Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de abril de 2013

Novo teste permite diagnóstico precoce do câncer de pâncreas

Exames convencionais usando sangue, imagens e endoscopia
não são apropriados para o rastreio do câncer de pâncreas
 e para detecção precoce
Abordagem pode melhorar o prognóstico de pacientes e substituir exames convencionais usados na detecção da doença
 
Um novo teste de diagnóstico que utiliza uma técnica científica conhecida como análise metabolômica pode ser um método de rastreamento seguro e fácil para o câncer de pâncreas.
 
A pesquisa revela que a abordagem pode melhorar o prognóstico de pacientes com a doença por meio de uma detecção precoce.
 
Os pesquisadores examinaram a utilidade da análise metabolômica como um método de diagnóstico para câncer de pâncreas e, em seguida, validaram a nova abordagem, de acordo com resultados do estudo publicado na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention, jornal da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.
 
"Embora a resseção cirúrgica possa ser um tratamento curativo para o câncer de pâncreas, mais de 80% dos pacientes com câncer pancreático tem um tumor localmente avançado ou metastático, que é inoperável no momento da detecção", afirma Masaru Yoshida da Kobe University Graduate School of Medicine, no Japão.
 
Exames convencionais usando sangue, imagens e endoscopia não são apropriados para o rastreio do câncer de pâncreas e para detecção precoce, de modo que um novo método de diagnóstico para câncer de pâncreas é urgentemente necessário.
 
Utilizando a espectrometria de massa, os pesquisadores mediram os níveis de metabólitos no sangue de pacientes com câncer de pâncreas, pacientes com pancreatite crônica e voluntários saudáveis.
 
Eles separaram 43 pacientes com câncer de pâncreas e 42 voluntários saudáveis para um conjunto de treinamento e 42 pacientes com câncer de pâncreas e 41 voluntários saudáveis para um conjunto de validação. Foram incluídos todos os 23 pacientes com pancreatite crônica no conjunto de validação.
 
A análise dos dados metabolômicos gerados a partir do conjunto de treinamento indicou que os níveis de 18 metabólitos foram significativamente diferentes no sangue de pacientes com câncer de pancreático em comparação com os voluntários saudáveis.
 
Outras investigações levaram os pesquisadores a desenvolver um método para prever o diagnóstico de câncer pancreático com avaliação dos níveis de apenas quatro metabolitos. No conjunto de treinamento, a abordagem demonstrou 86% de sensibilidade e 88,1% de especificidade. Quando testados novamente no conjunto de validação, que incluiu pacientes com pancreatite crônica, o método demonstrou 71,4% de sensibilidade e 78,1% de especificidade.
 
"Nossa abordagem de diagnóstico utilizando metabolômica apresentou maior precisão do que os marcadores tumorais convencionais, especialmente na detecção dos pacientes com câncer de pâncreas no grupo que incluiu os pacientes com pancreatite crônica. Esta nova abordagem diagnóstica, que é segura e fácil de aplicar como um método de triagem deve melhorar o prognóstico de pacientes com câncer de pâncreas, detectando a doença precocemente, quando ainda em estado operável e curável", conclui Yoshida.
 
Fonte isaude.net

Implante feito de coral regenera articulações danificadas pela osteoartrite

Novo implante foi desenvolvido com coral revestido com fatores de crescimento humano, os quais estimulam a criação de novas células no organismo
Novo implante foi desenvolvido com coral revestido com
fatores de crescimento humano, os quais estimulam a criação
de novas células no organismo
Coral revestido com fatores de crescimento humano estimula criação de cartilagem e osso e se dissolvem após 6 meses
 
Pequeno implante feito de coral pode ajudar a reparar articulações do joelho danificadas pela osteoartrite, de acordo com pesquisadores da Eslovênia.
 
O implante contribui para estimular o crescimento de nova cartilagem a partir de células-tronco, que podem se transformar em qualquer tipo de tecido.
 
Os cientistas escolheram coral porque sua estrutura se assemelha ao osso humano, fornecendo o suporte perfeito para a formação de nova cartilagem e vasos sanguíneos dentro do joelho. As informações são do Daily Mail.
 
Com a idade, grandes articulações, como os quadris, joelhos e pulsos sofrem desgaste. Outros fatores de risco incluem o excesso de peso, história familiar da doença e lesões relacionadas com esportes.
 
A cartilagem começa a quebrar, tornando as articulações inchadas e extremamente dolorosas. Não existem medicamentos para curar a osteoartrite e muitos pacientes dependem de analgésicos anti-inflamatórios para aliviar o sofrimento.
 
No entanto, muitas pessoas com a doença acabam precisando de uma substituição do joelho, porque suas articulações estão muito desgastadas.
 
Nos últimos anos, os pesquisadores se concentraram em descobrir maneiras de regenerar a cartilagem dentro do joelho.
 
O coral tem sido utilizado para enxertos ósseos há alguns anos, sem alguma forma de suporte, as células implantadas lutam para se firmar. O coral se degrada naturalmente conforme o novo osso o substitui.
 
Cientistas de todo o mundo observaram o sucesso de enxertos ósseos de corais, e estão agora investigando seu uso na substituição da cartilagem.
 
Uma equipe de cientistas na Eslovênia desenvolveu o novo implante, chamado Agili-C, revestindo corais com fatores de crescimento humano, que estimulam a criação de novas células no corpo. Experiências têm mostrado que isso estimula a formação de vasos de cartilagem e de osso atraindo certo tipo de células-tronco, conhecido como células estaminais mesenquimais, a partir de medula óssea para o suporte.
 
Os resultados do estudo animal em fase inicial mostram que depois de seis a 12 meses, as células estaminais tinham formado uma nova camada de cartilagem saudável e o implante de coral tinha se dissolvido completamente.
 
O primeiro paciente na Europa a receber o implante foi um ex-atleta de 47 anos, que sofria de inchaço e dor no joelho. O implante reduziu a dor e aumento da mobilidade. Seis meses após o tratamento, ele foi capaz de esquiar e um ano mais tarde terminou uma corrida.
 
Um ensaio na Eslovênia, envolvendo cerca de 20 pacientes, com idades entre 18 a 55 anos, com os joelhos danificados está em andamento e os resultados finais devem ser anunciados no próximo ano.
 
Fonte isaude.net

Liberação do aborto até 12 semanas não é consenso entre médicos

 A medicina é uma ciência que cuida da vida e a respeita
 prioritariamente.  Crianças em gestação de até 12 semanas são seres vivos
Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina, e Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira
 
A respeito do recente posicionamento do Conselho Federal de Medicina favorável à realização do aborto por vontade da mulher até a 12ª semana de gestação sem necessidade de autorização médica, é fundamental esclarecer que este não é o pensamento de todos os médicos brasileiros.
 
A medicina é uma ciência que cuida da vida e a respeita prioritariamente. Crianças em gestação de até 12 semanas são seres vivos. Portanto, aprovar a autonomia pura e simples da mãe sobre a interrupção da gravidez equivale a concordar com a eliminação de vidas sem maiores justificativas. Esta prática não condiz com os princípios da medicina, na opinião de parcela significativa dos médicos.
 
Sendo assim, consideramos precipitado o indicativo de uma entidade médica, da forma contundente como ocorreu, sobre um tema tão delicado e polêmico, que deve ser amplamente debatido pela sociedade como um todo. Os médicos, como qualquer outro segmento social, obviamente têm direito de expressar suas opiniões. No entanto, por não refletir a posição consensual dos profissionais de medicina, a manifestação do CFM pode confundir a opinião pública e, inclusive, prejudicar a imagem dos médicos perante a população. A atitude de desconsiderar a diversidade moral e cultural no meio médico, assim como a multiplicidade argumentativa, fere, inclusive, o discurso da Bioética, plural e aprofundado, em torno do aborto.
 
Defendemos a interrupção da gravidez nos casos em que há indicação clínica, como anencefalia (malformação que causa a ausência total ou parcial do cérebro) e risco à saúde e de morte comprovado para a gestante. Outras situações devem ser discutidas e decididas pela sociedade, como ocorreu em relação às gestações ocasionadas por estupros, hoje passíveis de aborto legalizado.
 
Vale lembrar que a autonomia da mulher sobre seu corpo, termo citado pelo Conselho Federal de Medicina, primeiramente possibilita a ela utilizar métodos contraceptivos, o que é difundido em nosso país por meio da oferta de pílulas anticoncepcionais no programa Farmácia Popular e de campanhas de distribuição de preservativos, para citar alguns exemplos. Já a decisão de abortar, ainda que somente até o terceiro mês de gravidez, não envolve apenas a mãe, mas em especial a criança. Trata-se do direito à vida.
 
