Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Nove alimentos para aumentar sua imunidade

Frutas cítricas são ricas em vitamina C, antioxidante que
 aumenta a resistência do organismo
Transforme-os em aliados e deixe a saúde perfeita
 
Sua imunidade anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde?
 
Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo.
 
De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa.
 
A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo:
 
Frutas cítricas - Foto: Getty ImagesFrutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo
 
                  
Vegetais - Foto: Getty ImagesVegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo
 
 
Leguminosas - Foto: Getty ImagesCarne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico
 
 
Noz e castanha - Foto: Getty ImagesNoz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade
 
 
 
Tomates - Foto: Getty ImagesRico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo
 
 
 
Cogumelos - Foto: Getty ImagesO ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo
 
 
 
Comida Japonesa - Foto: Getty ImagesA castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo
 
 
 
Gengibre - Foto: Getty ImagesRico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo
 
 
 
Pimentas - Foto: Getty ImagesA pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções




Fonte Minha Vida

Ministério da Saúde lança cartilha para diagnóstico precoce do autismo

Nova política de saúde para portadores será distribuída em todo Sistema Único de Saúde
 
O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (2), data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Diretriz de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). A diretriz trará pela primeira vez uma tabela com indicadores do desenvolvimento infantil e sinais de alerta para que médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) possam fazer uma identificação precoce do autismo em crianças de até três anos. Os portadores de autismo chegam a representar 1% da população brasileira, de acordo com estimativas do Ministério.

A nova política será distribuída em todo o Sistema Único de Saúde, para que os profissionais possam ajudar a realizar o diagnóstico do autismo. A ideia é que no futuro esse material seja simplificado, para que as próprias famílias possam ajudar nesta identificação.

O autismo inclui um amplo espectro de sintomas. Portanto, uma avaliação única e rápida não pode indicar as reais habilidades da criança. O ideal é que uma equipe de diferentes especialistas a avalie. Eles podem avaliar características como:

- Comunicação
- Linguagem
- Habilidades motoras
- Fala
- Êxito escolar
- Habilidades de pensamento

Muitas vezes, as famílias relutam em fazer o diagnóstico porque se preocupam em rotular a criança. No entanto, sem o diagnóstico, a criança pode não receber os tratamentos e os serviços necessários e ser incluída no meio social.

Tratamento
Com a nova medida do Ministério da Saúde, as famílias de autistas poderão recorrer a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para buscar atendimento dos portadores do transtorno. Até então, não havia uma política de atendimento no governo para essas pessoas e as famílias eram obrigadas a recorrer a ONGs ou serviços de saúde mental em busca de ajuda.

Após o diagnóstico do paciente e a comunicação à família, inicia-se a fase do tratamento e da habilitação/reabilitação nos pontos de atenção da Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. O autismo implica em alterações de linguagem e de sociabilidade que afetam diretamente - com maior ou menor intensidade - grande parte dos casos. O paciente também pode sofrer limitação de suas capacidades funcionais e nas interações sociais, o que demanda cuidados específicos e singulares de acompanhamento médico, habilitação e reabilitação ao longo das diferentes fases da vida.

O tratamento começa logo após o diagnóstico na Rede de Cuidados à Saúde da Pessoa com Deficiência. Os casos com menor intensidade, inclusive, serão encaminhados para Centros Especializados de Reabilitação (CER) do SUS, enquanto os mais graves terão tratamento em centros específicos que serão habilitados pelo Ministério da Saúde. Hoje existem no País 22 CER em construção, 23 em habilitação e 11 convênios de qualificação para que entidades que já funcionam, passem a funcionar como CER.

Família pode estimular o convívio social do autista
O autismo não significa a ausência total de socialização da criança. Apesar de ser uma síndrome comportamental, com incentivos na medida certa e acompanhamento de especialistas, alguns dos padrões de comportamento podem ser revertidos. É importante lembrar, no entanto, que as habilidades de comunicação são prejudicadas em portadores dessa disfunção.
 
Conheça atitudes que os pais podem tomar para ajudar no desenvolvimento das crianças:
 
Criança sendo alfabetizada - foto: Getty ImagesEscolarização
Letícia Calmon explica que a inclusão é importante, mas o ideal é, inicialmente, fazer o treinamento dos professores e consultar profissionais capacitados para colaborar neste processo, como o psicólogo, o fonoaudiólogo, o terapeuta ocupacional e, em alguns casos, buscar também um acompanhamento pedagógico. "Cada criança deve ter um programa individualizado". A escolarização pode trazer benefícios, como a possibilidade de vivenciar situações sociais e ganhar independência.
                   
Criança brincando - foto: Getty ImagesBrinquedos e brincadeiras
Estimular a criança com autismo a compartilhar seus brinquedos e a brincar com outras crianças pode ajudar muito na interação social. "Os brinquedos para as crianças com autismo devem ser simples e estimular a criatividade", afirma o psicólogo Yuri Busin, mestrando em estudos do desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo. O mais importante é que os pais e os profissionais observem o nível de desenvolvimento da criança e escolham o brinquedo mais adequado ao nível cognitivo dela. Um psicólogo pode ajudar nessa escolha, já que a indicação presente nas embalagens dos brinquedos não se aplica à crianças com autismo.
 
Mão segurando recorte de papel em forma de família - foto: Getty ImagesConvívio com a família
A psicanalista Sônia Pires, da clínica Bem-me-Care, de São Paulo, explica que o primeiro desafio dos pais é aceitar as limitações do filho. "A ideia de um filho sem autismo deve ser abandonada e dar lugar à compreensão das dificuldades da criança", afirma. Estimular a convivência com outras crianças e adultos tanto no ambiente familiar quanto em outros lugares é uma maneira natural de treinar as habilidades sociais e integrar a criança: só não adianta deixá-la isolada, distante do movimento e das conversas.
 
Menina fazendo movimentos específicos com as mãos - foto: Getty ImagesLidando com o comportamento característico
Mexer as mãos sem parar, rodar objetos ou balançar o tronco para frente e para trás são alguns movimentos típicos do autismo.
 
Interrompê-los totalmente é difícil, mas o acompanhamento de um psicólogo pode contribuir para que os gestos diminuam e deixem de atrapalhar a criança.
 
Menina colocando a mesa com a mãe - foto: Getty ImagesAtribuindo tarefas
A realização de tarefas depende do nível de cognição e das potencialidades de cada criança. O psicólogo Yuri sugere que sejam propostas à criança tarefas como escovar os próprios dentes, pentear os cabelos ou colocar a mesa, por exemplo, elogiando o desempenho em cada atividade.

É interessante também que os pais estimulem as crianças, fazendo elogios ou criando sistemas de recompensas frente a um comportamento adequado, conhecido como reforço positivo. "Um modelo é a entrega de cartões: juntando dez, por exemplo, a criança ganha um presente ou agrado", explica o especialista.
 
Menino correndo - foto: Getty ImagesAtividade física
A psiquiatra Letícia explica que a presença de limitações físicas em pessoas com autismo não é comum. "Isso só acontece quando existem outros problemas associados, como as convulsões".
 
Caso não haja esse tipo de restrição, qualquer tipo de atividade física está liberada e vale a pena consultar um fisioterapeuta para definir qual o melhor esporte para o seu filho.
 
Troca de figuras - foto: Getty ImagesComunicação
Letícia Calmon explica que o mais importante é a criança se sentir apta para se comunicar, mesmo que não seja pela linguagem falada, mas por gestos, sinais e até mesmo pela troca de figuras (sistema chamado PECS) e isso deve ser usado tanto em casa quanto na escola. Para estimular a fala, o ideal é procurar o acompanhamento de um fonoaudiólogo.
 
