Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 6 de abril de 2013

Nestlé prevê que água engarrafada substituirá refrigerante nos EUA

Por volta de 70% do aumento das vendas de água engarrafada nos últimos dez anos ocorreu em detrimento dos refrigerantes
 
A água engarrafada será a bebida preferida dos americanos "em cinco ou seis anos", disse nesta quinta-feira, em Washington, o presidente da empresa Nestlé Waters North America.

"As vendas (de água) subiram 7% no ano passado, a alta mais expressiva em seis anos", afirmou Kim Jeffery durante uma entrevista coletiva, enquanto as de refrigerantes caíram paralelamente 1%.

"A tendência se reforça e se acelera, visto que o consumo de refrigerante atravessa um mau momento", acrescentou.

Por volta de 70% do aumento das vendas de água engarrafada nos últimos dez anos ocorreu em detrimento dos refrigerantes, afirmou.

Jeffery minimizou o impacto de uma campanha promovida por defensores do meio ambiente para proibir a venda de água engarrafada em campus universitários por considerar nociva a embalagem plástica.

Nas escolas, os professores doam garrafas reutilizáveis aos alunos, que também podem encher nas fontes.

Em 1º de janeiro passado, a cidade de Concord, próxima a Boston, no estado de Massachusetts (nordeste), se tornou a primeira dos Estados Unidos a proibir a água engarrafada.

A Nestlé Waters North America, filial da gigante suíça da alimentação Nestlé, representa a metade da água engarrafada vendida nos Estados Unidos.
 
Fonte Correio Braziliense

Pesquisadores descobrem moléculas que barram o avanço do câncer

Novas moléculas desenvolvidas por cientistas norte-americanos
 são capazes de retardar o crescimento de tumores cerebrais
 e o avanço da leucemia
Os cientistas criaram estruturas sintéticas capazes de controlar leucemia e tumores no cérebro. A descoberta pode ajudar no desenvolvimento de novos remédios contra as doenças
 
Novas moléculas desenvolvidas por cientistas norte-americanos são capazes de retardar o crescimento de tumores cerebrais e o avanço da leucemia. As descobertas foram relatadas em dois artigos publicados hoje na revista científica Science.
 
Cada trabalho descreve uma molécula sintética desenhada em laboratório capaz de inibir a ação de duas enzimas específicas, conhecidas como IDH1 e IDH2, que agem diretamente na evolução das doenças. Os resultados sugerem que, ao focar nessas enzimas, seria possível chegar a novas estratégias terapêuticas que influenciariam na diferenciação das células cancerígenas.
 
Mutações pontuais no código genético das células podem moldar importantes funções do organismo e levar ao desenvolvimento de uma série de tumores malignos. Algumas vias desse processo já são bem definidas, mas cada tumor tem sua única particularidade de vias de mutação e alterações genéticas.
 
Os isocitratos desidrogenase 1 e 2 (IDH1 e o IDH2) são pontos ativos nos genes que conhecidamente, ao serem alterados, levam à transformação celular que origina os tumores cerebrais e a leucemia, respectivamente. Originalmente, o IDH é uma enzima que converte alguns dos produtos celulares para garantir o funcionamento normal da célula.
 
No primeiro artigo, feito por uma equipe do laboratório americano Agios Pharmaceuticals liderada por Fang Wang, os cientistas descrevem uma molécula pequena, conhecida como AGI-6780, desenvolvida por eles e capaz de inibir as formas mutantes do gene IDH2.
 
Fonte Correio Braziliense

Tinta de cabelo e cigarros podem causar doenças no fígado

Tanto a tinta de cabelo quanto o cigarro estão conectados com o desenvolvimento de doenças no fígado, segundo um novo estudo.
 
A cirrose primária biliar (PBC) é um tipo de doença progressiva, auto-imune, e o ambiente no qual cada pessoa vive pode interferir no seu desenvolvimento. A doença causa entupimento nos dutos de bile, inflamação, danos no tecido e cirrose irreversível.
 
A pesquisa, que envolveu mais de 5 mil pessoas, mostrou que doenças auto-imunes, como artrite reumatóide, eram mais comuns naqueles com PBC, assim como aqueles com histórico familiar.
 