Também é questionável o estabelecimento de um limite como 12 semanas. Muitos de nós se perguntam qual a diferença entre um feto de 12, 13 ou 40 semanas. Outros vão além, inquirindo sobre o que diferencia um bebê em gestação de outro que já nasceu, tendo em vista que todos os nossos sentidos já se desenvolvem dentro do útero materno, assim como nossas primeiras percepções.
 
O argumento de que a medida evitaria as graves consequências dos abortos clandestinos é insuficiente para justificá-la. Este é um desafio permeado por diversos determinantes sociais, que precisa ser enfrentado pela sociedade, mas não pode ser reduzido à decisão simplista de permitir a eliminação de vidas de maneira irrestrita. O respeito à vida deve sempre nortear este debate.
 
No processo de reforma do Código Penal, esperamos que sejam preservados os pontos de vista de todos os médicos brasileiros. Os parlamentares e juristas que se debruçam sobre a questão devem oferecer oportunidades equânimes para que os profissionais de medicina se expressem em suas diferentes visões. É importante que o debate tenha participação efetiva de todos os médicos, associações de especialidades médicas e outras entidades representativas, juntamente dos demais setores da sociedade.
 
Fonte isaude.net

Lixo descartado do Hospital Regional de Brazlândia ameaça saúde de garis




Lixo hospitalar descartado junto com lixo comum coloca em risco a vida de garis que recolhem o lixo do Hospital Regional de Brazlândia. Servidores do hospital e do SLU (Serviço de Limpeza Urbana) estão preocupados com o problema.
 
Fonte R7

Saúde dos olhos está relacionada à alimentação

A ingestão dos nutrientes corretos é essencial para o
bom funcionamento dos olhos
No dia 31 de março comemora-se o Dia da Saúde e da Nutrição, e para lembrar a data vale discutir um tema muitas vezes negligenciado – a relação entre a alimentação e a saúde dos olhos.
 
De acordo com o Dr. Renato Braz, do Hospital de Olhos INOB, a ingestão dos nutrientes corretos é essencial para o bom funcionamento dos olhos, e por isso alimentos que são fontes de certas vitaminas e minerais devem ter preferência nas refeições.
 
“Trabalhos divulgados em todo o mundo demonstram que populações que se alimentam de peixe, pelo menos três vezes por semana, apresentam menor ocorrência de degeneração macular – grande responsável da cegueira em pacientes acima dos 55 anos”, exemplifica ele.
 
Conheça alguns nutrientes necessários para a saúde ocular que devem ser consumidos regularmente:
 
* Vitamina A - responsável pelo processo visual retiniano. A carência dessa substância causa problemas como a cegueira noturna e olhos secos. Para evitar essa complicação, as pessoas devem buscar o consumo de vegetais de cor amarela e vermelha e produtos de origem animal (como a gema do ovo e o fígado).
 
* Vitamina B2 – essencial para o fortalecimento do metabolismo e proteção aos nervos. Ela é encontrada no leite, carnes e verduras.
 
* Vitamina C - por ser antioxidante, a vitamina C traz a proteção contra a degeneração macular pode ser encontrada em frutas cítricas.
 
* Vitamina E – presente em amêndoas, castanhas e germe de trigo.
 
* Carotenóides - ao filtrarem a luz ultravioleta, os carotenóides evitam que a mácula seja danificada. Eles podem ser encontrados em vegetais verde escuros.
 
*Ácidos graxos essenciais – são importantes para o bom funcionamento das células nervosas. Além disso, oferecem proteção contra a degeneração da mácula e reduzem níveis de colesterol. Estão presentes em peixes de água fria e no azeite extra virgem.
 
O conselho do Dr. Braz é que as pessoas busquem se alimentar de forma balanceada. “Quem quiser preservar a visão deve ter uma dieta equilibrada, com a presença de frutas, vegetais verdes e amarelos de cor escura, azeite de oliva, óleo de linhaça e privilegiar a ingestão de peixes ao invés da carne vermelha”, completa.
 
Além disso, é importante estar com as consultas médicas em dia e seguir disciplinadamente as orientações do profissional.
 
Fonte Tríplice Comunicação

Dieta inadequada pode causar transtorno alimentar

Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes que
apresentam comportamento de risco para transtornos
alimentares são do sexo feminino (72,5%)
Pesquisa realizada com 1.167 adolescentes da cidade de São Paulo mostrou que 12,2% dos jovens apresentam comportamento de risco para transtornos alimentares e 31,9% apresentam algum tipo de prática não saudável para controle do peso.
 
Realizada na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP – USP), a pesquisa mostrou que a prática de dietas restritivas aumenta a chance de desenvolver comportamento de risco alimentar 17,26 vezes entre os homens e 12,82 nas mulheres.
 
Os adolescentes analisados tinham idade entre 14 e 19 anos, eram estudantes do ensino médio de 12 Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, no município de São Paulo, e foram selecionadas a partir de sorteio. A pesquisadora Greisse Viero da Silva Leal, autora do estudo, utilizou o Questionário de Atitudes Alimentares de Adolescentes (QAAA), adaptado do questionário utilizado no EAT Project em Minnesota (Estados Unidos) em 2002, para coleta de dados.
 
O questionário avaliou as atitudes alimentares e seus determinantes em adolescentes, além de comportamentos de risco para transtornos alimentares. Os resultados mostraram que a maioria dos adolescentes que apresentam comportamento de risco para transtornos alimentares são do sexo feminino (72,5%). Os comportamentos mais comuns são: compulsão alimentar (10,3%), prática de dieta restritiva (8,7%), uso de diuréticos (1,4%), uso de laxantes (0,3%) e vômito autoinduzido com o objetivo de emagrecer (0,3%). Na adoção de praticas não saudáveis para controle de peso, as moças também são a maioria, 66,8%. Comer muito pouca comida (20,4%), pular refeições (20,6%), usar substitutos de refeições e alimentos (7,4%), usar remédios para perda de peso (2,1%) e fumar mais cigarros para emagrecer (1,6%).
 
A pesquisa mostrou, ainda, que, entre as meninas, a leitura de revistas sobre dieta para emagrecimento aumentou em 2,87 vezes a chance de apresentar práticas não saudáveis para controle de peso. Entre os rapazes, os maiores influenciadores para adoção de práticas não saudáveis para emagrecer foram o estimulo materno à prática de dietas e a mídia.
 
Estar satisfeito com a imagem corporal diminuiu a probabilidade em ambos os sexos.
 
Fonte Agência USP

Óleo de canola ajuda a perder barriga

O óleo de canola pode ajudar na diminuição da gordura abdominal, é o que sugere pesquisa realizada na Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores canadenses.
 
O estudo envolveu 121 participantes em situação de risco para a síndrome metabólica que recebeu doses diárias de 40 gramas de óleos vegetais e seguiu uma dieta saudável de 2000 calorias.
 
Foram listados fatores de risco caracterizados pelo aumento da gordura abdominal, como aumento do colesterol, açúcar no sangue acima da média, pressão arterial elevada e triglicerídeos altos, condições que podem levar a doenças cardíacas, derrames e diabetes tipo 2.
 
Os resultados do estudo mostraram que pessoas que consumiam óleo de canola, ou misturas onde esse era predominante, diminuíram a gordura na barriga em 1,6% em comparação com aqueles que consumiam uma mistura feita por óleos de linhaça/cártamo.
 
Outros óleos e misturas, como óleo de milho/cártamo, óleo de canola enriquecido com uma fonte de algas do DHA omega-3, o linhaça/cártamo e misturas de milho/cártamo não causaram alterações na gordura abdominal.
 
Os resultados foram apresentados no American Heart Association Scientific Sessions, em Nova Orleans.
 
Fonte UPI

Transplante de fezes vira arma contra doença que causa diarreias persistentes

Duas pessoas fizeram a operação no mês de março em hospital de São Paulo
 
Pela primeira vez, aconteceu no Brasil um procedimento bastante inusitado: transplantes de fezes. Apesar de parecer estranho, o transplante é a única alternativa de cura para pacientes que sofrem da chamada colite pseudomembranosa, que causa diarreias persistentes, que podem levar à desidratação e até a infecção generalizada. Dois procedimentos foram realizados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em março.