Fonte Minha Vida

Grande parte da perda auditiva acontece no trabalho e no lar

Muitas pessoas podem pensar que a perda de audição ocorre durante acidentes ou quando a pessoa é exposta a ambientes extremamente barulhentos. Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia, entre 30% e 35% dos casos de perda de audição ocorrem em ambientes frequentados no cotidiano, como o local de trabalho ou o próprio lar.
 
“O problema é que a lesão auditiva causada por altos níveis de pressão sonora não acontece de um dia para o outro: ela é cumulativa”, explica a fonoaudióloga Isabela Gomes. Atualmente a perda da audição tem acontecido cada vez mais cedo na vida das pessoas, sendo causada por ruídos altos como os do trânsito, tocadores de mp3, boates, secadores de cabelo e televisões e sons com volume elevado.
 
Isabela ensina um método simples de verificar se o som do ambiente está alto demais e pode causar danos: “se por causa do som ambiente, seja no trabalho, em casa ou no lazer, você é obrigado a aumentar o tom de voz para falar e ser ouvido por alguém do seu lado, tenha certeza de que o barulho está alto demais”.
 
Se a pessoa suspeita que tenha um problema de audição ela deve procurar um especialista imediatamente. Isso é importante para que o médico verifique se realmente há um problema e oriente o paciente quanto à melhor forma que evitar a perda da audição.
 
Dados do IBGE mostram que cerca de 2 milhões de brasileiros têm deficiência auditiva e 9,7 milhões têm problemas para ouvir corretamente.
 
Fonte Ex-Libris Comunicação Integrada

Brasil investe menos em saúde do que países africanos

O Brasil é ainda um dos países que menos investe em saúde,
 8,7% do orçamento federal
O Brasil é o país onde a população paga mais caro pela saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde, os brasileiros pagam mais de 50% dos gastos do setor de saúde do próprio bolso, o que é uma contradição se levar-se em consideração que o país tem um sistema público de saúde “gratuito e universal”.
 
De acordo com dados da OMS, em 2011, das despesas com saúde 54% foram financiadas por gastos privados, enquanto que o governo financiou 46%. O Brasil é ainda um dos países que menos investe em saúde, 8,7% do orçamento federal. A média é inferior do que países como a Noruega (86%), Luxemburgo (84%), Grã-Bretanha (83%) e Japão (80%), além de Turquia (75%), Colômbia (74%), Uruguai (68%), e até mesmo países africanos, onde a média é de 10,6%. A média mundial de investimento em saúde é de 11,7%.
 
A saúde de cada cidadão custa ao governo brasileiro, em média, US$ 477 (R$ 954). A média mundial é de US$ 716 (R$ 1432). Na América do Sul, países como Argentina e Chile investem mais do que o Brasil, US$869 (R$1.738) e US$ 607 (R$ 1.214), respectivamente.
 
De acordo com especialistas, o sistema público de saúde brasileiro necessita de mais investimentos para cumprir o ideal de ser gratuito e universal, mas tendo qualidade.
 
Fonte BBC

Planos de saúde cobrem só cesárea em parte dos hospitais

Partos agendados são irracionais", diz presidente da Sogesp
Mulher deve redobrar a atenção na hora de escolher a operadora
 
Para o presidente da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo), César Eduardo Fernandes, contratos entre planos de saúde e maternidades que preveem apenas partos agendados são “irracionais”. A situação de gestantes que se surpreendem ao descobrir que seus planos não cobrem parto normal em determinados estabelecimentos conveniados — mas apenas cesáreas agendadas — foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo. “
 
— Não vejo como uma maternidade possa aceitar apenas internações com hora marcada. Não é de sua natureza”.
 
Segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), os planos com cobertura obstétrica têm a obrigação de colocar à disposição opções de hospital ou maternidade que ofereçam o serviço de parto normal. Porém, “é permitido que existam contratos com determinados estabelecimentos que incluam apenas a opção de ‘emergência/urgência’ ou apenas a opção de ‘internação”, segundo a agência.
 
Por causa desse tipo de brecha, a mulher deve redobrar a atenção na hora de escolher a operadora e observar se as maternidades onde gostaria de ter o bebê aceitam determinado plano para parto normal. “
 
Com relação à prática de não atendimento a partos normais, recomendamos que a denúncia seja feita ao Conselho Federal de Medicina (CFM)”, diz a ANS.
 
A Maternidade São Luiz, que atende planos que não dão cobertura para internação via pronto-socorro, afirma que, em situações de emergência, presta o atendimento a todas as pacientes, possuindo ou não plano de saúde.

“Prestamos o atendimento obstétrico aos conveniados, de acordo com as regras contratuais previamente estabelecidas, independentemente do tipo de parto.”
 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 
Fonte R7

Mãe acende cigarro para criança na China

Reprodução blog Shangai Style File
Mãe acende cigarro para o filho em Xangai, na China, neste domingo (31)
Cena "perturbadora" foi registrada por jornalista de moda em Xangai
 
Uma mãe foi vista acendendo um cigarro para seu filho em um parque considerado familiar, em Xangai, na China, neste domingo (31).
 
A informação foi publicada pela jornalista de moda Shangai Style File em seu blog nesta terça-feira (2).
 
De acordo com a jornalista, seus amigos tentaram intervir, mas os pais do menino "apenas se divertiam" com a cena.
 
— Meu queixo caiu quando a mãe entregou um cigarro e acendeu para ele. Ela sorria enquanto ele fumava. E depois, rolou de rir quando a criança caiu no chão ao se sentir enjoado.
 
Apesar da cena "perturbadora" que presenciou, Shangai disse que não poderia deixar de compartilhar.
 
Fonte R7

Laboratório testa bactérias em comida que cai no chão

BBC
Reportagem da BBC testa qualidade de alimentos que caem no chão
Alimentos ficam completamente cheios de bactérias em apenas cinco segundos
 
Um pesquisador britânico resolveu testar a crença comum de que se um alimento que caiu no chão for pego de volta em poucos segundos, não há risco à saúde em consumi-lo.
 
Acompanhado pela reportagem da BBC, o pesquisador Ronald Cutler, da Universidade Queen Mary, em Londres, decidiu verificar o nível de contaminação.
 
O professor de biomedicina pegou um pedaço de pizza, um de maçã e uma torrada com manteiga e os deixou cair em superfícies diferentes, onde ficaram por apenas cinco segundos.
 
Depois ele analisou a quantidade de micróbios nos alimentos.
 
De volta do laboratório, Cutler mostrou que os três alimentos ficaram cobertos de bactérias.
 
Além disso, para provar que o alimento representa um risco à saúde não importa o tempo que fica caído, foi testado um pedaço de alimento que ficou no chão por menos de um segundo. Mesmo assim, ele foi contaminado.
 
Fonte R7

OMS quer erradicar a poliomielite até 2014

Mas ainda há obstáculos a superar, como a violência contra os vacinadores
 
Uma nova estratégia para erradicar a poliomielite em todo o mundo busca reforçar a segurança dos vacinadores, que precisam enfrentar a violência em alguns países, e eliminar os focos da doença até o final do próximo ano, indicaram nesta terça-feira autoridades sanitárias.
 
O novo plano, aprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), foi planejado para aproveitar os progressos contra esta doença e garantir um mundo livre da pólio até 2018.
 
A estratégia foi anunciada em Washington na sede da Fundação Bill e Melinda Gates, cujo objetivo número um é combater esta doença contagiosa, também conhecida como paralisia infantil, e que afeta principalmente o sistema nervoso da criança.
 
Mas ainda há obstáculos a superar, como acabar com a violência contra os vacinadores na Nigéria e Paquistão e levantar os cinco bilhões de dólares necessários para os próximos seis anos, indicaram os pesquisadores da Gpeis (Iniciativa Global para a Erradicação da Pólio).
 