Dos pacientes analisados na pesquisa, 63% fumavam ou fumaram em algum ponto de sua vida. E 37% das mulheres analisadas pintavam seu cabelo – apesar disso, os cientistas ainda estão tentando descobrir qual é o componente da tinta de cabelo que causa a doença. Mas pesquisas anteriores mostraram que um ácido presente em tinta de cabelo e em esmalte para unhas poderia estar envolvido.
 
Os dados também mostraram que, dos pacientes, poucos bebiam álcool regularmente, indicando que o álcool pode não ser um fator determinante do desenvolvimento da PBC.
 
Fonte Live Science

Tratamentos contra a acne podem causar problemas intestinais

A isotretionoína pode ser a causa da doença inflamatória intestinal
 em um pequeno número de pacientes em tratamento de acne grave
A acne por si só já é um fardo bastante difícil para os jovens carregarem. Agora, um estudo prova que antibióticos comumente prescritos para ajudar a controlar casos graves podem, em um número muito pequeno de pacientes, levar à doença inflamatória intestinal.
 
Ainda assim, segundo os pesquisadores, os distúrbios intestinais ligados ao tratamento da acne são um resultado raro. No entanto, estudos anteriores sugeriram que a droga isotretinoína, vulgarmente conhecida pela marca Accutane, pode ser a causa da doença inflamatória intestinal em um pequeno número de pacientes em tratamento de acne grave.
 
90% dos adolescentes e jovens batalham contra a acne em algum ponto de suas vidas. Drogas da família das tetraciclinas são os antibióticos mais comumente prescritos para o tratamento de acne grave. Eles limitam cicatrizes e o surto de espinhas. São extremamente eficazes e têm sido usados há anos.
 
Para descobrir o quão relacionado os dois problemas estavam, os pesquisadores analisaram os registros médicos de mais de 94 mil adolescentes britânicos e jovens adultos com diagnóstico de acne, entre 1998 e 2006.
 
Eles descobriram que o uso a longo prazo de antibióticos parece dobrar o risco de desenvolver a doença inflamatória intestinal. Dos 207 casos de doença inflamatória intestinal diagnosticada entre os 94.487 pacientes no estudo, 152 (0,26% de todos os indivíduos) estavam tomando um dos três comumente prescritos antibióticos baseados em tetraciclina e 55 (0,14%) não.
 
A associação foi, provavelmente, a mais pronunciada em termos da doença de Crohn, um subgrupo. A doença de Crohn é uma inflamação do revestimento do tubo digestivo, que pode levar à dor abdominal, diarréia e desnutrição severa.
 
Segundo os pesquisadores, o risco potencial deve ser considerado quando se prescrever o medicamento. É possível, por exemplo, que o risco de doença inflamatória intestinal está relacionado com a biologia da acne em si, e não aos tratamentos para a condição.
 
Tanto as doenças intestinais quanto a acne severa causam nas pessoas muitas preocupações sobre sua saúde, sua aparência e como isso funciona na sociedade, por isso eles também tem um risco aumentado de depressão.
 
Os investigadores acreditam que esta pesquisa abre caminho para um cuidadoso estudo que deve considerar o uso de antibióticos. Segundo eles, a doença intestinal é um resultado raro, mas comum o suficiente para precisar ser prevenido sobre a tomada de decisões e mudar a prática clínica.

Fonte Reuters

Pneuziunhos podem causar incontinência urinária

Incontinência é certamente um problema muito incômodo. A pessoa urina durante o sono sem ter a chance de acordar e ir ao banheiro para fazê-lo dignamente. A frequência com que isso acontece varia de caso para caso.
 
Enquanto alguns sofrem apenas ocasionalmente, há pessoas que são acometidas todas as noites pela incontinência. Cientistas estão relacionando o acúmulo de gordura no corpo (consequentemente, a adoção de hábitos alimentares não saudáveis) à chance maior de ter incontinência.
 
Um levantamento analisou 2060 mulheres em Boston (Massachussets, EUA), e se comparou peso, altura, medidas corporais (como quadril, cintura, etc.), com sintomas de descontrole urinário no sono. O resultado: não importa o peso, e sim a quantidade de gordura saturada (a chamada “gordura ruim”), para que se aumentem os índices de incontinência. A incontinência esteve 20% mais presente entre mulheres que consumiam gorduras saturadas acima da taxa recomendada.
 
E isso não está restrito a pessoas obesas, como se pode pensar. Entre mulheres magras, o contraste entre as que têm taxas altas de gorduras saturadas e as que não têm é ainda mais forte no efeito sobre a chance de incontinência.
 