O primeiro a receber a técnica foi o empresário José Sanches Gallo, de 75 anos, que foi transplantado em fevereiro. Na semana passada foi a vez da aposentada Vera Soares, de 78 anos. Nos dois casos, os filhos foram os doadores. Os dois já receberam alta e não tiveram mais diarreia. Esse tipo de colite é causado pela clostridium difficile. Trata-se de uma bactéria que normalmente habita a flora intestinal de cerca de 10% das pessoas, mas costuma não incomodar porque há um equilíbrio natural entre as bactérias.

Em geral, o problema surge por conta da ingestão contínua de antibióticos de largo espectro (os mais modernos, que normalmente matam vários tipos de bactérias). A clostridium difficile é resistente a esses medicamentos e, sem outras bactérias no mesmo ambiente, ela fica livre para agir, provocando um desequilíbrio e, consequentemente, as diarreias persistentes.
 
O tratamento padrão para esse problema é o uso de dois tipos de antibióticos: a vancomicina e o metronizadol. Mas, segundo o médico Arnaldo José Ganc, que é gastroenterologista e endoscopista do Einstein, esses antibióticos não curam, apenas reduzem a frequência das diarreias. Além disso, a vancomicina só pode ser aplicada em ambiente hospitalar (é de uso venoso) e o metronizadol já não tem sido mais tão eficiente.

 Segundo Ganc, nos anos 1960 pesquisadores começaram a usar uma técnica de lavagem intestinal no paciente usando fezes de outras pessoas para tentar repovoara flora, restaurando o equilíbrio, mas a técnica foi considerada antiética e foi suspensa por anos. Tempos depois, os cientistas também tentaram aplicar as fezes saudáveis nos pacientes por meio da colonoscopia, mas os resultados não eram bons porque não se conseguia fazer o repovoamento ”de toda a flora intestinal — apenas do fim.

Mas, uma pesquisa feita por cientistas holandeses e publicada no New England Journal of Medicine em janeiro deste ano trouxe a técnica de volta — mas por outras vias— e constatou que o transplante de fezes é realmente a alternativa mais rápida e eficaz para o tratamento, em comparação com o uso da vancomicina.

No estudo, os pesquisadores analisaram três grupos de pacientes: o primeiro e o segundo foram tratados com os antibióticos e o terceiro grupo fez o transplante. A cura do problema foi tão rápida no terceiro grupo (a diarreia cessou em 85% dos voluntários na primeira infusão) que o estudo foi interrompido, já que os médicos concluíram que seria antiético manter os outros pacientes com medicamentos, sem bons resultados. Na segunda infusão, a diarreia cessou em 95% dos participantes.

Adaptação
O grupo holandês fez o transplante por meio de uma infusão de fezes feitas por uma sonda no nariz do paciente, chegando ao duodeno. Aqui no Brasil, para evitar constrangimentos nos pacientes e até mesmo a possibilidade de refluxos, o médico Ganc resolveu adaptar a técnica e, em vez de usar a sonda no nariz, ele fez uma endoscopia — os pacientes foram sedados e, por meio do endoscópio, as fezes foram infundidas direto no jejuno.

“— O hospital estava com dois pacientes com diarreia persistente. Um deles estava internado havia mais de três meses. Tínhamos tentado de tudo para resolver o problema, sem sucesso. Até que decidi propor o transplante. Eles toparam na hora.
 
Um deles, o aposentado Sanches Gallo, sofria havia três meses de diarreia crônica. Um dia após o transplante, já se sentia melhor. Em três dias, não teve mais diarreia. “
 
— É um procedimento muito simples e rápido. Estava sedado, não vi nada. Resolveu meu problema.”

De acordo com Ganc, a técnica usa fezes de duas pessoas para melhorar a quantidade e a qualidade das bactérias. As fezes passam por sorologias, depois são misturadas em soro fisiológico e centrifugadas, antes de serem infundidas no doente. Ao ser aplicada no jejuno, as fezes vão “repovoando” a flora intestinal com novas bactérias e, por conta dessa competição, o clostridium difficile morre. Em muitos casos, o problema cessa já na primeira infusão. Ainda segundo o médico, apesar de desconhecido por muitos, o problema é bastante comum.
 
— Já se fala em usar essa técnica em outras doenças intestinais.
 
Fonte R7

Pesquisa mostra males de praticar corrida em cidades poluídas

Praticar corrida em locais movimentados pode prejudicar a saúde
Poluição associada ao calor e à umidade, leva a queda de performance dos atletas
 
Praticar corrida em ruas movimentadas de São Paulo, na presença de poluentes e de altas temperaturas, pode prejudicar atletas e amadores. A poluição por ozônio, associada ao calor e à umidade, leva a uma queda de performance dos corredores, além de resultar em danos precoces na mucosa que reveste todo o trato respiratório.

A conclusão é de uma pesquisa apresentada recentemente no I Simpósio Brasileiro de Imunologia do Esporte, na Uinfesp (Universidade Federal de São Paulo). O estudo foi desenvolvido por uma pesquisadora brasileira na Universidade de Edimburgo Napier, na Escócia. Os resultados levaram a uma segunda pesquisa, que concluiu que suplementação com vitaminas C e E, por seu caráter antioxidante, pode minimizar o impacto da poluição na saúde e na performance dos atletas.

Participaram da pesquisa dez atletas profissionais que se submeteram a corridas de oito quilômetros na esteira em câmaras que simulavam condições climáticas distintas. A mesma distância foi percorrida em quatro ambientes que proporcionavam intensidades diferentes de exposição ao ozônio, à temperatura e à umidade.
 
A corrida no ambiente quente, úmido e poluído por ozônio trouxe piora no tempo dos atletas — uma média de 10% em relação ao dos que fizeram o exercício nas condições ideais. Os batimentos cardíacos também aumentaram sob a influência da poluição. Além disso, exames de sangue e testes feitos na secreção nasal dos participantes mostraram dano inflamatório no revestimento do trato respiratório e marcadores de estresse oxidativo. Quando a pessoa está fazendo exercício, inspira um volume de ar maior. Assim, inspira mais poluentes, que atingem níveis mais profundos do pulmão.

Hipertensão
A médica Rica Buchler, coordenadora de cardiologia do SalomãoZoppi Diagnósticos, explica que os gases presentes na poluição competem com o oxigênio no sangue. Isso torna o atleta mais propenso à hipertensão, ao infarto e ao AVC (acidente vascular cerebral). Ela cita que alguns estudos também avaliam a possibilidade de o ozônio piorar o quadro de depósito de colesterol nas artérias, comprometendo ainda mais a saúde cardíaca. A poluição, além disso, aumenta os riscos de problemas pulmonares.
 
— Quando a poluição é muito grande, recomenda-se que se faça exercício na academia.

Pablius Braga, coordenador do Centro de Medicina do Esporte do Hospital 9 de Julho, afirma que o principal problema decorrente da corrida em ambientes poluídos não é o efeito agudo em um único dia, mas a repetição da prática que pode tornar o atleta mais suscetível principalmente a problemas respiratórios, por causa do ressecamento das vias aéreas.
 
— Também não dá para esperar resultados altamente expressivos quando se está em um ambiente assim.

Quem tem o hábito de correr na rua percebe o quanto a presença dos poluentes faz diferença. É o caso do engenheiro Alan de Almeida Flores Garcia, de 28 anos. Praticante de corrida há seis anos, ele não troca as ruas pela esteira. Ele costuma ir de Pinheiros até o Ibirapuera, onde pratica nas ruas ao redor do parque.

A consequência é que, em dias e locais poluídos, o desconforto é bem maior.
 
— Não sinto tanta diferença no rendimento, mas sinto que estou me esforçando mais e também um incômodo na respiração." Semanalmente, ele corre de 18 a 25 quilômetros de manhã ou no fim da tarde.

Fonte R7

Mesmo com limitações, terapias da psiquiatria são essenciais

Quanto mais cedo você diagnostica e mais cedo você trata,
maiores são as chances de obter uma recuperação total
e evitar a perpetuação dos transtornos
De acordo com especialista, um dos erros mais comuns é a demora em pedir ajuda
 
As limitações terapêuticas da psiquiatria atual não devem desestimular as pessoas a buscarem tratamento, ressaltam os médicos. Não só isso, mas é importante que as pessoas aprendam a reconhecer os sintomas de transtornos psiquiátricos e busquem tratamento o mais cedo possível; pois, assim também como em qualquer doença, quanto mais precoce for a intervenção, melhor.
 
De acordo com Bruce Cuthbert, do NIMH, um erros mais comuns é demorar para buscar ajuda.
 
— As pessoas evitam, esperam demais, e aí o problema fica mais difícil de tratar.

