática- Serro Azul/Volta Grande (CR); Professor I - Nível 2 - (Linguagem Brasileira de Sinais - Libras) (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (Volta Grande) (1); Professor I - Nível 2 - Alfabetização (Serro Azul) (CR); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (12); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (Volta Grande) (CR); Professor I - Nível 2 - Anos Iniciais (Serro Azul) (1); Professor I - Nível 2 - Educação Especial (CR); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (15); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (Volta Grande) (3); Professor I - Nível 2 - Educação Infantil (Serro Azul) (CR); Professor II - Nível 2 - Artes (7); Professor II - Nível 2 - Artes (Volta Grande) (1); Professor II - Nível 2 - Artes (Serro Azul) (1); Professor II - Nível 2 - Ciências (1); Professor II - Nível 2 - Educação Física (7); Professor II - Nível 2 - Educação Física (Volta Grande) (1); Professor II - Nível 2 - Educação Física (Serro Azul) (1); Professor II - Nível 2 - Geografia (5); Professor II - Nível 2 - História (CR); Professor II - Nível 2 - Inglês (1); Professor II - Nível 2 - Matemática (2); Professor II - Nível 2 - Música (1); Professor II - Nível 2 - Português (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Banda) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Coral) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Dança) (2); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Esportes) (1); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Natação) (CR); Professor II - Nível 2 - Práticas Alternativas - (Teatro) (1).
Vagas para área da Saúde:
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (CR).
Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde - Combate as Endemias (Dengue) (CR); Agente Comunitário de Saúde (4 mais CR); Atendente de Consultório Dentário - ACD (01 mais CR); Auxiliar de Enfermagem (CR).
Nível Médio / Técnico Completo: Técnico em Enfermagem (01 mais CR).
Nível Superior Completo: Terapeuta Ocupacional (CR); Médico - Clínico Geral (01); Médico - Anestesista (1); Médico Ginecologista/Obstetra (CR); Odontólogo (Odontomóvel) (CR); Odontólogo (CR); Enfermeiro (CR); Enfermeiro (ESF Volta Grande) (CR); Médico - ESF (1); Médico - ESF (Volta Grande) (1); Médico Psiquiatra (1); Odontólogo - ESF (CR).
Vagas para a Fundação Municipal de Cultura:
Nível Superior Incompleto: Professor (Acordeon); Professor (Bateria); Professor (Guitarra); Professor (Violão); Professor (Violino).
Nível Superior Completo: Professor (Acordeon); Professor (Bateria); Professor (Guitarra); Professor (Violão); Professor (Violino);
Vagas para Declaração de Alfabetização:
Alfabetizado: Auxiliar de Serviços Gerais (serviço braçal) (06).
Nível Fundamental Incompleto: Auxiliar de Serviços Gerais II (01); Motorista Ambulância (01); Motorista (01); Pedreiro (02); Vigia (02).
Nível Fundamental Completo: Monitora da Casa Lar (01).
Nível Superior Completo: Engenheiro Civil (CR); Arquiteto (CR); Psicólogo (CR).

Concurso Governo de Pernambuco

O Governo de Pernambuco realiza seleção para provimento de 61 vagas para a Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco (SecMulher) para Recife, Salgueiro, Cabo de Santo Agostinho e Petrolina.

Inscrições:
Até 2 de abril

Valor:
R$ 60,00, R$ 70,00 e R$ 80,00.

Remuneração:
R$ 900,00 a R$ 4.590,00.

Provas:
Prova Objetiva: 19 de maio de 2013.

Cargos:
Superior - Subcoordenadora Regional, Subcoordenadora de Gestão, Subcoordenadora Pedagógica, Engenheiro Civil, Assessor Jurídico, Assistente Social, Pedagoga, Psicóloga, Cientista Social, Economista, Nutricionista, Analista de Informática, Comunicador Social - Publicidade, Comunicador Social - Jornalismo, Assistente de Cerimonial e Eventos e Estatístico;

Médio/técnico - Técnica de Enfermagem, Assistente de Coordenação, Técnico de Apoio Administrativo, Técnico de Apoio ao Setor de Engenharia e Educadora Social.