O motivo dessa relação ainda não é muito claro, mas os pesquisadores têm teorias. A mais aceita diz que a relação entre as duas coisas passa por uma terceira: substâncias inflamatórias no sangue. Estudos recentes mostram que inflamações no sangue ameaçam o bom funcionamento do aparelho urinário. E as calorias a mais promovem essa inflamação.
 
A alimentação é a pedra angular do problema. Ainda que a pessoa deseje evitar as gorduras saturadas, não é simples fazê-lo. Os alimentos de origem animal, em geral, possuem altas taxas calóricas, e os produtos industrializados não colaboram para uma dieta livre de gorduras. A solução é uma alimentação mais baseada em produtos de origem vegetal.

Fonte Reuters

Solvente industrial pode causar Mal de Parkinson

Você já ouviu falar no Tricloroetileno? É um solvente comercializado com o nome de TRI, e serve principalmente para desengordurar peças metálicas. Manipulado por muitos trabalhadores de uma ampla gama de indústrias, esse produto esconde um grande problema: seu uso pode estar relacionado ao mal de Parkinson.
 
Uma série de acordos, na realidade, já proibiu a fabricação e uso desse produto em alguns lugares do mundo, porque já se descobriu que o TRI pode causar até um tipo de câncer. Mas há empresas que ainda o utilizam, e nem sempre os estudos conseguem provar que uma determinada substância é mesmo “culpada” por uma doença.
 
Para tirar essas dúvidas, uma equipe internacional de pesquisadores fez um estudo com 99 pares de gêmeos nos Estados Unidos. Em cada par, um dos irmãos sofria de mal de Parkinson e o outro não. Como os gêmeos são geneticamente semelhantes, é mais fácil supor que o Parkinson foi adquirido por uma influência externa, ou seja, algo que aconteceu na vida do portador.
 
O mal de Parkinson, caracterizado por tremedeiras musculares, dificuldade de fala e reflexos mais lentos, ainda não tem suas causas muito bem compreendidas pelos médicos. Pior do que isso, ainda não se conhece uma cura para esse problema de saúde. Mas os pesquisadores, ao analisar a história de vida e trabalho de cada um dos gêmeos entrevistados, tiveram uma pista.
 
Em geral, os gêmeos portadores da doença tiveram empregos em que a exposição a solventes como o TRI era maior. Em um exame mais específico, eles analisaram a influência de seis tipos diferentes de solventes. Três deles parecem não ter nenhuma relação com o Parkinson. Mas os outros três – incluindo o TRI – foram indicados como possíveis causadores da doença.
 
O que torna esse caso mais grave é o risco de contaminação. Se o problema fosse restrito ao uso do solvente em si, seria até fácil resolver: bastaria adotar medidas para evitar que o trabalhador de indústria fosse exposto ao produto.
 
Mas a substância pode contaminar a água, ou seja, basta que uma descarga de lixo industrial alcance um rio para que uma comunidade inteira fique sob ameaça. Dessa maneira, os pesquisadores alertam para a necessidade de ampliar a vigilância sobre a venda e a utilização dessas substâncias.
 
Fonte BBC

Usuários de Viagra podem ficar surdos momentaneamente

Você já usou Viagra? Ok, não precisa responder. Mas uma nova pesquisa mostra que usuários da famosa pílula azul correm o risco de perder a audição após o uso da substância.
 
Os pesquisadores analisaram 11,525 homens com mais de 40 anos.
 
Destes, aqueles que usavam Viagra, ou remédios de efeito similar, tinham duas vezes a mais de chances de perder a audição do que aqueles que não faziam uso da substância.
 
A perda de audição, vale lembrar, não era permanente, mas podia ocorrer durante algumas horas ou dias após o uso do remédio.
 
O estudo foi feito depois de vários casos de surdez momentânea terem sido reportados por homens que usavam a pílula azul. No entanto, como o estudo mostra apenas uma associação e não uma relação de causa e efeito não é possível afirmar, com certeza, que usuários podem ficar mais surdos necessariamente por causa do Viagra (talvez a surdez esteja ligada à impotência, por exemplo).
 
O conselho dos especialistas é se, após o uso do Viagra, o homem sentir surdez, deve buscar uma consulta médica.
 