Para o coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da Unifesp, quando os transtornos se manifestam é porque já há um processo estabelecido, e eles são progressivos.
 
— Quanto mais cedo você diagnostica e mais cedo você trata, maiores são as chances de obter uma recuperação total e evitar a perpetuação dos transtornos.

Falar em "mudança de paradigma" e apontar limitações, segundo Cuthbert, não significa que os tratamentos atuais sejam inúteis ou que os psiquiatras estejam fazendo algo errado.

— Seria o mesmo que dizer que os oncologistas de 30 anos atrás estavam tratando as pessoas de forma errada, porque não trabalhavam com informações genéticas do paciente. Estamos fazendo o que é possível com as informações que temos. Não há nada que poderia ser feito melhor neste momento, porque não temos o conhecimento científico que precisamos para isso ainda.

Daí a importância de investir urgentemente em pesquisas sobre os mecanismos das doenças, conclui Cuthbert.

Incidência
Cerca de 45% dos moradores da Região Metropolitana de São Paulo sofrem de algum transtorno mental ao longo da vida, segundo um estudo publicado em outubro na Revista Brasileira de Psiquiatria. As doenças mais comuns registradas foram depressão maior (17%), fobias específicas (12%) e abuso de álcool (10%).

Mulheres apresentam maior risco para transtornos do humor e de ansiedade (como bipolaridade, síndrome do pânico e fobias), enquanto que homens sofrem mais com problemas relacionados ao uso de álcool e drogas. O estudo foi baseado em entrevistas com mais de 5.000 pessoas, com autoria de Maria Viana e Laura Andrade, ligadas à Universidade Federal do Espírito Santo e à Universidade de São Paulo.
 
Fonte R7

Estudo sugere que comer peixe é receita de longevidade

As pessoas com mais de 65 anos que comem peixe podem viver, em média, dois anos a mais do que pessoas que não consomem os ácidos-graxos ômega-3 encontrados principalmente nos frutos do mar, sugeriu um estudo publicado nesta segunda-feira.
 
Segundo a pesquisa, pessoas com níveis mais altos de ácidos-graxos ômega-3 também tiveram um risco geral de morrer 27% menor e um risco de morrer de ataque cardíaco 35% inferior ao de indivíduos com as mesmas características, mas níveis sanguíneos da substância inferiores.
 
O estudo, liderado por cientistas da Escola de Saúde Pública de Harvard, foi publicado nos Anais de Medicina Interna.
 
Enquanto outros estudos demonstraram um vínculo entre ácidos-graxos ômega-3 e um risco menor de desenvolver doenças cardíacas, esta pesquisa examinou registros de pessoas mais velhas para determinar qualquer vínculo entre o consumo de carne de peixe e o risco de morrer.
 
Os cientistas analisaram dados de 16 anos de cerca de 2.700 adultos americanos com 65 anos ou mais. Aqueles considerados no estudo não ingeriam suplementos de óleo de peixe de forma a evitar a confusão sobre o uso de suplementos e diferenças na dieta.
 
As pessoas com níveis sanguíneos maiores de ácidos-graxos ômega-3, encontrados sobretudo em peixes como salmão, atum, halibute, sardinha, arenque e cavala, tiveram os menores riscos de morrer de qualquer causa e viveram, em média, 2,2 anos a mais do que aquelas com níveis baixos das substâncias.
 
Os cientistas identificaram o ácido docosahexaenoico (DHA) como o mais fortemente vinculado a um risco inferior de doença cardíaca coronariana.
 
O ácido eicosapentaenoico (EPA) foi fortemente relacionado a um risco menor de ataque cardíaco não fatal, enquanto o ácido docosapentaenoico (DPA) foi mais fortemente associado a um risco menor de morrer de acidente vascular cerebral.
 
As descobertas persistiram quando os pesquisadores fizeram ajustes demográficos, de estilo de vida e dietéticos.
 
 
"Nossas descobertas sustentam a importância de níveis sanguíneos adequados de ômega-3 para a saúde cardiovascular e sugerem que mais tarde na vida estes benefícios podem na verdade prolongar os anos restantes", afirmou o principal autor do estudo, Dariush Mozaffarian, professor associado do Departamento de Epidemiologia da Escola de Saúde Pública de Harvard.
 
"A melhor relação custo-benefício é passar de nenhuma ingestão à ingestão moderada, ou cerca de duas porções de peixes ricos em ácidos-graxos por semana", disse Mozaffarian.
 
Fonte R7

Setor de genéricos vê 'impacto simbólico' de decisão na Índia

O medicamento teve sua patente vencida há cerca de um ano,
e seu princípio ativo (mesilato de imatinibe) passou a ser
 fabricado no Brasil em outubro
A decisão da Justiça indiana, que rejeitou um pedido da farmacêutica Novartis pela patente de um medicamento para combate ao câncer, pode ter efeitos 'simbólicos' no Brasil, opina o setor de genéricos - que, na Índia, será beneficiado pela medida judicial.
 
A Novartis tentava proteger a patente de uma nova versão do remédio Glivec, usada contra leucemia mieloide crônica e contra um tipo de tumor gastrointestinal, mas as autoridades indianas consideraram a versão do medicamento muito parecida com a anterior.
 
Observadores creem que a medida pode ter impacto global, já que a indústria de genéricos da Índia - que movimenta US$ 26 bilhões, segundo a agência de notícias France Presse - poderá continuar produzindo versões genéricas mais baratas do Glivec.
 
No Brasil, o efeito jurídico é nulo, já que medicamentos usados aqui têm de respeitar a lei brasileira de patentes - e, além disso, a patente do próprio Glivec expirou em abril do ano passado no Brasil.
 
'Mas há relevância do ponto de vista político, do efeito disseminador' da busca pelo barateamento de medicamentos, opina à BBC Brasil o advogado Raul Alejandro Peris, especializado na área de saúde.
É também a opinião de Telma Salles, presidente da Pró-Genéricos, entidade que representa o setor no Brasil.
 
'Há um impacto simbólico, de jurisprudências internacionais e de consciência de que, passado o prazo da patente, qualquer mudança (em medicamentos) não poderá ser vista como uma inovação', diz ela. 'A população precisa de oferta de medicamentos baratos, e os países em desenvolvimento têm dificuldade em fazer frente a isso.'
 
Barateamento x pesquisas
Na Índia, o tratamento mensal com o Glivec custa cerca de US$ 2,6 mil (cerca de R$ 5,2 mil), enquanto que o tratamento com o genérico equivalente custa US$ 175 (R$ 350) mensalmente.
 
Por conta disso, a medida indiana foi comemorada por organizações como a Médicos Sem Fronteiras, que argumenta que a decisão de não conceder a patente 'salvará muitas vidas ao redor do mundo em desenvolvimento'.
 
Já a Novartis lamentou a decisão, argumentando que ela inibe investimentos em pesquisas farmacêuticas na Índia. Mas afirmou que isso não deve alterar seus medicamentos em outros países.
 
'(As patentes) são o motor da pesquisa médica. Na Índia, a empresa está reconsiderando seus investimentos, mas isso não deve afetar outros países. Não é um problema no Brasil. Confiamos que o país respeita as patentes', diz à BBC Brasil Patrick Eckert, gerente-geral da Novartis Oncologia.
 
Ao mesmo tempo, o advogado Peris questiona qualidade geral dos medicamentos genéricos importados da Índia.
 
'A Índia não tem tradição de se preocupar muito com a questão da bioequivalência (a semelhança do genérico com o medicamento original, que tem de ser de 70%) ou com medidas de farmacovigilância. É uma insegurança para quem está tomando o remédio', diz ele.
 
'Muitos festejam pela acessibilidade (permitida pela quebra de patentes), mas me preocupa que seja uma questão meramente financeira. Falta um controle mais rigoroso.'
 
Patentes no Brasil
Não é, porém, o caso do Glivec no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o medicamento teve sua patente vencida há cerca de um ano, e seu princípio ativo (mesilato de imatinibe) passou a ser fabricado no Brasil em outubro, em parceria entre os laboratórios públicos de Farmanguinhos (da Fiocruz) e Vital Brasil e cinco empresas privadas. Está em seu segundo lote.
 
Segundo Hayne Felipe da Silva, diretor-executivo do laboratório de Farmanguinhos, a decisão da Índia 'ajuda quem defende a tese de que haja (concessão) de patente só quando houver uma grande inovação', em vez de apenas uma mudança no medicamento.
 