Concurso Governo do Ceará

O Governo do Ceará realiza seleção para preenchimento de 114 vagas para a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará - (SDA)

Inscrições:
De 12 de março a 7 de abril pelo www.
concursos.acep.org.br

Cargos e vagas:
Níveis e Cargos: Nível I: Administrador (01); Contador (05); Economista (01); Arquiteto I (02); Engenheiro-Agrônomo I (26); Engenheiro Civil I (04); Nível II: Administrador (1); Contador (2); Economista (01); Engenheiro-Agrônomo II (10); Ensino Profissionalizante: Técnico Agrícola (38); Técnico em Edificações (04); Nível I: Técnico Social (06); Nível II: Veterinário I (02); Zootecnista I (03).

Provas:
Haverá Prova Escrita e Prova de Títulos

Hospital de Heliópolis (II)

O Hospital de Heliópolis realiza concurso para preenchimento de vaga

Inscrições:
8 a 19 de abril de 2013, no Serviço de Recursos Humanos - Seção de Recrutamento (Rua Cônego Xavier, nº 276, Sacomã, São Paulo - SP) ou pelo www.saude.sp.gov.br


Remuneração:
R$ 2.650,00.

Valor:
R$ 63,92.

Área:
Médico infectologista

Hospital Geral de Guaianases - SP

O Hospital Geral "Jesus Teixeira da Costa" - Guaianases, São Paulo, realiza seleção para preenchimento de 1 vaga

Inscrições:
22 de março a 19 de abril de 2013, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Avenida Miguel Achiole da Fonseca, nº 1092, Guaianases - SP.

Área:
Médico Psiquiatra

Remuneração:
R$ 2.650,00

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Hospital Regional Hans Dieter Schmidt - SC

O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Joinville, realiza concurso para provimento de 5 vagas

Inscrições:
Até 1º de abril pelo www.saude.sc.go
v.br e Rua Esteves Júnior, nº. 160, 3º andar, centro, Diretoria de Gestão de Pessoas, Florianópolis ou no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Rua Xavier Arp, s/nº, Bairro Boa Vista, Joinville)

Remuneração:
R$ 6.317,63 a R$ 7.074,23

Seleção:
Haverá análise curricular e prova de títulos

Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco - SP

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco realiza seleção para preenchimento de 2 vagas para Médico

Inscrições:
De 13 de Março a 13 de Abril, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, Rua Ângelo de Cândia, nº 540, São Mateus - SP.

Cargos:
Ginecologia e Obstetrícia

Seleção:
Haverá Análise Curricular

Prefeitura de Chapecó - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Chapecó, estado de Santa Catarina, publicou edital n° 003/2013 de processo seletivo visando a contratação temporária de 30 profissionais mais cadastro reserva para os cargos de Auxiliar de Enfermagem e Auxiliar de Consultório Dentário. A jornada de trabalho será de 40 horas semanais e a remuneração de até R$ 1.452,48.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
As inscrições, no valor de R$ 60,00, serão recebidas na Gerência do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde, situada à Rua Marechal Floriano Peixoto, 316-L, Chapecó-SC, até o dia 23 de abril de 2013, das 13h30 às 17h30.
 
No da inscrição os candidatos deverão apresentar juntamente com os originais, os seguintes documentos:
 
Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada;
Fotocópia simples da Carteira de Identidade (RG);
Fotocópia simples do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
02 fotos 3x4 iguais e recentes.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 05 de maio de 2013, em local a ser divulgado no dia 25 de abril de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir das 16 horas do dia 06 de maio de 2013, no mural do município e no site www.chapeco.sc.gov.br.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano a contar da data da homologação do resultado final, sendo passível de prorrogação por igual período, a critério do município.

Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos - BA abre vagas através do REDA

A Prefeitura de Oliveira dos Brejinhos, cidade do Estado da Bahia abriu o edital N° 001/2013 de processo seletivo em regime especial de Direito Administrativo - REDA para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva. No total, estão sendo ofertadas 168 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 1.090,00.
 