Na Nigéria e no Paquistão, as autoridades acusam a vacina de conter carne de porco, cujo consumo é proibido pelo Islã, ou de tornar estéreis aqueles que a recebem, o que alimenta rumores de um complô ocidental para impedir a reprodução dos muçulmanos.
 
A poliomielite, que já foi um flagelo global, agora é endêmica em apenas três países, e as autoridades da saúde buscam sua erradicação.
 
Apesar dos recentes ataques mortais a postos de vacinação na Nigéria e no Paquistão, estes dois países e o Afeganistão conseguiram em 2012 vacinar mais pessoas e reduzir os casos de poliomielite, segundo a GPEI.
 
No ano passado foram registrados apenas 223 casos de poliomielite no mundo, em comparação com 650 em 2011.
 
Afeganistão, Nigéria e Paquistão estão "no caminho para acabar com a transmissão (da doença) até o final de 2014", disse o GPEI em um comunicado. Segundo o texto, será cumprido se as tendências atuais forem mantidas e os desafios de segurança não tiverem um impacto duradouro sobre as operações.
 
Reforçar a segurança nos postos de vacinação, realizar campanhas mais curtas, trabalhar com os líderes da comunidade muçulmana para que apoiem a vacinação contra a poliomielite e destacar a neutralidade política dos vacinadores são alguns dos elementos-chave da estratégia de vacinação.
 
Outra mudança importante no âmbito deste plano é eliminar o uso da vacina oral contendo vírus enfraquecido da poliomielite, substituindo por uma vacina injetável, com vírus inativo.
 
A estratégia requer que a mudança seja concluída em 2019 ou 2020. No entanto, isso exigirá que as autoridades de saúde encontrem uma vacina acessível e que os vacinadores recebam treinamento.
 
Fonte R7

Associação oferece palestra gratuita sobre zumbido no ouvido - HOJE

Médica especialista explicará em encontro sobre a doença e seus tratamentos
 
Ouvir diariamente barulhos que se assemelham a apitos, chiados ou sons de insetos, que podem ser: cigarras, grilos, abelhas, ou ainda a água da cachoeira e sons similares a sirenes, motores e panelas de pressão, traz muito incômodo.
 
Chamada popularmente de tinnitus, o zumbido não é uma doença única, mas de sinal de alerta que algo está errado, dentro ou fora do ouvido. Existem diversas questões que podem levar um indivíduo a ter zumbido e os mais comuns são: perda auditiva, pressão alta, colesterol alto, diabetes, maus hábitos alimentares, depressão e bruxismo, entre outros.
 
Para ensinar aos portadores como conhecer melhor o sintoma e ter informações de qualidade sobre zumbido, a Apidiz (Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido) oferece uma palestra nesta quarta-feira (3) com o tema Tipos Comuns e Raros de Zumbido: Como é o seu? que será ministrado pela médica otorrinolaringologista Tanit Ganz Sanchez, que tem livre-docência pela USP e é diretora-presidente do Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latinoamericano especializado em zumbido, e fundadora da APIDIZ.
 
Segundo a especialista, o sintoma pode ser permanente ou temporário, mas é possível reconquistar qualidade de vida mesmo nos piores casos.
 
— Nosso primeiro objetivo é desmistificar o zumbido e contradizer o fato de que não existe tratamento, pois isso não é verdade. Existem formas de tratar e reduzir muito o sintoma, dependendo da frequência. O importante é saber que duas pessoas com zumbido podem ter causas diferentes, impactos diferentes na qualidade de vida e, logicamente, tratamentos diferentes. Isso só pode ser bem definido depois de uma investigação individual e minuciosa para ver as causas de cada zumbido. São realizados exames para confirmar o diagnóstico e só a partir daí é que ocorre a orientação personalizada para os tratamentos.
 
Serviço
 
Data: 03 de abril de 2013
 
Horário: 15h às 16h30
 
Local: Grupo de Apoio Nacional a Pessoas com Zumbido — avenida Padre Pereira de Andrade, 353, Alto de Pinheiros, São Paulo
 
Quem preferir, pode assistir à palestra pelo site twitcasting.tv/zumbidonoouvido
 
Fonte R7

Queda do hormônio do sono está vinculado a risco maior de diabetes

A secreção menor de melatonina, hormônio que favorece o sono, está vinculada a um risco maior de diabetes em adultos (tipo 2), destacou nesta terça-feira um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).
 
"É a primeira vez que se constata um vínculo entre a secreção noturna de melatonina e o risco de diabetes tipo 2", destacou o doutor Ciaran McMullan, pesquisador do Brigham and Women's hospital de Boston, um dos autores do estudo.
 
"Espero que este estudo leve a outras pesquisas para examinar os efeitos da secreção de melatonina sobre o organismo e o papel deste hormônio no metabolismo da glicose e no risco de diabetes", acrescentou.
 
Os níveis de melatonina, produzida pelo cérebro durante o sono, estão em seu nível mais elevado durante a noite, o que permite regular o ritmo biológico.
 
Para este estudo, os cientistas identificaram 370 mulheres da mesma raça e idade, que desenvolveram diabetes tipo 2, e outras 370 de um grupo de controle sem qualquer sintoma da doença. Eles descobriram que os participantes diabéticos tinham baixo nível de melatonina durante a noite em comparação com o grupo sadio.
 
Segundo estes especialistas, níveis baixos de melatonina à noite dobram o risco de desenvolver diabetes em comparação com níveis elevados.
 
O vínculo foi confirmado depois de se levar em conta outros fatores de controle que favorecem a diabetes, como obesidade, histórico familiar ou estilo de vida, como a dieta alimentar, a prática de exercícios físicos, o tabagismo ou a duração do sono.

Fonte R7

Concurso HEMOPE 2013

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) abriu edital de concurso público com a intenção de preencher 111 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior. O certame será executado pelo Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE) e terá validade de 02 anos a contar da data da homologação de seu resultado final.
 
De acordo com o edital, as oportunidades estão distribuídas entre os seguintes postos de trabalho: Hemomédico (11 vagas) nas especialidades de Hematologia e Clínica Geral - Diarista, Hemotécnico Científico nas funções de Farmacêutico, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Psicólogo (25 vagas), Hemoassistente nas funções de Técnico de Enfermagem e de Técnico de Laboratório (48) e por fim, Hemobásico - Auxiliar de Laboratório (27 vagas).
 
Remunerações e jornadas
A jornada para os Hemomédicos contratados será de 20 horas semanais e/ou plantões de 12hX60h ou 24h. No caso dos Hemotécnicos, Hemoassistentes e Hemobásicos a carga semanal será de 30h e/ou por plantões de 12X60h.
 
A remuneração será de R$ 3.668,94 para Médicos diaristas e de R$ 5.995,00 para plantonistas. Para Farmacêutico, Biomédico, Enfermeiro, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta e Psicólogo o valor do salário será de R$ 1.497,63 em caso de diárias e de R$ 2.695,73 para plantões. Já para Técnico de Enfermagem e de Técnico de Laboratório os valores passam para R$ 696,57 para diarista e de R$ 905,54 para plantonista. Finalizando, vem a função de Auxiliar de Laboratório, que terá como vencimento a quantia de R$ 651,00 em caso de diária e de R$ 846,30 para plantão.
 
Inscrições e avaliação dos candidatos
As inscrições serão realizadas de 15 de abril a 15 de maio de 2013, pelo endereço eletrônico www.upenet.com.br. As taxas variam de R$ 50,00, R$ 80,00, R$ 100,00 e R$ 150,00, de acordo com o cargo pretendido.