Com a parceria, o Glivec passou a ser comprado pelo Ministério da Saúde por R$ 17,50 (100mg) ou R$ 70 (400mg) - cerca de 17% mais baratos, gerando economias de R$ 337 milhões em cinco anos.
Ao mesmo tempo, existe no país um debate em torno do processo de concessão de patentes de remédios, que pode demorar anos.
 
As patentes são avaliadas pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), subordinado ao Ministério do Desenvolvimento. Uma resolução recente do instituto promete agilizar a análise de produtos e medicamentos que sejam considerados prioritários pelo Ministério da Saúde.
 
A concessão de patentes de drogas passa também pelo crivo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que tem como missão analisar se o medicamento traz inovações.
 
Esse processo também passa por reformulação, e o resultado pode ser que a Anvisa possa se manifestar quanto ao medicamento antes mesmo do Inpi. Além disso, avalia-se se a Anvisa poderá se manifestar contra a patente se o medicamento for de interesse do SUS.
 
Segundo audiência pública sobre o tema, a Anvisa se manifesta contra em apenas 2% dos pedidos de patente.
 
Fonte BBC Brasil

Prefeitura de Ruy Barbosa - BA publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Ruy Barbosa, Estado da Bahia, através da empresa Seleta Seleção e Consultoria Ltda, lançou edital n° 01/2013 de processo seletivo com a intenção de ocupar 20 vagas para o cargo de Agente de Endemias (nível médio). O salário é de R$ 700,00 por carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições presenciais ficarão abertas de 18 de março a 19 de abril de 2013, na cidade de Ruy Barbosa, na Secretaria de Saúde, no horário das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira ou no site: www.seletaconcursos.com.br. A taxa é de R$ 40,00.
 
As provas serão realizadas na data prevista de 19 de maio de 2013, no Município de Ruy Barbosa e a entrega de títulos ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através do site da Seleta. O gabarito será divulgado 24 horas após prova objetiva.
 
O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

Concurso UNIFAP 2013

A Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) publicou edital N° 7, de 22 de março de 2013, para realização de concurso público. Serão selecionados 92 candidatos ao cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior, Classe Auxiliar Nível I, com salários que podem chegar a R$ 8.049,77. Os contratados deverão atender às áreas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação e pós-graduação.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas no site www.unifap.br/depsec, a partir das 09h30 do dia 08 de abril até às 17h30 do dia 06 de maio de 2013, observando o horário local de Macapá. O valor da taxa de inscrição será de R$ 100,00.
 
Provas
A seleção dos candidatos se dará mediante aplicação de prova escrita, que será realizada provavelmente entre os dias 16 e 18 de maio de 2013, prova didática, entre os dias 21 e 24 de maio, e prova de títulos, com entrega dos documentos prevista para o período de 22 a 27 de maio de 2013.
 
O resultado final será publicado a partir de 15 de junho de 2013, no site de inscrição.
 
Validade
A validade do concurso público será de 1 ano, prorrogável por mais 1 ano, contados a partir da publicação da homologação de seu resultado no Diário Oficial da União.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial da União, de 28 de março de 2013, pág. 26 a 28 e pode também ser acessado por meio do endereço: http://depsec.unifap.br/index.php?c=00713

Concurso UFAM 2013

A UFAM - Universidade Federal do Amazonas, está realizando concurso público para o provimento de 40 cargos na carreira do Magistério Superior. O edital normativo (n° 9/2013) encontra-se disponível no Diário Oficial da União, edição de 18 de março de 2013, págs, 33, 34, 35 e 36.
 
As oportunidades são para professores de diversas áreas de formação (leia abaixo) e a remuneração oferecida varia de R$ 3.594,57 a R$ 8.506,61.
 
Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de abril de 2013, das 9h às 11h e das 14h às 16h, na Universidade Federal do Amazonas, em Manaus - Divisão de Recrutamento e Seleção do Departamento de Recursos Humanos - DRH, situado no Bloco da Pró-reitoria para Assuntos Comunitários no Campus Universitário - Setor Norte - Av. Gen. Rodrigo Octávio Jordão Ramos, 3000 Bairro Coroado - CEP: 69.077-000.
 
Serão aceitas inscrições via SEDEX para todas as áreas desde que o pagamento da taxa de inscrição e a data da postagem tenham sido comprovadamente efetuadas até o dia 18 de abril de 2013 e enviadas exclusivamente para o endereço acima listado.
 
Taxas de inscrição:
Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva: R$ 71,89;
Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva com Especialização: R$ 81,81;
Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva com Mestrado: R$ 109,33;
Professor Auxiliar em regime de Dedicação Exclusiva com Doutorado: R$ 160,99.
 
Seleção dos candidatos
O processo seletivo será realizado em 04 etapas: 1ª - Análise do Pedido de Inscrição (sem participação dos candidatos e de caráter eliminatório); 2ª - Prova Escrita (de caráter eliminatório); 3ª - Prova Didática (de caráter eliminatório) que deverá ser realizada em sessão pública e gravada para efeito de registro e avaliação, e 4ª - Prova de Títulos.
 
As provas serão realizadas nas cidades de Itacoatiara/AM, João Pessoa/PB e Jaboticabal/SP.
 
As datas das provas serão divulgadas após a data de divulgação da Homologação dos Pedidos de Inscrição no endereço eletrônico www.proplan.ufam.edu.br/IndexConcurso.htm, clicando no banner CONCURSO PÚBLICO DOCENTE, pelo menos dez dias antes da realização da primeira prova.
 
A partir do dia 08 de maio de 2013 será divulgada a Homologação dos Pedidos de Inscrição.
 
Áreas de conhecimento
Os professores contratados atuarão na unidade acadêmica ICET/ITACOATIARA e deverão possuir formação nas áreas de Hematologia Clínica/Citologia Clínica, Química, Físico-Química, Ensino de Química/Química Geral, Engenharia Mecânica I e II, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Redes de Computadores, Arquitetura e Sistemas Operacionais/Programação para Dispositivos Móveis, Algoritmos e Estruturas de Dados Informática/Banco de Dados, Educação Matemática ou Ensino de Matemática, Análise Real, Física Matemática, Álgebra de Lie, Administração, Forragicultura e Pastagens/Produção de Monogástrico/Produção de Ruminante, Entomologia Agrícola/Zoologia Geral, Biologia Celular/Sistemática Vegetal/Plantas Ornamentais e Paisagismo, Avaliação e Perícia Rural/ Comunicação e Extensão Rural/Política e Desenvolvimento Agrícola, Nutrição Mineral de Plantas/Fisiologia Vegetal/Plantas Industriais, Tecnologia de Produtos Agrícolas/Fruticultura/Fitopatologia, Olericultura/Silvicultura/Sistemas Agroflorestais, Sensoriamento remoto aplicado à Agronomia/Conservação do Solo/Mecanização Rural, Culturas Anuais/Tecnologia de Produção de Sementes/Plantas Daninhas e seu controle, Desenho de Arquitetura/Construções geométricas/Esboço em Perspectiva/Materiais de Construção Civil, Geomorfologia/Mecânica dos Solos/Construção Civil, Engenharia Sanitária e sua relação com o Ambiente/Hidrobiologia/Biologia Sanitária, Sistemas de Abastecimento e Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, Qualidade da água/Microbiologia e parasitologia/Saúde Pública, Sistemas de Esgoto Sanitários e Hidráulicos, Gerenciamento em Resíduos Sólidos/Gerenciamento de Projetos, Poluição do Ar, Água e Solo/legislação Ambiental/Avaliação de Impacto Ambiental, Recursos Hídricos; Hidrologia e Ciências Econômicas.

Concurso UFAM

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) lançou o edital 08/2013 com a finalidade de realizar concurso para ocupação de 24 vagas para professores. Há oportunidades nos departamentos de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Construção/Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Gás e Petróleo, Direito Aplicado, Formação de Professores Indígenas, Língua e Literatura Portuguesa, Física, Ciências Fundamentais e Desenvolvimento Agrícola, Engenharia Agrícola e Solos.
 
Os candidatos devem ter pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado) e, se contratados, cumprirão carga horária que varia entre 20h e 40h semanais, por vencimentos que vão de R$ 2.411,00 a R$ 8.506,61.
 
As inscrições podem ser feitas até 15 de abril de 2013, nos departamentos referentes à disciplina de opção do candidato, localizados nos campi da UFAM, cujos endereços podem ser encontrados no site http://portal.ufam.edu.br.
 
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar formulário preenchido (encontrado também no site da UFAM, no link "concurso público docente"); além de currículo Lattes, cópias de identidade, RG e comprovante da taxa de inscrição paga com valores que vão de R$ 43,33 a R$ 160,99.
 