Cargos
As chances são para os cargos de professor, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, auxiliar em higiene bucal, auxiliar de cultura, agente de combate a doenças epidemiológicas, digitador/monitor, auxiliar de secretaria escolar, porteiro/vigilante, motorista categoria B e D, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de serviços operacionais de educação e cozinheira. A carga horária a ser cumprida poderá variar de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições estarão abertas no período, compreendido entre 08:00h do dia 03 de abril às 18:00h do dia 08 de abril de 2013, presencialmente, na Central de Inscrições, na Praça da Bandeira, s/n, no Prédio do Centro Cultural Esmenia Silva, Centro, Oliveira dos Brejinhos - BA.

Taxas
R$ 40,00 para os cargos de Nível Superior;
R$ 30,00 para os cargos de Nível Médio;
R$ 25,00 para os cargos de Nível Fundamental.

Provas
As provas objetivas serão realizadas na data prevista de 21 de abril de 2013, podendo ser aplicadas no turno matutino e/ou vespertino nas Escolas Públicas do Município de Oliveira dos Brejinhos de acordo com a quantidade de inscritos, conforme Edital de Convocação a ser publicado no quadro de avisos da Prefeitura, situada à Praça Getulio Vargas, N° 197 – Centro – Oliveira dos Brejinhos, e no endereço eletrônico: www.statusnet.com.br.

O gabarito será divulgado na data provável de 23 de abril de 2013 e o resultado final no dia 06 de maio de 2013.

Validade
O prazo de validade do certame previsto na Lei 010/2011 obriga o preenchimento de todas as vagas oferecidas no Edital, exceto cadastro de reserva dentro do prazo de validade do certame.

UEFS (BA) abre processo seletivo para professor

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) inscreve até 10 de abril de 2013 para seleção pública destinada à contratação de professor substituto. São oferecidas 31 vagas em diversas áreas.
 
A inscrição deve ser feita mediante acesso ao endereço eletrônico http://www2.uefs.br:8081/csa/index.php/professorsub132/edital, página onde também é possível conferir o edital completo e as retificações. O valor da taxa de inscrição é de R$ 100 que pode ser recolhido na rede bancária.
 
A documentação exigida pode ser postada por sedex, entregue pessoalmente ou através de procurador, na Coordenação de Seleção e Admissão, localizada no prédio da Administração Central da Uefs.
 
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (75) 3161-8030 (Coordenação de Seleção e Admissão).

Processo Seletivo Prefeitura de Macieira - SC

A Prefeitura Municipal de Macieira, Estado de Santa Catarina, promove O teste seletivo nº 001/2013 para contratação em caráter temporário de profissionais da área de Saúde. O processo de seleção será executado pela Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (AMARP).
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 15 de abril de 2013, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, situada na Rua Dona Maria Mendes, n° 356, Centro, Macieira - SC.
 
A seleção será realizada no dia 29 de abril de 2013, às 14 horas, na Escola Municipal Pequenos Brilhantes, localizada na Rua Pedro Locatelli, s/n, Centro, ao lado da Delegacia de Polícia.
 
O edital na íntegra pode ser obtido no site do município de Macieira - SC (www.macieira.sc.gov.br) e o extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina (28/03/2013), pág. 598. Mais informações pelos telefones (49) 3566-0255/ 3574-2004.

Concurso UNIFAP 2013

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital N° 7, de 22 de março de 2013, para realização de concurso público. Serão selecionados 92 candidatos ao cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe Auxiliar Nível I, com salários que podem chegar a R$ 8.049,77. Os contratados deverão atender às áreas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no site www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30 do dia 08 de abril até às 17h30 do dia 06 de maio de 2013, observando o horário local de Macapá. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00.
 
Provas
A seleção dos candidatos se dará mediante aplicação de prova escrita, que será realizada provavelmente entre os dias 16 e 18 de maio de 2013, prova didática, entre os dias 21 e 24 de maio, e prova de títulos, com entrega dos documentos prevista para o período de 22 a 27 de maio de 2013.
 