Fonte Live Science

10 benefícios surpreendentes do Viagra

Não são apenas os homens com disfunção erétil que podem se sentir gratos pela invenção do Viagra: cardíacos, bebês prematuros, agentes da CIA e pandas também fazem parte da lista de possíveis beneficiados.
 
Descubra a seguir o porquê:
 
1 - Combate o câncer
A doxorrubicina é um medicamento bastante usado em quimioterapia e, embora seja eficiente contra tumores, pode causar danos ao coração. De acordo com pesquisadores da Virginia Commonwealth University School of Medicine e do VCU Massey Cancer Center (EUA), o Viagra pode diminuir os danos cardíacos e, ainda por cima, aumentar a eficácia da doxorrubicina. “Nós acreditamos que ele pode ser um excelente candidato para ser incorporado aos protocolos de tratamento de câncer”, ressalta o pesquisador Rakesh C. Kukreja.
 
2 - Reconciliação de casais
Não há dúvida de que o estresse pode atrapalhar a vida sexual de um casal, gerando mais estresse e desgaste ao relacionamento. Em um estudo feito por pesquisadores do Hospital Universitário do Cairo (Egito), 32 casais (de um total de 35) conseguiram superar os problemas do casamento depois que o marido começou a tomar Viagra – bastou apenas um mês para conseguirem fazer as pazes na cama e fora dela.
 
3 - Proteção de espécies ameaçadas
Em diversos países (especialmente a China), certas “iguarias” (como testículos de focas e chifres de renas) são usados para combater a disfunção erétil. Com um substituto mais barato (e, aparentemente, mais eficaz), esses artigos acabam perdendo mercado, para o alívio dos animais.
 
4 - Incentivo à procriação de pandas
Naturalmente tímidos, os pandas não gostam de procriar em cativeiro, sem a privacidade que uma vida selvagem poderia garantir – o que agrava ainda mais seu risco de extinção. Não se sabe muito sobre a vida sexual da espécie em seu ambiente natural, mas quando estão em cativeiro, suas relações normalmente duram menos de 1 minuto. Com uma dose de Viagra, a “disposição” aumenta consideravelmente (20 minutos), tanto em tempo como em frequência.
 
5 - Aumento da performance de atletas
“Já ouvi dizer que tem caras usando Viagra, sério, porque supostamente afina o sangue”, conta o jogador americano de basquete Brandon Marshall, do Chicago Bears. Ao melhorar a circulação sanguínea, o Viagra pode acelerar o efeito de esteroides – ou, ainda, combater os problemas de ereção que esse tipo de substância pode causar.
 
6 - Combate a doenças cardíacas
Embora seja um medicamento arriscado para quem tem problemas no coração, o Viagra pode ser benéfico para quem sofre de insuficiência cardíaca (quando o coração não dá conta de bombear a quantidade de sangue de que o organismo precisa), uma vez que aumenta a capacidade de bombeamento de sangue do coração – e, além disso, permite que a pessoa se exercite, o que garante mais benefícios ao organismo.
 
7 - Aumento da fertilidade feminina
Se for aplicado na vagina, o Viagra aumenta a circulação de sangue no local, o que pode facilitar a implantação do óvulo fertilizado no útero – uma aplicação inusitada, mas nem por isso menos eficaz.
 
8 - Aumento de colheitas
Humanos, animais… até mesmo plantas podem se beneficiar com o Viagra: na Universidade de Bar-Ilan (Israel), cientistas aplicaram o produto (2% da dose recomendada para humanos) em plantas murchas (piada pronta), o que fez com que crescessem (!), ficassem mais fortes e até mesmo mais coloridas do que o normal. O segredo está no óxido nítrico, que melhora a circulação de sangue em humanos e a circulação de nutrientes em plantas.
 
9 - Melhora na saúde de bebês prematuros
Uma das terapias usadas em recém-nascidos prematuros é a inalação de óxido nítrico, que acelera seu crescimento, mas também pode causar complicações pulmonares. Na UTI Pediátrica do Royal’s Children Hospital em Melbourne (Austrália), 15 crianças receberam uma dose única de Viagra ao invés de sessões de inalação de óxido nítrico. Resultado: não apresentaram complicações pulmonares e, além disso, puderam deixar a UTI em muito menos tempo do que outras crianças prematuras.
 
10 - Combate ao terrorismo
Nem mesmo poderosos senhores da guerra do Afeganistão conseguem satisfazer suas muitas esposas, o que faz do Viagra uma ajuda muito bem-vinda – o remédio pode ser fornecido pela CIA em troca de informações sobre redes terroristas do Oriente Médio.
 