O processo seletivo ocorrerá em quatro etapas: análise do pedido de inscrição (de caráter eliminatório e sem participação do candidato), prova escrita, prova didática e prova de títulos. Somente após a conclusão e anúncio da etapa de análise do pedido de inscrição serão informadas as datas das outras fases do concurso, cabendo ao candidato acessar o Portal da UFAM para obter o calendário do concurso.
 
A data prevista para a homologação dos pedidos de inscrição será a partir de 30 de abril de 2013.

Concurso Caixa 2013

A Caixa Econômica Federal disponibilizou novo edital (01/2013/NS) para realização de concurso público, visando a contratação de 72 profissionais e também para a formação de cadastro reserva. As oportunidades são para os cargos de Médico do Trabalho (5 vagas) e Engenheiro Civil (67 vagas), distribuídas entre os polos do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo (Campinas, Bauru), Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e Ceará.
 
A remuneração para o cargo de Médico do Trabalho com 20 horas semanais é de R$ 4.158,00 e a exigência é graduação em Medicina, acompanhada de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), além de Especialização em Medicina do Trabalho. Já para disputar as vagas de Engenheiro, é necessário ter graduação/bacharelado em Engenharia Civil. A remuneração para este cargo chega a iniciais R$ 8.315,00 e a jornada será de 40 horas semanais.
 
Além do vencimento básico, os contratados terão direito às seguintes vantagens: participação nos lucros e nos resultados, possibilidade de participação em Plano de Saúde e em Plano de Previdência Complementar, auxílio Refeição/Alimentação e auxílio Cesta/Alimentação.
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente pela página da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br), no período entre 28 de março e 19 de abril de 2013, considerando o horário de Brasília. A taxa custa R$ 140,00 para Engenheiro Civil e R$ 97,00 para Médico do Trabalho.
 
A banca da Fundação Carlos Chagas avaliará os candidatos por meio de três etapas, a saber: Provas Objetivas e Provas Discursivas (1ª), Avaliação de Títulos (2ª) e Exames Médicos Admissionais (3ª). A primeira etapa está prevista para o dia 19 de maio de 2013 e as cidades de provas serão Brasília, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Vitória, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Bauru, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis (Engenheiro Civil), ou Manaus, Fortaleza, Florianópolis e São Paulo (Médico do Trabalho).
 
Da avaliação de títulos poderão participar os candidatos considerados habilitados na Prova Discursiva, para ambos os cargos.
 

Sesacre abre processo seletivo para médicos

O Diário Oficial do Estado do Acre publicou na edição de 11 de março de 2013, o edital de nº 011/2013 que abre o processo seletivo da Secretaria Estadual de Saúde do Acre, destinado à contratação de 162 médicos. Os profissionais selecionados irão atuar em regime temporário, nos serviços móveis ou de urgência e emergências de municípios do Acre, com vencimentos de até R$ 8.160,00, além de acréscimo por interiorização.
 
As vagas disponíveis são para médicos das especialidades clínica geral, anestesiologia, cancerologia cirúrgica, clínica e pediátria, cardiologia, cardiologia pediátrica, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia geral, cirurgia plástica, cirurgia pediátrica, ginecologia, entre outras.
 
Para concorrer, o candidato deve estar devidamente registrado no Conselho de Medicina da sua região e fazer a inscrição até 12 de abril de 2013 por meio do preenchimento de um formulário contido no edital, além de elaborar curriculum vitae para que seja enviado ­à Secretaria da Gestão Administrativa (Sag), endereçada na Avenida Getúlio Vargas, nº 232, Palácios das Secretarias, 2º andar, Centro - Rio Branco (AC). Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será desenvolvido em duas fases: a primeira por análise de curriculos e títulos (classificatória e eliminatória). A segunda etapa será por meio de uma entrevista (eliminatória), cuja data, hora e local serão informados pelo site www.diario.ac.gov.br.
 
O resultado final também será comunicado no mesmo portal, cabendo ao candidato acompanhar todas as informações e possíveis retificações no edital. O prazo do processo seletivo será de um (01) ano, contando a partir da data de homologação do resultado final.

Prefeitura de São Simão - SP lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Simão, Estado de São Paulo, abriu edital N° 001/2013 de processo seletivo, com a intenção de ocupar 25 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 870,00 a R$ 4.590,00 em carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A organização, aplicação e correção do certame serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda.

Cargos
As chances são para os cargos de Agente de Controle de Vetores, Fiscal, Técnico em Enfermagem, Educador de Creche, Professor de Ensino Fundamental – PEB II, Médico Clínico Geral, Médico Pediatra, Professor de Educação Artística – PEB III e Professor de Educação Física – PEB III.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 14 de abril de 2013. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 50,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data provável de 28 de abril de 2013, às 9h, em locais a serem
divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site
www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

Validade
A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Presidente Venceslau (SP) abre processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Venceslau, Estado de São Paulo, por meio da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda, publicou o edital N° 002/2013 de processo seletivo destinado ao preenchimento de 05 vagas mais cadastro de reserva para cargos de nível superior.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Bibliotecário, Coordenador do NASF, Fisioterapeuta, Médico Pediatra, Médico PSF, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Orientador Jurídico, Professor de Educação Física (Educação), Professor de Educação Física (NASF-Saúde) e Psicólogo. Os salários são de até R$ 8.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 05 de abril de 2013.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas provavelmente no dia 21 de abril de 2013, às 9 horas, em locais a serem divulgados por meio de edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site da Consesp, entre 13 e 18 horas da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do certame será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Canoinhas (SC) publica edital de processo seletivo

Em Santa Catarina, a Prefeitura de Canoinhas promove processo seletivo, por meio do edital Nº 01/2013/SMDSF, para contratação temporária de Assistente Social, Psicólogo e Educador Social Masculino. São ofertadas três (03 vagas) com salários de até R$ 2.553,10, por carga horária de 30 a 40 horas semanais.
 
Para os cargos de Assistente Social e Psicólogo, os candidatos devem ter formação de nível superior e para a função de Educador Social é exigido ensino médio completo.
 
As inscrições serão recebidas até 15 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família, situada na Rua 3 de maio, nº 142, Centro, Canoinhas- SC, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 15h30.
 
Seleção
O processo seletivo constará de prova escrita, que será aplicada provavelmente no dia 22 de abril de 2013, às 14h, nas dependências da Universidade do Contestado, localizada na Rua Roberto Elke nº 85 - Centro, Canoinhas - SC.
 
O edital na íntegra está disponível no Diário Oficial Eletrônico dos Municípios de Santa Catarina (1º/04/2013), a partir da página 26.

Prefeitura de Concórdia (SC) lança edital de processo seletivo

Concurseiros catarinenses interessados já podem se inscrever para o concurso público nº. 1/2013 da Prefeitura de Concórdia. O certame, que será executado pela empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes Ltda, oferece 19 vagas mais cadastro reserva de níveis fundamental, médio/magistério e superior, com salários de até R$ 11.815,25.
 
São reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Arquivista, Contador, Engenheiro Sanitarista, Médico, Auxiliar de Creche, Servente Braçal, Agente de Alimentação e Nutrição, Motorista de Veículo Pesado, Zelador, Operador de Escavadeira Hidráulica e Médico Comunitário - Clínico Geral.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 1º a 30 de abril de 2013, no site www.noroesteconcursos.com.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 40 e R$ 70,00.
 
Serão disponibilizados equipamentos com acesso à internet para os interessados em se inscrever no concurso, no horário das 08 às 11h30 e das 13h30 às 17h, no telecentro situado no terminal rodoviário municipal Prefeito Neudy Primo Massolini.
 
Prova
O certame será composto de prova escrita, prática, aptidão física e títulos. A prova escrita está prevista para ser realizada no dia 26 de maio de 2013, das 08 às 12 horas, em local a ser publicado no edital de homologação das inscrições, a partir do dia 15 de maio. O gabarito será divulgado a partir do dia 27 de maio de 2013, no site www.noroesteconcursos.com.br.
 
As provas práticas e de aptidão física serão realizadas provavelmente no dia 16 de junho de 2013, em locais e horários a serem divulgados a partir do dia 12 de junho de 2013, no órgão oficial de publicação do município e em jornal de circulação local. A apresentação dos títulos também deverá ser realizada na mesma data.
 
Validade
O concurso público será válido por 01 ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.