O resultado final será publicado a partir de 15 de junho de 2013, no site de inscrição.
 
Validade
A validade do concurso público será de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, contados a partir da publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 28 de março de 2013, pág. 26 a 28 e pode também ser acessado por meio do endereço: http://depsec.unifap.br/index.php?c=00713

CREFONO 6ª Região publica edital de processo seletivo

Abrangendo os estados de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Espírito Santo, o Conselho Regional de Fonoaudiologia - 6ª Região - CRFa 6R lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo, destinado à formação de cadastro de reserva.
 
Serão oferecidas oportunidades de níveis médio e superior nas funções de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Escritório, Coordenador Administrativo, Coordenador de Tesouraria e Fonoaudiólogo Fiscal para as Unidades de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Vitória (ES). A jornada de trabalho é de 20 e 40 horas semanais, com remuneração mensal que varia de R$ 1.127,91 a R$ 4.304,15. Além da remuneração informada, os candidatos aprovados também terão direito a vale transporte, vale refeição e plano de saúde e odontológico.

Inscrições
Será admitida a inscrição exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, solicitada no período entre 10 horas de 28 de março e 23 horas e 59 minutos do dia 02 de maio de 2013.

Taxas
- R$ 45,00 para os cargos de nível médio;
- R$ 60,00 para os cargos de nível superior.

Provas, Gabaritos e Validade
Ao candidato só será permitida a participação na prova, na respectiva data, horário e local divulgados no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, e no comprovante definitivo de inscrição que será disponibilizado na data provável de 13 de maio de 2013.
 
A prova objetiva será realizada na data provável de 26 de maio de 2013 nas cidades de Belo Horizonte (BH), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Vitória (ES), considerando o horário de Brasília. O gabarito preliminar será divulgado provavelmente no dia 27 de maio de 2013. Já o resultado final será publicado na data prevista de 05 de agosto de 2013.
 
O prazo de validade do certame será de 2 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Colombo (PR) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Colombo, no estado do Paraná, anunciou a abertura do edital nº 002/2013 que visa contratar médicos que atuem na Estratégia Saúde da Família, em plantões em pronto atendimento, clínicas de Unidade Básicas de Saúde, ambulatórios, entre outros.
 
A prefeitura disponibilizou 71 vagas para médicos, distribuídas entre plantonistas, ESF, psiquiatra, clínico geral, oftalmologista e neurologista. Os salários são de até R$ 9.411,40 (somados salário base + insalubridade + gratificações) por jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração na sede da Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua XV de Novembro, 213, 3º andar, Centro. Os candidatos poderão se inscrever entre 1º e 19 de abril de 2013, nos horários das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O candidato deve comparecer ao local da inscrição apresentando os seguintes documentos:
 
* Registro de nascimento, se solteiro, ou certidão de casamento.
* Carteira de identidade (cópia).
* CPF (cópia).
* Título de eleitor (cópia)
* Comprovante de endereço atual.
* Ficha de inscrição e Planilha de Critérios devidamente preenchida
 
Provas
A seleção constará de avaliação curricular, valoração de títulos e avaliação psicológica. No dia 23 de abril de 2013 será informado o resultado geral da seleção.
 
A contratação dos selecionados será feita a partir do dia 02 de maio de 2013, considerando-se eliminado o candidato que deixar de comparecer no dia, horário e local aprazados, para assinar o devido contrato, ou conforme a necessidade, respeitando a ordem de classificação.

USP abre processo seletivo para professor

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo recebe de 2 a 5 de abril de 2013 as inscrições de interessados no processo seletivo 008/2013 para o preenchimento de uma vaga de professor contratado (professor doutor). O Edital está publicado no site da FMRP.
 
A oportunidade é para atuação no Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor, com jornada de 12 horas semanais e vencimentos de R$1.510,67 mensais. O professor atuará nas disciplinas de Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, Estágio Supervisionado Profissionalizante em Fisioterapia Aplicada à Saúde da Mulher, Fisioterapia na Saúde da Comunidade e Fundamentos e História da Fisioterapia.
 