O certame será constituído de duas etapas de avaliação. A primeira será a realização de prova objetiva de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada provavelmente no dia 9 de junho, em Recife e nos municípios de Caruaru, Limoeiro, Arcoverde, Palmares, Garanhuns, Salgueiro e Petrolina. Na fase seguinte, os inscritos serão avaliados por meio de prova de títulos, destinada apenas aos concorrentes ao cargo de Hemo-médico aprovados na 1ª etapa, de caráter apenas classificatório, com envio de documentação de 1º a 4 de julho de 2013.

Os locais e os horários de aplicação das provas serão divulgados na Internet, no site www.upenet.com.br, através do Cartão Informativo. O gabarito preliminar das provas será divulgado após a conclusão da aplicação das provas.

FSNH de Novo Hamburgo abre seleção para agentes de saúde

A Fundação de Saúde Pública (FSNH) da cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, instituição vinculada à Prefeitura Municipal da cidade, publicou o edital de seleção nº 03/2013 para realização de contratação temporária de agentes comunitários de saúde. São oferecidas 26 vagas para o cargo, que poderão ser preechidas por candidatos com ensino fundamental completo.
 
As vagas são para as seguintes áreas: Área 01 - USF Getúlio Vargas, Área 02 - USF Getúlio Vargas, Área 03 - USF Getúlio Vargas, Área 15 - USF Rondônia, Área 17 - USF Rondônia, Área 18 - USF Boa Saúde, Área 19 - USF Boa Saúde, Área 21 - USF Roselândia, Área 22 - USF Roselândia, Área 25 - USF Lomba Grande. O salário é de R$ 835,97 (acrescido de R$ 180, referente ao auxílio alimentação) por uma jornada de trabalho de 200 horas mensais.
 
Os interessados devem fazer a sua inscrição até 12 de abril de 2013, pessoalmente ou por procuração, no endereço da Recepção da DGA da FSNH, sito à Rua Afonso Celso, nº 83 - Bairro Operário em Novo Hamburgo/RS, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
O processo seletivo será feito por meio de uma prova teórico-objetiva, que será aplicada na data provável de 14 de abril de 2013. O local e o horário em que vai ser realizada a avaliação serão informados aos candidatos no ato da inscrição.
 
O resultado final do processo seletivo será publicado em 24 de abril de 2013, por meio do site da FSPH (ww.fsnh.net.br), ou na sede da FSNH, sediada na Av. Pedro Adams Filho, n. 6520, Bairro Operário, Novo Hamburgo/RS.
 
O Edital completo pode ser lido a partir do endereço: http://www.fsnh.net.br/assets/Edital_de_Abertura_PSS_03_2013_ACS.pdf

Prefeitura de São Domingos (BA) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de São Domingos, Estado da Bahia, através da empresa Seleta, lançou edital N° 01/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 51 vagas, sendo 02 imediatas e 49 para cadastro de reserva para os cargos de Agente de Endemias e Agente Comunitário de Saúde (nível médio). O salário é de R$ 678,00 em carga horária de 40 horas semanais.

Fica reservado o percentual de 5% das vagas disponibilizadas para o cargo, no certame para os candidatos portadores de necessidades especiais em função compatível com a sua aptidão.

As inscrições presenciais ficarão abertas em dias úteis, até o dia 26 de abril de 2013, na Prefeitura Municipal, Praça Izaque Pinheiro nº 110, Centro, na cidade de São Domingos, das 08 às 12 e das 14 às 17 horas, de segunda à sexta - feira ou no site www.seletaconcursos.com.br. A taxa será de R$ 30,00.

As provas serão realizadas na data prevista de 19 de maio de 2013, no Município de São Domingos e a entrega de títulos com prazo de até 48 horas após a publicação do resultado da Prova Objetiva ocorrerá em data, horário e local a ser publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal e através da Internet no endereço eletrônico www.seletaconconcursos.com.br.

O gabarito parcial será publicado 24 horas após prova objetiva.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, contados da data da publicação de sua homologação, podendo, antes de esgotado, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal, por ato expresso do seu Prefeito.

SES (SC) abre processo seletivo

A Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (SES) lançou o edital nº 10/2013 de processo seletivo com o objetivo contratar médicos que prestem serviço na maternidade Darcy Vargas, na cidade de Joinville. São quatro 04 vagas disponíveis para as especialidades de ginecologia e obstetrícia, cujos salários são de R$ 7.074,23 por uma jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Inscrições
Os candidatos devem fazer a sua inscrição até 12 de abril de 2013 pelo site www.saude.sc.gov.br, onde consta formulário para preenchimento. Após esta etapa, a documentação completa, como cópias de documentos, certificado de formação em Medicina, formulário preenchido, dentre outros, deve ser levado à sede da maternidade Darcy Vargas, localizada na Rua Miguel Couto, 44 - Anita Garibaldi Joinville - SC.
 
O interessado ainda pode entregar a documentação na sede da SES, localizada à Rua Esteves Júnior 160, 3° andar, Centro - Diretoria de Gestão de Pessoas - Florianópolis/SC. 
 
Seleção
O processo seletivo se dará por valoração de títulos e a homologação do resultado será publicada no Diário Oficial do Estado e no site www.saude.sc.gov.br.

SEDS - MG lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado de Defesa Social, em Minas Gerais, por meio da Superintendência de Recursos Humanos, lançou vários editais de processo seletivo, destinados à formação de cadastro de reserva em diversas funções. Serão contratados assistentes e analistas executivos para atuar nas unidades prisionais das cidades de Juiz de Fora, Patrocínio, Barão de Cocais, Caeté, Conceição das Alagoas, João Pinheiro, Matozinhos, Nova Lima, Paracatu, Sete Lagoas, Ubá, Unai, Varginha e Araçuai. O salário chega a R$ 1.528,07, por jornadas de trabalho de até 40 horas semanais.

Para o cargo de assistente executivo de defesa social, a exigência é ensino médio completo e curso técnico de Enfermagem e Saúde Bucal. Já para analista executivo de defesa social, os candidatos devem ter nível superior completo em Psicologia, Serviço Social, Direito ou Odontologia.
 
Inscrições
Os interessados devem fazer a sua inscrição até 05 de abril de 2013, munido de cópia de documentos de identificação, titularização e formulário devidamente preenchido, o qual pode ser encontrado no site da SEDS (www.seds.mg.gov.br).
 
A documentação deverá ser entregue na sede do Departamento de Recursos Humanos da SEDS, Diretoria de Recrutamento e Seleção, Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, Edifício Minas, 5º andar - CEP: 31.630-900. Os horários de atendimento são das 9h às 12h e 13h às 16h.
 
A documentação também será recebida nas seguintes unidades prisionais:
 
- Juiz de Fora/ Hospital de Toxicômanos Padre Wilson Vale da Costa, Rua Diva Garcia, nº 3351, Bairro Linhares - CEP 36.060-300 Juis de Fora/MG, no horário de 8h às 16h.

- Patrocínio/Penitenciária Deputado Expedito de Faria Tavares - PDEFT, localizada na Estrada do Córrego Feio, s/nº, KM 04, Zona Rural - CEP 38.740-00 Patrocínio (MG), Setor de Recursos Humanos. Os horários de atendimento são das 8h às 12h e das 13h às 17h.

- Barão de Cocais/Penitenciária de Barão de Cocais, Estrada do Itajuru, nº350 - Bairro Dois Irmãos - CEP 35.970-000 - Barão de Cocais/MG, no horário de 9h às 18h e procurar por Carlos Roberto.

- Caeté/Presídio de Caeté, na Rua Barão do Rio Branco, nº 668 - Bairro Chapada - CEP 34.800-000 - Caeté/MG, no horário de 8h às 12h e de 15h às 17h e procurar por Alessandro ou Juliana.

- Conceição das Alagoas/Presídio de Conceição das Alagoas, Rua Whady Nassif, nº 65, Bairro Centro, Cep 38.120-000 - Conceição das Alagoas/MG, no horário de 9h às 12h e de 13h às 17h.