CEDEME - SP lança edital de concurso público

O Centro de Desenvolvimento do Portador com Deficiência Mental (CEDEME), na cidade de Itu, interior paulista, lançou o edital nº 006/2013, para comunicar a realização de concurso público com o intuito de contratar dez novos técnicos em enfermagem (nível médio). O vencimento oferecido é de R$ 1.028,74, mais R$ 306,00 por gratificação de incentivo, e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
  
As inscrições serão feitas entre os períodos de 15 a 19 de abril e de 22 a 26 de abril de 2013, das 9 às 15 horas, na sede do CEDEME, localizado na Rodovia Waldomiro Correa de Camargo,nº 55, Km 63, bairro Tapera Grande, Pirapitingui - Itu/SP. O valor da taxa de inscrição é de R$ 42,61.
 
Os candidatos interessados devem levar a ficha de inscrição, que consta no site www.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos/homepage/acesso-rapido/concursos-abertura-de-inscricoes/candidato/, com cópias de documentos de identificação, além de comprovante do curso de técnico em enfermagem e comprovação de registro no Conselho Regional de Enfermagem (como técnico) e curriculum vitae.
 
O concurso público constará de valoração de títulos e prova objetiva, a qual será aplicada na data provável de 26 de maio de 2013, na cidade de Itu/SP, em horários e locais que serão informados antecipadamente pelo site www.imprensaoficial.com.br.
 
As contratações serão feitas pela ordem de classificação, de acordo com as necessidades do CEDEME.

Prefeitura de Brunópolis (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Brunópolis, Estado de Santa Catarina, através do IOBV, abriu edital de processo seletivo n° 002/2013, destinado ao provimento de 02 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.550,44 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
- Alfabetizado: Motorista (I e II), Operador de Máquina (I e II) e Vigia;
- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde;
- Ensino Médio: Técnico em Enfermagem e Técnico em Saúde Bucal;
- Ensino Superior: Assistente Social, Fisioterapeuta, Médico, Psicólogo e Profissional de Educação Física.

Inscrições
As inscrições poderão ser feitas mediante procuração simples ou pessoalmente até o dia 15 de abril de 2013, no horário de expediente da Prefeitura Municipal de Brunópolis, das 8h30min às 12h e das 13h30 às 16h30, sito à Rua Armindo Leobet, 441, Centro, Brunópolis/SC. As taxas variam de R$ 25,00 para cargos de nível alfabetizado, fundamental e médio e de R$ 50,00 para cargos de nível superior.

Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas provavelmente no dia 28 de abril de 2013, no Município de Brunópolis /SC. A confirmação da data e as informações sobre horários, locais e distribuição dos cargos e candidatos por sala (ensalamento) serão divulgadas oportunamente por meio de edital próprio a ser publicado no mural oficial e site da Prefeitura (www.brunopolis.sc.gov.br) e no site www.iobv.com.br.

Os gabaritos serão disponibilizados no site www.iobv.com.br, em até 24 horas após a realização das provas.

Prefeitura de Tangará da Serra (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Tangará da Serra, cidade localizada a 240 km de Cuiabá, no Mato Grosso, abriu inscrições para realização doprocesso seletivo Nº. 001/2013 destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
A seleção oferece 28 vagas mais cadastro reserva, com salários que variam entre R$ 602,17 e R$ 3.079,97, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Médico (Intervencionista e Regulador), Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Motorista, Telefonista Auxiliar de Reg. Médica, Cozinheira, Farmacêutico, Auxiliar de Gestão, Assistente de Gestão, Serviços Gerais, Técnico de Raio X e Cozinheira.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas no site www.tangaradaserra.mt.gov.br até às 16 horas do dia 12 de abril de 2013. Os interessados que não dispuserem de acesso à internet, poderão se inscrever na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Antonio Hortolani, n°. 337 N, centro em Tangará da Serra – MT, das 07h às 10h e das 13h às 16h, de segunda à sexta-feira.
 
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 10,00 e 20,00;
Nível médio: R$ 30,00;
Nível superior: R$ 50,00.
 
Prova
A prova objetiva será realizada na data provável de 28 de abril de 2013, em locais que serão divulgados oportunamente na internet, nos sites www.tangaradaserra.mt.gov.br e www.diariomunicipal.com.br/amm-mt, a partir do dia 26 de abril de 2013.
 
O gabarito da prova objetiva será divulgado provavelmente no dia 30 de abril de 2013 e o resultado final será publicado a partir do dia 17 de maio de 2013.
 
O processo seletivo terá validade de 1 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Juína (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Juína, estado de Mato Grosso, publicou edital de processo seletivo nº. 001/2013, destinado ao provimento de 201 vagas. O quantitativo irá atender a necessidade de contrato temporário em substituição a servidores efetivos.
 
Cargos: Auxiliar de Sala - Educação Infantil, Professor (Pedagogia e Ens. Médio) e Técnico (Manutenção de Infraestrutura, Nutrição Escolar, Gestão Escolar, Transporte Escolar e Desportivo). A jornada de trabalho é de 20, 30 e 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo endereço eletrônico www.uniserratga.com.br até o dia 04 de abril de 2013.
 
O processo seletivo constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 20 de abril de 2013, em local e horário que serão informados mediante edital complementar, e prova de títulos, entre os dias 03 e 08 de abril de 2013.
 
O gabarito preliminar será divulgado a partir das 12 horas do dia seguinte à realização da prova objetiva, no quadro de avisos da Secretaria Municipal de Educação de Juína/MT, Jornal Oficial da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios) e nos sites www.diariomunicipal.com.br/AMM-MT e www.uniserratga.com.br.
 
O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a contar da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por mais 01 ano por ato do chefe do Poder Executivo.

FSNH de Novo Hamburgo abre seleção para médicos

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), no Rio Grande do Sul, abriu processo seletivo simplificado de nº 02/2013 para contratação de médicos, com atuação na entidade, UBS´s, UPA's e USF´s, por jornada de 220 horas mensais e salário que chega a R$ 11.686,82.
 
Vagas
No total, estão sendo disponibilizadas 36 vagas de trabalho para as especialidades de anesteseologia, emergência, clínica geral, pediatria, saúde coletiva, ortopedia e traumatologia, plantão de UTI, neonatologia e psiquiatria. Além da formação em medicina com a respectiva especialidade, os candidatos devem ter registro no conselho da classe.
 
Inscrições
As inscrições devem ser feitas até 08 de abril de 2013, exclusivamente pelo site www.fsnh.net.br. Não será cobrada taxa de inscrição, podendo o candidato se inscrever para mais de um cargo, desde que preencha o requerimento para as vagas que almeja.
 
Prova de Títulos
O processo seletivo constará de valoração de títulos e a publicação do resultado final está agendada para 16 de abril de 2013 no site da FSN. A convocação dos candidatos selecionados será feita em 17 de abril de 2013 e a contratação se dará em regime Celetista, pelo prazo de 12 meses, podendo ser renovado por período menor ou igual.
 
O edital completo pode ser acessado por este endereço: http://www.fsnh.net.br/assets/Edital_de_Abertura_PSS_02_2013.pdf

Vagas de estágio no INSS em Anápolis - GO

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Anápolis, estado de Goiás, divulgou edital para a realização do 1º processo seletivo destinado à formação de cadastro reserva, para estagiários de níveis médio e superior, visando o atendimento ao público na Gerência Executiva do INSS em Anápolis e em suas Agências de Previdência Social Subordinadas.
 
Os aprovados receberão bolsa-auxílio de até R$ 520,00 mais auxílio transporte.
 