As inscrições devem ser feitas na Assistência Técnica Acadêmica (seção de concursos) da FMRP (Av. Bandeirantes, 3,900, Ribeirão Preto), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Mais informações: (16) 3602-3114.
 
A contratação será por prazo determinado e vigorará a partir da data do exercício até 31 de dezembro de 2013

Prefeitura de Chupinguaia (RO) publica edital de processo seletivo

No Estado de Rondônia, a Prefeitura de Chupinguaia, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013 para contratação em caráter emergencial, para suprir as necessidades da Secretaria de Saúde – SEMUSA. São ofertadas 03 vagas para o cargo de Médico, com regime de trabalho de plantão de 12 e 24 horas e remuneração de até R$ 1.500,00.
 
Inscrição
O interessado deverá procurar a Secretaria Municipal de Administração (SEMAD - Departamento de Pessoal) de Chupinguaia/RO ou solicitar formulário de inscrição via e-mail:
rhchupinguaia@hotmail.com e reencaminhar ao setor de RH pelo e-mail:
rhchupinguaia@hotmail.com ou pelo fax: (69) 3346 - 1523, entre os dias 01 e 05 de abril de 2013, das 07:00 às 13:00. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Prova
A seleção será constituída de análise de títulos.
 
As análises de títulos serão realizadas no dia 10 de abril de 2013, das 09:00 às 13:00 horas, no prédio da UAB – Universidade Aberta do Brasil, situado na avenida Tancredo Neves, esquina com Rua Silvana Gonçalves – centro de Chupinguaia-RO.
 
O resultado da análise será divulgado no dia 11 de abril de 2013, publicado no mural da Prefeitura de Chupinguaia, no Diário Oficial dos Municípios de Rondônia, (AROM) e em jornal de grande circulação.
 
Validade
O processo seletivo será válido por 6 meses, podendo ser renovado por igual período.
 
O edital encontra-se no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 28 de março de 2013, pág. 16 e 17.

Prefeitura de Paranaíta (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Paranaíta, estado do Mato Grosso, abriu inscrições para o processo nº. 002/2013 que selecionará 59 profissionais em todos os níveis de escolaridade. A faixa salarial vai de R$ 847,38 a 11.510,30, por jornada de trabalho entre 10 e 40 horas semanais, dependendo do cargo. Ficam reservadas 5% das vagas aos portadores de deficiência física.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente no site www.paranaita.mt.gov.br até o dia 09 de abril de 2013.
 
Cargos
Engenheiro (Agrônomo e Florestal), Técnico (Agropecuário e Modalidades Esportivas), Assistente de Controle Administrativo, Fiscal de Obras/Edificação, Agente Administrativo, Operador de Máquinas I, II e III, Motorista, Mecânico, Borracheiro, Coletor de lixo, Oficial de Manutenção, Jardineiro, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigia, Zelador, Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Assistente Social, Odontólogo, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Fisioterapeuta, Técnico em Laboratório de Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Agente de Saúde Ambiental (Endemias), Agente Administrativo da Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Agente de Conservação e Manutenção da Saúde, Cozinheira/Copeira, Vigia, Condutor de Veículo da Saúde, Pedagogo, Psicólogo, Professor, Agente Administrativo Escolar, Condutor de Veículo Escolar e Merendeira Escolar.
 
Provas
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 13 de abril de 2013, na Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira, situada à Rua Cuiabá, s/nº, bairro Jardim Esperança, no horário das 08 às 12 horas.
 
O gabarito será publicado a partir das 13 horas do dia 13 de abril de 2013, no site www.paranaita.mt.gov.br.
 
Haverá prova prática aos cargos de Operador de Maquinas I, II e III, Motorista, Condutor de Veiculo da Saúde e Condutor de veiculo Escolar, para Professor Contagem de pontos.
 
Validade
A validade do teste seletivo será de 01 ano, contado da homologação oficial dos resultados podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da administração.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 28 de março de 2013, pág. 120 a 129.