Fonte Hypescience

Alho previne resfriados: mito ou realidade?

Durante séculos, o alho foi exaltado não só por sua versatilidade na cozinha, mas também devido às suas propriedades medicinais.
 
Sejam quais forem as razões, estudos parecem dar suporte a um efeito do condimento. Cientistas britânicos acompanharam 146 adultos saudáveis por 12 semanas, de novembro a fevereiro, em um estudo publicado em 2001, com o método duplo cego (nem as cobaias nem os administradores do experimento sabiam que estava tomando placebo). Aqueles que foram aleatoriamente selecionados para receber um suplemento diário de alho tiveram 24 resfriados durante o período, comparado com 65 no grupo que recebeu placebo (pílula falsa, cuja substância não tem efeito algum no organismo).
 
O grupo do alho ficou doente durante 111 dias no total, enquanto que o outro grupo ficou mal por 366 dias. Ou seja, os que receberam o suplemento de alho regularmente também se recuperavam mais rapidamente.
 
Além do odor, os pesquisadores perceberam poucos efeitos colaterais, como náusea e erupções cutâneas.
 
Uma possível explicação para tantos benefícios é que um composto chamado alicina (óleo volátil sulfuroso), o principal componente biologicamente ativo do alho (é a substância que causa o odor característico do alimento), bloqueia enzimas que desempenham um papel em infecções bacterianas e virais. Ou talvez as pessoas que consumiram alho o suficiente simplesmente repeliram as demais pessoas, e assim ficaram livres de seus germes.
 
Em um relatório desse ano no The Cochrane Database of Systematic Reviews (em português, Banco de Dados de Revisões Sistemáticas Cochrane, em referência ao herói nacional do Reino Unido, Thomas Cochrane), cientistas que examinaram essa pesquisa argumentaram que, embora a evidência seja contundente em relação às propriedades preventivas do alho, mais estudos são necessários.
 
Eles colocaram que ainda não estava claro se faria alguma diferença ingerir alho bem no começo do resfriado, em vez de fazê-lo durante semanas antes de pegar a doença.
 
Conclui-se, então, que a pesquisa é limitada, mas que, mesmo assim, sugere que o alho pode realmente ajudar a afastar os resfriados.
 
Fonte The New York Times

Dieta da Banana da Manhã enlouquece o Japão

Não, o nome Dieta da Banana Matutina (ou dieta da banana da manhã) não é nenhum eufemismo para sexo: é uma dieta real para seu corpo emagrecer rápido sem estresse comendo carboidratos, que deixou os japoneses e os nova-yorquinos malucos.
 
Depois do barato e eficaz emagrecimento com CD de hipnose que descobrimos a Dieta da Banana Matutina (Morning Bana Diet) é possivelmente a dieta para emagrecer mais fácil de seguir, exceto no Japão onde a sua grande popularidade levou ao maior déficit de banana do país.
 
Importadores já aumentaram as importações mas ainda não consegue dar conta da demanda. Em conseqüência os preços da banana estão disparados. Com o apoio de celebridades e mais de 600 mil cópias de livros de dieta que ensinam como emagrecer vendidos a demanda por banana não mostra sinais de redução.
 
Dieta para emagrecer
Pessoas que aderiram à dieta da banana matutina a adoram por causa de sua simplicidade e pelos relatos de sucesso ao emagrecer.
 
Essencialmente o regime especial pede para as pessoas começarem o dia comendo uma banana crua e bebendo um copo de água à temperatura ambiente. Depois disso as pessoas estão livres para comerem o que quiserem durante o dia, exceto doces. Sobremesas depois das refeições são proibidas e apenas um tira-gosto doce no meio da tarde é permitido. Consumo de álcool na dieta das frutas é desencorajado. Jantar antes das 20h e ir para a cama antes da meia noite são as únicas restrições da dieta.
 
Mas talvez um dos maiores apelos da dieta seja o fato da abordagem folgada com relação aos exercícios. Aconselha malhar apenas se as pessoas quiserem e se o fizerem devem cuidar que seha o menos estressante possível para o organismo.
 
Mas a loucura dos japoneses alcançou seu ápice quando uma rede de televisão do Japão exibiu um programa em que mostrou que o pesado cantor de ópera Kumiro Mori perdeu sete quilos alegadamente devido à dieta da banana. Desde então as bananas ficaram escassas nas prateleiras dos supermercados.
 