- João Pinheiro/Presídio de João Pinheiro, Rodovia MG 181, KM 214 - Bairro Fazenda Alegre - CEP 38.770-000 - João Pinheiro/MG, no horário de 8h às 11 e de 12H às 17h e procurar por Helen Cristina.

- Matozinhos/Presídio de Matozinhos, AV. Bento Gonçalves, nº 249 - Bairro Centro - CEP 35.720-000 - Matozinhos/MG, no horário de 8h às 17h e procurar por Cintia.

- Nova Lima/Presídio de Nova Lima, Coronel Aristides, nº 100 - Bairro Centro - CEP 34.000-000 - Nova Lima/MG, no horário de 8h às 16h e procurar por Wanderson Santana.

- Paracatu/Presídio de Paracatu, Rua Contagem, s/nº - Bairro Paracatuzinho - CEP 38.600-000 - Paracatu/MG, no horário de 8h às 11 e de 12H às 17h e procurar por Herivelton José.

- Sete Lagoas/Presídio de Sete Lagoas, Rua Promotor José Costa, s/nº - Bairro Santa Felicidade -CEP 35.700-000 Sete Lagoas/MG, no horário de 8h às 16h.

- Ubá/Presídio de Ubá, Rua Antenor Machado, nº 316, Centro, CEP 36.500-000 – Ubá/MG, no horário de 9h às 14h.

- Unai/Presídio de Unai, Rua Buritis, s/nº - Centro – CEP 38.610-000 – Unai/MG, no horário de 8h às 11h e de 13h às 17h, no Setor de Departamento Pessoal.

- Varginha/Presídio de Varginha, Avenida Eugênio Paiva Ferreira, nº 255 – Bairro Padre Vítor – CEP 37.048-340 – Varginha/MG, no horário de 8h às 16h.

- Araçuai/Presídio de Doutor Carlos Vitoriano, Av. Luiz Gonzaga Pereira, nº931, Bairro Itatiaia, Cep 39.600.000- Araçuai/MG, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h.
 
Lembrando ainda que, o candidato tem até 09 de abril de 2013, para entregar a documentação, juntamente com a ficha de inscrição.
 
Provas
O processo seletivo será feito em três etapas: análise curricular, comprovação de idoneidade e condulta ilibada (investigação social) e avaliação psicológica. As datas para realização de cada uma das etapas serão comunicadas no site da SEDS.
 
A validade desse processo seletivo será de um (01) ano, a contar da data de publicação do edital.

Prefeitura de Igarapava (SP) abre vagas

Ainda dá tempo de se inscrever no concurso público (edital 01/2013) e processo seletivo (01/2013) da Prefeitura Municipal de Igarapava, Estado de São Paulo. O certame disponibiliza oportunidades para os cargos de Agente Comunitário, com oferta de 01 vaga mais Cadastro Reserva (CR), e Operador de Máquinas, que visa à formação de CR.
 
Ambos os cargos exigem nível médio e oferecem remuneração de até R$ 988,37, para cumprir jornada de 40 horas semanais. As inscrições prosseguem até o dia 08 de abril de 2013, exclusivamente, via internet, no endereço eletrônico www.consultoriaegp.com.br. A taxa é de R$ 35,00.
 
As provas objetivas serão realizadas no dia 28 de abril 2013, na EMEF Alfredo Cesário de Oliveira, situada à Rua André Ribeiro de Mendonça, n° 467 - Vila Gomes - Igarapava-SP. O gabarito das provas objetivas estará à disposição dos interessados a partir das 18 horas do dia de aplicação das provas, no site de inscrições.
 
Apenas para o cargo de Operador de Máquinas será aplicada Prova Prática de Direção Veicular, na data prevista de 19 de maio de 2013.
 
A validade destes certames será de 01 ano, contado da homologação final dos resultados, podendo, inclusive, haver prorrogação por igual período, a critério do prefeito municipal.

Concurso Prefeitura de Princesa - SC

A Prefeitura de Princesa, Estado de Santa Catarina publicou edital n° 001/2013 de concurso público, com o objetivo de ocupar 12 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A seleçãao está sendo conduzida pela empresa AMEOSC e os salários oferecidos são de até R$ 4.422,35.

Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Odontólogo, Psicóloga, Engenheiro Civil, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos e Obras, Operador de Equipamento, Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista e Agente Comunitário de Saúde. A carga horária será de até 40 horas semanais

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 16 de abril de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito a Rio Grande do Sul, 494, Centro de Princesa – SC, no setor de Recursos Humanos.

Taxas
R$ 100,00 - Ensino Superior;
R$ 50,00 - Ensino Médio;
R$ 40,00 - Ensino Fundamental.

Provas
As provas serão realizadas na data prevista de 27 de abril de 2013, das 08h30 às 11h30, nas dependências da Escola Municipal Renascer, Rua Sete de Setembro, Centro - no município de Princesa (SC).

Validade
O concurso público terá validade por até 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Mondaí - SC

A Prefeitura de Mondaí, Estado de Santa Catarina, abriu edital de concurso público N° 002/2013, destinado ao provimento de 07 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 11.207,52, em carga horária de 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Médico Clínico Geral- ESF, Odontólogo - ESF, Farmacêutico/ Bioquímico, Agente Comunitário de Saúde, Médico Veterinário, Motorista, Borracheiro e Operador de Máquinas.
 
Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 09 de Abril de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito à Avenida Lajú, 420, Centro de Mondaí – SC, no setor de Recursos Humanos.

Taxas
R$ 30,00 - Ensino Fundamental;
R$ 50,00 - Ensino Médio;
R$ 100,00 - Ensino Superior.

Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão na modalidade objetiva, de títulos e objetiva/prática. A prova objetiva será aplicada a todos os candidatos no dia 13 de Abril 2013, das 08h30 às 11h30, nas dependências da Escola Elizabeth Ramminger, Rua Antas nº 557, Bairro Antas, no município de Mondaí (SC), podendo ser transferida em parte para outro local complementar, dependendo do número de candidatos inscritos. O gabarito oficial será divulgado na data prevista de 15 de abril de 2013.

O concurso público terá validade por até 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Serra - ES abre processo seletivo

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, divulgou o edital Nº 001/2013 de processo seletivo, com intuito de preencher 30 vagas para o cargo de Médico, distribuídas entre as funções de Clínico (23) e Pediatra (07), mais formação de cadastro de reserva. A jornada de trabalho será de 20 horas semanais, com remuneração de até R$ 6.192,48, acrescida de benefícios.
 
Para realizar a inscrição o interessado deve comparecer na Superintendência de Recursos Humanos, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, nº. 5416, Portal de Jacaraípe, Serra - ES, no período de 03 a 09 de abril de 2013, das 8 às 17 horas.
 
O certame será realizado em etapa única, com avaliação de currículo e de títulos. O resultado final deste processo seletivo será publicado no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal da Serra, www.serra.es.gov.br.

Prefeitura de Santa Helena - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Santa Helena, no Estado de Santa Catarina publicou edital de processo seletivo N° 001/2013, destinado à contratação temporária de 01 Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental completo). O salário será de R$ 815,00, com carga horária de 40 horas semanais e a seleção está sob a responsabilidade da empresa AMEOSC.

As inscrições, no valor de R$ 30,00, seguem abertas até o dia 04 de abril de 2013, das 08horas às 11h30min e das 13h30min às 17h00min, nos dias úteis, junto ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Santa Helena, sito a Rua Dom Feliciano, 476, Centro, Município de Santa Helena (SC).

As provas serão realizadas provavelmente no dia 20 de Abril de 2013, das 08h30min às 11h, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica Cinderela, sito a Rua Pedro Ivo Hickmann, s/n, no Município de Santa Helena -SC.