Os interessados em se inscrever deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.ciee.org.br, até o dia 05 de abril de 2013 e entrega-las nos seguintes endereços:
 
Gerência Executiva do INSS em Anápolis e/ou na Agência de Previdência Social de Anápolis-Centro - Rua 15 de dezembro nº. 249, centro - cep: 75.024-070;

Agência de Previdência Social Catalão - Av. Mário Cerqueira Neto nº. 125, bairro São João - cep: 75.703-010;

Agência de Previdência Social Ceres - Praça João Pedroso nº. 216, centro - cep: 76.300-000;

Agência de Previdência Social Goianésia - Av. Goiás nº. 367, centro - cep: 76.680-000;

Agência de Previdência Social Goiás - Rua Doutor Couto Magalhães nº. 32, centro - 76.629-970;

Agência de Previdência Social Uruaçu - Av. Transbrasiliana nº. 142 Qd. Lt. 09-11, centro - cep: 76400-000;

Agência de Previdência Social Caldas Novas - Av. Coronel Bento Godoy Qd. 1 Lt. 30 nº. 58, centro - cep: 75.690-000;

Agência de Previdência Social Inhumas - Rua Joaquim Pedro Vaz nº. 400 A, centro - cep: 75.400-000;

Agência de Previdência Social Ipameri - Coronel João Vaz nº. 19, centro - cep: 75.780-000;

Agência de Previdência Social Minaçu - Rua 22 nº. 29, centro - cep: 76.450-000;

Agência de Previdência Social Niquelândia - Av. Brasil nº. 151, centro - cep: 76.420-00;

Agência de Previdência Social Pires do Rio - Rua Benedito Gonçalves Araújo, centro - cep: 75.200-000;

Agência de Previdência Social Porangatu - Rua 01 s/n vila Primavera, centro - cep: 76.450-000;

Agência de Previdência Social Goianira - Loteamento Vila Verdes Mares II - cep: 75.370-000;

Agência de Previdência Social Alexânia - Av. JK Qd. 138 C Lt. 02, Nova Alexânia - cep: 72.920-000;

Agência de Previdência Social Itaberaí - Rua 21 Qd. 34 Lt. 14, Jardim Cabral - cep: 76.630-000:

Agência de Previdência Social Jaraguá - Av. Diógenes Castro Ribeiro Qd. H Lt. 15, Jardim Vera Cruz - cep: 76.330-000;

Agência de Previdência Social Pirenópolis - Rua Marinheiro Qd. 10 Lt. 01 A, centro - cep: 72.980-970;

Agência de Previdência Social São Miguel do Araguaia - Av. José Silva Santos nº. 5, Vila São José - cep: 75.590-00;

Agência de Previdência Social Jussara - Rua MB2 Qd. 13 Lt. 01, Setor de Monções - cep: 76.270-000;

Agência de Previdência Social Itapuranga - Rua Xixa Qd. 05 Lt. 01 A4, setor Conde dos Arcos - cep: 76.680-000;

Agência de Previdência Social Piracanjuba - Rua Clineu de Araújo Qd. 04 Lt. 10 - cep: 75.640-000.
 
A seleção será realizada por meio de análise de documentação.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, a partir da data da homologação do resultado final, prorrogável por igual período.

Vagas de estágio no TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) lançou o edital do 2º processo seletivo para formar cadastro de reserva para estágio remunerado. Os selecionados farão jus a um bolsa mensal de até R$ 788,00, mais auxílio transporte, devendo cumprir jornada de 20 horas semanais.
 
Poderão participar do processo seletivo estudantes de nível superior e médio, vinculados a instituições públicas e privadas e regularmente matriculados, com frequência efetiva em cursos oficiais ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. São reservadas 10% das vagas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Inscrição e etapas da seleção
As inscrições serão realizadas gratuitamente até às 17 horas do dia 12 de abril de 2013, no site do CIEE - www.ciee.org.br.
 
O certame será constituído de prova objetiva, entrevista e avaliação de habilidades. A prova objetiva está prevista para ser realizada na data provável de 27 de abril de 2013, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de abril de 2013, no portal www.ciee.org.br. O gabarito será divulgado a partir do dia 29 de abril de 2013.
 
Os candidatos às vagas de deficiência que forem aprovados na primeira etapa deverão se apresentar nas instalações do CIEE, localizado no EQSW 304/504 LOTE 02, ED. ATRIUM, SUDOESTE-DF, das 9 às 17 horas (horário de Brasília), munido de laudo médico atualizado no prazo de 05 dias após a divulgação do resultado.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, podendo ser prorrogado a critério do Tribunal.

Concurso Instituto Clemente Ferreira

O Centro de Atenção Integral à Saúde "Clemente Ferreira", em Lins, cidade do interior de São Paulo, promove concurso público, por meio do edital Nº 007/2013, para o preenchimento de 01 vaga no cargo de Agente Técnico de Assistência a Saúde - Técnico de Reabilitação Física.
 
Os interessados devem ter Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física ou Esporte e registro no Conselho Regional de Educação Física - CREF. Conforme o edital, o candidato aprovado e nomeado irá cumprir jornada de trabalho de 30 horas semanais, com remuneração de R$ 1.269,02, acrescida de prêmio de incentivo de até R$ 600.
 
Inscrição
As inscrições, no valor de R$ 63,92, serão recebidas no período de 08 a 19 de abril de 2013, das 10 às 16 horas, na unidade detentora do certame, situada na Estrada Lins - Guaiçara, km 04. A ficha de inscrição poderá ser preenchida na página da Coordenadoria de Recursos Humanos (www.saude.sp.gov.br).
 
Seleção e Validade
O concurso público constará de prova objetiva, que será aplicada na data prevista de 19 de maio de 2013, e avaliação de títulos. As informações sobre local e data para encaminhamento dos títulos dos candidatos aprovados serão divulgadas em edital específico no Diário Oficial do Estado, logo após a publicação do resultado da prova.
 
O certame terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação, sendo prorrogável uma vez por igual período.

Prefeitura de Campinas (SP) abre 100 vagas para médicos

Com a finalidade de preencher 100 novas vagas de trabalho, a Prefeitura de Campinas, cidade localizada a 99 km da Capital, em São Paulo, abriu edital de processo seletivo N° 004/2013 para o cargo de médico. As chances são distribuídas nas áreas de Clínica Geral (75 vagas), Pediatria (20 vagas) e Psiquiatria (5 vagas), cujos salários vão até R$ 5.792,79.
 
Além do salário base, os profissionais também receberão os seguintes adicionais:

- Prêmio Produtividade, variando entre R$ 333,00 e RS 3.900,00, de acordo com o local e a jornada de trabalho;

- Adicional de Atendimento Emergencial, de acordo com o artigo 32, da Lei Municipal nº 12.985/07.
As inscrições são gratuitas e deverão ser efetuadas no período de 02 a 04 de abril de 2013, até às 23h59, exclusivamente via Internet, no endereço www.campinas.sp.gov.br.

De acordo com as informações disponibilizadas na ficha de inscrição, os candidatos serão pontuados pelo critério do tempo de formação na graduação em medicina e a formação complementar. Os títulos referentes à formação complementar somente serão pontuados se tiverem estrita relação com a especialidade para a qual o candidato tenha optado.

A classificação preliminar dos candidatos habilitados no certame será publicada em Diário Oficial do Município, podendo ser consultado através do endereço eletrônico www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial. A data prevista para esta publicação é 09 de abril de 2013.

O prazo de validade do certame será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso HEMOPE 2013

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) abriu edital de concurso público, com a intenção de preencher 111 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O certame será executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe).

De acordo com o edital, as oportunidades serão distribuídas da seguinte forma: 11 postos de trabalho para Hemomédico nas especialidades de Hematologia e Clínica Geral - Diarista, 25 para Hemotécnico Científico nas funções de Farmacêutico, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Psicólogo, 48 para Hemoassistente nas funções de Técnico de Enfermagem e de Técnico de Laboratório e por fim, 27 para Hemobásico - Auxiliar de Laboratório.

Segundo o edital, a jornada para Hemomédicos será de 20h semanais e/ou plantões de 12hX60h ou 24h. No caso de Hemotécnicos, Hemoassistentes e Hemobásico a carga semanal será de 30h e/ou por plantões de 12X60h.

De acordo com as insformações, a remuneração será de R$ 3.668,94 para Médicos diaristas e de R$ 5.995,00 para plantonistas. Para Farmacêutico, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Psicólogo o valor do salário será de R$ 1.497,63 em caso de diárias e de R$ 2.695,73 para plantões. Já para Técnico de Enfermagem e de Técnico de Laboratório os valores passam para R$ 696,57 para diarista e de R$ 905,54 para plantonista. Finalizando, vem a função de Auxiliar de Laboratório, que terá como vencimento a quantia de R$ 651,00 em caso de diária e de R$ 846,30 para plantão.

As inscrições serão realizadas de 15 de abril a 15 de maio de 2013, pelo endereço eletrônico www.upenet.com.br. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 150,00, de acordo com o cargo pretendido.

O certame será constituído de duas etapas de avaliação. A primeira será constituída de prova objetiva de conhecimentos 50 questões de múltipla escolha no dia 9 de junho, prevista para ser aplicada no Recife e nos municípios de Caruaru, Limoeiro, Arcoverde, Palmares, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. Na fase seguinte, os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos, com envio de documentação de 1º a 4 de julho de 2013.

Os locais e os horários de aplicação das provas serão divulgados na Internet, no site www.upenet.com.br, através do Cartão Informativo. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br após a conclusão da aplicação das provas.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final no Diário Oficial, podendo ser prorrogado, por igual período, a critério da Fundação Hemope.