A Dieta da Banana Matutina foi desenvolvida por uma farmacêutica de Osaka que tem grande interesse pela medicina chinesa. Sumiko Watanabe desenvolveu o regime para emagrecer para seu marido que estava exasperado pela sua inabilidade de perder peso por métodos ortodoxos. O Sr. Watanabe está agora com saudáveis 59 kg, um peso que leva a um excelente IMC (Índice de Massa Corporal) para seus 1,75m de altura. Ele atribui o seu emagrecimento à dieta da banana e sua abordagem sem estresse.
 
Os nutricionistas estão divididos a respeito da eficácia da dieta, mas bananas são uma fonte rica de amido resistente, um tipo de fibra encontrada em comidas cheias de carboidrato como batatas, milho, cevada e bananas, especialmente em frutas verdes. O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ajuda a dar sensação de saciedade e aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura.
 
Fonte Hypescience

Farinha de banana verde: Esperança para os diabéticos

A farinha da banana verde mostrou-se eficaz para o controle
 da glicose no sangue, o que pode ser muito benéfico
 para os diabéticos
Estudos brasileiros indicam que a farinha de banana verde, rica em carboidrato é especial para o seu corpo e pode reduzir os níveis de açúcar no sangue, tendo grande potencial para melhorar a qualidade de vida de quem tem diabetes.
 
A banana é um alimento completo, rico em carboidratos, vitaminas A e C e sais minerais. Muitas civilizações através da história dependeram em grande parte da banana para sobreviver. Mas estudos brasileiros estão tentando utilizar o poder de uma substância encontrada na banana verde: o amido resistente.
 
O amido resistente não é digerido pelo intestino delgado e ao chegar ao intestino grosso é processado pelas bactérias da flora intestinal, resultando em substâncias benéficas para o organismo.
 
Segundo reportagem do Globo Repórter, como a banana verde não é agradável para ser ingerida, pesquisadores brasileiros criaram um processo para fazer farinha de banana verde (processo patenteado) que pudesse ser utilizada para fazer alimentos, substituindo em parte a farinha de trigo.
 
A farinha da banana verde mostrou-se eficaz para o controle da glicose no sangue, o que pode ser muito benéfico para os diabéticos. Melhorar a qualidade de vida para quem tem diabetes é uma luta constante e a farinha de banana verde pode reduzir a glicose, ou seja, controlar o açúcar no sangue.
 
Outra vantagem foi observada em barrinhas de cereal com apenas 70 calorias, que utilizam a farinha de banana verde em sua composição e podem reduzir o apetite aumentando a sensação de saciedade.
 
Fonte Hypescience

MP denuncia em MG dono e sócio de laboratório por remédios irregulares

De janeiro de 2007 a julho de 2011, a Agência Nacional
de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu cerca de 18 mil
queixas contra produtos da empresa
Mortes de ao menos 3 pessoas em Minas e 13 bebês em RR são apuradas. A empresa nega acusações e diz que possui licenças e alvarás.
 
O Ministério Público de Minas Gerais denunciou à Justiça o dono e o sócio do laboratório Hipolabor, sediado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por formação de quadrilha e crime contra a saúde pública. Onze medicamentos produzidos pelo laboratório eram irregulares ou não faziam o efeito prometido. Em Minas Gerais, ao menos três mortes estariam ligadas ao uso de remédios da Hipolabor. Em Roraima, 13 bebês morreram em 1996 após serem submetidos a soro produzido pelo laboratório. A empresa nega as acusações e afirma que possui todas as licenças, alvarás e certificações para produção e venda de remédios.
 
A denúncia, feita na última terça-feira (2), acusa criminalmente o dono Ildeu de Oliveira Magalhães, o farmacêutico responsável, Renato Alves da Silva, e mais quatro funcionários. A promotora de Justiça, Ana Carolina Zambom Pinto Coelho, disse que foi provada no processo a fabricação intencional de medicamentos sem qualidade e sem eficácia. “Ficou devidamente comprovado realmente nos autos que não foi um erro, que não foi sequer uma imperícia, uma imprudência, mas que foi, sim, intencional a fabricação desses medicamentos e comercialização deles sem as características de identidade e qualidade, sem a eficácia exigida, após o vencimento do registro, após cancelado o registro pela Anvisa”, disse a promotora.
 