O gabarito será divulgado na data provável de 22 de abril de 2013, a partir das 14h. Já a divulgação do Resultado Final de Classificação dos candidatos aprovados por função será na data prevista de 30 de abril de 2013, a partir das 14hmin.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Princesa (SC) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Princesa, Estado de Santa Catarina, por meio da AMEOSC, lançou edital de processo seletivo N° 002/2013, destinado ao preenchimento de postos temporários de níveis fundamental e médio. As vagas são para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Operador de Equipamento e Vigia.
Os salários oferecidos são variados de R$ 805,90 a R$ 1.388,82 por carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições estarão abertas até o dia 24 de abril de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito a Rio Grande do Sul, 494, centro de Princesa – SC, no setor de Recursos Humanos.

Taxas
R$ 50,00 - Ensino Médio;
R$ 40,00 - Ensino Fundamental.

Provas e Gabaritos
As provas serão aplicadas a todos os candidatos provavelmente no dia 04 de maio 2013, das 08h30 às 11h30, nas dependências da Escola Municipal Renascer, Rua Sete de Setembro, Centro - no município de Princesa (SC).

O gabarito será divulgado na data provável de 06 de maio de 2013, a partir das 14h. Já o resultado final será publicado provavelmente no dia 13 de maio de 2013, após às 16h.

Validade
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Anchieta - SC publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Anchieta, Estado de Santa Catarina, através da empresa AMEOSC, abriu edital n° 002/2013 de processo seletivo, com oferta de 04 vagas mais cadastro de reserva para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 12.545,00 e a carga horária de 40h semanais.

Cargos
As chances são para profissionais de Serviços Gerais (SEGER), Técnico Profissional (TEPRO) e Técnico Científico (TECIE).

Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 12 de abril de 2013, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, nos dias úteis, na Prefeitura Municipal de Anchieta – SC.

Taxas
R$ 30,00 - Ensino Fundamental – 1º Grau;
R$ 50,00 - Nível Técnico;
R$ 70,00 - Ensino Superior – 3º Grau.

Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será aplicada a todos os candidatos no dia 27 de abril de 2013 das 8h30 min às 11h, nas dependências do Centro Municipal de Educação, município de Anchieta, Estado de Santa Catarina. O gabarito será divulgado na data prevista de 29 de abril de 2013, às 10 horas.
 
O certame terá validade de 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano.

Prefeitura de Santa Luzia D’Oeste (RO) abre processo seletivo

Com oferta de 38 vagas de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santa Luzia D’Oeste, no Estado de Rondônia, lançou edital nº. 001/2013 para realização de processo seletivo. A jornada de trabalho é de 20, 25 ou 40 horas semanais, com vencimento de até R$ 1.500,00.
 
Ficam reservadas às pessoas portadoras de necessidades especiais o percentual de 10% das vagas oferecidas.
 
Funções
Professor (Pedagogia e Educação Física), Agente Administrativo, Motorista de Veículos Pesados/Leves, Farmacêutico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Operador (Pá Carregadeira e Escavadeira), Artífice de Pedreiro e Psicólogo.
 
As contratações serão feitas por meio de contrato regido pelo regime CLT, pelo prazo de até 12 meses, não podendo ser prorrogado.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 03 de abril de 2013, na sede de Prefeitura de Santa Luzia D’Oeste/RO, situada na Av. Sete de Setembro, 2370, Centro, das 7 às 12 horas.
 
Prova
O certame será constituído de análise de currículo e de títulos, além de prova prática, apenas para as seguintes funções: operador de máquinas pesadas retroescavadeira, operador de máquinas pesadas pá carregadeira, motorista de veículos leves, motorista de veículos pesados e motorista de veículos pesados.
 
Os títulos deverão ser entregues no ato da inscrição.
 
A prova prática está prevista para ser realizada a partir das 8 horas do dia 15 de abril de 2013, no Pátio da Prefeitura de Santa Luzia D’Oeste-RO, situado no Palácio Catarino Cardoso, Rua Sete de Setembro Nº 2370 – Centro Santa Luzia D’Oeste/RO – Fundos.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 02 de abril de 2013, pág. 39 a 45

SEDS (MG) abre processo seletivo

Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS, lançou três editais (078, 087 e 092/2013) de processo seletivo visando a formação de quadro reserva para a função de Analista Executivo de Defesa Social, com lotação nas unidades prisionais das cidades de Formiga, Poços de Caldas e Visconde do Rio Branco.

Profissionais com formação de nível superior poderão optar por cargos como o de Dentista, Enfermeiro e Analista Técnico Jurídico. Os salários para essas ocupações variam de R$ 1.216,36 a R$ 1.528,07, com carga horária de 30 horas semanais.
 
Inscrição
Os candidatos deverão efetivar sua inscrição, no período de 02 a 04 de abril de 2013, no site da www.sedes.mg.gov.br e realizar o cadastro preenchendo a Ficha de Inscrição com seus dados pessoais. A ficha de inscrição deverá ser salva antes de ser impressa, obedecendo ao prazo descrito acima. Em seguida, o candidato deverá entregar a ficha de inscrição juntamente com a documentação exigida no edital, nos dias 02,03,04,05,08 e 09 de abril de 2013.

A documentação deverá ser entregue na sede do Departamento de Recursos Humanos da SEDS, Diretoria de Recrutamento e Seleção, Cidade Administrativa - Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº, Bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG, Edifício Minas, 5º andar - CEP: 31.630-900. Os horários de atendimento são das 9h às 12h e 13h às 16h. A documentação também será recebida nas seguintes unidades prisionais:

- Formiga/Penitenciária de Formiga, Rua Alto do Pequi, nº 350 – Bairro Agua Vermelha – CEP 35.570-000 – Formiga/MG, no horário de 8h às 17h, Setor: Portaria.

- Poços de Caldas/Presídio de Poços de Caldas, Rua da Saudade, nº 169, Bairro Campo da Mogiana – CEP 37.701-331 – Poços de Caldas/MG, no horário de 13:30h às 16h.

- Visconde do Rio Branco/Presídio de Visconde do Rio Branco, Avenida São João Batista, nº 133, Centro, CEP 36.520-000 – Visconde do Rio Branco/MG, no horário de 10h às 18h.
 
Processo de seleção
O processo seletivo será constituído em três etapas: análise curricular, comprovação de idoneidade e condulta ilibada (investigação social) e avaliação psicológica. As datas para realização de cada uma das etapas serão comunicadas no site www.sedes.mg.gov.br.

Após a análise dos currículos, a SRHU disponibilizará no sítio eletrônico da SEDS www.seds.mg.gov.br no link do referido Processo Seletivo, os Atos de Resultados dos candidatos Classificados e Desclassificados.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será, para efeito de contratação, de 1 (um) ano a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração Pública.

Prefeitura de Urupá - RO abre vagas

A Prefeitura do município de Urupá, estado de Rondônia, lançou edital de processo seletivo nº 002/13 visando o preenchimento de 02 vagas para o cargo de Enfermeiro Generalista (nível superior) , com jornada de trabalho de 40 horas semanais e vencimento de até R$ 2.852,97.
 
Para participar do processo o interessado deve se inscrever do dia 04 a 10 de abril de 2013, das 07 às 13 horas, de segunda à sexta-feira, na Secretaria Municipal de Saúde, localizado a Rua Otávio Pedro de Oliveira, 2060, Urupá – RO.
 
No ato da inscrição deverá ser apresentada e/ou entregue a seguinte documentação:
Currículo;
Diploma ou comprovante de Graduação Superior na área a qual estiver concorrendo no certame;
Cédula de Identidade Civil;
Cadastro de Pessoa Física – CPF;
Registro no Conselho de Classe competente.
 
A seleção dar-se-á por meio da avaliação de títulos. O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da homologação do resultado final.
 
O edital do certame encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 02 de abril de 2013, pág. 49 a 51.

Prefeitura de Belmonte - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Belmonte, Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo n° 01/2013 destinado ao preenchimento de 01 vaga temporária, conforme a necessidade, e à formação de reserva técnica. As oportunidades são para profissionais de nível superior, médio e fundamental, com salários variados de R$ 339,00 a R$ 2.255,89 para jornada de 20 e 40 horas semanais.
 
Os cargos disponíveis são Auxiliar de Serviços Gerais, Monitor de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Motorista, Farmacêutico, Fisioterapeuta e Agente de Saúde.
 
O certame será realizado sob a responsabilidade da AMEOSC e as inscrições estarão abertas até o dia 23 de abril de 2013, das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito a Rua Engº Francisco Passos, 133, Centro, Município de Belmonte (SC). As taxas variam de R$ 30,00, R$ 50,00 e R$ 80,00, de acordo com o nível de escolaridade.
 
As provas serão aplicadas a todos os candidatos no dia 04 de maio de 2013, das 08h30 às 11h30, nas dependências da Escola Municipal de Educação Básica João Revers, na Avenida Getúlio Vargas s/n, no Município de Belmonte –SC.
 
O gabarito será divulgado na data provável de 06 de maio de 2013, a partir das 14 horas. Já a divulgação do resultado final será no dia 15 de maio de 2013, após às 16h.
 
O certame terá validade por 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de João Dourado (BA) abre processo seletivo

A Prefeitura do município baiano de João Dourado divulgou o edital de processo seletivo nº. 002/2013, que prevê a contratação de 17 profissionais para atender às demandas da Secretaria Municipal de Saúde. Os cargos disponíveis são Motorista (fundamental) e Técnico de Enfermagem (inscrição no COREN da Bahia). A remuneração pode chegar a R$ 823,00.

Inscrições
As inscrições serão recebidas até o dia 05 de abril de 2013, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Saúde. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos:
 
Currículo;
Comprovação de escolaridade;
RG;
CPF;
Comprovante de votação eleitoral;
Carteira de inscrição no COREN;
CNH categoria D;
Atestado de residência;
Curso para condutor - SAMU;
Declaração de tempo de serviço assinada pelo órgão empregador.
 
O processo seletivo será constituído de redação e entrevista. Os candidatos farão redação provavelmente no dia 06 de abril de 2013, das 08:00 às 12:00, na Escola Antonia da Silva Dourado, situada à rua Alano Viana, sn, centro. Já a entrevista está prevista para o dia 08 de abril de 2013, na Secretaria de Saúde, das 08 às 12 horas.
 
O resultado será divulgado a partir do dia 09 de abril de 2013.
 
A íntegra do edital encontra-se no Diário Oficial do Município, de 01 de abril de 2013, pág. 007 a 12.

Prefeitura de Bauru - SP abre concurso público

A Prefeitura de Bauru, Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da Administração, publicou edital N° 01/2013 de concurso público destinado ao provimento de 02 vagas para cargo de Técnico em Gestão Administrativa e Serviços - Técnico de Segurança do Trabalho (nível técnico) com salário de R$ 1.419,88 em carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.bauru.sp.gov.br, das 9h00min. do dia 23 de abril às 16h00min. do dia 10 de maio de 2013, (horário de Brasília/DF). A taxa é de R$ 20,00.

A Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, valendo 100 (cem) pontos, prevista para realizar-se no dia 16 de junho de 2013, será composta por 40 questões objetivas de múltipla escolha com 04 alternativas cada uma, sendo considerada apenas 01 alternativa correta, e sua aplicação terá duração de 03 (três) horas.

O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de sua Homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da Administração Pública.

IFF – RJ abre processo seletivo

O Instituto Federal Fluminense (IF Fluminense), no Estado do Rio de Janeiro, publicou o edital 029/2013 de processo seletivo que visa o provimento de 17 vagas para as funções de Professor Substituto e Professor Temporário, os quais terão atuação nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Campos-Centro, Macaé, Quissamã e Itaperuna.
 
Para Professor Temporário são oferecidas 13 vagas em diversas áreas como Biologia, Eletroeletrônica, Física, Libras, Telecomunicações, entre outras. Já para Professor Substituto são oferecidas 04 vagas para as seguintes áreas: Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Química. Os salários são de R$ 1.914,58 para 20 horas semanais e R$ 2.714,89 para 40 horas.
 
Os interessados poderão fazer suas inscrições até o dia 10 de abril de 2013, das 8h às 18h, mediante entrega de documentação em qualquer campus do IFF e pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 25,00.
 
O certame compreende duas etapas: a Análise de Currículo e a Prova de Desempenho Didático.
 
A prova de Desempenho Didático valerá 70 pontos e será realizada provavelmente nos dias 24 de abril para os 10 (dez) primeiros classificados de cada área e 25 de abril de 2013 para os demais, com início às 09 horas.
 
O prazo de validade do certame será de 01 ano a contar da data de homologação do resultado no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com os interesses da Instituição.

Concurso COREN - PA

O Conselho Regional de Enfermagem do Pará (COREN/PA) está promovendo o concurso público 01/2013 com intuito de ampliar o quadro de pessoal da instituição. São oferecidas 28 vagas imediatas e também será formado cadastro reserva de pessoal.
 
Cargos
As oportunidades são para Técnico Administrativo (com exigência de nível médio), Fiscal, Analista de Tecnologia da Informação, Contador e Administrador (nível superior). Os contratados terão direito a remuneração de até R$ 4.926,44 por carga horária de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão efetivar suas inscrições no período entre 15 horas do dia 05 de abril e 16h do dia 17 de maio de 2013, mediante acesso ao site www.fadesp.org.br. A taxa de inscrição varia de R$ 70 para os cargos de nível médio e R$ 90 para as funções de nível superior.
 
O edital de abertura está disponível na sessão de Concursos do site da FADESP, onde também podem ser adquiridos o Formulário de Pessoas com Deficiência (PcD) e o Formulário de Isenção.
 
Seleção
As provas objetivas serão aplicadas provavalmente no dia 02 de junho de 2013 para todos os cargos. Haverá avaliação de títulos apenas para as funções que exigem escolaridade de nível superior.
 
O resultado final do Concurso Público será homologado pelo Coren-PA, e publicado aviso no Diário Oficial do Estado do Pará, bem como divulgado no endereço eletrônico de inscrição.

Justiça Federal de Pernambuco abre vagas de estágio

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) abriu edital de processo seletivo para o provimento de vagas do quadro de estagiários de nível superior. São 48 vagas destinadas para os cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Jornalismo, Direito, Engenharia Civil, Informática (Área de Sistemas) e Informática (Área de Infraestrutura de Redes).

O estágio será remunerado mediante a concessão de auxílio financeiro equivalente ao valor de R$ 767,25, mais auxílio transporte diário de R$ 7,00 e seguro contra acidentes pessoais.

As inscrições, no valor de R$ 25,00, serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site www.sustente.org.br e www.jfpe.jus.br, até o dia 16 de abril de 2013.

As provas serão realizadas na data prevista de 28 de abril de 2013, no Recife - PE, em local e horário, informados por meio dos sites de inscrição. A divulgação do gabarito preliminar será a partir do dia 30 de abril de 2013 e o resultado final do concurso será divulgado na data prevista de 16 de maio de 2013.

O certame poderá ter sua validade prorrogada por mais 01 ano, a critério da Administração.

SEGER - ES lança edital de processo seletivo

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo (SEGER) abriu edital n° 10/2013 de processo seletivo para o preenchimento de 300 vagas, entre postos imediatos e formação de cadastro de reserva, para o cargo de Assistente de Gestão (ensino médio). A carga horária a ser cumprida será de 40 horas semanais e a remuneração é de R$ 1.550,00.
 