O Hipolabor vende medicamentos para todo o Brasil. De janeiro de 2007 a julho de 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu cerca de 18 mil queixas contra produtos da empresa. Segundo a investigação da Polícia Civil de Minas, exames feitos em vários laboratórios pelo país comprovaram o risco a pacientes.
 
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, comprovou teor insatisfatório do princípio ativo em amostras da solução nasal “Neorino”. O Laboratório Oficial de Minas constatou a redução da quantidade do princípio ativo do “Lapritec”, medicação indicada para o tratamento da hipertensão. Em Pernambuco, o laboratório estadual encontrou um fio de cabelo em uma ampola do anticoagulante “Parinex”. Laboratórios de Minas e Goiás consideraram o medicamento “Hipoformin”, usado no tratamento da diabetes, insatisfatório em vários quesitos. O principal deles é a fabricação em comprimidos, em vez de cápsulas. Sem o revestimento, o remédio não produz o efeito para o qual foi indicado.
 
Segundo o delegado Denilson Reis Gomes, a Anvisa suspendeu a venda desses medicamentos.Mas o delegado diz que outras medicações ainda possam ser fabricadas da mesma forma. “Pelo histórico dessa empresa, nós acreditamos que talvez esses medicamentos não, mas outros medicamentos talvez estejam sendo fabricados da mesma forma, pelo histórico de longos anos dessa empresa”, explicou Gomes.
 
Vítimas
O pai de Valtermiro Pereira morreu depois de usar o “Cardioron”, produzido pelo Hipolabor. Joaquim Pereira comprou a medicação, segundo o filho, em outro de 2007, em Araguaína, no Tocantins. O paciente morreu na mesma semana. A certidão de óbito atesta como causa da morte arritmia cardíaca, que era justamente o problema de saúde de Joaquim.
 
A Anvisa constatou que a Hipolabor produziu e vendeu o “Cardioron” quando o registro não estava mais válido. A Promotoria diz que os funcionários do laboratório usavam uma tática para burlar a fiscalização. Em um email, a gerente de controle de qualidade do Hipolabor, Dardânia Costa Leite, informou ao farmacêutico responsável pelo registro na Anvisa que o antibiótico “Katrim” estava vencido, e que por isso foi usado o número de registro de outro remédio.
 
Em abril de 2011, o dono do Hipolabor foi denunciado à Justiça em processo sobre a morte de 13 bebês que morreram em no Hospital Estadual Nossa Senhora de Nazaré, em Roraima após serem submetidos a soro produzido pelo laboratório. Os bebês estavam internados no berçário, em 1996, e tiveram a morte declarada por infecção generalizada. Exames feitos na solução de glicose a 25% e na água bidestilada, ministradas nas crianças, apontou contaminação por bactérias. O caso está no Tribunal de Justiça do estado.
 
Em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, duas mulheres morreram depois da aplicação de anestésico produzido pelo Hipolabor, em 2006. A dona de casa Maria Aparecida Rodrigues da Silva ficou quatro dias em coma após receber a mesma medicação. “Não tomaram cuidado do que estavam fabricando, não pensaram nas outras pessoas, que aquilo podia afetar a vida de muitas pessoas como afetou a minha, como outras morreram. Crianças ficaram sem mãe. O que eu estou esperando é que este caso seja resolvido, uma justiça”, disse.
 
A empresa
A reportagem procurou o dono e os funcionários denunciados, mas nenhum deles quis gravar entrevista. Em nota, o Laboratório Hipolabor declarou que os medicamentos citados na investigação não são fabricados e comercializados há muitos anos e que, por isso, não estão mais no mercado. A empresa também criticou a divulgação de informações do processo para a imprensa. O laboratório ainda disse que tem convicção na inocência de todos os acusados e que possui todas as licenças, alvarás e certificações para a produção e venda dos medicamentos.
 
Em nota, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a Hipolabor está habilitada a produzir medicamentos. Segundo a Polícia Civil, os onze produtos em que as investigações apontaram irregularidades e fraudes não podem ser fabricados pelo laboratório.
 
Fonte G1

Cientistas detectam catarata estrelada em paciente na Áustria

Imagem de olho de paciente com catarata estrelada, resultado de um trauma sofrido pelo olho (Foto: Reprodução/Massachusetts Medical Society)
Foto: Reprodução/Massachusetts Medical Society)
Imagem de olho de paciente com catarata estrelada, resultado
 de um trauma sofrido pelo olho
Problema ocorre após trauma na área do olho; paciente havia levado soco. Catarata atinge cristalino e provoca distorção e perda de nitidez de imagens.
 