As vagas são distribuídas para as cidades de Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Viana e Guarapari (211); Baixo Guandu (6); Barra de São Francisco (3); Cachoeiro do Itapemirim (38); Colatina (25); Jerônimo Monteiro (04); Linhares (02); São José do Calçado (05) e São Mateus (14).
 
As inscrições serão realizadas através do site www.seger.es.gov.br, no período 02 a 09 de abril de 2013, observado o fuso-horário de Brasília - DF.
 
O certame será realizado em etapa única - Prova de Títulos (eliminatória e classificatória) e terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a partir da data de divulgação do resultado final.
 
 

Concurso Sanepar 2013 - Editais e Inscrição

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lançou mais dois editais (02 e 03/2013) de concurso público para preenchimento de vagas imediatas e futuras. As oportunidades são para candidatos que possuam formação técnica ou superior, os quais serão avaliados pela banca da Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (COPS/UEL).
 
Ambos os certames destinam vagas para pessoas com deficiência e afrodescendentes, com percentuais de 5 a 10% do total de vagas oferecidas.
 
Cargos
De acordo com o Edital 02/2013, estão previstas 31 vagas e a formação de quadro reserva para os cargos de técnico ambiental, técnico de agrimensura, técnico de contabilidade, técnico de instrumentação, técnico de segurança do trabalho, técnico eletrônico, técnico em edificações, técnico em eletromecânica, técnico em eletrotécnica, técnico em mecatrônica, técnico em transações imobiliárias, técnico mecânico e técnico químico.
 
Além das vagas para técnico, também estão previstas 18 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível superior, aptos a ocuparem os cargos de administrador, advogado, arquiteto urbanista, biólogo, bioquímico, contador, economista, engenheiro agrônomo, engenheiro ambiental, engenheiro cartográfo, engenheiro civil, engenheiro de controle e automação, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro florestal, engenheiro mecânico, engenheiro químico, engenheiro sanitarista, geólogo, geógrafo, médico do trabalho e químico.
 
Já o Edital 03/2013 destina-se à formação de cadastro de reserva para diversas cidades do Paraná, nas especialidades de técnico em informática e técnico em telecomunicações, bem como para analistas de informática, cuja formação de cadastro reserva objetiva atender Curitiba, em diversas áreas de conhecimento.
 
Os cargos técnicos oferecem salários de R$ 2.000,00. Nos cargos profissionais, os salários variam de R$ 3.518,00 a R$ 5.771,65. Além do salário, a empresa oferece auxílio alimentação (R$ 638,21), vale-transporte, possibilidade de adesão aos planos de saúde e de previdência complementar.
 
Inscrição e seleção dos candidatos
Os interessados podem efetivar suas inscrições até o dia 02 de maio de 2013 por meio do site www.cops.uel.br. A taxa é de R$ 50,00 para especialidades de nível técnico/nível médio, e de R$ 100,00 para especialidades de nível superior.
 
A prova objetiva para todas as especialidades será realizada no dia 23 de junho de 2013, nas localidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.
 
O concurso 02/2013 tem validade de dois anos e o certame 03/2013 terá validade de um ano, porém existe a possibilidade de serem prorrogados.
 

Edital / Publicações

Humor: Pode liberar o medicamento...

Sensação de fome pode proteger o cérebro contra doença de Alzheimer

Sinais hormonais intermediários entre estômago vazio e percepção da fome no cérebro atuam contra o declínio cognitivo
 
A sensação de fome em si pode proteger o cérebro contra a doença de Alzheimer, de acordo com pesquisadores da University of Alabama em Birmingham, nos EUA.
 
Os resultados do estudo em ratos sugerem que sinais hormonais intermediários entre um estômago vazio e a percepção da fome no cérebro podem atuar de forma eficaz contra o declínio cognitivo relacionado à idade da mesma maneira que a restrição calórica.
 
 
A restrição calórica é um regime em que um indivíduo consome menos calorias do que a média, mas não tão pouca que fica desnutrido. Estudos em muitas espécies sugeriram que isso pudesse proteger contra doenças neurodegenerativas e prolongar o tempo de vida, mas o efeito não foi confirmado em ensaios clínicos com humanos.
 
Esforços para entender como o corte de calorias pode proteger o cérebro têm crescido cada vez mais com o aumento das mortes por doença de Alzheimer e porque os melhores tratamentos disponíveis apenas retardam o início em um subgrupo de pacientes.
 
Autores argumentam que sinais hormonais são os intermediários entre um estômago vazio e a percepção da fome no cérebro, e que eles podem atuar de forma eficaz contra o declínio cognitivo relacionado à idade da mesma maneira que a restrição calórica.
 
"Este é o primeiro trabalho a mostrar que a sensação de fome pode reduzir a doença de Alzheimer em um modelo do rato da doença. Se os mecanismos forem confirmados, a sinalização hormonal da fome pode representar uma nova maneira de combater a doença de Alzheimer, por si só ou combinada com a restrição calórica", afirma a pesquisadora Inga Kadish.
 
A equipe teoriza que sentir fome cria um estresse leve, que, por sua vez, aciona vias metabólicas de sinalização que ataca os depósitos de placas conhecidos por destruir as células nervosas em pacientes de Alzheimer. A ideia é um exemplo da teoria hormese, onde estressores prejudiciais, como a fome, são classificados como bons quando experimentados em menor grau.
 
Para estudar a sensação de fome, a equipe analisou os efeitos do hormônio grelina, que é conhecido por criar a sensação de fome. Eles usaram uma forma sintética de grelina em forma de pílula, que permitiu controlar a dosagem de tal forma que os ratos tratados com grelina sentiram fome leve.
 
Se pudesse ser desenvolvido, o tratamento que afeta a sensação de fome pode ajudar a retardar o declínio cognitivo sem condenar as pessoas a uma vida de fome. Restrição calórica não seria tolerável para muitas pessoas, a longo prazo, mas a manipulação da sensação de fome pode ser.
 
A pesquisa
O estudo examinou se a sensação de fome, na ausência de restrição calórica, pode combater o Alzheimer ou não em ratos geneticamente modificados para ter três mutações genéticas conhecidas por causar a doença em humanos.
 
Camundongos do estudo foram divididos em três grupos: um que recebeu "grelina sintétic"; um segundo que sofreu restrição calórica e um terceiro grupo que foi alimentado normalmente.
 
A equipe analisou a capacidade de cada grupo para lembrar, o seu grau de patologia de Alzheimer e seu nível de ativação de células imunes potencialmente prejudiciais.
 
Os resultados mostraram que, em ratos com mutações da doença de Alzheimer humana, tanto no grupo tratado com a grelina sintética quanto o grupo submetido à restrição calórica, o desempenho foi melhor em um labirinto de água (teste padrão usado para testar a memória) do que em ratos alimentados normalmente.
 
Ratos que receberam a grelina sintética encontraram a plataforma escondida 26% mais rápido do que os ratos controle e aqueles com restrição calórica o fizeram 23% mais rápido do que os ratos controle.
A equipe descobriu ainda uma redução de 67% no acúmulo de proteína beta amiloide em ratos com restrição de calorias em comparação com os ratinhos controle, e uma redução de 48% dos depósitos amiloides em ratos tratados com a grelina sintética.
 
"A grelina sintética utilizada no estudo não se presta ao uso clínico e não desempenha um papel na prevenção futura da doença de Alzheimer. Ela foi concebida para provar que a sensação de fome em si pode combater o Alzheimer num mamífero. O próximo passo é entender exatamente como isso acontece para projetar um tratamento futuro", conclui Kadish.
 
Fonte isaude.net