Pesquisadores da Áustria detectaram em um homem de 55 anos um tipo de catarata em formato de estrela em um de seus olhos, que teria sido causada após a região do globo ocular sofrer um trauma, no caso, um soco.

De acordo com o periódico científico “The New England Journal of Medicine”, no exame realizado pela Universidade Médica de Innsbruck foi notada uma mancha “estrelada” no cristalino, uma lente interna existente no globo ocular, que causou a opacificação da visão, ou seja, houve distorção da imagem e perda da nitidez da visão.

Os médicos afirmam que as cataratas traumáticas são resultantes de traumas oculares. Se os ferimentos perturbarem o eixo de visão, a cirurgia de catarata é necessária.
 
O paciente em questão recuperou a visão após um procedimento cirúrgico.
 
Fonte G1

Superbactéria já infectou oito pacientes de hospital de Santa Maria

Hospital vai reforçar procedimentos internos para segurança de pacientes e controle da infecção
 
O Hospital Universitário de Santa Maria (RS) confirmou mais cinco casos de contaminação de pacientes pela Klebisiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC), conhecida como superbactéria por sua resistência a antibióticos, nesta sexta-feira, e anunciou que fará algumas restrições à movimentação de pessoas dentro de suas dependências.

Com os novos registros, o total de infectados pela KPC chegou a oito nos últimos dois meses. Uma mulher de 65 anos estava contaminada quando morreu, em fevereiro, por múltiplas doenças, depois de três meses de internação.

Segundo nota distribuída pelo hospital, um paciente está internado, em isolamento, e seu quadro evolui de maneira satisfatória. Os outros já deixaram o hospital.

Diante da constatação da presença da KPC, o hospital decidiu restringir o atendimento do Pronto-Socorro a casos de emergência e referenciados, suspender cirurgias eletivas e reforçar procedimentos internos para segurança de pacientes e controle da infecção.

Fonte Estadão

Pílula do dia seguinte pode ser vendida sem prescrição nos EUA

Um juiz federal dos Estados Unidos decidiu ontem que o governo deve disponibilizar, nas farmácias, a pílula do dia seguinte a mulheres de todas as idades. Antes, meninas com menos de 16 anos precisavam de uma receita para comprar a droga.
 
Em sua decisão, o juiz Edward Korman acusou o governo federal de "má fé" para tornar a pílula disponível e disse que suas ações tinham motivações políticas.
 
A briga sobre quem deve ter acesso à pílula e em quais circunstâncias já se arrasta há mais de dez anos nos EUA.
 
Em 2011, a secretária de Saúde e Serviços Humanos, Kathleen Sebelius, recomendou à FDA (agência que regula medicamentos nos EUA) que a pílula tivesse acesso universal.
 
A FDA e o departamento de Saúde e Serviços Humanos se recusaram em comentar a decisão e dizer se o governo vai recorrer.
 
Fonte Folhaonline

OMS confirma 14 casos de pessoas infectadas pelo H7N9 e seis mortes provocadas pelo vírus

Brasília – A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou  que a China já confirma 14 casos de infecção em humanos pelo vírus H7N9 – uma mutação do vírus que provoca a gripe aviária. O governo chinês contabiliza ainda seis mortes provocadas pela nova cepa.
 
As infecções foram confirmadas em Shangai, na província de Jiangsu e na província de Zhejiang. Segundo a OMS, mais de 400 pessoas próximas aos pacientes estão sendo monitoradas de perto. O órgão ressaltou, entretanto, que não há indícios de transmissão sustentada do H7N9 entre pessoas.
 
De acordo com a OMS, até o momento, a origem da infecção não foi identificada. Testes preliminares realizados na China sugerem que a infecção pelo H7N9 pode ser combatida por meio de medicamentos como o oseltamivir, utilizado no tratamento da influenza A (H1N1) – gripe suína.
 
No momento, a OMS não recomenda nenhum tipo de restrição a viagens ou ao comércio de produtos oriundos da China. O governo do país, por sua vez, orientou a população a manter hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência e evitar contato direto com animais doentes ou mortos.
 
Fonte Agência Saúde